PERDÃO REAL. Aula 09. Textos básicos: Lc ; 1 Jo

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PERDÃO REAL. Aula 09. Textos básicos: Lc ; 1 Jo"

Transcrição

1 PERDÃO REAL Aula 09 Textos básicos: Lc ; 1 Jo

2 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça ( 1 Jo 1.9). Assim como há uma diferença crucial entre a culpa e o sentimento de culpa, há uma diferença semelhante entre o perdão e o sentimento de perdão. A culpa é objetiva; o sentimento de culpa é subjetivo. O perdão é objetivo: o sentimento de perdão é subjetivo.

3 Se Deus declara uma pessoa perdoada, ela é perdoada de maneira objetiva, real e total. O perdão é agora uma realidade. Se os sentimentos agradáveis de paz interior fluem da realidade do perdão, isso pode ser considerado um bônus doce e maravilhoso. Mas não é a prova final.

4 Essa, porém, é uma espada de dois gumes. Uma pessoa pode criar sentimentos de perdão sem ter sido realmente perdoada.

5 Quando Deus perdoa nossos pecados ele os lança no mar do esquecimento. Pois perdoarei as suas iniquidades e dos seus pecados jamais me lembrarei ( Jr 31.34). Ele apaga do livro dos registros. Ele me trata como se eu não tivesse pecado. Cobre meu pecado com a justiça de Cristo. Meu relacionamento com ele é restaurado de modo total e completo.

6 Salmo Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui consoante as nossas iniquidades. Pois quanto o céu se alteia acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem. Quanto dista o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões.

7 O Senhor não deixa de ter a informação de nossas transgressões, mas não trará mais a transgressão perdoada de volta ao relacionamento conosco.

8 Um dos elementos mais aterrorizantes do Pai Nosso é a petição é a petição perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoados aos nossos devedores ( Mt 6.13). Se Deus fosse tão relutante em nos perdoar quanto nós somos para perdoar aqueles que pecam contra nós, estaríamos em sérios problemas.

9 Como cristãos, somos pessoas perdoadas. Somos igualmente chamados a ser pessoas perdoadores. Lucas 17.3 Acautelai-vos. Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; se ele se arrepender, perdoalhe. Se, por sete vezes no dia, pecar contra ti e, sete vezes, vier ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe. Então, disseram os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé.

10 Somos chamados a ser tolerantes, pacientes e longânimos para com aqueles que abusam de nós. Jesus nos ordena a nos dispor a andar a segunda milha. Um espírito contencioso, a mágoa, as discussões e a agressividade não têm parte no reino de Deus.

11 Mateus 5.39 Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra. No idioma judaico, ser agredido no lado direito do rosto refere-se a um tapa de insulto com as costas da mão direita. Na Idade média, esse era um sinal de desafio para um duelo. Quando Jesus nos manda oferecer a outra face, ele está usando uma expressão judaica que envolve suportar insultos.

12 Podemos escolher perdoar alguém que não se arrepende, mas isso não significa dizer que devemos perdoar a pessoa impenitente. Contudo se a condição de arrependimento for satisfeita, então estamos debaixo da obrigação de conceder o perdão. A recusa em perdoar uma pessoa arrependia é um pecado que exige p perdão.

13 O perdão não exclui a restituição. Quando me arrependo, ainda devo pagar minha dívida. Isso significa estar disposto a aceita as consequências de minhas ações e atender às penalidades. Se eu quebrar a lei terrestre e pedir a Deus que me perdoe, posso receber o seu perdão eterno, mas ainda devo enfrentar as penalidades de minha culpa temperal.

14 Estudo de caso: Como se aplica o perdão nas situações em que os votos de casamento foram quebrados? Suponhamos que um homem cometa adultério e seu pecado seja descoberto. Ele confessa sua culpa, indica profunda vergonha e remorso e pede que sua esposa o perdoe. Qual é o dever moral da mulher nesta circunstância?

15 A pergunta tanto pode ter uma resposta simples como uma resposta bem complexa. Primeiro a resposta simples. Jesus exige que perdoemos aqueles que pecam contra nós, que se arrependem de seus pecados. Portanto, a esposa deve perdoar seu marido arrependido.

16 A pergunta complexa é esta: O que esse perdão requer? Uma pergunta afim é esta: Pode a mulher perdoar o marido e mesmo assim divorciar-se dele? Basicamente existem três abordagens para a questão do divórcio no caso do adultério aarrependido:

17 Abordagem 1 Há muitos cristãos que estão persuadidos de que o divórcio nunca é justificável em qualquer que seja a circunstância. Para esse grupo a solução é fácil. A mulher não deve se divorciar de seu marido mesmo que ele não esteja arrependido.

18 Abordagem 2 Esta abordagem permite o divórcio nos casos de adultério. Ela toma a posição de que se o homem não se arrepende a esposa tem o direito de divorciar-se dele. Mas se o homem se arrepende, então é dever da esposa perdoá-lo e continuar casada com ele.

19 Abordagem 3 Este ponto de vista também reconhece o direito de divórcio no caso do adultério. Ela não exige o divórcio no caso de adultério, mas o permite. Aqui o ponto de vista é que, mesmo se o marido se arrepende, a mulher pode exercer seu direito ao divórcio. Ela deve perdoar seu marido e deve recebê-lo como um irmão em Cristo. Mas não é obrigada a ficar casada com ele. A perda dos direitos conjugais é vista como parte das penalidades civis que podem ser invocadas no crime.

20 Embora essas questões sejam extremamente difíceis de resolver uma coisa é clara: O perdão não significa necessariamente que não haja nenhuma penalidade ou restituição. Por perdão se entende a manutenção de um relacionamento pessoal sem alienação. Também significa que o pecado não terá mais efeito sobre o relacionamento pessoal.

21 Se eu perdoo o primeiro pecado e o esqueço, ao perdoar meu irmão estou prometendo não guardá-lo mais contra ele. Se ele pecar novamente, devo dizer: Este é o primeiro!, porque o primeiro pecado não tem influência no segundo.

