Programa Educativo 2012

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Programa Educativo 2012"

Transcrição

1 Programa Educativo 2012 NA FUNDAÇÃO IBERÊ CAMARGO SEU INVESTIMENTO SOCIAL ESTARÁ ASSOCIADO À QUALIDADE E CREDIBILIDADE Apóie nossos programas culturais e educativos.

2 A Fundação Iberê Camargo A Fundação Iberê Camargo foi instituída em 1995, a partir do desejo de Iberê Camargo e de sua esposa, Maria Coussirat Camargo, com o apoio de Jorge Gerdau Johannpeter e de amigos. Iberê Camargo é um dos maiores artistas brasileiros e sua obra é composta por mais de pinturas, gravuras, guaches e desenhos. A nova sede da Fundação, inaugurada em maio de 2008, localiza-se em um prédio absolutamente diferenciado, projetado pelo arquiteto Álvaro Siza, sendo uma das mais importantes construções da arquitetura moderna no mundo. Tem como missão preservar o acervo, promover o estudo e a divulgação da obra de Iberê Camargo, bem como estimular a interação dos públicos da Fundação com a arte, cultura e educação, a partir de programas interdisciplinares.

3 Iberê Camargo Restinga Seca, 1914 Porto Alegre, 1994 O gaúcho Iberê Camargo foi um dos maiores artistas brasileiros. Grande parte de sua vida como artista se consolidou no RJ, onde viveu por 40 anos. Maria Coussirat Camargo, esposa de Iberê, preservou 4.000, dos mais de trabalhos que o artista produziu. Sua obra é composta principalmente de pinturas, gravuras e desenhos e ficou conhecida por três grandes fases: carretéis, ciclistas e idiotas. Ao longo de sua vida, recebeu vários prêmios e teve seu trabalho reconhecido no Brasil e no exterior.

4 Por que investir na Fundação Iberê Camargo? Ajude a preservar a obra de um dos maiores artistas brasileiros. Uma Fundação que valoriza a arte brasileira. A Bolsa Iberê Camargo já beneficiou 16 artistas brasileiros com estudos de especialização no exterior. Toda a programação cultural e educativa é oferecida ao público de forma gratuita. Referência Internacional em arte e educação. Em 2010 um grupo de profissionais do MoMA Museu de Arte Moderna de NY fez imersão para conhecer o projeto pedagógico da Fundação. Credibilidade na mídia. Mais de matérias espontâneas publicadas em mídia impressa (nacional e internacional) durante um ano e meio. Arquitetura de destaque. Eleita por 10 dos principais críticos da área como um projeto de excelência na arquitetura brasileira, segundo a Revista Projeto Design (Janeiro/2011). Investimento 100% via Lei de Incentivo. A Fundação aprova anualmente toda a sua programação na Lei Rouanet artigo 18.

5 Objetivo desta proposta Contribuir para a realização anual do Programa Educativo da Fundação Iberê Camargo, que propõe atividades gratuitas como: visitas mediadas, oficinas infantis e para adultos, encontros de formação para professores, visitas exploratórias ao edifício da Fundação, atividades durante o verão e em datas específicas. Além disso, leva arte e educação para as comunidades vizinhas. Oficina no Ateliê do Programa Educativo Visita mediada para escolas no Programa Educativo da Fundação Iberê Camargo

6 Programa Educativo

7 Programa Educativo O Programa Educativo é a principal interface de relacionamento da Fundação Iberê Camargo com o seu público. Sua proposta pedagógica entende a arte como algo que amplia e torna mais complexa nossa visão de mundo. E é nessa perspectiva que se insere o seu objetivo principal: constituir e formar o público não apenas para o museu, mas fundamentalmente para a arte. Para tanto, busca-se promover o estudo e a divulgação da obra de Iberê Camargo, assim como aproximar o público da arte moderna e contemporânea. São desenvolvidos materiais e atividades para diferentes tipos de público, especialmente professores e alunos dos ensinos infantil, fundamental, médio, superior e de educação de jovens e adultos (EJA), assim como para pessoas com necessidades especiais e público segmentado (arquitetos, museólogos, etc.). Atividades: Visitas Mediadas e Técnicas, Oficinas, Encontros de Orientação para Educadores e publicação e distribuição de Materiais Didáticos estes referentes às exposições da Fundação Iberê Camargo são algumas das ações promovidas pelo Programa Educativo.

8 Cronograma JANEIRO E FEVEREIRO Programa de Verão Oficinas e visitas para Grupos agendados de crianças e adultos. MARÇO A JUNHO Orientação para educadores, visitas guiadas e oficinas referente a exposição: JOSÉ LEONÍLSON Sob o Peso dos Meus Amores - Curadoria Ricardo Resende - De 15/03/12 a 03/06/12 MAIO A NOVEMBRO Orientação para educadores, visitas guiadas e oficinas referente a exposição: IBERÊ CAMARGO - Curadoria à definir - De 12/05/12 a 04/11/12 JUNHO A NOVEMBRO Programa de Aproximação às Comunidades Vizinhas Oficinas de desenhos, gravuras, pinturas, fotografias, intervenção urbana e teatro. JUNHO A AGOSTO Orientação para educadores, visitas guiadas e oficinas referente as exposições: IONE SALDANHA Título à definir - Curadoria Luiz Camillo Osório - De 14/06/12 a 19/08/12 TOMIE OHTAKE Pinturas Cegas - Curadoria Paulo Herkenhoff - De 14/06/12 a 19/08/12 SETEMBRO A NOVEMBRO Orientação para educadores, visitas guiadas e oficinas referente a exposição: WALTÉRCIO CALDAS Título à definir - Curadoria Gabriel Pérez-Barreiro e co-curadoria Ursula Davila-Villa (Blanton Museum) - De 01/09/12 a 18/11/12 NOVEMBRO A MARÇO-2013 Orientação para educadores, visitas guiadas e oficinas referente a exposição: IBERÊ CAMARGO - Curadoria à definir - De 14/11/12 a 2013 *Durante todo o ano são realizadas outras atividades específicas para Grupos agendados como: empresas, patrocinadores, ONGs, oficinas e visitas na programação de comemoração do aniversário de Porto Alegre, entre outros.

9 Resultados Resultados em dois anos e meio de atividades: *a partir da nova sede inaugurada em maio de 2008 Capacitou cerca de professores em 170h de formação. Atendeu mais de pessoas. Realizou em torno de visitas mediadas. Entregou materiais didáticos para professores, alunos e escolas.

10 Públicos Prioritários Educadores e estudantes Educadores e estudantes dos ensinos infantil (a partir de 5 anos), fundamental, médio e educação de jovens e adultos: Atualizar e orientar educadores quanto ao universo da arte moderna e contemporânea, visando potencializar o trabalho em sala de aula; Estimular a pesquisa e apresentar diferentes possibilidades de trabalho com a arte; Incentivar os educadores a realizarem projetos de classe vinculados às exposições da Fundação Iberê Camargo; Oficina para Educadores no Ateliê do Programa Educativo Instigar a curiosidade e o ímpeto investigativo dos alunos.

