Perth: Educação de elevada qualidade e um estilo de vida fantástico

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Perth: Educação de elevada qualidade e um estilo de vida fantástico"

Transcrição

1

2 Perth: Educação de elevada qualidade e um estilo de vida fantástico Perth, na Austrália Ocidental, é uma cidade vibrante e sofisticada, sendo a metrópole australiana mais perto de várias cidades na Ásia, África e Europa. O nível de vida desta próspera e enérgica cidade banhada pelo oceano Índico se encontra entre os mais elevados da Austrália. Perth possui serviços e instalações de elevada qualidade e seus habitantes, indústrias e instituições são dinâmicas e de alcance internacional. Acerca da ECU A Edith Cowan University (ECU) valoriza pessoas com paixão e potencial, oferecendo o equilíbrio exato entre conhecimentos práticos e excelência acadêmica e formando graduados preparados para enfrentar o mundo real. Nos orgulhamos de sermos amistosos, flexíveis e relevantes. Apoiamos a associação entre a teoria e as práticas modernas do local de trabalho, fornecendo oportunidades para que os estudantes efetuem componentes de prática profissional e estágios. Os cursos da ECU são concebidos em contato com governos, setores da indústria, entidades profissionais e empregadores de todo o mundo. Vários de nossos cursos não existem fora da Austrália Ocidental e Austrália. A Universidade é líder nacional na concepção de cursos inovadores e no uso da tecnologia para melhorar o ensino e os resultados da aprendizagem. Todos nossos campus dispõem de rede sem fios. Nosso corpo docente altamente qualificado é recrutado em vários países. A ECU assume o compromisso de efetuar investigações de alta qualidade, cujos resultados têm um forte impacto social, económico, ambiental e cultural - investigações que marcam a diferença.

3 Todos os anos, Perth acolhe milhares de visitantes, incluindo mais de estudantes internacionais vindos dos quatro cantos do globo. Para mais informação sobre Perth, visite: Perth Prêmios Recentes Vencedora de dois prêmios nacionais BHERT (Business Higher Education Round Table) em 2006 Vencedora de quatro prestigiosos Carrick Awards for Australian University Teaching: dois em 2006 e dois em 2007 Primeiro Membro Australiano da AACE (Association for the Advancement of Computing in Education) - Apenas foram concedidos quatro em todo o mundo (Prof. Ron Oliver) Outstanding Individual Achievement Award 2006 da ISANA (International Student Advisers Network of Australia) (Cassandra Colvin, Coordenadora de Suporte a Estudantes Internacionais da ECU) Vencedora de cinco categorias nos National Awards da Journalism Education Association, em 2007 Vencedora mundial da XI Global Student Advertising Competition da IAA em 2007

4 Campus Joondalup O Campus Joondalup é a sede da Universidade. Esse campus está situado perto de uma ferrovia de trens rápidos e da principal via rápida de Perth. O campus possui instalações avançadas e faz parte do Joondalup Learning Precinct, que inclui o West Coast TAFE e a Western Australia Police Academy. A ECU fornece um ambiente de aprendizagem amistoso através de uma vasta gama de instalações e serviços, desde a orientação profissional ao apoio acadêmico.

5 Claudine Au Mestrado de Ciência Informática - Malásia Escolhi a ECU porque todas as unidades e cursos da Escola de Informática e Ciências da Informação estão acreditados pela Australian Computer Society ao nível mais elevado. Para além disso, a Escola disponibiliza aos estudantes várias unidades, fornecendo um curso mais flexível e adequado a nossos interesses e necessidades. Michael Lim Doutoramento em Filosofia (Ciências do Esporte), Singapura [Graduado de Ciência Biomédica - Ciência do Esporte (com honras)] As Ciências do Esporte são um campo apaixonante que está crescendo muito rapidamente. Seu crescimento ao longo dos últimos anos forneceu oportunidades que permitem que os graduados desse programa trabalhem em vários campos ou áreas. Alguns exemplos incluem: - atletas de elite treinamento/reabilitação da população normal - atividade física e bemestar da população clínica - reabilitação cardiopulmonar/musculoesquelética.

6 Campus Mount Lawley Apenas a alguns minutos da principal zona comercial de Perth, o Campus Mount Lawley é uma opção excelente para estudar de dia ou de noite. O Campus Mount Lawley é a casa de uma das instituições de formação artística de maior sucesso da Austrália, a WAAPA (Western Australian Academy of Performing Arts). A localização estratégica da Edith Cowan University em Perth originou um grande ênfase em nossas atividades internacionais e no desenvolvimento de ligações estratégicas com universidades de todo o mundo.

7 Fabiana Dos Santos Graduação em Comunicações (Tecnologias Multimídia Interativas) - Brasil Decidi estudar na ECU porque gostei do programa do curso, do equipamento e do ambiente do campus. Além disso, foi muito importante saber que a ECU está constantemente melhorando sua qualidade com base nas opiniões dos estudantes. Sikuo Yang Mestrado de Sistemas de Gerenciamento da Informação - China Escolhi estudar na ECU porque é uma universidade de grande reputação na Austrália Ocidental e me deram referências excelentes quando visitei a Austrália pela primeira vez. Além disso, me deram equivalências para algumas de minhas unidades. O que mais gosto em meu curso é ganhar experiência prática em áreas importantes. Aprendi muito com esse curso e tive de fazer vários trabalhos e exercícios relacionados com casos da vida real.

8 Campus South West (Bunbury) Situado a duas horas de carro a sul de Perth, na segunda maior cidade da Austrália Ocidental, o Campus South West (Bunbury) da ECU é o maior campus universitário fora da área metropolitana. O campus possui instalações modernas, turmas pequenas, uma gama completa de cursos e alojamento no campus. Estudo Fora do Campus Se você gostaria de estudar mas não pode vir na Austrália Ocidental para assistir às aulas, o estudo fora do campus, a partir de seu país, pode ser a opção certa. O estudo fora do campus está disponível como opção para estudantes internacionais que, por razões tais como responsabilidades pessoais, compromissos de trabalho ou incapacidade, preferem estudar externamente.

9 Sascha Thierchen Estudante do Programa Study Abroad - Alemanha Ciência e Tecnologia do Surfe, Bunbury Campus Escolhi esse programa porque queria uma experiência única. A Ciência do Surfe era algo diferente que você não poderia encontrar na Alemanha. O Departamento Internacional foi muito útil e fez todos os possíveis para me ajudar em todo o processo. Rina Rahmawati Licenciatura de Sistemas de Informação - Indonésia Completei um Diploma Avançado do Central TAFE e queria continuar estudando. Depois de investigar e comparar outras Universidades, a ECU tinha a melhor oferta de unidades de sistemas de comércio eletrônico/sistemas de informação, quer no aspecto técnico quer no aspecto de unidades de gerenciamento. Para além disso, na ECU você pode encontrar pessoas de todas as raças, culturas, origens, etc. Pensei que seria um local fantástico para interagir e estabelecer amizades para toda a vida.

