INTERAÇÕES CULTURAIS, SIMBOLISMO E TRANFORMAÇÕES URBANAS DECORRENTES DO FENÔMENO RELIGIOSO EM JUAZEIRO DO NORTE/CEARÁ

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INTERAÇÕES CULTURAIS, SIMBOLISMO E TRANFORMAÇÕES URBANAS DECORRENTES DO FENÔMENO RELIGIOSO EM JUAZEIRO DO NORTE/CEARÁ"

Transcrição

1 INTERAÇÕES CULTURAIS, SIMBOLISMO E TRANFORMAÇÕES URBANAS DECORRENTES DO FENÔMENO RELIGIOSO EM JUAZEIRO DO NORTE/CEARÁ MARIA ALETHEIA STEDILE BELIZÁRIO Professora Mestre da Universidade Estadual da Paraíba UEPB Centro de Humanidades/Campus III geostedile@hotmail.com 1. INTRODUÇÃO Estudar valores simbólicos e traços culturais é sempre um desafio. A cultura, em sua essência, é sempre permeada de nuances que marcam cada grupo e suas práticas com relação à paisagem. A Geografia Cultural se interessa pelo estudo das paisagens humanas buscando a partir do entendimento geográfico, o conhecimento dos grupos e suas práticas com relação ao meio onde está inserido. A partir dessa abordagem verifica-se a presença de um vasto campo de análise para a Geografia, que se preocupa em estudar as interrelações, os lugares simbólicos e sua interação com a natureza. A análise cultural, nesse artigo, trará o enfoque religioso e as alterações urbanas decorrentes da interação do grupo com o espaço em que está inserido, cabendo ao geógrafo desvendar o simbolismo presente nessa paisagem. Localizada no sul do Estado do Ceará na microrregião do Cariri, a cidade de Juazeiro do Norte figura entre as hierópolis brasileiras por causa de um grande fluxo de devotos que para lá se deslocam em busca de manifestarem sua fé. O fenômeno Padre Cícero é apontado por estudiosos como sendo responsável pela transformação da pequena vila santuário, na principal cidade do Vale do Cariri, um centro urbano que se destaca no Ceará não só do ponto de vista demográfico, mas, principalmente, devido às funções que exerce. Desde a ocorrência do Milagre da Hóstia em 1889, Padre Cícero se tornou um ícone da religiosidade popular no Nordeste, atraindo milhares de fieis e contribuindo para uma série de transformações no espaço urbano da cidade supracitada. A abordagem sobre a religiosidade em Juazeiro do Norte é necessária, pois a modificação espacial gera uma configuração diferente nesse espaço urbano, onde

2 geografia e religião se encontram, moldando uma paisagem diretamente ligada ao sagrado, onde o fluxo de romeiros aumenta, levando a cidade a alterar sua normalidade em função da fé. A emergência do sagrado nessa cidade-santuário possui uma forte influência na configuração da paisagem, (re) organizando o espaço urbano fazendo com que este ganhe um caráter simbólico, durante os diversos períodos onde a religiosidade é mais expressiva. Assim, a especificidade urbana que essa cidade apresenta nos seus diversos tempos sagrados, pressupõe a existência de um impulso religioso que leva o homem a atuar sobre a paisagem, onde o espaço fica adequado a cada período em que o caráter simbólico se manifesta. Diante dessas circunstâncias, o geógrafo interessado em estudar o fenômeno religioso, busca entender as transformações ocorridas no espaço de Juazeiro do Norte e a construção de uma paisagem urbana, onde o arranjo das formas espaciais é o resultado de fatores externos. 2. OBJETIVOS O objetivo dessa pesquisa é identificar as interações culturais e o simbolismo que ocorrem nesse espaço durante os diferentes tempos sagrados, analisando os lugares visitados pelos romeiros em que ocorrem as principais romarias onde, a partir da percepção e vivência das paisagens simbólicas geram uma significativa alteração do espaço urbano. 3. METODOLOGIA Os trabalhos consistiram em atividades de gabinete e de campo. Em gabinete foram levantadas as referências sobre a temática da Geografia Cultural. Em campo, foram adotados como principais instrumentos de coleta de informações a observação participante e registros fotográficos. Assim, o método utilizado será o etnográfico com base teórica alicerçada em autores como Claval, Correa, Rosendahl, Eliade, Durkheim, Claval, entre outros autores que fazem referência ao fenômeno religioso, cultura e simbolismo.

3 4. ENTENDENDO O SIMBOLISMO RELIGIOSO EM JUAZEIRO DO NORTE No espaço urbano, podem-se observar as diversas paisagens que se modificam de acordo com as atividades realizadas em cada lugar com suas diferentes manifestações, tendo caráter simbólico ou não. No caso da cidade-santuário de Juazeiro do Norte, toda sua estrutura original está imbricada de simbolismo, decorrentes do fenômeno Padre Cícero. Para TUAN (...)as paisagens servem como pano de fundo para as atividades humanas... (TUAN; 1980:162), mostrando-se ricas em simbologia, todos os objetos presentes nelas podem ser utilizados e analisados de maneiras diferentes, ou seja, (...) todas as paisagens possuem significados simbólicos porque são o produto da apropriação e transformação do meio ambiente pelo homem. (COSGROVE; 1998:108) Em seus estudos BERQUE (1998), faz uma diferenciação entre dois tipos de paisagens culturais, a paisagem marca e a paisagem matriz 1. Como marca, ela caracteriza um grupo social, ou seja, expressa as características de uma civilização, mas também é considerada como matriz porque relaciona a sociedade com o espaço e com a natureza, marcadas por sua cultura. Assim, a paisagem é capturada por uma sociedade que a produz e a transforma de acordo com seu modo de vida, imprimindo suas marcas e mostrando qual o tipo de relação que mantém com o espaço As cidades de função religiosa devem ser analisadas com todo o seu valor social, levando-se em consideração a sua organização espacial e o papel dos agentes modeladores que imprimiram suas marcas no espaço urbano. Conforme ROSENDAHL (...) os peregrinos, enquanto agentes modeladores do espaço nas cidades santuário tem a importante tarefa simbólica de produzir e reproduzir o arranjo espacial urbano. (ROSENDAHL, 1999:27) 1 Essa caracterização das paisagens - marca e matriz, procura entender a relação do sujeito coletivo com o meio, ou seja, a sociedade que produziu as formas de acordo com suas próprias lógicas, analisando o sentido da paisagem cultural produzida. (BERQUE, 1998)

4 A chegada do Padre Cícero a Juazeiro do Norte em 1872 se destaca como grande impulsionadora do desenvolvimento econômico, político e religioso da cidade. Conhecida na região do Cariri como a Meca do Nordeste, Juazeiro do Norte conta com uma infra-estrutura capaz de receber seus visitantes, seja para manifestarem sua fé, seja para conhecerem a importância de Juazeiro no Nordeste brasileiro. A cultura e a História de Juazeiro do Norte estão bem descritas nos seus monumentos, evidenciando todo simbolismo presente na cidade. Juazeiro do Norte é um dos menores municípios do Estado do Ceará em área, com apenas 219Km², mas é atualmente a maior cidade do interior cearense, contando com uma população de habitantes, além de infra-estrutura e equipamentos urbanos que dão suporte ao crescimento dessa cidade. (IBGE) Padre Cícero Romão Batista nasceu no dia 24 de março do ano de 1844 na cidade de Crato, sendo um entre os três filhos de uma família composta por cinco pessoas. O pai, Joaquim Romão Batista, era um pequeno comerciante em Crato e a mãe, Joaquina Vicência Romana, também conhecida como Dona Quinou, dedicava-se exclusivamente a casa e aos filhos. As irmãs do Padre Cícero chamavam-se Angélica Romana Batista e Maria Angélica Batista, suas companhias durante a infância. BARBOSA (1994:02) No dia 30 de Novembro de 1870, o jovem Cícero é ordenado padre. As solenidades de ordenação se realizaram na Igreja do Seminário da Prainha em Fortaleza, com celebração de Dom Luiz Antonio dos Santos, bispo da Diocese do Ceará (OLIVEIRA, 1974:35). Padre Cícero celebrou a primeira missa no dia 8 de janeiro de 1871, no altar de Nossa Senhora da Penha, na matriz da cidade de Crato, dando início a sua vida apostólica, que levaria o sacerdote, anos mais tarde, a ser conhecido como o Patriarca de Juazeiro. (BARBOSA, 1994:7). O Padre veio pela primeira vez a Juazeiro do Norte no ano de 1871, a convite do professor Semeão Correa, para celebrar a missa de Natal. Como já fazia alguns anos que a pequena vila estava sem capelão, esse Era o primeiro contato do servo de Deus com o seu povo, segundo expressão de BARBOSA (1994:9).

