A UTILIZAÇÃO DA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE 1 RESUMO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A UTILIZAÇÃO DA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE 1 RESUMO"

Transcrição

1 A UTILIZAÇÃO DA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE 1 Patrícia Paola Pieri 2 Karina Brongholi 3 RESUMO O fibro edema gelóide é uma das principais alterações das características da pele e acomete a grande maioria da população feminina ocasionando problemas funcionais, bem como emocionais, como a perda da auto-estima. O objetivo desta pesquisa foi verificar a eficácia da drenagem linfática manual no tratamento do fibro edema gelóide. Para tal foi realizada uma pesquisa experimental do tipo estudo de caso, sendo estudada uma paciente do sexo feminino, 41 anos de idade, cor branca, 56 quilos, 1, 56 metros, duas gestações, um parto e um aborto, aparecimento do fibro edema gelóide na adolescência (pós-menarca), graus 2 e 3 na região glútea e superior da coxa. Foram utilizados ficha de avaliação, registro fotográfico e registro perimétrico. A paciente foi submetida a 20 atendimentos de drenagem linfática manual na região acometida pelo fibro edema gelóide. Ao final do tratamento pode-se observar uma diminuição na perimetria e nos graus de comprometimento. A drenagem linfática manual mostrou-se um recuso eficaz, além de ser agradável à paciente e ainda de baixo custo. Palavras-chave: Fibro edema gelóide e drenagem linfática manual 1 INTRODUÇÃO A Fisioterapia dermato-funcional é uma área em constante evolução e possui, como objetivo principal, tratar ou prevenir com maior eficácia os distúrbios relacionados à beleza buscando a saúde do paciente em todos os seus aspectos. Os recursos utilizados são diversos e a grande maioria tem sua origem na Fisioterapia, como por exemplo, a drenagem linfática que é uma técnica fisioterápica de massagem especializada que visa promover a ativação da drenagem do líquido intersticial. 1 Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de graduação em Fisioterapia como requisito para obtenção do título de Bacharel em Fisioterapia. 2 Acadêmica do 8º semestre do curso de Fisioterapia da UNISUL, Professora orientadora do trabalho monográfico.

2 O fibro edema gelóide (FEG) é uma alteração das características da pele, principalmente, das regiões dos membros inferiores (MMII) e nádegas, que acomete a grande maioria da população feminina, por modificação do aspecto e das funções normais da pele no local. É considerado antiestético e com pluralidade etiopatogênica, causando um mau funcionamento do sistema circulatório e das transformações do tecido conjuntivo, podendo resultar em dor local e até mesmo diminuição das atividades funcionais. Nos dias de hoje, a preocupação com o aspecto físico e a aparência é uma constante. Quando a auto-imagem é vivida como satisfatória, constitui uma fonte de autoconfiança e segurança. A insatisfação com o próprio aspecto físico, ao contrário, origina importantes frustrações e inseguranças, que podem dificultar a relação com os demais. O FEG possui uma etiologia multifatorial, porém qualquer que seja sua causa, ocorre uma alteração circulatória, o que favorece o tratamento específico com recursos fisioterápicos. A auto-imagem tem um importante papel na vida dos indivíduos, desta forma os distúrbios estéticos merecem maior atenção pois não se resumem na beleza física e sim na saúde física,mental e psicosocial. O FEG é um distúrbio estético que afeta a grande maioria das mulheres e além de ser incômodo aos olhos, causa problemas funcionais e até mesmo emocionais, como a perda da auto-estima restringindo muitas vezes as atividades e o convívio da pessoa com a sociedade. Portanto a realização desta pesquisa justificou-se pela necessidade de constatar o grau de efetividade da drenagem linfática manual na redução do FEG sendo capaz de atender não somente à aparência externa, mas também aos aspectos internos do organismo.

3 2 MATERIAIS E MÉTODOS Para a realização dessa pesquisa foi obtida a aprovação da paciente através de um termo de consentimento. Com a intenção de verificar o grau de comprometimento do FEG e avaliar de modo geral a paciente foi utilizada uma ficha de avaliação proposta por Oenning, (2002). Para analisar os efeitos obtidos com a utilização da drenagem linfática manual foram realizadas técnicas específicas de drenagem, perimetria através de uma fita métrica da marca Corrente, registro fotográfico através da câmera fotográfica digital Olympus D380. Os instrumentos para a coleta de dados foram aplicados pela própria pesquisadora, a coleta de dados foi realizada no período de 04 de setembro a 02 de outubro de 2003, na clínica escola de Fisioterapia da UNISUL em Tubarão/SC, de quatro a cinco vezes na semana, no período vespertino. Os atendimentos tinham a duração de, aproximadamente, 50 minutos cada somando um total de vinte atendimentos. Num primeiro momento, foram esclarecidos à paciente os objetivos da pesquisa e assegurado seu sigilo e privacidade. A mesma assinou o termo de consentimento concordando em participar da pesquisa por livre e espontânea vontade. Em seguida a paciente foi avaliada com a ficha de avaliação, procurando assim determinar o grau do FEG de acordo com a classificação de Ulrich (apud GUIRRO; GUIRRO, 2002). Com o objetivo de verificar os efeitos da drenagem linfática manual sobre o FEG a região alvo de estudo foi fotografada antes do tratamento proposto (pré-teste) e após o 20 o atendimento (pós-teste). Antes e depois dos atendimentos foi realizada a perimetria comparativa a partir da borda superior da patela (0cm, 5cm, 10cm, 20cm e 25cm). Foi estabelecido um protocolo de drenagem linfática manual baseado nas técnicas tradicionais obedecendo a seguinte ordem: bombeamento dos linfonodos poplíteos, inguinais,

4 cisterna do quilo e paraesternais, deslizamento simples, deslizamento direcionado (safena), pressão em bracelete, amassamento, bombeamento com deslizamento, deslizamento final e bombeamento final dos linfonodos inguinais, foram realizados cinco repetições de cada movimento. As manobras eram aplicadas na região dos glúteos e região superior da coxa anterior e posteriormente. 3 ANÁLISE DOS RESULTADOS Estão expostos, a seguir, os registros fotográficos realizados sobre as regiões acometidas e submetidas ao tratamento com a DLM. As duas primeiras fotos na horizontal, foram realizadas antes de iniciar o tratamento com a DLM (pré-teste) e as últimas duas fotos foram realizadas ao término do tratamento, ou seja, após o vigésimo atendimento (pós-teste). As fotos do lado esquerdo representam aquelas onde a paciente encontrava-se relaxada, ou seja, sem contração muscular voluntária, enquanto naquelas situadas à direita, foi solicitado à paciente que realizasse a contração máxima das regiões afetadas. Os resultados serão apresentados a seguir: Aqui: fig 1 Figura 1 Aspecto da região glútea e superior da coxa, sem e com contração da musculatura envolvida, antes do tratamento. Fonte: dados obtidos pela autora, Aqui: fig 2 Figura 16 Aspecto da região glútea e superior da coxa, sem e com contração da musculatura envolvida, após o vigésimo atendimento. Fonte: dados obtidos pela autora, 2003.

