UMA ANÁLISE MORFOLÓGICA DAS CONSTRUÇÕES DAR UMA X-ADA Lucilene LISBOA DE LIZ (PGL-UFSC) 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UMA ANÁLISE MORFOLÓGICA DAS CONSTRUÇÕES DAR UMA X-ADA Lucilene LISBOA DE LIZ (PGL-UFSC) 1"

Transcrição

1 Anais do 6º Encontro Celsul - Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul UMA ANÁLISE MORFOLÓGICA DAS CONSTRUÇÕES DAR UMA X-ADA Lucilene LISBOA DE LIZ (PGL-UFSC) 1 ABSTRACT: This paper has as objective the analysis of the two formations that you/they compose the constructions " dar uma X-(a)da ". Our initial hypothesis is the that the bases that suffer the process of healthy nominalização of different categories. KEYWORDS: suffixes; morphology; generative grammar. 0. Palavras iniciais Figueiredo Silva & Lisboa de Liz (2003) e Lisboa de Liz (2003c) destacaram a presença do sufixo ada na construção dar uma X-ada. Lisboa de Liz (2003c), resgatando a definição de Bauer (1983), enfatizou que as formações em (1) são estruturas com sufixo homófono, isto é, um sufixo que apresenta a mesma seqüência fonética, mas sentidos diferentes, (1) a. A Maria deu uma pensada na proposta. b. A Maria deu uma garfada no macarrão. c. A Maria deu uma garfada no João. mas, conforme observa Lisboa de Liz (em preparo) esta proposta deve sofrer duas importantes alterações. A primeira delas diz respeito a deixarmos de fora a formação (1b), dado que nossa investigação se ocupará apenas dos sufixos que estão vivos na língua (e que, portanto, formam novas palavras) e este parece não ser o caso. 2 A segunda é a identificação de dois sufixos realmente distintos em (1a) e (1c), a saber, o sufixo da e o sufixo ada, respectivamente. É diante desta última reformulação que desenvolveremos nossas investigações neste artigo. 3 Discutiremos num primeiro momento algumas características dos dois sufixos e posteriormente, os processos morfológicos que atuam na constituição das formações em (1a) e (1c). 1. Um pouco de teoria Mira Mateus et ali (1990: 433) apontou as principais características dos sufixos, distinguindoos entre os sufixos de flexão e os de derivação.entre estes dois tipos, encontramos um subconjunto de sufixos, o dos avaliativos (que compreendem aos diminutivos, aumentativos e pejorativos, entre outros). Os sufixos avaliativos representam um subconjunto dos derivacionais, já que o comportamento deles é em alguns casos diferente do comportamento típico dos demais sufixos. As principais características destes são elencadas em (2): (2) a. Não mudam a categoria sintática da base. Ex: dedon? dedinhon; b. Podem interferir na definição de gênero nos derivados. Ex: mala [+fem]? malão[+masc]; 1 O órgão financiador desta pesquisa é o CNPq. 2 Esta foi uma observação feita pelo Dr. Carlos Mioto durante a defesa do meu projeto de mestrado. 3 Quanto a primeira alteração, será discutida com mais vagar em Lisboa de Liz (em preparo).

2 c. Podem, ainda que sob fortes restrições, ser recursivos. Ex: pequeno? pequenino? pequenininho. Um outro tipo de sufixo é o sufixo de flexão. As características destes sufixos são as seguintes: (3) a. São sensíveis à categoria sintática da base, mas nunca a modificam, contrariamente aos sufixos de derivação. Ex: aluno[n] aluna[n]; disse[v] disseram [v]; b. São igualmente sensíveis à informação morfológica da base, como por exemplo, a conjugação nos verbos. Na primeira conjugação, o sufixo do conjuntivo presente é e, enquanto que nas segunda e terceira conjugações, este mesmo paradigma de flexão recorre ao sufixo a; c. Afetam a interpretação semântica das palavras em que ocorrem, mas apenas quanto às categorias que realizam, ou seja, quanto ao gênero, ao número, ao modo, ao tempo, ao aspecto e à pessoa. Só em casos muito raros as formas flexionadas adquirem significações específicas, como é o caso das palavras óculos e costas; d. Possuem uma posição mais periférica em relação aos sufixos derivacionais: [[[[maci] aflex] zinh] a] 4. Confrontaremos na próxima seção as propriedades destes sufixos com as características dos sufixos da e -ada com o intuito de conhecer a natureza destes último s. 2. As propriedades morfológicas do sufixo ada. Conforme ilustra (2a), o sufixo avaliativo (um sufixo derivacional), a princípio, não muda a categoria sintática da base. Vejamos se isto se aplica ao sufixo ada: (4) a. O Pedrinho deu uma dentada na Ana. b. dente N? dentada N Em (4) a base é dente, sua categoria é [+N, -V]; a esta base adicionamos o sufixo ada e o resultado é uma base de mesma categoria, isto é, [+N, -V]. Logo, a propriedade descrita em (2a) também se aplica a este sufixo. Outra característica deste tipo de sufixo é que ele pode interferir na definição de gênero nos derivados conforme aponta (2b), (5) dente [+masc]? dentada[+fem] e tal como ilustrado em (4), a propriedade (2b) também se confirma para o sufixo -ada : A recursividade é outra característica assinalada em (2c) e, (6) a. O Ptolomeu deu uma dentadinha no pé da menina. 5 b. dente? dentada? dentadinha 4 Segundo Mira Mateus et ali (1990:444) estes sufixos de flexão que precedem os sufixos derivacionais não parecem ter funções idênticas às dos sufixos de flexão que ocorrem na posição periférica de final de palavra. Os sufixos que ocupam esta posição transmitem à palavra a informação de que são portadores, enquanto que os sufixos de flexão que precedem sufixos de derivação não o fazem. 5 O sentido da sentença não é o mesmo com o acréscimo deste último sufixo.

