FEB - EADE - Livro III - Módulo I - Roteiro 3 - A pedra angular

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FEB - EADE - Livro III - Módulo I - Roteiro 3 - A pedra angular"

Transcrição

1

2 Esclarecer, à luz do Espiritismo, por que o Cristianismo é considerado pedra angular. Realizar análise espírita destas palavras do Cristo: O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar ( Mt 24:35).

3 Diz-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta por cabeça do ângulo; pelo Senhor foi feito isso e é maravilhoso aos nossos olhos? Mateus, 21: 42

4 Pedra angular Cada uma das pedras que forma o cunhal de um edifício. Cunhal é cada canto externo (ou quina) de uma edificação, formado por duas paredes. A pedra colocada como cabeça de ângulo é a mais importante porque sustenta e serve de base às demais.

5 Pedra angular A palavra pedra citada no texto evangélico traz o significado de verdade essencial que foi anunciada por meio de uma revelação. O Evangelho é a pedra angular, o sustentáculo para que se compreenda Deus e a criação divina.

6 Pedra angular A palavra de Jesus se tornou pedra angular, isto é, a pedra de consolidação do novo edifício da fé, erguido sobre as ruínas do antigo. Kardec, Allan. A gênese, cap. 17, item 28 Os judeus, os príncipes dos sacerdotes e os fariseus rejeitaram essa pedra. Kardec, Allan. A gênese, cap. 17, item 28

7 Nas obras básicas do Espiritismo a expressão é utilizada de forma metafórica: [...] o que Jesus colocou por pedra angular do seu edifício e como condição expressa da salvação: a caridade, a fraternidade e o amor do próximo [...] KARDEC, Allan. O evangelho segundo o espiritismo. Cap. 23, item 15.

8 Nas obras básicas do Espiritismo a expressão é utilizada de forma metafórica: [...] sua doutrina [de Jesus] tem por base principal, por pedra angular, a lei de amor e de caridade. KARDEC, Allan. O evangelho segundo o espiritismo. Cap. 14, item 6.

9 Nas obras básicas do Espiritismo a expressão é utilizada de forma metafórica: Nos dois textos, Kardec utiliza a expressão para deixar claro que a essência do ensino de Jesus é a caridade e o amor ao próximo, fundamento desrespeitado pelos que, dizendo-se cristãos, armam-se contra seus semelhantes.

10 Nas obras básicas do Espiritismo a expressão é utilizada de forma metafórica: A parte mais importante da revelação do Cristo, no sentido de fonte primária, de pedra angular de toda a sua doutrina é o ponto de vista inteiramente novo sob que considera ele a Divindade. KARDEC, Allan. A gênese. Cap. 1, item 23.

11 Portanto, eu vos digo que o Reino de Deus vos será tirado e será dado a uma nação que dê os seus frutos. E quem cair sobre esta pedra despedaçar-se-á; e aquele sobre quem ela cair ficará reduzido a pó. Mateus, 21: E os príncipes dos sacerdotes e os fariseus, ouvindo essas palavras, entenderam que falava deles; e, pretendendo prendê-lo, recearam o povo, porquanto o tinham por profeta. Mateus, 21: 45-46

12 O Reino de Deus Os judeus não aceitaram Jesus como o Messias aguardado. Desprezaram-no, perseguiram-no e o crucificaram. Verificou-se o mesmo com a doutrina moral do Cristo, muitos cristãos, a exemplo dos antigos judeus, ainda valorizam as práticas exteriores em detrimento das morais. Essas considerações levam à compreensão do porquê da profecia do Cristo de que o Reino de Deus seria dado a uma nação que desse os seus frutos.

13 O Espírito Humberto de Campos (Irmão X) informa que é o Brasil: Jesus transplantou da Palestina para a região do Cruzeiro a árvore magnânima do seu Evangelho a fim de que os seus rebentos delicados florescessem de novo frutificando em obras de amor para todas as criaturas. XAVIER, F.C. Brasil, coração do mundo, pátria do evangelho. Pelo Espírito Humberto de Campos. Item: Esclarecendo.

14 Entretanto: Brasileiros apresentam índole pacífica; Provas e expiações desde os tempos coloniais moldaram-lhes o caráter; Acentuada religiosidade, nem sempre encontrada nos demais povos; Intensa miscigenação racial e cultural favorecem integração; Povos imigrantes não são discriminados.

15 O Brasil não está somente destinado a suprir as necessidades materiais dos povos mais pobres do planeta, mas também a facultar ao mundo inteiro uma expressão consoladora de crença e de fé raciocinada e a ser o maior celeiro de claridades espirituais do orbe inteiro. XAVIER, F.C. Brasil, coração do mundo, pátria do evangelho. Pelo Espírito Humberto de Campos. Prefácio.

16 O Céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar. Mateus, 24:35

17 Os dois textos evangélicos nos informam sobre a perenidade da mensagem cristã: Discípulos diretos

18 Atividade Grupo 1 - Leitura do texto Pedra Angular, de autoria de Juvanir Borges de Souza, publicado em Reformador, de setembro de 1988, p Grupo 2 - Leitura do texto Pedra Angular, de autoria de Dalva Silva Souza, publicado em Reformador, de outubro de 2006, p Grupo 3 - Leitura da interpretação do texto evangélico, referente a Mt 24:35. Referência: Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III Parte 2, Módulo I, Roteiro 3. Editora FEB.