5 Após dez atendimentos de aplicação da DLM (primeira reavaliação), pode ser observado pouca melhora do quadro nas regiões acometidas, é importante ressaltar o fato de que neste dia a paciente encontrava-se em seu período menstrual, ocorrendo, provavelmente, uma retenção de líquidos (dado não mostrado nos registros fotográficos). Ao término do vigésimo atendimento, observou-se uma redução significativa no FEG grau 2 e uma melhora no FEG grau 3, com melhora do aspecto da pele e da temperatura nessas regiões. Convém destacar que durante o tratamento, a paciente foi reavaliada no décimo e vigésimo atendimento onde pode ser observado o controle de algumas variáveis como: peso, IMC, alimentação e sedentarismo. A paciente manteve seus hábitos e dados físicos, durante o tempo em que foi submetida à drenagem linfática manual, inalterados ao se comparar com os dados préestabelecidos da primeira avaliação. Observou-se diminuição e melhora das microvarizes, porém não foi observado melhora das estrias atróficas ou das varizes. A paciente relatou diminuição significativa na sensação de peso e cansaço dos MMII. A seguir, serão expostos gráficos demonstrativos das medidas antes e após a drenagem linfática manual e suas respectivas diferenças no primeiro, décimo e vigésimo atendimento, tendo como referência para medidas, a borda superior da patela. A perimetria foi realizada nos pontos 0 cm (sobre a borda superior da patela), 5, 10, 20 e 25 cm acima da borda superior da patela.

6 cm º atendimento 10º atendimento 20º atendimento cm Gráfico 1 Evolução do quadro no primeiro, décimo e vigésimo atendimento de MID Fonte: dados obtidos pela autora, cm º atendimento 10º atendimento 20º atendimento cm Gráfico 2 Evolução do quadro no primeiro, décimo e vigésimo atendimento de MIE Fonte: dados obtidos pela autora, Nos gráficos 1 e 2, a legenda 0 cm significa o ponto sobre a borda superior da patela; 5 cm; 10 cm; 20 cm e 25 cm significa esses valores acima da borda superior da patela. No gráfico 1 houve redução geral das medidas perimétricas com a realização da DLM. Pôde ser observado redução entre 2,5 e 3,0 cm na perimetria, enquanto no gráfico 2 a redução foi de 2,0 cm em todos os pontos.

7 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS Ao finalizar o presente estudo, pôde-se observar que a drenagem linfática manual é eficaz no tratamento do fibro edema gelóide. Os métodos utilizados possibilitaram a obtenção de resultados satisfatórios, tanto visuais quanto perimétricos, podendo ser adotados como rotina segura. Um dos fatores a ser considerado foi a aceitação da técnica por parte da paciente que, além da melhora do aspecto da pele e da redução da perimetria, relatou melhora na sensação de peso e cansaço nos membros inferiores. A paciente observou-se também mais calma e relaxada após os atendimentos. As manobras de drenagem são percebidas pelos mecanorreceptores promovendo reflexos que irão desencadear liberação de substâncias endógenas que irão proporcionar relaxamento e bem estar. No entanto, no que se refere à concretização de um protocolo de tratamento, ficou claro que foram necessários vários atendimentos para se observar uma melhora significativa no quadro. Na primeira reavaliação (10º atendimento dado não mostrado nos registros fotográficos) a melhora foi pouco perceptível, enquanto que na segunda reavaliação (20º atendimento) foi notória tanto na perimetria quanto nos registros fotográficos. A melhora foi mais evidente no FEG grau dois, onde houve melhora no aspecto de casca de laranja da pele e das microvarizes, porém não observou-se melhora das varizes ou das estrias. A perimetria mostrou-se eficaz para avaliar o grau de edema, sendo que as medidas foram realizadas antes e depois de todos os atendimentos. Outro aspecto de grande importância são as vantagens que e DLM apresenta. É um método simples, de baixo custo, não requer aparelhagem, além de ser um procedimento

8 não invasivo que exige apenas o bom conhecimento do sistema linfático e a prática do Fisioterapeuta para o sucesso do tratamento. Observa-se na literatura uma escassez de material didático disponível para pesquisa pelo fato de se tratar de uma patologia com abordagem literária e prática recente. Entretanto é de grande importância a opinião e sugestão de diversos autores sobre o assunto para que assim possa surgir uma conceituação definitiva e um consenso sobre o melhor termo a ser utilizado. Deste modo, fica clara a necessidade do desenvolvimento de novas pesquisas com amostras significativas e por tempo mais prolongado, visando obter maiores ganhos a respeito da utilização da drenagem linfática manual no tratamento do fibro edema gelóide. REFERÊNCIAS GUIRRO, E.; GUIRRO, R. Fisioterapia dermato-funcional: fundamentos, recursos e patologias. 3. ed. São Paulo: Manole, OENNING, E. P. Efeitos obtidos com a aplicação do ultra-som no tratamento do fibro edema gelóide FEG (celulite). Trabalho de conclusão de curso. Tubarão, 2002.

Palavras-chave: tratamento, rosácea e drenagem linfática manual. Abstract:

Palavras-chave: tratamento, rosácea e drenagem linfática manual. Abstract: 1 Aplicação da drenagem linfática manual, método original Dr. E. Vodder, no tratamento dermato-funcional da rosácea. Application of the manual lymphatic drainage, "original method Dr. And Vodder", in the

Leia mais

ULTRACAVITAÇÃO NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE AVALIADO POR RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

ULTRACAVITAÇÃO NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE AVALIADO POR RESSONÂNCIA MAGNÉTICA ULTRACAVITAÇÃO NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE AVALIADO POR RESSONÂNCIA MAGNÉTICA Autora(s) MEYER, Patrícia Froes; SILVA, Mona Lisa Rodrigues INTRODUÇÃO Há varias propostas fisioterapêuticas no mercado

Leia mais

ANÁLISE DA EFICACIA DO USO DA CINESIOTERAPIA NO TRATAMENTO PÓS OPERATÓRIO DE LESÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR ESTUDO DE CASO

ANÁLISE DA EFICACIA DO USO DA CINESIOTERAPIA NO TRATAMENTO PÓS OPERATÓRIO DE LESÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR ESTUDO DE CASO 1 ANÁLISE DA EFICACIA DO USO DA CINESIOTERAPIA NO TRATAMENTO PÓS OPERATÓRIO DE LESÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR ESTUDO DE CASO MARTINS, L.C.: ANDOLFATO, K.R. Resumo: A lesão do ligamento cruzado anterior

Leia mais

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / Manhã - 09h30-13h30 Tarde - 14h30-19h30 INVESTIMENTO

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / Manhã - 09h30-13h30 Tarde - 14h30-19h30 INVESTIMENTO FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL - FEG E ESTRIAS (OUT 2014) - PORTO Sabe como atuar com eficácia perante a celulite e as estrias? O fibroedema gelóide (FEG) refere-se a uma condição clínica e estética que

Leia mais

Cursos de Extensão. Técnicas Miofasciais (Tratamento da Disfunção dos Tecidos Moles)

Cursos de Extensão. Técnicas Miofasciais (Tratamento da Disfunção dos Tecidos Moles) Cursos de Extensão Técnicas Miofasciais (Tratamento da Disfunção dos Tecidos Moles) Duração do Curso: - 2 dias, horário integral, perfazendo a carga horária de 20 horas de teoria e prática, sendo 80% prático;