5 O fato que desencadeou a experiência religiosa em Juazeiro do Norte ficou conhecido como MILAGRE DA HÓSTIA. Esse fenômeno aconteceu no dia 01 de março de 1889 e se repetiu em toda primeira sexta-feira de cada mês durante mais de um ano. Os relatos são de que a hóstia se transmutava em sangue quando colocada na boca da beata Maria de Araújo. Há uma clara percepção de como a prática religiosa em sua essência é algo além do sentido original que o objeto transmite. Se a hierofania se manifesta em uma pedra ou em uma árvore, esses objetos perpassam seu sentido original, mostrando-se imbricados de significados, (...) para aqueles que têm uma experiência religiosa, toda a Natureza é suscetível de revelar-se como sacralidade cósmica. O Cosmos, na sua totalidade, pode tornar-se uma hierofania. (ELIADE, 1992:18). No caso específico de Juazeiro do Norte o cerne do simbolismo está na figura do Padre Cícero como elemento central e na beata Maria de Araújo como secundário. A partir desse fenômeno, Juazeiro do Norte passa a atrair pessoas de vários lugares do Ceará e de outros Estados do Nordeste que vinham não só em busca de um milagre, mas também porque queriam fixar residência na pequena vila, o que impulsionou o rápido desenvolvimento urbano do lugar. Foi sem dúvida com a notícia do fenômeno do milagre da hóstia que se espalhou por toda a região, atraindo pessoas que acreditavam ter acontecido um milagre na cidade, que começou a se formar a estrutura sagrada que persiste em Juazeiro do Norte até os dias atuais. Os tempos religiosos de Juazeiro do Norte representam a cultura através dos símbolos presentes nessa hierópolis. Os fiéis estão sempre em contato com diversos símbolos, sendo assim, o simbolismo é o responsável pela organização do espaço, dando sentido a cada uma dessas estruturas sagradas. Em todos os tempos sagrados há um acentuado aumento das atividades comerciais e grande fluxo de pessoas nesse espaço urbano, gerando um forte impacto sobre a paisagem. Percebe-se, então, a relação estreita que existe entre o catolicismo popular e o clero oficial, mesmo o Padre Cícero não sendo oficialmente reconhecido pela igreja católica. Nessa perspectiva o clero tem importância fundamental na organização das

6 práticas religiosas e dos símbolos que darão sustentabilidade à religiosidade presente nesse espaço sagrado. De acordo com ROSENDAHL, Os romeiros imprimem no espaço um extraordinário estado de efervescência religiosa. É através dessa vivência com o sagrado que o peregrino pode ter acesso a uma realidade que transcende este mundo. (ROSENDAHL, 1999:45) Em Juazeiro do Norte, a hierofania é representada pelas estruturas que simbolizam a figura do Padre Cícero, e sua influência sobrepõe-se a algumas dessas estruturas, o que determina marcas importantes no espaço urbano dessa hierópolis e gera uma materialização no espaço, criado pelos fiéis. Dessa forma há uma imbricação entre os elementos que vão compor esse espaço urbano e a relação do ser com seu meio. De acordo com COSTA, A relação entre os elementos: ambiente, paisagem, cultura e religião, fornece-nos a base para que se possa compreender as interações religiogeográficas. Esta relação do homem com a natureza, em que o homem se liga ao sobrenatural numa perspectiva dos símbolos, dá o sentido de como a prática religiosa transforma e caracteriza o espaço geográfico. (COSTA, 1998:15) Dessa forma, espaços sagrados e profanos são estruturados, em Juazeiro do Norte, a partir de um imaginário religioso, denotando características particulares na construção dessa paisagem religiosa, modificando a estrutura urbana nos períodos onde a manifestação do sagrado é mais expressiva, gerando alterações significativas na paisagem urbana desse centro religioso. 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS O modo de estudar o espaço urbano com suas diferentes paisagens imbrica o espaço a um tipo de resposta humana, o que estrutura uma identidade peculiar a cada lugar. No caso específico de Juazeiro do Norte, são os símbolos que circundam a figura do Padre Cícero que caracterizam a cidade enquanto hierópolis. Dessa forma, o imaginário transforma a natureza em materiais simbólicos, através da cultura dominante. A pesquisa focalizou de que forma o consumo do sagrado reforça as transformações dos lugares durante algumas épocas, denotando significativas alterações onde esse sagrado está inserido. Com base nessas características, compreendem-se as

7 especificidades urbanas que uma hierópolis apresenta nos seus diversos tempos sagrados, onde o imaginário toma conta das manifestações, podendo haver uma variação espacial de acordo com cada tempo sagrado, onde o espaço fica adequado ao grupo que atua no espaço de Juazeiro do Norte em cada período em que a religiosidade se manifesta. No caso dessa hierópolis, as funções urbanas convergem para o caráter sagrado que esse espaço determina. A estrutura original da cidade fica adequada ao fluxo de romeiros que se desloca para esse centro religioso. É perceptível a presença de problemas decorrentes desse fluxo migratório temporário. Podemos citar como exemplo a malha viária urbana que não comporta o fluxo de veículos transitando na cidade, causando inúmeros problemas no trânsito. Outro problema é a falta de água para a população local devido ao aumento da população flutuante, fazendo com que o número de pessoas, em determinadas épocas, sejam triplicados. Outra característica negativa é o aumento da violência, já que o efetivo disponibilizado durante as romarias é insuficiente. Quanto aos aspectos positivos, podemos destacar o aquecimento no comércio e nas indústrias da região, já que as pessoas que se deslocam para lá acabam consumindo os mais diversificados produtos, desde alimentos, artigos religiosos, até vestuário e souvenirs. O simbolismo presente em Juazeiro do Norte contribui para a organização do espaço. Os rituais e os símbolos presentes nessa hierópolis consagram o espaço ao ser vivenciado pelos indivíduos que freqüentam essa hierópolis e manifestam suas experiências individuais com o sagrado. Cabe destacar que essa relação divina que o fiel mantém provoca uma ruptura no cotidiano tanto da hierópolis quanto dos romeiros, já que há uma quebra das atividades normais dos mesmos. 6. REFERÊNCIAS BARBOSA, G. M. História do Padre Cícero ao alcance de todos. 2 ed. Juazeiro do Norte: ICVC, p. BELIZÁRIO, M. A. S. Juazeiro do Norte-Ce: Uma hierópolis no sertão Nordestino. Fortaleza: p. Dissertação (Mestrado em Geografia) UECE.

