Prof. Aguinaldo Pereira Alves

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prof. Aguinaldo Pereira Alves"

Transcrição

1 Unidade III ÉTICA GERAL E PROFISSONAL Prof. Aguinaldo Pereira Alves

2 Relembrando... A ética é histórica. Novos conhecimentos surgem e: a) alguns valores éticos mudam de sentido; b) valores são desprezados; c) valores novos são acrescentados. Exemplos de valores alterados: a coragem e a tolerância.

3 Definição de ética Ética: procedimentos de conduta pautados em valores morais que visam o bem comum. Bem comum pode ser entendido como os objetivos que promovem um bem viver coletivo, a promoção da justiça, do respeito e do bem-estar comunitário. Bem comum: bens materiais (físicos ou imanentes); bens imateriais (metafísicos ou transcendentes).

4 Ação ética é práxis dos valores estruturais da civilização. A civilização ocidental incorporou a fidelidade, a prudência, a temperança, a coragem, a justiça, a generosidade, a compaixão, a misericórdia, a gratidão, a humildade, a simplicidade, a tolerância, a pureza, a doçura, a boa-fé, o humor e o amor como virtudes de uma vida essencialmente ética.

5 O indivíduo: o objetivo e o sujeito das práticas éticas A pessoa humana é insubstituível e livre, mesmo quando suas ações são contrárias às leis e aos costumes. As reflexões éticas permitiram ao Ocidente a promoção de constituições de direito pleno e de órgãos internacionais e nacionais de defesa dos direitos do ser humano.

6 A ética pressupõe a racionalidade Indignação ética: percepção racional da diferença entre como a sociedade funciona e como deveria funcionar para promoção do bem comum. Experiência ética fundamental: filósofos ou iluminados propõem novas normas de conduta para o retorno à ética.

7 Interatividade Uma destas afirmações define o conceito de ética: a) Princípios de conduta e ciência da moral que sempre nortearam as ações humanas dentro das comunidades, uma vez que os valores de conduta são instintivos, isto é, vêm de berço. b) É simultaneamente uma moral e os liames metafísicos do ser humano e sua razão de ser no mundo. Portanto, são valores ensinados pela religião cristã. c) Uma ciência descritiva dos costumes ou das diversas morais existentes em todas as épocas e lugares da Terra. d) É diferente de moral em seu sentido individual, uma vez que sua função é sempre coletiva. Sua natureza objetiva o bem comum. e) São regras de conduta moral derivadas da natureza humana e não da natureza da sociedade, uma vez que há uma ética geral e universal em todos os tempos e lugares.

8 As origens da ética profissional É a experiência ética fundamental para os protestantes puritanos nos séculos XVI e XVII que inaugura a ética profissional moderna. Eles perceberam que a práxis dos cristãos, nessa época, era bem diferente daquilo que os textos bíblicos preconizavam.

9 Conceitos alterados na modernidade O conceito de vocação : deixa de ser o chamado de Deus para agir fora do mundo para ser o chamado de Deus para agir no mundo. Vocação: o sentimento de amor e realização em algum tipo de trabalho, e que nos leva a um plano de vida. O trabalho deixa de ser visto como punição para se tornar salvação e um projeto coletivo de promoção do bem comum e da felicidade geral.

10 Mentalidade econômica moderna É produto da reforma religiosa protestante a mentalidade que resultará no espírito do capitalismo. É produto da Reforma a valorização do cumprimento do dever dentro das profissões, procurando fazer seu trabalho o mais perfeito possível, trabalhando dentro de uma disciplina rígida.

11 Valores religiosos construíram a noção de competência. Os valores protestantes da disciplina ascética, a poupança, a austeridade e o dever foram incorporados às crenças que estruturam nossa visão do mundo do trabalho. Tal processo histórico relacionou o conceito de competência à ética profissional no mundo capitalista até os dias atuais.

12 Profissão Os textos que orientam as diversas práticas profissionais definem profissão como trabalho que se pratica com habitualidade a serviço de terceiros, com honestidade e diligência. A profissão, além da utilidade que traz para o indivíduo, carrega uma rara expressão social e moral. A profissão é uma função social, pois viabiliza nossa inserção na sociedade, e é moral, na medida em que permite a práxis de nossa transcendência.

13 Interatividade Aponte uma afirmação relacionada à ideia de ética profissional: a) A pessoa se humaniza por meio da construção do mundo e por meio de seu trabalho. b) Tempo é dinheiro. c) O ser humano que não trabalha perde mesmo sua essência humana. É uma não pessoa. d) Faça o bem sem olhar a quem. e) Deus ajuda quem cedo madruga.

14 Mérito: dever cumprido A crença de que uma ação feita por dever supera as ações feitas por prazer construiu a ideia de mérito. Se a pessoa consegue vencer seus interesses privados e, por dever, age tendo em vista o interesse comum, ela coloca em sua atitude um sobrevalor. Este sobrevalor é o mérito: uma distinção de honra dentro da categoria profissional.

15 Competência: valor fundamental da ética profissional Ser competente é saber fazer bem o dever. Ao dever se articulam, além do saber, o querer e o poder. A competência profissional foi, durante toda a modernidade, ensinada sucessivamente pelas gerações profissionais anteriores àquelas que lhes sucederão. Os profissionais mais experientes ensinavam a o habitus ético da categoria a profissional ao novato que iria praticá-la por toda sua vida.

16 As profissões nasceram na era da certeza. Até mais ou menos a década de 80 do século XX, aprendia-se uma profissão trabalhando nela. Até a instalação do capitalismo flexível, entre as décadas de 80 e 90 do século XX, havia três possibilidades de se inserir no mundo do trabalho: 1. por uma carreira na indústria, com instrução elementar; 2. como profissional técnico burocrático, com educação de nível médio/técnico; 3. ou como profissional liberal.

17 As profissões e a estrutura de classes. Tais categorias laborais se reproduziam por influência da ideologia que permeia toda a sociedade estruturada em classes. O setor de serviços era exclusividade e dever do Estado, que era forte e regulava com rigidez as relações entre capital e trabalho.

18 Uma sociedade estruturada em valores rígidos. O iniciante era introduzido na área profissional pelos mais antigos na profissão. Os valores essenciais (competência, produtividade, sociabilidade, honestidade, fidelidade, zelo e sigilo) à ética profissional solidificavam-se pela tradição. Haviam as certezas oriundas de uma sociedade estruturada em crenças solidificadas por valores rígidos.

19 O mundo do trabalho mudou... Na era da informação e do capitalismo flexível, fragmentam-se a burocracia e a rotina do trabalho. O atual mundo do trabalho já não permite uma carreira para a vida toda. Hoje, o novo é novidade para todos, e já não se permite esperar que a experiência profissional seja uma prerrogativa apenas dos mais velhos de profissão, que ensinam suas competências.

