O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E AS AUTOGESTÕES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E AS AUTOGESTÕES"

Transcrição

1 O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E AS AUTOGESTÕES A JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE - TENDÊNCIAS Émerson Moisés Dantas de Medeiros TORO E ADVOGADOS ASSOCIADOS

2 O que é, e como surgiu?

3 Judicialização na prática

4 LEI Nº , DE 13 DE ABRIL DE Autoriza o uso da fosfoetanolamina sintética por pacientes diagnosticados com neoplasia maligna. Art. 2º Poderão fazer uso da fosfoetanolamina sintética, por livre escolha, pacientes diagnosticados com neoplasia maligna, desde que observados os seguintes condicionantes: I - laudo médico que comprove o diagnóstico; II - assinatura de termo de consentimento e responsabilidade pelo paciente ou seu representante legal. Parágrafo único. A opção pelo uso voluntário da fosfoetanolamina sintética não exclui o direito de acesso a outras modalidades terapêuticas.

5 PLANO DE SAÚDE. NEGATIVA DE FORNECIMENTO DE MATERIAL PARA CIRURGIA. MATERIAL BIOABSORVÍVEL. A OPERADORA NÃO PODE INTERFERIR NO DIAGNÓSTICO E NAS SOLICITAÇÕES MÉDICAS. INCIDÊNCIA, ADEMAIS, DA LEI Nº 9.656/98. PROCEDÊNCIA MANTIDA. PLANO DE SAÚDE. DANO MORAL. CARACTERIZAÇÃO. INDENIZAÇÃO DEVIDA. 1. (...)Interferência da operadora no pedido médico. Impossibilidade. 2. Plano-referência (arts. 10 e 12 da Lei nº 9.656/98). Plano que deve cobrir tudo o que for necessário para a cirurgia corretiva a que se submeteu o autor. 3. Dano moral. Caracterização in re ipsa. Indenização a ser fixada com moderação (R$ ,00). 4. Recurso da ré não provido. Apelo do autor provido. (TJ-SP - APL: , Relator: Carlos Alberto Garbi, Data de Julgamento: 17/03/2015, 10ª Câmara de Direito Privado, Data de Publicação: 19/03/2015)

6 APELAÇÃO. DIREITO DO CONSUMIDOR. PLANO DE SAÚDE. NEGATIVA DE EXAME. RESTRIÇÃO CONTRATUAL. COBERTURA ANTIGA QUE NÃO SE ATUALIZOU OU ACOMPANHOU OS AVANÇOS DA MEDICINA. ABUSIVIDADE DE CLÁUSULAS. INFRAÇÃO AO CDC. PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E DOS DIREITOS À SAÚDE E À VIDA. DANOS MATERIAIS. COMPROVAÇÃO. DANOS MORAIS. ARBITRAMENTO EM VALOR RAZOÁVEL. JURISPRUDÊNCIA DOMINANTE DO STJ E DO TJPB. INTELIGÊNCIA DO ARTIGO 557, CAPUT, DO CPC. DECISUM MANTIDO. SEGUIMENTO NEGADO AO RECURSO (TJ-PB - APL: , Relator: DES JOAO ALVES DA SILVA, Data de Julgamento: 24/08/2015)

7 AÇÃO REVISIONAL DE PLANO DE SAÚDE PROMOVIDA CONTRA A UNIMED. (...) CONTRATO DE SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA MÉDICA E HOSPITALAR. INCIDÊNCIA DO CÓDIGO DEFESA DO CONSUMIDOR. CLÁUSULA DE REAJUSTE DAS PRESTAÇÕES DO PLANO DE SAÚDE EM RAZÃO DA FAIXA ETÁRIA. RENOVAÇÃO DO CONTRATO CONDICIONADA À MAJORAÇÃO DO VALOR DA MENSALIDADE. REAJUSTE DE 71,50% EM RAZÃO DE TEREM DOIS USUÁRIOS IMPLEMENTADO 60 ANOS DE IDADE. CLÁUSULA ABUSIVA. NULIDADE DE PLENO DIREITO (ART. 51, INCISO IV, DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR). AFRONTA AOS PRINCÍPIOS DA BOA-FÉ OBJETIVA E DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. VIOLAÇÃO DO ARTIGO 15, 3º, DO ESTATUTO DO IDOSO. NORMA DE ORDEM PÚBLICA E APLICAÇÃO IMEDIATA. DETERMINAÇÃO PARA QUE O REAJUSTE ANUAL SEJA APLICADO DE ACORDO COM AS NORMAS DA ANS. DEVOLUÇÃO DO VALOR COBRADO A MAIOR. DECISÃO ACERTADA. SENTENÇA MANTIDA. RECURSO CONHECIDO E DESPROVIDO. (TJ-SC - AC: SC , Relator: Saul Steil, Data de Julgamento: 24/11/2014, Terceira Câmara de Direito Civil)

8 (...) Negativa sob fundamento de os medicamentos serem de uso domiciliar, importado, não autorizado pela ANS - Os procedimentos de saúde cobertos pelos planos não podem sofrer limitações quando o paciente ainda está em tratamento para proteção do direito à vida (artigo 5º da Constituição Federal)- Limitações contratuais que são abusivas, ante a previsão do artigo 51, IV e 1º, II, do CDC e não podem alcançar o tratamento necessário para o restabelecimento da saúde do contratante O não fornecimento do medicamento implica na negativa indireta de cobertura ao tratamento da moléstia, o que é inadmissível - Precedentes desta Corte - Súmulas 95 e 102 do e. TJSP - Inteligência do art. 35-F da Lei 9.656/98 Ademais, registro dos medicamentos já aprovado pela ANVISA - Sentença mantida Recurso improvido. (TJ-SP-APL: , Relator: Silvério da Silva, Data de Julgamento: 19/01/2016, 8ª Câm. de Direito Privado)

