PERDÃO REAL. Aula 09. Textos básicos: Lc ; 1 Jo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PERDÃO REAL. Aula 09. Textos básicos: Lc ; 1 Jo"

Transcrição

1 PERDÃO REAL Aula 09 Textos básicos: Lc ; 1 Jo

2 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça ( 1 Jo 1.9). Assim como há uma diferença crucial entre a culpa e o sentimento de culpa, há uma diferença semelhante entre o perdão e o sentimento de perdão. A culpa é objetiva; o sentimento de culpa é subjetivo. O perdão é objetivo: o sentimento de perdão é subjetivo.

3 Se Deus declara uma pessoa perdoada, ela é perdoada de maneira objetiva, real e total. O perdão é agora uma realidade. Se os sentimentos agradáveis de paz interior fluem da realidade do perdão, isso pode ser considerado um bônus doce e maravilhoso. Mas não é a prova final.

4 Essa, porém, é uma espada de dois gumes. Uma pessoa pode criar sentimentos de perdão sem ter sido realmente perdoada.

5 Quando Deus perdoa nossos pecados ele os lança no mar do esquecimento. Pois perdoarei as suas iniquidades e dos seus pecados jamais me lembrarei ( Jr 31.34). Ele apaga do livro dos registros. Ele me trata como se eu não tivesse pecado. Cobre meu pecado com a justiça de Cristo. Meu relacionamento com ele é restaurado de modo total e completo.

6 Salmo Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui consoante as nossas iniquidades. Pois quanto o céu se alteia acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem. Quanto dista o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões.

7 O Senhor não deixa de ter a informação de nossas transgressões, mas não trará mais a transgressão perdoada de volta ao relacionamento conosco.

8 Um dos elementos mais aterrorizantes do Pai Nosso é a petição é a petição perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoados aos nossos devedores ( Mt 6.13). Se Deus fosse tão relutante em nos perdoar quanto nós somos para perdoar aqueles que pecam contra nós, estaríamos em sérios problemas.

9 Como cristãos, somos pessoas perdoadas. Somos igualmente chamados a ser pessoas perdoadores. Lucas 17.3 Acautelai-vos. Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; se ele se arrepender, perdoalhe. Se, por sete vezes no dia, pecar contra ti e, sete vezes, vier ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe. Então, disseram os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé.

10 Somos chamados a ser tolerantes, pacientes e longânimos para com aqueles que abusam de nós. Jesus nos ordena a nos dispor a andar a segunda milha. Um espírito contencioso, a mágoa, as discussões e a agressividade não têm parte no reino de Deus.

11 Mateus 5.39 Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra. No idioma judaico, ser agredido no lado direito do rosto refere-se a um tapa de insulto com as costas da mão direita. Na Idade média, esse era um sinal de desafio para um duelo. Quando Jesus nos manda oferecer a outra face, ele está usando uma expressão judaica que envolve suportar insultos.

12 Podemos escolher perdoar alguém que não se arrepende, mas isso não significa dizer que devemos perdoar a pessoa impenitente. Contudo se a condição de arrependimento for satisfeita, então estamos debaixo da obrigação de conceder o perdão. A recusa em perdoar uma pessoa arrependia é um pecado que exige p perdão.

13 O perdão não exclui a restituição. Quando me arrependo, ainda devo pagar minha dívida. Isso significa estar disposto a aceita as consequências de minhas ações e atender às penalidades. Se eu quebrar a lei terrestre e pedir a Deus que me perdoe, posso receber o seu perdão eterno, mas ainda devo enfrentar as penalidades de minha culpa temperal.

14 Estudo de caso: Como se aplica o perdão nas situações em que os votos de casamento foram quebrados? Suponhamos que um homem cometa adultério e seu pecado seja descoberto. Ele confessa sua culpa, indica profunda vergonha e remorso e pede que sua esposa o perdoe. Qual é o dever moral da mulher nesta circunstância?

15 A pergunta tanto pode ter uma resposta simples como uma resposta bem complexa. Primeiro a resposta simples. Jesus exige que perdoemos aqueles que pecam contra nós, que se arrependem de seus pecados. Portanto, a esposa deve perdoar seu marido arrependido.

16 A pergunta complexa é esta: O que esse perdão requer? Uma pergunta afim é esta: Pode a mulher perdoar o marido e mesmo assim divorciar-se dele? Basicamente existem três abordagens para a questão do divórcio no caso do adultério aarrependido:

17 Abordagem 1 Há muitos cristãos que estão persuadidos de que o divórcio nunca é justificável em qualquer que seja a circunstância. Para esse grupo a solução é fácil. A mulher não deve se divorciar de seu marido mesmo que ele não esteja arrependido.

18 Abordagem 2 Esta abordagem permite o divórcio nos casos de adultério. Ela toma a posição de que se o homem não se arrepende a esposa tem o direito de divorciar-se dele. Mas se o homem se arrepende, então é dever da esposa perdoá-lo e continuar casada com ele.

19 Abordagem 3 Este ponto de vista também reconhece o direito de divórcio no caso do adultério. Ela não exige o divórcio no caso de adultério, mas o permite. Aqui o ponto de vista é que, mesmo se o marido se arrepende, a mulher pode exercer seu direito ao divórcio. Ela deve perdoar seu marido e deve recebê-lo como um irmão em Cristo. Mas não é obrigada a ficar casada com ele. A perda dos direitos conjugais é vista como parte das penalidades civis que podem ser invocadas no crime.

20 Embora essas questões sejam extremamente difíceis de resolver uma coisa é clara: O perdão não significa necessariamente que não haja nenhuma penalidade ou restituição. Por perdão se entende a manutenção de um relacionamento pessoal sem alienação. Também significa que o pecado não terá mais efeito sobre o relacionamento pessoal.

