Palavras-chave: Acessibilidade. Deficiência Auditiva. Surdez. LIBRAS. Língua Brasileira de Sinais. Saúde.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Palavras-chave: Acessibilidade. Deficiência Auditiva. Surdez. LIBRAS. Língua Brasileira de Sinais. Saúde."

Transcrição

1 CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE PARA INDIVÍDUOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA EM SERVIÇOS PARTICULARES DE SAÚDE DO ESTADO DO AMAPÁ. Aline Silva Ramos¹ Alexander Viana de Almeida Santos² Bruna Catriele Façanha Almeida² Saimom Almeida da Silva² RESUMO Essa pesquisa buscou identificar as condições de acessibilidade aos indivíduos com deficiência auditiva em unidades privadas de saúde do estado do Amapá, além das qualificações dos profissionais destes serviços para prestar uma assistência adequada a esses pacientes. A pesquisa foi de campo, exploratória e quantitativa que tem como objetivo avaliar as condições de acessibilidade e comunicação dos profissionais para com indivíduos com deficiência auditiva. O universo pesquisado foi os serviços privados de saúde do Amapá, no entanto, apenas um serviço aceitou participar da pesquisa, passando a compor o total do universo. A coleta foi feita por meio de entrevista semiestruturada a profissionais do serviço, os quais foram: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e auxiliares de serviços gerais. O formulário aplicado foi baseado na NBR 9050:2015 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e na Lei , de 6 de julho de 2015, que trata do Estatuto da Pessoa com Deficiência. O resultado da pesquisa mostrou que os profissionais pesquisados não tem qualificação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e o serviço não possui o Símbolo Internacional de Surdez, nem informativos com sinais em LIBRAS, expostos visivelmente em nenhuma área do serviço. Os profissionais referiram sentirem-se desconfortáveis ao atender deficientes auditivos sem que haja um acompanhante para ajudar na comunicação. A pesquisa objetiva incentivar os profissionais, acadêmicos e gestores de instituições privadas e publicas a desenvolver mais pesquisas e políticas públicas que possam beneficiar os indivíduos com necessidades especiais e garantir os direitos dos mesmos. Palavras-chave: Acessibilidade. Deficiência Auditiva. Surdez. LIBRAS. Língua Brasileira de Sinais. Saúde. INTRODUÇÃO Em 2015 foi instituído a lei Nº de 6 de julho que é desrespeito ao estatuto da pessoa com deficiência que assegura as condições de igualdades, direitos e liberdade a pessoa com deficiência visando sua inclusão a sociedade (BRASIL, 2015). ¹Professora Mestre do Curso de Enfermagem da Faculdade Madre Tereza. ²Acadêmicos do Curso de Bacharelado de Enfermagem da Faculdade Madre Tereza.

2 Os portadores de deficiência não são pessoas indiferentes é sim pessoas com necessidades especiais que precisam de acesso a saúde não necessariamente relacionada à deficiência, é esse tipo de visão que o ser humano tem que ter. É assegurada atenção integral à saúde da pessoa com deficiência em todos os níveis de complexidade (BRASIL, 2015). Esta pesquisa visou identificar as condições de acessibilidade a pessoas com deficiência auditiva em serviços privados de saúde do Estado Amapá (AP) e o nível de preparo dos profissionais que ali trabalham para comunicar-se com qualidade e eficiência com esses pacientes. Acessibilidade é a possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida (BRASIL, 2015). Não há caminho fácil na construção e elaboração de novas ideias por isso e importante desde já incentiva a criação de programas que sejam amplos na educação que incentive os profissionais da saúde a prestarem uma assistência diferenciada aos deficientes auditivos e mostrando que eles não são menos importante do quer outras pessoas. METODOLOGIA Foi realizada pesquisa de campo, exploratória e quantitativa. O universo pesquisado foi os serviços de saúde privados do estado do Amapá. Foram procurados para realização desta pesquisa o Hospital São Camilo e a UNIMED, de Macapá, e o Hospital Vila Amazonas, de Santana. Porém, destes, dois serviços negaram-se a participar da pesquisa, tendo o serviço restante composto o total do universo da pesquisa, o qual não será identificado por motivos éticos. Pode-se supor como justificativa de não participação o receio das instituições de serem expostos os problemas de acessibilidade nos seus respectivos estabelecimentos. A coleta de dados foi realizada por meio de observações sistemáticas e entrevistas semiestruturada, a partir do formulário construído pelos próprios pesquisadores, tendo como referência teórica as normas da NBR 9050:2015 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e a Lei nº , de 6 de julho de 2015, que trata do Estatuto da Pessoa

3 com Deficiência. Foram entrevistados 10 profissionais, dentre os quais estavam: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e auxiliares de serviços gerais. RESULTADOS As perguntas que compuseram o formulário de entrevista constam no Quadro 1, a seguir, bem como o quantitativo de respostas obtidas para cada pergunta. Como alguns profissionais não souberam responder a algumas perguntas sobre o espaço físico do serviço, algumas perguntas possuem quantitativo total de respostas inferior a 10.

4 Quadro 1 Condições de Acessibilidade para indivíduos com deficiência auditiva em um serviço Fonte: Dados primários, privado de saúde do Amapá Através desse método de avalição foi possível identificar que o serviço não oferece as condições mínimas de acessibilidade relacionadas ao serviço: não há símbolo internacional de surdez visível em nenhum espaço, nem qualquer recurso informativo com sinas em LIBRAS exposto ao público em nenhum espaço da unidade (áreas públicas, consultórios, sala de procedimento, apartamentos, urgência e emergência ou Unidade de Terapia Intensiva), conforme os profissionais e a observação realizada. Quanto à capacidade de comunicação dos profissionais na Língua Brasileira de Sinais, 01 dos 10 profissionais disse que consegue compreender, porém pouco, sobre os sinais da LIBRAS relacionados a todos os aspectos avaliados (entender ao ver alguém usar a LIBRAS, falar em LIBRAS, conhecer sinais de letras, cumprimentos, lugares do Amapá, condições de saúde, doenças, sentimentos e emoções, alimentação), enquanto os outros 09 profissionais relataram não possuir nenhum conhecimento sobre estes quesitos. Destes 09 profissionais, 1 referiu possuir conhecimento, apesar de pouco, apenas sobre sinais em LIBRAS referentes a membros da família. 7 dos 10 profissionais referiram que sentem-se totalmente desconfortáveis ao atender um surdo sem a presença de um intérprete, enquanto os outros 3 referiram sentir-se muito desconfortáveis. Nenhum dos profissionais teve, durante sua formação profissional, nenhuma disciplina voltada para a LIBRAS; e somente 1 relatou ter sido abordada a LIBRAS em algum momento de sua formação profissional, o que indica a grande falha dos cursos de formação profissional de nível técnico e superior para capacitação para o atendimento aos indivíduos com deficiência auditiva. Além disso, somente 1 profissional relatou ter participado de algum tipo de capacitação sobre LIBRAS fora da sua formação profissional básica, na condição de um curso de extensão com mais de 20h, o qual foi de cunho apenas teórico e realizado em função de ter sido uma formação continuada do seu trabalho. Tudo isso justifica que apenas 1 profissional sabia o mínimo a respeito da LIBRAS na maioria das questões abordadas e indica a falta de interesse dos profissionais em capacitarem-se nessa área, e de investimento dos serviços, mesmo os privados, em prepararem seu corpo técnico para esse atendimento, mesmo que 8 dos 10 profissionais tenham relatado já terem precisado atender de 1 a 5 pacientes surdos durante seu tempo de serviço no local.