8 . Um olhar geográfico acerca do fenômeno religioso em Juazeiro do Norte/Ceará. In: SEEMAN, et al. Geografias do Cariri Cearense. Fortaleza: Editora Expressão Geográfica, Pg: CORIOLANO, L. N. M. T. O espaço sagrado e o espaço profano nos centros de romaria do Ceará. In : O Ceará : Enfoques Geográficos. Zenilde Baima Amora (org.). FUNECE, COSGROVE, D. A geografia está em toda parte: cultura e simbolismo nas paisagens humanas. In: CORREA, R. L.; ROSENDAHL, Z. (org.). Paisagem, Tempo e Cultura. Rio de Janeiro: EdUERJ, P COSTA, O. J. L. A festa do Senhor do Bonfim em Icó Ce. Uma abordagem da Geografia da Religião. Fortaleza: p. Dissertação (Mestrado em Geografia) UECE. DELLA CAVA, R. Milagre em Joaseiro. Trad. Maria Yedda Linhares. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, p. ELIADE, M. O sagrado e o profano: a essência das religiões. Trad. Rogério Fernandes. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, p. HOLZER, W. Paisagem, imaginário e identidade: alternativas para o estudo geográfico. In: CORREA, R. L.; ROSENDAHL, Z. (org.). Manifestações da Cultura no Espaço. Rio de Janeiro: EdUERJ, P ISAAC, E. Religion, landscape and space. Califórnia n LOPES, R. Padre Cícero. Edições Demócrito Rocha. Fortaleza, Coleção Terra Bárbara 3 NETO, L. Padre Cícero. Poder, fé e guerra no Sertão. Editora Companhia das Letras, São Paulo, OLIVEIRA, A. X. de. O Padre Cícero que eu conheci. Verdadeira História de Juazeiro do Norte. Ed. Henriqueta Galeno. Fortaleza-Ce, ROSENDAHL, Z. Espaço e Religião. Uma abordagem geográfica. Rio de Janeiro: UERJ/NEPEC, p.. O sagrado e o espaço. In: CASTRO, Iná Elias de et al (org.) Explorações geográficas. Percursos do fim do século. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, P

9 . O espaço, o sagrado e o profano. EdUERJ, Rio de Janeiro, Hierópolis: O sagrado e o urbano. Rio de Janeiro: EdUERJ, p. TUAN, Y. F. Topofilia um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. SP. DIFEL, 1980

PRÁTICAS CULTURAIS COMO RESGATE DA IDENTIDADE SOCIAL NO PROJETO DE ASSENTAMENTO (PA) VENEZA, PILÕES/PB

PRÁTICAS CULTURAIS COMO RESGATE DA IDENTIDADE SOCIAL NO PROJETO DE ASSENTAMENTO (PA) VENEZA, PILÕES/PB PRÁTICAS CULTURAIS COMO RESGATE DA IDENTIDADE SOCIAL NO PROJETO DE ASSENTAMENTO (PA) VENEZA, PILÕES/PB Thais dos Santos Taveros Aluna de Graduação em Geografia Universidade Estadual da Paraíba UEPB thaissanto2903@gmail.com

Leia mais

ANÁLISE DO FENÔMENO RELIGIOSO EM GUARABIRA/PB: UM ESTUDO SOBRE A FESTA DE NOSSA SENHORA DA LUZ EM 2017

ANÁLISE DO FENÔMENO RELIGIOSO EM GUARABIRA/PB: UM ESTUDO SOBRE A FESTA DE NOSSA SENHORA DA LUZ EM 2017 ANÁLISE DO FENÔMENO RELIGIOSO EM GUARABIRA/PB: UM ESTUDO SOBRE A FESTA DE NOSSA SENHORA DA LUZ EM 2017 Thaís Dos Santos Taveros; Polyana Raquel Silva do Nascimento; Romário Farias P. dos Santos; Girlene

Leia mais

JUAZEIRO DO NORTE/CE: DA CIDADE DO PADRE CÍCERO A CAPITAL DA FÉ. Universidade Regional do Cariri - URCA e 1

JUAZEIRO DO NORTE/CE: DA CIDADE DO PADRE CÍCERO A CAPITAL DA FÉ. Universidade Regional do Cariri - URCA e   1 JUAZEIRO DO NORTE/CE: DA CIDADE DO PADRE CÍCERO A CAPITAL DA FÉ. Nayanny Bruno de Oliveira Braz1 1 ; Analiane Vidal de Alencar 2 2 ; Laíres Pereira Coêlho Firmino 3. 1 Universidade Regional do Cariri -

Leia mais

COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO. ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 7ºs ANOS

COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO. ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 7ºs ANOS COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO. ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 7ºs ANOS Tema: Deus se mostra as pessoas: o simbolismo nas religiões. CAPÍTULOS 9 AO 12 DO LIVRO DIDÁTICO (RSE). Professor: Roberto

Leia mais

RIF Ensaio Fotográfico

RIF Ensaio Fotográfico RIF Ensaio Fotográfico Romarias de Juazeiro do Norte: imagens Múltiplas da Devoção por Marcelo Eduardo Leite¹ ¹ Professor de Fotografia na Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri. Fotógrafo, Mestre

Leia mais

RECONHECENDO O PATRIMÔNIO MATERIAL E IMATERIAL DE AURORA

RECONHECENDO O PATRIMÔNIO MATERIAL E IMATERIAL DE AURORA RECONHECENDO O PATRIMÔNIO MATERIAL E IMATERIAL DE AURORA Autor: Mércia Oliveira Pereira; Co-autor: Francisco de Assis Severo Lima E.E.E.P. Leopoldina Gonçalves Quezado; E-mail: mercia_oli@hotmail.com RESUMO:

Leia mais

VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO RURAL POR MEIO DO TURISMO RURAL

VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO RURAL POR MEIO DO TURISMO RURAL VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO RURAL POR MEIO DO TURISMO RURAL Introdução 53 CUNHA, Luiz Alexandre Gonçalves Cunha 1. KLOSTER, Silvana Kloster 2 ; MIRANDA, Everton Miranda 3 ; O turismo rural está inteiramente

Leia mais

RIF Ensaio Fotográfico

RIF Ensaio Fotográfico RIF Ensaio Fotográfico Devoção ao divino: simbolismos de uma catolicidade popular Alvaro Daniel Costa 1 Maura Regina Petruski 2 Vanderley de Paula Rocha 3 As imagens que compõem este ensaio fotográfico

Leia mais

Anais Semana de Geografia. Volume 1, Número 1. Ponta Grossa: UEPG, ISSN PAISAGEM E IDENTIDADE: ALGUMAS ABORDAGENS

Anais Semana de Geografia. Volume 1, Número 1. Ponta Grossa: UEPG, ISSN PAISAGEM E IDENTIDADE: ALGUMAS ABORDAGENS PAISAGEM E IDENTIDADE: ALGUMAS ABORDAGENS 111 MIRANDA, Everton NABOZNY, Almir Introdução A relação entre paisagem-identidade constrói-se um jogo sem fim, onde as identidades são construídas ao longo do

Leia mais

PEREGRINAÇÃO 2015 Nossa Senhora Divina Pastora, depositária dos Dons do Espírito Santo

PEREGRINAÇÃO 2015 Nossa Senhora Divina Pastora, depositária dos Dons do Espírito Santo PEREGRINAÇÃO 2015 A Peregrinação acorre sempre no terceiro domingo de outubro. O tema desse ano é Nossa Senhora Divina Pastora, depositária dos Dons do Espírito Santo. A programação começa desde o dia

Leia mais

PRÊMIO INTERNACIONAL GEOCRÍTICA 2003

PRÊMIO INTERNACIONAL GEOCRÍTICA 2003 PRÊMIO INTERNACIONAL GEOCRÍTICA 2003 O COMITÊ DO PRÊMIO INTERNACIONAL GEOCRÍTICA CONCEDEU AO PROFESSOR ROBERTO LOBATO CORRÊA O PRÊMIO INTERNACIONAL GEOCRÍTICA 2003 EM RAZÃO DA SUA CARREIRA COMO PROFESSOR

Leia mais

PAISAGEM E DIVERSIDADE: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA DO 6º ANO DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO DO POTENGI/RN

PAISAGEM E DIVERSIDADE: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA DO 6º ANO DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO DO POTENGI/RN PAISAGEM E DIVERSIDADE: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA DO 6º ANO DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO DO POTENGI/RN Moisés Gomes Advíncula Júnior Instituto Federal de Educação,

Leia mais

O MILAGRE DAS ROSAS VERMELHAS : CORPORALIDADE, FOTOGRAFIA E SACRALIDADE NA MARUJADA DE BRAGANÇA - PARÁ

O MILAGRE DAS ROSAS VERMELHAS : CORPORALIDADE, FOTOGRAFIA E SACRALIDADE NA MARUJADA DE BRAGANÇA - PARÁ O MILAGRE DAS ROSAS VERMELHAS : CORPORALIDADE, FOTOGRAFIA E SACRALIDADE NA MARUJADA DE BRAGANÇA - PARÁ Helio Figueiredo da Serra Netto 1 Todo mês de Dezembro a cidade de Bragança, no estado do Pará, se

Leia mais

Quero afirmar ao Papa Francisco a comunhão filial e a presença orante da Igreja do Porto.

