Reexame Necessário: Garantia ou Privilégio da Fazenda Pública?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Reexame Necessário: Garantia ou Privilégio da Fazenda Pública?"

Transcrição

1 Reexame Necessário: Garantia ou Privilégio da Fazenda Pública? III Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação PUCRS Gisele Mazzoni Welsch, Prof. Dr. Araken de Assis (orientador) Programa de Pós-Graduação Mestrado em Direito, Faculdade de Direito, PUCRS, Resumo O estudo de tal tema mostra-se valioso na medida em que abarca dois pontos de insofismável importância: as garantias processuais da Fazenda Pública e a efetividade e celeridade da prestação jurisdicional. Ao analisar e estudar o instituto do reexame necessário de acordo com a sua conformação atual, dada pelas alterações promovidas pela Lei nº /01, o confronto entre os dois pontos é inevitável e se originam dessa questão certas divergências doutrinárias e jurisprudenciais. Por isso, a necessidade de um estudo técnico que tenha o condão de apontar soluções no sentido de dirimir tais divergências, visando maior celeridade e efetividade processuais. Destarte, a pesquisa proposta tem o condão de apresentar uma contribuição científica no sentindo de aperfeiçoar a prestação jurisdicional, dando relevo à efetividade e celeridade do processo, mas de forma que não haja lesão às garantias processuais da Fazenda Pública e, portanto, ao interesse público. O estudo possui comprometimento sociológico, uma vez que se propõe a contribuir para a construção de um Poder Judiciário mais ágil e enérgico e que, sobretudo, seja capaz de dirimir os conflitos sociais hodiernos. A necessária adaptação do Direito à realidade social

2 obriga o processualista a desapegar-se da postura meramente técnico-jurídica e a conscientizar-se de que o processo se destina à concretização dos valores do Estado e da própria sociedade que o compõe. Introdução O cerne do presente estudo encontra-se na análise acerca da aplicação do disposto no art. 475 do Código de Processo Civil, inclusive no que diz respeito à possibilidade de concessão de antecipação de tutela em face do Poder Público, relativamente ao instituto do reexame necessário, sua natureza jurídica e contribuição para a efetividade do processo. Ainda se buscará examinar em que medida justifica-se a existência do reexame necessário, dentro da atual sistemática legislativa, e se as alterações acrescentadas pela Lei nº /01 tiveram o escopo de imprimir maior efetividade e celeridade ao sistema ou se restringiram, injustificadamente, as garantias processuais da Fazenda Pública. Mediante tais ponderações a pesquisa definirá se o instituto do Reexame Necessário consiste em uma garantia necessária da Fazenda Pública ou se representa um privilégio desmedido que prejudica a obtenção de uma prestação jurisdicional mais célere e efetiva. Metodologia A pesquisa científica se realizará através de investigação bibliográfica qualitativa em obras de autores nacionais e internacionais. A análise das obras a serem consultadas dar-se-á de forma crítica e exegética. Como método de abordagem, será utilizado o método dedutivo a fim de que se fundamentem as constatações a serem feitas na invocação da lei frente a casos concretos.

3 Conclusão A reforma introduzida pela Lei nº /01 ao instituto do reexame necessário restringiu suas hipóteses de incidência, contrariando a evolução interpretativa que vinha sendo conferida ao tema. O 2º do art. 475 do CPC agora dispõe que não está sujeita ao reexame necessário a condenação de valor certo não excedente a 60 (sessenta) salários mínimos, bem como no caso de procedência dos embargos do devedor na execução de dívida ativa do mesmo valor. Tal limitação do reexame necessário às causas de valor ao inscrito deixa sem solução o dano irreparável que possa advir de decisões singulares proferidas em causa que, embora não possuam expressão de valor, refiram-se a temas de grande interesse para o Poder Público. O parágrafo 3º do artigo 475 do Código de Processo Civil, acrescentado pela Lei nº /01, permite a imediata eficácia da decisão singular, quando o prolator a considere em consonância com a jurisprudência do plenário do Supremo Tribunal Federal ou com súmula do mesmo Tribunal ou do Tribunal Superior competente. Tal medida evidencia uma tendência doutrinária à adoção da súmula vinculante, instituto ainda bastante questionado e, até mesmo, criticado. Assim, percebe-se que tal alteração precipitou-se em certa medida por introduzir modificação inoportuna e ainda incipiente. O instituto do reexame necessário, que possui o condão de evitar a execução provisória contra a Fazenda Pública, destina-se à revisão da sentença, de acordo com o disposto no art. 475, caput do CPC. Por isso, existe a discussão acerca da possibilidade de

4 concessão de antecipação de tutela em face do Poder Público, pois a decisão que concede a medida antecipatória da tutela jurisdicional condenatória não se consubstancia em sentença. Referências Bibliográficas ALLORIO, Enrico. Ensayo polémico sobre la jurisdicción voluntaria. In: Problemas de derecho. Buenos Aires: Ejea, t. II.. Sul doppio del processo civile. In: Studi In: onore di Enrico Tullio Liebman. Milano: Giufrè, v. III. ALMEIDA COSTA, Mário Júlio de. Fundamentos históricos do direito brasileiro. In: Estudos de Direito Civil Brasileiro e Português (I Jornada Luso- Brasileira de Direito Civil). São Paulo: Revista dos Tribunais, ALVARO DE OLIVEIRA, Carlos Alberto. Efetividade e Tutela Jurisdicional. In: Revista Processo e Constituição Coleção Galeno Lacerda de Estudos de Direito Processual Constitucional. Porto Alegre: Faculdade de Direito, UFRGS, n.º II.. O processo civil na perspectiva dos direitos fundamentais. In: Do formalismo no processo civil. 2. ed. São Paulo: Saraiva, ; LACERDA, Galeno. Comentários ao Código de Processo Civil. 6. ed. Rio de Janeiro: Forense, v. VIII, t. II. AMARAL SANTOS, Moacyr. Primeiras linhas de direito processual civil. 4. ed. 4. tir. São Paulo: Max Limonad, AMARAL, Jorge Augusto Pais de. Direito processual civil. 2. ed. Coimbra: Almedina, AMERICANO, Jorge. Comentários ao Código de Processo Civil do Brasil. São Paulo: Saraiva, ANDRADE, Manuel A. Domingues de. Teoria geral da relação jurídica. Coimbra: Almedina, v. I. ANDRADE, Odilon. Comentários ao Código de Processo Civil. Rio de Janeiro: Forense, 1946.

5 ARRUDA ALVIM, José Manoel de. Anotações sobre a teoria geral dos recursos. In: NERY JUNIOR, Nelson; WAMBIER, Tereza Arruda Alvim. (coord.) Aspectos polêmicos e atuais dos recursos cíveis de acordo com a Lei n.º 9756/98. São Paulo: RT, Manual de direito processual civil. 7. ed. São Paulo: RT, v. I.. Manual de direito processual civil. 7. ed. São Paulo: RT, v. II. ASSIS, Araken de. Doutrina e Prática do Processo Civil Contemporâneo. São Paulo: Revista dos Tribunais, Efeito devolutivo da apelação. In: Revista Síntese de Direito Civil e Processual Civil. v. 13, Porto Alegre: Síntese, In Fungibilidade das Medidas Inominadas Cautelares e Satisfativas. In Revista Jurídica n.º 272, junho de Introdução aos sucedâneos recursais. In: NERY JUNIOR, Nelson; WAMBIER, Tereza Arruda Alvim. (coord.) Aspectos polêmicos e atuais dos recursos e de outros meios de impugnação às decisões judiciais. São Paulo: RT, v. 6.. Recorribilidade das interlocutórias no mandado de segurança. In: Revista da Associação dos Juízes do Estado do Rio Grande do Sul, nº. 69, Porto Alegre, Cumulação de ações. 4. ed. rev. atualiz. São Paulo: RT, ÁVILA, Humberto. Teoria dos princípios da definição à aplicação dos princípios jurídicos. 2. ed. São Paulo: Malheiros, BAPTISTA, N. Doreste. Da argüição de relevância no recurso extraordinário. Rio de Janeiro: Forense, BARBI, Celso Agrícola. Comentários ao código de processo civil. 11. ed. Rio de Janeiro: Forense, v. I. BARBOSA MOREIRA, José Carlos. A sentença mandamental da Alemanha ao Brasil. In: Temas de Direito Processual. São Paulo: Saraiva, Sétima Série.. Considerações sobre a chamada relativização da coisa julgada material. In: Revista Forense, n.º 377, Rio de Janeiro: Forense, Em defesa da revisão obrigatória das sentenças contrárias à Fazenda Pública. In Revista Síntese de Direito Civil e Processo Civil n.º 32, novembro/dezembro de 2004.