10 Apoio e Alojamento para Estudantes A ECU assume o compromisso de prestar um serviço de qualidade e reconhece o processo de transição único de todos os estudantes internacionais. A equipe de Apoio a Estudantes Internacionais está disponível para ajudar os estudantes, possuindo alguns programas de apoio fantásticos. Programas de Orientação A ECU oferece um galardoado e completo programa de orientação durante a Welcome Week, que abrange tudo o que você precisa de saber sobre a vida em Perth e o estudo na ECU. Existem ainda eventos sociais e programas de apoio acadêmico gratuitos e o programa é suportado por uma enorme equipa de voluntários fabulosos, que estão sempre disponíveis para ajudarem os novos estudantes em cada fase de seu processo de transição. Serviço de Aconselhamento Todos os campus metropolitanos contam com conselheiros amistosos, para fornecerem apoio, assistência, recomendação ou proteção jurídica para qualquer assunto relacionado com o estudo ou o bem estar dos estudantes em Perth durante sua estada na ECU. Programa Going Home A ECU International também oferece um programa completo, no final do semestre, para todos os estudantes que estiverem regressando a seus países. Grupos de Estudantes A ECU está empenhada em apoiar todos os Estudantes Internacionais e, com maior importância, os Grupos de Estudantes da Universidade. Os Grupos de Estudantes são, em sua maioria, organizados por nacionalidade, fornecendo apoio, amizade, representação e uma agenda social para todos os estudantes da ECU. Para mais informação sobre qualquer um destes serviços, visite: Ajuda Financeira A ECU é um fornecedor de Educação Superior reconhecido em muitos países e organismos de todo o mundo A ECU dispõe de uma equipe de Ajuda Financeira destinada a simplificar o processo de pedido de empréstimo. Para mais informação, contacte a equipe de Ajuda Financeira da ECU em: financialaid@ecu.edu.au

11 Custo de Vida Quer você resida dentro ou fora do campus, deverá contar com cerca de 300 dólares australianos por semana. Aluguel dólares australianos por semana Transporte: 25 dólares australianos por semana Eletricidade e Gás: 25 dólares australianos por semana Lavanderia: 10 dólares australianos por semana Comida: 60 dólares australianos por semana Telefone: 10 dólares australianos por semana Despesas médicas: 5 dólares australianos por semana Outras despesas: 55 dólares australianos por semana Estes valores não incluem propinas, manuais de estudo, possuir um veículo nem viagens de férias. Os estudantes também devem contar com 400 dólares australianos por semestre para livros e material de escritório, apesar de poderem poupar dinheiro comprando livros em segunda mão. As famílias necessitarão de uma quantia consideravelmente maior por semana, que deverá incluir despesas com a escola e babysitting, se aplicável. O Governo da Austrália Ocidental oferece ensino gratuito, em escolas do estado, para dependentes de estudantes de mestrados e doutorados; no entanto, poderão ser aplicadas taxas de inscrição e custos mínimos para alguns livros e excursões. Cobertura de Saúde para Estudantes Estrangeiros O Governo Australiano exige que todos os estudantes internacionais que estudem na Austrália paguem a Cobertura de Saúde para Estudantes Estrangeiros (seguro médico). Para mais detalhes sobre o custo de vida, consulte: about/aboutperth/livingcosts.html Alojamento Após o recebimento de um pedido de recepção no aeroporto, a ECU International organiza alojamento temporário para os estudantes internacionais que cheguem a Perth pela primeira vez. O alojamento inclui opções dentro do campus e fora do campus, por aluguel privado. Para mais informação sobre o alojamento, consulte:

12 Informações sobre os Cursos Administração de Empresas, Turismo e Lazer Se você se interessa pelo mundo empresarial, a Licenciatura em Administração de Empresas da ECU é para você. Irá usar dados da vida real, analisar problemas éticos, políticos e atuais e desenvolver capacidades empresariais, de negociação e comunicação profissional. Nossos graduados têm os conhecimentos que as empresas precisam! Contabilidade Administração de Empresas Direito Comercial Economia Comércio Eletrônico Gerenciamento de Eventos, Esportes e Lazer Finanças Hotelaria Gerenciamento de Recursos Humanos Relações Industriais Sistemas de Informação Comércio Internacional Gerenciamento Marketing Planejamento Gerenciamento Esportivo Gerenciamento Turístico Planejamento Urbano e Regional Enfermagem, Saúde e Psicologia A Escola de Enfermagem, Obstetrícia e Pós-graduação em Medicina oferece o mais completo programa universitário de enfermagem da Austrália Ocidental. Em 2008, a escola se deslocou para o moderno Health and Wellness Building, criado especificamente para esse efeito no Joondalup Campus. Prevenção de Vícios Ciências Biológicas Ciências Biomédicas Integração de Pessoas com Deficiências Ciências da Atividade Física e Esporte Reabilitação e Ciências da Atividade Física Ciência Forense e Biomolecular Gerontologia Promoção da Saúde Ciências da Saúde Biologia Humana Enfermagem Nutrição Saúde e Segurança Ocupacional Terapia Ocupacional Psicologia Psicologia e Aconselhamento Ciências do Esporte Trabalho Social Estudos da Mulher Juventude, Saúde e Atividade Física

13 Artes Criativas e Interpretativas Imagine um local onde você poderá compartilhar sua capacidade criativa com pessoas que partilham sua paixão, onde sua mente e seu corpo são libertados e sua imaginação voa... Deixe de imaginar, esse local existe em Perth na Western Australian Academy of Performing Arts (WAAPA) e na School of Communications & Arts (SCA). Teatro Aborígene Atuação Gerenciamento de Indústrias Artísticas Interpretação Clássica Composição Moda Contemporânea Música Contemporânea Interpretação Contemporânea Vestuário Artes Criativas Indústrias Criativas Dança Mídia Digital Cinema e Vídeo Design e Cultura de Jogos Design Gráfico Desenvolvimento de Mídia Interativa Design de Interiores e Espaços Iluminação Estudos Musicais Teatro Musical Tecnologia Musical Artes Interpretativas Fotomídia Produção e Design Construção de Cenários e Adereços Estudos sobre Mídia Gerenciamento Teatral e de Som Artes Visuais Escrita Informática e Tecnologia da Informação Quase metade dos estudantes universitários de informática da Austrália Ocidental estudam na ECU, porque esta possui o programa de informática e tecnologia da informação mais completo. Todos os cursos de Informática da ECU têm a classificação de nível um da Australian Computer Society. A razão de estudantes para professores é muito alta, o que significa que os estudantes recebem muita atenção individual. Ciência Informática Segurança Informática Tecnologia Informática Segurança Informática e de Redes Programação de Jogos Tecnologia da Informação Tecnologia Aplicada a Bibliotecas Informática Móvel Tecnologia de Redes Gerenciamento de Registros Engenharia de Software

14 Informações sobre os Cursos Engenharia, Tecnologia e Aviação O curso de Engenharia da ECU oferece cursos baseados na aprendizagem prática nas modernas instalações do Campus Joondalup. Todos nossos cursos têm um enfoque especial na resolução de problemas da vida real, juntamente com uma completa cobertura dos fundamentos teóricos, projetos práticos e trabalho de grupo. Aviação Comunicação e Tecnologia da Informação Engenharia de Sistemas Informáticos Tecnologia Informática Eletrônica e Sistemas Informáticos Eletrônica e Comunicações Engenharia Engenharia Ambiental Tecnologia da Informação Controlo e Automação de Instrumentação Desenvolvimento de Mídia Interativa Mecatrônica Esportes Motorizados Tecnologia de Rede Engenharia de Software Ciência e Tecnologia do Surfe Ensino Os melhores professores são recordados para sempre... A ECU sabe disso, com mais de 100 anos de experiência aprimorando seus programas educativos. A Licenciatura em Educação tem um enfoque na experiência prática e inclui estudos da infância, desde o jardim de infância até à escola primária ou secundária e uma vasta gama de especialização, para que você receba toda a preparação necessária. Educação Infantil Jardim de Infância até à Educação Primária Educação Primária Educação Primária até à Secundária Educação Secundária Especializações: Administração de Empresas Design e Tecnologia Mídia Digital (TI) Teatro e Interpretação Inglês Saúde e Educação Física Economia Doméstica Matemática Música Ciências Ciências Sociais Artes Visuais