20 Competência acima de tudo A competência é um valor ético fundamental a todas as profissões. Nela, estão relacionados os demais valores éticos: zelo, sigilo e honestidade. Não são possíveis tais valores se a prática profissional não estiver precedida de competência. Eventuais erros, decorrentes da não competência, inviabilizam o exercício de valores profissionais.

21 Competência: teoria e práxis Como hoje a inovação é cada vez mais presente no cotidiano profissional, frequentemente todos são lançados a novos desafios, que serão resolvidos ao buscar novas teorias. A competência profissional é uma relação dialética entre teoria e práxis no exercício profissional. A teoria pressupõe o saber científico. Ao aplicá-la (a práxis), evidenciam-se novos saberes, que originam novas práticas e novos desafios, e assim sucessivamente.

22 O zelo, a virtude que produz beleza O zelo consiste no cuidado amoroso com os objetivos e instrumentos do trabalho, bem como na própria execução da tarefa. Faz parte do zelo profissional o cuidado com tudo que se relaciona com o corpo e a saúde do profissional, e com sua aparência dentro dos hábitos da categoria profissional.

23 Sigilo: virtude do silêncio e da serenidade O sigilo é a capacidade de não revelar as informações que só interessam aos que delas necessitam ou são portadores e usuários. Ao sigilo, refere-se a fala reservada, direta e clara dentro da empresa, bem como evitar comentários da vida privada, tanto da nossa como a dos outros.

24 Honestidade: virtude da prática da justiça A palavra honestidade vem do latim honestus, sinônima de honoris status, e tem a ver com o homem íntegro, virtuoso e incorruptível. O exercício da honestidade independe de coação externa, exercida, por exemplo, por medo ou culpa. Comporta também o ato de sinceridade.

25 Honestidade: virtude que evita o caos Ninguém nasce honesto. A honestidade é uma construção educacional do entorno social. A prática da honestidade implica a capacidade de respeitar a propriedade p alheia. Não existe meia honestidade. A competência, o zelo, a honestidade e o sigilo se relacionam de maneira complementar e dialética.

26 Construir uma vida ética profissional factível É possível, desde que cada um possa: 1. desenvolver em si a prática de valores éticos fortes e sensibilizar os colegas de trabalho, no sentido de elevar o nível de confiança da conduta e a preocupação com o bem comum; 2. pautar a conduta pelo conjunto de valores civilizatórios, de modo a fundamentar as nossas opções entre o bem e o mal, o justo e o injusto, o certo e o errado. Entendidos em sentido coletivo.

27 Interatividade Aponte a expressão que relaciona mérito e dever com competência profissional: a) Dever é uma obrigação profissional para o mérito. b) A prática ética é um dever civilizatório, cujo mérito agrega valor tanto à cidadania quanto à vida profissional. c) É dever do profissional buscar o mérito na execução de suas tarefas para desenvolver suas competências. d) Para a competência profissional, o trabalhador tem o dever de buscar o mérito. e) A falta de mérito não é um problema para a competência profissional.

28 Liberdade e responsabilidade Liberdade gera responsabilidade por nossos atos e pelo bem viver dos outros, sobretudo os mais fracos e dependentes. Agir de acordo com os nossos deveres, assumindo nossas responsabilidades como cidadãos e profissionais nos levará a gerar laços de solidariedade.

29 Entretanto... Agimos quase automaticamente dentro daquelas normas de conduta que nos foram ensinadas pelo nosso entorno social ao longo de nossas vidas. Quase sempre sem reflexão.

30 Mas, por outro lado... Duas práticas distintas e antagônicas: a) de um lado, uma ética do capitalismo neoliberal (que inverteu a ética protestante original e colocou o poder no lugar do dever) competitivo, narcisista, individualista e centrado nas leis do mercado e regido pelo lucro; b) do outro, a ética da solidariedade, do amor ao próximo, do exercício da compaixão por toda a comunidade da vida, da tolerância para com o outro, e do bem comum.

31 É urgente que: Estejamos sempre refletindo na pertinência entre o que tenho a fazer e o que devo fazer. Examinemos constantemente as questões que se encontram em jogo nas nossas ações profissionais. Dizer não aos jeitinhos que podem levar ao prejuízo coletivo, à perda de direitos e finalmente a uma dilapidação profissional irreversível.

32 A coragem hoje consiste em: Colocar as práticas éticas em primeiro lugar permite estabelecer vínculos com o outro, com o sentido coletivo da vida. Agir no sentido de buscar soluções para as nossas preocupações políticas, sociais e econômicas. Tomar decisões éticas significa contribuir para o planejamento de nosso futuro comum.

33 Os desafios à prática da ética profissional Hoje, parafraseando Edgar Morin, a única certeza que temos é que não temos certeza. O campo de trabalho criou uma cultura do efêmero: as comunicações eletrônicas substituíram o senso de comunidade, os oportunismos substituem a confiança e a contratualidade.

34 Empregabilidade e adaptação A carreira tradicional (um único conjunto de qualificações) está fenecendo. Hoje, as organizações operam como estruturas em rede, sistêmicas e flexíveis, sem estruturação hierárquica rígida. Necessidade de desenvolver uma adaptabilidade profissional.

35 Cultura do individualismo As empresas tendem a deixar para o profissional a culpa por deslizes no campo ético. A cobrança social sobre a contabilidade e o profissional contador. É o profissional-alvo que recebe as demandas populares por ética.

36 A prática da ética profissional pressupõe saber: Os seres humanos são seres culturais por excelência. Construímos cultura, e ao mesmo tempo somos por ela construídos, graças aos recursos cognitivos da linguagem. g As práticas sociais são resultados dos simbolismos coletivos, da consciência coletiva e do universo imaginário coletivo, e diretamente influenciadas por eles.

37 Cuidados com a linguagem Ao mudarem as linguagens, mudam-se também os comportamentos. Ocorre um íntimo intercambiamento complexo entre conduta, visão de mundo e linguagens usuais. A linguagem respeitosa e ética contribui para as práticas éticas no mundo do trabalho.

38 Cuidar da linguagem: zelo profissional Devemos nos indignar eticamente quando as linguagens, aparentemente inocentes, utilizadas pelos nossos companheiros de trabalho ou por nós mesmos, denotarem um desrespeito à vida de qualquer espécie. Buscar resgatar a linguagem cordata, elegante, mansa e eficaz de nossos ancestrais na atividade profissional.

39 Desafios à ética profissional Dar respostas às angústias e aos sofrimentos da comunidade da vida na Terra em relação às incertezas e ameaças ao nosso futuro comum. Reconhece a existência do outro. A fraternidade é fruto da compaixão: só amamos quando nos reconhecemos. Reconhecer-se como parte integrante da comunidade da vida. E como diria i Renato Russo: disciplina i é liberdade, e compaixão é fortaleza.

