AULA 6 PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AULA 6 PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO"

Transcrição

1 Faculdade do Vale do Ipojuca - FAVIP Bacharelado em Direito Autorizado pela Portaria nº de publicada no D.O.U. no dia Curso reconhecido pela Portaria Normativa do MEC nº 40, art. 64" AULA 6 PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO É o poder criador da Constituição, também denominado de poder constituinte inicial, primário, pois não existe força jurídica sobre ele. É aquele que instaura uma nova ordem jurídica, rompendo com a ordem anterior. Considerando a Constituição como um conjunto de normas escritas ou costumeiras que traçam as linhas gerais de organização de uma comunidade, pode-se afirmar que sempre houve Poder Constituinte. Considerando um conceito moderno de Constituição, como documento escrito, dotado de supremacia e limitador do poder do Estado a ideia de poder Constituinte é contemporânea, inspirada nas Constituições escritas e formais do séc. XVIII (Norte americana de 1787 e Francesa de 1791). O seu objetivo principal é criar um novo Estado, seja através de movimentos revolucionários ou de assembleia popular. Encontramos várias espécies de poder constituinte originário definidos pela doutrina: Histórico o poder constituinte estruturado pela primeira vez em um Estado. Inaugura a existência de um Estado, Ex. Constituição de Revolucionário / Desconstituinte Os poderes posteriores que criaram as demais Constituições. Rompendo a ordem antiga e instaurando um novo Estado. Neste caso deve existir a manifestação de outro poder que irá desconstituir a norma constitucional anterior, através de uma revolução. Fundacional semelhante ao histórico. Institui a primeira Constituição Pós Fundacional institui as Constituições posteriores. Formal complexo normativo que estabelece a supremacia, estabilidade e garantia para a Constituição Material - aspecto substancial a norma constitucional. Decisão política pura. É o poder que toda comunidade política tem de se auto-organizar. CARACTERÍSTICAS: Soberano reflete as aspirações do povo; Permanente não se esgota; Uma vez criada a Constituição ele não exaure, pode surgir novamente quando necessário. Inicial / inaugural instaura uma nova ordem jurídica e rompe por completo a ordem anterior. Não se funda em nenhum outro poder e é dele que derivam os demais poderes. Ilimitado juridicamente não possui limites legais previsto no direito anterior.

2 Incondicionado / soberano não está subordinado a regras ou formas pré-fixadas, podendo agir livremente. Insubordinado / autônomo FORMAS DE EXPRESSÃO Não existe uma fórmula para manifestação do poder constituinte. Ele se manifesta em momentos de ruptura do ordenamento jurídico. Quando a ordem jurídica não responde aos anseios do povo a ruptura vem acompanhada do poder Desconstituinte. Outorga / Autoritária Declaração unilateral do agente revolucionário, ditador. O poder Constituinte não manifestou os anseios da sociedade. Ex.: Constituições de 1824, 1937, 1967, Democrática / Assembleia Nacional Constituinte ou Convenção Antes da elaboração da Constituição existem decisões pré-constituintes que deverão ser elaboradas pelo órgão exercente, através da representação popular. Ex. Constituições de 1891, 1934, 1946, LIMITES AO PODER CONSTITUINTE De acordo com o jusnaturalismo existe uma norma natural que impõe limites aos poderes através de uma energia ou força social. De acordo com a doutrina brasileira a respeito do poder constituinte, baseada no positivismo, não existem limitações para atuação do poder constituinte originário. Esta limitação é material e caracteriza-se pela inexistência de normas anteriores que vinculem tal poder, pois na verdade o poder constituinte originário está vinculado a normas do direito natural relacionadas ao bem comum, a moral, aos padrões culturais, éticos e sociais, considerados como vontade do povo. O poder Constituinte Originário também estaria limitado aos princípios de justiça e de direito internacional (observância dos direitos humanos, princípio da independência, etc...). Se o poder Constituinte é a expressão da vontade política da nação, não pode ser entendido sem a referência aos valores éticos, religiosos, culturais que informam essa mesma nação e que motivam as suas ações. Neste sentido os limites para o poder Constituinte são: Para Jorge Miranda: Ideológicos - crenças, opiniões; Institucionais limites criados pela sociedade referente às instituições impostas (família, propriedade); Substanciais Limites que transcendem os valores da dignidade da pessoa humana.

3 Proibição do retrocesso É um princípio que determina que os direitos que já foram incorporados no patrimônio jurídico da sociedade através de conquistas sociais, não podem ser excluídos pelos governantes. Ex.: Direitos humanos, direito fundamentais. FENÔMENOS DE DIREITO CONSTITUCIONAL INTERTEMPORAL O Estudo do direito constitucional intertemporal analisa o que acontece com as normas que foram produzidas na vigência da Constituição anterior com o advento de uma nova Constituição. Este estudo também pode ser chamado de Impacto da Atividade Constituinte no Tempo ou Efeitos Temporais da Atividade Constituinte. Dentre os fenômenos existentes quando do surgimento de uma nova Constituição emanada do Poder Constituinte, podemos citar: Relações da Nova Constituição com: As legislações anteriores (Recepção/ Não recepção / repristinação); A Constituição anterior (Desconstitucionalização / Prorrogação); Desta forma quando surge a Constituição nova, acontecem três fenômenos: a) Recepção recepção de normas da Constituição anterior. Aproveitar as normas jurídicas anteriores, para não ter que reproduzir textualmente o que já foi escrito. Ex. Art. 34 do ADCT. O sistema tributário só entrou em vigor em março de 89. b) Revogação total / Não recepção é o mais comum de acontecer. Há a retirada da vigência da Constituição anterior e, consequentemente, das normas infraconstitucionais. Ela deixa de existir. Acontece na maioria dos países do mundo. c) Desconstitucionalização Não é admitido no Brasil, é em Portugal. É a recepção da norma Constitucional antiga com status de lei. Ex. Seria o caso de recepcionar o art. 39 da Constituição de 67, seria recebido, continua com validade, mas agora com status de lei. 1. RECEPÇÃO Todas as normas incompatíveis com a nova Constituição serão revogadas, não serão recepcionadas. Desta forma, as normas que forem compatíveis serão recepcionadas. Vale destacar que as normas que não forem recepcionadas pela nova Constituição não são inconstitucionais, mas apenas serão revogadas por falta de recepção.

