POLÍTICA DE COMPRAS. Esse material será revisado anualmente. I. Conduta do Contratante. É obrigação do contratante (solicitante da compra):

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "POLÍTICA DE COMPRAS. Esse material será revisado anualmente. I. Conduta do Contratante. É obrigação do contratante (solicitante da compra):"

Transcrição

1 POLÍTICA DE COMPRAS Disponibilizamos a política de orientações institucionais para a contratação de serviços de terceiros (Compras), tanto para serviços como para produtos, estabelecido pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb). Esta política tem por objetivo construir, repactuar e qualificar o conjunto de procedimentos administrativos e financeiros institucionais, bem como ampliar sua transparência e facilitar seu cumprimento, especificamente para os recursos provenientes da esfera pública de apoio ao Handebol Brasileiro. Esse material será revisado anualmente. I. Conduta do Contratante É obrigação do contratante (solicitante da compra): a. Realizar sempre procedimento administrativo formal, com o objetivo de selecionar a proposta comercial mais vantajosa para a Organização. Os concorrentes devem receber exatamente a mesma solicitação (mesmo /carta convite). A CBHb se reserva o direito de realizar pesquisas de preço e produtos adicionais aos apresentados pelos concorrentes, para fins de eficiência operacional e compatibilidade com o mercado; b. Isonomia - Dar tratamento igual a todos os interessados, sendo condição indispensável para garantir a competição em períodos de compra/aquisição de serviços; c. Impessoalidade ao final do processo o resultado será publicado no site da CBHb para que os concorrentes tenham acesso. d. Na condução dos procedimentos de compra a CBHb se obriga a observar as decisões e critérios previamente estabelecidos nos momentos da divulgação e concorrência, evitando discrepâncias e mal-entendidos; e. Benefícios pessoais - Os envolvidos direta ou indiretamente no processo de compra ou contratação não podem receber quaisquer vantagens ou benefícios pessoais provenientes de

2 empresas fornecedoras ou participantes de processo de compra ou contratação da Confederação Brasileira de Handebol, tais como comissões, presentes, brindes, transporte, hospedagem, favores, ajuda financeira, gratificação, prêmio, doação, vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, assim como convites para almoços, jantares e festas. f. Moralidade e Probidade Administrativa Dar preferência a contratação de empresas que não gozem de má reputação ou falta de integridade, não possuam vínculo com a exploração de trabalho infantil, degradante ou escravo, nem possuir histórico de violação de direitos de terceiros, incluindo os de propriedade intelectual; g. Não é permitida a contratação de fornecedores que tenham parentesco até o 2º grau com funcionários, dirigentes ou conselheiros da CBHb; h. Não é permitida a contratação de ex-funcionários até 24 (vinte e quatro) meses após o término do Contrato de Trabalho, seja como profissional autônomo, seja como pessoa jurídica. Essa medida visa impedir a configuração de relação trabalhista entre as partes; i. Não é permitida a contratação de pessoas jurídicas que detenham em seu quadro: - membros do conselho de administração desligados há menos de 24(vinte e quatro) meses; - funcionários e/ou parentes de funcionários da CBHb até o terceiro grau,desligados há menos de 24(vinte e quatro) meses; - dirigentes e/ou parentes de dirigentes da CBHb até o terceiro grau, desligados há menos de 24(vinte e quatro)meses; - ex-funcionários desligados há menos de 24(vinte e quatro) meses e/ou parentes até o terceiro grau de ex-funcionários desligados há menos de 24(vinte e quatro) meses; - ex-dirigentes desligados há menos de 24(vinte e quatro) meses e/ou parentes até o terceiro graus de ex-dirigentes desligados há menos de 24(vinte e quatro) meses.

3 j. Não é permitida a contratação de entidades congêneres que tenham por finalidade as mesmas competências previstas à CBHb no artigo 4º do seu estatuto; k. Quando possível, privilegiar micro e pequenas empresas e empreendimentos da economia solidária como forma de apoio ao desenvolvimento econômico sustentável; l. Publicidade - Dar ampla divulgação das intenções de compra superiores a R$ 8.000,00 (oito mil reais), de acordo com a legislação vigente, sendo público e acessíveis ao público todos os atos de seu procedimento. A divulgação deve ser realizada até 05 (cinco) dias úteis após cada definição, através do site institucional da CBHb, em área específica e de fácil acesso ao público em geral; m. Clareza - Na definição do objeto da contratação, incluir todo o conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para a caracterização do bem, do produto ou do serviço, inclusive definindo as unidades de medida usualmente adotadas, indicando os parâmetros mínimos de desempenho e de qualidade, vedadas especificações que, por excessivas, irrelevantes ou desnecessárias, limitem ou frustrem a competição ou a realização do fornecimento; n. Legalidade Envidar esforços para suprimir a prática da quarteirização, que venha a ser utilizada por fornecedores e prestadores de serviço. A quarteirização se caracteriza pela contratação de uma empresa de prestação de serviços que, por sua vez, contrata outra entidade para fornecer pessoal necessário à execução do contrato. Na maioria das vezes, o artifício é utilizado para burlar direitos trabalhistas em flagrante prejuízo do trabalhador. o. Documentação Compor processo de compra, para fins de auditoria e fiscalização, compostos dos seguintes documentos: I. apresentação da justificativa da necessidade da aquisição; II. orçamento detalhado, de modo a propiciar avaliação do custo pela Administração;

4 III. IV. apresentação de comprovante de no mínimo 03 (três) orçamentos, estimados com base em pesquisas de preço obtidas no mercado; planilha contendo as condições quanto aos locais, prazos de entrega ou de execução do objeto, forma de pagamento e, complementarmente, nos casos de serviços, quando cabíveis, a frequência, periodicidade, características do pessoal, materiais e equipamentos a serem fornecidos e utilizados, procedimentos a serem seguidos, cuidados, deveres, disciplina e controles a serem adotados; V. critério de aceitação do objeto e qualidade mínima esperada; VI. VII. VIII. procedimentos de fiscalização e gerenciamento do contrato, quando este for aplicável; prazo de execução; princípios de padronização, que definam especificações técnicas, expectativa de desempenho, e, se necessárias condições de manutenção, assistência técnica e garantias oferecidas. II. Critério de Seleção dos Fornecedores A Confederação Brasileira de Handebol definiu como política de contratação a escolha de seus fornecedores através de concorrência. As políticas e normas de procedimentos são orientadas pelas seguintes diretrizes: a. É imperativo aos colaboradores envolvidos em processo de compras ou contratação assegurarem-se de que os fornecedores ou prestadores de serviço da CBHb cumpram a legislação vigente, através de todos os mecanismos de consultas pertinentes. Com relação ao cumprimento das obrigações legais, a confederação exige dos seus fornecedores a cópia das seguintes certidões abaixo, sendo que a responsabilidade por verificar as certidões é da pessoa que está conduzindo o processo de contratação: Prova de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), ou Pessoa Jurídicas (CNPJ); Cédula de Identidade dos sócios da empresa; Ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor devidamente registrado, acompanhado de documento de eleição de seus administradores.