9 APELAÇÃO CÍVEL - OBRIGAÇÃO DE FAZER COM PEDIDO INDENIZATÓRIO E TUTELA ANTECIPADA - PLANO DE SAÚDE - NEGATIVA DE COBERTURA PARA PROCEDIMENTO DE NEOPLASIA MALIGNA DE FÍGADO - RECUSA EMBASADA EM RESOLUÇÃO DA ANS - ROL MERAMENTE EXEMPLIFICATIVO, INCAPAZ DE RESTRINGIR DIREITOS - INTERPRETAÇÃO DO CONTRATO DE FORMA MAIS FAVORÁVEL AO CONSUMIDOR - AUSÊNCIA DE EXPRESSA EXCLUSÃO CONTRATUAL - CONDENAÇÃO AO CUSTEIO DO EXAME CORRETAMENTE DETERMINADO - DANO MORAL CONFIGURADO - NEGATIVA DE COBERTURA QUE GERA ABALO MORAL INEQUÍVOCO - QUANTUM CORRETAMENTE FIXADO RECURSO DE APELAÇÃO DESPROVIDO (TJPR - 9ª C.Cível - AC Curitiba - Rel.: José Augusto Gomes Aniceto - Unânime - - J )

10 PLANO DE SAÚDE. INDEVIDA NEGATIVA DE COBERTURA CONTRATUAL. DANO MORAL. CARACTERIZAÇÃO IN RE IPSA. INDENIZAÇÃO QUE DEVE SER FIXADA CONFORME O EVENTO E COM RAZOABILIDADE. RECURSO PROVIDO. Negativa indevida de contrato de plano de saúde. Dano moral. Caracterização in re ipsa. Indenização. Na fixação do valor do dano moral devem ser consideradas as figuras do agente causador e da vítima, bem como suas respectivas posturas diante do fato; as circunstâncias em que o dano ocorreu; e as consequências do dano em relação aos envolvidos. Fixação em R$ ,00. Recurso provido. (TJ-SP - APL: SP , Relator: Carlos Alberto Garbi, Data de Julgamento: 03/03/2015, 10ª Câmara de Direito Privado, Data de Publicação: 05/03/2015)

11 ENUNCIADOS DO CNJ

12 I JORNADA DE DIREITO DA SAÚDE

13 ENUNCIADO Nº 24 Cabe ao médico assistente, a prescrição terapêutica a ser adotada. Havendo divergência entre o plano de saúde contratado e o profissional responsável pelo procedimento médico, odontológico e/ou cirúrgico, é garantida a definição do impasse através de junta constituída pelo profissional solicitante ou nomeado pelo consumidor, por médico da operadora e por um terceiro, escolhido de comum acordo pelos dois profissionais, cuja remuneração ficará a cargo da operadora.

14 ENUNCIADO Nº 27 As resoluções nº 1956/2010 Conselho Federal de Medicina e nº 115/2012 do Conselho Nacional de Odontologia e o rol de procedimentos e eventos em saúde vigentes na Agência Nacional de Saúde Suplementar, e suas alterações, são de observância obrigatória.

15 ENUNCIADO Nº 28 Nas decisões liminares para o fornecimento de órteses, próteses e materiais especiais OPME, o juiz deve exigir a descrição técnica e não a marca especifica e/ou o fornecedor, em consonância com o rol de procedimentos e eventos em saúde vigentes na ANS e na Resolução nº 1956/2010 do CFM, bem como a lista de verificação prévia sugerida pelo CNJ.

16 ENUNCIADO Nº 29 Na análise de pedido para concessão de tratamento, medicamento, prótese, órtese e materiais especiais, os juízes deverão considerar se os médicos ou os odontólogos assistentes observaram a eficácia, a efetividade, a segurança e os melhores níveis de evidências cientificas existentes. Havendo indício de ilícito civil, criminal ou ético, deverá o juiz oficiar ao Ministério Público e a respectiva entidade de classe do profissional.

17 ENUNCIADO Nº 26 É lícita a exclusão de cobertura de produto, tecnologia e medicamento importado não nacionalizado, bem como tratamento clínico ou cirúrgico experimental.

18 II JORNADA DE DIREITO DA SAÚDE

19 ENUNCIADO Nº 62 Saúde Suplementar Para fins de cobertura assistencial, o conceito de urgência e emergência deve respeitar a definição legal contida no art. 35-C. Lei Federal 9.656/98.

20 ENUNCIADO Nº63 Saúde Suplementar O deferimento de cirurgia bariátrica em tutela de urgência sujeita-se à observância das diretrizes constantes da Resolução CFM nº 1942/2010 e de outras normas que disciplinam a matéria.

21 ENUNCIADO Nº 64 Saúde Suplementar A atenção domiciliar não supre o trabalho do cuidador e da família, e depende de indicação clínica e da cobertura contratual.

22 NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

23 Art A tutela provisória pode fundamentar-se em urgência ou evidência. Parágrafo único. A tutela provisória de urgência, cautelar ou antecipada, pode ser concedida em caráter antecedente ou incidental.

24 Art A tutela da evidência será concedida, independentemente da demonstração de perigo de dano ou de risco ao resultado útil do processo, quando: I - ficar caracterizado o abuso do direito de defesa ou o manifesto propósito protelatório da parte; II - as alegações de fato puderem ser comprovadas apenas documentalmente e houver tese firmada em julgamento de casos repetitivos ou em súmula vinculante; III - se tratar de pedido reipersecutório fundado em prova documental adequada do contrato de depósito, caso em que será decretada a ordem de entrega do objeto custodiado, sob cominação de multa; IV - a petição inicial for instruída com prova documental suficiente dos fatos constitutivos do direito do autor, a que o réu não oponha prova capaz de gerar dúvida razoável. Parágrafo único. Nas hipóteses dos incisos II e III, o juiz poderá decidir liminarmente.

25 Art. 9 o Não se proferirá decisão contra uma das partes sem que ela seja previamente ouvida. Parágrafo único. O disposto no caput não se aplica: I - à tutela provisória de urgência; II - às hipóteses de tutela da evidência previstas no art. 311, incisos II e III;

26 Art O juiz dirigirá o processo conforme as disposições deste Código, incumbindo-lhe: (...) IV - determinar todas as medidas indutivas, coercitivas, mandamentais ou sub-rogatórias necessárias para assegurar o cumprimento de ordem judicial, inclusive nas ações que tenham por objeto prestação pecuniária

27 OBRIGADO. Émerson Moisés Dantas de Medeiros TORO E ADVOGADOS ASSOCIADOS Endereço: Rua Santa Luzia, nº.48 11º andar Liberdade São Paulo SP emerson@toroadvogados.com.br Telefone: (11)

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Tutela provisória I. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Tutela provisória I. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Tutela provisória I Prof. Luiz Dellore 1. Finalidades dos processos Processo de conhecimento: crise de incerteza Processo de execução: crise de inadimplemento 2. Tutela provisória

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Saúde Privada Suplementar - Planos de Saúde Aula n. 40

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Saúde Privada Suplementar - Planos de Saúde Aula n. 40 Saúde Privada Suplementar - Planos de Saúde Aula n. 40 Competência (domicílio do autor ou do réu) Partes: beneficiário (autor) e operadora (réu) Ação: Obrigação de Fazer cumulada com Danos Morais in re

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (17/10/2018) Tutelas Provisórias.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (17/10/2018) Tutelas Provisórias. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (17/10/2018) Tutelas Provisórias. Tutela Antecipada tem o objetivo de antecipar os efeitos da sentença,

Leia mais

Direito Processual. Civil. Da Tutela Provisória

Direito Processual. Civil. Da Tutela Provisória Direito Processual Civil Da Tutela Provisória Das Disposições Gerais - Duas Espécies: Urgência e Evidência. - Urgência: Cautelar e Antecipada Antecedente ou Incidental. - Incidental: Independe de custas.

