POLÍTICA E EDUCAÇÃO NO PENSAMENTO DE NICOLAU MAQUIAVEL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "POLÍTICA E EDUCAÇÃO NO PENSAMENTO DE NICOLAU MAQUIAVEL"

Transcrição

1 POLÍTICA E EDUCAÇÃO NO PENSAMENTO DE NICOLAU MAQUIAVEL RUBIM, Sandra Regina Franchi Eixo Temático: História da Educação Agência Financiadora: Não contou com financiamento Resumo Esse texto tem como objetivo analisar algumas formulações de Nicolau Maquiavel sobre a teoria política, a partir de sua obra O Príncipe, resultante de suas reflexões sobre os problemas mais imediatos do seu tempo e ambiência: séculos XV e XVI, na Itália. Sua forma de pensar em termos de política secular, postumamente, revolucionou a história das teorias políticas. O Príncipe, que seguia o gênero literário dos espelhos de príncipes, se constituía como um manual destinado ao governante, o qual expressava a essência do Renascimento, período em que nasceu a teoria do Estado-Nação. Nesse momento a renovação cultural e científica alcançava um ponto culminante e propiciava um novo universo ideológico, centrado no homem e em sua vida secular. Enfim, sua obra refletia o desenvolvimento dos Estados Nacionais, a dessacralização do político, a independência do poder temporal em relação ao poder religioso e a primazia do Estado frente à religião. Nessa obra, Maquiavel, discorreu sobre a arte de conquistar o poder e de conservá-lo. Para tanto, era necessário um governante que não titubeava diante das vicissitudes da nação. Sem ignorar os valores humanos, inclusive os morais e religiosos, o autor fez uma observação aguda de tudo quanto ocorria na sua época, em termos de organização e atuação do Estado. Concluímos, portanto, mediante a significação que a obra de Maquiavel possui em relação à história das idéias, principalmente, no campo da ciência política, que é de suma importância a exploração do cabedal de Maquiavel para a História da Educação, para assim, compreendermos os fundamentos da formação política da sociedade moderna e, por conseguinte, compreendermos a formação do homem político-moderno. Palavras-chave: História da Educação. Governante. Estado Moderno. Introdução É notório nos dias atuais, a permanência da atividade política e o fortalecimento do Estado, tornando premente, analisar a significação da política, sua natureza, seus objetivos, finalidades, suas exigências e limitações.

2 2174 Acreditamos que analisar as formulações de Nicolau Maquiavel ( ), é de suma importância, pois podemos dizer que, na história da reflexão sobre a política 1, sua tese é pertinente. De acordo com Bath (1981), ele foi o primeiro a dedicar sua capacidade intelectiva na prática política do passado e do seu tempo histórico, trazendo à tona e definindo a real atividade política, diferente da discutida, até então, pelos teóricos e utopistas do seu tempo. Seus livros possibilitam uma melhor compreensão das questões políticas de nosso tempo, pois estudar a história de várias gerações é estudar nossas próprias idéias e ver como chegamos a adquiri-las. Ao compreendermos como os grandes filósofos e historiadores trataram os problemas do seu tempo, buscando pelo pensamento a melhor maneira de ordenar as relações humanas, poderemos, assim, pensar com clareza nossa própria sociedade e buscar intervir nela. Hoje, procura-se verificar a contribuição específica que Maquiavel propiciou à história das idéias, especialmente, àquelas concernentes à ciência política. Percebemos que seus intérpretes, condizente com as diferentes épocas e posições ideológicas, fizeram leituras variadas e divergentes de seus escritos e, até anacrônicas. Assim, explorar a obra desse mestre, do realismo político, é para nós um desafio. Podemos assinalar, portanto, que a grande revolução nos estudos políticos deu-se na Itália, no início do século XVI, com Nicolau Maquiavel. Ao defender a unidade italiana, esse intelectual pregou a construção de um Estado laico, independente da Igreja e dirigido, de modo absoluto, por um príncipe dotado de inteligência e de inflexibilidade na direção dos negócios públicos. Pretendemos, assim, analisar o pensamento inovador de Maquiavel, no limiar do Renascimento Italiano que percebe o Estado como um fato social, ou seja, considera a história e a sociedade como fenômenos humanos e naturais, se distanciando de julgamentos e preconceitos doutrinários ou de condenações religiosas e morais. Maquiavel declara que a sabedoria política assenta em um entendimento adequado do passado. Ele recorreu a seus conhecimentos da história antiga para refletir as temáticas centrais de sua tese política. Para ele, o passado nos serve de exemplos, nos possibilitando prever o futuro, fazendo uso das soluções aplicadas na Antiguidade ou, na ausência deles, criar novos, em consonância com a similaridade de circunstâncias entre o passado e o presente. No Capítulo VI assinala ser 1 Dante ( ), Marsílio ( ), Petrarca ( ), Coluccio Salutati ( ), Leonardo Bruni ( ), são exemplos de teóricos políticos anteriores à Maquiavel.

3 2175 prudente imitar os grandes homens, que se destacaram por sua excelência. E, assim, àqueles que os imitarem devem [...] agir como os seteiros prudentes, que, para atingir um ponto longínquo, e cientes da capacidade do arco, miram em altura superior à do ponto escolhido. Não fazem isso, obviamente, para ver a flecha alcançar aquela altura; servem-se da mira elevada somente para acertar com segurança o local desejado, muito mais abaixo (MAQUIAVEL, Cap. VI). Maquiavel compartilhava da confiança dos humanistas, em geral, no valor do estudo do passado, enquanto guia para a vida moderna. Quem observar com diligência os fatos do passado poderá adquirir uma percepção daquilo que convém seguir e do que deve ser evitado. Ao conhecer a História aprendemos com o comportamento dos homens, podendo assim, não cometer os mesmos erros, pois na História nada acontece pelo acaso. É necessário olharmos para a História, não como receptor passivo de informações prontas, mas, sim, na posição de participantes do processo de construção do conhecimento histórico, nos conscientizando de nossa própria história e de nosso lugar no mundo. Assim, acreditamos que o passado ensina-nos a sermos homens e sujeitos de nossas ações. Faz-se necessário, portanto, nos apropriarmos das formulações de Maquiavel, que são atemporais, como exemplos, para que no nosso presente nos posicionemos com firmeza, com autonomia intelectual, diante dos problemas cotidianos. Assim, partindo da premissa que o processo educativo ocorre pelas ações sociais, o princípio da História da Educação é construir os fundamentos estruturantes do pensamento educacional, que percorre o caminho da História. Temos que voltar o nosso olhar para o passado, para as autoridades clássicas. Torna-se relevante compreender como, o pensamento dessas autoridades, influenciou a construção da idéia de educação, de conhecimento, de cultura. Em suma, com um olhar para o homem na sua totalidade, esse texto pretende pontuar o papel social de Maquiavel, enquanto sujeito histórico. Analisaremos mediante sua obra O Príncipe (1513), a contribuição do seu posicionamento, no seu momento histórico e ambiente, para o desenvolvimento do ser humano e da sociedade, tanto do seu tempo quanto da contemporaneidade. Tempo histórico e ambiência de Maquiavel