5 Prova de regularidade para com as Fazendas Municipal e Estadual do domicilio ou sede do licitante, ou outra equivalente, na forma da lei Certidão Negativa de Débitos CND (Site da Receita Federal) Certidão Conjunta de Tributos Federais e Dívida Ativa (Site Receita Federal) Certidão de Tributos Mobiliários (PMSP) Certidão de Regularidade FGTS (Site CEF) Caso seja optante pelo simples Nacional encaminhar a opção b. Assegurar-se de que os fornecedores ou prestadores não constem no Cadastro de Empregadores estabelecido na Portaria nº540 de 15 de outubro de 2004, denominada Lista Suja do Trabalho Escravo, nem no Cadastro de Empresas Inidôneas e Suspensas (CEIS), da Controladoria-Geral da União, mediante declaração. c. Informar a fornecedores ou prestadores de serviço de que estes deverão assinar contratos, quando aplicável, com cláusulas específicas contra relações de trabalho escravo, infantil e outras formas de trabalho degradante sob sua responsabilidade. É desejável a observação dos critérios relacionados ao trabalho decente também na relação das empresas com sua cadeia de valor. d. O critério primordial para escolha do fornecedor será o menor preço. Em casos excepcionais em que um fornecedor mais caro esteja sendo contratado, deverá ser explicitada justificativa com os outros critérios (menor impacto ambiental, prazo, qualidade, prestadores de serviço da economia, etc.). e. O pagamento de profissionais autônomos (RPA) implica em incidência de impostos, tanto para a CBHb como para o fornecedor, que terá o valor dos impostos retidos na fonte descontados do pagamento. Além disso, pagamentos frequentes de profissionais autônomos configuram vínculo empregatício. Por essas razões, é imperativo consultar o núcleo financeiro para averiguar a possibilidade de fazer o pagamento por meio de RPA e para calcular o custo real do serviço.

6 f. A CBHb deverá divulgar anualmente, através do site oficial da confederação, lista anual de fornecedores contratados no período, contendo dados como CNPJ, Razão Social, Nome Fantasia, além de outras informações que julgar relevante. g. Apresentação obrigatória, por parte do contratado, de atestado de capacidade técnica/operacional para a prestação do serviço ou experiência similar. Parágrafo Único: Nas contratações previstas na letra 'D" OCORRENDO A exceção á regra geral do " MENOR PREÇO " em função da qualidade do produto ou serviço ou urgência que justifiquem o SOBREPREÇO, a justificativa a ser anexada ao processo de compra e a aquisição, independente do valor, será assinada por, no mínimo, dois procuradores legais constituídos exclusivamente para este fim, por meio de instrumento público, dentre os membros do conselho de administração e / ou conselho de compras. III. Exceções ao Dever de Concorrência Comercial Não haverá exigência de concorrência nos casos de compras e contratações para valores inferiores a R$ 8.000,00 (oito mil reais), bem como nos demais casos de exceções ao dever de licitar, os quais estão abaixo explicitados: a. Compras e contratações de valores inferiores a R$ 8.000,00 (oito mil reais) são dispensados de concorrência, desde que os pagamentos não se refiram a parcelas de um mesmo serviço. I. Compras e contratações custeadas através de recurso proveniente do Comitê Olímpico do Brasil (COB) seguirão a Instrução Normativa específica do COB, IN- 01/2014, que define a necessidade de três cotações para valores a partir de R$ 3.000,00 (três mil reais) e processo de licitação para valores superiores a R$ ,00 (vinte e cinco mil reais). b. Inexigibilidade - Poderão ser contratados fornecedores com a justificativa de especialidade nas seguintes situações:

7 II. Para aquisição de materiais, equipamentos ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca; Para contratação de profissional ou empresa com notória especialização, ou seja, aqueles cujo conceito no campo de sua especialidade, decorrente de desempenho anterior, estudos, experiências, publicações, organização, aparelhamento, equipe técnica, ou de outros requisitos relacionados com suas atividades, permita inferir que o seu trabalho é essencial e indiscutivelmente o mais adequado à plena satisfação do objeto do contrato em especial nas áreas estratégicas. III. Para contratação de profissional de qualquer setor artístico, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública; c. Emergência - Caracteriza emergência, a urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer o trabalho conforme previsão legal. Nos casos de emergência será necessária a explicitação detalhada da razão pela qual a situação está sendo caracterizada como tal no processo de contratação. IV. Todas as contratações em caráter de Inexigibilidade dispensa de concorrência ou emergencial, as quais estão previstas em lei devem previamente motivadas e deverão ser aprovadas e chanceladas pelo Conselho de Compras, nomeado pelo Presidente da CBHb, necessitando esta aprovação da assinatura de, no mínimo, 02 (dois) membros do Conselho; Parágrafo 1º: Todas as contratações em caráter de inexigibilidade, dispensa de concorrência ou de emergência que tenham como contratado (a) PESSOAS JURÍDICAS que detenham em seu quadro : - membros do comitê de apoio ao conselho de administração; - funcionários e/ou parentes de funcionários da CBHb até 2º (segundo) grau; - dirigentes e/ou parentes de dirigentes da CBHb até o 3º (terceiro) grau; - ex-funcionários desligados há menos de 24(vinte e quatro) meses e/ou parentes de ex-funcionários desligados há menos de 24(vinte e quatro) meses;