19 Atividade Grupo 1 Destacar os pontos do texto que o grupo considerou importantes para serem transmitidos aos demais participantes. Na opinião do grupo, por que ainda não conseguimos vivenciar a mensagem cristã, a despeito de toda a ciência e tecnologia existentes na atualidade?

20 Atividade Grupo 2 Destacar os pontos do texto que o grupo considerou importantes para serem transmitidos aos demais participantes. Para que a Humanidade se transforme para melhor é necessário iniciarmos por nós mesmos. O que o grupo identifica que já temos efetivamente realizado para atingir esse objetivo, apesar dos desafios que a vida moderna nos impõe?

21 Atividade Grupo 3 Qual o significado das palavras de Jesus: O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar? Destacar os pontos do texto que o grupo considerou importantes para serem transmitidos aos demais participantes.

22 Reflexões finais O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar Entenda-se que, para os espíritos a serem exilados em planos distantes do infinito, a Terra e o céu que se conhecem não mais serão vistos, porque o firmamento de outro planeta mostrará diferentes constelações, estranhas às que compõem o céu deste mundo. Por isto Jesus recorda que o céu e a Terra passariam, enquanto sua palavras permaneceriam.

23 O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar No entanto, no curso de novos milênios e em situações adversas, no encalço da legítima felicidade, os espíritos que forem exilados em planetas distantes anotarão a necessidade de resgatar e vivenciar a palavra do Cristo que aqui menosprezaram.

24 O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar Convém, pois, admitir o Evangelho por constituição universal, embora a atual geração o qualifique de ultrapassado. O desapreço do homem ao Evangelho definirá os acontecimentos que irão assinalar a nova era, o reinado de Jesus e a restauração do reino simbólico de Israel para os seres obedientes e bons, descrevendo, no entanto para os espíritos a serem exilados, nova saga do paraíso perdido e os símbolos de que trata o Gênesis, o primeiro livro do Pentateuco moisaico. MOUTINHO, João. Notícias do reino. Cap. 30.

25 O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.

A CAMINHO DE EMAÚS ROTEIRO 5

A CAMINHO DE EMAÚS ROTEIRO 5 A CAMINHO DE EMAÚS ROTEIRO 5 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro II Ensinos e Parábolas de Jesus Módulo V Aprendendo com Fatos Cotidianos Objetivo Analisar os ensinamentos

Leia mais

A humanidade regenerada

A humanidade regenerada A humanidade regenerada Roteiro 9 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, o Consolador Prometido por Jesus Módulo IV A humanidade regenerada Objetivos

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro II Ensinos e Parábolas de Jesus Módulo I Metodologia para o Estudo do Evangelho à luz da Doutrina Espírita Roteiro 1 Objetivo

Leia mais

7 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA

7 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de Jesus Roteiro 7 Objetivo Interpretar, à luz da Doutrina

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo I Aprendendo com as

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo I Aprendendo com as FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo I Aprendendo com as Profecias Objetivos Explicar a sentença do Cristo de que

Leia mais

O Cristo consolador. Roteiro 1

O Cristo consolador. Roteiro 1 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, O Consolador Prometido por Jesus Módulo I Esperanças e Consolações Roteiro 1 O Cristo consolador Objetivo Explicar

Leia mais

A Missão de Jesus. guia e modelo da Humanidade. Roteiro 4

A Missão de Jesus. guia e modelo da Humanidade. Roteiro 4 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo Roteiro 4 A Missão de Jesus guia e modelo da Humanidade Objetivos Explicar

Leia mais

A vinda do reino. Roteiro 3

A vinda do reino. Roteiro 3 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III - Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo V Aprendendo com os fatos cotidianos A vinda do reino Roteiro 3 OBJETIVOS Explicar

Leia mais

Explicar o que caracteriza amor a Deus e amor ao próximo. Apresentar ações que favoreçam o seu desenvolvimento.

Explicar o que caracteriza amor a Deus e amor ao próximo. Apresentar ações que favoreçam o seu desenvolvimento. FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, o Consolador Prometido por Jesus Módulo IV A humanidade regenerada Roteiro 2 Explicar o que caracteriza amor

Leia mais

Objetivos. Explicar as características de o Consolador Prometido por Jesus, à luz do entendimento espírita.

Objetivos. Explicar as características de o Consolador Prometido por Jesus, à luz do entendimento espírita. Roteiro 1 Objetivos Explicar as características de o Consolador Prometido por Jesus, à luz do entendimento espírita. Esclarecer por que a Doutrina Espírita é entendida como sendo o Consolador. Ideias principais

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro II Ensinos e Parábolas de Jesus Módulo II Ensinos Diretos de Jesus

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro II Ensinos e Parábolas de Jesus Módulo II Ensinos Diretos de Jesus FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro II Ensinos e Parábolas de Jesus Módulo II Ensinos Diretos de Jesus Roteiro 7 Objetivo Fazer uma análise espírita das instruções

Leia mais

Objetivo Analisar a missão de João Batista, à luz da Doutrina Espírita.

Objetivo Analisar a missão de João Batista, à luz da Doutrina Espírita. Objetivo Analisar a missão de João Batista, à luz da Doutrina Espírita. E, naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judeia e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus.

