PROPOSTAS PARA IV CONFERÊNCIA BRASILEIROS(AS) NO MUNDO BERLIM/HAMBURGO 2013

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROPOSTAS PARA IV CONFERÊNCIA BRASILEIROS(AS) NO MUNDO BERLIM/HAMBURGO 2013"

Transcrição

1 PROPOSTAS PARA IV CONFERÊNCIA BRASILEIROS(AS) NO MUNDO BERLIM/HAMBURGO 2013 O processo preparatório para IV Conferência Brasileiros(as) no Mundo iniciado no dia 30 de setembro de 2013 e realizado na sede da Embaixada do Brasil em Berlim e paralelamente em Hamburgo envolveu a avaliação dos documentos elaborados na jurisdição de Berlim/Hamburgo desde 2009 e dos documentos de base da IV Conferência Brasileiros(as) no Mundo. Verificamos, com satisfação, que vários pleitos, que estavam presentes na Carta de Berlim/Hamburgo de 2009, foram contemplados no Plano de Ação MRE/CRBE e que muitos já vêm sendo implementados na jurisdição consular da Embaixada em Berlim. Todavia, algumas medidas prioritárias contidas na Carta de Berlim/Hamburgo não foram contempladas. Como resultado, foram reelaboradas propostas para serem examinadas, aprovadas e encaminhadas à IV Conferência Brasileiros(as) no Mundo para possível inclusão na Ata Consolidada de reinvindicações. A seguir, são descritas propostas elaboradas referente à cada mesa temática: A1. Trabalho, remessas, empreendedorismo e investimentos. A.1.1 Manter a cartilha de apoio aos que retornam Guia de Retorno ao Brasil atualizada com a periodicidade de dois anos e adequar as informações de acordo com cada país. Assim como a cartilha Brasileiras e Brasileiros no Exterior, publicada no website deve passar por constante atualização, acrescentando-se informações específicas de vários países. Para atualização o Ministério poderia solicitar informações aos Conselhos de Cidadãos. Por exemplo, o Conselho de Cidadãos de Berlim poderia enviar a sugestão de se acrescentar na Cartilha informações a título de prevenção nas áreas que envolvem direito de família e direito internacional privado.

2 A.1.2 Criação de um acordo bilateral para facilitar o intercâmbio de profissionais entre Alemanha e Brasil. Levando-se em consideração as fortes relações econômicas entre os dois países e a necessidade de contratação de profissionais brasileiros(as) qualificados(as) na Alemanha e vice-versa, solicitamos gestões com vistas à facilitação e flexibilização no processo de contratação de profissionais qualificados, assim como de trabalhadores e técnicos de serviços de ambos os países, como a agilização e simplificação da obtenção do visto de trabalho. Os procedimentos necessários atualmente muitas vezes limitam o intercâmbio de profissionais, principalmente à pequenas e médias empresas ou para projetos específicos, devido à demora e à incerteza na aprovação. A.1.3 Incentivo à criação de um banco de profissionais de diversas áreas junto às Câmaras de Indústria e Comércio de cada país pelas Embaixadas e Consulados: os profissionais procurados de acordo com o perfil poderiam ser localizados através da criação de um banco de profissionais de diversas áreas, ou de um cadastro de empregadores e profissionais interessados, que pode ser apoiado pelas mesmas. A1.4 Propõe-se uma participação mais ativa entre o Setor de Promoção Comercial das Embaixadas SECOM - junto aos empresários brasileiros residentes no país ou jurisdição consular correspondente. A2. Saúde, Assistência Social, Previdência Social e violência de gênero. Saúde A2.1 Divulgação de Instituições que prestam Assistência à Saúde e Assistência Social: essa divulgação precisa ser constantemente ampliada, atualizada e enriquecida com novos contatos. Nisso é importante não somente o papel dos Conselhos de Cidadãos, mas também uma possível campanha nas redes sociais de brasileiros(as) para ampliar a abrangência desses contatos. Assistência Social A2.2 Criar um sistema de informação à brasileiros(as) sobre a oferta de Assistência Social na jurisdição consular, para que os mesmos possam se dirigir aos centros de integração e instituições, que oferecem apoio e oportunidades à imigrantes.

3 A2.3 Apoio à tradução de materiais informativos referente à Associações e Instituições que prestam ajuda ao emigrante, como divulgação dessas Associações e Instituições e de seus profissionais no Site da Embaixada. Previdência Social A2.4 Ministar mais palestras informativas, em português, sobre o Acordo Previdenciário entre Brasil e Alemanha. A palestra que foi oferecida à comunidade em Berlim deixou muitas dúvidas pelo fato de ter sido ministrada em alemão. Expandir a informação para outras localidades da jurisdição consular onde reside um número significativo de brasileiros Violência de Gênero A2.5 Racismo, homofobia e toda forma de discriminação: é importante que, além da questão de gênero levantada na III Conferência, em todos os documentos, atas e demais comunicações das políticas públicas em relação à migração brasileira no mundo, seja enfatizada a questão do racismo, sendo este um item que afeta permanentemente milhares e milhares de brasileiros(as) por este mundo afora. Propomos convidar a SEPPIR (Secretaria de Políticas de Proteção da Igualdade Racial) para fazer parte do grupo de trabalho nos Planos de Ação sobre este tema. Em outras palavras: não é possível pensar sobre emigração sem pensar no gênero, na etnia, na classe, na orientação sexual, que devem estar na ordem do dia das políticas para o emigrante. A2.6 Desenvolver programas que proporcionem às mulheres negras o seu próprio desenvolvimento, assim como mais visibilidade da participação efetiva da mulher negra na história. Desenvolver com mulheres afro-brasileiras projetos didáticos de capacitação e temas que reforcem as etnias, fortalecendo o valor das raízes africanas em sua formação. A2.7 Políticas que promovam o trabalho de associações e iniciativas comunitárias e a troca de experiências para que estas possam se qualificar e atuar melhor na integração. A2.8 Informar aos brasileiros à respeito de instituições especializadas em assistir vítimas de tráfico de pessoas, e que também dão apoio à vítimas da violência

4 doméstica. Trata-se de profissionais que atendem e orientam melhor por estarem integrados ao sistema alemão, dando informações mais adequadas às vítimas. A2.9 Criação de uma campanha ou rede internacional de valorização e respeito à cidadã brasileira, com o objetivo de reforçar e apresentar os seus valores reais e evitar por exemplo o uso das imagens-clichê de mulheres usando biquínis minúsculos na praia para vender pacotes turísticos ou das mulatas do carnaval para vender qualquer produto nacional. Apresentar a mulher brasileira, como mãe em sua luta diária para alimentar e educar seus filhos, de estudantes batalhando por boas notas e conhecimento, de executivas competindo com coragem no mercado de trabalho e também daquelas que não tiveram acesso à educação, mas se empenham em busca de oportunidades de desenvolvimento. A3. Educação A3.1 Disponibilização de recursos para o estabelecimento de acordos e cooperações entre o Governo brasileiro e as escolas bilíngues (alemão-português) existentes na jurisdição de Berlim/Hamburgo a implementação de parceria com as escolas públicas bilíngues de Berlim e Hamburgo deve ser continuada e ampliada. A comunidade saúda iniciativas da Embaixada e do Itamaraty que resultaram na doação de livros didáticos brasileiros para as escolas e sugere que o programa se expanda para incluir também livros paradidáticos. Programas de incentivos ao intercâmbio de professores de escolas públicas (com envolvimento do Ministério da Educação e Secretarias Estatuais de Educação) que promovam a reciclagem e vinda de professores brasileiros de português para a Alemanha seriam bem-vindos. A3.2 Criação do projeto Ensino do Português do Brasil no Estrangeiro (EPBE) baseado no projeto existente EPE financiado pelo governo de Portugal, como um bom exemplo e prática de aprendizagem da língua e cultura. O projeto (EPBE) pretende atuar também no processo de alfabetização de adultos. A comunidade brasileira necessita de um programa similar, lembrando que a aprendizagem de uma língua está ligada diretamente aos aspectos culturais de um país.