22 Perdoar a mesma ofensa duas vezes é muito difícil. Perdoar sete vezes exige nossa capacidade de demonstrar graça ao extremo. Não é de admirar que os discípulos tenham respondido ao mandamento de Jesus dizendo Aumente-nos a fé ( Lc 17.5).

23 Um cristão pode ser perdoado por pecados cometidos antes da conversão? A resposta óbvia é sim. Um cristão é responsável pelos pecados cometidos antes da conversão? Parece óbvio que sim. Todo o princípio da restituição se aplicaria neste caso. Aqueles que respondem não, geralmente o fazem em um contexto particular baseado em um argumento particular.

24 Estudo de caso: Suponha que um homem se divorcie ilegalmente de sua esposa, ou seja, sem fundamento bíblico. Cinco anos depois ele se converte a Cristo. Ele se apaixona por uma mulher cristã e quer se casar com ela. Como a igreja responde? O Homem deve buscar a reconciliação com sua ex-esposa ou pode escolher livremente um novo casamento?

25 Aqueles que argumentam que o homem é livre para contrair um novo casamento sem nenhuma obrigação com ex-mulher geralmente debatem essa questão tendo como base que o homem é uma nova criatura em Cristo. Sendo nascido de novo, ele não tem responsabilidade pelo que fez antes da conversão, pois já não é mais a mesma pessoa.

26 Imagine esta cena. Às quatro horas da tarde, u, homem rouba do seu patrão dez mil dólares. Às cinco horas da tarde, ele se converte a Cristo. Isso significa que ele pode ficar com o dinheiro? Pelo contrário. Em vez de a conversão eliminar a obrigação de uma pessoa, na verdade ela a aumenta. Um homem nascido de novo deveria ter o máximo de escrúpulo em sua disposição de pagar seus débitos e fazer total restituição sempre que for possível.

27 Alguns pensam que por terem divorciado sem razão bíblica antes da conversão, estão livres para casar depois da conversão, como se nada tivesse acontecido ( 2 Co 5.17).

28 Outros pensam que a vida zerou após Cristo. Não há o que ser feito quanto ao que passou. Realmente, pecados cometidos e resolvidos ou terminado em seus efeitos antes da conversão realmente não há o que ser feito.

29 Por outro lado, pecados que ainda persistem, cujos efeitos ainda permanecem, devem ser tratados com arrependimento e mudança de vida.

30 O que muda é nossa relação com Deus, pois somos justificados, e não nossa posição em relação ao pecado, haja vista que continuamos culpados por eles.

31 Conclusão: Pecado é o maior problema que temos. Nada nos afeta tanto. Perdão é a única solução que temos e que devemos dar aos que pecam contra nós.

PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17)

PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17) PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17) Para que você possa crer em Jesus você precisa primeiramente ouvir a sua palavra. A própria palavra de Deus é a verdade (Jo 17:17) e esta

Leia mais

Os aspectos do perdão EBD PIPBVV 22/04/2017

Os aspectos do perdão EBD PIPBVV 22/04/2017 Os aspectos do perdão EBD PIPBVV 22/04/2017 Texto base Mateus 6:9-15 Vers. 12 e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores; Vers. 14 Porque, se perdoardes aos

Leia mais

Pequenos Estudos Comunitários

Pequenos Estudos Comunitários Pequenos Estudos Comunitários O Perdão MCR Agosto de 2010 O perdão Perdão : remissão de pena ou de ofensa ou de dívida; desculpa; indulto. Forma de civilidade com que se pede desculpa. A sensação de liberdade

Leia mais

Sermão 4 1 4ª LIÇÃO O SERMÃO DO MONTE

Sermão 4 1 4ª LIÇÃO O SERMÃO DO MONTE Sermão 4 1 4ª LIÇÃO O SERMÃO DO MONTE C. O DIVÓRCIO (Mateus 5:31,32). 1. A ênfase = a santidade e a permanência do matrimónio. 2. A exigência da LEI (Deuteronómio 24:1-4; compara 22:13-30). 3. A interpretação

Leia mais

PERDOAI-VOS UNS AOS OUTROS. Lição 8

PERDOAI-VOS UNS AOS OUTROS. Lição 8 PERDOAI-VOS UNS AOS OUTROS Lição 8 Introdução O que é perdão? A base do perdão? Como se dá o perdão? Obstáculos ao perdão. Conseqüências da escolha em não perdoar. Objetivo da aula: Possibilitar ao aluno

Leia mais

O Plano de Deus para Salvação, 2ª Parte

O Plano de Deus para Salvação, 2ª Parte A ESSÊNCIA DE TUDO, Nº6 O Plano de Deus para Salvação, 2ª Parte Em A Essência de Tudo, Nº5: O Plano de Deus para Salvação, 1ª Parte, vimos quatro conceitos que ilustram como funciona o plano de Deus para

Leia mais

Lucas 24,47: E que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém.

Lucas 24,47: E que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém. BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER PERGUNTA 87 PERGUNTA 87: Que é arrependimento para a vida? RESPOSTA: Arrependimento para a vida é um dom de Deus, pelo qual o pecador, recebendo o conhecimento do seu pecado

Leia mais

Wagner Fonseca

Wagner Fonseca 16.06.13 Wagner Fonseca Elementos da Maturidade Introdução Medidor de Maturidade!?! Roupas Linguajar Face Tempo de Igreja Tempo na Igreja 9 E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais

Leia mais

Mas o fruto do Espírito é amor (Gálatas 5:22)

Mas o fruto do Espírito é amor (Gálatas 5:22) Lição 7 para 18 de fevereiro de 2017 Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. (João 15:1-2)

Leia mais

Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. Mateus 6:12

Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. Mateus 6:12 Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores Mateus 6:12 Há quem pense que não há necessidade de fazer essa oração. Alguns pensam assim por que não se acham em dívida com Deus. A

Leia mais

1ª Leitura - Eclo 15,16-21 (Gr.15-20)

1ª Leitura - Eclo 15,16-21 (Gr.15-20) 1ª Leitura - Eclo 15,16-21 (Gr.15-20) A ninguém mandou agir como ímpio. Leitura do Livro do Eclesiástico 15,16-21 (Gr.15-20) 16Se quiseres observar os mandamentos, eles te guardarão; se confias em Deus,

Leia mais

FUJA DO PECADO! Diego Fernandes

FUJA DO PECADO! Diego Fernandes FUJA DO PECADO! Diego Fernandes 1 Tessalonicenses 5:22 Afastem-se de toda forma de mal. Genesis 4:7 Se você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja

Leia mais

E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra.