Leia mais

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE 2 Na nova dinâmica do CPC, deixou de existir a ação cautelar que agora faz parte do processo de conhecimento como tutela. A liminar foi mantida principalmente nos procedimentos especiais

Leia mais

Tutelas Provisórias - de urgência e de evidência no CPC.

Tutelas Provisórias - de urgência e de evidência no CPC. Tutelas Provisórias - de urgência e de evidência no CPC. Disposições gerais Art. 294. A tutela provisória pode fundamentar-se em urgência ou evidência. Parágrafo único. A tutela provisória de urgência,

Leia mais

25/03/2019 AULA 6 TUTELA DA EVIDÊNCIA. Denis Domingues Hermida. Classificação das TUTELAS PROVISÓRIAS quanto à FUNDAMENTAÇÃO I INTRODUÇÃO

25/03/2019 AULA 6 TUTELA DA EVIDÊNCIA. Denis Domingues Hermida. Classificação das TUTELAS PROVISÓRIAS quanto à FUNDAMENTAÇÃO I INTRODUÇÃO PROCESSO CIVIL V AULA 6 TUTELA DA EVIDÊNCIA Denis Domingues Hermida I INTRODUÇÃO Classificação das TUTELAS PROVISÓRIAS quanto à FUNDAMENTAÇÃO De URGÊNCIA Fundamentos: -POSSIBILIDADE DO DIREITO -PERIGO

Leia mais

GEORGIOS ALEXANDRIDIS

GEORGIOS ALEXANDRIDIS GEORGIOS ALEXANDRIDIS Leiloeiro Oficial do Estado de São Paulo e Advogado Doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2016) Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2008) Especialista

Leia mais

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 03

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 03 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana 1-) Tutelas Provisórias: Tutelas Provisórias é denominação de gênero, que pode se subdividir em espécies,

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO CUMULADA COM OBRIGAÇÃO DE FAZER

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO CUMULADA COM OBRIGAÇÃO DE FAZER AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO CUMULADA COM OBRIGAÇÃO DE FAZER Sessão da Tarde com o Prof. Joseval Martins Viana 1 2 Foro Competente - Artigo 101, inciso I, do Código de Defesa do Consumidor

Leia mais

AULA 24. Os pressupostos genéricos são a probabilidade do direito, perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo.

AULA 24. Os pressupostos genéricos são a probabilidade do direito, perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo. Turma e Ano: Master A (2015) 06/07/2015 Matéria / Aula: Direito Processual Civil / Aula 24 Professor: Edward Carlyle Silva Monitor: Alexandre Paiol AULA 24 CONTEÚDO DA AULA: Tutela provisória : tutela

Leia mais

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE Direito processual civil PETIÇÃO INICIAL - CONCEITOS Ato judicial da parte autora com a finalidade de provocar a jurisdição acerca de um pedido, isto é, a pretensão resistida. É

Leia mais

GEORGIOS ALEXANDRIDIS

GEORGIOS ALEXANDRIDIS GEORGIOS ALEXANDRIDIS Leiloeiro Oficial do Estado de São Paulo e Advogado Doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2016) Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2008) Especialista

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Ações Cautelares e Tutela Antecipada. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Ações Cautelares e Tutela Antecipada. Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Prof ª. Eliane Conde O Artigo 659, IX e X, da CLT contemplar, expressamente, as hipóteses de cabimento de medida liminar na seara

Leia mais

Aula 117. Tutela provisória (Parte VIII):

Aula 117. Tutela provisória (Parte VIII): Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: ação autônoma do art. 304, CPC. Procedimento da tutela cautelar requerida em caráter antecedente. Tutela de evidência / 117 Professor:

Leia mais

Artigo 294 do Código de Processo Civil

Artigo 294 do Código de Processo Civil AULA 01 Artigo 294 do Código de Processo Civil Petição inicial Tutela antecipada de natureza antecedente Incidental Probabilidade do direito Perigo de dano ao processo Risco ao resultado útil do processo

Leia mais

06/02/2019 AULA 2. I- TUTELAS PROVISÓRIAS: Conceito e Classificações II-TUTELAS PROVISÓRIAS ANTECIPADA E CAUTELAR. Diferenças. Denis Domingues Hermida

06/02/2019 AULA 2. I- TUTELAS PROVISÓRIAS: Conceito e Classificações II-TUTELAS PROVISÓRIAS ANTECIPADA E CAUTELAR. Diferenças. Denis Domingues Hermida PROCESSO CIVIL V AULA 2 I- TUTELAS PROVISÓRIAS: Conceito e Classificações II-TUTELAS PROVISÓRIAS ANTECIPADA E CAUTELAR. Diferenças Denis Domingues Hermida 1 INTRODUÇÃO CF. Art. 5º, XXXV, da Constituição

Leia mais

LEI Nº , DE 16 DE MARÇO DE 2015

LEI Nº , DE 16 DE MARÇO DE 2015 LEI Nº 13.105, DE 16 DE MARÇO DE 2015 Código de Processo Civil. A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: PARTE GERAL LIVRO V DA TUTELA PROVISÓRIA

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA TUTELAS PROVISÓRIAS NO DIREITO PROCESSUAL CIVIL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA TUTELAS PROVISÓRIAS NO DIREITO PROCESSUAL CIVIL TUTELAS PROVISÓRIAS NO DIREITO PROCESSUAL CIVIL DISPOSIÇÕES GERAIS DA TUTELA PROVISÓRIA Artigos 294 a 299 do Código de Processo Civil Artigo 294 do Código de Processo Civil - urgência Tutela provisória