6 . O futuro da justiça: alguns mitos, p In: Revista da Escola Paulista da Magistratura, São Paulo: Imprensa Oficial de São Paulo, v. 2, n. 1, jan.-jun Recorribilidade das decisões interlocutórias no processo do mandado de segurança. In: Revista da Associação dos Juizes do Rio Grande do Sul, n. 60, Comentários ao CPC. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense, v. 5.. O sistema de recursos. Estudos sobre o novo Código de Processo Civil. Rio de Janeiro: Líber Júris, BENUCCI, Renato Luís. Antecipação da tutela em face da Fazenda Pública. São Paulo: Dialética, BERMUDES, Sérgio. Comentários ao Código de Processo Civil. 2. ed. São Paulo: RT, Introdução ao processo civil. Rio de Janeiro: Forense, BRUNNER, Heinrich; SCHNERIN, Claudius von. Historia del derecho germanico. Barcelona: Editorial Labor, BUENO, Cássio Scarpinella. Tutela Antecipada e ações contra o poder público. In: Aspectos polêmicos da Antecipação de Tutela. (Coord.) WAMBIER, Teresa Arruda Alvim São Paulo: Revista dos Tribunais, BÜLOW, Oskar Von. La teoría de las excepciones procesales y los presupuestos procesales. Traduzido por Miguel Angel Rosas Lightschein. Buenos Aires: Ejea, BUZAID, Alfredo. Linhas fundamentais do sistema do código de processo civil Brasileiro. In: Estudos e pareceres de direito processual civil. São Paulo: RT, Da apelação ex officio no sistema do Código de Processo Civil. São Paulo: Saraiva, CAETANO, Marcello. História do Direito Português ( ). 2. ed., Lisboa: Editorial Verbo, CALAMANDREI, Piero. Il processo come Giuoco. In: Rivista di Diritto Processuale. Padova: Cedam, v. V, parte I.. Direito processual civil. Traduzido por Luiz Abezia e Sandra Drina Fernandez Barbery. Campinas: Bookseller, v. III.

7 CALASSO, Francesco. Medio evo del diritto. Milano: Giuffrè, v. I.. Storicità del diritto. Milano: Giuffrè, CALMON DE PASSOS, José Joaquim. Instrumentalidade do processo e devido processo legal. In: Revista Síntese de direito civil e de direito processual civil, n.º 7. Porto Alegre: Síntese, CALMON DE PASSOS, José Joaquim. Mandado de segurança coletivo, mandado de injunção, habeas data. Rio de Janeiro: Forense, CÂMARA, Alexandre Freitas. Lições de direito processual civil. 10. ed. Rio de Janeiro: Forense, v. I. CAMBI, Eduardo. Jurisdição no processo civil compreensão crítica. Curitiba: Juruá, CAMEJO FILHO, Walter. Garantia do acesso à justiça. In: OLIVEIRA, Carlos Alberto Alvaro de (org.). Processo e constituição. Rio de Janeiro: Forense, CAMPITELLI, Adriana. Processo civile (diritto intermédio). In: Enciclopedia del diritto. Milano: Giufrè, v. XXXVI. CAPPELLETTI, Mauro. Dictamen iconoclastico sobre la reforma del processo civil italiano. Traduzido por Santiago Sentis Melendo e Tomás Banzhaf. In: Processo, ideología, sociedad. Buenos Aires: Ejea, Doppio grado di giurisdizione: parere iconoclastico, o razionalizzazione dell iconoclastia? Giurisprudenza italiana, n.º 2, Processo orale nel mondo contemporaneo. Giustizia e società. Milão: Edizioni di comunità, ; BRYANT Garth. Acesso à justiça. 2. ed. Porto Alegre: SAFE, CARNEIRO, Athos Gusmão. Da antecipação de tutela no processo civil. Rio de Janeiro: Forense, Jurisdição e competência. 13. ed. São Paulo: Saraiva, O novo recurso de agravo e outros estudos. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense, CARNELUTTI, Francesco. Sistema de derecho procesal civil. Buenos Aires: Uteha, v. I.

8 CARREIRA ALVIM, José Eduardo. Código de Processo Civil reformado. 2 ed. Belo Horizonte: Del Rey, Elementos para uma teoria geral do processo. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense, CASTANHEIRA NEVES, Antônio. Metodologia jurídica problemas fundamentais. Coimbra: Coimbra, CASTRO NUNES. Do mandado de segurança e de outros meios de defesa contra atos do poder público. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense, CHIOVENDA, Giuseppe. Instituições de direito processual civil. Traduzido por J. Guimarães Menegale. São Paulo: Saraiva, CINTRA, Antonio Carlos de Araújo. Comentários ao Código de Processo Civil. Rio de Janeiro: Forense, ; GRINOVER, Ada Pellegrinni; DINAMARCO, Cândido Rangel. Teoria Geral do Processo. 13. ed. São Paulo: Malheiros, COSTA CARVALHO, Luiz Antônio. Dos recursos em geral. 3. ed. Rio de Janeiro: A. Coelho Branco Filho, COSTA MANSO, Manoel da. O processo na segunda instância e suas aplicações à primeira. São Paulo: Saraiva, COUTURE, Eduardo Juan. Las garantias constitucionales del proceso civil. In: Estúdios de Derecho Procesal Civil. Buenos Aires: Ediar Editores, t. I.. Fundamentos del derecho procesal civil. 3. ed. Buenos Aires: Depalma, DANTAS, Marcelo Navarro Ribeiro. Correição parcial não é recurso (portanto não deve ser tratada como tal). In: NERY JUNIOR, Nelson; WAMBIER, Tereza Arruda Alvim. (coord.). Aspectos polêmicos e atuais dos recursos cíveis e de outras formas de impugnação às decisões judiciais. São Paulo: RT, DINAMARCO, Cândido Rangel. A reclamação no processo civil brasileiro. In: NERY JUNIOR, Nelson; WAMBIER, Tereza Arruda Alvim. (coord.). Aspectos polêmicos e atuais dos recursos e de outros meios de impugnação às decisões judiciais. São Paulo: RT, v. 6..Direito e processo. In Fundamentos do processo civil moderno. t. I. 3.ed. São Paulo: Malheiros, 2000a.

9 . Instituições de direito processual civil. São Paulo: Malheiros, Tutela jurisdicional. In Fundamentos do processo civil moderno. t. II. 3.ed. São Paulo: Malheiros, 2000c. DINIZ, JOSE JANGUIE BEZERRA.A efetividade do processo como instrumento de cidadania. Revista Juridica Consulex. Brasilia, N.155, P DWORKIN, Ronald. Levando os direitos a sério. Traduzido por Nelson Boeira. São Paulo: Martins Fontes, O império do direito. Traduzido por Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, Uma questão de princípio. Traduzido por Luís Carlos Borges. São Paulo: Martins Fontes, ENGISCH, Karl. Introdução ao pensamento jurídico. Traduzido por J. Baptista Machado. 7. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, FACHINNI NETO, Eugênio. Da responsabilidade civil no novo Código. In: SARLET, Ingo Wolfgang (org.) O novo Código Civil e a Constituição. Porto Alegre: Livraria do Advogado, Reflexões histórico-evolutivas sobre a constitucionalização do direito privado. In: SARLET, Ingo Wolfgang (org.). Constituição, direitos fundamentais e Direito Privado. 2. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, FADEL, Sergio Sahione. Antecipação de tutela no processo civil. 2.ed. São Paulo: Dialética, FLACH, Daisson. Processo e realização constitucional: a construção do Devido Processo. In: AMARAL, Guilherme Rizzo; CARPENA, Márcio Louzada (coor.). Visões críticas do processo civil brasileiro uma homenagem ao Professor Dr. José Maria Rosa Tesheiner. Porto Alegre: Livraria do Advogado, FREITAS, Juarez. A interpretação sistemática do direito. 3. ed. São Paulo: Malheiros, O controle dos atos administrativos e os princípios fundamentais. 3. ed. São Paulo: Malheiros, 2004.