E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra. Casas Abertas Estudos Diversos Batismo O batismo cristão é uma de duas ordenanças que Jesus instituiu para a igreja: E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra.

Leia mais

Neste grupo de pedidos, a coisa pela qual o Senhor Jesus nos ensina a orar, em primeiro lugar é pelo pão.

Neste grupo de pedidos, a coisa pela qual o Senhor Jesus nos ensina a orar, em primeiro lugar é pelo pão. Mensagem de 20.03.2011 Pr. Jacson Andrioli Pai Nosso parte IV Mateus 6.9-15 PEDIDOS: Depois de nos dirigirmos a Deus chamando-o de Pai, depois de admitirmos que Ele é Pai nosso (não apenas meu), depois

Leia mais

DÉCIMO PRIMEIRO DOMINGO

DÉCIMO PRIMEIRO DOMINGO DÉCIMO PRIMEIRO DOMINGO TEMPO COMUM ANO C Caríssimos Irmãos e Irmãs: Se Jesus tivesse apenas pregado a misericórdia divina e exortado os pecadores à conversão, teria falado como profeta, tão somente. Entretanto,

Leia mais

A MISERICÓRDIA DE DEUS

A MISERICÓRDIA DE DEUS A MISERICÓRDIA DE DEUS Misericórdia é um sentimento de compaixão (despertado pela desgraça ou pela miséria alheia). A expressão misericórdia tem origem latina, é formada pela junção de miserere (ter compaixão),

Leia mais

TEMA: O NOVO NASCIMENTO E A CONVERSÃO.

TEMA: O NOVO NASCIMENTO E A CONVERSÃO. TEMA: O NOVO NASCIMENTO E A CONVERSÃO. Texto: E dar-lhes-ei coração para que me conheçam, porque eu sou o SENHOR; e ser-me-ão por povo, e eu lhes serei por Deus, porque se converterão a mim de todo o seu

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 6: SOTERIOLOGIA Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na palavra de Deus

Leia mais

Escrito por Presb. Taciano Cassimiro Seg, 02 de Fevereiro de :25 - Última atualização Ter, 03 de Fevereiro de :07

Escrito por Presb. Taciano Cassimiro Seg, 02 de Fevereiro de :25 - Última atualização Ter, 03 de Fevereiro de :07 Falar sobre oração é fácil, difícil é pratica-la, é torna-la real em nosso dia a dia. Contudo somos ensinados nas Escrituras a orar sem cessar, 1 Ts 5.17. Cristo Jesus é nosso exemplo maior, é nosso modelo

Leia mais

Práticas da Antiguidade para a Espiritualidade Contemporânea. Prática da Contemplação

Práticas da Antiguidade para a Espiritualidade Contemporânea. Prática da Contemplação 9. Vocês, orem assim: Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Prática da Contemplação 9. Vocês, orem assim: Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. 10. Venha o teu

Leia mais

Respostas aos Testes de Autoavaliação

Respostas aos Testes de Autoavaliação Respostas aos Testes de Autoavaliação 323 Respostas aos Testes de Autoavaliação Lição 1 1. b) problemas. 2. a) obediência a Deus e à sua Palavra. 3. d) alegria. 4. c) seduzir-nos. 5. a) Todas as pessoas

Leia mais

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESTUDO 7 satanás como acusador O mundo, a carne e o diabo Palavra Viva O mundo, a carne e o diabo SANTIFICAÇÃO Nossos três grandes inimigos: O M U N D O A C A R N E O D I A B O

Leia mais

Fruto do Espírito - Alegria (da Salvação)

Fruto do Espírito - Alegria (da Salvação) Fruto do Espírito - Alegria (da Salvação) Tema do Instituto Bíblico - Ig. Batista Maanaim Gal 5:16-22 Um relacionamento maduro com Deus resulta em um fruto e, este fruto, tem seus resultados no caráter

Leia mais

DISCIPULADO DE BATISMO I.P. A MENSAGEM DA ULTIMA HORA

DISCIPULADO DE BATISMO I.P. A MENSAGEM DA ULTIMA HORA DISCIPULADO DE BATISMO I.P. A MENSAGEM DA ULTIMA HORA LIÇÃO N 01 Batismo nas Águas O batismo nas águas não é opcional: é um mandamento deixado por Jesus. Aquele que aceita Jesus como Senhor e Salvador

Leia mais

ELE NOS DEU EXEMPLO. ESTUDO 11 Perdoando como Jesus

ELE NOS DEU EXEMPLO. ESTUDO 11 Perdoando como Jesus ELE NOS DEU EXEMPLO ESTUDO 11 Perdoando como Jesus Texto: Lc. 23. 33-35 Quando chegaram ao lugar chamado Caveira, ali o crucificaram com os criminosos, um à sua direita e o outro à sua esquerda. Jesus

Leia mais

A REVELAÇÃO DO REINO DE DEUS TEM O PODER PARA MUDAR A VIDA DOS SERES HUMANOS!