40 Interatividade Reflita e assinale a alternativa pertinente: a) Os maiores males da relação profissional no cotidiano das empresas resultam do cooperativismo atual. b) É impossível propor uma prática da ética profissional para os tempos atuais, pois o capitalismo não permite. c) O desafio da prática ética na vida pessoal e profissional está diretamente relacionado ao futuro de toda a comunidade da vida. d) O profissional deve optar entre o sucesso econômico e o respeito à ética. e) Cabe a cada profissional desenvolver a rede de influência pessoal necessária ao seu trabalho.

41 ATÉ A PRÓXIMA!

Unidade I ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL. Prof. Aguinaldo Pereira Alves

Unidade I ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL. Prof. Aguinaldo Pereira Alves Unidade I ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL Prof. Aguinaldo Pereira Alves Introdução Por que aprender Ética hoje? Uma sociedade em crise de princípios e valores. A cultura do relativismo: a) Niilismo. b) Hedonismo.

Leia mais

ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL MÓDULO 2

ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL MÓDULO 2 ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL MÓDULO 2 Índice 1. Ética Geral...3 1.1 Conceito de ética... 3 1.2 O conceito de ética e sua relação com a moral... 4 2 1. ÉTICA GERAL 1.1 CONCEITO DE ÉTICA Etimologicamente,

Leia mais

Responsabilidade Profissional

Responsabilidade Profissional Responsabilidade Profissional Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Disciplina: Projeto de Implementação de Sistemas Arquivísticos Profa. Lillian Alvares Responsabilidade Profissional

Leia mais

Semiologia e semiotécnica I. Prof.ª DANIELA GARCIA

Semiologia e semiotécnica I. Prof.ª DANIELA GARCIA Semiologia e semiotécnica I Prof.ª DANIELA GARCIA Valores éticos humanos Não fazemos distinção entre ética e moral, usamos as duas palavras como sinônimos. Mas os estudiosos da questão, fazem uma distinção

Leia mais

ÉTICA. Se fundamenta em três pré-requisitos: requisitos: Consciência; Autonomia; Coerência;

ÉTICA. Se fundamenta em três pré-requisitos: requisitos: Consciência; Autonomia; Coerência; ÉTICA Se fundamenta em três pré-requisitos: requisitos: Consciência; Autonomia; Coerência; ÉTICA Ética e tudo aquilo que você não quer que façam com você Ética e individualismo O valor ético do esforço

Leia mais

ÉTICA e CONDUTA PROFISSIONAL

ÉTICA e CONDUTA PROFISSIONAL ÉTICA e CONDUTA PROFISSIONAL Introdução à Engenharia Civil Profª Mayara Custódio SOMOS SERES PASSIONAIS As paixões desequilibram nosso caráter... Paixões = emoções (ambição, vaidade, ódio...) Ética é a

Leia mais

Moral e Ética Diferenças Fundamentais ÉTICA PROFISSIONAL: BASE ESTRUTURAL PARA A VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL E RECONHECIMENTO DO SISTEMA.

Moral e Ética Diferenças Fundamentais ÉTICA PROFISSIONAL: BASE ESTRUTURAL PARA A VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL E RECONHECIMENTO DO SISTEMA. Moral e Ética Diferenças Fundamentais ÉTICA PROFISSIONAL: BASE ESTRUTURAL PARA A VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL E RECONHECIMENTO DO SISTEMA. Moral e Ética Diferenças Fundamentais 1ª PARTE ÉTICA E MORAL CONSIDERAÇÕES

Leia mais

ÉTICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. PROFa. DRA. CARLA GIANI MARTELLI UNESP- FCL- ARARAQUARA

ÉTICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. PROFa. DRA. CARLA GIANI MARTELLI UNESP- FCL- ARARAQUARA ÉTICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA PROFa. DRA. CARLA GIANI MARTELLI UNESP- FCL- ARARAQUARA VALORIZAÇÃO DA ÉTICA Clamor social por mais ética Padrões éticos e morais mais rigorosos no mundo todo Poderia existir

Leia mais

- EPEC: investigação de aspectos de um processo amplo de transformação social, cujo desfecho é a modernidade.

- EPEC: investigação de aspectos de um processo amplo de transformação social, cujo desfecho é a modernidade. Mudança social - EPEC: investigação de aspectos de um processo amplo de transformação social, cujo desfecho é a modernidade. 1. emergência do espírito do capitalismo e superação dos modos de vida tradicionais

Leia mais

22/08/2014. Tema 7: Ética e Filosofia. O Conceito de Ética. Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes

22/08/2014. Tema 7: Ética e Filosofia. O Conceito de Ética. Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes Tema 7: Ética e Filosofia Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes O Conceito de Ética Ética: do grego ethikos. Significa comportamento. Investiga os sistemas morais. Busca fundamentar a moral. Quer explicitar

Leia mais

FUNDAMENTOS DA ÉTICA. A Geografia Levada a Sério

FUNDAMENTOS DA ÉTICA.  A Geografia Levada a Sério FUNDAMENTOS DA ÉTICA 1 Eu não sei o que quero ser, mas sei muito bem o que não quero me tornar. Friedrich Nietzsche 2 CHEGA Gabriel, o pensador (2015) 3 A Ética e a Cidadania Desde cedo aprendemos a não

Leia mais

Lealdade e Fidelidade no ambiente Religioso. ED da IPBut Abril de 2010 Marcos C. Ribeiro

Lealdade e Fidelidade no ambiente Religioso. ED da IPBut Abril de 2010 Marcos C. Ribeiro Lealdade e Fidelidade no ambiente Religioso ED da IPBut Abril de 2010 Marcos C. Ribeiro Conceitos Básicos: Lealdade: Respeito aos princípios e regras que norteiam a honra e a probidade. Fidelidade aos

Leia mais

Fixando o Conhecimento Módulo Relações Humanas

Fixando o Conhecimento Módulo Relações Humanas Fixando o Conhecimento Módulo Relações Humanas 1. O homem, através de sua racionalidade, busca conhecer a si e ao mundo que o cerca. Neste sentido, a ética: a) Não ajuda em nada o ser humano b) É um dos

Leia mais

Ética aplicada: ética, moral, valores e virtudes. Professora Renata Lourdes.