5 Dos 10 profissionais, apenas 1 relatou já ter convivido por mais de 1 dia com uma pessoa surda, o que também justifica a falta de interesse e preparo. Comumente, só passamos a nos preocupar com a resolução de um problema quando ele se faz presente perto de nós ou afeta a pessoas com quem temos proximidade. Caso contrário, costumamos nos manter omissos a ele. O resultado mostrou que os pacientes tem uma dificuldade de acesso aos serviços de saúde pela falta de capacitação dos profissionais, consequentemente favorecendo o processo de exclusão, produzindo dessa forma uma dependência maior de auxilio de familiares, amigos e outros para acessar a instituição de saúde e ser atendido em suas necessidades, enfraquecendo sua autonomia e independência de acesso a serviços de saúde. CONCLUSÃO Através dos dados coletados, foi possível identificar que o serviço de saúde pesquisado não possui profissionais capacitados em LIBRAS e nem estimula a capacitação para proporcionar um atendimento adequado a pessoas com deficiência auditiva. É importante lembrar que respeitar os deficientes é ter uma série de cuidados para que eles não sejam excluídos do convívio da sociedade, em todos os seus aspectos, e a acessibilidade faz parte desse respeito e da garantia de seus direitos como cidadãos. Ela significa dar a essas pessoas o acesso aos mesmos bens e serviços disponíveis para os demais cidadãos. E é de nossa responsabilidade, enquanto profissionais da saúde, identificar estas problemáticas e lutar pela garantia destes direitos e pelas transformações do olhar da sociedade para com essas pessoas. É urgente fazer entender que é a sociedade que tem que se adaptar às necessidades especiais das pessoas, e não o contrário. Esperamos que pesquisas com essas metas sejam realizadas, gerando dados epidemiológicos que passam contribuir com melhorias nas redes de saúde e na qualificação dos profissionais que estão se formando. REFERÊNCIAS 1 - SILVA, Luzia Poliana Anjos da; QUEIROS, Fernanda; LIMA, Isabela. Fatores etiológicos da deficiência auditiva em crianças e adolescentes de um centro de referência APADA em Salvador-BA. Rev Bras Otorrinolaringol, v. 72, n. 1, p. 33-6, FREIRE, Daniela Buchrieser et al. Acesso de pessoas deficientes auditivas a serviços de saúde em cidade do Sul do Brasil. Cad. saúde pública, v. 25, n. 4, p , 2009.

6 3 - RIO DE JANEIRO. Governo do Rio de Janeiro. Conselho Estadual para política de integração das Pessoas Portadoras de Deficiência CEPDE. Leis de acessibilidade: Leis no âmbito federal, estadual e municipal relativas ao acesso das pessoas portadoras de deficiência aos logradouros, prédios públicos e privados, estabelecimentos comerciais e estacionamentos. Disponível em:< 4- BRASIL. Presidência da Republica. Lei nº , de 6 de junho de Institui a Lei brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da pessoa com Deficiência). Brasília, 6 de junho de 2015.Disponível em:<

INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE. Pró-Reitoria de Gestão com Pessoas Unifesp

INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE. Pró-Reitoria de Gestão com Pessoas Unifesp INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE Pró-Reitoria de Gestão com Pessoas Unifesp Fonte: SIAPE Fonte: SIAPE Fonte: SIAPE Fonte: SIAPE Fonte: SIAPE Servidores, com deficiência, aposentados (n = 5) Fonte: SIAPE Lei Brasileira

Leia mais

ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE ESPACIAL AOS MEIOS DE HOSPEDAGEM DE SEROPÉDICA (RJ)

ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE ESPACIAL AOS MEIOS DE HOSPEDAGEM DE SEROPÉDICA (RJ) ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE ESPACIAL AOS MEIOS DE HOSPEDAGEM DE SEROPÉDICA (RJ) 1 Isabella Cabral SANTANA, 2 Lettícia Moreira dos Santos SANTANA; 3 Samara Grigório POLICARPO; 4 Maria Danielle Passos Ribeiro

Leia mais

MANUAL DE PROJETOS DE SANEAMENTO MPS MÓDULO 09.1 DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE SANEAMENTO ACESSIBILIDADE

MANUAL DE PROJETOS DE SANEAMENTO MPS MÓDULO 09.1 DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE SANEAMENTO ACESSIBILIDADE MÓDULO DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE SANEAMENTO VERSÃO 2018 SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 2 2. LEGISLAÇÃO FEDERAL... 2 3. LEGISLAÇÃO ESTADUAL... 4 4. NORMAS DA ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS

Leia mais

CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE

CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE TÍTULO: ESTUDO SOBRE ACESSIBILIDADE EM ESTABELECIMENTOS PÚBLICOS E PRIVADOS NO BAIRRO ATERRADO EM VOLTA REDONDA E SUA CONEXÃO A USUÁRIOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS

Leia mais

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Legislação das Pessoas com Deficiência Lei nº 8.160 de 1991 e Lei nº 11.126 de 2005 - Símbolo Internacional de Surdez e Direito de Ingresso e Permanência, do Deficiente

Leia mais

Acessibilidade como Prática na Educação Superior

Acessibilidade como Prática na Educação Superior Acessibilidade como Prática na Educação Superior Profª Fabiane Vanessa Breitenbach 26/06/2014 Acessibilidade enquanto Norma Acessibilidade é a condição para utilização, com segurança e autonomia, total

Leia mais

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL GABINETE DO DEPUTADO DELMASSO. PROJETO DE LEI Nº 1395 /2016 (Do Senhor Deputado DELMASSO PTN/DF)

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL GABINETE DO DEPUTADO DELMASSO. PROJETO DE LEI Nº 1395 /2016 (Do Senhor Deputado DELMASSO PTN/DF) PROJETO DE LEI Nº 1395 /2016 (Do Senhor Deputado DELMASSO PTN/DF) Estabelece normas visando a garantia de acessibilidade dos deficientes auditivos a exibição de filmes nacionais e estrangeiros, animações,