5 A3.3 Continuidade ao Programa de Difusão de Língua e Cultura (PDLC) para as comunidades brasileiras no exterior. A3.4 Formular um projeto para criação de um curso de língua alemã gratuíto para brasileiros que não tem condições ou acesso às escolas de línguas regulares. A3.5 Gestões no âmbito da CPLP: Promoção pelo MRE, junto à CPLP, de congressos para profissionais da área de educação, com vistas a desmistificar a ideia de legitimidade de uma única variante da língua portuguesa e diminuir a resistência ao novo Acordo Ortográfico. Nas escolas alemãs, por exemplo, nota-se nítida preferência pelo ensino da variação linguística do Português Europeu em comparação com o Português Brasileiro. A3.6 Inclusão de Hamburgo na lista das cidades em que os bolsistas da CAPES recebem ajuda de custo. De acordo com critérios da CAPES, os estudantes que moram em cidades de alto custo recebem uma ajuda de custo para manter a qualidade de vida. O DAAD paga essa complementação para Hamburgo, mas os bolsistas da CAPES não a recebem, embora Hamburgo seja uma das cidades mais caras da Alemanha. A3.7 Facilitação do processo e informação centralizada em relação ao reconhecimento de títulos e diplomas obtidos no exterior junto ao Ministério da Educação no Brasil. Poderia ser disponibilizada uma lista dos cursos/universidades alemãs que já tiveram algum título reconhecido no Brasil, e por qual universidade. Isso facilitaria o processo, pois as universidades brasileiras se baseiam nos próprios precedentes para decidir. A3.8 Apoio ao Projeto Biblioteca de Berlim através de remessa de livros de literatura brasileira às bibliotecas públicas de Berlim; Estabelecer uma interlocução entre o Conselho e a Programa Nacional de Incentivo à Leitura PROLER e a Fundação Biblioteca Nacional FBN. A.3.9 Ensino Superior Técnico à Distância: Em parceria com o SENAC e com as Universidades e Escolas Técnicas alemãs, poderiam dar-se início a um sistema integrado, ou ao sistema DUAL de ensino técnico entre o Brasil e Alemanha. Os estudantes cursariam dois anos de ensino à distância, após este período, teriam aulas

6 presenciais nas Universidades alemãs assim como estágios garantidos. Os exames poderiam ser realizados nas sedes de Missões diplomáticas ou Repartições consulares brasileiras. A.3.10 Ampliação ao Ensino Supletivo à Distância: É muito importante retomar os programas e a avaliação de ensino supletivo (aplicar pelo menos um local na Alemanha), pois esses exames possibilitariam à muitas pessoas que não completaram os estudos no Brasil a ampliar suas possibilidades de prosseguir com a educação formal no exterior. Os exames poderiam ser realizados nas sedes de Missões diplomáticas ou Repartições consulares brasileiras. A4. Cultura A4.1 Fortalecer a diversidade na programação cultural dos postos do MRE e ampliar as agendas culturais do Setor Cultural das Embaixadas; propõe-se um trabalho conjunto entre os Conselhos e o Setor Cultural, que a cada evento cultural efetuado na Embaixada possa ter a participação de um artista local, a fim de ampliar a agenda cultural que contemple o conceito e o perfil plural da população emigrada. A4.2 Reformulação no processo de inscrições em concursos; as inscrições estão sempre dispostas online e os formulários online são padronizados para os cidadãos que moram no Brasil, apesar dos concursos estarem abertos para brasileiros residentes no exterior. Sugere-se a mudança deste procedimento para que a inscrição possa ser feita no Setor Cultural das Embaixadas, sendo o Setor Consular responsável por legalizar documentos e assinaturas, caso seja necessário. Aperfeiçoamento do sistema "Salicweb" é de extrema prioridade, pois através dele são enviados os projetos. O sistema apresenta muitas deficiências, desde a dificuldade para se entender como funciona (quando o candidato não tem um conhecimento bom em informática ou de manuseio de dados) até a questão de cadastramento do endereço do proponente. O candidato mora em Berlim, por exemplo, mas o sistema só aceita endereços do Brasil. A4.3 Maior flexibilidade e transparência do Setor Cultural das Embaixadas em relação aos artistas brasileiros nas circunscrições, assim como uma abertura regular e clara das possíveis participações em financiamentos de projetos culturais/artísticos nesses departamentos para a comunidade. Sugere-se mais transparência relacionada

7 a projetos contemplados na jurisdição de Berlim. Aplica-se também à toda programação artística/cultural da Embaixada vinda do Brasil; fomentar o trabalho conjunto entre o Setor Cultural e os grupos ou artistas residentes na jurisdição, nesse caso, artistas brasileiros(as) na Alemanha. A4.4 Desenvolver e intensificar editais de cultura visando a participação de brasileiros(as) no exterior. A periodicidade dos editais deve ser de dois ao ano, visando as especificidades de brasileiros no exterior. Sugere-se maior articulação entre o Ministério da Cultura e o MRE. Já existiram dois editais lançados pelo Ministério da Cultura através do Centro de memória do Ministério (Projetos sobre Memórias dos Brasileiros no Exterior), mas de difícíl acesso. Pede-se uma transparência de critérios de escolha e também um resultado oficial da respectiva seleção. A4.5 Criação de um Centro Cultural Brasileiro. Reafirmação a proposta Casa do Brasil da Carta de Berlim de Este espaço pretende acolher as necessidades sócio-culturais da comunidade. O projeto deve ser um compromisso e uma vontade política do governo em relação aos seus cidadãos que vivem fora do país, resultado de um esforço conjunto entre a diáspora e o Governo, numa política de desenvolvimento sustentável. A4.7 Inclusão de Hamburgo na rede da programação cultural do posto de Berlim. Para isso pode ser realizada parceria, por exemplo, com a universidade para viabilizar o espaço. A5. Serviços Consulares A5.1 A comunidade requer o aumento do prazo de validade dos Passaportes Brasileiros. Sabe-se que há custos para os serviços burocráticos, mas muitos brasileiros aqui residentes estão insatisfeitos com a validade do passaporte brasileiro por apenas 5 anos, já que as taxas são altas para cada vez que se necessita um novo e existem também outros custos e preocupações na transferência dos vistos permanentes do governo alemão. Pedimos a prorrogação desta validade para 10 anos. Com o novo passaporte biométrico, com itens de segurança mais avançados, não há justificativa para que o prazo não possa ser de 10 anos, como faz a maioria dos países com passaporte seguro. Além disso, aumentar o prazo de validade dos passaportes solicitados pelo correio, que no momento possuem validade de apenas três anos,