3 O processo apresentado em (6) mostra que esta propriedade do sufixo avaliativo também se aplica ao sufixo ada. Conforme vimos em (4), (5) e (6) todas as características descritas em (2) nos conduzem a uma predição: o sufixo ada é um sufixo avaliativo e como tal está no domínio dos sufixos derivacionais (c.f. Mira Mateus et ali (1990). Vamos assumir que o processo morfológico que acionamos para a formação de uma palavra complexa como dentada é o de sufixação, sobre o qual falaremos mais adiante: (7) a. A Maria deu uma dentada na Ana. b. dente BN? sufixo ada? dentada N 6 em (7b), portanto, à base nominal, dente, adicionamos o sufixo ada através do processo de sufixação. Na próxima seção investigaremos as propriedades do sufixo da que compõe a construção dar uma X-(a) da. 2.1 As propriedades do sufixo da Partindo das propriedades dos sufixos flexionais apresentadas em (3), podemos de início descartar a possibilidade de tratar o sufixo da como um sufixo flexional. (3a) nos diz que embora os sufixos flexionais sejam sensíveis à categoria sintática da base a que se agregam, jamais a modificam, contrariamente aos sufixos de derivação; a partir daí já poderíamos rejeitar o tratamento deste sufixo como flexional, pois a formação em -da envolve mudança de classe, a saber, uma base verbal sofre uma operação X e a forma resultante é um nome. A propriedade descrita em (3c), no entanto, nos coloca alguma dúvida, pois este sufixo pode ocupar uma região periférica da forma como mostra o exemplo em (3c), como ilustra o esquema abaixo: (8) a. A Maria deu uma pensada no assunto. b. [[[[pensa] daflex] zinh] a] 7. Até gostaríamos de poder dizer, simplesmente, que o sufixo que compõe esta construção é de natureza flexional ou ainda que é o sufixo formador de particípio passado, no entanto, esta asserção produz um certo desconforto, dado que o próprio processo de formação do particípio gera controvérsias devido à dificuldade de se saber se estamos frente a um processo de flexão ou derivação (c.f. Mira Mateus et ali, 1990). Lopes & Souza (2003) resgataram a proposta de Mira Mateus et ali (1990) 8, segundo a qual o particípio passado é uma forma verbal flexionada, cuja base sofreria um processo derivacional de adjetivação, sem alterar a estrutura da palavra (conversão), conforme mostra (9), exemplo (3) de Lopes & Souza (2003): (9) sentido particípio_passado sentido adjetivo sentido nome 6 BN é uma abreviação de Base Nominal e N de Nome (categoria). 7 Segundo Mira Mateus et ali (1990:444) estes sufixos de flexão que precedem os sufixos derivacionais não parecem ter funções idênticas às dos sufixos de flexão que ocorrem na posição periférica de final de palavra. Os sufixos que ocupam esta posição transmitem à palavra a informação de que são portadores, enquanto que os sufixos de flexão que precedem sufixos de derivação não o fazem. 8 Esta é uma proposta idealizada por Lieber (1980).

4 A seguir, Lopes & Souza (2003:02) aplicam este modelo de análise à formação em da. Então, em (8a) a formação pensada estaria sujeita a duas operações morfológicas: (a) uma flexional, em que se acrescenta o particípio passado ao radical verbal [pens-] e (b) uma derivacional, em que a especificação categorial da palavra é reanalisada. 9 (10) pensado Pp? pensado A? pensada N Ao estender a análise de (9) à formação em da, não seria de se esperar que a forma da palavra permanecesse a mesma, isto é, no masculino tanto após a primeira operação, a flexional, quanto após a segunda, a derivacional, conforme o exemplo (9)? Então por que contrariando isso, temos como resultado final um nome feminino? O que estaria acontecendo durante o processo de reanálise da palavra após passar pela operação derivacional? Pensamos que o custo seria menor se assumíssemos que a expressão em da não parte da formação do particípio passado. De acordo com Basílio (2004:42), o sufixo da, assim como os sufixos -ção,- mento e agem são destacados como as formas mais produtivas para a formação de substantivos a partir de verbos; os sufixos da e agem teriam um uso menos freqüente em relação aos outros dois sufixos, porque ção e -mento seriam semanticamente vazios, enquanto que da e agem apresentariam restrições de cunho semântico que reduziriam suas possibilidades de combinação com diferentes bases ou radicais. Além disso, descartar qualquer operação flexional da formação desta expressão em da encontra um forte argumento em Basílio (2004:28), pois segundo ela, a mudança de classe é realizada primordialmente através de processos morfológicos de derivação. E, de acordo com esta autora alguns estudiosos do assunto consideram a mudança de classe como um dos critérios que definem a derivação em oposição à flexão. Deste modo, a formação em da pode ser considerada como fruto de um processo derivacional. 10 Segundo Basílio (2004:28), O processo de derivação consiste na adição de um afixo (sufixo ou prefixo) a uma base ou radical para a formação de uma nova palavra. A estrutura da forma derivada é a estrutura geral da adição de um afixo a uma base ou radical; a base é determinada gramatical ou semanticamente pelo afixo. Na sufixação temos a estrutura [[base] sufixo]]x, em que o sufixo determina a categoria lexical X da palavra resultante... Há seis tipos de derivação: truncada, siglada, conversiva, parassintética, prefixal e sufixal, (Rocha 1999:105). Assumiremos com respaldo em Basílio (2004:28) que este último processo, sufixação, é o responsável pela formação da estrutura [V-da]N. Podemos, portanto, entender a sufixação como uma operação que implica a adição de um sufixo a uma base conforme ilustrado em (11): (11) a. A Maria deu uma pensada no assunto. b. pensab? sufixo -da? pensada N Assim, em (11b) à base, pensa, foi acrescido o sufixo da pelo processo de derivação sufixal apenas, descartando-se a possibilidade de tratar este sufixo no bojo dos sufixos flexionais. 9 O exemplo utilizado por Lopes & Souza (2003) é A Maria deu uma olhada no menino. 10 Não discutiremos aqui a dificuldade em se definir quando uma forma pode ser analisada como deverbal, ou seja, qual a forma mais básica. Para uma discussão mais aprofundada a este respeito consultar Basílio (1995) e Basílio (2004).

5 3. Palavras finais O objetivo principal deste artigo era verificar quais os processos morfológicos eram acionados para a formação das expressões em da(deverbal) e em ada (denominal). Tínhamos em mente até o momento que o fato de estarmos tratando de sufixos distintos em construções que apresentavam também um comportamento divergente (c.f. (1a) e (1c), seria indício suficiente para que inferíssemos que também os processos morfológicos para a formação das expressões denominal e deverbal eram também diferentes. No entanto, a partir das análises aqui realizadas, os resultados se mostraram outros. Nas seções precedentes apontamos as características gerais dos sufixos derivacionais e flexionais procurando confrontá-las com as propriedades encontradas nos sufixos da ada. O resultado a que chegamos foi o seguinte: o sufixo ada não altera a categoria da base a que se agrega; interfere na definição de gênero do elemento derivado (c.f.5) e ainda apresenta a propriedade da recursividade; o que nos leva a concluir que este é um sufixo pertencente a classe do sufixos derivacionais. Do mesmo modo, o sufixo da encerra uma propriedade fundamental dos sufixos derivacionais que é a mudança de classe, característica esta determinante para a definição dele no domínio dos sufixos derivacionais. Então, a hipótese que subjazia o nosso objetivo aqui, isto é, de que teríamos dois processos morfológicos distintos atuando na formação das expressões deverbal e denominal, não se confirmou, ao contrário, encontramos fortes argumentos para propor um único processo, o de derivação por sufixação. RES UMO: Figueiredo Silva & Lisboa de Liz (2003) exploraram algumas propriedades sintáticas das construções dar uma X-ada. A partir disso, foi possível estabelecer uma distinção entre estas expressões, isto é, temos duas formações em ada que entram para compor esta construção, cujo comportamento é bastante variável de acordo com as manipulações sintáticas que lhes são impostas. Nossa hipótese inicial é a de que temos duas categorias diferentes de bases que entram para compor a nominalização. A primeira delas, é a categoria verbo, cuja formação temos denominado deverbal: (1) A Maria deu uma pensada no assunto; a outra, seria a categoria nome, cuja formação temos chamado denominal: (2) A Ana deu uma bolsada na vizinha. Ancorados nesta hipótese e no comportamento distinto destas expressões, acreditamos que estas formações estariam operando com processos morfológicos diferentes. Portanto, nosso objetivo aqui também é estar discutindo quais processos morfológicos estariam em jogo nestas construções. PALAVRAS CHAVE: sufixos; morfologia; gramática gerativa. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. BASÍLIO, M. Formação e classes de palavras no português do Brasil. São Paulo: Contexto, 2004;. Teoria Lexical. Rio de Janeiro: Ática, 1995;. et ali. Derivação, composição e flexão no português falado: condições de produção. IN: Gramática do Português Falado. Castilho, A. T. de (org). Campinas: editora da Unicamp/Fapesp, vol III, 1993; FIGUEIREDO SILVA, M. C. & LISBOA DE LIZ, L. Construções em ada: propriedades morfossintáticas. Revista de Estudos Lingüísticos XXXII, 2003; Lis boa de Liz, L. Os diferentes sufixos ada nas construções dar uma X-ada. Comunicação apresentada ao XVI Seminário Cellip, 2003c;

