EVOLUÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO MUNICÍPIO DE MACAÉ: CONSIDERAÇÕES PARA ANÁLISES TEMPORAIS COMPARATIVAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EVOLUÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO MUNICÍPIO DE MACAÉ: CONSIDERAÇÕES PARA ANÁLISES TEMPORAIS COMPARATIVAS"

Transcrição

1 EVOLUÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO MUNICÍPIO DE MACAÉ: CONSIDERAÇÕES PARA ANÁLISES TEMPORAIS COMPARATIVAS Kelly Ferreira Esch Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Geociências Departamento de Geografia Paulo Márcio Leal de Menezes Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Geociências Departamento de Geografia RESUMO Este trabalho tem como objetivo apresentar as dificuldades encontradas na realização de análises temporais comparativas no estado do Rio de Janeiro, com base em seus municípios ou em suas regiões, em virtude de mudanças na regionalização e da criação de novos municípios. A fim de ilustrar este problema, a nível municipal será apresentado o exemplo da evolução políticoadministrativa de Macaé e, com relação às regiões, as mudanças na mesorregião geográfica onde este município está inserido, atualmente denominada Norte Fluminense, compreendendo o período a partir de ABSTRACT This work has as objective to present the difficulties found in the accomplishment of comparative temporary analyses in the State of Rio de Janeiro, with base in their Municipal Districts or in their Government Areas, because of changes in the regionalization and the creation of new Municipal Districts. In order to illustrate this problem, at municipal level the example of the political-administrative evolution of Macaé will be presented and, regarding the Government Areas, the changes in the area where is inserted, in the period starting from 1960, denominated nowadays as North Fluminense. 1- INTRODUÇÃO O Rio de Janeiro, assim como os outros estados da Federação, apresenta dois processos importantes que alteram a sua organização territorial, política e administrativa, ao longo do tempo: a criação de novos municípios e as mudanças na regionalização oficial produzida pelo IBGE. Desde 1940 o IBGE produziu três divisões regionais distintas para o Brasil, e a cada uma delas houve redefinição da divisão interna do estado do Rio de Janeiro em Regiões do Governo. Isto significa que, em um intervalo de aproximadamente 40 anos ( ), existem três configurações regionais distintas para o mesmo sítio. Paralelamente, considerando este mesmo período, a criação de municípios é um fenômeno marcante no estado a partir de 1985, alterando expressivamente a sua divisão político-administrativa. Os novos municípios são então incluídos na regionalização vigente, não necessariamente na região do município de origem. Uma conseqüência importante desses processos refere-se à dificuldade de se realizar uma gama variada de análises temporais comparativas, baseadas nos municípios ou nas regiões do governo, uma vez que as mudanças ocorridas redefinem as unidades territoriais para divulgação de dados estatísticos.

2 Nesse contexto, o presente trabalho pretende mostrar as dificuldades encontradas na realização destas análises, exemplificando com o município de Macaé, e com a região onde está inserido, atualmente denominada Norte Fluminense, compreendendo as mudanças ocorridas a partir de EVOLUÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO A história da autonomia municipal no Brasil, desde a instalação de São Vicente, em 1532, tem sido marcada por períodos alternados de descentralização e de centralização, observados à medida que o cenário político se transforma. No Rio de Janeiro não foi diferente, e a evolução do número de municípios fluminenses, a partir de 1800 até os dias atuais, pode ser visualizada nas figuras 1 e 2. Estas mudanças na malha municipal do estado implicam em uma importante questão: como realizar análises onde seja necessário estudar a evolução de determinada variável ao longo do tempo, tendo o município como área de estudo? Ou seja, como realizar análise de dados ao longo do tempo em determinado município, caso tenha havido mudanças em seus limites? Tal questionamento deve estar presente em cada pesquisa onde o tempo se apresente como uma variável de análise, uma vez que os levantamentos estatísticos, em sua maioria, têm como unidade territorial mínima para divulgação de dados o município. Desta forma, mudanças na malha municipal do estado implicam em novas unidades territoriais para divulgação de dados, que anteriormente estavam agregados a outras unidades. Considerando o aumento de 42% no número de municípios do estado a partir de 1985, esta questão toma dimensões maiores, pois mesmo para análises temporais recentes (entre 1990 e 2000, por exemplo) torna-se necessário um trabalho de pesquisa a fim de verificar se houve alteração nos limites municipais. Caso tenha havido, é preciso então estabelecer uma metodologia, a fim de que as dimensões da área analisada sejam a mesma em todo o período considerado, e as variáveis reflitam a realidade da unidade territorial em estudo. Para exemplificar o problema exposto, será apresentada a evolução político-administrativa do município de Macaé, bem como uma proposta para realizar análises de dados temporalmente. Figura 1 1 Mapas político-administrativo do Rio de Janeiro em diferentes períodos. 1 Fonte: GEOCART Laboratório de Cartografia, Departamento de Geografia UFRJ.

3 Nº de Municípios Evolução da malha municipal do Estado do Rio de Janeiro, no período de 1820 a Ano Figura 2 2 Gráfico da evolução da malha municipal do Rio de Janeiro, a partir de O EXEMPLO DE MACAÉ A vila de São João de Macaé conseguiu sua autonomia no ano de 1813, tendo sido instalada em 1814, com territórios desmembrados da cidade de Cabo Frio e da vila de São Salvador dos Campos, perfazendo uma área de km 2 (figura 3). Em 1846, a vila é elevada à categoria de cidade e, neste mesmo ano, ocorre o primeiro desmembramento em seu território. Barra de São João (posteriormente Casimiro de Abreu) alcança a sua autonomia político-administrativa, mas somente é instalada a vila em Desde a emancipação de Casimiro de Abreu até os dias atuais, ainda ocorreriam mais três desmembramentos no território de Macaé, como pode ser observado na tabela 1 e na figura 4. Como conseqüência, diminui-se gradativamente a área ocupada pelo município, que desde 1995, com a emancipação de Carapebus, ocupa uma área correspondente a apenas 37% da original. Tabela 1- Municípios emancipados de Macaé. Municípios Casimiro de Abreu Conceição de Macabu Ano de Criação Ano de Instalação Área (km2) ,6 Quissamã ,9 Carapebus ,6 Figura 3 3 Localização do município de Macaé. (malha municipal de 1840) 2 Fonte: GEOCART - Laboratório de Cartografia, Departamento de Geografia da URFJ. 3 Fonte: CIDE, 1993.

