CAPÍTULO 4 INTEGRAÇÃO DA REGIÃO: PARANÁ, BRASIL E MERCOSUL. Jandir Ferrera de Lima

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CAPÍTULO 4 INTEGRAÇÃO DA REGIÃO: PARANÁ, BRASIL E MERCOSUL. Jandir Ferrera de Lima"

Transcrição

1 CAPÍTULO 4 INTEGRAÇÃO DA REGIÃO: PARANÁ, BRASIL E MERCOSUL Jandir Ferrera de Lima

2 INTRODUÇÃO A integração regional e seus impactos, na Região Oeste do Paraná, devem ser analisados por alguns prismas distintos. Um referente à integração local, envolvendo as áreas internacionais mais próximas da Região. No caso seria a Região frente à economia do nordeste argentino e do sudeste paraguaio, o que envolve uma discussão sobre o papel da fronteira. Um segundo elemento norteador de uma discussão a respeito da integração regional seria referente ao papel da Região, no Brasil. Neste sentido, seria cabível analisar a integração da Região com os estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Neste caso, o papel da economia desta Região, em relação aos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e do centro industrial brasileiro, caracterizado pelo Estado de São Paulo. Um terceiro enfoque seria a integração da Região Oeste do Paraná no Mercosul, ou seja, na Bacia do Prata. Como tratar da Bacia do Prata envolve uma série de elementos geopolíticos, será enfocado apenas o aspecto econômico da integração. De certa forma, o segundo elemento receberá um tratamento mais apurado neste documento, no que tange a situação Paraná-Brasil. Por isso, este Capítulo concentrar-se-á apenas no primeiro e no terceiro tópicos. Evidentemente que todo e qualquer arranjo de integração passa pelo crivo do Governo Federal, já que o mesmo é o norteador e gerenciador da política econômica e, assim, dos acertos internacionais. Por isso, ao se discutir a integração do Paraná com o Mercosul, indiretamente está se relacionando acertos oriundos, muitas vezes, de articulações surgidas na esfera federal. Frente a estes aspectos, este capítulo se divide em duas seções principais. A primeira trata do Paraná no Mercosul, ou seja, na Bacia do Prata e a segunda, do Paraná junto aos seus vizinhos de fronteira. Como a Região Oeste do Paraná possui um pólo agroindustrial forte e consolidado, deter-se-á nos impactos da integração junto à agroindústria e à agropecuária.

3 A REGIÃO OESTE DO PARANÁ E O PRATA Discutir a integração regional da Região Oeste do Paraná envolve uma discussão sobre a Bacia do Prata, que é composta pelos rios que deságuam no estuário do rio do Prata, sendo que os rios Paraguai, Uruguai e Paraná, são os mais importantes. Na realidade, a Bacia do Prata, localizada no MAPA 4.1, é uma Região histórica e geograficamente definida, cujo projeto de exploração econômica data do período do descobrimento do Brasil. MAPA 4.1 BACIA DO PRATA Por isso, o Sul do Brasil, o Uruguai, o Paraguai, o Sul da Bolívia e a Argentina, até o século XIX, foram um projeto dos impérios português e espanhol, com uma raiz de exploração comum, procurando a transferência de riqueza a favor das metrópoles. No entanto, após a independência dos países do Prata e sua suposta hegemonia política e econômica, a forma de exploração mudou de feição em detrimento de interesses que estão geograficamente situados em regiões distintas destes países. Com isso, a própria ocupação da Região Oeste do Paraná e a forma como foi explorada refletem diretamente estas questões históricas. Num momento, situado na segunda metade do século XIX, houve a organização de grupos locais que exploravam a madeira, a erva-mate e a existência de supostas riquezas minerais nos leitos

4 157 dos rios. Estes grupos eram formados por argentinos e paraguaios, sendo que estes últimos, em sua maioria, constituíam a mão-de-obra ocupada na transformação dos recursos naturais. Os argentinos constituíam um grupo dominante, controlador dos capitais e das empresas que geriam as atividades econômicas na Região. A sede destes capitais se situava em Buenos Aires. Assim, se verificou uma série de interesses de grupos portenhos, ao norte da República Argentina, de certa forma drenando recursos que eram transferidos a Europa, via Buenos Aires. A forma de exploração da mão-de-obra paraguaia, por capitais argentinos, mudou de configuração no final do século XIX e no inicio do século XX, com as definições das fronteiras brasileiras, através da chancelaria do Barão de Rio Branco e da entrada de militares brasileiros nesta área. A ocupação por brasileiros e a expulsão dos grupos argentinos teve seu ponto culminante na década de 1920, através do movimento tenentista, e sua consolidação com o governo Vargas e sua política de ocupar os espaços vazios, principalmente a Oeste do Brasil, onde A questão política com a Argentina lhe colocava como um suposto inimigo no Cone Sul, a ameaçar a hegemonia brasileira na América do Sul. Este fato serviu de elemento delineador de uma política de ocupação e colonização da Região Oeste Paraná por colonos oriundos do Sul do Brasil, trazidos por empresas colonizadoras e madeireiras. A forma como estes colonos se organizaram para produzir, a estrutura de suas propriedades e as cidades que surgiram dos assentamentos, traçaram o perfil do que é a Região Oeste na atualidade e seus municípios mais dinâmicos. Conseqüentemente, traça a situação geoeconômica da Região em relação aos seus vizinhos e o seu perfil produtivo, que formou uma base de exportação assentada durante estes últimos anos na produção de trigo, milho, soja e na agroindustrialização de carnes, principalmente frangos e suínos. 4.3 A ESTRUTURA PRODUTIVA DO OESTE PARANAENSE NO PRATA O perfil competitivo da economia da Região Oeste do Paraná no Prata e, conseqüentemente, no Mercosul, deve-se a forma como foi estruturado seu aparelho produtivo e, principalmente, o perfil dos custos de produção e de transportes para colocar suas mercadorias junto aos consumidores dos outros países.

5 158 Evidentemente, esse perfil muda a cada ano, na medida em que vão se incorporando novas técnicas de produção, novas tecnologias, novos processos de diversificação e se viabilizando ramais e formas de transporte, que tornam o preço das mercadorias e sua competitividade mais em conta na Região e fora dela. No entanto, na atualidade, alguns destes elementos devem ser prioritários, já que há nos produtos mais sensíveis a competição no Cone Sul. Entre eles, pode-se destacar os cereais (milho, trigo, arroz, cevada), lácteos (leite, queijo), frutas temperadas (uva, pêssego, pêra, ameixa, maçã, entre outros), hortícolas (alho, batata, cebola), carnes (bovina e couros) e oleoginosas (soja e girassol). Essa sensibilidade fica patente ao observa-se o QUADRO 4.1, em que são apresentados os custos de alguns produtos. QUADRO CUSTO DE ALGUNS PRODUTOS NO MERCOSUL (EM US$/TONELADA) PAÍSES PRODUTO Brasil Argentina Paraguai Uruguai Soja 149,07 131,35 173,49 191,26 Trigo 169,73 71,40 198,25 84,40 Milho 113,56 75,47 99,57 82,18 Cebola 102,00 59,02 146,59 - Alho 533,39 425,18-425,12 Algodão 774,00-725,33 - Carne Bovina 882,99 417,88-811,41 Frangos 665,34 768, Suínos 739,21 733,53 771,96 - FONTE: PERONDI (1997). Pelo QUADRO 4.1, pode-se verificar diferenças exorbitantes de custos para produtos que são produzidos no Brasil. Nota-se diferenças de custos em mais de 40% para o milho brasileiro em relação aos outros países e, em mais de 50% para o trigo e a cebola. Na produção de carne bovina esta diferença fica acima de 60%. A agropecuária na Região Oeste do Paraná não possui uma estrutura de custos muito diferente da média brasileira, apesar das suas características geográficas permitirem uma mecanização mais intensiva, melhorando a sua posição relativa na produção de soja. Como a soja brasileira é um produto típico de exportação, o impacto da concorrência dos países do Cone Sul sobre a Região é mais modesto, não podendo se afirmar o mesmo do trigo, cuja estrutura produtiva vem perdendo espaço para outras culturas no decorrer do tempo.