4 Neste sentido não se admite a realização de controle de constitucionalidade para as normas incompatíveis com a nova ordem jurídica que forem revogadas, pois a Ação Direta de Inconstitucionalidade não pode ser realizada para atos normativos do poder público que tenham sido editados em momento anterior ao da vigência da Constituição. Teoria da Inconstitucionalidade Superveniente não é adotada no Brasil. Se considerar a inconstitucionalidade como lei anulável, a partir da decisão judicial. - Na Constituição de 1891: Art. 83. Continuam em vigor, enquanto não revogadas, as leis do antigo regime, no que explícita ou implicitamente não for contrário ao sistema de governo firmado pela Constituição e aos princípios dela decorrentes. - Na Constituição de 1934: Art Continuam em vigor, enquanto não revogadas, as leis que, explícita ou implicitamente, não contrariem as disposições desta Constituição. - Não há cláusula geral de recepção na CF/88. A lei anterior ao ser confrontada com a Constituição poderá ser recepcionada ou não recepcionada. O que determina se a lei será recepcionada é analisar se existe violação, incompatibilidade com a nova Constituição. Deve-se separar o plano formal e o plano material. Se uma lei viola a Constituição sob o ponto de vista material não pode ser recepcionada. O confronto é material quando é sobre o conteúdo essencialmente constitucional. Ex. Lei que admite ingresso de servidores sem concurso, não será recepcionada, porque a Constituição determina concurso. A violação formal é irrelevante, a lei pode ser recepcionada. O procedimento diferente não impede a recepção. Ex. Pela atual CF/88 o Código Tributário deve ser Lei Complementar que traz as normas gerais. O CTB anterior era Lei ordinária. Não haveria sentido em mudar só o procedimento se o conteúdo será o mesmo. A Lei ordinária passa a ter status de Lei Complementar. Para verificar se houve ou não violação material existe um processo chamado de filtragem constitucional para saber se a lei foi recepcionada. Desta forma a norma anterior poderá ser: Recepcionada por compatibilidade com a nova Constituição Revogada pela inexistência de recepção. LEI QUE VIOLOU A CONSTITUIÇÃO ANTERIOR MAS AINDA NÃO FOI PRONUNCIADA INCONSTITUCIONAL POR DECISÃO JUDICIAL E NÃO VIOLA A NOVA CONSTITUIÇÃO PODE SER RECEPCIONADA? Para uma lei ser recepcionada basta que ela não viole do ponto de vista material a Constituição. Como ela não viola a nova constituição poderia ser recepcionada? Como a lei não pronunciada inconstitucional pode ser recepcionada?? Não. Nenhuma lei que viole a Constituição anterior pode ser recebida pela nova Constituição.

5 Portanto, para uma lei ser recepcionada precisa preencher alguns requisitos: Estar em vigor no momento do advento da Constituição; Não ter sido declarada inconstitucional durante sua vigência no ordenamento anterior; Ter compatibilidade formal e material perante a Constituição sob cuja regência ela foi editada. Ter compatibilidade material com a nova Constituição, não importa a compatibilidade formal; 2. REPRISTINAÇÃO é o efeito de ressuscitar uma norma produzida. Ex.: Uma norma produzida na vigência da CF/46 não é recepcionada pela de 1967 por ser incompatível. Com a CF/88 verifica-se que a lei de 1946 poderia ser recepcionada pela CF/88, por ser compatível com esta Constituição? Este seria um caso de repristinação que não é adotado no Brasil, salvo se a nova ordem jurídica expressamente assim se pronunciar. Restauração da vigência da norma revogada em virtude da superveniente revogação da norma revogadora. Ex. Tem a norma 1 que está vigente. Vem a norma 2 que revoga a norma 1. Num momento futuro a norma 3 revogou a norma 2 e ressuscita a norma 1. A repristinação tem que ser expressa, jamais pode ser tácita. Restaurar a vigência da primeira norma. A Constituição de 88 quando entrou em vigor revogou várias leis, a Constituição anterior. Não tem nada expresso na Constituição de 88 para restaurar a vigência de norma anterior. 3. DESCONSTITUCIONALIZAÇÃO É um fenômeno em que as normas compatíveis com a nova Constituição permanecem em vigor, mas agora com status de lei infraconstitucional. Este fenômeno não é aceito pelo sistema jurídico brasileiro, salvo quando a nova Constituição expressamente assim o requerer, pois o Poder Constituinte é autônomo e ilimitado, podendo prever tal fenômeno. GRAUS DE RETROATIVIDADE DA NORMA CONSTITUCIONAL Algumas normas jurídicas podem ter retroatividade em três graus: Retroatividade máxima ou restitutória: A lei atinge fatos consumados, como a coisa julgada (sentença irrecorrível); Retroatividade Média: a nova lei atinge prestações vencidas, mas ainda não adimplidas. Retroatividade mínima, temperada ou mitigada: A lei nova atinge apenas as prestações futuras de negócios já firmados antes da nova lei. Atinge efeitos futuros de fatos passados.

6 O STF vem decidindo que as normas constitucionais fruto da manifestação do poder Constituinte originário têm retroatividade mínima. Ex. Se um contrato de trabalho firmado antes da CF/88 concede insalubridade sobre o salário mínimo, as prestações a partir da nova Constituição terão por base a impossibilidade de vinculação ao salário mínimo para qualquer fim. (art. 7º, IV); As novas relações jurídicas se subordinam a nova Constituição. As normas constitucionais têm aplicabilidade imediata (não se assemelha a aplicabilidade da norma tipologia das normas constitucionais). Ex. O contrato de anterior a CF/88 com base no salário mínimo. Se a retroatividade é mínima atinge apenas os efeitos futuros da relação jurídica antiga. Tudo que foi pago com base no salário mínimo é intocável, mas a partir da nova norma modifica. Na retroatividade máxima subordina todos os efeitos a nova norma. O futuro e o pretérito. Tudo que foi pago vai ser revisto. Gera uma insegurança. Ex. Se na antiga norma permite casamento até 3º grau de parentesco e na nova norma só permite casamento a partir do 5º grau, os casamentos anteriores seriam dissolvidos. Retroatividade média o que vai ser cumprido no futuro será regido pela nova ordem. Ex. O que paguei está pago sobre o salário mínimo. Tem-se salários atrasados, a pendência se subordina a nova ordem. LEI INCONSTITUCIONAL É LEI NULA OU LEI ANULÁVEL? Entende-se que uma lei é nula quando ela possuiu um vício desde a sua origem. Anulável quando adquiriu um vício a partir da pronúncia. A Lei inconstitucional no Brasil é Lei nula, há uma retroatividade para a norma inconstitucional. O vício da Inconstitucionalidade não surge com a decisão judicial a lei já é inconstitucional desde sua origem. A pronúncia é meramente declaratória de algo que já existia em sua origem. Se a lei violou a Constituição anterior é nula desde sua origem. Só pode receber lei que seja vigente. O Brasil não adota o fenômeno da Constitucionalização Superveniente. Portanto a lei que era inconstitucional na CF anterior e não é inconstitucional na CF atual, não é admitida, por causa da Nulidade da Lei Inconstitucional no Brasil. A lei que viole materialmente a Constitucional anterior ou a nova não será recepcionada.

