A UTILIZAÇÃO DA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE 1 RESUMO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A UTILIZAÇÃO DA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE 1 RESUMO"

Transcrição

1 A UTILIZAÇÃO DA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE 1 Patrícia Paola Pieri 2 Karina Brongholi 3 RESUMO O fibro edema gelóide é uma das principais alterações das características da pele e acomete a grande maioria da população feminina ocasionando problemas funcionais, bem como emocionais, como a perda da auto-estima. O objetivo desta pesquisa foi verificar a eficácia da drenagem linfática manual no tratamento do fibro edema gelóide. Para tal foi realizada uma pesquisa experimental do tipo estudo de caso, sendo estudada uma paciente do sexo feminino, 41 anos de idade, cor branca, 56 quilos, 1, 56 metros, duas gestações, um parto e um aborto, aparecimento do fibro edema gelóide na adolescência (pós-menarca), graus 2 e 3 na região glútea e superior da coxa. Foram utilizados ficha de avaliação, registro fotográfico e registro perimétrico. A paciente foi submetida a 20 atendimentos de drenagem linfática manual na região acometida pelo fibro edema gelóide. Ao final do tratamento pode-se observar uma diminuição na perimetria e nos graus de comprometimento. A drenagem linfática manual mostrou-se um recuso eficaz, além de ser agradável à paciente e ainda de baixo custo. Palavras-chave: Fibro edema gelóide e drenagem linfática manual 1 INTRODUÇÃO A Fisioterapia dermato-funcional é uma área em constante evolução e possui, como objetivo principal, tratar ou prevenir com maior eficácia os distúrbios relacionados à beleza buscando a saúde do paciente em todos os seus aspectos. Os recursos utilizados são diversos e a grande maioria tem sua origem na Fisioterapia, como por exemplo, a drenagem linfática que é uma técnica fisioterápica de massagem especializada que visa promover a ativação da drenagem do líquido intersticial. 1 Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de graduação em Fisioterapia como requisito para obtenção do título de Bacharel em Fisioterapia. 2 Acadêmica do 8º semestre do curso de Fisioterapia da UNISUL, Professora orientadora do trabalho monográfico.

2 O fibro edema gelóide (FEG) é uma alteração das características da pele, principalmente, das regiões dos membros inferiores (MMII) e nádegas, que acomete a grande maioria da população feminina, por modificação do aspecto e das funções normais da pele no local. É considerado antiestético e com pluralidade etiopatogênica, causando um mau funcionamento do sistema circulatório e das transformações do tecido conjuntivo, podendo resultar em dor local e até mesmo diminuição das atividades funcionais. Nos dias de hoje, a preocupação com o aspecto físico e a aparência é uma constante. Quando a auto-imagem é vivida como satisfatória, constitui uma fonte de autoconfiança e segurança. A insatisfação com o próprio aspecto físico, ao contrário, origina importantes frustrações e inseguranças, que podem dificultar a relação com os demais. O FEG possui uma etiologia multifatorial, porém qualquer que seja sua causa, ocorre uma alteração circulatória, o que favorece o tratamento específico com recursos fisioterápicos. A auto-imagem tem um importante papel na vida dos indivíduos, desta forma os distúrbios estéticos merecem maior atenção pois não se resumem na beleza física e sim na saúde física,mental e psicosocial. O FEG é um distúrbio estético que afeta a grande maioria das mulheres e além de ser incômodo aos olhos, causa problemas funcionais e até mesmo emocionais, como a perda da auto-estima restringindo muitas vezes as atividades e o convívio da pessoa com a sociedade. Portanto a realização desta pesquisa justificou-se pela necessidade de constatar o grau de efetividade da drenagem linfática manual na redução do FEG sendo capaz de atender não somente à aparência externa, mas também aos aspectos internos do organismo.

3 2 MATERIAIS E MÉTODOS Para a realização dessa pesquisa foi obtida a aprovação da paciente através de um termo de consentimento. Com a intenção de verificar o grau de comprometimento do FEG e avaliar de modo geral a paciente foi utilizada uma ficha de avaliação proposta por Oenning, (2002). Para analisar os efeitos obtidos com a utilização da drenagem linfática manual foram realizadas técnicas específicas de drenagem, perimetria através de uma fita métrica da marca Corrente, registro fotográfico através da câmera fotográfica digital Olympus D380. Os instrumentos para a coleta de dados foram aplicados pela própria pesquisadora, a coleta de dados foi realizada no período de 04 de setembro a 02 de outubro de 2003, na clínica escola de Fisioterapia da UNISUL em Tubarão/SC, de quatro a cinco vezes na semana, no período vespertino. Os atendimentos tinham a duração de, aproximadamente, 50 minutos cada somando um total de vinte atendimentos. Num primeiro momento, foram esclarecidos à paciente os objetivos da pesquisa e assegurado seu sigilo e privacidade. A mesma assinou o termo de consentimento concordando em participar da pesquisa por livre e espontânea vontade. Em seguida a paciente foi avaliada com a ficha de avaliação, procurando assim determinar o grau do FEG de acordo com a classificação de Ulrich (apud GUIRRO; GUIRRO, 2002). Com o objetivo de verificar os efeitos da drenagem linfática manual sobre o FEG a região alvo de estudo foi fotografada antes do tratamento proposto (pré-teste) e após o 20 o atendimento (pós-teste). Antes e depois dos atendimentos foi realizada a perimetria comparativa a partir da borda superior da patela (0cm, 5cm, 10cm, 20cm e 25cm). Foi estabelecido um protocolo de drenagem linfática manual baseado nas técnicas tradicionais obedecendo a seguinte ordem: bombeamento dos linfonodos poplíteos, inguinais,

4 cisterna do quilo e paraesternais, deslizamento simples, deslizamento direcionado (safena), pressão em bracelete, amassamento, bombeamento com deslizamento, deslizamento final e bombeamento final dos linfonodos inguinais, foram realizados cinco repetições de cada movimento. As manobras eram aplicadas na região dos glúteos e região superior da coxa anterior e posteriormente. 3 ANÁLISE DOS RESULTADOS Estão expostos, a seguir, os registros fotográficos realizados sobre as regiões acometidas e submetidas ao tratamento com a DLM. As duas primeiras fotos na horizontal, foram realizadas antes de iniciar o tratamento com a DLM (pré-teste) e as últimas duas fotos foram realizadas ao término do tratamento, ou seja, após o vigésimo atendimento (pós-teste). As fotos do lado esquerdo representam aquelas onde a paciente encontrava-se relaxada, ou seja, sem contração muscular voluntária, enquanto naquelas situadas à direita, foi solicitado à paciente que realizasse a contração máxima das regiões afetadas. Os resultados serão apresentados a seguir: Aqui: fig 1 Figura 1 Aspecto da região glútea e superior da coxa, sem e com contração da musculatura envolvida, antes do tratamento. Fonte: dados obtidos pela autora, Aqui: fig 2 Figura 16 Aspecto da região glútea e superior da coxa, sem e com contração da musculatura envolvida, após o vigésimo atendimento. Fonte: dados obtidos pela autora, 2003.

