Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download ""

Transcrição

1 Assunto: Estruturas Isostáticas Momento Fletor e Cortante Prof. Ederaldo Azevedo Aula 6 ederaldoazevedo@yahoo.com.br

2 6.1 Generalidades As forças são classificadas em: externas e internas. Todos os corpos rígidos, ao serem submetidos a forças externas: ativas (cargas) e reativas (reações de apoio), apresentam mudança da forma geométrica (deformações). No momento em que um corpo deforma, entra em estado de tensão. Tensão é o estado que a matéria assume decorrente de uma deformação.

3 6.1 Generalidades As forças se transmitem internamente de um ponto a outro em um determinado elemento estrutural, por meio das tensões. A capacidade de transmissão de cargas está associada às tensões admissíveis dos materiais de que são compostos os elementos estruturais. Isso significa que, dependendo do material de que é constituído determinado elemento estrutural, maior ou menor será a sua capacidade de transmissão de cargas.

4 6.2 Esforços Internos As Forças internas são os esforços originados das tensões desenvolvidas pelos materiais que constituem os corpos rígidos. As Forças internas são responsáveis por manterem unidos os vários pontos materiais que constituem um corpo rígido. Determinar os esforços internos implica, determinar o estado de tensão a que o elemento está submetido.

5 6.2 Esforços Internos Para evidenciar as forças internas é necessário separar o elemento estrutural em análise em duas partes, através de um plano de corte imaginário. Este procedimento é conhecido como método dos cortes ou método das seções. Neste estudo, serão abordados os esforços internos associados ao estado simples e duplo de tensão. Esforço cortante Q, Esforços normais N e Momento Fletor M

6 6.2.1 Determinação dos Esforços Internos A Determinação dos esforços internos independe das características dos materiais. Os Esforços Internos depende somente da forma geométrica e dos esforços externos ativos e reativos e portanto é um problema que pode ser resolvido pela mecânica estática. A determinação dos esforços internos é de fundamental importância para o dimensionamento correto dos elementos estruturais.

7 6.2.1 Determinação dos Esforços Internos Por exemplo: de posse do valor do Momento fletor máximo de uma viga, o profissional calculista terá condições de estimar as dimensões desta. De acordo com a Primeira Lei de Newton, para que uma estrutura esteja estável, ou seja, em equilíbrio é necessário que o somatório de todas as forças externas e o somatório de todos os momentos de força que atuam no sistema sejam iguais a zero. (Fx=0) (Fy=0) (M=0)

8 6.2.1 Determinação dos Esforços Internos Sendo o sistema carregado por uma carga vertical uniformemente distribuída, cada apoio é responsável pela absorção de 50% da carga vertical aplicada, ou seja, cada apoio tem que resistir a 50% do peso da trave(vão).

9 6.2.1 Determinação dos Esforços Internos Já a carga horizontal deverá ser absorvida em uma das vinculações(apoio) do sistema. Assim, podemos afirmar que o sistema apresenta um equilíbrio global. Agora separando parte do sistema(fig. a seguir), é possível observar que o somatório das forças atuantes é diferente de zero, o que indica que a parte do sistema em análise não está em equilíbrio.

10 6.2.1 Determinação dos Esforços Internos Se o sistema (como um todo) está estável, como pode parte dele não estar em equilíbrio? È que na realidade o sistema não pode ser analisado em partes separadas, pois o elemento estrutural é um conjunto monolítico, em que cada parte tem responsabilidade com outra parte. A parcela de carga ativa que falta para estabelecer o equilíbrio é fornecida pela parte suprimida da parte em análise em

11 Analisando a figura acima, concluimos que os equilibrios vertical e horizontal estão garantidos. E, Q é o esforço interno que garante o equilibrio vertical do elemento em análise; Q é o esforço cortante. O esforço cortante é responsável pela transmissão de cargas oriundas das tensões de corte. Centro de Ensino Superior do Amapá-CEAP Determinação dos Esforços Internos

12 6.2.1 Determinação dos Esforços Internos N é o esforço normal(perpendicular) horizontal, responsável pela transmissão de cargas oriundas das tensões de tração ou compressão. Uma viga ao ser submetido a deformações curvas(fig. abaixo), o elemento entra em estado de tensão de flexão, em que existe uma variação de um: Estado máximo de tensão de flexão, em que existe uma variação de um: Estado máximo de tensão de compressão até um: Estado máximo de tensão de tração, passando por uma linha neutra.

13 6.2.1 Determinação dos Esforços Internos

14 6.2.2 Esforço Cortante e Momento Fletor de Vigas Conceito de viga: é um elemento estrutural, cuja forma geométrica é a de uma barra prismática(prisma) longa, em que dimensão e comprimento são bem maiores que as dimensões da seção.

15 Para dimensionar a seção de uma viga, é necessário, portanto determinar os esforços cortantes e os momentos fletores decorrentes das tensões a que a viga está submetida. Centro de Ensino Superior do Amapá-CEAP Esforço Cortante e Momento Fletor de Vigas Estruturalmente, a principal função das vigas é absorver as cargas verticais e transmiti-las horizontalmente até os pontos de apoio, geralmente pilares. Geralmente, as vigas por estarem submetidas a esforços verticais, desenvolvem somente tensões de flexão e tensões de corte, que dão origem aos esforços cortante e aos momentos fletores.

16 Por convenção, os sentidos arbitrados das reações e momentos nos diagramas abaixo serão utilizados para cálculo dos esforços internos em todos os problemas apresentados daqui em diante. Centro de Ensino Superior do Amapá-CEAP Esforço Cortante e Momento Fletor de Vigas Como já vimos as forças internas aparecem aos pares com sentidos opostos. Deste modo a parte esquerda da seção age sobre a parte direita, da mesma forma que a direita age sobre a esquerda. Assim, o sentido das forças será definido quando o elemento estrutural fica a esquerda da seção ou quando fica a direita da seção.

17 6.2.2 Esforço Cortante e Momento Fletor de Vigas

18 6.2.2 Esforço Cortante e Momento Fletor de Vigas Se analisarmos direito os diagramas de corpo livre dos dois segmentos, verifica-se que os esforços internos que surgem no ponto seccionado têm o mesmo módulo, mesma direção e sentidos contrários, condição necessária para satisfazer a Terceira lei de Newton e manter o equilíbrio interno. Segundo a terceira lei de newton, para cada força aplicada a um corpo esse tende a devolver uma outra força de mesmo módulo, mesma direção e sentido contrário/ toda ação provém uma reação.

19 6.2.2 Esforço Cortante e Momento Fletor de Vigas Para determinação dos esforços cortante e momento fletores adotaremos(esforços internos) o mesmo sistema de referencia que adotamos para calculo de reação de apoio, ou seja: Sentido horário = (+) Força para cima = (+) ; força para baixo =( -) Força seta para direita =( +); força seta para esquerda = (-)

20 6.2.3 Determinação dos esforços internos em vigas isostáticas. A partir do modelo estrutural, verificam-se as cargas ativas atuantes, traça-se o diagrama de corpo livre e calculam-se as reações de apoio por meio das equações de equilíbrio já estudadas no capítulo anterior. Assim considerando o até agora estudado segue exercício resolvido. Exercício clássico: 1) Determinar os esforços internos(momento fletor e Cortante) da viga isostática abaixo:

21 6.2.3 Determinação dos esforços internos em vigas isostáticas. Resolução: as reações de apoio já foram determinadas em exercício anterior e é o seguinte: RH=0; RV1=qL/2 ; RV2=qL/2

22 No modelo deste exercício existe apenas um trecho. Portanto ele será seccionado apenas uma vez. Centro de Ensino Superior do Amapá-CEAP Determinação dos esforços internos em vigas isostáticas. Determinado o equilíbrio externo do elemento, o próximo passo é verificar os trechos de continuidade de carga. Onde houver descontinuidade no carregamento ativo significa que existem trechos que se comportam de forma diferente. Sendo assim é necessário que cada trecho seja analisado individualmente. Para proceder à analise dos esforços internos, é necessário dividir a viga em trechos de continuidade e verificar as forças atuantes em cada trecho.