11 Públicos Prioritários Público em geral Oferecer atendimento e oportunizar ao público o contato com as exposições e a arte moderna e contemporânea de maneira crítica e participativa. Visita guiada educativa com estudantes Outros públicos Público especializado e afins (artistas, críticos, professores de arte e/ou de história da arte de instituições de ensino superior, alunos de arte de instituições de ensino superior, arquitetos e afins, outros): Oferecer roteiro específico sobre a sede da Fundação, com foco no projeto arquitetônico e na atividade museográfica.

12 Encontro de Orientação para Educadores Os Encontros de Orientação para Educadores são realizados a cada nova exposição e representam uma das ações-chave para o desenvolvimento do projeto pedagógico da Fundação Iberê Camargo. Seu programa inclui palestras com os curadores das exposições e com a equipe do Programa Educativo, visitas mediadas às exposições e uma atividade prática orientada a partir do material didático desenvolvido pelo Programa Educativo da Fundação. Os Encontros têm por objetivo dar recursos e informações aos educadores para que trabalhem os conceitos do campo da arte com os seus alunos através da compreensão e uma visão atualizada que engloba a prática artística contemporânea. As atividades são abertas a educadores de todas as disciplinas. Solicita-se aos professores interessados em agendar visitas mediadas para os seus alunos que participem primeiro dos Encontros para Educadores. Assim, a experiência vivida por educadores e educandos junto ao Programa Educativo poderá aliarse aos objetivos docentes e desdobrar-se em sala de aula, contribuindo para o desenvolvimento de projetos de classe vinculados aos conteúdos disciplinares que tenham a arte como finalidade ou como meio educação para a arte / educação através da arte.

13 Material Didático O Material Didático oferecido pelo Programa Educativo é composto por três peças: o Material Escola, o Material do Professor e o Material do Aluno. Sua função é dar suporte aos educadores para que estes possam trabalhar em sala de aula a partir das obras de Iberê Camargo e dos artistas apresentados nas exposições temporárias promovidas pela Fundação, servindo de incentivo para a produção de conhecimento sobre a arte moderna e contemporânea entre os alunos. O Material do Professor destina-se à orientação e à proposição de atividades que o educador pode desenvolver em classe. Esse material é composto por pranchas e cartões com reproduções de obras de Iberê Camargo ou de outros artistas em exposição na Fundação, conteúdo textual crítico e questões para a reflexão e discussão entre professores e alunos. O material proporciona dinâmicas de leitura de imagens, jogos curatoriais e atividades que podem ser realizadas individualmente ou em grupos.

14 Material Didático O Material do Aluno (Diário de Bordo) é uma caderneta com informações sobre o artista Iberê Camargo e a Fundação que leva seu nome. O Diário de Bordo possibilita que o aluno faça anotações visuais e textuais durante a visita e traz exercícios relacionados à arquitetura do edifício projetado por Álvaro Siza para abrigar a nova sede da Fundação. Destina-se ao público juvenil, podendo ser utilizado também com alunos a partir de 6 anos. É distribuído aos grupos agendados durante as visitas mediadas e pretende fazer com que a experiência da visita à Fundação estenda-se para além do espaço-tempo da exposição, incorporando-se ao dia-a-dia do estudante.

15 Material Didático O Material Escola está focado apenas na obra de Iberê e é semelhante ao do Professor. Destina-se às bibliotecas de escolas.

16 Visitas mediadas As visitas mediadas têm caráter interativo, estimulando a participação dos grupos na leitura das obras e na construção de sentidos, procurando, partir do saber prévio dos participantes, aprofundar a experiência do contato com a arte. Para os estudantes, a mediação será o momento de entrar em contato com as obras em exposição e com a sede da Fundação, através da fala do mediador e das atividades complementares oferecidas na visita (atividades práticas, jogos interpretativos e oficinas). A visita à Fundação Iberê Camargo busca potencializar o trabalho dos professores em sala, oferecendo ao público diferentes possibilidades de contato com a arte.

17 Oficinas As oficinas tem a função de aprofundar a experiência estética dos participantes das visitas mediadas, oportunizada pelo contato com as obras de arte, e oferecer uma experiência poética e criativa. As oficinas são concebidas a partir das questões e soluções apontadas pelos artistas nos trabalhos em exposição. Realizadas no Ateliê do Educativo, espaço próprio do Programa Educativo para realização de atividades práticas, ou nos espaços expositivos e espaços externos da Fundação. As oficinas podem ser propostas antes de uma visita mediada, o que contribui para a significação e reconhecimento das questões presentes nos trabalhos em exposição, ou no final delas, como conclusão do trabalho de mediação. O objetivo das oficinas é colocar o participante em contato direto com os meios de expressão artística, dando-lhe a oportunidade de satisfazer a sua curiosidade, comprovar ou descartar cânones e soluções dadas e descobrir as suas próprias. Com relação à utilização das oficinas para o aprofundamento da experiência estética, percebe-se muitas vezes que ao confrontar o material para plasmar uma idéia, o participante acaba por compreender e valorizar as soluções apresentadas pelos artistas. Como experiência poética, as oficinas oferecem ao visitante a oportunidade de propor as suas próprias questões e soluções plásticas, encontrando-se assim na situação do criador e proponente de um trabalho, o que o aproxima do pensamento dos artistas.

18 Painel de Projetos de Classe Com a preocupação de reunir as experiências estimuladas pelo Programa Educativo da Fundação Iberê Camargo, surgiu o Painel de Projetos de Classe. A iniciativa tem por objetivo dar visibilidade ao trabalho realizado em sala de aula pelos educadores, incentivando-os a desenvolver projetos a partir da experiência pedagógica obtida nos encontros de Capacitação de Professores e nas visitas mediadas às exposições da Fundação, além de servir de ferramenta de avaliação para as ações do Programa.

19 Painel de Projetos de Classe Trabalhos dos educadores com seus alunos realizados em sala de aula:

20 Programa de aproximação às comunidades vizinhas Nos últimos três anos, o projeto de aproximação às comunidades do entorno da Fundação, faz importante parceria com a ONG Parceiros Voluntários e a Associação dos Moradores e Amigos da Vila Tronco Neves e Arredores (Amavtron). Mediadores reúnem-se, semanalmente, com um grupo de cerca de vinte crianças e realizam atividades que envolvem desenhos, gravuras, pinturas, fotografias, intervenção urbana e teatro. A realização de encontros periódicos permite o desenvolvimento de um trabalho processual, que corrobora de maneira decisiva na formação cultural tanto das crianças, como dos mediadores.

21 Programa de Verão Para estender as atividades educativas para além do público escolar e unir a arte aos hábitos de lazer da cidade, a Fundação promove o Programa de Verão. De 3 de janeiro a 28 de fevereiro, são oferecidas gratuitamente visitas mediadas às exposições em cartaz, sessões de vídeo e oficinas de desenho, pintura e colagem, entre outras atividades orientadas pelo Programa Educativo para ONGs, associações comunitárias e o público em geral. As visitas mediadas acontecem nas exposições, com o acompanhamento de um educador, que proporciona a interação entre os visitantes e as obras de arte, instigando o olhar e propondo caminhos para se conhecer e vivenciar os trabalhos em exposição. Já as oficinas consistem em atividades múltiplas, que levam o participante a experimentar as questões apresentadas pelos artistas em seus trabalhos e a criar as suas próprias proposições.