Leia mais

Moisés, o mensageiro da primeira revelação

Moisés, o mensageiro da primeira revelação Roteiro 5 Moisés, o mensageiro da primeira revelação FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro 1 Cristianismo e Espiritismo Módulo I Antecedentes do Cristianismo Objetivos

Leia mais

Grupo Espírita Samaritano

Grupo Espírita Samaritano Grupo Espírita Samaritano Biênio: 2017-2018 ESPÍRITAS, AMAI-VOS, EIS O PRIMEIRO ENSINAMENTO; E INSTRUÍ-VOS, EIS O SEGUNDO! Espírito da Verdade - cap. VI - item 5 - Evangelho Segundo o Espiritismo Mês Março

Leia mais

CENTRO ESPÍRITA NOSSO LAR CASAS ANDRÉ LUIZ - DEPARTAMENTO DE ENSINO

CENTRO ESPÍRITA NOSSO LAR CASAS ANDRÉ LUIZ - DEPARTAMENTO DE ENSINO CENTRO ESPÍRITA NOSSO LAR CASAS ANDRÉ LUIZ - DEPARTAMENTO DE ENSINO 2017 PROGRAMA DO CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA - 1 ANO Livro de preparo : Agenda Cristã Chico Xavier Livro de Férias: E a vida Continua...

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro II Ensinos e Parábolas de Jesus Módulo III Ensino por Parábolas A CANDEIA

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro II Ensinos e Parábolas de Jesus Módulo III Ensino por Parábolas A CANDEIA FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro II Ensinos e Parábolas de Jesus Módulo III Ensino por Parábolas A CANDEIA Roteiro 5 Objetivo Interpretar a parábola da candeia

Leia mais

ENSINOS E PARÁBOLAS DE JESUS PROGRAMA 2019

ENSINOS E PARÁBOLAS DE JESUS PROGRAMA 2019 CENTRO ESPÍRITA ILDEFONSO CORREIA CEIC ENSINOS E PARÁBOLAS DE JESUS PROGRAMA 2019 Baseado no segundo livro do Curso: Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 1 - Federação Espírita Brasileira Revisão: Rosita

Leia mais

MÓDULO I - ENSINOS DIRETOS DE JESUS

MÓDULO I - ENSINOS DIRETOS DE JESUS PROPOSTA DE PROGRAMA DE ESTUDOS - 2018 ENSINOS E PARÁBOLAS DE JESUS Baseada no terceiro livro do Curso: Ensinos e Parábolas de Jesus - Parte 2 Federação Espírita Brasileira MÓDULO I - ENSINOS DIRETOS DE

Leia mais

37ª Confraternização Espírita do Maranhão Qua, 15 de Fevereiro de :09 - Última atualização Qua, 15 de Fevereiro de :25

37ª Confraternização Espírita do Maranhão Qua, 15 de Fevereiro de :09 - Última atualização Qua, 15 de Fevereiro de :25 Há 37 anos, abnegados trabalhadores espíritas resolveram começar um movimento que se tornou evento obrigatório do Movimento Espírita em São Luís no período do carnaval: a Confraternização Espírita do Maranhão

Leia mais

DIA MÓDULO UNIDADE SUBUNIDADE 05/03 Conduta Espírita O Auto Aperfeiçoamento Conhecimento de si mesmo

DIA MÓDULO UNIDADE SUBUNIDADE 05/03 Conduta Espírita O Auto Aperfeiçoamento Conhecimento de si mesmo 1 o Ciclo I DIA MÓDULO UNIDADE SUBUNIDADE 05/03 Conduta Espírita O Auto Aperfeiçoamento Conhecimento de si mesmo 12/03 Movimento Espírita e Movimento Espírita A Organização do Movimento Espírita Doutrina

Leia mais

As epístolas de Paulo (1)

As epístolas de Paulo (1) FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo Roteiro 14 As epístolas de Paulo (1) Objetivos Assinalar características

Leia mais

Virtudes: conceito e classificação

Virtudes: conceito e classificação Virtudes: conceito e classificação Roteiro 6 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, o Consolador Prometido por Jesus Módulo III Os vícios e as virtudes

Leia mais

O EVANGELHO: UMA TERAPÊUTICA INTEGRAL

O EVANGELHO: UMA TERAPÊUTICA INTEGRAL O EVANGELHO: UMA TERAPÊUTICA INTEGRAL Debate em 12/05/2012 http://www.gede.net.br OBJETIVO Perceber as Instruções do Evangelho como um caminho para a evolução; Avaliar a necessidade da prática do Evangelho

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESPIRITISMO

INTRODUÇÃO AO ESPIRITISMO INTRODUÇÃO AO ESPIRITISMO AULA 07 CASA DE RECUPERAÇÃO E BENEFÍCIOS BEZERRA DE MENEZES - RJ, 2019 NOSSA AGENDA AULA 01: Origem Divina da Rev. Espírita / As Rev. Divinas através dos tempos 1 AULA 02: As

Leia mais

ESPIRITOS MISSIONÁRIOS DA NOVA ERA

ESPIRITOS MISSIONÁRIOS DA NOVA ERA ESPIRITOS MISSIONÁRIOS DA NOVA ERA ESPIRITOS MISSIONÁRIOS DA NOVA ERA DIVULGAÇÃO DO ESPIRITISMO E-BOOK JOVEM ESPIRITOS MISSIONÁRIOS DA NOVA ERA DIVULGAÇÃO DO ESPIRITISMO E-BOOK JOVEM DOUTRINA DOS ESPÍRITOS

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo I Antecedentes do Cristianismo

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo I Antecedentes do Cristianismo FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo I Antecedentes do Cristianismo Roteiro 1 Elaborar uma linha histórica da evolução da ideia