6 LOPES, R.E.V. & Sousa, T. T. Dar uma X-ada : Por que sua aquisição é tardia? Comunicação apresentada ao CELLIP, 2003d; MIRA MATEUS, M. H; A. Andrade; M. C. Viana & A. Villalva. Fonética Fonologia e Morfologia do Português. Lisboa: Universidade Aberta, 1990; ROCHA, L. C. A. Estruturas morfológicas do português Belo Horizonte : UFMG, 1998.

ESTRUTURA E PROCESSOS FORMAÇÃO DAS PALAVRAS

ESTRUTURA E PROCESSOS FORMAÇÃO DAS PALAVRAS ESTRUTURA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS ESTRUTURA DAS PALAVRAS A palavra é subdivida em partes menores, esses elementos são chamados elementos mórficos. Exemplos: gatinho = gat + inh + o Infelizmente

Leia mais

Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos

Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos UM ESTUDO DESCRITIVO E COMPARATIVO DAS PRINCIPAIS PROPOSTAS GERATIVAS Marcela Cockell (UERJ) marcelacockell@hotmail.com RESUMO O presente artigo procura desenvolver um breve estudo descritivo e comparativo

Leia mais

Morfologia e Classes Apresentação da Professora Gramaticais Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas Ementa Organização da Disciplina

Morfologia e Classes Apresentação da Professora Gramaticais Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas Ementa Organização da Disciplina Morfologia e Classes Gramaticais Teleaula 1 Prof.ª Me. Margarete T. A. Costa tutorialetras@grupouninter.com.br Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas Apresentação da Professora Letras Português

Leia mais

MORFOLOGIA FLEXIONAL

MORFOLOGIA FLEXIONAL DEPARTAMENTO CURRICULAR DE LÍNGUAS PORTUGUÊS - 10.º Ano de escolaridade FICHA Nº 7 PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS MORFOLOGIA E LEXICOLOGIA Uma palavra é um item lexical pertencente a uma determinada

Leia mais

ESTRUTURA E FORMAÇÃO DAS PALAVRAS

ESTRUTURA E FORMAÇÃO DAS PALAVRAS ESTRUTURA E FORMAÇÃO DAS PALAVRAS Governo Governa Desgovernado Governadores Ingovernável As palavras do grupo anterior têm um elemento em comum: a forma govern-. Em todas elas há elementos que diferenciam

Leia mais

Produção e produtividade lexical em José Cândido de Carvalho

Produção e produtividade lexical em José Cândido de Carvalho Davi Oliveira do Nascimento Produção e produtividade lexical em José Cândido de Carvalho Dissertação de Mestrado Dissertação de Mestrado apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre

Leia mais

Apresentação 11 Lista de abreviações 13. Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM

Apresentação 11 Lista de abreviações 13. Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM Sumário Apresentação 11 Lista de abreviações 13 Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM O homem, a linguagem e o conhecimento ( 1-6) O processo da comunicação humana ( 7-11) Funções da

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Formação de palavras I

Bárbara da Silva. Português. Formação de palavras I Bárbara da Silva Português Formação de palavras I Formação das Palavras Existem dois processos básicos pelos quais se formam as palavras: a derivação e a composição. A diferença entre ambos consiste basicamente

Leia mais

Análise Linguística (CE67C) Prof. Fabio Mesquita EXEMPLO DE ATIVIDADE DE MORFOLOGIA. Parte I Descrição teórica

Análise Linguística (CE67C) Prof. Fabio Mesquita EXEMPLO DE ATIVIDADE DE MORFOLOGIA. Parte I Descrição teórica Análise Linguística (CE67C) Prof. Fabio Mesquita EXEMPLO DE ATIVIDADE DE MORFOLOGIA Parte I Descrição teórica Derivação e Composição Toda língua possui mecanismos ou processos para formar palavras novas.

Leia mais

Português 1º ano João J. Processos de Formação de Palavras

Português 1º ano João J. Processos de Formação de Palavras Português 1º ano João J. Processos de Formação de Palavras ESTRUTURA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS ESTRUTURA DAS PALAVRAS A palavra é subdivida em partes chamadas de elementos mórficos. menores,

Leia mais

Estrutura e Processo de Formação da Palavra

Estrutura e Processo de Formação da Palavra Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa / 1 Ano Professora: Lusia Raquel Estrutura e Processo de Formação da Palavra Caicó RN 2018 RADICAL Há um morfema comum a todas as palavras que

Leia mais

ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS. Patrícia Rocha Lopes

ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS. Patrícia Rocha Lopes ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS Patrícia Rocha Lopes ESTRUTURA DAS PALAVRAS A palavra é subdivida em partes menores, chamadas de elementos mórficos. Exemplos: gatinho = gat + inh + o Infelizmente = in

Leia mais

Considerações sobre o morfema de gênero -a

Considerações sobre o morfema de gênero -a Considerações sobre o morfema de gênero -a Alexsandra Ferreira da Silva Introdução Como afirma Câmara Jr. (1985), a flexão de gênero é exposta de uma maneira incoerente e confusa nas gramáticas tradicionais

Leia mais

RESENHA/REVIEW. ROCHA, LUIZ CARLOS DE ASSIS (1998). Estruturas Morfológicas do Português. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, Coleção Aprender.

RESENHA/REVIEW. ROCHA, LUIZ CARLOS DE ASSIS (1998). Estruturas Morfológicas do Português. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, Coleção Aprender. D.E.L.T.A., Vol. 16, N. 1, 2000 (175-181) RESENHA/REVIEW ROCHA, LUIZ CARLOS DE ASSIS (1998). Estruturas Morfológicas do Português. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, Coleção Aprender. Resenhado por: Carlos Alexandre

Leia mais

A FLEXÃO PORTUGUESA: ELEMENTOS QUE DESMISTIFICAM O CONCEITO DE QUE FLEXÃO E CONCORDÂNCIA SÃO CATEGORIAS SINTÁTICAS DEPENDENTES 27

A FLEXÃO PORTUGUESA: ELEMENTOS QUE DESMISTIFICAM O CONCEITO DE QUE FLEXÃO E CONCORDÂNCIA SÃO CATEGORIAS SINTÁTICAS DEPENDENTES 27 Página 75 de 315 A FLEXÃO PORTUGUESA: ELEMENTOS QUE DESMISTIFICAM O CONCEITO DE QUE FLEXÃO E CONCORDÂNCIA SÃO CATEGORIAS SINTÁTICAS DEPENDENTES 27 Iany França Pereira 28 (UESB) Cristiane Namiuti Temponi

Leia mais

INTRODUÇÃO À MORFOLOGIA. Expor os princípios básicos da Morfologia, segundo a Gramática Descritiva.