22 Ônibus do Programa Ônibus do Programa Educativo que transporta os alunos e educadores que participam do Programa. As logomarcas dos patrocinadores estão na traseira do ônibus que circula em Porto Alegre e região metropolitana.

23 Proposta de Parceria Contempla todas as ações do Programa Educativo pelo período de um ano Serão sete edições com tema das exposições + as atividades de verão e nas comunidades Lei Rouanet artigo 18 Visibilidade de Marca Inclusão do nome e logo do patrocinador: marketing Programa Educativo (mailing escolar) Materiais didáticos do educativo (Kit do professor, da escola e do aluno) 12 meses logo no ônibus do Programa Educativo 12 meses logo no site (média 26mil visitas e 222mil pageviews por mês) 12 meses logo no monitor do átrio Ações de relacionamento: Citação da marca nos releases de imprensa e anúncios na mídia espontânea que citarem os nomes dos patrocinadores. Programa educativo para funcionários e entidades assistidas pelo Patrocinador. 01 utilização gratuita de um dos espaços da Fundação (Átrio, área externa e auditório) para evento, lançamento e/ou promoção do Patrocinador.

Exposição de fotografias Oficinas de arte e foto com publicação de catálogo e obra coletiva Tema a definir, são infinitas as possibilidades que a

Exposição de fotografias Oficinas de arte e foto com publicação de catálogo e obra coletiva Tema a definir, são infinitas as possibilidades que a Exposição de fotografias Oficinas de arte e foto com publicação de catálogo e obra coletiva Tema a definir, são infinitas as possibilidades que a fotografia proporciona. Projeto O que é? Proposta de protagonismo

Leia mais

Ação Educativa. Estratégias para diversificar o perfil de visitantes.

Ação Educativa. Estratégias para diversificar o perfil de visitantes. Estratégias para diversificar o perfil de visitantes. Agendamento de visitas ativo o serviço que visa organizar, otimizar e proporcionar melhor qualidade ao atendimento oferecido é também uma excelente

Leia mais

Exposição de fotografias

Exposição de fotografias Exposição de fotografias Oficinas de arte e foto com publicação de catálogo e obra coletiva Tema sobre temas a serem definidos com patrocinador: Saúde, meio ambiente dentre outros. Realização em até 5

Leia mais

PRÊMIO EDP NAS ARTES RESIDÊNCIA ARTÍSTICA NA ESCOLA ENTRÓPICA 2018

PRÊMIO EDP NAS ARTES RESIDÊNCIA ARTÍSTICA NA ESCOLA ENTRÓPICA 2018 PRÊMIO EDP NAS ARTES RESIDÊNCIA ARTÍSTICA NA ESCOLA ENTRÓPICA 2018 INTRODUÇÃO O Prêmio EDP nas Artes, desde 2009, vem contribuindo para o mapeamento, reconhecimento e formação da atual produção artística

Leia mais

Este projeto propõe a realização da quarta edição do FESTIM - Festival de Teatro em Miniatura em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

Este projeto propõe a realização da quarta edição do FESTIM - Festival de Teatro em Miniatura em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. FESTIM Festival de Teatro em Miniatura é um projeto do Grupo Girino e tem como objetivo a divulgação de técnicas tradicionais e contemporâneas do teatro de bonecos em miniatura. A primeira edição do Festival

Leia mais

O PROGRAMA O Programa Educativo CAIXA Gente Arteira é um programa de arte-educação da CAIXA voltada aos diversos públicos da sociedade. Tem como objetivo contribuir no fomento à cultura para um maior número

Leia mais

Retratos da Terra. Três olhares sobre o Brasil

Retratos da Terra. Três olhares sobre o Brasil Retratos da Terra Três olhares sobre o Brasil Apresentação Exposição de fotografias a ser realizada em localidades do país escolhidas pelo patrocinador. Apresentará três visões diversas sobre o interior

Leia mais

Retratos da Terra. Três olhares sobre o Brasil

Retratos da Terra. Três olhares sobre o Brasil Retratos da Terra Três olhares sobre o Brasil Apresentação Exposição de fotografias a ser realizada em localidades do país escolhidas pelo patrocinador. Apresentará três visões diversas sobre o interior

Leia mais

ARTEBR LIVRO CONVERSAS COM A ARTE BRASILEIRA

ARTEBR LIVRO CONVERSAS COM A ARTE BRASILEIRA ARTEBR LIVRO CONVERSAS COM A ARTE BRASILEIRA A empresa ARTEBR desenvolve projetos em arte, educação e literatura para diversas instituições culturais brasileiras. Atua nas áreas de consultoria e assessoria

Leia mais

Dia de Arte Evento multicultural

Dia de Arte Evento multicultural Dia de Arte Evento multicultural Apresentação Dia de Arte propõe um evento multicultural de um dia inteiro de atividades culturais diversas. Será uma imersão no universo artístico que mobiliza e conscientiza

Leia mais

AÇÃO EDUCATIVA DA REDE DE MEDIADORES DA GALERIA DE ARTE LOIDE SCHWAMBACH FUNDARTE

AÇÃO EDUCATIVA DA REDE DE MEDIADORES DA GALERIA DE ARTE LOIDE SCHWAMBACH FUNDARTE 1 AÇÃO EDUCATIVA DA REDE DE MEDIADORES DA GALERIA DE ARTE LOIDE SCHWAMBACH FUNDARTE Patriciane Teresinha Born 1 Palavras-chave: Ação educativa. Mediação. 3º Salão de Arte 10 x 10. 1 INTRODUÇÃO Este texto

Leia mais

Breves notas sobre a conquista da formação de diversos públicos para os museus de Arte Contemporânea: foco nas crianças, ações para todos

Breves notas sobre a conquista da formação de diversos públicos para os museus de Arte Contemporânea: foco nas crianças, ações para todos Breves notas sobre a conquista da formação de diversos públicos para os museus de Arte Contemporânea: foco nas crianças, ações para todos Cristiane Mabel Medeiros MAMAM no Pátio - Pernambuco A forma só

Leia mais

PLANO DE TRABALHO CRONOGRAMA DE ATIVIDADES CONTRATO DE GESTÃO MEMORIAL DA INCLUSÃO

PLANO DE TRABALHO CRONOGRAMA DE ATIVIDADES CONTRATO DE GESTÃO MEMORIAL DA INCLUSÃO PLANO DE TRABALHO CRONOGRAMA DE ATIVIDADES CONTRATO DE GESTÃO MEMORIAL DA INCLUSÃO 2016 1º Semestre Eixo Exposições Custo semestral R$ 397.600,00 O Eixo Exposições do Memorial da Inclusão contempla quatro