Leia mais

A DIFICULDADE DE COMUNICAÇÃO DO SURDO NOS ATENDIMENTOS DE SAÚDE

A DIFICULDADE DE COMUNICAÇÃO DO SURDO NOS ATENDIMENTOS DE SAÚDE A DIFICULDADE DE COMUNICAÇÃO DO SURDO NOS ATENDIMENTOS DE SAÚDE SANTOS, Claudia Rocha 1 ; RAVELLI, Rita de Cassia Rosiney 2 RESUMO Objetivo: Identificar as falhas na comunicação nos atendimentos de saúde

Leia mais

RESOLUÇÃO CNJ

RESOLUÇÃO CNJ RESOLUÇÃO CNJ 230 www.trilhante.com.br 1. Resolução nº230 do CNJ Os objetivos da resolução nº 230 do CNJ são trazidos já em seu art. 1º, que visa a orientar a adequação das atividades dos órgãos do Poder

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA LIBRAS NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

A IMPORTÂNCIA DA LIBRAS NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE A IMPORTÂNCIA DA LIBRAS NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE Lívia Karoline Morais da Silva (1); Clésia Oliveira Pachú (4) Universidade Estadual da Paraíba; karolinnemorais@outlook.com Introdução: O

Leia mais

SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA PESSOA COM DEFICIÊNCIA É um conceito em evolução e que resulta da interação entre pessoas com deficiência e as barreiras atitudinais e ambientais que impedem sua plena e

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº BRASÍLIA DF

RESOLUÇÃO Nº PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº BRASÍLIA DF RESOLUÇÃO Nº PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº -.2011.6.00.0000 BRASÍLIA DF Relator: Ministro Interessado: Tribunal Superior Eleitoral Institui o Programa de Acessibilidade da Justiça Eleitoral e dá outras providências.

Leia mais

LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA 35 Coleção LEIS ESPECIAIS para concursos Dicas para realização de provas com questões de concursos e jurisprudência do STF e STJ inseridas artigo por artigo Coordenação: LEONARDO GARCIA MAURÍCIO MAIA LEI

Leia mais

A ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA DO COMPLEXO AQUÁTICO E DO GINÁSIO DIDÁTICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CAMPUS JOÃO PESSOA

A ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA DO COMPLEXO AQUÁTICO E DO GINÁSIO DIDÁTICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CAMPUS JOÃO PESSOA A ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA DO COMPLEXO AQUÁTICO E DO GINÁSIO DIDÁTICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CAMPUS JOÃO PESSOA LIMA JÚNIOR, Gildo Ferreira NASCIMENTO, Hanna Emília Dias Evangelista PINHEIRO,

Leia mais

PORTARIA DETRAN Nº 41, DE

PORTARIA DETRAN Nº 41, DE PORTARIA DETRAN Nº 41, DE 26-04-2016 DOE 26-04-2016 O DIRETOR GERAL DO DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DO PIAUÍ -DETRAN/PI, no uso das atribuições legais e: Considerando a Lei nº 13.146, de 6 de julho

Leia mais

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Disposições Gerais, Da Igualdade e Da Não-Discriminação e Parte 2 Profa. Sandra Kiefer - Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD), 2009:

Leia mais

Acessibilidade, conforme a Lei /00: Uma Avaliação da Real Situação do Instituto Federal de Alagoas Campus Marechal Deodoro¹

Acessibilidade, conforme a Lei /00: Uma Avaliação da Real Situação do Instituto Federal de Alagoas Campus Marechal Deodoro¹ Acessibilidade, conforme a Lei 10. 098/00: Uma Avaliação da Real Situação do Instituto Federal de Alagoas Campus Marechal Deodoro¹ Roberta de Sousa Novais², Thaylane Eloise Gomes dos Santos², Givaldo Oliveira

Leia mais

TÍTULO: O ACOLHIMENTO DO ENFERMEIRO DO SERVIÇO DE PROCURA DE ÓRGÃOS E TECIDOS AOS FAMILIARES DO POTENCIAL DOADOR DE ÓRGÃOS E TECIDOS.

TÍTULO: O ACOLHIMENTO DO ENFERMEIRO DO SERVIÇO DE PROCURA DE ÓRGÃOS E TECIDOS AOS FAMILIARES DO POTENCIAL DOADOR DE ÓRGÃOS E TECIDOS. TÍTULO: O ACOLHIMENTO DO ENFERMEIRO DO SERVIÇO DE PROCURA DE ÓRGÃOS E TECIDOS AOS FAMILIARES DO POTENCIAL DOADOR DE ÓRGÃOS E TECIDOS. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA:

Leia mais

RESOLUÇÃO CNJ

RESOLUÇÃO CNJ RESOLUÇÃO CNJ 230 www.trilhante.com.br 1. Resolução nº230 do CNJ Os objetivos da resolução nº 230 do CNJ são trazidos já em seu art. 1º, que visa a orientar a adequação das atividades dos órgãos do Poder

Leia mais

Estacione na Vaga¹. PALAVRAS-CHAVE: Inclusão; Pessoas com Deficiência; Publicidade; Ticket.

Estacione na Vaga¹. PALAVRAS-CHAVE: Inclusão; Pessoas com Deficiência; Publicidade; Ticket. Estacione na Vaga¹ Rafael Melgueiro RAMOS² João LUCAS da Silva SANTOS³ João PAULO Alves da SILVA 4 Maria Lúcia TINOCO PACHECO 5 Instituto Federal do Amazonas, Manaus, AM. RESUMO Aproveitar espaços públicos

Leia mais

UMA RESPONSABILIDADE SOCIAL DE INSERÇÃO DO INDIVIDUO COM DEFICIÊNCIA.

UMA RESPONSABILIDADE SOCIAL DE INSERÇÃO DO INDIVIDUO COM DEFICIÊNCIA. TEMA: O atendimento às regras de acessibilidade na televisão - A necessidade de adaptação dos programas das televisões brasileiras com os recursos de acessibilidade vai mais além do simples cumprimento

Leia mais

ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BRAGANÇA/PA

ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BRAGANÇA/PA ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BRAGANÇA/PA Jonatas Augusto da Silva Ramos, Graduando de Pedagogia na Universidade Federal do Pará. Giselly Pereira Ribeiro, Graduanda de Pedagogia

Leia mais

Acessibilidade como Oportunidade para o Empreendedor

Acessibilidade como Oportunidade para o Empreendedor Acessibilidade como Oportunidade para o Empreendedor A acessibilidade como instrumento para viabilizar as oportunidades e responsabilidades do empreendedor Profa. Dra. Flávia Marçal P. de Araújo Professora

Leia mais

LEGISLAÇÃO SOBRE ACESSIBILIDADE

LEGISLAÇÃO SOBRE ACESSIBILIDADE LEIS FEDERAIS Lei Federal 7.405 12/11/1985 Torna obrigatória a colocação do Símbolo Internacional de Acesso em todos os locais e serviços que permitam sua utilização por pessoas portadoras de deficiência

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO CAMPUS SARANDI CURSO ADMINISTRAÇÃO

