AQUISIÇÃO E ASSIMILAÇÃO DE CONCEITOS EM ADOLESCENTES COM CEGUEIRA CONGÊNITA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AQUISIÇÃO E ASSIMILAÇÃO DE CONCEITOS EM ADOLESCENTES COM CEGUEIRA CONGÊNITA"

Transcrição

1 AQUISIÇÃO E ASSIMILAÇÃO DE CONCEITOS EM ADOLESCENTES COM CEGUEIRA CONGÊNITA Marta Cristina Rodrigues Doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora do curso de Pedagogia da Universidade Nove de Julho. Palavras chave: Aquisição de conceitos, Cegueira congênita, Educação inclusiva e Aprendizagem Significativa. Introdução A cegueira é considerada congênita quando se manifesta até os cinco anos de idade, pois, as imagens visuais adquiridas até esse período não são retidas ao longo da vida e, neste caso, a pessoa não pode contar com a memória visual como referência para as suas construções mentais. Quanto mais tempo a pessoa passar enxergando, maior será a sua memória visual (lembranças das imagens, luzes e cores que conheceu), o que influencia de modo positivo sua readaptação e seu aprendizado. Quando se trata da cegueira congênita, ela não possui memória visual. As principais causas da cegueira congênita decorrem de fatores pré-natais (quando a patologia ocorreu antes do nascimento), peri-natais (nos casos de problemas ocasionados no momento do nascimento) e pós-natais (quando a patologia ocorre até os cinco anos de idade). Há também as cegueiras congênitas ocasionadas por doenças hereditárias como, por exemplo, glaucoma congênito. Amiralian (1997) diferencia a criança que nasce daquela que perde a visão alguns anos após o nascimento se referindo às relações objetais: Cremos que a criança que nasce cega difere daquela que perde a visão aos 4 ou mesmo aos 2 anos de idade, pois, mesmo que estas não possam utilizar-se da memória visual, todas as suas relações objetais ocorrem por meio da visão, e principalmente o vínculo mãe-bebê se dá por outras bases. (p.33) Não se pode negar a importância da visão para a estruturação do sujeito, todavia, o cego congênito irá se desenvolver como um sujeito que não sabe o que é ver com os olhos e, portanto, não poderá dizer para si mesmo se realmente a visão é tão importante

2 para ele. É preciso estar sensível a uma forma diferenciada de constituição do eu, na qual não se encontra a percepção visual. Na ausência da visão, os sentidos remanescentes: audição, tato, olfato e paladar precisam funcionar sem a informação e integração que a visão proporciona. Dessa forma, os outros sentidos não realizam uma compensação sensorial imediata, por isso é importante que a criança cega receba estimulação sensorial de maneira a suprir essa ausência. A cegueira é sem dúvida, um modo diferente de estar no mundo e se relacionar com o outro, pois, muitas das situações que os videntes vivem por meio da visão, os cegos realizam por outros caminhos perceptivos, por isso, exige-se para a criança cega experiências alternativas de desenvolvimento. Estudos apontam que o tato e a audição atuam conjuntamente no processo de aquisição de conhecimentos na criança com cegueira congênita. Citamos por exemplo a aprendizagem de um conceito por uma criança cega. Ao ouvir a palavra boneca, a mesma necessitará tateá-la para que possa associar o significante ao significado e assim construir tal conceito. O fotógrafo cego Evgen Bavcar desenvolve sua arte a partir da descrição do lugar feita por um vidente que lhe transmite verbalmente o que está à sua frente. Assim, o fotógrafo por sua vez, escuta, imagina e faz o retrato. Conforme comenta Tessler: Bavcar vê com a audição, com seu tato, com todos os sentidos, enfim, com todo o seu corpo. Seus passeios são guiados pelas interpelações que dirige, a todo o momento, a seu acompanhante. O que você está vendo?. E enquanto há relato, inaugura-se a imagem. Enquanto escuta, o fotógrafo filósofo vê. Passagem da palavra à imagem. (TESSLER apud BAVCAR, 2003, p. 11). A partir dessa experiência, é possível compreender que a construção de imagens não depende exclusivamente da visão. Neste sentido, essa construção no sujeito cego se fará com base nas experiências acústicas, olfativas, táteis e cinestésicas. Para que a pessoa cega construa um determinado significado acerca de um conceito, além de saber o nome e função do objeto, esta necessita também conhecê-lo com as mãos. A presente pesquisa é parte integrante da tese de doutoramento em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (em andamento, qualificação em setembro/2016).

3 Objetivos Os objetivos principais são identificar e investigar as características e especificidades que envolvem o processo de aquisição de conhecimentos na criança com cegueira congênita. A problematização em questão é: Como ocorre a aquisição de conceitos na criança com cegueira congênita? Método A partir da experiência docente obtida com esses educandos enquanto professora de sala de recursos especializada em deficiência visual, foi possível observar que muitas vezes o traçado desenvolvido para representar um determinado conceito, pouco dizia respeito às características do objeto, todavia, quando solicitados a verbalizar o que desenhavam, o traçado ganhava o ritmo das suas falas, que pouco se relacionava com o objeto. Identificou-se também uma diferença considerável na representação gráfica de educandos cegos congênitos e daqueles considerados cegos adquiridos (que perderam a visão após os cinco anos de idade). Percebeu-se que no caso dos educandos que tiveram contato com o mundo visual, mesmo que por um curto espaço de tempo, conservaram uma memória visual dos objetos, o que influenciava as suas percepções e aquisição de conhecimentos. Os sujeitos com deficiências visuais são heterogêneos, se levarmos em conta duas características importantes: por um lado, o resíduo visual que possuem, e por outro, o momento de aquisição de sua deficiência, pois um sujeito cego de nascimento não é igual àquele que adquire essa condição ao longo da vida. Em função desse momento, seus condicionantes pessoais e suas aprendizagens serão totalmente diferentes. (GONZÁLEZ, 2007, p.102) Essas constatações trouxeram algumas reflexões acerca dos caminhos percorridos para a aquisição de conceitos no adolescente com cegueira congênita. No que diz respeito à determinados conceitos meramente visuais como desenhos, por exemplo, pretende-se investigar como esses conceitos são adquiridos? Os sujeitos da pesquisa foram escolhidos por apresentarem cegueira congênita e por terem a aprovação dos pais ou responsáveis para participar da pesquisa em questão. Apresentaremos a seguir os sujeitos da pesquisa que serão identificados com os nomes fictícios de Joana e André.