23 6.2.3 Determinação dos esforços internos em vigas isostáticas. Escolhido o ponto do trecho a ser seccionado, traça-se o diagrama de corpo livre de um dos segmentos A-S1 ou B- S1, com todas as forças externas envolvidas e com os respectivos esforços internos que surgem no ponto seccionado.

24 6.2.3 Determinação dos esforços internos em vigas isostáticas. Analise dos esforços internos a partir do segmento esquerdo A-S1. Equações de Equilíbrio (EE) Fx = 0 Fy = 0 M = 0 Fx = 0 N + 0 =0 N=0 (esforço normal) Fy = 0 ql/2 qx - Q = 0 Q= ql/2-qx(esforço cortante) MS1 = 0 - M + (N x 0) + (Qx 0) - (q.x.x/2) + (ql/2.x) = 0 - M - qx²/2 + qxl/2=0 - M= +qx²/2-qxl/2 - M= +qx²/2-qxl/2 (x -1) M= -qx²/2+qxl/2 (momento fletor)

25 6.2.3 Determinação dos esforços internos em vigas isostáticas. Análise dos resultados: O esforço normal é nulo, e isso é porque não existem forças externas horizontais ou diagonais atuando na viga; O resultado obtido para o esforço cortante é uma equação de 1º grau do tipo: Y= ax + b, equação geral da reta, donde: y= Q; a= q; b= ql/2; O resultado obtido para o momento fletor é uma equação de 2º grau do tipo: Y= ax² + bx + c, equação da curva, donde: Y= M; a= q; b= ql; c= constante;

26 6.2.3 Determinação dos esforços internos em vigas isostáticas. Análise dos resultados: Como os valores de Q e M são obtidos em forma de equação, é possível determinar o valor dos esforços internos em qualquer ponto da viga, transformando as equações em funções de x, onde x é uma variável contida no intervalo fechado ( 0 a L) que representa o tamanho da viga. Assim, para a equação do cortante, Q(x) = -qx + ql/2 (0;L) Δx 0 a L (substituindo valores como:) x=0 Q= ql/2 x=l/2 Q=zero(na metade da viga esforço cortante é zero); x=l Q= -ql/2

27 Para facilitar a visualização das deformações provocadas pelos esforços internos atuantes nos elementos estruturais, é possível traçar gráficos a partir dos valores obtidos por meio das funções; Esses gráficos são chamados de diagrama dos esforços internos. Centro de Ensino Superior do Amapá-CEAP Determinação dos esforços internos em vigas isostáticas. Análise dos resultados: Para a equação do momento fletor, M(x)= -qx²/2 + qxl/2 (0;L) Δx 0 a L (substituindo valores como:) x=0 M=zero x=l/2 M=qL²/8 x=l M=zero.

28 6.2.3 Determinação dos esforços internos em vigas isostáticas. Diagrama dos esforços internos: O diagrama dos esforços internos é representado no plano cartesiano. Para cada tipo de esforço é traçado um diagrama.

29 6.2.3 Determinação dos esforços internos em vigas isostáticas. Nota: 1. O eixo das abscissas(x) representa o eixo geométrico da viga; 2. O eixo das ordenadas(y) representa os esforços internos; 3. Observe que o valor do momento é máximo, no ponto em que o esforço cortante é nulo. Essa é uma características das vigas simplesmente apoiada; 4. Em muitos países, incluindo o Brasil, o gráfico usado para traçar o diagrama do momento fletor é traçado com eixo das ordenadas apontado para baixo, porque, dessa forma, a representação gráfica apresenta uma grande semelhança com as deformações causadas pelos momentos fletores.

30 Nota: 1. O gráfico do diagrama do momento fletor já está representado com o eixo das ordenadas apontando para baixo; 2. Os resultados obtidos nessa análise são exatamente os mesmos da análise anterior Determinação dos esforços internos em vigas isostáticas.

31 6.2.3 Determinação dos esforços internos em vigas isostáticas. Exercício Resolvido 01: Considerando o modelo estrutural com suas cargas ativas e reativas, determinar: a)os esforços internos(cortante e momento fletor); b)traçar os diagramas dos esforços internos.

32 6.2.3 Determinação dos esforços internos em vigas isostáticas. Resolução:

33 + Centro de Ensino Superior do Amapá-CEAP Determinação dos esforços internos em vigas isostáticas. Resolução: ESFORÇOS INTERNOS ATUANTES NO TRECHO 1 ( 0;5) zero DCL - SEGMENTO ESQUERDO q= 1,8 KN/m Q1 M1 N kn x S1 Sistema de Referência (SR)

34 6.2.3 Determinação dos esforços internos em vigas isostáticas. Equações de Equilíbrio (EE) cortante) Fx = 0 Fy = 0 M = 0 Fx = 0 N1 + 0 =0 N1=0 (ESFORÇO NORMAL) Fy = 0 3,375 1,800.X Q1 = 0 Q1= -1,800.X + 3,375(esforço MS1 = 0 - M1 - (1,8.x.x/2) + (3,375.X) = 0 fletor) M1= -0,9 X² + 3,375.X M1= -0,9 X² + 3,375.X (momento

35 6.2.3 Determinação dos esforços internos em vigas isostáticas. ESFORÇOS INTERNOS ATUANTES NO TRECHO 2 ( 5;7,5), em função da descontinuidade da viga a partir do ponto 5m as equações são diferentes. Equações de Equilíbrio (EE) Fx = 0 Fy = 0 M = 0 Fx = 0 N2 + 0 =0 N2=0 (ESFORÇO NORMAL) Fy = 0-1,800.x + Q2 = 0 Q2= -1,800.X (esforço cortante) MS2 = 0 +(1,800.x.x/2) + M2 = 0 M2= -900 X² M2= -0,9 X² (momento fletor)

36 6.2.3 Determinação dos esforços internos em vigas isostáticas. Traçar o diagrama de esforços internos. P/ Trecho 1 que possuem equações definidas para intervalo: (0;5) Δx 0 a 5 X=0 substituindo na equação(q1= -1,800.X + 3,375), Q=3,375 e na equação M1= -0,9 X² + 3,375.X e M1=0 X=5 substituindo na equação(q1= -1,800.X + 3,375), Q= -5,625 e na equação M1= -0,9 X² + 3,375.X e M1=-5,625. Obs.: é possível observar que os valores, em determinado momento, passam de positivos a negativos. Isso indica que existe um ponto da viga em que o esforço cortante é nulo e que o momento fletor é máximo. Para saber qual é esse ponto, é necessário igualar a equação que determina o esforço cortante a zero.