21 Se eu perdoo o primeiro pecado e o esqueço, ao perdoar meu irmão estou prometendo não guardá-lo mais contra ele. Se ele pecar novamente, devo dizer: Este é o primeiro!, porque o primeiro pecado não tem influência no segundo.

22 Perdoar a mesma ofensa duas vezes é muito difícil. Perdoar sete vezes exige nossa capacidade de demonstrar graça ao extremo. Não é de admirar que os discípulos tenham respondido ao mandamento de Jesus dizendo Aumente-nos a fé ( Lc 17.5).

23 Um cristão pode ser perdoado por pecados cometidos antes da conversão? A resposta óbvia é sim. Um cristão é responsável pelos pecados cometidos antes da conversão? Parece óbvio que sim. Todo o princípio da restituição se aplicaria neste caso. Aqueles que respondem não, geralmente o fazem em um contexto particular baseado em um argumento particular.

24 Estudo de caso: Suponha que um homem se divorcie ilegalmente de sua esposa, ou seja, sem fundamento bíblico. Cinco anos depois ele se converte a Cristo. Ele se apaixona por uma mulher cristã e quer se casar com ela. Como a igreja responde? O Homem deve buscar a reconciliação com sua ex-esposa ou pode escolher livremente um novo casamento?

25 Aqueles que argumentam que o homem é livre para contrair um novo casamento sem nenhuma obrigação com ex-mulher geralmente debatem essa questão tendo como base que o homem é uma nova criatura em Cristo. Sendo nascido de novo, ele não tem responsabilidade pelo que fez antes da conversão, pois já não é mais a mesma pessoa.

26 Imagine esta cena. Às quatro horas da tarde, u, homem rouba do seu patrão dez mil dólares. Às cinco horas da tarde, ele se converte a Cristo. Isso significa que ele pode ficar com o dinheiro? Pelo contrário. Em vez de a conversão eliminar a obrigação de uma pessoa, na verdade ela a aumenta. Um homem nascido de novo deveria ter o máximo de escrúpulo em sua disposição de pagar seus débitos e fazer total restituição sempre que for possível.

27 Alguns pensam que por terem divorciado sem razão bíblica antes da conversão, estão livres para casar depois da conversão, como se nada tivesse acontecido ( 2 Co 5.17).

28 Outros pensam que a vida zerou após Cristo. Não há o que ser feito quanto ao que passou. Realmente, pecados cometidos e resolvidos ou terminado em seus efeitos antes da conversão realmente não há o que ser feito.

29 Por outro lado, pecados que ainda persistem, cujos efeitos ainda permanecem, devem ser tratados com arrependimento e mudança de vida.

30 O que muda é nossa relação com Deus, pois somos justificados, e não nossa posição em relação ao pecado, haja vista que continuamos culpados por eles.

31 Conclusão: Pecado é o maior problema que temos. Nada nos afeta tanto. Perdão é a única solução que temos e que devemos dar aos que pecam contra nós.

Em Cristo, Somos Perdoados e Restaurados

Em Cristo, Somos Perdoados e Restaurados Em Cristo, Somos Perdoados e Restaurados 2 Coríntios 5.17 Nos trás a mais poderosa promessa do Reino dos céus. Nesta passagem o apóstolo Paulo declara: Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura

Leia mais

Os aspectos do perdão EBD PIPBVV 22/04/2017

Os aspectos do perdão EBD PIPBVV 22/04/2017 Os aspectos do perdão EBD PIPBVV 22/04/2017 Texto base Mateus 6:9-15 Vers. 12 e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores; Vers. 14 Porque, se perdoardes aos

Leia mais

PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17)

PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17) PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17) Para que você possa crer em Jesus você precisa primeiramente ouvir a sua palavra. A própria palavra de Deus é a verdade (Jo 17:17) e esta

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 8 ARREPENDIMENTO Ponto de partida: O Arrependimento é uma das chamadas Doutrinas da Salvação. É essencial ao evangelho

Leia mais

Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?

Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? Jesus respondeu: Eu lhe digo: não até sete, mas até setenta

Leia mais

LIÇÃO 7 PERDOAMOS PORQUE FOMOS PERDOADOS PROF. LUCAS NETO

LIÇÃO 7 PERDOAMOS PORQUE FOMOS PERDOADOS PROF. LUCAS NETO LIÇÃO 7 PERDOAMOS PORQUE FOMOS PERDOADOS PROF. LUCAS NETO A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO A MISERICÓRDIA DIVINA A misericórdia divina perpassa pela concessão do perdão de nossos pecados sem que

Leia mais

Pequenos Estudos Comunitários

Pequenos Estudos Comunitários Pequenos Estudos Comunitários O Perdão MCR Agosto de 2010 O perdão Perdão : remissão de pena ou de ofensa ou de dívida; desculpa; indulto. Forma de civilidade com que se pede desculpa. A sensação de liberdade

Leia mais

O que fazer se teu irmão pecar contra ti (Lucas 17:3-4)

O que fazer se teu irmão pecar contra ti (Lucas 17:3-4) O que fazer se teu irmão pecar contra ti (Lucas 17:3-4) Em Lucas 17:3-4 lemos: Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; se ele se arrepender, perdoa-lhe. Se, por sete vezes no dia, pecar contra ti e,

Leia mais

ANDAR NA LUZ. 1 João

ANDAR NA LUZ. 1 João ANDAR NA LUZ 1 João 1.5-2.6 Esta é a mensagem que dele ouvimos e transmitimos a vocês: Deus é luz; nele não há treva alguma. Se afirmarmos que temos comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e

Leia mais

PERDOAI-VOS UNS AOS OUTROS. Lição 8

PERDOAI-VOS UNS AOS OUTROS. Lição 8 PERDOAI-VOS UNS AOS OUTROS Lição 8 Introdução O que é perdão? A base do perdão? Como se dá o perdão? Obstáculos ao perdão. Conseqüências da escolha em não perdoar. Objetivo da aula: Possibilitar ao aluno

Leia mais

Sermão 4 1 4ª LIÇÃO O SERMÃO DO MONTE

Sermão 4 1 4ª LIÇÃO O SERMÃO DO MONTE Sermão 4 1 4ª LIÇÃO O SERMÃO DO MONTE C. O DIVÓRCIO (Mateus 5:31,32). 1. A ênfase = a santidade e a permanência do matrimónio. 2. A exigência da LEI (Deuteronómio 24:1-4; compara 22:13-30). 3. A interpretação

Leia mais

Lucas 24,47: E que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém.