8 - ex-dirigentes desligados há menos de 24(vinte e quatro) meses e/ou parentes de ex-dirigentes desligados há menos de 24(vinte e quatro) meses. Deverão ser submetidas ao conselho de administração da CBHb para análise e aprovação das mesmas. Parágrafo 2º: As contratações acima de R$ (cem mil reais) deverão ser submetidas á análise e aprovação do conselho de administração consoante ao disposto na letra "d" do artigo 3º do regimento interno do referido órgão. IV. Contratos Os contratos estabelecidos sempre devem ser assinados em 03 vias, ficando duas delas de posse da CBHb e a terceira via de posse do contratado. Os contratos devem ser estabelecidos nas seguintes ocorrências: a. Nas situações de risco (imagem, trabalhista, ambiental, risco de não entrega, e quando necessitar de assistência técnica); b. Para compras e contratações a partir de R$ 4.000,00 (quatro mil reais); c. Os contratos com valor superior a R$ (oito mil reais) deverão ser assinados pelo presidente da CBHb conjuntamente com dois procuradores legais constituídos exclusivamente para este fim por meio de instrumento público de procuração, dentre os membros do conselho de administração e/ ou conselho de compras. d. É obrigatório nos casos de concorrência e tomada de preços, bem como nas dispensas e inexigibilidade, e facultado nos demais casos podendo ser substituído por outros instrumentos hábeis como: carta contrato, nota de empenho de despesa, autorização de compra ou ordem de execução de serviço. V. O contrato poderá ser dispensado a critério da contratante e independentemente do seu valor nos casos de compra com entrega imediata e integral dos bens adquiridos dos quais não resultem obrigações futuras inclusive assistência técnica. VI. Aduração dos contratos ficará adstrita à vigência dos respectivos créditos orçamentários, exceto quando: oriundos da prestação de serviços a serem executados de forma contínua, que poderão ter a sua duração prorrogada por

9 iguais e sucessivos períodos com vistas à obtenção de preços e condições mais vantajosas, limitada a sessenta meses, bem como os demais casos definidos em lei. VII. Esses contratos deverão ser divulgados através do site da CBHb. Parágrafo Único: Serão publicados MENSALMENTE no site da CBHb os contratos com valor acima de R$ (CINQUENTA MIL REAIS) contendo em destaque o objeto e as razões da contratação. Aracaju, de de. Manoel Luiz Oliveira Presidente

POLÍTICA DE COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS

POLÍTICA DE COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS POLÍTICA DE COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS Declaração da Política Apresentamos nesta política orientações institucionais para a contratação de serviços de terceiros (Compras), tanto para serviços como

Leia mais

ALTERAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA POLITICA DE COMPRAS CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE VELA

ALTERAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA POLITICA DE COMPRAS CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE VELA ALTERAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA POLITICA DE COMPRAS CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE VELA 1. Objetivo O presente documento tem como objetivo regulamentar a execução da Política de Compras e Contratações da Confederação

Leia mais

Superintendência de Logística

Superintendência de Logística Superintendência de Logística Superintendência de Logística 1. Superintendência de Logística. 2. Dispensa de licitação / cotação eletrônica. 3. Painel de Preços. 4. Pregão Eletrônico / Registro de Preços.

Leia mais

REGULAMENTO GERAL PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS E COMPRAS

REGULAMENTO GERAL PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS E COMPRAS REGULAMENTO GERAL PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS E COMPRAS O CENTRO DE MEDICINA E PROJETOS ESPECIAIS, constituído em 28 de junho de 2013, é uma associação Civil de Direito Privado, sem fins lucrativos e

Leia mais

POLÍTICA CONTRATAÇÃO DE BENS, SERVIÇOS E MATERIAIS

POLÍTICA CONTRATAÇÃO DE BENS, SERVIÇOS E MATERIAIS Contratação de Bens, Serviços e Materiais PL-ADM-2 POLÍTICA CONTRATAÇÃO DE BENS, SERVIÇOS E MATERIAIS ÍNDICE 1 OBJETIVO2 2 APLICAÇÃO2 3 REFERÊNCIAS2 4 CONCEITUAÇÃO2 5 PRINCÍPIOS GERAIS3 6 ANEXOS5 7 HISTÓRICO

Leia mais

REGULAMENTO DE COMPRAS, CONTRATAÇÕES DE SERVIÇOS, OBRAS, LOCAÇÕES E ALIENAÇÕES

REGULAMENTO DE COMPRAS, CONTRATAÇÕES DE SERVIÇOS, OBRAS, LOCAÇÕES E ALIENAÇÕES REGULAMENTO DE COMPRAS, CONTRATAÇÕES DE SERVIÇOS, OBRAS, LOCAÇÕES E ALIENAÇÕES ORGANIZAÇÃO SOCIAL INSTITUTO ÂNIMA CNPJ N 05.947.341/0001-92 SUMÁRIO CAPÍTULO I INTRODUÇÃO... 2 CAPÍTULO II DAS COMPRAS...

Leia mais

CONDIÇÕES E INSTRUÇÕES PARA CADASTRAMENTO e/ou CREDENCIAMENTO DE FORNECEDORES

CONDIÇÕES E INSTRUÇÕES PARA CADASTRAMENTO e/ou CREDENCIAMENTO DE FORNECEDORES CONDIÇÕES E INSTRUÇÕES PARA CADASTRAMENTO e/ou CREDENCIAMENTO DE FORNECEDORES 1. DEFINIÇÃO E OBJETIVO 1.1. O objetivo desta instrução é fornecer informações básicas aos interessados em obter seu cadastramento

Leia mais

DISPENSA DE LICITAÇÃO

DISPENSA DE LICITAÇÃO DISPENSA DE LICITAÇÃO Processo: Secretaria: Empresa: CNPJ: Objeto: LISTA DE VERIFICAÇÕES Justificativa - deverá ser elaborada pela Secretaria Requisitante, a qual identificará a necessidade administrativa

Leia mais

INEXIGIBILIDADE E DISPENSA DE LICITAÇÃO

INEXIGIBILIDADE E DISPENSA DE LICITAÇÃO Via Universitária, s/n. Pitanguinha. Simões Filho - BA CEP: 43.700 000 Tel.: (071) 3396-8400 CNPJ: 10.764.307/0006-27 Inscrição: nº 314.603.001-43 EP MANUAL SINTÉTICO DE PROCEDIMENTOS DE AQUISIÇÃO INEXIGIBILIDADE

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Contratação Direta Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LICITAÇÕES Lei 8.666/93 Prof. Cristiano de Souza Alienação de Bens 1) Bens Imóveis:

Leia mais

PASSOS PARA GERAR REQUISIÇÃO. Clicar em SERVIDORES

PASSOS PARA GERAR REQUISIÇÃO.   Clicar em SERVIDORES PASSOS PARA GERAR REQUISIÇÃO www.utfpr.edu.br Clicar em SERVIDORES Clicar em SISTEMAS Clicar em SISTEMAS CORPORATIVOS DA UTFPR Clicar em SISTEMAS CORPORATIVOS Inserir USUÁRIO e SENHA Clicar em ORÇAMENTO