10 FUX, Luiz. Curso de direito processual civil. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense, GADAMER, Hans-Georg. O problema da consciência histórica. 2. ed. Traduzido por Paulo César Duque Estrada. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, Verdade e Método. 4. ed. Petrópolis: Vozes, v. II ed. Petrópolis: Vozes, v. I. GOMES, Fábio Luiz; SILVA, Ovídio Araújo Baptista da. Teoria Geral do Processo Civil. São Paulo: RT, GUILLÉN, Victor Fairén. El processo ante el Tribunal de Águas de Valencia. In: Estúdios de derecho procesal em honor a Niceto Alcalá-Zamora y Castillo. Ciudad de México: Unam, v. I. HABERMAS, Jürgen. Aclaraciones a la ética del discurso. Traduzido por José Mardomingo. Madrid: Editorial Trotta, HABERMAS, Jürgen. Direito e democracia entre facticidade e validade. 2. ed. Rio de Janeiro: Templo Brasileiro, v. I e II.. Escritos sobre moralidad y eticidad. 1ª reimp. Barcelona: Paidós Ibérica, HABSCHEID, Walter J. Introduzione al diritto processuale civile comparato. Rimini: Maggioli, HEIDEGGER, Martin. O princípio do fundamento. Lisboa: Instituto Piaget, Ser e tempo parte ed. Petrópolis: Rio de Janeiro, parte ed. Petrópolis: Rio de Janeiro, JELLINEK, Georg. Teoria General del Estado. México: Fondo de Cultura Econômica, KELSEN, Hans. O que é justiça? A justiça, o direito e a política no espelho da ciência. Traduzido por Luís Carlos Borges. São Paulo: Martins Fontes, Teoria geral do direito e do Estado. 2. ed. Traduzido por Luís Carlos Borges. São Paulo: MartIn: Fontes, LASPRO, Oreste Nestor de Souza. Duplo grau de jurisdição no direito processual civil. São Paulo: RT, 1996.

11 LEAL, Rosemiro Pereira. Teoria Processual da Decisão Jurídica. São Paulo: Landy, LOPES, João Batista. Tutela antecipada e o art. 273 do CPC. In: Aspectos polêmicos da Antecipação de Tutela. (Coord.) WAMBIER, Teresa Arruda Alvim. São Paulo: Revista dos Tribunais, LIEBMAN, Enrico Tullio. Manuale di diritto processuale civile. Milão: Giuffrè, MACEDO, Elaine Harzheim. Jurisdição e Processo crítica histórica e perspectivas para o terceiro milênio. Porto Alegre: Livraria do Advogado, MACHADO, Fábio Cardoso. Jurisdição, Condenação e Tutela Jurisdicional. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2004a. MACHADO, Fábio Cardoso. Sobre o escopo jurídico do processo: o problema da tutela dos direitos, Genesis Revista de Direito Processual Civil. V. 9 N. 32 ABR./JUN. 2004b.pp 256/265 MARINONI, Luiz Guilherme Bittencourt. Efetividade do processo e tutela de urgência. Porto Alegre: Sérgio Antônio Fabris, E a efetividade do direito de ação? Revista Forense. Rio de Janeiro: Forense, v. 336, p. 137/143, Novas linhas do processo civil. 4.ed. São Paulo: Malheiros, 2000ª. O custo e o tempo do Processo Civil Brasileiro. Revista Forense. Rio de Janeiro: Forense, v. 375, p. 81/102, 2004a.. Do processo civil clássico à noção de direito à tutela adequada a direito material e a realidade social. Revista dos Tribunais. São Paulo, v. 824, p. 34/60, 2004b.. A Antecipação da Tutela na Reforma do Processo Civil. São Paulo: Malheiros, 1995.

12 . A consagração da tutela antecipatória na reforma do CPC. In: TEIXEIRA, Sálvio de Figueiredo (Coord). Reforma do Código de Processo Civil. São Paulo: Saraiva, MARQUES, José Frederico. A reforma do Poder Judiciário. São Paulo: Saraiva, Instituições de direito processual civil. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense, Manual de direito processual civil. 5. ed. São Paulo: Saraiva, MILHORANZA, Mariângela Guerreiro. Da antecipação de tutela no Estado Democrático de Direito à luz da efetividade da tutela jurisdicional. In Revista Jurídica n. 350, dezembro de 2007, no prelo.. Litispendência, Conexão e Título Executivo Extrajudicial: Comentário ao acórdão da apelação cível n.º In Revista Jurídica n. 348, outubro de 2006, pp MITIDIERO, Daniel Francisco. Comentários ao Código de Processo Civil. São Paulo: Memória Jurídica, t. I e II.. Elementos para uma Teoria Contemporânea do Processo Civil Brasileiro. Porto Alegre: Livraria do Advogado, MORELLO, Augusto Mário. Constitución y Proceso La nueva edad de las garantías jurisdiccionales. La Plata: Libreria Editora Platense, El proceso civil moderno. La Plata: Libreria Editora Platense, NERY JUNIOR, Nelson; WAMBIER, Teresa Arruda Alvim. Aspectos polêmicos e atuais dos recursos cíveis e assuntos afins, v. 9. São Paulo: Revista dos Tribunais, NERY JUNIOR, Nelson. Princípios Fundamentais Teoria Geral dos Recursos. São Paulo: RT, PONTES DE MIRANDA, Francisco Cavalcanti. Comentários ao Código de Processo Civil. Rio de Janeiro - São Paulo: Forense, t. VII.. Comentários ao Código de Processo Civil. Rio de Janeiro - São Paulo: Forense, t. VIII. PORTO, Sérgio Gilberto. Comentários ao Código de Processo Civil. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2000, v.6.

13 PORTO, Sérgio Gilberto; USTÁRROZ, Daniel. Manual dos Recursos Cíveis. Porto Alegre: Livraria do Advogado, SARLET, Ingo Wolfgang. (org.) Jurisdição e direitos fundamentais In: Anuário 2004/2005 Escola Superior da Magistratura do RS AJURIS. Porto Alegre: Livraria do Advogado, v. 01, t. I.. A eficácia dos direitos fundamentais. 4. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais na Constituição Federal de ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, SILVA, Ovídio Araújo Baptista da. Curso de Processo Civil. 2. ed. Porto Alegre: SAFE, v. I.. Curso de Processo Civil. 3. ed. São Paulo: RT, v. II. SILVA, Ovídio Araújo Baptista da. Curso de Processo Civil. 4. ed. São Paulo: RT, v. III.. Processo e Ideologia O paradigma racionalista. Rio de Janeiro: Forense, SIMARDI, Cláudia A. Remessa obrigatória (após o advento da Lei /2001). In: NERY JUNIOR, Nelson; WAMBIER, Tereza Arruda Alvim. (coord.). Aspectos polêmicos e atuais dos recursos e de outros meios de impugnação às decisões judiciais. São Paulo: RT, v. 6. STRECK, Lenio Luiz. Hermenêutica Jurídica e(m) crise. 5. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, Jurisdição Constitucional e Hermenêutica. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense, TESHEINER, José Maria Rosa. Eficácia da sentença e coisa julgada no processo civil. São Paulo: RT, Elementos para uma teoria geral do processo. São Paulo: Saraiva, Pressupostos processuais e nulidades no processo civil. São Paulo: Saraiva, Reforma do Judiciário (2) Súmula vinculante. Disponível em: tex.pro.br < Acesso em: 06 jan