4 A figura 4 e a tabela 2 apresentam os períodos em que não houve mudanças na malha municipal de Macaé, bem como a respectiva área ocupada. Para os quatro momentos em que existiram alterações, foi calculada a variação em relação ao período anterior, em km 2 e porcentagem, e também a variação acumulada relativa à área original. Figura 4 Evolução político administrativa de Macaé. Tabela 2 Área ocupada pelo município de Macaé, e sua variação ao longo do tempo. Períodos Área (km 2 ) Variação (km 2 ) Variação em relação ao período anterior 21,1% 13,5% 32% 20% Variação acumulada em relação à área original (3.277 km 2 ) 21,1% 31,7% 53,6% 62,9%

5 Como já foi dito anteriormente, os levantamentos estatísticos são divulgados em relação aos municípios, e todas as variáveis estão relacionadas ao espaço físico onde estão localizadas. Desta forma, considerando os censos do IBGE, por exemplo, todos os dados que no ano de 2000 estão no território de Carapebus, em 1990 faziam parte do município de Macaé. Observando a tabela anterior, verifica-se que no período de 1960 a 2000, a área considerada como Macaé mudou três vezes. Utilizando como fontes de dados os Censos do IBGE, com uma periodicidade de 10 anos, uma pesquisa englobando a evolução do número de domicílios por instalação sanitária, por exemplo, representaria: no ano de 2000, os domicílios localizados em uma área de 1215 km 2 ; em 1990, aqueles localizados em 1521 km 2 ; já para os anos de 1980, 1970 e 1960, uma área de 2237 km 2. Em outras palavras, significa dizer que em 2000 a área analisada é quase a metade daquela considerada em Não é possível realizar comparações em qualquer intervalo temporal onde haja mudança na área de coleta das informações, sem utilizar alguma metodologia no sentido de corrigir este problema. Uma possível solução, talvez a menos complicada, seria utilizar a área geográfica ocupada no ano mais remoto da pesquisa, e a partir de então, a cada mudança, somar o valor encontrado no respectivo município emancipado. Para o exemplo anterior, a área geográfica base seria aquela de Só no ano de 1990 seriam somados os valores encontrados em Macaé e Quissamã, e em 2000, o total de Macaé, Quissamã e Carapebus. 4- A ÁREA OCUPADA PELA REGIÃO NORTE FLUMINENSE NAS DIFERENTES DIVISÕES REGIONAIS DO RIO DE JANEIRO Esta mesma dificuldade aparece quando tais análises são realizadas de acordo com as atuais mesoregiões do estado. Desde 1940, a regionalização brasileira mudou duas vezes. De 1940 até 1968, o Rio de Janeiro estava dividido em dez Zonas Fisiográficas (Figura 5); de 1968 até 1989, eram treze Microrregiões Homogêneas (Figura 6); e, com a regionalização vigente desde 1990, são seis Mesorregiões Geográficas (Figura 7), subdivididas em dezoito Microrregiões. Utilizando como fontes de dados os Censos do IBGE no período de , constata-se a mudança na denominação das regiões, na área ocupada por elas, bem como nos municípios incluídos. À nível regional, as mudanças no número de municípios oriundas de emancipações onde o município criado e o de origem fazem parte da região não implicam mudança na área ocupada e, portanto, não apresentam problemas na comparação de dados. Em outros casos, no entanto, esta dificuldade se apresentará, necessitando da referida adequação da área de análise. O exemplo selecionado, nesta escala, é o da região Norte Fluminense. Muriaé Baixada de Goitacazes Cantagalo Baixada do Rio São João Alto da Serra Resende Baixada de Araruama Baixada da Guanabara Baixada do Rio Guandu Litoral da Baía da Ilha Grande Figura 5 i Regionalização vigente em 1960.

6 Itaperuna Miracema Açucareira de Campos Cordeiro Cantagalo Três Rios Serrana Fluminense Bacias do São João e Macacu Cabo Frio Vale do Paraíba Fluminense Vassouras e do Piraí Fluminense e do Grande Rio Baía da Ilha Grande Figura 6 i Regionalização vigente de 1968 à 1989 (malha municipal de 1964 a 1984). Noroeste Fluminense Norte Fluminense Centro Fluminense Baixadas Metropolitana do Rio de Janeiro Sul Fluminense Figura 7 i Mesorregiões Geográficas - Regionalização produzida em 1990 (malha municipal deste ano). Desde a divisão regional de 1990, a região Norte Fluminense ocupa uma área de km 2, e atualmente inclui nove municípios. Entretanto, no censo de 1960 era denominada Baixada de Goitacazes, contava com quatro municípios, e compreendia uma área de km 2. Já nos censos de 1970 e 1980, como região Açucareira de Campos, eram cinco municípios, em uma área de km 2. As mudanças na área desta região ocorreram devido a dois municípios: São Fidélis e Italva (figura 8). Em 1960, São Fidélis fazia parte da zona fisiográfica denominada Cantagalo e, com a regionalização de 1968, foi incluído na região Açucareira de Campos, que relativamente à Baixada de Goitacazes, ficou 11,4 % maior. A outra variação ocorreu quando Italva, em 1986, se emancipou do território de Campos, e foi incluída no Noroeste Fluminense com a nova divisão de Neste momento, relativamente à região Açucareira de Campos, o Norte Fluminense perde pouco menos de 3 % de sua área.

