ANÁLISE DAS RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS ENVOLVENDO CÍRCULO E CIRCUNFERÊNCIA NA PRODUÇÃO DAS PEÇAS DE ARTESANATO COM CAPIM DOURADO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ANÁLISE DAS RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS ENVOLVENDO CÍRCULO E CIRCUNFERÊNCIA NA PRODUÇÃO DAS PEÇAS DE ARTESANATO COM CAPIM DOURADO"

Transcrição

1 ANÁLISE DAS RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS ENVOLVENDO CÍRCULO E CIRCUNFERÊNCIA NA PRODUÇÃO DAS PEÇAS DE ARTESANATO COM CAPIM DOURADO Luciana Tavares de Sousa; Rochelande Felipe Rodrigues Aluna do Curso de Licenciatura em Matemática; Campus de Arraias; luadail@uft.edu.br: PIVIC/UFT. Orientador do Curso de Licenciatura em Matemática; Campus de Arraias; rochelande@mail.uft.edu.br: RESUMO Este trabalho estuda a importância da resolução de problemas matemáticos relacionados ao cotidiano dos alunos cujo tema é Análise das Resoluções de Problemas Envolvendo Círculo e Circunferência na Produção das Peças de Artesanato com Capim Dourado. Para tanto, tem-se o objetivo analisar a aplicação de uma sequencia de situaçõesproblemas envolvendo o conteúdo de Círculo e Circunferência com as peças de Capim Dourado (Mandalas) e também buscando verificar se o aluno consegue relacionar esses conhecimentos matemáticos presentes nas peças. O estudo em questão foi desenvolvido em uma turma do 2º ano do Ensino Médio, no Colégio Estadual Odolfo Soares na cidade de Ponte Alta do Tocantins no 1º semestre de A pesquisa se desenvolveu em quatro partes: na primeira realizou-se a elaboração das situações-problemas; na segunda, questionários foram aplicados aos alunos envolvidos na pesquisa e aos professores de matemática do sobredito Colégio; na terceira parte procedeu-se a aplicação das situações-problemas; e na quarta parte foi realizada a análise das situações-problemas tendo por base as teorias de G. Polya. Das análises dos episódios ficou evidenciada a grande importância de trabalhar com materiais concretos e relacionados ao dia-a-dia dos alunos e também o reconhecimento da matemática presente nas peças do Capim Dourado. Palavras-chave: Resolução de Problemas, Círculo e Circunferência, Capim Dourado.

2 INTRODUÇÃO A Resolução de Problemas, para alguns pesquisadores, é o principal tipo de estudos para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática, pois ela contribui no desenvolvimento do raciocínio lógico, estimula o aluno e prepara-o para a realidade mundo afora. Ou seja, a resolução de problemas é uma forma de estimular e ajudar o aluno no seu percurso escolar. Os problemas relacionados à vida cotidiana dos alunos são mais interessantes, uma vez que envolvem algo que os alunos já conhecem, facilitando assim o seu desempenho e estimulando-os na procura por uma solução. A matemática está presente em quase tudo que fazemos e, principalmente, presente nas peças do Capim Dourado, onde o mesmo é uma planta típica encontrada na região do Jalapão que se localiza a Leste do Estado do Tocantins entre os meses de Setembro a Novembro. Com o Capim Dourado se pode confeccionar várias peças decorativas e usuais (artesanato). Muitos alunos conhecem o Capim Dourado e trabalham com ele há muito tempo na confecção de peças, porém nem sempre sabem que o mesmo tem relação com a matemática. Alguns alunos utilizam conceitos matemáticos, porém não sabem como eles se apresentam na produção das peças de Capim Dourado. Assim, mostrou-se aos alunos que o trabalho com peças de Capim Dourado, realizado por eles e por seus familiares, é importante e desempenha um papel fundamental para o processo de ensino e aprendizagem da matemática. O professor de Matemática utilizando a resolução de problema poderá criar situações-problemas de acordo com a realidade dos seus alunos, ou seja, é importante que o mesmo seja um profissional com competência para formular questões que envolvam o trabalho dos alunos com o conteúdo da matemática. Segundo Barnet, Sowder e Vos (1997, p. 136 e 137), objetos reais podem ser usados para a formulação de problemas... pois os problemas formulados com ilustrações ou materiais concretos criam maior interesse, envolvem um extraordinário grau de realismo e podem ajudar alguns alunos com dificuldades fora do comum em problemas.

3 Diante disso, percebe-se pelas análises dos problemas que Barnett, Sowder e Vos (1997) estão certo, uma vez que os resultados foram favoráveis aos alunos possibilitando para os mesmos grandes avanços nas resoluções dos problemas. O conceito aqui abordado foi sobre Círculo e Circunferência, visto que é um conteúdo fácil de observar em algumas das peças de Capim Dourado confeccionadas na região e também esse conteúdo foi estudado por esses alunos em sua matriz curricular anterior. A pesquisa envolveu os alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Odolfo Soares localizado na cidade de Ponte Alta do Tocantins, esta turma foi escolhida porque nesta cidade há uma grande concentração da produção das peças de Capim Dourado. MATERIAL E MÉTODOS Os materiais utilizados para o desenvolvimento desta pesquisa foram: as peças de Capim Dourado (mandalas), trenas, calculadoras, lápis, borracha e folha de papel A4. A pesquisa foi desenvolvida em quatro partes: na primeira parte, foram elaboradas situações-problemas envolvendo o conceito de Círculo e Circunferência, tomando por base as peças de Capim Dourado e também foram elaborados dois questionários diferentes, aos professores e aos alunos; Na segunda parte foram feitos um levantamento dos sujeitos envolvidos na pesquisa, e suas concepções relacionadas à resolução de problemas através de questionários e também a aplicação dos questionários aos professores; Na terceira parte foi à aplicação de Situações Problemas aos alunos envolvidos na pesquisa, buscando avaliar o desempenho dos mesmos em relação aos problemas propostos; Na quarta parte foi feita uma análise do processo de ensino e aprendizagem dos conceitos abordados, tomando por base os momentos anteriores através de perguntas, nesse momento também realizou-se uma entrevistas com alguns alunos em relação as perguntas feitas anteriormente.