Leia mais

REGULAMENTO DE PROCEDIMENTOS PARA COMPRAS E CONTRATAÇÕES

REGULAMENTO DE PROCEDIMENTOS PARA COMPRAS E CONTRATAÇÕES O INSTITUTO DE ACESSO À JUSTIÇA-IAJ TORNA PÚBLICO QUE, REFERENTE AO TERMO DE PARCERIA Nº 005/2009 FIRMADO COM A SECRETARIA ESPECIAL DOS DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, A CONTRATAÇÃO DOS PROFISSIONAIS

Leia mais

INEXIGIBILIDADE E DISPENSA DE LICITAÇÃO

INEXIGIBILIDADE E DISPENSA DE LICITAÇÃO MANUAL SINTÉTICO DE PROCEDIMENTOS DE AQUISIÇÃO INEXIGIBILIDADE E DISPENSA DE LICITAÇÃO Via Universitária, s/n. Pitanguinha. Simões Filho - BA CEP: 43.700 000 Tel.: (071) 3396-8400 CNPJ: 10.764.307/0006-27

Leia mais

PROJETO BÁSICO DE LICITAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE DE SERVIÇOS GRÁFICOS E BRINDES. EDITAL n. 006/2013. TOMADA DE PREÇO n. 002/2013

PROJETO BÁSICO DE LICITAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE DE SERVIÇOS GRÁFICOS E BRINDES. EDITAL n. 006/2013. TOMADA DE PREÇO n. 002/2013 PROJETO BÁSICO DE LICITAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE DE SERVIÇOS GRÁFICOS E BRINDES EDITAL n. 006/2013 TOMADA DE PREÇO n. 002/2013 Item 01. Requisitos básicos com justificativa a. Serviço a ser licitado: contratação

Leia mais

REGULAMENTO DE COMPRAS, CONTRATAÇÕES DE SERVIÇOS, OBRAS, LOCAÇÕES E ALIENAÇÕES

REGULAMENTO DE COMPRAS, CONTRATAÇÕES DE SERVIÇOS, OBRAS, LOCAÇÕES E ALIENAÇÕES REGULAMENTO DE COMPRAS, CONTRATAÇÕES DE SERVIÇOS, OBRAS, LOCAÇÕES E ALIENAÇÕES ORGANIZAÇÃO SOCIAL SEM FINS LUCRATIVOS EDUSA - EDUCAÇÃO E SAÚDE CNPJ N 05.303.355/0001-73 REGISTRO EM RCPJ- BARUERI/SP 222857

Leia mais

Município de Sinimbu Secretaria Municipal de Saúde

Município de Sinimbu Secretaria Municipal de Saúde Município de Sinimbu Secretaria Municipal de Saúde AÇÕES E SERVIÇOS EM SAÚDE, NAS ÁREAS DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR, DE ATENÇÃO AMBULATORIAL, DE APOIO DIAGNÓSTICO E TERAPÊUTICO, DE CARÁTER ELETIVO E URGÊNCIA/EMERGÊNCIA

Leia mais

COMPRAS, CONTRATAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS

COMPRAS, CONTRATAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º - O presente regulamento tem por finalidade estabelecer normas e critérios para compras e contratação de obras e serviços da Pró-Saúde Associação Beneficente de

Leia mais

FICHA DE REGISTRO CADASTRAL. Cep: Cidade: Estado: DDD: Fone: Fax: ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA. Cep: Cidade: Estado: DDD: Fone: Fax:

FICHA DE REGISTRO CADASTRAL. Cep: Cidade: Estado: DDD: Fone: Fax: ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA. Cep: Cidade: Estado: DDD: Fone: Fax: FICHA DE REGISTRO CADASTRAL DADOS DO FORNECEDOR RAZÃO SOCIAL: CNPJ: INSC. EST.: Endereço: Bairro: Cep: Cidade: Estado: DDD: Fone: Fax: e-mail: Site: ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA Endereço: Bairro: Cep:

Leia mais

Lei /16 e Licitações

Lei /16 e Licitações Lei 13.303/16 e Licitações Rafael Da Cás Maffini Mestre e Doutor em Direito pela UFRGS, Professor de Direito Administrativo na UFRGS, Advogado, Sócio Diretor do escritório Rossi, Maffini, Milman & Grando

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UFRN PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO PPG

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UFRN PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO PPG CHAMADA 01/2017 PPG Manutenção de equipamentos de apoio aos Programas de Pós-Graduação A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPG), com apoio da Pró-Reitoria de Administração (PROAD) e com Recursos provenientes

Leia mais

EDITAL CHAMAMENTO PÚBLICO 003/19

EDITAL CHAMAMENTO PÚBLICO 003/19 Hospital Municipal Antônio Giglio Associação da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Pacaembu CNPJ. 53.524.534/0001-83 Rua Pedro Fioreti, 48 - Centro, Osasco - SP, 06013-070. EDITAL CHAMAMENTO PÚBLICO

Leia mais

COTAÇÃO Nº 04/2019 I. JUSTIFICATIVA

COTAÇÃO Nº 04/2019 I. JUSTIFICATIVA COTAÇÃO Nº 04/2019 A Associação Pinacoteca Arte e Cultura - APAC, associação civil sem fins lucrativos, com sede na cidade de São Paulo, estado de São Paulo, na Praça da Luz, nº 2, Bom Retiro, CEP 01120-010,

Leia mais

Senhora Procuradora Chefe, RELATÓRIO

Senhora Procuradora Chefe, RELATÓRIO PARECER JURÍDICO Nº 17/2018 PROJU/SEMOB PROTOCOLO: 1709256/2017 REQUERENTE: CPL/SEMOB ASSUNTO: CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO DE MANUTENÇÃO DE PORTAS AUTOMÁTICAS. Senhora Procuradora Chefe, RELATÓRIO Tratam os

Leia mais

REGULAMENTO DE COMPRAS DO INSTITUTO ENSINAR DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

REGULAMENTO DE COMPRAS DO INSTITUTO ENSINAR DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL REGULAMENTO DE COMPRAS DO INSTITUTO ENSINAR DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º - Este Regulamento tem por objetivo definir os critérios e as condições a serem observados

Leia mais

POLÍTICA INSTITUCIONAL. Política de Compras, Bens e Serviços CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

POLÍTICA INSTITUCIONAL. Política de Compras, Bens e Serviços CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Código: PI.HOIOL.COMP.001 Revisão: 000 Página: 1 de 6 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º - O presente regulamento tem por finalidade estabelecer normas e critérios para compras e contratação de

Leia mais

COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS 001/2016. Vale Alimentação E Vale Refeição

COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS 001/2016. Vale Alimentação E Vale Refeição PROJETO: CIRCUITO COPAS DO BRASIL DE CANOAGEM 2016 COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS 001/2016 Vale Alimentação E Vale Refeição COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS N 001/2016 DADOS DO PROJETO: Incentivo: Projeto aprovado nos