7 a) b) c) Figura 8 Colorido: a) Baixada dos Goitacazes, em 1960; b) Açucareira de Campos, de 1968 a 1989; c) Norte Fluminense, com a malha municipal de Considerando agora a área atual da região, para efeito de comparação, no período de 1970 a 1989 ela estava cerca de 3 % maior e, no período de , aproximadamente 7,5 % menor. Como São Fidélis faz parte da região desde 1970, conclui-se que para o ano de 1960 é preciso acrescentar os dados obtidos neste município aos valores encontrados na região. Pela impossibilidade de excluir os valores oriundos do atual município de Italva de 1960 a 1986, uma vez que estavam agregados aos de Campos, torna-se necessário somá-los no período posterior a sua autonomia, em CONSIDERAÇÕES FINAIS Como pôde ser observado neste trabalho, a área analisada quando se pretende realizar estudos comparativos, ao longo do tempo, com os municípios e/ou as regiões do governo, depende do período compreendido. Os resultados apresentados aqui consideram como fontes de dados os censos do IBGE. Para utilizar outras fontes é preciso saber se os dados já foram submetidos a algum procedimento, com o objetivo de corrigir as diferenças de área. Os dados publicados no Anuário Estatístico do Estado do Rio de Janeiro (CIDE), referentes à série histórica de população e densidade demográfica, por exemplo, já estão todos corrigidos, de acordo com a área atual ocupada pelos municípios. Entretanto, isso só é possível porque os dados de população são publicados também a nível distrital, o que não acontece com a maioria das variáveis pesquisadas nos levantamentos estatísticos. E, ainda nesse caso, quando o estudo a ser desenvolvido engloba vários tipos de dados, a comparação só é possível quando se utiliza a área comum a todos eles. Dois fatores motivaram a execução deste trabalho: a necessidade de realizar estudos comparativos com o município de Macaé, ao longo do período de 1960 a 2000, e a comparação deste com a região geográfica onde está inserido, como parte integrante de uma pesquisa mais ampla; e a leitura de algumas publicações que tinham como objetivo realizar estudos temporais comparativos, mas não explicitavam a metodologia utilizada na comparação dos dados. Em virtude das dificuldades expostas neste trabalho, os resultados encontrados podem facilmente ser questionados pelo leitor, pelo desconhecimento da metodologia de análise utilizada. Uma síntese dos resultados encontrados, nos exemplos apresentados neste trabalho, indica: para Macaé, não é necessário recorrer a nenhum tipo de adequação de área nos seguintes períodos: de 1814 a 1846, de 1847 a 1951, de 1952 a 1989, de 1989 a 1994 e de 1995 a Para qualquer intervalo temporal compreendido em mais de um destes períodos, é preciso estabelecer uma área base para a comparação. O exemplo apresentado neste trabalho ilustrou como isso poderia ser feito no período entre 1960 e Só a partir de 1995 os dados referentes à Macaé refletem a realidade de seus limites atuais. Já a Região Norte Fluminense, com a sua configuração atual, pode ser analisada a partir de Se o estudo tiver um ano inicial anterior a este, também será necessário estabelecer uma área base para a comparação. O mesmo período do exemplo de Macaé, 1960 a 2000, foi utilizado para demonstrar uma possibilidade de adequação de área. Longe de solucionar qualquer problema, este trabalho pretendeu apresentá-lo, tal como aparece para qualquer pessoa que se disponha a realizar um estudo onde o tempo seja como uma variável de análise. As propostas apresentadas, se assim puderem ser consideradas, tentam apenas vislumbrar uma possibilidade de realização de tais pesquisas, se outras melhores não puderem ser encontradas e utilizadas.

8 7- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ABREU, A.I.C., Municípios e Topônimos Fluminenses: Histórico e Memória. Niterói: Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, 360 páginas. CIDE, Estado do Rio de Janeiro: Território. 2.ed. Rio de Janeiro, 80 páginas. CIDE, Formação e Evolução da Malha Municipal do Estado do Rio de Janeiro. Boletim Técnico n.º 8, Rio de Janeiro, 32 páginas. IBGE, Censo Demográfico: Rio de Janeiro. IBGE, Censo Demográfico: Rio de Janeiro. IBGE, Censo Demográfico: Rio de Janeiro. IBGE, Censo Demográfico: Rio de Janeiro. IBGE, Divisão Regional do Brasil em Mesorregiões e Microrregiões Geográficas. Rio de Janeiro, v.1, 135 páginas. IBGE, Síntese da Documentação Histórico- Administrativa e Geográfica dos Estados do Brasil: Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 81 páginas. MENEZES, P.M.L., Projeto Involução Cartográfica do Estado do Rio de Janeiro, FAPERJ, Rio de Janeiro, RJ. MENEZES, P.M.L., DIAS, A.C., COSTA, B.F., Involucion Cartográfica Del Estado de Rio de Janeiro. In Anais do 9º Encuentro de Geógrafos de América Latina, Mérida, México. i Fonte: Elaborado pelos autores. Malha municipal produzida pelo GEOCART Laboratório de Cartografia, Departamento de Geografia UFRJ.

O Estado do Rio de Janeiro no Censo 2010

O Estado do Rio de Janeiro no Censo 2010 O Estado do Rio de Janeiro no Censo 2010 Documento preliminar Coordenação: Luiz Cesar Ribeiro Responsável: Érica Tavares da Silva Colaboração: Juciano Rodrigues e Arthur Molina 1 P á g i n a Introdução

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública Estado do Rio de Janeiro

Pesquisa de Opinião Pública Estado do Rio de Janeiro Pesquisa Estado do Paraná Rio de Janeiro Outubro Junho de de 2018 Pesquisa Espírito Santo Junho de 2018 1 essa Pesquisa de Opinião Pública Estado do Rio de Janeiro Account Manager: Murilo Hidalgo (paranapesquisas@gmail.com

Leia mais

Os limites das Capitanias do Rio de Janeiro e Espírito Santo nos séculos XVIII e XIX.

Os limites das Capitanias do Rio de Janeiro e Espírito Santo nos séculos XVIII e XIX. Os limites das Capitanias do Rio de Janeiro e Espírito Santo nos séculos XVIII e XIX. Juliana Rambaldi do Nascimento 1 Patrick Roger Loss de Oliveira 1 Tainá Laeta 1 Paulo Márcio Leal de Menezes 1 1 Universidade

Leia mais

ATENÇÃO PSICOS. EXTRA-HOSP. ATENÇÃO PSICOS. EXTRA- HOSP res.235 PORTARIAS SIA

ATENÇÃO PSICOS. EXTRA-HOSP. ATENÇÃO PSICOS. EXTRA- HOSP res.235 PORTARIAS SIA 1 PROGRAMAÇÃO PACTUADA E INTEGRADA DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO LIMITES FINANCEIROS GLOBAIS MENSAIS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - TETO ABRIL DE 2009 APROVADO EM REUNIÃO

Leia mais

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro Boletim Semanal Semana 34 de 2016 O Estado Regionais de Saúde: Metropolitana I Metropolitana II Litoral Sul Médio Paraíba Centro Sul Serrana Baixada Litorânea Norte Noroeste Municípios: Tabela de Municípios