Leia mais

PROGRAMA DOS CURSOS: Profissionalizante em 2 noites por semana e por 4 meses; Profissionalizante em 2 manhãs por semana e por 4 meses;

PROGRAMA DOS CURSOS: Profissionalizante em 2 noites por semana e por 4 meses; Profissionalizante em 2 manhãs por semana e por 4 meses; PROGRAMA DOS CURSOS: Profissionalizante em 2 noites por semana e por 4 meses; Profissionalizante em 2 manhãs por semana e por 4 meses; * MASSAGEM NEUROCIRCULATÓRIA Técnica de massagem da qual derivam,

Leia mais

CELULITE: DIFERENTES NOMES PARA UM SÓ PROBLEMA

CELULITE: DIFERENTES NOMES PARA UM SÓ PROBLEMA CELULITE: DIFERENTES NOMES PARA UM SÓ PROBLEMA FROZ, Maria Garcia 1 ; GIACOMOLLI, Cristiane 2 Palavras-Chave: Celulite. Definições. Avaliação. Tratamento. Introdução Não há dúvida que o mundo está em constante

Leia mais

Avaliação do Interesse da Comunidade Científica em Publicações em Fibro Edema Gelóide (celulite) e Eletroporação.

Avaliação do Interesse da Comunidade Científica em Publicações em Fibro Edema Gelóide (celulite) e Eletroporação. Camila Fernandes e Silva 1 ; Roberta de Melo Teixeira² ; Antônia Célia Sales Melo³ ; Patrícia Froes Meyer 4 1- Universidade Potiguar (camilaf.med@gmail.com). 2- Universidade Potiguar (robertamelot@hotmail.com).

Leia mais

A fisioterapia dermatofuncional no tratamento do fibroedema gelóide

A fisioterapia dermatofuncional no tratamento do fibroedema gelóide A fisioterapia dermatofuncional no tratamento do fibroedema gelóide Francisca Márcia de Sousa 1 Jorge Alan Lima da Silva 2 Francisca Michele de Freitas 3 Thaís Muratori Holanda 4 Resumo: O friboedema geloide

Leia mais

ANALISE DO PERFIL CLÍNICO DOS PACIENTES INTERNADOS NO HOSPITAL SÃO LUCAS QUE REALIZARAM FISIOTERAPIA.

ANALISE DO PERFIL CLÍNICO DOS PACIENTES INTERNADOS NO HOSPITAL SÃO LUCAS QUE REALIZARAM FISIOTERAPIA. ANALISE DO PERFIL CLÍNICO DOS PACIENTES INTERNADOS NO HOSPITAL SÃO LUCAS QUE REALIZARAM FISIOTERAPIA. INTRODUÇÃO CHAIANE DE FACI VANZETO MARCELO TAGLIETTI FAG FACULDADE ASSSIS GURGACZ, CASCAVEL, PARANÁ,

Leia mais

~ 5 ~ A EFETIVIDADE DAS TÉCNICAS DE ISOSTRETCHING E ALOGAMENTO ESTÁTICO NA LOMBALGIA

~ 5 ~ A EFETIVIDADE DAS TÉCNICAS DE ISOSTRETCHING E ALOGAMENTO ESTÁTICO NA LOMBALGIA ~ 5 ~ A EFETIVIDADE DAS TÉCNICAS DE ISOSTRETCHING E ALOGAMENTO ESTÁTICO NA LOMBALGIA Isadora Carneiro Kovalhuk 1 Daniela dos Santos 2 Recebido em: 20.10.2013 Aceito em: 20.11.2013 Resumo: Lombalgia é o

Leia mais

EFEITOS DA CORRENTE RUSSA NO TRATAMENTO DE FIBRO EDEMA GELÓIDE NA REGIÃO GLÚTEA

EFEITOS DA CORRENTE RUSSA NO TRATAMENTO DE FIBRO EDEMA GELÓIDE NA REGIÃO GLÚTEA EFEITOS DA CORRENTE RUSSA NO TRATAMENTO DE FIBRO EDEMA GELÓIDE NA REGIÃO GLÚTEA EFFECTS OF CURRENT RUSSIAN TREATMENT OF FIBRO GELOID EDEMA IN THE GLUTEAL REGION Alessandra Brunel Paes 1 Ana Paula Vieira

Leia mais

IMAGEM CORPORAL DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

IMAGEM CORPORAL DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA IMAGEM CORPORAL DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA RESUMO TAFAREL CHAVES DELEVATI 1 FLAICON ZANINI PEREIRA 2 CATI RECKELBERG AZAMBUJA 3 A avaliação da imagem corporal foi realizada através da Escala de Figuras

Leia mais

RESUMO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO CURSO DE TECNOLOGIA ESTÉTICA E COSMÉTICA - EXTENSÃO

RESUMO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO CURSO DE TECNOLOGIA ESTÉTICA E COSMÉTICA - EXTENSÃO ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Curso de Tecnologia Estética e Cosmética RESUMO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO CURSO DE TECNOLOGIA ESTÉTICA E COSMÉTICA - EXTENSÃO IDENTIFICAÇÃO Diretor Geral Marcelo José

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de , DOU de

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de , DOU de CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de 21.10.11, DOU de 24.10.11 Componente Curricular: Eletroterapia Aplicada à Cosmética Código: --- Pré-requisito:

Leia mais

ANÁLISE DA FORÇA DO ASSOALHO PÉLVICO NOS PERÍODOS DO PRÉ E PÓS-PARTO

ANÁLISE DA FORÇA DO ASSOALHO PÉLVICO NOS PERÍODOS DO PRÉ E PÓS-PARTO ANÁLISE DA FORÇA DO ASSOALHO PÉLVICO NOS PERÍODOS DO PRÉ E PÓS-PARTO Autor(a):Ednalva Dias da Silva G INESUL FISIOTERAPIA LONDRINA PR Orientadora e Docente: Mirela Casonato Roveratti PÔSTER tuca.dias@bol.com.br

Leia mais

ANA AMÉLIA GUGLIELMI PAVEI BERTAN EFEITOS OBTIDOS COM A APLICAÇÃO DA ENDERMOLOGIA NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE CELULITE

ANA AMÉLIA GUGLIELMI PAVEI BERTAN EFEITOS OBTIDOS COM A APLICAÇÃO DA ENDERMOLOGIA NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE CELULITE ANA AMÉLIA GUGLIELMI PAVEI BERTAN EFEITOS OBTIDOS COM A APLICAÇÃO DA ENDERMOLOGIA NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE CELULITE Tubarão, 2005 ANA AMELIA GUGLIELMI PAVEI BERTAN EFEITOS OBTIDOS COM A APLICAÇÃO

Leia mais

CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOTERAPIA DERMATO FUNCIONAL 08 a 10 DE NOVEMBRO 2012 RECIFE PE MODALIDADE TEMA LIVRE 1

CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOTERAPIA DERMATO FUNCIONAL 08 a 10 DE NOVEMBRO 2012 RECIFE PE MODALIDADE TEMA LIVRE 1 1 OS EFEITOS DA CARBOXITERAPIA NAS ESTRIAS ALBAS EM GLÚTEOS DE MULHERES JOVENS Amanda de Souza, Patrícia Damasceno da Silva*, Tereza Cristina dos Reis Ferreira**. *Fisioterapeutas, **Docente do CESUPA