37 6.2.3 Determinação dos esforços internos em vigas isostáticas. Logo: igualando Q1= X + 3,375 a zero temos: -1,800.X + 3,375=0-1,800.X= - 3,375 X=3,375/1,800 X= 1,875m Logo na posição X=1,875m o esforço cortante é zero e o momento fletor é máximo. E o valor do Mf em 1,875 m é: M1= -0,9 X² + 3,375.X M= -0,9.1,875² + 3,375.1,875 = - 3, Mf = 3,164 KNm

38 6.2.3 Determinação dos esforços internos em vigas isostáticas. E o valor do Mf no ponto 5,00 é: M1= -0,9 X² + 3,375.X M = -0,9.5² + 3,375.5 Mf= - 22,5 + 16,87 Mf=-5,63 KNm é momento fletor máximo da viga.

39 6.2.3 Determinação dos esforços internos em vigas isostáticas. E Para saber em que ponto o momento fletor é zero para o trecho 1, é necessário igualar a equação que determina o momento fletor a zero. Logo: igualando M1= -0,9 X² + 3,375.X a zero temos: -0,9 X² + 3,375.X =0-0,9 X² + 3,375X=0 X(-0,9X + 3,375)=0 X= 0-0,9X=-3,375 X= 3,75 m Logo na posição X=3,75m o momento fletor é zero.

40 6.2.3 Determinação dos esforços internos em vigas isostáticas. a 2,5 P/ Trecho 2 que possuem equações definidas para intervalo: (5;7,5) Δx 0 X=0 substituindo na equação(q2= -1,800.X), Q=0 e na equação M2= -0,9 X² e M1=0 X=2,5 substituindo na equação(q2= -1,800.X), Q=4,5 e na equação M2= -0,9 X² e M1=- 5,625

41 6.2.3 Determinação dos esforços internos em vigas isostáticas. Assim fazendo o diagrama temos:

42 6.2.3 Determinação dos esforços internos em vigas isostáticas. Assim fazendo o diagrama temos:

43 6.2.3 Determinação dos esforços internos em vigas isostáticas. Exercício resolvido: Considerando o modelo estrutural, determinar: a) Os esforços internos(cortante, normal e momento fletor) para as seções transversais S1, S2 e S3.

44 6.2.3 Determinação dos esforços internos em vigas isostáticas. Resolução:

45 Seção S1 DCL - SEGMENTO ESQUERDO Resolução: A 12,5 kn 1,0 m S1 Q1 N1 Escolhemos a parte esquerda da viga, devido ao menor número de forças externas aplicadas. Equações de Equilíbrio (EE) M1 Fx = 0 Fy = 0 M = 0 Os sinais positivos de N1 e M1 indicam que os esforços solicitantes Fx = 0 N1=0 Fy = 0 12,5 Q1 = 0 Q1= 12,5 kn Ms1 = 0 (N1 x 0) + (12,5x 0) - M1 + Q1.x1= 0 - M1 + Q1=0 M1=Q1 M1=12,5 kn.m

46 Seção S2 Escolheremos, de novo, a parte esquerda devido ao menor número de forças externas aplicadas. Equações de Equilíbrio (EE) Fx = 0 Fy = 0 M = 0 Fx = 0 N2=0 Fy = 0 12,5 5 Q2 = 0 Q2= 7,5 kn Ma = 0 (N2 x 0) + (12,5x 0) - M2 + Q2 x 3 + 1,5x5= M2 + 3Q2 + 7,5=0 - M2 + 3x7,5 + 7,5=0 M2=30 kn.m

47 Seção S3 Neste caso será mais cômodo trabalhar com a parte direita da viga: Equações de Equilíbrio (EE) Fx = 0 Fy = 0 M = 0 Fx = 0 N3=0 Fy = 0 Q ,5 = 0 Q3= - 2,5 kn Mb = 0 (N3 x 0) + (17,5x 0) + M3 - Q3x2,5 +15x2= M3 -(-2,5.Q3) + 30=0 - M3 + 2,5.Q3 + 30=0 - M3 + 2,5x2,5+ 30=0 - M3 + 6,25+30=0 - M3= - 36,25 kn.m M3= 36,25 kn.m

48 Exercício: Determinar as expressões de força cortante(q) e momento fletor(m), e construir os respectivos diagramas na viga com cargas concentradas abaixo.

49 Exercício: Equações de Equilíbrio (EE) Fx = 0 Fy = 0 M = 0 Fx = 0 N1=0 Fy = 0 12,5 Q1 = 0 Q1= 12,5 kn Ms1 = 0 - M1 + Q1.x= 0 - M1 + Q1X=0 M1=Q1X M1=12,5X

50 Exercício: Equações de Equilíbrio (EE) Fx = 0 Fy = 0 M = 0 Fx = 0 N2=0 Fy = 0 12,5 5 Q2 = 0 Q2= 7,5 kn Ma = 0 - M2 + Q2 X + 1,5x5= 0 - M2 + Q2X + 7,5=0 - M2 + 7,5X + 7,5=0 M2= 7,5X + 7,5

51 Exercício: Equações de Equilíbrio (EE) Fx = 0 Fy = 0 M = 0 Fx = 0 N3=0 Fy = 0 Q ,5 = 0 Q3= - 2,5 kn Mb = 0 + M3 - Q3X +15x2= 0 - M3 -(-X.Q3) + 30=0 - M3 + Q3X + 30=0 - M3 + 2,5X+ 30=0 - M3 + 2,5X+30=0 M3= 2,5X + 30

Disciplina: Sistemas Estruturais Disciplina: Sistemas Estruturais Assunto: Estruturas Isostáticas Prof. Ederaldo Azevedo Aula 5 e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br Disciplina: Sistemas Estruturais 5.

Leia mais

Aula 4: Diagramas de Esforços internos

Aula 4: Diagramas de Esforços internos ula 4: Diagramas de Esforços internos Estudo das Vigas Isostáticas Como já mencionado, vigas são peças (barras) da estrutura onde duas dimensões são pequenas em relação a terceira. Isto é, o comprimento

Leia mais

Resistência dos Materiais

Resistência dos Materiais Resistência dos Materiais Eng. Mecânica, Produção UNIME 2016.1 Lauro de Freitas, Maio, 2016. 5 Análise e projeto de vigas em flexão Conteúdo Introdução Diagramas de Força Cortante e Momento Fletor Problema

Leia mais

MAC de outubro de 2009

MAC de outubro de 2009 MECÂNICA MAC010 26 de outubro de 2009 1 2 3 4 5. Equiĺıbrio de Corpos Rígidos 6. Treliças 7. Esforços internos Esforços internos em vigas VIGA é um elemento estrutural longo e delgado que é apoiado em

Leia mais

Reações externas ou vinculares são os esforços que os vínculos devem desenvolver para manter em equilíbrio estático uma estrutura.

Reações externas ou vinculares são os esforços que os vínculos devem desenvolver para manter em equilíbrio estático uma estrutura. 52 CAPÍTULO V CÁLCULO DAS REAÇÕES EXTERNAS I. GENERALIDADES Reações externas ou vinculares são os esforços que os vínculos devem desenvolver para manter em equilíbrio estático uma estrutura. Os vínculos

Leia mais

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II - Notas de Aulas

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II - Notas de Aulas RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II - Notas de Aulas Prof. José Junio Lopes BIBLIOGRAFIA BÁSICA HIBBELER, Russell Charles. Resistência dos Materiais ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. 1 - CONCEITOS FUNDAMENTAIS

Leia mais

Capítulo 4 Diagramas de esforços em pórticos planos

Capítulo 4 Diagramas de esforços em pórticos planos Diagramas de esforços em pórticos planos Professora Elaine Toscano Capítulo 4 Diagramas de esforços em pórticos planos 4.1 Pórticos planos Este capítulo será dedicado ao estudo dos quadros ou pórticos

Leia mais

23.(UNIFESPA/UFPA/2016) A viga de madeira de seção I composta da Figura 5 é constituída por três peças de madeira de 6 x 16 centímetros.