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO CAMPUS SARANDI CURSO ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO CAMPUS SARANDI CURSO ADMINISTRAÇÃO INCLUSÃO DE PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS NO MERCADO DE TRABALHO DE SARANDI/RS Autoras: Aline Luiza Junges Sibeli Paulon Ferronato

Leia mais

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Disposições Gerais, Da Igualdade e Da Não-Discriminação e Profa. Sandra Kiefer - Nomenclatura atual: (mudança de valores: inclusão) pessoa com deficiência (CDPD e LBI/EPD)

Leia mais

Girleane Rodrigues Florentino, Bruno Lopes Oliveira da Silva

Girleane Rodrigues Florentino, Bruno Lopes Oliveira da Silva O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA: UMA CHAMADA Á REFLEXÃO NA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO CARLOS RIOS EM ARCOVERDE/PE Girleane Rodrigues Florentino, Bruno Lopes Oliveira

Leia mais

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA www.trilhante.com.br 1. Estatuto da Pessoa com Deficiência O estatuto da pessoa com deficiência, lei nº 13.146 de 6 de julho de 2015, foi criado visando a assegurar,

Leia mais

I Workshop dos Programas de Pós-graduação em Enfermagem HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA NA INTERFACE DA SEGURANÇA DO PACIENTE NO AMBIENTE HOSPITALAR

I Workshop dos Programas de Pós-graduação em Enfermagem HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA NA INTERFACE DA SEGURANÇA DO PACIENTE NO AMBIENTE HOSPITALAR HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA NA INTERFACE DA SEGURANÇA DO PACIENTE NO AMBIENTE HOSPITALAR Linha de Pesquisa: Gestão em serviços de saúde. Responsável pelo trabalho: SILVA, A. T. Instituição: Escola de Enfermagem

Leia mais

SERVIÇOS AMBULATORIAIS DE SAÚDE NO CUIDADO INTEGRAL A PESSOA IDOSA

SERVIÇOS AMBULATORIAIS DE SAÚDE NO CUIDADO INTEGRAL A PESSOA IDOSA SERVIÇOS AMBULATORIAIS DE SAÚDE NO CUIDADO INTEGRAL A PESSOA IDOSA Cristiana Barbosa da Silva Gomes; Rosângela Vidal de Negreiros; Rejane Maria de Sousa Cartaxo; Tatianne da Costa Sabino; Lidiany Galdino

Leia mais

Pesquisa de Satisfação com Beneficiários. Formulário ANS (ano base 2018)

Pesquisa de Satisfação com Beneficiários. Formulário ANS (ano base 2018) Pesquisa de Satisfação com Beneficiários Formulário ANS (ano base 2018) Dados Técnicos 1.013 Entrevistados Nível de Margem de Confiança Erro 95% 3,07 Obs.: O que não estiver descrito especificamente a

Leia mais

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA/ALAGOAS: das políticas às práticas

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA/ALAGOAS: das políticas às práticas A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA/ALAGOAS: das políticas às práticas RESUMO Karla Lécia Barros Nunes 1 ; Deivila Aparecida Santos 2 ; Edja Silva Santos 3 Eixo Temático: Políticas Públicas

Leia mais

POLÍTICAS INSTITUCIONAIS DE ACESSIBILIDADE E A INCLUSÃO DE DISCENTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

POLÍTICAS INSTITUCIONAIS DE ACESSIBILIDADE E A INCLUSÃO DE DISCENTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR POLÍTICAS INSTITUCIONAIS DE ACESSIBILIDADE E A INCLUSÃO DE DISCENTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR Josenilde Oliveira Pereira - Universidade Federal do Maranhão Thelma Helena Costa Chahini. - Universidade

Leia mais

LEI Nº , DE 6 DE JULHO DE 2015

LEI Nº , DE 6 DE JULHO DE 2015 LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015 ARTIGOS 1º AO 13 E 34 A 38 - Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). DISPOSIÇÕES PRELIMINARES DISPOSIÇÕES

Leia mais

Para fins de aplicação desta Lei, consideram-se: DO DIREITO À EDUCAÇÃO

Para fins de aplicação desta Lei, consideram-se: DO DIREITO À EDUCAÇÃO Lei Nº 13.146 de 06/07/2015 Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Art. 3 o Para fins de aplicação desta Lei, consideram-se:... XIII - profissional

Leia mais

FACULDADE ATENEU - FATE REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE

FACULDADE ATENEU - FATE REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE FACULDADE ATENEU - FATE REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE FORTALEZA - CE 2017 2 SUMÁRIO CAPÍTULO I... 3 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS, DA FINALIDADE E OBJETIVOS... 3 CAPÍTULO II... 4 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL...

Leia mais

ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NO CUIDADO A FAMÍLIA E AO IDOSO COM ALZHEIMER: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NO CUIDADO A FAMÍLIA E AO IDOSO COM ALZHEIMER: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NO CUIDADO A FAMÍLIA E AO IDOSO COM ALZHEIMER: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA João Victor da Silva Rodrigues 1, Julliany Larissa Correia Santos², Cláudia Fabiane Gomes Gonçalves³,

Leia mais

COMUNICAÇÃO: UM DESAFIO ENFRENTADO POR ALUNOS SURDOS NO ENSINO REGULAR

COMUNICAÇÃO: UM DESAFIO ENFRENTADO POR ALUNOS SURDOS NO ENSINO REGULAR COMUNICAÇÃO: UM DESAFIO ENFRENTADO POR ALUNOS SURDOS NO ENSINO REGULAR Isabela França da Silva 1 ; Deysiane Alves Lima dos Santos 1 ; Estefany Karla Lourenço da Cunha 2 ; Neila da Silva Paschoal 3 ; Anderson

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE MEDICINA BRUNNA LUIZA SUAREZ

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE MEDICINA BRUNNA LUIZA SUAREZ 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE MEDICINA BRUNNA LUIZA SUAREZ ACESSIBILIDADE DA POPULAÇÃO SURDA NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DE BELO HORIZONTE: VISÃO DOS GESTORES Belo Horizonte 2015

Leia mais

Pesquisa de Satisfação com Beneficiários. (ano base 2018) Formulário Padrão ANS

Pesquisa de Satisfação com Beneficiários. (ano base 2018) Formulário Padrão ANS Pesquisa de Satisfação com Beneficiários (ano base 2018) Formulário Padrão ANS Dados Técnicos 279 Entrevistados Nível de Margem de Confiança Erro 90% 4,88 Obs.: O que não estiver descrito especificamente

Leia mais

DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Essa cartilha da Pessoa com Deficiência é o resultado do nosso primeiro ano no mandato de vereadora do Rio de Janeiro. Falo nosso porque esse mandato é construído por

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS E RECURSOS DE ACESSIBILIDADE POR CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIA E OUTRAS CONDIÇÕES ESPECIAIS COMPERVE

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS E RECURSOS DE ACESSIBILIDADE POR CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIA E OUTRAS CONDIÇÕES ESPECIAIS COMPERVE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UFRN NÚCLEO PERMANENTE DE CONCURSOS COMPERVE COMISSÃO PERMANENTE DE APOIO A ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS CAENE MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA

Leia mais

51 QUESTÕES DIREITO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

51 QUESTÕES DIREITO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA 51 QUESTÕES DIREITO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA COM GABARITO FUNDAMENTADO @CONCURSEIROESTUPIDO Página2 1 Marque a alternativa incorreta, nos a) Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento

Leia mais

CAPÍTULO II NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. Maristela Rossato

CAPÍTULO II NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. Maristela Rossato CAPÍTULO II POLÍTICAS E NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS Maristela Rossato O documento de Referência da Política de Inclusão é a Declaração Mundial de Educação para Todos, realizada em Jomtien,, na

Leia mais

CUIDADOS DE ENFERMAGEM ÀS PESSOAS PORTADORAS DE COLOSTOMIA E/OU ILEOSTOMIA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: NOTA PRÉVIA

CUIDADOS DE ENFERMAGEM ÀS PESSOAS PORTADORAS DE COLOSTOMIA E/OU ILEOSTOMIA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: NOTA PRÉVIA CUIDADOS DE ENFERMAGEM ÀS PESSOAS PORTADORAS DE COLOSTOMIA E/OU ILEOSTOMIA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: NOTA PRÉVIA Cláudia Bruna Perin¹ Érika Eberlline Pacheco dos Santos² Resumo O enfermeiro da Estratégia

Leia mais

Pesquisa de Satisfação do Beneficiário 2017

Pesquisa de Satisfação do Beneficiário 2017 Pesquisa de Satisfação do Beneficiário 2017 Dados Técnicos 384 Entrevistados Nível de Margem de Confiança Erro 95% 4,93 População: Beneficiários da Unimed Fronteira Noroeste, maiores de 18 anos, que tiveram

Leia mais

Acessibilidade & Mobilidade para todos! Acessibilidade em edificações e mobilidade urbana, uma questão mais que social.

Acessibilidade & Mobilidade para todos! Acessibilidade em edificações e mobilidade urbana, uma questão mais que social. ETEC VASCO ANTONIO VENCHIARUTTI MEIO AMBIENTE/SANEAMENTO/EDIFICAÇÕES Acessibilidade & Mobilidade para todos! Acessibilidade em edificações e mobilidade urbana, uma questão mais que social. lamaripalma@hotmail.com

Leia mais

A Sexualidade no Lesionado Vertebro Medular e a Intervenção do Enfermeiro de Reabilitação

A Sexualidade no Lesionado Vertebro Medular e a Intervenção do Enfermeiro de Reabilitação A Sexualidade no Lesionado Vertebro Medular e a Intervenção do Enfermeiro de Reabilitação Edite Oliveira Félix de Queirós editeofqueiros@gmail.com Clara de Assis Coelho de Araújo claraaraujo@ess.ipvc.pt

Leia mais

Pesquisa de Satisfação com Beneficiários. (ano base 2018) Formulário Padrão ANS

Pesquisa de Satisfação com Beneficiários. (ano base 2018) Formulário Padrão ANS Pesquisa de Satisfação com Beneficiários (ano base 2018) Formulário Padrão ANS Dados Técnicos 1.090 Entrevistados Nível de Margem de Confiança Erro 95% 2,96 Obs: O que não estiver descrito especificamente

Leia mais

TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA A COMUNICAÇÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS

TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA A COMUNICAÇÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA A COMUNICAÇÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS 1. Introdução Anderson Luís Furlan Este resumo objetiva apresentar de forma sucinta o que é, deficiência, dando enfoque a deficiência

Leia mais

Pesquisa de Satisfação com Beneficiários. (ano base 2018) Formulário Padrão ANS

Pesquisa de Satisfação com Beneficiários. (ano base 2018) Formulário Padrão ANS Pesquisa de Satisfação com Beneficiários (ano base 2018) Formulário Padrão ANS Dados Técnicos 269 Entrevistados Nível de Margem de Confiança Erro 90% 5,0 Obs: O que não estiver descrito especificamente

Leia mais

Universidade Estadual de Goiás Unidade Universitária de Itaberaí-Goiás. Fabiana dos Santos Santana Flávia Cristina da Silva

Universidade Estadual de Goiás Unidade Universitária de Itaberaí-Goiás. Fabiana dos Santos Santana Flávia Cristina da Silva Universidade Estadual de Goiás Unidade Universitária de Itaberaí-Goiás Fabiana dos Santos Santana Flávia Cristina da Silva Educação Especial: Formação dos Professores na Cidade de Itaberaí Itaberaí-GO

Leia mais

Pesquisa de Satisfação com Beneficiários. (ano base 2018) Formulário Padrão ANS

Pesquisa de Satisfação com Beneficiários. (ano base 2018) Formulário Padrão ANS Pesquisa de Satisfação com Beneficiários (ano base 2018) Formulário Padrão ANS Dados Técnicos 1.065 Entrevistados Nível de Margem de Confiança Erro 95% 3,00 Obs.: O que não estiver descrito especificamente

Leia mais

Michele da Silva Nimeth Riella. Coordenadoria de Concursos, Mobilidade e Acompanhamento

Michele da Silva Nimeth Riella. Coordenadoria de Concursos, Mobilidade e Acompanhamento A ATUAÇÃO DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DE ACESSIBILIDADE (EMA) NA CARREIRA DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Michele da Silva Nimeth Riella Coordenadoria

Leia mais

REVISÃO DE LITERATURA: USO DA LIBRAS NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

REVISÃO DE LITERATURA: USO DA LIBRAS NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM REVISÃO DE LITERATURA: USO DA LIBRAS NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM Lívia Karoline Morais da Silva (1); Ana Paula Santino Fialho (1); Cristiana da Silva Oliveira (2); Helen Jesana Vieira Diniz (3); Clésia

Leia mais

DIFICULDADES DE ALUNOS SURDOS NO APRENDIZADO DE MATEMÁTICA

DIFICULDADES DE ALUNOS SURDOS NO APRENDIZADO DE MATEMÁTICA DIFICULDADES DE ALUNOS SURDOS NO APRENDIZADO DE MATEMÁTICA Gleidson Vilhena da Silva - Marcela Vieira Corrêa - Aldenize Ruela Xavier - Anselmo Alencar Colares gleidson.ufpa@gmail.com - marcela.ufpa@hotmail.com

Leia mais

ÍNDICE 1 - REGIMENTOS E LEGISLAÇÃO DE ENSINO

ÍNDICE 1 - REGIMENTOS E LEGISLAÇÃO DE ENSINO ÍNDICE 1 - REGIMENTOS E LEGISLAÇÃO DE ENSINO 1 2 3 4 PARECERES LICENCIATURA Parecer CNE/CP nº 21 Duração e carga horária dos cursos de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso

Leia mais

CADERNO DE ACESSIBILIDADE FÍSICA NA UFRN

CADERNO DE ACESSIBILIDADE FÍSICA NA UFRN 29a Reunião Brasileira de Antropologia - Caderno de Acessibilidade na UFRN Agosto/2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES - CCHLA DEPARTAMENTO

Leia mais

Resolução CNJ nº 230/2016

Resolução CNJ nº 230/2016 Art. 3º A fim de promover a igualdade, adotar-se-ão, com urgência, medidas apropriadas para eliminar e prevenir quaisquer barreiras urbanísticas, arquitetônicas, nos transportes, nas comunicações e na

Leia mais

Recomendações sobre Acessibilidade em Instalações Portuárias

Recomendações sobre Acessibilidade em Instalações Portuárias Recomendações sobre Acessibilidade em Instalações Portuárias Agência Nacional de Transportes Aquaviários ANTAQ GTT Náutico, 12 de novembro de 2014 Marco Legal de Acessibilidade Lei 10.048 Lei 10.098 Decreto

Leia mais

COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO SENIORATO POR ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM EM PROJETO DE PESQUISA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO SENIORATO POR ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM EM PROJETO DE PESQUISA: RELATO DE EXPERIÊNCIA COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO SENIORATO POR ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM EM PROJETO DE PESQUISA: RELATO DE EXPERIÊNCIA ADELMO SILVA OLIVEIRA¹; BÁRBARA SILVESTRE DA SILVA PEREIRA 2 ; RENATA SOUZA PEREIRA DE

Leia mais

ENFERMAGEM E A PRÁTICA TRANSFUSIONAL UM HOSPITAL DE ALTA COMPLEXIDADE EM MACEIÓ-AL. Enfermeira do HUPAA,

ENFERMAGEM E A PRÁTICA TRANSFUSIONAL UM HOSPITAL DE ALTA COMPLEXIDADE EM MACEIÓ-AL. Enfermeira do HUPAA, ENFERMAGEM E A PRÁTICA TRANSFUSIONAL UM HOSPITAL DE ALTA COMPLEXIDADE EM MACEIÓ-AL. Magalhães, Daniela 1 ; Almeida, Ingryd Leilane 2 1 Enfermeira do HUPAA, e-mail: daniermi@gmail.com 2 Enfermeira do HUPPA,

Leia mais

12 PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE E DE ATENDIMENTO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA OU MOBILIDADE REDUZIDA

12 PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE E DE ATENDIMENTO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA OU MOBILIDADE REDUZIDA 12 PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE E DE ATENDIMENTO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA OU MOBILIDADE REDUZIDA 142 12 PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE E DE ATENDIMENTO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA OU MOBILIDADE REDUZIDA A promoção

Leia mais

ACESSIBILIDADE PARA DEFICIENTES FÍSICOS NAS PRINCIPAIS PRAÇAS DE IJUÍ- RS 1 ACCESSIBILITY FOR PHYSICAL DISABILITIES IN IJUÍ S MAIN PREMISES

ACESSIBILIDADE PARA DEFICIENTES FÍSICOS NAS PRINCIPAIS PRAÇAS DE IJUÍ- RS 1 ACCESSIBILITY FOR PHYSICAL DISABILITIES IN IJUÍ S MAIN PREMISES ACESSIBILIDADE PARA DEFICIENTES FÍSICOS NAS PRINCIPAIS PRAÇAS DE IJUÍ- RS 1 ACCESSIBILITY FOR PHYSICAL DISABILITIES IN IJUÍ S MAIN PREMISES Renata Rodrigues De Almeida 2, Kaiolani Schmitt Bittencourt 3,

Leia mais

1. TEMA DA PESQUISA 2. OBJETIVOS DA PESQUISA 1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA DA PESQUISA

1. TEMA DA PESQUISA 2. OBJETIVOS DA PESQUISA 1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA DA PESQUISA 3 1. TEMA DA PESQUISA O tema da pesquisa é Acessibilidade no Transporte Urbano, das Leis a Inclusão Social. A palavra acessível vem do latim accessibile e é um adjetivo que significa a que se pode chegar,

Leia mais

PROGRAMA DE SEGURANÇA DO PACIENTE EM TERAPIA SEMI INTENSIVA: ESTRATÉGIAS DE ENFERMEIRAS EM UMA ORGANIZAÇÃO PÚBLICA

PROGRAMA DE SEGURANÇA DO PACIENTE EM TERAPIA SEMI INTENSIVA: ESTRATÉGIAS DE ENFERMEIRAS EM UMA ORGANIZAÇÃO PÚBLICA FACULDADE MARIA MILZA BACHARELADO EM ENFERMAGEM PROGRAMA DE SEGURANÇA DO PACIENTE EM TERAPIA SEMI INTENSIVA: ESTRATÉGIAS DE ENFERMEIRAS EM UMA ORGANIZAÇÃO PÚBLICA Maria do Espírito Santo da Silva¹ Adriana

Leia mais

Pesquisa de Satisfação com Beneficiários (ano base 2018)

Pesquisa de Satisfação com Beneficiários (ano base 2018) Pesquisa de Satisfação com Beneficiários (ano base 2018) Objetivo da Pesquisa O estudo tem como objetivo mensurar a satisfação dos beneficiários da Bradesco Saúde, de acordo com os critérios definidos

Leia mais

Candidatos surdos comemoram tema da redação do Enem e novo recurso da videoprova

Candidatos surdos comemoram tema da redação do Enem e novo recurso da videoprova O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, que tratou dos desafios para a formação educacional de surdos no Brasil, surpreendeu muitos professores e candidatos por abordar uma

Leia mais

Pesquisa de Satisfação com Beneficiários (ano base 2018)

Pesquisa de Satisfação com Beneficiários (ano base 2018) Pesquisa de Satisfação com Beneficiários (ano base 2018) Objetivo da Pesquisa O estudo tem como objetivo mensurar a satisfação dos beneficiários da Bradesco Saúde, de acordo com os critérios definidos

Leia mais

POLITICA DE ASSISTENCIA SOCIAL PARA IDOSOS DA ÁREA RURAL DA PRAIA DE CAMPINA-PB: COMO ACESSAR?