Leia mais

AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS BIOQUÍMICOS NA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL EM MULHERES IDOSAS

AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS BIOQUÍMICOS NA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL EM MULHERES IDOSAS AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS BIOQUÍMICOS NA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL EM MULHERES IDOSAS ANUÁRIO DA PRODUÇÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE Vol. 13, N. 17, Ano 2010 Fernanda Eduardo Antonio Priscila Silva

Leia mais

ÍNDICE DE SATISFAÇÃO CORPORAL EM MULHERES: PESQUISA DE CAMPO

ÍNDICE DE SATISFAÇÃO CORPORAL EM MULHERES: PESQUISA DE CAMPO 1 ÍNDICE DE SATISFAÇÃO CORPORAL EM MULHERES: PESQUISA DE CAMPO Kaoani Wagner Marcon¹, Roberta Kochan² 1 Acadêmica do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética da Universidade Tuiuti do Paraná (Curitiba,

Leia mais

MESOTERAPIA HOMEOPÁTICA - BÁSICO + AVANÇADO

MESOTERAPIA HOMEOPÁTICA - BÁSICO + AVANÇADO MESOTERAPIA HOMEOPÁTICA - BÁSICO + AVANÇADO Homeopatia estimulada pela OMS. Osteo-articular. Edemas. Cicatrizes. Obesidade. Celulite. Ap. Digestivo, Respiratório e Urinário. Mesopunctura. Ana Tavares Master

Leia mais

II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UniEVANGÉLICA Anais do IX Seminário de PBIC Volume Anápolis-Go

II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UniEVANGÉLICA Anais do IX Seminário de PBIC Volume Anápolis-Go MELHORIA NA CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS APÓS SEREM SUBMETIDAS AO TREINAMENTO RESISTIDO CASTRO, Danilo Leandro Santos de 1 LIMA, William Alves 2 SILVA, Maycon Karllos Napolitano da 3 TEIXEIRA, Cristina

Leia mais

UNISALESIANO. Profª Tatiani

UNISALESIANO. Profª Tatiani UNISALESIANO Profª Tatiani CONTROLE DAS FUNÇÕES DO CORPO.BIOFEEDBACK As diversas funções do corpo humano são decorrentes de processos físico-químicos que continuamente ocorrem em aproximadamente 100 trilhões

Leia mais

EFEITOS DA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL NO PÓS-OPERATÓRIO IMEDIATO DE LIPOASPIRAÇÃO NO ABDOME

EFEITOS DA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL NO PÓS-OPERATÓRIO IMEDIATO DE LIPOASPIRAÇÃO NO ABDOME EFEITOS DA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL NO PÓS-OPERATÓRIO IMEDIATO DE LIPOASPIRAÇÃO NO ABDOME Mariana Marcelo Ceolin Acadêmica da oitava fase do Curso de Fisioterapia da Universidade do Sul de Santa Catarina

Leia mais

EFICÁCIA DA MASSAGEM MODELADORA NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE

EFICÁCIA DA MASSAGEM MODELADORA NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE 1º SEMESTRE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA EFICÁCIA DA MASSAGEM MODELADORA NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE BÁRBARA APARECIDA DE ARAUJO CAROLINA SAVIO CANELI DHIANE GUIMARÃES

Leia mais

VARIZES DE MEMBROS INFERIORES. Dr Otacilio Camargo Junior Dr George Kalil Ferreira

VARIZES DE MEMBROS INFERIORES. Dr Otacilio Camargo Junior Dr George Kalil Ferreira VARIZES DE MEMBROS INFERIORES Dr Otacilio Camargo Junior Dr George Kalil Ferreira Definição Dilatação, alongamento, tortuosidade com perda funcional, com insuficiência valvular Incidência: 3/1 sexo feminino;75%

Leia mais

1 - OBJETIVO E PRINCÍPIO DO ESTUDO

1 - OBJETIVO E PRINCÍPIO DO ESTUDO Obs. Esse documento é uma reprodução parcial do relatório original, onde se destaca os principais topicos nele contido. O relatório completo se encontra em nosso arquivos 1 - OBJETIVO E PRINCÍPIO DO ESTUDO

Leia mais

Faculdade da Alta Paulista

Faculdade da Alta Paulista Plano de Ensino Disciplina: Recursos Terapêuticos Manuais e Acupuntura Curso: Fisioterapia Código: Série: 2ª Série Obrigatória (X ) Optativa ( ) CH Teórica: 80 CH Prática: 80 CH Total: 160 I - Objetivos

Leia mais

Saiba se injeções antigordura para secar a barriga valem a pena

Saiba se injeções antigordura para secar a barriga valem a pena Terra - SP 19/08/2014-12:34 Saiba se injeções antigordura para secar a barriga valem a pena Agência Hélice FXQuadro / Shutterstock As injeções antigordura (ou queima gordura) são opção para quem não consegue

Leia mais

EFEITOS OBTIDOS COM A APLICAÇÃO DO ULTRA-SOM NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELOIDE FEG (CELULITE)

EFEITOS OBTIDOS COM A APLICAÇÃO DO ULTRA-SOM NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELOIDE FEG (CELULITE) EFEITOS OBTIDOS COM A APLICAÇÃO DO ULTRA-SOM NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELOIDE FEG (CELULITE) Elaine Pickler Oenning 1 Melissa Medeiros Braz 2 RESUMO O fibro edema gelóide (FEG), popularmente conhecido

Leia mais

CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOTERAPIA DERMATO FUNCIONAL 08 a 10 DE NOVEMBRO 2012 RECIFE PE MODALIDADE PÔSTER

CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOTERAPIA DERMATO FUNCIONAL 08 a 10 DE NOVEMBRO 2012 RECIFE PE MODALIDADE PÔSTER CARACTERIZAÇÃO E PREVALÊNCIA DA TENSÃO PRÉ- MENSTRUAL EM MULHERES JOVENS Danielle de Oliveira Ribeiro; Barbara Evelyn Barros Guimarães; Aline Fernanda Perez Machado; Rogério Eduardo Tacani; Pascale Mutti

Leia mais

DECLARAÇÃO DO COORDENADOR DO CURSO

DECLARAÇÃO DO COORDENADOR DO CURSO 58 APÊNDICE A DECLARAÇÃO DO COORDENADOR DO CURSO Declaro que conheço o projeto e aceito a realização da pesquisa Avaliação do Índice de Massa Corpórea, Circunferência Braquial e respectivo manguito, em

Leia mais

Prof. Renan Lovisetto

Prof. Renan Lovisetto Prof. Renan Lovisetto 1 INTRODUÇÃO FES = Estimulação elétrica funcional Estimulação elétrica neuro muscular (EENM) de baixa frequência (10-1000Hz) - despolarizada Uso de corrente excitomotora para fins

Leia mais

A APLICABILIDADE DO ULTRA-SOM DE 3 MHZ ASSOCIADO A FONOFORESE NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE (FEG) NA REGIÃO GLÚTEA

A APLICABILIDADE DO ULTRA-SOM DE 3 MHZ ASSOCIADO A FONOFORESE NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE (FEG) NA REGIÃO GLÚTEA A APLICABILIDADE DO ULTRA-SOM DE 3 MHZ ASSOCIADO A FONOFORESE NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE (FEG) NA REGIÃO GLÚTEA Natália Horácio FONSECA¹*, Wálace Érick de Medeiros MOURA², Silvani Barreto Assumpção

Leia mais

PROMOÇÃO DE SAÚDE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA RESUMO

PROMOÇÃO DE SAÚDE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA RESUMO PROMOÇÃO DE SAÚDE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA Acadêmicas: Amanda Luiza Rauber Godinho Lucilla Joceli Waschburger Professoras Orientadoras: Sandra Fachineto e Elis Regina Frigeri RESUMO O estágio Curricular

Leia mais

Pode ser aplicada a partes do corpo ou continuamente a todo o corpo.

