Disciplinas: Mecânica dos Materiais 2 6º Período E Dinâmica e Projeto de Máquinas 2-10º Período

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Disciplinas: Mecânica dos Materiais 2 6º Período E Dinâmica e Projeto de Máquinas 2-10º Período"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO POLITÉCNICO Graduação em Engenharia Mecânica Disciplinas: Mecânica dos Materiais 2 6º Período E Dinâmica e Projeto de Máquinas 2-10º Período Professor: Dr. Damiano da Silva Militão.

2 Tema de aula 1: Transformação da Tensão OBJETIVOS: Mostrar como transformar as componentes de tensão, associados a um sistema de coordenadas particular, em componentes associadas a um sistema de orientação diferente.. Estabelecer as equações de transformação e obter as tensões normal máxima e de cisalhamento máxima determinando a orientação dos elementos sobre os quais atuam. SEQUÊNCIA DE ABORDAGENS: 1.1 Transformação no Estado Plano de Tensões 1.2 Equações Gerais de Transformação de Tensão para o Estado Plano 1.3 Tensões Principais e Tensão de Cisalhamento Máxima no Plano 1.4 Círculo de Mohr Estado Plano de Tensões 1.5 Tensão em Eixos com Carga Axial e Torção 1.6 Tensão de Cisalhamento Máxima Absoluta Não é conhecer muito, mas o que é útil, que torna um homem sábio. THOMAS FULLER, M.D.

3 O est. plan. é representado, pela combinação de dois componentes de tensão normal, σx e σy, e um componente de tensão de cisalhamento, τxy, que atuam sobre as quatro faces do elemento. 1.1 Transformação no Estado Plano de Tensões O estado geral de tensão em um ponto é caracterizado por seis componentes independentes de tensões, 3 normais (σ) e 3 de cisalhamento (τ), que atuam nas faces de um elemento do material localizado em tal ponto: NOMECLATURA E SINAIS:.σx= σxx (x normal à face que atua e x direção), σy= σyy e σz= σzz;.τxy= τyx (x normal à face que atua e y direção), τzy= τyz, τxz= τzx. Tensão positiva se a normal e direção tem mesmo sinal, e tensão negativa se normal e direção tem sinais contrários. Se por exemplo não houver carga na superfície z do corpo, os componentes das tensões normal e de cisalhamento serão nulos na face de um elemento localizado nessa superfície e em sua face oposta, então o material no ponto estará sujeito ao estado plano de tensões:

4 1.2 Equações gerais de transformação de tensões para o estado plano Vejamos como transformar e obter os componentes σx, σy, τx y ao longo dos eixos x', y', que representem o mesmo estado de tensão no ponto. Usando a convenção de sinal dada, secionamos o elemento ao longo do plano inclinado e isolamos o segmento mostrado. Supondo a área secionada seja ΔA, as faces horizontal e vertical terão área Δ A sen θ e Δ A cos θ. O diagrama de corpo livre (FORÇAS) do segmento resultante é : Então pelas equações de equilíbrio:

5 acima; Exemplo: O estado plano de tensões é representado pelo elemento mostrado na Figura. Determinar o estado de tensão no ponto em outro elemento, orientado a 30 no sentido horário em relação à posição mostrada. Resposta:

6 1.3 Tensões principais e tensão de cisalhamento máxima no plano. Na engenharia, é importante determinar a orientação principal (θp) dos planos de tensão normal máximo e mínimo, e de cisalhamento máximo (θc). Para isso diferenciamos a equação geral de σ em θ e igualamos a zero obtendo; A solução tem duas raízes (2θp1 e 2θp2). θp1 e θp2 são 90 defasados e substituídos na eq. geral dão as tensões principais normais máximas e mínimas (σ1 e σ2 ). Supondo τxy e (σx - σy) ambos positivos ou ambos negativos na eq. acima, podemos construir os triângulos ao lado: Neles: ubstituindo estes na eq. geral de σ, teremos as tensões principais : Elas atuam nos planos principais onde tensão de cisalhamento é nula.