5 Após dez atendimentos de aplicação da DLM (primeira reavaliação), pode ser observado pouca melhora do quadro nas regiões acometidas, é importante ressaltar o fato de que neste dia a paciente encontrava-se em seu período menstrual, ocorrendo, provavelmente, uma retenção de líquidos (dado não mostrado nos registros fotográficos). Ao término do vigésimo atendimento, observou-se uma redução significativa no FEG grau 2 e uma melhora no FEG grau 3, com melhora do aspecto da pele e da temperatura nessas regiões. Convém destacar que durante o tratamento, a paciente foi reavaliada no décimo e vigésimo atendimento onde pode ser observado o controle de algumas variáveis como: peso, IMC, alimentação e sedentarismo. A paciente manteve seus hábitos e dados físicos, durante o tempo em que foi submetida à drenagem linfática manual, inalterados ao se comparar com os dados préestabelecidos da primeira avaliação. Observou-se diminuição e melhora das microvarizes, porém não foi observado melhora das estrias atróficas ou das varizes. A paciente relatou diminuição significativa na sensação de peso e cansaço dos MMII. A seguir, serão expostos gráficos demonstrativos das medidas antes e após a drenagem linfática manual e suas respectivas diferenças no primeiro, décimo e vigésimo atendimento, tendo como referência para medidas, a borda superior da patela. A perimetria foi realizada nos pontos 0 cm (sobre a borda superior da patela), 5, 10, 20 e 25 cm acima da borda superior da patela.

6 cm º atendimento 10º atendimento 20º atendimento cm Gráfico 1 Evolução do quadro no primeiro, décimo e vigésimo atendimento de MID Fonte: dados obtidos pela autora, cm º atendimento 10º atendimento 20º atendimento cm Gráfico 2 Evolução do quadro no primeiro, décimo e vigésimo atendimento de MIE Fonte: dados obtidos pela autora, Nos gráficos 1 e 2, a legenda 0 cm significa o ponto sobre a borda superior da patela; 5 cm; 10 cm; 20 cm e 25 cm significa esses valores acima da borda superior da patela. No gráfico 1 houve redução geral das medidas perimétricas com a realização da DLM. Pôde ser observado redução entre 2,5 e 3,0 cm na perimetria, enquanto no gráfico 2 a redução foi de 2,0 cm em todos os pontos.

7 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS Ao finalizar o presente estudo, pôde-se observar que a drenagem linfática manual é eficaz no tratamento do fibro edema gelóide. Os métodos utilizados possibilitaram a obtenção de resultados satisfatórios, tanto visuais quanto perimétricos, podendo ser adotados como rotina segura. Um dos fatores a ser considerado foi a aceitação da técnica por parte da paciente que, além da melhora do aspecto da pele e da redução da perimetria, relatou melhora na sensação de peso e cansaço nos membros inferiores. A paciente observou-se também mais calma e relaxada após os atendimentos. As manobras de drenagem são percebidas pelos mecanorreceptores promovendo reflexos que irão desencadear liberação de substâncias endógenas que irão proporcionar relaxamento e bem estar. No entanto, no que se refere à concretização de um protocolo de tratamento, ficou claro que foram necessários vários atendimentos para se observar uma melhora significativa no quadro. Na primeira reavaliação (10º atendimento dado não mostrado nos registros fotográficos) a melhora foi pouco perceptível, enquanto que na segunda reavaliação (20º atendimento) foi notória tanto na perimetria quanto nos registros fotográficos. A melhora foi mais evidente no FEG grau dois, onde houve melhora no aspecto de casca de laranja da pele e das microvarizes, porém não observou-se melhora das varizes ou das estrias. A perimetria mostrou-se eficaz para avaliar o grau de edema, sendo que as medidas foram realizadas antes e depois de todos os atendimentos. Outro aspecto de grande importância são as vantagens que e DLM apresenta. É um método simples, de baixo custo, não requer aparelhagem, além de ser um procedimento

8 não invasivo que exige apenas o bom conhecimento do sistema linfático e a prática do Fisioterapeuta para o sucesso do tratamento. Observa-se na literatura uma escassez de material didático disponível para pesquisa pelo fato de se tratar de uma patologia com abordagem literária e prática recente. Entretanto é de grande importância a opinião e sugestão de diversos autores sobre o assunto para que assim possa surgir uma conceituação definitiva e um consenso sobre o melhor termo a ser utilizado. Deste modo, fica clara a necessidade do desenvolvimento de novas pesquisas com amostras significativas e por tempo mais prolongado, visando obter maiores ganhos a respeito da utilização da drenagem linfática manual no tratamento do fibro edema gelóide. REFERÊNCIAS GUIRRO, E.; GUIRRO, R. Fisioterapia dermato-funcional: fundamentos, recursos e patologias. 3. ed. São Paulo: Manole, OENNING, E. P. Efeitos obtidos com a aplicação do ultra-som no tratamento do fibro edema gelóide FEG (celulite). Trabalho de conclusão de curso. Tubarão, 2002.

Palavras-chave: tratamento, rosácea e drenagem linfática manual. Abstract:

Palavras-chave: tratamento, rosácea e drenagem linfática manual. Abstract: 1 Aplicação da drenagem linfática manual, método original Dr. E. Vodder, no tratamento dermato-funcional da rosácea. Application of the manual lymphatic drainage, "original method Dr. And Vodder", in the

Leia mais

ULTRACAVITAÇÃO NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE AVALIADO POR RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

ULTRACAVITAÇÃO NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE AVALIADO POR RESSONÂNCIA MAGNÉTICA ULTRACAVITAÇÃO NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE AVALIADO POR RESSONÂNCIA MAGNÉTICA Autora(s) MEYER, Patrícia Froes; SILVA, Mona Lisa Rodrigues INTRODUÇÃO Há varias propostas fisioterapêuticas no mercado

Leia mais

ANÁLISE DA EFICACIA DO USO DA CINESIOTERAPIA NO TRATAMENTO PÓS OPERATÓRIO DE LESÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR ESTUDO DE CASO

ANÁLISE DA EFICACIA DO USO DA CINESIOTERAPIA NO TRATAMENTO PÓS OPERATÓRIO DE LESÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR ESTUDO DE CASO 1 ANÁLISE DA EFICACIA DO USO DA CINESIOTERAPIA NO TRATAMENTO PÓS OPERATÓRIO DE LESÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR ESTUDO DE CASO MARTINS, L.C.: ANDOLFATO, K.R. Resumo: A lesão do ligamento cruzado anterior

Leia mais

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / Manhã - 09h30-13h30 Tarde - 14h30-19h30 INVESTIMENTO

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / Manhã - 09h30-13h30 Tarde - 14h30-19h30 INVESTIMENTO FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL - FEG E ESTRIAS (OUT 2014) - PORTO Sabe como atuar com eficácia perante a celulite e as estrias? O fibroedema gelóide (FEG) refere-se a uma condição clínica e estética que

Leia mais

TRATAMENTO IONTOFORÉTICO COM DICLOFENACO SÓDICO RESUMO

TRATAMENTO IONTOFORÉTICO COM DICLOFENACO SÓDICO RESUMO 1 TRATAMENTO IONTOFORÉTICO COM DICLOFENACO SÓDICO Karla Heidemann 1 Ralph Fernando Rosas 2 RESUMO A iontoforese é utilizada como intervenção clínica há mais de 40 anos, sendo que os princípios básicos

Leia mais

Cursos de Extensão. Técnicas Miofasciais (Tratamento da Disfunção dos Tecidos Moles)

Cursos de Extensão. Técnicas Miofasciais (Tratamento da Disfunção dos Tecidos Moles) Cursos de Extensão Técnicas Miofasciais (Tratamento da Disfunção dos Tecidos Moles) Duração do Curso: - 2 dias, horário integral, perfazendo a carga horária de 20 horas de teoria e prática, sendo 80% prático;

Leia mais

TÍTULO: TRATAMENTO DE ÚLCERA VENOSA: A APLICAÇÃO DA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL COMO TERAPIA COMPLEMENTAR

TÍTULO: TRATAMENTO DE ÚLCERA VENOSA: A APLICAÇÃO DA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL COMO TERAPIA COMPLEMENTAR TÍTULO: TRATAMENTO DE ÚLCERA VENOSA: A APLICAÇÃO DA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL COMO TERAPIA COMPLEMENTAR CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: Enfermagem INSTITUIÇÃO(ÕES): UNIVERSIDADE

Leia mais

Avaliação do Interesse da Comunidade Científica em Publicações em Fibro Edema Gelóide (celulite) e Eletroporação.