TEORIA GERAL DA CONSTITUIÇÃO PROFª KILMA GALINDO (ESP. DIR. CONSTITUCIONAL)

TEORIA GERAL DA CONSTITUIÇÃO PROFª KILMA GALINDO (ESP. DIR. CONSTITUCIONAL) TEORIA GERAL DA CONSTITUIÇÃO PROFª KILMA GALINDO (ESP. DIR. CONSTITUCIONAL) kilmagalindoprof@yahoo.com.br PODER CONSTITUINTE PODER CONSTITUÍDO Soberano Primário Permanente Inicial / inaugural Ilimitado

Leia mais

TEORIA DO PODER CONSTITUINTE

TEORIA DO PODER CONSTITUINTE PODER CONSTITUINTE Titular: povo CF/88, art. 1 TEORIA DO PODER CONSTITUINTE (Precursor: Emmanuel Sieyès, em O que é Terceiro Estado? ) Originário ou de 1º grau (poder de fato/político) inicial incondicionado

Leia mais

Teoria do Estado e da Constituição Prof. Dr. João Miguel da Luz Rivero ENTRADA EM VIGOR DE UMA NOVA CONSTITUIÇÃO

Teoria do Estado e da Constituição Prof. Dr. João Miguel da Luz Rivero ENTRADA EM VIGOR DE UMA NOVA CONSTITUIÇÃO Teoria do Estado e da Constituição Prof. Dr. João Miguel da Luz Rivero jmlrivero@gmail.com ENTRADA EM VIGOR DE UMA NOVA CONSTITUIÇÃO Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino As normas de uma nova Constituição

Leia mais

PODER CONSTITUINTE DIREITO CONSTITUCIONAL MÓDULO 1 - Aula 05 @profrodrigomenezes /professorrodrigo @profrodrigomenezes @profrodrigomenezes Titular: povo* Originário, Genuíno ou de 1º grau (poder de fato)

Leia mais

Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro LINDB (decreto lei nº 4657/42)

Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro LINDB (decreto lei nº 4657/42) Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Civil Aula 02 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitora: Fernanda Manso de Carvalho Silva Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro

Leia mais

LINDB. A Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro é uma lex legum, ou seja, lei das leis.

LINDB. A Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro é uma lex legum, ou seja, lei das leis. LINDB A Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro é uma lex legum, ou seja, lei das leis. Isso significa que a LINDB será aplicada a todos os ramos do direito, salvo lei específica em contrário.

Leia mais

PONTO 1: Poder Constituinte PONTO 2: Poder Reformador PONTO 3: Poder Constituinte Decorrente 1. PODER CONSTITUINTE NATUREZA DO PODER CONSTITUINTE:...

PONTO 1: Poder Constituinte PONTO 2: Poder Reformador PONTO 3: Poder Constituinte Decorrente 1. PODER CONSTITUINTE NATUREZA DO PODER CONSTITUINTE:... 1 DIREITO CONSTITUCIONAL PONTO 1: Poder Constituinte PONTO 2: Poder Reformador PONTO 3: Poder Constituinte Decorrente Precedentes: RExt 466.343 RExt 349.703 HC 87.585 1. PODER CONSTITUINTE Poder de elaborar

Leia mais

Prof. Helena de Souza Rocha 1

Prof. Helena de Souza Rocha 1 Prof. Helena de Souza Rocha 1 2 Fonte: Pedro Lenza. Direito Constitucional Esquematizado. Originário histórico revolucionário Poder Constituinte Derivado reformador decorrente Difuso revisor Supranacional

Leia mais

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade Teoria do Estado Substantivo: Status Verbo: "stare - (estar firme estabilidade) Primazia: Nicolau Maquiavel ("O príncipe séc. XVI) Estado: Sociedade política constituída

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: 1ª avaliação (30 pontos); 2ª avaliação (30 pontos); 3ª avaliação (40 pontos).

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: 1ª avaliação (30 pontos); 2ª avaliação (30 pontos); 3ª avaliação (40 pontos). Facu Disciplina: Teoria da Constituição Curso: Direito Carga Horária: 60 Departamento: Direito Público Área: Direito Público PLANO DE ENSINO EMENTA: A disciplina Teoria da Constituição ; constitucionalismo;

Leia mais

Superveniência de constituição

Superveniência de constituição Superveniência de constituição Material para acompanhamento de aulas, Professor Luiz Marcello de Almeida Pereira Formato ABNT, para citação desta apostila em trabalhos acadêmicos: PEREIRA, L. M. A. Superveniência

Leia mais

TEORIA GERAL DA CONSTITUIÇÃO

TEORIA GERAL DA CONSTITUIÇÃO Faculdade do Vale do Ipojuca - FAVIP Bacharelado em Direito Autorizado pela Portaria nº 4.018 de 23.12.2003 publicada no D.O.U. no dia 24.12.2003 Curso reconhecido pela Portaria Normativa do MEC nº 40,

Leia mais

AULA 2: APLICABILIDADE DE UMA NOVA CONSTITUIÇÃO / MODIFICAÇÃO DA CF/88

AULA 2: APLICABILIDADE DE UMA NOVA CONSTITUIÇÃO / MODIFICAÇÃO DA CF/88 AULA 2: APLICABILIDADE DE UMA NOVA CONSTITUIÇÃO / MODIFICAÇÃO DA CF/88 Nesta aula, estudaremos como se dá a aplicabilidade de um novo texto constitucional e como pode ser modificado o texto da Constituição