Lucas 24,47: E que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém. BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER PERGUNTA 87 PERGUNTA 87: Que é arrependimento para a vida? RESPOSTA: Arrependimento para a vida é um dom de Deus, pelo qual o pecador, recebendo o conhecimento do seu pecado

Leia mais

O Plano de Deus para Salvação, 2ª Parte

O Plano de Deus para Salvação, 2ª Parte A ESSÊNCIA DE TUDO, Nº6 O Plano de Deus para Salvação, 2ª Parte Em A Essência de Tudo, Nº5: O Plano de Deus para Salvação, 1ª Parte, vimos quatro conceitos que ilustram como funciona o plano de Deus para

Leia mais

Primeiro Ciclo- Nascer

Primeiro Ciclo- Nascer Primeiro Ciclo- Nascer LIÇÃO 2 Arrependimento e fé Texto Básico: Marcos 1 dizendo: O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho. Marcos 1.15 O que uma pessoa

Leia mais

Fernando Leite

Fernando Leite 18.08.13 Fernando Leite Introdução 12 Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição... 15 Todos, pois, que somos perfeitos, tenhamos este sentimento... (RA) Fp 3 Não que eu já tenha obtido

Leia mais

Wagner Fonseca

Wagner Fonseca 16.06.13 Wagner Fonseca Elementos da Maturidade Introdução Medidor de Maturidade!?! Roupas Linguajar Face Tempo de Igreja Tempo na Igreja 9 E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais

Leia mais

19º. DIA PROCESSO DA CRUCIFICAÇÃO

19º. DIA PROCESSO DA CRUCIFICAÇÃO 21 dias Jejum, oração e consagração. Buscando Inteligência Espiritual 19º. DIA PROCESSO DA CRUCIFICAÇÃO PERDÃO Sem perdoar não podemos ser perdoados. Perdoar é o processo de enfrentar responsavelmente

Leia mais

CURSO BÍBLICO INICIAL Lição 1: SALVAÇÃO

CURSO BÍBLICO INICIAL Lição 1: SALVAÇÃO I- RESPOSTAS SOBRE A ORIGEM DE TUDO. Teria o universo se originado por uma explosão cósmica, a qual os homens a chamam de big bang? Seria, então, tudo criado pela relação da matéria com a energia? O homem

Leia mais

TEMA: O NOVO NASCIMENTO E A CONVERSÃO.

TEMA: O NOVO NASCIMENTO E A CONVERSÃO. TEMA: O NOVO NASCIMENTO E A CONVERSÃO. Texto: E dar-lhes-ei coração para que me conheçam, porque eu sou o SENHOR; e ser-me-ão por povo, e eu lhes serei por Deus, porque se converterão a mim de todo o seu

Leia mais

André Fontana Ibaviva julho/2018 RELACIONAMENTOS ABALADOS

André Fontana Ibaviva julho/2018 RELACIONAMENTOS ABALADOS André Fontana Ibaviva julho/2018 RELACIONAMENTOS ABALADOS Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro. Se ele o ouvir, você ganhou seu irmão. Mas se ele não o ouvir, leve consigo

Leia mais

Antropologia Bíblica o Ser Humano segundo a Palavra de Deus. Aula 4 A Nova Humanidade em Cristo

Antropologia Bíblica o Ser Humano segundo a Palavra de Deus. Aula 4 A Nova Humanidade em Cristo Antropologia Bíblica o Ser Humano segundo a Palavra de Deus Aula 4 A Nova Humanidade em Cristo Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, 6 o qual a si mesmo

Leia mais

BEM VINDOS RECOMENDAÇÕES BÁSICAS. Use uma linguagem simples, seja amável em cada uma de suas expressões, não utilize uma linguagem religiosa;

BEM VINDOS RECOMENDAÇÕES BÁSICAS. Use uma linguagem simples, seja amável em cada uma de suas expressões, não utilize uma linguagem religiosa; BEM VINDOS Muitos líderes desejam iniciar seu ministério e assim cumprir o chamado que Deus lhe fez. O primeiro passo para alcançar este propósito é o crescimento através de uma célula. Confira a seguir

Leia mais

Introdução. Nisto sabemos...

Introdução. Nisto sabemos... 17.07.16 Introdução Introdução Nisto sabemos... Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito. 1Jo 4.13 Introdução Deu o Seu Espírito Sabemos que permanecemos nele, e

Leia mais

Escrito por Presb. Taciano Cassimiro Seg, 02 de Fevereiro de :25 - Última atualização Ter, 03 de Fevereiro de :07

Escrito por Presb. Taciano Cassimiro Seg, 02 de Fevereiro de :25 - Última atualização Ter, 03 de Fevereiro de :07 Falar sobre oração é fácil, difícil é pratica-la, é torna-la real em nosso dia a dia. Contudo somos ensinados nas Escrituras a orar sem cessar, 1 Ts 5.17. Cristo Jesus é nosso exemplo maior, é nosso modelo

Leia mais

Mas o fruto do Espírito é amor (Gálatas 5:22)

Mas o fruto do Espírito é amor (Gálatas 5:22) Lição 7 para 18 de fevereiro de 2017 Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. (João 15:1-2)

Leia mais

Paralisados pelo Medo e Culpa. Aula - 08 Gn ; Hb ; 1 jo ; 1 Sm

Paralisados pelo Medo e Culpa. Aula - 08 Gn ; Hb ; 1 jo ; 1 Sm Paralisados pelo Medo e Culpa Aula - 08 Gn 12.1-4; Hb 11. 8-13; 1 jo 1.1-2.2; 1 Sm 13. 8-13 Medos são comuns. Todos nós tememos algo pode ser: Medo do dano corporal; Medo do fracasso; Medo do sucesso com

Leia mais

Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. Mateus 6:12

Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. Mateus 6:12 Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores Mateus 6:12 Há quem pense que não há necessidade de fazer essa oração. Alguns pensam assim por que não se acham em dívida com Deus. A

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 7 NOVO NASCIMENTO Ponto de partida: Aquele que não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus Jo. 3.3. Nossa primeira

Leia mais

E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra.