8 aumentar a validade ou estabelecer um custo mais baixo para passaportes de crianças com idade inferior a 4 anos. A5.2 Assistência à brasileiros(as): Contratação de um(a) funcionário(a) pela Embaixada Brasileira em Berlim para cuidar com exclusividade da assistência aos imigrantes brasileiros na Alemanha. Visa o contato permanente entre as instituições e organizações alemãs voltadas à assistência social, além da comunidade local e do governo brasileiro. Almeja o tratamento e a prevenção dos problemas dos brasileiros na Alemanha. A função deve estar desligada de outras responsabilidades consulares, podendo cuidar também de fornecer subsídios para prevenção, organizar campanhas e eventos informativos e educativos. O funcionário local ocupante dessa função poderia acumular assuntos referentes à Comunidade Brasileira, apoiado por um funcionário do quadro do Itamaraty, designado para essa função (vide item A6.3). A5.2.1 Assuntos jurídicos: Garantir e dar continuidade a serviços de aconselhamento jurídico nas Embaixadas e Consulados brasileiros. A5.3 Assegurar a interlocução entre o Conselho e a Embaixada. Nomear um funcionário local para tratar deste assunto, assim como ter também um funcionário de carreira do Itamaraty dedicado aos temas de Comunidade Brasileira, de modo a facilitar a interlocução com Brasília (vide item A6.3). A5.4 Criação de um Fundo de Transporte para apoiar a locomoção de cidadãos brasileiros que representam os conselhos regionais. Assim como também apoiar a locomoção a encontros trimestrais e a palestras informativas (vide item A6.2.3). A5.5 A comunidade de Hamburgo solicita novamente a reabertura do Consulado Geral em Hamburgo. A Solicitamos a criação de um site, exclusivo para o Consulado Itinerante, ligado à página da Embaixada, onde se possa informar e orientar melhor a nossa comunidade à respeito dos serviços oferecidos e da documentação necessária. O Grupo de Voluntários poderá apresentar um conceito ao Setor Consular e administrar o site. Pesquisas realizadas nos Consulados Itinerantes revelaram que a principal fonte de informação da comunidade de Hamburgo à respeito deste evento é a página da Embaixada. O público é informado da realização do Consulado Itinerante por este

9 meio, no entanto, referente às orientações, verifica-se problemas de compreensão e a necessidade de adequar a forma de comunicação. A quantidade de pessoas que comparece sem a documentação necessária é muito grande. A estrutura padronizada da página da Embaixada dificulta a elaboração de uma divulgação mais adequada, sendo necessária uma outra alternativa. A5.5.2 Manutenção dos quatro Consulados Itinerantes anuais em Hamburgo. A5.6 Realização de encontros anuais entre a Embaixada e os voluntários do consulado itinerante, visando a manutenção da qualidade do atendimento consular e promover um maior entrosamento. A5.7 Consulado honorário do Brasil em Bremem necessita de funcionários que falem português ou no mínimo inglês. A5.8 Aperfeiçoamento e melhoria nas páginas do Setor Consular no Site da Embaixada, unificar a informação pelo menos entre os postos dentro de um mesmo país. A5.9 Reativação da mala-direta do Setor Consular. É necessário haver aprimoramento das informações disponíveis aos brasileiros. Foi realizada uma campanha de esclarecimento e incentivo à inscrição na mala-direta consular com o objetivo de informar aos(as) cidadãos(ãs) brasileiros(as) residentes em Hamburgo sobre temas relevantes. A inscrição na mala-direta vem sendo feita nos Consulados Itinerantes desde março de No entanto, após a saída do Secretário Leandro Moll, as mensagens deixaram de ser enviadas. A5.10 Requeremos a adesão do Brasil à Convenção da Haia sobre Supressão de Legalização em Documentos Públicos (Convenção da Apostila), que desburocratizaria e diminuiria os custos relativos à legalização de documentos. Não é possível que a comunidade deva continuar suportando os custos de uma dupla legalização (pré-legalização junto a autoridade estrangeira e posterior legalização consular) e o Governo brasileiro continue adiando os ajustes burocráticos internos para adesão à Convenção.

10 A5.11 Carteira Nacional de Habilitação: Facilitação da troca da CNH brasileira pela alemã. Verificar os acordos existentes em outros países da Europa para facilitar a tramitação na Alemanha. A5.12 Implementação da Carteira de Matrícula Consular biométrica. A inscrição ou matrícula permite, em casos de emergência, que a Repartição consular preste socorro com maior rapidez, incluindo, se necessário, contato com a família no Brasil. Atuar junto à outros Governos com o objetivo de tornar a carteira de matrícula consular documento de identidade amplamente aceito pelos países onde residem brasileiros. A6. Associativismo e Políticas para as Comunidades A6.1 Políticas que promovam o trabalho dos conselhos locais: Dinamizar a atuação do Conselho em relação ao Posto Consular e à seus representantes diplomáticos. A6.2 Trabalho voluntário como fortalecimento da comunidade: O trabalho voluntário em atividades desenvolvidas pelo Setor Consular ou Embaixada é uma oportunidade de ampliar a possibilidade de exercício de cidadania pelos(as) brasileiros(as) residentes no exterior como também pode ser uma forma de facilitar a integração no país, possibilitando contatos, aquisição de competências, etc. É necessário fornecer informações à respeito das possibilidades. Para o desenvolvimento do trabalho voluntário é necessário desenvolver estruturas e estratégias, que permitam unir quem precisa de ajuda e quem pode ajudar. A6.2.1 Grupo de voluntários de Hamburgo: Na organização e realização dos Consulados Itinerante em Hamburgo participam membros da comunidade, que apoiam voluntariamente a equipe do setor consular. Este trabalho, além de suprir parcialmente a necessidade da comunidade no que se refere à serviços consulares, propicia o encontro de pessoas interessadas em atuarem em prol da comunidade brasileira. Verifica-se uma evolução no comportamento da comunidade, que no início era de muita reclamação e pouca ajuda, no sentido de um envolvimento mais solidário e ativo. É necessário que ao se falar em verbas para a realização de consulados itinerantes, haja o reconhecimento de que através da prestação de trabalho voluntário, a comunidade dá a sua contrapartida. Neste sentido o trabalho deve ser valorizado.

11 A6.2.2 O Conselho de Cidadãos de Berlim promove junto a Embaixada a Festa Junina anual, proporciona atividades de divulgação da cultura popular brasileira voltadas para segunda e terceira geração de brasileiros residentes no exterior. Mas para que esse trabalho se torne mais efetivo, é preciso maior direcionamento da política cultural do Ministério das Relações Exteriores no sentido de valorizar e apoiar as manifestações culturais e artísticas produzidas para a comunidade brasileira local. A6.2.3 O Grupo de Apoio que engloba profissionais de toda jurisdição, prestam Assistência a Brasileiros(as) na Área de Saúde e Assistência Social: a título de exemplo de boas práticas, o grupo é restrito a profissionais da área médica, jurídica e de assistência social atuantes em língua portuguesa na jurisdição de Berlim. O grupo proporciona maior integração e intercâmbio entre esses profissionais e possibilita a ampliação da rede de contatos da seção de assistência a brasileiros(as) do Setor Consular da Embaixada. Para dar continuidade aos trabalhos e aumento da dinâmica, a criação de um Fundo de Transporte para apoiar a locomoção de cidadãos(ãs) brasileiros(as) que participam do Grupo de Apoio aos encontros trimestrais e às palestras informativas. A6.3 Criação de um Setor de Comunidades Brasileiras em cada Embaixada ou Consulado. Nomear um funcionário local para tratar deste assunto, assim como ter também um funcionário de carreira do Itamaraty dedicado aos temas de Comunidade Brasileira, de modo a facilitar a interlocução com Brasília. A6.4 Garantir que a comunidade em diferentes cidades na mesma jurisdição possa se manifestar à respeito de quem a representa. A formação dos Conselhos, deve ser o canal oficial de representação da comunidade. A falta de possibilidade da comunidade se manifestar em relação aos candidatos desqualifica o Conselho como porta-voz da comunidade. A6.5 Criar mecanismo de compartilhamento das boas práticas dos diversos conselhos: Como exemplo, o Bate-Papo mensal é uma prática promovida pelo Conselho de Cidadãos de Berlim, contribui para aumentar a rede de comunicação entre brasileiros(as) recém-chegados, como também aos residentes junto ao Conselho e suas atividades.