6 159 Sendo assim, em relação à produção de alimentos in natura, a Região sente mais os efeitos da concorrência sobre a produção de cebola, batata e hortícolas, esta última com um crescimento de 70% na sua importação nos últimos anos. Sem contar no caso do leite, cujos ganhos de escala na Argentina e no Uruguai lhes possibilita vantagens absolutas e comparativas sobre a produção paranaense. Já no caso do algodão, a sua importação dos países do Mercosul, feita pelo Estado do Paraná, em especial do Paraguai e da Argentina, declinaram em torno de 35% nos três últimos anos, o que se reflete na expansão da área plantada e no incentivo concedido aos seus produtores. Por outro lado, no segmento de carnes, a Região Oeste do Paraná recebeu investimentos diretos do grupo Macri e de algumas cooperativas em joint venture com grupos estrangeiros, para exploração deste segmento, principalmente no abate de frangos. Além dos investimentos deste grupo, algumas cooperativas da Região se estruturaram para a construção de plantas industriais para exploração desta atividade, o que demonstra um melhor potencial produtivo da Região sobre os parceiros do Cone Sul neste segmento. Em todo caso, a melhoria das condições de competitividade da agropecuária da Região em muito depende dos rumos da política agrícola do Governo Federal e das possíveis salvaguardas que venham a ser firmadas junto ao Tratado de Assunção (1991), que instituiu o Mercosul. No entanto, o setor industrial da Região conseguiu encontrar mercado para boa parte de sua produção. Um exemplo é o caso das fecularias, cuja produção em grande parte é exportada para Argentina, especificamente para o pólo industrial de Córdoba. Além disso, a mudança na política cambial brasileira, em janeiro de 1999, contribuiu para a melhoria dos termos de troca dos produtos industrializados brasileiros, transformando a Região numa rota de comércio promissor para o escoamento da produção de outros centros do Brasil. Deve-se ressaltar, ainda, conforme JESUS (1999), que nesta década alguns gêneros industriais conseguiram melhorar seu posicionamento frente às exportações do Paraná para o Mercosul, entre eles estão os têxteis, cuja evolução no intercâmbio comercial foi de 43%; bebidas, com uma evolução de 0,81%. Por outro lado, até o inicio de 1999, antes da mudança na política cambial, alguns gêneros encontravam-se numa situação frágil, entre eles o de

7 160 produtos alimentares, com uma evolução negativa no intercâmbio em torno de 23%; o vestuário, com 24%, o mobiliário com 8%. Como estes gêneros possuem uma estrutura produtiva bem diversificada na Região, serve como referência sobre a concorrência que pode ser enfrentada pela Região no intercâmbio comercial. Em todo caso, a mudança no câmbio deve ter barateado em torno de 30% os produtos brasileiros, o que pode significar uma melhoria no intercâmbio comercial a favor da Região para os próximos meses, desde que suas mercadorias estejam adequadas aos padrões internacionais de qualidade e o Brasil consiga manter e melhorar sua posição frente aos diversos acordos comerciais bilaterais que vem desenvolvendo nos últimos anos, em especial com a Argentina. 4.4 O OESTE PARANAENSE E A INTEGRAÇÃO MEDITERRÂNEA A Região Oeste do Paraná está próxima a uma área sui generis no Cone Sul, que é a Região mediterrânea do rio Paraná em áreas internacionais, conforme pode se observar no MAPA 4.2. MAPA 4.2 A REGIÃO MEDITERRÂNEA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARANÁ Oeste do Paraná Nordeste Argentino A Região Oeste e as áreas em cor amarela e laranja no MAPA 4.2 são muito similares, com exceção da língua. Isto se deve em parte a sua formação histórica e a características

8 161 geográficas. O Nordeste argentino e o Sudeste paraguaio são regiões de clima tropicais, cujo eixo produtivo em muito se aproxima das atividades agropecuárias brasileiras. Isto tem levado a uma proximidade nas relações comerciais de ambas as regiões. Isso se acentua em áreas de divisa seca, como é o caso do Sudoeste e do Oeste catarinense, facilitando a entrada e o intercâmbio de mercadorias e pessoas. Essas relações levam a se pensar a possibilidade de uma integração intra-mercosul, alavancada nos municípios da Região, principalmente pelo interesse das municipalidades de Corrientes e Posadas (Argentina), Ciudad de Leste (Paraguai), Cascavel e Foz do Iguaçu (Brasil), cujo Fórum Permanente dos Municípios do Mercosul poderá vir a tornar-se um elemento aglutinador destes interesses. As possibilidades desta integração da região mediterrânea se acentuarão com a queda total das barreiras alfandegárias, a melhoria na estrutura dos transportes, principalmente no tocante a implementação da hidrovia, aumento da capacidade de escoamento dos ramais ferroviários e rodoviários na Região e a com a defesa dos seus interesses junto aos centros de decisão do Mercosul. Para isso, faz-se necessário o desenvolvimento de um programa binacional de desenvolvimento fronteiriço, objetivando potencializar a capacidade produtiva da Região, estabelecer novas formas de complementação produtiva e elaborar estratégias conjuntas de comercialização e produção. 4.5 O OESTE DO PARANÁ E A REGIÃO SUL A história da Região Oeste do Paraná está atrelada ao dos movimentos migratórios oriundos do Sul do Brasil, em especial do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A formação cultural e a forma de exploração econômica característica desta Região é um fato marcante na organização das propriedades dos colonos de origem germânica e italiana em seus locais de origem. Por isso, a estrutura de propriedade da terra refletiu tanto os interesses das colonizadoras quanto à forma de organização dos pioneiros.

9 162 Ressalta-se, ainda, que até a década de 1980, a Região Oeste do Paraná foi fronteira de ocupação agropecuária com a incorporação de novas terras ao cultivo de grãos e a criação de animais, o que marca um fluxo migratório acentuado em períodos recentes. Sendo assim, os laços familiares e culturais fazem com que a população tenha uma certa identidade com os povos do extremo sul, guardando características muito semelhantes. Por outro lado, em termos econômicos, o parque agroindustrial de aves e suínos tornou-se um comprador de insumos, principalmente de Santa Catarina, criando um intercâmbio comercial importante com as regiões Oeste e Sudoeste catarinense. 4.6 O OESTE DO PARANÁ E O SUDESTE DO BRASIL Com o avanço do pólo automobilístico no Paraná e a nova fase de investimentos industriais que o Estado vem passando, demonstra uma nova reordenação das atividades produtivas que dantes estavam concentradas no Estado de São Paulo. Por isso, a proximidade da Região com a Argentina e o Paraguai, além de servir de caminho ao extremo Sul do País, pode abrir um leque de oportunidades capitaniada pela sua posição geográfica. No entanto, isto irá depender de uma série de fatores, entre eles: um projeto integrado de desenvolvimento fronteiriço que implique em garantias e vantagens aos novos investimentos na Região, a melhoria na infra-estrutura de transportes e possibilidades de diversificação na base produtiva que implique em melhoria no emprego e na renda. Neste aspecto se visualizariam questões ligadas a projetos de turismo, melhoria dos indicadores sociais e avanços na política agrícola de forma a beneficiar os produtores da Região. Deve-se ressaltar ainda, que outro elemento importante neste processo de integração é a própria hidrovia.