Leia mais

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro Boletim Semanal Semana 36 de 2016 O Estado Regionais de Saúde: Litoral Sul Noroeste Baixada Litorânea Médio Paraíba Metropolitana I Serrana Norte Centro Sul Metropolitana II Municípios: Tabela de Municípios

Leia mais

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro Boletim Semanal Semana 39 de 2016 O Estado Regionais de Saúde: Litoral Sul Noroeste Baixada Litorânea Médio Paraíba Metropolitana I Serrana Norte Centro Sul Metropolitana II Municípios: Tabela de Municípios

Leia mais

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro Boletim Semanal Semana 31 de 2016 O Estado Regionais de Saúde: Metropolitana I Metropolitana II Litoral Sul Médio Paraíba Centro Sul Serrana Baixada Litorânea Norte Noroeste Municípios: Tabela de Municípios

Leia mais

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro Boletim Semanal Semana 49 de 2016 O Estado Regionais de Saúde: Litoral Sul Noroeste Baixada Litorânea Médio Paraíba Metropolitana I Serrana Norte Centro Sul Metropolitana II : Tabela de Situação da Dengue

Leia mais

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro Boletim Semanal Semana 46 de 2016 O Estado Regionais de Saúde: Litoral Sul Noroeste Baixada Litorânea Médio Paraíba Metropolitana I Serrana Norte Centro Sul Metropolitana II : Tabela de Situação da Dengue

Leia mais

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro Boletim Semanal Semana 25 de 2016 O Estado Regionais de Saúde: Metropolitana I Metropolitana II Litoral Sul Médio Paraíba Centro Sul Serrana Baixada Litorânea Norte Noroeste Municípios: Tabela de Municípios

Leia mais

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro Boletim Semanal Semana 43 de 2016 O Estado Regionais de Saúde: Litoral Sul Noroeste Baixada Litorânea Médio Paraíba Metropolitana I Serrana Norte Centro Sul Metropolitana II Municípios: Tabela de Municípios

Leia mais

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro Boletim Semanal Semana 47 de 2016 O Estado Regionais de Saúde: Litoral Sul Noroeste Baixada Litorânea Médio Paraíba Metropolitana I Serrana Norte Centro Sul Metropolitana II : Tabela de Situação da Dengue

Leia mais

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro Boletim Semanal Semana 44 de 2016 O Estado Regionais de Saúde: Litoral Sul Noroeste Baixada Litorânea Médio Paraíba Metropolitana I Serrana Norte Centro Sul Metropolitana II : Tabela de Situação da Dengue

Leia mais

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro Boletim Semanal Semana 20 de 2017 O Estado Regionais de Saúde: Litoral Sul Noroeste Baixada Litorânea Médio Paraíba Metropolitana I Serrana Norte Centro Sul Metropolitana II : Tabela de Situação da Dengue

Leia mais

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro Boletim Semanal Semana 15 de 2017 O Estado Regionais de Saúde: Litoral Sul Noroeste Baixada Litorânea Médio Paraíba Metropolitana I Serrana Norte Centro Sul Metropolitana II : Tabela de Situação da Dengue

Leia mais

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro Boletim Semanal Semana 7 de 2017 O Estado Regionais de Saúde: Litoral Sul Noroeste Baixada Litorânea Médio Paraíba Metropolitana I Serrana Norte Centro Sul Metropolitana II : Tabela de Situação da Dengue

Leia mais

PROFESSORA RAQUEL TINOCO

PROFESSORA RAQUEL TINOCO PROFESSORA RAQUEL TINOCO DIVISÃO TERRITORIAL Art. 9º ao14 ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA Regiões Judiciárias Comarcas Distritos Zonas Judiciárias Subdistritos Circunscrições 1 DIVISÃO JUDICIÁRIA Regiões Judiciárias

Leia mais

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro Boletim Semanal Semana 46 de 2018 O Estado Regionais de Saúde: Metropolitana I Metropolitana II Litoral Sul Médio Paraíba Centro Sul Serrana Baixada Litorânea Norte Noroeste : Tabela de Situação da Dengue

Leia mais

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro Boletim Semanal Semana 2 de 2019 O Estado Regionais de Saúde: Metropolitana I Metropolitana II Litoral Sul Médio Paraíba Centro Sul Serrana Baixada Litorânea Norte Noroeste : Tabela de Situação da Dengue

Leia mais

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro Boletim Semanal Semana 9 de 2019 O Estado Regionais de Saúde: Metropolitana I Metropolitana II Litoral Sul Médio Paraíba Centro Sul Serrana Baixada Litorânea Norte Noroeste : Tabela de Situação da Dengue

Leia mais

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro

Situação da Dengue no Estado do Rio de Janeiro Boletim Semanal Semana 11 de 2019 O Estado Regionais de Saúde: Metropolitana I Metropolitana II Litoral Sul Médio Paraíba Centro Sul Serrana Baixada Litorânea Norte Noroeste : Tabela de Situação da Dengue

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO Dezembro de, Janeiro e Fevereiro de François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, dezembro de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO Dezembro de, Janeiro

Leia mais

Vigilância e Controle da FA no ERJ

Vigilância e Controle da FA no ERJ Vigilância e Controle da FA no ERJ - 2017 ESTADO DO RIO DE JANEIRO Regiões de Saúde NOROESTE N SERRANA NORTE CENTRO SUL MÉDIO PARAÍBA BAIXADA LITORÂNEA METROPOLITANA I METROPOLITANA II BAÍA DA ILHA GRANDE

Leia mais

2 Estudo de Caso Descrição da Empresa

2 Estudo de Caso Descrição da Empresa 2 Estudo de Caso Descrição da Empresa A Companhia estudada é uma empresa distribuidora de energia elétrica. Uma sociedade anônima de capital aberto, concessionária de Serviço Público de Energia Elétrica,

Leia mais

Info Dengue Relatório de situação da dengue no Estado do Rio de Janeiro

Info Dengue Relatório de situação da dengue no Estado do Rio de Janeiro Info Dengue Relatório de situação da dengue no Estado do Rio de Janeiro Data: 2016-05-05 Índice Mapa do Estado Código de Cores Sinopse Variáves nas tabelas Região Metropolitana I Duque de Caxias e Rio

Leia mais

Info Dengue Relatório de situação da dengue no Estado do Rio de Janeiro

Info Dengue Relatório de situação da dengue no Estado do Rio de Janeiro Info Dengue Relatório de situação da dengue no Estado do Rio de Janeiro Data: 2016-03-16 Situação da dengue em todos os municípios do estado do Rio de Janeiro referentes a semana epidemiológica 10-2016,