12 Contribuiram para organização desse documento, além do Conselho de Cidadãos de Berlim e de membros do conselho de Cidadãos de Hamburgo, isoladamente ou junto com outras iniciativas, os seguintes grupos: Haus Brasil e.v; Grupo Mani-Festa-Ação; Grupo da Colonnaden; Grupo dos Voluntários de Hamburgo; Grupo de Empresários Brasileiros de Hamburgo, GDTB (Grupo de Discussão de Temas Brasileiros); Grupo Mulheres Negras em Movimento-Baixada Berlinense; Grupo Apoio Brasil.

Cidade de Nagoya. Plano de Promoção de Coexistência Multicultural. da Cidade de Nagoya. Construção de 3 vínculos. Linguagem Vida Comunidade

Cidade de Nagoya. Plano de Promoção de Coexistência Multicultural. da Cidade de Nagoya. Construção de 3 vínculos. Linguagem Vida Comunidade Plano de Promoção de Coexistência Multicultural da Cidade de Nagoya Linguagem Vida Comunidade ~guia voltado para a construção de 3 vínculos~ Construção de 3 vínculos -Vínculo com a linguagem

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE FISIOTERAPIA

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE FISIOTERAPIA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE FISIOTERAPIA MONTES CLAROS - MG SUMÁRIO 1. Introdução 4 2. Obrigatoriedade das atividades complementares 5 3. Modalidades de Atividades Complementares

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura

Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA (TOR) N.º e Título do Projeto BRA 06/005 A Educação Como Fator de Coesão Social Natureza do Serviço Modalidade Localidade de Trabalho Consultoria Produto Brasília/DF Objetivo da Contratação

Leia mais

COMO SE ASSOCIAR 2014

COMO SE ASSOCIAR 2014 2014 QUEM SOMOS FUNDADO EM 2004, O CONSELHO EMPRESARIAL BRASIL CHINA CEBC É UMA INSTITUIÇÃO BILATERAL SEM FINS LUCRATIVOS FORMADA POR DUAS SEÇÕES INDEPENDENTES, NO BRASIL E NA CHINA, QUE SE DEDICA À PROMOÇÃO

Leia mais

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra:

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra: MBA Pós - Graduação QUEM SOMOS Para pessoas que têm como objetivo de vida atuar local e globalmente, ser empreendedoras, conectadas e bem posicionadas no mercado, proporcionamos uma formação de excelência,

Leia mais

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA. TERMO DE REFERÊNCIA CONS - OPE 03 01 Vaga

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA. TERMO DE REFERÊNCIA CONS - OPE 03 01 Vaga INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA CONS - OPE 03 01 Vaga 1. IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Consultoria para promover estudos, formular proposições e apoiar as Unidades

Leia mais

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações?

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? SESI Empreendedorismo Social Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? REGULAMENTO SESI Empreendedorismo Social A inovação social é o ponto de partida para um novo modelo que atende

Leia mais

Síntese do Plano de Promoção de Convivência Multicultural da Província de Shiga (Edição revisada) <Proposta>

Síntese do Plano de Promoção de Convivência Multicultural da Província de Shiga (Edição revisada) <Proposta> ポルトガル 語 Síntese do Plano de Promoção de Convivência Multicultural da Província de Shiga (Edição revisada) Da revisão do plano 1.Contexto e objetivos Tendo como base o ápice do ano de 2008, quando

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA SE-001/2011

TERMO DE REFERÊNCIA SE-001/2011 TERMO DE REFERÊNCIA SE-001/2011 Objeto da contratação Consultor sênior Título do Projeto Projeto BRA 07/010 Designação funcional Duração do contrato Consultoria por produto 04 meses Data limite para envio

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE O Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE visa fortalecer a missão de desenvolver a nossa terra e nossa gente e contribuir para

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA (NEPEC/UCB)

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA (NEPEC/UCB) REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA (NEPEC/UCB) CAPÍTULO I - DO NEPEC E SEUS OBJETIVOS Artigo 1º - O presente Regulamento disciplina as atribuições,

Leia mais

PROGRAMA TALENTOS DA EDUCAÇÃO 2015

PROGRAMA TALENTOS DA EDUCAÇÃO 2015 PROGRAMA TALENTOS DA EDUCAÇÃO 2015 O programa Talentos da Educação é uma iniciativa da Fundação Lemann para apoiar pessoas talentosas e comprometidas com a melhoria da educação no Brasil. A proposta é

Leia mais

MANUAL DA BOLSA FORMAÇÃO E CURSOS PRONATEC

MANUAL DA BOLSA FORMAÇÃO E CURSOS PRONATEC FUNDAÇÃO ADOLPHO BÓSIO DE EDUCAÇÃO NO TRANSPORTE FABET FACULDADE DE TECNOLOGIA PEDRO ROGÉRIO GARCIA FATTEP CENTRO DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA NO TRANSPORTE CETT MANUAL DA BOLSA FORMAÇÃO E CURSOS PRONATEC

Leia mais

Manual do Estagiário 2008

Manual do Estagiário 2008 Manual do Estagiário 2008 Sumário Introdução... 2 O que é estágio curricular... 2 Objetivos do estágio curricular... 2 Duração e carga horária do estágio curricular... 3 Requisitos para a realização do

Leia mais

FAQ EDITAL PROVAB - JANEIRO 2014

FAQ EDITAL PROVAB - JANEIRO 2014 FAQ EDITAL PROVAB - JANEIRO 2014 1. O que é o Provab e qual o perfil de profissional que costuma se inscrever no programa? O Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) é uma iniciativa

Leia mais

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA CONS CUL 07-09 01 Vaga

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA CONS CUL 07-09 01 Vaga INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA CONS CUL 07-09 01 Vaga 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Consultoria de pessoa física para realizar ações e organizar atividades

Leia mais

Nossa Missão, Visão e Valores

Nossa Missão, Visão e Valores Nossa Missão, Visão e Valores Missão Acolher e mobilizar os imigrantes na luta por direitos, cidadania e empoderamento social e político; Combater o trabalho escravo, a xenofobia, o tráfico de pessoas

Leia mais

Sistematização do GT Capoeira, profissionalização, organização social e. internacionalização