10 CARACTERIZAÇÃO DA HIDROVIA DA BACIA DO RIO PARANÁ Na estrutura hidroviária da Bacia do Prata, a hidrovia do rio Paraná assume uma importância vital, já que os principais rios do Prata deságuam nela, que encontra seu fluxo final no rio do Prata, entre os portos de Buenos Aires e Montevidéu. Os dois principais eixos hidroviários da Bacia do Rio Paraná, de vital importância para o Brasil, são os da hidrovia Paraguai - Paraná e Tietê - Paraná. Isto se apresenta pela integração da grande região industrial de São Paulo, com insumos do Paraguai e gás natural da Bolívia, que poderão favorecer um novo modelo de desenvolvimento regional concentrado numa crescente tecnologia de indústrias avançadas num conjunto de cidades que no caso da Região Oeste do Paraná poderão vir a ser, entre elas, Cascavel, Medianeira e Toledo. Essa prerrogativa, torna clara a importância geopolítica que a estrutura hidroviária do rio Paraná assume frente ao seu aproveitamento econômico. Para MINVIELLE (1994), a avaliação da hidrovia, no espaço que envolve, pode considerar três situações, sustentadas numa interpretação geopolítica argentina: 1. Com as transformações mundiais e a internacionalização constante do capital, há uma necessidade de reflexão no bloco latino-americano, com a prerrogativa de se integrar para sobreviver; 2. A integração é uma necessidade clara que se acentua no dia-a-dia; 3. A integração no mercado mundial e a política macroeconômica de estabilização dos países do Cone Sul, criam uma necessidade imanente de aumentar e melhorar as exportações, causando uma necessidade de modernização e ganhos de qualidade no parque fabril, e a expansão das fronteiras agropecuárias em direção ao interior do continente; Assim, a integração por hidrovias coloca o Brasil em posição privilegiada, já que a infra-estrutura disponível ao longo do rio Paraná, tanto em represamento de águas, quanto na implementação dos corredores de exportação possibilitou ao mesmo, ganhos em termos de custo de transporte e integração espacial. Os corredores de exportação se concentram numa estrutura rodoviária e ferroviária, que é incrementada com a hidrovia ao longo do rio Paraná. A integração ferroviária pode ser visualizada no MAPA 4.3.

11 MAPA 4.3 INTEGRAÇÃO FERROVIÁRIA MATO GROSSO - PARANÁ 164

12 165 Pelo MAPA 4.3, pode-se observar o eixo de integração que a ferrovia representa. Neste aspecto, as obras da Ferroeste em Guaíra, integrando a microrregião de Toledo via trazer novo dinamismo a Região, desde que se consiga vencer as dificuldades no escoamento a partir de Guarapuava, na Região Centro-Oeste do Estado, cuja capacidade de transporte da malha ferroviária até o porto de Paranaguá é menor em virtude dos acidentes geográficos e a infra-estrutura atual. Por isso, poderá tornar-se um gargalo na expansão da capacidade de transporte. Isto vem a confirmar a necessidade da infra-estrutura de integração que norteia o processo de crescimento e desenvolvimento regional, e sua conseqüente interação com os pólos industriais. Essa interação mantém a coesão dos agentes econômicos regionais em torno de um pólo. No caso da região norte e nordeste da Argentina, pela sua proximidade com a Região Oeste do Paraná e a Região Oeste de Santa Catarina, no Brasil, fazendo com que a mesma se acerque mais economicamente destas regiões brasileiras, um planejamento em termos de infra-estrutura específica a integração destas áreas se faz preeminente. Isto se justifica porque logo que uma região se adianta em relação à outra, há uma tendência ao incremento das suas atividades, concentrando o processo de crescimento e desenvolvimento em detrimento às outras. O que coloca o Paraná e São Paulo numa situação privilegiada, em termos de dinâmica industrial, frente os parceiros do Cone Sul. Para MYRDAL (1965), após iniciar o processo de crescimento em determinadas regiões, ocorre um movimento de fluxo de capitais, mercadorias e mão-de-obra para ampará-lo. A ocorrência deste fato, tende a minar impulsos dinâmicos nas regiões periféricas ou semi-estagnadas, em favor da região em arrancada. Isto acontece porque a Região em questão já possui uma estrutura de transportes e comunicação melhoradas, níveis mais altos de educação e uma comunhão mais dinâmica de idéias e valores - todos os quais tendem a robustecer as forças para a difusão centrífuga da expansão econômica ou remover os obstáculos ao seu funcionamento (Myrdal, 1965, p.34). Como o rio Paraná é um rio internacional, os impulsos em termos de ganhos às empresas instaladas às suas margens, o tornam um pólo de integração, cuja característica principal é estar situada em uma região - fronteira, fomentando as relações comerciais num âmbito de integração.

13 166 No momento que esta integração propicia grandes benefícios, fomentam-se os projetos de sua internalização no centro dos Estados que compõem o bloco regional. Com isto, a hidrovia Tietê - Paraná, é o grande alavancador do eixo de interiorização da dinâmica gerada pela hidrovia do Mercosul ao grande parque industrial do interior paulista, principalmente quando o Porto de Santos é o ponto de embarque para o mercado europeu. De acordo com o Departamento Hidro-Aero-Ferroviário (1985), do Governo do Estado do Paraná, desde 1865 desenvolvem-se trabalhos referentes à viabilidade da navegação no rio Paraná e afluentes, visando uma integração viária no sentido leste-oeste. As seguintes hidrovias formam a Bacia Hidrográfica do Rio Paraná, em território brasileiro (DHAF, 1985): Paraná - Desde a foz do rio Iguaçu até a confluência dos rios Grande e Paranaíba, com aproximadamente 808 km; Paranapanema - Desde sua foz até o Salto Grande, com aproximadamente 421 km. O Paranapanema abrange km 2 no Estado do Paraná, formando a fronteira com o Estado de São Paulo, numa extensão de 329 km; Tietê - Desde sua foz até Mogi das Cruzes, com aproximadamente com km; Pardo - Desde sua foz até o porto da Barra, com aproximadamente 170 km; Ivinheima - Desde sua foz até a confluência com o rio Brilhante, com aproximadamente 270 km; Brilhante - Desde sua foz até Porto Brilhante, com aproximadamente 79 km; Inhanduí - Desde sua foz até Porto Tupi, com aproximadamente 67 km; Paranaíba - Desde sua foz até Escada Grande, com aproximadamente 787 km; Iguaçu - Desde sua foz até Curitiba, com aproximadamente 1020 km. O rio Iguaçu abrange a maior bacia hidrográfica do interior do Estado do Paraná, com cerca de km 2 (MAACK,1981) Piracicaba - Desde sua foz até Paulínia, com aproximadamente 182 km. Numa boa parte destes rios, principalmente o Paraná e o Tietê, foram executadas obras de represamento de águas, formando lagos que possibilitaram a formação de excelentes vias navegáveis, se estendendo inclusive pelas vias secundárias.

14 167 As hidrovias secundárias, em muitos casos sem acréscimos de custos de construção e manutenção, proporcionam a aproximação de cidades, vilas, distritos industriais, sedes de fazendas, rodovias e ferrovias, portos fluviais e marítimos, com grandes reduções de custos operacionais no transporte de cargas (DHAF, 1985, p.02). Com isso, a importância da estrutura de navegação, como eixo de integração do espaço territorial, torna-se mais preeminente, principalmente nas regiões Sudeste e Sul do Brasil. Apesar da importância dos rios citados anteriormente, os rios Tietê e Paraguai assumem um maior significado dentro da estrutura de navegação da Bacia Hidrográfica do Paraná. O primeiro, por estar estrategicamente situado em áreas de grande potencial industrial; o segundo, por ser um rio internacional, em cujo trajeto são escoados os minérios e produtos da República do Paraguai e da Bolívia, além de boa parte da produção mineral e agrícola dos estados do centro-oeste brasileiro.