14 THEODORO JÚNIOR, Humberto. Inovações da lei /2001, em matéria de recursos cíveis e duplo grau de jurisdição. In: NERY JUNIOR, Nelson; WAMBIER, Tereza Arruda Alvim. (coord.). Aspectos polêmicos e atuais dos recursos e de outros meios de impugnação às decisões judiciais. São Paulo: RT, v. 6.. Curso de direito processual civil. 40. ed. Rio de Janeiro: Forense, v. I. TICIANELLI, Maria Fernanda Rossi. Princípio do duplo grau de jurisdição. Curitiba: Juruá, TOSTA, Jorge. Do reexame necessário. São Paulo: RT, VÉSCOVI, Enrique. Derecho procesal civil. Montevideo: Ediciones Idea, v. II. WACH, Adolf. La pretensión de declaración. Buenos Aires: Ejea, v. I. WAMBIER, Luiz Rodrigues; ALMEIDA, Flávio Renato Correia; TALAMINI, Eduardo. Curso Avançado de Processo Civil. 6. ed. São Paulo: RT, v. I. WAMBIER, Luiz Rodrigues; MEDINA, José Miguel Garcia. O dogma da coisa julgada Hipóteses e relativização. São Paulo: RT, WINDSCHEID, Bernhard; MÜTHER, Theodor. Polemica in torno all actio. Florença: Sansoni, YARSHELL, Flávio Luiz. A Execução E A Efetividade Do Processo Em Relação À Fazenda Pública. Direito Processual Público: A Fazenda Pública Em Juízo. São Paulo: Malheiros, YARSHELL, Flávio Luiz. Tutela Jurisdicional. São Paulo: Atlas, ZACCARDI, Piero. Doppio grado o doppia fase del giudizio di mérito? Uma scelta política. In: Studi in onore di Enrico Tullio Liebman. Milano: Giufrè, v. III.

PLANO DE ENSINO OBJETIVOS DA DISCIPLINA PROGRAMA DA DISCIPLINA

PLANO DE ENSINO OBJETIVOS DA DISCIPLINA PROGRAMA DA DISCIPLINA 1 PLANO DE ENSINO TEORIA GERAL DO PROCESSO (JUR1060) CARGA HORÁRIA 60h/a (teórica) CRÉDITOS 4 2º semestre/2015-1 Professora Mestra Waleska Mendes Cardoso OBJETIVOS DA DISCIPLINA Compreender que a intervenção

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Disciplina Direito Processual Civil

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS ANEXO 23 DO EDITAL 143/2011-PRH CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR NÃO-TITULAR DEPARTAMENTO DE DIREITO PRIVADO E PROCESSUAL Área de conhecimento: DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROGRAMA DE PROVA 1. Métodos alternativos

Leia mais

CURSO DE DIREITO. B. Quanto ao momento: principal ou adesivo. C. Quanto à fundamentação: livre ou vinculada

CURSO DE DIREITO. B. Quanto ao momento: principal ou adesivo. C. Quanto à fundamentação: livre ou vinculada CURSO DE DIREITO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO MÓDULO: TÓPICOS GERAIS DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL II PROFª DRª MONICA LUCIA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE DUARTE MARIZ-NÓBREGA EMENTA: Teoria Geral dos Recursos e

Leia mais

EXECUÇÃO POR COERÇÃO PATRIMONIAL E A EFETIVIDADE DO PROCESSO CIVIL BRASILEIRO

EXECUÇÃO POR COERÇÃO PATRIMONIAL E A EFETIVIDADE DO PROCESSO CIVIL BRASILEIRO III Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação PUCRS EXECUÇÃO POR COERÇÃO PATRIMONIAL E A EFETIVIDADE DO PROCESSO CIVIL BRASILEIRO Isadora Albornoz Cutin. José Maria Rosa Tesheiner (orientador) Programa de pós-graduação

Leia mais

DISCIPLINA: Direito Processual Civil IV. CH total: 72h. SEMESTRE DE ESTUDO: 8º Semestre

DISCIPLINA: Direito Processual Civil IV. CH total: 72h. SEMESTRE DE ESTUDO: 8º Semestre DISCIPLINA: Direito Processual Civil IV CH total: 72h SEMESTRE DE ESTUDO: 8º Semestre TURNO: Matutino / Noturno CÓDIGO: DIR137 1. EMENTA: Aspectos gerais da execução. Liquidação de sentença. Execução de

Leia mais

O Novo Processo Civil Brasileiro

O Novo Processo Civil Brasileiro FACULDADE 7 DE SETEMBRO CURSO DE DIREITO Grupo de Estudo e Pesquisa O Novo Processo Civil Brasileiro Professor Daniel Gomes de Miranda 20 de janeiro de 2014 SUMÁRIO TEMA... 3 JUSTIFICATIVA... 3 OBJETIVOS...

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL 13.1 Ementas Disciplina: Teoria Geral do Processo Ementa: Evolução histórica do direito processual. Princípios de direito processual. Instrumentalidade

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no3.355 de 05/12/02-DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no3.355 de 05/12/02-DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no3.355 de 05/12/02-DOU de 06/12/02 Componente Curricular: Direito Processual Civil IV Código:DIR-000 CH Total: 60h Pré-requisito: Direito Processual

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO DISCIPLINA: NPJ I NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA I Jurisdição Civil Especial de 1ª Instância PERÍODO: SEMESTRE Noturno/Matutino DEPARTAMENTO:

Leia mais

THEODORO JÚNIOR, Humberto. Curso de Direito processual civil. 42. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2005. v. 1.

THEODORO JÚNIOR, Humberto. Curso de Direito processual civil. 42. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2005. v. 1. ÁREA 5 DIREITO PROCESSUAL CIVIL, I, II, III, IV, V e VI DIREITO PROCESSUAL CIVIL I Sujeitos do processo. Litisconsórcio. Intervenção de terceiros. Petição inicial. Causa de pedir. Pedido. Citação. Atos

Leia mais

CURSO DE DIREITO PLANO DE ENSINO DE DISCIPLINA

CURSO DE DIREITO PLANO DE ENSINO DE DISCIPLINA CURSO DE DIREITO PLANO DE ENSINO DE DISCIPLINA 1) IDENTIFICAÇÃO Código DIR269 Nome DIREITO PROCESSUAL CIVIL I Créditos 04 Carga horária total 68 horas/aula (17 aulas) Semestre letivo 1.º/2012 Professor

Leia mais

PLANO DE CURSO DIREITO PROCESSUAL CIVIL BRASILEIRO: DIREITO PROCESSUAL COLETIVO

PLANO DE CURSO DIREITO PROCESSUAL CIVIL BRASILEIRO: DIREITO PROCESSUAL COLETIVO PLANO DE CURSO DIREITO PROCESSUAL CIVIL BRASILEIRO: DIREITO PROCESSUAL COLETIVO MARCELO ZENKNER Professor da Faculdade de Direito de Vitória, Espírito Santo, Brasil UNIDADES CONTEÚDOS OBJETIVOS TÉCNICA

Leia mais

Regime Financeiro do Processo Civil

Regime Financeiro do Processo Civil Regime Financeiro do Processo Civil III Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação PUCRS Nome do Aluno da Pós: Alexandre Schmitt da Silva Mello, Nome do Orientador: José Maria Rosa Tesheiner Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Curso: Direito Carga Horária: 80 Departamento: Direito Processual Civil Área: Público PLANO DE ENSINO

Curso: Direito Carga Horária: 80 Departamento: Direito Processual Civil Área: Público PLANO DE ENSINO Faculdade de Direito Milton Campos Disciplina: Prática Jurídica I Curso: Direito Carga Horária: 80 Departamento: Direito Processual Civil Área: Público PLANO DE ENSINO EMENTA Petição inicial. Requisitos.