Ética aplicada: ética, moral, valores e virtudes. Professora Renata Lourdes. Ética aplicada: ética, moral, valores e virtudes Professora Renata Lourdes. renatalourdesrh@hotmail.com CONCEITO DE ÉTICA Estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação

Leia mais

MANUAL DE CONTROLES INTERNOS CÓDIGOS DE ÉTICA E CONDUTA PROFISSIONAL

MANUAL DE CONTROLES INTERNOS CÓDIGOS DE ÉTICA E CONDUTA PROFISSIONAL 4 Códigos de Ética e Conduta Profissional 4.1 - Apresentação O presente código de ética e de conduta profissional estabelece padrões de comportamento e de valores que devem ser seguidos, os quais estão

Leia mais

Teorias éticas. Capítulo 20. GRÉCIA, SÉC. V a.c. PLATÃO ARISTÓTELES

Teorias éticas. Capítulo 20. GRÉCIA, SÉC. V a.c. PLATÃO ARISTÓTELES GRÉCIA, SÉC. V a.c. Reflexões éticas, com um viés político (da pólis) _ > como deve agir o cidadão? Nem todas as pessoas eram consideradas como cidadãos Reflexão metafísica: o que é a virtude? O que é

Leia mais

Fé antropológica. Não é possível uma vida sem sentido

Fé antropológica. Não é possível uma vida sem sentido Fé antropológica Não é possível uma vida sem sentido O que vimos na última aula? Nunca estamos satisfeitos: somos insaciáveis No nível do afeto No nível do conhecimento Revendo a última aula Quando estamos

Leia mais

Sigilo. Coleguismo Honra. Justiça. Responsabilidade. Zelo. Honestidade. Igualdade. Respeito. Competência Liberdade. Solidariedade.

Sigilo. Coleguismo Honra. Justiça. Responsabilidade. Zelo. Honestidade. Igualdade. Respeito. Competência Liberdade. Solidariedade. O QUE É ÉTICA? Coleguismo Honra Sigilo Justiça Igualdade Zelo Responsabilidade Honestidade Competência Liberdade Respeito Lealdade Solidariedade Etimologia: Ética= ethos (grego) = costumes, modo de ser,

Leia mais

Ética. Ética profissional e sigilo profissional. Professor Fidel Ribeiro.

Ética. Ética profissional e sigilo profissional. Professor Fidel Ribeiro. Ética Ética profissional e sigilo profissional Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Ética ÉTICA PROFISSIONAL E SIGILO PROFISSIONAL Etimologia (do grego antigo ἐτυμολογία, composto de

Leia mais

Sociologia. Resumo e Lista de Exercícios LIVE 01/10/17

Sociologia. Resumo e Lista de Exercícios LIVE 01/10/17 Sociologia Resumo e Lista de Exercícios LIVE 01/10/17 1. Imaginação Sociológica a. História x Biografia i. História à entender o que formou e influenciou o contexto em que o indivíduo está inserido ii.

Leia mais

Ministério da Fazenda

Ministério da Fazenda Ministério da Fazenda Professor Valter Otaviano CARGO: ATA BANCA: ESAF QUESTÕES: CINCO Edital Concurso MF/ESAF 2014 Comentar sobre o edital Como iremos estudar? 20 aulas Conceitos básicos Exercícios provas

Leia mais

Questões Sugeridas Bloco 1:

Questões Sugeridas Bloco 1: Questões Sugeridas Bloco 1: Pensamento Clássico da Sociologia: Ordem Social, Materialismo Dialético, Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo Ano: 2013 Banca: ESAF Órgão: DNIT Prova: Analista em Infraestrutura

Leia mais

CONCEPÇÕES ÉTICAS Mito, Tragédia e Filosofia

CONCEPÇÕES ÉTICAS Mito, Tragédia e Filosofia CONCEPÇÕES ÉTICAS Mito, Tragédia e Filosofia O que caracteriza a consciência mítica é a aceitação do destino: Os costumes dos ancestrais têm raízes no sobrenatural; As ações humanas são determinadas pelos

Leia mais

A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo.

A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. As soluções encontradas por Weber para os intrincados problemas metodológicos que ocuparam a atenção dos cientistas sociais do começo do século XX permitiram-lhe

Leia mais

AS VIRTUDES: O QUE SÃO E COMO E COMO SE ADQUIREM?

AS VIRTUDES: O QUE SÃO E COMO E COMO SE ADQUIREM? AS VIRTUDES: O QUE SÃO E COMO E COMO SE ADQUIREM? À medida que as crianças crescem, precisam de adquirir e desenvolver algumas qualidades de carácter, a que alguns autores chamam disposições e hábitos,

Leia mais

Dilema Moral, Comportamento Moral, Senso Moral e Consciência Moral Aula 3

Dilema Moral, Comportamento Moral, Senso Moral e Consciência Moral Aula 3 Dilema Moral, Comportamento Moral, Senso Moral e Consciência Moral Aula 3 ÉTICA E MORAL ÉTICA: a praxis da moral, a manifestação visível, através de comportamentos, hábitos, práticas, costumes de uma moral

Leia mais

Clóvis de Barros Filho

Clóvis de Barros Filho Clóvis de Barros Filho Sugestão Formação: Doutor em Ciências da Comunicação pela USP (2002) Site: http://www.espacoetica.com.br/ Vídeos Produção acadêmica ÉTICA - Princípio Conjunto de conhecimentos (filosofia)

Leia mais

to e de valores que devem ser seguidos, os quais estão pautados nas normas legais, éticas, morais e nos bons costumes.

to e de valores que devem ser seguidos, os quais estão pautados nas normas legais, éticas, morais e nos bons costumes. 24. CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA PROFISSIONAL 24.1 Apresentação to e de valores que devem ser seguidos, os quais estão pautados nas normas legais, éticas, morais e nos bons costumes. As normas e princípios

Leia mais

Teste das Forças e Virtudes Pessoais

Teste das Forças e Virtudes Pessoais Teste das Forças e Virtudes Pessoais As Forças e Virtudes Pessoais são habilidades pré-existentes que quando utilizamos, nos sentimos vitalizados, com maior fluidez e melhor performance no que fazemos.

Leia mais

Ética. 1 Ética e Moral: Origem da palavra Ética: Grego: ETHOS (modo de ser, comportamento, caráter (hábito), morada, costume).