Leia mais

Roteiro 8 Os discípulos de Jesus

Roteiro 8 Os discípulos de Jesus FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro 1 Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo Roteiro 8 Os discípulos de Jesus Objetivos Identificar as características

Leia mais

LIÇÃO 3 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO DA IGREJA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO DA IGREJA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO DA IGREJA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O ARREBATAMENTO DA IGREJA O arrebatamento da igreja do Senhor Jesus, será o mais extraordinário

Leia mais

JESUS MODELO E GUIA DA FAMÍLIA

JESUS MODELO E GUIA DA FAMÍLIA JESUS MODELO E GUIA DA FAMÍLIA Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para lhe servir de guia e modelo? JESUS L.E.Questão 625 Para o homem, JESUS constitui o tipo da perfeição moral

Leia mais

A CURA DA SOGRA DE PEDRO E DOS ENDEMONIADOS

A CURA DA SOGRA DE PEDRO E DOS ENDEMONIADOS FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro II Ensinos e Parábolas de Jesus Módulo IV Aprendendo com as Curas A CURA DA SOGRA DE PEDRO E DOS ENDEMONIADOS Roteiro 3 Objetivo

Leia mais

ESTUDO APROFUNDADO DA DOUTRINA ESPÍRITA

ESTUDO APROFUNDADO DA DOUTRINA ESPÍRITA ESTUDO APROFUNDADO DA DOUTRINA ESPÍRITA Orientações espíritas e sugestões didático-pedagógicas direcionadas ao estudo do aspecto religioso do Espiritismo Livro II Ensinos e parábolas de Jesus Parte I SUMÁRIO

Leia mais

O QUE É ESPIRITISMO:

O QUE É ESPIRITISMO: O QUE É ESPIRITISMO: O ESPIRITISMO É UM CONJUNTO DE PRINCÍPIOS E LEIS! Revelado por espíritos superiores, codificado por Allan Kardec em cinco obras básicas: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns,

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III - Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III - Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III - Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de Jesus Objetivos Explicar o significado destas palavras

Leia mais

Sesquicentenário da obra O Evangelho Segundo o Espiritismo

Sesquicentenário da obra O Evangelho Segundo o Espiritismo Sesquicentenário da obra O Evangelho Segundo o Espiritismo Em 2014 comemoramos os 150 anos de lançamento da obra que contém a essência do ensino moral de Jesus e serve de consolo para os adeptos de todas

Leia mais

O QUE É O ESPIRITISMO 1

O QUE É O ESPIRITISMO 1 O QUE É O ESPIRITISMO 1 Facilitadores Alex Olegário e Roberto Camilo 17/18-Janeiro-2016 OBJETIVO Conhecer sobre: O Conceito do Espiritismo O Codificador Se me amais, guardai os meus mandamentos; e eu rogarei

Leia mais

Objetivos. Destacar a importância e benefícios da prece. Identificar as características da prece.

Objetivos. Destacar a importância e benefícios da prece. Identificar as características da prece. FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, o Consolador Prometido por Jesus Módulo III Os vícios e as virtudes Roteiro 5 Objetivos Destacar a importância

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DIÁRIA ATUALIZADO EM 08/11/17

PROGRAMAÇÃO DIÁRIA ATUALIZADO EM 08/11/17 13:00 13:30 Evangelho (Walter) O duelo ESE, cap. XII, itens 11 a 16 15:30 ESDE (Olga) Programa Fundamental (Tomo II) 07/12/11 EADE (Beatriz) ESDE (Clotilde) Estudo Aprofundado da Doutrina Programa 1 (Tomo

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS (EMRC) (5ºANO) Unidade letiva 1 (Viver Juntos) Mudar faz parte da vida Os grupos a que pertenço Deus estabelece uma relação com a humanidade A aliança condição facilitadora da relação entre as partes A

Leia mais

CEIC CENTRO ESPÍRITA ILDEFONSO CORREIA AS LEIS MORAIS BIBLIOGRAFIA

CEIC CENTRO ESPÍRITA ILDEFONSO CORREIA AS LEIS MORAIS BIBLIOGRAFIA CEIC CENTRO ESPÍRITA ILDEFONSO CORREIA AS LEIS MORAIS BIBLIOGRAFIA 01. Intervenção dos Espíritos no Mundo Corporal I Faculdade de penetrar nossos pensamentos Influência oculta Afeição a certas pessoas

Leia mais

Preparado por: Pr. Wellington Almeida LIÇÃO. O Evangelho. Mateus

Preparado por: Pr. Wellington Almeida LIÇÃO. O Evangelho. Mateus Preparado por: Pr. Wellington Almeida JERUSALÉM10 LIÇÃO JESUS EM O Evangelho Mateus de LIÇÃO - II TRI 2016 10 INTRODUÇÃO esboço Os títulos de cada dia foram ajustados a proposta de termos uma idéia essencial

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III - Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III - Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III - Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de Jesus OBJETIVO FEB EADE - Livro III - Módulo II Roteiro

Leia mais

VINDE A MIM TODOS VÓS QUE ESTAIS FATIGADOS, QUE EU VOS ALIVIAREI

VINDE A MIM TODOS VÓS QUE ESTAIS FATIGADOS, QUE EU VOS ALIVIAREI O CRISTO CONSOLADOR O JUGO DO CRISTO Vinde a mim todos os que estais cansados sob o peso do vosso fardo e vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de