Avaliação do Interesse da Comunidade Científica em Publicações em Fibro Edema Gelóide (celulite) e Eletroporação. Camila Fernandes e Silva 1 ; Roberta de Melo Teixeira² ; Antônia Célia Sales Melo³ ; Patrícia Froes Meyer 4 1- Universidade Potiguar (camilaf.med@gmail.com). 2- Universidade Potiguar (robertamelot@hotmail.com).

Leia mais

CELULITE: DIFERENTES NOMES PARA UM SÓ PROBLEMA

CELULITE: DIFERENTES NOMES PARA UM SÓ PROBLEMA CELULITE: DIFERENTES NOMES PARA UM SÓ PROBLEMA FROZ, Maria Garcia 1 ; GIACOMOLLI, Cristiane 2 Palavras-Chave: Celulite. Definições. Avaliação. Tratamento. Introdução Não há dúvida que o mundo está em constante

Leia mais

A fisioterapia dermatofuncional no tratamento do fibroedema gelóide

A fisioterapia dermatofuncional no tratamento do fibroedema gelóide A fisioterapia dermatofuncional no tratamento do fibroedema gelóide Francisca Márcia de Sousa 1 Jorge Alan Lima da Silva 2 Francisca Michele de Freitas 3 Thaís Muratori Holanda 4 Resumo: O friboedema geloide

Leia mais

EFEITO DO MÉTODO PILATES EM PORTADORES DE LINFEDEMA DE MEMBRO INFERIOR

EFEITO DO MÉTODO PILATES EM PORTADORES DE LINFEDEMA DE MEMBRO INFERIOR EFEITO DO MÉTODO PILATES EM PORTADORES DE LINFEDEMA DE MEMBRO INFERIOR Autores: Anne Caroline M. S. Melo; Thais Chari Salvi; Evangelline Feitosa Cleomenes Da Cruz Daams ; Eliane Maria da Silva; Patrícia

Leia mais

PROGRAMA DOS CURSOS: Profissionalizante em 2 noites por semana e por 4 meses; Profissionalizante em 2 manhãs por semana e por 4 meses;

PROGRAMA DOS CURSOS: Profissionalizante em 2 noites por semana e por 4 meses; Profissionalizante em 2 manhãs por semana e por 4 meses; PROGRAMA DOS CURSOS: Profissionalizante em 2 noites por semana e por 4 meses; Profissionalizante em 2 manhãs por semana e por 4 meses; * MASSAGEM NEUROCIRCULATÓRIA Técnica de massagem da qual derivam,

Leia mais

AVALIAÇÃO DE REPERCUSSÕES CARDIOVASCULARES DA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL EM MULHERES IDOSAS

AVALIAÇÃO DE REPERCUSSÕES CARDIOVASCULARES DA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL EM MULHERES IDOSAS AVALIAÇÃO DE REPERCUSSÕES CARDIOVASCULARES DA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL EM MULHERES IDOSAS ANUÁRIO DA PRODUÇÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE Vol. 13, N. 17, Ano 2010 Cindy Mozer Nakamura Tamara Martins

Leia mais

ANA AMÉLIA GUGLIELMI PAVEI BERTAN EFEITOS OBTIDOS COM A APLICAÇÃO DA ENDERMOLOGIA NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE CELULITE

ANA AMÉLIA GUGLIELMI PAVEI BERTAN EFEITOS OBTIDOS COM A APLICAÇÃO DA ENDERMOLOGIA NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE CELULITE ANA AMÉLIA GUGLIELMI PAVEI BERTAN EFEITOS OBTIDOS COM A APLICAÇÃO DA ENDERMOLOGIA NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE CELULITE Tubarão, 2005 ANA AMELIA GUGLIELMI PAVEI BERTAN EFEITOS OBTIDOS COM A APLICAÇÃO

Leia mais

Palavras-chave: Dermato funcional, fisioterapia, tratamentos.

Palavras-chave: Dermato funcional, fisioterapia, tratamentos. 25 LVANTAMNTO DO PRFIL DOS PACINTS TRATAMNTOS MAIS UTILIZADOS M UMA CLÍNICA D DRMATO-FUNCIONAL M PLOTAS-RS Paula Cristina B. Paiva Priscila Castro Gabriela Melo de Andrade Bertran Gonçalves Coutinho RSUMO:

Leia mais

EFEITOS DA CORRENTE RUSSA NO TRATAMENTO DE FIBRO EDEMA GELÓIDE NA REGIÃO GLÚTEA

EFEITOS DA CORRENTE RUSSA NO TRATAMENTO DE FIBRO EDEMA GELÓIDE NA REGIÃO GLÚTEA EFEITOS DA CORRENTE RUSSA NO TRATAMENTO DE FIBRO EDEMA GELÓIDE NA REGIÃO GLÚTEA EFFECTS OF CURRENT RUSSIAN TREATMENT OF FIBRO GELOID EDEMA IN THE GLUTEAL REGION Alessandra Brunel Paes 1 Ana Paula Vieira

Leia mais

Para esclarecer suas dúvidas reunimos nesse texto os pontos mais importantes sobre o tratamento estético. Então continue lendo para:

Para esclarecer suas dúvidas reunimos nesse texto os pontos mais importantes sobre o tratamento estético. Então continue lendo para: Endermoterapia: saiba como evitar decepções com este tratamento estético Você deseja conquistar um corpo livre das celulites e das gorduras localizadas? Mas aí vem a dúvida, será que a endermoterapia é

Leia mais

~ 5 ~ A EFETIVIDADE DAS TÉCNICAS DE ISOSTRETCHING E ALOGAMENTO ESTÁTICO NA LOMBALGIA

~ 5 ~ A EFETIVIDADE DAS TÉCNICAS DE ISOSTRETCHING E ALOGAMENTO ESTÁTICO NA LOMBALGIA ~ 5 ~ A EFETIVIDADE DAS TÉCNICAS DE ISOSTRETCHING E ALOGAMENTO ESTÁTICO NA LOMBALGIA Isadora Carneiro Kovalhuk 1 Daniela dos Santos 2 Recebido em: 20.10.2013 Aceito em: 20.11.2013 Resumo: Lombalgia é o

Leia mais

RESUMO. Palavras-chave: Crioterapia. Bandagem. Adiposidade abdominal. INTRODUÇÃO

RESUMO. Palavras-chave: Crioterapia. Bandagem. Adiposidade abdominal. INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA BANDAGEM CRIOTERÁPICA NA ADIPOSIDADE ABDOMINAL EM MULHERES ENTRE 25 E 30 ANOS USE OF BANDAGE CRYOTHERAPYIN ABDOMINAL ADIPOSITY IN WOMEN BETWEEN 25 AND 30 YEARS Caroline Romano - carol.romano.93@gmail.com

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A GALVANOPUNTURA E A ESCARIFICAÇÃO NO TRATAMENTO DAS ESTRIAS ATRÓFICAS BRANCAS EM MULHERES ENTRE 20 E 25 ANOS