A REVELAÇÃO DO REINO DE DEUS TEM O PODER PARA MUDAR A VIDA DOS SERES HUMANOS! VENHA O TEU REINO! E ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu. Lucas 11:

Leia mais

Reforma Protestante

Reforma Protestante Reforma Protestante Penitências são atos como: jejuns, vigílias, peregrinações que os fiéis ou a Igreja oferecem à Deus ao Pai Criador, como provas de que estão arrependidos dos seus pecados; praticados

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM Quinta-feira da 19ª Semana do Tempo Comum 1) Oração Deus

Leia mais

O PECADO DE DAVI COM BATE-SEBA E O FIM DE SUA VIDA

O PECADO DE DAVI COM BATE-SEBA E O FIM DE SUA VIDA Momento com Deus Crianças de 07 a 08 anos NOME: DATA: 22/10/2017 O PECADO DE DAVI COM BATE-SEBA E O FIM DE SUA VIDA Versículos para Decorar: 1- Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande

Leia mais

domingo, 13 de maio de 12 A n é s i o R o d r i g u e s

domingo, 13 de maio de 12 A n é s i o R o d r i g u e s A n é s i o R o d r i g u e s Gênesis 11:1-7 Família Unida No mundo todo havia apenas uma língua, um só modo de falar. Gênesis 11:1-7 Saindo os homens do Oriente, encontraram uma planície em Sinear e ali

Leia mais

Ensinos de Cristo O que Jesus Cristo ensinou?

Ensinos de Cristo O que Jesus Cristo ensinou? Introdução à 23/05/2011 A doutrina de Cristo segundo as escrituras Ensinos de Cristo O que Jesus Cristo ensinou? Ensinos de Cristo Jesus anunciou a chegada do reino, propôs altos padrões éticos àqueles

Leia mais

Restaurando o Valor da Aliança no Casamento

Restaurando o Valor da Aliança no Casamento Restaurando o Valor da Aliança no Casamento Craig Hill Malaquias 2:16 Pois o SENHOR Todo-Poderoso de Israel diz: Eu odeio o divórcio, eu odeio o homem que faz uma coisa tão cruel assim. Portanto, tenham

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 5: O CRISTÃO E O DIVÓRCIO Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na palavra

Leia mais

NO PERDÃO DOS PECADOS

NO PERDÃO DOS PECADOS CREMOS IEADEM NO PERDÃO DOS PECADOS, NA SALVAÇÃO PRESENTE E PERFEITA E NA ETERNA JUSTIFICAÇÃO DA ALMA RECEBIDOS GRATUITAMENTE DE DEUS PELA FÉ NO SACRIFÍCIO EFETUADO POR JESUS CRISTO EM NOSSO FAVOR (AT

Leia mais

A PROVISÃO DO EVANGELHO

A PROVISÃO DO EVANGELHO A PROVISÃO DO EVANGELHO Stephen Kaung Justificação, Santificação e Redenção. Publicação: 25/02/2012 A provisão do Evangelho é tripla: justificação, santificação e redenção. Há três coisas mencionadas nos

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III - Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III - Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III - Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de Jesus OBJETIVO FEB EADE - Livro III - Módulo II Roteiro

Leia mais

A Oração. Egmon Pereira. 23 de Agosto de Igreja Presbiteriana do Brasil. A Oração. Egmon Pereira. Texto Bíblico. Introdução.

A Oração. Egmon Pereira. 23 de Agosto de Igreja Presbiteriana do Brasil. A Oração. Egmon Pereira. Texto Bíblico. Introdução. Igreja Presbiteriana do Brasil 23 de Agosto de 2016 Mateus 6.5-15 5 E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos

Leia mais

Escola Bíblica Dominical Igreja Assembléia de Deus Jaçatuba

Escola Bíblica Dominical Igreja Assembléia de Deus Jaçatuba Escola Bíblica Dominical Igreja Assembléia de Deus Jaçatuba DISCIPULADO Primeiros Passos na Fé Aula 1 - (25/09/2011) Pecado e Arrependimento O que é pecado? Pecado é a transgressão da lei. Qualquer que

Leia mais

O amor O faz diferente!

O amor O faz diferente! O amor O faz diferente! Quem eu deveria ser? Que as escrituras apresentam o homem como criatura de Deus Criado diretamente por Deus Colocado em posição exaltada Que o homem foi feito a imagem e semelhança

Leia mais

Uma comunidade daqueles que foram Perdoados para Amar. Pr. Alex Mello

Uma comunidade daqueles que foram Perdoados para Amar. Pr. Alex Mello Uma comunidade daqueles que foram Perdoados para Amar Pr. Alex Mello COMUNHÃO CULTO PERDÃO PREGAÇÃO ADORAÇÃO AMOR ORAÇÃO MINISTÉRIO A comunidade daqueles que foram Perdoados para Amar Pr. Alex Mello Leitura

Leia mais

Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos;

Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos; Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos; E, começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos; E, não tendo ele

Leia mais

Santa Missa. Mestre Raimundo Irineu Serra

Santa Missa. Mestre Raimundo Irineu Serra Santa Missa Mestre Raimundo Irineu Serra 1. SENHOR AMADO Para os tempos que estavas no mundo Mandaram te chamar Na casa da Mãe Santíssima Pra ti pra ti te apresentar Senhora Mãe Santíssima Eu vim me apresentar

Leia mais

Ser testemunha de Jesus em fraternidade

Ser testemunha de Jesus em fraternidade Ser testemunha de Jesus em fraternidade Escuta do evangelho do domingo Jo 10,1-10; Eu Sou a Porta das ovelhas Estamos sempre à meditar sobre a nossa identidade No nosso voto, nos comprometemos à aprofundar

Leia mais

1ª Leitura - Dn 3,

1ª Leitura - Dn 3, 1ª Leitura - Dn 3,25.34-43 De alma contrita e em espírito de humildade, sejamos acolhidos. Leitura da Profecia de Daniel 3,25.34-43 Naqueles dias: 25 Azarias, parou e, de pé, começou a rezar; abrindo a

Leia mais

Gênesis 17:1 g Quando Abrão completou noventa e nove anos, o SENHOR lhe apareceu e declarou: Eu Sou El-Shaddai, Deus Todo-Poderoso, anda na minha