INTRODUÇÃO À MORFOLOGIA. Expor os princípios básicos da Morfologia, segundo a Gramática Descritiva. INTRODUÇÃO À MORFOLOGIA Aula 2 META Expor os princípios básicos da Morfologia, segundo a Gramática Descritiva. OBJETIVOS Ao final desta aula o aluno deverá: conhecer as noções introdutórias da Morfologia,

Leia mais

Verbos denominais X ar no português: para além da derivação e da conversão

Verbos denominais X ar no português: para além da derivação e da conversão Rosângela de Nazareth Sousa Costa Verbos denominais X ar no português: para além da derivação e da conversão Dissertação de Mestrado Dissertação de Mestrado apresentada como requisito parcial para obtenção

Leia mais

O que significa Morfologia

O que significa Morfologia Morfologia Revisão O que significa Morfologia A palavra Morfologia tem sua origem a partir das formas gregas morphê, 'forma' e logos, 'estudo, tratado'. Então: Morfologia significa 'o estudo da forma'.

Leia mais

Capítulo1. Capítulo2. Índice A LÍNGUA E A LINGUAGEM O PORTUGUÊS: uma língua, muitas variedades... 15

Capítulo1. Capítulo2. Índice A LÍNGUA E A LINGUAGEM O PORTUGUÊS: uma língua, muitas variedades... 15 Capítulo1 Capítulo2 A LÍNGUA E A LINGUAGEM............................................. 9 Linguagem: aptidão inata.............................................. 10 Funções.............................................................

Leia mais

O SISTEMA DE CASOS: INTERFACE ENTRE A MORFOLOGIA E A SINTAXE Dimar Silva de Deus (Unipaulistana)

O SISTEMA DE CASOS: INTERFACE ENTRE A MORFOLOGIA E A SINTAXE Dimar Silva de Deus (Unipaulistana) O SISTEMA DE CASOS: INTERFACE ENTRE A MORFOLOGIA E A SINTAXE Dimar Silva de Deus (Unipaulistana) dimmar@gmail.com O SISTEMA DE CASOS Quando se estudam línguas que comportam morfemas de caso, como o latim,

Leia mais

CERT-A CERT-O CERT-A-MENTE CERT-EZA A - CERT - A - R

CERT-A CERT-O CERT-A-MENTE CERT-EZA A - CERT - A - R CERT-A CERT-O CERT-A-MENTE CERT-EZA A - CERT - A - R A palavra é subdivida em partes menores, chamadas de elementos mórficos. MORFEMAS SÃO UNIDADES MÍNIMAS DE SIGNIFICAÇÃO Exemplos: gatinho = gat + inh+o

Leia mais

PLANO DE ENSINO SEMESTRE: 2016_1

PLANO DE ENSINO SEMESTRE: 2016_1 PLANO DE ENSINO SEMESTRE: 2016_1 CÓDIGO DA DISCIPLINA : LSB 7052 NOME DA DISCIPLINA : Estudos Linguísticos II TURMAS : T. 05440 (Lic) e T. 05441 (Bel) HORAS/AULA SEMANAL.: 4h HORÁRIO: 2ª feira (08:20 11:50)

Leia mais

2. Morfologia Flexional Derivação: criar novos itens lexicais Flexão: Afixação determinada sintaticamente

2. Morfologia Flexional Derivação: criar novos itens lexicais Flexão: Afixação determinada sintaticamente 1. DERIVAÇ Ã O E FLEXÃ O DERIVAÇ Ã O FLEXÃ O pode mudar a categoria lexical de base + - admite a ordem oposta de dois afixos presos + - é um processo bastante produtivo - + é paradigmática - + muda o sentido

Leia mais

(2) A rápida publicação deste livro pela editora foi um bom negócio.

(2) A rápida publicação deste livro pela editora foi um bom negócio. 1 Introdução Esta dissertação tem o objetivo geral de investigar as formas nominalizadas deverbais no que tange ao seu aspecto polissêmico e multifuncional. O objetivo específico consiste em verificar,

Leia mais

Estrutura e formação de palavras. Estrutura das palavras

Estrutura e formação de palavras. Estrutura das palavras Estrutura e formação de palavras Estrutura das palavras Estrutura de palavras A palavra é subdivida em partes menores, chamadas de elementos mórficos. Exemplo: gatinho gat + inho Infelizmente in + feliz

Leia mais

Composição Derivação Outros processos. Abreviação Reduplicação (duplicação silábica) Combinação (fragmentação ou palavra-valise) Hibridismo

Composição Derivação Outros processos. Abreviação Reduplicação (duplicação silábica) Combinação (fragmentação ou palavra-valise) Hibridismo Professor Jailton Composição Derivação Outros processos Abreviação Reduplicação (duplicação silábica) Combinação (fragmentação ou palavra-valise) Hibridismo CONCURSO DE ADMISSÃO 2006 ao CFO/QC 2007 (p.5)

Leia mais

MORFOLOGIA DO PORTUGUÊS I AULA 6/7. Flexão e Derivação. Profa. Dra. Márcia Santos Duarte de Oliveira FFFLCH-DLCV/ USP.

MORFOLOGIA DO PORTUGUÊS I AULA 6/7. Flexão e Derivação. Profa. Dra. Márcia Santos Duarte de Oliveira FFFLCH-DLCV/ USP. MORFOLOGIA DO PORTUGUÊS I AULA 6/7 Flexão e Derivação Profa. Dra. Márcia Santos Duarte de Oliveira FFFLCH-DLCV/ USP marcia.oliveira@usp.br Os Tópicos desta Aula Vamos iniciar nossos estudos sobre Flexão

Leia mais

A FLEXÃO DE GÊNERO DOS SUBSTANTIVOS Antônio Sérgio Cavalcante da Cunha (UERJ)

A FLEXÃO DE GÊNERO DOS SUBSTANTIVOS Antônio Sérgio Cavalcante da Cunha (UERJ) A FLEXÃO DE GÊNERO DOS SUBSTANTIVOS Antônio Sérgio Cavalcante da Cunha (UERJ) sergio03@ism.com.br INTRODUÇÃO O objetivo deste trabalho é examinar diversas propostas acerca da flexão de gênero dos substantivos.

Leia mais

Análise do sufixo -dade: são possíveis alomorfias? Analysis suffix -dade: are possible alomorfias?