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A GALVANOPUNTURA E A ESCARIFICAÇÃO NO TRATAMENTO DAS ESTRIAS ATRÓFICAS BRANCAS EM MULHERES ENTRE 20 E 25 ANOS ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A GALVANOPUNTURA E A ESCARIFICAÇÃO NO TRATAMENTO DAS ESTRIAS ATRÓFICAS BRANCAS EM MULHERES ENTRE 20 E 25 ANOS COMPARATIVE STUDY BETWEEN GALVANOPUNCTURE AND SCARIFICATION IN THE

Leia mais

EFEITOS DA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL ATRAVÉS DA TÉCNICA DE LEDUC NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE: ESTUDO DE CASO

EFEITOS DA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL ATRAVÉS DA TÉCNICA DE LEDUC NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE: ESTUDO DE CASO Artigo Original EFEITOS DA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL ATRAVÉS DA TÉCNICA DE LEDUC NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE: ESTUDO DE CASO EFFECTS OF MANUAL LYMPHATIC DRAINAGE THROUGH LEDUC TECHNIQUES IN CELLULITE

Leia mais

Laserterapia em feridas Dra. Luciana Almeida-Lopes

Laserterapia em feridas Dra. Luciana Almeida-Lopes Laserterapia indicações: Laser vermelho / Infravermelho Reparo tecidual (cutâneo, tendíneo, muscular, neural e ósseo): estimula a angiogênese, aumento da microcirculação local, indução da atividade mitótica

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO LUCAS PRISCILA BOF PANCIERI

CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO LUCAS PRISCILA BOF PANCIERI CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO LUCAS PRISCILA BOF PANCIERI ESTUDO DA EFICÁCIA DA DRENAGEM LINFÁTICA PARA TRATAMENTO DE FIBRO EDEMA GELÓIDE Porto Velho- RO 2017 PRISCILA BOF PANCIERI ESTUDO DA EFICÁCIA DA DRENAGEM

Leia mais

RESUMO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO CURSO DE TECNOLOGIA ESTÉTICA E COSMÉTICA - EXTENSÃO

RESUMO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO CURSO DE TECNOLOGIA ESTÉTICA E COSMÉTICA - EXTENSÃO ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Curso de Tecnologia Estética e Cosmética RESUMO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO CURSO DE TECNOLOGIA ESTÉTICA E COSMÉTICA - EXTENSÃO IDENTIFICAÇÃO Diretor Geral Marcelo José

Leia mais

RELATORIO DE PROJETO PROJECT REPORT

RELATORIO DE PROJETO PROJECT REPORT RELATORIO DE PROJETO PROJECT REPORT Efeitos das ondas de choque piezoelétricas em gordura localizada abdominal Estudo de caso 1ª. parte Ensaio clinico randomizado e cego: OBJETIVOS - Verificar o efeito

Leia mais

1 - OBJETIVO E PRINCÍPIO DO ESTUDO

1 - OBJETIVO E PRINCÍPIO DO ESTUDO Obs. Esse documento é uma reprodução parcial do relatório original, onde se destaca os principais topicos nele contido. O relatório completo se encontra em nosso arquivos 1 - OBJETIVO E PRINCÍPIO DO ESTUDO

Leia mais

CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOTERAPIA DERMATO FUNCIONAL 08 a 10 DE NOVEMBRO 2012 RECIFE PE MODALIDADE TEMA LIVRE 1

CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOTERAPIA DERMATO FUNCIONAL 08 a 10 DE NOVEMBRO 2012 RECIFE PE MODALIDADE TEMA LIVRE 1 1 OS EFEITOS DA CARBOXITERAPIA NAS ESTRIAS ALBAS EM GLÚTEOS DE MULHERES JOVENS Amanda de Souza, Patrícia Damasceno da Silva*, Tereza Cristina dos Reis Ferreira**. *Fisioterapeutas, **Docente do CESUPA

Leia mais

EFEITOS DA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL NO PÓS-OPERATÓRIO IMEDIATO DE LIPOASPIRAÇÃO NO ABDOME

EFEITOS DA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL NO PÓS-OPERATÓRIO IMEDIATO DE LIPOASPIRAÇÃO NO ABDOME EFEITOS DA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL NO PÓS-OPERATÓRIO IMEDIATO DE LIPOASPIRAÇÃO NO ABDOME Mariana Marcelo Ceolin Acadêmica da oitava fase do Curso de Fisioterapia da Universidade do Sul de Santa Catarina

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de , DOU de

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de , DOU de CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de 21.10.11, DOU de 24.10.11 Componente Curricular: Eletroterapia Aplicada à Cosmética Código: --- Pré-requisito:

Leia mais

EFICÁCIA DA MASSAGEM MODELADORA NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE

EFICÁCIA DA MASSAGEM MODELADORA NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE 1º SEMESTRE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA EFICÁCIA DA MASSAGEM MODELADORA NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE BÁRBARA APARECIDA DE ARAUJO CAROLINA SAVIO CANELI DHIANE GUIMARÃES

Leia mais

XIV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ Necessidades Energéticas e Consequências Ambientais

XIV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ Necessidades Energéticas e Consequências Ambientais XIV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ Necessidades Energéticas e Consequências Ambientais A fisioterapia e a Eficácia da Drenagem Linfática com Aplicação do Ultrassom

Leia mais

RELATORIO DE PROJETO PROJECT REPORT

RELATORIO DE PROJETO PROJECT REPORT RELATORIO DE PROJETO PROJECT REPORT Efeitos das ondas de choque piezoelétricas em gordura localizada abdominal Estudo de caso 1ª. parte Ensaio clinico randomizado e cego: OBJETIVOS - Verificar o efeito

Leia mais

IMAGEM CORPORAL DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

IMAGEM CORPORAL DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA IMAGEM CORPORAL DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA RESUMO TAFAREL CHAVES DELEVATI 1 FLAICON ZANINI PEREIRA 2 CATI RECKELBERG AZAMBUJA 3 A avaliação da imagem corporal foi realizada através da Escala de Figuras

Leia mais

MESOTERAPIA HOMEOPÁTICA - BÁSICO + AVANÇADO

MESOTERAPIA HOMEOPÁTICA - BÁSICO + AVANÇADO MESOTERAPIA HOMEOPÁTICA - BÁSICO + AVANÇADO Homeopatia estimulada pela OMS. Osteo-articular. Edemas. Cicatrizes. Obesidade. Celulite. Ap. Digestivo, Respiratório e Urinário. Mesopunctura. Ana Tavares Master

Leia mais

ÍNDICE DE SATISFAÇÃO CORPORAL EM MULHERES: PESQUISA DE CAMPO

ÍNDICE DE SATISFAÇÃO CORPORAL EM MULHERES: PESQUISA DE CAMPO 1 ÍNDICE DE SATISFAÇÃO CORPORAL EM MULHERES: PESQUISA DE CAMPO Kaoani Wagner Marcon¹, Roberta Kochan² 1 Acadêmica do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética da Universidade Tuiuti do Paraná (Curitiba,

Leia mais

OS BENEFÍCIOS DA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL NO PERÍODO GESTACIONAL

OS BENEFÍCIOS DA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL NO PERÍODO GESTACIONAL OS BENEFÍCIOS DA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL NO PERÍODO GESTACIONAL Milena Machado Agostini Enfermeira UFMS; Graduanda em Tecnologia em Estética e Cosmética Faculdades integradas de Três Lagoas- FITL/AEMS

Leia mais

Prof. Renan Lovisetto

Prof. Renan Lovisetto Prof. Renan Lovisetto 1 INTRODUÇÃO FES = Estimulação elétrica funcional Estimulação elétrica neuro muscular (EENM) de baixa frequência (10-1000Hz) - despolarizada Uso de corrente excitomotora para fins