Quero afirmar ao Papa Francisco a comunhão filial e a presença orante da Igreja do Porto. Dia 20 de Setembro Dia de oração pela Paz Foi há precisamente 30 anos que o Papa João Paulo II se reuniu em Assis, Itália, com os Responsáveis das principais religiões do Mundo para rezar pela paz. Trinta

Leia mais

O RURAL E O URBANO NO MUNICÍPIO DE MONTE SANTO-BA: RELAÇÕES ENTRE O SAGRADO E O PROFANO.

O RURAL E O URBANO NO MUNICÍPIO DE MONTE SANTO-BA: RELAÇÕES ENTRE O SAGRADO E O PROFANO. O RURAL E O URBANO NO MUNICÍPIO DE MONTE SANTO-BA: RELAÇÕES ENTRE O SAGRADO E O PROFANO. Introdução Manoel Hayne Pereira UNESP - Rio Claro manoelgeografia@yahoo.com.br Prof. Dr. Roberto Braga UNESP - Rio

Leia mais

Geografia. Demografia - CE. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. Demografia - CE. Professor Luciano Teixeira. Geografia Demografia - CE Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia DEMOGRAFIA - CE O povo cearense foi formado pela miscigenação de indígenas catequizados e aculturados após

Leia mais

Gauchito Gil - el santo rojo

Gauchito Gil - el santo rojo Sección etnográfica... / pp. 275-328 Gauchito Gil - el santo rojo Danielle Araujo Docente do curso de Antropologia da Universidade Federal da Integração Latino-Americana Brasil Renato Martins Docente do

Leia mais

MANIFESTAÇÃO PELA LIBERDADE RELIGIOSA EM JUAZEIRO DO NORTE

MANIFESTAÇÃO PELA LIBERDADE RELIGIOSA EM JUAZEIRO DO NORTE MANIFESTAÇÃO PELA LIBERDADE RELIGIOSA EM JUAZEIRO DO NORTE Glauco Vieira Doutorando em Geografia UFF Universidade Regional do Cariri URCA glauco.vieira@gmail.com O início de 2012 em Juazeiro do Norte,

Leia mais

GEOGRAFIA DA RELIGIÃO

GEOGRAFIA DA RELIGIÃO GEOGRAFIA DA RELIGIÃO faustogil.ggf.br Núcleo Paranaense de Pesquisa em Religião (NUPPER) www.nupper.com.br 1 Núcleo de Estudos em Espaço e Representações (NEER) www.neer.com.br 2 PROGRAMA Prof. Dr. Sylvio

Leia mais

Geografia. Área e Limites Territoriais - CE. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. Área e Limites Territoriais - CE. Professor Luciano Teixeira. Geografia Área e Limites Territoriais - CE Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia ÁREA E LIMITES TERRITORIAIS - CE Etimologia: O topônimo ceará tem vários significados, porém

Leia mais

As Manifestações a Inscrever na Lista do Património Cultural Intangível-Consulta Pública. 12. Procissão de Nossa Senhora de Fátima

As Manifestações a Inscrever na Lista do Património Cultural Intangível-Consulta Pública. 12. Procissão de Nossa Senhora de Fátima 12. Procissão de Nossa Senhora de Fátima 67 Procissão de Nossa Senhora de Fátima 12.1 Apresentação A Procissão de Nossa Senhora de Fátima, encontra-se actualmente integrada na Novena e Festa de Nossa Senhora

Leia mais

As Manifestações a Inscrever na Lista do Património Cultural Intangível-Consulta Pública. 11. Procissão de Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos

As Manifestações a Inscrever na Lista do Património Cultural Intangível-Consulta Pública. 11. Procissão de Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos 11. Procissão de Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos 61 Procissão do Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos 11.1 Apresentação A Procissão de Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos tem lugar anualmente no primeiro

Leia mais

AS DIFERENTES VISÕES ENTRE MORADORES E VISITANTES EM FESTAS DE PADROEIROS EM GOIÁS: O CASO DE POSSE DA ABADIA 1.

AS DIFERENTES VISÕES ENTRE MORADORES E VISITANTES EM FESTAS DE PADROEIROS EM GOIÁS: O CASO DE POSSE DA ABADIA 1. AS DIFERENTES VISÕES ENTRE MORADORES E VISITANTES EM FESTAS DE PADROEIROS EM GOIÁS: O CASO DE POSSE DA ABADIA 1. Dagner de Sousa Machado¹; Mary Anne Vieira da Silva²; Maria Idelma Vieira D Abadia³ ¹ Bolsista

Leia mais

MATOSINHOS: CIDADE DA FÉ. Palavras-chave: Santuário; Cidade de Domingo; Catolicismo; Fé Popular.

MATOSINHOS: CIDADE DA FÉ. Palavras-chave: Santuário; Cidade de Domingo; Catolicismo; Fé Popular. MATOSINHOS: CIDADE DA FÉ Renan da Cruz Maciel 1 Jessica Freire Pereira de Aquino 2 RESUMO: O objetivo deste trabalho é ilustrar a forma de interação da fé popular católica no Santuário de Bom Jesus de

Leia mais

CIDADE, AGLOMERAÇÃO E METRÓPOLE: UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE A REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI/CE.

CIDADE, AGLOMERAÇÃO E METRÓPOLE: UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE A REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI/CE. CIDADE, AGLOMERAÇÃO E METRÓPOLE: UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE A REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI/CE. Robson Renato Sales do Nascimento Graduando do Curso de Geografia UERN/CAMEAM Bolsista do Programa Institucional

Leia mais

Barretos, 1º de agosto de Circular 07/2017. Caríssimos irmãos e irmãs,

Barretos, 1º de agosto de Circular 07/2017. Caríssimos irmãos e irmãs, Barretos, 1º de agosto de 2017 Circular 07/2017 Caríssimos irmãos e irmãs, Todos os anos, no mês de agosto, a Igreja do Brasil celebra o Mês Vocacional, dando destaque, a cada semana, a uma vocação específica:

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA PAISAGEM NO ENSINO DA GEOGRAFIA

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA PAISAGEM NO ENSINO DA GEOGRAFIA A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA PAISAGEM NO ENSINO DA GEOGRAFIA Autora: Alcione Pereira da Silva Universidade Federal do Maranhão Alcione.1980@hotmail.com.br Co-autora: Aldaene Ferreira Silva Universidade Federal

Leia mais

CAMPANHA DA FRATERNIDADE

CAMPANHA DA FRATERNIDADE CAMPANHA DA FRATERNIDADE A Campanha da Fraternidade é uma campanha realizada anualmente pela Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, sempre no período da Quaresma. Essa ação já existe há mais de 50

Leia mais

ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 6ºs ANOS

ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 6ºs ANOS COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO. ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 6ºs ANOS TEMA: OS RITOS E OS RITUAIS : OS SETE SACRAMENTOS DA IGREJA. CAPÍTULOS 9 AO 12 DO LIVRO DIDÁTICO (RSE). Professor: Roberto

Leia mais

FICHA CATALOGRÁFICA ELABORADA PELA BIBLIOTECA SETORIAL DE GUARABIRA/UEPB

FICHA CATALOGRÁFICA ELABORADA PELA BIBLIOTECA SETORIAL DE GUARABIRA/UEPB FICHA CATALOGRÁFICA ELABORADA PELA BIBLIOTECA SETORIAL DE GUARABIRA/UEPB C865r Costa, Maricélia de Oliveira A religião e a produção do espaço: um olhar sobre os aspectos culturais da festa de Nossa Senhora

Leia mais

O SAGRADO E O PROFANO COMO METODOLOGIA INTERDISCIPLINAR PARA OS ESTUDOS DOS FENÔMENOS CULTURAIS RELIGIOSOS EM JOAO PESSOA- PB

O SAGRADO E O PROFANO COMO METODOLOGIA INTERDISCIPLINAR PARA OS ESTUDOS DOS FENÔMENOS CULTURAIS RELIGIOSOS EM JOAO PESSOA- PB O SAGRADO E O PROFANO COMO METODOLOGIA INTERDISCIPLINAR PARA OS ESTUDOS DOS FENÔMENOS CULTURAIS RELIGIOSOS EM JOAO PESSOA- PB Elisângela Raquel Pereira Medeiros Graduada no Curso de Licenciatura Plena

Leia mais

Dinâmicas territoriais da Imperial Irmandade de Nossa Senhora da Glória do Outeiro.