Leia mais

EDITAL INSCRIÇÃO DE PAUTA PARA A GALERIA DO ALUNO DA ESCOLA DE BELAS ARTES DA UFBA

EDITAL INSCRIÇÃO DE PAUTA PARA A GALERIA DO ALUNO DA ESCOLA DE BELAS ARTES DA UFBA EDITAL INSCRIÇÃO DE PAUTA PARA A GALERIA DO ALUNO DA ESCOLA DE BELAS ARTES DA UFBA A coordenação da Galeria do Aluno, gestão 2016.2 2018.2, junto com o CAUEBA, informa o edital de inscrição de pauta para

Leia mais

museu itinerante INTERATIVO sucesso desde 2008 em 63 cidades brasileiras

museu itinerante INTERATIVO sucesso desde 2008 em 63 cidades brasileiras museu itinerante INTERATIVO sucesso desde 2008 em 63 cidades brasileiras museu itinerante interativo iguais e diferentes: diferentes e iguais uma exposição lúdica para falar de respeito, diversidade e

Leia mais

ProGoeldi Projetos prioritários em busca de recursos

ProGoeldi Projetos prioritários em busca de recursos 1 ProGoeldi Projetos prioritários em busca de recursos Apresentamos um primeiro conjunto de projetos. Consulte-nos sobre os valores e como contribuir, a saber: Projeto 1 Caminho das Pedras patrimônio mineral

Leia mais

Museu Farmaco Hospitalar do Imperial Hospital de Caridade

Museu Farmaco Hospitalar do Imperial Hospital de Caridade Museu Farmaco Hospitalar do Florianópolis / SC Etapa de Restauração do Antigo Casarão da Fundação Senhor dos Passos e desenvolvimento do Plano Museológico RESUMO DO PROJETO O projeto prevê a estruturação

Leia mais

convocatória vivência artística 2018

convocatória vivência artística 2018 convocatória vivência artística 2018 01 SOBRE O STUDIO PHARUS Somos um Studio de experimentação estética e investigação em processos criativos. Acreditamos no fazer com as mãos e nos processos livres,

Leia mais

Vai que é bom! Um projeto de inclusão cultural para toda a família

Vai que é bom! Um projeto de inclusão cultural para toda a família Vai que é bom! Vai que é bom! Um projeto de inclusão cultural para toda a família O objetivo deste projeto é proporcionar que famílias inteiras de baixa renda, normalmente moradores de periferias no RJ

Leia mais

Histórias das cidades brasileiras contadas em cartazes gráficos

Histórias das cidades brasileiras contadas em cartazes gráficos Histórias das cidades brasileiras contadas em cartazes gráficos Uma exposição de cartazes com linguagem jovem e contemporânea será realizada na cidade escolhida. Serão 10 cartazes elaborados a partir de

Leia mais

CONTRATO DE GESTÃO MEMORIAL DA INCLUSÃO PLANO DE TRABALHO CRONOGRAMA DE ATIVIDADES CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO 2017 JANEIRO FEVEREIRO - MARÇO

CONTRATO DE GESTÃO MEMORIAL DA INCLUSÃO PLANO DE TRABALHO CRONOGRAMA DE ATIVIDADES CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO 2017 JANEIRO FEVEREIRO - MARÇO CONTRATO DE GESTÃO MEMORIAL DA INCLUSÃO PLANO DE TRABALHO CRONOGRAMA DE ATIVIDADES CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO 07 JANEIRO FEVEREIRO - MARÇO Eixo Exposições Objetivo: O Eixo Exposições do Memorial da Inclusão

Leia mais

A 33ª Bienal de São Paulo para além da exposição

A 33ª Bienal de São Paulo para além da exposição Ministério da Cultura, Fundação Bienal e Itaú apresentam 33ª Bienal de São Paulo Afinidades afetivas A 33ª Bienal de São Paulo para além da exposição Publicações, projetos de identidade visual e arquitetônico,

Leia mais

Mulheres. Código ProAC: 24727

Mulheres. Código ProAC: 24727 Mulheres emfoco Código ProAC: 24727 CONCEITO Mulheres em Foco é um projeto de valorização do olhar da mulher contemporânea sobre a condição feminina. Por meio de oficinas de fotografia exclusivamente para

Leia mais

O ESPÍRITO NATALINO GANHA AS RUAS NUM GRANDE DESFILE DE SONHO E MAGIA

O ESPÍRITO NATALINO GANHA AS RUAS NUM GRANDE DESFILE DE SONHO E MAGIA O ESPÍRITO NATALINO GANHA AS RUAS NUM GRANDE DESFILE DE SONHO E MAGIA NATAL MÁGICO No Natal Mágico o espírito natalino ganhará forma num grandioso desfile de sonho e magia. Ajudantes de Papai Noel, bailarinas,

Leia mais

EspaCo Cultural ADAV., arte, educacao, ~ e cultura

EspaCo Cultural ADAV., arte, educacao, ~ e cultura EspaCo Cultural ADAV, arte, educacao, ~ e cultura o projeto O Espaço Cultural ADAV é uma parceria entre a Ponte entre Culturas e a ADAV - Associação Milton Campos para o Desenvolvimento de Talentos e

Leia mais

ação socioeducativa Curso Profissionalizante de Fotografia Exposição.

ação socioeducativa Curso Profissionalizante de Fotografia Exposição. Projeto Olhares Projeto Olhares O projeto Olhares é uma ação socioeducativa que propõe a realização de um Curso Profissionalizante de Fotografia para 20 jovens oriundos de famílias de baixa renda. Após

Leia mais

apresenta Grupo Girino espetáculo

apresenta Grupo Girino espetáculo apresenta Grupo Girino espetáculo Apresentação MetaForMose é um espetáculo de teatro de bonecos que aborda a temática da metamorfose e das transformações e anseios da condição humana. O espetáculo é fruto

Leia mais

Preservação e valorização de patrimônio com cartazes e guia cultural para cidades

Preservação e valorização de patrimônio com cartazes e guia cultural para cidades Preservação e valorização de patrimônio com cartazes e guia cultural para cidades Lambecidade é um projeto de exposição de cartazes históricos em conjunto com a criação de um guia turístico-cultural para

Leia mais

Gente é pra Brilhar Esperança, superação, solidariedade, sonho e realização. Essas poucas palavras ajudam a descrever o projeto Gente é pra Brilhar.

Gente é pra Brilhar Esperança, superação, solidariedade, sonho e realização. Essas poucas palavras ajudam a descrever o projeto Gente é pra Brilhar. Gente é pra Brilhar Esperança, superação, solidariedade, sonho e realização. Essas poucas palavras ajudam a descrever o projeto Gente é pra Brilhar. O projeto promove o engajamento juvenil, estimulando

Leia mais

ENSINO MÉDIO.