Leia mais

Info Dengue Relatório de situação da dengue no Estado do Rio de Janeiro

Info Dengue Relatório de situação da dengue no Estado do Rio de Janeiro Info Dengue Relatório de situação da dengue no Estado do Rio de Janeiro Data: 2016-03-07 Situação da dengue em todos os municípios do estado do Rio de Janeiro referentes a semana epidemiológica 07-2016,

Leia mais

Info Dengue Relatório de situação da dengue no Estado do Rio de Janeiro

Info Dengue Relatório de situação da dengue no Estado do Rio de Janeiro Info Dengue Relatório de situação da dengue no Estado do Rio de Janeiro Data: 2016-02-28 Situação da dengue em todos os municípios do estado do Rio de Janeiro referentes a semana epidemiológica 06-2016,

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO Agosto, Setembro e Outubro de François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, agosto de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO Agosto, Setembro e Outubro de

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO Setembro, Outubro e Novembro de François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, setembro de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO Setembro, Outubro e Novembro

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO Outubro, Novembro e Dezembro de François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, outubro de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO Outubro, Novembro e Dezembro

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO Novembro e Dezembro de e Janeiro de François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, novembro de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO Novembro e Dezembro de

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO Dezembro de 2018 e Janeiro e Fevereiro de François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, dezembro de 2018 ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO Dezembro de

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO Janeiro, Fevereiro e Março de François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, janeiro de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO Janeiro, Fevereiro e Março de

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO Dezembro de e Janeiro e Fevereiro de François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, dezembro de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO Dezembro de e Janeiro

Leia mais

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO

ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO Agosto, Setembro e Outubro de François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, agosto de ESTIMATIVAS DAS COTAS DO FPM RIO DE JANEIRO Agosto, Setembro e Outubro de

Leia mais

Reunião CIB arboviroses / de abril de 2017

Reunião CIB arboviroses / de abril de 2017 Reunião CIB arboviroses / 2017 06 de abril de 2017 VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA Região Residência Notificações de Dengue, Chikungunya e Zika em 2017. Casos Notif. DENGUE CHIKUNGUNYA ZIKA Incid/100 mil hab

Leia mais

Tarifa do Serviço de Transporte Complementar. 10% acima do serviço de transporte regular

Tarifa do Serviço de Transporte Complementar. 10% acima do serviço de transporte regular Tarifa do Serviço de Transporte Complementar. 10% acima do serviço de transporte regular REGIÃO METROPOLITANA LINHA: M500 ALCÂNTARA - ALDEIA DA PRATA TARIFA BILHETE ÚNICO R$ 2,75 LINHA: M501 ALCÂNTARA

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO * RESOLUÇÃO N o 746/10 TRE/RJ O TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais e regimentais, e CONSIDERANDO que compete, privativamente, aos Tribunais Regionais, nos

Leia mais

PANORAMA DA PISCICULTURA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Augusto da Costa Pereira Pesquisador e Biólogo F I P E R J

PANORAMA DA PISCICULTURA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Augusto da Costa Pereira Pesquisador e Biólogo F I P E R J PANORAMA DA PISCICULTURA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Augusto da Costa Pereira Pesquisador e Biólogo F I P E R J MUNDIAL Produção Mundial de Pescado,5 milhões de toneladas FAO - 2 5,6 milhões ton. Consumo

Leia mais

Sindicato das Misericórdias e Entidades Filantrópicas e Beneficentes do Estado do Rio de Janeiro.

Sindicato das Misericórdias e Entidades Filantrópicas e Beneficentes do Estado do Rio de Janeiro. Circular 11/2016 Rio de Janeiro, 29 de março de 2016. Ref: Desconto da Contribuição Sindical Ilmo Provedor / Presidente / Diretor Novamente estamos no período do desconto da Contribuição Sindical, anteriormente

Leia mais

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO ARBOVIROSES Nº 002/2019

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO ARBOVIROSES Nº 002/2019 SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E AMBIENTAL COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA GERÊNCIA DE DOENÇAS

Leia mais

IV Simpósio Internacional de Salvamento Aquático

IV Simpósio Internacional de Salvamento Aquático TRAMANDAÍ-HEL.wmv SOCIEDADE BRASILEIRA DE SALVAMENTO AQUÁTICO-SOBRASA IV Simpósio Internacional de Salvamento Aquático O USO DO HELICÓPTERO NO SALVAMENTO AQUÁTICO Paulo Roberto Moreira Goulart Rio de Janeiro

Leia mais

Polícia Civil Principais Ocorrências Registro Interior - RJ 2010 Números Absolutos

Polícia Civil Principais Ocorrências Registro Interior - RJ 2010 Números Absolutos 1/8 Totais 88a. DP 89a. DP 90a. DP 91a. DP 92a. DP 93a. DP 94a. DP 95a. DP 96a. DP 97a. DP 98a. DP 99a. DP 100a. DP 101 DP 104a. DP 105a. DP Barra do Piraí Resende Barra Mansa Valença Rio das Flores Volta

Leia mais

Sumário. Introdução 3 Educação Superior: Brasil 5. Educação Superior: Rio de Janeiro 13. Perfil das Regiões Administrativas: Região Metropolitana 21

Sumário. Introdução 3 Educação Superior: Brasil 5. Educação Superior: Rio de Janeiro 13. Perfil das Regiões Administrativas: Região Metropolitana 21 Sumário Introdução 3 Educação Superior: Brasil 5 Número de Instituições de Ensino Superior no Brasil 6 Distribuição de Matrículas por Estado Cursos de Graduação Presenciais nas Redes Privada e Pública

Leia mais

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO 004/2015

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO 004/2015 SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E AMBIENTAL COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA GERÊNCIA DE DOENÇAS

Leia mais

RESOLUÇÃO/CERHI-RJ Nº 18 DE 08 DE NOVEMBRO DE 2006 APROVA A DEFINIÇÃO DAS REGIÕES HIDROGRÁFICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

RESOLUÇÃO/CERHI-RJ Nº 18 DE 08 DE NOVEMBRO DE 2006 APROVA A DEFINIÇÃO DAS REGIÕES HIDROGRÁFICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. RESOLUÇÃO/CERHI-RJ Nº 18 DE 08 DE NOVEMBRO DE 2006 APROVA A DEFINIÇÃO DAS REGIÕES HIDROGRÁFICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. O CONSELHO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO 010/2014