E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra. Casas Abertas Estudos Diversos Batismo O batismo cristão é uma de duas ordenanças que Jesus instituiu para a igreja: E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra.

Leia mais

1ª Leitura - Eclo 15,16-21 (Gr.15-20)

1ª Leitura - Eclo 15,16-21 (Gr.15-20) 1ª Leitura - Eclo 15,16-21 (Gr.15-20) A ninguém mandou agir como ímpio. Leitura do Livro do Eclesiástico 15,16-21 (Gr.15-20) 16Se quiseres observar os mandamentos, eles te guardarão; se confias em Deus,

Leia mais

Respostas aos Testes de Autoavaliação

Respostas aos Testes de Autoavaliação Respostas aos Testes de Autoavaliação 323 Respostas aos Testes de Autoavaliação Lição 1 1. b) problemas. 2. a) obediência a Deus e à sua Palavra. 3. d) alegria. 4. c) seduzir-nos. 5. a) Todas as pessoas

Leia mais

A V I V DA D E E JOS O É- AUL U A

A V I V DA D E E JOS O É- AUL U A COMO VIVER NO MUNDO - AULA7 - GÊNESIS 42 NO MUNDO O PECADO É DESCOBERTO A fome em Canaã A fome era severa sobre toda a terra. O Pai e os irmãos de José estavam sentindo os efeitos devastador da fome sobre

Leia mais

Passo a passo da Oração Pessoal

Passo a passo da Oração Pessoal Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens

Leia mais

Fruto do Espírito - Alegria (da Salvação)

Fruto do Espírito - Alegria (da Salvação) Fruto do Espírito - Alegria (da Salvação) Tema do Instituto Bíblico - Ig. Batista Maanaim Gal 5:16-22 Um relacionamento maduro com Deus resulta em um fruto e, este fruto, tem seus resultados no caráter

Leia mais

1Jo 1:4 Estas coisas vos escrevemos, para que o vosso gozo se cumpra.

1Jo 1:4 Estas coisas vos escrevemos, para que o vosso gozo se cumpra. Capítulo 1 Prefácio e saudação 1Jo 1:1 O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida 1Jo 1:2 (Porque

Leia mais

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESTUDO 7 satanás como acusador O mundo, a carne e o diabo Palavra Viva O mundo, a carne e o diabo SANTIFICAÇÃO Nossos três grandes inimigos: O M U N D O A C A R N E O D I A B O

Leia mais

FUJA DO PECADO! Diego Fernandes

FUJA DO PECADO! Diego Fernandes FUJA DO PECADO! Diego Fernandes 1 Tessalonicenses 5:22 Afastem-se de toda forma de mal. Genesis 4:7 Se você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 6: SOTERIOLOGIA Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na palavra de Deus

Leia mais

Neste grupo de pedidos, a coisa pela qual o Senhor Jesus nos ensina a orar, em primeiro lugar é pelo pão.

Neste grupo de pedidos, a coisa pela qual o Senhor Jesus nos ensina a orar, em primeiro lugar é pelo pão. Mensagem de 20.03.2011 Pr. Jacson Andrioli Pai Nosso parte IV Mateus 6.9-15 PEDIDOS: Depois de nos dirigirmos a Deus chamando-o de Pai, depois de admitirmos que Ele é Pai nosso (não apenas meu), depois

Leia mais

Ao mestre de canto. Salmo de Davi, quando o profeta Natã veio ter com ele, depois de haver ele possuído Bate-Seba. Sl 51

Ao mestre de canto. Salmo de Davi, quando o profeta Natã veio ter com ele, depois de haver ele possuído Bate-Seba. Sl 51 INTRODUÇÃO Pano de fundo Ao mestre de canto. Salmo de Davi, quando o profeta Natã veio ter com ele, depois de haver ele possuído Bate-Seba Sl 51 Passado o luto, Davi mandou que a trouxessem para o palácio;

Leia mais

Práticas da Antiguidade para a Espiritualidade Contemporânea. Prática da Contemplação

Práticas da Antiguidade para a Espiritualidade Contemporânea. Prática da Contemplação 9. Vocês, orem assim: Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Prática da Contemplação 9. Vocês, orem assim: Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. 10. Venha o teu

Leia mais

A PROVISÃO DO EVANGELHO

A PROVISÃO DO EVANGELHO A PROVISÃO DO EVANGELHO Stephen Kaung Justificação, Santificação e Redenção. Publicação: 25/02/2012 A provisão do Evangelho é tripla: justificação, santificação e redenção. Há três coisas mencionadas nos

Leia mais

DÉCIMO PRIMEIRO DOMINGO

DÉCIMO PRIMEIRO DOMINGO DÉCIMO PRIMEIRO DOMINGO TEMPO COMUM ANO C Caríssimos Irmãos e Irmãs: Se Jesus tivesse apenas pregado a misericórdia divina e exortado os pecadores à conversão, teria falado como profeta, tão somente. Entretanto,