Leia mais

&

& (Precursor: Emmanuel Sieyès, em O que é Terceiro Estado? ) Originário ou de 1º grau (poder de fato/político) Poder de criar uma Constituição* PODER CONSTITUINTE inicial incondicionado ilimitado autônomo

Leia mais

Direito Civil Patrícia Dreyer Teoria

Direito Civil Patrícia Dreyer Teoria Decreto-Lei n.º 4.657, de 1942 Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro Lei de Introdução às Normas de Direito Brasileiro - normas sobre normas - sobredireito; - disciplina as próprias normas

Leia mais

Direito Constitucional PROFESSORA: ADENEELE GARCIA

Direito Constitucional PROFESSORA: ADENEELE GARCIA Direito Constitucional PROFESSORA: ADENEELE GARCIA PRINCÍPIOS DE REGÊNCIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações

Leia mais

1 Constituição: 1.1 Conceito, classificação e estrutura; 1.2 Poder constituinte.

1 Constituição: 1.1 Conceito, classificação e estrutura; 1.2 Poder constituinte. 1 Constituição: 1.1 Conceito, classificação e estrutura; 1.2 Poder constituinte. Prova: CESPE - 2014 - TJ-SE - Técnico Judiciário - Área Judiciária 1. Do ponto de vista jurídico, a constituição funda as

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Teoria Geral Direito Constitucional e uma subdivisão didática O Direito Constitucional sempre foi classificado como um ramo do Direito Público. Contudo, modernamente vem se afirmando

Leia mais

TEORIA DO PODER CONSTITUINTE. Marcelo Leonardo Tavares

TEORIA DO PODER CONSTITUINTE. Marcelo Leonardo Tavares TEORIA DO PODER CONSTITUINTE Marcelo Leonardo Tavares Introdução É uma teoria de legitimação do poder Jean Bodin Seis livros da República 1576 Poder absoluto do soberano (distinção entre rei e coroa) Hobbes

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Teoria da Constituição Poder Constituinte Originário, Derivado e Decorrente - Reforma Profª. Liz Rodrigues - Se a Constituição é a norma jurídica fundamental que organiza um Estado,

Leia mais

Teoria da Constituição. - Constituição é a norma suprema de organização do Estado.

Teoria da Constituição. - Constituição é a norma suprema de organização do Estado. Resumo Aula 1 Profª Bruna Vieira Direito Constitucional 08.05 Teoria da Constituição - Constituição é a norma suprema de organização do Estado. Constituição Federal Leis, Decretos, Regulamentos - Compatibilidade

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Constitucional Objetivo Aula: 36 Professor (a): Luís Alberto Monitor (a): Fabiana Pimenta. Aula 36

Curso/Disciplina: Direito Constitucional Objetivo Aula: 36 Professor (a): Luís Alberto Monitor (a): Fabiana Pimenta. Aula 36 Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Objetivo Aula: 36 Professor (a): Luís Alberto Monitor (a): Fabiana Pimenta Aula 36 Controle de Constitucionalidade O controle de Constitucionalidade é um

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Sumário. Proposta da Coleção Leis Especiais para Concursos Capítulo I

Sumário. Proposta da Coleção Leis Especiais para Concursos Capítulo I Sumário Proposta da Coleção Leis Especiais para Concursos... 15 Capítulo I Teoria geral do controle de constitucionalidade... 17 1. Pressupostos do controle de constitucionalidade... 17 2. Espécies de

Leia mais

O caso clássico de inconstitucionalidade formal é a usurpação de competência exclusiva do presidente da república para apresentar projeto de lei.

O caso clássico de inconstitucionalidade formal é a usurpação de competência exclusiva do presidente da república para apresentar projeto de lei. Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Constitucional Aula 08 Professor: Marcelo Leonardo Tavares Monitora: Beatriz Moreira Souza 1. Tipos de inconstitucionalidade 1.1. Formal: Vício

Leia mais

CONTROLE ABSTRATO. Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins

CONTROLE ABSTRATO. Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins CONTROLE ABSTRATO Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins ORIGEM HISTÓRICA Teve origem na Constituição Austríaca de 1920 ( Kelsen) A Áustria assim, o primeiro Tribunal dedicado exclusivamente

Leia mais

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE As normas elaboradas pelo Poder Constituinte Originário são colocadas acima de todas as outras manifestações de direito. A própria Constituição Federal determina um procedimento

Leia mais

Pensando a filosofia, o direito e a política de forma crítica.

Pensando a filosofia, o direito e a política de forma crítica. Pensando a filosofia, o direito e a política de forma crítica. Semana do Direito Constitucional 1ª AULA TEORIA DA CONSTITUIÇÃO SUPREMACIA CONSTITUCIONAL E A RECEPÇÃO E REVOGAÇÃO DA ANTIGA CONSTITUIÇÃO

Leia mais

Aula 02. Tema da aula: Teoria do Poder Constituinte

Aula 02. Tema da aula: Teoria do Poder Constituinte Turma e Ano: 2016 Matéria / Aula: TEORIA DO PODER CONSTITUINTE Professor: MARCELO LEONARDO TAVARES Monitora: Tatiana Carvalho Aula 02 Tema da aula: Teoria do Poder Constituinte Relembrando: O Poder Constituinte

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Controle de Constitucionalidade Ação Direta de Inconstitucionalidade Genérica ADI ou ADIN Parte 2. Profª. Liz Rodrigues - Cabimento: Pode-se propor ADI contra leis estaduais e federais

Leia mais

Profa. Me. Larissa Castro

Profa. Me. Larissa Castro Profa Me Larissa Castro Elementos das constituições Elementos orgânicos : estão nas normas que regulam a estrutura do Estado e do poder Na atual Constituição, estão dispostos no: Título III (Da Organização

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Constitucional Poder Constituinte e Teoria da Constituição. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Constitucional Poder Constituinte e Teoria da Constituição. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Poder Constituinte e Teoria da Constituição Magistratura Federal Período 2006 2016 1) COMISSÃO EXAMINADORA - JUIZ FEDERAL - TRF 3 (2008) Desde a Constituição de 1891 o

Leia mais

Aula 10. CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE: TEORIA GERAL (continuação)

Aula 10. CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE: TEORIA GERAL (continuação) Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Aula: Controle de Constitucionalidade: Teoria geral 10 Professor (a): Marcelo Tavares Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 10 CONTROLE

Leia mais

IUS RESUMOS. Poder Constituinte. Organizado por: Samille Lima Alves

IUS RESUMOS. Poder Constituinte. Organizado por: Samille Lima Alves Poder Constituinte Organizado por: Samille Lima Alves SUMÁRIO I. PODER CONSTITUINTE... 3 1. Conceito... 3 2. Da titularidade do Poder Constituinte... 4 3. Formas de exercício do Poder Constituinte... 5

Leia mais

Aula nº. 01. Direito Constitucional Descomplicado Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo. Editora Método.