4 2176 Muitos, ao lerem O Príncipe, provavelmente, não conseguiram escapar à influência de Maquiavel, a não ser que não tenham lido nada sobre ele antes. No entanto, podemos apontar que é do conhecimento geral a opinião de Maquiavel de que, em política, os fins justificam os meios. Nos dicionários encontraremos maquiavélico definido como astuto, velhaco, pérfido, ardiloso. Aurélio Buarque de Holanda Ferreira 2 define maquiavelismo como Política desprovida de boa fé; procedimento astucioso; velhacaria. Uma pessoa maquiavélica é considerada como destituída de moralidade política, alguém que se utiliza mais do expediente do que da justiça? A obra de Maquiavel originou muita controvérsia póstuma. Cada geração tem adaptado O Príncipe de acordo com suas conveniências, com seus conceitos. Queremos, portanto, deixar aqui patentes, dois propósitos: apresentar O Príncipe e o seu escritor no contexto que lhes é próprio e em seguida analisar alguns aspectos dessa obra. Acreditamos que a obra de um escritor do porte de Maquiavel não é um trabalho descolado das questões de sua época. Entendemos que a prática social, na gênese da sociedade moderna, orienta e norteia os estudos do autor. Assim, o estudo deverá ser realizado vinculando a filosofia política do autor com o momento histórico em que ele viveu, dentro do quadro de sua vida pessoal e das condições econômicas, sociais e políticas da Europa dos séculos XV e XVI, em especial, a situação da Itália, pátria de Maquiavel. De acordo com Masters (1999), foi em meio à invasão da Itália, que Maquiavel desempenhou, durante 14 anos, a função de Segundo Secretário da Chanceleria de Florença ( ), eleito pelo Conselho dos Oitenta, órgão maior da estrutura de governo da cidade. Tornou-se um funcionário poderoso em um momento de efervescência política e econômica. Esses cargos propiciaram a Maquiavel um extenso conhecimento da política, conscientizando-o da complexidade dos acontecimentos correntes e das deficiências do governo florentino. Suas viagens permitiram-lhe, sem dúvida, ver a Itália de fora. Teve oportunidades de observar ações de papas e reis, aprendendo, assim, a respeito da sutileza política e do uso da força. Podemos afirmar que o envolvimento de Maquiavel em assuntos políticos, diplomáticos e militares como secretário, foi decisivo para a formação de seu pensamento político. Como secretário, Maquiavel, gozava de grande confiança do chefe da 2 FERREIRA, A. B. de H. Miniaurélio: o minidicionário da língua portuguesa. 6ª Ed. rev. atualiz. Curitiba: Positivo, 2004.

5 2177 república, Piero Soderini ( ); este reconhecia suas habilidades como negociador e o seu bom senso político. No entanto, em 1512, quando exércitos espanhóis derrotaram a república, Soderini é expulso e os Medici retornam ao poder em setembro. Diante deste novo quadro Maquiavel é destituído de suas funções, em novembro. Estava não só sem o cargo, mas também, impedido de se envolver em ações políticas. No início, acalentava esperanças de ser útil ao novo governo, pois fora um funcionário fiel e competente. Todavia em 19 de fevereiro de 1513, seu sonho evanesce, sendo aprisionado e torturado como um conspirador contra os Medici 3. Perante esse infortúnio, refugia-se em sua propriedade de Saint` Andrea, valendo-se de sua formação como poeta e literato. Nesse período foi concebida as suas obras mais importantes: O Príncipe (1513); os Comentários ( ); A Arte da Guerra ( ) e A História de Florença (1520/25). Maquiavel morreu em 1527, ano em que Roma foi saqueada pelas forças do imperador Carlos V ( ), do Sacro Império Germânico (BIGNOTTO, 2007). Enfim, nesse contexto de crise, todos os florentinos, entre eles Maquiavel, se encontravam unidos em uma preocupação comum: o receio de perderem sua tão estimada independência. A perda de Pisa, em 1494, local de suma importância para a atividade comercial de Florença, foi um grande golpe para o orgulho dos florentinos, levando-os a não mais recobrarem sua autoconfiança. Nesse momento, ameaçados por guerras e outros perigos, abandonaram a defesa de suas prerrogativas e da sua independência, em favor de um governo personificado em uma única família e depois em um só homem: o príncipe. Assim, podemos dizer que de forma geral O Príncipe constitui uma tentativa de restituir aos florentinos e ao seu governo o sentimento de autodeterminação. O Príncipe: a nova ciência política A combinação da arte de escrever cartas com a arte de fazer discursos, a partir do século XIII, teve resultados práticos. Capacitou os dictatores (instrutores da Ars Dictaminis 4 ) a contribuir de forma sistemática, ao debate da maior parte das questões relevantes do seu tempo, levando-os a assumir um caráter ainda mais público e político, se preocupando com as 3 Segundo Masters (1999), em 11 de março de 1513, com a morte do papa Júlio II ( ), o cardeal Giovanni de Medici, filho de Florença, torna-se o novo pontífice, assim, em meio ao regozijo dos florentinos, os prisioneiros são anistiados, ficando, então, livre Maquiavel. 4 Arte do ensino à retórica. O objetivo do estudo da retórica nas Universidades italianas, a partir do século XII consistia oferecer uma capacitação muito valorizada no mercado: escrever cartas oficiais e outros documentos semelhantes, com clareza e poder de persuasão.

6 2178 histórias de suas cidades. Assim, ao incluir assuntos cívicos nos modelos de cartas e de discursos, resultou-se um gênero importante de escrita política: livros de conselho dirigidos a podestà 5 e a outros magistrados urbanos. Essa abordagem foi largamente imitada, contribuindo, mais tarde, para o desenvolvimento do pensamento político renascentista. Os primeiros livros de conselhos contribuíram para fixar um padrão para a literatura posterior dos espelhos dos príncipes. Estes davam ênfase na questão de quais virtudes deveria possuir um bom governante e indicava que todas suas ações deveriam estar em conformidade com as quatro virtudes cardeais, a prudência, a magnimidade, a temperança e a justiça. Estas virtudes tornaram-se característica principal dos moralistas renascentistas (SKINNER, 1996). Maquiavel, pois, procurou conceber sua obra servindo-se desse segundo gênero literário, espelhos dos príncipes, o qual continuava a ser usado no início do século XVI. Em sua carta a Lourenço, filho de Piero de Medici, Maquiavel declara que está escrevendo um manual de conselhos para os príncipes, em especial, para o novo príncipe de Florença, da família Medici, com o intuito de auxiliá-lo a manter o poder e o controle no seu Estado. Afirma que baseou a sua própria apreciação da estratégia e da tática neste campo, no estudo meticuloso e no registro preciso, tanto da ação política do passado como da contemporânea. Maquiavel abordando a política de forma realista e confrontando a experiência que tinha dela com o testemunho da história, estava dando origem a regras de conduta política num mundo real. A verdade da política deve ser aprendida pelo estudo das várias formas existentes, resultantes da história real dos homens. Esse saber pode ser adquirido por todos que examinem atentamente o funcionamento dos diversos regimes existentes. O cerne de seu interesse não é estudar o tipo ideal de Estado, mas sim, o fenômeno do poder, formalizado na instituição do Estado, buscando compreender como as organizações políticas se fundam, se desenvolvem, perseveram e decaem. Em O Príncipe dá a entender que sua preferência pessoal é a liberdade política, por conseguinte, para a forma republicana de governo (MARTINS, 1998). O florentino, além de fornecer a dádiva da sua experiência política, destaca que ao seguir seus preceitos preconizados, o novo príncipe teria a possibilidade de consolidar o seu poder e, também, os Medici poderiam granjear a posição de líderes da própria Itália. Consideremos suas palavras em O Príncipe: 5 Funcionário assalariado. Era assim chamado porque era investido de poder supremo sobre a cidade, o qual era eleito pelo voto popular.