4 Joana, catorze anos, cega congênita, nasceu com baixa visão e restrição de campo visual periférico e perdeu totalmente a visão aos quatro anos de idade. A causa da cegueira é desconhecida. A educanda cursa o nono ano em uma escola municipal da cidade de São Paulo e frequenta a SAAI (sala de apoio e acompanhamento à inclusão) uma vez por semana em período contra turno onde desenvolve atividades de aperfeiçoamento da aprendizagem do sistema Braille e aprendizagem do soroban (instrumento de cálculo matemático). André, doze anos, possui cegueira congênita ocasionada por glaucoma agudo diagnosticado ao nascer. O educando cursa o sétimo ano de uma escola municipal da cidade de São Paulo e frequenta a SAAI (sala de apoio e acompanhamento à inclusão) duas vezes por semana em período contra turno onde desenvolve atividades de aperfeiçoamento da aprendizagem do sistema Braille e Orientação e Mobilidade. A aquisição de um determinado conceito se fará através da identificação de suas características mais marcantes e relevantes, como sua forma, textura para então fazer a ligação do significado à palavra. Estes dados ficam arquivados em nossa memória, assim, sempre que nos for solicitada a imagem referente à palavra solicitada, iremos buscar em nossos registros mentais todas as informações apreendidas referentes a este conceito. Assim, a formação da imagem não ocorre apenas pelo canal visual, por isso, a pessoa cega é capaz de formar imagens mentais dos objetos por meio de informações provenientes de outras modalidades sensoriais. Discussão Ao nos referirmos ao processo de aquisição de conceitos pelo sujeito com cegueira congênita, esse processo ocorre de maneira distinta. Segundo (Oliveira, 2002), as pessoas com cegueira congênita têm 75% das captações sensoriais transmitidas ao cérebro por via auditiva. Assim, é possível observar que o cérebro é responsável por oferecer a estruturação cognitiva aos sentidos. Para o neuropsicólogo português Damásio (1996), os cérebros só possuem mente quando são capazes de exibir imagens internamente e de ordenar essas imagens num processo chamado pensamento, no entanto, as imagens referidas não são exclusivamente visuais, todavia, podem ser tanto sonoras, quanto olfativas ou táteis. Para Amiralian (1997) as pessoas cegas utilizam meios não convencionais para estabelecerem relações com o mundo que as cerca, estabelecendo assim uma reestruturação do sistema psicológico que desenvolve novas estratégias de desenvolvimento.

5 A partir da ausência do órgão sensorial visual, o desenvolvimento da linguagem e as experiências perceptuais se tornam de fundamental importância para a aquisição de conceitos no sujeito cego. Resultados Por se tratar de uma pesquisa em andamento, as entrevistas e pesquisa de campo com os sujeitos em questão, ocorrerão no segundo semestre de Conclusão Para que a aquisição de conceitos no sujeito cego ocorra significativamente, é necessária a mediação do professor que deverá partir do conhecimento prévio que o educando já possui, baseando-se nas experiências perceptuais, nas vivências pessoais, nos seus interesses, sensibilidade e habilidades. É necessário identificar que conhecimento que esse sujeito possui com relação ao mundo que o cerca de maneira a compreender como se apropria dos conceitos visuais sem possuir a percepção visual e como as transforma em imagens mentais. Referências AMIRALIAN, M. L. Compreendendo o cego: uma visão psicanalítica por meio de desenhos estórias. São Paulo: Casa do Psicólogo, BAVCAR, E. O contra-olhar. Texto para o projeto A Expressão Fotográfica e Os Cegos. Paris/Londrina: mimeo, correspondência pessoal à autora, DAMÁSIO, A. R. O Erro de Descartes: emoção, razão e cérebro humano. São Paulo: Companhia das Letras. Tradução portuguesa de Dora Vicente e Georgina Segurado, GONZÁLEZ, E. (org.) Necessidades educacionais específicas: intervenção psicoeducacional. Porto Alegre: Artmed, 2007, p.102. OLIVEIRA, F. Processo de inclusão de alunos deficientes visuais na rede regular de ensino: confecção e utilização de recursos didáticos adaptados. Marília, SP: Unesp, 2002.

Fundamentos e Práticas de Braille II

Fundamentos e Práticas de Braille II Fundamentos e Práticas de Braille II Aula 13 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: o papel da Cartografia Tátil

A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: o papel da Cartografia Tátil A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: o papel da Cartografia Tátil Fernanda Taynara de Oliveira Graduando em Geografia Universidade Estadual de Goiás Campus Minaçu Kelytha

Leia mais

ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE CONCEITOS PARA CRIANÇAS DEFICIENTES VISUAIS POR MEIO DA CONFECÇÃO DE OBJETOS TRIDIMENSIONAIS

ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE CONCEITOS PARA CRIANÇAS DEFICIENTES VISUAIS POR MEIO DA CONFECÇÃO DE OBJETOS TRIDIMENSIONAIS ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE CONCEITOS PARA CRIANÇAS DEFICIENTES VISUAIS POR MEIO DA CONFECÇÃO DE OBJETOS TRIDIMENSIONAIS Giovana Mendes Ferroni 1 Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil 2 Universidade Federal

Leia mais

ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA SILVA, Luzia Alves da 1 TURECK, Lucia Terezinha Zanato 2 Pensar no processo escolarização de alunos com

Leia mais

Políticas Públicas Culturais de Inclusão de Públicos Especiais em Museus 1

Políticas Públicas Culturais de Inclusão de Públicos Especiais em Museus 1 Políticas Públicas Culturais de Inclusão de Públicos Especiais em Museus 1 Amanda Pinto da Fonseca Tojal Públicos Especiais: a percepção multissensorial do objeto cultural A percepção do objeto museal,

Leia mais

UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA ACERCA DA PARTICIPAÇÃO DE CEGOS EM ATIVIDADES CIENTÍFICAS 1

UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA ACERCA DA PARTICIPAÇÃO DE CEGOS EM ATIVIDADES CIENTÍFICAS 1 UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA ACERCA DA PARTICIPAÇÃO DE CEGOS EM ATIVIDADES CIENTÍFICAS 1 Estéfano Vizconde Veraszto Universidade Federal de São Carlos, Campus

Leia mais

Educação na era digital: novos métodos. Prof. Joana Pires

Educação na era digital: novos métodos. Prof. Joana Pires Educação na era digital: novos métodos Prof. Joana Pires Acessibilidade pedagógica para o aluno com deficiência visual Ementa: Recursos de acessibilidade ao ambiente e ao conhecimento para o aluno com

Leia mais

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010 AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS MATEMÁTICOS PARA A APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL Leonardo Alves Ferreira Universidade Estadual do Ceará leoflated@gmail.com Resumo:

Leia mais

O ALUNO CEGO E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CAMPO DA MATEMÁTICA: A PERCEPÇÃO DE DOIS EDUCADORES.