Gênesis 17:1 g Quando Abrão completou noventa e nove anos, o SENHOR lhe apareceu e declarou: Eu Sou El-Shaddai, Deus Todo-Poderoso, anda na minha Gênesis 17:1 g Quando Abrão completou noventa e nove anos, o SENHOR lhe apareceu e declarou: Eu Sou El-Shaddai, Deus Todo-Poderoso, anda na minha presença e sê íntegro!. Deus é. Deus é Onipotente. Apesar

Leia mais

01. SENHOR AMADO (GERMANO GUILHERME) PARA OS TEMPOS QUE ESTAVAS NO MUNDO

01. SENHOR AMADO (GERMANO GUILHERME) PARA OS TEMPOS QUE ESTAVAS NO MUNDO 01. SENHOR AMADO (GERMANO GUILHERME) PARA OS TEMPOS QUE ESTAVAS NO MUNDO MANDARAM TE CHAMAR NA CASA DA MÃE SANTÍSSIMA, PARA TI, PARA TI TE APRESENTAR. SENHORA MÃE SANTÍSSIMA, EU VIM ME APRESENTAR. ATENDER

Leia mais

CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ

CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA NASCIMENTO Pb. Márcio Tarcísio Mendonça Ferreira 5º) NA NECESSIDADE ABSOLUTA DO PELA GRAÇA DE

Leia mais

O Objetivo da Vida Cristã. Aula 02 Texto básico: Mateus Hino sugerido: 386 (HNC) - Testemunho

O Objetivo da Vida Cristã. Aula 02 Texto básico: Mateus Hino sugerido: 386 (HNC) - Testemunho O Objetivo da Vida Cristã Aula 02 Texto básico: Mateus 6. 25-34 Hino sugerido: 386 (HNC) - Testemunho Objetivo: Demonstrar que a prática religiosa não é o objetivo da vida cristã, mas o meio pelo qual

Leia mais

A TEOLOGIA DA MESA: A COMENSALIDADE DE JESUS. Lucas

A TEOLOGIA DA MESA: A COMENSALIDADE DE JESUS. Lucas A TEOLOGIA DA MESA: A COMENSALIDADE DE JESUS Lucas 24.28-35 DEFINIÇÃO Comensalidade - qualidade de comensal; Comensal - pessoa que come habitualmente com outros em mesa comum; cada uma das pessoas que

Leia mais

Solenidade de Pentecostes 04 de junho de 2017

Solenidade de Pentecostes 04 de junho de 2017 Solenidade de Pentecostes 04 de junho de 2017 Caríssimos Irmãos e Irmãs: Hoje chegamos ao término do ciclo litúrgico pascal com a solenidade de Pentecostes. Após 50 dias, o Espírito Santo prometido por

Leia mais

A Narração da História.

A Narração da História. 1 Amor e Perdão Lc 7.36-50 Jesus estava em Betânia, na casa de Simão, o leproso que fora curado por Ele; fora convidado por Simão para um jantar. A gratidão e o reconhecimento de Jesus como o Messias fez

Leia mais

POR QUE EVANGELIZAR? O amor de Deus A ordem de Jesus. O Dom do Espírito Santo. O clímax da história. A responsabilidade da Igreja.

POR QUE EVANGELIZAR? O amor de Deus A ordem de Jesus. O Dom do Espírito Santo. O clímax da história. A responsabilidade da Igreja. POR QUE EVANGELIZAR? Existem oito razões para incomodar as pessoas com a pregação do evangelho: 1. O amor de Deus. Evangelismo é um ato de amor (João 3:16, Mt. 5:45-44). 2. A ordem de Jesus. Evangelizar

Leia mais

A evangelização é uma parte importante e fundamental da fé e vida cristã.

A evangelização é uma parte importante e fundamental da fé e vida cristã. A evangelização é uma parte importante e fundamental da fé e vida cristã. Uma missão irrenunciável da igreja como um todo e do cristão particularmente. O QUE É INDISPENSÁVEL PARA A EVANGELIZAÇÃO? Conversão

Leia mais

Pr. Patrick Robert Briney. Mission Boulevard Baptist Church. Você Pode Ser Salvo. A Série das Verdades do Evangelho (caderno 5) You Can Be Saved

Pr. Patrick Robert Briney. Mission Boulevard Baptist Church. Você Pode Ser Salvo. A Série das Verdades do Evangelho (caderno 5) You Can Be Saved Pr. Patrick Robert Briney Mission Boulevard Baptist Church Você Pode Ser Salvo A Série das Verdades do Evangelho (caderno 5) You Can Be Saved Tradução Pr. Anastácio Pereira de Sousa Primeira Igreja Batista

Leia mais

HINÁRIO SANTA MISSA. Mestre Irineu Raimundo Irineu Serra SENHOR AMADO

HINÁRIO SANTA MISSA. Mestre Irineu Raimundo Irineu Serra SENHOR AMADO HINÁRIO SANTA MISSA Tema 2012: Flora Brasileira Glória da Manhã Mestre Irineu Raimundo Irineu Serra 1 www.hinarios.org 2 01 SENHOR AMADO Para os tempos que estavas no mundo Mandaram te chamar Na casa da

Leia mais

LIÇÃO 1 A LEI E A ALIANÇA Êxodo 19

LIÇÃO 1 A LEI E A ALIANÇA Êxodo 19 LIÇÃO 1 A LEI E A ALIANÇA Êxodo 19 1. Antes de entregar a lei, Deus já havia feito uma aliança com o povo. Em Êxodo 19.1-4, Deus lembra o povo do seu pacto, confirmado demonstrado em um fato. Qual é o

Leia mais

A EXCELÊNCIA DO PERDÃO Série - Ensinos do Reino - Lição 02 Atualizado em:

A EXCELÊNCIA DO PERDÃO Série - Ensinos do Reino - Lição 02 Atualizado em: A EXCELÊNCIA DO PERDÃO Série - Ensinos do Reino - Lição 02 Atualizado em: 19 de Agosto de 2015 Egmon Pereira Baseado nos Estudos Ensinos do Reino - Ed. Didaquê 1 INTRODUÇÃO Perdão X Tempo 2 INTRODUÇÃO

Leia mais

MOISÉS FOI USADO POR DEUS NÃO POR CAUSA DE SUA CAPACIDADE, TALENTOS OU DONS, MAS PORQUE ELE CREU EM DEUS E SIMPLESMENTE OBEDECEU.