4 A aplicação da atividade foi realizada em grupo com total de 22 alunos, dividido em 3 a 4 alunos cada grupo. Os alunos receberam peças de Capim Dourado (portacopos, suplás e mandalas, todas emprestadas pela Associação dos artesãos de Capim Dourado de Ponte Alta do Tocantins), fitas métricas e calculadoras. Cada grupo receberam três peças de capim com tamanhos diferentes (porta-copos, suplá e mandala). Os grupos mediram o comprimento e o diâmetro de cada peça, anotando suas respectivas medidas separadamente. Só então cada grupo dividiram os respectivos comprimentos pelos seus respectivos diâmetros, percebendo que sempre chegarão próximos a um número constante, denominado π (pi). Assim a professora demonstrou a fórmula de calcular o comprimento de qualquer circunferência (C = 2.π.r), onde π = 3,1415(...), r é o raio da circunferência e d é o diâmetro. RESULTADOS E DISCUSSÃO Esta pesquisa foi inspirada pelas observações. Muitos alunos trabalham com o Capim Dourado, porém não sabiam que a matemática está presente em seus trabalhos e dos seus familiares. Essa pesquisa mostrou a esses alunos, que a Matemática está presente em nossas vidas e principalmente nas peças do Capim Dourado. O Capim Dourado é recurso que pode ser utilizado na compreensão dos conceitos matemáticos, uma vez que na cidade da qual se aplicou a pesquisa as peças são conhecidas por todos. Trabalhar com materiais concretos e problemas relacionados à vida cotidiana dos alunos é mais interessante, percebemos isso durante a aplicação da atividade, pois os alunos mostraram interessados no desenvolver da atividade. Os problemas contextualizados são importantes para o processo de ensino e aprendizagem da matemática, uma vez que os mesmos estão relacionados à vida dos alunos. Percebemos essa importância pelos resultados dos problemas aplicados, pois tivemos resultados positivos. Na análise da pesquisa percebemos que a turma teve um bom aproveitamento, pois os alunos tiveram grande avanço na resolução dos problemas. Percebeu-se também que os alunos no primeiro momento não percebiam ou não sabiam que nas peças de Capim Dourado existia algo matemático, mas com todo o trabalho

5 desenvolvido, os alunos reconheceram a matemática presente nas peças, e isso é importante, pois é algo que eles vão levar pra suas vidas pessoais. A aplicação dos problemas contribuiu de forma significativa para a minha futura profissão, pois me deu oportunidade de conhecer e trabalhar com professores de Matemática e ainda conhecer o ambiente escolar. Ao final deste trabalho, concluímos que toda tentativa de maximizar a aprendizagem da matemática é válida, desde que seja planejada e organizada de forma a contemplar a realidade dos alunos. LITERATURA CITADA BARNET C. J.; SOWDER L.; VOS E. K. Problemas de livros didáticos: complementando-os e entendendo-os. In: KRULIK, S. et al. Problemas na Matemática Escolar. 1997, p. A Resolução de D AMORE, B. Elementos de didática da matemática. São Paulo: Livraria da Física, p. HUETE, S.; BRAVO, F. O ensino da Matemática: Fundamentos teóricos e bases psicopedagógicas. Porto Alegre: Artmed, p. LEITÃO, J. C. Capim Dourado: o símbolo do Tocantins. Disponível em: <conexaoto.com.br> Acesso em: 31 de maio LORENZATO, S. O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, p. POLYA, G. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Rio de Janeiro: Interciência, p. POLYA, G. Sobre a resolução de problemas de matemática na high school. In: KRULIK, S. et al. A Resolução de Problemas na Matemática Escolar. São Paulo: atual, 1997, 1-3 p. RODRIGUES, R. F. Análise de Resolução de Problemas numa abordagem contextualizada para alunos do nono ano ensino fundamental Originalmente como Dissertação de Mestrado, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, Pernambuco f.

PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS (TO) UMA EXPERIÊNCIA DIFERENTE

PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS (TO) UMA EXPERIÊNCIA DIFERENTE PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS (TO) UMA EXPERIÊNCIA DIFERENTE Aricléia Damasceno Rodrigues aricleia2009@uft.edu.br Luciana Tavares de Sousa LUADAIL@uft.edu.br Kaled Sulaiman Khidir kaled@uft.edu.br Severino

Leia mais

EXPERIÊNCIAS DO PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS (TO)

EXPERIÊNCIAS DO PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS (TO) EXPERIÊNCIAS DO PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS (TO) Luciana Tavares Sousa luadail@uft.edu.br Regiane da Cruz Oliveira regiane353@uft.edu.br Aricléia Damasceno Rodrigues aricleia2009@uft.edu.br RESUMO Kaled

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. 9º Ano do Ensino Fundamental. 3º Bimestre 2012 PLANO DE TRABALHO

CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. 9º Ano do Ensino Fundamental. 3º Bimestre 2012 PLANO DE TRABALHO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA 9º Ano do Ensino Fundamental 3º Bimestre 2012 PLANO DE TRABALHO Cursista: SHEYLA DA SILVA MARTINS Tarefa 2: Círculo, Circunferência e Razões Trigonométricas

Leia mais

DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 6º ANO NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES PROBLEMATIZADAS ENVOLVENDO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COMO NÚMEROS NATURAIS: COMO PODEMOS INTERVIR?

DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 6º ANO NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES PROBLEMATIZADAS ENVOLVENDO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COMO NÚMEROS NATURAIS: COMO PODEMOS INTERVIR? DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 6º ANO NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES PROBLEMATIZADAS ENVOLVENDO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COMO NÚMEROS NATURAIS: COMO PODEMOS INTERVIR? Introdução Renata Karla da Silva Oliveira Universidade

Leia mais

O JOGO DOMINÓ DA ÁLGEBRA COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

O JOGO DOMINÓ DA ÁLGEBRA COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM O JOGO DOMINÓ DA ÁLGEBRA COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Olívia Sobreira Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba IFPB olivia_sobreira@hotmail.com

Leia mais

UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ESTUDO DE PROBABILIDADE: O JOGO DOS DISCOS. Apresentação: Jogo dos Discos

UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ESTUDO DE PROBABILIDADE: O JOGO DOS DISCOS. Apresentação: Jogo dos Discos UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ESTUDO DE PROBABILIDADE: O JOGO DOS DISCOS Apresentação: Jogo dos Discos Autor 1 José Dilmacir Alves de Melo; Orientador 2 Antônio Samuel Alves da Silva Introdução Tomar

Leia mais

O RACIOCÍNIO PROPORCIONAL UTILIZADO PELOS ALUNOS DO 1 ANO DO ENSINO MÉDIO AO RESOLVER PROBLEMAS

O RACIOCÍNIO PROPORCIONAL UTILIZADO PELOS ALUNOS DO 1 ANO DO ENSINO MÉDIO AO RESOLVER PROBLEMAS O RACIOCÍNIO PROPORCIONAL UTILIZADO PELOS ALUNOS DO 1 ANO DO ENSINO MÉDIO AO RESOLVER PROBLEMAS Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM) GT 10 Mayara de Souza

Leia mais

UMA ABORDAGEM DE JUROS SOB A PERSPECTIVA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

UMA ABORDAGEM DE JUROS SOB A PERSPECTIVA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS UMA ABORDAGEM DE JUROS SOB A PERSPECTIVA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Lucas Ferreira Gomes 1 Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus de Cornélio Procópio (UTFPR-CP) lucasgomis@hotmail.com Luiz Marcos