Leia mais

EDITAL Nº 001/2.019 CADASTRO DE FORNECEDORES DE BENS, PRESTADORES DE SERVIÇOS E EMPREITEIROS DE OBRAS E SERVIÇOS

EDITAL Nº 001/2.019 CADASTRO DE FORNECEDORES DE BENS, PRESTADORES DE SERVIÇOS E EMPREITEIROS DE OBRAS E SERVIÇOS EDITAL Nº 001/2.019 CADASTRO DE FORNECEDORES DE BENS, PRESTADORES DE SERVIÇOS E EMPREITEIROS DE OBRAS E SERVIÇOS O Município de Itapecerica da Serra torna público, para conhecimento dos interessados que

Leia mais

NORMA DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES HRCGD. NR HRCGD nº Pág: 01 Data de Emissão: Revisão nº:

NORMA DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES HRCGD. NR HRCGD nº Pág: 01 Data de Emissão: Revisão nº: 1. OBJETIVO A presente norma tem o objetivo de estabelecer diretrizes para aquisição de bens e serviços ao Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados HRCGD, e demais projetos do Grupo GAMP no Estado

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS CBBS

REGULAMENTO GERAL DE COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS CBBS REGULAMENTO GERAL DE COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS CBBS SUMÁRIO INTRODUÇÃO...3 CAPÍTULO I...3 OBJETIVO...3 PRECEITOS LEGAIS... 3 DEFINIÇÕES...3 CAPÍTULO II...4 PRINCÍPIOS GERAIS...4 CAPÍTULO III...5

Leia mais

EDITAL CHAMAMENTO PÚBLICO 038/19

EDITAL CHAMAMENTO PÚBLICO 038/19 Hospital Municipal Antônio Giglio Associação da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Pacaembu CNPJ. 53.524.534/0001-83 Rua Pedro Fioreti, 48 - Centro, Osasco - SP, 06013-070. EDITAL CHAMAMENTO PÚBLICO

Leia mais

EDITAL CHAMAMENTO PÚBLICO 029/19

EDITAL CHAMAMENTO PÚBLICO 029/19 Hospital Municipal Antônio Giglio Associação da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Pacaembu CNPJ. 53.524.534/0001-83 Rua Pedro Fioreti, 48 - Centro, Osasco - SP, 06013-070. EDITAL CHAMAMENTO PÚBLICO

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 3/2018

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 3/2018 TERMO DE REFERÊNCIA Nº 3/2018 1. OBJETO DA CONTRATAÇÃO Contratação de empresa especializada em prestação de serviços gráficos para a confecção de banners e faixa de mesa gráfico para o Simpósio de Biologia

Leia mais

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSTRUÇÃO DE PROCESSO

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSTRUÇÃO DE PROCESSO 1. Folha de Pagamento: a. Solicitação de Empenho e Pagamento; b. Folha de Pagamento (Com Resumo); e. Comprovante Bancário de Pagamento; 2. Fornecedor de Serviços: b. Planilha Quantitativa; e. Ordem de

Leia mais

saber-fazer a partir da inclusão socioeconômica e

saber-fazer a partir da inclusão socioeconômica e Cotação Prévia de Preço Nº. 27/2016 Convênio Nº 811902/2014 - MTE/SENAES CAMP Projeto: Economia Solidária e População em Situação de Rua: estratégias de valorização do saber-fazer a partir da inclusão

Leia mais

REGULAMENTO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS, OBRAS, COMPRAS, LOCAÇÃO DE ESPAÇOS E ALIENAÇÕES CONTRATO DE GESTÃO Nº 002/2013

REGULAMENTO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS, OBRAS, COMPRAS, LOCAÇÃO DE ESPAÇOS E ALIENAÇÕES CONTRATO DE GESTÃO Nº 002/2013 REGULAMENTO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS, OBRAS, COMPRAS, LOCAÇÃO DE ESPAÇOS E ALIENAÇÕES CONTRATO DE GESTÃO Nº 002/2013 O INSTITUTO BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E APOIO UNIVERSITÁRIO DO RIO DE

Leia mais

Política de Seleção, Contratação e Monitoramento de Prestadores de Serviço. Sandra Lima Compliance

Política de Seleção, Contratação e Monitoramento de Prestadores de Serviço. Sandra Lima Compliance Política de Seleção, Contratação e Monitoramento de Prestadores de Serviço Sandra Lima Compliance 1 - Objetivo Estabelecer, orientar e formalizar os critérios que regem as relações comportamentais, atitudes

Leia mais

REGULAMENTO PARA A CONTRATAÇÃO DE OBRAS, SERVIÇOS E COMPRAS DA ASSOCIAÇÃO CIVIL CIDADANIA BRASIL - ACCB

REGULAMENTO PARA A CONTRATAÇÃO DE OBRAS, SERVIÇOS E COMPRAS DA ASSOCIAÇÃO CIVIL CIDADANIA BRASIL - ACCB REGULAMENTO PARA A CONTRATAÇÃO DE OBRAS, SERVIÇOS E COMPRAS DA ASSOCIAÇÃO CIVIL CIDADANIA BRASIL - ACCB A Associação Civil Cidadania Brasil ACCB, pessoa jurídica de direito privado, sem fins econômicos,

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE COMPRAS, CONTRATAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE COMPRAS, CONTRATAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE COMPRAS, CONTRATAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º - O presente regulamento tem por finalidade estabelecer normas e critérios para compras e

Leia mais

4 Vínculo com a Unifesp Juntar matrícula constante na Intranet. 9 Autorização da Magnífica Reitora Para valores acima de R$

4 Vínculo com a Unifesp Juntar matrícula constante na Intranet. 9 Autorização da Magnífica Reitora Para valores acima de R$ INSCRIÇÃO EM EVENTO/CURSO/CONGRESSO FUNDAMENTO LEGAL: INEXIGIBILIDADE - 25 II, COMBINADO COM 13-VI- LEI Nº.666/93 1 Solicitação de Compra/Inscrição - Recurso Tesouro- Capacitação (caso seja Técnco-Administrativo)

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANAÃ DOS CARAJÁS CONTROLE INTERNO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANAÃ DOS CARAJÁS CONTROLE INTERNO PARECER CGIM Processo: 014/2018/FMS - CPL Pregão Presencial: 006/2018 Exame Prévio de Minuta de Edital e Contratual de licitação, na modalidade Pregão Presencial Registro de Preços, menor preço por item