15 Direito e Justiça A ECU identificou uma tendência mundial crescente no sentido da investigação forense independente. A Licenciatura em Investigação Forense é diferente dos outros cursos de Ciência Forense porque combina a ciência aplicada com unidades de direito e justiça relevantes. Os graduados adquirem um conhecimento profundo de criminologia, justiça, direito e ciência forense e sua relação com as investigações forenses. Prevenção de Vícios Direito Comercial Estudos da Infância e da Família Criminologia e Justiça Criminologia e Justiça Juvenil Investigação Forense Direito Estudos Policiais Política e Governo Estudos de Segurança e Justiça Justiça Social e Defesa Pública Ciência, Ambiente e Segurança A Licenciatura em Saúde Ambiental da ECU está preparando estudantes para várias carreiras excitantes no setor da mineração e recursos naturais, bem como nas áreas tradicionais do governo local. O curso de quatro anos da ECU forma Responsáveis de Saúde Ambiental acreditados para satisfazer a procura de profissionais nas áreas de mineração, indústria, organismos governamentais e governo local. Química Aplicada e Analítica Matemática Aplicada e Estatística Ciências Biológicas Ciências Biomédicas Contra-terrorismo, Segurança e Informações Secretas Estudos Forenses Ambientais Saúde Ambiental Gerenciamento Ambiental Ciência Ambiental Ciência Forense e Biomolecular Biologia Humana Biologia Marinha e Fluvial Matemática Física Planejamento Segurança Estudos de Segurança e Justiça Gerenciamento de Segurança Sociologia e Antropologia Ciências do Esporte Ciência e Tecnologia do Surfe Planejamento Regional e Urbano

16 Informações sobre os Cursos Sociedade e Cultura A Licenciatura de Letras da ECU pode combinar as disciplinas clássicas de um curso de letras e incluir uma vasta gama de opções dentro de sociedade e ambiente, cultura e idiomas, humanísticas e ciências sociais. Essa área de estudo pode ampliar sua compreensão do mundo em constante alteração em que vivemos. Letras Estudos da Infância e da Família Estudos Comunitários Aconselhamento Indústrias Criativas Integração de Pessoas com Deficiências Inglês Francês Geografia História Serviços para Indígenas Japonês Estudos do Idioma Política e Governo Justiça Social e Defesa Pública Ciências Sociais Trabalho Social Bem-estar Social e Trabalho Comunitário Estudos da Mulher Escrita Estudos sobre a Juventude Mídia e Comunicação Como é que alguma vez vivemos sem Internet, , vídeo digital, televisão e fotografia? A Licenciatura em Ciência (Mídia Digital) da ECU foi concebida para preparar os estudantes a participar na revolução das tecnologias de convergência, possibilitada pelos canais de comunicação avançados tais como a Internet de banda larga, o vídeo digital e a televisão digital. Publicidade Comunicação Comunicação e Cultura Comunicação e TI/Tecnologia Aplicada a Bibliotecas Mídia Digital Inglês Cinema e Vídeo Desenvolvimento de Mídia Interativa Jornalismo Marketing Comunicação de Massa Mídia e Estudos Culturais Fotomídia Relações Públicas Estudos sobre Mídia Escrita

17 Vias de Ingresso na ECU A ECU oferece várias vias de ingresso flexíveis para ajudar os estudantes que não satisfazem os requerimentos para ingresso direto na universidade. Perth Institute of Business and Technology (PIBT) Em associação com a ECU, o PIBT oferece programas de Ingresso na Universidade destinados a estudantes que necessitem de preparação acadêmica antes de entrarem num programa universitário. A associação entre a ECU e o PIBT foi concebida para oferecer aos estudantes que não satisfazem os requerimentos de ingresso na ECU uma via de ingresso alternativa aos cursos da ECU. O PIBT oferece cursos nas áreas de Administração de Empresas, Comércio, Enfermagem, Comunicações, Informática e Tecnologia de Informação, Ciências e Direito aos níveis Pré-universitário e Universitário. Os Diplomas do PIBT são totalmente acreditados como Diplomas de Ensino Superior e são reconhecidos pela ECU para obtenção de créditos. É assegurada aos diplomados uma colocação no segundo ano da Licenciatura correspondente da ECU. Não serão necessários quaisquer exames de ingresso. Muitos estudantes do PIBT já usaram essa via de ingresso para efetuarem uma licenciatura na ECU. Para mais informação, contacte o PIBT na Edith Cowan University: Telefone: (61 8) Fax: (61 8) info@pibt.wa.edu.au Website: CRICOS IPC: 01312J As Vantagens do PIBT Os cursos de diploma são equivalentes ao primeiro ano de uma Licenciatura Ingresso garantido no segundo ano da ECU após a conclusão do Diploma com êxito Sistema de três semestres e opção de ingresso rápido Grupos de estudantes reduzidos e atenção individualizada Professores universitários dedicados Ajuda de estudo adicional Diploma Avançado Ano 3 Diploma Ano 2 Certificado Ano 1 Postgraduate Qualifying Program (PQP) O Postgraduate Qualifying Program (PQP) foi concebido para permitir o ingresso nos cursos de Mestrado da ECU emadministração de Empresas, Informática e Tecnologia da Informaçãoe Comunicações. Os programas se destinam a estudantes com qualificações universitárias ou Diplomas de 3-4 anos em seu país de origem, mas que não satisfazem os requerimentos de ingresso direto nos cursos de Pós-graduação da ECU. PQP Padrão 1 Semestre Mestrado 1½ 2 Anos PQP Alargado 2 3 Semestres Diploma Aprovado de 3-4 Anos Licenciatura Aprovada Graduação Aprovada de 2 Anos com Experiência de Trabalho Relevante O Western Australian Universities Foundation Program O Western Australian Universities Foundation Program (WAUFP) é propriedades das 4 universidades públicas da Austrália Ocidental e a conclusão desse programa assegura o ingresso na ECU. Esse programa se destina a estudantes internacionais para os quais o Inglês é o segundo idioma e cujo nível acadêmico obtido em seus países de origem não é suficiente para garantir o ingresso numa universidade da Austrália Ocidental. O Tuart College (CRICOS IPC: 00465M) oferece o WAUFP e está convenientemente localizado perto dos campus metropolitanos da ECU: Para obter uma descrição completa do programa WAUFP, visite:

18 Vias de Ingresso Através do Inglês PIBT International English Center (IEC) O IEC da ECU foi estabelecido em 1986 para oferecer cursos de inglês a estudantes de países que não falem inglês, incluindo vias de ingresso direto para estudantes internacionais que desejem efetuar estudos universitários. O IEC é reconhecido por seu excelente pessoal docente, seus programas de inglês de alta qualidade e suas extraordinárias instalações. O IEC é agora operado pelo PIBT, o fornecedor de vias de ingresso no campus da ECU. Cursos do Idioma Inglês O IEC oferece vários cursos de Inglês destinados a satisfazer a necessidade dos estudantes que desejem estudar para fins genéricos, que procurem qualificações internacionalmente reconhecidas ou que desejem aprofundar seus estudos acadêmicos. Os programas disponíveis para estudantes Internacionais são: Inglês Geral** (1 a 40 semanas) Inglês Acadêmico** (1 a 40 semanas) Programas de Idioma Inglês da Universidade de Cambridge (10 a 12 semanas) Cursos Breves especializados/personalizados (2 ou 4 semanas, de acordo com o curso) ** Datas de início todos os meses Programas de Ingresso na Universidade: UEBC e DEP Características dos cursos: Os cursos são baseados na qualificação obtida, pelo que não é necessário efetuar IELTS, TOEFL ou outro teste de idioma para ingressar na ECU após a conclusão do curso Turmas exclusivas com professores dedicados e experientes Estruturas organizativas e de idioma relevantes para o nível acadêmico de leitura, escrita, compreensão e expressão oral Desenvolvimento de técnicas de investigação usando os recursos das bibliotecas da ECU