7 Analogamente para determinar a orientação da tensão de cisalhamento máxima, deriva-se a Eq. Geral de τ em θ e igualamos a zero obtendo: As duas raízes dessa equação, θc1 e θc2, analogamente podem ser determinadas pelos triângulos sombreados; Comparando com o triangulo da tensão normal principal, cada raiz de 2θc está defasada em relação a 90 de 2θp. Assim, θc e θp estão separadas por 45 obtendo o plano de cisalhamento máximo. A tensão de cisalhamento máxima é obtida calculando sen 2θc e cos2θc no triangulo e substituindo na equação geral de τ ; 26c da Figura Substituindo os valores de sen 2θc e cos2θc na equação geral de σ, vemos que também há uma tensão normal nos planos da tensão de cisalhamento máxima.

8 Exemplo 1: A roda dianteira de um avião está submetida a uma carga de projeto de 12 kn. Determinar as tensões principais que atuam no ponto A do suporte de alumínio da roda. Solução: Façamos o diagrama de corpo livre com os esforços no corte transversal na seção em A: Utilizemos as equações de equilíbrio: Calculemos as tensões em um elemento infinitesimal plano qualquer na seção do corte; A tensão normal é σ=(n/a )+ (My/I), mas na L.N. (A em y=0) o segundo termo (normal por flexão) se anula, logo N A tensão cisalhante transversal devido a força cortante V equivale a = tensão cis longitudinal na flexão (pois são complementares) e dada por τ=vq/it (onde Q=momento de 1 ordem, I=momento de inércia de 2 OBS: A é a área escura acima de y. ordem ou de área) ao longo da espessura t=b=0.03m em A na L.N (y=0), com os dados ao lado fazemos Agora obtenha a inclinação dos planos principais onde Finalmente as tensões principais: atuam σ1 e σ2 e a tensão cis. (0-8.66)/2+Máxima além de sua inclinação.

9 Exemplo 2: A viga tem seção transversal retangular e está sujeita às cargas mostradas. Determinar as tensões principais e de cisalhamento máxima no plano que se desenvolvem nos pontos A e B. Os pontos estão à esquerda da carga de lb. Mostrar os resultados em elementos, adequadamente orientados, localizados nesses pontos. Solução: = Lembrando que; OBS: A é a área escura acima de y. Teremos as propriedades da seção; Diagrama de corpo livre com pois Ya = h/2 = -Yb; as reações dos suportes; Diagrama de corpo livre com os momentos e forças internas na seção à esquerda de A e B; A tensão normal é σ=(n/a )+(My/I), (A e B, Ya = h/2 = -Yb) o segundo termo (normal por flexão) não se anula, logo; A tensão cisalhante transversal devido a força cortante V equivale a tensão cis. longitudinal na flexão (pois são complementares) e dada por τ=vq/it em A e B. Logo, com tensão cisalhante nula estamos no plano principal, teremos respectivamente as tensões normais principais max e min em A e B; No próximo slide obtemos o cis. máximo e o plano em que se desenvolve e mostramos os elementos orientados em A e B;

10 A B Elementos orientados:

11 Fazer: A viga tem seção transversal retangular e está submetida às cargas mostradas. Determinar as tensões normais principais desenvolvidas nos pontos A e B, localizados à esquerda da carga de 20 kn. Mostrar os resultados em elementos localizados nesses pontos.

12

13 1.4 Circulo de Mohr Estado plano de tensões As equações de transformação para o estado plano de tensões têm uma solução gráfica fácil de usar e lembrar. O parâmetro θ pode ser eliminado elevando-se ao quadrado cada uma das equações e adicionando-as teremos; É a eq. de uma circunferência. Estabelecemos eixos coordenados σ positivo para a direita e τ positivo para baixo, ela forma um círculo de raio R e centro C(σ méd, 0).