Leia mais

JUNTA MÉDICA: ORIENTAÇÕES PARA A ANÁLISE DAS DEMANDAS NIP ASSISTENCIAIS

JUNTA MÉDICA: ORIENTAÇÕES PARA A ANÁLISE DAS DEMANDAS NIP ASSISTENCIAIS JUNTA MÉDICA: ORIENTAÇÕES PARA A ANÁLISE DAS DEMANDAS NIP ASSISTENCIAIS Junta médica: normativos CONSU 8/98 De acordo com o Art. 4º, inciso V, da Resolução CONSU 08/1998, as operadoras de planos privados

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 58 CONTRATO DE ADESÃO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 58 CONTRATO DE ADESÃO AULA 58 CONTRATO DE ADESÃO 1 Art. 54 do Código de Defesa do Consumidor Contrato de adesão é aquele cujas cláusulas tenham sido aprovadas pela autoridade competente ou estabelecidas unilateralmente pelo

Leia mais

JUDICIALIZAÇÃO NA SAÚDE CREMESP. São Paulo/2018

JUDICIALIZAÇÃO NA SAÚDE CREMESP. São Paulo/2018 JUDICIALIZAÇÃO NA SAÚDE CREMESP São Paulo/2018 47 milhões de pessoas atendidas pelas Operadoras Privadas de saúde. Cerca de 3 milhões de pessoas perderam acesso em razão do desemprego nos últimos anos.

Leia mais

Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde. Tema: Negativa de tratamento - doença preexistente

Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde. Tema: Negativa de tratamento - doença preexistente AULA 35 Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Módulo: Saúde Suplementar Tema: Negativa de tratamento - doença preexistente 1 Art. 35-G da LPS Aplicam-se subsidiariamente aos contratos entre

Leia mais

SENTENÇA VISTOS. A antecipação dos efeitos da tutela foi deferida, conforme decisão de p. 47/48.

SENTENÇA VISTOS. A antecipação dos efeitos da tutela foi deferida, conforme decisão de p. 47/48. fls. 271 SENTENÇA Processo Digital nº: 1025475-79.2015.8.26.0562 Classe Assunto: Procedimento Ordinário - Planos de Saúde Requerente: Requerido: Juiz(a) de Direito: Dr(a). Claudio Teixeira Villar VISTOS.

Leia mais

Recomenda-se ao autor da ação, a busca preliminar sobre disponibilidade do atendimento, evitando-se a judicialização desnecessária.

Recomenda-se ao autor da ação, a busca preliminar sobre disponibilidade do atendimento, evitando-se a judicialização desnecessária. ENUNCIADOS APROVADOS NA I JORNADA DE DIREITO DA SAÚDE DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA EM 15 DE MAIO DE 2014 SÃO PAULO-SP ENUNCIADOS SAÚDE PÚBLICA ENUNCIADO N.º 1 Nas demandas em tutela individual para

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL Nº 1.449.008 - CE (2019/0036721-1) RELATORA AGRAVANTE ADVOGADOS AGRAVADO ADVOGADOS : MINISTRA NANCY ANDRIGHI : xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx : FERNANDO MEDEIROS COSTA - CE023077

Leia mais

JUDICIALIZAÇÃO DA SAUDE E OS DMI. Ministro Paulo de Tarso Vieira Sanseverino Rio de Janeiro, novembro de 2016

JUDICIALIZAÇÃO DA SAUDE E OS DMI. Ministro Paulo de Tarso Vieira Sanseverino Rio de Janeiro, novembro de 2016 JUDICIALIZAÇÃO DA SAUDE E OS DMI Ministro Paulo de Tarso Vieira Sanseverino Rio de Janeiro, novembro de 2016 INTRODUÇÃO Tema A judicialização da saúde em relação aos Dispositivos Médicos Implantáveis (DMI)

Leia mais

PETIÇÃO INICIAL NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

PETIÇÃO INICIAL NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR AULA 6 PETIÇÃO INICIAL NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Case jurídico: inscrição indevida no nome do consumidor nos cadastros de restrição de crédito 1 Prática Forense no Direito do Consumidor Petição

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA HOME CARE

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA HOME CARE HOME CARE Saúde Privada Suplementar - Planos de Saúde PETIÇÃO INICIAL Competência (domicílio do autor ou do réu) Partes: beneficiário (autor) e operadora (réu) Ação: Obrigação de Fazer cumulada com Danos

Leia mais

Ação Anulatória do Débito Fiscal

Ação Anulatória do Débito Fiscal Ação Anulatória do Débito Fiscal RUBENS KINDLMANN Previsão Legal Art. 38 - A discussão judicial da Dívida Ativa da Fazenda Pública só é admissível em execução, na forma desta Lei, salvo as hipóteses de

Leia mais

INFORMATIVOS ESTRATÉGICOS Prof. Lucas Evangelinos - DIREITO CIVIL e DIREITO DO CONSUMIDOR - DIREITO CIVIL e DIREITO DO CONSUMIDOR

INFORMATIVOS ESTRATÉGICOS Prof. Lucas Evangelinos - DIREITO CIVIL e DIREITO DO CONSUMIDOR - DIREITO CIVIL e DIREITO DO CONSUMIDOR 1/6 DIREITO CIVIL e DIREITO DO CONSUMIDOR 1. Tema: Plano de saúde e medicamento não registrado pela ANVISA. RECURSO ESPECIAL (REsp) As operadoras de planos de saúde não estão obrigadas a fornecer medicamento

Leia mais

(7) Agravo de Instrumento nº

(7) Agravo de Instrumento nº TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO VIGÉSIMA SEXTA CÂMARA CÍVEL/CONSUMIDOR AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 0003412-46.2014.8.19.0000 JUÍZO DE ORIGEM: VARA ÚNICA DA COMARCA DE IGUABA GRANDE AGRAVANTE:

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CLÁUSULA ABUSIVA NO CDC HOME CARE

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CLÁUSULA ABUSIVA NO CDC HOME CARE CLÁUSULA ABUSIVA NO CDC HOME CARE Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor (Aula 28) PETIÇÃO INICIAL Competência (domicílio do autor ou do réu) Partes: beneficiário (autor) e operadora (réu) Ação:

Leia mais

RESCISÃO CONTRATUAL DO PLANO DE SAÚDE POR INADIMPLÊNCIA

RESCISÃO CONTRATUAL DO PLANO DE SAÚDE POR INADIMPLÊNCIA AULA 54 RESCISÃO CONTRATUAL DO PLANO DE SAÚDE POR INADIMPLÊNCIA Função social do contrato Função social do contrato é a relação dos contratantes com a sociedade, pois produz efeitos perante terceiros.