Análise do sufixo -dade: são possíveis alomorfias? Analysis suffix -dade: are possible alomorfias? Análise do sufixo -dade: são possíveis alomorfias? Analysis suffix -dade: are possible alomorfias? Resumo: Existem diferentes maneiras de se formar substantivos na Língua Portuguesa como a derivação sufixal,

Leia mais

Estrutura e Processos de Formação de Palavras. Professora Raysa

Estrutura e Processos de Formação de Palavras. Professora Raysa Estrutura e Processos de Formação de Palavras Professora Raysa Estrutura de Palavras As palavras são formadas por Morfemas: - Radical (raiz) parte fixa; - Afixos: Prefixo colocado antes do radical. Sufixo

Leia mais

ÍNDICE. Palavras de apresentação 21. Lista de abreviaturas e convenções 27

ÍNDICE. Palavras de apresentação 21. Lista de abreviaturas e convenções 27 ÍNDICE Palavras de apresentação 21 Lista de abreviaturas e convenções 27 Capítulo 1. Introdução 29 1.1. Formação de palavras: conceitos básicos 31 1.1.1. Morfologia 31 1.1.2. Palavra, lexema, forma de

Leia mais

Aula10 OUTRAS ESTRUTURAS ORACIONAIS POR SUBORDINAÇÃO

Aula10 OUTRAS ESTRUTURAS ORACIONAIS POR SUBORDINAÇÃO Aula10 OUTRAS ESTRUTURAS ORACIONAIS POR SUBORDINAÇÃO META Apresentar construções oracionais subordinadas por infinitivo, gerúndio, subjuntivo e indicativo. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá:

Leia mais

2 A morfologia lexical

2 A morfologia lexical 2 A morfologia lexical Nossa intenção, neste capítulo, é apreciar os estudos de morfologia lexical, de forma a destacar dois pontos centrais: as condições de produção e de produtividade lexicais. Para

Leia mais

Todas as línguas do mundo têm dois tipos de estrutura: uma estrutura fonológica e uma estrutura morfossintática.

Todas as línguas do mundo têm dois tipos de estrutura: uma estrutura fonológica e uma estrutura morfossintática. Quinta semana do curso de Linguística II Aula 1 Professor Alessandro Boechat de Medeiros Departamento de Linguística e Filologia Fonologia Sobre a estrutura lingüística Todas as línguas do mundo têm dois

Leia mais

ESTUDO DA CRÔNICA SEXA DE LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO Sexa. In: Comédias para se ler na escola. R. Janeiro: Objetiva, pg

ESTUDO DA CRÔNICA SEXA DE LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO Sexa. In: Comédias para se ler na escola. R. Janeiro: Objetiva, pg 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Departamento de Letras e Artes DLET Curso de Licenciatura em Letras com a Língua Inglesa JOÃO BOSCO DA SILVA ESTUDO DA CRÔNICA SEXA DE LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Morfologia. Parte I Morfologia Derivacional

APRESENTAÇÃO. Morfologia. Parte I Morfologia Derivacional APRESENTAÇÃO Angela Rodrigues Ieda Maria Alves Morfologia O volume VI da Gramática do português culto falado no Brasil é dedicado à Morfologia, o subsistema gramatical que estuda a estrutura, a forma da

Leia mais

P R O G R A M A EMENTA:

P R O G R A M A EMENTA: CARGA HORÁRIA: 60 horas-aula Nº DE CRÉDITOS: 04 (quatro) PERÍODO: 99.1 / 2000.2 Pré-requisito: Língua Portuguesa II P R O G R A M A EMENTA: Estudo da morfo-sintaxe das classes de palavras. Visão histórico-crítica

Leia mais

Investigação em morfologia: uma opção teórica e práticas de trabalho

Investigação em morfologia: uma opção teórica e práticas de trabalho Investigação em morfologia: uma opção teórica e práticas de trabalho Alina Villalva Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa Conferência apresentada na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Leia mais

OBJETO DIRETO E OBJETO INDIRETO EM UM LIVRO DIDÁTICO: GRAMÁTICA NORMATIVA VS. GRAMÁTICA EXPLICATIVA/GERATIVA

OBJETO DIRETO E OBJETO INDIRETO EM UM LIVRO DIDÁTICO: GRAMÁTICA NORMATIVA VS. GRAMÁTICA EXPLICATIVA/GERATIVA OBJETO DIRETO E OBJETO INDIRETO EM UM LIVRO DIDÁTICO: GRAMÁTICA NORMATIVA VS. GRAMÁTICA EXPLICATIVA/GERATIVA Jessé Pantoja SERRÃO (G-UFPA) Antônia Fernanda de Souza NOGUEIRA (UFPA) 120 Resumo Este artigo

Leia mais

Curso: Letras Português/Espanhol. Disciplina: Linguística. Docente: Profa. Me. Viviane G. de Deus

Curso: Letras Português/Espanhol. Disciplina: Linguística. Docente: Profa. Me. Viviane G. de Deus Curso: Letras Português/Espanhol Disciplina: Linguística Docente: Profa. Me. Viviane G. de Deus AULA 2 1ª PARTE: Tema 2 - Principais teóricos e teorias da Linguística moderna Formalismo x Funcionalismo

Leia mais

ESTRUTURA E FORMAÇÃO DAS PALAVRAS Profa Giovana Uggioni Silveira

ESTRUTURA E FORMAÇÃO DAS PALAVRAS Profa Giovana Uggioni Silveira ESTRUTURA E FORMAÇÃO DAS PALAVRAS Profa Giovana Uggioni Silveira MORFOLOGIA É o estudo da estrutura, da formação e da classificação das palavras. PALAVRAS COGNATAS Domínio: do latim dominium, significa

Leia mais

Introdução a uma abordagem formal da sintaxe Teoria X-barra, II

Introdução a uma abordagem formal da sintaxe Teoria X-barra, II Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Letras Clássicas e Vernáculas Sintaxe do Português I FLC0277 Maria Clara Paixão de Sousa Introdução a uma abordagem formal da

Leia mais

Introdução à morfologia (propedêutica dos estudos das classes gramaticais)

Introdução à morfologia (propedêutica dos estudos das classes gramaticais) REVISÃO Introdução à morfologia (propedêutica dos estudos das classes gramaticais) CONCEITOS INICIAIS, TIPOS DE MORFEMAS, FORMAÇÃO DE PALAVRAS (E CLASSES GRAMATICAIS) Capítulos 7, 8, 9 e 10 da gramática

Leia mais

O GÊNERO DOS SUBSTANTIVOS DERIVAÇÃO OU FLEXÃO? José Mario Botelho (UERJ e FEUDUC)

O GÊNERO DOS SUBSTANTIVOS DERIVAÇÃO OU FLEXÃO? José Mario Botelho (UERJ e FEUDUC) O GÊNERO DOS SUBSTANTIVOS DERIVAÇÃO OU FLEXÃO? José Mario Botelho (UERJ e FEUDUC) INTRODUÇÃO Acreditando ser imanente o gênero do substantivo e considerando os ensinamentos tradicionais acerca do assunto,

Leia mais

Estrutura e formação das palavras

Estrutura e formação das palavras Estrutura e formação das palavras Estrutura: 1- Radical (parte invariável da palavra): vidr- vidro, vidraça,... 2- Prefixo (afixo que colocamos no início da palavra): en-caixar, des-leal,... 3- Sufixo

Leia mais

P R O G R A M A EMENTA: OBJETIVOS:

P R O G R A M A EMENTA: OBJETIVOS: DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA V PERÍODO: 90.1/97.2 EMENTA: Mecanismo lingüístico de coesão interacional. OBJETIVOS: 1) Incutir nos alunos um senso crítico em torno de algumas posições assumidas pela gramática

Leia mais

Classes gramaticais: Determinante e adjetivo. Luiz Arthur Pagani (UFPR)

Classes gramaticais: Determinante e adjetivo. Luiz Arthur Pagani (UFPR) Classes gramaticais: erminante e adjetivo (UFPR) 1 1 Introdução Já vimos a seguinte árvore: V o correu bonito menino Classes gramaticais: erminante e adjetivo 2 o não apresenta grau (nem aumentativo, nem