14 Construção do Círculo. 1-Usando a convenção de sinal positiva (Fig.b), marcamos o centro do círculo C(σ méd, 0). e o 'pt de referência' A (σx, τxy) de tensões normal e de cisalhamento na face vertical direita do elemento onde eixo x' coincide com o eixo x, (θ = 0 ) (Fig.e). 2- Determinar raio CA por pitágoras e traçar o círculo. Tensões Principais. 3-As tensões principais (σ1>=σ2) são os pts B e D, onde τ = 0(Fig.a), e atuam sobre ângulos θp1 e θp2 (Fig.c) representados no círculo por 2θp1 e 2θp2 (não mostrado) para as linhas CB e CD respectivamente (calcular apenas um por tg, o outro está 90 defasado anti horário.)(fig.c). Tensão de Cisalhamento Máxima no Plano. 4-São as coordenadas do pt E e F (Fig.a). θc1 e θc2 dão sua orientação (Fig.d). 2θc1 (Fig.a) é o ângulo mais próximo de CE ou CF obtido por tang. e tem rotação horária nesse caso(fig.d). Tensões no Plano Arbitrário. 5-σx e τx y que atuam sobre um plano especificado pelo ângulo θ (Fig.e) são obtidos no círculo usando-se tg para determinar as coordenadas do ponto P a 2θ de CA(Fig.a).

15 e atuam sobre ângulos θp1 e θp2 representados no círculo por 2θp1 e 2θp2(não mostrado) para as linhas CB e CD respectmt. (calcular apenas um por tg, o outro θp2 =106,8º está à mais 90 horário). Tensão de Cisalhamento Máxima no Plano. 4-São as coordenadas do pt E e F. θc1 e θc2 dão sua orientação, 2θc1 é obtido por tang. e tem rotação anti-horária. até CE neste caso. EXEMPLO: Determinar (a) as tensões principais e (b) a tensão de cisalhamento máxima no plano e a tensão normal média. Especificar a orientação do elemento em cada caso. Solução: Construção do Círculo. 1-Usando a convenção de sinal positiva, marcamos respectivamente o 'pt de referência' A = (σx, τxy) e o centro do círculo em logo: 2- Determinar raio CA por pitágoras e traçar o círculo Tensões Principais. 3-As tensões principais (σ1>=σ2) são os pts B e D, onde τ = 0,

16 Fazer: O pedal de bicicleta tem a seção transversal mostrada. Se estiver fixo à engrenagem no ponto B e não girar quando submetido a uma força de 75 lb, quais serão as tensões principais no ponto C da seção transversal?

17 Eixos na região linear-elástico, usamos o princípio de superposição e obtemos separadamente as 2-carga não mudar a geometria significativamente para não alterar braços de momento, como 1.5 Tensão em eixos com Carga Axial e Torção tensões a partir das componentes de carga, quando: 1- carga for equação linear à tensão (e é, pois e são tensões lineares as cargas P e T). por exemplo:, porém, O que não é o caso em pequenas deformações. Exemplo1: Uma força axial de 900 N e um torque de 2,50 N m estão aplicados ao eixo mostrado na Figura a. Supondo que o eixo tenha diâmetro de 40 mm, determinar as tensões principais no ponto P de sua superfície. Sol: Vamos obter as cargas no DCL abaixo de P: Obtemos o cis.devido a torção; ele depende do momento de inércia polar J da seção de raio ρ do tubo maciço Tensões princ. (Mohr): Centro C=(358.l ; 0) Pt de referência A = (σx, τxy)=(0 ; 198.9)(Fig d). Logo, graficmt R=409.7 e tensões princ B e D: ão há normal por flexão, penas tensão normal em y: O ângulo horário 2θp2 entre AC e CD por tg é: 2θp2=29,1. Logo à θp2 =14,5º horário de x está x' de tensão normal mínima:

18 Exemplo2: O vaso de pressão cilíndrico tem raio interno de 1,25 m e espessura da parede de 15 mm. E feito de chapas de aço soldadas ao longo da costura a 45. Determinar os componentes da tensão normal e de cisalhamento ao longo da costura se o vaso estiver sujeito a uma pressão interna p de8 MPa. Sol: Trata-se de um vaso de pressão de r > 10t (paredes finas) onde; A tensão normal mínima ocorre longitudinalmente em x; A tensão normal máxima ocorre circunferêncialmente em y; (dobro da em x) Nesta orientação x-y temos cisalhamento nulo (planos principais) e o elemento, representa tensões normais máx e mín. A 45º horário (x ) temos o cisalhamento máximo, logo haverá tensão normal igual à média σ méd = (σ x+ σ y)/2 = (σ x ); com ela obtemos o centro C=(σ méd,0) em Mohr: Graficamente em Mohr temos; (Cis. Máximo em x à 45º)

19 Fazer: O tubo de paredes finas tem diâmetro interno de 0,5 pol e espessura de 0,025 pol. Se for submetido a uma pressão interna de 500 psi, bem como as cargas de tração axial e torção como as mostradas, quais serão as tensões principais em um ponto da superfície?