Leia mais

COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS 017/2016. Passagens Aéreas

COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS 017/2016. Passagens Aéreas PROJETO: CIRCUITO COPAS DO BRASIL DE CANOAGEM 2016 COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS 017/2016 Passagens Aéreas COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS N 017/2016 DADOS DO PROJETO: Incentivo: Projeto aprovado nos termos da Lei

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo LICITAÇÃO (DISPENSA E INEXIGIBILIDADE) Profª. Tatiana Marcello Contratação Direta A regra geral é de que a Administração Pública deve realizar licitação previamente à celebração

Leia mais

... para que crianças e adolescentes tenham vida em plenitude! REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS. Pastoral do Menor Sorocaba/ SP

... para que crianças e adolescentes tenham vida em plenitude! REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS. Pastoral do Menor Sorocaba/ SP ... para que crianças e adolescentes tenham vida em plenitude! REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS Pastoral do Menor Sorocaba/ SP REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS CAPI TULO

Leia mais

EDITAL CHAMAMENTO PÚBLICO 039/19

EDITAL CHAMAMENTO PÚBLICO 039/19 Hospital Municipal Antônio Giglio Associação da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Pacaembu CNPJ. 53.524.534/0001-83 Rua Pedro Fioreti, 48 - Centro, Osasco - SP, 06013-070. EDITAL CHAMAMENTO PÚBLICO

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA PROCEDIMENTOS DE DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO

ORIENTAÇÕES PARA PROCEDIMENTOS DE DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO ORIENTAÇÕES PARA PROCEDIMENTOS DE DISPENSA E 1. DISPENSA DE LICITAÇÃO 1.1. Definição: INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO As situações excepcionais aplicáveis à compra ou à contratação de obras e serviços que

Leia mais

EDITAL COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS Nº 037/

EDITAL COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS Nº 037/ DADOS DO PROJETO: EDITAL COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS Nº 037/2015 Incentivo: Projeto aprovado nos termos da Lei de Incentivo ao Esporte Título do projeto: Ações de Polo Aquático 2015 Nº do processo ME: 58701.000950/2014-21

Leia mais

REGULAMENTO DE CONTRATAÇÕES DE COMPRAS E SERVIÇOS - VERSÃO: 02

REGULAMENTO DE CONTRATAÇÕES DE COMPRAS E SERVIÇOS - VERSÃO: 02 REGULAMENTO DE CONTRATAÇÕES DE COMPRAS E SERVIÇOS - VERSÃO: 02 Disponibilizamos a política de orientações institucionais para a contratação de serviços de terceiros (Compras), tanto para serviços como

Leia mais

Tipo Descrição Data Versão Código da Normativa Normativa Compras V5 FI.N.02.02

Tipo Descrição Data Versão Código da Normativa Normativa Compras V5 FI.N.02.02 Compras 01-08-2018 V5 FI.N.02.02 Sumário 1. Objetivo da.... 2 2. Responsável por essa.... 2 3. A quem se destina?... 2 4. Princípios.... 2 5. Unidade Administrativa.... 2 6. Tipos de aquisição de bens....

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 30/2017

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 30/2017 TERMO DE REFERÊNCIA Nº 30/2017 1. OBJETO DA VENDA Contratação de empresa para fornecimento de material de consumo de informática, de acordo com a descrição feita no ITEM 4 deste Termo de Referência. Esta

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 4/2018

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 4/2018 TERMO DE REFERÊNCIA Nº 4/2018 1. OBJETO DA CONTRATAÇÃO Contratação de empresa especializada em prestação de serviços gráficos para a confecção de convites para a Posse dos Novos Acadêmicos, de acordo com

Leia mais

MANUAL DE CONTRATOS PÚBLICOS

MANUAL DE CONTRATOS PÚBLICOS 2013 MANUAL DE CONTRATOS PÚBLICOS UNIPAMPA Pró-Reitoria de Administração 12/02/2013 Este Manual destina-se a orientar sobre procedimentos de contratações de serviços (terceirizados; energia elétrica; entre

Leia mais

Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria

Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria 1ª Versão 1 Guia Básico de Processos Corporativos do Sistema Indústria PROCESSO DE LICITAÇÃO, DISPENSA OU INEXIGIBILIDADE 1ª Versão 2 ÍNDICE 1

Leia mais

COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS 026/2016. Locação de Gerador

COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS 026/2016. Locação de Gerador PROJETO: CIRCUITO COPAS DO BRASIL DE CANOAGEM 2016 COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS 026/2016 Locação de Gerador COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS N 026/2016 DADOS DO PROJETO: Incentivo: Projeto aprovado nos termos da Lei

Leia mais

COTAÇÃO Nº 010/2017 I. JUSTIFICATIVA

COTAÇÃO Nº 010/2017 I. JUSTIFICATIVA COTAÇÃO Nº 010/2017 A Associação Pinacoteca Arte e Cultura - APAC, associação civil sem fins lucrativos, com sede na cidade de São Paulo, estado de São Paulo, na Praça da Luz, nº 2, Bom Retiro, CEP 01120-010,

Leia mais

EDITAL COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS Nº 001/2017

EDITAL COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS Nº 001/2017 DADOS DO PROJETO: EDITAL COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS Nº 001/2017 Incentivo: Projeto aprovado nos termos da Lei de Incentivo ao Esporte Título do projeto: Projeto Olímpico de Saltos Ornamentais Ano 6 Nº do

Leia mais

REGULAMENTO PARA COMPRAS

REGULAMENTO PARA COMPRAS REGULAMENTO PARA COMPRAS CAPÍTULO I DA INTRODUÇÃO Art. 1º - O presente regulamento tem por finalidade estabelecer normas e critérios para compras e contratação de obras e serviços e aquisição de bens com

Leia mais

COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS N 016/2016. Projeto aprovado nos termos da Lei de Incentivo ao Esporte

COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS N 016/2016. Projeto aprovado nos termos da Lei de Incentivo ao Esporte COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS N 016/2016 DADOS DO PROJETO: Incentivo: Projeto aprovado nos termos da Lei de Incentivo ao Esporte Título do projeto: Competições Internacionais de Canoagem N do processo ME: 58.701.003622/2015-67

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE GESTÃO DE QUALIDADE TÍTULO: REGULAMENTO PARA CONTRATAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS, COMPRAS E ALIENAÇÕES