Dinâmicas territoriais da Imperial Irmandade de Nossa Senhora da Glória do Outeiro. Alex Rodrigues de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro alexroliveira.geo@gmail.com Dinâmicas territoriais da Imperial Irmandade de Nossa Senhora da Glória do Outeiro. RESUMO O presente artigo

Leia mais

29 de setembro, Virgem Peregrina vai estar na Jornada Mundial da Juventude no Panamá

29 de setembro, Virgem Peregrina vai estar na Jornada Mundial da Juventude no Panamá 29 de setembro, 2018 Virgem Peregrina vai estar na Jornada Mundial da Juventude no Panamá 1/5 2/5 Virgem Peregrina vai estar na Jornada Mundial da Juventude no Panamá Iniciativa decorre de 23 a 27 de janeiro

Leia mais

A CRIAÇÃO DE UM LUGAR SAGRADO: UMA ANÁLISE DO SANTUÁRIO DE SANTA EDWIGES EM CAUCAIA-CE¹

A CRIAÇÃO DE UM LUGAR SAGRADO: UMA ANÁLISE DO SANTUÁRIO DE SANTA EDWIGES EM CAUCAIA-CE¹ A CRIAÇÃO DE UM LUGAR SAGRADO: UMA ANÁLISE DO SANTUÁRIO DE SANTA EDWIGES EM CAUCAIA-CE¹ Autora: Terezinha Cassiano de Souza² ³ terezinhacassianos@hotmail.com Orientador: Prof. Dr. Christian Dennys Monteiro

Leia mais

ESPAÇO SAGRADO E A SACRALIZAÇÃO DO ESPAÇO: UM ESTUDO DE CASO DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS NA CIDADE DE FORTALEZA - CEARÁ

ESPAÇO SAGRADO E A SACRALIZAÇÃO DO ESPAÇO: UM ESTUDO DE CASO DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS NA CIDADE DE FORTALEZA - CEARÁ ESPAÇO SAGRADO E A SACRALIZAÇÃO DO ESPAÇO: UM ESTUDO DE CASO DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS NA CIDADE DE FORTALEZA - CEARÁ CHRISTOVAM REIS DOS SANTOS FILHO 1 Resumo O presente trabalho propõe realizar

Leia mais

As festas religiosas e os folguedos folclóricos com potenciais turísticos percebidos pelos jovens alunos da baixada campista

As festas religiosas e os folguedos folclóricos com potenciais turísticos percebidos pelos jovens alunos da baixada campista As festas religiosas e os folguedos folclóricos com potenciais turísticos percebidos pelos jovens alunos da baixada campista Gisele da S. Gonçalves Roberta de S. Ramalho Palavras-chave: Percepção ambiental.

Leia mais

/6cih.pphuem.414 A devoção e o espaço sagrado da paróquia e santuário de Santa Rita de Cássia em Maringá PR.

/6cih.pphuem.414 A devoção e o espaço sagrado da paróquia e santuário de Santa Rita de Cássia em Maringá PR. 10.4025/6cih.pphuem.414 A devoção e o espaço sagrado da paróquia e santuário de Santa Rita de Cássia em Maringá PR. Agamedes Leite Fonseca. Universidade Estadual de Maringá (UEM) PR. Solange Ramos de Andrade

Leia mais

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008 Página 1 de 6

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008 Página 1 de 6 GT ESPIRITISMO E CATOLICISMO POPULAR. Fábio Fidelis de Oliveira. UFRN/ CCHLA-PPGCS A presente abordagem, tópico de uma pesquisa desenvolvida junto ao programa de pós-graduação em ciências sociais desta

Leia mais

O CONCEITO DE TERRITÓRIO COMO CATEGORIA DE ANÁLISE

O CONCEITO DE TERRITÓRIO COMO CATEGORIA DE ANÁLISE O CONCEITO DE TERRITÓRIO COMO CATEGORIA DE ANÁLISE (Autor) Tiago Roberto Alves Teixeira Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão tiago.porto@hotmail.com (Orientadora) Áurea Andrade Viana

Leia mais

Vivaldo Armelin Júnior Todos os direitos reservados ao Portal VivaJesusBr e ser responsável.

Vivaldo Armelin Júnior Todos os direitos reservados ao Portal VivaJesusBr e ser responsável. Vivaldo Armelin Júnior 2017 Todos os direitos reservados ao Portal VivaJesusBr e ser responsável. Nota: Mais um lançamento do Portal VivaJesusBr, o terceiro volume da série sobre Nossa Senhora da Conceição

Leia mais

TURISMO RELIGIOSO DESLOCAMENTO MOTIVADO PELA FÉ

TURISMO RELIGIOSO DESLOCAMENTO MOTIVADO PELA FÉ TURISMO RELIGIOSO DESLOCAMENTO MOTIVADO PELA FÉ TURISMO RELIGIOSO Diferente de todos os outros segmentos de mercado do turismo, tem como motivação fundamental a fé. Está, portanto, ligado profundamente

Leia mais

A PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO E A IGREJA CATÓLICA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE SOCIOESPACIAL DO BAIRRO SÃO BENEDITO, EM PAU DOS FERROS RN

A PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO E A IGREJA CATÓLICA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE SOCIOESPACIAL DO BAIRRO SÃO BENEDITO, EM PAU DOS FERROS RN A PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO E A IGREJA CATÓLICA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE SOCIOESPACIAL DO BAIRRO SÃO BENEDITO, EM PAU DOS FERROS RN Hugo Leonardo Pontes Nunes (1); Antonio Carlos Leite Barbosa (2);

Leia mais

CATEDRAL DE PONTA GROSSA: A IMPORTÂNCIA DO PATRIMÔNIO NA HISTÓRIA DO MUNÍCIPIO.

CATEDRAL DE PONTA GROSSA: A IMPORTÂNCIA DO PATRIMÔNIO NA HISTÓRIA DO MUNÍCIPIO. ISSN 2238-9113 Área Temática: Cultura CATEDRAL DE PONTA GROSSA: A IMPORTÂNCIA DO PATRIMÔNIO NA HISTÓRIA DO MUNÍCIPIO. Carlos Eduardo Machado Gonçalves (cadumachado308@gmail.com) Márcia Maria Dropa (mdropa@gmail.com)

Leia mais

DIOCESE DE CRATO BASÍLICA N. Sra. das DORES FESTA DA PADROEIRA JUAZEIRO DO NORTE CE. MISSA (Francisco Silva)

DIOCESE DE CRATO BASÍLICA N. Sra. das DORES FESTA DA PADROEIRA JUAZEIRO DO NORTE CE. MISSA (Francisco Silva) 1 DIOCESE DE CRATO BASÍLICA N. Sra. das DORES FESTA DA PADROEIRA JUAZEIRO DO NORTE CE. MISSA (Francisco Silva) BENDITO DO ANO (2015-2016) (A) A7 D A Fm# Bm E A A D E A NO CAMINHO DO ROMEIRO, JUAZEIRO É

Leia mais

Resumo. Palavras-chave

Resumo. Palavras-chave ISSN IMPRESSO 2316-3348 E-ISSN 2316-3801 DOI - 10.17564/2316-3801.2017v5n3p61-68 ESPAÇO E PESQUISA QUALITATIVA SOBRE AS FESTAS CATÓLICAS E O TURISMO RELIGIOSO EM SERGIPE SPACE AND QUALITATIVE RESEARCH

Leia mais

Aula9 ESPAÇO, TERRITÓRIO, LUGAR E PAISAGEM NA CIÊNCIA GEOGRÁFICA. Rosana de Oliveira Santos Batista