Leia mais

Geometria Espacial: o problema de acondicionamento de lápis em caixa de madeira

Geometria Espacial: o problema de acondicionamento de lápis em caixa de madeira Geometria Espacial: o problema de acondicionamento de lápis em caixa de madeira Gilson Bispo de Jesus Leandro do Nascimento Diniz UFRB / Grupo EMFoco As atividades que serão apresentadas são destinadas

Leia mais

O EMPREGO DE ATIVIDADES LÚDICAS COMO MOTIVADOR PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM

O EMPREGO DE ATIVIDADES LÚDICAS COMO MOTIVADOR PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM O EMPREGO DE ATIVIDADES LÚDICAS COMO MOTIVADOR PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM Ariane Maciel Neiva 1 ; Edemar Benedetti Filho 2 ; Maria Bruna de Souza 3 ; Edimara Cantú de Pinho 4. 1 Estudante do Curso de Licenciatura

Leia mais

A Geometria Plana no 1º Ano do Ensino Médio: Utilização da Maquete da Quadra Poliesportiva da EEMLP de Nelson de Sena Categoria: Ensino Superior

A Geometria Plana no 1º Ano do Ensino Médio: Utilização da Maquete da Quadra Poliesportiva da EEMLP de Nelson de Sena Categoria: Ensino Superior Página 6 A Geometria Plana no 1º Ano do Ensino Médio: Utilização da Maquete da Quadra Poliesportiva da EEMLP de Nelson de Sena Categoria: Ensino Superior Francisca Edna Amanda Silva Rodrigues 1 Karla Davina

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: C. E.

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: C. E. FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: C. E. Senador Sá Tinoco PROFESSOR: Flávia Rosa do Nascimento Azevedo MATRÍCULA: 0920535-2 e 0951275-7 SÉRIE: 2º

Leia mais

COMO TÊM SIDO APRESENTADO O USO DA CALCULADORA NOS LIVROS DIDÁTICOS

COMO TÊM SIDO APRESENTADO O USO DA CALCULADORA NOS LIVROS DIDÁTICOS COMO TÊM SIDO APRESENTADO O USO DA CALCULADORA NOS LIVROS DIDÁTICOS Fabíola Santos M.de AraújoOliveira Universidade Federal de Pernambuco fabiprestativa@hotmail.com Resumo: O presente artigo aborda uma

Leia mais

TABELA PERIÓDICA: UM CONHECIMENTO NECESSÁRIO AO ENSINO DE QUÍMICA

TABELA PERIÓDICA: UM CONHECIMENTO NECESSÁRIO AO ENSINO DE QUÍMICA TABELA PERIÓDICA: UM CONHECIMENTO NECESSÁRIO AO ENSINO DE QUÍMICA NUNES, Maria da Penha Agra 1 -UEPB Subprojeto: Química Resumo O trabalho desenvolvido teve o objetivo de promover uma aprendizagem significativa

Leia mais

GEOMETRIA ESPACIAL: CONSTRUINDO SÓLIDOS GEOMÉTRICOS COM PALITOS DE PICOLÉ

GEOMETRIA ESPACIAL: CONSTRUINDO SÓLIDOS GEOMÉTRICOS COM PALITOS DE PICOLÉ GEOMETRIA ESPACIAL: CONSTRUINDO SÓLIDOS GEOMÉTRICOS COM PALITOS DE PICOLÉ RESUMO Tatiana Cavalcante BARBOSA tatiana-cavalcante18@hotmail.com Lindemberg Oliveira da SILVA lindembergso@hotmail.com Luciano

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA: Como calcular o perímetro de um círculo?

RELATO DE EXPERIÊNCIA: Como calcular o perímetro de um círculo? PROFESSORA: Alexandra Petry Leonardo. PROFESSOR COAUTOR: Nilton Sérgio Rech. CRTE -Toledo E-mail: alepetry@seed.pr.gov.br ESCOLA: Colégio Estadual Professor Jaime Rodrigues. Ensino Fundamental e Médio.

Leia mais

QUANTO AO ENSINO DE PROGRESSÃO ARITMÉTICA: UMA CONTRIBUIÇÃO DA METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

QUANTO AO ENSINO DE PROGRESSÃO ARITMÉTICA: UMA CONTRIBUIÇÃO DA METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PERSPECTIVAS QUANTO AO ENSINO DE PROGRESSÃO ARITMÉTICA: UMA CONTRIBUIÇÃO DA METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Gracy Eveliny Santos Mól 1 Jorge Luiz Ferreira 2 Estevão Carvalho Pereira 3 Antônio Henrique

Leia mais

GINCAMÁTICA. Marília Zabel 1 Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC CCT

GINCAMÁTICA. Marília Zabel 1 Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC CCT GINCAMÁTICA Marília Zabel 1 Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC CCT mari_lia_zabel@hotmail.com Airton Camilo Côrrea Júnior 2 E.E.B. Professor Rudolfo Meyer airtonjr80@gmail.com Regina Helena

Leia mais

ESTUDO DA ÁREA DOS POLÍGONOS UTILIZANDO MATERIAIS CONCRETOS E TECNOLOGIAS 1 STUDY OF THE POLYGONES AREA USING CONCRETE MATERIALS AND TECHNOLOGIES

ESTUDO DA ÁREA DOS POLÍGONOS UTILIZANDO MATERIAIS CONCRETOS E TECNOLOGIAS 1 STUDY OF THE POLYGONES AREA USING CONCRETE MATERIALS AND TECHNOLOGIES ESTUDO DA ÁREA DOS POLÍGONOS UTILIZANDO MATERIAIS CONCRETOS E TECNOLOGIAS 1 STUDY OF THE POLYGONES AREA USING CONCRETE MATERIALS AND TECHNOLOGIES Fabiana Patricia Luft 2, Milena Carla Seimetz 3, Lucilaine

Leia mais

CE Theotônio Ferreira de Araújo Professora Tânia Marta Laeber. Formação Continuada de Matemática Tutora: Andréia Silva de Lima Plano de aula

CE Theotônio Ferreira de Araújo Professora Tânia Marta Laeber. Formação Continuada de Matemática Tutora: Andréia Silva de Lima Plano de aula CE Theotônio Ferreira de Araújo Professora Tânia Marta Laeber Formação Continuada de Matemática Tutora: Andréia Silva de Lima Plano de aula Circulo e circunferência Nome do Aluno: Tania Marta Laeber da

Leia mais

As contribuições das práticas laboratoriais no processo de Ensino-Aprendizagem na área de Química

As contribuições das práticas laboratoriais no processo de Ensino-Aprendizagem na área de Química As contribuições das práticas laboratoriais no processo de Ensino-Aprendizagem na área de Química Monialine Santos de Sousa 1, Juliana da Conceição Souza Lima 1, Andressa Marques Leite 1, Raíla Vieira

Leia mais

(1)Campus Mata Norte-UPE; (1)Campus Mata Norte-UPE;

(1)Campus Mata Norte-UPE; (1)Campus Mata Norte-UPE; JOGOS COMO FERRAMENTA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO REFLEXIVO SOBRE A TORRE DE HANÓI COM PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Driele Aline Moreira de Oliveira (1), Flávia Maria

Leia mais

PLANO DE TRABALHO SOBRE ESTATÍSTICA.