Leia mais

Tutelas no novo CPC: Liminares?

Tutelas no novo CPC: Liminares? Tutelas no novo CPC: Liminares? Valter Nilton Felix Quando os efeitos da tutela definitiva são antecipados pelo juízo, tem-se a tutela provisória, satisfativa (fornecimento de certidão negativa é ordenada

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DEFESA DO MÉDICO EXCLUDENTE DA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DEFESA DO MÉDICO EXCLUDENTE DA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA DEFESA DO MÉDICO EXCLUDENTE DA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA Quais são as excludentes de responsabilidade civil médica? Exercício regular de um direito (Art. 188, inc. I, do CC) APELAÇÃO CÍVEL INDENIZAÇÃO

Leia mais

RELAÇÃO DE ENUNCIADOS APROVADOS PELA PLENÁRIA DA 1ª JORNADA DE DIREITO DA SAÚDE DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA EM 15 DE MAIO DE 2014

RELAÇÃO DE ENUNCIADOS APROVADOS PELA PLENÁRIA DA 1ª JORNADA DE DIREITO DA SAÚDE DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA EM 15 DE MAIO DE 2014 RELAÇÃO DE ENUNCIADOS APROVADOS PELA PLENÁRIA DA 1ª JORNADA DE DIREITO DA SAÚDE DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA EM 15 DE MAIO DE 2014 ENUNCIADOS DA SAÚDE PÚBLICA 1 - Nas demandas em tutela individual para

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DIREITOS DA MULHER COM CÂNCER DE MAMA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DIREITOS DA MULHER COM CÂNCER DE MAMA DIREITOS DA MULHER COM CÂNCER DE MAMA Aula Patrocinada pelos Cursos de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde e Direito do Consumidor 1 LEI Nº 12.732, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012. Dispõe sobre o primeiro

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Da Tutela de Urgência Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil DA TUTELA DE URGÊNCIA Inicialmente, cabe salientar que o novo Código de

Leia mais

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE NOVO CPC COMUNICAÇÃO A comunicação dos atos processuais é realizada com ampla publicidade, para fins de informar aos envolvidos da movimentação do processo, em especial quando revestir-se

Leia mais

Aula 113. Tutela provisória (Parte IV):

Aula 113. Tutela provisória (Parte IV): Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Tutela provisória. Concessão por sentença, acórdão, decisão monocrática. Recursos cabíveis. Tutela de urgência. Noções gerais / 113 Professor:

Leia mais

Apesar de os negros serem menos da metade dos usuários de drogas nos Estados Unidos, eles compõem muito mais da metade dos presos por causa de

Apesar de os negros serem menos da metade dos usuários de drogas nos Estados Unidos, eles compõem muito mais da metade dos presos por causa de Apesar de os negros serem menos da metade dos usuários de drogas nos Estados Unidos, eles compõem muito mais da metade dos presos por causa de drogas. Um em cada três jovens negros americanos serão presos

Leia mais

RESCISÃO CONTRATUAL DO PLANO DE SAÚDE POR INADIMPLÊNCIA

RESCISÃO CONTRATUAL DO PLANO DE SAÚDE POR INADIMPLÊNCIA AULA 63 RESCISÃO CONTRATUAL DO PLANO DE SAÚDE POR INADIMPLÊNCIA Artigo 13, parágrafo único, inciso II, da Lei n. 9.656/98 Os contratos de produtos de que tratam o inciso I e o 1 o do art. 1 o desta Lei

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO Registro: 2018.0000021063 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0165434-18.2012.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante UNIMED PAULISTANA SOCIEDADE COOPERATIVA

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PRÁTICAS ABUSIVAS - ARTIGO 39 DO CDC

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PRÁTICAS ABUSIVAS - ARTIGO 39 DO CDC PRÁTICAS ABUSIVAS - ARTIGO 39 DO CDC Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo: Introdução ao Direito do Consumidor - Aula n. 27 1 2 - Recusa de atendimento O fornecedor não pode se recusar

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA NEGATIVA DE TRATAMENTO EM RAZÃO DE DOENÇA PREEXISTENTE

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA NEGATIVA DE TRATAMENTO EM RAZÃO DE DOENÇA PREEXISTENTE NEGATIVA DE TRATAMENTO EM RAZÃO DE DOENÇA PREEXISTENTE Prof. Joseval Martins Viana - Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde - Aula 67 Conceito Doenças e lesões preexistentes (DLP) são aquelas

Leia mais

Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo II - Contrato em Espécie - Aula n. 47

Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo II - Contrato em Espécie - Aula n. 47 Práticas Abusivas nos Contratos em Espécie Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo II - Contrato em Espécie - Aula n. 47 Tutelas provisórias a serviço do consumidor Tipos de Tutelas provisórias

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE. Módulo: Saúde Privada

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE. Módulo: Saúde Privada AULA N. 38 PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE Módulo: Saúde Privada Exclusão de Tratamento pela Operadora do Plano de Saúde Artigo 10 da Lei n. 9.656/98 1 Art. 10 da Lei n. 9.656/98 O plano-referência

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA REVISÃO CONTRATUAL DE AUMENTOS ABUSIVOS DOS PLANOS DE SAÚDE

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA REVISÃO CONTRATUAL DE AUMENTOS ABUSIVOS DOS PLANOS DE SAÚDE REVISÃO CONTRATUAL DE AUMENTOS ABUSIVOS DOS PLANOS DE SAÚDE A lei que dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde é a 9.656, de 03 de julho de 1998. Plano Privado de Assistência à

Leia mais

Mudanças na Lei nº 9.656

Mudanças na Lei nº 9.656 Mudanças na Lei nº 9.656 COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER AO PROJETO DE LEI Nº 7419, DE 2006, DO SENADO FEDERAL, QUE "ALTERA A LEI Nº 9.656, DE 3 DE JUNHO DE 1998, QUE DISPÕE SOBRE OS PLANOS

Leia mais

A Construção da Jurisprudência no Direito Educacional - Como decidem os Tribunais? (Contrato de Prestação de Serviços Educacionais)-