15 168 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ARROYO, M. & SCARLATO, F. C. (Org.). Globalização e espaço Latino-Americano. 2 ed. São Paulo: Hucitec-Anpur, DEPARTAMENTO HIDRO-AERO-FERROVIÁRIO(DHAF). O que há de planejamento e estudos do transporte hidroviário interior no Estado do Paraná. Curitiba: (DAHF). Mimeog., JESUS, G. E. O impacto do Mercosul na Indústria Paranaense. monografia de graduação. Toledo (PR): Depto. de Economia - UNIOESTE, MAACK, R. Geografia física do Estado do Paraná. Rio de Janeiro: J.O. Editora, MINVIELLE, S. E. Integração e hegemonia na Bacia do Prata. Novas estratégias do discurso geopolítico argentino ( ). - In: ARROYO, M. & SCARLATO, F. (org.), op.cit., MYRDAL, G. Teoria econômica e regiões subdesenvolvidas. Rio de Janeiro: Saga, PERONDI, J. A agricultura paranaense no Mercosul. monografia de graduação. Toledo (PR): Depto. de Economia - UNIOESTE, 1997.

Geografia/Profª Carol

Geografia/Profª Carol Geografia/Profª Carol Recebe essa denominação porque parte dos territórios dos países platinos que constituem a região é banhada por rios que compõem a bacia hidrográfica do Rio da Prata. Países: Paraguai,

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA SÉRIE: 7º ANO PROFESSOR: MAGDA e ROSI

Leia mais

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO É claro que o Brasil não brotou do chão como uma planta. O Solo que o Brasil hoje ocupa já existia, o que não existia era o seu território, a porção do espaço sob domínio,

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA I.Título do Projeto:

TERMO DE REFERÊNCIA I.Título do Projeto: TERMO DE REFERÊNCIA I.Título do Projeto: INTERLIGAÇÃO DAS HIDROVIAS TIETÊ-PARANÁ E PARANÁ-PRATA COM A TRANSPOSIÇÃO DA REPRESA DE ITAIPU, MEDIANTE A CONSTRUÇÃO DE PORTOS INTERMODAIS E ESTRUTURAS COMPLEMENTARES

Leia mais

1 (0,5) Dos 3% de água doce que estão na superfície terrestre, onde estão concentradas as grandes parcelas dessas águas? R:

1 (0,5) Dos 3% de água doce que estão na superfície terrestre, onde estão concentradas as grandes parcelas dessas águas? R: Data: / /2014 Bimestre: 3 Nome: 6 ANO Nº Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Valor da Atividade: 2,0 (Dois) Nota: GRUPO 6 1 (0,5) Dos 3% de água doce que estão na superfície terrestre, onde estão

Leia mais

Tabela 01 Mundo Soja Área, produção e produtividade Safra 2009/10 a 2013/14

Tabela 01 Mundo Soja Área, produção e produtividade Safra 2009/10 a 2013/14 Soja Análise da Conjuntura Agropecuária Novembro de 2013 MUNDO A economia mundial cada vez mais globalizada tem sido o principal propulsor responsável pelo aumento da produção de soja. Com o aumento do

Leia mais

Indústria avícola paranaense

Indústria avícola paranaense Indústria avícola paranaense Evoluçã o do consumo de fãrelo de sojã e milho pãrã criãçã o de frãngos no Pãrãnã Ana Luiza Lodi analuiza.lodi@intlfcstone.com Thadeu Silva thadeu.silva@intlfcstone.com Natália

Leia mais

A atividade agrícola e o espaço agrário. Prof. Bruno Batista

A atividade agrícola e o espaço agrário. Prof. Bruno Batista A atividade agrícola e o espaço agrário Prof. Bruno Batista A agropecuária É uma atividade primária; É obtida de forma muito heterogênea no mundo países desenvolvidos com agricultura moderna, e países

Leia mais

Atlas Digital de MINAS GERAIS 1 de 18

Atlas Digital de MINAS GERAIS 1 de 18 Atlas Digital de MINAS GERAIS 1 de 18 Características Agropecuárias A sociedade brasileira viveu no século XX uma transformação socioeconômica e cultural passando de uma sociedade agrária para uma sociedade

Leia mais

Brasil e suas Organizações políticas e administrativas. Brasil Atual 27 unidades político-administrativas 26 estados e distrito federal

Brasil e suas Organizações políticas e administrativas. Brasil Atual 27 unidades político-administrativas 26 estados e distrito federal Brasil e suas Organizações políticas e administrativas GEOGRAFIA Em 1938 Getúlio Vargas almejando conhecer o território brasileiro e dados referentes a população deste país funda o IBGE ( Instituto Brasileiro

Leia mais

Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires

Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires Professor: Josiane Vill Disciplina: Geografia Série: 2ª Ano Tema da aula: transporte e Telecomunicação Objetivo da aula:. Entender as principais formas de

Leia mais

Organização da Aula Geografia Econômica Mundial

Organização da Aula Geografia Econômica Mundial Organização da Aula Geografia Econômica Mundial Aula 5 Blocos econômicos e infraestrutura Comércio exterior e suas necessidades Prof. Diogo Labiak Neves Diferenciações espaciais e suas interferências Blocos

Leia mais

REDES HIDROGRÁFICAS SÃO TODOS OS RECURSOS HIDROGRÁFICAS DE UM PAÍS, COMPOSTOS GERALMENTE PELOS RIOS, LAGOS E REPRESAS.

REDES HIDROGRÁFICAS SÃO TODOS OS RECURSOS HIDROGRÁFICAS DE UM PAÍS, COMPOSTOS GERALMENTE PELOS RIOS, LAGOS E REPRESAS. REDES HIDROGRÁFICAS SÃO TODOS OS RECURSOS HIDROGRÁFICAS DE UM PAÍS, COMPOSTOS GERALMENTE PELOS RIOS, LAGOS E REPRESAS. BACIA HIDROGRÁFICA. É UMA REDE DE TERRAS DRENADAS POR UM RIO E SEUS PRINCIPAIS AFLUENTES.

Leia mais

Disciplina - Geografia 3 a Série Ensino Médio Professor: Gelson Alves Pereira

Disciplina - Geografia 3 a Série Ensino Médio Professor: Gelson Alves Pereira Disciplina - Geografia 3 a Série Ensino Médio Professor: Gelson Alves Pereira É a divisão de um espaço ou território em unidades de área que apresentam características que as individualizam. A regionalização

Leia mais

Boletim Goiano de Geografia E-ISSN: 1984-8501 boletimgoianogeo@yahoo.com.br Universidade Federal de Goiás Brasil

Boletim Goiano de Geografia E-ISSN: 1984-8501 boletimgoianogeo@yahoo.com.br Universidade Federal de Goiás Brasil Boletim Goiano de Geografia E-ISSN: 1984-8501 boletimgoianogeo@yahoo.com.br Universidade Federal de Goiás Brasil Figueiredo Lima, Adriana; Gomes Godinho, Rangel Rastreamento da Cadeia Hortifrutigranjeira

Leia mais

Jornal Brasileiro de Indústrias da Biomassa Biomassa Florestal no Estado de Goiás

Jornal Brasileiro de Indústrias da Biomassa Biomassa Florestal no Estado de Goiás Jornal Brasileiro de Indústrias da Biomassa Biomassa Florestal no Estado de Goiás O Estado de Goiás está situado na Região Centro-Oeste do Brasil e, segundo dados oficiais, ocupa área territorial de 340.111,783

Leia mais

Plano Plurianual 2012-2015

Plano Plurianual 2012-2015 12. Paraná Inovador PROGRAMA: 12 Órgão Responsável: Contextualização: Paraná Inovador Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SETI As ações em Ciência, Tecnologia e Inovação visam

Leia mais

Desempenho da Agroindústria em 2004. histórica iniciada em 1992. Como tem sido freqüente nos últimos anos (exceto em 2003), os

Desempenho da Agroindústria em 2004. histórica iniciada em 1992. Como tem sido freqüente nos últimos anos (exceto em 2003), os Desempenho da Agroindústria em 2004 Em 2004, a agroindústria obteve crescimento de 5,3%, marca mais elevada da série histórica iniciada em 1992. Como tem sido freqüente nos últimos anos (exceto em 2003),

Leia mais

As atuais condições da infraestrutura de transporte e logística do Brasil têm

As atuais condições da infraestrutura de transporte e logística do Brasil têm ESTUDO DA CNT APONTA QUE INFRAESTRUTURA RUIM AUMENTA CUSTO DO TRANSPORTE DE SOJA E MILHO As atuais condições da infraestrutura de transporte e logística do Brasil têm impacto significativo na movimentação

Leia mais

Professora Erlani. Apostila 4 Capítulo 1

Professora Erlani. Apostila 4 Capítulo 1 Apostila 4 Capítulo 1 Os EUA possuem vizinhos muito diferentes. Ao norte, o Canadá, a maior parte da população é de origem anglo saxônica. Ao sul, o México, país latino-americano, de colonização espanhola.