Leia mais

Espiritismo. Jörg Garbers, Ms. de Teologia

Espiritismo. Jörg Garbers, Ms. de Teologia Espiritismo Jörg Garbers, Ms. de Teologia Aspectos Históricos As raízes são muito antigas. O racionalismo estragou o ambiente espírita. As irmãs Fox nos EUA e outros reavivaram sob novas perspectivas uma

Leia mais

NÚCLEO DE ESTUDO E PESQUISA DO EVANGELHO - NEPE

NÚCLEO DE ESTUDO E PESQUISA DO EVANGELHO - NEPE NÚCLEO DE ESTUDO E PESQUISA DO EVANGELHO - NEPE POR QUE OS ESPÍRITAS PRECISAM CONHECER A BÍBLIA? 1. Questão 625 de O Livro dos Espíritos, que esclarece ser Jesus o Guia e Modelo da humanidade, bem como

Leia mais

ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA ROTEIRO DE ESTUDOS III QUEM É O CRISTO? APRESENTAÇÃO

ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA ROTEIRO DE ESTUDOS III QUEM É O CRISTO? APRESENTAÇÃO 1 ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA ROTEIRO DE ESTUDOS III QUEM É O CRISTO? APRESENTAÇÃO O presente programa, o terceiro desta série, gira em torno da figura ímpar do Cristo, Seus ditos e Seus

Leia mais

PROGRAMA DO CURSO DE DOUTRINA INTRODUTÓRIO

PROGRAMA DO CURSO DE DOUTRINA INTRODUTÓRIO LIVRO DE PREPARO: Sinal Verde André Luiz/Chico Xavier Aula 1 Integração: Promover o acolhimento e a integração dos alunos Apresentar do Programa Aula 2 O que é o Centro Espírita Apresentar o Centro Espírita

Leia mais

Ouvido e compreendido

Ouvido e compreendido Ouvido e compreendido pois temos ouvido falar da fé que vocês têm em Cristo Jesus e do amor por todos os santos, 5 por causa da esperança que lhes está reservada nos céus, a respeito da qual vocês ouviram

Leia mais

LIÇÃO 1 ESCATOLOGIA, O ESTUDO DAS ÚLTIMAS COISAS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 1 ESCATOLOGIA, O ESTUDO DAS ÚLTIMAS COISAS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 1 ESCATOLOGIA, O ESTUDO DAS ÚLTIMAS COISAS Prof. Lucas Neto INTRODUÇÃO O FIM DA HUMANIDADE O fim da humanidade na terra será marcada pela gloriosa volta de Jesus e nos desdobramentos dos acontecimentos,

Leia mais

Curso Aprendizes do Evangelho 1º Ano. Aula 1 Evolução da Religiosidade através dos tempos

Curso Aprendizes do Evangelho 1º Ano. Aula 1 Evolução da Religiosidade através dos tempos Curso Aprendizes do Evangelho 1º Ano Aula 1 Evolução da Religiosidade através dos tempos Texto para reflexão Pão Nosso Item 41 No Futuro Quem aqui gosta de manga? Prefere comprida ou curta? Evolução da

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja

Leia mais

O Homem de bem. Roteiro 7

O Homem de bem. Roteiro 7 O Homem de bem Roteiro 7 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, o Consolador Prometido por Jesus Módulo IV A humanidade regenerada Objetivos Relacionar

Leia mais

Um Reino de Sacerdotes

Um Reino de Sacerdotes Um Reino de Sacerdotes 1 PARTE I Vivendo no Corpo de Cristo Ef 4.15,16 devemos crescer em tudo naquele que é o cabeça, Cristo. Como pode então, membros com diferentes funções viverem ligados e encaixados

Leia mais

DO EVANGELHO DE JESUS

DO EVANGELHO DE JESUS ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 3 A PRESENÇA AMOROSA DE JESUS EM NOSSAS S VIDAS JESUS, O BOM PASTOR 2ª. parte 6º. ENCONTRO JESUS, O BOM PASTOR - 2ª.

Leia mais

LIÇÃO 3 - O CRESCIMENTO DO REINO DE DEUS PROF. LUCAS NETO

LIÇÃO 3 - O CRESCIMENTO DO REINO DE DEUS PROF. LUCAS NETO LIÇÃO 3 - O CRESCIMENTO DO REINO DE DEUS PROF. LUCAS NETO A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O REINO DE DEUS É TEMA CENTRAL DA BÍBLIA 86 VERSÍCULOS REGISTRADOS SOBRE REINO DE DEUS LUCAS (32) MATEUS

Leia mais

As epístolas de João e de Judas

As epístolas de João e de Judas FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo As epístolas de João e de Judas Roteiro 18 Objetivo Analisar, à luz do

Leia mais

Ser testemunha de Jesus em fraternidade

Ser testemunha de Jesus em fraternidade Ser testemunha de Jesus em fraternidade Escuta do evangelho do domingo Jo 10,1-10; Eu Sou a Porta das ovelhas Estamos sempre à meditar sobre a nossa identidade No nosso voto, nos comprometemos à aprofundar

Leia mais

Panorama Bíblico O Pentateuco

Panorama Bíblico O Pentateuco Panorama Bíblico O Pentateuco AULA 1 GÊNESIS 01 INTRODUÇÃO A palavra Gênesis é um termo grego que significa origem, fonte, geração ou principio. No hebraico esta palavra é bereshith e significa No Princípio.