7 2179 [...] far-se-ia necessário que a Itália chegasse aonde se acha neste momento. Que se visse mais escravizada do que os hebreus, mais oprimida do que os persas, mais desunida do que os atenienses, sem chefe, sem ordem, batida, espoliada, lacerada, invadida, e que houvesse, por fim, suportado toda sorte de calamidades. [...] Verifica-se que roga ela a Deus o envio de alguém para redimi-la das crueldades e insolências dos estrangeiros. Nota-se, igualmente, que está pronta e disposta a seguir uma bandeira, desde que haja quem a levante. [...] Caso vossa ilustre casa deseje seguir o exemplo daqueles grandes homens redimir suas províncias, mister se faz, por primeiro, como verdadeiro alicerce de qualquer empresa, prover-se de tropas próprias, uma vez que não há outras mais leais nem melhores.e, não obstante cada soldado possa ser bom, todos reunidos serão ainda melhores quando forem comandados pelo seu príncipe, e por ele honrados e bem tratados. [...] Tome, portanto, a vossa ilustre casa tal tarefa, com aquele ânimo e com aquela fé com que se esposam as boas causas, afim de que, sob o seu brasão, seja essa pátria enobrecida [...] (MAQUIAVEL, Cap. XXVI). Segundo Masters (1999), o apoio que Maquiavel forneceu aos Medici era devido a sua crença de que o desejo de glória dessa família poderia gerar um líder para unir a Itália. Era seu desejo que a unificação da Itália se tornasse viável, levada a cabo por um líder enérgico, capaz de promover a estabilidade política e vencer seus conquistadores. Assim, em sua obra preocupa-se com os problemas que o novo príncipe deve enfrentar para conservar seu poder sobre o território recém-adquirido. Esse príncipe terá que manter a submissão daqueles que colaboraram para a sua ascensão e, ao mesmo tempo, diminuir o seu apetite de poder pessoal. Deverá acabar com a oposição, submeter os conquistados a sua autoridade, defender o seu território de ataques estrangeiros e outros mais. Para tanto, Maquiavel pretende que todos os príncipes tenham como modelo algum personagem histórico que fora alvo de glória e honra. Nesse sentido diz o florentino: Caminham os homens, em geral, por estradas já trilhadas. Aquele que é prudente, desse modo, deve escolher os caminhos já percorridos pelos grandes homens, e copiá-los; sempre muito é aproveitado, ainda que não se possa seguir fielmente esse caminho, nem alcançar inteiramente, pela imitação (MAQUIAVEL, Cap. VI). Assim, de acordo com Skinner (1996), Maquiavel, buscando inspiração nas ações e valores definidos pelos humanistas do alvorecer do século XV, discorre como um príncipe deve agir para conquistar a honra. O seu herói ainda é o vir virtutis, ou seja, o homem verdadeiramente viril, sendo este capaz de alcançar o mais alto nível de excelência, por meio de uma educação adequada, que Maquiavel dá a entender que a melhor educação para um príncipe seria seguir à risca os preceitos por ele elaborados em O Príncipe.

8 2180 Para ele, segundo Bignotto (2007), assim como para os teóricos dos espelhos dos príncipes anteriores, a ação política é um confronto entre a virtú e a fortuna. A deusa romana Fortuna, seria responsável pela ruína dos mais bem elaborados de nossos planos, porém, ressalta que é possível cotejá-la e o homem de legítima virtus pode até subjugá-la, atraindo dela favores. Ele admite que a fortuna pode levar o homem a adquirir um estado, assim como pela prática da virtú: Os principados ou são hereditários, e têm como um senhor um príncipe pelo sangue, por longa data, ou são novos. [...] domínios assim [...] adquiridos com tropas alheias ou próprias, pela fortuna ou pelo mérito (MAQUIAVEL, Cap. I). No seu Capítulo VII cita o exemplo de César Borgia 6 ( ) que conquistou o poder devido à influência do pai, o papa Alexandre VI, perdendo-o quando este lhe faltou, embora tivesse sido prudente e capaz. Maquiavel o apresenta como modelo a ser imitado por todos os que chegaram ao poder pela sorte ou pelas armas. Todavia, segundo Moreira (1981), é importante salientar que para Maquiavel, embora a fortuna, o acaso, proporcione chaves para o sucesso da ação política e constitui a metade da vida que não pode ser guiada pelo indivíduo, ele não compactua com a atitude passiva de fatalismo, mas sim, enaltece a posição ativa. Ele propõe uma vida ativa em detrimento de uma vida contemplativa e do ócio. Em outros termos, o homem de virtú é aquele que está atento aos sinais da fortuna, percebendo o momento certo para agir sábia e prudentemente, colhendo dela êxito. Para ser eficaz, a ação política deve-se atentar em investigar as peculiaridades das circunstâncias sobre a qual se pretende agir. Assim, adverte Maquiavel: [...] quando um príncipe se apóia apenas na fortuna, arruína-se de acordo com as variações daquela. Julgo feliz, também, o que harmoniza sua maneira de agir com as características de cada época, e infeliz aquele cujo modo de proceder discorda dos tempos [...] mudando-se a sorte, e conservando os homens, obstinadamente, o seu modo de proceder, são felizes enquanto esse modo de proceder e as características da época estiverem de acordo. [...] é melhor ser impetuoso do que prudente, [...] a fortuna como mulher, é sempre amiga dos jovens, pois são menos circunspectos, mais impetuosos e com maior audácia a dominam (MAQUIAVEL, Cap. XXV). Complementando o pensamento acima, Maquiavel argumenta sobre a importância de buscar na história uma situação semelhante e exemplar, na qual poderia obter conhecimento dos meios para a ação eficaz. A História nos mostra como a virtú de alguns personagens foi 6 Maquiavel, em , acompanhou César Bórgia em uma missão diplomática.

9 2181 capaz de retirar dos momentos propícios, dados pela fortuna, uma direção para tomarem atitudes prudentes, alcançando, assim, êxito. Assim, Maquiavel diante de uma Itália desestabilizada politicamente, insegura, insultada e decadente, indica que o governante se paute na virtú dos antepassados e, também, nos modelos do presente, para assim, adquirir forças, entusiasmo, determinação, essenciais para grandes mudanças. Nesse sentido propõe que: Agora, no que diz respeito ao exercício do pensamento, deve o príncipe ler histórias de países e avaliar as ações dos grandes homens, verificar como se conduziram nas guerras, analisar os porquês de suas vitórias e derrotas [...] Um príncipe sábio deve prestar atenção a essas coisas e jamais permanecer ocioso nos tempos de paz; ao contrário, deve, com astúcia, ir juntando cabedal de que se possa servir nas adversidades, para sempre estar pronto a opor-lhes resistência (MAQUIAVEL, Cap. XIV). A interação entre virtú e fortuna tudo decide. Sendo a primeira a energia, o empenho, a vontade dirigida para um objetivo e a segunda o acaso, a oportunidade, juntas vão tecer a rede em que se desenvolve o desejo do Estado e do indivíduo para a realização e para a conquista. Enfatizamos até então, o papel da fortuna e a importância do conhecimento da história, agora, de acordo com O Príncipe, pontuaremos como deve ser o comportamento dos príncipes diante das adversidades, para manter o poder e o controle no seu Estado. De acordo com Skinner (1996), por várias vezes Maquiavel sustentou que o principal dever do príncipe era proteger sua própria segurança e força, para tanto, a virtú do governante é a chave para que ele mantenha seu estado. No entanto, aos seus súditos deve garantir a estabilidade, a segurança e a liberdade, criando ordenações e leis que contemplem tanto o poder do príncipe quanto a segurança de todos, pois o [...] povo não quer ser governado nem oprimido pelos poderosos, [...] (MAQUIAVEL, Cap. IX). Para desviar o desprezo e o ódio e conservar o vulgo satisfeito é necessário: [...] não ser rapace e usurpador dos bens e das mulheres dos súditos. [...] Desprezível torna-se o príncipe considerado volúvel, leviano, efeminado, covarde, indeciso.[...] Deve ele fazer com que de seus súditos se reconheça a grandeza, a coragem, a gravidade e a fortaleza; [...] deve tornar irrevogável a sua sentença, comportando-se de maneira a que ninguém cogite enganá-lo ou fazer com que mude de idéia (MAQUIAVEL, Cap. XIX). Conclui-se, então, que um príncipe prudente deve pensar nos modos de ser necessário aos súditos, sempre, e de estes necessitarem do estado; depois, ser-lhe-ão sempre leais (MAQUIAVEL, Cap. IX).