Leia mais

RECURSOS FISIOTERAPÊUTICOS UTILIZADOS NO TRATAMENTO DE ESTRIAS NAS CLÍNICAS DE FISIOTERAPIA DERMATO-FUNCIONAL DE CAMPINA GRANDE- PB

RECURSOS FISIOTERAPÊUTICOS UTILIZADOS NO TRATAMENTO DE ESTRIAS NAS CLÍNICAS DE FISIOTERAPIA DERMATO-FUNCIONAL DE CAMPINA GRANDE- PB RECURSOS FISIOTERAPÊUTICOS UTILIZADOS NO TRATAMENTO DE ESTRIAS NAS CLÍNICAS DE FISIOTERAPIA DERMATO-FUNCIONAL DE CAMPINA GRANDE- PB Autores: Hellen Batista de Carvalho 1 ; Danielly Rodrigues Amorim 2 ;

Leia mais

Eficácia da drenagem linfática manual em membros inferiores no último trimestre gestacional

Eficácia da drenagem linfática manual em membros inferiores no último trimestre gestacional Eficácia da drenagem linfática manual em membros inferiores no último trimestre gestacional Ocicléia Lima 1 ocicleialima@hotmail.com Flaviano Gonçalves Lopes de Souza² Pós-graduação em Fisioterapia Dermatofuncional

Leia mais

AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS BIOQUÍMICOS NA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL EM MULHERES IDOSAS

AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS BIOQUÍMICOS NA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL EM MULHERES IDOSAS AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS BIOQUÍMICOS NA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL EM MULHERES IDOSAS ANUÁRIO DA PRODUÇÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE Vol. 13, N. 17, Ano 2010 Fernanda Eduardo Antonio Priscila Silva

Leia mais

Lista de Workshops 4 Horas cada Origens

Lista de Workshops 4 Horas cada Origens Lista de Workshops 4 Horas cada Origens Workshop de Massagem de Pedras Quentes 4 Horas A Massagem Geotermal é uma terapia corporal holística, que utiliza pedras vulcânicas, basálticas, aquecidas, para

Leia mais

VARIZES DE MEMBROS INFERIORES. Dr Otacilio Camargo Junior Dr George Kalil Ferreira

VARIZES DE MEMBROS INFERIORES. Dr Otacilio Camargo Junior Dr George Kalil Ferreira VARIZES DE MEMBROS INFERIORES Dr Otacilio Camargo Junior Dr George Kalil Ferreira Definição Dilatação, alongamento, tortuosidade com perda funcional, com insuficiência valvular Incidência: 3/1 sexo feminino;75%

Leia mais

Múltiplos tratamentos com apenas 1 kit

Múltiplos tratamentos com apenas 1 kit Kit Corporal Totalmente Demais Múltiplos tratamentos com apenas 1 kit Protocolo Medida Certa Protocolo Extravasa Protocolo Tombei no DMAE Protocolo Corpão Violão Protocolo Eu + Atleta PROTOCOLO 2 Medida

Leia mais

ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA NA GRAVIDEZ DE RISCO. Apostila 07

ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA NA GRAVIDEZ DE RISCO. Apostila 07 ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA NA GRAVIDEZ DE RISCO Apostila 07 ORIENTAÇÕES E PRECAUÇÕES Todo programa de exercício p/ população de alto risco devem ser estabelecidos individual/te, com base: - no diagnóstico;

Leia mais

MESOTERAPIA HOMEOPÁTICA - NÍVEL I

MESOTERAPIA HOMEOPÁTICA - NÍVEL I MESOTERAPIA HOMEOPÁTICA - NÍVEL I Osteo-articular. Edemas. Cicatrizes. Obesidade. Celulite. Mesopunctura. Homeopatia estimulada pela OMS. Dra. Ana Tavares Master Medicina Natural pela Faculdade Medicina

Leia mais

Entre eles, surge a lipoescultura gessada.

Entre eles, surge a lipoescultura gessada. O que é Lipoescultura Gessada? Descubra se esse procedimento estético é capaz de modelar o seu corpo Ter um corpo cheio de curvas e livre dos pneuzinhos é o sonho de qualquer mulher. A lipoescultura gessada

Leia mais

Por se tratar de um curso técnico, o CTN poderá ser entregue no formato: Tratamento ou Estudo.

Por se tratar de um curso técnico, o CTN poderá ser entregue no formato: Tratamento ou Estudo. I PARTE Instruções Gerais O aluno (ou profissional) e o voluntário (ou paciente) deverão assinar o: Termo de Consentimento, para que ambos tenham conhecimento sobre os seus direitos e deveres. FORMATO

Leia mais

ANÁLISE DA FORÇA DO ASSOALHO PÉLVICO NOS PERÍODOS DO PRÉ E PÓS-PARTO

ANÁLISE DA FORÇA DO ASSOALHO PÉLVICO NOS PERÍODOS DO PRÉ E PÓS-PARTO ANÁLISE DA FORÇA DO ASSOALHO PÉLVICO NOS PERÍODOS DO PRÉ E PÓS-PARTO Autor(a):Ednalva Dias da Silva G INESUL FISIOTERAPIA LONDRINA PR Orientadora e Docente: Mirela Casonato Roveratti PÔSTER tuca.dias@bol.com.br

Leia mais

Fisioterapia Brasil 2017;18(5):

Fisioterapia Brasil 2017;18(5): 624 Fisioter Bras 2017;18(5):624-31 ESTUDO DE CASO Estudo comparativo entre drenagem linfática manual e endermoterapia no edema de membros inferiores Comparative study between manual lymphatic drainage

Leia mais

FACULDADE FASERRA. Pós-Graduação em Fisioterapia Dermato Funcional. Eficácia Da Acupuntura Estética no Tratamento de Fibro Edema Gelóide

FACULDADE FASERRA. Pós-Graduação em Fisioterapia Dermato Funcional. Eficácia Da Acupuntura Estética no Tratamento de Fibro Edema Gelóide FACULDADE FASERRA Pós-Graduação em Fisioterapia Dermato Funcional Eficácia Da Acupuntura Estética no Tratamento de Fibro Edema Gelóide MANAUS-AM 2017 Amanda Cavalcante Lopes Montenegro Eficácia Da Acupuntura

Leia mais

Pode ser aplicada a partes do corpo ou continuamente a todo o corpo.

Pode ser aplicada a partes do corpo ou continuamente a todo o corpo. MASSAGEM RELAXANTE Universidade do Sul de Santa Catarina Curso de Cosmetologia e Estética Unidade de Aprendizagem: Técnicas de Massagem Terapêutica Prof.ª Daniella Koch de Carvalho MASSAGEM RELAXANTE A

Leia mais

Marcos Vinicios da Costa Serrador. Fisioterapeuta /Téc. Segurança do Trabalho Pós graduado em Biomecânica do movimento e Sist. de Gestão Integrada

Marcos Vinicios da Costa Serrador. Fisioterapeuta /Téc. Segurança do Trabalho Pós graduado em Biomecânica do movimento e Sist. de Gestão Integrada Marcos Vinicios da Costa Serrador Fisioterapeuta /Téc. Segurança do Trabalho Pós graduado em Biomecânica do movimento e Sist. de Gestão Integrada DORT - Distúrbio Osteomusculares Relacionado ao Trabalho,

Leia mais

Recursos terapêuticos utilizados no tratamento do Fibro Edema Gelóide

Recursos terapêuticos utilizados no tratamento do Fibro Edema Gelóide Recursos terapêuticos utilizados no tratamento do Fibro Edema Gelóide Resumo Autoras: Marcela Tofoli Voltarelli Renata Aparecida Picoli Vilcéia Cristina de Carvalho Professora Orientadora: Ms. Giovana