A Construção da Jurisprudência no Direito Educacional - Como decidem os Tribunais? (Contrato de Prestação de Serviços Educacionais)- A Construção da Jurisprudência no Direito Educacional - Como decidem os Tribunais? (Contrato de Prestação de Serviços Educacionais)- O Contrato de Prestação de Serviços Educacionais Relação de Consumo

Leia mais

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA GAB. DESEMB - JANETE VARGAS SIMÕES 31 de maio de 2016

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA GAB. DESEMB - JANETE VARGAS SIMÕES 31 de maio de 2016 ESTADO DO ESPÍRITO SANTO PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA GAB. DESEMB - JANETE VARGAS SIMÕES 31 de maio de 2016 APELAÇÃO Nº 0006680-15.2013.8.08.0012 - CARIACICA - 1ª VARA CÍVEL, ÓRFÃOS E SUCESSÕES

Leia mais

Sorria Mais Essencial Doc. Resumo do Contrato

Sorria Mais Essencial Doc. Resumo do Contrato Sorria Mais Essencial Doc Resumo do Contrato RESUMO DO CONTRATO SORRIA MAIS ESSENCIAL DOC CONTRATAÇÃO: Individual/Familiar Plano contratados diretamente pelo beneficiário, com ou sem seu grupo familiar.

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO Registro: 2017.0000330606 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo de Instrumento nº 2234376-38.2016.8.26.0000, da Comarca de São José dos Campos, em que é agravante POLICLIN SAÚDE

Leia mais

Gustavo Filipe Barbosa Garcia CPC. Novo. e Processo do Trabalho. Atualizado com as Instruções Normativas 39 e 40 de 2016 do TST

Gustavo Filipe Barbosa Garcia CPC. Novo. e Processo do Trabalho. Atualizado com as Instruções Normativas 39 e 40 de 2016 do TST Gustavo Filipe Barbosa Garcia Novo CPC e Processo do Trabalho Atualizado com as Instruções Normativas 39 e 40 de 2016 do TST 2016 NOVO CPC E PROCESSO DO TRABALHO Gustavo Filipe Barbosa Garcia havendo retratação,

Leia mais

PORTABILIDADE DE PLANOS DE SAÚDE

PORTABILIDADE DE PLANOS DE SAÚDE PORTABILIDADE DE PLANOS DE SAÚDE Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde - Prof. Joseval Martins Viana (Aula n. 69) Contratos de planos de saúde Trato sucessivo e prazo indeterminado Renovação automática

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO Mato Grosso do Sul Sidrolândia 2ª Vara Cível

PODER JUDICIÁRIO Mato Grosso do Sul Sidrolândia 2ª Vara Cível Autos 0801266-48.2017.8.12.0045 - Procedimento Comum Autora: Mirian dos Santos Gomes Ré: Energisa - Distribuidora de Energia S.A SENTENÇA Vistos. Mirian dos Santos Gomes propôs a presente ação de indenização

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA COBRANÇA DE DÍVIDAS

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA COBRANÇA DE DÍVIDAS COBRANÇA DE DÍVIDAS Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor 1 Artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor Quando o fornecedor for cobrar algum débito do consumidor, não poderá expô-lo ao ridículo,

Leia mais

ASSESSORIA DE REG E U G LAÇ A Ã Ç O Ã

ASSESSORIA DE REG E U G LAÇ A Ã Ç O Ã ASSESSORIA DE REGULAÇÃO Visão: Melhoria contínua Identificar e indicar processos que precisam de ajustes/melhorias. Pois, acreditamos que somente com a melhoria contínua, conseguiremos o equilíbrio entre

Leia mais

DIREITO DORECÉM-NASCIDO DE SER

DIREITO DORECÉM-NASCIDO DE SER DIREITO DORECÉM-NASCIDO DE SER INCLUÍDO NO PLANO DE SAÚDE Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Módulo: Código de Defesa do Consumidor Aplicado à Saúde Prof. Joseval Martins Viana (Aula n.

Leia mais

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA NOVO CPC CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA Advogado, Palestrante e Professor Professor de Dir. Civil em cursos de pós graduação lato sensu Professor da ESA Escola Superior da Advocacia Núcleos Professor de

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO fls. 217 ACÓRDÃO Registro: 2014.0000695129 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1004537-96.2013.8.26.0606, da Comarca de Suzano, em que é apelante UNIMED PAULISTANA SOCIEDADE COOPERATIVA

Leia mais

Número:

Número: Tribunal de Justiça de Pernambuco PJe - Processo Judicial Eletrônico 16/07/2018 Número: 0003622-50.2018.8.17.8201 Classe: RECURSO INOMINADO Órgão julgador colegiado: Sexta Turma Recursal Órgão julgador:

Leia mais

PRIMEIRAS PERCEPÇÕES

PRIMEIRAS PERCEPÇÕES PRIMEIRAS PERCEPÇÕES Art. 294. A tutela provisória pode fundamentar-se em urgência ou evidência. Parágrafo único. A tutela provisória de urgência, cautelar ou antecipada, pode ser concedida em caráter

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR Cláusulas Abusivas Parte III Prof. Francisco Saint Clair Neto CLÁUSULAS QUE SUBTRAIAM AO CONSUMIDOR A OPÇÃO DE REEMBOLSO DA QUANTIA JÁ PAGA (ART. 51, INC. II, DO CDC) Art. 51. São

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA NO ERRO MÉDICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA NO ERRO MÉDICO INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA NO ERRO MÉDICO Sessão da Tarde Curso promovido pela Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Provar é atestar a veracidade dos fatos. Ônus significa dever, encargo. Ônus é a

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. NEGATIVA DE TRATAMENTO E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR (CDC) - Lei n /90

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. NEGATIVA DE TRATAMENTO E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR (CDC) - Lei n /90 NEGATIVA DE TRATAMENTO E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR (CDC) - Lei n. 8.078/90 1 Quais são as ações judiciais contra as operadoras de planos de saúde 1. Negativa de tratamento/medicamento 2. Cumprimento

Leia mais

TUTELA PROVISÓRIA NO NOVO CPC

TUTELA PROVISÓRIA NO NOVO CPC TUTELA PROVISÓRIA NO NOVO CPC Prof. Advogado. Mestre em Processo Civil pela PUC/SP. LL.M pela University of California Berkeley School of Law. DA TUTELA PROVISÓRIA Disposições gerais Art. 294 A tutela