19 University English Bridging Course (UEBC) O UEBC é um programa de desenvolvimento de técnicas de estudo e idioma, de âmbito acadêmico, destinado a futuros estudantes universitários. Os estudantes que pretendam estudar no UEBC já cumpriram os requerimentos de ingresso na ECU, mas não os requerimentos de inglês para ingresso na ECU. Os estudantes da UEBC devem ter uma Carta de Oferta da ECU International. O UEBC tem 2 níveis UEBC 1 e UEBC 2 Cada nível tem 10 semanas Requerimentos de ingresso no UEBC 1: uma classificação IELTS geral de 5,0sem nenhuma classificação abaixo de 5,0* Requerimentos de ingresso no UEBC 2: conclusão com êxito do UEBC1 ou uma classificação IELTS geral de 5,5 sem nenhuma classificação abaixo de 5,0* Cada nível tem 2 matrículas por ano *Nota: As classificações não podem ter mais de 12 meses. Os estudantes que não alcancem estas classificações por uma margem reduzida poderão ingressar concluindo o estudo de Inglês Acadêmico antes de iniciarem o curso UEBC. Para mais informação, contacte o PIBT-IEC. Direct Entry Program (DEP) O Direct Entry Program (DEP) é um curso de 16 semanas, com duas matrículas por ano, para estudantes com ofertas da ECU que tenham satisfeito os requerimentos de ingresso acadêmico, mas não os requerimentos de inglês, para os cursos de pós-graduação. Requerimentos de ingresso no DEP: uma classificação IELTS geral de 5,5 sem nenhuma classificação abaixo de 5,5 *Nota: As classificações obtidas fora da Austrália não podem ter mais de 6 meses. Os estudantes que não alcancem essas classificações por uma margem reduzida poderão ingressar efetuando um Programa de Inglês Acadêmico de aproximadamente 10 semanas antes de começarem o DEP Como contatar o PIBT International English Centre: Telefone: (61 8) Fax: (61 8) iec@pibt.wa.edu. auwebsite:

20 Os candidatos podem enviar sua candidatura diretamente à ECU através da Internet, por , fax, correio postal ou através de um dos nossos departamentos de representação internacional. Para obter uma lista completa dos representantes da ECU, visite: Envie sua candidatura pela Internet agora mesmo, selecionando um curso em: futurestudents/international/ index.php A ECU não tem qualquer taxa de candidatura. Foram efetuados todos os esforços para garantir que as informações existentes nesta publicação estão corretas no momento da impressão. Estas informações estão sujeitas a alterações periódicas e a Universidade reserva-se o direito de adicionar, modificar ou descontinuar cursos e impor limitações na inscrição em qualquer curso. Esta publicação constitui uma expressão de intenção e não deve ser interpretada como uma proposta final ou acordo. Contacte-nos por international@ecu.edu.au Visite a home page da ECU: Para telefonar desde outro país, marque: (61 3) CRICOS IPC 00279B Nov

Para obter uma bolsa de estudos em uma Universidade Australiana, você deve atentar-se às seguintes recomendações gerais: + +

Para obter uma bolsa de estudos em uma Universidade Australiana, você deve atentar-se às seguintes recomendações gerais: + + Newsletter sobre Bolsas Este documento é uma ferramenta desenvolvida pela Latino Australia Education para deixá-lo atualizado sobre as bolsas de estudos oferecidas pelas Universidades Australianas. Para

Leia mais

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE PONTE DA BARCA

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE PONTE DA BARCA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE PONTE DA BARCA Uma escola de todos Para todos Transformar Vidas, Alimentar Sonhos, Projetar Carreiras! SPO Serviço de Psicologia e Orientação 9.º ANO e agora? Cursos Científico

Leia mais

Orientação Escolar e Profissional. 9.º ano! Escola Secundária Inês de Castro 2011/2012

Orientação Escolar e Profissional. 9.º ano! Escola Secundária Inês de Castro 2011/2012 Orientação Escolar e Profissional 9.º ano! E AGORA? Escola Secundária Inês de Castro 2011/2012 Antes de fazer uma escolha é fundamental saber o que se quer e para isso há que recordar e avaliar tudo o

Leia mais

Departamento de Moda & Têxteis Licenciatura (BA Hons) em Moda e Design de Têxteis *WJ24

Departamento de Moda & Têxteis Licenciatura (BA Hons) em Moda e Design de Têxteis *WJ24 É com muito orgulho que nós, a Escola de Artes de Winchester ( Winchester School of Art ), somos uma das instituições de arte e design mais conceituadas do Reino Unido, com quase 150 anos de história,

Leia mais

DESCUBRA A CARROLL UNIVERSITY Excelência acadêmica desde 1846

DESCUBRA A CARROLL UNIVERSITY Excelência acadêmica desde 1846 DESCUBRA A CARROLL UNIVERSITY Excelência acadêmica desde 1846 ESTUDA NO CORAÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS Obtenha uma educação global no meio dos EUA, na primeira universidade de Wisconsin. Desde 1846, a Carroll

Leia mais

study brisbane Sea guia para estudar em Brisbane studybrisbane.com.au

study brisbane Sea guia para estudar em Brisbane studybrisbane.com.au study brisbane Sea guia para estudar em Brisbane studybrisbane.com.au Bem-Vindo a Brisbane Custo de vida: Queensland possue o menor custom de vida comparado com os outros estados Australianos. Brisbane

Leia mais

www.pucrs.br/pos *AVALIAÇÃO CAPES POR QUE A PUCRS?

www.pucrs.br/pos *AVALIAÇÃO CAPES POR QUE A PUCRS? A Pós-Graduação da PUCRS é a porta de entrada para um novo momento da sua vida profissional e acadêmica. Você pode ampliar habilidades, fomentar ideias e adquirir conhecimento com experiências inovadoras

Leia mais

REDE TEMÁTICA DE ACTIVIDADE FÍSICA ADAPTADA

REDE TEMÁTICA DE ACTIVIDADE FÍSICA ADAPTADA REDE TEMÁTICA DE ACTIVIDADE FÍSICA ADAPTADA Patrocinada e reconhecida pela Comissão Europeia no âmbito dos programas Sócrates. Integração social e educacional de pessoas com deficiência através da actividade

Leia mais

AGRUPAMENTO ESCOLAS DE ÍLHAVO ENSINO SECUNDÁRIO

AGRUPAMENTO ESCOLAS DE ÍLHAVO ENSINO SECUNDÁRIO AGRUPAMENTO ESCOLAS DE ÍLHAVO ENSINO SECUNDÁRIO CURSOS Cursos Científico-Humanísticos Cursos Profissionais Cursos Científico-Humanísticos Ciências e Tecnologias Línguas e Humanidades Ciências Socioeconómicas

Leia mais

O ensino da ETIC é orientado para a prática e integra projetos reais no contexto da formação.

O ensino da ETIC é orientado para a prática e integra projetos reais no contexto da formação. PORQUÊ A ETIC? QUE TIPO DE CURSOS ENCONTRO NA ETIC? QUAIS AS ÁREAS DE ENSINO E OS RESPETIVOS CURSOS HND - HIGHER NATIONAL DIPLOMA (2 ANOS)? QUAIS AS ÁREAS DE ENSINO E RESPETIVOS CURSOS ANUAIS (1 ANO)?