PLANO DE TRABALHO SOBRE ESTATÍSTICA. FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: Colégio Estadual Santos Dias PROFESSOR: André de carvalho Rapozo MATRÍCULA: 0870081-7 SÉRIE: 3 ano do Ensino Médio

Leia mais

3ª Igor/ Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

3ª Igor/ Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática 3ª Igor/ Eduardo 9º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade C3 - Espaço e forma Números racionais. Números irracionais. Números reais. Relações métricas nos triângulos retângulos.

Leia mais

RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO CÍRCULO E CIRCUNFERÊNCIA

RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO CÍRCULO E CIRCUNFERÊNCIA FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA 9⁰ ano -3⁰ bimestre PLANO DE TRABALHO 2 RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO CÍRCULO E CIRCUNFERÊNCIA Colégio Estadual Raimundo de Magalhães Autora: Ana Cristina

Leia mais

ENSINO E APRENDIZAGM DE MATEMÁTICA ATRVÉS DE CONSTRUÇÃO GEOMÉTRICA COM ESCALA

ENSINO E APRENDIZAGM DE MATEMÁTICA ATRVÉS DE CONSTRUÇÃO GEOMÉTRICA COM ESCALA ENSINO E APRENDIZAGM DE MATEMÁTICA ATRVÉS DE CONSTRUÇÃO GEOMÉTRICA COM ESCALA Josimar dos Santos Macedo Universidade Estadual da Paraíba UEPB josimarprofmat@bol.com.br Josiel Pereira da Silva Universidade

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA NOVA EJA MÓDULO 3 PLANO DE AÇÃO 1. Unidades 26, 27 e 28 INTRODUÇÃO

FORMAÇÃO CONTINUADA NOVA EJA MÓDULO 3 PLANO DE AÇÃO 1. Unidades 26, 27 e 28 INTRODUÇÃO FORMAÇÃO CONTINUADA NOVA EJA MÓDULO 3 NOME: Carmen Lúcia da Silva Motta REGIONAL: Metro 5 Duque de Caxias TUTORA: Neuzilene Vaz Amorim Ferreira PLANO DE AÇÃO 1 Unidades 26, 27 e 28 INTRODUÇÃO Neste plano

Leia mais

Formação Continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ. Matemática 9 Ano 3 bimestre/2013 Plano de Trabalho

Formação Continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ. Matemática 9 Ano 3 bimestre/2013 Plano de Trabalho 1 Formação Continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Matemática 9 Ano 3 bimestre/2013 Plano de Trabalho Circunferência e Círculo e Razões Trigonométricas no triângulo retângulo Tarefa

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA 1 FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA Fundação Cecierj/Consórcio CEDERJ. COLÉGIO ESTADUAL ESTEFÂNIA PEREIRA PINTO MATEMÁTICA 2º ANO- 4º BIMESTRE/ 2012 PLANO DE TRABALHO ESFERAS TAREFA 2 CURSISTA: MARCIA

Leia mais

A INSERÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE SOMBRIO

A INSERÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE SOMBRIO A INSERÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE SOMBRIO 1 BASSANI, Joel de Oliveira; 2 ANDRADE, Elisiane Cardoso de; 3 ROCHO, Valdirene da Rosa; 4 BRASIL, Carla Sofia

Leia mais

Uso da massa de modelar como alternativa didática para construção de modelo atômicos.

Uso da massa de modelar como alternativa didática para construção de modelo atômicos. Uso da massa de modelar como alternativa didática para construção de modelo atômicos. Andreia Ribeiro dos Santos* 1, Adriana dos Santos Fernandes 2 andreia_ribeiro24@hotmail.com ¹ Universidade Estadual

Leia mais

O ENSINO DE BOTÂNICA COM O RECURSO DO JOGO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS.

O ENSINO DE BOTÂNICA COM O RECURSO DO JOGO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS. O ENSINO DE BOTÂNICA COM O RECURSO DO JOGO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS. Lidiane Rodrigues Diniz; Universidade Federal da Paraíba lidiany-rd@hotmail.com Fabrícia de Fátima Araújo Chaves;

Leia mais

MEDIR COMPRIMENTOS E ÁREAS: UMA HABILIDADE DESENVOLVIDA POR MEIO DO EDUCAR PELA PESQUISA RESUMO

MEDIR COMPRIMENTOS E ÁREAS: UMA HABILIDADE DESENVOLVIDA POR MEIO DO EDUCAR PELA PESQUISA RESUMO MEDIR COMPRIMENTOS E ÁREAS: UMA HABILIDADE DESENVOLVIDA POR MEIO DO EDUCAR PELA PESQUISA RESUMO Claudia Suzana Ferigolo PUCRS - PPGEDUCEM claudiaferigolo@gmail.com Uma das dificuldades em Matemática observada

Leia mais

O presente documento divulga informação relativa à prova final do 3.º disciplina de Matemática, a realizar em 2017, nomeadamente:

O presente documento divulga informação relativa à prova final do 3.º disciplina de Matemática, a realizar em 2017, nomeadamente: Informação - Prova Final a nível de escola Matemática Prova 82 3.º Ciclo do Ensino Básico (Artigo 20º do Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro) O presente documento divulga informação relativa à prova

Leia mais

Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática Eduardo 3ª 8 Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 2 Foco: Os conjuntos numéricos Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais. Competência

Leia mais

GEOMETRIA ESPACIAL - ESFERA

GEOMETRIA ESPACIAL - ESFERA FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA Matemática 2º Ano 4º Bimestre/2012 Plano de Trabalho 2 GEOMETRIA ESPACIAL - ESFERA Cursista: Izabel Leal Vieira Tutor: Paulo Alexandre Alves de Carvalho 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO........................................