Aula nº. 01. Direito Constitucional Descomplicado Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo. Editora Método. Curso/Disciplina: Direito Constitucional Objetivo Aula: Introdução ao bloco de constitucionalidade, neoconstitucionalismo, Positivismo-Normativista, Neopositivismo, jus naturalismo. Professor(a): Luiz

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL - PODER CONSTITUINTE

DIREITO CONSTITUCIONAL - PODER CONSTITUINTE Página1 PODERES CONSTITUINTES O poder constituinte se divide em: Poder Constituinte Originário Poder Constituinte Derivado; a. Decorrente; b. Reformador; c. Revisor; Poder Constituinte Difuso; Poder Constituinte

Leia mais

2. O Supremo Tribunal Federal: cúpula do Poder Judiciário e Corte Constitucional PARTE I EFICÁCIA DAS DECISÕES DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

2. O Supremo Tribunal Federal: cúpula do Poder Judiciário e Corte Constitucional PARTE I EFICÁCIA DAS DECISÕES DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS... 17 INTRODUÇÃO... 19 1. Jurisdição constitucional... 19 2. O Supremo Tribunal Federal: cúpula do Poder Judiciário e Corte Constitucional... 20 3. Sistema de controle de

Leia mais

Sumário. Parte 1 Teorias e doutrinas relacionadas ao estudo da Constituição

Sumário. Parte 1 Teorias e doutrinas relacionadas ao estudo da Constituição Sumário Parte 1 Teorias e doutrinas relacionadas ao estudo da Constituição 1 Afinal, o que é a Constituição? 3 1.1 Constitucionalismo 3 1.2 O neoconstitucionalismo 4 1.3 Jusnaturalismo X Positivismo X

Leia mais

Aula nº.3 VICIOS DE INCONSTITUCIONALIDADE

Aula nº.3 VICIOS DE INCONSTITUCIONALIDADE Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Objetivo Aula: Controle de Constitucionalidade - 3 Professor(a): Luis Alberto Monitor(a): Sarah Padilha Gonçalves Aula nº.3 VICIOS DE INCONSTITUCIONALIDADE

Leia mais

Súmario CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13

Súmario CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13 Súmario 7 Súmario CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13 QUESTÕES... 13 I.1. Constitucionalismo e história das Constituições... 13 I.2. Conceito e concepções de Constituição...

Leia mais

FESUDEPERJ ESTUDO DIRIGIDO EM CASA

FESUDEPERJ ESTUDO DIRIGIDO EM CASA LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO: LINDB DECRETO-LEI 4657 (04/09/42) 1.Natureza jurídica:? Decreto lei formalmente recepcionado como lei ordinária. 2. Nomenclatura modificada pela Lei 12.376,

Leia mais

DIREITOS COLETIVOS E CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE II. Professor Juliano Napoleão

DIREITOS COLETIVOS E CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE II. Professor Juliano Napoleão DIREITOS COLETIVOS E CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE II Professor Juliano Napoleão UNIDADE 1 O controle de constitucionalidade no Brasil 1.1 Considerações iniciais: conceito, pressupostos e objetivos do

Leia mais

Sumário CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13

Sumário CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13 Sumário 7 Sumário CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13 QUESTÕES... 13 I.1. Constitucionalismo e história das Constituições... 13 I.2. Conceito e concepções de Constituição...

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Teoria da Constituição Constitucionalismo Parte 3 Profª. Liz Rodrigues - As etapas francesa e americana constituem o chamado constitucionalismo clássico, influenciado por pensadores

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direitos Constitucionais Penais e Garantias Const. do Processo Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Além dos direitos fundamentais, a CF/88 prevê uma série de garantias,

Leia mais

Questão 1. Em relação ao controle repressivo de constitucionalidade das leis é correto afirmar:

Questão 1. Em relação ao controle repressivo de constitucionalidade das leis é correto afirmar: PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO CONSTITUCIONAL P á g i n a 1 Questão 1. Em relação ao controle repressivo de constitucionalidade das leis é correto afirmar: I. No sistema brasileiro é abstrato

Leia mais

LINDB. A Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro é uma lex legum, ou seja, lei das leis.

LINDB. A Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro é uma lex legum, ou seja, lei das leis. LINDB A Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro é uma lex legum, ou seja, lei das leis. Isso significa que a LINDB será aplicada a todos os ramos do direito, salvo lei específica em contrário.

Leia mais

Turma e Ano: 2016 Matéria / Aula: Hermenêutica Constitucional / Princípios Constitucionais Professor: Marcelo Tavares Monitora: Kelly Silva.

Turma e Ano: 2016 Matéria / Aula: Hermenêutica Constitucional / Princípios Constitucionais Professor: Marcelo Tavares Monitora: Kelly Silva. Turma e Ano: 2016 Matéria / Aula: Hermenêutica Constitucional / Princípios Constitucionais Professor: Marcelo Tavares Monitora: Kelly Silva Aula 04 Na primeira fase, vista anteriormente, foi dado o conceito

Leia mais

Aula 01 TEORIA DA CONSTITUIÇÃO

Aula 01 TEORIA DA CONSTITUIÇÃO Turma e Ano: 2016 (Master A) Matéria / Aula: Teoria da Constituição - 01 Professor: Marcelo Leonardo Tavares Monitor: Paula Ferreira Aula 01 TEORIA DA CONSTITUIÇÃO 1. Conceito de Constituição Sob um aspecto

Leia mais

1. Poder Constituinte Derivado

1. Poder Constituinte Derivado Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Constitucional Aula 02 Professor: Marcelo Leonardo Tavares Monitor: Beatriz Moreira Souza 1. Poder Constituinte Derivado O poder constituinte

Leia mais

PROJETO COMEÇANDO DO ZERO Direito Constitucional Orman Ribeiro 2º MATERIAL DE APOIO DE DIREITO CONSTITUCIONAL