20 1.6 Tensão de Cisalhamento Máxima Absoluta m elemento submetido a um estado de tensão tridimensional xyz; erá uma orientação x y z onde atuam as tensões rincipais (triaxiais) Analisando separadamente os planos x y, y z e x z ; construímos um único círculo de Mohr com estas tensões principais; O circulo mostra o valor da tensão de cisalhamento máxima em cada plano, orientado a 45º; ATENÇÂO:Planos que não tiverem cisalhamento as tensões normais já são as principais. Como vemos, a tensão de cisalhamento máxima absoluta será será obtida girando 45º em torno de y (σ int). E temos ainda a tensão normal média; como ocorre em x z, ela

21 Exemplo: Em virtude do carregamento aplicado, o elemento no ponto da estrutura na figura está sujeito ao estado plano de tensões mostrado. Determinar as tensões principais e a tensão de cisalhamento máxima absoluta nesse ponto. Sol: Inicialmente obtemos as tensões principais pelo círculo de Mohr de centro -10psi, com ; Teremos o raio ; Logo as tensões principais serão: No circulo 2θ anti-horário de CA para a tensão mínima em x ; logo é a defasagen do eixo x onde atua σmín; Não há tensão principal na direção z, o estado triaxial é; são as principais. Para obter tensão cisalhante máxima absoluta fazemos Mohr com o estado triaxial acima; x ATENÇÂO:Planos que não tiverem cisalhamento as tensões normais já A ten. cis. máx. abs. é a ten. cis. máx. no plano x - y que como sabemos atua em um novo x -y 45º defasado em relação a x -y (45+38=83º defasado de y

22 Fazer: O ponto na superfície do vaso de pressão cilíndrico está submetido a um estado plano de tensões em x-y. Determinar a tensão de cisalhamento máxima absoluta nesse ponto.

23 Bibliografia: R. C. Hibbeler Resistência dos materiais 5º Edição. MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO!

Disciplinas: Mecânica dos Materiais 2 6º Período E Dinâmica e Projeto de Máquinas 2-10º Período

Disciplinas: Mecânica dos Materiais 2 6º Período E Dinâmica e Projeto de Máquinas 2-10º Período UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO POLITÉCNICO Graduação em Engenharia Mecânica Disciplinas: Mecânica dos Materiais 2 6º Período E Dinâmica e Projeto de Máquinas 2-10º Período Professor:

Leia mais

ENG285 4ª Unidade 1. Fonte: Arquivo da resolução da lista 1 (Adriano Alberto), Slides do Prof. Alberto B. Vieira Jr., RILEY - Mecânica dos Materiais.

ENG285 4ª Unidade 1. Fonte: Arquivo da resolução da lista 1 (Adriano Alberto), Slides do Prof. Alberto B. Vieira Jr., RILEY - Mecânica dos Materiais. ENG285 4ª Unidade 1 Fonte: Arquivo da resolução da lista 1 (Adriano Alberto), Slides do Prof. Alberto B. Vieira Jr., RILEY - Mecânica dos Materiais. Momento de Inércia (I) Para seção retangular: I =. Para

Leia mais

(atualizado em 12/07/2014)

(atualizado em 12/07/2014) ENG285 4ª Unidade 1 (atualizado em 12/07/2014) Fonte: Arquivo da resolução da lista 1 (Adriano Alberto), Slides do Prof. Alberto B. Vieira Jr., RILEY - Mecânica dos Materiais. Momento de Inércia (I) Para

Leia mais

Resistência dos Materiais 2 AULA 3-4 TRANSFORMAÇÃO DE TENSÕES

Resistência dos Materiais 2 AULA 3-4 TRANSFORMAÇÃO DE TENSÕES Resistência dos Materiais 2 AULA 3-4 TRANSFORMAÇÃO DE TENSÕES PROF.: KAIO DUTRA Transformação no Estado Plano de Tensões O estado geral de tensão em um ponto é caracterizado por seis componentes independentes

Leia mais

Carregamentos Combinados

Carregamentos Combinados - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA INDUSTRIAL METALÚRGICA DE VOLTA REDONDA PROFESSORA: SALETE SOUZA DE OLIVEIRA BUFFONI DISCIPLINA: RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS Carregamentos Combinados

Leia mais

Figura 9.1: Corpo que pode ser simplificado pelo estado plano de tensões (a), estado de tensões no interior do corpo (b).