Leia mais

Linfedema e outras sequelas físicas pós câncer da mama. Fisioterapeuta Dra. Mirella Dias

Linfedema e outras sequelas físicas pós câncer da mama. Fisioterapeuta Dra. Mirella Dias Linfedema e outras sequelas físicas pós câncer da mama Fisioterapeuta Dra. Mirella Dias Sequelas câncer de mama Linfedema Síndrome da Rede Axilar Diminuição da ADM Alterações de sensibilidade Alterações

Leia mais

A APLICAÇÃO DO ULTRASSOM TERAPÊUTICO NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE

A APLICAÇÃO DO ULTRASSOM TERAPÊUTICO NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE A APLICAÇÃO DO ULTRASSOM TERAPÊUTICO NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE Renata Cappellazzo 1, Cleide Batista 2, Daiane Aparecida Marcelino 3, Fabiana Nonino 4, Michelle Cardoso Machado 5, Ana Lúcia de

Leia mais

ANALISE DO PERFIL CLÍNICO DOS PACIENTES INTERNADOS NO HOSPITAL SÃO LUCAS QUE REALIZARAM FISIOTERAPIA.

ANALISE DO PERFIL CLÍNICO DOS PACIENTES INTERNADOS NO HOSPITAL SÃO LUCAS QUE REALIZARAM FISIOTERAPIA. ANALISE DO PERFIL CLÍNICO DOS PACIENTES INTERNADOS NO HOSPITAL SÃO LUCAS QUE REALIZARAM FISIOTERAPIA. INTRODUÇÃO CHAIANE DE FACI VANZETO MARCELO TAGLIETTI FAG FACULDADE ASSSIS GURGACZ, CASCAVEL, PARANÁ,

Leia mais

Programa de emagrecimento e bem estar para noivas. Fique na medida para o dia mais importante da sua vida e encontre a melhor versão de você.

Programa de emagrecimento e bem estar para noivas. Fique na medida para o dia mais importante da sua vida e encontre a melhor versão de você. Programa de emagrecimento e bem estar para noivas. Fique na medida para o dia mais importante da sua vida e encontre a melhor versão de você. (21) 3117-8441 / (21) 99800-1508 contato@noivasnamedida.com.br

Leia mais

TERAPIA VIBRO-OSCILATÓRIA.

TERAPIA VIBRO-OSCILATÓRIA. TERAPIA VIBRO-OSCILATÓRIA www.ibramed.com.br/modellata Terapia vibro-oscilatória. Custo acessível. Máxima transferência de vibração para o paciente (motor no equipamento e não no aplicador). Aplicador

Leia mais

Protocolo Corporal Adeus Culote.

Protocolo Corporal Adeus Culote. Protocolo Corporal Adeus Culote www.lavertuan.com.br Protocolo Corporal Adeus Culote É uma técnica de massagem que tem como finalidade a redução de gordura localizada na região que compreende quadril,

Leia mais

Saiba se injeções antigordura para secar a barriga valem a pena

Saiba se injeções antigordura para secar a barriga valem a pena Terra - SP 19/08/2014-12:34 Saiba se injeções antigordura para secar a barriga valem a pena Agência Hélice FXQuadro / Shutterstock As injeções antigordura (ou queima gordura) são opção para quem não consegue

Leia mais

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional. GEN VI Grupo de Estudos em Neurometria Discussão de Casos Clínicos Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Leia mais

LIBERAÇÃO MIOFASCIAL. Ebook Gratuito

LIBERAÇÃO MIOFASCIAL. Ebook Gratuito LIBERAÇÃO MIOFASCIAL Ebook Gratuito LIBERAÇÃO MIOFASCIAL Segundo Myers (2010), a Liberação Miofascial tem sido muito utilizada na última década com objetivo de contribuir para a flexibilidade muscular.

Leia mais

Prof. MSc. Paulo José dos Santos de Morais

Prof. MSc. Paulo José dos Santos de Morais Prof. MSc. Paulo José dos Santos de Morais Conceitos (Kiss, 1987) Avaliação é a interpretação dos resultados obtidos; comparação de qualidade do aluno com critérios preestabelecidos. Medida é a determinação

Leia mais

ULTRASSOM NO TRATAMENTO DE FIBROEDEMA GELÓIDE

ULTRASSOM NO TRATAMENTO DE FIBROEDEMA GELÓIDE ULTRASSOM NO TRATAMENTO DE FIBROEDEMA GELÓIDE Brenda Camile Kuhle 1, Silvia Patrícia de Oliveira 2 1 Acadêmica do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética da Universidade Tuiuti do Paraná (Curitiba,

Leia mais

UNISALESIANO. Profª Tatiani

UNISALESIANO. Profª Tatiani UNISALESIANO Profª Tatiani CONTROLE DAS FUNÇÕES DO CORPO.BIOFEEDBACK As diversas funções do corpo humano são decorrentes de processos físico-químicos que continuamente ocorrem em aproximadamente 100 trilhões

Leia mais

O MELHOR MUNDO DE 2 TECNOLOGIAS AGORA COMBINADAS PARA O TRATAMENTO DA CELULITE. RESULTADOS INCOMPARÁVEIS EM APENAS 8 SESSÕES DE TRATAMENTO.

O MELHOR MUNDO DE 2 TECNOLOGIAS AGORA COMBINADAS PARA O TRATAMENTO DA CELULITE. RESULTADOS INCOMPARÁVEIS EM APENAS 8 SESSÕES DE TRATAMENTO. BOTTOMSUP.COM.BR O MELHOR MUNDO DE 2 TECNOLOGIAS AGORA COMBINADAS PARA O TRATAMENTO DA CELULITE. + RESULTADOS INCOMPARÁVEIS EM APENAS 8 SESSÕES DE TRATAMENTO. PROCEDIMENTO NÃO INVASIVO INDOLOR SEGURO RECUPERAÇÃO

Leia mais

A EFICÁCIA DA RADIOFREQUÊNCIA NA GORDURA LOCALIZADA E FLACIDEZ DE PELE NA REGIÃO ABDOMINAL: ESTUDO DE CASO

A EFICÁCIA DA RADIOFREQUÊNCIA NA GORDURA LOCALIZADA E FLACIDEZ DE PELE NA REGIÃO ABDOMINAL: ESTUDO DE CASO A EFICÁCIA DA RADIOFREQUÊNCIA NA GORDURA LOCALIZADA E FLACIDEZ DE PELE NA REGIÃO ABDOMINAL: ESTUDO DE CASO EFFECTIVENESS OF RADIOFREQUENCY IN LOCAL FAT AND SKIN FLAXING IN ABDOMINAL REGION: CASE STUDY

Leia mais

Efeito da Drenagem Linfática na Redução de Edema de Membro Inferior: Estudo de Caso em Pré e Pós-Operatório de Abdominoplastia

Efeito da Drenagem Linfática na Redução de Edema de Membro Inferior: Estudo de Caso em Pré e Pós-Operatório de Abdominoplastia OmniPax Editora Rev Bras Terap e Saúde, 4(1):13-18, 2013 Efeito da Drenagem Linfática na Redução de Edema de Membro Inferior: Estudo de Caso em Pré e Pós-Operatório de Abdominoplastia The Effect of Lymphatic

Leia mais

LIPOASPIRAÇÃO 01) P: QUANTOS QUILOS VOU EMAGRECER COM A LIPOASPIRAÇÃO?