O ALUNO CEGO E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CAMPO DA MATEMÁTICA: A PERCEPÇÃO DE DOIS EDUCADORES. O ALUNO CEGO E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CAMPO DA MATEMÁTICA: A PERCEPÇÃO DE DOIS EDUCADORES. Pedro Fellype da Silva Pontes Graduando em matemática UEPB fellype.pontes@gmail.com Bolsista do

Leia mais

Relato de experiência: A maquete como ferramenta de ensinoaprendizagem nas aulas de Geografia.

Relato de experiência: A maquete como ferramenta de ensinoaprendizagem nas aulas de Geografia. Relato de experiência: A maquete como ferramenta de ensinoaprendizagem nas aulas de Geografia. Área temática: Educação Especial FILHO, J. H. M. Graduando em Geografia heliomesquita.geo@gmail.com SILVA,

Leia mais

OFICINA: ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL RESUMO

OFICINA: ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL RESUMO OFICINA: ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL RESUMO Daner Silva Martins 1 IFRS daner.martins@riogrande.ifrs.edu.br Alvino Alves Sant Ana 2 UFRGS alvino@mat.ufrgs.br Nossa proposta visa

Leia mais

ANEXO I DADOS INDIVIDUAIS DO ALUNO COM SURDEZ/DEFICIÊNCIA AUDITIVA. Nome: Data de nascimento: / / / Idade: Escola: ano/série: período:

ANEXO I DADOS INDIVIDUAIS DO ALUNO COM SURDEZ/DEFICIÊNCIA AUDITIVA. Nome: Data de nascimento: / / / Idade: Escola: ano/série: período: ANEXO I DADOS INDIVIDUAIS DO ALUNO COM SURDEZ/DEFICIÊNCIA AUDITIVA Nome: Data de nascimento: / / / Idade: Escola: ano/série: período: Tipo de deficiência: Surdez () Deficiência Auditiva () Grau de surdez/deficiência

Leia mais

MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA. Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo

MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA. Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo (gravewild@yahoo.com.br) APRESENTAÇÃO Fabiano Silva Cruz Graduado em composição e arranjo

Leia mais

CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE BRASÍLIA UM PROJETO PEDAGÓGICO COMPATÍVEL COM O MUNDO ATUAL: CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS. Dra.

CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE BRASÍLIA UM PROJETO PEDAGÓGICO COMPATÍVEL COM O MUNDO ATUAL: CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS. Dra. CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE BRASÍLIA UM PROJETO PEDAGÓGICO COMPATÍVEL COM O MUNDO ATUAL: CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS Dra. Nadia Bossa Profa. Dra. Nadia Aparecida Bossa Doutora em Psicologia

Leia mais

Inclusão escolar. Educação para todos

Inclusão escolar. Educação para todos Inclusão escolar Educação para todos Aprender com as diferenças O movimento das escolas para promover uma educação inclusiva O tema é tão complexo quanto polêmico, mas já é possível contabilizar avanços

Leia mais

Interface Humano-Computador

Interface Humano-Computador Interface Humano-Computador Aula 1.7 - Abordagens Teóricas em IHC Psicologia Cognitiva Bruno Neiva Moreno Instituto Federal do Rio Grande do Norte Campus Nova Cruz bruno.moreno@ifrn.edu.br 1/20 Psicologia

Leia mais

NEURO UR PLA S ICI C DA D DE cére r bro br é um sis i t s e t ma m ab a e b rto t, o que est s á cons con t s a t n a t n e i t n e t ra r ç a ã ç o

NEURO UR PLA S ICI C DA D DE cére r bro br é um sis i t s e t ma m ab a e b rto t, o que est s á cons con t s a t n a t n e i t n e t ra r ç a ã ç o NEUROPLASTICIDADE O cérebro é um sistema aberto, que está em constante interação com o meio e que transforma suas estruturas e mecanismos de funcionamento ao longo do processo de interação. Aprende atuando!

Leia mais

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM DE ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM DE ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM DE ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA INSTITUIÇÃO: FACULDADE FACCAT

Leia mais

A CARTOGRAFIA TÁTIL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

A CARTOGRAFIA TÁTIL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR A CARTOGRAFIA TÁTIL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR Kelytha Cavalcante Silva* kelytha.cavalcante@gmail.com Maraiza Lima da Rocha (Acadêmicas do curso de Geografia, Universidade Estadual de Goiás Campus Porangatu)

Leia mais

A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO PROCESSO DE REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL SEGUNDO A PERCEPÇÃO DE ADULTOS CEGOS RESUMO

A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO PROCESSO DE REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL SEGUNDO A PERCEPÇÃO DE ADULTOS CEGOS RESUMO 1 A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO PROCESSO DE REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL SEGUNDO A PERCEPÇÃO DE ADULTOS CEGOS João Roberto Franco & Tárcia Regina da Silveira Dias 1 (Universidade Federal de São Carlos UFSCar)

Leia mais

A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO GÊNERO BILHETE: UM CAMINHO DE APRENDIZAGEM PARA O ALUNO SURDO

A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO GÊNERO BILHETE: UM CAMINHO DE APRENDIZAGEM PARA O ALUNO SURDO A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO GÊNERO BILHETE: UM CAMINHO DE APRENDIZAGEM PARA O ALUNO SURDO RESUMO Sonia Maria Deliberal Professora da rede estadual Mestranda de língua portuguesa PUC SP e-mail: Kamilio.deliberal@terra.com.br

Leia mais

CAP ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO À INCLUSÃO

CAP ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO À INCLUSÃO CAP ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO À INCLUSÃO 2018 O CAP - Centro de Apoio Pedagógico à Pessoa com Deficiência Visual, em parceria com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, tem como objetivos gerais:

Leia mais

Programa de atualização pedagógica Atividade de atualização pedagógica

Programa de atualização pedagógica Atividade de atualização pedagógica Programa de atualização pedagógica Atividade de atualização pedagógica Aula expositiva no ensino de graduação: importância, limites e papel do professor Profa. Maria Bernardete Cordeiro de Sousa Depto.