Leia mais

CARREIRAS. Área de humanidades. CARREIRA 105 Arquitetura - FAU. CARREIRA 100 Administração - Ribeirão Preto. CARREIRA 110 Arquitetura - São Carlos

CARREIRAS. Área de humanidades. CARREIRA 105 Arquitetura - FAU. CARREIRA 100 Administração - Ribeirão Preto. CARREIRA 110 Arquitetura - São Carlos Área de humanidades CARREIRAS NOTA: A DURAÇÃO DOS CURSOS DA USP É COMPUTADA EM SEMESTRES. NA DURAÇÃO DOS CURSOS QUE ENVOLVEM ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO ESTÃO INCLUÍDAS TODAS AS ATIVIDADES NECESSÁ-

Leia mais

QUADRO DE TITULAÇÃO VERIFIQUE NO QUADRO OS COMPONENTES POSSÍVEIS COM BASE NA SUA TITULAÇÃO ENSINO MÉDIO

QUADRO DE TITULAÇÃO VERIFIQUE NO QUADRO OS COMPONENTES POSSÍVEIS COM BASE NA SUA TITULAÇÃO ENSINO MÉDIO 1 QUADRO DE TITULAÇÃO VERIFIQUE NO QUADRO OS COMPONENTES POSSÍVEIS COM BASE NA SUA TITULAÇÃO ENSINO MÉDIO DISCIPLINAS Artes (Base Nacional Comum) Biologia (Ensino Médio) Matemática (Base Nacional Comum)

Leia mais

31. Enfermagem Gerontológica I e II (Enfermagem) 32. Gestão em Saúde I e II (Enfermagem) 33. Primeiros Socorros I (Enfermagem) 34. Primeiros Socorros

31. Enfermagem Gerontológica I e II (Enfermagem) 32. Gestão em Saúde I e II (Enfermagem) 33. Primeiros Socorros I (Enfermagem) 34. Primeiros Socorros CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA ETEC PARQUE DA JUVENTUDE SÃO PAULO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA CONCURSO PÚBLICO DE DOCENTES nº 159/02/2007 O Diretor da Escola Técnica Estadual

Leia mais

AUTORIZADO PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - RESOLUÇÃO N º 366/95

AUTORIZADO PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - RESOLUÇÃO N º 366/95 MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DOS SERVIÇOS DA SAÚDE UCES-UNIVERSIDAD DE CIENCIAS EMPRESARIALES Y SOCIALES AUTORIZADO PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - RESOLUÇÃO N º 366/95 ACREDITADO PELA CONEAU N 396/06 O Mestrado

Leia mais

COLÉGIO INTERNATO DOS CARVALHOS

COLÉGIO INTERNATO DOS CARVALHOS COLÉGIO INTERNATO DOS CARVALHOS Ensino Básico 2º e 3º Ciclo e Cursos Secundários Científico-Tecnológicos Resultados Escolares Ano Letivo 211/212 1. Introdução Cada jovem, rapaz ou rapariga, que escolhe

Leia mais

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE ILHA SOLTEIRA ILHA SOLTEIRA

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE ILHA SOLTEIRA ILHA SOLTEIRA ILHA SOLTEIRA REQUISITOS PARA INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, OBJETIVANDO A FORMAÇÃO DE CADASTRO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO, Nº 065/08/2015 de 19/10/2015.

Leia mais

Conteúdo. Community College Perguntas e Respostas Página 1

Conteúdo. Community College Perguntas e Respostas Página 1 Conteúdo A educação superior nos Estados Unidos... 2 O que é um Community College?... 2 O que é considerado uma instituição de educação superior?... 2 O que quer dizer ser credenciada regionalmente?...

Leia mais

THE GLOBAL SCHOLAR EXCHANGE PROGRAM. Mestrado em Ciências da Comunicação

THE GLOBAL SCHOLAR EXCHANGE PROGRAM. Mestrado em Ciências da Comunicação THE GLOBAL SCHOLAR EXCHANGE PROGRAM Mestrado em Ciências da Comunicação RESPONSÁVEL PELO PROGRAMA Prof. Doutor Nelson Ribeiro Coordenador da Área Científica de Ciências da Comunicação UMA OPORTUNIDADE

Leia mais

O que revela. um número?

O que revela. um número? 259 O que revela um número? 259 O que revela um número? Em 259 dias, você pode fazer 370 viagens de ida e volta para a faculdade, ler 259 jornais diários, tomar 518 xícaras de café e esperar o tempo passar.

Leia mais

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Autor: Dominique Turpin Presidente do IMD - International Institute for Management Development www.imd.org Lausanne, Suíça Tradução:

Leia mais

INFORMAÇÕES AOS CANDIDATOS À DESIGNAÇÃO EM 2015 LEIA ATENTAMENTE

INFORMAÇÕES AOS CANDIDATOS À DESIGNAÇÃO EM 2015 LEIA ATENTAMENTE INFORMAÇÕES AOS CANDIDATOS À DESIGNAÇÃO EM 2015 Nesta página você irá encontrar informações importantes para efetuar sua inscrição com segurança. LEIA ATENTAMENTE 1 Os locais, prazos e horários para inscrição

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA Unidade Dias e Horários

Leia mais

1. Gestão de Pessoas I e II (Administração Integrada ao Ensino Médio)

1. Gestão de Pessoas I e II (Administração Integrada ao Ensino Médio) 1. Gestão de Pessoas I e II (Administração Integrada ao Ensino Médio) Administração Administração (EII) Administração - Habilitação em Administração de Empresas Administração - Habilitação em Administração

Leia mais

Assunto: Candidatura a eventual vaga no Aldeamento Pedras del Rei

Assunto: Candidatura a eventual vaga no Aldeamento Pedras del Rei Assunto: Candidatura a eventual vaga no Aldeamento Pedras del Rei Tavira, 17 de Julho de 2012 Exmo/a Sr/a do Departamento de Recursos Humanos Acabo de me Licenciar no curso de Gestão, na Escola Superior

Leia mais

Manual. Por: PET ADM UFMG. Um guia para conhecer melhor a faculdade

Manual. Por: PET ADM UFMG. Um guia para conhecer melhor a faculdade Manual Do Calouro Por: PET ADM UFMG Um guia para conhecer melhor a faculdade índice PET ADM UFMG Capítulo 1 O curso de Administração Capítulo 2 Oportunidades UFMG Capítulo 3 - Espaços mais importantes

Leia mais

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra:

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra: MBA Pós - Graduação QUEM SOMOS Para pessoas que têm como objetivo de vida atuar local e globalmente, ser empreendedoras, conectadas e bem posicionadas no mercado, proporcionamos uma formação de excelência,

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE INFRA-ESTRUTURA E LOGÍSTICA DEPARTAMENTO AUTÔNOMO DE ESTRADAS DE RODAGEM EDITAL N 001/2009

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE INFRA-ESTRUTURA E LOGÍSTICA DEPARTAMENTO AUTÔNOMO DE ESTRADAS DE RODAGEM EDITAL N 001/2009 Anexo IV Da classificação e da tabela de pontuação A) Para os cargos de Técnico em Assuntos Rodoviários e Técnico em Assuntos Administrativos: TEMPO DE FORMAÇÃO NA PROFISSÃO: Comprovação através de Diploma

Leia mais

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro.

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. www.accenture.com.br/carreiras www.facebook.com/accenturecarreiras www.twitter.com/accenture_vagas Quem somos A Accenture é uma

Leia mais

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE ILHA SOLTEIRA ILHA SOLTEIRA

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE ILHA SOLTEIRA ILHA SOLTEIRA ILHA SOLTEIRA REQUISITOS PARA INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, OBJETIVANDO A FORMAÇÃO DE CADASTRO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO, Nº 065/09/2015 de 19/10/2015.

Leia mais

O mundo é bem-vindo, um estudante de cada vez.

O mundo é bem-vindo, um estudante de cada vez. O mundo é bem-vindo, um estudante de cada vez. INFORMAÇÃO PARA ESTUDANTES INTERNACIONAIS CAN A D A Ajudamos você a ir longe. SOBRE LANGARA Langara é uma instituição de ensino póssecundária pública, conhecida

Leia mais

EB-5 GREEN CARD PARA INVESTIDORES

EB-5 GREEN CARD PARA INVESTIDORES Mude-se para os EUA Hoje! PORT EB-5 GREEN CARD PARA INVESTIDORES Todas as pessoas conhecem clientes, amigos ou parentes que possuem o desejo de se mudar para os Estados Unidos, especialmente para a Flórida.