POLITICA DE ASSISTENCIA SOCIAL PARA IDOSOS DA ÁREA RURAL DA PRAIA DE CAMPINA-PB: COMO ACESSAR? POLITICA DE ASSISTENCIA SOCIAL PARA IDOSOS DA ÁREA RURAL DA PRAIA DE CAMPINA-PB: COMO ACESSAR? Autoras: Edijane Nunes Valentim; Nilsonete Lucena Gonçalves Ferreira Faculdade Internacional da Paraíba -

Leia mais

HABILITAÇÃO E REABILITAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA PERSPECTIVA DA SAÚDE

HABILITAÇÃO E REABILITAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA PERSPECTIVA DA SAÚDE HABILITAÇÃO E REABILITAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA PERSPECTIVA DA SAÚDE AUTORES: Renatha de Carvalho (renathacfisio@gmail.com), Andréa de Jesus Lopes (andrealopesfisio@gmail.com. CER II

Leia mais

CRIANÇA E ADOLESCENTE FORA DA ESCOLA NÃO PODE (EVASAO ESCOLA)

CRIANÇA E ADOLESCENTE FORA DA ESCOLA NÃO PODE (EVASAO ESCOLA) UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-RETORIA DE EXTENSÃO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM TEORIA E PRÁTICA DOS CONSELHOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE-SER CONSELHEIRO SILVIA ADRIANA DE SOUZA LIMA MARIA

Leia mais

INTRODUÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA

INTRODUÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA A ATUAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA Maisa de Oliveira Sanday 1 Sônia Regina Leite de Almeida Prado 2 INTRODUÇÃO Apesar dos avanços na atenção a saúde

Leia mais

ANÁLISE QUANTO ACESSIBILIDADE DE PESSOAS CADEIRANTES EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE ARARA-PB

ANÁLISE QUANTO ACESSIBILIDADE DE PESSOAS CADEIRANTES EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE ARARA-PB ANÁLISE QUANTO ACESSIBILIDADE DE PESSOAS CADEIRANTES EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE ARARA-PB Maria Abílio Fragoso (1); Jaqueline de Souza (1); Idairis Andrade dos Santos(2); Caio César Alves de

Leia mais

AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2011

AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2011 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2011 NATAL/RN MARÇO/2012

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS PELA VISÃO DE UMA PROFISSIONAL DO SUS

POLÍTICAS PÚBLICAS PELA VISÃO DE UMA PROFISSIONAL DO SUS POLÍTICAS PÚBLICAS PELA VISÃO DE UMA PROFISSIONAL DO SUS Taize Hollas Rubia Maldaner Fiorini Ana Paula Risson Resumo INTRODUÇÃO: Este resumo foi elaborado a partir de uma entrevista realizada no dia 11

Leia mais

Solidez a serviço da saúde. Empresa de Assistência Médica totalmente verticalizada

Solidez a serviço da saúde. Empresa de Assistência Médica totalmente verticalizada Solidez a serviço da saúde Empresa de Assistência Médica totalmente verticalizada Pesquisa de Satisfação com Beneficiários (ano base 2018) Formulário Padrão ANS Dados Técnicos 1.068 Entrevistados Nível

Leia mais

A partir da década de 1990, no Brasil e no mundo, o paradigma tende a ser deslocado da integração para a inclusão. A Educação Inclusiva surgiu, e vem

A partir da década de 1990, no Brasil e no mundo, o paradigma tende a ser deslocado da integração para a inclusão. A Educação Inclusiva surgiu, e vem A partir da década de 1990, no Brasil e no mundo, o paradigma tende a ser deslocado da integração para a inclusão. A Educação Inclusiva surgiu, e vem crescendo no mundo inteiro, com base no pressuposto

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DE PIRABAS/PA CONCURSO PÚBLICO N.º 01/2015 EDITAL RETIFICADO E CONSOLIDADO N.º 02/2015, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2015

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DE PIRABAS/PA CONCURSO PÚBLICO N.º 01/2015 EDITAL RETIFICADO E CONSOLIDADO N.º 02/2015, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2015 DA 1 / 16 ANEXO 03 INFORMAÇÕES DOS CARGOS 1. CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL 1.1 CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO Cargo 01 Auxiliar de Serviços Gerais Atividades relacionadas à limpeza e conservação

Leia mais

O NAPNE COMO ALTERNATIVA DE PROMOÇÃO DA INCLUSÃO NO IFAL

O NAPNE COMO ALTERNATIVA DE PROMOÇÃO DA INCLUSÃO NO IFAL O NAPNE COMO ALTERNATIVA DE PROMOÇÃO DA INCLUSÃO NO IFAL Flávio Anderson Pedrosa de Melo 1 ; Márcia Rafaella Graciliano dos Santos Viana 2 ; Mayane Duarte Ferreira 3 Eixo Temático: Atendimento Educacional

Leia mais

Gabinete do Vereador Floriano Pesaro

Gabinete do Vereador Floriano Pesaro PROJETO DE LEI Nº 265/2012 Estabelece diretrizes para a Política Municipal sobre a utilização da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS e dá outras providências. A Câmara Municipal de São Paulo D E C R E

Leia mais

CARAVANA DA INCLUSÃO, ACESSIBILIDADE E CIDADANIA

CARAVANA DA INCLUSÃO, ACESSIBILIDADE E CIDADANIA CARAVANA DA INCLUSÃO, ACESSIBILIDADE E CIDADANIA GUIA DE ACESSIBILIDADE EM LOCAIS DOS EVENTOS UVESP União de Vereadores do Estado de São Paulo Luiz Baggio Neto Este guia prático de Acessibilidade foi preparado

Leia mais

CASA DE PROJETOS DO DCEENG: CONJUNTO DE AÇÕES MULTIDISCIPLINARES 1 DCEENG PROJECT HOUSE: MULTIDISCIPLINARY ACTION SET

CASA DE PROJETOS DO DCEENG: CONJUNTO DE AÇÕES MULTIDISCIPLINARES 1 DCEENG PROJECT HOUSE: MULTIDISCIPLINARY ACTION SET CASA DE PROJETOS DO DCEENG: CONJUNTO DE AÇÕES MULTIDISCIPLINARES 1 DCEENG PROJECT HOUSE: MULTIDISCIPLINARY ACTION SET Diane Meri Weiller Johann 2, Igor Norbert Dos Santos 3, Barbara Gundel Mendonça 4,

Leia mais

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A VISÃO DOS PROFESSORES

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A VISÃO DOS PROFESSORES ISBN 978-85-7846-516-2 O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A VISÃO DOS PROFESSORES Vanessa Aparecida Palermo UNESP/Marília Email: va_palermo@hotmail.com Eixo

Leia mais

ÍNDICE GERAL 5 - LEGISLAÇÃO POR ASSUNTO - RESOL CONSUP

ÍNDICE GERAL 5 - LEGISLAÇÃO POR ASSUNTO - RESOL CONSUP ÍNDICE GERAL 5 - LEGISLAÇÃO POR ASSUNTO - RESOL CONSUP 1 - REGIMENTOS E LEGISLAÇÃO DE ENSINO 1 2 3 4 PARECERES LICENCIATURA Parecer CNE/CP nº 21 Duração e carga horária dos cursos de Formação de Professores

Leia mais

EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS ESCOLAS: O USO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) COMO FERRAMENTA DE ENSINO AO ESTUDANTE SURDO EM PETROLINA-PE

EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS ESCOLAS: O USO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) COMO FERRAMENTA DE ENSINO AO ESTUDANTE SURDO EM PETROLINA-PE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS ESCOLAS: O USO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) COMO FERRAMENTA DE ENSINO AO ESTUDANTE SURDO EM PETROLINA-PE Erika Carolina Fernandes Lima. Universidade de São Paulo, Doutoranda

Leia mais

7 Reflexões e Considerações finais

7 Reflexões e Considerações finais 92 7 Reflexões e Considerações finais O objetivo principal dessa pesquisa foi analisar como as identidades dos conselheiros tutelares foram construídas a partir do estudo das narrativas presentes nas entrevistas

Leia mais

IMSI16. Contributo para a Democracia. Adriano Neves José Fernandes Luis Silva Paulo Gama

IMSI16. Contributo para a Democracia. Adriano Neves José Fernandes Luis Silva Paulo Gama IMSI16 Contributo para a Democracia Adriano Neves José Fernandes Luis Silva Paulo Gama Instituição Particular de Solidariedade Social Organização de voluntariado que apoia de forma individualizada vítimas

Leia mais

Regulamento de auxílio as pessoas com transtorno espectro autismo.