ENSINO MÉDIO. ENSINO MÉDIO www.dombosco.sebsa.com.br/colegio Sala de aula 6ª ao 9ª ano e Ensino Médio Oferecemos uma estrutura completa para os alunos, com salas projetadas para multimídia e equipamentos de apoio às

Leia mais

PROJETO TOCAR E ENCANTAR CORPORAÇÃO MUSICAL DE QUATIS

PROJETO TOCAR E ENCANTAR CORPORAÇÃO MUSICAL DE QUATIS PROJETO TOCAR E ENCANTAR CORPORAÇÃO MUSICAL DE QUATIS Ministério da Cultura PRONAC: 161956 - Projeto Tocar e Encantar Proponente: Corporação Musical Nossa Senhora do Rosário 0 A Corporação Musical de Quatis

Leia mais

MEU ALFABETO //////////////// oficina de desenho de letras PRONAC

MEU ALFABETO //////////////// oficina de desenho de letras PRONAC MEU ALFABETO //////////////// oficina de desenho de letras PRONAC 164289 #arteeducação #tipografia #infantojuvenil #letras O projeto Meu Alfabeto apresenta oficinas de desenho de letras voltadas para o

Leia mais

SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE AUTOCONHECIMENTO:

SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE AUTOCONHECIMENTO: Apresentação O 13º SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE CONSCIÊNCIA e 4º SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE AUTOCONHECIMENTO: "Nada Ocorre, promovidos pela Fundação Ocidemnte - 7º CDE Organização Científica de Estudos

Leia mais

MUSEU ITINERANTE Arte/Água essenciais para a vida [ Exposição e arte-educação com tema socioambiental ]

MUSEU ITINERANTE Arte/Água essenciais para a vida [ Exposição e arte-educação com tema socioambiental ] MUSEU ITINERANTE Arte/Água essenciais para a vida [ Exposição e arte-educação com tema socioambiental ] Uma exposição com reproduções de obras de arte de quarenta importantes artistas brasileiros e estrangeiros

Leia mais

MINIEMPRESA Pedro II - Humaitá

MINIEMPRESA Pedro II - Humaitá MINIEMPRESA Pedro II - Humaitá QUEM SOMOS A Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de formação empreendedora para jovens em idade escolar no mundo. Criada em 1919, nos Estados Unidos, é

Leia mais

EVENTOS, IDEIAS E IDENTIDADE.

EVENTOS, IDEIAS E IDENTIDADE. EVENTOS EVENTOS PROPOSTOS POR ENTIDADES EXTERNAS Exposições Concertos Peças de teatro Entre outros Gabinete do Presidente da Assembleia da República Gabinete do Secretário-Geral Direção de Informação e

Leia mais

Na vida dos brasileiros

Na vida dos brasileiros Na vida dos brasileiros Milhões de brasileiros se mantém atualizados com as marcas Editora Três. São 8 títulos com linhas editoriais específicas, abrangendo todos os interesses por informação e formatos

Leia mais

Integrando teoria e prática: Milanesi e a Biblioteca do Centro Cultural Justiça Federal - CCJF

Integrando teoria e prática: Milanesi e a Biblioteca do Centro Cultural Justiça Federal - CCJF Integrando teoria e prática: Milanesi e a Biblioteca do Centro Cultural Justiça Federal - CCJF Alpina Gonzaga Martins Rosa Eixo temático: Ações socioeducativas e culturais. Palavras-chave: Bibliotecas

Leia mais

UMA BICICLETA ADAPTADA E TRANSFORMADA EM BIBLIOTECA ITINERANTE

UMA BICICLETA ADAPTADA E TRANSFORMADA EM BIBLIOTECA ITINERANTE UMA BICICLETA ADAPTADA E TRANSFORMADA EM BIBLIOTECA ITINERANTE O Projeto Uma bicicleta adaptada e transformada em biblioteca. Um acervo de 8.000 livros. Muita divulgação com carro de som, cartazes, banners

Leia mais

TERMO DE REFERENCIA-TR

TERMO DE REFERENCIA-TR TERMO DE REFERENCIA-TR Página 1 de 6 Termo de Referência 1. OBJETO Contratação de empresa de consultoria/assessoria (CONTRATADA) especializada em Planejamento Estratégico para elaboração de plano para

Leia mais

Alianca pela Infancia_Impresso.indd 1 31/10/15 09:56

Alianca pela Infancia_Impresso.indd 1 31/10/15 09:56 Alianca pela Infancia_Impresso.indd 1 31/10/15 09:56 Alianca pela Infancia_Impresso.indd 2 31/10/15 09:56 Aliança pela Infância é um movimento internacional pelo direito de todas as crianças terem uma

Leia mais

PROJETO DE RENÚNCIA FISCAL 4% do IR a pagar - Isenção 100% Lei Federal de Incentivo à Cultura LEI ROUANET Valor total R$ ,94 Fev 2016 Dez

PROJETO DE RENÚNCIA FISCAL 4% do IR a pagar - Isenção 100% Lei Federal de Incentivo à Cultura LEI ROUANET Valor total R$ ,94 Fev 2016 Dez PROJETO DE RENÚNCIA FISCAL 4% do IR a pagar - Isenção 100% Lei Federal de Incentivo à Cultura LEI ROUANET Valor total R$ 2.512.733,94 Fev 2016 Dez 2016 Proponente: Ação Comunitária do Brasil - São Paulo

Leia mais

AÇÕES INSTITUCIONAIS. Rumos

AÇÕES INSTITUCIONAIS. Rumos AÇÕES INSTITUCIONAIS O Itaú Cultural segue a missão de inspirar e ser inspirado pela sensibilidade e pela criatividade das pessoas, gerando experiências transformadoras no mundo da arte e da cultura brasileiras.

Leia mais

CONEXÃO VERDE REDE NACIONAL DE ENSINO SOCIOAMBIENTAL IASEA INSTITUTO PARA APRENDIZAGEM SOCIAL, EMOCIONAL E AMBIENTAL

CONEXÃO VERDE REDE NACIONAL DE ENSINO SOCIOAMBIENTAL IASEA INSTITUTO PARA APRENDIZAGEM SOCIAL, EMOCIONAL E AMBIENTAL CONEXÃO VERDE REDE NACIONAL DE ENSINO SOCIOAMBIENTAL IASEA INSTITUTO PARA APRENDIZAGEM SOCIAL, EMOCIONAL E AMBIENTAL 1. SUMÁRIO EXECUTIVO O projeto Coneão Verde contempla a criação de uma rede que envolve

Leia mais

Questionário enviado aos setores educativos dos museus de ciências brasileiros. Os Museus de Ciências e o público infantil

Questionário enviado aos setores educativos dos museus de ciências brasileiros. Os Museus de Ciências e o público infantil Para citar este instrumento use a referência a seguir: ISZLAJI, C. A criança nos museus de ciências: análise da exposição Mundo da Criança do Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS. 2012. Dissertação (Mestrado

Leia mais

O ontem e o hoje no ensino de artes, suas diretrizes curriculares e as competências atuais do professor desta disciplina.