Leia mais

Formação Continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ

Formação Continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Formação Continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Matemática 2ªsérie 1º bimestre / 2014 Plano de Trabalho II Introdução à Geometria Espacial Tarefa 1 Cursista : Nelson Gonçalves Dias

Leia mais

UTILIZANDO A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O ENSINO DE PROGRESSÃO ARITMÉTICA

UTILIZANDO A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O ENSINO DE PROGRESSÃO ARITMÉTICA UTILIZANDO A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O ENSINO DE PROGRESSÃO ARITMÉTICA Resumo 1. Gracy Eveliny Santos Mól 1 IFES gracyeveliny@hotmail.com Estevão Carvalho Pereira 2 EEEFM Belmiro Teixeira

Leia mais

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA PARFOR PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM I IDENTIFICAÇÃO: PROFESSOR (A)

Leia mais

Trabalhando a Matemática na Horta

Trabalhando a Matemática na Horta Trabalhando a Matemática na Horta Eixo temático: Eixo temático II (Funções elementares e modelagem). Conteúdo: Funções Público-alvo: Alunos do 1º ano do ensino médio. Objetivos: Além de desenvolver as

Leia mais

APLICAÇÃO DE EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS: JOGO TRILHA DAS EQUAÇÕES

APLICAÇÃO DE EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS: JOGO TRILHA DAS EQUAÇÕES APLICAÇÃO DE EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS: JOGO TRILHA DAS EQUAÇÕES Rafael Pereira da Silva Universidade Estadual da Paraíba rafaelpereira.jt@hotmail.com Jailson Lourenço de Pontes

Leia mais

O RACIOCÍNIO PROBABILÍSTICO DESENVOLVIDO ATRAVÉS DO JOGO

O RACIOCÍNIO PROBABILÍSTICO DESENVOLVIDO ATRAVÉS DO JOGO O RACIOCÍNIO PROBABILÍSTICO DESENVOLVIDO ATRAVÉS DO JOGO 1. INTRODUÇÃO O presente trabalho desenvolveu-se a partir do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em duas turmas do 3

Leia mais

ÁREA DO CÍRCULO E O NÚMERO PI: UMA ABORDAGEM DIFERENTE NAS TURMAS DE 8ª SÉRIE

ÁREA DO CÍRCULO E O NÚMERO PI: UMA ABORDAGEM DIFERENTE NAS TURMAS DE 8ª SÉRIE ÁREA DO CÍRCULO E O NÚMERO PI: UMA ABORDAGEM DIFERENTE NAS TURMAS DE 8ª SÉRIE Cíntia Teixeira Préve Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC cintia_preve@hotmail.com Resumo Este artigo trata de

Leia mais

ESTEQUIOMETRIA PARA APRENDER: JOGO DIDÁTICO UTILIZADO NO ENSINO DE QUÍMICA

ESTEQUIOMETRIA PARA APRENDER: JOGO DIDÁTICO UTILIZADO NO ENSINO DE QUÍMICA ESTEQUIOMETRIA PARA APRENDER: JOGO DIDÁTICO UTILIZADO NO ENSINO DE QUÍMICA Lillyane Raissa Barbosa da Silva (1); Renata Joaquina de Oliveira Barboza (2); Fernando Cleyton Henrique de Mendonça Silva (3);

Leia mais

DOMINÓ E OPERAÇÕES COM FRAÇÕES: UMA COMBINAÇÃO POSSÍVEL. Apresentação: Pôster

DOMINÓ E OPERAÇÕES COM FRAÇÕES: UMA COMBINAÇÃO POSSÍVEL. Apresentação: Pôster 1 DOMINÓ E OPERAÇÕES COM FRAÇÕES: UMA COMBINAÇÃO POSSÍVEL Apresentação: Pôster Ticiano Sousa 1 ; Manassés da Silva Batista 2 ; João Alves da Silva 3 ; Francismar Holanda 4 Introdução A implementação dos

Leia mais

O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS TRIGONOMÉTRICOS: CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS TRIGONOMÉTRICOS: CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS TRIGONOMÉTRICOS: CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Apresentação: Comunicação Oral Antonio Gutemberg Resende 1 RESUMO Neste trabalho propõe-se uma alternativa

Leia mais

O ESTUDO DA FUNÇÃO DO 1º GRAU ATRAVÉS DA ANÁLISE DA CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA

O ESTUDO DA FUNÇÃO DO 1º GRAU ATRAVÉS DA ANÁLISE DA CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA O ESTUDO DA FUNÇÃO DO 1º GRAU ATRAVÉS DA ANÁLISE DA CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA Franciclaudio de Meireles Silveira; Jéssica de Fátima Pontes de Oliveira; Danielle Apolinário da Silva;Francinaldo de Meireles

Leia mais

INFORMAÇÃO PROVA FINAL A NÍVEL DE ESCOLA (1ª e 2ª Fase) MATEMÁTICA (Prova escrita) Maio de 2016

INFORMAÇÃO PROVA FINAL A NÍVEL DE ESCOLA (1ª e 2ª Fase) MATEMÁTICA (Prova escrita) Maio de 2016 INFORMAÇÃO PROVA FINAL A NÍVEL DE ESCOLA (1ª e 2ª Fase) MATEMÁTICA (Prova escrita) Maio de 2016 Prova 82 2016 3º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) O presente documento divulga

Leia mais

O LÚDICO E A GEOMORFOLOGIA: APLICABILIDADES NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

O LÚDICO E A GEOMORFOLOGIA: APLICABILIDADES NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL O LÚDICO E A GEOMORFOLOGIA: APLICABILIDADES NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Francielle de Oliveira Costa 1 ; Jorge José Araujo da Silva 2 Universidade de Pernambuco Campus Mata Norte E-mail:

Leia mais

O USO DO JOGO BATALHA NAVAL PARA O ENSINO DE TABELA PERIÓDICA NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

O USO DO JOGO BATALHA NAVAL PARA O ENSINO DE TABELA PERIÓDICA NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO Especificar a Área do trabalho (RELATO DE EXPERIÊNCIA - MD) O USO DO JOGO BATALHA NAVAL PARA O ENSINO DE TABELA PERIÓDICA NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO Lucas Peres Guimarães 1, Denise Leal de Castro 2 1 Colégio

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA. Matemática- 9º ano- 4º bimestre/ 2013 PLANO DE TRABALHO

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA. Matemática- 9º ano- 4º bimestre/ 2013 PLANO DE TRABALHO FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/CONSÓRCIO CEDERJ Matemática- 9º ano- 4º bimestre/ 2013 PLANO DE TRABALHO POLÍGONOS REGULARES E ÁREAS DE FIGURAS PLANAS Tarefa 2 Cursista- Nelma Chagas

Leia mais

Projeto Pedagógico do Curso. de Formação Inicial e Continuada (FIC) em. Matemática Básica. Modalidade: presencial

Projeto Pedagógico do Curso. de Formação Inicial e Continuada (FIC) em. Matemática Básica. Modalidade: presencial Projeto Pedagógico do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Matemática Básica Modalidade: presencial Projeto Pedagógico do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Matemática Básica Modalidade:

Leia mais

JOGO DA VELHA DA POTENCIAÇÃO: VIVÊNCIAS NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA

JOGO DA VELHA DA POTENCIAÇÃO: VIVÊNCIAS NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA JOGO DA VELHA DA POTENCIAÇÃO: VIVÊNCIAS NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA Petrônio Fernandes da Silva; Anderson Diego Silva Gonçalves; Jânio Elpídio de Medeiros. Universidade Federal da Paraíba, petroniof9@gmail.com;