PROJETO COMEÇANDO DO ZERO Direito Constitucional Orman Ribeiro 2º MATERIAL DE APOIO DE DIREITO CONSTITUCIONAL 2º MATERIAL DE APOIO DE DIREITO CONSTITUCIONAL Elaboração: Prof. 1. PODER CONSTITUINTE 7.1. CONCEITO É o poder de elaborar uma nova Constituição, bem como de reformar (alterar) a vigente. A palavra poder

Leia mais

Aula 3. LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB Dec. Lei n /42 Lei n /2010

Aula 3. LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB Dec. Lei n /42 Lei n /2010 Aula 3 LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB Dec. Lei n. 4.657/42 Lei n. 12.376/2010 Lei de introdução ao Direito Civil X Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro Principais

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Controle de Constitucionalidade Controle Preventivo: Comissões de Constituição e Justiça e Veto Jurídico. Profª. Liz Rodrigues - Noções gerais: o controle de constitucionalidade

Leia mais

Sumário PROPOSTA DA COLEÇÃO LEIS ESPECIAIS PARA CONCURSOS... 15

Sumário PROPOSTA DA COLEÇÃO LEIS ESPECIAIS PARA CONCURSOS... 15 Sumário PROPOSTA DA COLEÇÃO LEIS ESPECIAIS PARA CONCURSOS... 15 Capítulo I TEORIA GERAL DO CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE... 17 1. Pressupostos do controle de constitucionalidade... 17 2. Espécies de

Leia mais

ADIn genérica Material para acompanhamento de aulas, Professor Luiz Marcello de Almeida Pereira

ADIn genérica Material para acompanhamento de aulas, Professor Luiz Marcello de Almeida Pereira ADIn genérica Material para acompanhamento de aulas, Professor Luiz Marcello de Almeida Pereira Formato ABNT, para citação desta apostila em trabalhos acadêmicos: PEREIRA, L. M. A. Ação Direita de Inconstitucionalidade

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Controle de Constitucionalidade CESGRANRIO

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Controle de Constitucionalidade CESGRANRIO CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Controle de Constitucionalidade CESGRANRIO 1) CESGRANRIO BACEN Analista - Área 1-2009 Determinado município aprovou uma lei estabelecendo horário de funcionamento do comércio

Leia mais

CONSTITUCIONAL. Direito. 4.ª edição PAULO LÉPORE. Para os concursos de Analista e Técnico de Tribunais e MPU. Coleção TRIBUNAIS e MPU

CONSTITUCIONAL. Direito. 4.ª edição PAULO LÉPORE. Para os concursos de Analista e Técnico de Tribunais e MPU. Coleção TRIBUNAIS e MPU PAULO LÉPORE Coleção TRIBUNAIS e MPU Coordenador HENRIQUE CORREIA Direito CONSTITUCIONAL Para os concursos de Analista e Técnico de Tribunais e MPU 4.ª edição revista, atualizada e ampliada 2016 (Para

Leia mais

Sumário. Questões Capítulo Questões Múltipla Escolha Certo ou Errado Gabarito...61

Sumário. Questões Capítulo Questões Múltipla Escolha Certo ou Errado Gabarito...61 Capítulo 1 Teoria da Constituição...25 1. Conceito de constituição...25 2. Sentidos ou concepções de constituição...25 2.1. Sentido sociológico...26 2.2. Sentido político...27 2.3. Sentido jurídico...28

Leia mais

Sumário. Questões Capítulo Questões Múltipla Escolha Certo ou Errado Gabarito...60

Sumário. Questões Capítulo Questões Múltipla Escolha Certo ou Errado Gabarito...60 Sumário Capítulo 1 Teoria da Constituição...25 1. Conceito De Constituição...25 2. Sentidos ou concepções de Constituição...25 2.1. Sentido sociológico...26 2.2. Sentido político...27 2.3. Sentido jurídico...28

Leia mais

Controle da Constitucionalidade

Controle da Constitucionalidade Controle da Constitucionalidade O controle difuso da constitucionalidade: Entre as partes, declarada incidentertantum ; Em regra, os efeitos da declaração são extunc juntamente com suas consequências;

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Câmara dos Deputados CEFOR/DRH Constitucionalismo Movimento político e jurídico destinado a estabelecer em toda parte regimes constitucionais, quer dizer, governos moderados, limitados

Leia mais

ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas

ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas Luís Fernando de Souza Pastana 1 RESUMO: Nosso ordenamento jurídico estabelece a supremacia da Constituição Federal e, para que esta supremacia

Leia mais

UNIFRA. Profa. Ms. Rosane Barcellos Terra

UNIFRA. Profa. Ms. Rosane Barcellos Terra INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO UNIFRA Profa. Ms. Rosane Barcellos Terra 02/10/2012 1 V i g ê n c i a e V a l i d a d e d a s N o r m a s J u r í d i c a s : A validade da norma jurídica pode ser reconhecida

Leia mais

2. A ENTRADA EM VIGOR DE UMA NOVA CONSTITUIÇÃO

2. A ENTRADA EM VIGOR DE UMA NOVA CONSTITUIÇÃO DIREITO CONSTITUCIONAL INTERTEMPORAL CAPÍTULO 3 DIREITO CONSTITUCIONAL INTERTEMPORAL SUMÁRIO 1. Introdução; 2. A entrada em vigor de uma nova Constituição; 3. Repristinação; 4. Recepção material de normas

Leia mais

1 Direito processual constitucional, 7

1 Direito processual constitucional, 7 1 Direito processual constitucional, 7 1.1 Esclarecimentos iniciais, 7 1.2 Direito processual constitucional: objeto de estudo, 8 1.3 Jurisdição, processo, ação e defesa, 10 1.4 Constituição e processo,

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Controle de Constitucionalidade Ação Direta de Inconstitucionalidade Genérica ADI ou ADIN Parte 1. Profª. Liz Rodrigues - Controle Concentrado: realizado apenas pelo STF, é feito

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 07/03/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 07/03/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 05 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 07/03/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 04 Apresentação e Conceito de Tributo. 1 A cobrança é um tributo?