Leia mais

Eixo temático: Materiais Pedagógicos no Ensino e na Formação de Professores

Eixo temático: Materiais Pedagógicos no Ensino e na Formação de Professores A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA POR CRIANÇAS DEFICIENTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Fátima Inês Wolf de Oliveira (UNESP/Marília); Denise Michelle Olivatto Barros (Bolsista/UNESP/Marília); Paulo

Leia mais

PARALISIA CEREBRAL: UM ESTUDO DE CASO DE SOUZA, M.M.¹, CAMARGO, F.N.P.²

PARALISIA CEREBRAL: UM ESTUDO DE CASO DE SOUZA, M.M.¹, CAMARGO, F.N.P.² PARALISIA CEREBRAL: UM ESTUDO DE CASO DE SOUZA, M.M.¹, CAMARGO, F.N.P.² ¹ Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL) Bagé RS Brasil. Email: duisouza07@gmail.com ² Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL)

Leia mais

O MAPA CONCEITUAL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

O MAPA CONCEITUAL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Universidade Federal Rural do Semi-Árido Coordenação Geral de Ação Afirmativa, Diversidade e Inclusão Social http://periodicos.ufersa.edu.br/revistas/index.php/includere ISSN 2359-5566 O MAPA CONCEITUAL

Leia mais

Anais do Simpósio de Iniciação Científica FACLEPP UNOESTE 1 RESUMOS DE PROJETOS...2 RESUMOS COM RESULTADOS...5

Anais do Simpósio de Iniciação Científica FACLEPP UNOESTE 1 RESUMOS DE PROJETOS...2 RESUMOS COM RESULTADOS...5 1 RESUMOS DE PROJETOS...2 RESUMOS COM RESULTADOS...5 2 RESUMOS DE PROJETOS O ENSINO DE ARTE COM DEFICIENTES INTELECTUAIS...3 ESTUDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL DE ESTUDANTES COM AUTISMO...4 3 Apresentação

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE EDUCAÇÃO, FILOSOFIA E TEOLOGIA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, ARTE E HISTÓRIA DA CULTURA

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE EDUCAÇÃO, FILOSOFIA E TEOLOGIA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, ARTE E HISTÓRIA DA CULTURA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE EDUCAÇÃO, FILOSOFIA E TEOLOGIA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, ARTE E HISTÓRIA DA CULTURA MARTA CRISTINA RODRIGUES ENTRELAÇAMENTOS: PERCEPÇÕES E EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS

Leia mais

VYGOTSKY Teoria sócio-cultural. Manuel Muñoz IMIH

VYGOTSKY Teoria sócio-cultural. Manuel Muñoz IMIH VYGOTSKY Teoria sócio-cultural Manuel Muñoz IMIH BIOGRAFIA Nome completo: Lev Semynovich Vygotsky Origem judaica, nasceu em 5.11.1896 em Orsha (Bielo- Rússia). Faleceu em 11.6.1934, aos 37 anos, devido

Leia mais

Alunos, professores, demais profissionais da educação e de outras áreas interessadas nos temas.

Alunos, professores, demais profissionais da educação e de outras áreas interessadas nos temas. A Educação Especial é definida pela LDBEN 9394/96 como modalidade de educação escolar que permeia todas as etapas e níveis do ensino. As escolas especiais assumem um papel importante, no sentido de apoiar

Leia mais

SDE0183 TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA Aula 4: Atividade Motora Adaptada as PcD s Visuais. continuação

SDE0183 TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA Aula 4: Atividade Motora Adaptada as PcD s Visuais. continuação SDE0183 TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA Aula 4: Atividade Motora Adaptada as PcD s Visuais continuação Objetivos desta aula: 1. Conhecer e aplicar a classificação das DV s em relação ao nível

Leia mais

V Jornada das Licenciaturas da USP/IX Semana da Licenciatura em Ciências Exatas - SeLic: A

V Jornada das Licenciaturas da USP/IX Semana da Licenciatura em Ciências Exatas - SeLic: A Baixa Visão e Frações: aprendendo por meio de materiais manipulativos Graziele Bombonato Delgado Orientador(a): Prof. Dra. Miriam Cardoso Utsumi Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas

Leia mais

Palavras-chave: Educação de surdo; Educação Matemática; Linguagem de Sinais

Palavras-chave: Educação de surdo; Educação Matemática; Linguagem de Sinais 03928 UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO DE SURDOS Armando Traldi Júnior - IFSP Resumo O estudo apresentado neste artigo é parte de um projeto de pesquisa que tem como objetivo compreender os conhecimentos matemáticos

Leia mais

EQUOTERAPIA NA SURDOCEGUEIRA: INCLUSÃO SOCIAL

EQUOTERAPIA NA SURDOCEGUEIRA: INCLUSÃO SOCIAL 191 EQUOTERAPIA NA SURDOCEGUEIRA: INCLUSÃO SOCIAL Aimê Cunha ARRUDA; Vaneza Cauduro PERANZONI; Carine SILVA; Kauany FERREIRA; Candida Elisa MANFIO Acadêmica do curso de Fisioterapia da UNICRUZ e Bolsista

Leia mais

Disciplina: Comunicação e Extensão Rural O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO EM EXTENSÃO RURAL ANTONIO LÁZARO SANT ANA

Disciplina: Comunicação e Extensão Rural O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO EM EXTENSÃO RURAL ANTONIO LÁZARO SANT ANA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA Disciplina: Comunicação e Extensão Rural O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO EM EXTENSÃO RURAL ANTONIO LÁZARO SANT ANA OUTUBRO 2016