Leia mais

JOGOS DE TABULEIRO: ferramenta pedagógica utilizada na construção do conhecimento químico

JOGOS DE TABULEIRO: ferramenta pedagógica utilizada na construção do conhecimento químico JOGOS DE TABULEIRO: ferramenta pedagógica utilizada na construção do conhecimento químico Simone Nóbrega Catão (1); Kátia Fabiana Pereira de Ataíde ; Eduardo Gomes Onofre (Orientador) Universidade Estadual

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR EZEQUIEL BALBINO. SAEMS...docx INTERVENÇÃO SAEMS 2012

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR EZEQUIEL BALBINO.  SAEMS...docx INTERVENÇÃO SAEMS 2012 ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR EZEQUIEL BALBINO http://ezequielbalbino.wikispaces.com/file/view/intervenc%c3%b5es+do+ SAEMS...docx INTERVENÇÃO SAEMS 2012 DIRETOR: ELIO JOSÉ DE SOUZA COORDENADOR PEDAGÓGICO:

Leia mais

ENSINO DE GEOMETRIA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DE ORIENTAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO: BREVE ANÁLISE

ENSINO DE GEOMETRIA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DE ORIENTAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO: BREVE ANÁLISE ENSINO DE GEOMETRIA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DE ORIENTAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO: BREVE ANÁLISE Alex Eudes da Silva; Cristiane Fernandes de Souza Universidade Federal da Paraíba Campus IV; alexeudes10@gmail.com;

Leia mais

TRABALHANDO MASSAS COM BALANÇA DE DOIS PRATOS: DA CONSTRUÇÃO À PRÁTICA EM SALA DE AULA

TRABALHANDO MASSAS COM BALANÇA DE DOIS PRATOS: DA CONSTRUÇÃO À PRÁTICA EM SALA DE AULA TRABALHANDO MASSAS COM BALANÇA DE DOIS PRATOS: DA CONSTRUÇÃO À PRÁTICA EM SALA DE AULA Roberto Saulo Cargnin; Graciele de Borba Gomes Arend Acadêmico do Curso de Licenciatura em Matemática e Bolsista Pibid

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 SÉRIE TURMA

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 SÉRIE TURMA C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROGRAMA DE CONTEÚDOS

Leia mais

O JOGO BARALHO INORGÂNICO COMO ALTERNATIVA DIDÁTICA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA

O JOGO BARALHO INORGÂNICO COMO ALTERNATIVA DIDÁTICA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA O JOGO BARALHO INORGÂNICO COMO ALTERNATIVA DIDÁTICA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA Autor: Cristine Nachari Moura de Almeida¹ Co-autor: Camila Batista de Oliveira¹, Maria da Penha Agra

Leia mais

O SOFTWARE GEOGEBRA NA SALA DE AULA: UMA APLICAÇÃO AO ESTUDO DO TRIÂNGULO

O SOFTWARE GEOGEBRA NA SALA DE AULA: UMA APLICAÇÃO AO ESTUDO DO TRIÂNGULO TANIA CRISTINA SILVA DUARTE MARIA ELAINE DOS SANTOS SOARES ADRIANE MARIA DELGADO MENEZES RESUMO - se, neste artigo, uma pesquisa que teve por objetivo investigar a contribuição do softwaregeogebra alunos

Leia mais

Roteiro de recuperação 4º Bimestre Matemática 7 Ano

Roteiro de recuperação 4º Bimestre Matemática 7 Ano Roteiro de recuperação 4º Bimestre Matemática 7 Ano Nome: Nº Série/Ano Data: / / Professor(: Décio/Fernanda/Vinicius Este roteiro tem o objetivo de promover maior qualidade de seu estudo para a Prova Bimestral.

Leia mais

Formação Continuada Nova EJA. Plano de Ação 2 INTRODUÇÃO. O material usado como referencia será o material do professor Unidade 7

Formação Continuada Nova EJA. Plano de Ação 2 INTRODUÇÃO. O material usado como referencia será o material do professor Unidade 7 Formação Continuada Nova EJA Plano de Ação 2 Nome: Viviane Peixoto Pepe Regional: Norte Fluminense Campos I Tutor: Mônica Motta Gomes INTRODUÇÃO O material usado como referencia será o material do professor

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA NOVA EJA PLANO DE AÇÃO 8 NOME: CARLA MUNIZ DE JESUS GRUPO C REGIONAL: CENTRO SUL TUTOR: ROBSON DE OLIVEIRA BASTOS INTRODUÇÃO

FORMAÇÃO CONTINUADA NOVA EJA PLANO DE AÇÃO 8 NOME: CARLA MUNIZ DE JESUS GRUPO C REGIONAL: CENTRO SUL TUTOR: ROBSON DE OLIVEIRA BASTOS INTRODUÇÃO FORMAÇÃO CONTINUADA NOVA EJA PLANO DE AÇÃO 8 NOME: CARLA MUNIZ DE JESUS GRUPO C REGIONAL: CENTRO SUL TUTOR: ROBSON DE OLIVEIRA BASTOS INTRODUÇÃO A maioria dos alunos está sempre buscando uma matemática

Leia mais

ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS SOB A ÓTICA COTIDIANA

ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS SOB A ÓTICA COTIDIANA ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS SOB A ÓTICA COTIDIANA Jéssica Raianne de Lima Silva; Teófila Mendes da Silva Neta; Mateus de Oliveira; Letícia Raquel Frutuoso Silva; Graduandos em matemática

Leia mais

O USO DO TEODOLITO: APLICANDO OS CONCEITOS DE ÂNGULO E SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS

O USO DO TEODOLITO: APLICANDO OS CONCEITOS DE ÂNGULO E SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS O USO DO TEODOLITO: APLICANDO OS CONCEITOS DE ÂNGULO E SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS Rodrigo Damasceno Leite 1 TURMA SUGERIDA PARA A APLICAÇÃO DA ATIVIDADE: 8º e 9º ano do Ensino Fundamental OBJETIVOS: Revisar

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA Matemática 2º Ano 2º Bimestre/2014. Plano de Trabalho 2 : Geometria Espacial - Prismas e Cilindros

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA Matemática 2º Ano 2º Bimestre/2014. Plano de Trabalho 2 : Geometria Espacial - Prismas e Cilindros FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA Matemática 2º Ano 2º Bimestre/2014 Plano de Trabalho 2 : Geometria Espacial - Prismas e Cilindros Tarefa 2 Cursista:Thereza Christina da Silva Cabral Tutora: Susi Cristine

Leia mais

PRAÇA SARAIVA, CENTRO CEP.: TERESINA - PIAUÍ Página 1

PRAÇA SARAIVA, CENTRO CEP.: TERESINA - PIAUÍ Página 1 AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 II TRIMESTRE 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PROFª TÁCIA/ DEYLLEN/ ANA LÚCIA/ CLÁUDIA/ LUCIANA/ SILVIA PROJETO FESTAS JUNINAS - AVALIAÇÃO PARCIAL Apresentação: A Avaliação

Leia mais

FUNÇÃO TRIGONOMÉTRICA

FUNÇÃO TRIGONOMÉTRICA FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA Tutora: Maria Tereza Baierl Matemática 1º ano - 4º bimestre/2012 PLANO DE TRABALH0 FUNÇÃO TRIGONOMÉTRICA Professora: Valéria Gomes Gonçalves Tutora:Maria Tereza Baierl

Leia mais

Palavras-chave: Formação profissional; Educação matemática; Experiência profissional; Realidade escolar.