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de Jesus Objetivos Explicar, à luz da Doutrina Espírita, o

Leia mais

O Evangelho de Deus. A Dinâmica da Espiritualidade Cristã de A a Z

O Evangelho de Deus. A Dinâmica da Espiritualidade Cristã de A a Z O Evangelho de Deus A Dinâmica da Espiritualidade Cristã de A a Z O que é o Evangelho? Não se trata do ABC da vida cristã que nos introduz aos cursos mais avançados de D a Z. O que é o Evangelho? O Evangelho

Leia mais

PERCORRER A ESCALA ESPIRITA

PERCORRER A ESCALA ESPIRITA PERCORRER A ESCALA ESPIRITA PERCORRER A ESCALA ESPIRITA C.E.S. PERCORRER A ESPIRITA C.E.S. ESTUDO E DISSERTAÇÕES EM TORNO DOS LIVROS BÁSICOS DA DOUTRINA DOS ESPÍRITOS C.E.S. DEDICATÓRIA DEDICAMOS ESTA

Leia mais

A família de Deus. A família de Deus

A família de Deus. A família de Deus A família de Deus Por meio da regeneração (criar de novo) você passou a pertencer à família de Deus. Ao crer na mensagem do evangelho você recebeu poder para ser feito (criado) filho de Deus ( Jo 1:12

Leia mais

XXVI DOMINGO DO TEMPO COMUM

XXVI DOMINGO DO TEMPO COMUM XXVI DOMINGO DO TEMPO COMUM Perdão, Senhor. Mostrai-me, Senhor, os vossos caminhos, ensinai-me as vossas veredas. Leitura da Profecia de Ezequiel Ez 18, 25-28 Eis o que diz o Senhor: «Vós dizeis: A maneira

Leia mais

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 22, 34-40)

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 22, 34-40) 30º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO A 29 de Outubro de 2017 Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 22, 34-40) Naquele tempo, os fariseus, ouvindo dizer que Jesus reduzira os saduceus

Leia mais

O apocalipse de João. Roteiro 21

O apocalipse de João. Roteiro 21 O apocalipse de João Roteiro 21 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo FEB EADE Livro I Módulo II Roteiro 21 O

Leia mais

A Gênese. Os milagres e as predições segundo o espiritismo. Cap. I Caracteres da revelação espírita CEJB - ESDE

A Gênese. Os milagres e as predições segundo o espiritismo. Cap. I Caracteres da revelação espírita CEJB - ESDE A Gênese Os milagres e as predições segundo o espiritismo Cap. I Caracteres da revelação espírita CEJB - ESDE Revelação: sair de sob o véu Astronomia Geologia Química Fisiologia Para se designarem coisas

Leia mais

AUTA DE SOUZA CUR U S R O S : : N OÇÕES S B ÁS Á I S C I A C S A

AUTA DE SOUZA CUR U S R O S : : N OÇÕES S B ÁS Á I S C I A C S A CURSO: NOÇÕES BÁSICAS DOUTRINA ESPÍRITA EDITORA 1 / 12 Moisés e a 1º Grande Revelação 2 / 12 No Séc. 12 ac.libertou os Hebreus do Egito onde ficaram 500 anos como escravos. Conhecedor de toda a ciências

Leia mais

Religiões Proféticas

Religiões Proféticas Religiões Proféticas O QUE É RELIGIÃO? Religião é uma fé, uma devoção a tudo que é considerado sagrado. É um culto que aproxima o homem das entidades a quem são atribuídas poderes sobrenaturais. É uma

Leia mais

«Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se corromper, com que se há-de salgar? Não serve para

«Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se corromper, com que se há-de salgar? Não serve para 5º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO A 5 de Fevereiro de 2017 Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 5, 13-16) «Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se corromper, com que se há-de salgar?

Leia mais

EIXOS ESTRUTURANTES DA EVANGELIZAÇÃO ESPÍRITA DA CRIANÇA E DO JOVEM. Organizado por Miriam Dusi

EIXOS ESTRUTURANTES DA EVANGELIZAÇÃO ESPÍRITA DA CRIANÇA E DO JOVEM. Organizado por Miriam Dusi EIXOS ESTRUTURANTES DA EVANGELIZAÇÃO ESPÍRITA DA CRIANÇA E DO JOVEM Organizado por Miriam Dusi A REENCARNAÇÃO OBJETIVOS EXISTENCIAIS Para que nasci? Para onde vou? O que será importante para minha vida?

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS Conheça a www.espiritizar.com.br OBRAS COM FIDELIDADE DOUTRINÁRIA MÓDULO 1 A PRESENÇA AMOROSA DE DEUS EM NOSSAS VIDAS 6ª. ENCONTRO

Leia mais

A LEI DIVINA E A LEI HUMANA

A LEI DIVINA E A LEI HUMANA FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, o Consolador Prometido por Jesus Módulo IV A humanidade regenerada Roteiro 1 OBJETIVOS Citar as principais características

Leia mais

A Prece. O Evangelho segundo o Espiritismo - Allan Kardec

A Prece. O Evangelho segundo o Espiritismo - Allan Kardec A Prece A prece é uma invocação, mediante a qual o homem entra, pelo pensamento, em comunicação com o ser a quem se dirige. Pode ter por objeto um pedido, um agradecimento, ou uma glorificação. Podemos

Leia mais

ESPIRITA NO LAR DEVERES NA TRANSIÇÃO PLANETÁRIA ESPIRITA

ESPIRITA NO LAR DEVERES NA TRANSIÇÃO PLANETÁRIA ESPIRITA ESPIRITA NO LAR DEVERES NA TRANSIÇÃO PLANETÁRIA ESPIRITA NO LAR DEVERES NA TRANSIÇÃO PLANETÁRIA EBOOK C.E.S. JOVEM ESPIRITA NO LAR DEVERES NA TRANSIÇÃO PLANETÁRIA DIÁRIA EBOOK C.E.S. JOVEM ESTUDOS E DISSERTAÇÕES

Leia mais

Não, esse retorno não será um retorno sutil, discreto, invisível, espiritual ou simbólico. Será cataclísmico, concreto, visível, físico e real.