Ética. 1 Ética e Moral: Origem da palavra Ética: Grego: ETHOS (modo de ser, comportamento, caráter (hábito), morada, costume). 1 Ética e Moral: Ética Origem da palavra Ética: Grego: ETHOS (modo de ser, comportamento, caráter (hábito), morada, costume). Heidegger: morada do ser. 1 Ética e Moral: Ética Conceito de Ética: É a ciência

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA DOS TRABALHADORES DA CMVM. Artigo 1.º Objeto

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA DOS TRABALHADORES DA CMVM. Artigo 1.º Objeto CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA DOS TRABALHADORES DA CMVM Artigo 1.º Objeto No exercício das suas funções, em particular nas relações com os restantes trabalhadores e com a CMVM, os trabalhadores da CMVM obedecem

Leia mais

Filmes. Debates. Role-play

Filmes. Debates. Role-play P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ÁREA DISCIPLINAR: 290 - EMRC DISCIPLINA: EMRC NÍVEL DE ENSINO: 2.º Ciclo CURSO: - - - - - - - - - - - - - - - - - ANO: 6.º - ANO

Leia mais

Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional,

Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, 1. Ética e Moral No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade,

Leia mais

ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL MÓDULO 6

ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL MÓDULO 6 ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL MÓDULO 6 Índice 1. Ética e globalização da economia...3 2 1. ÉTICA E GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA Na atual sociedade, lamentavelmente, o sucesso econômico passou a ser a medida de

Leia mais

CENÁRIO FILOSÓFICO DA GRÉCIA CLÁSSICA I

CENÁRIO FILOSÓFICO DA GRÉCIA CLÁSSICA I CENÁRIO FILOSÓFICO DA GRÉCIA CLÁSSICA I A ideia de que a finalidade da política não é o exercício do poder, mas a realização da justiça para o bem comum da cidade; A ideia de que o homem livre (e somente

Leia mais

Apresentação do Professor. AAC Ética e Educação. Teleaula 1. Ementa. Organização da Disciplina. Referências para Consulta

Apresentação do Professor. AAC Ética e Educação. Teleaula 1. Ementa. Organização da Disciplina. Referências para Consulta AAC Ética e Educação Teleaula 1 Prof. Me. Ademir Antonio Engelmann Apresentação do Professor Graduação: Filosofia, Puc/Pr Especialização: Gestão das Escolas Interdisciplinaridade na Ed. Básica Docência

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS (EMRC) (5ºANO) Unidade letiva 1 (Viver Juntos) Mudar faz parte da vida Os grupos a que pertenço Deus estabelece uma relação com a humanidade A aliança condição facilitadora da relação entre as partes A

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA DOS TRABALHADORES DA CMVM. Capítulo I Disposições gerais

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA DOS TRABALHADORES DA CMVM. Capítulo I Disposições gerais CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA DOS TRABALHADORES DA CMVM Capítulo I Disposições gerais Artigo 1.º Objecto No exercício das suas funções, em particular nas relações com os restantes trabalhadores e com a CMVM,

Leia mais

Hospital das Clínicas da F.M.U.S.P.

Hospital das Clínicas da F.M.U.S.P. Hospital das Clínicas da F.M.U.S.P. A Conquista da Liderança Profª. Drª. Maria Aparecida Rhein Schirato Rhein-Schirato Associados A organização social é a vitória da civilização sobre a barbárie. Ambas

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE ASSISTENTES SOCIAIS (C. F. A.S.) CÓDIGO ÉTICA PROFISSIONAL ASSISTENTE SOCIAL

CONSELHO FEDERAL DE ASSISTENTES SOCIAIS (C. F. A.S.) CÓDIGO ÉTICA PROFISSIONAL ASSISTENTE SOCIAL CONSELHO FEDERAL DE ASSISTENTES SOCIAIS (C. F. A.S.) CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL APROVADO EM 30 DE JANEIRO DE 1975 CÓDIGO DE ÈTICA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL INTRODUÇÃO AO

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA

ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA B1 1 DESTACAR A IMPORTÂNCIA DOS VALORES COMO BASE DA DOUTRINA DA ESG. IDENTIFICAR OS OBJETIVOS NACIONAIS. 2 INTRODUÇÃO FUNDAMENTOS AXIOLÓGICOS CONCEITOS FUNDAMENTAIS NECESSIDADES

Leia mais

ÉTICA PROFISSIONAL NA PSICOPEDAGOGIA DR. ANGELO BARBOSA

ÉTICA PROFISSIONAL NA PSICOPEDAGOGIA DR. ANGELO BARBOSA ÉTICA PROFISSIONAL NA PSICOPEDAGOGIA DR. ANGELO BARBOSA ÉTICA: Ética vem do grego ethos que significa modo de ser. É a forma que o homem deve se comportar no seu meio social. A ética pode ser o estudo

Leia mais

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Introdução, Ética e Moral e Orientações Gerais. Prof. Denis França

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Introdução, Ética e Moral e Orientações Gerais. Prof. Denis França ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Introdução, Ética e Moral e Orientações Gerais Prof. Denis França Ética nos concursos públicos: Mais comum nas provas de alguns Tribunais, alguns órgãos do Poder Executivo

Leia mais

FILOSOFIA. Professor Ivan Moraes, filósofo e teólogo

FILOSOFIA. Professor Ivan Moraes, filósofo e teólogo FILOSOFIA Professor Ivan Moraes, filósofo e teólogo Finalidade da vida política para Platão: Os seres humanos e a pólis têm a mesma estrutura: alma concupiscente ou desejante; alma irascível ou colérica;

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CENTROS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL CLIMA ESCOLAR. Professora: Mª da Conceição C. Branco Leite

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CENTROS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL CLIMA ESCOLAR. Professora: Mª da Conceição C. Branco Leite FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CENTROS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL CLIMA ESCOLAR Professora: Mª da Conceição C. Branco Leite 06.02.2018 É na escola que se aprende a conviver e, um dos lugares onde

Leia mais

AULA AO VIVO. Professora Laira Pinheiro

AULA AO VIVO. Professora Laira Pinheiro AULA AO VIVO Professora Laira Pinheiro Folha de São Paulo, São Paulo, 28 out., 1993, pg.6, cad.4. Você sabe o que é ética? Será que ela tem preço? Qual é o seu valor? A ética está em crise? Vivemos numa

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA PROFISSIONAL DA COOPERATIVA DOS TRANSPORTADORES AUTONOMOS DE CARGAS E PASSAGEIROS COOPMETRO

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA PROFISSIONAL DA COOPERATIVA DOS TRANSPORTADORES AUTONOMOS DE CARGAS E PASSAGEIROS COOPMETRO CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA PROFISSIONAL DA COOPERATIVA DOS TRANSPORTADORES AUTONOMOS DE CARGAS E PASSAGEIROS COOPMETRO 1ª Edição Abril de 2017 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO --------------------------------------------------------------------------03

Leia mais

Quantos passos posso dar? : Construindo a autonomia na infância

Quantos passos posso dar? : Construindo a autonomia na infância Quantos passos posso dar? : Construindo a autonomia na infância FE RNANDA PALHARE S LIA BEATRIZ DE LUCCA FREITAS LAPEGE Pesquisas na área do desenvolvimento moral e formação ética Parceria com escolas