23.(UNIFESPA/UFPA/2016) A viga de madeira de seção I composta da Figura 5 é constituída por três peças de madeira de 6 x 16 centímetros. .(UNIFESPA/UFPA/016) A viga de madeira de seção I composta da Figura 5 é constituída por três peças de madeira de 6 x 16 centímetros. Figura 5 Viga de madeira de seção composta pregada. Dimensões em centímetros.

Leia mais

P 2 M a P 1. b V a V a V b. Na grelha engastada, as reações serão o momento torçor, o momento fletor e a reação vertical no engaste.

P 2 M a P 1. b V a V a V b. Na grelha engastada, as reações serão o momento torçor, o momento fletor e a reação vertical no engaste. Diagramas de esforços em grelhas planas Professora Elaine Toscano Capítulo 5 Diagramas de esforços em grelhas planas 5.1 Introdução Este capítulo será dedicado ao estudo das grelhas planas Chama-se grelha

Leia mais

Capítulo 2 Cargas e esforços

Capítulo 2 Cargas e esforços Cargas e esforços Professora Elaine Toscano Capítulo 2 Cargas e esforços 2.1 Cargas té o presente momento foram adotadas apenas cargas concentradas e cargasmomento nos exemplos, no entanto, na prática,

Leia mais

pef2602 estruturas na arquitetura II: sistemas reticulados flaviobragaia gisellemendonça leonardoklis natáliatanaka steladadalt equipe26

pef2602 estruturas na arquitetura II: sistemas reticulados flaviobragaia gisellemendonça leonardoklis natáliatanaka steladadalt equipe26 pef2602 estruturas na arquitetura II: sistemas reticulados exercício01 setembro/2009 flaviobragaia gisellemendonça leonardoklis equipe26 natáliatanaka steladadalt 1 viga isostática equações de equilíbrio

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio NECE. Experimento de ensino baseado em problemas. Módulo 01: Análise estrutural de vigas

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio NECE. Experimento de ensino baseado em problemas. Módulo 01: Análise estrutural de vigas Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio NECE Experimento de ensino baseado em problemas Módulo 01: Análise estrutural de vigas Aula 03: Estruturas Submetidas à Flexão e Cisalhamento

Leia mais

Sistemas Estruturais

Sistemas Estruturais Notas de aula Prof. Andréa 1. Elementos Estruturais Sistemas Estruturais Uma vez especificados os tipos de aço comumente utilizados em estruturas metálicas, determinadas as características geométricas

Leia mais

Teoria das Estruturas - Aula 03

Teoria das Estruturas - Aula 03 Teoria das Estruturas - Aula 03 Relações Diferenciais entre Mom. Fletores, Esforços Cortantes e Carregamentos Diagramas de Estado de Momento Fletor (M) e Esforço Cortante (V); Equação da Linha Elástica;

Leia mais

Resistência dos Materiais

Resistência dos Materiais Resistência dos Materiais Prof. Antonio Dias Antonio Dias / Resistência dos Materiais 1 Flexão Diagramas de força cortante e momento fletor Elementos longos e retos que suportam cargas perpendiculares

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA CIVIL TEORIA DAS ESTRUTURAS II

CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA CIVIL TEORIA DAS ESTRUTURAS II CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA CIVIL TEORIA DAS ESTRUTURAS II PROFESSOR: Eng. CLÁUDIO MÁRCIO RIBEIRO ESPECIALISTA EM ESTRUTURAS Estrutura Definição: Estrutura é um sistema destinado a proporcionar o equilíbrio

Leia mais

Para efeito de cálculo o engastamento deve ser substituído por um tramo adicional biapoiado (barra fictícia = Barra1)

Para efeito de cálculo o engastamento deve ser substituído por um tramo adicional biapoiado (barra fictícia = Barra1) Exercício 2 Determinar os diagramas de esforços solicitantes para a viga abaixo pelo Equação dos Três Momentos. Determinar todos os pontos de momentos máximos. Calcular também as reações de apoio.. Solução:

Leia mais

Para efeito de cálculo o engastamento deve ser substituído por um tramo adicional biapoiado (barra fictícia = Barra 3)

Para efeito de cálculo o engastamento deve ser substituído por um tramo adicional biapoiado (barra fictícia = Barra 3) Exercício 1 Determinar os diagramas de esforços solicitantes para a viga abaixo pelo Equação dos Três Momentos. Determinar todos os pontos de momentos máximos. Calcular também as reações de apoio. Solução:

Leia mais

Mecânica Geral. Prof. Evandro Bittencourt (Dr.) Engenharia de Produção e Sistemas UDESC. 27 de fevereiro de 2008

Mecânica Geral. Prof. Evandro Bittencourt (Dr.) Engenharia de Produção e Sistemas UDESC. 27 de fevereiro de 2008 Mecânica Geral Prof Evandro Bittencourt (Dr) Engenharia de Produção e Sistemas UDESC 7 de fevereiro de 008 Sumário 1 Prof Evandro Bittencourt - Mecânica Geral - 007 1 Introdução 11 Princípios Fundamentais

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio. CIV 1111 Sistemas Estruturais na Arquitetura I

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio. CIV 1111 Sistemas Estruturais na Arquitetura I Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio CIV 1111 Sistemas Estruturais na Arquitetura I Profa. Elisa Sotelino Prof. Luiz Fernando Martha Estruturas Submetidas à Flexão e Cisalhamento

Leia mais

FACULDADE SUDOESTE PAULISTA Teoria das Estruturas

FACULDADE SUDOESTE PAULISTA Teoria das Estruturas A estrutura é a parte da construção responsável pela resistência às ações externas (cargas). Uma estrutura pode estar sujeita à ação de diferentes tipos de carga, tais como pressão do vento, reação de

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS - EDIFICAÇÕES

CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS - EDIFICAÇÕES CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS - EDIFICAÇÕES ESTABILIDADE ESFORÇOS SIMPLES Apostila Organizada pelo professor: Edilberto Vitorino de Borja 2016.1 1. CARGAS ATUANTES NAS ESTRUTURAS 1.1 CARGAS EXTERNAS Uma estrutura

Leia mais

Texto de apoio às aulas presenciais compilação de exercícios resolvidos

Texto de apoio às aulas presenciais compilação de exercícios resolvidos ESCOLA POLITÉCNICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PEF2308 Fundamentos de Mecânica das Estruturas Prof. Osvaldo Nakao Texto de apoio às aulas presenciais compilação de exercícios resolvidos Elaborado pelos acadêmicos

Leia mais

PEF Fundamentos de Mecânica das Estruturas P1-2001

PEF Fundamentos de Mecânica das Estruturas P1-2001 PEF 308 - Fundamentos de Mecânica das Estruturas P1-001 Questão 1 Para a estrutura da figura, a força de P kn/m está aplicada em C, o momento de 3P kn.m está aplicado em D e a força uniformemente distribuída

Leia mais

O centróide de área é definido como sendo o ponto correspondente ao centro de gravidade de uma placa de espessura infinitesimal.