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS: A Ed. Infantil vem obtendo um espaço importante dentro do contexto educacional desde que passou a ser integrante da Educação Básica. A primeira infância corresponde ao período que vai desde

Leia mais

DEFICIÊNCIA AUDITIVA: VAMOS FALAR SOBRE ISSO

DEFICIÊNCIA AUDITIVA: VAMOS FALAR SOBRE ISSO DEFICIÊNCIA AUDITIVA: VAMOS FALAR SOBRE ISSO Leticia dos reis de Oliveira¹ Alaides de Lima Gomes² Jéssica Jaíne Marques de Oliveira³ 1 Curso de Graduação em Psicologia. Faculdade Integrada de Santa Maria

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CARTOGRÁFICO COM ALUNOS CEGOS NA ESCOLA DOM RICARDO VILELA NO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA-PE

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CARTOGRÁFICO COM ALUNOS CEGOS NA ESCOLA DOM RICARDO VILELA NO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA-PE . A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CARTOGRÁFICO COM ALUNOS CEGOS NA ESCOLA DOM RICARDO VILELA NO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA-PE Darlene Marques Da Silva Massaranduba darlene_msm@hotmail.com Universidade de

Leia mais

O DESENVOLVIMENTO, INTERVENÇÃO EDUCATIVA E A RELAÇÃO FAMÍLIA/ESCOLA DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA EXPERIENCIA VIVIDA NA E.E.

O DESENVOLVIMENTO, INTERVENÇÃO EDUCATIVA E A RELAÇÃO FAMÍLIA/ESCOLA DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA EXPERIENCIA VIVIDA NA E.E. O DESENVOLVIMENTO, INTERVENÇÃO EDUCATIVA E A RELAÇÃO FAMÍLIA/ESCOLA DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA EXPERIENCIA VIVIDA NA E.E.E.F MARIA ROSA GATTORNO 1 Meryanne Caroline Silva de Souza (1) Lidiene

Leia mais

Amauri de Oliveira Jesus Universidade do Estado da Bahia

Amauri de Oliveira Jesus Universidade do Estado da Bahia DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE TANCREDO NEVES/BA. Amauri de Oliveira Jesus Universidade do Estado

Leia mais

SDE0183 TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA Aula 5: Atividade Motora Adaptada as PcD s Auditivas

SDE0183 TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA Aula 5: Atividade Motora Adaptada as PcD s Auditivas SDE0183 TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA Aula 5: Atividade Motora Adaptada as PcD s Auditivas Objetivos desta aula: 1. Conceituar as DA s sob diferentes perspectivas; 2. Conhecer as diferentes

Leia mais

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer Habilidades Cognitivas Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Construindo as competências sob os pilares da educação

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL A Ed. Infantil vem obtendo um espaço importante dentro do contexto educacional desde que passou a ser integrante da Educação Básica. A primeira infância corresponde ao período que vai desde a concepção

Leia mais

SEMED São Luis-Ma.

SEMED São Luis-Ma. A LINGUAGEM MUSICAL E O DESENVOLVIMENTO DAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL¹ Kátia Regina dos Santos Castro Coordenadora Pedagógica em Educação Infantil SEMED São Luis-Ma Katia.castro4@gmail.com.br

Leia mais

CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE

CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE 1 CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE Joana D`arc Anselmo da Silva Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia, bolsista PIBID Universidade Federal da Paraíba. UFPB Campus IV, joanadarc945@gmail.com

Leia mais

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo CURSO 2 CURSO OBJETIVOS Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das

Leia mais

DESENHO TÉCNICO PARA DEFICIENTES VISUAIS: AS VÁRIAS FACETAS DO ENSINAR

DESENHO TÉCNICO PARA DEFICIENTES VISUAIS: AS VÁRIAS FACETAS DO ENSINAR DESENHO TÉCNICO PARA DEFICIENTES VISUAIS: AS VÁRIAS FACETAS DO ENSINAR Amanda Martins Almeida (1); Ana Carla dos Santos (2); Mellyne Palmeira Medeiros (3); Danielly Cristiny Alves de Medeiros (4) Instituto

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidades de formação sensível, reflexiva

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DA AUDIODESCRIÇÃO PARA O ENSINO DE CÉLULAS ANIMAIS NO ENSINO MÉDIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

CONTRIBUIÇÕES DA AUDIODESCRIÇÃO PARA O ENSINO DE CÉLULAS ANIMAIS NO ENSINO MÉDIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CONTRIBUIÇÕES DA AUDIODESCRIÇÃO PARA O ENSINO DE CÉLULAS ANIMAIS NO ENSINO MÉDIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Edivaldo Jeronimo Pereira do Nascimento Mestrando em Ensino de Biologia PROFBIO Professor

Leia mais

REFLEXÕES DOCENTES ACERCA DA DISCALCULIA

REFLEXÕES DOCENTES ACERCA DA DISCALCULIA REFLEXÕES DOCENTES ACERCA DA DISCALCULIA Liziane Batista Souza Universidade Federal de Santa Maria -UFSM liziane.souza6@gmail.com Danieli Martins Ambrós Universidade Federal de Santa Maria -UFSM danieliambros@yahoo.com.br

Leia mais

Algumas discussões relacionadas à educação inclusiva no contexto social e principalmente o escolar

Algumas discussões relacionadas à educação inclusiva no contexto social e principalmente o escolar 1 Introdução Sabe-se que a educação inclusiva é uma modalidade extremamente relevante para o processo de educação do Brasil, já que, deve oferecer muitos benefícios relacionados ao ensino aprendizagem

Leia mais

A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL CONGÊNITA E ADQUIRIDA ATRAVÉS DE JOGOS PEDAGÓGICOS.