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO DISCIPLINA: NPJ II NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA II FAMÍLIA - 1ª Instância (3 Créditos) (Grade 2008) PERÍODO: 6 SEMESTRE Noturno/Matutino

Leia mais

Faculdade de Administração Milton Campos Reconhecida pelo Ministério da Educação. MBA em Propriedade Intelectual e Tecnologia

Faculdade de Administração Milton Campos Reconhecida pelo Ministério da Educação. MBA em Propriedade Intelectual e Tecnologia Faculdade de Administração Milton Campos Reconhecida pelo Ministério da Educação MBA em Propriedade Intelectual e Tecnologia Tópicos Especiais Carga Horária: 32 h/a 1- Ementa Estado moderno e Constitucionalismo.

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO DISCIPLINA: NPJ I NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA I Jurisdição Comum Civil de 1ª Instância PERÍODO: SEMESTRE Noturno/Matutino DEPARTAMENTO:

Leia mais

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Escola Paulista de Direito EPD Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito O NOVO CONCEIITO DE SENTENÇA Especialização: Direito Civil e Processual Civil Especializandos: Thiago Martinelli de Vergueiro

Leia mais

PLANO DE CURSO 2010/2

PLANO DE CURSO 2010/2 Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL II PROFESSOR: BRUNO ALBINO RAVARA TURMA: 2º ANO INTEGRAL PLANO DE CURSO

Leia mais

Tópicos em Direito Processual Civil Carga Horária: 20 h/a

Tópicos em Direito Processual Civil Carga Horária: 20 h/a Faculdade de Direito Milton Campos Reconhecida pelo Ministério da Educação Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Civil Tópicos em Direito Processual Civil Carga Horária: 20 h/a 1- Ementa A presente

Leia mais

DISCIPLINA: Direito Processual Civil II SEMESTRE DE ESTUDO: 6º Semestre. CH total: 72h

DISCIPLINA: Direito Processual Civil II SEMESTRE DE ESTUDO: 6º Semestre. CH total: 72h DISCIPLINA: Direito Processual Civil II SEMESTRE DE ESTUDO: 6º Semestre TURNO: Matutino / Noturno CH total: 72h CÓDIGO: DIR130 1. EMENTA: Direito probatório. Audiência de instrução e julgamento. Antecipação

Leia mais

Faculdades IESGO Direção Acadêmica Coordenação do Curso de Direito

Faculdades IESGO Direção Acadêmica Coordenação do Curso de Direito Instituto de Ensino Superior de Goiás Faculdades IESGO Direção Acadêmica Coordenação do Curso de Direito 1. IDENTIFICAÇÃO: CURSO: DIREITO TURMA: 6º SEMESTRE - NOTURNO DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JATAÍ - CESUT A s s o c i a ç ã o J a t a i e n s e d e E d u c a ç ã o

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JATAÍ - CESUT A s s o c i a ç ã o J a t a i e n s e d e E d u c a ç ã o Ementa: PARTE 1 INTRODUÇÕES: CLASSIFICAÇÃO DAS AÇÕES; INTRODUÇÃO SOBRE O PROCESSO DE CONHECIMENTO; FORMAÇÃO, SUSPENSÃO E EXTINÇÃO DO PROCESSO; PARTE 2 PROCEDIMENTO COMUM: DA PETIÇÃO INICIAL; DA TUTELA

Leia mais

Rua Álvares Maciel, 628 Santa Efigênia CEP 30.150-250 - Belo Horizonte MG Tel.: (31) 2125-8800 e-mail: secposgraduacao@domhelder.edu.

Rua Álvares Maciel, 628 Santa Efigênia CEP 30.150-250 - Belo Horizonte MG Tel.: (31) 2125-8800 e-mail: secposgraduacao@domhelder.edu. ESCOLA SUPERIOR DOM HELDER CÂMARA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MESTRADO EM DIREITO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Rua Álvares Maciel, 628 Santa Efigênia CEP 30.150-250 - Belo Horizonte

Leia mais

Direito Processual do Trabalho

Direito Processual do Trabalho Faculdade de Direito Milton Campos Reconhecida pelo Ministério da Educação Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito do Trabalho Direito Processual do Trabalho Carga Horária: 64 h/a 1- Ementa O curso

Leia mais

Curso de Direito. Prof. Me. Heitor Miranda Guimarães

Curso de Direito. Prof. Me. Heitor Miranda Guimarães 1 UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO Curso de Direito Prof. Me. Heitor Miranda Guimarães Disciplinas na UCDB: - Direito Processual Civil I, II, III, IV e V - Estágio Supervisionado (NUPRAJUR - 9.º e 10.º

Leia mais

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: TEORIA GERAL DO PROCESSO NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: TEORIA GERAL DO PROCESSO NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 3 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: TEORIA GERAL DO PROCESSO NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 Noções introdutórias e históricas.

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JATAÍ - CESUT A s s o c i a ç ã o J a t a i e n s e d e E d u c a ç ã o

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JATAÍ - CESUT A s s o c i a ç ã o J a t a i e n s e d e E d u c a ç ã o EMENTA: 1. TEORIA GERAL DA EXECUÇÃO 2. PARTES NO PROCESSO DE EXECUÇÃO 3. COMPETÊNCIA 4. REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA REALIZAR QUALQUER EXECUÇÃO 5. FASE DE CUMPRIMENTO DE SENTENÇA 5.1 CUMPRIMENTO DE SENTENÇA

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO. Reconhecimento renovado pela portaria MEC nº 608 de 19.11.13, DOU de 20.11.13 PLANO DE CURSO

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO. Reconhecimento renovado pela portaria MEC nº 608 de 19.11.13, DOU de 20.11.13 PLANO DE CURSO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Reconhecimento renovado pela portaria MEC nº 608 de 19.11.13, DOU de 20.11.13 Componente Curricular: Direito Processual Civil III Código: DIR-465 CH Total: 60 horas Pré-requisito:

Leia mais

A Lei dos Recursos Especiais Repetitivos e a celeridade e efetividade da prestação jurisdicional no âmbito do STJ

A Lei dos Recursos Especiais Repetitivos e a celeridade e efetividade da prestação jurisdicional no âmbito do STJ 476 IV Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação PUCRS A Lei dos Recursos Especiais Repetitivos e a celeridade e efetividade da prestação jurisdicional no âmbito do STJ Marcus Vinícius Motter Borges, Prof. Dr.

Leia mais

DESCRIÇÃO DE DISCIPLINA

DESCRIÇÃO DE DISCIPLINA Do Processo de Conhecimento 44 horas/aula O Processo de Conhecimento: Jurisdição Da Ação Das Partes Dos atos Processuais Da Propositura da Ação - Meios de Defesa IncidentesProcessuais Da Formação e Extinção

Leia mais

Faculdade de Direito Milton Campos Reconhecida pelo Ministério da Educação Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ciências Penais

Faculdade de Direito Milton Campos Reconhecida pelo Ministério da Educação Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ciências Penais Faculdade de Direito Milton Campos Reconhecida pelo Ministério da Educação Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ciências Penais Direito Processual Penal (Ritos) Carga Horária: 28 H/A 1 -Ementa A atual

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO MILTON CAMPOS Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Regime Jurídico dos Recursos Minerais

FACULDADE DE DIREITO MILTON CAMPOS Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Regime Jurídico dos Recursos Minerais FACULDADE DE DIREITO MILTON CAMPOS Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Regime Jurídico dos Recursos Minerais Tópicos em Direito Constitucional Carga Horária: 28 h/a 1 - Ementa Poder Constituinte e a Constituição

Leia mais

AN 01 IT 013 PQ 03 Plano de Ensino Rev. 01. 27/07/2015 Página 1 de 5. Período 8º PERÍODO

AN 01 IT 013 PQ 03 Plano de Ensino Rev. 01. 27/07/2015 Página 1 de 5. Período 8º PERÍODO 27/07/2015 Página 1 de 5 PLANO DE ENSINO - CURSO SEMESTRAL Disciplina PRÁTICA FORENSE CIVIL I Código 140 Curso Graduação Período 8º PERÍODO Turmas A, B e D Carga horária 77 horas-aula 64 horas-relógio

Leia mais

Provas escritas individuais ou provas escritas individuais e trabalho(s)