10 2182 Pode-se afirmar, portanto, que para Maquiavel a conservação mais segura do Estado advém do príncipe não ser alvo do ódio do povo. Nos Discursos, Maquiavel aborda que [...] os povos, como diz Túlio, mesmo sendo ignorantes, são capazes de entender a verdade e facilmente cedem, quando a verdade lhes é dita por homem digno de fé (MAQUIAVEL, Liv. I, Cap. IV). A crise que se abate sobre sua pátria exige clareza, objetividade, sabedoria, tanto da parte dos governantes quanto dos súditos. Todos devem ter comprometimento com a esfera pública; ter consciência dos problemas. Quanto maior for a ação política dos indivíduos, mais forte será o Estado (MOREIRA, 1981). Em continuidade ao pensamento de como deve ser as ações do príncipe, segundo os conselhos de Maquiavel, adentramos em um ponto muito polêmico de sua teoria política: a ética. Indo na contramão de seus predecessores, Maquiavel sustenta que nem sempre podemos agir como gostaríamos no campo da política. A política real se ordena de maneira peculiar. Segundo Moraes (1981), Maquiavel declara que todos os atos ou procedimentos necessários a defesa do Estado ou ao bem da Pátria, úteis a comunidade ou ao príncipe que a encarna, serão morais. Ao contrário, os atos que objetivam a satisfação de interesses próprios e egoísticos, são imorais. Assim, esse pensador argumenta que em certas circunstâncias são necessárias atitudes contrárias às virtudes cristãs (a Fé, a Caridade e a Esperança) e morais (a Prudência, a Temperança, a Fortaleza e a Justiça) recomendadas na literatura dos espelhos, a um governante que pretenda manter seu estado e alcançar os alvos da honra, glória e fama. Paradoxalmente, esse filósofo, indica seguidas vezes, que é louvável o príncipe praticar as virtudes, no entanto, se ele não puder, de fato, ser virtuoso, já que lida com homens perversos, deverá manter as aparências, para com prudência escapar da má reputação. Assim, atribui uma acentuada relevância ao talento da dissimulação: No entanto, não é preciso que o príncipe tenha todas as qualidades mencionadas; basta que aparente possuí-las. [...] um príncipe, em especial quando novo, não pode observar todas as coisas a que são obrigados os homens tidos como bons, pois é muitas vezes forçado, para manter o governo, a agir contra a caridade, a fé, a humanidade, a religião. [...] Deve o príncipe, contudo, cuidar para não deixar escapar dos lábios expressões que não revelem as cinco qualidades [...] devendo aparentar, à vista e ao ouvido, ser todo piedade, fé, integridade, humanidade, religião. [...] Procure, pois, um príncipe vencer e preservar o Estado. Os meios empregados sempre serão considerados honrosos e louvados por todos, porque o vulgo se deixa conduzir por aparências e por aquilo que resulta dos fatos consumados (MAQUIAVEL, Cap. XVIII).

11 2183 Maquiavel, completando o conselho acima afirma que ao príncipe não convém desviar-se do que é bom, se assim for possível. Todavia, quando for necessário, deve praticar o mal com sabedoria. Muitas vezes o agir franco e varonil, como um legítimo vir virtutis, se revela inadequado, por isso, na prática, em seu Cap. XVIII no O Príncipe, o secretário florentino indica que o príncipe deva agir como meio animal e meio homem, para assim poder sobreviver, em meio à corrupção. A convicção de que em política os fins justificam os meios, fez com que ele fosse considerado infame, perverso. Ele via a humanidade em uma perspectiva muito pessimista: o homem para ele era depravado, ingrato, egoísta. Nesse sentido nos Discursos professa que os homens nunca fazem bem algum, a não ser por necessidade (MAQUIAVEL, Liv. 1, Cap. III). Assim, ele previne o príncipe de estar preparado para agir contra as convenções da fé, caso almeje manter-se seguro (SKINNER, 1996). Enfim, um governante deve desenvolver sua arte de mediar. É necessário ter habilidades na condução de suas ações; deve ser capaz de modificar sua conduta do bem ao mal, do mal ao bem, pois o homem de virtú é o inventor do possível em uma dada circunstância concreta, é aquele que sabe tirar proveito de uma situação propiciada pela fortuna. Para concluir nossa análise da obra do diplomata florentino, discutiremos sobre quais seriam os fundamentos do governo independentemente do tipo de Estado. Para Maquiavel os alicerces do governo seriam boas leis e boas armas. Possuir um exército próprio seria de suma importância para a segurança de um Estado, por isso, o príncipe deveria dominar a arte da guerra, possuir destreza, pois havendo boas armas, consequentemente haverá boas leis. Como era de sua opinião que a corrupção se alastrava pela Península Itálica, era de vital importância que o príncipe se mantivesse firmemente no poder, custe o que custasse. Assim, sendo este um propósito legítimo, justificava toda a espécie de meios. Essa situação corrompida e humilhante da Itália exigia instrumentos radicais para curá-la. A insegurança política da Itália justificava a sua obstinação pela estabilidade política, a qual deveria ser conquistada pela astúcia e pela força. Por isso, no Cap. VI em O Príncipe enaltece a ação dos profetas armados, sendo os maiores Moisés, Ciro, Rômulo, Teseu, fundadores de reinos dignos de admiração. Assim, Maquiavel concede acentuada relevância ao fim que a força bruta cumpre na vida política.

12 2184 E os principais fundamentos dos Estados, sejam eles novos, velhos ou mistos, são boas leis e boas armas.[...] As mercenárias e as auxiliares são inúteis e perigosas. Se alguém mantiver seu Estado apoiado nessa classe de forças, nunca haverá de estar seguro; [...] O Estado é espoliado por elas na paz; na guerra, pelos inimigos [...] Em suma, nas tropas mercenárias é perigoso a covardia; nas auxiliares, o mérito. [...] Carlos VII, pai do rei Luís XI, que com sua boa fortuna e mérito libertou a França do jugo inglês, apercebeu-se da necessidade de se armar com tropas próprias e assim tornou obrigatório, no reino, o serviço militar. [...] Um príncipe não deve ter outro objetivo ou pensamento, ou manter qualquer outra coisa como prática, a não ser a guerra, seu regulamento e sua disciplina, pois essa é a única arte que se espera de quem comanda. [...] A causa que te levará a perder o domínio, em primeiro, é descuidar dessa arte, e só o poderás conquistá-lo ao professá-la. [...] deve se preocupar sempre com a arte de guerra, e praticá-la na paz mais ainda do que na guerra, [...] (MAQUIAVEL, Caps. XII, XIII e XIV). Percebemos, portanto, que para Maquiavel o amor à pátria, o uso da violência pela sua causa, constituía-se como elementos necessários à virtús do legítimo cidadão. Esse estadista conclui, declarando sobre a importância de um príncipe ter uma milícia constituída por cidadãos, pois caso contrário, estará à mercê da fortuna, em momentos difíceis não haverá virtú que mantenha o Estado seguro. Maquiavel começou sua carreira numa posição de poder e prestígio e morreu pobre e em desgraça. Todavia, mediante uma combinação de gênio e talento como escritor, essa derrota tornou-se o fundamento para obras de sucesso duradouro. A desgraça, que o afastou de sua posição de alto funcionário do Estado, levou-o a dedicar tempo e esforço para escrever suas principais obras, resultante de uma profunda reflexão sobre a atividade política. Foi, portanto, a desgraça que possibilitou sua grandeza. Considerações finais Observamos que a obra desse florentino exprimiu, pela primeira vez, a noção de Estado como forma de organização da sociedade da maneira como a conhecemos hoje. É notável constatar que as análises de Maquiavel referentes à política de seu tempo continuam apresentar uma surpreendente atualidade. Percebe-se hoje, nas relações entre os estados e na própria sociedade, a competição, o jogo de interesses particulares. Nota-se, a falta do engajamento das pessoas em projetos coletivos e causas mais amplas, pelas quais a existência individual adquire novos sentidos. Ao lermos os clássicos percebemos o quanto eles são importantes para a contemporaneidade. Eles permanecem porque tratam questões humanas para além do tempo vivido por eles. Estes tiveram consciência das questões de sua época, se posicionaram e