Pode ser aplicada a partes do corpo ou continuamente a todo o corpo. MASSAGEM RELAXANTE Universidade do Sul de Santa Catarina Curso de Cosmetologia e Estética Unidade de Aprendizagem: Técnicas de Massagem Terapêutica Prof.ª Daniella Koch de Carvalho MASSAGEM RELAXANTE A

Leia mais

CRIOTERAPIA. Prof. Msc. Carolina Vicentini

CRIOTERAPIA. Prof. Msc. Carolina Vicentini CRIOTERAPIA Prof. Msc. Carolina Vicentini MODALIDADE VERSÁTIL e BAIXO CUSTO TERAPIA POR RESFRIAMENTO SUPERFICIAL (CRIOTERAPIA) TERMÓLISE e DIMINUIÇÃO DO MOVIMENTO MOLECULAR CRIOTERAPIA (os benefícios terapêuticos

Leia mais

Múltiplos tratamentos com apenas 1 kit

Múltiplos tratamentos com apenas 1 kit Kit Corporal Totalmente Demais Múltiplos tratamentos com apenas 1 kit Protocolo Medida Certa Protocolo Extravasa Protocolo Tombei no DMAE Protocolo Corpão Violão Protocolo Eu + Atleta PROTOCOLO 2 Medida

Leia mais

Dicas de prevenção para Hérnia de Disco

Dicas de prevenção para Hérnia de Disco Dicas de prevenção para Hérnia de Disco Apresentação Olá, esse conteúdo é a realização de uma parceria entre a Cefig e a Fisioterapia Integrativa. Nesse E-book vamos abordar algumas dicas para prevenção

Leia mais

Programa de emagrecimento e bem estar para noivas. Fique na medida para o dia mais importante da sua vida e encontre a melhor versão de você.

Programa de emagrecimento e bem estar para noivas. Fique na medida para o dia mais importante da sua vida e encontre a melhor versão de você. Programa de emagrecimento e bem estar para noivas. Fique na medida para o dia mais importante da sua vida e encontre a melhor versão de você. (21) 3117-8441 / (21) 99800-1508 contato@noivasnamedida.com.br

Leia mais

Linfedema e outras sequelas físicas pós câncer da mama. Fisioterapeuta Dra. Mirella Dias

Linfedema e outras sequelas físicas pós câncer da mama. Fisioterapeuta Dra. Mirella Dias Linfedema e outras sequelas físicas pós câncer da mama Fisioterapeuta Dra. Mirella Dias Sequelas câncer de mama Linfedema Síndrome da Rede Axilar Diminuição da ADM Alterações de sensibilidade Alterações

Leia mais

A APLICAÇÃO DO ULTRASSOM TERAPÊUTICO NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE

A APLICAÇÃO DO ULTRASSOM TERAPÊUTICO NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE A APLICAÇÃO DO ULTRASSOM TERAPÊUTICO NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE Renata Cappellazzo 1, Cleide Batista 2, Daiane Aparecida Marcelino 3, Fabiana Nonino 4, Michelle Cardoso Machado 5, Ana Lúcia de

Leia mais

TERAPIA VIBRO-OSCILATÓRIA.

TERAPIA VIBRO-OSCILATÓRIA. TERAPIA VIBRO-OSCILATÓRIA www.ibramed.com.br/modellata Terapia vibro-oscilatória. Custo acessível. Máxima transferência de vibração para o paciente (motor no equipamento e não no aplicador). Aplicador

Leia mais

Por se tratar de um curso técnico, o CTN poderá ser entregue no formato: Tratamento ou Estudo.

Por se tratar de um curso técnico, o CTN poderá ser entregue no formato: Tratamento ou Estudo. I PARTE Instruções Gerais O aluno (ou profissional) e o voluntário (ou paciente) deverão assinar o: Termo de Consentimento, para que ambos tenham conhecimento sobre os seus direitos e deveres. FORMATO

Leia mais

PORTFOLIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA O SEGMENTO SAÚDE

PORTFOLIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA O SEGMENTO SAÚDE PORTFOLIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA O SEGMENTO SAÚDE Senac Rondônia APRESENTAÇÃO A concepção educacional do Senac visa atender à missão de "Educar para o trabalho em atividades do Comércio de Bens,

Leia mais

TÉCNICO de CUIDADOS FACIAIS e CORPORAIS

TÉCNICO de CUIDADOS FACIAIS e CORPORAIS INTRODUÇÃO Let`s talk about BEAUTY O exame cosmetológico da pele constitui o ato profissional mais importante em esteticismo pois é a partir dele que poderemos aconselhar os produtos e os tratamentos adequados

Leia mais

AVALIAÇÃO DO CONSUMO ALIMENTAR DE MULHERES QUE REALIZAM MASSAGENS COM FINALIDADE DE EMAGRECIMENTO

AVALIAÇÃO DO CONSUMO ALIMENTAR DE MULHERES QUE REALIZAM MASSAGENS COM FINALIDADE DE EMAGRECIMENTO AVALIAÇÃO DO CONSUMO ALIMENTAR DE MULHERES QUE REALIZAM MASSAGENS COM FINALIDADE DE EMAGRECIMENTO SOUZA, P. R.; LOURIVAL, N. B. S. Resumo: Procedimentos estéticos devem estar associados a uma alimentação

Leia mais

Análise sensorial por eficácia clínica e percebida da redução de rugas e linhas de expressão (Relatórios EM N e EM M)

Análise sensorial por eficácia clínica e percebida da redução de rugas e linhas de expressão (Relatórios EM N e EM M) Análise sensorial por eficácia clínica e percebida da redução de rugas e linhas de expressão (Relatórios EM081-14-N e EM081-14-M) Avaliar via análise sensorial por eficácia percebida a redução de rugas

Leia mais

A Savita apresenta um conceito inovador em reeducação corporal no Recife.