Leia mais

1) Uma igreja que vê. A) Vemos um Deus Santo

1) Uma igreja que vê. A) Vemos um Deus Santo 1) Uma igreja que vê A) Vemos um Deus Santo No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor assentado num trono alto e exaltado, e a aba de sua veste enchia o templo. Acima dele estavam serafins; cada

Leia mais

LIVRES PELA FÉ SERVOS POR AMOR 2017: 500 ANOS DA REFORMA DE LUTERO

LIVRES PELA FÉ SERVOS POR AMOR 2017: 500 ANOS DA REFORMA DE LUTERO LIVRES PELA FÉ SERVOS POR AMOR 2017: 500 ANOS DA REFORMA DE LUTERO Acerca da liberdade da pessoa cristã Martim Luther, 1520 Fase difícil da vida de Lutero: Ameaça de excomunhão da Igreja Católica Romana

Leia mais

SALVOS PELA GRAÇA SALVOS PELA GRAÇA, JUSTIFICADOS PELA FÉ, JULGADOS PELAS OBRAS. Salvos pela Graça. Efésios 2:8. Igreja Evangélica em Algeriz

SALVOS PELA GRAÇA SALVOS PELA GRAÇA, JUSTIFICADOS PELA FÉ, JULGADOS PELAS OBRAS. Salvos pela Graça. Efésios 2:8. Igreja Evangélica em Algeriz SALVOS PELA GRAÇA SALVOS PELA GRAÇA, JUSTIFICADOS PELA FÉ, JULGADOS PELAS OBRAS. Salvos pela Graça. Efésios 2:8 Igreja Evangélica em Algeriz Há muito quem pregue a palavra, mas poucos que a preguem e ensinem.

Leia mais

A MISERICÓRDIA DE DEUS

A MISERICÓRDIA DE DEUS A MISERICÓRDIA DE DEUS Misericórdia é um sentimento de compaixão (despertado pela desgraça ou pela miséria alheia). A expressão misericórdia tem origem latina, é formada pela junção de miserere (ter compaixão),

Leia mais

ELE NOS DEU EXEMPLO. ESTUDO 11 Perdoando como Jesus

ELE NOS DEU EXEMPLO. ESTUDO 11 Perdoando como Jesus ELE NOS DEU EXEMPLO ESTUDO 11 Perdoando como Jesus Texto: Lc. 23. 33-35 Quando chegaram ao lugar chamado Caveira, ali o crucificaram com os criminosos, um à sua direita e o outro à sua esquerda. Jesus

Leia mais

Lição 10 para 8 de dezembro de 2018

Lição 10 para 8 de dezembro de 2018 Lição 10 para 8 de dezembro de 2018 Embora nossa unidade está baseada na união individual com Cristo, também se vê afetada pelas relações interpessoais. A Palavra de Deus nos brinda com exemplos de problemas

Leia mais

Restaurando o Valor da Aliança no Casamento

Restaurando o Valor da Aliança no Casamento Restaurando o Valor da Aliança no Casamento Craig Hill Malaquias 2:16 Pois o SENHOR Todo-Poderoso de Israel diz: Eu odeio o divórcio, eu odeio o homem que faz uma coisa tão cruel assim. Portanto, tenham

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III - Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III - Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III - Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de Jesus OBJETIVO FEB EADE - Livro III - Módulo II Roteiro

Leia mais

DISCIPULADO DE BATISMO I.P. A MENSAGEM DA ULTIMA HORA

DISCIPULADO DE BATISMO I.P. A MENSAGEM DA ULTIMA HORA DISCIPULADO DE BATISMO I.P. A MENSAGEM DA ULTIMA HORA LIÇÃO N 01 Batismo nas Águas O batismo nas águas não é opcional: é um mandamento deixado por Jesus. Aquele que aceita Jesus como Senhor e Salvador

Leia mais

O PECADO DE DAVI COM BATE-SEBA E O FIM DE SUA VIDA

O PECADO DE DAVI COM BATE-SEBA E O FIM DE SUA VIDA Momento com Deus Crianças de 07 a 08 anos NOME: DATA: 22/10/2017 O PECADO DE DAVI COM BATE-SEBA E O FIM DE SUA VIDA Versículos para Decorar: 1- Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM Quinta-feira da 19ª Semana do Tempo Comum 1) Oração Deus

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 5: O CRISTÃO E O DIVÓRCIO Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na palavra

Leia mais

VÍDEO

VÍDEO 2ª FEIRA 8 de Outubro Bom dia! Durante toda esta semana vamos olhar para as nossas famílias. No final do mês de Agosto realizou-se o Encontro Internacional das Famílias com o Papa. Vejamos um pequeno resumo

Leia mais

A Oração. Egmon Pereira. 23 de Agosto de Igreja Presbiteriana do Brasil. A Oração. Egmon Pereira. Texto Bíblico. Introdução.

A Oração. Egmon Pereira. 23 de Agosto de Igreja Presbiteriana do Brasil. A Oração. Egmon Pereira. Texto Bíblico. Introdução. Igreja Presbiteriana do Brasil 23 de Agosto de 2016 Mateus 6.5-15 5 E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos

Leia mais

Pr. Patrick Robert Briney. Mission Boulevard Baptist Church. Você Pode Ser Salvo. A Série das Verdades do Evangelho (caderno 5) You Can Be Saved

Pr. Patrick Robert Briney. Mission Boulevard Baptist Church. Você Pode Ser Salvo. A Série das Verdades do Evangelho (caderno 5) You Can Be Saved Pr. Patrick Robert Briney Mission Boulevard Baptist Church Você Pode Ser Salvo A Série das Verdades do Evangelho (caderno 5) You Can Be Saved Tradução Pr. Anastácio Pereira de Sousa Primeira Igreja Batista

Leia mais

Escola Bíblica Dominical Igreja Assembléia de Deus Jaçatuba

Escola Bíblica Dominical Igreja Assembléia de Deus Jaçatuba Escola Bíblica Dominical Igreja Assembléia de Deus Jaçatuba DISCIPULADO Primeiros Passos na Fé Aula 1 - (25/09/2011) Pecado e Arrependimento O que é pecado? Pecado é a transgressão da lei. Qualquer que

Leia mais

Ensinos de Cristo O que Jesus Cristo ensinou?