13 2185 fizeram diferença. Maquiavel se envolveu com os problemas do seu tempo e, com determinação, buscou meio de resolvê-los. Pôs suas próprias prioridades em jogo para se lançar em questões da esfera pública. Infelizmente, percebemos que no atual momento, os indivíduos não buscam desenvolver uma consciência crítica do seu contexto social. Assim, sua obra nos serve como modelo para termos uma vida ativa, nos colocando como agentes partícipes dos problemas de nossa época, buscando soluções, para que os homens e a sociedade se desenvolvam, possibilitando o bem viver. Maquiavel tinha como norte a liberdade e o bem comum, por isso, procura nos mostrar que não há escolha automática do caminho a ser seguido, pois cada escolha, mediante ao nosso livre arbítrio, corresponde um risco, várias possibilidades e responsabilidades. O objetivo de fazer prevalecer o bem comum da sociedade, supõe renúncias da parte dos indivíduos e do Estado em favor da coletividade; corresponde precisamente em superar o estado de natureza, na concepção de Thomas Hobbes ( ), no qual o homem é o lobo do homem. A experiência histórica deixou provado que a harmonização dos interesses individuais ou nacionais é resultante de uma conquista da vontade ética, que interfere na sociedade para criar um equilíbrio entre as forças que agem nela. É certo que cada um de nós almeje viver em paz e usufruir as vantagens de um mundo sem conflitos, todavia, a simples vontade de extirpar os conflitos não será suficiente, é necessário, pois por meio da ação, construir instituições que acolham e transformem os desejos diversos dos homens legados pela natureza. Reconhecer as atuais circunstâncias históricas, mediante uma análise acurada e realista do mundo dos homens, não deve nos entregar a impotência, a inércia e a passividade, mas sim, deve nos levar a desejá-lo melhor e, acima de tudo agir, pois é por meio da ação que os homens realizam suas obras em comum. Esse é o legado de Maquiavel. O seu projeto social era, juntamente com outros do seu tempo, o de reencontrar o vigor perene que acreditava ter havido nos primeiros tempos da República e restituir à Florença e a sua Itália o esplendor de um regime que agonizava. Concluímos, portanto, a obra de Maquiavel é de suma importância para a História da Educação, pois nos permite compreender os fundamentos da formação política da sociedade moderna e, por conseguinte, compreender a formação do homem político-moderno. REFERÊNCIAS

14 2186 BATH, Sérgio. Traduzindo Maquiavel. In: MAQUIAVEL: um seminário na Universidade de Brasília. Brasília: Editora Universidade de Brasília, BIGNOTTO, Newton. Nicolau Maquiavel ( ) e a nova reflexão política. In: MAINKA, Peter Johann. (org.) A caminho do mundo moderno: concepções clássicas da Filosofia Política no século XVI e o seu contexto histórico. Maringá: EDUEM, FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio: o minidicionário da língua portuguesa. 6ª ed. rev. atualiz. Curitiba: Positivo, NICOLAU MAQUIAVEL. O Príncipe - Escritos Políticos. In: Pensadores. São Paulo: Editora Nova Cultural Ltda, NICOLAU MAQUIAVEL. Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio. São Paulo: Martins fontes, MARTINS, Carlos Estevan. Maquiavel vida e obra. In: NICOLAU MAQUIAVEL. O Príncipe - Escritos Políticos. In: Pensadores. São Paulo: Editora Nova Cultural Ltda, MASTERS, Roger D. Da Vinci & Maquiavel: um sonho renascentista: de como o curso de um rio mudaria o destino de Florença. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., MORAES, Lauro Escorel de. Maquiavel e o Pensamento Político. In: MAQUIAVEL: um seminário na Universidade de Brasília. Brasília: Editora Universidade de Brasília, MOREIRA, Marcílio Marques. Maquiavel e a Renascença - Tempos difíceis e reflexão crítica. In: MAQUIAVEL: um seminário na Universidade de Brasília. Brasília: Editora Universidade de Brasília, OLIVEIRA, Terezinha. As Universidades na Idade Média. São Paulo/Porto: Editora Mandruvá/Univ. do Porto, (Coleção Notandum Livro-5). SALZER, Georg. O humanismo na Europa Central ( /50): um resumo. In: MAINKA, Peter Johann. (org.) A caminho do mundo moderno: concepções clássicas da Filosofia Política no século XVI e o seu contexto histórico. Maringá: EDUEM, SKINNER, Quentin. As fundações do pensamento político moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

2 > Ciência Política UNIDADE 2. Maquiavel: a ação política virtuosa que desafia as contingências

2 > Ciência Política UNIDADE 2. Maquiavel: a ação política virtuosa que desafia as contingências 2 > Ciência Política UNIDADE 2 Maquiavel: a ação política virtuosa que desafia as contingências Objetivos Discutir o contexto histórico no qual Maquiavel escreveu a obra O Príncipe. Apresentar a obra de

Leia mais

1469: nascimento de Maquiavel, em 04 de maio.

1469: nascimento de Maquiavel, em 04 de maio. NICOLAU MAQUIAVEL Vida e Obra 1469: nascimento de Maquiavel, em 04 de maio. 1498: é nomeado chanceler e, mais tarde, secretário das Relações Exteriores de Florença.Essas funções não detiam tanto poder,

Leia mais

LÍDER: compromisso em comunicar, anunciar e fazer o bem.

LÍDER: compromisso em comunicar, anunciar e fazer o bem. ESCOLA VICENTINA SÃO VICENTE DE PAULO Disciplina: Ensino Religioso Professor(a): Rosemary de Souza Gelati Paranavaí / / "Quanto mais Deus lhe dá, mais responsável ele espera que seja." (Rick Warren) LÍDER:

Leia mais

( C A R TA DE N I C O L A U M A Q U I AV E L A F R A N C E S C O V E T T O R I, DE 10 DE D E Z E M B R O DE 1 51 3 ).

( C A R TA DE N I C O L A U M A Q U I AV E L A F R A N C E S C O V E T T O R I, DE 10 DE D E Z E M B R O DE 1 51 3 ). Filosofia 3ª série E C O M O D A N T E D I Z QUE N Ã O SE FA Z C I Ê N C I A S E M R E G I S T R A R O QUE SE A P R E N D E, EU T E N H O A N O TA D O T U D O N A S C O N V E R S A S QUE ME P A R E

Leia mais

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é:

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: a capacidade individual ou social para manter uma orientação constante, imutável, qualquer que seja a complexidade de uma situação

Leia mais

Newton Bignotto. Maquiavel. Rio de Janeiro

Newton Bignotto. Maquiavel. Rio de Janeiro Newton Bignotto Maquiavel Rio de Janeiro Introdução No ano em que nasceu Maquiavel, 1469, Florença vivia um período agitado. Embora ainda fosse formalmente uma república, a cidade era de fato administrada

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil.

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. 1 Autora :Rosângela Azevedo- PIBID, UEPB. E-mail: rosangelauepb@gmail.com ²Orientador: Dr. Valmir pereira. UEPB E-mail: provalmir@mail.com Desde

Leia mais

Avanços na transparência

Avanços na transparência Avanços na transparência A Capes está avançando não apenas na questão dos indicadores, como vimos nas semanas anteriores, mas também na transparência do sistema. Este assunto será explicado aqui, com ênfase

Leia mais

A Sociologia de Weber

A Sociologia de Weber Material de apoio para Monitoria 1. (UFU 2011) A questão do método nas ciências humanas (também denominadas ciências históricas, ciências sociais, ciências do espírito, ciências da cultura) foi objeto

Leia mais

O TIGRE E A DEMOCRACIA: O CONTRATO SOCIAL HISTÓRICO

O TIGRE E A DEMOCRACIA: O CONTRATO SOCIAL HISTÓRICO 5.11.05 O TIGRE E A DEMOCRACIA: O CONTRATO SOCIAL HISTÓRICO Luiz Carlos Bresser-Pereira Primeira versão, 5.11.2005; segunda, 27.2.2008. No século dezessete, Hobbes fundou uma nova teoria do Estado que

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

Katia Luciana Sales Ribeiro Keila de Souza Almeida José Nailton Silveira de Pinho. Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos)

Katia Luciana Sales Ribeiro Keila de Souza Almeida José Nailton Silveira de Pinho. Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos) Katia Luciana Sales Ribeiro José Nailton Silveira de Pinho Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos) Universidade Estadual de Montes Claros / UNIMONTES abril / 2003 Katia Luciana Sales Ribeiro José Nailton

Leia mais

Palestrante: José Nazareno Nogueira Lima Advogado, Diretor -Tesoureiro da OAB/PA, Consultor da ALEPA

Palestrante: José Nazareno Nogueira Lima Advogado, Diretor -Tesoureiro da OAB/PA, Consultor da ALEPA A ÉTICA NA POLÍTICA Palestrante: Advogado, Diretor -Tesoureiro da OAB/PA, Consultor da ALEPA A origem da palavra ÉTICA Ética vem do grego ethos, que quer dizer o modo de ser, o caráter. Os romanos traduziram

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS Universidade Federal da Bahia Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS Reunião de 18 de junho de 2010 Resumo

Leia mais

Elaboração de Projetos

Elaboração de Projetos Elaboração de Projetos 2 1. ProjetoS John Dewey (1859-1952) FERRARI, Márcio. John Dewey: o pensador que pôs a prática em foco. Nova Escola, São Paulo, jul. 2008. Edição especial grandes pensadores. Disponível

Leia mais

Idealismo - corrente sociológica de Max Weber, se distingui do Positivismo em razão de alguns aspectos:

Idealismo - corrente sociológica de Max Weber, se distingui do Positivismo em razão de alguns aspectos: A CONTRIBUIÇÃO DE MAX WEBER (1864 1920) Max Weber foi o grande sistematizador da sociologia na Alemanha por volta do século XIX, um pouco mais tarde do que a França, que foi impulsionada pelo positivismo.