Sistematização do GT Capoeira, profissionalização, organização social e. internacionalização 1 Sistematização do GT Capoeira, profissionalização, organização social e internacionalização Introdução: O Grupo de Trabalho Capoeira, Profissionalização, Organização Social e Internacionalização se reuniu

Leia mais

I. A Rede de Câmaras Alemãs no Brasil Onde nos encontrar 3. II. Identificação de potenciais parceiros Lista de contatos 4

I. A Rede de Câmaras Alemãs no Brasil Onde nos encontrar 3. II. Identificação de potenciais parceiros Lista de contatos 4 P E M A Plataforma de Entrada no Mercado Alemão PORTFÓLIO DE SERVIÇOS DA PLATAFORMA DE ENTRADA NO MERCADO ALEMÃO DA CÂMARA BRASIL-ALEMANHA DE SANTA CATARINA Departamento de Projetos Internacionais www.ahkbrasil.com

Leia mais

Mapa da Educação Financeira no Brasil

Mapa da Educação Financeira no Brasil Mapa da Educação Financeira no Brasil Uma análise das iniciativas existentes e as oportunidades para disseminar o tema em todo o País Em 2010, quando a educação financeira adquire no Brasil status de política

Leia mais

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA. TERMO DE REFERÊNCIA CONS FIN 04 01 Vaga

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA. TERMO DE REFERÊNCIA CONS FIN 04 01 Vaga INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA CONS FIN 04 01 Vaga 1. IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Consultoria Financeira de conciliação das informações repassadas pelos

Leia mais

PLANO DE TRABALHO CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO QUATRIÊNIO 2016-2019

PLANO DE TRABALHO CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO QUATRIÊNIO 2016-2019 PLANO DE TRABALHO CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO QUATRIÊNIO 2016-2019 Candidato Gilmar Ribeiro de Mello SLOGAN: AÇÃO COLETIVA Página 1 INTRODUÇÃO Considerando as discussões realizadas com a comunidade interna

Leia mais

Sobre as Medidas Imediatas (Curto Prazo) de Apoio aos. Estrangeiros Residentes no Japão

Sobre as Medidas Imediatas (Curto Prazo) de Apoio aos. Estrangeiros Residentes no Japão Sobre as Medidas Imediatas (Curto Prazo) de Apoio aos Estrangeiros Residentes no Japão (Tradução Provisória) 30 de janeiro de 2009 Escritório do Gabinete O mercado financeiro e de capitais global passa

Leia mais

DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS

DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS 1 DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES E OBJETIVO DO MOVIMENTO 2 Artigo 1º O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade/Nós

Leia mais

REMESSAS DO EXTERIOR. Programa de Remessas e Capacitação para Emigrantes Brasileiros e seus Beneficiários no Brasil

REMESSAS DO EXTERIOR. Programa de Remessas e Capacitação para Emigrantes Brasileiros e seus Beneficiários no Brasil REMESSAS DO EXTERIOR Programa de Remessas e Capacitação para Emigrantes Brasileiros e seus Beneficiários no Brasil Programa de Remessas e Capacitação para Emigrantes Brasileiros e seus Beneficiários no

Leia mais

MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA

MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA Mudança da Marca e Posicionamento Esse boletim explicativo tem o objetivo de esclarecer suas dúvidas sobre a nova marca Evolua e de que forma ela será útil para aprimorar os

Leia mais

XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015

XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015 XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015 Modelo 2: resumo expandido de relato de experiência Resumo expandido O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São

Leia mais

DIMENSÃO 8 ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES

DIMENSÃO 8 ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES DIMENSÃO 8 ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES 8.1 CONDIÇÕES INSTITUCIONAIS PARA OS DISCENTES 8.1.1 Facilidade de acesso aos dados e registros acadêmicos 8.1.2 Apoio à participação em eventos, produção e divulgação

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Serviços e Cidadania

Mostra de Projetos 2011. Serviços e Cidadania Mostra de Projetos 2011 Serviços e Cidadania Mostra Local de: Londrina. Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: Instituto GRPCOM Cidade: Londrina.

Leia mais

Faculdade Escola Paulista de Direito

Faculdade Escola Paulista de Direito REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO São Paulo 2014 ESCOLA PAULISTA DE DIREITO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO ATIVIDADES COMPLEMENTARES As atividades

Leia mais

PROJETO BÁSICO GRAMADOTUR

PROJETO BÁSICO GRAMADOTUR PROJETO BÁSICO GRAMADOTUR Projeto Básico da Contratação de Serviços: Contratação de empresa para prestação de serviços de consultoria, análise e mapeamento em gestão comercial para a Gramadotur. Dos Fatos:

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Contratação de consultoria pessoa física para serviços de preparação

Leia mais

Página 1 de 19 Data 04/03/2014 Hora 09:11:49 Modelo Cerne 1.1 Sensibilização e Prospecção Envolve a manutenção de um processo sistematizado e contínuo para a sensibilização da comunidade quanto ao empreendedorismo

Leia mais

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO PROJETO DE EXTENSÃO EDITAL N.º 05/2010 PROJETO RONDON- JULHO 2011 A Universidade Metodista de São Paulo concorrerá a quatro operações nacionais no mês de Julho de 2011.

Leia mais

II. Atividades de Extensão

II. Atividades de Extensão REGULAMENTO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO I. Objetivos A extensão tem por objetivo geral tornar acessível, à sociedade, o conhecimento de domínio da Faculdade Gama e Souza, seja por sua própria produção, seja

Leia mais

GUIA PARA LEVANTAMENTO DE DADOS PELAS SEDUCS VISANDO A ELABORAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO DE EDUCAÇÃO EM E PARA OS DIREITOS HUMANOS

GUIA PARA LEVANTAMENTO DE DADOS PELAS SEDUCS VISANDO A ELABORAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO DE EDUCAÇÃO EM E PARA OS DIREITOS HUMANOS GUIA PARA LEVANTAMENTO DE DADOS PELAS SEDUCS VISANDO A ELABORAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO DE EDUCAÇÃO EM E PARA OS DIREITOS HUMANOS I. PERFIL DO/A INTERLOCUTOR/A DESIGNADO PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO 1.Nome 2.

Leia mais

Outubro 2009. Carlos Eduardo Bizzotto Gisa Melo Bassalo Marcos Suassuna Sheila Pires Tony Chierighini

Outubro 2009. Carlos Eduardo Bizzotto Gisa Melo Bassalo Marcos Suassuna Sheila Pires Tony Chierighini Outubro 2009 Carlos Eduardo Bizzotto Gisa Melo Bassalo Marcos Suassuna Sheila Pires Tony Chierighini Sustentabilidade Articulação Ampliação dos limites Sistematização Elementos do Novo Modelo Incubação

Leia mais

PROGRAMA DE TRABALHO PARA AS COMUNIDADES BRASILEIRAS NO EXTERIOR (baseado na Ata da 1º Conferência Brasileiros no Mundo )

PROGRAMA DE TRABALHO PARA AS COMUNIDADES BRASILEIRAS NO EXTERIOR (baseado na Ata da 1º Conferência Brasileiros no Mundo ) PROGRAMA DE TRABALHO PARA AS COMUNIDADES BRASILEIRAS NO EXTERIOR (baseado na Ata da 1º Conferência Brasileiros no Mundo ) 1) Educação e Cultura: INICIATIVAS PRINCIPAIS ÓRGÃOS ENVOLVIDOS 1.1) Curto Prazo