Palavras-chave: Formação profissional; Educação matemática; Experiência profissional; Realidade escolar. OFICINAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NA ESCOLA E. E. MARIO QUINTANA Sandra Mara Marasini 1 Caroline Saúgo 2 Tauana Bianchetti 3 Vanessa Panhossatt 4 Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar algumas

Leia mais

TORNEIO DE JOGOS MATEMÁTICOS 1. Palavras-chave: Jogos Matemáticos, Raciocínio Lógico, Resolução de

TORNEIO DE JOGOS MATEMÁTICOS 1. Palavras-chave: Jogos Matemáticos, Raciocínio Lógico, Resolução de TORNEIO DE JOGOS MATEMÁTICOS 1 ASSUNÇÃO, Ricardo Gomes 2 Problemas. Palavras-chave: Jogos Matemáticos, Raciocínio Lógico, Resolução de Introdução O Torneio de Jogos Matemáticos (TJM) é um projeto de extensão

Leia mais

TRIGONOMETRIA CONTEXTUALIZADA: MEDINDO A ALTURA DO MORRO BOM JESUS EM CARUARU - PE

TRIGONOMETRIA CONTEXTUALIZADA: MEDINDO A ALTURA DO MORRO BOM JESUS EM CARUARU - PE TRIGONOMETRIA CONTEXTUALIZADA: MEDINDO A ALTURA DO MORRO BOM JESUS EM CARUARU - PE Davi Severino de Araújo; Diego Jonata de Medeiros; Ithallo Rosemberg Praxedes de Pontes dos Santos; Joicy Lariça Gonçalves

Leia mais

APLICAÇÃO DA METOLOGIA LÚDICA COMO FACILITADORA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE NÚMEROS INTEIROS NO ÂMBITO DA ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM CALADO

APLICAÇÃO DA METOLOGIA LÚDICA COMO FACILITADORA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE NÚMEROS INTEIROS NO ÂMBITO DA ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM CALADO APLICAÇÃO DA METOLOGIA LÚDICA COMO FACILITADORA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE NÚMEROS INTEIROS NO ÂMBITO DA ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM CALADO Resumo Pablício Carlos Rodrigues de Moura (1); Francisco do Carmo

Leia mais

A IMPLANTAÇÃO DO LÚDICO AO ENSINO DA TABELA PERIÓDICA (TP)

A IMPLANTAÇÃO DO LÚDICO AO ENSINO DA TABELA PERIÓDICA (TP) A IMPLANTAÇÃO DO LÚDICO AO ENSINO DA TABELA PERIÓDICA (TP) ALMEIDA, Cristine Nachari Moura 1 - UEPB Subprojeto: Química Resumo Este trabalho tem como objetivo apresentar, detalhar e discutir o projeto

Leia mais

3ª Eduardo e Ana. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

3ª Eduardo e Ana. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática 3ª Eduardo e Ana 8 Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 3 Foco: Espaço e Forma Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade

Leia mais

PLANO DE TRABALHO SOBRE PROBABILIDADE.

PLANO DE TRABALHO SOBRE PROBABILIDADE. FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: Colégio Estadual Santos Dias PROFESSOR: André de carvalho Rapozo MATRÍCULA: 0870081-7 SÉRIE: 3 ano do Ensino Médio

Leia mais

4º ANO DE ESCOLARIDADE

4º ANO DE ESCOLARIDADE Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Escola Básica de Santo António dos Cavaleiros Escola Básica da Quinta do Conventinho

Leia mais

UMA AULA DE DESENHO GEOMÉTRICO COM O GEOGEBRA

UMA AULA DE DESENHO GEOMÉTRICO COM O GEOGEBRA UMA AULA DE DESENHO GEOMÉTRICO COM O GEOGEBRA Ana Paula Nunes Braz Figueiredo Universidade Federal de Pernambuco apnbf@yahoo.com.br Amanda Barbosa da Silva Universidade Federal de Pernambuco amanda_mat123@hotmail.com

Leia mais

Disciplina: Matemática. Período: I. Professor (a): Maria Aparecida Holanda Veloso e Liliane Cristina de Oliveira Vieira

Disciplina: Matemática. Período: I. Professor (a): Maria Aparecida Holanda Veloso e Liliane Cristina de Oliveira Vieira COLÉGIO LA SALLE BRASILIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Matemática Período:

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2º TRIMESTRE

PLANO DE ENSINO 2º TRIMESTRE Componente Curricular: Matemática Professor: Andrea, Kécia, Luana, Queliane, Sabrina, Sildes, Taís. Segmento: Ensino Fundamental Anos iniciais Ano/Série: 3º ano Apresentação da disciplina Neste trimestre,

Leia mais

Matemática 2º Ano 3º Bimestre/2013 Plano de Trabalho 2 Pirâmides

Matemática 2º Ano 3º Bimestre/2013 Plano de Trabalho 2 Pirâmides Formação Continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Matemática 2º Ano 3º Bimestre/2013 Plano de Trabalho 2 Pirâmides Cursista: Marta Vieira de Andrade. 1 Série: 2ª. Tutor: Andréa Silva

Leia mais

VOLUME DE PIRÂMIDES E CONES

VOLUME DE PIRÂMIDES E CONES VOLUME DE PIRÂMIDES E CONES PLANO DE TRABALHO 2 CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / CONSÓRCIO CEDERJ PROJETO SEEDUC MATEMÁTICA 2º ANO 3º BIMESTRE / 2012 PLANO DE TRABALHO TAREFA

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: C. E.

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: C. E. FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: C. E. Senador Sá Tinoco PROFESSOR: Flávia Rosa do Nascimento Azevedo MATRÍCULA: 0920535-2 / 0951275-7 SÉRIE: 9º

Leia mais

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA PARFOR PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM I IDENTIFICAÇÃO: PROFESSOR (A)

Leia mais

CÁLCULO DO RAIO DA TERRA UTILIZANDO UM TEODOLITO ELETRÔNICO: UMA ATIVIDADE EXTRACLASSE

CÁLCULO DO RAIO DA TERRA UTILIZANDO UM TEODOLITO ELETRÔNICO: UMA ATIVIDADE EXTRACLASSE CÁLCULO DO RAIO DA TERRA UTILIZANDO UM TEODOLITO ELETRÔNICO: UMA ATIVIDADE EXTRACLASSE Instituto Federal do Piauí, IFPI - Campus Teresina Central Departamento de Formação de Professores Roberto Arruda

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DO MATERIAL DOURADO NAS AULAS DE MATEMÁTICA.

RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DO MATERIAL DOURADO NAS AULAS DE MATEMÁTICA. RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DO MATERIAL DOURADO NAS AULAS DE MATEMÁTICA. Pedro Marinho de Araújo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia

Leia mais

GEOGEBRA: REPRESENTAÇÕES DO COTIDIANO 1

GEOGEBRA: REPRESENTAÇÕES DO COTIDIANO 1 GEOGEBRA: REPRESENTAÇÕES DO COTIDIANO 1 SANTOS, Alessandra Neckel dos 2 ; GUISSO, Maísa Mayer 3 ; RODRIGUES, Alvori Vidal 4 RESUMO: O presente trabalho é resultado de atividades envolvendo alunos dos anos

Leia mais

A REVOLUÇÃO DO PRISMA

A REVOLUÇÃO DO PRISMA A REVOLUÇÃO DO PRISMA LAINE VASCONCELLOS 1, BEATRIZ SILVA APARECIDO 2 1 Aluna do curso de Licenciatura em Matemática, IFSP, campus Bragança Paulista, enial.lala@gmail.com. 2 Aluna do curso de Licenciatura

Leia mais

LER NÃO É PECADO... Escola: COC Atibaia Cidade: Atibaia (SP) Categoria: Linguagens e Matemática Professor Responsável: José Fernando Teles da Rocha

LER NÃO É PECADO... Escola: COC Atibaia Cidade: Atibaia (SP) Categoria: Linguagens e Matemática Professor Responsável: José Fernando Teles da Rocha LER NÃO É PECADO... Escola: COC Atibaia Cidade: Atibaia (SP) Categoria: Linguagens e Matemática Professor Responsável: José Fernando Teles da Rocha O projeto LER NÃO É PECADO... partiu da tentativa de

Leia mais

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010 O ORIGAMI NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA Mylane dos Santos Barreto Especialista em Educação Matemática (FAFIC) mylanebarreto@yahoo.com.br Salvador Tavares Mestre em Educação Matemática (USU) saltavares@terra.com.br

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA PRODUTO DA DISSERTAÇÃO PROPOSTA DE ENSINO DE ESTATÍSTICA EM UMATURMA DE NONO ANO DO ENSINO

Leia mais

MATEMÁTICA 1º ANO Objetivo Geral CONTEÚDOS: OBJETIVOS

MATEMÁTICA 1º ANO Objetivo Geral CONTEÚDOS: OBJETIVOS MATEMÁTICA 1º ANO Objetivo Geral: Reconhecer o fazer matemático em situações rotineiras a fim deste se familiarizar com tais situações, favorecendo o desenvolvimento de seu raciocínio lógico-matemático

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: JOGO CARA A CARA DE POLIEDROS

A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: JOGO CARA A CARA DE POLIEDROS A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: JOGO CARA A CARA DE POLIEDROS Formação de Professores e Educação Matemática (FPM) GT 08 Jailson Lourenço de PONTES jail21.jlo@gmail.com

Leia mais

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID Subprojeto Matemática Campus Itaqui. RELATÓRIO LaMM

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID Subprojeto Matemática Campus Itaqui. RELATÓRIO LaMM Construção de materiais manipuláveis para o ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos, considerando as inter-relações da práxis em sala de aula, possibilidades didático-pedagógicas, (re)interpretação

Leia mais

O USO DE MATERIAL CONCRETO NO ENSINO DA MATEMÁTICA Apresentação: Pôster Geovana Medeiros 1 ; Marcos Leonan 2 ; Francismar Holanda 3

O USO DE MATERIAL CONCRETO NO ENSINO DA MATEMÁTICA Apresentação: Pôster Geovana Medeiros 1 ; Marcos Leonan 2 ; Francismar Holanda 3 O USO DE MATERIAL CONCRETO NO ENSINO DA MATEMÁTICA Apresentação: Pôster Geovana Medeiros 1 ; Marcos Leonan 2 ; Francismar Holanda 3 Introdução O interesse por essa temática deriva das dificuldades tanto

Leia mais

PLANO DE TRABALHO SOBRE: FUNÇÕES

PLANO DE TRABALHO SOBRE: FUNÇÕES FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: C.E.DUCLER LAUREANO MATOS PROFESSOR: SÉRGIO JOSÉ DA SILVA MATRÍCULA: 00/0964754-6 SÉRIE: 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL

Leia mais

SANDRA ASSIS DE OLIVEIRA PLANO DE TRABALHO 1

SANDRA ASSIS DE OLIVEIRA PLANO DE TRABALHO 1 CECIERJ FORMAÇÂO CONTINUADA- RJ SANDRA ASSIS DE OLIVEIRA PLANO DE TRABALHO 1 Tarefa 1 Três Rios 2013 SANDRA ASSIS DE OLIVEIRA PLANO DE TRABALHO 1 Trabalho sobre Equação do 2º grau apresentado à Lilian

Leia mais

Palavras-chave: Geometria, Educação Matemática e Estágio Supervisionado.

Palavras-chave: Geometria, Educação Matemática e Estágio Supervisionado. CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FIGURAS PLANAS E ESPACIAIS COM BASE NA TEORIA DE VAN HIELE Fabiane Christine Gimenes Universidade Tecnológica Federal do Paraná Fabianegimenes_cp@hotmail.com Resumo: Este trabalho

Leia mais

Avaliação da Execução do Plano de Trabalho 2 Aluna: Roberta D. P. de Azeredo

Avaliação da Execução do Plano de Trabalho 2 Aluna: Roberta D. P. de Azeredo Avaliação da Execução do Plano de Trabalho 2 Aluna: Roberta D. P. de Azeredo Critérios de Avaliação: Pontos Positivos: A aula foi bastante dinâmica, pois trabalhamos com o real, construímos polígonos usando

Leia mais

UMA ABORDAGEM SOBRE NÚMEROS INTEIROS NUMA TURMA DE 7º ANO EJA Educação Matemática na Educação de Jovens e Adultos GT 11 RESUMO

UMA ABORDAGEM SOBRE NÚMEROS INTEIROS NUMA TURMA DE 7º ANO EJA Educação Matemática na Educação de Jovens e Adultos GT 11 RESUMO UMA ABORDAGEM SOBRE NÚMEROS INTEIROS NUMA TURMA DE 7º ANO EJA Educação Matemática na Educação de Jovens e Adultos GT 11 Alexsandra Ramalho COSTA CEAI Dr. João Pereira de Assis alexsandraramalhoc@gmail.com

Leia mais