Ensinos de Cristo O que Jesus Cristo ensinou? Introdução à 23/05/2011 A doutrina de Cristo segundo as escrituras Ensinos de Cristo O que Jesus Cristo ensinou? Ensinos de Cristo Jesus anunciou a chegada do reino, propôs altos padrões éticos àqueles

Leia mais

Mensagem Três O reino e a igreja. Leitura bíblica: Mt 16:18-19; 18:15-22; Rm 14:17; Ap 1:6; Cl 1:12-13

Mensagem Três O reino e a igreja. Leitura bíblica: Mt 16:18-19; 18:15-22; Rm 14:17; Ap 1:6; Cl 1:12-13 O DESENVOLVIMENTO DO REINO DE DEUS NA VIDA CRISTÃ E NA VIDA DA IGREJA (Sexta-feira Sessão da noite) Mensagem Três O reino e a igreja Leitura bíblica: Mt 16:18-19; 18:15-22; Rm 14:17; Ap 1:6; Cl 1:12-13

Leia mais

e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará Rev. Vagner P. Santos

e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará Rev. Vagner P. Santos e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará Rev. Vagner P. Santos DÚVIDAS: 1ª) O cristão pode cometer suicídio? 2ª) Quem suicida perde a salvação? DEFINIÇÃO: Suicídio = origem latina = matar a si

Leia mais

Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos;

Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos; Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos; E, começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos; E, não tendo ele

Leia mais

Reforma Protestante

Reforma Protestante Reforma Protestante Penitências são atos como: jejuns, vigílias, peregrinações que os fiéis ou a Igreja oferecem à Deus ao Pai Criador, como provas de que estão arrependidos dos seus pecados; praticados

Leia mais

O amor O faz diferente!

O amor O faz diferente! O amor O faz diferente! Quem eu deveria ser? Que as escrituras apresentam o homem como criatura de Deus Criado diretamente por Deus Colocado em posição exaltada Que o homem foi feito a imagem e semelhança

Leia mais

A REVELAÇÃO DO REINO DE DEUS TEM O PODER PARA MUDAR A VIDA DOS SERES HUMANOS!

A REVELAÇÃO DO REINO DE DEUS TEM O PODER PARA MUDAR A VIDA DOS SERES HUMANOS! VENHA O TEU REINO! E ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu. Lucas 11:

Leia mais

LITURGIA DOMINICAL VII DOMINGO TEMPO COMUM ANO A

LITURGIA DOMINICAL VII DOMINGO TEMPO COMUM ANO A LITURGIA DOMINICAL VII DOMINGO TEMPO COMUM ANO A Orações próprias do VII Domingo do Tempo comum (Missal Romano, p. 401); Prefácio dos Domingos do Tempo Comum VIII (Missal Romano, p. 483); Oração Eucarística

Leia mais

DOMINGO VI. «Não mandou a ninguém fazer o mal»

DOMINGO VI. «Não mandou a ninguém fazer o mal» 256 TEMPO COMUM LEITURA I Sir 15, 16-21 (15-20) «Não mandou a ninguém fazer o mal» Leitura do Livro de Ben-Sirá Se quiseres, guardarás os mandamentos: ser fiel depende da tua vontade. Deus pôs diante de

Leia mais

Lição 6 Resgatando a prática do perdão na família Texto Bíblico: Efésios

Lição 6 Resgatando a prática do perdão na família Texto Bíblico: Efésios Lição 6 Resgatando a prática do perdão na família Texto Bíblico: Efésios 4.31-32 A família é uma terra fértil onde brotam com extrema facilidade muitos sentimentos, sensações e percepções. A atmosfera

Leia mais

COMO LIBERTAR-ME DA CULPA? PR. ALEJANDRO BULLÓN

COMO LIBERTAR-ME DA CULPA? PR. ALEJANDRO BULLÓN COMO LIBERTAR-ME DA CULPA? PR. ALEJANDRO BULLÓN "Pr. Williams Costa Jr.: - É incrível o número de cartas, telefonemas, e-mails e faxes, que recebemos aqui no Está Escrito de pessoas com sentimento de culpa.

Leia mais

A evangelização é uma parte importante e fundamental da fé e vida cristã.

A evangelização é uma parte importante e fundamental da fé e vida cristã. A evangelização é uma parte importante e fundamental da fé e vida cristã. Uma missão irrenunciável da igreja como um todo e do cristão particularmente. O QUE É INDISPENSÁVEL PARA A EVANGELIZAÇÃO? Conversão

Leia mais

TRANS FORMADOS. pelo evangelho

TRANS FORMADOS. pelo evangelho TRANS FORMADOS pelo evangelho o poder transformador do evangelho Colossenses 1.1-14 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, aos santos e fiéis irmãos em Cristo que estão

Leia mais

Solenidade de Pentecostes 04 de junho de 2017

Solenidade de Pentecostes 04 de junho de 2017 Solenidade de Pentecostes 04 de junho de 2017 Caríssimos Irmãos e Irmãs: Hoje chegamos ao término do ciclo litúrgico pascal com a solenidade de Pentecostes. Após 50 dias, o Espírito Santo prometido por

Leia mais

O Objetivo da Vida Cristã. Aula 02 Texto básico: Mateus Hino sugerido: 386 (HNC) - Testemunho

O Objetivo da Vida Cristã. Aula 02 Texto básico: Mateus Hino sugerido: 386 (HNC) - Testemunho O Objetivo da Vida Cristã Aula 02 Texto básico: Mateus 6. 25-34 Hino sugerido: 386 (HNC) - Testemunho Objetivo: Demonstrar que a prática religiosa não é o objetivo da vida cristã, mas o meio pelo qual