MOISÉS FOI USADO POR DEUS NÃO POR CAUSA DE SUA CAPACIDADE, TALENTOS OU DONS, MAS PORQUE ELE CREU EM DEUS E SIMPLESMENTE OBEDECEU. DEUS QUER USAR VOCÊ! Parte 4 QUEM PODE SER USADO POR DEUS? vaso para honra, santificado, útil para o Senhor e preparado para toda boa obra. - 2Tm 2:21 MOISÉS FOI USADO POR DEUS NÃO POR CAUSA DE SUA CAPACIDADE,

Leia mais

...batizando em nome do Pai, e do Filho, e do Espirito Santo...

...batizando em nome do Pai, e do Filho, e do Espirito Santo... ESTUDO DO BATISMO : O objetivo deste estudo é levar ao irmão(a), o conhecimento da verdade bíblica sobre o batismo ensinado por Jesus Cristo, que nestes dias possamos abrir nossa mente e coração para absorvermos

Leia mais

CASAMENTO, DIVÓRCIO E NOVO CASAMENTO. Pr Luciano R. Peterlevitz Igreja Batista Novo Coração, EBD

CASAMENTO, DIVÓRCIO E NOVO CASAMENTO. Pr Luciano R. Peterlevitz Igreja Batista Novo Coração, EBD CASAMENTO, DIVÓRCIO E NOVO CASAMENTO Pr Luciano R. Peterlevitz Igreja Batista Novo Coração, EBD 17.01.2016 CASAMENTO Gênesis 2.24: Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os

Leia mais

SOMOS VENCEDORES EM CRISTO JESUS. Quero usar a figura de um atleta - é alguém que sabe que tem um potencial pra vencer.

SOMOS VENCEDORES EM CRISTO JESUS. Quero usar a figura de um atleta - é alguém que sabe que tem um potencial pra vencer. SOMOS VENCEDORES EM CRISTO JESUS Quero usar a figura de um atleta - é alguém que sabe que tem um potencial pra vencer. Você sabia que no Reino de Deus todos nós somos atletas de Cristo? Paulo usa essa

Leia mais

SALVOS PELA GRAÇA SALVOS PELA GRAÇA, JUSTIFICADOS PELA FÉ, JULGADOS PELAS OBRAS. Salvos pela Graça. Efésios 2:8. Igreja Evangélica em Algeriz

SALVOS PELA GRAÇA SALVOS PELA GRAÇA, JUSTIFICADOS PELA FÉ, JULGADOS PELAS OBRAS. Salvos pela Graça. Efésios 2:8. Igreja Evangélica em Algeriz SALVOS PELA GRAÇA SALVOS PELA GRAÇA, JUSTIFICADOS PELA FÉ, JULGADOS PELAS OBRAS. Salvos pela Graça. Efésios 2:8 Igreja Evangélica em Algeriz Há muito quem pregue a palavra, mas poucos que a preguem e ensinem.

Leia mais

Sim! Quero tornar-me um Cristão por David Batty

Sim! Quero tornar-me um Cristão por David Batty Sim! Quero tornar-me um Cristão por David Batty Lição103 Primeira Edição Nome do Aluno Data do Início Data do Fim Sim! Quero Tornar-me um Cristão Lição 103 David Batty 1ª Edição As referências Bíblicas

Leia mais

HINÁRIO SANTA MISSA. Mestre Irineu. Raimundo Irineu Serra 1. Tema 2012: Flora Brasileira Glória da Manhã

HINÁRIO SANTA MISSA. Mestre Irineu. Raimundo Irineu Serra 1. Tema 2012: Flora Brasileira Glória da Manhã HINÁRIO SANTA MISSA Tema 2012: Flora Brasileira Glória da Manhã Mestre Irineu Raimundo Irineu Serra 1 www.hinarios.org 2 01 SENHOR AMADO Para os tempos que estavas no mundo Mandaram te chamar Na casa da

Leia mais

Servos por Amor. Lucas 17.1-10

Servos por Amor. Lucas 17.1-10 Servos por Amor Lucas 17.1-10 Lucas 17:1-10 1 Disse Jesus a seus discípulos: É inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual eles vêm! 2 Melhor fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra

Leia mais

O QUE DEUS QUER DE MIM? 09 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. "ELE te declarou, ó homem, o que é bom;

O QUE DEUS QUER DE MIM? 09 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. ELE te declarou, ó homem, o que é bom; O QUE DEUS QUER DE MIM? 09 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação "ELE te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR requer de ti, 1 / 6 senão que pratiques a justiça, e ames a

Leia mais

O apóstolo utiliza a alegoria do casamento em Romanos 7:1-3 como uma analogia da relação entre um indivíduo e a lei.

O apóstolo utiliza a alegoria do casamento em Romanos 7:1-3 como uma analogia da relação entre um indivíduo e a lei. O apóstolo utiliza a alegoria do casamento em Romanos 7:1-3 como uma analogia da relação entre um indivíduo e a lei. Paulo fundamenta sua afirmação no fato de que a lei somente tem poder sobre quem está

Leia mais

O contraste entre Adão e Cristo nos ajudará a explicar melhor o assunto da salvação.