Não, esse retorno não será um retorno sutil, discreto, invisível, espiritual ou simbólico. Será cataclísmico, concreto, visível, físico e real. Jesus está voltando! Este grito teve e tem poder para despertar a Igreja, para lembrá-la que seu lugar definitivo não é aqui, que ela é apenas peregrina, que não tem aqui cidade permanente, mas busca a

Leia mais

As Bem-Aventuranças. Roteiro 1

As Bem-Aventuranças. Roteiro 1 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro II Ensinos e Parábolas de Jesus Módulo II Ensinos Diretos de Jesus As Bem-Aventuranças Roteiro 1 Objetivo Explicar as bem-aventuranças

Leia mais

Escola Bíblica Dominical. Lição 01. Introdução à carta. Pb. Rodrigo da Silva Gomes 22/03/2015

Escola Bíblica Dominical. Lição 01. Introdução à carta. Pb. Rodrigo da Silva Gomes 22/03/2015 Escola Bíblica Dominical Lição 01 Introdução à carta Pb. Rodrigo da Silva Gomes 22/03/2015 Roteiro da Aula Introdução; O autor Local e data; Os destinatários; Propósitos; Roteiro da Aula Características

Leia mais

www.autoresespiritasclassicos.com

www.autoresespiritasclassicos.com www.autoresespiritasclassicos.com A Importância da Bíblia para a Doutrina Espírita Astrid Sayegh Filósofa, é Diretora de Cursos Básicos da Federação Espírita do Estado de São Paulo A Humanidade já foi

Leia mais

Evangelhos e atos. Observações

Evangelhos e atos. Observações NOVO TESTAMENTO Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu Filho (Hebreus 1,1-2) EVANGELHOS E ATOS Evangelhos e atos Os melhores recursos

Leia mais

2 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA

2 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA * Roteiro 2 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo VI Aprendendo com Fatos Extraordinários * Interpretar, à luz do Espiritismo,

Leia mais

PROVA FINAL DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À TEOLOGIA BÍBLICA

PROVA FINAL DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À TEOLOGIA BÍBLICA INSTITUTO EDUCACIONAL DE TEOLOGIA EVANGÉLICA[1] PROVA FINAL DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À TEOLOGIA BÍBLICA SISTEMA EAD DE NATUREZA JURÍDICA LIVRE ALUNO (A): MAT: 000/2014 MATÉRIA: INTRODUÇÃO À TEOLOGIA

Leia mais

Mt 21:2 Ide à aldeia que está defronte de vós, e logo encontrareis uma jumenta presa, e um jumentinho com ela; desprendei-a, e trazei-mos.

Mt 21:2 Ide à aldeia que está defronte de vós, e logo encontrareis uma jumenta presa, e um jumentinho com ela; desprendei-a, e trazei-mos. 1 Capítulo 21 A entrada triumfal de Jesus em Jerusalem Mt 21:1 E, quando se aproximaram de Jerusalém, e chegaram a Betfagé, ao Monte das Oliveiras, enviou, então, Jesus dois discípulos, dizendo-lhes: Mt

Leia mais

Evangelho. O maior mandamento Mateus 22:34

Evangelho. O maior mandamento Mateus 22:34 Evangelho O maior mandamento Mateus 22:34 :34-40 40 Mateus 22 34 Sabendo os fariseus que Jesus reduzira ao silêncio os saduceus, reuniram-se 35 e um deles, doutor da lei, fez-lhe esta pergunta para pô-lo

Leia mais

Ensinos de Cristo O que Jesus Cristo ensinou?

Ensinos de Cristo O que Jesus Cristo ensinou? Introdução à 23/05/2011 A doutrina de Cristo segundo as escrituras Ensinos de Cristo O que Jesus Cristo ensinou? Ensinos de Cristo Jesus anunciou a chegada do reino, propôs altos padrões éticos àqueles

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, o Consolador Prometido por Jesus Módulo IV A humanidade

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, o Consolador Prometido por Jesus Módulo IV A humanidade FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, o Consolador Prometido por Jesus Módulo IV A humanidade regenerada Citar as principais características dos bons

Leia mais

ESTUDO 3 O PRÉ-MILENISMO CORRENTES TEOLÓGICAS. Ev. Giuvan Cardoso

ESTUDO 3 O PRÉ-MILENISMO CORRENTES TEOLÓGICAS. Ev. Giuvan Cardoso ESTUDO 3 O PRÉ-MILENISMO Ev. Giuvan Cardoso Introdução: O Capítulo 20 de apocalipse se tornou um capítulo muito polêmico entres os teólogos e os estudiosos da Bíblia. Porque é exatamente no capítulo 20

Leia mais

ESPIRITUALISMO = ESPIRITISMO?