A Savita apresenta um conceito inovador em reeducação corporal no Recife. A Savita apresenta um conceito inovador em reeducação corporal no Recife. Contamos com uma equipe de especialistas em Fisioterapia e Educação Física sob a coordenação técnica da fisioterapeuta Fátima Tedim,

Leia mais

Recursos terapêuticos utilizados no tratamento do Fibro Edema Gelóide

Recursos terapêuticos utilizados no tratamento do Fibro Edema Gelóide Recursos terapêuticos utilizados no tratamento do Fibro Edema Gelóide Resumo Autoras: Marcela Tofoli Voltarelli Renata Aparecida Picoli Vilcéia Cristina de Carvalho Professora Orientadora: Ms. Giovana

Leia mais

Lista de Workshops 4 Horas cada Origens

Lista de Workshops 4 Horas cada Origens Lista de Workshops 4 Horas cada Origens Workshop de Massagem de Pedras Quentes 4 Horas A Massagem Geotermal é uma terapia corporal holística, que utiliza pedras vulcânicas, basálticas, aquecidas, para

Leia mais

ULTRASSOM NO TRATAMENTO DE FIBROEDEMA GELÓIDE

ULTRASSOM NO TRATAMENTO DE FIBROEDEMA GELÓIDE ULTRASSOM NO TRATAMENTO DE FIBROEDEMA GELÓIDE Brenda Camile Kuhle 1, Silvia Patrícia de Oliveira 2 1 Acadêmica do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética da Universidade Tuiuti do Paraná (Curitiba,

Leia mais

Esta patologia ocorre quando existe um stress na epífise de crescimento próximo a área da tuberosidade tibial.

Esta patologia ocorre quando existe um stress na epífise de crescimento próximo a área da tuberosidade tibial. INTRODUÇÃO Osgood-Schlatter (OS) constitui uma doença osteo-muscular, extra articular, comum em adolescentes (esqueleto em desenvolvimento). Surge na adolescência na fase denominada estirão do crescimento.

Leia mais

Relatório dos testes e estudos de mercado

Relatório dos testes e estudos de mercado Relatório dos testes e estudos de mercado MARCAS: Bio-Oil Cellulase Paranix PRODUTOS: Bio-Oil Óleo Gama Cellulase Gama Paranix CATEGORIA: Anti-estrias Anticelulíticos Tratamento de piolhos Fevereiro 2017

Leia mais

O spa Refúgio do Império conta com uma equipe de profissionais preparados para atendê-los num ambiente tranquilo e agradável.

O spa Refúgio do Império conta com uma equipe de profissionais preparados para atendê-los num ambiente tranquilo e agradável. O spa Refúgio do Império conta com uma equipe de profissionais preparados para atendê-los num ambiente tranquilo e agradável. Considerado uma referência em wellness, o nosso spa oferece praticas terapêuticas-corporais,

Leia mais

de 10 a 19 anos completos. (OMS)

de 10 a 19 anos completos. (OMS) ADOLESCÊNCIA de 10 a 19 anos completos. (OMS) adolescência começa com a primeira manifestação da puberdade e termina no momento em que o desenvolvimento físico está quase concluído. (English, 1958) http://www.efdeportes.com/efd149/crescimento-fisico-de-criancas-de-10-a-14-anos.htm

Leia mais

VASOS E NERVOS DO MEMBRO INFERIOR

VASOS E NERVOS DO MEMBRO INFERIOR UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Instituto de Ciências Biomédicas Departamento de Anatomia VASOS E NERVOS DO MEMBRO INFERIOR Profa. Elen H. Miyabara elenm@usp.br Medula Espinal Componentes dos nervos espinais

Leia mais

LIPOASPIRAÇÃO 01) P: QUANTOS QUILOS VOU EMAGRECER COM A LIPOASPIRAÇÃO?

LIPOASPIRAÇÃO 01) P: QUANTOS QUILOS VOU EMAGRECER COM A LIPOASPIRAÇÃO? LIPOASPIRAÇÃO Este procedimento cirúrgico tem a finalidade de remodelar o contorno corporal, através da remoção por aspiração controlada a vácuo, de gordura localizada em diferentes regiões do corpo, que

Leia mais

Endereço: Bairro Nº Cidade UF Complemento E-mail Telefone: ( ) Celular: ( )

Endereço: Bairro Nº Cidade UF Complemento E-mail Telefone: ( ) Celular: ( ) 1 FICHA Nº DATA: / / HORA: : DADOS DO CLIENTE CADASTRO Nº Nome: Endereço: Bairro Nº Cidade UF Complemento E-mail Telefone: ( ) Celular: ( ) Estado Civil: Casado(a) Solteiro(a) Possui Filhos? Sim Não Data

Leia mais

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) CAPÍTULO I - CONCEITUAÇÃO E OBJETIVOS Art. 1º - O Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, é uma atividade acadêmica curricular do Curso de Enfermagem devendo

Leia mais

TÍTULO: ÍNDICE DE CONICIDADE EM ADULTOS SEDENTÁRIOS DA CIDADE DE CAMPO GRANDE-MS

TÍTULO: ÍNDICE DE CONICIDADE EM ADULTOS SEDENTÁRIOS DA CIDADE DE CAMPO GRANDE-MS Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: ÍNDICE DE CONICIDADE EM ADULTOS SEDENTÁRIOS DA CIDADE DE CAMPO GRANDE-MS CATEGORIA: EM ANDAMENTO

Leia mais

TRATAMENTO COM ELETROLIPOFORESE PARA FIBRO EDEMA GELÓIDE EM REGIÃO GLÚTEA

TRATAMENTO COM ELETROLIPOFORESE PARA FIBRO EDEMA GELÓIDE EM REGIÃO GLÚTEA TRATAMENTO COM ELETROLIPOFORESE PARA FIBRO EDEMA GELÓIDE EM REGIÃO GLÚTEA RINALDI, C. L.W.; SPESSATO, L. C. Resumo: O objetivo do presente estudo foi avaliar o benefício da eletrolipoforese no tratamento

Leia mais

Programa de Estudo do Meio / Ciências da Natureza 3º ano

Programa de Estudo do Meio / Ciências da Natureza 3º ano Programa de Estudo do Meio / Ciências da Natureza 3º ano Introdução: Todas as crianças possuem um conjunto de experiências e saberes que foram acumulando ao longo da sua vida, no contacto com o meio que

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA EM CIRURGIA PLÁSTICA E ESTÉTICA

DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA EM CIRURGIA PLÁSTICA E ESTÉTICA 1 DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA EM CIRURGIA PLÁSTICA E ESTÉTICA A padronização da documentação fotográfica é fundamental na cirurgia plástica. Historicamente, a documentação fotográfica tem suas origens no

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Enfermagem; Feridas; Úlcera Venosa; Pé diabético.