Regulamento de auxílio as pessoas com transtorno espectro autismo. Regulamento de auxílio as pessoas com transtorno espectro autismo. Introdução: A Fundação Educacional de Além Paraíba FEAP, implantou este Regulamento para todas as Unidades mantidas pela FEAP, na localidade

Leia mais

OBJETIVOS. Delimita a pretensão do pesquisador; abrange as finalidades ou as metas que o investigador espera alcançar

OBJETIVOS. Delimita a pretensão do pesquisador; abrange as finalidades ou as metas que o investigador espera alcançar OBJETIVOS Delimita a pretensão do pesquisador; abrange as finalidades ou as metas que o investigador espera alcançar verbo no infinitivo descobrir...avaliar...descrever..., analisar,...relacionar... OBJETIVO

Leia mais

FACULDADE UNA DE UBERLÂNDIA COLEGIADO DE CURSOS RESOLUÇÃO Nº 34 DE 15 DE DEZEMBRO DE 2017

FACULDADE UNA DE UBERLÂNDIA COLEGIADO DE CURSOS RESOLUÇÃO Nº 34 DE 15 DE DEZEMBRO DE 2017 COLEGIADO DE CURSOS RESOLUÇÃO Nº 34 DE 15 DE DEZEMBRO DE 2017 A Presidente do Colegiado de Cursos da Faculdade UNA de Uberlândia, Prof.ª. Elaine Rodrigues Benfica, no exercício de suas funções estatutárias

Leia mais

PESQUISA DE OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE PARA PROJETO DE BABÁ ELETRÔNICA PARA AUXÍLIO DE PAIS E MÃES COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA

PESQUISA DE OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE PARA PROJETO DE BABÁ ELETRÔNICA PARA AUXÍLIO DE PAIS E MÃES COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA PESQUISA DE OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE PARA PROJETO DE BABÁ ELETRÔNICA PARA AUXÍLIO DE PAIS E MÃES COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA OLIVEIRA[1], Ana Caline Escarião de BARROS[2], Kleber da Silva Centro de Ciência

Leia mais

NAPNE: UMA FERRAMENTA EM CONSTRUÇÃO PARA POLÍTICAS INCLUSIVAS DE ACESSO A EDUCAÇÃO.

NAPNE: UMA FERRAMENTA EM CONSTRUÇÃO PARA POLÍTICAS INCLUSIVAS DE ACESSO A EDUCAÇÃO. NAPNE: UMA FERRAMENTA EM CONSTRUÇÃO PARA POLÍTICAS INCLUSIVAS DE ACESSO A EDUCAÇÃO. 38 ANA CLAUDIA COUTINHO 1 RESUMO Este artigo tem como objetivo reunir dados sobre o Núcleo de Atendimento às Pessoas

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 34, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2011.

RESOLUÇÃO Nº 34, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2011. MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME CONSELHO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Esplanada dos Ministérios, bloco F, anexo, ala A, 1º andar, Brasília/DF CEP: 70059-900 RESOLUÇÃO Nº 34, DE

Leia mais

Trabalho /9 TEORIA DO ALCANCE DE METAS: UTILIDADE DO CONCEITO DE AMBIENTE PARA ACESSIBILIDADE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA AO SERVIÇO DE SAÚDE

Trabalho /9 TEORIA DO ALCANCE DE METAS: UTILIDADE DO CONCEITO DE AMBIENTE PARA ACESSIBILIDADE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA AO SERVIÇO DE SAÚDE 7158 Trabalho 2602-1/9 TEORIA DO ALCANCE DE METAS: UTILIDADE DO CONCEITO DE AMBIENTE PARA ACESSIBILIDADE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA AO SERVIÇO DE SAÚDE Resumo ARAGÃO, Antonia Eliana de Araújo PAGLIUCA,

Leia mais

POLÍTICAS INSTITUCIONAIS DE ACESSIBILIDADE. - Não seja portador de Preconceito -

POLÍTICAS INSTITUCIONAIS DE ACESSIBILIDADE. - Não seja portador de Preconceito - POLÍTICAS INSTITUCIONAIS DE ACESSIBILIDADE - Não seja portador de Preconceito - 2014 1 INTRODUÇÃO As Políticas Institucionais de Acessibilidade Não seja portador de preconceito é um elenco de ações que

Leia mais

Acessibilidade em bibliotecas: de Ranganathan à Agenda 2030

Acessibilidade em bibliotecas: de Ranganathan à Agenda 2030 Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Acessibilidade em bibliotecas: de Ranganathan à Agenda 2030 Sulamita Nicolau de Miranda (UFRJ) - sulamitandmiranda@gmail.com Resumo: O estudo propõe-se a tecer um diálogo

Leia mais

PORTARIA Nº 210 DE 15 DE JUNHO DE 2004

PORTARIA Nº 210 DE 15 DE JUNHO DE 2004 PORTARIA Nº 210 DE 15 DE JUNHO DE 2004 O Secretário de Atenção à Saúde, no uso de suas atribuições, e Considerando a Portaria 1.169/GM, de 15 de junho de 2004, que institui a Política Nacional de Atenção

Leia mais

ATENÇÃO PRIMÁRIA AMBIENTAL: O CONHECIMENTO DO ENFERMEIRO QUE ATUA NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA *

ATENÇÃO PRIMÁRIA AMBIENTAL: O CONHECIMENTO DO ENFERMEIRO QUE ATUA NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA * ATENÇÃO PRIMÁRIA AMBIENTAL: O CONHECIMENTO DO ENFERMEIRO QUE ATUA NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA * Andréia Centenaro 1 Elizabeth Maria Lazzarotto 2 INTRODUÇÃO: O presente estudo é centrado na atenção

Leia mais

- ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA LEI

- ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA LEI Professor Júlio Oliver JÚLIO OLIVER - ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA LEI 13.146/2015 1 2017/CESPE/TRE-TO/ANALISTA JUDICIÁRIO. À luz do Estatuto da Pessoa com Deficiência, a concepção de ambiente a

Leia mais