O contraste entre Adão e Cristo nos ajudará a explicar melhor o assunto da salvação. O contraste entre Adão e Cristo nos ajudará a explicar melhor o assunto da salvação. Esta semana, a lição da Escola Sabatina tem o título de Adão e Jesus Vamos nos concentrar em três questões: 1. Os frutos

Leia mais

O EMPREGADO QUE NÀO QUIS PERDOAR Lição Objetivos: Ensinar que precisamos perdoar aos outros que pecam contra nós.

O EMPREGADO QUE NÀO QUIS PERDOAR Lição Objetivos: Ensinar que precisamos perdoar aos outros que pecam contra nós. O EMPREGADO QUE NÀO QUIS PERDOAR Lição 32 1 1. Objetivos: Ensinar que precisamos perdoar aos outros que pecam contra nós. 2. Lição Bíblica: Mateus 18.21-35 (Leitura bíblica para o professor e base bíblica

Leia mais

Nome Número de Aluno GU-EED. Morada

Nome Número de Aluno GU-EED. Morada Exames de Unidade e Relatório do Aluno 345 Resolvendo os Problemas da Vida Folha de Resposta Exame Unidade 1 Parabéns por terminar o seu estudo das Lições da Unidade 1! Por favor, preencha todos os campos

Leia mais

Após denúncia de abuso sexual em Acampamento JA, pastor culpabiliza vítima e omite necessidade de registro de ocorrência policial

Após denúncia de abuso sexual em Acampamento JA, pastor culpabiliza vítima e omite necessidade de registro de ocorrência policial Após denúncia de abuso sexual em Acampamento JA, pastor culpabiliza vítima e omite necessidade de registro de ocorrência policial Extraído da seção Perguntas e Respostas Sobre Dúvidas Bíblicas, do site

Leia mais

COMO LIBERTAR-ME DA CULPA? PR. ALEJANDRO BULLÓN

COMO LIBERTAR-ME DA CULPA? PR. ALEJANDRO BULLÓN COMO LIBERTAR-ME DA CULPA? PR. ALEJANDRO BULLÓN "Pr. Williams Costa Jr.: - É incrível o número de cartas, telefonemas, e-mails e faxes, que recebemos aqui no Está Escrito de pessoas com sentimento de culpa.

Leia mais

308 TEMPO COMUM DOMINGO XI. LEITURA I 2 Sam 12,

308 TEMPO COMUM DOMINGO XI. LEITURA I 2 Sam 12, 308 TEMPO COMUM DOMINGO XI LEITURA I 2 Sam 12, 7-10.13 Leitura do Segundo Livro de Samuel Naqueles dias, disse Natã a David: «Assim fala o Senhor, Deus de Israel: Ungi-te como rei de Israel e livrei-te

Leia mais

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO I - A ORIGEM DO PECADO 1. Em relação a Deus. Em Seu plano permitiu que suas criaturas (anjos e homens) tivessem a liberdade (livre arbítrio) de viver em amor e obediência

Leia mais

A oração provoca mudanças em você!

A oração provoca mudanças em você! A oração provoca mudanças em você! Certo dia Jesus estava orando LUCAS 11:1-13 em determinado lugar. Tendo terminado, um dos seus discípulos lhe disse: LUCAS 11:1-13 Senhor, ensina-nos a orar, como João

Leia mais

Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir- se. Gn 3.7

Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir- se. Gn 3.7 Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu- o e o deu a seu marido, que comeu

Leia mais

Ao orar somos atraídos para um relacionamento íntimo com Jesus se o meu povo, que se pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se

Ao orar somos atraídos para um relacionamento íntimo com Jesus se o meu povo, que se pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra. (2 Crônicas 7.14) Bill Hybels!

Leia mais

ESTUDO BÍBLICO I A SALVAÇÃO EM JESUS CRISTO SAMUEL CORNÉLIO

ESTUDO BÍBLICO I A SALVAÇÃO EM JESUS CRISTO SAMUEL CORNÉLIO ESTUDO BÍBLICO I A SALVAÇÃO EM JESUS CRISTO SAMUEL CORNÉLIO AGOSTO 2016 www.abracandoapalavra.org A Salvação em JESUS CRISTO Um Novo Nascimento De acordo com a Bíblia, O Santo, Eterno, Soberano e Todo

Leia mais

ENSINO RELIGIOSO - 9º ANO

ENSINO RELIGIOSO - 9º ANO CONTEÚDOS ENSINO RELIGIOSO - 9º ANO Coleção Interativa UNIDADE 1 Preparo para o céu 1 - Rota errada A seriedade do pecado Características do pecado Solução 2- Giro de 180 graus Sentimento de culpa Verdadeiro

Leia mais

Sejam todos bem vindos! Que estejamos sempre em oração para que Deus esteja presente em todo momento durante nossa Aula

Sejam todos bem vindos! Que estejamos sempre em oração para que Deus esteja presente em todo momento durante nossa Aula Sejam todos bem vindos! Que estejamos sempre em oração para que Deus esteja presente em todo momento durante nossa Aula Amizades, dentro e fora da igreja... E aí? Salmos 1:1-3 Bem-aventurado o homem que

Leia mais

Quem é o Pai do Filho de Deus?

Quem é o Pai do Filho de Deus? Quem é o Pai do Filho de Deus? O que significa a palavra Deus para você? Poderia alguém dizer que essa palavra DEUS é um nome próprio de alguém? Não, as escrituras deixam claro que não é o nome de alguém,

Leia mais

SE TORNANDO UMA PESSOA MAIS AMOROSA E ALEGRE.

SE TORNANDO UMA PESSOA MAIS AMOROSA E ALEGRE. SE TORNANDO UMA PESSOA MAIS AMOROSA E ALEGRE. O crescimento espiritual não é automático. Mudança é uma questão de opção. Não podemos simplesmente ficar sentados inertes sem fazer nada, esperando o crescimento.