O ontem e o hoje no ensino de artes, suas diretrizes curriculares e as competências atuais do professor desta disciplina. O ontem e o hoje no ensino de artes, suas diretrizes curriculares e as competências atuais do professor desta disciplina. Daniela Pedroso Secretaria Municipal da Educação de Curitiba EQUIPE CLEONICE DOS

Leia mais

Edital - Programa de Residência Artística 2019 Museu da Imigração do Estado de São Paulo

Edital - Programa de Residência Artística 2019 Museu da Imigração do Estado de São Paulo Edital - Programa de Residência Artística 2019 Museu da Imigração do Estado de São Paulo Com o propósito de estimular a produção cultural, compreendendo que a arte pode ser uma expressão privilegiada para

Leia mais

Projeto Escolas no Teatro

Projeto Escolas no Teatro Projeto Escolas no Teatro 2018-2019 O Teatro Nacional São João (TNSJ) organiza o projeto Escolas no Teatro, destinado a promover trabalhos de expressão artística concebidos e elaborados por alunos de qualquer

Leia mais

PLANO EDUCATIVO MUNICIPAL

PLANO EDUCATIVO MUNICIPAL MUNICÍPIO DE VOUZELA PLANO EDUCATIVO MUNICIPAL 2015/2016 As Crianças Marcam a Diferença! Natação 1º Ciclo Baú das Letras Prolongamento de Horário Descrição da Público-Alvo Recursos Calendarização Setor

Leia mais

CIÊNCIA MÓVEL CULTURA SAÚDE E CIÊNCIA SOBRE RODAS

CIÊNCIA MÓVEL CULTURA SAÚDE E CIÊNCIA SOBRE RODAS CIÊNCIA MÓVEL CULTURA SAÚDE E CIÊNCIA SOBRE RODAS TEMPORADA 2019 CIÊNCIA MÓVEL UM MUSEU SOBRE RODAS O Ciência Móvel é um museu itinerante de ciências e novas tecnologias, que, por meio de uma carreta de

Leia mais

M e n u C u l t u r a l CASA DA CULTURA

M e n u C u l t u r a l CASA DA CULTURA M e n u C u l t u r a l CASADA CULTURA A idéia principal deste Menu Cultural é de oferecer uma gama de opções aos incentivadores criando uma oportunidade de escolha para envolvê-los em todos os segmentos

Leia mais

Um Pouco do Mundo de Bibi

Um Pouco do Mundo de Bibi Um Pouco do Mundo de Bibi O Mundo Animal de Bibi é uma série de animação para o público infanto-juvenil que narra as aventuras de Bibi e do Barthô, uma dupla nascida de um encontro de generosidade e responsabilidade.

Leia mais

Como podemos ajudar? Acesse o site A gente inova, você transforma.

Como podemos ajudar? Acesse o site  A gente inova, você transforma. PRODUZIDO POR CRIAX COMUNICAÇÃO EM ABRIL DE 2011 Soluções Microsoft para Educação Como podemos ajudar? Se você quer potencializar os processos de ensino e aprendizagem da sua instituição, oferecer aos

Leia mais

Práticas urbanas EM CORDEL

Práticas urbanas EM CORDEL Práticas urbanas EM CORDEL Projeto Cultural com incentivo fiscal do proac Nº 9505 publicado no d.o.e de 05junho2013 O que é o práticas urbanas em cordel? Pela primeira vez na história da humanidade mais

Leia mais

Luiza Alcântara expõe Adro no Plugminas

Luiza Alcântara expõe Adro no Plugminas Luiza Alcântara expõe Adro no Plugminas Enviado por Pessoa Comunicação e Relacionamento 12-Mai-2014 Pessoa Comunicação e Relacionamento O PlugMinas - Centro de Formação e Experimentação Digital recebe

Leia mais

Inscrição Título do trabalho Área do Conhecimento

Inscrição Título do trabalho Área do Conhecimento Inscrição Título do trabalho Área do Conhecimento 10980 A BIBLIOTECA COMO ESPAÇO LÚDICO E INTERDISCIPLINAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EMEF MENINO DEUS 10732 A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO LÓGICO-COMPUTACIONAL

Leia mais

ANEXO I. QUADRO DE OFICINAS INTEGRANTES DOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA DO CUCA (COM EMENTAS) Categoria I

ANEXO I. QUADRO DE OFICINAS INTEGRANTES DOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA DO CUCA (COM EMENTAS) Categoria I ANEXO I QUADRO DE OFICINAS INTEGRANTES DOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA DO CUCA (COM EMENTAS) Categoria I Desemho básico Desemho intermediário Desemho básico de observação Desenho de observação Fotografia

Leia mais

O PRIMEIRO ENCONTRO. Concerto de Leitura. apresenta. Élida Marques. Trechos do romance Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa

O PRIMEIRO ENCONTRO. Concerto de Leitura. apresenta. Élida Marques. Trechos do romance Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa apresenta Concerto de Leitura Trechos do romance Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa com Élida Marques Eduardo Contrera Realização Élida Marques Produções Artísticas Ltda. PRONAC 154042 Mecenato

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidade de formação sensível, reflexiva

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019 PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019 PRONAC nº 18. 3727 Plano Anual de Atividades 2019 O Plano Anual de Atividades 2019 do Museu da Pessoa é composto por ações estratégicas de preservação e ampliação do acervo

Leia mais

Guia reduzido de contrapartidas BRB

Guia reduzido de contrapartidas BRB Guia reduzido de contrapartidas BRB 2019 Objetivando auxiliar as empresas parceiras do BRB Banco de Brasília S/A, apresentamos um guia com um rol exemplificado de contrapartidas que podem ser oferecidas

Leia mais

PROJETO. AÇÕES MULTIPLICADORAS: o museu e a inclusão sociocultural 2009

PROJETO. AÇÕES MULTIPLICADORAS: o museu e a inclusão sociocultural 2009 PROJETO AÇÕES MULTIPLICADORAS: o museu e a inclusão sociocultural 2009 Roteiro de Sistematização da Experiência na Formação em Arte Educação do Estado de São Paulo 2009 1. Justificativa O curso Ações Multiplicadoras

Leia mais

Música na Zona Norte - Orquestra Sinfônica da UNIRIO

Música na Zona Norte - Orquestra Sinfônica da UNIRIO VISIBILIDADE DO PATROCÍNIO PLANO DE MÍDIA Nossa estratégia de divulgação será pensada especialmente para cada local selecionado, levando em consideração particularidades e regionalismos próprios destes

Leia mais

M e n u C u l t u r a l 2018 CASA DA CULTURA

M e n u C u l t u r a l 2018 CASA DA CULTURA M e n u C u l t u r a l 2018 CASADA CULTURA A idéia principal deste Menu Cultural é de oferecer uma gama de opções aos incentivadores criando uma oportunidade de escolha para envolvê-los em todos os segmentos

Leia mais

ESCOLA DE COMUNICAÇÃO Departamento de Expressão e Linguagens AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PARA PROGRESSÃO FUNCIONAL

ESCOLA DE COMUNICAÇÃO Departamento de Expressão e Linguagens AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PARA PROGRESSÃO FUNCIONAL ESCOLA DE COMUNICAÇÃO Departamento de Expressão e Linguagens AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PARA PROGRESSÃO FUNCIONAL MEMÓRIA DE CÁLCULOS DE PONTUAÇÃO OBTIDA Tabela de para Avaliação de Progressão Funcional proposta