Aula9 ESPAÇO, TERRITÓRIO, LUGAR E PAISAGEM NA CIÊNCIA GEOGRÁFICA. Rosana de Oliveira Santos Batista Aula9 ESPAÇO, TERRITÓRIO, LUGAR E PAISAGEM NA CIÊNCIA GEOGRÁFICA META Compreender as categorias analíticas da geografia espaço, lugar e paisagem. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: distinguir

Leia mais

A PROBLEMÁTICA DA SEMIARIDEZ NO SERTÃO PARAIBANO

A PROBLEMÁTICA DA SEMIARIDEZ NO SERTÃO PARAIBANO A PROBLEMÁTICA DA SEMIARIDEZ NO SERTÃO PARAIBANO Daniela de Matos Ferreira (1) ; Lucas Reinaldo de Oliveira (2) ; Suélliton Alves da Silva (3) (1)Universidade Federal de Campina Grande UFCG. Graduando

Leia mais

Celebração Eucarística da Festa de Nossa Senhora da Salete Foto: Santuário Salete São Paulo

Celebração Eucarística da Festa de Nossa Senhora da Salete Foto: Santuário Salete São Paulo São Paulo (Quinta-feira, 19-09-2013, Gaudium Press) Reaviva o dom de Deus que há em ti (2 Tm 1,6). Com este tema, a Paróquia Nossa Senhora da Salete, localizada na Região Episcopal de Santana, em São Paulo,

Leia mais

Santuários. Arte, Cultura, Peregrinações, Paisagens e Pessoas

Santuários. Arte, Cultura, Peregrinações, Paisagens e Pessoas Santuários Arte, Cultura, Peregrinações, Paisagens e Pessoas O Turismo ou as Peregrinações a Santuários começaram ainda na Pré-História, caso da Gruta de Chovet, com datações de cerca de 31000 BP. Vale

Leia mais

ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO CALENDÁRIO ARQUIDIOCESANO DE PASTORAL 2017

ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO CALENDÁRIO ARQUIDIOCESANO DE PASTORAL 2017 ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO CALENDÁRIO ARQUIDIOCESANO DE PASTORAL 2017 Consulte sempre o site da Arquidiocese, pois irão sendo registradas as alterações e complementações que ocorrerem. DIA/SEM 20.01.2017

Leia mais

FÉ, ESPAÇO E TEMPO: ANÁLISE DA DIFUSÃO DAS DIOCESES CATÓLICAS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. TERRA, Ana Carolina Lobo (NEPEC/UERJ)

FÉ, ESPAÇO E TEMPO: ANÁLISE DA DIFUSÃO DAS DIOCESES CATÓLICAS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. TERRA, Ana Carolina Lobo (NEPEC/UERJ) FÉ, ESPAÇO E TEMPO: ANÁLISE DA DIFUSÃO DAS DIOCESES CATÓLICAS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. TERRA, Ana Carolina Lobo (NEPEC/UERJ) A religião, que pode ser observada deste o surgimento dos primeiros grupos

Leia mais

CONSTRUINDO A GEOGRAFIA DA RELIGIÃO NO BRASIL

CONSTRUINDO A GEOGRAFIA DA RELIGIÃO NO BRASIL CONSTRUINDO A GEOGRAFIA DA RELIGIÃO NO BRASIL Zeny Rosendahl 1 Resumo: Este artigo evidência o interesse crescente que a experiência religiosa de indivíduos e grupos sociais vem, no Brasil, apresentando

Leia mais

ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA AGENDA PASTORAL Dia Semana Hora Atividade Local 1 Domingo Solenidade da Santíssima Mãe de Deus Maria

ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA AGENDA PASTORAL Dia Semana Hora Atividade Local 1 Domingo Solenidade da Santíssima Mãe de Deus Maria ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA AGENDA PASTORAL 2017 O Secretariado de Pastoral está republicando, hoje, 25 de janeiro, a Agenda Pastoral da Arquidiocese de Fortaleza, com novas datas provenientes de coordenações

Leia mais

Quem são os Clássicos da Geografia Brasileira? E Por Que Lê-los?

Quem são os Clássicos da Geografia Brasileira? E Por Que Lê-los? Quem são os Clássicos da Geografia Brasileira? E Por Que Lê-los? Entrevista com o Prof. Dr. Roberto Lobato Azevedo Corrêa A intenção da presente seção é apontar a partir de vários pontos de vista obtidos

Leia mais

Espaço e Religião: uma abordagem pelo cinema brasileiro

Espaço e Religião: uma abordagem pelo cinema brasileiro Carla Monteiro Sales Universidade do Estado do Rio de Janeiro carla.msales@gmail.com Espaço e Religião: uma abordagem pelo cinema brasileiro RESUMO A religião apresenta uma vertente espacial na medida

Leia mais

OUTUBRO Data Dia Hora Local Âmbito 1 Segunda 2 Terça

OUTUBRO Data Dia Hora Local Âmbito 1 Segunda 2 Terça O tema do corrente ano pastoral nos Açores é-nos dado pelo bispo diocesano: a missionação a partir da comunidade paroquial. Esta intenção do bispo D. João Lavrador, que se estende a toda a diocese açoriana,

Leia mais

RIF. Ensaio Fotográfico

RIF. Ensaio Fotográfico RIF Ensaio Fotográfico RIF Ensaio Fotográfico Ouro Preto: arquitetura e religiosidade 1 Carlos Alberto de Souza 2 Neste registro fotográfico, procura-se retratar a arquitetura e religiosidade de Ouro Preto,

Leia mais

Lista Extra 1. Categorias Geográficas

Lista Extra 1. Categorias Geográficas Lista Extra 1 Categorias Geográficas 1. (Mackenzie) O que significa estudar geograficamente o mundo ou parte do mundo? A Geografia se propõe a algo mais que descrever paisagens, pois a simples descrição

Leia mais

O MISSAL ROMANO. Missale Romanum

O MISSAL ROMANO. Missale Romanum O MISSAL ROMANO A reforma da Liturgia latina, decidida pelo Concílio Vaticano II, encontra a sua expressão concreta nos livros litúrgicos ou rituais. Os livros são oficialmente publicados pela Congregação

Leia mais

CAPELA DA NOSSA SENHORA DO MONTE. Localização e dinâmicas

CAPELA DA NOSSA SENHORA DO MONTE. Localização e dinâmicas CAPELA DA NOSSA SENHORA DO MONTE Localização e dinâmicas Situada no topo da cordilheira da Chela, a Capela da Nossa Senhora do Monte é um santuário de peregrinação religiosa católica que se reveste de

Leia mais

ATRIBUIÇÕES DO IPHAN NA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO

ATRIBUIÇÕES DO IPHAN NA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ATRIBUIÇÕES DO IPHAN NA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO Curso de Capacitação de Guias Fortalezas e Turismo Embarcado na APA de Anhatomirim Florianópolis, 26 de novembro de 2014 IPHAN - Instituto do Patrimônio

Leia mais

JANEIRO Tríduo da Festa de São Paulo Apóstolo

JANEIRO Tríduo da Festa de São Paulo Apóstolo ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO CALENDÁRIO ARQUIDIOCESANO DE PASTORAL 2017 Consulte sempre o site da Arquidiocese, pois irão sendo registradas as alterações e complementações que ocorrerem. DIA/SEM 25.05.2017

Leia mais

Programação do Ano Jubilar

Programação do Ano Jubilar Programação do Ano Jubilar Todas as celebrações do ano litúrgico, assim como as festividades dos/as padroeiros/as e eventos pastorais, estarão ligadas as celebrações dos 300 anos. FEVEREIRO Dia 22-19h

Leia mais

Propriedades essenciais da Igreja: a unidade, a catolicidade, a santidade e a apostolicidade

Propriedades essenciais da Igreja: a unidade, a catolicidade, a santidade e a apostolicidade O Instituto de Educação a Distância, IEAD RCCBRASIL, oferece aos carismáticos a oportunidade de se aprofundarem na História da Igreja. O curso tem o objetivo de estudar os modelos eclesiológicos e missionários,

Leia mais

Dia Semana Hora Atividade Local 1 Quarta-feira 9h00min Conselho Presbiteral Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja

Dia Semana Hora Atividade Local 1 Quarta-feira 9h00min Conselho Presbiteral Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja O Secretariado de Pastoral publica a Agenda Pastoral da Arquidiocese de, feita em caráter provisório, pois foi construída a partir da Agenda do senhor Arcebispo. Faltam ainda o agendamento de várias atividades.