Provas escritas individuais ou provas escritas individuais e trabalho(s) Programa de DIREITO CIVIL VII 9º período: 3h/s Aula: Teórica EMENTA Introdução ao direito de família. Parentesco. Alimentos. Filiação. Guarda, da tutela e da curatela. Casamento. União estável. Dissolução

Leia mais

Denunciação da Lide. Genésio Luís de Menezes Cibillo

Denunciação da Lide. Genésio Luís de Menezes Cibillo 1 Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro Denunciação da Lide Genésio Luís de Menezes Cibillo Rio de Janeiro 2013 2 GENÉSIO LUIS DE MENEZES CIBILLO Denunciação da Lide Projeto de pesquisa apresentado

Leia mais

CURSO DE ENSINO À DISTÂNCIA EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL CONVÊNIO IDP/COC Sábados, das 09 às 12h

CURSO DE ENSINO À DISTÂNCIA EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL CONVÊNIO IDP/COC Sábados, das 09 às 12h 1 CURSO DE ENSINO À DISTÂNCIA EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL CONVÊNIO IDP/COC Sábados, das 09 às 12h Aula Data Disciplina Professor C/H 1 08 -nov-08 Aula Inaugural Profs. Gilmar Mendes Arruda Alvim Sérgio

Leia mais

OBRAS CONSULTADAS Negócio jurídico existência, validade e eficácia Origem dos direitos dos povos Teoria geral do processo

OBRAS CONSULTADAS Negócio jurídico existência, validade e eficácia Origem dos direitos dos povos Teoria geral do processo OBRAS CONSULTADAS AZEVEDO, Antônio Junqueira de. Negócio jurídico existência, validade e eficácia. 3ª ed., São Paulo: Saraiva, 2000. ALTAVILA, Jayme de. Origem dos direitos dos povos. 6ª ed., São Paulo:

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Disciplina DIREITO PROCESSUAL CIVIL

Leia mais

AQUISIÇÕES MARÇO/ABRIL

AQUISIÇÕES MARÇO/ABRIL AQUISIÇÕES MARÇO/ABRIL NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de direito penal: parte geral e parte especial. 7.ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011. 1151 p. AZEVEDO, Álvaro Villaça. Estatuto da família

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Disciplina Direito Processual Civil

Leia mais

COMUNICADO. Fonte de Consulta. BARROSO, Luís Roberto. Curso de direito constitucional contemporâneo. 2ª edição. São Paulo: Saraiva, 2010.

COMUNICADO. Fonte de Consulta. BARROSO, Luís Roberto. Curso de direito constitucional contemporâneo. 2ª edição. São Paulo: Saraiva, 2010. ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESPÍRITO SANTO CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS E FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA EM CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR E DE NÍVEL MÉDIO COMUNICADO A MESA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Leia mais

2. OBJETIVO GERAL Estudo e compreensão dos Direitos Fundamentais a partir de uma Teoria Geral da efetividade dos Direitos Humanos.

2. OBJETIVO GERAL Estudo e compreensão dos Direitos Fundamentais a partir de uma Teoria Geral da efetividade dos Direitos Humanos. DISCIPLINA: Direitos Fundamentais CH Total: 72h SEMESTRE DE ESTUDO: 3º Semestre TURNO: Matutino / Noturno CÓDIGO: DIR117 1. EMENTA: Teoria dos Direitos Fundamentais. Conceito de Direitos Fundamentais.

Leia mais

DESCRIÇÃO DE DISCIPLINA. Direito Processual Constitucional

DESCRIÇÃO DE DISCIPLINA. Direito Processual Constitucional DESCRIÇÃO DE DISCIPLINA Direito Processual Constitucional O Processo na Constituição Princípios - Ações Constitucionais típicas - Outros instrumentos constitucionais de garantia dos Direitos Fundamentais.

Leia mais

PLANO DE ENSINO PRÁTICA TRABALHISTA Prof. Fabrício Gonçalves Zipperer

PLANO DE ENSINO PRÁTICA TRABALHISTA Prof. Fabrício Gonçalves Zipperer PLANO DE ENSINO PRÁTICA TRABALHISTA Prof. Fabrício Gonçalves Zipperer Estágio Supervisionado II 80 horas/aula 1. Organização da Justiça do Trabalho: 1.1. Composição e funcionamento do TST; 1.2. Composição

Leia mais

Ementas das disciplinas do 4º período. DISICIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II (SOC. EMPRESARIAIS) C/H: 80h/a

Ementas das disciplinas do 4º período. DISICIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II (SOC. EMPRESARIAIS) C/H: 80h/a 1 DISICIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II (SOC. EMPRESARIAIS) C/H: 80h/a Teoria geral do direito societário. Sociedade empresária. Constituição das sociedades contratuais. Sociedades contratuais menores. Sociedade

Leia mais

PLANO DE ENSINO EMENTA

PLANO DE ENSINO EMENTA Faculdade de Direito Milton Campos Disciplina: Introdução ao Direito I Curso: Direito Carga Horária: 64 Departamento: Direito Privado Área: Direito Civil PLANO DE ENSINO EMENTA Acepções, enfoques teóricos

Leia mais

ABELHA, Marcelo. Ação civil pública e meio ambiente. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

ABELHA, Marcelo. Ação civil pública e meio ambiente. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003. Ementa: Bem jurídico ambiental e aspectos do Meio Ambiente. Meio ambiente e legislação; Fundamentos constitucionais da proteção do ambiente; Política Nacional do Meio Ambiente; Sistema Nacional do Meio

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Renovação de Reconhecimento CEE/GP 266/06 de 13 de julho de 2006 - D.O.E. 14/07/2006 Autarquia Municipal DEPARTAMENTO DE DIREITO DO ESTADO 2015

Renovação de Reconhecimento CEE/GP 266/06 de 13 de julho de 2006 - D.O.E. 14/07/2006 Autarquia Municipal DEPARTAMENTO DE DIREITO DO ESTADO 2015 DE DIREITO DO ESTADO 2015 EMENTA O Direito Constitucional é a referência axiológica para a aplicação de todos os ramos do Direito. Nesse sentido, este curso de Prática Jurídica Constitucional possibilita

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br A educação ambiental como fundamento da relativização da coisa julgada em questões ambientais Vanessa Hernandez Caporlingua * O instituto da coisa julgada é trabalhado no ambiente

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

2. FUNDAMENTOS DO DIREITO E DO ESTADO CONTEMPORÂNEOS

2. FUNDAMENTOS DO DIREITO E DO ESTADO CONTEMPORÂNEOS 2. FUNDAMENTOS DO DIREITO E DO ESTADO CONTEMPORÂNEOS I DISCIPLINA Fundamentos do Direito e do Estado Contemporâneos II - PROFESSOR Francisco Cardozo Oliveira III - CARGA HORÁRIA/PERÍODO 30 horas aulas

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 Componente Curricular: Direito Processual Civil I

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 Componente Curricular: Direito Processual Civil I COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 Componente Curricular: Direito Processual Civil I Código: DIR- 364 Pré-requisito: Teoria Geral do Processo Período

Leia mais

INTRODUÇÃO AO DIREITO AMBIENTAL Carga Horária: 28 h/a

INTRODUÇÃO AO DIREITO AMBIENTAL Carga Horária: 28 h/a Faculdade de Direito Milton Campos Reconhecida pelo Ministério da Educação Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Ambiental e Recursos Hídricos INTRODUÇÃO AO DIREITO AMBIENTAL Carga Horária: 28 h/a

Leia mais

A Tutela Provisória no Novo Código de Processo Civil SUMÁRIO

A Tutela Provisória no Novo Código de Processo Civil SUMÁRIO A Tutela Provisória no Novo Código de Processo Civil SUMÁRIO PARTE 1 A TUTELA PROVISÓRIA PREVISTA NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA CRÍTICA... 23 CAPÍTULO I TEORIA GERAL DA TUTELA

Leia mais

Pós-graduação em Direito e Processual Civil. Apresentação. Diferenciais

Pós-graduação em Direito e Processual Civil. Apresentação. Diferenciais Apresentação O Grupo Verbo Jurídico figura hoje como uma das instituições mais completas quando se trata de preparação para Concursos Públicos, também atuando no segmento editorial e de ensino. No campo

Leia mais

Revista. Artigo. Conclusão

Revista. Artigo. Conclusão Artigo Revista Apontamentos sobre a necessidade de divulgação da pesquisa de preços no edital do pregão, apesar da jurisprudência do Tribunal de Contas da União em contrário. Gabriela Moreira Castro Elaborado

Leia mais

AMAZÔNIA: PATRIMÔNIO DOS BRASILEIROS. RETIFICAÇÃO AO EDITAL Nº. 003/2015

AMAZÔNIA: PATRIMÔNIO DOS BRASILEIROS. RETIFICAÇÃO AO EDITAL Nº. 003/2015 RETIFICAÇÃO AO EDITAL Nº. 003/2015 No Edital nº. 003/2015, publicado no Diário Oficial do Estado nº. 2459 de 05/02/15, em Anexo IV Temas para prova didática, à fls. 11-13: 1. No anexo IV Temas para prova

Leia mais

13 QUEIROZ, P. Direito penal: introdução crítica. São Paulo: Saraiva, 2001. 14. Direito penal: parte geral. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2005. p.