Leia mais

14º CONGRESSO BRASILEIRO DO AGRONEGÓCIO FÓRUM ALIMENTOS. Vamos tornar o Brasil o primeiro produtor de Alimentos do Mundo?

14º CONGRESSO BRASILEIRO DO AGRONEGÓCIO FÓRUM ALIMENTOS. Vamos tornar o Brasil o primeiro produtor de Alimentos do Mundo? 14º CONGRESSO BRASILEIRO DO AGRONEGÓCIO FÓRUM ALIMENTOS Vamos tornar o Brasil o primeiro produtor de Alimentos do Mundo? ALAN BOJANIC Ph.D. REPRESENTANTE DA FAO NO BRASIL ALIMENTAR O MUNDO EM 2050 As novas

Leia mais

Aspectos recentes do Comércio Exterior Brasileiro

Aspectos recentes do Comércio Exterior Brasileiro Aspectos recentes do Comércio Exterior Brasileiro Análise Economia e Comércio / Integração Regional Jéssica Naime 09 de setembro de 2005 Aspectos recentes do Comércio Exterior Brasileiro Análise Economia

Leia mais

Colégio Senhora de Fátima

Colégio Senhora de Fátima Colégio Senhora de Fátima A formação do território brasileiro 7 ano Professora: Jenifer Geografia A formação do território brasileiro As imagens a seguir tem como principal objetivo levar a refletir sobre

Leia mais

Seminário RMC e os desafios para o século XXI OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES/UFPR

Seminário RMC e os desafios para o século XXI OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES/UFPR Seminário RMC e os desafios para o século XXI OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES/UFPR : mudanças na estrutura produtiva e no mercado de trabalho no período 1991/2010 Paulo Delgado Liana Carleial Curitiba, 17

Leia mais

1) INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere as afirmativas a seguir, sobre a Região Nordeste do Brasil.

1) INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere as afirmativas a seguir, sobre a Região Nordeste do Brasil. Marque com um a resposta correta. 1) INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere as afirmativas a seguir, sobre a Região Nordeste do Brasil. I. A região Nordeste é a maior região do país, concentrando

Leia mais

Atividade de Aprendizagem 1 Aquífero Guarani Eixo(s) temático(s) Tema Conteúdos Usos / objetivos Voltadas para procedimentos e atitudes Competências

Atividade de Aprendizagem 1 Aquífero Guarani Eixo(s) temático(s) Tema Conteúdos Usos / objetivos Voltadas para procedimentos e atitudes Competências Aquífero Guarani Eixo(s) temático(s) Vida e ambiente / Terra e universo Tema Água e vida / ciclo hidrológico do planeta Conteúdos Águas subterrâneas Usos / objetivos Aprofundamento do estudo sobre as águas

Leia mais

Descrição do Sistema de Franquia. Histórico do Setor. O Fórum Setorial de Franquia

Descrição do Sistema de Franquia. Histórico do Setor. O Fórum Setorial de Franquia Descrição do Sistema de Franquia Franquia é um sistema de distribuição de produtos, tecnologia e/ou serviços. Neste sistema uma empresa detentora de know-how de produção e/ou distribuição de certo produto

Leia mais

São Paulo: múltiplas oportunidades que impulsionam seus negócios

São Paulo: múltiplas oportunidades que impulsionam seus negócios São Paulo: múltiplas oportunidades que impulsionam seus negócios A importância da economia paulista transcende as fronteiras brasileiras. O Estado é uma das regiões mais desenvolvidas de toda a América

Leia mais

Objetivo 3.2. Melhorar a infra-estrutura de transporte e logística do Estado. As prioridades estaduais, segundo a visão da indústria, estão na

Objetivo 3.2. Melhorar a infra-estrutura de transporte e logística do Estado. As prioridades estaduais, segundo a visão da indústria, estão na Objetivo 3.2. Melhorar a infra-estrutura de transporte e logística do Estado. As prioridades estaduais, segundo a visão da indústria, estão na ampliação do número de terminais portuários, rodovias, ferrovias

Leia mais

BRASIL REGIONALIZAÇÕES. Mapa II

BRASIL REGIONALIZAÇÕES. Mapa II BRASIL REGIONALIZAÇÕES QUESTÃO 01 - Baseado na regionalização brasileira, apresentados pelos dois mapas a seguir, é INCORRETO afirmar que: Mapa I Mapa II A B D C a. ( ) O mapa II apresenta a divisão do

Leia mais

Questão 25. Questão 27. Questão 26. alternativa B. alternativa C

Questão 25. Questão 27. Questão 26. alternativa B. alternativa C Questão 25 No Brasil, no período 1990-91 a 2003-04, a produção de grãos apresentou crescimento de 125%, enquanto a área plantada aumentou apenas 24%, conforme mostra o gráfico. BRASIL _ ÁREA PLANTADA E

Leia mais

Figura 01 - Evolução das exportações de suínos de Santa Catarina no período de 2010 a 2014 - US$ Milhões.

Figura 01 - Evolução das exportações de suínos de Santa Catarina no período de 2010 a 2014 - US$ Milhões. Crise na Ucrânia: dificuldades e potencialidades para o setor de carne suína e milho em Santa Catarina Glaucia Padrão, Dr.ª Analista de Economia, Epagri/Cepa Reney Dorow, Msc. Analista de Mercado, Epagri/Cepa

Leia mais

Assunto: Resumo dos principais eixos de integração do Projeto Macrologística

Assunto: Resumo dos principais eixos de integração do Projeto Macrologística Assunto: Resumo dos principais eixos de integração do Projeto Macrologística O Projeto teve como objetivo elaborar o Planejamento Estratégico da Infraestrutura de Transporte e Logística de Cargas da Região

Leia mais

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso 7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso Saiba como colocar o PINS em prática no agronegócio e explore suas melhores opções de atuação em rede. Quando uma empresa

Leia mais

Exercícios sobre Tigres Asiáticos

Exercícios sobre Tigres Asiáticos Exercícios sobre Tigres Asiáticos Material de apoio do Extensivo 1. (UNITAU) Apesar das críticas, nos últimos tempos, alguns países superaram o subdesenvolvimento. São os NIC (Newly Industrialized Countries),

Leia mais

MOTIVAÇÕES PARA A INTERNACIONALlZAÇÃO

MOTIVAÇÕES PARA A INTERNACIONALlZAÇÃO Internacionalização de empresas brasileiras: em busca da competitividade Luis Afonso Lima Pedro Augusto Godeguez da Silva Revista Brasileira do Comércio Exterior Outubro/Dezembro 2011 MOTIVAÇÕES PARA A

Leia mais

UFSC. Resposta: 01 + 02 = 03. Comentário

UFSC. Resposta: 01 + 02 = 03. Comentário Resposta: 01 + 02 = 03 01. Correta. 04. Incorreta. O número de trabalhadores no setor primário, principalmente na agropecuária, continuou diminuindo devido à automação. O aumento ocorreu no setor de serviço.