Leia mais

NO PERDÃO DOS PECADOS

NO PERDÃO DOS PECADOS CREMOS IEADEM NO PERDÃO DOS PECADOS, NA SALVAÇÃO PRESENTE E PERFEITA E NA ETERNA JUSTIFICAÇÃO DA ALMA RECEBIDOS GRATUITAMENTE DE DEUS PELA FÉ NO SACRIFÍCIO EFETUADO POR JESUS CRISTO EM NOSSO FAVOR (AT

Leia mais

CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ

CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA NASCIMENTO Pb. Márcio Tarcísio Mendonça Ferreira 5º) NA NECESSIDADE ABSOLUTA DO PELA GRAÇA DE

Leia mais

17º Dia- Quarta-Feira (21/03) Juntos anunciando as boas novas de Cristo Texto: Rm 1:14-16 Sou devedor tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios

17º Dia- Quarta-Feira (21/03) Juntos anunciando as boas novas de Cristo Texto: Rm 1:14-16 Sou devedor tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios 17º Dia- Quarta-Feira (21/03) Juntos anunciando as boas novas de Cristo Texto: Rm 1:14-16 Sou devedor tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes. Por isso estou disposto a pregar

Leia mais

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO I - A ORIGEM DO PECADO 1. Em relação a Deus. Em Seu plano permitiu que suas criaturas (anjos e homens) tivessem a liberdade (livre arbítrio) de viver em amor e obediência

Leia mais

SIMBIOSE Sym Bios + Junto Vida

SIMBIOSE Sym Bios + Junto Vida Sym Junto SIMBIOSE + Bios Vida dois conceitos fundamentais: unidade diversidade MANDAMENTOS POSITIVOS Aceitem- se uns aos outros Perdoem- se uns aos outros Ensinem uns aos outros Ajudem uns aos outros

Leia mais

Sim! Quero tornar-me um Cristão por David Batty

Sim! Quero tornar-me um Cristão por David Batty Sim! Quero tornar-me um Cristão por David Batty Lição103 Primeira Edição Nome do Aluno Data do Início Data do Fim Sim! Quero Tornar-me um Cristão Lição 103 David Batty 1ª Edição As referências Bíblicas

Leia mais

Esboço para Sermão. Tema: Fornicação. Texto: I Co 6.19,20 Ou não sabeis que o nosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós,

Esboço para Sermão. Tema: Fornicação. Texto: I Co 6.19,20 Ou não sabeis que o nosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, Esboço para Sermão. Tema: Fornicação. Texto: I Co 6.19,20 Ou não sabeis que o nosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus? Não sois de vós mesmos; fostes comprados

Leia mais

...batizando em nome do Pai, e do Filho, e do Espirito Santo...

...batizando em nome do Pai, e do Filho, e do Espirito Santo... ESTUDO DO BATISMO : O objetivo deste estudo é levar ao irmão(a), o conhecimento da verdade bíblica sobre o batismo ensinado por Jesus Cristo, que nestes dias possamos abrir nossa mente e coração para absorvermos

Leia mais

Ser testemunha de Jesus em fraternidade

Ser testemunha de Jesus em fraternidade Ser testemunha de Jesus em fraternidade Escuta do evangelho do domingo Jo 10,1-10; Eu Sou a Porta das ovelhas Estamos sempre à meditar sobre a nossa identidade No nosso voto, nos comprometemos à aprofundar

Leia mais

POR QUE EVANGELIZAR? O amor de Deus A ordem de Jesus. O Dom do Espírito Santo. O clímax da história. A responsabilidade da Igreja.

POR QUE EVANGELIZAR? O amor de Deus A ordem de Jesus. O Dom do Espírito Santo. O clímax da história. A responsabilidade da Igreja. POR QUE EVANGELIZAR? Existem oito razões para incomodar as pessoas com a pregação do evangelho: 1. O amor de Deus. Evangelismo é um ato de amor (João 3:16, Mt. 5:45-44). 2. A ordem de Jesus. Evangelizar

Leia mais

LIÇÃO 1 A LEI E A ALIANÇA Êxodo 19

LIÇÃO 1 A LEI E A ALIANÇA Êxodo 19 LIÇÃO 1 A LEI E A ALIANÇA Êxodo 19 1. Antes de entregar a lei, Deus já havia feito uma aliança com o povo. Em Êxodo 19.1-4, Deus lembra o povo do seu pacto, confirmado demonstrado em um fato. Qual é o

Leia mais

SEMANA 18 UMA IGREJA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO BASEADO NA MEDITAÇÃO DO DIA 04/05/2019 Atos

SEMANA 18 UMA IGREJA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO BASEADO NA MEDITAÇÃO DO DIA 04/05/2019 Atos SEMANA 18 UMA IGREJA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO BASEADO NA MEDITAÇÃO DO DIA 04/05/2019 Atos 4.31-37 Quebra-gelo (5min): Para você, o que significa ser cheio do Espírito Santo? bíblico e a meditação do dia

Leia mais

Uma comunidade daqueles que foram Perdoados para Amar. Pr. Alex Mello

Uma comunidade daqueles que foram Perdoados para Amar. Pr. Alex Mello Uma comunidade daqueles que foram Perdoados para Amar Pr. Alex Mello COMUNHÃO CULTO PERDÃO PREGAÇÃO ADORAÇÃO AMOR ORAÇÃO MINISTÉRIO A comunidade daqueles que foram Perdoados para Amar Pr. Alex Mello Leitura

Leia mais

A TEOLOGIA DA MESA: A COMENSALIDADE DE JESUS. Lucas

A TEOLOGIA DA MESA: A COMENSALIDADE DE JESUS. Lucas A TEOLOGIA DA MESA: A COMENSALIDADE DE JESUS Lucas 24.28-35 DEFINIÇÃO Comensalidade - qualidade de comensal; Comensal - pessoa que come habitualmente com outros em mesa comum; cada uma das pessoas que

Leia mais

Deixar-nos surpreender por Deus

Deixar-nos surpreender por Deus O Papa Francisco diz na sua Carta O Rosto da Misericórdia: Neste Jubileu, deixemo-nos surpreender por Deus. Ele nunca Se cansa de escancarar a porta do seu coração, para repetir que nos ama e deseja partilhar

Leia mais

O Problema Oculto VOCÊ TEM UM PROBLEMA? Poucos sabem que têm um problema espiritual oculto, seríssimo!