Leia mais

AUMENTO ABUSIVO NAS MENSALIDADES DOS PLANOS DE SAÚDE

AUMENTO ABUSIVO NAS MENSALIDADES DOS PLANOS DE SAÚDE MÓDULO II Contratos em Espécie no Código de Defesa do Consumidor (30 horas-aula) AUMENTO ABUSIVO NAS MENSALIDADES DOS PLANOS DE SAÚDE Prof. Joseval Martins Viana - Aula n. 31 do Curso de Pós-Graduação

Leia mais

PROCESSO CIVIL. Prof. Guilherme Koenig Bacharel em Direito Uniritter Pós-graduando (Processo e Direito Civil) Servidor Público - Oficial de Justiça

PROCESSO CIVIL. Prof. Guilherme Koenig Bacharel em Direito Uniritter Pós-graduando (Processo e Direito Civil) Servidor Público - Oficial de Justiça PROCESSO CIVIL Prof. Guilherme Koenig Bacharel em Direito Uniritter Pós-graduando (Processo e Direito Civil) Servidor Público - Oficial de Justiça guilherme.koenig@hotmail.com Instagram: @Guilherme Koenig

Leia mais

MEDICAMENTO DE ALTO CUSTO - SUS

MEDICAMENTO DE ALTO CUSTO - SUS MEDICAMENTO DE ALTO CUSTO - SUS Prof. Joseval Martins Viana Curso de Pós-Graduação em Direito da Saúde Judicialização da Saúde A judicialização da saúde refere-se à busca do Judiciário como a última alternativa

Leia mais

Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo. 10º Curso de Especialização em Interesses Difusos e Coletivos Mód. III IC e ACP (2015)

Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo. 10º Curso de Especialização em Interesses Difusos e Coletivos Mód. III IC e ACP (2015) Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo 10º Curso de Especialização em Interesses Difusos e Coletivos Mód. III IC e ACP (2015) Hugo Nigro Mazzilli 1 ACP Hoje Tutelas provisórias em ações coletivas

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA A RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA A RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA A RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA O CONTRATO DE SERVIÇOS MÉDICOS E HOSPITALARES ART. 14, CAPUT, DO CDC O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa,

Leia mais

Poder Judiciário da Paraíba 1ª Vara Cível da Capital DECISÃO

Poder Judiciário da Paraíba 1ª Vara Cível da Capital DECISÃO Poder Judiciário da Paraíba 1ª Vara Cível da Capital PROCEDIMENTO COMUM (7) 0865897-32.2018.8.15.2001 DECISÃO Vistos, etc. Trata-se de AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER COM PEDIDO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA COBRANÇA DE DÍVIDAS

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA COBRANÇA DE DÍVIDAS COBRANÇA DE DÍVIDAS Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor Artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor Quando o fornecedor for cobrar algum débito do consumidor, não poderá expô-lo ao ridículo,

Leia mais

Órteses, Próteses e Materiais Especiais. Novembro de 2016

Órteses, Próteses e Materiais Especiais. Novembro de 2016 Órteses, Próteses e Materiais Especiais Novembro de 2016 Imprensa OPME Falsa Urgência Ausência de Comprovação Técnica Direcionamento para Distribuidores Captação e Indução de Paciente TJRJ- Rio de Janeiro-RJ

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AUMENTO ABUSIVO NAS MENSALIDADES DOS PLANOS DE SAÚDE

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AUMENTO ABUSIVO NAS MENSALIDADES DOS PLANOS DE SAÚDE AUMENTO ABUSIVO NAS MENSALIDADES DOS PLANOS DE SAÚDE Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde AULA 64 2 DATA ÍNDICE DE REAJUSTE PREVISÃO CONTRATUAL VALOR 22/02/2013 - R$ 666,75 20/07/2013 14,13% R$ 760,96

Leia mais

O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E AS AUTOGESTÕES IMPACTOS DECORRENTES DAS DECISÕES JUDICIAIS

O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E AS AUTOGESTÕES IMPACTOS DECORRENTES DAS DECISÕES JUDICIAIS O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E AS AUTOGESTÕES IMPACTOS DECORRENTES DAS DECISÕES JUDICIAIS Osvaldo José Catena Júnior Assessor Jurídico Caixa de Assistência dos Empregados do Banco do Estado do Rio

Leia mais

CONSULTA Nº 7.425/16

CONSULTA Nº 7.425/16 1 CONSULTA Nº 7.425/16 Assunto: Sobre legitimidade para requerer a segunda opinião. Relator: Conselheiro Reinaldo Ayer de Oliveira. Ementa: A junta médica deve ser composta pelos médicos que divergem sobre

Leia mais

Teoria da Perda do Tempo Útil

Teoria da Perda do Tempo Útil Teoria da Perda do Tempo Útil Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo II - Aula n. 38 - Contratos em Espécies 1 Teoria do Desvio Produtivo do Consumidor (Expressão utilizada pelo STJ)

Leia mais

Ref: Consulta Pública à Minuta da Resolução Normativa da ANS, a ser publicada em 2010.

Ref: Consulta Pública à Minuta da Resolução Normativa da ANS, a ser publicada em 2010. São Paulo, 30 de outubro de 2009. À Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS At. Ilmo. Dr. Diretor-Presidente Dr. Fausto Pereira dos Santos Ref: Consulta Pública à Minuta da Resolução Normativa da ANS,

Leia mais

PARECER CREMEC N.º 08/ /03/2014

PARECER CREMEC N.º 08/ /03/2014 PARECER CREMEC N.º 08/2014 14/03/2014 PROCESSO CONSULTA PROTOCOLO CREMEC Nº 6975/12 ASSUNTO: ÉTICA DA RELAÇÃO ENTRE HOSPITAIS E OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE. INTERESSADO: HOSPITAL SÃO MATEUS PARECERISTA:

Leia mais

DA CONCESSÃO DA TUTELA PROVISÓRIA - EVIDÊNCIA

DA CONCESSÃO DA TUTELA PROVISÓRIA - EVIDÊNCIA DA CONCESSÃO DA TUTELA PROVISÓRIA - EVIDÊNCIA 1. Hodiernamente, o NCPC trouxe nova roupagem ao provimento antecipatório do mérito que se deseja alcançar, por cognição sumária. 2. Neste passo, em caráter

Leia mais

ANDRÉA BERGAMINI. Medicina Baseada em Evidência

ANDRÉA BERGAMINI. Medicina Baseada em Evidência ANDRÉA BERGAMINI Medicina Baseada em Evidência Diversidade de dispositivos médicos implantáveis Placas e Parafusos em Aço Ossos Longos Placas e Parafusos em Titânio - Coluna Próteses Articulares Fixadores

