Perguntas e respostas Workshop validação de métodos analíticos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Perguntas e respostas Workshop validação de métodos analíticos"

Transcrição

1 Perguntas e respostas Workshop validação de métodos analíticos O objetivo de uma validação é demonstrar que o método é apropriado para a finalidade pretendida, ou seja, a determinação qualitativa, semi-quantitativa e/ou quantitativa de fármacos e outras substâncias em produtos farmacêuticos. Gerência Geral de Medicamentos

2 Faz-se necessário avaliar a especificidade da análise de sais inorgânicos quando o método traz análises de identificação que parecem não ser tão conclusivas, tais como desenvolvimento de coloração, turbidez ou formação de precipitado? Se não é conclusivo significa que o método não está apto para essa avaliação ou pode-se utilizar mais de um método de maneira que um método complemente a parte falha do primeiro método. Utilizar métodos complementares para uma resposta conclusiva a partir da garantia da medida analítica.

3 Caso a metodologia tenha uma versão atualizada (exemplo da USP 35 para USP 36) porém não obteve nenhuma alteração de análise, é necessário fazer uma nova validação ou posso revisar a metodologia de análise justificando que não houve alteração de análise, e sim, apenas, atualização de referência? Se não houve mudança alguma na metodologia e condições cromatográfica não haveria a necessidade de revalidação.

4 Em formulações farmacêuticas multiativos, o coeficiente de correlação deve ser avaliado ativo a ativo? Sim. Os coeficientes de correlação (R²) e o de correlação linear (r), usados para avaliar a linearidade de curvas, revelam a relação entre concentração x área, portanto, a linearidade deve ser avaliada ativo por ativo.

5 Durante os ensaios de validação, é possível determinar a especificação de teor para o (s) ativo (s) para a rotina? É importante destacar que os conceitos de validação e especificação do método são distintos. Portanto, não é possível garantir a especificação por meio da validação. O ensaio de validação tem por objetivo demonstrar que o método analítico está apto para quantificar o teor, ou seja, que ele capaz de quantificar a substância em análise o mais próximo possível do real. A especificação é um estudo mais aprofundado que relaciona ao intervalo aceitável para a variação de teor, correlacionando com a segurança e eficácia.

6 Em formulações farmacêuticas multiativos iguais, porém, concentrações diferentes, que compartilham do mesmo método de análise de teor, é possível desenhar um único protocolo de validação de método? É aceitável? Sim, desde que a concentração final das amostras para análise sejam exatamente iguais e que os passos de extração sejam exatamente os mesmos bem como se não houve alterações nos parâmetros cromatográficos.em se tratando de concentrações distintas não é possível.

7 Para métodos de uniformidade de dose em que o método quantitativo é idêntico ao teor, diferindo apenas no preparo de amostra (visto que um dos medicamentos deve ser diluído a partir da forma farmacêutica, e o outro deve partir de uma amostra triturada), qual o nível de prioridade desta validação? Neste caso, como proceder com os testes de exatidão e precisão? A resolução RE n.º 899/2003 não estabelece prioridades para validação, bem como desconhece-se qualquer Guia que estabeleça prioridade. Segundo a 899 é um teste de performance, não tem a mesma prioridade do teor. Se o método for exatamente igual o de teor, ou seja, mesma concentração, pode usar os resultados da exatidão e da precisão. Porém a faixa de linearidade é diferente.

8 Qual o nível de recuperação (exatidão) ideal para os testes de teor, dissolução, produtos de degradação e uniformidade de dose? Em alguns casos, pode não ser viável utilizar os 5% preconizados pela RE 899/03 para o teste de precisão. Como proceder? Aqui tem-se um equívoco, os 5% preconizados pela 899 é para precisão e não exatidão. Quanto ao nível de recuperação (exatidão) para os testes acima relacionados dependerá da concentração ( por exemplo o guia da AOAC traz uma tabela com limites), já os 5% entrará para a discussão do Grupo Revisor da RE n 899/2003.

9 O que é o % intercepto-y? Como ele é calculado? Como estabelecer um critério de aceitação para este parâmetro? A linearidade é avaliada pela relação prevista na equação matemática linear simples onde y=ax+b em que a é o coeficiente angular ou inclinação da reta e b é o intercepto. Para estabelecer critérios para esse parâmetro quanto ao coeficiente angular, deve ser realizado procedimentos estatísticos como análise de regressão, por exemplo, pressupostos de regressão, análise de resíduos, Anova, r 2, teste f, teste t de student para avaliar significância estatística desses parâmetros.

10 Com relação ao IFA, a validação tem que ser a mesma que é feita para o produto final (medicamento)? Os parâmetros da validação são exatamente os mesmos. No entanto, para a validação do método referente ao IFA, deve-se considerar as particularidades relacionadas a rota de síntese do IFA. Já para o produto terminado, leva-se em consideração, as particularidades da formulação e potenciais produtos de degradação.

11 De acordo com a RE 899 de maio de 2003: Limite de Detecção No caso de métodos não instrumentais (CCD, titulação, comparação de cor), esta determinação pode ser feita visualmente, onde o limite de detecção é o menor valor de concentração capaz de produzir o efeito esperado (mudança de cor, turvação, etc). No caso da titulação, vou considerar o LD no momento do ponto de viragem? Sim. Será no ponto de viragem da menor concentração que gera o efeito esperado (mudança de cor, turvação, etc). Como vou documentar na validação? Deve-se anotar o volume e concentração do titulante e determinar o ponto da viragem.

12 Quais testes são importantes nos casos de mudança de site fabricante do ativo? Quais testes de validação são necessários? É necessário proceder com uma validação completa e no caso de matriz e filial, uma vez mantido o mesmo método analítico que foi inicialmente validado em conformidade com a RE 899/2003 e, caso mantidas as mesmas condições de análise, deve ser efetuada uma validação parcial. Avaliar só produto acabado? Não. É necessário avaliar o IFA também. ANVISA

13 Quais testes referentes a insumos são passiveis de validação, sejam provenientes de farmacopeias ou não (ex metais pesados, ph, densidade, resíduo de ignição, etc)? Todos os testes que de utilizarem: técnicas analíticas que façam uso de métodos de cromatografia gasosa (CG) ou cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE); métodos não-cromatográficos, desde que estes ofereçam uma seletividade aceitável (por ex. titulometria,espectrofotometria UV-VIS); testes imunológicos ou microbiológicos, desde que observado o grau de variabilidade usualmente associado a estas técnicas.todos os ensaios destinados a quantificação do ativo e de impurezas e performance e alguns para identificação (ver tabela 1 da resolução RE n.º 899/2003).

14 É necessário realizar os testes de system suitability em todos os parâmetros da validação ou apenas a cada set up de máquina? DPR de injeções de padrões é considerado SST, mesmo em parâmetros de linearidade e especificidade? Deve ser realizado a cada set up da máquina.no entanto, testes de adequação adicionais podem ser executados durante a análise. No caso de métodos que se utilizam de um detector de alta sensibilidade, por exemplo, a solução de sensibilidade pode ser avaliada ao início e ao final da corrida a fim de garantir a performance adequada do detector ao longo da análise. O DPR é utilizado como parâmetro para a verificação da adequabilidade do sistema.

15 Existe algum guia de orientação para valores de recuperação utilizados no teste de exatidão? A RE 899 não traz orientações/ sugestões quanto as recuperações adequadas. Não está previsto na RE 899. Referência podem ser obtidas em artigos científicos e na AOAC, por exemplo.