Leia mais

INSTRUMENTOS DE DESENVOLVIMENTO DAS MPEs OFERTADOS PELO SEBRAE. Palestra para o Conselho Regional de Administração

INSTRUMENTOS DE DESENVOLVIMENTO DAS MPEs OFERTADOS PELO SEBRAE. Palestra para o Conselho Regional de Administração INSTRUMENTOS DE DESENVOLVIMENTO DAS MPEs OFERTADOS PELO SEBRAE Palestra para o Conselho Regional de Administração 1 O QUE É O SEBRAE? 2 O Sebrae O Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas da Bahia

Leia mais

e construção do conhecimento em educação popular e o processo de participação em ações coletivas, tendo a cidadania como objetivo principal.

e construção do conhecimento em educação popular e o processo de participação em ações coletivas, tendo a cidadania como objetivo principal. Educação Não-Formal Todos os cidadãos estão em permanente processo de reflexão e aprendizado. Este ocorre durante toda a vida, pois a aquisição de conhecimento não acontece somente nas escolas e universidades,

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2015

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2015 EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2015 1. DO OBJETO 1.1. O presente edital tem por objeto realizar uma chamada pública nacional para seleção de projetos que contribuam para o empoderamento das mulheres

Leia mais

Coordenação-Geral de Comunicação e Editoração (CGCE) Diretoria de Comunicação e Pesquisa (DCP) Maio/2015

Coordenação-Geral de Comunicação e Editoração (CGCE) Diretoria de Comunicação e Pesquisa (DCP) Maio/2015 Coordenação-Geral de Comunicação e Editoração (CGCE) Diretoria de Comunicação e Pesquisa (DCP) Maio/2015 A proposta de plano de comunicação elaborada pela Coordenação- Geral de Comunicação e Editoração

Leia mais

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fúlvia Rosemberg: analisa ações de inclusão e apresenta programa voltado para a formação de novas lideranças

Leia mais

OS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO

OS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO OS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO DO DISTRITO FEDERAL Novembro de 2010 OS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO E O ACESSO AO SISTEMA PÚBLICO DE EMPREGO, TRABALHO E RENDA Em comemoração ao Dia da Consciência Negra

Leia mais

PROGRAMA CRIANÇA ESPERANÇA PROCESSO SELETIVO 2011

PROGRAMA CRIANÇA ESPERANÇA PROCESSO SELETIVO 2011 PROGRAMA CRIANÇA ESPERANÇA PROCESSO SELETIVO 2011 Junho/2011 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. QUEM PODERÁ CONCORRER... 3 3. QUE TIPOS DE PROJETO PODERÃO SER APOIADOS... 4 4. QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO...

Leia mais

Enquadramento e critérios de Candidatura

Enquadramento e critérios de Candidatura Enquadramento e critérios de Candidatura A cidadania ativa constitui um elemento chave do reforço da coesão social. O Conselho da União Europeia instituiu o ano de 2011, como Ano Europeu do Voluntariado

Leia mais

A. Critérios para Avaliação e Aprovação de Cursos Novos de História

A. Critérios para Avaliação e Aprovação de Cursos Novos de História A. Critérios para Avaliação e Aprovação de Cursos Novos de História 1. Apoio institucional. Clara manifestação de apoio por parte da IES proponente, expressa tanto no provimento da infraestrutura necessária,

Leia mais

EDITAL PRÊMIO GUNGA IDENTIDADE E CULTURA

EDITAL PRÊMIO GUNGA IDENTIDADE E CULTURA EDITAL PRÊMIO GUNGA IDENTIDADE E CULTURA 1. APRESENTAÇÃO Com base nos valores da economia solidária e da cultura livre, o Estúdio Gunga empresa de comunicação focada na criação de sites, editoração gráfica,

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Art. 1º - As Atividades Complementares constituem ações que devem ser desenvolvidas ao longo do curso, criando

Leia mais

CARGOS E FUNÇÕES APEAM

CARGOS E FUNÇÕES APEAM CARGOS E FUNÇÕES APEAM 1. PRESIDÊNCIA A Presidência possui por finalidades a representação oficial e legal da associação, coordenação e integração da Diretoria Executiva, e o acompanhamento, avaliação,

Leia mais

Diretrizes: 1. Cumprir as metas do Compromisso Todos Pela Educação- TPE

Diretrizes: 1. Cumprir as metas do Compromisso Todos Pela Educação- TPE IV. CÂMARA TEMÁTICA DA EDUCACÃO, CULTURA E DESPORTOS Diretrizes: 1. Cumprir as metas do Compromisso Todos Pela Educação- TPE Meta 1 Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola; Meta 2 Até 2010, 80% e,

Leia mais

Sistema de Informações de Crédito do Banco Central Solidez para o Sistema Financeiro Nacional Facilidades para os tomadores de empréstimos

Sistema de Informações de Crédito do Banco Central Solidez para o Sistema Financeiro Nacional Facilidades para os tomadores de empréstimos Sistema de Informações de Crédito do Banco Central Solidez para o Sistema Financeiro Nacional Facilidades para os tomadores de empréstimos Transparência para a sociedade istema de Informações de Crédito

Leia mais

Programa UNIBRAL Edital CGCI n. 014 /2007

Programa UNIBRAL Edital CGCI n. 014 /2007 Programa UNIBRAL Edital CGCI n. 014 /2007 1 Do programa e objetivo 1.1 O Programa UNIBRAL, apoiado no acordo de cooperação assinado entre Brasil e Alemanha em 31 de outubro de 2000, tem como objetivo estimular

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO 67. Planejamento Estratégico da PFDC

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO 67. Planejamento Estratégico da PFDC PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO 67 Planejamento Estratégico da PFDC Pessoa Idosa 2010 PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO 68 INTRODUÇÃO Tema: Pessoa Idosa A missão da Procuradoria

Leia mais

DIMENSÃO 2: - Política para o ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão - Respectivas normas de operacionalização

DIMENSÃO 2: - Política para o ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão - Respectivas normas de operacionalização DIMENSÃO 2: - Política para o ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão - Respectivas normas de operacionalização 2.1 - GRADUAÇÃO 2.1.1. Descrição do Ensino de Graduação na UESC Cursos: 26 cursos regulares

Leia mais

Câmara Municipal de Barueri. Conheça a Norma SA8000. Você faz parte!

Câmara Municipal de Barueri. Conheça a Norma SA8000. Você faz parte! Câmara Municipal de Barueri Conheça a Norma SA8000 Você faz parte! O que é a Norma SA 8000? A SA 8000 é uma norma internacional que visa aprimorar as condições do ambiente de trabalho e das relações da

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA SE-003/2011

TERMO DE REFERÊNCIA SE-003/2011 TERMO DE REFERÊNCIA SE-003/2011 Objeto da contratação Consultor na área jurídica Título do Projeto Projeto BRA 07/010 Designação funcional Duração do contrato Consultoria por produto 3 meses Data limite

Leia mais

Seu futuro. está no Canadá!

Seu futuro. está no Canadá! Seu futuro está no Canadá! CRONOGRAMA DO PROCESSO DE IMIGRAÇÃO CANADÁ Análise de perfil do candidato; Encaminhamento para aulas específicas de francês e/ou inglês Classes Preparação para entrevista consular

Leia mais

POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS. Sistema. Eletrobrás

POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS. Sistema. Eletrobrás POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS Sistema Eletrobrás Política de Logística de Suprimento do Sistema Eletrobrás POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO 4 POLÍTICA DE Logística de Suprimento

Leia mais

O QUE É O SITE MUNÍCIPIOS?