Leia mais

Selecionando e Desenvolvendo Líderes

Selecionando e Desenvolvendo Líderes DISCIPULADO PARTE III Pr. Mano Selecionando e Desenvolvendo Líderes A seleção de líderes é essencial. Uma boa seleção de pessoas para a organização da célula matriz facilitará em 60% o processo de implantação

Leia mais

3.4 DELINEAMENTO ÉTICO JURÍDICO DA NOVA ORGANIZAÇÃO SOCIAL

3.4 DELINEAMENTO ÉTICO JURÍDICO DA NOVA ORGANIZAÇÃO SOCIAL 3.4 DELINEAMENTO ÉTICO JURÍDICO DA NOVA ORGANIZAÇÃO SOCIAL Os fundamentos propostos para a nova organização social, a desconcentração e a cooperação, devem inspirar mecanismos e instrumentos que conduzam

Leia mais

país. Ele quer educação, saúde e lazer. Surge então o sindicato cidadão que pensa o trabalhador como um ser integrado à sociedade.

país. Ele quer educação, saúde e lazer. Surge então o sindicato cidadão que pensa o trabalhador como um ser integrado à sociedade. Olá, sou Rita Berlofa dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Brasil, filiado à Contraf e à CUT. Quero saudar a todos os trabalhadores presentes e também àqueles que, por algum motivo, não puderam

Leia mais

Maquiavel. Teoria Política. (Capítulo 24, pág 298 a 302)

Maquiavel. Teoria Política. (Capítulo 24, pág 298 a 302) Maquiavel Teoria Política (Capítulo 24, pág 298 a 302) CONTEXTO HISTÓRICO (SÉC XIV e seguintes) 1. FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS NACIONAIS (Portugal, França, Inglaterra, Espanha). 2. Monarquias Nacionais ESTADO

Leia mais

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2007 página 1 EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Moysés Kuhlmann :A educação da criança pequena também deve ser pensada na perspectiva de

Leia mais

Situação Financeira Saúde Física

Situação Financeira Saúde Física Um dia um amigo me fez uma séria de perguntas, que me fez refletir muito, e a partir daquele dia minha vida vem melhorando a cada dia, mês e ano. Acreditando que todos temos um poder interno de vitória,

Leia mais

ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR.

ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR. 1 ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR. Rute Regina Ferreira Machado de Morais Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG Este texto visa refletir sobre o papel

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Título do Case: Diversidades que renovam, transformando novas realidades

Título do Case: Diversidades que renovam, transformando novas realidades Título do Case: Diversidades que renovam, transformando novas realidades Categoria: Práticas Internas. Temática: Pessoas. Resumo: A motivação dos funcionários é importante para incentivar o trabalho e

Leia mais

1- Unificação dos Estados Nacionais. Centralização do poder

1- Unificação dos Estados Nacionais. Centralização do poder 1- Unificação dos Estados Nacionais Centralização do poder 1.1- Nobreza classe dominante Isenção de impostos; Ocupação de cargos públicos; Altos cargos no exército. 1- Conceito: Sistema de governo que

Leia mais

Unidade 3: A Teoria da Ação Social de Max Weber. Professor Igor Assaf Mendes Sociologia Geral - Psicologia

Unidade 3: A Teoria da Ação Social de Max Weber. Professor Igor Assaf Mendes Sociologia Geral - Psicologia Unidade 3: A Teoria da Ação Social de Max Weber Professor Igor Assaf Mendes Sociologia Geral - Psicologia A Teoria de Ação Social de Max Weber 1 Ação Social 2 Forma de dominação Legítimas 3 Desencantamento

Leia mais

UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO.

UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. PARTE 1 O QUE É FILOSOFIA? não é possível aprender qualquer filosofia; só é possível aprender a filosofar. Kant Toda às vezes que

Leia mais

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS Daniel Silveira 1 Resumo: O objetivo desse trabalho é apresentar alguns aspectos considerados fundamentais para a formação docente, ou

Leia mais

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS RESUMO Juliana Candido QUEROZ (Bolsista) 1 ; Natália SILVA (Bolsista) 2, Leila BRUNO (Supervisora) 3 ; Sinval Martins S. FILHO (Coordenador)

Leia mais

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS. UNICEF 20 de Novembro de 1959 AS CRIANÇAS TÊM DIREITOS

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS. UNICEF 20 de Novembro de 1959 AS CRIANÇAS TÊM DIREITOS DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS UNICEF 20 de Novembro de 1959 AS CRIANÇAS TÊM DIREITOS DIREITO À IGUALDADE, SEM DISTINÇÃO DE RAÇA RELIGIÃO OU NACIONALIDADE Princípio I - A criança desfrutará

Leia mais

Empreendedorismo. Tópico 1 O (a) Empreendedor (a)

Empreendedorismo. Tópico 1 O (a) Empreendedor (a) Empreendedorismo Tópico 1 O (a) Empreendedor (a) Conteúdo 1. Objetivos do Encontro... 3 2. Introdução... 3 3. A formação do empreendedor... 3 4. Empreendedorismo nato ou desenvolvido?... 4 4.1 Características

Leia mais

Avaliação da aprendizagem... mais uma vez

Avaliação da aprendizagem... mais uma vez Avaliação da aprendizagem... mais uma vez Cipriano Carlos Luckesi 1 Artigo publicado na Revista ABC EDUCATIO nº 46, junho de 2005, páginas 28 e 29. Recentemente, tenho acompanhado crianças que saíram de

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

EMPREENDEDORISMO DE. Professor Victor Sotero

EMPREENDEDORISMO DE. Professor Victor Sotero EMPREENDEDORISMO DE NEGÓCIOS COM INFORMÁTICA Professor Victor Sotero 1 OBJETIVOS DA DISCIPLINA Esta disciplina apresenta uma metodologia para formação de empreendedores. Aberta e flexível, baseada em princípios

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

O que são Direitos Humanos?