O centróide de área é definido como sendo o ponto correspondente ao centro de gravidade de uma placa de espessura infinitesimal. CENTRÓIDES E MOMENTO DE INÉRCIA Centróide O centróide de área é definido como sendo o ponto correspondente ao centro de gravidade de uma placa de espessura infinitesimal. De uma maneira bem simples: centróide

Leia mais

Univer Univ sidade Feder sidade F al de Alagoas Centro de Tecnologia Curso d de E Engenharia i Ci Ci i v lil T oria das Estruturas I Aula Aula 10

Univer Univ sidade Feder sidade F al de Alagoas Centro de Tecnologia Curso d de E Engenharia i Ci Ci i v lil T oria das Estruturas I Aula Aula 10 Universidade Federal de lagoas entro de Tecnologia urso de Engenharia ivilil Teoria das Estruturas I ula 10 Prof. Flávio arboza de Lima ula 09 enário Estruturas Isostáticas Planas Esforços Internos Solicitantes

Leia mais

Assunto: Principios da Resistencia dos Materiais Prof. Ederaldo Azevedo Aula 5 e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br 6.2 Tensão: Tensão: é ao resultado da ação de cargas sobre uma área da seção analisada

Leia mais

A B. P/l. l l l. a a a B 2P. Articulação ideal A B. a/2 a/2

A B. P/l. l l l. a a a B 2P. Articulação ideal A B. a/2 a/2 ESOL OLITÉNI D UNIVERSIDDE DE SÃO ULO Departamento de Engenharia Mecânica ME-3210 MEÂNI DOS SÓLIDOS I rofs.: lóvis. Martins e R. Ramos Jr. 3 a rova 21/06/2016 Duração: 100 minutos 1 a Questão (4,0 pontos):

Leia mais

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS CONTROLE DE QUALIDADE INDUSTRIAL Aula 01 INTRODUÇÃO

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS CONTROLE DE QUALIDADE INDUSTRIAL Aula 01 INTRODUÇÃO CONTROLE DE QUALIDADE INDUSTRIAL A resistência dos materiais é um assunto bastante antigo. Os cientistas da antiga Grécia já tinham o conhecimento do fundamento da estática, porém poucos sabiam do problema

Leia mais

CAPÍTULO V SOLICITAÇÕES INTERNAS EM ESTRUTURAS DE BARRA

CAPÍTULO V SOLICITAÇÕES INTERNAS EM ESTRUTURAS DE BARRA CAPÍTULO V SOLICITAÇÕES INTERNAS EM ESTRUTURAS DE BARRA I. CONVENÇÕES: Conforme já vimos, se cortarmos uma estrutura por uma seção, nesta seção devem aparecer esforços que equilibrem o sistema isolado

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Pato Branco. Lista de Exercícios para Prova 1

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Pato Branco. Lista de Exercícios para Prova 1 Lista de Exercícios para Prova 1 1 - Para as estruturas hiperestáticas abaixo, determine um SISTEMA PRINCIPAL válido. No SISTEMA PRINCIPAL escolhido, determine os gráficos de momento fletor e as reações

Leia mais

Teoria das Estruturas - Aula 06

Teoria das Estruturas - Aula 06 Teoria das Estruturas - Aula 06 Diagramas de Estado de Pórticos com Barras Inclinadas, Escoras e Tirantes Barras Inclinadas Pórticos Compostos Exemplo de Modelagem Estrutural Prof. Juliano J. Scremin 1

Leia mais

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS 2 Marcel Merlin dos Santos

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS 2 Marcel Merlin dos Santos RESISTÊNCI DOS MTERIIS 2 Marcel Merlin dos Santos REVISÃO DE DIGRM DE ESORÇOS INTERNOS SOLICITNTES Vamos imaginar que a barra B esteja sendo seccionada. Vamos considerar qua a barra tenha 6 m de comprimento

Leia mais

Deflexão em vigas de eixo reto

Deflexão em vigas de eixo reto 10 de novembro de 2016 Linha elástica da flexão é a curva formada pelo eixo de uma viga inicialmente retilíneo, devido à aplicação de momentos de flexão. Figura : Exemplo de viga em flexão Antes da aplicação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ TC032 - MECÂNICA DAS ESTRUTURAS I LISTA DE EXERCÍCIOS 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ TC032 - MECÂNICA DAS ESTRUTURAS I LISTA DE EXERCÍCIOS 6 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ TC032 - MECÂNICA DAS ESTRUTURAS I LISTA DE EXERCÍCIOS 6 1. Dada a viga simples abaixo, calcular : V A máx; V A min; Q S máx e Q S min - carga permanente : g = 10 kn/m -

Leia mais

CAPÍTULO VI FLEXÃO ELÁSTICA EM VIGAS

CAPÍTULO VI FLEXÃO ELÁSTICA EM VIGAS 1 CAPÍTULO VI FLEXÃO ELÁSTICA EM VIGAS I. ASPECTOS GERAIS As vigas empregadas nas edificações devem apresentar adequada rigidez e resistência, isto é, devem resistir aos esforços sem ruptura e ainda não

Leia mais

Resistência dos Materiais 2 AULA 9-10 DEFLEXÕES DE VIGAS E EIXOS

Resistência dos Materiais 2 AULA 9-10 DEFLEXÕES DE VIGAS E EIXOS Resistência dos Materiais 2 AULA 9-10 DEFLEXÕES DE VIGAS E EIXOS PROF.: KAIO DUTRA A Linha Elástica A deflexão de uma estrutura é causada por seu carregamento interno como a força normal, força cortante,

Leia mais

Exercício 2. Universidade de São Paulo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. PEF Estruturas na Arquitetura Sistemas Reticulados

Exercício 2. Universidade de São Paulo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. PEF Estruturas na Arquitetura Sistemas Reticulados Universidade de São Paulo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Exercício 2 PEF 2602 - Estruturas na Arquitetura Sistemas Reticulados Equipe 09 Felipe Tinel 5914801 Gabriela Haddad 5914714 Lais de Oliveira

Leia mais

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS IBMEC Graduação em Engenharia Civil Teoria das Estruturas I EXERCÍCIOS RESOLVIDOS 1. Classifique as estruturas abaixo quanto à estaticidade: (a) : estrutura isostática (4 variáveis, 4 equações) (b) : estrutura

Leia mais

Flexão Vamos lembrar os diagramas de força cortante e momento fletor

Flexão Vamos lembrar os diagramas de força cortante e momento fletor Flexão Vamos lembrar os diagramas de força cortante e momento fletor Elementos longos e retos que suportam cargas perpendiculares a seu eixo longitudinal são denominados vigas. Vigas são classificadas

Leia mais

Flexão. Diagramas de força cortante e momento fletor. Diagramas de força cortante e momento fletor

Flexão. Diagramas de força cortante e momento fletor. Diagramas de força cortante e momento fletor Capítulo 6: Flexão Adaptado pela prof. Dra. Danielle Bond Diagramas de força cortante e momento fletor Elementos delgados que suportam carregamentos aplicados perpendicularmente a seu eixo longitudinal

Leia mais

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS Terceira Edição CAPÍTULO RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS Ferdinand P. eer E. Russell Johnston, Jr. Deflexão de Vigas por Integração Capítulo 7 Deflexão de Vigas por Integração 7.1 Introdução 7. Deformação de

Leia mais

EQUILÍBRIO INTERNO DE ESTRUTURAS

EQUILÍBRIO INTERNO DE ESTRUTURAS EQUILÍBRIO INTERNO DE ETRUTURA ORÇA AXIAL, CORTANTE E MOMENTO LETOR: Apesar de na prática uma estrutura possuir três dimensões, podemos reduzir este sistema em planos e semi-planos. ocalizaremos nossa