Leia mais

1º ano. Os elementos da Paisagem Natural e Paisagem modificada

1º ano. Os elementos da Paisagem Natural e Paisagem modificada 1º ano Os elementos da Paisagem Natural e Paisagem modificada A origem da Terra; A origem dos continentes; A teoria da deriva dos continentes; A teoria das placas tectônicas; Tempo geológico; A estrutura

Leia mais

O espaço rural brasileiro 7ºano PROF. FRANCO AUGUSTO

O espaço rural brasileiro 7ºano PROF. FRANCO AUGUSTO O espaço rural brasileiro 7ºano PROF. FRANCO AUGUSTO Agropecuária É o termo utilizado para designar as atividades da agricultura e da pecuária A agropecuária é uma das atividades mais antigas econômicas

Leia mais

1. Introdução. 1.1 Apresentação

1. Introdução. 1.1 Apresentação 1. Introdução 1.1 Apresentação Empresas que têm o objetivo de melhorar sua posição competitiva diante do mercado e, por consequência tornar-se cada vez mais rentável, necessitam ter uma preocupação contínua

Leia mais

Bacia Hidrográfica ou Bacia de drenagem de um curso de água é o conjunto de terras que fazem a drenagem da água das precipitações para esse curso de

Bacia Hidrográfica ou Bacia de drenagem de um curso de água é o conjunto de terras que fazem a drenagem da água das precipitações para esse curso de Hidrografia Bacia Hidrográfica ou Bacia de drenagem de um curso de água é o conjunto de terras que fazem a drenagem da água das precipitações para esse curso de água. É uma área e, como tal, mede-se em

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO CURSO: TURISMO ( bacharelado) Missão Formar profissionais humanistas, críticos, reflexivos, capacitados para planejar, empreender e gerir empresas turísticas, adaptando-se ao

Leia mais

Água. Como tema gerador para. Apresentação cedida por Valéria G. Iared

Água. Como tema gerador para. Apresentação cedida por Valéria G. Iared Água Como tema gerador para trabalhos de EA Apresentação cedida por Valéria G. Iared O elemento água e o imaginário construído em torno da água nas diversas civilizações, Água como traço de união entre

Leia mais

GEOGRAFIA Questões de 35 a 42

GEOGRAFIA Questões de 35 a 42 GEOGRAFIA Questões de 35 a 42 35. Observe os mapas abaixo. Acerca das escalas apresentadas, é incorreto afirmar: A) O mapa 1 apresenta a menor escala e o maior nível de detalhamento. B) Os mapas 1 e 2

Leia mais

PROGRAMA DE GEOGRAFIA DO PROCESSO SELETIVO CESUPA 2014

PROGRAMA DE GEOGRAFIA DO PROCESSO SELETIVO CESUPA 2014 PROGRAMA DE GEOGRAFIA DO PROCESSO SELETIVO CESUPA 2014 EIXO TEMÁTICO I MUNDO 1. ESPAÇO MUNDIAL CONTEÚDOS HABILIDADES COMPETÊNCIAS 1. A reestruturação mundial: modos de produção, suas especificidades e

Leia mais

Planejamento Estratégico de TI. Prof.: Fernando Ascani

Planejamento Estratégico de TI. Prof.: Fernando Ascani Planejamento Estratégico de TI Prof.: Fernando Ascani BI Business Intelligence A inteligência Empresarial, ou Business Intelligence, é um termo do Gartner Group. O conceito surgiu na década de 80 e descreve

Leia mais

GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 12 O BRASIL NEOLIBERAL E OS DESAFIOS PARA O SÉCULO XXI

GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 12 O BRASIL NEOLIBERAL E OS DESAFIOS PARA O SÉCULO XXI GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 12 O BRASIL NEOLIBERAL E OS DESAFIOS PARA O SÉCULO XXI Como pode cair no enem A desconcentração industrial verificada no Brasil, na última década, decorre, entre outros fatores,

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 8º Turma: Data: 04/06/2011 Nota: Professor: Edvaldo Valor da Prova: 40 pontos Assinatura do responsável: Orientações

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Análise externa Roberto César 1 A análise externa tem por finalidade estudar a relação existente entre a empresa e seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças, bem como a

Leia mais

Autores: ANNARA MARIANE PERBOIRE DA SILVA, MARIA HELENA CAVALCANTI DA SILVA

Autores: ANNARA MARIANE PERBOIRE DA SILVA, MARIA HELENA CAVALCANTI DA SILVA RELAÇÕES ENTRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O SETOR DE HOSPITALIDADE: um estudo de caso aplicável ao curso Técnico de Hospedagem Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco Autores: ANNARA

Leia mais

CONTEXTO HISTORICO E GEOPOLITICO ATUAL. Ciências Humanas e suas tecnologias R O C H A

CONTEXTO HISTORICO E GEOPOLITICO ATUAL. Ciências Humanas e suas tecnologias R O C H A CONTEXTO HISTORICO E GEOPOLITICO ATUAL Ciências Humanas e suas tecnologias R O C H A O capitalismo teve origem na Europa, nos séculos XV e XVI, e se expandiu para outros lugares do mundo ( Ásia, África,

Leia mais

Centro Educacional Juscelino Kubitschek

Centro Educacional Juscelino Kubitschek Centro Educacional Juscelino Kubitschek ALUNO: N.º: DATA: / /2011 ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIE: 6ª série/7 ano TURMA: TURNO: DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSOR: Equipe de Geografia Roteiro e lista de Recuperação

Leia mais

SOCIOECONÔMICOS 10 2 ASPECTOS INTRODUÇÃO PRODUÇÃO E CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO

SOCIOECONÔMICOS 10 2 ASPECTOS INTRODUÇÃO PRODUÇÃO E CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO 10 2 ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS Loiva Maria Ribeiro de Mello INTRODUÇÃO A maçã é a fruta de clima temperado mais importante comercializada como fruta fresca, tanto no contexto internacional quanto no nacional.

Leia mais

Respostas das questões sobre as regiões do Brasil

Respostas das questões sobre as regiões do Brasil Respostas das questões sobre as regiões do Brasil Região Norte 1. Qual a diferença entre região Norte, Amazônia Legal e Amazônia Internacional? A região Norte é um conjunto de 7 estados e estes estados

Leia mais

PA02 IBGE Área plantada nas regiões do Brasil com lavouras anuais.

PA02 IBGE Área plantada nas regiões do Brasil com lavouras anuais. PA2 IBGE Área plantada nas regiões do Brasil com lavouras anuais. Abacaxi 8 7 6 5 4 3 2 1 199 1995 2 25 21 A produção nacional de abacaxi que vinha crescendo até 22 sofreu uma inflexão, voltou a subir

Leia mais

GEOGRAFIA ENADE 2005

GEOGRAFIA ENADE 2005 GEOGRAFIA ENADE 2005 PADRÃO DE RESPOSTAS QUESTÕES DISCURSIVAS Questão 4 a. 5 pontos Identificar o estudo do meio como uma metodologia de apreensão/apropriação da realidade que permite o enfrentamento dinâmico

Leia mais

Cadeia Produtiva do Leite. Médio Integrado em Agroindústria

Cadeia Produtiva do Leite. Médio Integrado em Agroindústria Médio Integrado em Agroindústria A importância da cadeia do leite A cadeia do leite e de seus derivados desempenha papel relevante no suprimento de alimentos e na geração de emprego e renda, se igualando

Leia mais

Enfrentando os Desafios Para Criar Competitividade Sustentável

Enfrentando os Desafios Para Criar Competitividade Sustentável SIMPÓSIO REGIONAL DE BOVINOCULTURA DE LEITE Guarapuava,07/10/2015 Enfrentando os Desafios Para Criar Competitividade Sustentável Ronei Volpi Coordenador Geral da Aliança Láctea Sul Brasileira Competitividade

Leia mais

INTERVENÇÃO DO ESTADO NO DOMÍNIO ECONÔMICO

INTERVENÇÃO DO ESTADO NO DOMÍNIO ECONÔMICO INTERVENÇÃO DO ESTADO NO DOMÍNIO ECONÔMICO O ESTADO VEIO TENDO, NO DECORRER DO SÉCULO XX, ACENTUADO PAPEL NO RELACIONAMENTO ENTRE DOMÍNIO JURÍDICO E O ECONÔMICO. HOJE, TAL RELAÇÃO JÁ SOFRERA PROFUNDAS