O que são Direitos Humanos? O que são Direitos Humanos? Por Carlos ley Noção e Significados A expressão direitos humanos é uma forma abreviada de mencionar os direitos fundamentais da pessoa humana. Sem esses direitos a pessoa não

Leia mais

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS Letícia Luana Claudino da Silva Discente de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande. Bolsista do Programa de Saúde. PET/Redes

Leia mais

LIDERANÇA, ÉTICA, RESPEITO, CONFIANÇA

LIDERANÇA, ÉTICA, RESPEITO, CONFIANÇA Dado nos últimos tempos ter constatado que determinado sector da Comunidade Surda vem falando muito DE LIDERANÇA, DE ÉTICA, DE RESPEITO E DE CONFIANÇA, deixo aqui uma opinião pessoal sobre o que são estes

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

Por uma pedagogia da juventude

Por uma pedagogia da juventude Por uma pedagogia da juventude Juarez Dayrell * Uma reflexão sobre a questão do projeto de vida no âmbito da juventude e o papel da escola nesse processo, exige primeiramente o esclarecimento do que se

Leia mais

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA Maria Ignez de Souza Vieira Diniz ignez@mathema.com.br Cristiane Akemi Ishihara crisakemi@mathema.com.br Cristiane Henriques Rodrigues Chica crischica@mathema.com.br

Leia mais

O Determinismo na Educação hoje Lino de Macedo

O Determinismo na Educação hoje Lino de Macedo O Determinismo na Educação hoje Lino de Macedo 2010 Parece, a muitos de nós, que apenas, ou principalmente, o construtivismo seja a ideia dominante na Educação Básica, hoje. Penso, ao contrário, que, sempre

Leia mais

AMAJUM. No próximo dia 7 de outubro, o povo brasileiro retorna às urnas, desta vez para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

AMAJUM. No próximo dia 7 de outubro, o povo brasileiro retorna às urnas, desta vez para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. No próximo dia 7 de outubro, o povo brasileiro retorna às urnas, desta vez para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Produção: Ação conjunta: Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso Parceiro:

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

GABARITO - FILOSOFIA - Grupo L

GABARITO - FILOSOFIA - Grupo L GABARITO - FILOSOFIA - Grupo L Os comentários e indicações relativos a cada questão constituem apenas uma dentre linhas possíveis de abordagem. Como buscamos formular questões que combinassem os conhecimentos

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES PARA UMA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: ANALISANDO ABORDAGENS DA PRIMEIRA LEI DE NEWTON EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA

CONTRIBUIÇÕES PARA UMA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: ANALISANDO ABORDAGENS DA PRIMEIRA LEI DE NEWTON EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA CONTRIBUIÇÕES PARA UMA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: ANALISANDO ABORDAGENS DA PRIMEIRA LEI DE NEWTON EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA Andrew Stanley Raposo 1, Tayse Raquel dos Santos 2, Katemari Rosa 3 Unidade

Leia mais

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão Identificação da Ação Proposta Área do Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas Área Temática:

Leia mais

www.entrenacoes.com.br UMA IGREJA FORTE, SE FAZ COM MINISTÉRIOS FORTES

www.entrenacoes.com.br UMA IGREJA FORTE, SE FAZ COM MINISTÉRIOS FORTES www.entrenacoes.com.br UMA IGREJA FORTE, SE FAZ COM MINISTÉRIOS FORTES A RESPONSABILIDADE É PESSOAL A CEEN é uma igreja que tem a responsabilidade de informar e ensinar os valores e princípios de Deus,

Leia mais

coleção Conversas #6 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.

coleção Conversas #6 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça. coleção Conversas #6 Eu Posso com a s fazer próprias justiça mãos? Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora AfroReggae nasceu com o desejo

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade

Leia mais

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA Autores: FIGUEIREDO 1, Maria do Amparo Caetano de LIMA 2, Luana Rodrigues de LIMA 3, Thalita Silva Centro de Educação/

Leia mais

DISCURSO SOBRE LEVANTAMENTO DA PASTORAL DO MIGRANTE FEITO NO ESTADO DO AMAZONAS REVELANDO QUE OS MIGRANTES PROCURAM O ESTADO DO AMAZONAS EM BUSCA DE

DISCURSO SOBRE LEVANTAMENTO DA PASTORAL DO MIGRANTE FEITO NO ESTADO DO AMAZONAS REVELANDO QUE OS MIGRANTES PROCURAM O ESTADO DO AMAZONAS EM BUSCA DE DISCURSO SOBRE LEVANTAMENTO DA PASTORAL DO MIGRANTE FEITO NO ESTADO DO AMAZONAS REVELANDO QUE OS MIGRANTES PROCURAM O ESTADO DO AMAZONAS EM BUSCA DE MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA DEPUTADO MARCELO SERAFIM

Leia mais

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL INTRODUÇÃO O conceito de ação social está presente em diversas fontes, porém, no que se refere aos materiais desta disciplina o mesmo será esclarecido com base nas idéias

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

Empreendedorismo COMPETÊNCIAS HABILIDADES

Empreendedorismo COMPETÊNCIAS HABILIDADES Empreendedorismo Curso de Moda e Estilismo Graduação em Administração de Empresas Especialização em Marketing Empreendedorismo COMPETÊNCIAS Conhecer o processo de empreender utilizando as estruturas, as

Leia mais

Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e Ele passou a ensiná-los dizendo... Mateus 5.

Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e Ele passou a ensiná-los dizendo... Mateus 5. Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e Ele passou a ensiná-los dizendo... Mateus 5.1-2 E na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha

Leia mais

Colégio Ser! Sorocaba Sociologia Ensino Médio Profª. Marilia Coltri

Colégio Ser! Sorocaba Sociologia Ensino Médio Profª. Marilia Coltri Marx, Durkheim e Weber Colégio Ser! Sorocaba Sociologia Ensino Médio Profª. Marilia Coltri Problemas sociais no século XIX Problemas sociais injustiças do capitalismo; O capitalismo nasceu da decadência

Leia mais

Como motivar Millennials. Gerencie seus benefícios! Faça um teste em convenia.com.br/free

Como motivar Millennials. Gerencie seus benefícios! Faça um teste em convenia.com.br/free Como motivar Millennials Gerencie seus benefícios! Faça um teste em convenia.com.br/free O que esperar deste ebook Maneiras práticas para motivar seus funcionários da geração Millennials a. O que é a geração

Leia mais

Com-Vida. Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida

Com-Vida. Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Com-Vida Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Com-Vida Comissao de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Depois de realizar a Conferência... Realizada a Conferência em sua Escola ou Comunidade, é

Leia mais

na sala de aula e na vida

na sala de aula e na vida na sala de aula e na vida Dez dos pais que favorecem o sucesso dos filhos na sala de aula e na vida 2 2012, Fundação Otacílio Coser COSTA, Antonio Carlos Gomes da BASILE, Odelis PAIS, ESCOLA E FILHOS,

Leia mais

O Indivíduo em Sociedade

O Indivíduo em Sociedade O Indivíduo em Sociedade A Sociologia não trata o indivíduo como um dado da natureza isolado, livre e absoluto, mas como produto social. A individualidade é construída historicamente. Os indivíduos são

Leia mais

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise.

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. 5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. INTRODUÇÃO Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil, mas em tempos de

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS RECUPERAÇÃO. 1. Quais foram as principais características da escolástica? Cite alguns de seus pensadores.

LISTA DE EXERCÍCIOS RECUPERAÇÃO. 1. Quais foram as principais características da escolástica? Cite alguns de seus pensadores. LISTA DE EXERCÍCIOS RECUPERAÇÃO 1. Quais foram as principais características da escolástica? Cite alguns de seus pensadores. 2. Como acontecia a aprendizagem nas escolas no período medieval? Quem era apto

Leia mais

Carta de Paulo aos romanos:

Carta de Paulo aos romanos: Carta de Paulo aos romanos: Paulo está se preparando para fazer uma visita à comunidade dos cristãos de Roma. Ele ainda não conhece essa comunidade, mas sabe que dentro dela existe uma grande tensão. A

Leia mais

Ética no exercício da Profissão

Ética no exercício da Profissão Titulo: Ética no exercício da Profissão Caros Colegas, minhas Senhoras e meus Senhores, Dr. António Marques Dias ROC nº 562 A nossa Ordem tem como lema: Integridade. Independência. Competência. Embora

Leia mais

O ORIENTADOR FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO

O ORIENTADOR FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO O ORIENTADOR FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO Flávia Fernanda Vasconcelos Alves Faculdades Integradas de Patos FIP flaviavasconcelos.edu@hotmail.com INTRODUÇÃO Observa-se

Leia mais

A Busca. Capítulo 01 Uma Saga Entre Muitas Sagas. Não é interessante como nas inúmeras sagas que nos são apresentadas. encontrar uma trama em comum?

A Busca. Capítulo 01 Uma Saga Entre Muitas Sagas. Não é interessante como nas inúmeras sagas que nos são apresentadas. encontrar uma trama em comum? A Busca Capítulo 01 Uma Saga Entre Muitas Sagas Não é interessante como nas inúmeras sagas que nos são apresentadas em livros e filmes podemos encontrar uma trama em comum? Alguém, no passado, deixouse

Leia mais

RELATÓRIO FINAL ALFABETIZAÇÃO 2010

RELATÓRIO FINAL ALFABETIZAÇÃO 2010 RELATÓRIO FINAL ALFABETIZAÇÃO 2010 Débora Rana Introdução Participar da seleção do Prêmio Victor Civita, pela segunda vez, é uma experiência bastante interessante, pois permite estabelecer relações entre

Leia mais

O professor faz diferença?