PALAVRAS-CHAVE Enfermagem; Feridas; Úlcera Venosa; Pé diabético. 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais

BTL-6000 Lymphastim SISTEMA DE PRESSOTERAPIA DA BTL PARA A ÁREA DE MEDICINA ESTÉTICA E REABILITAÇÃO

BTL-6000 Lymphastim SISTEMA DE PRESSOTERAPIA DA BTL PARA A ÁREA DE MEDICINA ESTÉTICA E REABILITAÇÃO BTL-6000 Lymphastim SISTEMA DE PRESSOTERAPIA DA BTL PARA A ÁREA DE MEDICINA ESTÉTICA E REABILITAÇÃO TECNOLOGIA O sistema linfático humano é responsável por remover o fluido intersticial dos tecidos. Ele

Leia mais

ATUAÇÃO DA DRENAGEM LINFATICA MANUAL NO EDEMA DE MEMBROS INFERIORES EM IDOSOS

ATUAÇÃO DA DRENAGEM LINFATICA MANUAL NO EDEMA DE MEMBROS INFERIORES EM IDOSOS ATUAÇÃO DA DRENAGEM LINFATICA MANUAL NO EDEMA DE MEMBROS INFERIORES EM IDOSOS Trueycen Kely Pires Ramires Rachel de Faria Abreu, Blair José Rosa Filho Alexandre Paixão de Moraes Alexandre Pereira dos Santos

Leia mais

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA 1 a Atividade Física 2013.indd 1 09/03/15 16 SEDENTARISMO é a falta de atividade física suficiente e pode afetar a saúde da pessoa. A falta de atividade física

Leia mais

Benefícios da Massagem para a Coluna

Benefícios da Massagem para a Coluna Massagem para dores na coluna em São José SC - Vico Massagista - Massoterapia, Quiropraxia e Acupuntura (48) 3094-5746 MASSAGEM TERAPÊUTICA, MASSOTERAPIA, QUIROPRAXIA E ACUPUNTURA EM SÃO JOSÉ (SC) - VICO

Leia mais

SESEB - COMUNIDADE TERAPEUTICA BATUÍRA CENTRO DE ACOLHIMENTO PARA IDOSOS PROJETO SOCIAL HIDROGINÁSTICA PARA IDOSOS

SESEB - COMUNIDADE TERAPEUTICA BATUÍRA CENTRO DE ACOLHIMENTO PARA IDOSOS PROJETO SOCIAL HIDROGINÁSTICA PARA IDOSOS SESEB - COMUNIDADE TERAPEUTICA BATUÍRA CENTRO DE ACOLHIMENTO PARA IDOSOS PROJETO SOCIAL HIDROGINÁSTICA PARA IDOSOS BRASÍLIA DF OUTUBRO / 2012 1. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 2. JUSTIFICATIVA 3. OBJETIVO

Leia mais

TÍTULO: AUTORES: e-mail: INSTITUIÇÃO: ÁREA TEMÁTICA Objetivo Geral Objetivos Específicos Metodologia: tratamento individualizado

TÍTULO: AUTORES: e-mail: INSTITUIÇÃO: ÁREA TEMÁTICA Objetivo Geral Objetivos Específicos Metodologia: tratamento individualizado TÍTULO: PROGRAMA DE FISIOTERAPIA DO TRABALHO PROFIT LER/DORT AUTORES: Karina Duarte Souza; Ana Edite Gonçalves; Maria Aparecida Alves; Bethânia Medeiros Lopes; Gaspar de Brito Cavalcante; Adriana Araújo

Leia mais

EXCESSO DE PESO E FATORES ASSOCIADOS EM IDOSOS ASSISTIDOS PELO NASF DO MUNICÍPIO DE PATOS-PB

EXCESSO DE PESO E FATORES ASSOCIADOS EM IDOSOS ASSISTIDOS PELO NASF DO MUNICÍPIO DE PATOS-PB EXCESSO DE PESO E FATORES ASSOCIADOS EM IDOSOS ASSISTIDOS PELO NASF DO MUNICÍPIO DE PATOS-PB Maria Rozimar Dias dos Santos Nóbrega José Maurício de Figueiredo Júnior Faculdades Integradas de Patos FIP

Leia mais

FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL COM PATRICIA FROES (NOV 2017) - LISBOA

FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL COM PATRICIA FROES (NOV 2017) - LISBOA FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL COM PATRICIA FROES (NOV 2017) - LISBOA Esta é uma formação bastante completa na área de corporal e facial que está estruturada sob uma perspetiva de revolução de conceitos

Leia mais

Participante do estudo

Participante do estudo TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO ¹ Eu (nome do participante),carteira de identidade nº,declaro que estou esclarecido (a) sobre os objetivos e procedimentos da pesquisa O efeito da massagem terapêutica

Leia mais

Unidade: Atuação do enfermeiro em Terapias complementares. Revisor Textual: Profa. Dr. Patricia Silvestre Leite Di Iorio

Unidade: Atuação do enfermeiro em Terapias complementares. Revisor Textual: Profa. Dr. Patricia Silvestre Leite Di Iorio Unidade: Atuação do enfermeiro em Terapias complementares Revisor Textual: Profa. Dr. Patricia Silvestre Leite Di Iorio INTRODUÇÃO As terapias complementares são realidade no universo da saúde humana,

Leia mais

Efeitos sistêmicos da drenagem linfática

Efeitos sistêmicos da drenagem linfática 1 Efeitos sistêmicos da drenagem linfática Lohaina Benson C. A. de Melo Cortez 1 lohaina@gmail.com Dayana Priscila Maia Mejia 2 Pós-graduação em Fisioterapia Dermato-Funcional Faculdade Ávila Resumo O

Leia mais

Tratamento da Celulites com o Swiss EsthetiClast. Apresentador: ENG. ALEC FLINTE E-mail: alec@ecomed.com.br Cel.: 21 9648-5110

Tratamento da Celulites com o Swiss EsthetiClast. Apresentador: ENG. ALEC FLINTE E-mail: alec@ecomed.com.br Cel.: 21 9648-5110 Tratamento da Celulites com o Swiss EsthetiClast Apresentador: ENG. ALEC FLINTE E-mail: alec@ecomed.com.br Cel.: 21 9648-5110 Prefácil Os ajustes da aplicação (Gerador, aplicador, número de sessões e impulsos,

Leia mais

A INFLUÊNCIA DO TRABALHO NO NÍVEL DE ESTRESSE EM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA

A INFLUÊNCIA DO TRABALHO NO NÍVEL DE ESTRESSE EM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA A INFLUÊNCIA DO TRABALHO NO NÍVEL DE ESTRESSE EM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA Byanca Eugênia Duarte Silva Faculdade Santa Maria - byanca_psi@outlook.com Bruna Eugênia Duarte Silva Faculdade Santa Maria - bruninhaeugenia@hotmail.com

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO CST DE ESTÉTICA E COSMÉTICA

EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO CST DE ESTÉTICA E COSMÉTICA EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO CST DE ESTÉTICA E COSMÉTICA Semestre 1º Nº 1 Componente Curricular: Anatomofisiologia aplicada à Estética 136 Ementário: Estudo dos diversos sistemas orgânicos, correlacionando

Leia mais

Massagem Sueca Relaxante: massagem relaxante que trabalha a tensão muscular do corpo todo e ajuda na circulação sanguínea.

Massagem Sueca Relaxante: massagem relaxante que trabalha a tensão muscular do corpo todo e ajuda na circulação sanguínea. Menu de terapias Terapias Relaxantes Drenagem Linfática Manual: movimentos precisos, realizados em todo corpo, conduzindo a linfa e estimulando as glândulas e que auxiliarão no processo de eliminação de

Leia mais

Drenagem Linfática M n a u n a u l

Drenagem Linfática M n a u n a u l Drenagem Linfática Manual É uma massagem suave realizada com uma pressão adequada e com um movimento plástico das mãos, cuja direção concreta leva a vaziar as vias linfáticas. Está acompanhada por movimentos

Leia mais

Resistência Muscular. Prof. Dr. Carlos Ovalle

Resistência Muscular. Prof. Dr. Carlos Ovalle Resistência Muscular Prof. Dr. Carlos Ovalle Resistência Muscular Resistência muscular é a capacidade de um grupo muscular executar contrações repetidas por período de tempo suficiente para causar a fadiga

Leia mais

Prof. Kemil Rocha Sousa

Prof. Kemil Rocha Sousa Prof. Kemil Rocha Sousa Miostática (miogênica)- A unidade musculotendínea está adaptativamente encurtada com perda significativa de ADM, mas sem patologia muscular específica. Embora possa haver uma redução

Leia mais

TÍTULO: ESTUDO ERGONÔMICO DA POSTURA SENTADA EM COLABORADORAS DE UMA INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO.