Leia mais

Classificação de Palavras/Vocábulos

Classificação de Palavras/Vocábulos Classificação de Palavras/Vocábulos I. Gramática Tradicional Semântica: o substantivo é a palavra que nomeia os seres Morfologia: o reconhecimento de que o nome pode flexionar-se em Gênero, Número e Caso,

Leia mais

Português. Formação das Palavras: Composição, Derivação, Hibridismo, Onomatopeia e Abreviação. Professor Arthur Scandelari

Português. Formação das Palavras: Composição, Derivação, Hibridismo, Onomatopeia e Abreviação. Professor Arthur Scandelari Português Formação das Palavras: Composição, Derivação, Hibridismo, Onomatopeia e Abreviação Professor Arthur Scandelari www.acasadoconcurseiro.com.br Português FORMAÇÃO DAS PALAVRAS: COMPOSIÇÃO, DERIVAÇÃO,

Leia mais

P R O G R A M A. IV Unidade Prática de textos: Textos de autores portugueses e brasileiros dos séculos XIX e XX

P R O G R A M A. IV Unidade Prática de textos: Textos de autores portugueses e brasileiros dos séculos XIX e XX PERÍODO: 76.1 / 77.2 I Unidade Estrutura e formação dos vocábulos 1.1 Estruturas mórficas 1.2 - Formação do léxico português 1.3 - Processos de formação de palavras II Unidade Funções sintáticas dos termos

Leia mais

ESTRUTURA DAS PALAVRAS. A palavra é subdivida em partes menores, chamadas de elementos mórficos. infelizmente = in + feliz + mente

ESTRUTURA DAS PALAVRAS. A palavra é subdivida em partes menores, chamadas de elementos mórficos. infelizmente = in + feliz + mente Haroldo de Campos ESTRUTURA DAS PALAVRAS A palavra é subdivida em partes menores, chamadas de elementos mórficos. Exemplos: gatinho = gat + inh + o infelizmente = in + feliz + mente ELEMENTOS MÓRFICOS

Leia mais

KEYWORDS: word-formation; deverbal noun; lexicon; morphology.

KEYWORDS: word-formation; deverbal noun; lexicon; morphology. UM MODELO TEÓRICO DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS E SUA APLICAÇÃO AOS DEVERBAIS DO PORTUGUÊS (A theoretical model of word-formation and its application in Portuguese deverbal nouns) Bruno Oliveira MARONEZE (Mestrando

Leia mais

VERBOS LEVES OBSERVAÇÕES SOBRE O PORTUGUÊS DO BRASIL 3 Nataniel dos Santos Gomes (UFRJ, UNISUAM)

VERBOS LEVES OBSERVAÇÕES SOBRE O PORTUGUÊS DO BRASIL 3 Nataniel dos Santos Gomes (UFRJ, UNISUAM) DEPARTAMENTO DE LETRAS VERBOS LEVES OBSERVAÇÕES SOBRE O PORTUGUÊS DO BRASIL 3 Nataniel dos Santos Gomes (UFRJ, UNISUAM) INTRODUÇÃO O presente trabalho tem a intenção de trazer uma reflexão para os estudantes

Leia mais

nova palavra e outras palavras da língua é paradigmática e não

nova palavra e outras palavras da língua é paradigmática e não 21 nova palavra e outras palavras da língua é paradigmática e não., emtagmauce,. ' Quanto à opcionalidade, podemos dizer que, com relação ao aspecto produtivo do léxico, os morfemas derivacionais podem

Leia mais

PARA UM DISTINÇÃO ENTRE RADICAL E PREFIXO será não-composto um composto ou um derivado? 1

PARA UM DISTINÇÃO ENTRE RADICAL E PREFIXO será não-composto um composto ou um derivado? 1 PARA UM DISTINÇÃO ENTRE RADICAL E PREFIXO será não-composto um composto ou um derivado? 1 Pâmella Alves Pereira Universidade Federal de Minas Gerais (UFRJ). Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - Belo Horizonte

Leia mais

1 Complementos e Modificadores de Nome... 2

1 Complementos e Modificadores de Nome... 2 Guião 4 3 A estrutura da frase 3.4 A estrutura interna de alguns constituintes: sintagma verbal, nominal, adjectival e preposicional. 3.5 Funções sintácticas (de constituintes obrigatórios e de constituintes

Leia mais

Língua Portuguesa. Profª: Fernanda Machado

Língua Portuguesa. Profª: Fernanda Machado Língua Portuguesa Profª: Fernanda Machado 01 Classes de palavras são agrupamentos de palavras que mantêm características comuns. Na Língua Portuguesa existem 10 classes gramaticais: 1) Substantivo 2) Adjetivo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV. Evento: Concurso Público para Provimento de Cargos Técnico-Administrativos em Educação

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV. Evento: Concurso Público para Provimento de Cargos Técnico-Administrativos em Educação Língua Portuguesa Questão 01 A questão 01 trata de sinonímia, item 4.1 do Programa. É correta a alternativa D. A palavra "intermitente" (linha 07), conforme Houaiss, significa descontínuo, ou seja, algo

Leia mais

Aula 5 Processo de formação de palavras. Professor Guga Valente

Aula 5 Processo de formação de palavras. Professor Guga Valente Aula 5 Processo de formação de palavras Professor Guga Valente Formação de palavras Olho no espelho Espelho no olho Busco o virturreal Num espolho Luis Brandão No poema ao lado, o poeta usa duas palavras

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA ENSINO MÉDIO PROF. DENILSON SATURNINO 1 ANO PROF.ª JOYCE MARTINS

LÍNGUA PORTUGUESA ENSINO MÉDIO PROF. DENILSON SATURNINO 1 ANO PROF.ª JOYCE MARTINS LÍNGUA PORTUGUESA 1 ANO PROF.ª JOYCE MARTINS ENSINO MÉDIO PROF. DENILSON SATURNINO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade III Trabalho a trajetória humana nas produções e manifestações. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES

Leia mais

Sumário PARTE 1. Gramática

Sumário PARTE 1. Gramática PARTE 1 Gramática Capítulo 1 Fonologia... 25 1. Introdução... 25 1.1 Conceitos básicos da fonologia... 25 1.2 Outros Conceitos Fonológicos... 26 1.3 Polêmicas... 29 2. Divisão silábica... 31 3. Ortografia...

Leia mais

Marcação nominal de gênero no português, segundo Mattoso Câmara. Luiz Arthur Pagani

Marcação nominal de gênero no português, segundo Mattoso Câmara. Luiz Arthur Pagani Marcação nominal de gênero no português, segundo Mattoso Câmara Luiz Arthur Pagani 1 nomes substantivos & adjetivos: os nomes portugueses se dividem, do ponto de vista funcional, em substantivos e adjetivos.