Leia mais

PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO CULTURAL

PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO CULTURAL PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO CULTURAL. Conexões para transformar Projeto aprovado na Lei Rouanet de Incentivo à Cultura www.planetacultura.com.br SUMÁRIO Introdução O Programa de Integração Cultural Escopo Circuito

Leia mais

Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul PROGRAMAÇÃO CULTURAL DEZEMBRO/ anos de SINPRO ABC. Até o dia 9. Espaço Cultural Casa de Vidro

Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul PROGRAMAÇÃO CULTURAL DEZEMBRO/ anos de SINPRO ABC. Até o dia 9. Espaço Cultural Casa de Vidro Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul PROGRAMAÇÃO CULTURAL DEZEMBRO/2016 30 anos de SINPRO ABC Até o dia 9 Espaço Cultural Casa de Vidro Por meio de informações históricas e fotografias, esta exposição

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ARTISTÍCA Serviço Educativo do Museu do Abade de Baçal

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ARTISTÍCA Serviço Educativo do Museu do Abade de Baçal PROGRAMA DE EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ARTISTÍCA Serviço Educativo do Museu do Abade de Baçal Programa de Educação Estética e Artística Ministério da Educação Intenção Pedagógica VER, DIALOGAR e EXPERIMENTAR

Leia mais

HISTÓRICO. Histórico

HISTÓRICO. Histórico INTRODUÇÃO As universidades públicas há muito deixaram de ser centros de produção artística, ao mesmo tempo se distanciaram das comunidades que deveriam atender e passaram a formar profissionais competentes,

Leia mais

Lei Rouanet. Incentivos Fiscais para a Cultura

Lei Rouanet. Incentivos Fiscais para a Cultura Lei Rouanet Incentivos Fiscais para a Cultura Lei Rouanet - Lei 8.313/91 A Lei Rouanet (Lei 8.313/1991), instituiu o Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC), cuja finalidade é a captação e canalização

Leia mais

FEIRA DO EMPREENDEDOR MG EDIÇÃO 2017

FEIRA DO EMPREENDEDOR MG EDIÇÃO 2017 FEIRA DO EMPREENDEDOR MG EDIÇÃO 2017 25 ANOS DE SUCESSO A Feira do Empreendedor foi criada em 1992 e tornou-se um dos maiores e mais importantes eventos de empreendedorismo do país. A feira é considerada

Leia mais

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo CURSO 2 CURSO OBJETIVOS Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das

Leia mais

Projeto Instituto Brasil Acessível

Projeto Instituto Brasil Acessível Organização Instituto Brasil Acessível Profissional Responsável Regina Gobbo Assessoria Externa KETCHUM ESTRATÉGIA Ano da Premiação 2006 1 / 8 1. Contexto da organização O Instituto Brasil Acessível é

Leia mais

O PRIMEIRO ENCONTRO com

O PRIMEIRO ENCONTRO com Realização Apoio apresenta Concerto de Leitura com Élida Marques Eduardo Contrera Trechos do romance Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa Élida Marques Produções Artísticas Ltda. PRONAC 154042 programa

Leia mais

CONVOCATÓRIA 2017 PARA EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS NA CASA DA CULTURA DE PARATY

CONVOCATÓRIA 2017 PARA EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS NA CASA DA CULTURA DE PARATY CONVOCATÓRIA 2017 PARA EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS NA CASA DA CULTURA DE PARATY A Associação Paraty Cultural, sociedade civil sem fins lucrativos, organização gestora da Casa da Cultura em Paraty (RJ), no exercício

Leia mais

11ª SEMANA DA MÚSICA DE OURO BRANCO

11ª SEMANA DA MÚSICA DE OURO BRANCO 11ª SEMANA DA MÚSICA DE OURO BRANCO Associação Cultural Casa de Música de Ouro Branco Av. Augusto Barbosa da Silva, 313, Pioneiros Ouro Branco-MG, 36420-000 000 (31) 3742-3553 3553 / (31) 9624-8059 O projeto

Leia mais

Exposição de fotografias Oficinas de arte e foto com publicação de catálogo e intervenção urbana Tema de proteção ambiental e da biodiversidade

Exposição de fotografias Oficinas de arte e foto com publicação de catálogo e intervenção urbana Tema de proteção ambiental e da biodiversidade Exposição de fotografias Oficinas de arte e foto com publicação de catálogo e intervenção urbana Tema de proteção ambiental e da biodiversidade Apresentação O projeto visa estimular a criatividade artística

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria. I ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA CIVIL Santa Maria - RS 25 a 27 de abril

Universidade Federal de Santa Maria. I ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA CIVIL Santa Maria - RS 25 a 27 de abril Universidade Federal de Santa Maria I ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA CIVIL Santa Maria - RS 25 a 27 de abril 2012 O presente documento tem por objetivo apresentar o I Encontro Nacional de

Leia mais

18 a 21 de Abril PLANO DE PATROCÍNIO. Empresas e Instituições PARNAÍBA-PI

18 a 21 de Abril PLANO DE PATROCÍNIO. Empresas e Instituições PARNAÍBA-PI 18 a 21 de Abril PLANO DE PATROCÍNIO Empresas e Instituições PARNAÍBA-PI O EVENTO A XXII Edição do Encontro Regional dos Estudantes de Ciências Contábeis - ERECIC será realizada no período de 18 a 21 de

Leia mais

Projeto Pedagógico Vigente Curso de Artes Visuais CAP ECA - USP

Projeto Pedagógico Vigente Curso de Artes Visuais CAP ECA - USP Projeto Pedagógico Vigente Curso de Artes Visuais CAP ECA - USP Projeto Pedagógico 1. Diretrizes gerais O Curso de Artes Visuais do Departamento de Artes Plásticas visa, em termos gerais, à formação pautada

Leia mais

CONEXÃO VERDE IASEA REDE NACIONAL DE ENSINO SOCIOAMBIENTAL INSTITUTO PARA APRENDIZAGEM SOCIAL, EMOCIONAL E AMBIENTAL

CONEXÃO VERDE IASEA REDE NACIONAL DE ENSINO SOCIOAMBIENTAL INSTITUTO PARA APRENDIZAGEM SOCIAL, EMOCIONAL E AMBIENTAL CONEXÃO VERDE REDE NACIONAL DE ENSINO SOCIOAMBIENTAL IASEA INSTITUTO PARA APRENDIZAGEM SOCIAL, EMOCIONAL E AMBIENTAL 1. APRESENTAÇÃO Conexão Verde é uma rede de aprendizagem e colaboração que envolve jovens

Leia mais

EDUCAR PARA HUMANIZAR O TRÂNSITO

EDUCAR PARA HUMANIZAR O TRÂNSITO EDUCAR PARA HUMANIZAR O TRÂNSITO OBJETIVOS Em nossas estradas passam mais do que histórias. PASSA CONSCIENTIZAÇÃO. Valorizar a vida; Formar cidadãos conscientes no trânsito; Estimular o comportamento seguro