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br A supremacia da Constituição e o controle de constitucionalidade Laisla Fernanda Zeni * O artigo procura trazer a tona a Teoria da Supremacia da Constituição idealizada por Hans

Leia mais

Sumário. Capítulo 2 CLASSIFICAÇÃO DOS TRATADOS

Sumário. Capítulo 2 CLASSIFICAÇÃO DOS TRATADOS Sumário ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS INTRODUÇÃO PARTE I TEORIA GERAL DOS TRATADOS CONCEITO DE TRATADO INTERNACIONAL 1.1 Antecedentes históricos 1.2 A Codificação do Direito dos Tratados 1.3 A Convenção

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL O CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE DOS ATOS NORMATIVOS

DIREITO CONSTITUCIONAL O CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE DOS ATOS NORMATIVOS DIREITO CONSTITUCIONAL O CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE DOS ATOS NORMATIVOS LEGISLAÇÃO e Jurisprudência CRFB/88 Lei no. 9.868/99 Lei no. 9.882/99 Lei no. 11.418/2006 www.stf.gov.br apostila de jurisprudência

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL 145 QUESTÕES DE PROVAS IBFC POR ASSUNTOS 06 QUESTÕES DE PROVAS FCC 24 QUESTÕES ELABORADAS PELO EMMENTAL Edição Maio 2017 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Teoria da Constituição Constitucionalismo Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Constitucionalismo moderno: limitação jurídica do poder do Estado em favor da liberdade individual. É uma

Leia mais

CONTROLE DIFUSO DE CONSTITUCIONALIDADE. O controle de constitucionalidade difuso está presente no ordenamento jurídico

CONTROLE DIFUSO DE CONSTITUCIONALIDADE. O controle de constitucionalidade difuso está presente no ordenamento jurídico CONTROLE DIFUSO DE CONSTITUCIONALIDADE O controle de constitucionalidade difuso está presente no ordenamento jurídico 1 brasileiro desde a Constituição Provisória da República de 1890, tendo como inspiração

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO PEÇA PROFISSIONAL Em 20/1/2009, foi instaurado procedimento administrativo disciplinar, por portaria publicada no DOU, com descrição suficiente dos fatos, para apurar a conduta de

Leia mais

1ª Fase PROVA OBJETIVA DIREITO CONSTITUCIONAL

1ª Fase PROVA OBJETIVA DIREITO CONSTITUCIONAL 1ª Fase PROVA OBJETIVA DIREITO CONSTITUCIONAL P á g i n a 1 QUESTÃO 1 - Em relação às emendas à constituição é verdadeiro: I. No sistema brasileiro cabe a sua propositura ao presidente da república, aos

Leia mais

Inconstitucionalidades Material para acompanhamento de aulas, Professor Luiz Marcello de Almeida Pereira

Inconstitucionalidades Material para acompanhamento de aulas, Professor Luiz Marcello de Almeida Pereira Inconstitucionalidades Material para acompanhamento de aulas, Professor Luiz Marcello de Almeida Pereira Formato ABNT, para citação desta apostila em trabalhos acadêmicos: PEREIRA, L. M. A. Inconstitucionalidades.

Leia mais

Sumário. Prefácio...31

Sumário. Prefácio...31 Prefácio...31 Capítulo 1 π TEORIA DA CONSTITUIÇÃO... 33 1. Conceito de Constituição... 33 2. Sentidos ou concepções de Constituição... 34 2.1 Sentido sociológico... 34 2.2 Sentido político... 35 2.3 Sentido

Leia mais

MODULAÇÃO DOS EFEITOS E INSEGURANÇA DO CONTRIBUINTE

MODULAÇÃO DOS EFEITOS E INSEGURANÇA DO CONTRIBUINTE MODULAÇÃO DOS EFEITOS E INSEGURANÇA DO CONTRIBUINTE Marcela LIPPE ROBLEDO 1 RESUMO: A presente pesquisa irá dissertar sobre a modulação dos efeitos temporais de decisões que declaram inconstitucional a

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL NELMA FONTANA. Poder Constituinte

DIREITO CONSTITUCIONAL NELMA FONTANA. Poder Constituinte DIREITO CONSTITUCIONAL NELMA FONTANA Poder Constituinte Segundo Alexandre de Moraes, o Poder Constituinte é a manifestação soberana da suprema vontade política de um povo, social e juridicamente organizado.

Leia mais

CURSO CARREIRAS JURÍDICAS DATA 31/08/2016 DISCIPLINA DIREITO CONSTITUCIONAL PROFESSOR BERNARDO GONÇALVES MONITOR UYARA VAZ AULA 03

CURSO CARREIRAS JURÍDICAS DATA 31/08/2016 DISCIPLINA DIREITO CONSTITUCIONAL PROFESSOR BERNARDO GONÇALVES MONITOR UYARA VAZ AULA 03 CURSO CARREIRAS JURÍDICAS DATA 31/08/2016 DISCIPLINA DIREITO CONSTITUCIONAL PROFESSOR BERNARDO GONÇALVES MONITOR UYARA VAZ AULA 03 Ementa: Aplicabilidade das normas constitucionais. Poder Constituinte.

Leia mais

Aula 09 CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE: TEORIA GERAL

Aula 09 CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE: TEORIA GERAL Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Aula: Controle de Constitucionalidade: Teoria geral 09 Professor (a): Marcelo Tavares Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 09 CONTROLE

Leia mais

CAPÍTULO 1: NOTAS INTRODUTÓRIAS...1

CAPÍTULO 1: NOTAS INTRODUTÓRIAS...1 Sumário CAPÍTULO 1: NOTAS INTRODUTÓRIAS...1 1. Introdução...1 2. Pressupostos Teóricos do Controle de Constitucionalidade...2 3. Supremacia Constitucional Fundamento do Mecanismo de Controle de Constitucionalidade...2

Leia mais

Sociológico Político Jurídico

Sociológico Político Jurídico A CONSTITUIÇÃO Sociológico Político Jurídico Ferdinand Lassalle; Soma dos fatores reais de poder; A Essência da Constituição / O Que é Constituição? Constituição escrita é uma simples folha de papel. Carl

Leia mais

A SEGURANÇA JURÍDICA ATRAVÉS DO PRINCÍPIO DA IRRETROATIVIDADE TRIBUTÁRIA E A MODULAÇÃO DOS EFEITOS DA DECISÃO

A SEGURANÇA JURÍDICA ATRAVÉS DO PRINCÍPIO DA IRRETROATIVIDADE TRIBUTÁRIA E A MODULAÇÃO DOS EFEITOS DA DECISÃO A SEGURANÇA JURÍDICA ATRAVÉS DO PRINCÍPIO DA IRRETROATIVIDADE TRIBUTÁRIA E A MODULAÇÃO DOS EFEITOS DA DECISÃO Henrique LOURENÇO DE AQUINO 1 Thaís RICCI PINHEIRO 2 RESUMO: O presente trabalho buscou através