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS EM 2016 EDITAL 02/2015

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS EM 2016 EDITAL 02/2015 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE FÍSICA, ENSINO DE QUÍMICA E ENSINO DE BIOLOGIA) PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS INEP

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS INEP MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS INEP Alunos apontam melhorias na graduação Aumenta grau de formação dos professores e estudantes mostram que cursos possibilitam

Leia mais

GABINETE DO REITOR COORDENAÇÃO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

GABINETE DO REITOR COORDENAÇÃO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS GABINETE DO REITOR COORDENAÇÃO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS Perguntas frequentes sobre Ciência Sem Fronteiras- Alunos do Grupo Tiradentes (UNIT, FITS e FACIPE) Sumário O que é o Programa Ciência Sem Fronteiras?...

Leia mais

CURSOS DE PROGRESSÃO LINEAR (C P L)

CURSOS DE PROGRESSÃO LINEAR (C P L) CURSOS DE PROGRESSÃO LINEAR (C P L) (VESTIBULAR EM DUAS FASES) São aqueles tradicionalmente oferecidos pela UFBA, acrescidos de 26 novas opções de curso, das quais 18 no noturno, nas modalidades Licenciatura,

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSITÀ DEGLI STUDI DI ROMA TOR VERGATA EDITAL DRE n 023/15

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSITÀ DEGLI STUDI DI ROMA TOR VERGATA EDITAL DRE n 023/15 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSITÀ DEGLI STUDI DI ROMA TOR VERGATA EDITAL DRE n 3/15 A PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, por intermédio do Departamento de Relações Externas, torna

Leia mais

Regulamento Geral de Mobilidade Internacional de Estudantes da Universidade Fernando Pessoa 2015-2016

Regulamento Geral de Mobilidade Internacional de Estudantes da Universidade Fernando Pessoa 2015-2016 Regulamento Geral de Mobilidade Internacional de Estudantes da Universidade Fernando Pessoa 2015-2016 1. Mobilidade Internacional de Estudantes Os alunos da Universidade Fernando Pessoa (UFP) que cumpram

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária Área de Comunicação Tecnologia em Produção Publicitária Curta Duração Tecnologia em Produção Publicitária CARREIRA EM PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA Nos últimos anos, a globalização da economia e a estabilização

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE CHAMADAS PÚBLICAS 108 A 116/2012

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE CHAMADAS PÚBLICAS 108 A 116/2012 O QUE É REQUISITOS PARA O CANDIDATO ÁREAS E TEMAS DE ESTUDO PRIORITÁRIOS Processo de seleção de candidatos de instituições brasileiras a bolsas de graduação-sanduíche no exterior para estudo em instituições

Leia mais

UNIVERSITY PREPARATORY TOUR

UNIVERSITY PREPARATORY TOUR ST. PAUL S SCHOOL UNIVERSITY PREPARATORY TOUR 8 DIAS FEVEREIRO 2015 O STB 1.000 FUNCIONÁRIOS + 70 LOJAS + 60 MIL PASSAGEIROS TRANSPORTADOS EM 2013 + 40 ANOS EM TURISMO JOVEM E EDUCAÇÃO INTERNACIONAL RECRUTADOR

Leia mais

Caracterização dos cursos de licenciatura

Caracterização dos cursos de licenciatura Caracterização dos cursos de licenciatura 1. Identificação do ciclo de estudos em funcionamento Os cursos de 1º ciclo actualmente em funcionamento de cuja reorganização resultam os novos cursos submetidos

Leia mais

BHMS Business & Hotel Management School Um membro do Bénédict Education Group Switzerland

BHMS Business & Hotel Management School Um membro do Bénédict Education Group Switzerland BHMS Business & Hotel Management School Um membro do Bénédict Education Group Switzerland A BHMS Business & Hotel Management School está localizada na cidade de Lucerna e é membro do grupo suíço de escolas

Leia mais

Comprometidos com o Futuro da Educação

Comprometidos com o Futuro da Educação Comprometidos com o Futuro da Educação Comprometidos com o Futuro da Educação Educação Assim se Constroem as Grandes Nações A educação é vital para criar uma cultura baseada na excelência. A demanda por

Leia mais

seu guia para a moradia edição do estudante internacional hospedagem estudantil na Temple University

seu guia para a moradia edição do estudante internacional hospedagem estudantil na Temple University seu guia para a moradia edição do estudante internacional hospedagem estudantil na Temple University A The Edge está feliz de fazer parte da Temple University, trabalhando juntos para criar uma atmosfera

Leia mais

INFORMAÇÕES AOS CANDIDATOS À DESIGNAÇÃO EM 2014 LEIA ATENTAMENTE

INFORMAÇÕES AOS CANDIDATOS À DESIGNAÇÃO EM 2014 LEIA ATENTAMENTE INFORMAÇÕES AOS CANDIDATOS À DESIGNAÇÃO EM 2014 Nesta página você irá encontrar informações importantes para efetuar sua inscrição com segurança. LEIA ATENTAMENTE Antes de iniciar sua inscrição leia atentamente

Leia mais

SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO. Modalidades de Educação e Formação Ensino Secundário

SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO. Modalidades de Educação e Formação Ensino Secundário Modalidades de Educação e Formação Ensino Secundário Modalidades de Educação e Formação Ensino Secundário Cursos Científico Humanísticos Cursos Tecnológicos (estes cursos não constituem opção para novos

Leia mais

GUIA PARA ESTUDAR NO EXTERIOR

GUIA PARA ESTUDAR NO EXTERIOR GUIA PARA ESTUDAR NO EXTERIOR O QUE É INTERCÂMBIO ACADÊMICO? É a ida de estudantes de um país para o outro por um determinado período do ano letivo. O objetivo é estender os estudos da Graduação para outra

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA, PARA ALUNOS DA UEA, PARA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA FRANÇA

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA, PARA ALUNOS DA UEA, PARA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA FRANÇA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA, PARA ALUNOS DA UEA, PARA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA FRANÇA Tendo em vista a oportunidade propiciada pelo Programa Ciência sem Fronteiras, a Assessoria

Leia mais

Instituto de Educação

Instituto de Educação Instituto de Educação Universidade de Lisboa Oferta Formativa Pós-Graduada Mestrado em Educação Especialização: Educação Intercultural Edição Instituto de Educação da Universidade de Lisboa julho de 2015

Leia mais

NCE/11/01396 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/11/01396 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/11/01396 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: E.I.A. - Ensino, Investigação

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação?

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? O mercado do trabalho está cada vez mais exigente. Hoje em dia, um certificado de pós-graduação é imprescindível para garantia

Leia mais

ENGENHARIA DA PRODUÇÃO 2.0

ENGENHARIA DA PRODUÇÃO 2.0 ENGENHARIA DA PRODUÇÃO 2.0 SOBRE O CURSO Mercados dinâmicos demandam profissionais com formação completa e abrangente, aptos a liderarem equipes multidisciplinares em empresas de todos os setores econômicos

Leia mais

O Curso é semestral, com duração de quatro anos e o aluno faz cinco disciplinas por semestre, sendo uma disciplina em cada dia de aula.