Leia mais

OS CLASSICOS DA SOCIOLOGIA

OS CLASSICOS DA SOCIOLOGIA OS CLASSICOS DA SOCIOLOGIA MAX WEBER 1864-1920 Prof. Elson Junior Santo Antônio de Pádua, Maio de 2017 CONCEITOS BÁSICOS AÇÃO SOCIAL COMPREENSÃO SOCIAL PATRIMONIALISMO COMPREENSÃO TIPO IDEAL TIPOLOGIA

Leia mais

Proposta de Redação: A questão do índio no Brasil contemporâneo

Proposta de Redação: A questão do índio no Brasil contemporâneo Proposta de Redação Nº 5 jun. 2018 Proposta de Redação: A questão do índio no Brasil contemporâneo A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação,

Leia mais

ARQUITETURA E URBANISMO

ARQUITETURA E URBANISMO ADMINISTRAÇÃO PROMETO DIGNIFICAR MINHA PROFISSÃO, CONSCIENTE DE MINHAS RESPONSABILIDADES LEGAIS, OBSERVAR O CÓDIGO DE ÉTICA, OBJETIVANDO O APERFEIÇOAMENTO, DA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO, O DESENVOLVIMENTO

Leia mais

ÉTICA PROFISSIONAL. Curso de Engenharia UNIP

ÉTICA PROFISSIONAL. Curso de Engenharia UNIP ÉTICA PROFISSIONAL Curso de Engenharia UNIP O QUE É ÉTICA? O QUE É ÉTICA? Tradicionalmente é entendida como um estudo ou uma reflexão sobre os costumes ou sobre as ações humanas. Pode ser entendida também

Leia mais

CÓDIGO DE BOA CONDUTA FRMS C Ó D I G O DE B O A C O N D U T A FUNDAÇÃO RAQUEL E MARTIN SAIN

CÓDIGO DE BOA CONDUTA FRMS C Ó D I G O DE B O A C O N D U T A FUNDAÇÃO RAQUEL E MARTIN SAIN C Ó D I G O DE B O A C O N D U T A FUNDAÇÃO RAQUEL E MARTIN SAIN 1 Í N D I C E PREÂMBULO CAPÍTULO I DESTINATÁRIOS 1º Princípios e âmbito CAPÍTULO II OBJETIVO 2º Defesa da ética e da imagem da Instituição

Leia mais

Álvaro Luiz Montenegro Valls

Álvaro Luiz Montenegro Valls Álvaro Luiz Montenegro Valls Formação: -Doutorado em Filosofia (1981) Atuação profissional: - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil. São Leopoldo - RS Linha de pesquisa: Sistemas éticos

Leia mais

ARQUITETURA E URBANISMO

ARQUITETURA E URBANISMO ADMINISTRAÇÃO OBJETIVANDO O APERFEIÇOAMENTO, DA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO, O ARQUITETURA E URBANISMO PROMETO NO EXERCÍCIO DA ATIVIDADE INERENTE À PRÁTICA DA ARQUITETURA E URBANISMO, RESPEITAR OS PRINCÍPIOS

Leia mais

Conceito de Moral. O conceito de moral está intimamente relacionado com a noção de valor

Conceito de Moral. O conceito de moral está intimamente relacionado com a noção de valor Ética e Moral Conceito de Moral Normas Morais e normas jurídicas Conceito de Ética Macroética e Ética aplicada Vídeo: Direitos e responsabilidades Teoria Exercícios Conceito de Moral A palavra Moral deriva

Leia mais

Aniversário é sempre momento de reflexão, de balanço e de avaliação sobre os rumos que as nossas vidas têm tomado até o presente.

Aniversário é sempre momento de reflexão, de balanço e de avaliação sobre os rumos que as nossas vidas têm tomado até o presente. Aniversário é sempre momento de reflexão, de balanço e de avaliação sobre os rumos que as nossas vidas têm tomado até o presente. Este ano, eu e a minha esposa Simone tivemos a felicidade de sermos pais

Leia mais

Sociedade. O homem é, por natureza, um animal político Aristóteles.

Sociedade. O homem é, por natureza, um animal político Aristóteles. Sociedade O homem é, por natureza, um animal político Aristóteles. É impossível saber, historicamente, qual foi a primeira sociedade. O Homem vive em sociedade desde sua existência. A sociedade é uma necessidade

Leia mais

HUMA M N A IZ I A Z Ç A Ã Ç O Ã NA APAE

HUMA M N A IZ I A Z Ç A Ã Ç O Ã NA APAE HUMANIZAÇÃO NA APAE É a proposta de uma nova relação entre usuário, profissionais que o atendem e os serviços. Todos juntos trabalhando para que o SUS seja mais acolhedor, mais ágil, com locais mais confortáveis;

Leia mais

FUNDAÇÃO PORTUGAL ÁFRICA CÓDIGO DE CONDUTA

FUNDAÇÃO PORTUGAL ÁFRICA CÓDIGO DE CONDUTA FUNDAÇÃO PORTUGAL ÁFRICA CÓDIGO DE CONDUTA Introdução A Fundação Portugal África é uma pessoa coletiva de direito privado e fins de utilidade pública que se rege pelos seus estatutos e, em tudo o que neles

Leia mais

QUESTIONÁRIO SOBRE OS VALORES PESSOAIS

QUESTIONÁRIO SOBRE OS VALORES PESSOAIS QUESTIONÁRIO SOBRE OS VALORES PESSOAIS Shalom H. Schwartz; Tradução e Adaptação: Menezes & Campos, 989 Recriação: Prioste, Narciso, & Gonçalves (00) Neste questionário deve perguntar-se a si próprio: "Que

Leia mais

DISCIPLINA: Educação Moral e Religiosa Católica ANO: 6.º ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Acolhimento

DISCIPLINA: Educação Moral e Religiosa Católica ANO: 6.º ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Acolhimento ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLA BÁSICA DOS 2.º E 3.º CICLOS D. MIGUEL DE ALMEIDA DISCIPLINA: Educação Moral e Religiosa Católica ANO: 6.º ANO LETIVO 2013/2014 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Leia mais

Por que ninguém entende o seu código de ética? REvista. Espaço Ética. Ronaldo Campos 1. Colunas. Educação, Gestão e Consumo

Por que ninguém entende o seu código de ética? REvista. Espaço Ética. Ronaldo Campos 1. Colunas. Educação, Gestão e Consumo Por que ninguém entende o seu código de ética? Ronaldo Campos 1 O maior problema quando se propõe pensar o papel da ética nas organizações é o preconceito que surge quando julgamos os valores de uma educação

Leia mais

Código de Conduta e/ou de Ética limita a criatividade?

Código de Conduta e/ou de Ética limita a criatividade? REFLEXÃO Código de Conduta e/ou de Ética limita a criatividade? Reflexão elaborada por: Norberto Carlos Weinlich 1 e Airton Vegette 2 Será que através de um código será possível definir a conduta ideal?