Leia mais

PODER CONSTITUINTE DIREITO CONSTITUCIONAL. Marcelo Novelino + Pedro Lenza + Gilmar Mendes + Revisaço DPU + Questões de Concursos (QC)

PODER CONSTITUINTE DIREITO CONSTITUCIONAL. Marcelo Novelino + Pedro Lenza + Gilmar Mendes + Revisaço DPU + Questões de Concursos (QC) PODER CONSTITUINTE DIREITO CONSTITUCIONAL Marcelo Novelino + Pedro Lenza + Gilmar Mendes + Revisaço DPU + Questões de Concursos (QC) CARACTERÍSTICAS - Poder constituinte é o poder de elaborar ou atualizar

Leia mais

Aula 04. Turma e Ano: 2016 Matéria / Aula: TEORIA DO PODER CONSTITUINTE Professor: MARCELO LEONARDO TAVARES Monitora: Tatiana Carvalho

Aula 04. Turma e Ano: 2016 Matéria / Aula: TEORIA DO PODER CONSTITUINTE Professor: MARCELO LEONARDO TAVARES Monitora: Tatiana Carvalho Turma e Ano: 2016 Matéria / Aula: TEORIA DO PODER CONSTITUINTE Professor: MARCELO LEONARDO TAVARES Monitora: Tatiana Carvalho Aula 04 Tema da aula: Teoria do Poder Constituinte- parte final: Poder constituinte

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br A aplicabilidade da norma jurídica frente o problema da revogação e o controle da constitucionalidade Rafael Damaceno de Assis SUMÁRIO: 1. Teoria da Norma Jurídica 2. Poder Constituinte

Leia mais

Aula 07 AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. De forma geral, as características da ação direta de inconstitucionalidade são:

Aula 07 AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. De forma geral, as características da ação direta de inconstitucionalidade são: Turma e Ano: 2016 (Master A) Matéria / Aula: Controle de Constitucionalidade Avançado - 07 Professor: Marcelo Leonardo Tavares Monitor: Paula Ferreira Aula 07 AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE 1. Conceito

Leia mais

MÓDULO 01 DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DE POLÍCIA Manual Caseiro

MÓDULO 01 DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DE POLÍCIA Manual Caseiro MÓDULO 01 DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DE POLÍCIA - 2019 Manual Caseiro ATENÇÃO: este curso é protegido por direitos autorais (copyright), nos termos da Lei 9.610/98, que altera, atualiza e consolida

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 05/09/2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 05/09/2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 05/09/2017 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 03 Fontes Do Direito E Suas Implicações. O que é direito? Conjunto

Leia mais

OAB 1ª Fase Final de Semana. 1. A Constituição de determinado país veiculou os seguintes artigos:

OAB 1ª Fase Final de Semana. 1. A Constituição de determinado país veiculou os seguintes artigos: Professora: Carolinne Brasil Assunto: Teoria Geral Questões: OAB 1ª Fase Final de Semana 1. A Constituição de determinado país veiculou os seguintes artigos: Art. X. As normas desta Constituição poderão

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 2 História Constitucional Brasileira O império... 83

SUMÁRIO. Capítulo 2 História Constitucional Brasileira O império... 83 SUMÁRIO Capítulo 1 Conceitos Preliminares... 1 1.1 Noções fundamentais... 1 1.1.1 Normas, norma jurídica, direito e direito constitucional... 1 1.1.2 Sistemas jurídicos: romano-germânico/civil law e common

Leia mais

Aula 27 PROCESSO LEGISLATIVO. Tais atos normativos formalmente primários, que derivam diretamente da Constituição, estão previstos no art. 59.

Aula 27 PROCESSO LEGISLATIVO. Tais atos normativos formalmente primários, que derivam diretamente da Constituição, estão previstos no art. 59. Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Aula: Processo Legislativo: Introdução. Tipologia dos procedimentos. Procedimento legislativo comum ordinário 27 Professor (a): Marcelo Tavares Monitor

Leia mais

Direitos Fundamentais e Controle de Constitucionalidade

Direitos Fundamentais e Controle de Constitucionalidade Direito Constitucional Direitos Fundamentais e Constitucionalidade Determinação! Concursos Promotor de Justiça 16 14 12 10 8 6 4 2 0 Concurso Promotor de Justiça - Análise estatística das últimas provas

Leia mais

Súmario. Teoria da Constituição e das Normas Constitucionais Poder Constituinte e Direito Constitucional Intertemporal...

Súmario. Teoria da Constituição e das Normas Constitucionais Poder Constituinte e Direito Constitucional Intertemporal... Súmario Capítulo I Teoria da Constituição e das Normas Constitucionais... 13 1. Constitucionalismo e história das Constituições... 13 2. Conceito e concepções de Constituição... 16 3. Teoria da norma constitucional:

Leia mais

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 08

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 08 CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 08 DATA 12/08/15 DISCIPLINA DIREITO CONSTITUCIONAL (NOITE) PROFESSOR PAULO NASSER MONITORA JAMILA SALOMÃO AULA 01/12 Ementa: Na aula de hoje serão abordados os seguintes

Leia mais

Turma e Ano: Matéria / Aula: Professor: Monitora: Aula 02

Turma e Ano: Matéria / Aula: Professor: Monitora: Aula 02 Turma e Ano: 2016 Matéria / Aula: Hermenêutica Constitucional / A Visão Positivista da Hermenêutica (cont.); Neoconstitucionalismo Professor: Marcelo Tavares Monitora: Kelly Silva Aula 02 As normas para

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Teoria Geral dos Direitos Fundamentais Parte 5 Prof.ª Liz Rodrigues - Distinção entre direitos e garantias: a discussão remonta ao séc. XIX. - Ruy Barbosa distinguiu as disposições

Leia mais

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE Conceito O é um conjunto de atos utilizados para aferir a compatibilidade vertical dos atos normativos com o fundamento de validade à Constituição Federal; O Direito é formado

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. Precatórios. Crédito de pequeno valor, crédito alimentar e demais créditos. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. Precatórios. Crédito de pequeno valor, crédito alimentar e demais créditos. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO Precatórios Crédito de pequeno valor, crédito alimentar e demais créditos Prof. Thamiris Felizardo -Ordem de pagamentos de precatórios: Art. 100, CF/1988 Os pagamentos devidos pelas

Leia mais