O Curso é semestral, com duração de quatro anos e o aluno faz cinco disciplinas por semestre, sendo uma disciplina em cada dia de aula. O curso de graduação em Administração da EBS já na primeira vez em que participou do exame do ENADE (que avalia os alunos formandos e é feito pelo MEC) ficou em primeiro lugar, sendo a única instituição

Leia mais

Escolher um programa de cuidados infantis

Escolher um programa de cuidados infantis Escolher um programa de cuidados infantis A escolha de um programa de cuidados infantis é uma opção muito pessoal para cada família. O melhor programa é aquele que mais tem a ver com a personalidade, gostos,

Leia mais

Universidade: Universidade Federal de Uberlândia(UFU) Conceito no MEC: CI - Conceito Institucional: 4 _2009 IGC - Índice Geral de Cursos: 4_ 2010 IGC

Universidade: Universidade Federal de Uberlândia(UFU) Conceito no MEC: CI - Conceito Institucional: 4 _2009 IGC - Índice Geral de Cursos: 4_ 2010 IGC Universidade: Universidade Federal de Uberlândia(UFU) Conceito no MEC: CI - Conceito Institucional: 4 _2009 IGC - Índice Geral de Cursos: 4_ 2010 IGC Contínuo: 3.7500 _2010 Cursos oferecidos pela faculdade:

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - MESTRADO PROFISSIONAL NOS EUA

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - MESTRADO PROFISSIONAL NOS EUA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - MESTRADO PROFISSIONAL NOS EUA FAQ 1. O que é o mestrado profissional nos EUA, oferecido pelo Programa Ciência sem Fronteiras? Este mestrado é parte de uma importante iniciativa

Leia mais

NORMAS DO PRIMEIRO PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS REMANESCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA PUC-CAMPINAS 1 o SEMESTRE DE 2016

NORMAS DO PRIMEIRO PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS REMANESCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA PUC-CAMPINAS 1 o SEMESTRE DE 2016 NORMAS DO PRIMEIRO PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS REMANESCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA PUCCAMPINAS 1 o SEMESTRE DE 2016 Capítulo I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1 o Este Processo Seletivo tem

Leia mais

Etec Trajano Camargo Limeira

Etec Trajano Camargo Limeira Etec Trajano Camargo Limeira Administração Gestão de Marketing I e II Administração (EII) Administração / Ciências Administrativas (qualquer modalidade) Comercialização e Mercadologia(EII) Comunicação

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

Prezados Diretores Acadêmicos, Segue cronograma do RDR_AVA para a próxima oferta:

Prezados Diretores Acadêmicos, Segue cronograma do RDR_AVA para a próxima oferta: Prezados Diretores Acadêmicos, Segue cronograma do RDR_AVA para a próxima oferta: Período de Solicitação no Portal do Aluno: 07/07 a 25/07 Período de Acesso ao AVA: 04/08 a 22/09 Prazo de entrega das atividades

Leia mais

Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária

Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária Apresentação Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária A Vice-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pósgraduação da Universidad Arturo Prat del Estado de Chile, ciente da importância dos estudos

Leia mais

PAIXÃO E EXCELÊNCIA EM CULINÁRIA WWW.CULINARYARTS.CH

PAIXÃO E EXCELÊNCIA EM CULINÁRIA WWW.CULINARYARTS.CH PAIXÃO E EXCELÊNCIA EM CULINÁRIA WWW.CULINARYARTS.CH REALIZE SEU SONHO DE TORNAR-SE UM CHEF Aspire a uma carreira no campo da culinária escolhendo a Culinary Arts Academy Switzerland: as melhores tradições,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO REITORIA COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS RETIFICAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO REITORIA COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS RETIFICAÇÃO RETIFICAÇÃO DO EDITAL 09/014/CAINT/UFOP, DE 08 DE SETEMBRO DE 014 PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL GRADUAÇÃO Onde se lê:. VAGAS País Universidade Áreas abrangidas Vagas* África do Sul Universidade

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia Área de Comunicação Produção Multimídia Curta Duração Produção Multimídia Carreira em Produção Multimídia O curso superior de Produção Multimídia da FIAM FAAM forma profissionais preparados para o mercado

Leia mais

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS SOBRE O CURSO O administrador é um profissional com um mercado vasto, pois é um generalista por natureza e pode trabalhar nas mais diversas áreas. O profissional

Leia mais

DIREITO. Pós-Graduação

DIREITO. Pós-Graduação DIREITO Pós-Graduação QUEM SOMOS PARA PESSOAS QUE TÊM COMO OBJETIVO DE VIDA ATUAR LOCAL E GLOBALMENTE, SER EMPREENDEDORAS, CONECTADAS E BEM POSICIONADAS NO MERCADO, PROPORCIONAMOS UMA FORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA,

Leia mais

Faculdade de Economia. Duração. Faculdade de Letras. N.º de ECTS. Duração. L 6 180 Ciência da Informação, Arquivística e Biblioteconómica

Faculdade de Economia. Duração. Faculdade de Letras. N.º de ECTS. Duração. L 6 180 Ciência da Informação, Arquivística e Biblioteconómica 13 590-(16) Diário da República, 2.ª série N.º 97 21 de Maio de 2007 Faculdade de Economia Ciclo Percursos Alternativos N.º de ECTS 1.º Economia Minores: Sociologia; Relações Internacionais; Direito Empresarial;

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Leia mais

Aoyama Gakuin University

Aoyama Gakuin University Tókio, Japão. Aoyama Gakuin University http://www.aoyama.ac.jp/en/undergraduate/ Faculdade de Literatura: Inglês Língua e Literatura Francesa Língua e Literatura Japonesa História Artes Comparadas Faculdade

Leia mais

Bom Crédito. Lembre-se de que crédito é dinheiro. Passos

Bom Crédito. Lembre-se de que crédito é dinheiro. Passos Bom Crédito Lembre-se de que crédito é dinheiro É. Benjamin Franklin, Político Americano e inventor quase impossível passar a vida sem pedir dinheiro emprestado. Seja algo básico como usar um cartão de

Leia mais

Programa de Formação de Talentos de Macau Programa de Apoio Financeiro para Frequência do Programa Líderes Mundiais da Universidade de Cambridge

Programa de Formação de Talentos de Macau Programa de Apoio Financeiro para Frequência do Programa Líderes Mundiais da Universidade de Cambridge Programa de Formação de Talentos de Macau Programa de Apoio Financeiro para Frequência do Programa Líderes Mundiais da Universidade de Cambridge Regulamento 1. Objectivo do Programa: Com o apoio financeiro

Leia mais

:.~.: Lambton Kent. ~ ~ District School Board - ~,

:.~.: Lambton Kent. ~ ~ District School Board - ~, :.~.: Lambton Kent ~ ~ District School Board - ~, o Distrito Público Escolar de Lambton Kent (LKDSB) se dedica a Oferecer programas de qualidade a todos estudantes em um ambiente seguro e acolhedor que

Leia mais

MBA Marketing de Serviços

MBA Marketing de Serviços MBA Marketing de Serviços Informações - Turma de Agosto 2014 Início das Aulas: 04/08/2014 Dias e horários das aulas: Segunda a sexta-feira das 19h00 às 22h50 (apenas na 1º semana) Quartas e quintas das

Leia mais

Instituto de Educação

Instituto de Educação Instituto de Educação Universidade de Lisboa Oferta Formativa Pós-Graduada Mestrado em Educação Especialização: Administração Educacional Edição Instituto de Educação da Universidade de Lisboa julho de

Leia mais

UNIVERSIDADE NOVA. Proposta de Reestruturação da Arquitetura Acadêmica da Educação Superior no Brasil

UNIVERSIDADE NOVA. Proposta de Reestruturação da Arquitetura Acadêmica da Educação Superior no Brasil UNIVERSIDADE NOVA Proposta de Reestruturação da Arquitetura Acadêmica da Educação Superior no Brasil Proposta Universidade Nova: implantação do Bacharelado Interdisciplinar (BI) ajuste da estrutura curricular

Leia mais

Suporte Técnico de Software HP

Suporte Técnico de Software HP Suporte Técnico de Software HP Serviços Tecnológicos HP - Serviços Contratuais Dados técnicos O Suporte Técnico de Software HP fornece serviços completos de suporte de software remoto para produtos de

Leia mais

Apesar de colocar-se no campo das Engenharias, profissional destaca-se, também, pelo aprimoramento das relações pessoais

Apesar de colocar-se no campo das Engenharias, profissional destaca-se, também, pelo aprimoramento das relações pessoais Lustre sem graxa Engenharia de Produção Apesar de colocar-se no campo das Engenharias, profissional destaca-se, também, pelo aprimoramento das relações pessoais Falo sempre com a minha família que não

Leia mais

Ingresso Agosto 2015

Ingresso Agosto 2015 Ingresso Agosto 2015 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/mba MBA em Marketing Estratégico Consolidar conhecimentos de marketing estratégico dentro de uma visão contemporânea. Desenvolver profissionais

Leia mais

Espanhol como Segunda Língua ou Língua Estrangeira. Aprenda espanhol conosco. Apaixone-se pela Colômbia e por sua cultura.