PROCEDIMENTOS DE GESTÃO DE QUALIDADE TÍTULO: REGULAMENTO PARA CONTRATAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS, COMPRAS E ALIENAÇÕES PROCEDIMENTOS DE GESTÃO DE QUALIDADE TÍTULO: REGULAMENTO PARA CONTRATAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS, COMPRAS E ALIENAÇÕES CAPÍTULO I INTRODUÇÃO CAPÍTULO II DAS COMPRAS Titulo I Definição Título II Do procedimento

Leia mais

LICITAÇÃO N.º 005/2013 CONVITE N.º 003/2013 Menor Preço Global

LICITAÇÃO N.º 005/2013 CONVITE N.º 003/2013 Menor Preço Global LICITAÇÃO N.º 005/2013 CONVITE N.º 003/2013 Menor Preço Global A Câmara Municipal de Centenário do Sul, Estado do Paraná, em conformidade com a Lei nº 8.666/93 de 21 de Junho de 1993, suas alterações e

Leia mais

REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DA FIERP

REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DA FIERP REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DA FIERP CAPÍTULO I DA FINALIDADE Artigo 1º. O presente Regulamento de Compras e Contratação de Serviços da FIERP ( Regulamento ) tem por finalidade estabelecer

Leia mais

Planejamento de aquisição de bens e serviços na Administração Pública. Magno Subtil

Planejamento de aquisição de bens e serviços na Administração Pública. Magno Subtil Planejamento de aquisição de bens e serviços na Administração Pública Magno Subtil Registro de Preços Decreto Estadual 7.437/2011 Sistema de Registro de Preços é o conjunto de procedimentos para registro

Leia mais

CLÍNICA DE REPOUSO NOSSO LAR PAI NOSSO LAR

CLÍNICA DE REPOUSO NOSSO LAR PAI NOSSO LAR CLÍNICA DE REPOUSO NOSSO LAR PAI NOSSO LAR REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE COMPRAS, CONTRATAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS E AQUISIÇÃO DE BENS COM EMPREGO DE RECURSOS PROVENIENTES DO PODER PÚBLICO. CAPÍTULO I DA

Leia mais

PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 50/2018 DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 12/2018 PRÊAMBULO

PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 50/2018 DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 12/2018 PRÊAMBULO 1 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 50/2018 DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 12/2018 PRÊAMBULO O CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE DO OESTE DO PARANÁ CISOP, inscrito no CNPJ sob o nº 00.944.673/0001-08, com sede na Rua

Leia mais

CONCORRÊNCIA Nº 01/2016 PROCESSO SESI-CN 0201/2016 SESSÃO DE ABERTURA: 16/12/2016 às 10h00 SESI - CONSELHO NACIONAL ESCLARECIMENTO 1

CONCORRÊNCIA Nº 01/2016 PROCESSO SESI-CN 0201/2016 SESSÃO DE ABERTURA: 16/12/2016 às 10h00 SESI - CONSELHO NACIONAL ESCLARECIMENTO 1 CONCORRÊNCIA Nº 01/2016 PROCESSO SESI-CN 0201/2016 SESSÃO DE ABERTURA: 16/12/2016 às 10h00 SESI - CONSELHO NACIONAL ESCLARECIMENTO 1 A Comissão de Licitação do Conselho Nacional do SESI vem por meio desta

Leia mais

COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS 008/2016. Locação de Banheiros Químicos

COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS 008/2016. Locação de Banheiros Químicos PROJETO: CIRCUITO COPAS DO BRASIL DE CANOAGEM 2016 COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS 008/2016 Locação de Banheiros Químicos COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS N 008/2016 DADOS DO PROJETO: Incentivo: Projeto aprovado nos

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS CBRu

REGULAMENTO GERAL DE COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS CBRu REGULAMENTO GERAL DE COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS CBRu SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 CAPÍTULO I... 4 OBJETIVO... 4 PRECEITOS LEGAIS... 4 DEFINIÇÕES... 4 CAPÍTULO II... 5 PRINCÍPIOS GERAIS... 5 CAPÍTULO

Leia mais

COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS 014/2016. Medalhas E Troféus

COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS 014/2016. Medalhas E Troféus PROJETO: CIRCUITO COPAS DO BRASIL DE CANOAGEM 2016 COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS 014/2016 Medalhas E Troféus COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS N 014/2016 DADOS DO PROJETO: Incentivo: Projeto aprovado nos termos da Lei

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 10/2018

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 10/2018 1. OBJETO DA CONTRATAÇÃO TERMO DE REFERÊNCIA Nº 10/2018 Contratação de empresa especializada em prestação de serviços gráficos para a impressão de Relatório de Atividades e Anuário de Novos Acadêmicos,

Leia mais

EDITAL DE CARTA CONVITE Nº 013/2016 Tipo de julgamento: menor preço por item Processo Administrativo nº

EDITAL DE CARTA CONVITE Nº 013/2016 Tipo de julgamento: menor preço por item Processo Administrativo nº EDITAL DE CARTA CONVITE Nº 013/2016 Tipo de julgamento: menor preço por item Processo Administrativo nº045.2016 CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE PSICOLOGO(A) PARA ATUAR JUNTO AO PROGRAMA NAAB- Nucleo De Apoio

Leia mais

atender a equipe do projeto. Termo de Fomento Nº / MTE/SENAES - CAMP

atender a equipe do projeto. Termo de Fomento Nº / MTE/SENAES - CAMP Cotação Prévia de Preço n 02/2018 Termo de Fomento Nº 852621/2017 - MTE/SENAES - CAMP Projeto: Constituição da Rede Ubuntu de Cooperação Solidária. Critério: Menor Preço (Menor taxa de administração/ maior

Leia mais

SEMEA SEMENTES DO AMANHÃ / INSTITUIÇÃO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CNPJ /

SEMEA SEMENTES DO AMANHÃ / INSTITUIÇÃO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CNPJ / SEMEA SEMENTES DO AMANHÃ / INSTITUIÇÃO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CNPJ 05.162.747/0001-60 POLÍTICA INTERNA DE REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS Regulamento aprovado pela Diretoria Executiva da

Leia mais

Regulamento de Compras e Contratos. Confederação Brasileira de Judô

Regulamento de Compras e Contratos. Confederação Brasileira de Judô Regulamento de Compras e Contratos Confederação Brasileira de Judô A CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE JUDO, também designado por CBJ, é uma pessoa jurídica de caráter esporevo, sem fins lucraevos e de duração

Leia mais

COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS 018/2016. Alimentação E Hidratação

COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS 018/2016. Alimentação E Hidratação PROJETO: CIRCUITO COPAS DO BRASIL DE CANOAGEM 2016 COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS 018/2016 Alimentação E Hidratação DADOS DO PROJETO: Incentivo: COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS N 018/2016 Projeto aprovado nos termos