16 Com relação a transferência de metodologia analítica, gostaríamos de esclarecer a seguinte dúvida:para produtos importados de empresas parceiras (ou seja, não filiadas ao detentor do registro no Brasil), cujo o fabricante do medicamento realiza a análise de controle de qualidade do produto acabado, porém as validações de método do mesmo são realizadas em site diferentes por empresa parceira pertencente ao mesmo grupo, conforme exemplo abaixo: Considerando o exemplo descrito acima, gostaríamos de saber se para fins de registro, é aceito por esta Agência a apresentação de transferência de metodologia analítica do parceiro conforme USP <1224> realizada do Site B para o Site A, na qual é realizada somente a concordância entre resultados obtidos em laboratórios diferentes (Ex: Site A versus Site B), juntamente com a Validação da Metodologia Analítica conforme RE 899/03 realizada pelo Site B, sem que seja necessário a apresentação de uma nova Validação de Metodologia Analítica ou Validação Parcial realizada pelo Site A, visto que tratam-se de empresas do mesmo grupo. Para empresas na situação de matriz/filial a RE 899 prevê a avaliação dos parâmetros de precisão (repetibilidade, intermediária), especificidade e linearidade pela filial bem como a apresentação de cópia de toda a documentação original da validação contemplando todos os parâmetros previstos na RE 899/2003.Para a validação parcial consideram-se a mesma metodologia e condições cromatográficas aplicadas pela matriz. A RDC 31/2010 prevê além dos parâmetros citados a realização do parâmetro exatidão. No caso de não filiadas, a validação deverá ser completa.

17 Range de linearidade para teste de performance - Dissolução: A resolução RE 899/03 demonstra em sua tabela 3 no item 2.3 Intervalo, um valor de +/- 20% sobre o valor especificado para o intervalo. Portanto, devemos considerar o valor adotado para o Q (especificado) ou valor de 100% para o concentração teórica do método? A validação do ensaio de dissolução deve ser realizada a partir do perfil de dissolução e, no que se refere à linearidade do método, deve estabelecer limites em relação à porcentagem dissolvida esperada. Assim, a linearidade deve contemplar de -20% da menor concentração esperada a + 20% da maior concentração esperada para o perfil de dissolução.

18 Conforme RE 899, o intervalo utilizado para ensaio de dissolução é de % sobre o valor especificado para o intervalo (Q). No entanto, como utilizamos o ensaio de dissolução para avaliar o perfil de liberação, a avaliação é feita em concentrações iniciais menores (por exemplo: 15% de dissolução no primeiro ponto). Para esta avaliação, devemos validar o método de dissolução em concentrações mais amplas que o intervalo de % sobre o valor especificado para o intervalo (por exemplo: 15% a 120%). Porém, se validarmos neste intervalo, a validação de dissolução ficará em desacordo com a legislação e se validarmos no intervalo de dissolução da RE 899, alguns pontos do perfil não estarão no range validado. Sendo assim, gostaríamos de saber se poderemos utilizar este range maior contemplando os cinco pontos neste intervalo? A validação do ensaio de dissolução deve ser realizada a partir do perfil de dissolução e, no que se refere à linearidade do método, deve estabelecer limites em relação à porcentagem dissolvida esperada. Assim, a linearidade deve contemplar de -20% da menor concentração esperada a + 20% da maior concentração esperada para o perfil de dissolução. O intervalo deverá contemplar o mínimo de 5 pontos e caso necessário poderá contemplar mais pontos a fim de determinar a curva de linearidade.

19 No teste de robustez de um determinado método, quais são os critérios de aceitação a serem utilizados? É necessário apenas verificar se os testes de adequação de sistema (Tailing, Resolução, Eficiência, Fator de capacidade, entre outros) cumprem com o especificado ou é necessário avaliar algum parâmetro específico para a amostra? Ou seja, durante o teste de robustez é necessário avaliar também a solução amostra (cumpre com os limites de especificação de Teor / Impurezas)? Um método robusto tem a capacidade de não ser afetado por uma pequena e deliberada modificação em seus parâmetros, ou seja, os parâmetros que a empresa determinou para considerar o seu método apto (Tailing, Resolução, Eficiência, Fator de capacidade, entre outros, casos esses tenham sido escolhidos). A robustez de um método de teor, por exemplo, deve demonstrar que deliberadas modificações nas condições de análise (em cromatografia pode ser: fluxo, ph, proporção de fase móvel entre outras) não irão afetar a quantificação do princípio ativo. Na robustez, não se aconselha utilizar amostra, pois, no caso de diferença de teor, não há como correlacionar com as sutis diferenças da amostra ou com os problemas relacionados à uniformidade de conteúdo da amostra, por exemplo. O critério de aceitação da variação na robustez é o mesmo para a exatidão.

20 Robustez: A resolução RE 899/03 menciona que o parâmetro de robustez deve ser realizado durante o desenvolvimento do método, pois pequenas variações devem ser avaliadas para definição do método final. Sendo assim, quando deve ser realizado tal parâmetro (desenvolvimento ou validação)? A robustez está relacionada a pequenas alterações do método que podem ocorrer na rotina do laboratório, como troca de marca da coluna, lote de solvente. A RE 899/2003 traz que durante o desenvolvimento da metodologia, devese considerar a avaliação da robustez. No entanto, a RE 899/2003 está sendo revista.

21 Nos estudos de especificidade onde soluções amostras são submetidas a condições de estresse, é exigida uma degradação % mínima para considerar o estudo de estresse válido?! a) Sim, a empresa deve obter uma quantidade apropriada de degradação de 10 a 30%, por exemplo. A empresa pode submeter a amostra a uma condição mais severa de estresse ou apresentar comprovação de que a molécula é estável e que não sofre degradação mesmo em condições drásticas de estresse. Ou seja, após submetida a amostra a uma condição de estresse, calcula-se o % de ativo degradado, caso não seja atingido um percentual mínimo eu devo invalidar este teste e forçosamente submeter a amostra a uma condição semelhante em tempo maior?! b) A degradação deverá ser suficiente a fim de permitir a verificação da formação de produtos de degradação. A empresa deverá utilizar método pertinente que não degrade completamente a amostra e inviabilize essa verificação e que gere degradação em ordem suficiente a fim de permitir a avaliação de produtos de degradação.

22 Há alguma norma / diretriz / artigo que estabeleça quais devem ser as condições de estresse (tempo / temperatura / concentração do agente de estresse) mínimos para ser realizado um estudo de estresse?! Existem inúmeras publicações nacional e internacional sobre degradação forçada. Exemplo: Guia WHO Expert Committee on specifications for Pharmaceutical Preparations. Pharmaceutical Development (or preformulations studies). Expert Report Series. Geneve, WHO. 929: 152 estabelece proporções.

23 Especificidade e seletividade: Como e quando "parar" com as degradações forçadas se não geram % satisfatórios? (5-30%) // Robustez, critérios de aceitação, internacionalmente não são definidos...qual é a posição da Anvisa frente a isto? A degradação deverá ser suficiente a fim de permitir a verificação da formação de produtos de degradação. A empresa deverá utilizar método pertinente que não degrade completamente a amostra e inviabilize essa verificação e que gere degradação em ordem suficiente a fim de permitir a avaliação de produtos.

24 No teste de especificidade, a legislação requer a degradação forçada, esse teste precisa realmente ser realizado na validação ou isso é aplicável somente para o desenvolvimento analítico ou quando não se tem os padrões de impurezas? O teste de degradação tem a finalidade de avaliar o comportamento do medicamento diante de uma situação de estresse e prever quais possíveis impurezas podem originar dessa situação. A empresa deve desafiar seu produto e avaliar se sua metodologia é suficientemente seletiva. Nem sempre estão disponíveis para aquisição todos os padrões de impureza, a empresa deverá, portanto, conhecer seu produto e desafiá-lo. A RE 899/2003 contempla a realização desse teste na validação da metodologia, embora também seja possível no desenvolvimento. No entanto, os dados deverão ser demonstrados para Anvisa.

25 Item Ensaio Especificidade e Seletividade (item ): Quando a empresa não possui no lab. Controle da Qualidade um equipamento com detector DAD ou um detector de massa, como deve ser feito o ensaio de "Pureza de picos". Este ensaio pode ser terceirizado em outro laboratório? Sim, desde que sejam tomadas as devidas precauções de transferência de método e rastreabilidade para o laboratório terceirizado. Esse, preferencialmente, deverá ser habilitado pela Anvisa (EQFAR), reblado (ANALI), ou pertencentes a universidades.