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO 010/2014 SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E AMBIENTAL GERÊNCIA DE DOENÇAS TRANSMITIDAS POR VETORES E ZOONOSES -

Leia mais

Análise Especial IFDM 2018 Ano Base 2016: Rio de Janeiro

Análise Especial IFDM 2018 Ano Base 2016: Rio de Janeiro Análise Especial IFDM 2018 Ano Base 2016: Rio de Janeiro O Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) acompanha o desenvolvimento socioeconômico dos mais de cinco mil municípios brasileiros com

Leia mais

Informe Epidemiológico 076/2017

Informe Epidemiológico 076/2017 SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E AMBIENTAL Informe Epidemiológico 076/2017 Centro de Informações Estratégicas

Leia mais

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO 008/2015

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO 008/2015 SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E AMBIENTAL COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA GERÊNCIA DE DOENÇAS

Leia mais

Instituto de Economia - UFRJ IEE Economia do Empreendedorismo Professora: Renata La Rovere Tutor: Davi Sampaio

Instituto de Economia - UFRJ IEE Economia do Empreendedorismo Professora: Renata La Rovere Tutor: Davi Sampaio Instituto de Economia - UFRJ IEE 531 - Economia do Empreendedorismo 2015.2 Professora: Renata La Rovere Tutor: Davi Sampaio Elementos 1. Localização 2. Quem são os clientes 3. Quem são os fornecedores

Leia mais

RESOLUÇÃO SES N 1477 DE 22 DE DEZEMBRO DE 2016 ATUALIZA O PROGRAMA DE FINANCIAMENTO INTEGRADO DA ATENÇÃO BÁSICA COFINANCIAMENTO ESTADUAL.

RESOLUÇÃO SES N 1477 DE 22 DE DEZEMBRO DE 2016 ATUALIZA O PROGRAMA DE FINANCIAMENTO INTEGRADO DA ATENÇÃO BÁSICA COFINANCIAMENTO ESTADUAL. RESOLUÇÃO SES N 1477 DE 22 DE DEZEMBRO DE 2016 ATUALIZA O PROGRAMA DE FINANCIAMENTO INTEGRADO DA ATENÇÃO BÁSICA COFINANCIAMENTO ESTADUAL. O SECRETÁRIO DE ESTADO DE SAÚDE e Gestor do Sistema Único de Saúde

Leia mais

CIDADES CRIATIVAS. Dilemas e oportunidades

CIDADES CRIATIVAS. Dilemas e oportunidades FGV, setembro 2011 CIDADES CRIATIVAS Dilemas e oportunidades Dilemas: economia de setores não priorizados pelo mercado Literatura, Descentraliza editoração, Descentraliza publicação ç ão ç ão Artes Cênicas,

Leia mais

Q1 Cidade de Residência:

Q1 Cidade de Residência: Q Cidade de Residência: Respondidas: 8 Ignoradas: RIO DE JANEIRO ANGRA DO REIS APERIBE ARARUAMA AREAL ARMACAO DO BUZIOS ARRAIAL DO CABO BARRA DO PIRAI BARRA MANSA BELFORD ROXO BOM JARDIM BOM JESUS DO ITABAPOANA

Leia mais

CARTOGRAFIA ANIMADA COMO SUBSÍDIO DE VINCULAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO UMA APLICAÇÃO DE CARTOGRAFIA HISTÓRICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

CARTOGRAFIA ANIMADA COMO SUBSÍDIO DE VINCULAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO UMA APLICAÇÃO DE CARTOGRAFIA HISTÓRICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. CARTOGRAFIA ANIMADA COMO SUBSÍDIO DE VINCULAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO UMA APLICAÇÃO DE CARTOGRAFIA HISTÓRICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Comissão Técnica: Cartografia Bruno Fontoura Costa Alline Colli

Leia mais

INFORMAÇÕES SOCIOECONÔMICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

INFORMAÇÕES SOCIOECONÔMICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INFORMAÇÕES SOCIOECONÔMICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Rio de Janeiro - 2007 Lista de Abreviaturas e Siglas FOB Significa livre a bordo (free on board) o vendedor encerra suas obrigações quando a mercadoria

Leia mais

VERITAE TRABALHO - PREVIDÊNCIA SOCIAL - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX TRABALHO E TRANSPORTES

VERITAE TRABALHO - PREVIDÊNCIA SOCIAL - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX TRABALHO E TRANSPORTES VERITAE TRABALHO - PREVIDÊNCIA SOCIAL - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX TRABALHO E TRANSPORTES Orientador Empresarial Serviços de Transporte Complementar em Veículos de Baixa Capacidade-Estado do RJ:

Leia mais

AEDES AEGYPTI: Mosquito avança e leva doença a 45 dos 92 municípios do estado

AEDES AEGYPTI: Mosquito avança e leva doença a 45 dos 92 municípios do estado AEDES AEGYPTI: Mosquito avança e leva doença a 45 dos 92 municípios do estado Durante a 13ª semana epidemiológica de 2013 (de 1º de janeiro até 30 de março), foram notificados 79.587 casos suspeitos de

Leia mais

ESTADO DO RIO DE JANEIRO: PANORAMA ECONÔMICO

ESTADO DO RIO DE JANEIRO: PANORAMA ECONÔMICO SOMANDO FORÇAS Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços ESTADO DO RIO DE JANEIRO: PANORAMA ECONÔMICO Localização: Região Sudeste 57% do PIB Nacional Área: 43.696

Leia mais

Informe Epidemiológico 008/2017

Informe Epidemiológico 008/2017 SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E AMBIENTAL Informe Epidemiológico 008/2017 Centro de Informações Estratégicas

Leia mais

Aparelho Circulatório nos Municípios do

Aparelho Circulatório nos Municípios do Evolução da Mortalidade por Doenças do Aparelho Circulatório nos Municípios do Estado do Rio de Janeiro de 1979 a 2010 Gabriel Porto Soares; Carlos Henrique Klein; Nelson Albuquerque de Souza e Silva;

Leia mais

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO ARBOVIROSES Nº 002/2018

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO ARBOVIROSES Nº 002/2018 SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E AMBIENTAL COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA GERÊNCIA DE DOENÇAS