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Centro de Engenharias. Resistência dos Materiais I. Capítulo 6 Flexão

Universidade Federal de Pelotas Centro de Engenharias. Resistência dos Materiais I. Capítulo 6 Flexão Capítulo 6 Flexão 6.1 Deformação por flexão de um elemento reto A seção transversal de uma viga reta permanece plana quando a viga se deforma por flexão. Isso provoca uma tensão de tração de um lado da

Leia mais

Teoria das Estruturas - Aula 09

Teoria das Estruturas - Aula 09 Teoria das Estruturas - Aula 09 Cálculo de Deslocamentos em Estruturas Isostáticas (2) Princípio dos Trabalhos Virtuais aplicado a Treliças; Princípio dos Trabalhos Virtuais aplicado a Vigas e Pórticos;

Leia mais

TENSÕES DE FLEXÃO e de CISALHAMENTO EM VIGAS

TENSÕES DE FLEXÃO e de CISALHAMENTO EM VIGAS DIRETORIA ACADÊMICA DE CONSTRUÇÃO CIVIL Tecnologia em Construção de Edifícios Disciplina: Construções em Concreto Armado TENSÕES DE FLEXÃO e de CISALHAMENTO EM VIGAS Notas de Aula: Edilberto Vitorino de

Leia mais

Tensões associadas a esforços internos

Tensões associadas a esforços internos Tensões associadas a esforços internos Refs.: Beer & Johnston, Resistência dos ateriais, 3ª ed., akron Botelho & archetti, Concreto rmado - Eu te amo, 3ª ed, Edgard Blücher, 00. Esforços axiais e tensões

Leia mais

Exercícios de linha elástica - prof. Valério SA Universidade de São Paulo - USP

Exercícios de linha elástica - prof. Valério SA Universidade de São Paulo - USP São Paulo, dezembro de 2015. 1. Um pequeno veículo de peso P se move ao longo de uma viga de seção retangular de largura e altura de, respectivamente, 2 e 12 cm. Determinar a máxima distância s, conforme

Leia mais

Tensão. Introdução. Introdução

Tensão. Introdução. Introdução Capítulo 1: Tensão Adaptado pela prof. Dra. Danielle Bond Introdução A resistência dos materiais é um ramo da mecânica que estuda as relações entre as cargas externas aplicadas a um corpo deformável e

Leia mais

Mecânica Geral II Notas de AULA 6 - Teoria Prof. Dr. Cláudio S. Sartori

Mecânica Geral II Notas de AULA 6 - Teoria Prof. Dr. Cláudio S. Sartori Mecânica Geral II otas de AULA 6 - Teoria Prof. Dr. Cláudio S. Sartori Forças em vigas e em cabos Introdução Analisaremos dois tipos de forças internas em dois tipos de estruturas em engenharia:. Vigas.

Leia mais

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES CÁLCULO ESTRUTURAL AULA 03

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES CÁLCULO ESTRUTURAL AULA 03 1 TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES CÁLCULO ESTRUTURAL AULA 03 1 Saber Resolve Cursos Online www.saberesolve.com.br 2 Sumário 1 Momentos Fletores nas Lajes... 3 1.1 Laje Armada em uma direção... 3 1.2 Laje armada

Leia mais

FESP Faculdade de Engenharia São Paulo Prof. Douglas Pereira Agnelo Prof. Dr. Alfonso Pappalardo Jr.

FESP Faculdade de Engenharia São Paulo Prof. Douglas Pereira Agnelo Prof. Dr. Alfonso Pappalardo Jr. CE2 Estabilidade das Construções II FESP Faculdade de Engenharia São Paulo Prof. Douglas Pereira Agnelo Prof. Dr. Alfonso Pappalardo Jr. Nome: Matrícula: Assinale a(s) avaliação(ões) que perdeu: A1 A2

Leia mais

Turma/curso: 5º Período Engenharia Civil Professor: Elias Rodrigues Liah, Engº Civil, M.Sc.

Turma/curso: 5º Período Engenharia Civil Professor: Elias Rodrigues Liah, Engº Civil, M.Sc. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: TEORIA DAS ESTRUTURAS I Código: ENG2032 Tópico: ENERGIA DE DEFORMAÇÃO E PRINCÍPIO DA CONSERVAÇÃO DE ENERGIA Turma/curso:

Leia mais

Teoria das Estruturas - Aula 12

Teoria das Estruturas - Aula 12 Teoria das Estruturas - Aula 12 Linhas de Influência de Estruturas Isostáticas (3) Envoltórias; LI s de Treliças; Prof. Juliano J. Scremin 1 Aula 12 - Seção 1: Envoltórias 2 Envoltórias Limites As Envoltórias

Leia mais

Caso zero de carregamento: No caso zero de carregamento, aplicamos à isostática o carregamento da hiperestática.

Caso zero de carregamento: No caso zero de carregamento, aplicamos à isostática o carregamento da hiperestática. Módulo 4 - Resolução de estruturas uma vez hiperestáticas externamente e com todas as suas barras solicitadas por momento fletor, sem a presença de torção, através do Processo dos Esforços. O Processo

Leia mais

Teoria das Estruturas I - Aula 06

Teoria das Estruturas I - Aula 06 Teoria das Estruturas I - Aula 06 Diagramas de Estado de Pórticos com Barras Inclinadas, Escoras e Tirantes Barras Inclinadas Prof. Juliano J. Scremin 1 Aula 06 - Seção 01: Barras Inclinadas 2 Barras Inclinadas:

Leia mais

Mecânica dos Sólidos I Lista de exercícios I Barras e treliças

Mecânica dos Sólidos I Lista de exercícios I Barras e treliças Mecânica dos Sólidos I Lista de exercícios I arras e treliças (1)Uma biela consiste em três barras de aço de 6.25 mm de espessura e 31.25mm de largura, conforme esquematizado na figura. Durante a montagem,

Leia mais

FESP Faculdade de Engenharia São Paulo. CE2 Estabilidade das Construções II Prof. Douglas Pereira Agnelo Duração: 85 minutos

FESP Faculdade de Engenharia São Paulo. CE2 Estabilidade das Construções II Prof. Douglas Pereira Agnelo Duração: 85 minutos FESP Faculdade de Engenharia São Paulo Avaliação: A1 Data: 12/mai/ 2014 CE2 Estabilidade das Construções II Prof. Douglas Pereira Agnelo Duração: 85 minutos Nome: Matrícula ORIENTAÇÕES PARA PROVA a b c

Leia mais

plano da figura seguinte. A rótula r expressa que não háh

plano da figura seguinte. A rótula r expressa que não háh Método das Forças Sistema Principal Consideremos o pórtico p plano da figura seguinte. A rótula r em D expressa que não háh transmissão de momento fletor da barra CD para a extremidade D das barras BD

Leia mais

ENG 1204 ANÁLISE DE ESTRUTURAS II 1º Semestre Terceira Prova 29/06/2013 Duração: 2:45 hs Sem Consulta

ENG 1204 ANÁLISE DE ESTRUTURAS II 1º Semestre Terceira Prova 29/06/2013 Duração: 2:45 hs Sem Consulta ENG 1204 ANÁISE DE ESTRUTURAS II 1º Semestre 2013 Terceira Prova 29/06/2013 Duração: 2:45 hs Sem Consulta 1ª Questão (4,0 pontos) Para uma viga abaixo, calcule os valores mínimo e máximo do esforço cortante