Espanhol como Segunda Língua ou Língua Estrangeira. Aprenda espanhol conosco. Apaixone-se pela Colômbia e por sua cultura. Espanhol como Segunda Língua ou Língua Estrangeira Aprenda espanhol conosco. Apaixone-se pela Colômbia e por sua cultura. Aprenda espanhol em Bogotá, Colômbia, e experimente a emocionante cultura colombiana

Leia mais

PLANOS de ESTUDO. Ensino Secundário Diurno Ano Letivo 2015/2016

PLANOS de ESTUDO. Ensino Secundário Diurno Ano Letivo 2015/2016 PLANOS de ESTUDO Ensino Secundário Diurno Ano Letivo 2015/2016 Rua Doutor Manuel de Arriaga 8004-070 Faro Telefone: 289889570; Fax: 289889580 direcao.agrupamento@agr-tc.pt www.agr-tc.pt CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS

Leia mais

IAESTE Para você que está antenado com o que o. jovem profissional. Paula Semer Prado Gerente Executiva

IAESTE Para você que está antenado com o que o. jovem profissional. Paula Semer Prado Gerente Executiva IAESTE Para você que está antenado com o que o mercado espera de um jovem profissional Paula Semer Prado Gerente Executiva Sobre a ABIPE Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil:

Leia mais

MESTRADO 2010/2. As aulas do Mestrado são realizadas no Campus Liberdade, já as matrículas na área de Relacionamento.

MESTRADO 2010/2. As aulas do Mestrado são realizadas no Campus Liberdade, já as matrículas na área de Relacionamento. MESTRADO 2010/2 GERAL 1. Onde são realizadas as aulas do Mestrado? E as matrículas? As aulas do Mestrado são realizadas no Campus Liberdade, já as matrículas na área de Relacionamento. 2. Qual a diferença

Leia mais

MBA EM MARKETING E COMUNICAÇÃO MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS.

MBA EM MARKETING E COMUNICAÇÃO MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. MBA EM MARKETING E COMUNICAÇÃO MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de Candidatos: (51) 3218-1400 Segunda a sexta-feira

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO MOUNT ROYAL UNIVERSITY EDITAL DRE n 001/15

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO MOUNT ROYAL UNIVERSITY EDITAL DRE n 001/15 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO MOUNT ROYAL UNIVERSITY EDITAL DRE n 001/15 A PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, por intermédio do Departamento de Relações Externas, torna pública a abertura

Leia mais

STUDY IN THE HEART OF THE NETHERLANDS WWW.INTERNATIONAL.HU.NL

STUDY IN THE HEART OF THE NETHERLANDS WWW.INTERNATIONAL.HU.NL STUDY IN THE HEART OF THE NETHERLANDS WWW.INTERNATIONAL.HU.NL HU UNIVERSITY OF APPLIED SCIENCES UTRECHT (HU) HU University of Applied Sciences Utrecht (HU) é uma das maiores instituições de ensino superior

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO DE FÍSICA E ENSINO DE QUÍMICA)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO DE FÍSICA E ENSINO DE QUÍMICA) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO DE FÍSICA E ENSINO DE QUÍMICA) PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO EM ENSINO DE

Leia mais

TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET

TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET SOBRE O CURSO A internet possibilita novos hábitos de consumo e inovadoras formas de negócios. Essa evolução tende a modificar cada vez mais as estruturas da sociedade,

Leia mais

9ºANO E AGORA? SPO. Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama

9ºANO E AGORA? SPO. Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama 9ºANO E AGORA? SPO Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama Cursos Vocacionais CET TESP Escolha consciente Orientação Escolar Interesses Aptidões Percurso Escolar Papel dos Pais no processo de DECISÃO

Leia mais

Pós-graduação MBA em Administração e Marketing

Pós-graduação MBA em Administração e Marketing 1 Ascensão Acadêmica Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional Pesquisa coordenada pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2010, indica que as pessoas que não

Leia mais

Pixel. Aprenda Italiano em Florença Cursos Individuais para Estrangeiros

Pixel. Aprenda Italiano em Florença Cursos Individuais para Estrangeiros Certified Quality System in compliance with the standard UNI EN ISO 9001:2000. Certificate n SQ.41823. Pixel Aprenda Italiano em Florença Cursos Individuais para Estrangeiros CURSOS INDIVIDUAIS PARA ESTRANGEIROS

Leia mais

Administração 345A01 Administração ENADE 2006

Administração 345A01 Administração ENADE 2006 ENADE 2006 Relação das ÁREAS que serão avaliadas pelo ENADE 2006, em 12 de novembro de 2006, por determinação da Portaria nº 603, de 07 de março de 2006, e os respectivos cursos/habilitações conforme classificação

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDAD DE MONTERREY EDITAL DRE n 020/15

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDAD DE MONTERREY EDITAL DRE n 020/15 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDAD DE MONTERREY EDITAL DRE n 020/15 A PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, por intermédio do Departamento de Relações Externas, torna pública a abertura

Leia mais

UNIVERSIDADE DE LISBOA ESTUDANTE INTERNACIONAL

UNIVERSIDADE DE LISBOA ESTUDANTE INTERNACIONAL UNIVERSIDADE DE LISBOA ESTUDANTE INTERNACIONAL EM PORTUGAL, A ULISBOA É LÍDER NOS PRINCIPAIS RANKINGS INTERNACIONAIS Academic Ranking of World Universities 2014 (Shanghai) 2.ª Universidade Ibero-Americana

Leia mais

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Gabinete do Reitor

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Gabinete do Reitor DESPACHO N.º 014/R/39 1. Nos termos dos Despachos n.ºs 17/007 e 18/007, de 0 de julho, as vagas para os Concursos Especiais de Acesso e para Regimes de Mudança de Curso e Transferência, 1.º ano, 1.º semestre,

Leia mais

MANITOBA. Instituiçõesde Ensino Superior

MANITOBA. Instituiçõesde Ensino Superior MANITOBA Instituiçõesde Ensino Superior EDUCATIONAL INSTITUTIONS VISÃO GERAL Localizada em Winnipeg, capital de Manitoba Fundada em 1877, foi a primeira universidade na parte ocidental canadense Mais de

Leia mais

Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Tecnologia

Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Tecnologia Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Tecnologia EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE DOUTORADO EM TECNOLOGIA 1 o SEMESTRE/2016 Implementado em 2009, o Programa de Pós-graduação

Leia mais

Perguntas mais frequentes

Perguntas mais frequentes Estas informações, elaboradas conforme os documentos do Plano de Financiamento para Actividades Estudantis, servem de referência e como informações complementares. Para qualquer consulta, é favor contactar

Leia mais

Chamada para proposta de cursos de Mestrado Profissional

Chamada para proposta de cursos de Mestrado Profissional Chamada para proposta de cursos de Mestrado Profissional A Capes abrirá, nos próximos dias, uma chamada para proposição de cursos de Mestrado Profissional, em várias áreas do conhecimento. Os requisitos

Leia mais

CQEP Centro para a Qualificação e Ensino Profissional

CQEP Centro para a Qualificação e Ensino Profissional CQEP Centro para a Qualificação e Ensino Profissional Em março de 2014, o Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP) da Escola Secundária de Felgueiras iniciou a sua missão de informar,

Leia mais