Leia mais

- Foi ele quem introduziu um sistema para compreender a história da filosofia e do mundo,

- Foi ele quem introduziu um sistema para compreender a história da filosofia e do mundo, - Foi ele quem introduziu um sistema para compreender a história da filosofia e do mundo, - Chamado geralmente dialética: progressão na qual cada movimento sucessivo surge como solução das contradições

Leia mais

24/07/2014. As origens da Sociologia. A questão do conhecimento

24/07/2014. As origens da Sociologia. A questão do conhecimento Tema 1: O enfoque do Positivismo para a Educação Professora Ma. Mariciane Mores Nunes As origens da Sociologia Sociologia: ciência que explica a dinâmica das sociedades contemporâneas. Envolve: herança

Leia mais

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - Código de Ética Profissional do Serviço Público (Decreto nº 1.171/1994) Professora Claudete Pessôa 1 Ética e moral. 2 Ética, princípios e valores. 3 Ética e democracia:

Leia mais

JURAMENTOS Administração e Comércio Exterior Arquitetura e Urbanismo Biomedicina

JURAMENTOS Administração e Comércio Exterior Arquitetura e Urbanismo Biomedicina JURAMENTOS Administração e Comércio Exterior PROMETO / DIGNIFICAR MINHA PROFISSÃO, / CONSCIENTE DE MINHAS RESPONSABILIDADES LEGAIS, / OBSERVAR O CÓDIGO DE ÉTICA, / OBJETIVANDO O APERFEIÇOAMENTO DA CIÊNCIA

Leia mais

O mundo dos valores. O jeitinho brasileiro: Transgressões graves. É válido matar, mentir, roubar, explorar o trabalho alheio?

O mundo dos valores. O jeitinho brasileiro: Transgressões graves. É válido matar, mentir, roubar, explorar o trabalho alheio? Ética e Cidadania O mundo dos valores O jeitinho brasileiro: Transgressões graves Se ele pode, eu também posso É válido matar, mentir, roubar, explorar o trabalho alheio? Valoração: Ações podem ser justas

Leia mais

SOCIOLOGIA 1 ANO PROF. DARIO PINHEIRO PROF. JOSINO MALAGUETA ENSINO MÉDIO

SOCIOLOGIA 1 ANO PROF. DARIO PINHEIRO PROF. JOSINO MALAGUETA ENSINO MÉDIO SOCIOLOGIA 1 ANO PROF. DARIO PINHEIRO PROF. JOSINO MALAGUETA ENSINO MÉDIO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade II Os clássicos da Sociologia 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 3.2 Conteúdo Max Weber 3 CONTEÚDOS

Leia mais

O Homem aberto à vida

O Homem aberto à vida O Homem aberto à vida Homem Vida Relação Homem-Vida O Papa Bento XVI disse: Jesus era unicamente um instrumento através do qual Deus teria agido. Ao considerar este facto vieram-me à mente as palavras

Leia mais

ÉTICA E PRÁTICA EDUCATIVA, OUTRA VEZ. Cipriano Carlos luckesi 1

ÉTICA E PRÁTICA EDUCATIVA, OUTRA VEZ. Cipriano Carlos luckesi 1 ÉTICA E PRÁTICA EDUCATIVA, OUTRA VEZ Cipriano Carlos luckesi 1 Qual é um significativo fundamento para a conduta ética e o que isso tem a ver com a prática educativa? Lee Yarley, professor de Religião

Leia mais

Questões preliminares

Questões preliminares Questões preliminares Com essa marcação diacrítica o autor salientava de imediato aos olhos do leitor o que é que ele, afinal de contas, pretendia identificar, ao lado da ética religiosa ali no título,

Leia mais

Ética e a Profissão Forense.

Ética e a Profissão Forense. Ética e a Profissão Forense. 1. Conceito de Profissão: sob o enfoque moral, conceitua-se profissão como uma atividade pessoal, desenvolvida de maneira estável e honrada, ao serviço dos outros e a benefício

Leia mais

Serviço, expressão de Gratidão. A gratidão é o ato de reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor etc.

Serviço, expressão de Gratidão. A gratidão é o ato de reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor etc. Serviço, expressão de Gratidão A gratidão é o ato de reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor etc. A gratidão é uma emoção que envolve um sentimento de

Leia mais

6 º ANO Unidade Letiva 1 - A Pessoa Humana METAS OBJETIVOS CONTEÚDOS B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da história.

6 º ANO Unidade Letiva 1 - A Pessoa Humana METAS OBJETIVOS CONTEÚDOS B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da história. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁGUEDA Escola Básica Fernando Caldeira Departamento de Ciências Humanas e Sociais Educação Moral e Religiosa Católica - 6º ano Ano letivo 2016/2017 Unidade Letiva 1 - A Pessoa

Leia mais

Cooperação, cidadania e educação.

Cooperação, cidadania e educação. Cooperação, cidadania e educação www.juliofurtado.com.br O sentido de educar Educar é favorecer a expansão das potencialidades do outro para que ele possa integrar-se de forma ativa à sociedade em que

Leia mais

Disciplina Engenharia e Sociedade

Disciplina Engenharia e Sociedade Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade de Engenharia Curso de Graduação em Engenharia Civil Disciplina Engenharia e Sociedade Material de Apoio Oitavo Período EPD097 TURMA E Engenharia Civil Primeiro

Leia mais

Caminhando com as Estrelas. Autoestima Blindada. Aula 4 Alessandra França

Caminhando com as Estrelas. Autoestima Blindada. Aula 4 Alessandra França Caminhando com as Estrelas Autoestima Blindada Aula 4 Alessandra França Regras para Este Curso Desligue celulares e evite distrações durante o curso. Feche outras páginas que, por ventura, estejam abertas

Leia mais

LIÇÃO 1 - A ÉTICA CRISTÃ. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 1 - A ÉTICA CRISTÃ. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 1 - A ÉTICA CRISTÃ Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A CIDADANIA DO CRISTÃO A cidadania celestial é conquistada a partir do reconhecimento do sacrifício de Cristo na cruz do Calvário,

Leia mais

MORAL E ÉTICA. Consciência Moral: noção de bem e mal/certo e errado/justo e injusto.

MORAL E ÉTICA. Consciência Moral: noção de bem e mal/certo e errado/justo e injusto. MORAL E ÉTICA O homem é um ser dotado de senso moral. Consciência Moral: noção de bem e mal/certo e errado/justo e injusto. Senso moral se manifesta em sentimentos, atitudes, juízos de valor Moral vem

Leia mais

TRANSMITIR A MENSAGEM: UMA DÁDIVA OU UMA DÍVIDA? Cláudio M.