13 QUEIROZ, P. Direito penal: introdução crítica. São Paulo: Saraiva, 2001. 14. Direito penal: parte geral. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2005. p. 6 Referências bibliográficas 1 FALCONI, R. Lineamentos de direito penal. 2. ed. São Paulo: Cone, 1997. p. 23-43. 2 MACHADO, H. B. Estudos de direito penal tributário. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 3 MACHADO,

Leia mais

Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - ENFAM Programa de Capacitação em Poder Judiciário.

Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - ENFAM Programa de Capacitação em Poder Judiciário. Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - ENFAM Programa de Capacitação em Poder Judiciário (aperfeiçoamento) 1. Identificação do Requerente Escola: Escola Superior da Magistratura

Leia mais

DIREITO FUNDAMENTAL NÃO-CUMULATIVIDADE NOS TRIBUTOS SOBRE CONSUMO. Túlio Marcantônio Ramos Filho, Paulo Caliendo Velloso da Silveira.

DIREITO FUNDAMENTAL NÃO-CUMULATIVIDADE NOS TRIBUTOS SOBRE CONSUMO. Túlio Marcantônio Ramos Filho, Paulo Caliendo Velloso da Silveira. DIREITO FUNDAMENTAL NÃO-CUMULATIVIDADE NOS TRIBUTOS SOBRE CONSUMO Túlio Marcantônio Ramos Filho, Paulo Caliendo Velloso da Silveira. Mestrando em Direito, Faculdade de Direito, PUC/RS. Introdução Trata-se

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Disciplina LEGISLAÇÃO PARA ENGENHARIA

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE CAMPOS Reconhecida pelo Decreto Federal Nº 55.754, de 12 de fevereiro de 1965

FACULDADE DE DIREITO DE CAMPOS Reconhecida pelo Decreto Federal Nº 55.754, de 12 de fevereiro de 1965 DISCIPLINA: Direito Internacional dos Direitos Humanos PROFESSOR: Dr. Antonio Celso Alves Pereira EMENTA: Formação, autonomia e consolidação do Direito Internacional dos Direitos Humanos. A Carta Internacional

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DISCIPLINA: DIREITO AMBIENTAL I CÓDIGO: CARGA HORÁRIA: 80 h.a. N.º DE CRÉDITOS: 04 PRÉ-REQUISITO:

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU DIREITO E RELAÇÕES DO TRABALHO

FACULDADE DE DIREITO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU DIREITO E RELAÇÕES DO TRABALHO Módulo: Meio Ambiente do Trabalho Professor: Raimundo Simão de Melo (Doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP) Carga Horária: 40 horas Ementa: A questão ambiental no âmbito das relações de trabalho.

Leia mais

Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados. Enfam

Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados. Enfam Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Enfam ROTEIRO DE CREDENCIAMENTO 1. Identificação do Requerente Escola: Escola do Poder Judiciário ESJUD Diretor: Desembargador Francisco Djalma

Leia mais

Plano de Ensino. Meses Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Aulas Regulares 08 18 14 18 14 4 2 2 Complementação Total Acumulado 08 26 42 60 76 80

Plano de Ensino. Meses Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Aulas Regulares 08 18 14 18 14 4 2 2 Complementação Total Acumulado 08 26 42 60 76 80 Intificação Plano Ensino Curso: DIREITO Disciplina: DIREITO PROCESSUAL CIVIL I Ano/semestre: 2012-01 Carga horária: Total: 80H Semanal: 4H Professor: DANIEL BRIGE Período/turno 3º MAT (A e B) E NOT (A)

Leia mais

SIMPÓSIO NOVO CPC DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA PUC-SP

SIMPÓSIO NOVO CPC DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA PUC-SP SIMPÓSIO NOVO CPC DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA PUC-SP PROMOÇÃO NÚCLEO DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL DA PUC-SP ASSOCIAÇÃO DE PÓS-GRADUANDOS DA PUC-SP ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DA PUC-SP COMISSÃO ORGANIZADORA

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SAO PAULO - SEÇÃO DE DIREITO PRIVADO. 30 a Câmara

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SAO PAULO - SEÇÃO DE DIREITO PRIVADO. 30 a Câmara DO ESTADO DE SAO PAULO - SEÇÃO DE DIREITO PRIVADO 30 a Câmara AGRAVO DE INSTRUMENTO No.1204235-0/4 Comarca cie SÃO CAETANO DO SUL Processo 2789/08 3.V.CÍVEL DE SÃO PAULO ACÓRDÃO/DECISÃO MONOCRATICA REGISTRADO(A)

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE CAMPOS Reconhecida pelo Decreto Federal Nº 55.754, de 12 de fevereiro de 1965

FACULDADE DE DIREITO DE CAMPOS Reconhecida pelo Decreto Federal Nº 55.754, de 12 de fevereiro de 1965 DISCIPLINA: Teoria da Constituição PROFESSORA: Dra. Lílian Márcia Balmant Emerique EMENTA: Teoria constitucional. Teoria do Poder Constituinte. Mutação constitucional. Eficácia e aplicabilidade das normas

Leia mais

Possibilitar ao estudante o conhecimento das noções básicas do processo civil, a partir do estudo sistematizado de seus principais institutos.

Possibilitar ao estudante o conhecimento das noções básicas do processo civil, a partir do estudo sistematizado de seus principais institutos. PROGRAMA DE DISCIPLINA I. Curso: DIREITO II. Disciplina: DIREITO PROCESSUAL CIVIL I (D-20) Área: Ciências Sociais Período: Quarto Turno: matutino Ano: 2013.1 Carga Horária: 72 H; Créd.: 04 III. Pré-Requisito:

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO DO TRABALHO BARROS, Alice Monteiro de. Curso de Direito do Trabalho. São Paulo: LTr BOMFIM, Vólia. Direito do Trabalho. São Paulo: Método. DELGADO. Maurício Godinho. Curso de Direito do Trabalho..Direito

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL LFG. Professor: PAULO MENDES. Tema da aula: ASPECTOS POLÊMICOS DA EXECUÇÃO POR QUANTIA CERTA.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL LFG. Professor: PAULO MENDES. Tema da aula: ASPECTOS POLÊMICOS DA EXECUÇÃO POR QUANTIA CERTA. CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL LFG Professor: PAULO MENDES. Tema da aula: ASPECTOS POLÊMICOS DA EXECUÇÃO POR QUANTIA CERTA. I - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. Atos iniciais da execução por

Leia mais

I. Apresentação Geral... 3

I. Apresentação Geral... 3 Programa de Pós- Graduação Lato Sensu Especialização em Direito Constitucional Entrada: 2011 1º Semestre Índice I. Apresentação Geral... 3 II. Especialização em Direito Constitucional... 4 1. Plano de

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO E EFETIVIDADE DO PROCESSO CIVIL