ESPIRITUALISMO = ESPIRITISMO? 1 ESPIRITUALISMO = ESPIRITISMO? ESPIRITUALISMO Oposto do materialismo Quem quer que acredite haver em si alguma coisa mais do que matéria é espiritualista. ESPIRITISMO ou DOUTRINA ESPÍRITA Termo criado

Leia mais

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 História da Igreja Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 1. O que é a Igreja? É um edifício construído com pedras vivas. Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro II Ensinos e Parábolas de Jesus Módulo II Ensinos Diretos de Jesus

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro II Ensinos e Parábolas de Jesus Módulo II Ensinos Diretos de Jesus FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro II Ensinos e Parábolas de Jesus Módulo II Ensinos Diretos de Jesus Esclarecer a respeito da afirmativa de Pedro: Tu és o Cristo,

Leia mais

PROVA FINAL DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À TEOLOGIA BÍBLICA

PROVA FINAL DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À TEOLOGIA BÍBLICA INSTITUTO EDUCACIONAL DE TEOLOGIA EVANGÉLICA PROVA FINAL DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À TEOLOGIA BÍBLICA CURSO: BÁSICO EM TEOLOGIA PASTORAL ALUNO (A): MAT: 002/2015 MATÉRIA: INTRODUÇÃO À TEOLOGIA BÍBLICA

Leia mais

RELEMBRANDO : a restauração do indivíduo 2.10: fomos criados em Cristo Jesus para a prática de boas obras

RELEMBRANDO : a restauração do indivíduo 2.10: fomos criados em Cristo Jesus para a prática de boas obras RELEMBRANDO... 2.1-10: a restauração do indivíduo 2.10: fomos criados em Cristo Jesus para a prática de boas obras O ARGUMENTO SEGUINTE... 2.11-22: A humanidade como um todo. Judeus e gentios unidos em

Leia mais

Evangelho. As Bem- Aventuranças Mateus: 5:1-12

Evangelho. As Bem- Aventuranças Mateus: 5:1-12 Evangelho As Bem- Aventuranças Mateus: 5:1-12 12 As Bem Aventuranças 1. Bem Aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 2. Bem Aventurados os que choram, porque eles serão consolados.

Leia mais

Área da Mediunidade. Mediunidade Desafios e Possibilidades

Área da Mediunidade. Mediunidade Desafios e Possibilidades Área da Mediunidade ENCONTRO MICRORREGIONAL Fortaleza - CE 02-03/09/2017 Mediunidade Desafios e Possibilidades MEDIUNIDADE COMO FERRAMENTA PARA A BUSCA DE DEUS Mediunidade Qualidade da pessoa que, segundo

Leia mais

Treinamento de Instrutores Bíblicos. Como Ensinar Doutrinas Básicas Adventistas

Treinamento de Instrutores Bíblicos. Como Ensinar Doutrinas Básicas Adventistas North A meric an Divisio n Portuguese Mi nistry Treinamento de Instrutores Bíblicos Como Ensinar Doutrinas Básicas Adventistas Como Ensinar Doutrinas Básicas Adventistas Objetivo Uma compreensão clara

Leia mais

LIÇÃO 2 PARA OUVIR E ANUNCIAR A PALAVRA DE DEUS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 2 PARA OUVIR E ANUNCIAR A PALAVRA DE DEUS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 2 PARA OUVIR E ANUNCIAR A PALAVRA DE DEUS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO ANUNCIANDO A PALAVRA DE DEUS Os discípulos de Cristo formam a igreja e imperativamente segundo a ordenança

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO. A revelação A. A revelação em geral B. A revelação geral C. A revelação especial... 30

SUMÁRIO INTRODUÇÃO. A revelação A. A revelação em geral B. A revelação geral C. A revelação especial... 30 SUMÁRIO Prefácio do autor... 13 Prefácio da 1ª edição em português... 15 INTRODUÇÃO Religião A. Religião fenômeno universal... 19 B. A natureza essencial da religião... 19 C. A sede da religião... 21 D.

Leia mais

Roteiro 4 O Espírito imortal

Roteiro 4 O Espírito imortal FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, o Consolador Prometido por Jesus Módulo II A Morte e seus Mistérios Roteiro 4 O Espírito imortal Objetivo Analisar

Leia mais

Evangelho e Espiritismo II

Evangelho e Espiritismo II Evangelho e Espiritismo II -Jesus na Visão Espírita Movimentos da Alma-. Roberto Sabatella Adam. nte imagem: https://www.pexels.com/ APRESENTAÇÃO @ ESTRUTURA Apresentação Desenvolvimento _Getsêmani (Lc

Leia mais

13 DE JUNHO DE 2009 A TERCEIRA REVELAÇÃO SIMBOLIZA O RETORNO DO CRISTO À TERRA

13 DE JUNHO DE 2009 A TERCEIRA REVELAÇÃO SIMBOLIZA O RETORNO DO CRISTO À TERRA 13 DE JUNHO DE 2009 A TERCEIRA REVELAÇÃO SIMBOLIZA O RETORNO DO CRISTO À TERRA A lei do Antigo Testamento teve em Moisés a sua personificação; a do Novo Testamento tem-na no Cristo. O Espiritismo é a Terceira

Leia mais

Conheça o Espiritismo Sex, 25 de Julho de :45 - Última atualização Sáb, 26 de Julho de :18

Conheça o Espiritismo Sex, 25 de Julho de :45 - Última atualização Sáb, 26 de Julho de :18 CONHEÇA O ESPIRITISMO O QUE É? É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos,

Leia mais