O professor faz diferença? Artigo publicado no Correio do Estado em 24/07/09 Campo Grande - MS A pedagogia faz diferença. Esta é a tese que será defendida no Seminário Internacional promovido pela Secretaria Estadual de Educação

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE Universidade Estadual De Maringá gasparin01@brturbo.com.br INTRODUÇÃO Ao pensarmos em nosso trabalho profissional, muitas vezes,

Leia mais

COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM

COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM Faz aquilo em que acreditas e acredita naquilo que fazes. Tudo o resto é perda de energia e de tempo. Nisargadatta Atualmente um dos desafios mais importantes que se

Leia mais

Martina Rillo Otero A importância do processo de avaliação. Existem muitas definições para avaliação, não existe uma única.

Martina Rillo Otero A importância do processo de avaliação. Existem muitas definições para avaliação, não existe uma única. Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial Avaliação, Monitoramento e Impacto no Programa de Voluntariado Empresarial: Teoria e Prática 25/11/14 Martina Rillo Otero A importância do processo de avaliação

Leia mais

Mensagem de Ano Novo. do Presidente da República

Mensagem de Ano Novo. do Presidente da República Mensagem de Ano Novo do Presidente da República Palácio de Belém, 1 de janeiro de 2015 Boa noite. Desejo a todos um Feliz Ano de 2015. Os meus votos dirigem-se a todos os Portugueses, quer aos que residem

Leia mais

Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens

Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens A obra salesiana teve início em Turim, na Itália, onde Dom Bosco colocou em prática seus ideais de educação associados ao desenvolvimento

Leia mais

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com E-book prático AJUSTE SEU FOCO Viabilize seus projetos de vida CONTEÚDO À QUEM SE DESTINA ESSE E-BOOK:... 3 COMO USAR ESSE E-BOOK:... 4 COMO ESTÁ DIVIDIDO ESSE E-BOOK:... 5 O QUE É COACHING?... 6 O SEU

Leia mais

SOCIEDADE, EDUCAÇÃO E VIDA MORAL. Monise F. Gomes; Pâmela de Almeida; Patrícia de Abreu.

SOCIEDADE, EDUCAÇÃO E VIDA MORAL. Monise F. Gomes; Pâmela de Almeida; Patrícia de Abreu. SOCIEDADE, EDUCAÇÃO E VIDA MORAL Monise F. Gomes; Pâmela de Almeida; Patrícia de Abreu. O homem faz a sociedade ou a sociedade faz o homem? A culpa é da sociedade que o transformou Quem sabe faz a hora,

Leia mais

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO?

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? Apresentação Ir para a escola, passar um tempo com a família e amigos, acompanhar as últimas novidades do mundo virtual, fazer um curso de inglês e praticar um esporte são

Leia mais

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Autor: Dominique Turpin Presidente do IMD - International Institute for Management Development www.imd.org Lausanne, Suíça Tradução:

Leia mais

Jogos. Redes Sociais e Econômicas. Prof. André Vignatti

Jogos. Redes Sociais e Econômicas. Prof. André Vignatti Jogos Redes Sociais e Econômicas Prof. André Vignatti Teoria dos Jogos Neste curso, queremos olhar para redes a partir de duas perspectivas: 1) uma estrutura subjacente dos links de conexão 2) o comportamentos

Leia mais

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot Viver com atenção O c a m i n h o d e f r a n c i s c o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot 2 Viver com atenção Conteúdo 1 O caminho de Francisco 9 2 O estabelecimento

Leia mais

Lição 1 - Apresentando o Evangelho Texto Bíblico Romanos 1.16,17

Lição 1 - Apresentando o Evangelho Texto Bíblico Romanos 1.16,17 Lição 1 - Apresentando o Evangelho Texto Bíblico Romanos 1.16,17 Paulo escreveu uma carta à Igreja de Roma, mas não foi ele o instrumento que Deus usou para fazer acontecer uma Agência do Reino de Deus

Leia mais

Identificação do projeto

Identificação do projeto Seção 1 Identificação do projeto ESTUDO BÍBLICO Respondendo a uma necessidade Leia Neemias 1 Neemias era um judeu exilado em uma terra alheia. Alguns dos judeus haviam regressado para Judá depois que os

Leia mais

O COACHING ESTRATÉGICO A Abordagem para uma Nova Cultura Organizacional. Luiz Cláudio Binato Belo Horizonte, 12 de Maio de 2011

O COACHING ESTRATÉGICO A Abordagem para uma Nova Cultura Organizacional. Luiz Cláudio Binato Belo Horizonte, 12 de Maio de 2011 O COACHING ESTRATÉGICO A Abordagem para uma Nova Cultura Organizacional Luiz Cláudio Binato Belo Horizonte, 12 de Maio de 2011 Organização Realização O QUE É COACHING? É um PROCESSO no qual um profissional

Leia mais

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Aline Trindade A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Introdução Existem várias maneiras e formas de se dizer sobre a felicidade. De quando você nasce até cerca dos dois anos de idade, essa

Leia mais

Construção de redes sociais e humanas: um novo desafio. Sonia Aparecida Cabestré Regina Celia Baptista Belluzzo

Construção de redes sociais e humanas: um novo desafio. Sonia Aparecida Cabestré Regina Celia Baptista Belluzzo Construção de redes sociais e humanas: um novo desafio. Sonia Aparecida Cabestré Regina Celia Baptista Belluzzo Um pouco de história... Características Sociedade Agrícola Agricultura, Caça TERRA Sociedade

Leia mais

A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLHA DA PROFISSÃO Professor Romulo Bolivar. www.proenem.com.br

A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLHA DA PROFISSÃO Professor Romulo Bolivar. www.proenem.com.br A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLHA DA PROFISSÃO Professor Romulo Bolivar www.proenem.com.br INSTRUÇÃO A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo

Leia mais

Passaram 100 anos AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANTO ANTÓNIO. Língua Portuguesa

Passaram 100 anos AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANTO ANTÓNIO. Língua Portuguesa AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANTO ANTÓNIO Língua Portuguesa Passaram 100 anos 5 10 15 20 25 Cem anos passaram sobre o dia em que nasceu o Futebol Clube Barreirense. O passar do tempo permite-nos hoje olhar

Leia mais

Como desenvolver a resiliência no ambiente de Recursos Humanos

Como desenvolver a resiliência no ambiente de Recursos Humanos Como desenvolver a resiliência no ambiente de Recursos Humanos Edna Bedani Edna Bedani Mestre em Administração, Pós Graduada em Administração, com especialização em Gestão Estratégica de RH, graduada em

Leia mais

GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: UM INSTRUMENTO DA INCLUSÃO RESUMO

GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: UM INSTRUMENTO DA INCLUSÃO RESUMO Revista Eletrônica da Faculdade Metodista Granbery http://re.granbery.edu.br - ISSN 1981 0377 Curso de Pedagogia - N. 6, JAN/JUN 2009 GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: UM INSTRUMENTO DA INCLUSÃO Beanilde Toledo

Leia mais

Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório

Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório Recursos Humanos Coordenação de Gestão de Pessoas Pesquisa de Clima Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório Introdução No dia 04 de Agosto de 2011, durante a reunião de Planejamento, todos os

Leia mais

Sociologia. Professor: Matheus Bortoleto Rodrigues E-mail: bortoletomatheus@yahoo.com.br Escola: Dr. José Ferreira

Sociologia. Professor: Matheus Bortoleto Rodrigues E-mail: bortoletomatheus@yahoo.com.br Escola: Dr. José Ferreira Sociologia Professor: Matheus Bortoleto Rodrigues E-mail: bortoletomatheus@yahoo.com.br Escola: Dr. José Ferreira [...] tudo o que é real tem uma natureza definida que se impõe, com a qual é preciso contar,

Leia mais