26 Ainda referente a Especificidade e Seletividade, posso determinar que um pico pertence a uma molécula pelo peso molecular da mesma quando ela e outra possui o mesmo tempo de retenção? Se duas moléculas possuem o mesmo tempo de retenção então os picos estão sobrepostos. Nesse caso, possivelmente, houve a coeluição de picos e a metodologia não é seletiva.

27 Como é realizado o cálculo de pureza de um determinado pico em cromatografia? A empresa é responsável por apresentar o racional correto para o cálculo da pureza. Todavia, o cálculo de pureza em essência deve demonstrar a homogeneidade espectral do pico de forma a garantir que o pico do ativo é atribuído a um único componente. O cálculo deverá ser realizado de acordo com o equipamento que se opera e metodologia aplicada para tal. A avaliação é realizada considerando a técnica e metodologia desenvolvida.

28 O que determina o valor (%) mínimo a ser aceito para LDD e LDQ?! É a sensibilidade analítica do equipamento e do método em conseguir avaliar as diferenças entre sinal e ruído, conseguindo separar o que é um pico cromatográfico do que é um ruído.

29 Pureza de Pico: Recebemos exigências determinando o valor de 0,99, mas este não é determinado na RE 899/03, não é definido um critério de aceitação. E além disso temos diferentes softwares de equipamentos, que em seus manuais nos dão diferentes valores de aceitação. Como por exemplo o Ezchorm que nos dá um valor aprovado para pureza de pico de no mínimo 0,95 e no Empower temos um valor de aproximadamente 12. Como definir um valor de aceitação para Pureza de Pico? O critério de aceitação está relacionada a sensibilidade do programa computacional utilizado para verificar a pureza do pico e da avaliação do analista.o cálculo de pureza em essência deve demonstrar a homogeneidade espectral do pico de forma a garantir que o pico do ativo é atribuído a um único componente. O cálculo deverá ser realizado de acordo com o equipamento que se opera e metodologia aplicada para tal. A avaliação é realizada considerando a técnica e metodologia desenvolvida. Assim, a empresa deverá se atentar com a correta execução do método.

30 Em casos em que determinamos a pureza de pico na seletividade do produto acabado, é necessário a utilização do placebo para comprovar a seletividade? Sim porque quando a amostra for estressada perde-se a rastreabilidade dos picos, ou seja, não se sabe a origem dos picos. Nesse caso, para exatidão, não podemos utilizar apenas o ativo. Deve-se utilizar placebo, placebo contaminado, ativo isolado.

31 a Qual o critério a ser utilizado para estabelecer qual a faixa a ser aplicada para Linearidade quando é realizada validação de Substâncias Relacionadas ou Impurezas Desconhecidas?! E assim, obter os respectivos valores de LDD e LDQ? A determinação de LD e LQ segue o previsto na RE 899/2003. Possuindo o padrão da impureza é possível perfeitamente a realização do LDD e LDQ e a linearidade pode ser estabelecida a partir da especificação definida para a impureza a 120% desse valor conforme consta na RE 899/2003. Em caso de impurezas conhecidas e devidamente caracterizadas e purificadas pode-se usar o devido padrão de referência. Mas em caso de impurezas desconhecidas os respectivos padrões não estão disponíveis. Na ausência de padrão, a empresa deve demonstrar a aplicabilidade da normalização de área, ou seja, correlação de área com a área do ativo.

32 Na Tabela 3. Limites porcentuais do teor do analito que devem estar contidos no intervalo da linearidade para alguns métodos analíticos da RDC 899 de maio de 2003 especifica que, para Determinação de impurezas: Do nível de impureza esperado até 120% do limite máximo especificado. Quando apresentarem importância toxicológica ou efeitos farmacológicos inesperados, os limites de quantificação e detecção devem ser adequados às quantidades de impurezas a serem controladas. Qual seria o intervalo ideal? E o limite máximo especificado para a impureza seria a individual ou a total? O intervalo é o preconizado na RE 899/2003 Do nível de impureza esperado até 120% do limite máximo especificado aceitando limites inferiores mais restritos e superiores mais amplos. O limite máximo é referente à impureza individual. Isso é aplicável para métodos quantitativos.

33 Impurezas - De acordo com a RE 899/03, o range de linearidade para impurezas deve ser realizado do nível de impurezas esperado até 120% do limite máximo. Mas o limite máximo não seria o esperado, ou seja, 100%? Portanto, porque validar até 120% se 101% do especificado já reprovaria, estaria fora do especificado? A RE 899/2003 está harmonizada com outros guias internacionais como o Guia do ICH Q2(R1)e cobre faixa suficiente a fim de determinar a curva analítica para impurezas ao se considerar que, na maioria dos casos, as quantidades de impurezas são muito baixas. Uma faixa mais ampla que o esperado agrega maior confiabilidade analítica especificamente para esse teste.

34 Obrigada!

VALIDAÇÃO DE MÉTODOS ANALÍTICOS

VALIDAÇÃO DE MÉTODOS ANALÍTICOS VALIDAÇÃO DE MÉTODOS ANALÍTICOS RE nº 899, de 2003 da ANVISA - Guia para validação de métodos analíticos e bioanalíticos; Validation of analytical procedures - UNITED STATES PHARMACOPOEIA - última edição;

Leia mais

26/03/2015 VALIDAÇÃO CONTROLE FÍSICO-QUÍMICO DA QUALIDADE RDC 899/2003. Por que validar? OBJETIVO DA VALIDAÇÃO:

26/03/2015 VALIDAÇÃO CONTROLE FÍSICO-QUÍMICO DA QUALIDADE RDC 899/2003. Por que validar? OBJETIVO DA VALIDAÇÃO: VALIDAÇÃO CONTROLE FÍSICO-QUÍMICO DA QUALIDADE RDC 899/2003 VALIDAÇÃO: ato documentado que atesta que qualquer procedimento, processo, equipamento, material, operação ou sistema realmente conduza aos resultados

Leia mais

Definição. RDC 17: 16 de abril de Validação de metodologia analítica

Definição. RDC 17: 16 de abril de Validação de metodologia analítica Validação de metodologia analítica Definição RDC 17/2010: Ato documentado que atesta que qualquer procedimento, processo, equipamento, operação, material ou sistema realmente conduza ao resultado esperado.

Leia mais

Impurezas e Degradação Forçada

Impurezas e Degradação Forçada Impurezas e Degradação Forçada Aspectos regulatórios no Brasil Introdução Aspectos legais Lei n 6.360, de 23 de setembro de 1976: Art. 16. O registro de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos,

Leia mais

Validação de Metodologia Analítica. João Cristiano Ulrich

Validação de Metodologia Analítica. João Cristiano Ulrich Validação de Metodologia Analítica João Cristiano Ulrich Documentos de referência: -RDC n 0. 48, de 25 de outubro de 2013, ANVISA -DOQ-CGCRE-008: Orientação sobre validação de métodos analíticos. Documento

Leia mais

Diário Oficial da União Seção 1 DOU 02 de junho de 2003 [Página 56-59]

Diário Oficial da União Seção 1 DOU 02 de junho de 2003 [Página 56-59] *Este texto não substitui o publicado do Diário Oficial da União* Diário Oficial da União Seção 1 DOU 02 de junho de 2003 [Página 56-59] RESOLUÇÃO-RE Nº 899, DE 29 DE MAIO DE 2003 O Adjunto da Diretoria

Leia mais

Seleção de um Método Analítico. Validação e protocolos em análises químicas. Validação de Métodos Analíticos

Seleção de um Método Analítico. Validação e protocolos em análises químicas. Validação de Métodos Analíticos Seleção de um Método Analítico Capítulo 1 SKOOG, D.A.; HOLLER, F.J.; NIEMAN, T.A. Princípios de Análise Instrumental. 5 a edição, Ed. Bookman, Porto Alegre, 2002. Validação e protocolos em análises químicas

Leia mais

Validação de processos em farmácia oncológica Marcos Coelho Soares

Validação de processos em farmácia oncológica Marcos Coelho Soares Validação de processos em farmácia oncológica Marcos Coelho Soares De acordo com a Resolução RDC 96/2008 da Agência de Vigilância Sanitária declaro que desempenhei o papel de SPEAKER para as seguintes

Leia mais

Biofarmacotécnica. Planejamento de Estudos de Biodisponibilidade Relativa e Bioequivalência de Medicamentos

Biofarmacotécnica. Planejamento de Estudos de Biodisponibilidade Relativa e Bioequivalência de Medicamentos Biofarmacotécnica Planejamento de Estudos de Biodisponibilidade Relativa e Bioequivalência de Medicamentos Introdução RES 60/14: Dispõe sobre os critérios para concessão e renovação de registro de medicamentos

Leia mais

Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 58, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2013.

Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 58, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2013. ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 58, DE 20 DE DEZEMBRO

Leia mais

Validação: o que é? MOTIVOS PARA VALIDAR O MÉTODO: MOTIVOS PARA VALIDAR O MÉTODO: PROGRAMA DE SEGURANÇA DE QUALIDADE ANALÍTICA

Validação: o que é? MOTIVOS PARA VALIDAR O MÉTODO: MOTIVOS PARA VALIDAR O MÉTODO: PROGRAMA DE SEGURANÇA DE QUALIDADE ANALÍTICA Validação: o que é? Processo que busca assegurar a obtenção de resultados confiáveis, válidos, pelo uso de determinado método analítico. É um item essencial do PROGRAMA DE SEGURANÇA DE QUALIDADE ANALÍTICA

Leia mais

Ensaios de Bioequivalência Etapa Analítica

Ensaios de Bioequivalência Etapa Analítica Ensaios de Bioequivalência Etapa Analítica método analítico validado Técnicas de quantificação de fármacos em amostras biológicas: cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE, HPLC high performance

Leia mais

Conselho Regional de Química IV Região (SP)

Conselho Regional de Química IV Região (SP) Conselho Regional de Química IV Região (SP) Orientações básicas para validação de metodologias analíticas Ministrante: João Cristiano Ulrich Mestrado e Doutorado pelo Ipen/USP e mail: jculrich@ig.com.br

Leia mais

5 Parte experimental Validação analítica

5 Parte experimental Validação analítica 58 5 Parte experimental Validação analítica A validação analítica busca, por meio de evidências objetivas, demonstrar que um método produz resultados confiáveis e adequados ao uso pretendido 40. Para isso,

Leia mais

QUI 154/150 Química Analítica V Análise Instrumental. Aula 1 Introdução a Química Analítica Instrumental Parte 2

QUI 154/150 Química Analítica V Análise Instrumental. Aula 1 Introdução a Química Analítica Instrumental Parte 2 Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Instituto de Ciências Exatas Depto. de Química QUI 154/150 Química Analítica V Análise Instrumental Aula 1 Introdução a Química Analítica Instrumental Parte

Leia mais

5. Resultados e Discussão

5. Resultados e Discussão 47 5. Resultados e Discussão 5.1.1. Faixa de trabalho e Faixa linear de trabalho As curvas analíticas obtidas são apresentadas na Figura 14 e Figura 16. Baseado no coeficiente de determinação (R 2 ) encontrado,

Leia mais

Validação de Métodos Analíticos

Validação de Métodos Analíticos METROALIMENTOS Validação de Métodos Analíticos São Paulo, 25 de setembro de 2008 1 Validação (NBR ISO IEC 17025 item 5.4.5.1) É a confirmação por fornecimento de evidência objetiva, que os requisitos específicos

Leia mais

VALIDAÇÃO DE MÉTODO INDICATIVO DA ESTABILIDADE POR HPLC PARA DETERMINAÇÃO SIMULTÂNEA DE TADALAFILA E SILDENAFILA

VALIDAÇÃO DE MÉTODO INDICATIVO DA ESTABILIDADE POR HPLC PARA DETERMINAÇÃO SIMULTÂNEA DE TADALAFILA E SILDENAFILA VALIDAÇÃO DE MÉTODO INDICATIVO DA ESTABILIDADE POR HPLC PARA DETERMINAÇÃO SIMULTÂNEA DE TADALAFILA E SILDENAFILA 1. INTRODUÇÃO A produção de medicamentos falsificados é um problema criminal que implica

Leia mais

Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Consulta Pública n 129, de 12 de fevereiro de 2016 D.O.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária.  Consulta Pública n 129, de 12 de fevereiro de 2016 D.O. Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br Consulta Pública n 129, de 12 de fevereiro de 2016 D.O.U de 15/02/2016 A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso

Leia mais

Etapa Analítica Tarefa

Etapa Analítica Tarefa Etapa Analítica Tarefa Tendo por base o artigo disponibilizado (Kano, E.K.; Serra, C.H.D.R.; Koono, E.E.M.; Fukuda, K.; Porta, V. An efficient HPLC-UV method for the quantitative determination of cefadroxil

Leia mais

VALIDAÇÃO DE MÉTODO ANALÍTICO DENTRO DO CONTEXTO. DA INDÚSTRIA BRASILEIRA: análise crítica. Ronaldo Chan Fu Yi

VALIDAÇÃO DE MÉTODO ANALÍTICO DENTRO DO CONTEXTO. DA INDÚSTRIA BRASILEIRA: análise crítica. Ronaldo Chan Fu Yi UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS Curso de Graduação em Farmácia-Bioquímica VALIDAÇÃO DE MÉTODO ANALÍTICO DENTRO DO CONTEXTO DA INDÚSTRIA BRASILEIRA: análise crítica Ronaldo

Leia mais

QUI 154/150 Química Analítica V Análise Instrumental. Aula 1 Introdução a Química Analítica Instrumental Parte 2

QUI 154/150 Química Analítica V Análise Instrumental. Aula 1 Introdução a Química Analítica Instrumental Parte 2 Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Instituto de Ciências Exatas Depto. de Química QUI 154/150 Química Analítica V Análise Instrumental Aula 1 Introdução a Química Analítica Instrumental Parte

Leia mais

Diário Oficial da União Suplemento DOU 01 de agosto de 2005 [Página 01-02]

Diário Oficial da União Suplemento DOU 01 de agosto de 2005 [Página 01-02] *Este texto não substitui o publicado do Diário Oficial da União* Diário Oficial da União Suplemento DOU 01 de agosto de 2005 [Página 01-02] AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA RESOLUÇÃO - RE N 1,

Leia mais

Efeito Matriz Comparando-se Inclinação das Curvas

Efeito Matriz Comparando-se Inclinação das Curvas Título do Eixo Avaliação da Seletividade do Método Abs_Concentração Abs_Concentração Matriz Água Concentração Calculada Concentração Teórica Concentração Recuperado Concentração Teórica Concentração Recuperado

Leia mais

QUI 072 Química Analítica V Análise Instrumental. Aula 1 - Estatística

QUI 072 Química Analítica V Análise Instrumental. Aula 1 - Estatística Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Instituto de Ciências Exatas Depto. de Química QUI 072 Química Analítica V Análise Instrumental Aula 1 - Estatística Prof. Dr. Julio C. J. Silva Juiz de For

Leia mais

QUI 154/150 Química Analítica V Análise Instrumental. Aula 1 Introdução a Química Analítica Instrumental Parte 2

QUI 154/150 Química Analítica V Análise Instrumental. Aula 1 Introdução a Química Analítica Instrumental Parte 2 Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Instituto de Ciências Exatas Depto. de Química QUI 154/150 Química Analítica V Análise Instrumental Aula 1 Introdução a Química Analítica Instrumental Parte

Leia mais

Regulação Sanitária de Medicamentos Específicos

Regulação Sanitária de Medicamentos Específicos Regulação Sanitária de Medicamentos Específicos GERÊNCIA GERAL DE MEDICAMENTOS GERÊNCIA DE MEDICAMENTOS ESPECÍFICOS, FITOTERÁPICOS, DINAMIZADOS, NOTIFICADOS E GASES MEDICINAIS Juçara Ribeiro Fortaleza