A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL CONGÊNITA E ADQUIRIDA ATRAVÉS DE JOGOS PEDAGÓGICOS. A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL CONGÊNITA E ADQUIRIDA ATRAVÉS DE JOGOS PEDAGÓGICOS. Luciana Barros Farias Lima Instituto Benjamin Constant Práticas Pedagógicas Inclusivas

Leia mais

Seleção para OFICINEIROS/2017 ESPAÇO CRIANÇA ESPERANÇA DE JABOATÃO

Seleção para OFICINEIROS/2017 ESPAÇO CRIANÇA ESPERANÇA DE JABOATÃO Seleção para OFICINEIROS/2017 ESPAÇO CRIANÇA ESPERANÇA DE JABOATÃO O Espaço Criança Esperança de Jaboatão (ECEJ) abre a seleção 2017 para Oficineiros habilitados a desenvolverem atividades de: Pedagogia

Leia mais

SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS

SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS INTRODUÇÃO SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS Thialy Thaís da Silva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) thialy_thais@hotmail.com As Salas de Recursos Multifuncionais (SRMF) foram instituídas pelo Programa

Leia mais

O ENSINO DE VIOLINO E A DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE CASO COM UMA CRIANÇA CEGA

O ENSINO DE VIOLINO E A DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE CASO COM UMA CRIANÇA CEGA O ENSINO DE VIOLINO E A DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE CASO COM UMA CRIANÇA CEGA Jéssica de Oliveira Sabino Universidade Federal do Amazonas UFAM jessicasabino77@gmail.com Resumo: Este projeto de pesquisa

Leia mais

PROJETO DE EXTENSÃO: FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE ESTUDANTES SURDOS

PROJETO DE EXTENSÃO: FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE ESTUDANTES SURDOS PROJETO DE EXTENSÃO: FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE ESTUDANTES SURDOS Reis, Joab Grana. Universidade do Estado do Amazonas Santos, Marcos Roberto. Universidade do Estado do Amazonas Palavras chave:

Leia mais

CARTOGRAFIA TÁTIL E MAPAVOX: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO QUE DEU CERTO

CARTOGRAFIA TÁTIL E MAPAVOX: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO QUE DEU CERTO CARTOGRAFIA TÁTIL E MAPAVOX: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO QUE DEU CERTO Thiago Bastelli GRAMASCO, Maria Isabel de FREITAS Thyago_gaucho@hotmail.com, ifreitas@rc.unesp.br Universidade Estadual Paulista Júlio

Leia mais

ENSINANDO UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA ALUNOS SURDOS: SABERES E PRÁTICAS

ENSINANDO UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA ALUNOS SURDOS: SABERES E PRÁTICAS 1 ENSINANDO UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA ALUNOS SURDOS: SABERES E PRÁTICAS Resumo Karina Ávila Pereira Universidade Federal de Pelotas Este artigo refere se a um recorte de uma tese de Doutorado em Educação

Leia mais

O ENSINO DO DESENHO TÉCNICO PARA O DEFICIENTE VISUAL

O ENSINO DO DESENHO TÉCNICO PARA O DEFICIENTE VISUAL O ENSINO DO DESENHO TÉCNICO PARA O DEFICIENTE VISUAL Amanda Martins Almeida (1); Ana Carla dos Santos (2); Danielly Cristiny Alves de Medeiros(3); Mellyne Palmeira Medeiros (4); Rachel de Oliveira Queiroz

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROPSICOPEDAGOGIA

PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROPSICOPEDAGOGIA PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROPSICOPEDAGOGIA Instituição Certificadora: FALC Amparo Legal: Resolução CNE CES 1 2001 Resolução CNE CES 1 2007 Carga Horária: 420h Período de Duração: 12 meses (01 ano) Objetivos:

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS COMO MÉTODOS MEDIADORES NO ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS CEGOS

A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS COMO MÉTODOS MEDIADORES NO ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS CEGOS A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS COMO MÉTODOS MEDIADORES NO ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS CEGOS Andrezza Damasceno de Macêdo (1); Juliana da Silva Pereira (2); Ana Célia Pereira Damasceno (3) (1,2) Instituto

Leia mais

MATERIAL COMPLEMENTAR 1 As características na aprendizagem

MATERIAL COMPLEMENTAR 1 As características na aprendizagem TICs NA PRÁTICA DOCENTE: Produção e uso de materiais didáticos MATERIAL COMPLEMENTAR 1 As características na aprendizagem! Cada pessoa tem uma forma muito particular de perceber a realidade, que reúne

Leia mais

Projeto de Pesquisa em Adaptação de Materiais Didáticos Especializados para Estudantes com Necessidades Especiais

Projeto de Pesquisa em Adaptação de Materiais Didáticos Especializados para Estudantes com Necessidades Especiais Projeto de Pesquisa em Adaptação de Materiais Didáticos Especializados para Estudantes com Necessidades Especiais Sirley Brandão dos Santos; Caroline Moreira Marques; Laryssa Guimarães Costa Instituto

Leia mais

COMUNICAÇÃO: UM DESAFIO ENFRENTADO POR ALUNOS SURDOS NO ENSINO REGULAR

COMUNICAÇÃO: UM DESAFIO ENFRENTADO POR ALUNOS SURDOS NO ENSINO REGULAR COMUNICAÇÃO: UM DESAFIO ENFRENTADO POR ALUNOS SURDOS NO ENSINO REGULAR Isabela França da Silva 1 ; Deysiane Alves Lima dos Santos 1 ; Estefany Karla Lourenço da Cunha 2 ; Neila da Silva Paschoal 3 ; Anderson

Leia mais

BNCC e a Educação Infantil

BNCC e a Educação Infantil BNCC e a Educação Infantil Departamento Pedagógico Educação Básica Fevereiro de 2018 Departamento Pedagógico Educação Básica 1 Educação é a Base Estrutura Regionalidade BNCC e o RCN Qualidade da Aprendizagem

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA OBSERVAÇÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA II

A IMPORTÂNCIA DA OBSERVAÇÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA II A IMPORTÂNCIA DA OBSERVAÇÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA II Djeisci Monique Maldaner (UNIOESTE)1 Tábata Vanessa Schulze (UNIOESTE)2 Jéssica Paula Vescovi (Orientadora - UNIOESTE)3

Leia mais

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA SOB A ÓTICA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA SOB A ÓTICA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA SOB A ÓTICA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PAULINO, Paulo Cesar 1 paulino@utfpr.edu.br MASCHIO, Marcelina Teruko Fujii 2 marcelina.maschio@ifms.edu.br RESUMO O presente trabalho buscou

Leia mais

Atividade Investigativa em aula de Ciências, um olhar. para uma ação.