O QUE É O SITE MUNÍCIPIOS? O QUE É O SITE MUNÍCIPIOS? Apresentação Histórico Estratégia de comunicação e políticas para promoção do municipalismo forte e atuante A atuação da Confederação Nacional de Municípios na comunicação pública

Leia mais

Política de Logística de Suprimento

Política de Logística de Suprimento Política de Logística de Suprimento Política de Logística de Suprimento Política de Logística de Suprimento 5 1. Objetivo Aumentar a eficiência e competitividade das empresas Eletrobras, através da integração

Leia mais

OBSERVATÓRIO NACIONAL ON COORDENAÇÃO DE GEOFÍSICA COGE PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO INSTITUCIONAL PCI/MCTI CHAMADA 01/2013

OBSERVATÓRIO NACIONAL ON COORDENAÇÃO DE GEOFÍSICA COGE PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO INSTITUCIONAL PCI/MCTI CHAMADA 01/2013 OBSERVATÓRIO NACIONAL ON COORDENAÇÃO DE GEOFÍSICA COGE PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO INSTITUCIONAL PCI/MCTI CHAMADA 01/2013 A Coordenação de Geofísica (COGE) do Observatório Nacional torna pública a abertura

Leia mais

ANEXO I DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS TABELA A ATRIBUIÇÕES DO CARGO PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS

ANEXO I DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS TABELA A ATRIBUIÇÕES DO CARGO PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS ANEXO I DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS TABELA A ATRIBUIÇÕES DO CARGO PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS CARGO: PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS - Ministrar aulas de

Leia mais

Normas de regulamentação para a certificação de. atualização profissional de títulos de especialista e certificados de área de atuação.

Normas de regulamentação para a certificação de. atualização profissional de títulos de especialista e certificados de área de atuação. Normas de regulamentação para a certificação de atualização profissional de título de especialista e certificado de área de atuação Em decorrência do convênio celebrado entre a Associação Médica Brasileira

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA) Contrato por Produto - Nacional Número e Título do Projeto: BRA/ 09/004 Fortalecimento da CAIXA no seu processo de internacionalização

Leia mais

Relatório Consolidado Indicadores Quantitativos. Programa de Fortalecimento Institucional, Participação e Controle Social Barro Alto - GO

Relatório Consolidado Indicadores Quantitativos. Programa de Fortalecimento Institucional, Participação e Controle Social Barro Alto - GO Relatório Consolidado Indicadores Quantitativos Programa de Fortalecimento Institucional, Participação e Controle Social Barro Alto - GO Relatório Consolidado Programa de Fortalecimento e Barro Alto -

Leia mais

PROGRAMA ULBRASOL. Palavras-chave: assistência social, extensão, trabalho comunitário.

PROGRAMA ULBRASOL. Palavras-chave: assistência social, extensão, trabalho comunitário. PROGRAMA ULBRASOL Irmo Wagner RESUMO Com a intenção e o propósito de cada vez mais fomentar e solidificar a inserção da Universidade na Comunidade em que encontra-se inserida, aprimorando a construção

Leia mais

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA A concepção que fundamenta os processos educacionais das Instituições da Rede Federal de Educação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS RESOLUÇÃO Nº xx/xxxx CONSELHO UNIVERSITÁRIO EM dd de mês de aaaa Dispõe sobre a criação

Leia mais

Valorizando ideias e experiências participativas que promovam o direito humano à educação REGULAMENTO

Valorizando ideias e experiências participativas que promovam o direito humano à educação REGULAMENTO REGULAMENTO 1. O RECONHECIMENTO PÚBLICO DE OLHO NOS PLANOS 1.1. O Reconhecimento Público é uma ação da iniciativa De Olho nos Planos, composta pelos seguintes parceiros: Ação Educativa, UNICEF, Campanha

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ 2008 CAPÍTULO I DA CONCEPÇÃO E FINALIDADE Art. 1º. Respeitada a legislação vigente, as normas específicas aplicáveis a cada curso e, em

Leia mais

P4-MPS.BR - Prova de Conhecimento do Processo de Aquisição do MPS.BR

P4-MPS.BR - Prova de Conhecimento do Processo de Aquisição do MPS.BR Data: 12 de Dezembro de 2006 Brasília) Horário: 13:00 às 17:00 horas (hora de e-mail: Nota: INSTRUÇÕES Você deve responder a todas as questões. O total máximo de pontos da prova é de 100 pontos (100%),

Leia mais

CULTURA OBJETIVOS E METAS

CULTURA OBJETIVOS E METAS CULTURA OBJETIVOS E METAS 1. Garantir a participação juvenil na elaboração das políticas públicas na área de cultura com a participação de mais entidades e partidos políticos, via projetos e via mobilização

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO 2. OBJETIVO E FOCO TEMÁTICO INSCRIÇÕES 14º DIA DO VOLUNTARIADO 2015.

1. APRESENTAÇÃO 2. OBJETIVO E FOCO TEMÁTICO INSCRIÇÕES 14º DIA DO VOLUNTARIADO 2015. REV.: 03 Pág.: 1 de 6 A Manaus Ambiental torna público que estão abertas as inscrições para a seleção de Instituições e Projetos Sociais para o 14º Dia do Voluntariado. A empresa realizará o processo de

Leia mais

LÍDERES DA CPLP ENCONTRO DE JOVENS. Este desafio é nosso! Iº ENCONTRO DE JOVENS LÍDERES COMUNIDADE DE PAÍSES DA CPLP NA DIÁSPORA PORTUGUESA

LÍDERES DA CPLP ENCONTRO DE JOVENS. Este desafio é nosso! Iº ENCONTRO DE JOVENS LÍDERES COMUNIDADE DE PAÍSES DA CPLP NA DIÁSPORA PORTUGUESA ENCONTRO DE JOVENS Iº ENCONTRO DE JOVENS LÍDERES COMUNIDADE DE PAÍSES DA CPLP NA DIÁSPORA PORTUGUESA Aveiro, 22 a 24 de Junho de UNIVERSIDADE DE AVEIRO Entidades Promotoras Parceiros Apoios O que é o Festival

Leia mais

Registered Charity with the HMRC No. XT26396 A member of the National Resource Centre for Supplementary Schools (NRC787) Carta

Registered Charity with the HMRC No. XT26396 A member of the National Resource Centre for Supplementary Schools (NRC787) Carta Associação Brasileira de Iniciativas Educacionais no Reino Unido Registered Charity with the HMRC No. XT26396 A member of the National Resource Centre for Supplementary Schools (NRC787) Carta Redigida

Leia mais

PROJETO IMAGINAR CONTADORES DE HISTÓRIA DA UNICARIOCA

PROJETO IMAGINAR CONTADORES DE HISTÓRIA DA UNICARIOCA PROJETO IMAGINAR CONTADORES DE HISTÓRIA DA UNICARIOCA A UniCarioca, por meio do Núcleo de Ação Socioambiental (NASA) convida seus alunos a participarem da SEGUNDA EDIÇÃO do projeto IMAGINAR (inicialmente

Leia mais

Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014

Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014 Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014 Sobre a FNQ História Criada em 1991, por um grupo de representantes dos setores público e privado, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ)