Leia mais

Dinâmica Recente da Rede Urbana Brasileira

Dinâmica Recente da Rede Urbana Brasileira http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=590200&page=24 Dinâmica Recente da Rede Urbana Brasileira UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS, GERAÇÃO DE EMPREGO E INCLUSÃO SOCIAL. XII Seminario del CILEA Bolívia 23 a 25/06/2006

DESENVOLVIMENTO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS, GERAÇÃO DE EMPREGO E INCLUSÃO SOCIAL. XII Seminario del CILEA Bolívia 23 a 25/06/2006 DESENVOLVIMENTO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS, GERAÇÃO DE EMPREGO E INCLUSÃO SOCIAL. XII Seminario del CILEA Bolívia 23 a 25/06/2006 Conteúdo 1. O Sistema SEBRAE; 2. Brasil Caracterização da MPE; 3. MPE

Leia mais

Logística e infraestrutura para o escoamento da produção de grãos no Brasil

Logística e infraestrutura para o escoamento da produção de grãos no Brasil Logística e infraestrutura para o escoamento da produção de grãos no Brasil Denise Deckers do Amaral 1 - Economista - Assessora Técnica - Empresa de Planejamento e Logística - EPL, Vice Presidente da Associação

Leia mais

Questão 1. Resposta A. Resposta B

Questão 1. Resposta A. Resposta B Questão 1 Ao longo do século XX, as cidades norte-americanas se organizaram espacialmente de um modo original: a partir do Central Business District (CBD), elas se estruturaram em circunferências concêntricas

Leia mais

A REINSERÇÃO DE NOVA ESPERANÇA NA REDE URBANA DE MARINGÁ: UMA PROPOSTA DE ESTUDO

A REINSERÇÃO DE NOVA ESPERANÇA NA REDE URBANA DE MARINGÁ: UMA PROPOSTA DE ESTUDO A REINSERÇÃO DE NOVA ESPERANÇA NA REDE URBANA DE MARINGÁ: UMA PROPOSTA DE ESTUDO 5 Amanda dos Santos Galeti Acadêmica de Geografia - UNESPAR/Paranavaí amanda_galeti@hotmail.com Kamily Alanis Montina Acadêmica

Leia mais

PROJETO DE LEI N o 1.847, DE 2003

PROJETO DE LEI N o 1.847, DE 2003 COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PROJETO DE LEI N o 1.847, DE 2003 Institui o Programa Nacional de Apoio aos Produtos Nativos do Cerrado e dá outras providências. Autor: Deputado

Leia mais

BRICS e o Mundo Emergente

BRICS e o Mundo Emergente BRICS e o Mundo Emergente 1. Apresente dois argumentos favoráveis à decisão dos países integrantes da Aliança do Pacífico de formarem um bloco regional de comércio. Em seguida, justifique a situação vantajosa

Leia mais

Capacidade dos Portos Brasileiros Soja e Milho

Capacidade dos Portos Brasileiros Soja e Milho CAPACIDADE DOS PORTOS BRASILEIROS Capacidade dos Portos Brasileiros Soja e Milho 1 Novembro 2012 Esse estudo pretende chegar a um volume máximo de soja, milho e derivados, que pode ser exportado, por meio

Leia mais

Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013

Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013 Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013 CAP. 02 O território brasileiro e suas regiões.( 7º ano) *Brasil é dividido em 26 estados e um Distrito Federal (DF), organizados em regiões. * As divisões

Leia mais

História da Habitação em Florianópolis

História da Habitação em Florianópolis História da Habitação em Florianópolis CARACTERIZAÇÃO DAS FAVELAS EM FLORIANÓPOLIS No início do século XX temos as favelas mais antigas, sendo que as primeiras se instalaram em torno da região central,

Leia mais

Agronegócio no Brasil e em Mato Grosso

Agronegócio no Brasil e em Mato Grosso Agronegócio no Brasil e em Mato Grosso Índice 1 - Conceito de Agronegócio e a atuação do Imea 2 - Agronegócio no Brasil e em Mato Grosso 2.1 Agronegócio Soja 2.2 Agronegócio Milho 2.3 Agronegócio Algodão

Leia mais

A melancolia das commodities: o investimento empresarial na América Latina Nicolás Magud

A melancolia das commodities: o investimento empresarial na América Latina Nicolás Magud A melancolia das commodities: o investimento empresarial na América Latina Nicolás Magud May 12, 2015 O investimento privado vem desacelerando em todos os mercados emergentes desde meados de 2011, e a

Leia mais

Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil ǀ Minas Gerais. Há mais de 16 anos estreitando laços entre Minas Gerais e Portugal

Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil ǀ Minas Gerais. Há mais de 16 anos estreitando laços entre Minas Gerais e Portugal Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil ǀ Minas Gerais Há mais de 16 anos estreitando laços entre Minas Gerais e Portugal A História e o papel da Câmara A Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil - Minas

Leia mais

Mariana Traldi maritraldi@yahoo.com.br IG/UNICAMP. Palavras-chave: uso do território, território indígena

Mariana Traldi maritraldi@yahoo.com.br IG/UNICAMP. Palavras-chave: uso do território, território indígena A questão territorial indígena ao longo da BR- 163, suas implicações jurídico-normativas e os conflitos que decorrem da renovação das materialidades no território: a questão do asfaltamento Mariana Traldi

Leia mais

O TERRITÓRIO BRASILEIRO. 6. Fronteiras Terrestres

O TERRITÓRIO BRASILEIRO. 6. Fronteiras Terrestres O TERRITÓRIO BRASILEIRO 6. Fronteiras Terrestres Até o começo do século XVII, os colonizadores se concentraram em cidades fundadas na região litorânea do Brasil, principalmente no Nordeste. A principal

Leia mais

AGROINDÚSTRIA. O BNDES e a Agroindústria em 1998 BNDES. ÁREA DE OPERAÇÕES INDUSTRIAIS 1 Gerência Setorial 1 INTRODUÇÃO 1.

AGROINDÚSTRIA. O BNDES e a Agroindústria em 1998 BNDES. ÁREA DE OPERAÇÕES INDUSTRIAIS 1 Gerência Setorial 1 INTRODUÇÃO 1. AGROINDÚSTRIA BNDES FINAME BNDESPAR ÁREA DE OPERAÇÕES INDUSTRIAIS 1 Gerência Setorial 1 O BNDES e a Agroindústria em 1998 INTRODUÇÃO Este informe apresenta os principais dados sobre os desembolsos do BNDES

Leia mais

Pontes ao Sul: Argentina Brasil Laços com o Rio Grande do Sul. Consulado Geral da República Argentina em Porto Alegre Novembro 2015

Pontes ao Sul: Argentina Brasil Laços com o Rio Grande do Sul. Consulado Geral da República Argentina em Porto Alegre Novembro 2015 Pontes ao Sul: Argentina Brasil Laços com o Rio Grande do Sul Consulado Geral da República Argentina em Porto Alegre Novembro 2015 Vantagens e oportunidades da Argentina Alguns dados estruturais Com mais

Leia mais

Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013

Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013 Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013 CAP. 02 A Dinâmica dos espaços da Globalização. (9º ano) *Estudaremos a difusão do modo capitalista de produção, ou seja, do modo de produzir bens e

Leia mais

Organizações internacionais Regionais

Organizações internacionais Regionais Organizações internacionais Regionais Percurso 4 Geografia 9ºANO Profª Bruna Andrade e Elaine Camargo Os países fazem uniões a partir de interesses comuns. Esses interesses devem trazer benefícios aos

Leia mais

GEOGRAFIA-2009. Com base nas informações do texto, na análise do mapa e nos conhecimentos sobre os elementos e fatores geográficos do clima,