TÍTULO: ESTUDO ERGONÔMICO DA POSTURA SENTADA EM COLABORADORAS DE UMA INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO. TÍTULO: ESTUDO ERGONÔMICO DA POSTURA SENTADA EM COLABORADORAS DE UMA INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO. CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE JAGUARIÚNA

Leia mais

METODOLOGIA DO EXAME CLÍNICO

METODOLOGIA DO EXAME CLÍNICO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA 3 o e 4 o Períodos Disciplina: SEMIOLOGIA METODOLOGIA DO EXAME CLÍNICO Parte I Prof.Dr. Lucinei Roberto de Oliveira http://lucinei.wikispaces.com 2014 Levantamentos Epidemiológicos

Leia mais

Isabel Piatti

Isabel Piatti Isabel Piatti isabel@buonavita.com.br LIFE-BREATH MASSAGE Bem estar e qualidade de vida. Diminui estresse e potencializa resultados Isabel Piatti isabel@buonavita.com.br DEFINIÇÃO DE ESTRESSE Estresse

Leia mais

Protocolo Corporal para Flacidez Através da Crioterapia.

Protocolo Corporal para Flacidez Através da Crioterapia. Protocolo Corporal para Flacidez Através da Crioterapia www.lavertuan.com.br Protocolo Corporal para Flacidez através da Crioterapia FLACIDEZ A flacidez se caracteriza pela perda de tonicidade da pele

Leia mais

Tratamento Fisioterapêutico para o Fibro Edema Gelóide

Tratamento Fisioterapêutico para o Fibro Edema Gelóide Tratamento Fisioterapêutico para o Fibro Edema Gelóide RESUMO Physiotherapeutic Treatment for Fibro Edema Geloide Ely Watari 1 Silvia Brambilla Rodrigues 2 Cristina Cardoso Parra 3 O Fibro Edema Gelóide

Leia mais

POSTPARTUM DEEP OSCILLATION PERSONAL POSTPARTUM

POSTPARTUM DEEP OSCILLATION PERSONAL POSTPARTUM POSTPARTUM DEEP OSCILLATION PERSONAL POSTPARTUM Seguro e altamente eficaz no da dor dos seios pós parto e dos canais de leite tapados. Alivio de dor, cicatrização mais rápida e melhoria da ferida cirúrgica

Leia mais

Protocolo do Accent XL

Protocolo do Accent XL Protocolo do Accent XL O Accent XL é um equipamento de radiofreqüência, que opera na faixa 40.68MHZ, freqüência esta liberada para uso médico, podendo-se usar com altas energias. Dentre várias ponteiras

Leia mais

Efeito da Drenagem Linfática na Redução de Edema de Membro Inferior: Estudo de Caso em Pré e Pós-Operatório de Abdominoplastia

Efeito da Drenagem Linfática na Redução de Edema de Membro Inferior: Estudo de Caso em Pré e Pós-Operatório de Abdominoplastia OmniPax Editora Rev Bras Terap e Saúde, 4(1):13-18, 2013 Efeito da Drenagem Linfática na Redução de Edema de Membro Inferior: Estudo de Caso em Pré e Pós-Operatório de Abdominoplastia The Effect of Lymphatic

Leia mais

Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso.

Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso. 1 2 3 4 INSTRUÇÕES Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso. Caso se identifique em qualquer outro local deste Caderno,

Leia mais

Ebook-1 de DICAS As melhores dicas do dia a dia. Neste ebook você terá informações sobre uma técnica usada para alívio da dor muscular.

Ebook-1 de DICAS As melhores dicas do dia a dia. Neste ebook você terá informações sobre uma técnica usada para alívio da dor muscular. Ebook-1 de DICAS As melhores dicas do dia a dia Neste ebook você terá informações sobre uma técnica usada para alívio da dor muscular. Ilma Cabral Fisioterapeuta - Osteopata DO Crefito 15320 01/06/2016

Leia mais

FACULDADE SANTA TEREZINHA - CEST COORDENAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO CRONOGRAMA DE EXTENSÃO 2013

FACULDADE SANTA TEREZINHA - CEST COORDENAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO CRONOGRAMA DE EXTENSÃO 2013 CURSO: BIOFÍSICA FACULDADE SANTA TEREZINHA - CEST MINISTRANTE: Prof. Drª. Adriana Leandro Camara PÚBLICO ALVO: Alunos da área de saúde: Cursos de Fisioterapia,Nutrição,Terapia Ocupacional,Fonoaudiologia,Enfermagem,Farmácia,Odontologia

Leia mais

FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA

FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA A Fisioterapia Pediátrica é o ramo da Fisioterapia que utiliza uma abordagem com base em técnicas neurológicas e cardiorrespiratórias especializadas, buscando integrar os objetivos

Leia mais

EFEITOS DA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL APLICADA EM GESTANTE

EFEITOS DA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL APLICADA EM GESTANTE Ciências da Saúde EFEITOS DA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL APLICADA EM GESTANTE Maria dos Prazeres Carneiro Cardoso 1 Iara Laís Lima de Sousa 2 Narjara Araújo de Souza 3 Resumo Estudo de revisão sistemática

Leia mais

AUTOR(ES): NATÁLIA MAIRA DA SILVA PEREIRA, ÉVELYN DAIANE DA SILVA MELO, SILVANA DOMINGOS ROSSI CERAZE, THAIS FERNANDES LEMES

AUTOR(ES): NATÁLIA MAIRA DA SILVA PEREIRA, ÉVELYN DAIANE DA SILVA MELO, SILVANA DOMINGOS ROSSI CERAZE, THAIS FERNANDES LEMES Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: UTILIZAÇÃO DA RADIOFREQUÊNCIA NA ATENUAÇÃO DAS RUGAS FACIAIS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS

Leia mais

Protocolo Corporal para Redução de Medidas e Celulite com Endermoterapia.

Protocolo Corporal para Redução de Medidas e Celulite com Endermoterapia. Protocolo Corporal para Redução de Medidas e Celulite com Endermoterapia. www.lavertuan.com.br Gordura Localizada Gordura é o que chamamos de tecido subcutâneo ou tecido adiposo, é a camada mais profunda

Leia mais

Chocoterapia. O serviço de chocoterapia apresenta as seguintes categorias de tratamentos:

Chocoterapia. O serviço de chocoterapia apresenta as seguintes categorias de tratamentos: Chocoterapia O serviço de chocoterapia apresenta as seguintes categorias de tratamentos: MASSAGENS DE RELAXAMENTO E HIDRATAÇÃO (COM CACAU E CHOCOLATE) Massagem de Assinatura Ritual "Fábrica do Chocolate"

Leia mais