MINISTÉRIO PÚBLICO E EFETIVIDADE DO PROCESSO CIVIL MARCELO ZEMKNER Professor de Direito das Faculdades Integradas de Vitória FDV E do Centro de Evolução Profissional CEP Promotor de Justiça no Estado do Espírito Santo MINISTÉRIO PÚBLICO E EFETIVIDADE DO

Leia mais

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária. E-06 10º 04 Semanal Mensal 04 60

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária. E-06 10º 04 Semanal Mensal 04 60 e Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária E-06 10º 04 Semanal Mensal 04 60 Nome da Disciplina DIREITOS HUMANOS Curso DIREITO D- 30 DIREITO CONSTITUCIONAL III (MATRIZ 2008/01) D- 32 DIREITO CONSTITUCIONAL

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2014/1 DISCIPLINA: DIREITO CONSTITUCIONAL II PROFESSOR: SERGIO ROBERTO LEAL DOS SANTOS TURMA: 4º

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2014/02 Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL IV EXECUÇÃO CIVIL PROFESSOR: LUIZ GUSTAVO TARDIN

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE CAMPOS

FACULDADE DE DIREITO DE CAMPOS Programa de DIREITO PROCESSUAL PENAL II 10º Período: 60 h/a. Aula: Teórica PONTO 01 Prisão. PONTO 02 Liberdade. PONTO 03 Procedimentos. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PONTO 04 Questões e Processos Incidentes. PONTO

Leia mais

UMA CRÍTICA À TEORIA DAS CONDIÇÕES DA AÇÃO: A possibilidade jurídica do pedido como questão de mérito

UMA CRÍTICA À TEORIA DAS CONDIÇÕES DA AÇÃO: A possibilidade jurídica do pedido como questão de mérito 563 UMA CRÍTICA À TEORIA DAS CONDIÇÕES DA AÇÃO: A possibilidade jurídica do pedido como questão de mérito Rafael Arouca Rosa (UNESP) Introdução Dentre as mudanças propostas no anteprojeto do novo Código

Leia mais

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL Secretaria de Documentação Coordenadoria de Biblioteca Seção de Gerência do Acervo

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL Secretaria de Documentação Coordenadoria de Biblioteca Seção de Gerência do Acervo Lista de duplicatas de livros Mês: Junho/10 SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL Secretaria de Documentação Coordenadoria de Biblioteca Seção de Gerência do Acervo X Autor: Humberto Theodoro Junior Título: Curso de

Leia mais

U n i v e r s i d a d e d o E s t a d o d o R i o d e J a n e i r o. C e n t r o d e C i ê n c i a s S o c i a i s

U n i v e r s i d a d e d o E s t a d o d o R i o d e J a n e i r o. C e n t r o d e C i ê n c i a s S o c i a i s GRADE HORÁRIA MANHÃ/TARDE 2014/2 2º SEMESTRE 1º PERÍODO SALA 7002 F História do do Pensamento Político I História do Política I Política I I I História do Política I Política I Introdução à Introdução

Leia mais

1. RESUMO. na Constituição Federal, portanto, a análise do tema deve ser estudada à luz

1. RESUMO. na Constituição Federal, portanto, a análise do tema deve ser estudada à luz 1. RESUMO Os direitos fundamentais trabalhistas estão inseridos na Constituição Federal, portanto, a análise do tema deve ser estudada à luz do Direito do Trabalho e dos princípios que orientam o Direito

Leia mais

PLANO DE ENSINO. CURSO: MESTRADO EM DIREITO Semestre: CARGA HORÁRIA SEMESTRAL AULAS SEMANAIS 1. DISCIPLINA PERº

PLANO DE ENSINO. CURSO: MESTRADO EM DIREITO Semestre: CARGA HORÁRIA SEMESTRAL AULAS SEMANAIS 1. DISCIPLINA PERº PLANO DE ENSINO CURSO: MESTRADO EM DIREITO Semestre: 1. DISCIPLINA PERº Direitos Fundamentais e Constituição. Teoria Geral e Hermenêutica CARGA HORÁRIA SEMESTRAL AULAS SEMANAIS 2017 60 4 2. PROFESSOR (A):

Leia mais

Ementa aulas dia 28.04.2015 e 05.05.2015 ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL

Ementa aulas dia 28.04.2015 e 05.05.2015 ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL Ementa aulas dia 28.04.2015 e 05.05.2015 ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL Tema: Contratos Regulados Professor: Gabriel Schulman (gabriel@schulman.com.br)

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE DIREITO

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE DIREITO FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE DIREITO PLANO DE CURSO 1. Identificação Disciplina: Filosofia Geral e do Direito

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE SOROCABA FADI 2013

FACULDADE DE DIREITO DE SOROCABA FADI 2013 FACULDADE DE DIREITO DE SOROCABA FADI 2013 Disciplina: Direito Processual Civil II Departamento V Direito Processual Civil Docente Responsável: Profa. Iris Pedrozo Lippi Carga Horária Anual: 100 h/a Tipo:

Leia mais

RECORRIBILIDADE DAS DECISÕES INTERLOCUTÓRIAS: UMA COMPARAÇÃO DO DIREITO BRASILEIRO COM OUTROS ORDENAMENTOS

RECORRIBILIDADE DAS DECISÕES INTERLOCUTÓRIAS: UMA COMPARAÇÃO DO DIREITO BRASILEIRO COM OUTROS ORDENAMENTOS ANA LAURA GONZÁLEZ POITTEVIN RECORRIBILIDADE DAS DECISÕES INTERLOCUTÓRIAS: UMA COMPARAÇÃO DO DIREITO BRASILEIRO COM OUTROS ORDENAMENTOS Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de

Leia mais

Direito Processual Tributário

Direito Processual Tributário Faculdade de Direito Milton Campos Reconhecida pelo Ministério da Educação Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Tributário Direito Processual Tributário Carga Horária: 36 h/a 1- Ementa Direito

Leia mais

IBMEC/MG GRADUAÇÃO EM DIREITO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE GRUPO DE ESTUDOS JUNTO À GRADUAÇÃO

IBMEC/MG GRADUAÇÃO EM DIREITO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE GRUPO DE ESTUDOS JUNTO À GRADUAÇÃO IBMEC/MG GRADUAÇÃO EM DIREITO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE GRUPO DE ESTUDOS JUNTO À GRADUAÇÃO ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: TEORIA GERAL DO PROCESSO E DIREITO PROCESSUAL CIVIL COORDENAÇÃO: FLÁVIO QUINAUD PEDRON;

Leia mais

AQUISIÇÕES DE LIVROS 2013/2

AQUISIÇÕES DE LIVROS 2013/2 Anotações ao estatuto da advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil. BINI, Claudio; GUIMARO JUNIOR, Orlando; ATHAYDE, João Baptista de Souza Negreiros. Anotações ao estatuto da advocacia e da Ordem dos

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 Componente Curricular: Direito Econômico PLANO DE CURSO

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 Componente Curricular: Direito Econômico PLANO DE CURSO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 Componente Curricular: Direito Econômico Código: DIR - 567 Pré-requisito: ------- Período Letivo: 2015.2 Professor:

Leia mais

DISCIPLINA: Direito Penal III SEMESTRE DE ESTUDO: 4º Semestre. CH total: 72h

DISCIPLINA: Direito Penal III SEMESTRE DE ESTUDO: 4º Semestre. CH total: 72h DISCIPLINA: Direito Penal III SEMESTRE DE ESTUDO: 4º Semestre TURNO: Matutino / Noturno CH total: 72h CÓDIGO: DIR121 1. EMENTA: Princípios atinentes às penas e às medidas de segurança. Tratamento penal

Leia mais

Direito Fundamental à Defesa Criminal: Um Olhar Sobre a Defensoria Pública Enquanto Instrumento de Acesso à Justiça Penal

Direito Fundamental à Defesa Criminal: Um Olhar Sobre a Defensoria Pública Enquanto Instrumento de Acesso à Justiça Penal 176 IV Mostra de Pesquisa da Pós- Graduação PUCRS Direito Fundamental à Defesa Criminal: Um Olhar Sobre a Defensoria Pública Enquanto Instrumento de Acesso à Justiça Penal Fábio Luís Mariani de Souza,

Leia mais