Leia mais

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO 006/2015

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO 006/2015 SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E AMBIENTAL COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA GERÊNCIA DE DOENÇAS

Leia mais

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO 005/2015

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO 005/2015 SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E AMBIENTAL COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA GERÊNCIA DE DOENÇAS

Leia mais

Saneamento no estado do Rio de Janeiro Cobertura e Oportunidades de Investimentos

Saneamento no estado do Rio de Janeiro Cobertura e Oportunidades de Investimentos Novembro/2017 Saneamento no estado do Rio de Janeiro Cobertura e Oportunidades de Investimentos Saneamento básico é o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de

Leia mais

JORGE LUIZ GONÇALVES DE ALMEIDA Presidente Nacional da Comissão Organizadora DIRETORIA:

JORGE LUIZ GONÇALVES DE ALMEIDA Presidente Nacional da Comissão Organizadora DIRETORIA: Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos Administração Central Processo seletivo para o Programa Jovem Aprendiz dos Correios Inscrição Indeferida Edital Nº 125/2014 A Empresa Brasileira de Correios

Leia mais

ESTADO DO RIO DE JANEIRO: PANORAMA ECONÔMICO

ESTADO DO RIO DE JANEIRO: PANORAMA ECONÔMICO SOMANDO FORÇAS Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços ESTADO DO RIO DE JANEIRO: PANORAMA ECONÔMICO Localização: Região Sudeste 57% do PIB Nacional Área: 43.696

Leia mais

A V. vota aqui em (CIDADE PESQUISADA) e pretende votar nas eleições deste ano, ou não? Metropolitana do Rio/Niterói-Manilha

A V. vota aqui em (CIDADE PESQUISADA) e pretende votar nas eleições deste ano, ou não? Metropolitana do Rio/Niterói-Manilha Data: Rua Coronel Gomes Machado, nº 192 Centro Niterói/RJ Nº Questionário: Proposta Nº: Questionário: Amostra: 1466 1.300 Nome: Endereço: Projeto: 8ª ELEIÇÕES / GOVERNADOR 2014 ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Leia mais

Processos distribuídos em 2006

Processos distribuídos em 2006 Rio de Janeiro, 3 de julho de 06. Diante da solicitação realizada por Leonardo Ostwald Vilardi, doutorando na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, seguem as respostas às informações requeridas..

Leia mais

Manual de utilização de dados censitários em SIG

Manual de utilização de dados censitários em SIG Universidade Federal Fluminense Instituto de Geociências Departamento de Análise Geoambiental Programa de Monitoria em Geoprocessamento Monitor: Thales Vaz Penha Orientadora: Cristiane Nunes Francisco

Leia mais

RESULTADOS E DISCUSSÃO

RESULTADOS E DISCUSSÃO RESULTADOS E DISCUSSÃO 72 O baixo número de indicadores nas dimensões espacial e ecológica reflete a pouca disponibilidade de dados relacionados. Contudo, os temas analisados nessas dimensões estão estritamente

Leia mais

Expomusic Gospel PROPOSTA COMERCIAL

Expomusic Gospel PROPOSTA COMERCIAL Expomusic Gospel PROPOSTA COMERCIAL APRESENTAMOS O MAIOR EVENTO GOSPEL DA REGIÃO CENÁRIO De acordo com o IBGE, cerca de 85% da população brasileira é Cristã. Os evangélicos representam hoje 22,3% dessa

Leia mais

Projeto de Monitoria Exercícios de análise de regressão linear aplicados: uma abordagem usando o programa R. Monitora: Rosana Gayer Carvalho

Projeto de Monitoria Exercícios de análise de regressão linear aplicados: uma abordagem usando o programa R. Monitora: Rosana Gayer Carvalho 1 2 Universidade Federal Fluminense (UFF) Universidade Federal Fluminense (UFF) Instituto de Matemática e Estatística (IME) Departamento de Estatística (GET) Instituto de Matemática e Estatística (IME)

Leia mais

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO ARBOVIROSES Nº 004/2018

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO ARBOVIROSES Nº 004/2018 SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E AMBIENTAL COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA GERÊNCIA DE DOENÇAS

Leia mais

República Conceitos básicos

República Conceitos básicos República Conceitos básicos Estado: e a formação de um povo. Território:, ou seja, representa a base física limitada por suas fronteiras. República Conceitos básicos Povo: é todo o, regulamentados por

Leia mais

Convite aos municípios da região hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana para o envio de informações de esgotamento sanitário visando o

Convite aos municípios da região hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana para o envio de informações de esgotamento sanitário visando o Convite aos municípios da região hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana para o envio de informações de esgotamento sanitário visando o acesso de recursos para elaboração de projetos executivos

Leia mais

Companhia Estadual de Águas e Esgotos. EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA nº 001/2016

Companhia Estadual de Águas e Esgotos. EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA nº 001/2016 Companhia Estadual de Águas e Esgotos EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA nº 001/2016 A Presidência da Companhia Estadual de Águas e Esgoto - CEDAE no uso de suas atribuições comunica aos interessados que em cumprimento

Leia mais

O impacto econômico do roubo de cargas no estado do Rio de Janeiro

O impacto econômico do roubo de cargas no estado do Rio de Janeiro Janeiro/2018 O impacto econômico do roubo de cargas no estado do Rio de Janeiro A segurança pública possui papel central no desenvolvimento de qualquer localidade. De fato, é notório que regiões mais seguras

Leia mais

Marcos Vinicio Vieira Vita 2, Sidnei Luís Bohn Gass 3

Marcos Vinicio Vieira Vita 2, Sidnei Luís Bohn Gass 3 ESTRUTURAÇÃO DE UMA BASE DE DADOS GEORREFERENCIADA COM AS REGIONALIZAÇÕES POLÍTICO-ADMINISTRATIVAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL 1 STRUCTURING A GEORREFERENCED DATABASE WITH POLITICAL- ADMINISTRATIVE

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos A presente pesquisa foi realizada em abril de 2012, na Unidade da Carioca,

Leia mais

RETRATO DA QUALIDADE DA ENERGIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

RETRATO DA QUALIDADE DA ENERGIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Julho/2017 RETRATO DA QUALIDADE DA ENERGIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Energia elétrica é um insumo fundamental para o desenvolvimento socioeconômico e industrial. O acesso a esse insumo com qualidade,

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética A presente pesquisa foi realizada em abril de 2012, na unidade da