Leia mais

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Elias S. Assayag eassayag@internext.com.br Universidade do Amazonas, Departamento de Hidráulica e Saneamento da Faculdade

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DIREÇÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. UNIOESTE - Campus de Francisco Beltrão. Quadriênio 2016-2019. Candidata

PLANO DE TRABALHO DIREÇÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. UNIOESTE - Campus de Francisco Beltrão. Quadriênio 2016-2019. Candidata PLANO DE TRABALHO DIREÇÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE UNIOESTE - Campus de Francisco Beltrão Quadriênio 2016-2019 Candidata Franciele Ani Caovilla Follador Slogan: CCS em ação! 1 INTRODUÇÃO Em 1991,

Leia mais

Programa Centros Associados para o Fortalecimento da Pós-Graduação Brasil/Argentina - (CAFP/BA) Edital CGCI n. 028 /2007

Programa Centros Associados para o Fortalecimento da Pós-Graduação Brasil/Argentina - (CAFP/BA) Edital CGCI n. 028 /2007 Programa Centros Associados para o Fortalecimento da Pós-Graduação Brasil/Argentina - (CAFP/BA) Edital CGCI n. 028 /2007 1 Do programa e objetivo 1.1 O Programa CAFP/BA (Centros Associados para o Fortalecimento

Leia mais

1ª CONFERÊNCIA IBÉRICA DE EMPREENDEDORISMO

1ª CONFERÊNCIA IBÉRICA DE EMPREENDEDORISMO 1ª CONFERÊNCIA IBÉRICA DE EMPREENDEDORISMO Painel: Empreendedorismo Social - 27 e 28 de Outubro de 2011 Práticas Inovadoras de Responsabilidade Social e Empreendedorismo Cascais, 27 de Outubro de 2011

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA nº 050/2015. Convênio PMSP/TERMO DE CONVÊNIO nº 025/2014/SDTE

CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA nº 050/2015. Convênio PMSP/TERMO DE CONVÊNIO nº 025/2014/SDTE CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA nº 050/2015 Convênio PMSP/TERMO DE CONVÊNIO nº 025/2014/SDTE A Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários do Brasil UNISOL, entidade sem fins econômicos, com sede

Leia mais

Carta Aberta aos candidatos e candidatas às prefeituras e Câmaras Municipais

Carta Aberta aos candidatos e candidatas às prefeituras e Câmaras Municipais Carta Aberta aos candidatos e candidatas às prefeituras e Câmaras Municipais Estatuto da Criança e do Adolescente: 18 anos, 18 Compromissos A criança e o adolescente no centro da gestão municipal O Estatuto

Leia mais

PROJETO CIDADE DIGITAL. CIDADE ONLINE e Internet para todos

PROJETO CIDADE DIGITAL. CIDADE ONLINE e Internet para todos PROJETO CIDADE DIGITAL CIDADE ONLINE e Internet para todos 2 PROJETO CIDADE DIGITAL CIDADE(nome da cidade) ONLINE e Internet para todos 3 CONCEITO Em termos técnicos, uma CIDADE DIGITAL é a interconexão

Leia mais

Dúvidas sobre ampliação do Mais Médicos e incorporação do Provab

Dúvidas sobre ampliação do Mais Médicos e incorporação do Provab Dúvidas sobre ampliação do Mais Médicos e incorporação do Provab 1. Quais são as principais novidades desse edital? A partir de agora, os profissionais que estão no Provab poderão ingressar no Mais Médicos

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Banco Cooperativo Sicredi S.A. Versão: Julho/2015 Página 1 de 1 1 INTRODUÇÃO O Sicredi é um sistema de crédito cooperativo que valoriza a

Leia mais

Cadastro Nacional das Entidades de Assistência Social CNEAS

Cadastro Nacional das Entidades de Assistência Social CNEAS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome MDS Secretaria Nacional de Assistencia Social SNAS Departamento da Rede Socioassistencial Privada do SUAS DRSP Cadastro Nacional das Entidades de Assistência

Leia mais

PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes

PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes pág. 1 VISÃO GERAL Objetivo 1 - No âmbito da seção escoteira, apoiar a correta aplicação do método escoteiro, em especial as práticas democráticas previstas

Leia mais

Pesquisa de Satisfação

Pesquisa de Satisfação Pesquisa de Satisfação Anualmente a Visão Prev realiza uma Pesquisa de Satisfação com seus participantes. A ação é uma das ferramentas utilizadas pela Entidade para ouvir a opinião dos participantes e

Leia mais

OUVIDORIA. A Ouvidoria da UNISC em 2014

OUVIDORIA. A Ouvidoria da UNISC em 2014 OUVIDORIA Ouvidora: Ana Claudia de Almeida Pfaffenseller Localização: Sala 105 A, Bloco 1 Telefone: (51) 3717-7313 E-mail: ouvidoria@unisc.br A Ouvidoria da UNISC em 2014 Sumário: 1. Caracterização Geral...2

Leia mais

Plano de Atividades 2015

Plano de Atividades 2015 Plano de Atividades 2015 Instituto de Ciências Sociais Universidade do Minho 1. Missão Gerar, difundir e aplicar conhecimento no âmbito das Ciências Sociais e áreas afins, assente na liberdade de pensamento,

Leia mais

Projeto. Supervisão. Escolar. Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita

Projeto. Supervisão. Escolar. Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita Projeto de Supervisão Escolar Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita Justificativa O plano de ação do professor pedagogo é um guia de orientação e estabelece as diretrizes e os meios de realização

Leia mais

Consulta Pública ESTRATÉGIAS

Consulta Pública ESTRATÉGIAS Plano Municipal de Educação PME Secretaria Municipal de Educação São Francisco do Sul Fórum Municipal de Educação Consulta Pública META 3: Universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população

Leia mais

Apoio às políticas públicas já existentes;

Apoio às políticas públicas já existentes; Uma voz complementa a outra, um sorriso cativa o próximo e é nesse pensamento que o Instituto Mundo Melhor, organização sem fins lucrativos liderada pelo Grupo MM Mercadomóveis, trabalha com projetos sociais

Leia mais

RELATÓRIO DA PESQUISA ONLINE: Avaliação dos educadores Multiplicadores

RELATÓRIO DA PESQUISA ONLINE: Avaliação dos educadores Multiplicadores RELATÓRIO DA PESQUISA ONLINE: Avaliação dos educadores Multiplicadores APRESENTAÇÃO A SaferNet Brasil é uma associação civil de direito privado, com atuação nacional, sem fins lucrativos ou econômicos,

Leia mais

PLANO SETORIAL DE DANÇA. DOCUMENTO BASE: Secretaria de Políticas Culturais - SPC Fundação Nacional de Artes FUNARTE Câmaras Setoriais de Dança

PLANO SETORIAL DE DANÇA. DOCUMENTO BASE: Secretaria de Políticas Culturais - SPC Fundação Nacional de Artes FUNARTE Câmaras Setoriais de Dança PLANO SETORIAL DE DANÇA DOCUMENTO BASE: Secretaria de Políticas Culturais - SPC Fundação Nacional de Artes FUNARTE Câmaras Setoriais de Dança MARÇO DE 2009 CAPÍTULO I DO ESTADO FORTALECER A FUNÇÃO DO ESTADO

Leia mais