Leia mais

I Identificação do estudo

I Identificação do estudo I Identificação do estudo Título estudo Validação de método bioanalítico para quantificação de cefadroxil em amostras de plasma para aplicação em ensaios de biodisponibilidade relativa ou bioequivalência

Leia mais

Análise Instrumental. Prof. Elias da Costa

Análise Instrumental. Prof. Elias da Costa Análise Instrumental Prof. Elias da Costa 1-Introdução a Análise Instrumental CLASSIFICAÇÃO DOS MÉTODOS ANALÍTICOS CLASSIFICAÇÃO DOS MÉTODOS INSTRUMENTAIS INSTRUMENTOS PARA ANÁLISE SELEÇÃO DE UM MÉTODO

Leia mais

Workshop de Validação de Metodologia Analítica

Workshop de Validação de Metodologia Analítica Workshop de Validação de Metodologia Analítica Ministrante: Professora Antonia Maria Cavalcanti de Oliveira Dezembro - 2012 Objetivos da Palestra Apresentar a teoria de validação de métodos à luz da Anvisa,

Leia mais

MÉTODOS DE CALIBRAÇÃO

MÉTODOS DE CALIBRAÇÃO MÉTODOS DE CALIBRAÇÃO Sinais obtidos por equipamentos e instrumentos devem ser calibrados para evitar erros nas medidas. Calibração, de acordo com o INMETRO, é o conjunto de operações que estabelece, sob

Leia mais

3 Controlo interno da qualidade dos ensaios

3 Controlo interno da qualidade dos ensaios 3.3.1 Validação Quantificação da recuperação de analito: - Habitualmente, a capacidade do procedimento recuperar o analito adicionado é quantificada através do cálculo da recuperação de analito, R: Teor

Leia mais

MÉTODOS DE DOSEAMENTO

MÉTODOS DE DOSEAMENTO MÉTODOS DE DOSEAMENTO 1) Métodos clássicos de doseamento Os ensaios de potência ou doseamento são aqueles que visam quantificar o teor de substância ativa em medicamentos; A crescente demanda por matérias-primas

Leia mais

Procedimento Complementar para Validação de Métodos Analíticos e Bioanalíticos usando Análise de Regressão Linear

Procedimento Complementar para Validação de Métodos Analíticos e Bioanalíticos usando Análise de Regressão Linear Procedimento Complementar para Validação de Métodos Analíticos e Bioanalíticos usando Análise de Regressão Linear Rogério Antonio de Oliveira 1 Chang Chiann 2 1 Introdução Atualmente, para obter o registro

Leia mais

RESOLUÇÃO RDC N.º 27, DE 17 DE MAIO DE 2012 DOU 22/mai/2012

RESOLUÇÃO RDC N.º 27, DE 17 DE MAIO DE 2012 DOU 22/mai/2012 RESOLUÇÃO RDC N.º 27, DE 17 DE MAIO DE 2012 DOU 22/mai/2012 Dispõe sobre os requisitos mínimos para a validação de métodos bioanalíticos empregados em estudos com fins de registro e pós-registro de medicamentos.

Leia mais

IMPORTÂNCIA DA VALIDAÇÃO BIOANALÍTICA. Farmácia Universidade Federal de Goiás

IMPORTÂNCIA DA VALIDAÇÃO BIOANALÍTICA. Farmácia Universidade Federal de Goiás IMPORTÂNCIA DA VALIDAÇÃO BIOANALÍTICA Hermínia Cristiny Pereira Ribeiro Oliveira a, Sara Carolina da Silva Nascimento a, Marcelo Rodrigues Martins b, Stela Ramirez de Oliveira* a,b a Instituto de Ciências

Leia mais

Aula S03: Validação em Análises Ambientais

Aula S03: Validação em Análises Ambientais LABORATÓRIO DE QUÍMICA AMBIENTAL 2º período de 2013 Aula S03: Validação em Análises Ambientais Prof. Rafael Sousa Departamento de Química UFJF www.ufjf.br/baccan NA QUÍMICA (ANALÍTICA) AMBIENTAL... Sonda

Leia mais

Lista de Exercício 1ª TVC Química Analítica V Teoria (1º Sem 2016)

Lista de Exercício 1ª TVC Química Analítica V Teoria (1º Sem 2016) Lista de Exercício 1ª TVC Química Analítica V Teoria (1º Sem 2016) Skoog Capítulo 5: Erros em análises químicas 5-1. Explique a diferença entre: a) erro constante e erro proporcional b) Erro aleatório

Leia mais

Lista de Exercício 1ª TVC Química Analítica V Teoria (1º Sem 2017) Entregar antes do início da 1ª TVC Terça-feira as 8:00 hs.

Lista de Exercício 1ª TVC Química Analítica V Teoria (1º Sem 2017) Entregar antes do início da 1ª TVC Terça-feira as 8:00 hs. Lista de Exercício 1ª TVC Química Analítica V Teoria (1º Sem 2017) Entregar antes do início da 1ª TVC Terça-feira as 8:00 hs. Skoog Capítulo 5: Erros em análises químicas 5-1. Explique a diferença entre:

Leia mais

I Identificação do estudo

I Identificação do estudo I Identificação do estudo Título estudo Validação de método bioanalítico para quantificação de metronidazol em amostras de plasma para aplicação em ensaios de biodisponibilidade relativa ou bioequivalência

Leia mais

NOTA TÉCNICA n /2015 COISC/GGINP/SUINP/ANVISA COIFA/GGMED/SUMED/ANVISA

NOTA TÉCNICA n /2015 COISC/GGINP/SUINP/ANVISA COIFA/GGMED/SUMED/ANVISA NOTA TÉCNICA n 06-001/2015 COISC/GGINP/SUINP/ANVISA COIFA/GGMED/SUMED/ANVISA Brasília, 08 de setembro de 2015. Assunto: Material de partida nos processos de produção de insumos farmacêuticos ativos obtidos

Leia mais

Lauro de Sena Laurentino - SEAPQ - LAFIQ - DEQUA - Bio-Manguinhos Cláudio Dutra de Figueira - SEPFI LAFIQ DEQUA - Bio-Manguinhos

Lauro de Sena Laurentino - SEAPQ - LAFIQ - DEQUA - Bio-Manguinhos Cláudio Dutra de Figueira - SEPFI LAFIQ DEQUA - Bio-Manguinhos Desenvolvimento e Validação do método de determinação de Fósforo no Polissacarídeo Meningocócico A (PSA) e no Polirribosil Ribitol Fosfato (PRRP) POR ICP-OES Lauro de Sena Laurentino - SEAPQ - LAFIQ -

Leia mais

Faculdade de Imperatriz FACIMP

Faculdade de Imperatriz FACIMP Faculdade de Imperatriz FACIMP Disciplina: Controle de Qualidade de Medicamentos Prof. Dr. Paulo Roberto da Silva Ribeiro 5 o Período de Farmácia e Bioquímica 1 o Semestre de 2007 Prof. Dr. Paulo Roberto

Leia mais

USO DA INCERTEZA DE MEDIÇÃO NA AVALIAÇÃO DE CONFORMIDADE DE MEDICAMENTOS. Noh Ah Jeong

USO DA INCERTEZA DE MEDIÇÃO NA AVALIAÇÃO DE CONFORMIDADE DE MEDICAMENTOS. Noh Ah Jeong UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS Curso de Graduação em Farmácia-Bioquímica USO DA INCERTEZA DE MEDIÇÃO NA AVALIAÇÃO DE CONFORMIDADE DE MEDICAMENTOS Noh Ah Jeong Trabalho de

Leia mais

Título Código Rev. MÉTODOS DE ENSAIO E VALIDAÇÃO DE MÉTODOS MQ-CQMA

Título Código Rev. MÉTODOS DE ENSAIO E VALIDAÇÃO DE MÉTODOS MQ-CQMA 5.4.1. Generalidades Os laboratórios do Centro de Química e Meio Ambiente (CQMA) estabelecem e mantêm procedimentos documentados para os métodos de ensaios que realizam. Nesses procedimentos estão incluídos