Leia mais

3. Paisagem geomorfológica em perpétua evolução

3. Paisagem geomorfológica em perpétua evolução 3. Paisagem geomorfológica em perpétua evolução O termo paisagem é bastante utilizado em diversos contextos sociais e culturais que imprimem significados distintos e nem sempre assemelham-se à definição

Leia mais

O estudo da Geografia

O estudo da Geografia O estudo da Geografia A partir de agora daremos início ao módulo de estudos de Geografia, e para tanto devemos primeiramente compreender os objetivos dos estudos nesta disciplina. A palavra Geografia derivada

Leia mais

OS RANCHOS FAMILIARES COMO MEIO DE HOSPEDAGEM DOS ROMEIROS DE JUAZEIRO DO NORTE: UMA EXPERIÊNCIA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA NO SETOR DE TURISMO!

OS RANCHOS FAMILIARES COMO MEIO DE HOSPEDAGEM DOS ROMEIROS DE JUAZEIRO DO NORTE: UMA EXPERIÊNCIA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA NO SETOR DE TURISMO! UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ UECE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROPGPq CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS - CESA MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO DE NEGÓCIOS TURÍSTICOS - MPGNT OS RANCHOS

Leia mais

Introdução. Padre Donizetti A caminho da Beatificação

Introdução. Padre Donizetti A caminho da Beatificação Introdução O Portal VivaJesusBr está iniciando uma série de e-livros (e-books) descrevendo a história, biografia do Padre Donizetti, da cidade paulista de Tambaú. Um padre que em vida conseguiu por sua

Leia mais

ENSINO DE GEOGRAFIA: A UTILIZAÇÃO DA LITERATURA DE CORDEL COMO UM RECURSO DIDÁTICO NO ESTUDO DO SEMIÁRIDO

ENSINO DE GEOGRAFIA: A UTILIZAÇÃO DA LITERATURA DE CORDEL COMO UM RECURSO DIDÁTICO NO ESTUDO DO SEMIÁRIDO ENSINO DE GEOGRAFIA: A UTILIZAÇÃO DA LITERATURA DE CORDEL COMO UM RECURSO DIDÁTICO NO ESTUDO DO SEMIÁRIDO Fernando Forencio da Silva - ID PIBID/CAPES/UEPB. E-mail: nandobq66@gmail.com Giusepp Cassimiro

Leia mais

DIOCESE DE ANGRA Programa da visita da Imagem Peregrina à Ilha Terceira

DIOCESE DE ANGRA Programa da visita da Imagem Peregrina à Ilha Terceira DIOCESE DE ANGRA Programa da visita da Imagem Peregrina à Ilha Terceira Domingo, 21 de Fevereiro 16H30: Hora prevista da chegada da Imagem ao aeroporto das Lajes - Saudação à chegada à Ilha Terceira -

Leia mais

Redação Enem Tema: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil - Ensino Médio

Redação Enem Tema: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil - Ensino Médio Redação Enem 2016 - Tema: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil - Ensino Médio Texto selecionado da Turma 231 Aluna: Giorgia Gimenez Durante uma transmissão ao vivo de um canal televisivo

Leia mais

SAGRADO E URBANO: INFLUÊNCIA DA RELIGIÃO NA COMPOSIÇÃO DO QUADRO URBANO DE MARINGÁ RUBINO, Carla (UEM/DGE)

SAGRADO E URBANO: INFLUÊNCIA DA RELIGIÃO NA COMPOSIÇÃO DO QUADRO URBANO DE MARINGÁ RUBINO, Carla (UEM/DGE) 1 SAGRADO E URBANO: INFLUÊNCIA DA RELIGIÃO NA COMPOSIÇÃO DO QUADRO URBANO DE MARINGÁ RUBINO, Carla (UEM/DGE) 1. INTRODUÇÃO No Brasil os dados do Censo 2000 revelam um decréscimo gradual nos últimos 50

Leia mais

Capítulo Eletivo das Irmãs Concepcionistas. 9 quarta-feira 9h00min Conselho Presbiteral Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja

Capítulo Eletivo das Irmãs Concepcionistas. 9 quarta-feira 9h00min Conselho Presbiteral Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja O Secretariado de Pastoral publica a Agenda Pastoral da Arquidiocese de, feita em caráter provisório, pois foi construída a partir da Agenda do senhor Arcebispo. Faltam ainda o agendamento de várias atividades.

Leia mais

Homilia no Encontro do Movimento Fé e Luz IV.º Domingo do tempo comum Ano B

Homilia no Encontro do Movimento Fé e Luz IV.º Domingo do tempo comum Ano B 1. Jesus vinha acompanhado no seu currículo apenas da experiência de trabalho na oficina de carpinteiro de José, seu pai adotivo, em Nazaré. Longe no tempo e na geografia do lugar e da memória estava já

Leia mais

Retoma algo peculiar na espiritualidade franciscana

Retoma algo peculiar na espiritualidade franciscana Aparecida São Paulo (Quarta-feira, 02-08-2017, Gaudium Press) A Conferência da Família Franciscana do Brasil celebra entre 3 e 6 de agosto deste ano o seu Jubileu de Ouro no Capítulo das Esteiras. Em meio

Leia mais

A PRODUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO: UM ESTUDO DE CASO DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE-CE

A PRODUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO: UM ESTUDO DE CASO DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE-CE A PRODUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO: UM ESTUDO DE CASO DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE-CE João Victor da Cunha Oliveira 1 ; Cássia Monalisa dos Santos Silva 2 ; Frankslale Fabian Diniz de Andrade Meira 3 1

Leia mais

O Sacramento da Ordem - V Seg, 29 de Dezembro de :26 - Pe. Henrique Soares da Costa

O Sacramento da Ordem - V Seg, 29 de Dezembro de :26 - Pe. Henrique Soares da Costa Pe. Henrique Soares da Costa No artigo passado vimos em que sentido o sacramento da Ordem confere um modo especial de participar do único sacerdócio de Cristo. Veremos, agora como é celebrado este sacramento,

Leia mais

A música no tempo do ano litúrgico. Pastoral da Música Litúrgica I Clayton Dias e Virgilio Solli

A música no tempo do ano litúrgico. Pastoral da Música Litúrgica I Clayton Dias e Virgilio Solli A música no tempo do ano litúrgico Pastoral da Música Litúrgica I Clayton Dias e Virgilio Solli Canto e música no tempo do ano litúrgico A música apropriada à liturgia é aquela que está mais intimamente

Leia mais

VAMOS CELEBRAR: A CARAVANA CIGANA ESTÁ CHEGANDO. SALVE SANTA SARA KALI!

VAMOS CELEBRAR: A CARAVANA CIGANA ESTÁ CHEGANDO. SALVE SANTA SARA KALI! VAMOS CELEBRAR: A CARAVANA CIGANA ESTÁ CHEGANDO. SALVE SANTA SARA KALI! CARLIANE SANDES ALVES GOMES 1 Resumo: A percepção do homem religioso em sua paisagem simbólica, em seu território religioso e em

Leia mais

Espaços sagrados e suas construções: discussão e práticas

Espaços sagrados e suas construções: discussão e práticas Espaços sagrados e suas construções: discussão e práticas João Victor Gonçalves Ferreira Universidade Federal do Rio de Janeiro Jvferreira07@gmail.com INTRODUÇÃO O presente artigo deriva de uma pesquisa

Leia mais

ESPACIALIDADE DAS FESTAS RELIGIOSAS EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS

ESPACIALIDADE DAS FESTAS RELIGIOSAS EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS ESPACIALIDADE DAS FESTAS RELIGIOSAS EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS Adriano Lopes Saraiva 1 Josué da Costa Silva 2 RESUMO: Esse artigo analisa o espaço utilizado para a realização das festas religiosas em comunidades