Leia mais

Por: Gustavo Rodrigues

Por: Gustavo Rodrigues Por: Gustavo Rodrigues AUMENTO DO NÚMERO DE AÇÕES INDENIZATÓRIAS CRESCIMENTO DE 140% NO STJ 2010: 260 PROCESSOS x 2014: 626 PROCESSOS 18 MÉDICOS COM REGISTRO CASSADO 625 MÉDICOS CUMPRIRAM PENAS DIVERSAS

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores BERETTA DA SILVEIRA (Presidente sem voto), VIVIANI NICOLAU E CARLOS ALBERTO DE SALLES.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores BERETTA DA SILVEIRA (Presidente sem voto), VIVIANI NICOLAU E CARLOS ALBERTO DE SALLES. Registro: 2016.0000136136 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1000969-86.2015.8.26.0223, da Comarca de Guarujá, em que é apelante B S IMOVEIS LTDA, é apelado IRMANDADE DA

Leia mais

AULA DE HOJE: Análise de duas Petições Iniciais sobre Negativa de Tratamento ( home care ) e Erro do Médico

AULA DE HOJE: Análise de duas Petições Iniciais sobre Negativa de Tratamento ( home care ) e Erro do Médico AULA 47 MÓDULO: SAÚDE PRIVADA AULA DE HOJE: Análise de duas Petições Iniciais sobre Negativa de Tratamento ( home care ) e Erro do Médico Estudos dos artigos 12 e 14 do Código de Defesa do Consumidor A

Leia mais

Pós-Graduação em Direito do Consumidor Módulo I Introdução ao Código de Defesa do Consumidor

Pós-Graduação em Direito do Consumidor Módulo I Introdução ao Código de Defesa do Consumidor AULA 13 COMISSÃO DE CORRETAGEM E SATI (Sistema de Assistência Técnico-Imobiliária) Pós-Graduação em Direito do Consumidor Módulo I Introdução ao Código de Defesa do Consumidor 1 Problema O cliente adquiriu

Leia mais

CONTRATOS DE PLANOS DE SAÚDE

CONTRATOS DE PLANOS DE SAÚDE CONTRATOS DE PLANOS DE SAÚDE Lei n. 9.656/98 Define o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, cria a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e dá outras providências. Aula n. 39 1 Espécies de cobertura

Leia mais

Vistos. A tutela antecipada foi deferida pelo Juízo em decisão a. fls. 44/45.

Vistos. A tutela antecipada foi deferida pelo Juízo em decisão a. fls. 44/45. fls. 144 SENTENÇA Processo Digital nº: 1000065-86.2018.8.26.0635 Classe - Assunto Procedimento Comum - Planos de Saúde Requerente: Requerido: Juiz(a) de Direito: Dr(a). Márcio Teixeira Laranjo Vistos.,

Leia mais

Procedimento Sumário Requerente:

Procedimento Sumário Requerente: fls. 226 SENTENÇA Processo nº: 1000853-33.2016.8.26.0001 - Procedimento Sumário Requerente: xxxxxxxxxxxxxxx Requerido: Golden Cross Assistência Internacional de Saúde LTDA Exma. Sra. Dra. Juíza Simone

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA MANUTENÇÃO DO COLABORADOR E DO APOSENTADO NO PLANO DE SAÚDE

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA MANUTENÇÃO DO COLABORADOR E DO APOSENTADO NO PLANO DE SAÚDE MANUTENÇÃO DO COLABORADOR E DO APOSENTADO NO PLANO DE SAÚDE Prof. Joseval Martins Viana - Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde - Aula 66 1 Estrutura da petição inicial Artigo 319 do Código

Leia mais

ENUNCIADOS APROVADOS ENUNCIADOS CÍVEIS

ENUNCIADOS APROVADOS ENUNCIADOS CÍVEIS ENUNCIADOS APROVADOS ENUNCIADOS CÍVEIS Prolatada a sentença, não se conhece do agravo de instrumento interposto contra a decisão que apreciou o pedido de tutela antecipada. É inadmissível o recurso de

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE MINAS GERAIS COMARCA DE BELO HORIZONTE. 4ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Belo Horizonte

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE MINAS GERAIS COMARCA DE BELO HORIZONTE. 4ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Belo Horizonte 1 de 5 16/12/2016 18:20 PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE MINAS GERAIS COMARCA DE BELO HORIZONTE 4ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Belo Horizonte Rua Gonçalves Dias, 1260, Funcionários,

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO fls. 159 Despacho Agravo de Instrumento Processo nº 2043672-68.2016.8.26.0000 Relator(a): JOSÉ CARLOS FERREIRA ALVES Órgão Julgador: 2ª CÂMARA DE DIREITO PRIVADO N de Origem: 1014417-09.2015.8.26.0068

Leia mais

A Tutela Provisória no Novo Código de Processo Civil - 2ª Edição SUMÁRIO

A Tutela Provisória no Novo Código de Processo Civil - 2ª Edição SUMÁRIO A Tutela Provisória no Novo Código de Processo Civil - 2ª Edição SUMÁRIO PARTE 1 A TUTELA PROVISÓRIA PREVISTA NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA CRÍTICA... 19 CAPÍTULO I TEORIA

Leia mais

OBRIGAÇÕES CONTRATUAIS DAS OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE

OBRIGAÇÕES CONTRATUAIS DAS OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE MATERIAL PARA A AULA 58 OBRIGAÇÕES CONTRATUAIS DAS OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde - Prof. Joseval Martins Viana (Aula n. 58) 1 Art. 30 da Lei n. 9.656/98 Ao consumidor

Leia mais

INTRODUÇÃO DA CONCEPÇÃO CLÁSSICA AO RECONHECIMENTO DA SUA FUNÇÃO SOCIAL: A LONGA TRAJETÓRIA DA TEORIA CON- TRATUAL...

INTRODUÇÃO DA CONCEPÇÃO CLÁSSICA AO RECONHECIMENTO DA SUA FUNÇÃO SOCIAL: A LONGA TRAJETÓRIA DA TEORIA CON- TRATUAL... SUMÁRIO INTRODUÇÃO.......................................... 15 1. NORTE CONSTITUCIONAL DO TEMA... 19 1.1 Noção de sistema jurídico............... 26 1.2 A normatividade dos princípios constitucionais...

Leia mais