Leia mais

7 Determinação de Fe, Ni e V em asfaltenos por extração ácida assistida por ultra-som usando ICP OES

7 Determinação de Fe, Ni e V em asfaltenos por extração ácida assistida por ultra-som usando ICP OES 136 7 Determinação de Fe, Ni e V em asfaltenos por extração ácida assistida por ultra-som usando ICP OES Baseando-se nos bons resultados obtidos descritos no Capítulo 6, com a extração de metais-traço

Leia mais

Requisitos regulatórios para registros de medicamentos

Requisitos regulatórios para registros de medicamentos Requisitos regulatórios para registros de medicamentos Impactos nas embalagens Rio de Janeiro, 09 de abril de 2018 Agenda Panorama registro de medicamentos Requisitos de registro com impacto na embalagem

Leia mais

QUÍMICA ANALÍTICA V 2S Prof. Rafael Sousa. Notas de aula:

QUÍMICA ANALÍTICA V 2S Prof. Rafael Sousa. Notas de aula: QUÍMICA ANALÍTICA V 2S 2011 Aulas 1 e 2 Estatística Aplicada à Química Analítica Prof. Rafael Sousa Departamento de Química - ICE rafael.arromba@ufjf.edu.br Notas de aula: www.ufjf/baccan Discussão dos

Leia mais

WORKSHOP DE VALIDAÇÃO PRINCIPAIS DÚVIDAS RELACIONADAS À CP 129/2016

WORKSHOP DE VALIDAÇÃO PRINCIPAIS DÚVIDAS RELACIONADAS À CP 129/2016 Gerência Geral de Medicamentos e Produtos Biológicos (GGMED) WORKSHOP DE VALIDAÇÃO PRINCIPAIS DÚVIDAS RELACIONADAS À CP 129/2016 Grupo de Trabalho Revisão da RE 899/2003 Agência Nacional de Vigilância

Leia mais

VALIDAÇÃO DA METODOLOGIA ANALÍTICA PARA HIDRÓXIDO DE ALUMÍNIO EM SUSPENSÃO ORAL

VALIDAÇÃO DA METODOLOGIA ANALÍTICA PARA HIDRÓXIDO DE ALUMÍNIO EM SUSPENSÃO ORAL VALIDAÇÃO DA METODOLOGIA ANALÍTICA PARA HIDRÓXIDO DE ALUMÍNIO EM SUSPENSÃO ORAL JOÃO CÉSAR FERREIRA DE ARAÚJO1 CRESCENCIO ANDRADE SILVA FILHO2 GUSTAVO LUIZ B.XAVIER CARDOSO3 PRISCILLA RODRIGUES2 1. Farmacêutico

Leia mais

4 Resultados e Discussão:

4 Resultados e Discussão: 4 Resultados e Discussão: Os resultados obtidos são apresentados e discutidos separadamente a seguir, de acordo com o tipo de amostra objeto de análise: 4.1 Análise de amostras para estudos toxicológicos.

Leia mais

Título: Método de microextração em baixa temperatura, em etapa única, para determinação de resíduos de agrotóxicos em soro sanguíneo

Título: Método de microextração em baixa temperatura, em etapa única, para determinação de resíduos de agrotóxicos em soro sanguíneo Título: Método de microextração em baixa temperatura, em etapa única, para determinação de resíduos de agrotóxicos em soro sanguíneo Autores: SILVA, T. L. R. (thais.lindenberg@ufv.br; Universidade Federal

Leia mais

Estudos de equivalência farmacêutica para registro de medicamentos genéricos no Brasil. Chin Yi Su Renato Kanda Maalouf

Estudos de equivalência farmacêutica para registro de medicamentos genéricos no Brasil. Chin Yi Su Renato Kanda Maalouf Estudos de equivalência farmacêutica para registro de medicamentos genéricos no Brasil Chin Yi Su Renato Kanda Maalouf ESTABELECIMENTO DE PARÂMETROS BIODISPONIBILIDADE INFLUÊNCIAS REGISTRO 2010. Comprovação

Leia mais

BPF BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO PARA EXCIPIENTES FARMACÊUTICOS. RDC nº 34/2015 ANVISA

BPF BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO PARA EXCIPIENTES FARMACÊUTICOS. RDC nº 34/2015 ANVISA Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) no dia 10 de Agosto a RDC nº 34/2015 que determina o cumprimento das Boas Práticas de Fabricação para empresas fabricante de excipientes farmacêuticos. A

Leia mais

USO DE MÉTODOS OFICIAIS

USO DE MÉTODOS OFICIAIS Universidade de São Paulo FBA0201 Bromatologia Básica USO DE MÉTODOS OFICIAIS ERIC DE CASTRO TOBARUELA Farmacêutico UFC Mestrado Ciência dos Alimentos USP Doutorando Ciência dos Alimentos USP TÓPICOS MÉTODOS

Leia mais

Como detectar OGMs? Critérios para métodos para detectar OGMs. Como detectar OGMs? Bioensaios. Western blot 5/10/2011

Como detectar OGMs? Critérios para métodos para detectar OGMs. Como detectar OGMs? Bioensaios. Western blot 5/10/2011 Como detectar OGMs? Critérios para métodos para detectar OGMs Prof. Alan McBride Biotecnologia, CDTec UFPel 2011.2 O que é um OGM? Organismos vivos, tais como plantas, animais e microorganismos, cujo material

Leia mais

ALGUNS ASPECTOS TÉCNICOS SOBRE A VALIDAÇÃO DE LIMPEZA

ALGUNS ASPECTOS TÉCNICOS SOBRE A VALIDAÇÃO DE LIMPEZA ALGUNS ASPECTOS TÉCNICOS SOBRE A VALIDAÇÃO DE LIMPEZA Luiz Carlos Peres Nos dias de hoje uma das maiores dificuldades da indústria farmacêutica é a realização da validação dos processos de limpeza. Embora

Leia mais

Aula 2: Departamento de Química UFJF

Aula 2: Departamento de Química UFJF QUÍMICA ANALÍTICA AMBIENTAL 1º período de 2013 Aula 2: Validação em Análises Ambientais Prof. Rafael Sousa Departamento de Química UFJF www.ufjf.br/baccan NA AULA PASSADA... A QUÍMICA AMBIENTAL é uma ciência

Leia mais

Fundamentos e Formalismos Teóricos da Cromatografia

Fundamentos e Formalismos Teóricos da Cromatografia MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS FLORIANÓPOLIS SANTA CATARINA Fundamentos e Formalismos Teóricos da Cromatografia

Leia mais

Análise de Resíduos de Pesticidas Geisa Resende Novembro/2011

Análise de Resíduos de Pesticidas Geisa Resende Novembro/2011 Análise de Resíduos de Pesticidas Geisa Resende Novembro/2011 Agenda 1. Definição de Resíduos de Pesticidas / Agrotóxicos 2. Estudos de Resíduos 3. Métodos Analíticos: Validação; LOQ / LOD; 4. Expressão

Leia mais

RESOLUÇÃO-RE Nº 91, DE 16 DE MARÇO DE 2004.