Leia mais

REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES DO INSTITUTO ODEON CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES DO INSTITUTO ODEON CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES DO INSTITUTO ODEON CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º - Este Regulamento tem por objetivo definir os critérios e as condições a serem observados pelo INSTITUTO

Leia mais

COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS N 008/2016. Projeto aprovado nos termos da Lei de Incentivo ao Esporte

COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS N 008/2016. Projeto aprovado nos termos da Lei de Incentivo ao Esporte COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS N 008/2016 DADOS DO PROJETO: Incentivo: Projeto aprovado nos termos da Lei de Incentivo ao Esporte Título do projeto: Competições Internacionais de Canoagem N do processo ME: 58.701.003622/2015-67

Leia mais

COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS 019/2016. Compra de Uniforme

COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS 019/2016. Compra de Uniforme PROJETO: CIRCUITO COPAS DO BRASIL DE CANOAGEM 2016 COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS 019/2016 Compra de Uniforme DADOS DO PROJETO: COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS N 019/2016 Incentivo: Projeto aprovado nos termos da Lei

Leia mais

MEMORIAL DE CREDENCIAMENTO - FUNDAÇÃO DO ABC - CENTRAL DE CONVÊNIOS PROCESSO N 331/2017

MEMORIAL DE CREDENCIAMENTO - FUNDAÇÃO DO ABC - CENTRAL DE CONVÊNIOS PROCESSO N 331/2017 MEMORIAL DE CREDENCIAMENTO - FUNDAÇÃO DO ABC - CENTRAL DE CONVÊNIOS PROCESSO N 331/2017 Memorial de Credenciamento contratação de empresa de serviços médicos, na forma de credenciamento, prestação de serviços

Leia mais

Professora Taís Flores

Professora Taís Flores Professora Taís Flores GABARITO - D COMENTÁRIOS Inicialmente, percebam que as alternativas III e IV não correspondem à literalidade da lei. Assim, abre-se uma margem de liberdade para que a banca as considere

Leia mais

ORIENTAÇÃO TÉCNICA Nº 01/2012-AUDIN Assunto: Formalização legal dos processos de dispensa de licitação

ORIENTAÇÃO TÉCNICA Nº 01/2012-AUDIN Assunto: Formalização legal dos processos de dispensa de licitação ORIENTAÇÃO TÉCNICA Nº 01/2012-AUDIN Assunto: Formalização legal dos processos de dispensa de licitação Belém, 05 de dezembro de 2012. Conforme disposto no art. 2º da Lei nº 8.666/93 as obras, serviços,

Leia mais

Este documento é um modelo técnico desenvolvido pela Organização Social e será

Este documento é um modelo técnico desenvolvido pela Organização Social e será REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS Este documento é um modelo técnico desenvolvido pela Organização Social e será disponibilizado para que os profissionais das diversas

Leia mais

COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇO Nº. 05/2014

COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇO Nº. 05/2014 COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇO Nº. 05/2014 A Assocene - Associação de Orientação às Cooperativas do Nordeste, torna público, para o conhecimento dos interessados, que fará realizar COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇO, no

Leia mais

Universidade Federal da Paraíba

Universidade Federal da Paraíba Universidade Federal da Paraíba CURSO ETAPA PRELIMINAR DO PROCESSO DE COMPRAS: TERMO DE REFERÊNCIA, PESQUISA DE PREÇOS E CADASTRO DE REQUISIÇÕES NO SIPAC Natúcia Santos da Silva Requisição de serviços

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA nº ABC 14/2018

TERMO DE REFERÊNCIA nº ABC 14/2018 1 TERMO DE REFERÊNCIA nº ABC 14/2018 1. OBJETO DA CONTRATAÇÃO O objeto da presente competição é a escolha da proposta mais vantajosa para compra de 2 (dois) relógios eletrônicos de ponto, cujas descrições

Leia mais

EDITAL COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS Nº 032/2015

EDITAL COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS Nº 032/2015 DADOS DO PROJETO: EDITAL COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS Nº 032/2015 Incentivo: Projeto aprovado nos termos da Lei de Incentivo ao Esporte Título do projeto: Projeto Olímpico de Saltos Ornamentais Ano 5 Nº do

Leia mais

Item Especificação Quantidade Unidade Bola de Basquete Feminina Bola de Basquete Masculina

Item Especificação Quantidade Unidade Bola de Basquete Feminina Bola de Basquete Masculina EDITAL DE COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS ASSOCIAÇÃO ATLETICA ACADÊMICA POLITÉCNICA TIPO: MENOR PREÇO A, entidade privada sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica sob o nº 57.118.663/0001-22,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO NÚCLEO DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E CONVÊNIOS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO NÚCLEO DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E CONVÊNIOS Orientação Nº 02: CONVÊNIOS COM A FADURPE I. Informações Iniciais I.I Esta orientação abrange os projetos financiados com recursos de instituições públicas que serão executados pela FADURPE através da

Leia mais

CAPÍTULO 1 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

CAPÍTULO 1 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO 1 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º - Este Regulamento tem por objetivo definir os critérios e as condições a serem observados pelo INSTITUTO CENTRO DE CAPACITAÇÃO E APOIO AO EMPREENDEDOR - ICCAPE,

Leia mais

SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO Autarquia Municipal Lei de criação Nº792 de CNPJ: /

SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO Autarquia Municipal Lei de criação Nº792 de CNPJ: / TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETO Aquisição de materiais hidráulicos e de construção, para manutenção em redes de esgoto e construção de anéis de concreto (PV s), a serem utilizados na localidade de São Mateus

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA nº ABC 34/2017

TERMO DE REFERÊNCIA nº ABC 34/2017 1 TERMO DE REFERÊNCIA nº ABC 34/2017 1. OBJETO DA CONTRATAÇÃO O objeto da presente competição é a escolha da proposta mais vantajosa para compra de 2 (dois) condicionadores de ar, cujas descrições estão

Leia mais

Considerando o decidido pelo Plenário do Crea-SP, em Sessão Ordinária de nº 1888, realizada em 01 de novembro de 2007,

Considerando o decidido pelo Plenário do Crea-SP, em Sessão Ordinária de nº 1888, realizada em 01 de novembro de 2007, ATO ADMINISTRATIVO Nº 08, DE 05 DE DEZEMBRO DE 2007 Dispõe sobre os procedimentos a serem adotados para contratação de empresa para locação/disponibilização de estande para utilização do Crea-SP. O CONSELHO

Leia mais