Leia mais

2- OBJETIVOS: 2.1- Gerais

2- OBJETIVOS: 2.1- Gerais TÍTULO: CASA DA DESCOBERTA AUTORES: Carolina Pinheiro da Silveira, Daisy Luz e Ruth Bruno e-mail: ruth@if.uff.br INSTITUIÇÃO: Universidade Federal Fluminense ÁREA TEMÁTICA: Educação 2- OBJETIVOS: 2.1-

Leia mais

DOMINANDO A LUZ E CRIANDO UM ESTILO. Ingresso: janeiro Informações: (51)

DOMINANDO A LUZ E CRIANDO UM ESTILO. Ingresso: janeiro Informações: (51) DOMINANDO A LUZ E CRIANDO UM ESTILO Ingresso: janeiro 2018 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias DOMINANDO A LUZ E CRIANDO UM ESTILO Identificar os diferentes equipamentos de iluminação

Leia mais

I N S T I T U T O C A D E S CARAVANA PAULISTA DE PRÉ TÊNIS

I N S T I T U T O C A D E S CARAVANA PAULISTA DE PRÉ TÊNIS I N S T I T U T O C A D E S CARAVANA PAULISTA DE PRÉ TÊNIS Leva o esporte para escolas públicas com formação para professores, vivência para os alunos, doação de material para prática esportiva e futura

Leia mais

Contacto imprensa Ana Vale Costa

Contacto imprensa Ana Vale Costa Olhar o passado para construir o futuro é o tema da XVIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira, que irá decorrer de 18 julho a 19 setembro de 2015, para apresentar 300 artistas de 33 países, cerca

Leia mais

Projeto de Patrocínio

Projeto de Patrocínio Projeto de Patrocínio 27 a 29 de setembro de 2017 Curitiba - PR - Brasil Sumário 1 Apresentação...1 2 Local, data e site...1 3 Público alvo...1 4 Justificativa...2 5 Programação...2 6 Patrocínio...2 6.3

Leia mais

A Exposição. Equipes, Elaboração, Etapas do Trabalho

A Exposição. Equipes, Elaboração, Etapas do Trabalho A Exposição Equipes, Elaboração, Etapas do Trabalho Quadro Geral da Disciplina Museológica 1 Museologia Geral Teoria museológica (fato museológico) História dos museus Administração museológica Curadoria

Leia mais

ATELIER LIVRE DA PREFEITURA XICO STOCKINGER Programação de Cursos Regulares º semestre

ATELIER LIVRE DA PREFEITURA XICO STOCKINGER Programação de Cursos Regulares º semestre ATELIER LIVRE DA PREFEITURA XICO STOCKINGER Programação de Cursos Regulares 2018-2º semestre GRAVURA XILOGRAVURA [INTRODUÇÃO, INTERMEDIÁRIO E AVANÇADO] Dia / Turno: quarta-feira tarde (turma A) e noite

Leia mais

PROF. ESP. JAYRON VIANA ATRIBUIÇÕES E COMPETÊNCIAS DO BIBLIOTECÁRIO ESCOLAR 13/02/2019

PROF. ESP. JAYRON VIANA ATRIBUIÇÕES E COMPETÊNCIAS DO BIBLIOTECÁRIO ESCOLAR 13/02/2019 PROF. ESP. JAYRON VIANA ATRIBUIÇÕES E COMPETÊNCIAS DO BIBLIOTECÁRIO ESCOLAR 13/02/2019 BIBLIOTECA E BIBLIOTECÁRIO ESCOLAR 1 BIBLIOTECA ESCOLAR: DEFINIÇÃO, MISSÃO E FINALIDADE 2 PERFIL E COMPETÊNCIAS DO

Leia mais

A Arte das carrocerias de madeira

A Arte das carrocerias de madeira A Arte das carrocerias de madeira A Arte das carrocerias de madeira Proponente: Valor do projeto: Número PRONAC: Número do processo: Tipo de Lei: Data da publicação no diário oficial: Jonas Silva Queiroga

Leia mais

DIVULGAÇÃO E COBERTURA DE EVENTOS NOS CAMPOS GERAIS PAUTADOS PELA AGENDA DO SITE CULTURA PLURAL

DIVULGAÇÃO E COBERTURA DE EVENTOS NOS CAMPOS GERAIS PAUTADOS PELA AGENDA DO SITE CULTURA PLURAL 110. ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( x ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA DIVULGAÇÃO E COBERTURA DE EVENTOS

Leia mais

DOMINANDO A LUZ E CRIANDO UM ESTILO. Ingresso janeiro Informações: (51)

DOMINANDO A LUZ E CRIANDO UM ESTILO. Ingresso janeiro Informações: (51) DOMINANDO A LUZ E CRIANDO UM ESTILO Ingresso janeiro 2017 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias DOMINANDO A LUZ E CRIANDO UM ESTILO Identificar os diferentes equipamentos de iluminação

Leia mais

DOUTORES DA ALEGRIA Arte Formação e Desenvolvimento

DOUTORES DA ALEGRIA Arte Formação e Desenvolvimento DOUTORES DA ALEGRIA Arte Formação e Desenvolvimento Palhaços atuando em hospitais, somos os Doutores da Alegria, há 16 anos provocando encontros. Uma OSC com 58 palhaços e 21 profissionais que trabalham

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

RELATÓRIO DE ATIVIDADES RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013 Sumário 1. Mensagem do Presidente... 3 2. Identidade Institucional... 4 2.1 Missão... 4 2.2 Visão... 4 2.3 Valores... 4 2.5 Equipe... 5 3. Organograma Executivo 2013... 6 4.

Leia mais

OPORTUNIDADES DE PATROCÍNIO

OPORTUNIDADES DE PATROCÍNIO OPORTUNIDADES DE PATROCÍNIO 1 A. CONFERÊNCIA FABLEARN BRASIL 2016 CONFERÊNCIA SOBRE CRIATIVIDADE E FABRICAÇÃO NA EDUCAÇÃO ORGANIZADA CONJUNTAMENTE Universidade Stanford (EUA) e Universidade de São Paulo

Leia mais

Artes Visuais Realização

Artes Visuais Realização Crescer Junt0s Orientac0es curriculares ~ ~ Artes Visuais Realização Crescer Junt0s ~ Orientac0es curriculares ~ Governador do Estado de Goiás Marconi Ferreira Perillo Júnior Secretária de Estado da Educação,

Leia mais

EDITAL. SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UnB "Diferenças que somam, ideias que multiplicam"

EDITAL. SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UnB Diferenças que somam, ideias que multiplicam EDITAL SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UnB - 2016 "Diferenças que somam, ideias que multiplicam" O Reitor da Universidade de Brasília torna pública a realização da Semana Universitária da UnB - 2016, com o tema

Leia mais

Economia Criativa e Cultura. Cultura como ferramenta essencial para o desenvolvimento social. Seminário Economia Criativa e Cultura

Economia Criativa e Cultura. Cultura como ferramenta essencial para o desenvolvimento social.   Seminário Economia Criativa e Cultura Economia Criativa e Cultura Cultura como ferramenta essencial para o desenvolvimento social O investimento em cultura orientado: Formação de artistas e agentes culturais Produção e distribuição de bens

Leia mais