LIPOASPIRAÇÃO 01) P: QUANTOS QUILOS VOU EMAGRECER COM A LIPOASPIRAÇÃO? LIPOASPIRAÇÃO Este procedimento cirúrgico tem a finalidade de remodelar o contorno corporal, através da remoção por aspiração controlada a vácuo, de gordura localizada em diferentes regiões do corpo, que

Leia mais

TÍTULO: EFEITO DO PROTOCOLO UTILIZADO NA ATENÇÃO SECUNDÁRIA EM FISIOTERAPIA AQUÁTICA NA QUALIDADE DO SONO DE PACIENTES COM FIBROMIALGIA

TÍTULO: EFEITO DO PROTOCOLO UTILIZADO NA ATENÇÃO SECUNDÁRIA EM FISIOTERAPIA AQUÁTICA NA QUALIDADE DO SONO DE PACIENTES COM FIBROMIALGIA TÍTULO: EFEITO DO PROTOCOLO UTILIZADO NA ATENÇÃO SECUNDÁRIA EM FISIOTERAPIA AQUÁTICA NA QUALIDADE DO SONO DE PACIENTES COM FIBROMIALGIA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA:

Leia mais

EFEITOS OBTIDOS COM A APLICAÇÃO DO ULTRA-SOM NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELOIDE FEG (CELULITE)

EFEITOS OBTIDOS COM A APLICAÇÃO DO ULTRA-SOM NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELOIDE FEG (CELULITE) EFEITOS OBTIDOS COM A APLICAÇÃO DO ULTRA-SOM NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELOIDE FEG (CELULITE) Elaine Pickler Oenning 1 Melissa Medeiros Braz 2 RESUMO O fibro edema gelóide (FEG), popularmente conhecido

Leia mais

Dicas de prevenção para Hérnia de Disco

Dicas de prevenção para Hérnia de Disco Dicas de prevenção para Hérnia de Disco Apresentação Olá, esse conteúdo é a realização de uma parceria entre a Cefig e a Fisioterapia Integrativa. Nesse E-book vamos abordar algumas dicas para prevenção

Leia mais

CRIOTERAPIA. Prof. Msc. Carolina Vicentini

CRIOTERAPIA. Prof. Msc. Carolina Vicentini CRIOTERAPIA Prof. Msc. Carolina Vicentini MODALIDADE VERSÁTIL e BAIXO CUSTO TERAPIA POR RESFRIAMENTO SUPERFICIAL (CRIOTERAPIA) TERMÓLISE e DIMINUIÇÃO DO MOVIMENTO MOLECULAR CRIOTERAPIA (os benefícios terapêuticos

Leia mais

FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL COM PATRICIA FROES (NOV 2017) - LISBOA

FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL COM PATRICIA FROES (NOV 2017) - LISBOA FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL COM PATRICIA FROES (NOV 2017) - LISBOA Esta é uma formação bastante completa na área de corporal e facial que está estruturada sob uma perspetiva de revolução de conceitos

Leia mais

A Drenagem Linfática manual aplicada em gestantes 1

A Drenagem Linfática manual aplicada em gestantes 1 A Drenagem Linfática manual aplicada em gestantes 1 THAÍS ANDRADE ROZA RESUMO No período gestacional, ocorrem intensas alterações e adaptações no organismo feminino e estas alterações levam as gestantes

Leia mais

Faculdade da Alta Paulista

Faculdade da Alta Paulista Plano de Ensino Disciplina: Recursos Terapêuticos Manuais e Acupuntura Curso: Fisioterapia Código: Série: 2ª Série Obrigatória (X ) Optativa ( ) CH Teórica: 80 CH Prática: 80 CH Total: 160 I - Objetivos

Leia mais

Pesquisa realizada pela UFPR revela que poluição sonora não causa danos somente à audição, mas principalmente a qualidade de vida das pessoas

Pesquisa realizada pela UFPR revela que poluição sonora não causa danos somente à audição, mas principalmente a qualidade de vida das pessoas Ruídos urbanos são a causa de estresse, depressão, insônia, hipertensão entre outros danos à saúde hu Pesquisa realizada pela UFPR revela que poluição sonora não causa danos somente à audição, mas principalmente

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA EM CIRURGIA PLÁSTICA E ESTÉTICA

DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA EM CIRURGIA PLÁSTICA E ESTÉTICA 1 DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA EM CIRURGIA PLÁSTICA E ESTÉTICA A padronização da documentação fotográfica é fundamental na cirurgia plástica. Historicamente, a documentação fotográfica tem suas origens no

Leia mais

MASSAGEM MODELADORA NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELOIDE RESUMO

MASSAGEM MODELADORA NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELOIDE RESUMO CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS FMU CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA DE ESTÉTICA E COSMETOLOGIA Alunas: Andressa Vasconcelos; Denise Maria da Rocha; Laís Luana Santana Lima; Rayana

Leia mais

ATUAÇÃO DA DRENAGEM LINFATICA MANUAL NO EDEMA DE MEMBROS INFERIORES EM IDOSOS

ATUAÇÃO DA DRENAGEM LINFATICA MANUAL NO EDEMA DE MEMBROS INFERIORES EM IDOSOS ATUAÇÃO DA DRENAGEM LINFATICA MANUAL NO EDEMA DE MEMBROS INFERIORES EM IDOSOS Trueycen Kely Pires Ramires Rachel de Faria Abreu, Blair José Rosa Filho Alexandre Paixão de Moraes Alexandre Pereira dos Santos

Leia mais

TERAPIA LINFÁTICA DESCONGESTIVA

TERAPIA LINFÁTICA DESCONGESTIVA 1ª EDIÇÃO DO CURSO TERAPIA LINFÁTICA DESCONGESTIVA 23, 24 E 30 NOV 2018 FISIOGASPAR ANGOLA 24H DE FORMAÇÃO 1ª EDIÇÃO DO CURSO DE TERAPIA LINFÁTICA DESCONGESTIVA DATAS 23, 24 e 30 novembro 2018 HORÁRIOS

Leia mais

Massagem Sueca Relaxante: massagem relaxante que trabalha a tensão muscular do corpo todo e ajuda na circulação sanguínea.

Massagem Sueca Relaxante: massagem relaxante que trabalha a tensão muscular do corpo todo e ajuda na circulação sanguínea. Menu de terapias Terapias Relaxantes Drenagem Linfática Manual: movimentos precisos, realizados em todo corpo, conduzindo a linfa e estimulando as glândulas e que auxiliarão no processo de eliminação de

Leia mais

Protocolo Corporal para Flacidez Através da Crioterapia.

Protocolo Corporal para Flacidez Através da Crioterapia. Protocolo Corporal para Flacidez Através da Crioterapia www.lavertuan.com.br Protocolo Corporal para Flacidez através da Crioterapia FLACIDEZ A flacidez se caracteriza pela perda de tonicidade da pele

Leia mais

Pubalgia. Fig. 1 fortes grupos musculares que concentram esforços na sínfise púbica.