Leia mais

CUSTEIO 339093. Total: 12.860,57. Total: 6.513,13. Total: 8.272,46. Total: 10.317,23 33909302 RESTITUIÇÕES

CUSTEIO 339093. Total: 12.860,57. Total: 6.513,13. Total: 8.272,46. Total: 10.317,23 33909302 RESTITUIÇÕES CREDORES - R.P. e Realizadas - /INVESTIMENTO - Página: Page 1 of 16 02 RESTITUIÇÕES 2º DISTRITO DA COMARCA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES CNPJ/CPF: 23064378000154 2º RCPN DA COMARCA DA CAPITAL CNPJ/CPF: 23407222000129

Leia mais

DINÂMICAS TERRITORIAIS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO A PARTIR DOS ANOS DE 1970: O NORTE FLUMINENSE E AS BAIXADAS LITORÂNEAS

DINÂMICAS TERRITORIAIS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO A PARTIR DOS ANOS DE 1970: O NORTE FLUMINENSE E AS BAIXADAS LITORÂNEAS DINÂMICAS TERRITORIAIS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO A PARTIR DOS ANOS DE 1970: O NORTE FLUMINENSE E AS BAIXADAS LITORÂNEAS Linovaldo Miranda Lemos Instituto Federal Fluminense. E-mail: lino.m.lemos@gmail.com

Leia mais

SISTEMATIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS DA REGIÃO NORTE-FLUMINENSE - RJ. (SIGNO)

SISTEMATIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS DA REGIÃO NORTE-FLUMINENSE - RJ. (SIGNO) Andreza Rohem Gualberto, Maurício Nunes Lamonica. Instituto Federal Fluminense- Campus Campos Centro, e-mail: andrezarohem@hotmail.com; lamonica@iff.edu.br SISTEMATIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS DA

Leia mais

INFORME EPIDEMIOLÓGICO 003/2014

INFORME EPIDEMIOLÓGICO 003/2014 SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E AMBIENTAL INFORME EPIDEMIOLÓGICO 003/2014 Assessoria de Informação Epidemiológica

Leia mais

ECONOMIA PETROLÍFERA: UMA NOVA CONFIGURAÇÃO DA DIVISÃO TERRITORIAL DO TRABALHO

ECONOMIA PETROLÍFERA: UMA NOVA CONFIGURAÇÃO DA DIVISÃO TERRITORIAL DO TRABALHO ECONOMIA PETROLÍFERA: UMA NOVA CONFIGURAÇÃO DA DIVISÃO TERRITORIAL DO TRABALHO NA BACIA DE CAMPOS * Denise Cunha Tavares Terra Elzira Lúcia de Oliveira Gustavo Henrique Naves Givisiez A partir do final

Leia mais

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO ARBOVIROSES Nº 008/2016

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO ARBOVIROSES Nº 008/2016 SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E AMBIENTAL COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA GERÊNCIA DE DOENÇAS

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 14/2013, de 11 de outubro de 2013

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 14/2013, de 11 de outubro de 2013 TERMO DE REFERÊNCIA Nº 14/2013, de 11 de outubro de 2013 Seleção de Tutores do projeto Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para Agentes Comunitários de Saúde

Leia mais

IFGF 2017 Análise Especial Rio de Janeiro

IFGF 2017 Análise Especial Rio de Janeiro 2017 Análise Especial Rio de Janeiro Esta edição do Índice FIRJAN de Gestão Fiscal () apresenta uma radiografia completa da situação das contas públicas municipais, com base em dados inéditos e recém-publicados

Leia mais

Tuberculose: panorama nacional. Maria de Fatima Bazhuni Pombo

Tuberculose: panorama nacional. Maria de Fatima Bazhuni Pombo Tuberculose: panorama nacional Maria de Fatima Bazhuni Pombo 1 2 TB na infancia 3 Epidemiologia 4 Óbitos por TB em < 5 anos, 2015 Dodd P. et al 5 Óbitos por TB em < 15 anos, 2015 Dodd P. et al 6 TB nas

Leia mais

Coordenadoria Regional Metropolitana I E/CR19.R. Coordenadoria Regional Metropolitana II E/CR23.R. Coordenadoria Regional Metropolitana III E/CR26.

Coordenadoria Regional Metropolitana I E/CR19.R. Coordenadoria Regional Metropolitana II E/CR23.R. Coordenadoria Regional Metropolitana III E/CR26. Coordenadoria Regional Metropolitana I E/CR19.R Endereço: Rua: Profª Venina Correa Torres, nº 41 Bairro: Centro Município: Nova Iguaçu CEP: 26.220-100 Abrangência: Nova Iguaçu, Japeri, Mesquita, Nilópolis,

Leia mais

Boletim Técnico Nº 08

Boletim Técnico Nº 08 Boletim Técnico Nº 08 Indicadores de Qualidade de Vida nas Cidades das Regiões Norte e Noroeste Fluminense. Ref: Outubro/2002 Observatório Socioeconômico um projeto do Consórcio Universitário de Pesquisa

Leia mais

A Reestruturação Produtiva relacionada com a formação e a ocupação de Rio das Ostras, RJ

A Reestruturação Produtiva relacionada com a formação e a ocupação de Rio das Ostras, RJ A Reestruturação Produtiva relacionada com a formação e a ocupação de Rio das Ostras, RJ The Restructuring Process related to formation and occupation of Rio das Ostras, RJ Maria Laura Monnerat Gomes*

Leia mais

GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS

GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS no Estado do Rio de Janeiro em 2013 FEVEREIRO DE 2014 RESUMO O país criou 730.687 novos postos de trabalho em 2013, desempenho este 16% menor do que o apresentado em 2012. No

Leia mais

Indicadores de capacidade institucional e finanças municipal: apresentação dos resultados para os municípios receptores de rendas petrolíferas 1

Indicadores de capacidade institucional e finanças municipal: apresentação dos resultados para os municípios receptores de rendas petrolíferas 1 Indicadores de capacidade institucional e finanças municipal: apresentação dos resultados para os municípios receptores de rendas petrolíferas 1 Tania Moreira Braga UCAM/Campos Introdução Os indicadores

Leia mais

REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO (conceitos)

REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO (conceitos) REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO (conceitos) REGIÃO Uma região pode ser qualquer área geográfica que forme uma unidade distinta em virtude de determinadas características. Em termos gerais, costumam,

Leia mais