O Problema Oculto VOCÊ TEM UM PROBLEMA? Poucos sabem que têm um problema espiritual oculto, seríssimo! PROBLEMA OCULTO O Problema Oculto Poucos sabem que têm um problema espiritual oculto, seríssimo! VOCÊ TEM UM PROBLEMA? Talvez não seja fácil percebê-lo. Se você tem bons relacionamentos, uma profissão

Leia mais

Necessidade da Expiação

Necessidade da Expiação Introdução à 22/08/2011 A doutrina de Cristo segundo as escrituras Necessidade da Expiação O que as escrituras afirmam sobre a morte de Cristo? 1.Em função de sua santidade e retidão Deus deve punir o

Leia mais

Após denúncia de abuso sexual em Acampamento JA, pastor culpabiliza vítima e omite necessidade de registro de ocorrência policial

Após denúncia de abuso sexual em Acampamento JA, pastor culpabiliza vítima e omite necessidade de registro de ocorrência policial Após denúncia de abuso sexual em Acampamento JA, pastor culpabiliza vítima e omite necessidade de registro de ocorrência policial Extraído da seção Perguntas e Respostas Sobre Dúvidas Bíblicas, do site

Leia mais

QUARESMA- Pela estrada de Jesus Rumo à Vida Feliz

QUARESMA- Pela estrada de Jesus Rumo à Vida Feliz 2ª FEIRA 1 de abril E boa semana. Estamos na 4ª semana da quaresma. Ontem celebrámos o 4º domingo da quaresma que é também conhecido pelo Domingo da Alegria. O Nosso símbolo: Sentido único- o caminho é

Leia mais

Gênesis 17:1 g Quando Abrão completou noventa e nove anos, o SENHOR lhe apareceu e declarou: Eu Sou El-Shaddai, Deus Todo-Poderoso, anda na minha

Gênesis 17:1 g Quando Abrão completou noventa e nove anos, o SENHOR lhe apareceu e declarou: Eu Sou El-Shaddai, Deus Todo-Poderoso, anda na minha Gênesis 17:1 g Quando Abrão completou noventa e nove anos, o SENHOR lhe apareceu e declarou: Eu Sou El-Shaddai, Deus Todo-Poderoso, anda na minha presença e sê íntegro!. Deus é. Deus é Onipotente. Apesar

Leia mais

domingo, 13 de maio de 12 A n é s i o R o d r i g u e s

domingo, 13 de maio de 12 A n é s i o R o d r i g u e s A n é s i o R o d r i g u e s Gênesis 11:1-7 Família Unida No mundo todo havia apenas uma língua, um só modo de falar. Gênesis 11:1-7 Saindo os homens do Oriente, encontraram uma planície em Sinear e ali

Leia mais

ENSINO RELIGIOSO - 9º ANO

ENSINO RELIGIOSO - 9º ANO CONTEÚDOS ENSINO RELIGIOSO - 9º ANO Coleção Interativa UNIDADE 1 Preparo para o céu 1 - Rota errada A seriedade do pecado Características do pecado Solução 2- Giro de 180 graus Sentimento de culpa Verdadeiro

Leia mais

A Narração da História.

A Narração da História. 1 Amor e Perdão Lc 7.36-50 Jesus estava em Betânia, na casa de Simão, o leproso que fora curado por Ele; fora convidado por Simão para um jantar. A gratidão e o reconhecimento de Jesus como o Messias fez

Leia mais

SEGUNDA ESTAÇÃO: ORAÇÃO

SEGUNDA ESTAÇÃO: ORAÇÃO ROTEIRO 1 ENCONTRO: Que oração sua foi respondida e marcou sua vida? EXALTAÇÃO: Ler o Salmo 61, dividir em duplas e agradecer a Deus, que sempre responde às nossas orações. Cânticos sugeridos: Aclame ao

Leia mais

MOISÉS FOI USADO POR DEUS NÃO POR CAUSA DE SUA CAPACIDADE, TALENTOS OU DONS, MAS PORQUE ELE CREU EM DEUS E SIMPLESMENTE OBEDECEU.

MOISÉS FOI USADO POR DEUS NÃO POR CAUSA DE SUA CAPACIDADE, TALENTOS OU DONS, MAS PORQUE ELE CREU EM DEUS E SIMPLESMENTE OBEDECEU. DEUS QUER USAR VOCÊ! Parte 4 QUEM PODE SER USADO POR DEUS? vaso para honra, santificado, útil para o Senhor e preparado para toda boa obra. - 2Tm 2:21 MOISÉS FOI USADO POR DEUS NÃO POR CAUSA DE SUA CAPACIDADE,

Leia mais

Série IGREJA QUE AGRADA A DEUS. Tem ESPERANÇA AMOR

Série IGREJA QUE AGRADA A DEUS. Tem ESPERANÇA AMOR Série A IGREJA QUE AGRADA A DEUS Tem FÉ ESPERANÇA AMOR Qual é a coisa mais importante? Muitos diriam Status, poder, sucesso (competição, egoísmo) Dinheiro (ambição, corrupção, roubo) Corpo (fisicultura,

Leia mais