Leia mais

Exercício 4. Universidade de São Paulo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. PEF Estruturas na Arquitetura Sistemas Reticulados

Exercício 4. Universidade de São Paulo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. PEF Estruturas na Arquitetura Sistemas Reticulados Universidade de São Paulo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Exercício 4 PEF 2602 - Estruturas na Arquitetura Sistemas Reticulados Grupo 09 Felipe Tinel 5914801 Gabriela Haddad 5914714 Lais de Oliveira

Leia mais

Resistência dos Materiais Teoria 2ª Parte

Resistência dos Materiais Teoria 2ª Parte Condições de Equilíbrio Estático Interno Equilíbrio Estático Interno Analogamente ao estudado anteriormente para o Equilíbrio Estático Externo, o Interno tem um objetivo geral e comum de cada peça estrutural:

Leia mais

ENG 1204 ANÁLISE DE ESTRUTURAS II 1º Semestre Terceira Prova 24/06/2015 Duração: 2:30 hs Sem Consulta. Nome: Matrícula:

ENG 1204 ANÁLISE DE ESTRUTURAS II 1º Semestre Terceira Prova 24/06/2015 Duração: 2:30 hs Sem Consulta. Nome: Matrícula: ENG 12 ANÁLISE DE ESTRUTURAS II 1º Semestre 215 Terceira Prova 2/6/215 Duração: 2:3 hs Sem onsulta Nome: Matrícula: 1ª Questão (, pontos) Você está envolvido no projeto de uma ponte rodoviária cujo sistema

Leia mais

Teoria das Estruturas - Aula 10

Teoria das Estruturas - Aula 10 Teoria das Estruturas - Aula 10 Linhas de Influência de Estruturas Isostáticas (1) Introdução às Linhas de Influência; L.I. de Vigas Biapoiadas; L.I. de Vigas Engastadas em Balanço; Prof. Juliano J. Scremin

Leia mais

MECÂNICA GERAL 3º e 4º CICLO (ENGENHARIA MECÂNICA E DE PRODUÇÃO) Profa. Ms. Grace Kelly Quarteiro Ganharul

MECÂNICA GERAL 3º e 4º CICLO (ENGENHARIA MECÂNICA E DE PRODUÇÃO) Profa. Ms. Grace Kelly Quarteiro Ganharul MECÂNICA GERAL 3º e 4º CICLO (ENGENHARIA MECÂNICA E DE PRODUÇÃO) Profa. Ms. Grace Kelly Quarteiro Ganharul grace.ganharul@aedu.com Graduação em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção Disciplina:

Leia mais

Equações Diferenciais aplicadas à Flexão da Vigas

Equações Diferenciais aplicadas à Flexão da Vigas Equações Diferenciais aplicadas à Flexão da Vigas Page 1 of 17 Instrutor HEngholmJr Version 1.0 September 21, 2014 Page 2 of 17 Indice 1. CONCEITOS PRELIMINARES DA MECANICA.... 4 1.1. FORÇA NORMAL (N)...

Leia mais

4 Exemplos de Validação e Análise de Resultados

4 Exemplos de Validação e Análise de Resultados 4 Exemplos de Validação e Análise de Resultados Os exemplos apresentados neste capítulo se referem a algumas vigas de edifícios de concreto armado que foram retiradas de projetos estruturais existentes

Leia mais

Disciplina: Resistência dos Materiais Unidade V - Flexão. Professor: Marcelino Vieira Lopes, Me.Eng.

Disciplina: Resistência dos Materiais Unidade V - Flexão. Professor: Marcelino Vieira Lopes, Me.Eng. Disciplina: Resistência dos Materiais Unidade V - Flexão Professor: Marcelino Vieira Lopes, Me.Eng. http://profmarcelino.webnode.com/blog/ Referência Bibliográfica Hibbeler, R. C. Resistência de materiais.

Leia mais

ENGENHARIA DE FORTIFICAÇÃO E CONSTRUÇÃO CADERNO DE QUESTÕES 2015/2016

ENGENHARIA DE FORTIFICAÇÃO E CONSTRUÇÃO CADERNO DE QUESTÕES 2015/2016 CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO ENGENHARIA DE FORTIFICAÇÃO E CONSTRUÇÃO CADERNO DE QUESTÕES 2015/2016 1 a QUESTÃO Valor: 1,0 Viga Seção transversal T A figura acima mostra uma viga de seção transversal

Leia mais

Barras prismáticas submetidas a momento fletor e força cortante

Barras prismáticas submetidas a momento fletor e força cortante Barras prismáticas submetidas a momento fletor e força cortante Introdução Os esforços mais comuns de incidência em vigas estruturais são a força cortante e o momento fletor, os quais são causados por

Leia mais

Resistência dos Materiais

Resistência dos Materiais - Forças Internas em vigas (diagramas de esforços) Acetatos baseados nos livros: - Mechanics of Materials - Beer & Jonhson - Mecânica e V. Dias da Silva Índice Revisões da estática Tipos de apoio Diagrama

Leia mais

ESTRUTURAS PARA LINHAS DE TRANSMISSÃO 2 CARGAS X DESLOCAMENTOS

ESTRUTURAS PARA LINHAS DE TRANSMISSÃO   2 CARGAS X DESLOCAMENTOS LINHAS DE 2 CARGAS X DESLOCAMENTOS Equilíbrio x Deslocamento x Deformação Já conhecemos o conceito de equilíbrio, e as diferenças entre deslocamento e deformação. Vimos que o deslocamento pode ocorre com

Leia mais

Arquitetura e Urbanismo

Arquitetura e Urbanismo Arquitetura e Urbanismo Sistemas Estruturais 1 APONTAMENTOS DE AULA Prof. Ricardo Karvat http://paginapessoal.utfpr.edu.br/karvat 2016/2 CLASSIFICAÇÃO DAS ESTRUTURAS ESTRUTURAS: Estrutura é todo conjunto

Leia mais

Equações diferenciais

Equações diferenciais Equações diferenciais Equações diferenciais Equação diferencial de 2ª ordem 2 d 2 Mz x q x dx d Mz x Vy x q x C dx Mz x q x C x C 1 2 1 Equações diferenciais Equação do carregamento q0 q x 2 d 2 Mz x q

Leia mais

Exercícios de esforços solicitantes - prof. Valério SA Universidade de São Paulo - USP

Exercícios de esforços solicitantes - prof. Valério SA Universidade de São Paulo - USP São Paulo, deembro de 2015. Eercícios complementares de apoio aos alunos que cursam as disciplinas de Introdução a ecânica das Estruturas para os cursos da Engenharia Civil ou de Resistência dos ateriais

Leia mais

Assunto: Características Geométricas das Figuras Planas Prof. Ederaldo Azevedo Aula 6 e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br O dimensionamento e a verificação da capacidade resistente de barras, como de

Leia mais

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I Curso de Eletromecânica

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I Curso de Eletromecânica Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina CEFET/SC Unidade Araranguá RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I Curso de Eletromecânica Prof. Fernando H. Milanese, Dr. Eng. milanese@cefetsc.edu.br Conteúdo

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Engenharia. Departamento de Engenharia de Estruturas NOTAS DE AULA. Análise Estrutural I

Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Engenharia. Departamento de Engenharia de Estruturas NOTAS DE AULA. Análise Estrutural I Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Departamento de Engenharia de Estruturas NOTAS DE AULA Análise Estrutural I Estudo das Grelhas Isostáticas Autor Prof. Estevão Bicalho Pinto Rodrigues

Leia mais

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II FLEXÃO PARTE I

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II FLEXÃO PARTE I RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II FLEXÃO PARTE I Prof. Dr. Danie Caetano 2014-1 Objetivos Conceituar forças cortantes e momentos fetores Capacitar para o traçado de diagramas de cortantes e momento fetor em

Leia mais

ENG1200 Mecânica Geral Semestre Lista de Exercícios 5 - Força Cortante e Momento Fletor em Vigas

ENG1200 Mecânica Geral Semestre Lista de Exercícios 5 - Força Cortante e Momento Fletor em Vigas ENG1200 Mecânica Geral Semestre 2013.2 Lista de Eercícios 5 - Força Cortante e Momento Fletor em Vigas Questão 1 Prova P2 2013.1 Calcular as reações de apoio, determinar as epressões matemáticas e traçar

Leia mais

Disciplina: Sistemas Estruturais Assunto: Principios da Estática e da Mecânica Prof. Ederaldo Azevedo Aula 2 e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br 2. PRINCIPIOS BÁSICOS DA ESTÁTICA E DA MECÂNICA A ciência

Leia mais

, Equação ESFORÇO NORMAL SIMPLES 3.1 BARRA CARREGADA AXIALMENTE

, Equação ESFORÇO NORMAL SIMPLES 3.1 BARRA CARREGADA AXIALMENTE 3 ESFORÇO NORMAL SIMPLES O esforço normal simples ocorre quando na seção transversal do prisma atua uma força normal a ela (resultante) e aplicada em seu centro de gravidade (CG). 3.1 BARRA CARREGADA AXIALMENTE

Leia mais

CIV 1127 ANÁLISE DE ESTRUTURAS II 2º Semestre Terceira Prova 25/11/2002 Duração: 2:30 hs Sem Consulta

CIV 1127 ANÁLISE DE ESTRUTURAS II 2º Semestre Terceira Prova 25/11/2002 Duração: 2:30 hs Sem Consulta CIV 1127 ANÁISE DE ESTRUTURAS II 2º Semestre 02 Terceira Prova 25/11/02 Duração: 2:30 hs Sem Consulta 1ª Questão (4,0 pontos) Para uma viga de ponte, cujo modelo estrutural é apresentado abaixo, calcule

Leia mais

Exercícios de esforços solicitantes - Departamento de Estruturas e Geotécnicas- USP - Prof. Valério SA

Exercícios de esforços solicitantes - Departamento de Estruturas e Geotécnicas- USP - Prof. Valério SA São Paulo, março de 2018. Eercícios complementares de apoio aos alunos que cursam as disciplinas de Introdução a ecânica das Estruturas para os cursos da Engenharia Civil ou de Resistência dos ateriais

Leia mais

Nota: Engenharia Civil. Disciplina: Teoria das Estruturas. Turma:

Nota: Engenharia Civil. Disciplina: Teoria das Estruturas. Turma: Engenharia Civil Exame Final: 2014 Disciplina: Teoria das Estruturas TE14-EFb Nota: Turma: Aluno: Matrícula: Orientações: Leia atentamente todas as instruções da prova. Não é permitida a comunicação entre

Leia mais

Assunto: Treliças Prof. Ederaldo Azevedo Aula 4 e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br 5.1 Treliças Simples: A Treliça é uma estrutura composta de elementos esbeltos unidos uns aos outros por meio de rótulas

Leia mais

Treliças Definição Métodos dos Nós ou Método de Cremona

Treliças Definição Métodos dos Nós ou Método de Cremona Treliças São estruturas constituídas por barras de eixo retilíneo, articuladas entre si em suas extremidades, formando malhas triangulares. As articulações (ou juntas) são chamadas de nós. Como as cargas

Leia mais

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS AULAS 02

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS AULAS 02 Engenharia da Computação 1 4º / 5 Semestre RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS AULAS 02 Prof Daniel Hasse Tração e Compressão Vínculos e Carregamentos Distribuídos SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SP Aula 04 Vínculos Estruturais

Leia mais

FLEXIBILIDADE E SUPORTAÇÃO AULA DEFLEXÕES

FLEXIBILIDADE E SUPORTAÇÃO AULA DEFLEXÕES FLEXIBILIDADE E SUPORTAÇÃO AULA 10-11 DEFLEXÕES PROF.: KAIO DUTRA Diagramas de Deflexão e a Curva Elástica Deflexões de estruturas podem ocorrer de várias fontes, como cargas, temperatura, erros de fabricação,

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Q1: ESCOA POITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAUO Q: Q3: Nota: PME310 Mecânica dos Sólidos I Prova Substitutiva 04/07/018 Duração: 10 minutos Não é permitido o uso de equipamentos eletrônicos durante a

Leia mais

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II FLEXÃO PARTE I

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II FLEXÃO PARTE I RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II FLEXÃO PARTE I Prof. Dr. Danie Caetano 2013-1 Objetivos Conceituar forças cortantes e momentos fetores Capacitar para o traçado de diagramas de cortantes e momento fetor em

Leia mais

ESTÁTICA DAS ESTRUTURAS I PROF. IBERÊ 1 / 37 MÉTODO DOS ESFORÇOS

ESTÁTICA DAS ESTRUTURAS I PROF. IBERÊ 1 / 37 MÉTODO DOS ESFORÇOS ESTÁTCA DAS ESTUTUAS POF. BEÊ / 7 ÉTODO DOS ESFOÇOS Na resolução de estruturas hiperestáticas (aquelas que não podem ser resolvidas com as equações fundamentais da estática, a saber : somatória forças

Leia mais

TEORIA DAS ESTRUTURAS II PROF.: VICTOR MACHADO

TEORIA DAS ESTRUTURAS II PROF.: VICTOR MACHADO TEORIA DAS ESTRUTURAS II PROF.: VICTOR MACHADO APRESENTAÇÃO Contatos: victor.silva@progeto.com.br victormsilva.com PLANO DE AULA Apresentação do Plano de Aula Forma de Avaliação Faltas e Atrasos UNIDADE

Leia mais

MORFOLOGIA DAS ESTRUTURAS

MORFOLOGIA DAS ESTRUTURAS I - ESTRUTURAS RESISTENTES MORFOLOGIA DAS ESTRUTURAS É um conjunto de elementos ligados entre si que tem a finalidade de suportar cargas e transferi-las ao solo. Os esforços externos ativos ou cargas que

Leia mais

MECÂNICA DO CONTÍNUO. Tópico 3. Método dos Trabalhos Virtuais

MECÂNICA DO CONTÍNUO. Tópico 3. Método dos Trabalhos Virtuais MECÂNICA DO CONTÍNUO Tópico 3 Método dos Trabalhos Virtuais PROF. ISAAC NL SILVA Aspecto físico do equilíbrio Instável Estável P y1 y2 P Indiferente P Aspecto matemático: Eq. Instável d 2 V/dx 2

Leia mais

Disciplina: Mecânica Geral - Estática

Disciplina: Mecânica Geral - Estática Disciplina: Mecânica Geral - Estática II. Forças Distribuídas Prof. Dr. Eng. Fernando Porto A barragem Grand Coulee (EUA) suporta 3 tipos diferentes de forças distribuídas: o peso de seus elementos construtivos,

Leia mais