Leia mais

Nota Pastoral. Sentinelas da madrugada onde brilha o rosto de Jesus e da Igreja

Nota Pastoral. Sentinelas da madrugada onde brilha o rosto de Jesus e da Igreja Nota Pastoral Sentinelas da madrugada onde brilha o rosto de Jesus e da Igreja No início de cada verão tem lugar uma original colheita, uma espécie de primícias, há muito aguardadas e preparadas. São os

Leia mais

APRESENTAÇÃO E IMPORTÂNCIA DO EVENTO

APRESENTAÇÃO E IMPORTÂNCIA DO EVENTO APRESENTAÇÃO E IMPORTÂNCIA DO EVENTO É com enorme satisfação que o NEPEC Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Espaço e Cultura se prepara para comemorar seus 15 anos de existência, cujo ápice das comemorações

Leia mais

PESQUISA 5ª ASSEMBLEIA DO POVO DE DEUS ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE. Pré - Relatório

PESQUISA 5ª ASSEMBLEIA DO POVO DE DEUS ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE. Pré - Relatório PESQUISA 5ª ASSEMBLEIA DO POVO DE DEUS ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE Pré - Relatório Algumas observações 2 Este documento trata de um pré-relatório da Pesquisa 5ª Assembleia do Povo de Deus. Os dados

Leia mais

Cultura religiosa muda paisagens urbanas e rodovias

Cultura religiosa muda paisagens urbanas e rodovias Cultura religiosa muda paisagens urbanas e rodovias Símbolos em barro, cimento e madeira molduram duramente os caminhos da população Camila Cardoso A imagem de capelinhas de oração e cruzes margeando as

Leia mais

CARNEIRO, Sandra de Sá. A pé e com fé: brasileiros no Caminho de Santiago. São Paulo: CNPq/Pronex: Attar, p.

CARNEIRO, Sandra de Sá. A pé e com fé: brasileiros no Caminho de Santiago. São Paulo: CNPq/Pronex: Attar, p. 396 Antônio Mendes da Costa Braga CARNEIRO, Sandra de Sá. A pé e com fé: brasileiros no Caminho de Santiago. São Paulo: CNPq/Pronex: Attar, 2007. 277 p. Antônio Mendes da Costa Braga Universidade do Vale

Leia mais

Cronograma de Atividades Pastorais

Cronograma de Atividades Pastorais Cronograma de Atividades Pastorais 2019 Ano C - São Lucas Estrutura Eclesiástica Francisco Papa Nascimento: 17/12 Ordenação Sacerdotal: 13/12/1969 Ordenação Episcopal: 27/06/1992 Eleição Pontifícia: 13/03/2013

Leia mais

CALENDÁRIO ANUAL PAROQUIAL

CALENDÁRIO ANUAL PAROQUIAL CALENDÁRIO ANUAL PAROQUIAL E-mail: geral.pqconde@gmail.com Site: http://paroquiaquintadoconde.com Facebook: Paróquia de Quinta do Conde HORÁRIOS EUCARISTIAS Na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Boa

Leia mais

Sumário CAPÍTULO III...50

Sumário CAPÍTULO III...50 Sumário Introdução...4 CAPÍTULO i...16 Santo Antônio...16 O Santo do Brasil...16 Nascimento de um Santo...18 Os Milagres de Santo Antônio...20 Santo Antônio no Brasil...22 Santo Antônio em Outras Expressões

Leia mais

METAS CURRICULARES DE EMRC 2º CICLO REFERÊNCIAS FUNDAMENTAIS NO CONTEXTO DO 2ºCICLO DO EB

METAS CURRICULARES DE EMRC 2º CICLO REFERÊNCIAS FUNDAMENTAIS NO CONTEXTO DO 2ºCICLO DO EB METAS CURRICULARES DE EMRC REFERÊNCIAS FUNDAMENTAIS NO CONTEXTO DO 2ºCICLO DO EB FÁTIMA, 26 DE JANEIRO DE 2014 2007 2014 O QUE MUDA? 2007 2014 5º ANO UL1: Viver juntos UL1: Viver juntos UL2: A água, fonte

Leia mais

PARÓQUIAS COMO TERRITÓRIOS DE OCUPAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA NO RIO GRANDE DO SUL: PRIMEIRAS CONSIDERAÇÕES

PARÓQUIAS COMO TERRITÓRIOS DE OCUPAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA NO RIO GRANDE DO SUL: PRIMEIRAS CONSIDERAÇÕES PARÓQUIAS COMO TERRITÓRIOS DE OCUPAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA NO RIO GRANDE DO SUL: PRIMEIRAS CONSIDERAÇÕES Lidiane Mota de Andrade 1 Apresentação Esse estudo consiste em uma breve reflexão acerca das estratégias

Leia mais

Missão no Nordeste / Família em Missões Fabio, Fernanda, Isabella e Pedro.

Missão no Nordeste / Família em Missões Fabio, Fernanda, Isabella e Pedro. Missão no Nordeste / 2016 Família em Missões Fabio, Fernanda, Isabella e Pedro. Conhecer a Deus e Fazê-lo conhecido Missões nos chamou desde o ano de 2002 e 2003, onde com apoio de nossas famílias e igrejas

Leia mais

Catálogo. de Publicações. Secretariado Nacional de Liturgia

Catálogo. de Publicações. Secretariado Nacional de Liturgia Catálogo de Publicações Secretariado Nacional de Liturgia Todos os preços indicados incluem IVA à taxa legal em vigor. Fátima, Janeiro de 2013 missais missal romano Formato: 175X255 mm 1.408 páginas Dourado

Leia mais

1º Ciclo. Educação Moral e Religiosa Católica 2016/ º Ano. 4º Ano. 1º Ano. 2º Ano

1º Ciclo. Educação Moral e Religiosa Católica 2016/ º Ano. 4º Ano. 1º Ano. 2º Ano 1º Ciclo Religiosa Cultura Cristã e Visão Cristã Ética e Moral A. Compreender o que são o fenómeno religioso e a experiência religiosa. B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e

Leia mais

NOVEMBRO 2013 Cremos na Ressurreição da Carne e na Vida Eterna DIA SEM GRUPO HORA ATIVIDADE LOCAL. Apostolado no Cemitério Legião de Maria

NOVEMBRO 2013 Cremos na Ressurreição da Carne e na Vida Eterna DIA SEM GRUPO HORA ATIVIDADE LOCAL. Apostolado no Cemitério Legião de Maria NOVEMBRO 2013 Cremos na Ressurreição da Carne e na Vida Eterna DIA SEM GRUPO HORA ATIVIDADE LOCAL 01 SEX 18:00 Visita às Casas Missa do Sagrado 20:00 Coração de Jesus Finados 02 SAB Apostolado no Cemitério

Leia mais

1º Ciclo - Ano letivo 2018 / 2019

1º Ciclo - Ano letivo 2018 / 2019 Compreender o que são o fenómeno religioso e a experiência religiosa. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da história. Identificar o núcleo central do cristianismo e do catolicismo.

Leia mais

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES PASTORAIS 2018

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES PASTORAIS 2018 CALENDÁRIO DE ATIVIDADES PASTORAIS 2018 JANEIRO 01 Solenidade da Santa Mãe de Deus Dia Mundial da Paz 22 a 02/02 Especialização para Formadores e Casas de Formação (Dimensão Espiritual da Formação) Faculdade

Leia mais

O CONCEITO DE REGIÃO NA PERSPECTIVA DA REGIONALIZAÇÃO DO SEMIÁRIDO CEARENSE: ASPECTOS POLÍTICOS, SOCIAIS E ECONÔMICOS

O CONCEITO DE REGIÃO NA PERSPECTIVA DA REGIONALIZAÇÃO DO SEMIÁRIDO CEARENSE: ASPECTOS POLÍTICOS, SOCIAIS E ECONÔMICOS O CONCEITO DE REGIÃO NA PERSPECTIVA DA REGIONALIZAÇÃO DO SEMIÁRIDO CEARENSE: ASPECTOS POLÍTICOS, SOCIAIS E ECONÔMICOS Rener Costa Pires; Luciano Prata de Souza Filho; Wagner Vinicius Amorim Universidade

Leia mais