Leia mais

Esboço para Sermão. Tema: Fornicação. Texto: I Co 6.19,20 Ou não sabeis que o nosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós,

Esboço para Sermão. Tema: Fornicação. Texto: I Co 6.19,20 Ou não sabeis que o nosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, Esboço para Sermão. Tema: Fornicação. Texto: I Co 6.19,20 Ou não sabeis que o nosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus? Não sois de vós mesmos; fostes comprados

Leia mais

O fariseu e o publicano Lc18,9-14

O fariseu e o publicano Lc18,9-14 O fariseu e o publicano Lc18,9-14 Jesus caminhava e multidões o acompanhavam. Pessoas com personalidades, objetivos e ideais diferentes. Conhecendo o coração de cada um, Jesus lhes propunha parábolas sobre

Leia mais

É a maior organização de artes marciais mistas do mundo.

É a maior organização de artes marciais mistas do mundo. É a maior organização de artes marciais mistas do mundo. Inspirado por torneios de vale- tudo de origem brasileira. Lutadores de MMA (como o esporte é conhecido) praacam diferentes artes marciais, tais

Leia mais

XI Domingo do Tempo Comum

XI Domingo do Tempo Comum XI Domingo do Tempo Comum Perdão Senhor «O Senhor perdoou o teu pecado: Não morrerás» Leitura do Segundo Livro de Samuel 2 Sam 12, 7-10.13 Naqueles dias, disse Natã a David: «Assim fala o Senhor, Deus

Leia mais

Crendo em Deus, em oração. Aula 01/03/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Crendo em Deus, em oração. Aula 01/03/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Crendo em Deus, em oração Aula 01/03/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira O Que é Oração? É pedir? É reclamar? É repetir as mesmas palavras em ocasiões específicas, todos os dias ou às vezes? É estar

Leia mais

ESTUDO 1: VOCÊ PODE TER CERTEZA DA SUA SALVAÇÃO

ESTUDO 1: VOCÊ PODE TER CERTEZA DA SUA SALVAÇÃO VIDA FRUTÍFERA ESTUDO 1: VOCÊ PODE TER CERTEZA DA SUA SALVAÇÃO O homem sabe que algo está errado com a humanidade. Criado à imagem de Deus, parece incapaz de comportar-se como filho Dele e sua tendência

Leia mais

Lição 16. É um sábado. de descanso. para vós, e afligireis as. vossas almas; isto é. estatuto perpétuo

Lição 16. É um sábado. de descanso. para vós, e afligireis as. vossas almas; isto é. estatuto perpétuo Os Mistérios de Deus Estudo Bíblico Lição 16 É um sábado de descanso para vós, e afligireis as vossas almas; isto é estatuto perpétuo Levíticos 16:31 Esta publicação não é para ser vendida ou negociada

Leia mais

1ª Leitura - Lv 19,

1ª Leitura - Lv 19, 1ª Leitura - Lv 19,1-2.11-18 Julga teu próximo conforme a justiça. Leitura do Livro do Levítico 19,1-2.11-18 1 O Senhor falou a Moisés, dizendo: 2 'Fala a toda a comunidade dos filhos de Israel, e dize-lhes:

Leia mais

A Justiça Divina. Como Deus pode perdoar pecados e continuar sendo justo?

A Justiça Divina. Como Deus pode perdoar pecados e continuar sendo justo? A Justiça Divina Como Deus pode perdoar pecados e continuar sendo justo? Introdução Você já parou para pensar na natureza de Deus? Deus não é um velhinho de cabelos brancos que mora nas nuvens como vemos

Leia mais

RELACIONAMENTO DISCIPULADOR

RELACIONAMENTO DISCIPULADOR RELACIONAMENTO DISCIPULADOR O QUE É DISCIPULO? Dicionário Aprendiz, aluno receptivo a ensinamentos, seguidor devotado e/ou disposto a dar prosseguimento ao trabalho (de seu mestre) DISCIPULOS DE QUEM?

Leia mais

Necessidade da Expiação

Necessidade da Expiação Introdução à 22/08/2011 A doutrina de Cristo segundo as escrituras Necessidade da Expiação O que as escrituras afirmam sobre a morte de Cristo? 1.Em função de sua santidade e retidão Deus deve punir o

Leia mais

Igreja Evangélica em Silvalde - pag. 1

Igreja Evangélica em Silvalde - pag. 1 Igreja Evangélica em Silvalde - pag. 1 O Baptismo "Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente". Hebreus 13 A PALAVRA "BAPTISMO" D e acordo com eruditos da língua grega, a palavra "baptizar" significa

Leia mais

Festa dos Mandamentos

Festa dos Mandamentos Festa dos Mandamentos VI Domingo do Tempo Comum 12 de Fevereiro de 2017 Paróquia da Sé Cântico Cristo Jesus, tu me chamaste. Eu te respondo, estou aqui. Tu me chamaste, pelo meu nome. Eu te respondo,

Leia mais

O Problema Oculto VOCÊ TEM UM PROBLEMA? Poucos sabem que têm um problema espiritual oculto, seríssimo!

O Problema Oculto VOCÊ TEM UM PROBLEMA? Poucos sabem que têm um problema espiritual oculto, seríssimo! PROBLEMA OCULTO O Problema Oculto Poucos sabem que têm um problema espiritual oculto, seríssimo! VOCÊ TEM UM PROBLEMA? Talvez não seja fácil percebê-lo. Se você tem bons relacionamentos, uma profissão

Leia mais

Consciência. que muda a História

Consciência. que muda a História Consciência que muda a História A consciência da brevidade e fragilidade da vida torna bem mais claro o que de fato importa, transformando nossas intenções em atitudes. Sermão do Monte Altamente desafiador

Leia mais

AS ALIANÇAS BÍBLICAS!

AS ALIANÇAS BÍBLICAS! AS ALIANÇAS BÍBLICAS! EM NOÉ E ABRÃO! Rev. Rogério F. de Almeida! ! ALIANÇAS! A ALIANÇA BÍBLICA EM NOÉ! Manutenção da vida! Introdução! A necessidade de alianças! As Alianças fazem parte da vida para preservação

Leia mais