Leia mais

7 Síntese e considerações finais

7 Síntese e considerações finais 7 Síntese e considerações finais Mesmo antes de produzir suas primeiras palavras, a criança revela ser capaz de estabelecer referências e adquirir um conjunto estável de correspondências palavramundo,

Leia mais

TIPOS DE SINTAGMAS E REPRESENTAÇÕES ARBÓREAS FUNDAMENTOS DE SINTAXE APOIO PEDAGÓGICO 23/05/2018 SAULO SANTOS

TIPOS DE SINTAGMAS E REPRESENTAÇÕES ARBÓREAS FUNDAMENTOS DE SINTAXE APOIO PEDAGÓGICO 23/05/2018 SAULO SANTOS TIPOS DE SINTAGMAS E REPRESENTAÇÕES ARBÓREAS FUNDAMENTOS DE SINTAXE APOIO PEDAGÓGICO 23/05/2018 SAULO SANTOS PROGRAMA DA AULA 1. Tipos de sintagma 2. Sintagmas lexicais 3. Representações arbóreas de sintagmas

Leia mais

Contribuições de Mattoso Câmara e de Bybee para o estudo da morfologia verbal e nominal 1

Contribuições de Mattoso Câmara e de Bybee para o estudo da morfologia verbal e nominal 1 Contribuições de Mattoso Câmara e de Bybee para o estudo da morfologia verbal e nominal 1 Crisciene Lara Barbosa-Paiva 2 Introdução Este trabalho tem como objetivo analisar as gramáticas tradicionais,

Leia mais

Sumário. Edital sistematizado Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português PARTE 1

Sumário. Edital sistematizado Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português PARTE 1 Sumário Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância

Leia mais

1 Introdução. de gramática tradicional, em que esse termo engloba a noção de substantivo e adjetivo.

1 Introdução. de gramática tradicional, em que esse termo engloba a noção de substantivo e adjetivo. 1 Introdução No presente estudo, focaliza-se a delimitação da categoria adjetivo por crianças em torno de seu segundo ano de vida adquirindo o Português Brasileiro (PB) como língua materna. Investiga-se,

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE A FUNÇÃO SINTÁTICA DE ATRIBUTO Antônio Sérgio Cavalcante da Cunha (UERJ; UNESA)

REFLEXÕES SOBRE A FUNÇÃO SINTÁTICA DE ATRIBUTO Antônio Sérgio Cavalcante da Cunha (UERJ; UNESA) DEPARTAMENTO DE LETRAS REFLEXÕES SOBRE A FUNÇÃO SINTÁTICA DE ATRIBUTO Antônio Sérgio Cavalcante da Cunha (UERJ; UNESA) sergio03@ism.com.br INTRODUÇÃO O presente artigo pretende fazer uma reflexão sobre

Leia mais

Aula 2 LEXEMA E A PALAVRA MORFOSSINTÁTICA. META Desenvolver o estudo do lexema e da palavra morfossintática.

Aula 2 LEXEMA E A PALAVRA MORFOSSINTÁTICA. META Desenvolver o estudo do lexema e da palavra morfossintática. LEXEMA E A PALAVRA MORFOSSINTÁTICA META Desenvolver o estudo do lexema e da palavra morfossintática. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: estabelecer as diferenças devidas entre a teoria padrão

Leia mais

Ana Maria Brito Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal) Centro de Linguística da universidade do Porto

Ana Maria Brito Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal) Centro de Linguística da universidade do Porto Graça RIO-TORTO, Alexandra Soares RODRIGUES, Isabel PEREIRA, Rui PEREIRA, Sílvia RIBEIRO. Gramática Derivacional do Português, Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013. 512 pp. ISBN 978-986-26-0640-8

Leia mais

Sexta semana do curso de Linguística III Professor Alessandro Boechat de Medeiros Departamento de Linguística e Filologia.

Sexta semana do curso de Linguística III Professor Alessandro Boechat de Medeiros Departamento de Linguística e Filologia. Sexta semana do curso de Linguística III Professor Alessandro Boechat de Medeiros Departamento de Linguística e Filologia Adjunção Há tipos de constituintes que entram na estrutura sintagmática sem que

Leia mais

5 Aspectos metodológicos

5 Aspectos metodológicos 5 Aspectos metodológicos Há diferentes maneiras de olhar para língua. Depende de nós decidirmos como queremos estudá-la e do aspecto em que estamos interessados. 1 (Teubert & Čermákova, 2004:37) A metodologia

Leia mais

5 Metodologia e limitações de trabalho

5 Metodologia e limitações de trabalho 5 Metodologia e limitações de trabalho Para atender os objetivos de nossa investigação, será realizado um estudo baseado em corpus. O corpus utilizado é o NILC-São Carlos 1, que contém textos brasileiros

Leia mais

Sumário. Prefácio à nova edição Prefácio à primeira edição Lista de Abreviaturas Lista de Quadros Lista de Figuras...

Sumário. Prefácio à nova edição Prefácio à primeira edição Lista de Abreviaturas Lista de Quadros Lista de Figuras... Sumário Prefácio à nova edição...11 Prefácio à primeira edição...13 Lista de Abreviaturas...15 Lista de Quadros...17 Lista de Figuras...19 PARTE 1 UM LUGAR PARA A MORFOLOGIA Introdução...23 1. A palavra

Leia mais

Língua Portuguesa. (gramática, texto e redação) Professor Guga Valente

Língua Portuguesa. (gramática, texto e redação) Professor Guga Valente Língua Portuguesa (gramática, texto e redação) Professor Guga Valente Estrutura das palavras Observe que na tirinha, Calvin diz que gosta de verbar palavras. Aliás, ele faz isso com o próprio substantivo

Leia mais

Cargo: S01 - ADMINISTRADOR Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA. Conclusão (Deferido ou Indeferido) Resposta Alterada para:

Cargo: S01 - ADMINISTRADOR Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA. Conclusão (Deferido ou Indeferido) Resposta Alterada para: Cargo: S01 - ADMINISTRADOR Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Questão Gabarito por extenso Justificativa 2 A introspecção, a rotina e a eficácia A questão pede para assinalar a alternativa que contém as características

Leia mais

Faculdade de Letras Oferta de Disciplinas para Graduação

Faculdade de Letras Oferta de Disciplinas para Graduação Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA I LEV1 LÍNGUA PORTUGUESA I LEV602 Análise, interpretação e crítica de textos relativos ao fenômeno da linguagem. Elaboração de trabalhos de síntese e produção de textos dissertativos

Leia mais

PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS. Introdução

PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS. Introdução PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS Introdução Veja as palavras seguintes: dente dentista dentição dentadura dentada desdentado dentar Unidades mínimas de significação, recebem o nome de morfemas*. A palavra

Leia mais

Língua Portuguesa. Professoras: Fernanda e Danúzia

Língua Portuguesa. Professoras: Fernanda e Danúzia Língua Portuguesa Professoras: Fernanda e Danúzia Nesta bimestral você aprendeu sobre diversos conceitos como Morfologia, Sintaxe e Morfossintaxe, e partir desses conceitos vamos revisar os principais

Leia mais

FORMAÇÃO DAS PALAVRAS II

FORMAÇÃO DAS PALAVRAS II FORMAÇÃO DAS PALAVRAS II Diferentemente dos demais materiais sobre o conteúdo formação de palavras, exploraremos, inicialmente, conceitos cujo domínio é pré-requisito para que se entenda que o vocabulário

Leia mais

A CIRCUNFIXAÇÃO EM PORTUGUÊS Caio Cesar Castro da Silva (UFRJ)

A CIRCUNFIXAÇÃO EM PORTUGUÊS Caio Cesar Castro da Silva (UFRJ) A CIRCUNFIXAÇÃO EM PORTUGUÊS Caio Cesar Castro da Silva (UFRJ) caiocvianna@gmail.com 1. Introdução Neste trabalho, abordaremos o processo de formação de palavras do português conhecido como parassíntese,