TRANSMITIR A MENSAGEM: UMA DÁDIVA OU UMA DÍVIDA? Cláudio M. Cláudio M. Ao receber esse tema, não foi como das outras vezes em que recebi outros, em que tive que meditar vários dias seguidos para ter uma ideia e poder desenvolvê-los. Neste caso, ao repetir o tema

Leia mais

COSMOVISÃO. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente

COSMOVISÃO. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente COSMOVISÃO vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente Cosmovisão: Palavra de origem alemã que significa visão do mundo ou a forma como uma pessoa vê o mundo, a vida, os homens e os princípios que sustentam

Leia mais

Portanto, ética e moral, pela própria etimologia, diz respeito a uma realidade. socialmente a partir das relações coletivas dos seres humanos nas

Portanto, ética e moral, pela própria etimologia, diz respeito a uma realidade. socialmente a partir das relações coletivas dos seres humanos nas ÉTICA Definição A origem da palavra ÉTICA vem do grego ethos, que quer dizer o modo de ser, o caráter. Os romanos traduziram o ethos grego, para o latim mos (ou no plural mores ), que quer dizer costume,

Leia mais

Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7)

Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7) Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7) Pastoral do Dízimo: missão evangelizadora na Igreja. A PASTORAL DO DÍZIMO A missão da Pastoral do Dízimo,

Leia mais

Modernidade Tardia: Mentalidade individualista e seus impactos na subjetividade. Os desafios de hoje

Modernidade Tardia: Mentalidade individualista e seus impactos na subjetividade. Os desafios de hoje Modernidade Tardia: Mentalidade individualista e seus impactos na subjetividade. Os desafios de hoje Como vive e pensa o jovem que chega à Universidade Estrutura da Exposição I ANÁLISE FENOMENOLÓGICA DA

Leia mais

O Gestor Escolar. Histórias de um Construtor de Pontes.

O Gestor Escolar. Histórias de um Construtor de Pontes. O Gestor Escolar Histórias de um Construtor de Pontes robson@professorrobsonsantos.com.br Imagens do Gestor O grande líder é aquele que está disposto a desenvolver as pessoas até o ponto em que elas eventualmente

Leia mais

INFLUÊNCIAS TEÓRICAS PRIMEIRAMENTE, É PRECISO DESTACAR A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO ALEMÃO NA SUA

INFLUÊNCIAS TEÓRICAS PRIMEIRAMENTE, É PRECISO DESTACAR A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO ALEMÃO NA SUA MAX WEBER 1864-1920 A SOCIOLOGIA WEBERIANA TEM NO INDIVÍDUO O SEU PONTO PRINCIPAL DE ANÁLISE. ASSIM, O AUTOR SEMPRE PROCURA COMPREENDER O SENTIDO DA AÇÃO INDIVIDUAL NO CONTEXTO EM QUE ELA SE INSERE. O

Leia mais

A ÉTICA NA HISTÓRIA DO PENSAMENTO

A ÉTICA NA HISTÓRIA DO PENSAMENTO SOFISTAS Acreditavam num relativismo moral. O ceticismo dos sofistas os levava a afirmar que, não existindo verdade absoluta, não poderiam existir valores que fossem validos universalmente. A moral variaria

Leia mais

COMENTÁRIO DA PROVA DE FILOSOFIA. Professores Daniel Hortêncio de Medeiros, Eduardo Emerick e Ricardo Luiz de Mello

COMENTÁRIO DA PROVA DE FILOSOFIA. Professores Daniel Hortêncio de Medeiros, Eduardo Emerick e Ricardo Luiz de Mello COMENTÁRIO DA PROVA DE FILOSOFIA Professores Daniel Hortêncio de Medeiros, Eduardo Emerick e Ricardo Luiz de Mello Excelente prova. Clara, direta, coerente e consistente. Os alunos e alunas prepararam-se

Leia mais

tomada de decisão de compra está relacionada a uma resposta a partir de um estímulo inicial

tomada de decisão de compra está relacionada a uma resposta a partir de um estímulo inicial Slide 1 Marketing Planejamento Estratégico Profa. Tathyane Chaves Slide 2 Saber o que motiva o consumidor a escolher um determinado tipo de produto ou marca é a chave do marketing bem sucedido tomada de

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA. Jurídico Spread

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA. Jurídico Spread Jurídico Spread Ago/2018 SUMÁRIO 1. CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA 2. OBJETIVO 3. NOSSOS VALORES 4. NOSSOS PRINCÍPIOS ÉTICOS 4.1. NAS RELAÇÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO 05 4.1.2. Diversidade e Inclusão 4.1.3. Respeito

Leia mais

14- LA TAILLE, Yves. DANTAS, Heloisa e

14- LA TAILLE, Yves. DANTAS, Heloisa e 14- LA TAILLE, Yves. DANTAS, Heloisa e Concurso Público Osasco PEB I - 2017 OLIVEIRA, Marta Kohl de, Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. ed., São Paulo: Summus, 1992 PROFESSOR

Leia mais

CAPÍTULO 1 O NASCIMENTO DA ÉTICA

CAPÍTULO 1 O NASCIMENTO DA ÉTICA Ética e relações de cidadania Capítulo 1 CAPÍTULO 1 O NASCIMENTO DA ÉTICA 1. O Nascimento da Ética Ética não se constitui num conjunto de pequenas regras, mas em princípios que só podem ser compreendidos

Leia mais

Pedro Athayde 28/03/2017

Pedro Athayde 28/03/2017 Pedro Athayde 28/03/2017 THOMPSON, E. P. Tempo, disciplina de trabalho e o capitalismo industrial. In: Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular e tradicional. São Paulo: Companhia das Letras,

Leia mais

AS DIMENSÕES DA INTELIGÊNCIA HUMANA. Livro Fonte: Educação: A Arte de Manejar o Caráter.

AS DIMENSÕES DA INTELIGÊNCIA HUMANA. Livro Fonte: Educação: A Arte de Manejar o Caráter. AS DIMENSÕES DA INTELIGÊNCIA HUMANA. Livro Fonte: Educação: A Arte de Manejar o Caráter. 1905 INTELIGÊNCIA RACIONAL - ALFRED BINET VISÃO UNITÁRIA DA INTELIGÊNCIA CÉREBRO INTELECTUAL TESTES DE QI INTELIGÊNCIA

Leia mais

Webinar SEXTA-FEIRA TODO DIA. Com Vanessa Camarelo OUT 16

Webinar SEXTA-FEIRA TODO DIA. Com Vanessa Camarelo OUT 16 OUT 16 Webinar SEXTA-FEIRA TODO DIA Com Vanessa Camarelo FALAREMOS SOBRE O que é motivação Motivação e Inspiração Heróis Paixões Forças Pessoais Esperança Disciplina O QUE É MOTIVAÇÃO? Impulso que nos

Leia mais