Atividade Investigativa em aula de Ciências, um olhar. para uma ação. Atividade Investigativa em aula de Ciências, um olhar Sofia Leal Magalhães para uma ação. Orientadoras: Profa. Dra. Luciane de Fatima Bertini Profa. Dra Maria Nizete de Azevedo Profa. Dra. Patrícia Rosana

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ CONSELHO SUPERIOR UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N 022/2012-CONSU/UEAP

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ CONSELHO SUPERIOR UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N 022/2012-CONSU/UEAP UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ CONSELHO SUPERIOR UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N 022/2012-CONSU/UEAP Aprova a matriz curricular do Curso de Especialização em Educação Especial. A Presidente do Conselho Superior

Leia mais

Primeiramente, é preciso que você estabeleça suas metas. Para isso, vamos pensar em algumas perguntas básicas.

Primeiramente, é preciso que você estabeleça suas metas. Para isso, vamos pensar em algumas perguntas básicas. Sempre é hora de afinar sua maneira de estudar e sua percepção de si mesmo. Acompanhe o material criado pela orientadora profissional e psicóloga Daniela Fuschini Favaro e que é aplicado há mais de uma

Leia mais

cegueira e baixa visão

cegueira e baixa visão Curso de Capacitação em Deficiência Visual: cegueira e baixa visão 400 horas O Curso No Brasil, segundo pesquisas do IBGE, 6,5 milhões de pessoas possuem deficiência visual. A Sociedade Brasileira de Oftalmologia

Leia mais

Habilidade Básicas em Cozinha para pessoa com Deficiência Visual. Discente: Wallace Servidores: Maíra, Rejane, Marcela e Samanta

Habilidade Básicas em Cozinha para pessoa com Deficiência Visual. Discente: Wallace Servidores: Maíra, Rejane, Marcela e Samanta Habilidade Básicas em Cozinha para pessoa com Deficiência Visual Discente: Wallace Servidores: Maíra, Rejane, Marcela e Samanta Integrantes do Projeto Wallace: Aluno do curso Técnico de Cozinha do Instituto

Leia mais

Interface Humano-Computador

Interface Humano-Computador Interface Humano-Computador Aula 1.7 - Abordagens Teóricas em IHC Psicologia Cognitiva Bruno Neiva Moreno Instituto Federal do Rio Grande do Norte Campus Nova Cruz bruno.moreno@ifrn.edu.br 1/41 Conteúdo

Leia mais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos 1 o Semestre Estudo dos aspectos históricos e políticos da Educação infantil no Brasil, articulado às teorias de desenvolvimento da primeira

Leia mais

Fernandes et al. (2011) expõe que na idade antiga:

Fernandes et al. (2011) expõe que na idade antiga: Inscrição do CNPJ / MF: 10.400.386/0001-82 Escritório Brasília SCS Quadra 1 Bloco B Sala 307 Brasília - DF Cep: 70308-900 E Telefone: (61) 3041-8288 E-mail: brasilia@oncb.org.br PARECER TÉCNICO DA ORGANIZAÇÃO

Leia mais

ANEXO I DO EDITAL DETALHAMENTO DOS SERVIÇOS

ANEXO I DO EDITAL DETALHAMENTO DOS SERVIÇOS EDITAL DE CREDENCIAMENTO N 002/2013 - OFICINAS E PALESTRAS PARA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E SERVIÇOS DE ACESSIBILIDADE O SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO NO ESTADO DE SÃO PAULO

Leia mais

COMO SURGIU A IDÉIA IA NA APAE DE BAURU

COMO SURGIU A IDÉIA IA NA APAE DE BAURU INTRODUÇÃO Os benefícios do Jardim Sensorial as pessoas com deficiência são relatados há muitos séculos atrás. Nas primeiras décadas do século vinte, os profissionais da área da saúde começaram a se preocupar

Leia mais

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Villas Boas Leffer Prof (a) Responsável: Irene Carmen Piconi Prestes

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Villas Boas Leffer Prof (a) Responsável: Irene Carmen Piconi Prestes Habilidades Cognitivas Prof (a) Responsável: Maria Francisca Villas Boas Leffer Prof (a) Responsável: Irene Carmen Piconi Prestes Que Habilidades Cognitivas são necessárias à apropriação de conceitos?

Leia mais

PROJETO JOGO SENSORIAL

PROJETO JOGO SENSORIAL PROJETO JOGO SENSORIAL Contexto Segundo o Protocolo do Estado de São Paulo de Diagnóstico, Tratamento e Encaminhamento de Pacientes com TEA: Nos últimos dez anos, os dados sobre prevalência têm mudado

Leia mais

O uso de imagens na educação. Comunicação visual

O uso de imagens na educação. Comunicação visual O uso de imagens na educação Liane Tarouco Comunicação visual A comunicação por meio de imagens e elementos visuais relacionados é denominada comunicação visual 1 O uso de imagens O uso da imagem é um

Leia mais

A COMPREENSÃO DE IMAGENS POR MEIO DA ÁUDIO-DESCRIÇÃO: UM ESTUDO COM ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS NO MUNICÍPIO DE PAÇO DO LUMIAR - MA

A COMPREENSÃO DE IMAGENS POR MEIO DA ÁUDIO-DESCRIÇÃO: UM ESTUDO COM ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS NO MUNICÍPIO DE PAÇO DO LUMIAR - MA A COMPREENSÃO DE IMAGENS POR MEIO DA ÁUDIO-DESCRIÇÃO: UM ESTUDO COM ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS NO MUNICÍPIO DE PAÇO DO LUMIAR - MA D layne Giordana Pereira Soares; Larissa Maria Vitor Dourado; Eixo Temático:

Leia mais

Linguagem e Fala nos Distúrbios de Aprendizagem

Linguagem e Fala nos Distúrbios de Aprendizagem Linguagem e Fala nos Distúrbios de Aprendizagem Disciplina - Aspectos Fonoaudiológicos nos Distúrbios de Aprendizagem Fga. Ms. Adriana de Souza Batista adrianabatista@gmail.com CRDA Curso de Pós-Graduação

Leia mais

FORMAÇÃO INICIAL E EXTENSÃO COMUNITÁRIA: PERCEPÇÃO DO UNIVERSITÁRIO A RESPEITO DE SUAS AQUISIÇÕES AFETIVAS, COGNITIVAS E PRÁTICAS