RESOLUÇÃO-RE Nº 91, DE 16 DE MARÇO DE 2004. RESOLUÇÃO-RE Nº 91, DE 16 DE MARÇO DE 2004. O Adjunto da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso da atribuição, que lhe confere a Portaria n.º 13, de 16 de janeiro de 2004,

Leia mais

FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS

FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS 1) IDENTIFICAÇÃO Código do documento PV-C-089 Revisão 00 26/08/2014 Título Protocolo de Validação de Método Analítico Físico-Químico do MDP-TEC Classificação Restrito n

Leia mais

VALIDAÇÃO DE MÉTODO ANALÍTICO: DETERMINAÇÃO DE CÁLCIO EM ÁGUAS MÉTODO TITULOMÉTRICO DO EDTA COMPLEXOMETRIA

VALIDAÇÃO DE MÉTODO ANALÍTICO: DETERMINAÇÃO DE CÁLCIO EM ÁGUAS MÉTODO TITULOMÉTRICO DO EDTA COMPLEXOMETRIA VALIDAÇÃO DE MÉTODO ANALÍTICO: DETERMINAÇÃO DE CÁLCIO EM ÁGUAS MÉTODO TITULOMÉTRICO DO EDTA COMPLEXOMETRIA Diego Manica 1, Erlise Loraine Dullius 2 CORSAN, Porto Alegre, Brasil, diego.manica@corsan.com.br

Leia mais

NOÇÕES SOBRE EXPERIMENTOS FATORIAIS

NOÇÕES SOBRE EXPERIMENTOS FATORIAIS 3 NOÇÕES SOBRE EXPERIMENTOS FATORIAIS Planejamento de Experimentos Design of Experiments - DOE Em primeiro lugar devemos definir o que é um experimento: Um experimento é um procedimento no qual alterações

Leia mais

4 Resultados e discussão Validação do método

4 Resultados e discussão Validação do método 4 Resultados e discussão Validação do método A necessidade de se evidenciar a qualidade das medições em Química, pela comparabilidade, rastreabilidade e confiabilidade dos resultados tem sido, cada vez

Leia mais

Determinação de Ácido Ascórbico em Amostras de Mel Utilizando Titulação Iodométrica

Determinação de Ácido Ascórbico em Amostras de Mel Utilizando Titulação Iodométrica Determinação de Ácido Ascórbico em Amostras de Mel Utilizando Titulação Iodométrica Isabella de Avelar Santos 1, Vanézia Liane da Silva 1 1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Sudeste

Leia mais

VALIDAÇÃO DE MÉTODO DE ANÁLISE PARA DETERMINAÇÃO DE MERCÚRIO TOTAL EM AMOSTRAS AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS

VALIDAÇÃO DE MÉTODO DE ANÁLISE PARA DETERMINAÇÃO DE MERCÚRIO TOTAL EM AMOSTRAS AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS VALIDAÇÃO DE MÉTODO DE ANÁLISE PARA DETERMINAÇÃO DE MERCÚRIO TOTAL EM AMOSTRAS AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS Ana M. G. Lima 1 (IC), Lillian M. B. Domingos², Patricia Araujo² e Zuleica C. Castilhos² 1 - Universidade

Leia mais

AVALIAÇÃO DE PUREZA DE MATERIAIS. Principais fontes de impurezas em fármacos e excipientes: São decorrentes do processamento da matéria-prima ou

AVALIAÇÃO DE PUREZA DE MATERIAIS. Principais fontes de impurezas em fármacos e excipientes: São decorrentes do processamento da matéria-prima ou AVALIAÇÃO DE PUREZA DE MATERIAIS Principais fontes de impurezas em fármacos e excipientes: Impurezas inorgânicas Impurezas orgânicas 1) Impurezas inorgânicas São decorrentes do processamento da matéria-prima

Leia mais

Workshop de Laboratórios Sindirações / MAPA Análises de Resíduos de Antibióticos. Novembro 2017

Workshop de Laboratórios Sindirações / MAPA Análises de Resíduos de Antibióticos. Novembro 2017 Workshop de Laboratórios Sindirações / MAPA Análises de Resíduos de Antibióticos Novembro 2017 AGENDA Objetivos Requisito Legal Definições Especificações Métodos OBJETIVOS Segurança Alimentar Exportação

Leia mais

QUI 154/150 Química Analítica V Análise Instrumental. Aula 1 Estatística (parte 1)

QUI 154/150 Química Analítica V Análise Instrumental. Aula 1 Estatística (parte 1) Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Instituto de Ciências Exatas Depto. de Química QUI 154/150 Química Analítica V Análise Instrumental Aula 1 Estatística (parte 1) Prof. Julio C. J. Silva Juiz

Leia mais

Variável (número da variável) Símbolo para variável (-) (+) Emulsão com Triton X-100 Oxigênio (1) a X 1 sem com Quantidade de amostra (2)

Variável (número da variável) Símbolo para variável (-) (+) Emulsão com Triton X-100 Oxigênio (1) a X 1 sem com Quantidade de amostra (2) 95 5 Resultados e discussão: Comparação entre dois procedimentos de emulsificação para a determinação de Cr, Mo, V e Ti em óleo diesel e óleo combustível por ICP OES utilizando planejamento fatorial Neste

Leia mais

Qualidade de fitoterápicos para o registro sanitário. Ivan da Gama Teixeira Vice Presidente Anfarmag

Qualidade de fitoterápicos para o registro sanitário. Ivan da Gama Teixeira Vice Presidente Anfarmag Qualidade de fitoterápicos para o registro sanitário Ivan da Gama Teixeira Vice Presidente Anfarmag Processo magistral Conjunto de operações e procedimentos realizados em condições de qualidade e rastreabilidade

Leia mais

Pesquisador. Planejamento de Experimentos Design of Experiments - DOE NOÇÕES SOBRE EXPERIMENTOS FATORIAIS. 1 - Fixar T e variar P até > Pureza

Pesquisador. Planejamento de Experimentos Design of Experiments - DOE NOÇÕES SOBRE EXPERIMENTOS FATORIAIS. 1 - Fixar T e variar P até > Pureza 3 NOÇÕES SOBRE EXPERIMENTOS FATORIAIS Planeamento de Experimentos Design of Experiments - DOE Em primeiro lugar devemos definir o que é um experimento: Um experimento é um procedimento no qual alterações

Leia mais

Determinação de permanganato em água

Determinação de permanganato em água ESPECTROFOTOMETRIA NO UV-VIS Ficha técnica do equipamento Espectrofotômetro Shimadzu UV-1650PC Fontes de excitação: Lâmpada de deutério e Lâmpada de tungstênio-halogênio Seletores de comprimento de onda:

Leia mais

QUI 072/150 Química Analítica V Análise Instrumental. Aula 1 Introdução A Disciplina

QUI 072/150 Química Analítica V Análise Instrumental. Aula 1 Introdução A Disciplina Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Instituto de Ciências Exatas Depto. de Química QUI 072/150 Química Analítica V Análise Instrumental Aula 1 Introdução A Disciplina Prof. Julio C. J. Silva Juiz

Leia mais

08/11/2015 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE. Amostragem, preparo de amostra e tratamento de dados INTRODUÇÃO

08/11/2015 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE. Amostragem, preparo de amostra e tratamento de dados INTRODUÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE Disciplina: Análise de Alimentos INTRODUÇÃO BROMATOLOGIA: Ciência que estuda os alimentos em sua composição química qualitativa e

Leia mais

Técnicas Analíticas. PROFESSORA: Me. Erika Liz

Técnicas Analíticas. PROFESSORA: Me. Erika Liz Técnicas Analíticas PROFESSORA: Me. Erika Liz Normas e ensaios de identidade Tem por objetivo comprovar que a amostra a ser examinada é a da substância que deve ser. Observação visual cor, aspecto (pó

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA UTILIZAÇÃO E ACREDITAÇÃO DE MÉTODOS DE ENSAIO À PEQUENA ESCALA EM ÁGUAS RESIDUAIS Raquel Freitas APRESENTAÇÃO DA EMPRESA A Águas do Algarve, S.A. (AdA) é responsável por garantir o abastecimento de água

Leia mais

2 As contribuições recebidas serão públicas e permanecerão à disposição de todos no sítio da Anvisa na internet.

2 As contribuições recebidas serão públicas e permanecerão à disposição de todos no sítio da Anvisa na internet. Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br Consulta Pública nº 33, de 28 de junho de 2011 A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso da atribuição que lhe

Leia mais

PADRÃO DE GESTÃO. Aplica-se aos colaboradores do IHEF Medicina Laboratorial contemplados no SGQ.