Leia mais

Classes gramaticais: Verbo e nome. Luiz Arthur Pagani (UFPR)

Classes gramaticais: Verbo e nome. Luiz Arthur Pagani (UFPR) Classes gramaticais: erbo e nome (UFPR) 1 1 Introdução Já vimos que numa árvore se representam três tipos de informação: Estrutura de constituintes (dominância) Ordenamento linear (precedência) Categoria

Leia mais

Língua Portuguesa. Profª. Fernanda Machado

Língua Portuguesa. Profª. Fernanda Machado Língua Portuguesa Profª. Fernanda Machado Classes de palavras são agrupamentos de palavras que mantêm características comuns. Na Língua Portuguesa existem 10 classes de palavras: Substantivo Adjetivo Artigo

Leia mais

PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS PROF. GUGA

PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS PROF. GUGA PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS PROF. GUGA Derivação É o processo pelo qual a partir de uma palavra se formam outras, por meio do acréscimo de certos elementos que lhe alteram o sentido primitivo ou

Leia mais

Libras I EMENTA PROGRAMA Referências básicas: Referências complementares:

Libras I EMENTA PROGRAMA Referências básicas: Referências complementares: Libras I LEM185 Pré-requisitos: Não há. Introdução ao estudo das visões sobre a surdez. Estudo de aspectos culturais dos surdos brasileiros. Conhecimentos básicos sobre os fundamentos linguísticos da Libras.

Leia mais

BREVE ESTUDO SOBRE O CONHECIMENTO MORFOLÓGICO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1. INTRODUÇÃO

BREVE ESTUDO SOBRE O CONHECIMENTO MORFOLÓGICO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1. INTRODUÇÃO BREVE ESTUDO SOBRE O CONHECIMENTO MORFOLÓGICO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DUARTE, Taiçara Farias Canêz 1 ; MIRANDA, Ana Ruth Moresco 2. 1 Programa de Pós-graduação em Educação FaE/UFPel/CAPES 2 Programa

Leia mais

Língua Portuguesa A MORFOSSINTAXE. Profª. Fernanda Machado

Língua Portuguesa A MORFOSSINTAXE. Profª. Fernanda Machado Língua Portuguesa A MORFOSSINTAXE Profª. Fernanda Machado Nesta bimestral você está aprendendo sobre diversos conceitos como Morfologia e Sintaxe, e partir desses conceitos vamos revisar os principais

Leia mais

A EXPRESSÃO DE MODALIDADES TÍPICAS DO SUBJUNTIVO EM COMPLETIVAS, ADVERBIAIS E RELATIVAS DE DOCUMENTO DO PORTUGUÊS DO SÉCULO XVI

A EXPRESSÃO DE MODALIDADES TÍPICAS DO SUBJUNTIVO EM COMPLETIVAS, ADVERBIAIS E RELATIVAS DE DOCUMENTO DO PORTUGUÊS DO SÉCULO XVI 143 de 297 A EXPRESSÃO DE MODALIDADES TÍPICAS DO SUBJUNTIVO EM COMPLETIVAS, ADVERBIAIS E RELATIVAS DE DOCUMENTO DO PORTUGUÊS DO SÉCULO XVI Rosana Ferreira Alves (UESB) RESUMO Tendo como base evidências

Leia mais

LINGUAGEM LIVRE DE CONTEXTO GRAMÁTICA LIVRE DE CONTEXTO

LINGUAGEM LIVRE DE CONTEXTO GRAMÁTICA LIVRE DE CONTEXTO LINGUAGEM LIVRE DE CONTEXTO As Linguagens Livres de Contexto é um reconhecedor de linguagens, capaz de aceitar palavras corretas (cadeia, sentenças) da linguagem. Por exemplo, os autômatos. Um gerador

Leia mais

1 Introdução. 1 Neste estudo, será utilizando tanto o termo em inglês parsing, como o termo traduzido análise

1 Introdução. 1 Neste estudo, será utilizando tanto o termo em inglês parsing, como o termo traduzido análise 1 Introdução Este estudo enfoca o desenvolvimento da percepção de elementos de classe fechada, particularmente de afixos verbais e sua representação morfofonológica, assim como o parsing 1 (análise sintática)

Leia mais

MATTOSO CÂMARA E AS MARCAS DE GÊNERO Dimar Silva de Deus (UNIPAULISTANA)

MATTOSO CÂMARA E AS MARCAS DE GÊNERO Dimar Silva de Deus (UNIPAULISTANA) MORFOSSINTAXE MATTOSO CÂMARA E AS MARCAS DE GÊNERO Dimar Silva de Deus (UNIPAULISTANA) dimmar@gmail.com INTRODUÇÃO Este estudo tem o objetivo de esboçar a visão que Joaquim Mattoso Câmara Júnior tem sobre

Leia mais

Lexicografia Integracional

Lexicografia Integracional Lexicografia Integracional Micro-Estrutura: Qual é o Conteúdo lingüístico de um artigo (simples) de um dicionário? Quais são as partes do artigo, e qual sua função? Macro-Estrutura: Quais são as unidades

Leia mais

Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos 185

Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos 185 Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos 185 MORFOLOGIA DA LIBRAS E A (RE)AFIRMAÇÃO LINGUÍSTICA: O ÓBVIO QUE AINDA PRECISA SER DITO Robevaldo Correia dos Santos (UFRB) bem_fsa@hotmail.com

Leia mais

SUBSTANTIVO. Mara Lucia Chamorro da S. de Carvalho

SUBSTANTIVO. Mara Lucia Chamorro da S. de Carvalho SUBSTANTIVO Mara Lucia Chamorro da S. de Carvalho Não há oposição ou diferenças entre os autores quanto à divisão e descrição das classes gramaticais. Segundo Cegalla (2000), há dez classes de palavras

Leia mais

Gramática A estrutura das palavras

Gramática A estrutura das palavras Gramática A estrutura das palavras Prof.ª Marcela Coimbra Uma questão de prefixo A palavra feliz, em termos fonológicos, é formada por cinco fonemas e, em termos de significado, é uma unidade completa,

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1 Sumário Capítulo 1 Comunicação 1 1.1 Elementos da comunicação 1 1.2 Linguagem, língua e fala 1 1.3 Significante e significado 2 1.4 Língua escrita e falada 2 1.5 Modalidades da língua 2 1.6 Funções da

Leia mais

Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos

Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos PROBLEMAS NO ENSINO DE COMPOSIÇÃO, DERIVAÇÃO E PROCESSOS NÃO CONCATENATIVOS: A NECESSIDADE DE UM ENSINO DE MORFOLOGIA CRITERIOSO E PAUTADO NO USO Vítor de Moura Vivas (IFRJ) vitorvivas@yahoo.com.br Felipe

Leia mais

A ELISÃO DA VOGAL /o/ EM FLORIANÓPOLIS-SC RESULTADOS PRELIMINARES

A ELISÃO DA VOGAL /o/ EM FLORIANÓPOLIS-SC RESULTADOS PRELIMINARES A ELISÃO DA VOGAL /o/ EM FLORIANÓPOLIS-SC RESULTADOS PRELIMINARES Letícia Cotosck Vargas (PUCRS/PIBIC- CNPq 1 ) 1. INTRODUÇÃO Esta pesquisa tem por objetivo examinar um dos processos de sândi externo verificados

Leia mais