Pubalgia. Fig. 1 fortes grupos musculares que concentram esforços na sínfise púbica. Pubalgia É uma síndrome caracterizada por dor na sínfise púbica, com irradiação para as regiões inguinais (virilha) e inferior do abdome, podendo estar associada a graus variáveis de impotência funcional

Leia mais

Análise sensorial por eficácia clínica e percebida da redução de rugas e linhas de expressão (Relatórios EM N e EM M)

Análise sensorial por eficácia clínica e percebida da redução de rugas e linhas de expressão (Relatórios EM N e EM M) Análise sensorial por eficácia clínica e percebida da redução de rugas e linhas de expressão (Relatórios EM081-14-N e EM081-14-M) Avaliar via análise sensorial por eficácia percebida a redução de rugas

Leia mais

LINFOMA MULTICÊNTRICO EM CÃO DA RAÇA ROTTWEILER: RELATO DE CASO. Lucas Lopes Faraci¹, Eustáquio Luiz Paiva de Oliveira²

LINFOMA MULTICÊNTRICO EM CÃO DA RAÇA ROTTWEILER: RELATO DE CASO. Lucas Lopes Faraci¹, Eustáquio Luiz Paiva de Oliveira² 576 LINFOMA MULTICÊNTRICO EM CÃO DA RAÇA ROTTWEILER: RELATO DE CASO Lucas Lopes Faraci¹, Eustáquio Luiz Paiva de Oliveira² Resumo: A dor lombar caracteriza-se como um problema do aparelho musculoesquelético,

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Tecido adiposo. Lipodistrofia localizada. Criolipólise.

PALAVRAS-CHAVE: Tecido adiposo. Lipodistrofia localizada. Criolipólise. CRIOLIPÓLISE NA REDUÇÃO DA LIPODISTROFIA LOCALIZADA Jéssica Pereira da Silva Reis 1 Patrícia Cândida de Matos Lima Martins 2 RESUMO: A criolipólise é uma técnica não invasiva, de remodelação corporal e

Leia mais

Tratamento Fisioterapêutico para o Fibro Edema Gelóide

Tratamento Fisioterapêutico para o Fibro Edema Gelóide Tratamento Fisioterapêutico para o Fibro Edema Gelóide RESUMO Physiotherapeutic Treatment for Fibro Edema Geloide Ely Watari 1 Silvia Brambilla Rodrigues 2 Cristina Cardoso Parra 3 O Fibro Edema Gelóide

Leia mais

Relato de atendimentos realizados no projeto de extensão NH no Bairro pelos acadêmicos do Curso de fisioterapia

Relato de atendimentos realizados no projeto de extensão NH no Bairro pelos acadêmicos do Curso de fisioterapia 649 X Salão de Iniciação Científica PUCRS Relato de atendimentos realizados no projeto de extensão NH no Bairro pelos acadêmicos do Curso de fisioterapia Karin Tavares Lugtenburg (voluntária apresentadora),

Leia mais

10 CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTÉTICA HAIR BRASIL EXPO CENTER NORTE SÃO PAULO

10 CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTÉTICA HAIR BRASIL EXPO CENTER NORTE SÃO PAULO 10 CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTÉTICA HAIR BRASIL EXPO CENTER NORTE SÃO PAULO Prof. Ms. Glauco Fernandes RESULTADOS OBTIDOS COM A ACUPUNTURA ESTÉTICA NO REJUVENESCIMENTO FACIAL Beleza não tem a ver só

Leia mais

SISTEMA AUTOMÁTICO PARA AVALIAÇÃO POSTURAL BASEADO EM DESCRITORES DE IMAGENS

SISTEMA AUTOMÁTICO PARA AVALIAÇÃO POSTURAL BASEADO EM DESCRITORES DE IMAGENS SISTEMA AUTOMÁTICO PARA AVALIAÇÃO POSTURAL BASEADO EM DESCRITORES DE IMAGENS GIAN LUCAS DE OLIVEIRA PAIVA GRADUANDO EM ENGENHARIA ELETRÔNICA ORIENTADOR: PROF. CRISTIANO JACQUES MIOSSO DR. EM ENGENHARIA

Leia mais

AUTOR(ES): NATÁLIA MAIRA DA SILVA PEREIRA, ÉVELYN DAIANE DA SILVA MELO, SILVANA DOMINGOS ROSSI CERAZE, THAIS FERNANDES LEMES

AUTOR(ES): NATÁLIA MAIRA DA SILVA PEREIRA, ÉVELYN DAIANE DA SILVA MELO, SILVANA DOMINGOS ROSSI CERAZE, THAIS FERNANDES LEMES Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: UTILIZAÇÃO DA RADIOFREQUÊNCIA NA ATENUAÇÃO DAS RUGAS FACIAIS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS

Leia mais

TÍTULO: ACURÁCIA DA ESTIMAÇÃO DO PRÓPRIO TAMANHO CORPORAL E DE OUTROS INDIVÍDUOS E ATIVIDADE FÍSICA EM UNIVERSITÁRIOS

TÍTULO: ACURÁCIA DA ESTIMAÇÃO DO PRÓPRIO TAMANHO CORPORAL E DE OUTROS INDIVÍDUOS E ATIVIDADE FÍSICA EM UNIVERSITÁRIOS TÍTULO: ACURÁCIA DA ESTIMAÇÃO DO PRÓPRIO TAMANHO CORPORAL E DE OUTROS INDIVÍDUOS E ATIVIDADE FÍSICA EM UNIVERSITÁRIOS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: NUTRIÇÃO INSTITUIÇÃO:

Leia mais

Protocolo Corporal para Redução de Medidas e Celulite com Endermoterapia.

Protocolo Corporal para Redução de Medidas e Celulite com Endermoterapia. Protocolo Corporal para Redução de Medidas e Celulite com Endermoterapia. www.lavertuan.com.br Gordura Localizada Gordura é o que chamamos de tecido subcutâneo ou tecido adiposo, é a camada mais profunda

Leia mais

Efeitos sistêmicos da drenagem linfática

Efeitos sistêmicos da drenagem linfática 1 Efeitos sistêmicos da drenagem linfática Lohaina Benson C. A. de Melo Cortez 1 lohaina@gmail.com Dayana Priscila Maia Mejia 2 Pós-graduação em Fisioterapia Dermato-Funcional Faculdade Ávila Resumo O

Leia mais

AVALIAÇÃO DO CONSUMO ALIMENTAR DE MULHERES QUE REALIZAM MASSAGENS COM FINALIDADE DE EMAGRECIMENTO

AVALIAÇÃO DO CONSUMO ALIMENTAR DE MULHERES QUE REALIZAM MASSAGENS COM FINALIDADE DE EMAGRECIMENTO AVALIAÇÃO DO CONSUMO ALIMENTAR DE MULHERES QUE REALIZAM MASSAGENS COM FINALIDADE DE EMAGRECIMENTO SOUZA, P. R.; LOURIVAL, N. B. S. Resumo: Procedimentos estéticos devem estar associados a uma alimentação

Leia mais

Participante do estudo

Participante do estudo TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO ¹ Eu (nome do participante),carteira de identidade nº,declaro que estou esclarecido (a) sobre os objetivos e procedimentos da pesquisa O efeito da massagem terapêutica

Leia mais

Relatório dos testes e estudos de mercado

Relatório dos testes e estudos de mercado Relatório dos testes e estudos de mercado MARCAS: Bio-Oil Cellulase Paranix PRODUTOS: Bio-Oil Óleo Gama Cellulase Gama Paranix CATEGORIA: Anti-estrias Anticelulíticos Tratamento de piolhos Fevereiro 2017

Leia mais

DECLARAÇÃO DO COORDENADOR DO CURSO

DECLARAÇÃO DO COORDENADOR DO CURSO 58 APÊNDICE A DECLARAÇÃO DO COORDENADOR DO CURSO Declaro que conheço o projeto e aceito a realização da pesquisa Avaliação do Índice de Massa Corpórea, Circunferência Braquial e respectivo manguito, em

Leia mais

A Savita apresenta um conceito inovador em reeducação corporal no Recife.

A Savita apresenta um conceito inovador em reeducação corporal no Recife. A Savita apresenta um conceito inovador em reeducação corporal no Recife. Contamos com uma equipe de especialistas em Fisioterapia e Educação Física sob a coordenação técnica da fisioterapeuta Fátima Tedim,

Leia mais