PADRÃO DE GESTÃO. Aplica-se aos colaboradores do IHEF Medicina Laboratorial contemplados no SGQ. Versão: 2016.00 Pag.: 1 de 8 1. OBJETIVO Este Padrão de Gestão normatiza a gestão da Fase Analítica que estejam contemplados no SGQ, conforme as definições expressas pela Norma de Acreditação PALC, na

Leia mais

Submissão eletrônica de registro (formato ectd) Módulo 3 - Qualidade

Submissão eletrônica de registro (formato ectd) Módulo 3 - Qualidade Submissão eletrônica de registro (formato ectd) Módulo 3 - Qualidade June/2015 / Larissa Engel / v.1 Page 1 Agenda História Tipos de submissões eletrônicas Estrutura do CTD Módule 3 Qualidade Exemplo de

Leia mais

REVISITANDO O ESTADO DA ARTE DA CAPACITAÇÃO METROLÓGICA PARA À QUALIDADE LABORATORIAL: ASPECTOS TÉCNICOS

REVISITANDO O ESTADO DA ARTE DA CAPACITAÇÃO METROLÓGICA PARA À QUALIDADE LABORATORIAL: ASPECTOS TÉCNICOS REVISITANDO O ESTADO DA ARTE DA CAPACITAÇÃO METROLÓGICA PARA À QUALIDADE LABORATORIAL: ASPECTOS TÉCNICOS ATUALIZAÇÃO CALIBRAÇÃO AFERIÇÃO REPETITIVIDADE REPETIBILIDADE ppm mg/l ou mg/kg VVC VV & VC ACREDITAÇÃO

Leia mais

4 Especificidade do método

4 Especificidade do método 4 Especificidade do método Neste Capítulo aborda-se um segundo aspecto da validação de um método analítico através do controle da especificidade do método. A comparação de resultados analíticos pode ser

Leia mais

MEDICAMENTOS. Agência Nacional de Vigilância Sanitária Anvisa. Assunto: Análise de resíduos de agrotóxicos em fitoterápicos

MEDICAMENTOS. Agência Nacional de Vigilância Sanitária Anvisa. Assunto: Análise de resíduos de agrotóxicos em fitoterápicos MEDICAMENTOS Agência Nacional de Vigilância Sanitária Anvisa Assunto: Análise de resíduos de agrotóxicos em fitoterápicos 2ª edição Brasília, 18 de setembro de 2017 Gerência de Medicamentos Específicos,

Leia mais

Lista de Exercício 1ª TVC Química Analítica V Teoria (1º Sem 2018) Entregar antes do início da 1ª TVC Terça-feira as 8:00 hs.

Lista de Exercício 1ª TVC Química Analítica V Teoria (1º Sem 2018) Entregar antes do início da 1ª TVC Terça-feira as 8:00 hs. Lista de Exercício 1ª TVC Química Analítica V Teoria (1º Sem 2018) Entregar antes do início da 1ª TVC Terça-feira as 8:00 hs. A lista está baseada na referência: Skoog, D. A; Fundamentos de Química Analítica,

Leia mais

Implantação do Controle de Qualidade Interno Laboratorial DR. JUNO DAMASCENO

Implantação do Controle de Qualidade Interno Laboratorial DR. JUNO DAMASCENO Implantação do Controle de Qualidade Interno Laboratorial DR. JUNO DAMASCENO LABORATÓRIO CLÍNICO: FASES Sistema de Garantia da Qualidade Clientee Pré-Analítica Analítica Pós-Analítica Laudo Controle de

Leia mais

FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS

FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS 1) IDENTIFICAÇÃO Código do documento PO-LFX-1002 Revisão 07 Data 08/11/2017 Título IDENTIFICAÇÃO DAS FONTES DE INCERTEZA Classificação Restrito n o de páginas 06 n o de

Leia mais

NACIONAL DO MEDICAMENTO E PRODUTOS DE SAÚDE I.P. MINISTÉRIO DA SAÚDE

NACIONAL DO MEDICAMENTO E PRODUTOS DE SAÚDE I.P. MINISTÉRIO DA SAÚDE Direcção de Comprovação da Qualidade (DCQ) Patrícia Catalão Directora do Laboratório de Química e Tecnologia Farmacêuticas AUTORIDADE NACIONAL DO MEDICAMENTO E PRODUTOS DE SAÚDE I.P. MINISTÉRIO DA SAÚDE

Leia mais

SAÚDE & CIÊNCIA EM AÇÃO Revista Acadêmica do Instituto de Ciências da Saúde VALIDAÇÃO DE MÉTODOS ANALÍTICOS NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

SAÚDE & CIÊNCIA EM AÇÃO Revista Acadêmica do Instituto de Ciências da Saúde VALIDAÇÃO DE MÉTODOS ANALÍTICOS NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA 93 VALIDAÇÃO DE MÉTODOS ANALÍTICOS NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA Enicy Cecília dos Santos 1 David Antônio Costa Barros 2 Stela Ramirez de Oliveria 3 RESUMO: Com a criação da política nacional de medicamentos,

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇÃO. AUDITORIA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE Auditados. Tipo de Auditoria: Auditoria Interna: Data Realização: Responsável:

LISTA DE VERIFICAÇÃO. AUDITORIA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE Auditados. Tipo de Auditoria: Auditoria Interna: Data Realização: Responsável: Tipo de Auditoria: Auditoria Interna: Data Realização: LISTA DE VERIFICAÇÃO AUDITORIA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE Auditados Responsável: Norma de Referência: RDC 16:2013 Auditores: Requisito Descrição

Leia mais

Análise de Vitaminas - Cromatografia Prof. Eduardo Purgatto/Neuza Hassimotto Depto. de Alimentos e Nutrição Experimental FCF USP Disciplina de

Análise de Vitaminas - Cromatografia Prof. Eduardo Purgatto/Neuza Hassimotto Depto. de Alimentos e Nutrição Experimental FCF USP Disciplina de Análise de Vitaminas - Cromatografia Prof. Eduardo Purgatto/Neuza Hassimotto Depto. de Alimentos e Nutrição Experimental FCF USP Disciplina de Bromatologia Básica 2018 Vitaminas- Classificação Vitaminas

Leia mais

ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS

ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS Pág. Nº 1/8 Sumário Prefácio 1 Objetivo 2 Referências Normativas 3 Definições 4 Princípios da Marca ABNT Qualidade Ambiental 5 Preparação dos critérios 6 Embalagem 7 Produtos comercializados sob o nome

Leia mais

Validação. Um processo através do qual estudos de laboratório são utilizados para garantir que o método em questão atenda às exigências desejadas

Validação. Um processo através do qual estudos de laboratório são utilizados para garantir que o método em questão atenda às exigências desejadas Validação Conteúdo 1- Planejamento de validação 2- Como proceder para determinar as características de desempenho de métodos 2.1- Aplicabilidade 2.2- Faixa de trabalho 2.3- Linearidade 2.4- Faixa linear

Leia mais

Análise Multivariada Aplicada à Contabilidade

Análise Multivariada Aplicada à Contabilidade Mestrado e Doutorado em Controladoria e Contabilidade Análise Multivariada Aplicada à Contabilidade Prof. Dr. Marcelo Botelho da Costa Moraes www.marcelobotelho.com mbotelho@usp.br Turma: 2º / 2016 1 Agenda

Leia mais

Palavras chave: comprimidos, CLAE, maleato de enalapril, validação

Palavras chave: comprimidos, CLAE, maleato de enalapril, validação Validação parcial da análise de comprimidos de maleato de enalapril 20 mg e verificação da concentração do ativo e produto de degradação enalaprilato em medicamento de referência e similar utilizado em

Leia mais

Química Analítica V 1S Prof. Rafael Sousa. Notas de aula:

Química Analítica V 1S Prof. Rafael Sousa. Notas de aula: Química Analítica V 1S 2013 Aula 3: 13-05 05-2013 Estatística Aplicada à Química Analítica Prof. Rafael Sousa Departamento de Química - ICE rafael.arromba@ufjf.edu.br Notas de aula: www.ufjf.br/baccan

Leia mais

Controle de Qualidade de Fitoterápicos Considerações sobre as propostas do setor produtivo

Controle de Qualidade de Fitoterápicos Considerações sobre as propostas do setor produtivo Controle de Qualidade de Fitoterápicos Considerações sobre as propostas do setor produtivo Gerência de Medicamentos Específicos, Fitoterápicos, Dinamizados, Notificados e Gases Medicinais (GMESP) Brasília,

Leia mais