FORMAÇÃO INICIAL E EXTENSÃO COMUNITÁRIA: PERCEPÇÃO DO UNIVERSITÁRIO A RESPEITO DE SUAS AQUISIÇÕES AFETIVAS, COGNITIVAS E PRÁTICAS 02316 FORMAÇÃO INICIAL E EXTENSÃO COMUNITÁRIA: PERCEPÇÃO DO UNIVERSITÁRIO A RESPEITO DE SUAS AQUISIÇÕES AFETIVAS, COGNITIVAS E PRÁTICAS SÔNIA APARECIDA BELLETTI CRUZ, UNIP-Universidade Paulista-Araraquara-SP;

Leia mais

A música e a cegueira: realidade e equívocos

A música e a cegueira: realidade e equívocos A música e a cegueira: realidade e equívocos Edibergon Varela Bezerra Universidade Federal do Rio Grande do Norte edbergon@hotmail.com Resumo: O presente trabalho apresentará um recorte de uma pesquisa

Leia mais

ESQUEMA CORPORAL: Noção e Imagem corporal. Aspectos Psicomotores de Base

ESQUEMA CORPORAL: Noção e Imagem corporal. Aspectos Psicomotores de Base ESQUEMA CORPORAL: Noção e Imagem corporal Aspectos Psicomotores de Base Definição É a representação global que a criança tem do próprio corpo É elemento básico e indispensável para a formação da personalidade

Leia mais

Música e inclusão: O ensino da musicografia braile para alunos com deficiência visual

Música e inclusão: O ensino da musicografia braile para alunos com deficiência visual Música e inclusão: O ensino da musicografia braile para alunos com deficiência visual Pôster Chandra Mendes UFRN c_thais13@hotmail.com Jonas Oliveira UFRN Jonas_lovemoney@hotmail.com Resumo: Este trabalho

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº., DE DE DE 2012.

PROJETO DE LEI Nº., DE DE DE 2012. PROJETO DE LEI Nº., DE DE DE 2012. Estabelece preceitos para o aperfeiçoamento da política educacional estadual dos sistemas públicos de ensino, para a permanência e o sucesso escolar de alunos com distúrbios,

Leia mais

aprendizagem significativa

aprendizagem significativa aprendizagem significativa Criando percepções e sentidos Construindo sentidos Como a aprendizagem significativa pode contribuir para o processo de ensino e assimilação de novos conceitos H á alguns anos,

Leia mais

RESUMO. Rachel Linka Beniz Gouveia José Fellipe Soares Maranhão

RESUMO. Rachel Linka Beniz Gouveia José Fellipe Soares Maranhão Monitoria Integrada: Utilização de maquete como recurso didático complementar para alunos videntes e portadores de deficiência visual na disciplina de Fisiologia Humana Rachel Linka Beniz Gouveia rachelbenizlinka@hotmail.com

Leia mais

A INTERAÇÃO DO DEFICIENTE VISUAL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL

A INTERAÇÃO DO DEFICIENTE VISUAL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL A INTERAÇÃO DO DEFICIENTE VISUAL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL SIQUEIRA, DAYENE PEREIRA Centro Universitário Moura Lacerda. Ribeirão Preto, SP. Resumo Este trabalho descreveu e

Leia mais

GLOSSÁRIO. Veja a seguir um glossário das necessidades especiais/educação Especial, segundo o Instituto Ethos (2005).

GLOSSÁRIO. Veja a seguir um glossário das necessidades especiais/educação Especial, segundo o Instituto Ethos (2005). GLOSSÁRIO Veja a seguir um glossário das necessidades especiais/educação Especial, segundo o Instituto Ethos (2005). Atendimento escolar hospitalar - Atendimento escolar, por professor capacitado ou especializado,

Leia mais

ESTRUTURA PARA O PLANO DE DESENVOLVIMENTO ESCOLAR INDIVIDUAL DE CRIANÇAS COM AUTISMO PDI CONDIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NO MOMENTO:

ESTRUTURA PARA O PLANO DE DESENVOLVIMENTO ESCOLAR INDIVIDUAL DE CRIANÇAS COM AUTISMO PDI CONDIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NO MOMENTO: ESTRUTURA PARA O PLANO DE DESENVOLVIMENTO ESCOLAR INDIVIDUAL DE CRIANÇAS COM AUTISMO PDI Validade: / / a / / IDENTIFICAÇÃO: Criança: Data de Nasc.: Ano letivo: Ano escolar da criança: Responsável: (mãe)

Leia mais

O ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA E A ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS INCLUSIVOS

O ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA E A ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS INCLUSIVOS MD O ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA E A ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS INCLUSIVOS Amanda Bobbio Pontara 1, Laís Perpetuo Perovano 2, Ana Nery Furlan Mendes 3 1,2,3 Universidade Federal do Espírito Santo

Leia mais

Caderno de Prova 2 PR08. Educação Especial. ( ) prova de questões Objetivas. Professor de

Caderno de Prova 2 PR08. Educação Especial. ( ) prova de questões Objetivas. Professor de Prefeitura Municipal de Florianópolis Secretaria Municipal de Educação Edital n o 001/2009 Caderno de Prova 2 PR08 ( ) prova de questões Objetivas Professor de Educação Especial Dia: 8 de novembro de 2009

Leia mais

Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento

Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento Materiais didáticos coleção tantos traços Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento O material Tantos Traços foi elaborado para promover a Educação Infantil de forma

Leia mais

Nossos cães são nossos espelhos. Você tem olhado para o seu?

Nossos cães são nossos espelhos. Você tem olhado para o seu? Nossos cães são nossos espelhos. Você tem olhado para o seu? Bem-estar de Cães e Gatos Conceitos Básicos II Senciência Senciência animal Um ser senciente - tem emoções, como medo e raiva Senciência animal

Leia mais

Interface Homem-Computador

Interface Homem-Computador Interface Homem-Computador Aula: O Homem e a Máquina - parte II Professor: M.Sc. Flávio Barros flavioifma@gmail.com www.flaviobarros.com.br Interface Homem-Computador Psicologia Cognitiva Psicologia Cognitiva

Leia mais