GEOGRAFIA-2009. Com base nas informações do texto, na análise do mapa e nos conhecimentos sobre os elementos e fatores geográficos do clima, UFBA UFBA- -2ª2ªFASE FASE 2009 2009-2009 01. A variação climática na superfície terrestre está diretamente ligada à localização de cada região nas diversas latitudes, sendo, portanto, resultante do comportamento

Leia mais

CAP. 20 REGIÃO CENTRO- OESTE. Prof. Clésio

CAP. 20 REGIÃO CENTRO- OESTE. Prof. Clésio CAP. 20 REGIÃO CENTRO- OESTE Prof. Clésio 1 O MEIO NATURAL E OS IMPACTOS AMBIENTAIS A região Centro- Oeste é formada pelos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. Ocupa cerca

Leia mais

GESTÃO EMPRESARIAL FUNDAMENTOS DA GESTÃO ESTRATÉGICA. Profª. Danielle Valente Duarte

GESTÃO EMPRESARIAL FUNDAMENTOS DA GESTÃO ESTRATÉGICA. Profª. Danielle Valente Duarte GESTÃO EMPRESARIAL FUNDAMENTOS DA GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Danielle Valente Duarte 2014 Abrange três componentes interdependentes: a visão sistêmica; o pensamento estratégico e o planejamento. Visão Sistêmica

Leia mais

O Mundo em 2030: Desafios para o Brasil

O Mundo em 2030: Desafios para o Brasil O Mundo em 2030: Desafios para o Brasil Davi Almeida e Rodrigo Ventura Macroplan - Prospectiva, Estratégia & Gestão Artigo Publicado em: Sidney Rezende Notícias - www.srzd.com Junho de 2007 Após duas décadas

Leia mais

POLÍTICA AGRÍCOLA NOS ESTADOS UNIDOS. A) A democratização da terra ou da propriedade da terra (estrutura fundiária)

POLÍTICA AGRÍCOLA NOS ESTADOS UNIDOS. A) A democratização da terra ou da propriedade da terra (estrutura fundiária) Espaço Agrário 1 POLÍTICA AGRÍCOLA NOS ESTADOS UNIDOS Introdução! Os Estados Unidos detêm hoje o índice de maior produtividade agrícola do planeta. Apesar de empregarem apenas 3% de sua População Economicamente

Leia mais

TRABALHO DE ECONOMIA:

TRABALHO DE ECONOMIA: UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - UEMG FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUIUTABA - FEIT INSTITUTO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA DE ITUIUTABA - ISEPI DIVINO EURÍPEDES GUIMARÃES DE OLIVEIRA TRABALHO DE ECONOMIA:

Leia mais

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. "Uma arma verdadeiramente competitiva"

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. Uma arma verdadeiramente competitiva Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos "Uma arma verdadeiramente competitiva" Pequeno Histórico No período do pós-guerra até a década de 70, num mercado em franca expansão, as empresas se voltaram

Leia mais

Bacias hidrográficas do Brasil. Só percebemos o valor da água depois que a fonte seca. [Provérbio Popular]

Bacias hidrográficas do Brasil. Só percebemos o valor da água depois que a fonte seca. [Provérbio Popular] Bacias hidrográficas do Brasil Só percebemos o valor da água depois que a fonte seca. [Provérbio Popular] A água doce corresponde a apenas 2,5% do volume da hidrosfera. O Brasil é bastante privilegiado

Leia mais

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Janeiro 2014. Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Janeiro 2014. Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Balança Comercial do Rio Grande do Sul Janeiro 2014 Unidade de Estudos Econômicos O COMÉRCIO EXTERIOR DO RS EM JANEIRO Exportações Apesar do bom crescimento de Produtos Alimentícios e Máquinas e Equipamentos,

Leia mais

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Regina Luzia Corio de Buriasco * UEL reginaburiasco@sercomtel.com.br Magna Natália Marin Pires* UEL magna@onda.com.br Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino*

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO

TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO INTRODUÇÃO Os processos empresariais são fluxos de valor

Leia mais

PROVA DE GEOGRAFIA - 1998 - Segunda Etapa

PROVA DE GEOGRAFIA - 1998 - Segunda Etapa PROVA DE GEOGRAFIA - 1998 - Segunda Etapa QUESTÃO 01 Observe o desenho. 1- DESCREVA as características do uso do solo nas porções ocidental e oriental da área representada. Porção ocidental: Porção oriental:

Leia mais

Avaliação das Contas Regionais do Piauí 2008

Avaliação das Contas Regionais do Piauí 2008 Avaliação das Contas Regionais do Piauí 2008 A economia piauiense, em 2008, apresentou expansão em volume do Produto Interno Bruto (PIB) de 8,8% em relação ao ano anterior. Foi a maior taxa de crescimento

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

6 A cadeia de suprimentos da soja no Mato Grosso sob o ponto de vista dos atores da cadeia

6 A cadeia de suprimentos da soja no Mato Grosso sob o ponto de vista dos atores da cadeia 6 A cadeia de suprimentos da soja no Mato Grosso sob o ponto de vista dos atores da cadeia Complementando o que foi exposto sobre a gerência da cadeia de suprimentos analisada no Capítulo 3, através de

Leia mais

Palestra: História da Cana-de. de-açúcar no Centro-Oeste Professora: Ana Paula PROJETO: PRODUÇÃO DO AÇÚCAR ORGÂNICO NA JALLES MACHADO S/A

Palestra: História da Cana-de. de-açúcar no Centro-Oeste Professora: Ana Paula PROJETO: PRODUÇÃO DO AÇÚCAR ORGÂNICO NA JALLES MACHADO S/A Palestra: História da Cana-de de-açúcar no Centro-Oeste Professora: Ana Paula PROJETO: PRODUÇÃO DO AÇÚCAR ORGÂNICO NA JALLES MACHADO S/A ORIGEM DA CANA-DE-AÇÚCAR A cana-de de-açúcar é uma planta proveniente

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO PROJETO PÚBLICO ALVO

APRESENTAÇÃO DO PROJETO PÚBLICO ALVO SUMÁRIO 4 APRESENTAÇÃO DO PROJETO 6 JUSTIFICATIVA 7 OBJETIVOS 7 PÚBLICO ALVO 8 HISTÓRICO DO EVENTO 12 EMPRESAS E INSTITUIÇÕES PARCEIRAS APRESENTAÇÃO DO PROJETO Foto 1: Vista aérea do evento A Expoarroz

Leia mais

QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL MOHAMED HABIB* & GIOVANNA FAGUNDES** * Professor Titular, IB, UNICAMP ** Aluna

Leia mais

ED 2180/14. 15 maio 2014 Original: espanhol. Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café

ED 2180/14. 15 maio 2014 Original: espanhol. Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café ED 2180/14 15 maio 2014 Original: espanhol P Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café 1. O Diretor Executivo apresenta seus cumprimentos e, em nome da Colômbia, encaminha aos Membros

Leia mais

Desindustrialização e Produtividade na Indústria de Transformação

Desindustrialização e Produtividade na Indústria de Transformação Desindustrialização e Produtividade na Indústria de Transformação O processo de desindustrialização pelo qual passa o país deve-se a inúmeros motivos, desde os mais comentados, como a sobrevalorização

Leia mais

Estratégias para a implantação do T&V

Estratégias para a implantação do T&V 64 Embrapa Soja, Documentos, 288 Estratégias para a implantação do T&V Lineu Alberto Domit 1 A estratégia de ação proposta está baseada na experiência acumulada na implantação do sistema T&V no estado

Leia mais

GEOGRAFIA Professores: Ronaldo e Marcus

GEOGRAFIA Professores: Ronaldo e Marcus GEOGRAFIA Professores: Ronaldo e Marcus Comentário Geral Prova com estruturação clássica com divisão entre questões de geografia física, econômica e humana com maior peso para os conceitos envolvendo o

Leia mais