Figura 9.1: Corpo que pode ser simplificado pelo estado plano de tensões (a), estado de tensões no interior do corpo (b). 9 ESTADO PLANO DE TENSÕES E DEFORMAÇÕES As tensões e deformações em um ponto, no interior de um corpo no espaço tridimensional referenciado por um sistema cartesiano de coordenadas, consistem de três componentes

Leia mais

Flexão Vamos lembrar os diagramas de força cortante e momento fletor

Flexão Vamos lembrar os diagramas de força cortante e momento fletor Flexão Vamos lembrar os diagramas de força cortante e momento fletor Elementos longos e retos que suportam cargas perpendiculares a seu eixo longitudinal são denominados vigas. Vigas são classificadas

Leia mais

Capítulo 1 Transformação de Tensão

Capítulo 1 Transformação de Tensão Capítulo 1 Transformação de Tensão slide 1 009 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. Transformação de tensão no plano O estado geral de tensão em um ponto é caracterizado por seis componentes

Leia mais

Disciplinas: Mecânica dos Materiais 2 6º Período E Dinâmica e Projeto de Máquinas 2-10º Período

Disciplinas: Mecânica dos Materiais 2 6º Período E Dinâmica e Projeto de Máquinas 2-10º Período UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO POLITÉCNICO Graduação em Engenharia Mecânica Disciplinas: Mecânica dos Materiais 2 6º Período E Dinâmica e Projeto de Máquinas 2-10º Período Professor:

Leia mais

O centróide de área é definido como sendo o ponto correspondente ao centro de gravidade de uma placa de espessura infinitesimal.

O centróide de área é definido como sendo o ponto correspondente ao centro de gravidade de uma placa de espessura infinitesimal. CENTRÓIDES E MOMENTO DE INÉRCIA Centróide O centróide de área é definido como sendo o ponto correspondente ao centro de gravidade de uma placa de espessura infinitesimal. De uma maneira bem simples: centróide

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL MECÂNICA DOS SÓLIDOS II

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL MECÂNICA DOS SÓLIDOS II UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL MECÂNICA DOS SÓLIDOS II Aula 01 Teoria das Tensões Eng. Civil Augusto Romanini

Leia mais

ENG285 TORÇÃO. =. á. = G. (material linear-elástico) Adriano Alberto

ENG285 TORÇÃO. =. á. = G. (material linear-elástico) Adriano Alberto ENG285 1 Adriano Alberto Fonte: Hibbeler, R.C., Resistência dos Materiais 5ª edição; Beer 5ª Ed; Barroso, L.C., Cálculo Numérico (com aplicações) 2ª edição; slides do Prof. Alberto B. Vieira Jr.; http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/geometria/geom-areas/geomareas-circ.htm

Leia mais

Transformação da deformação

Transformação da deformação - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA INDUSTRIAL METALÚRGICA DE VOLTA REDONDA PROFESSORA: SALETE SOUZA DE OLIVEIRA BUFFONI DISCIPLINA: RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS Transformação da deformação

Leia mais

Capítulo 7 Transformações de Tensão e Deformação. O Círculo de Mohr. Grupo 9:

Capítulo 7 Transformações de Tensão e Deformação. O Círculo de Mohr. Grupo 9: Capítulo 7 Transformações de Tensão e Deformação O Círculo de Mohr André P. Santos Edward O. Schaden Pedro G. Rubira Túlio J. Silva Grupo 9: RA:070166 RA:060316 RA:073592 RA:072544 Transformação do Estado

Leia mais

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS 2 Marcel Merlin dos Santos

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS 2 Marcel Merlin dos Santos 6/0/07 RESISTÊNIA DOS MATERIAIS Marcel Merlin dos Santos ÍRULO DE MOHR O estado plano de tensões pode ser representado por uma solução gráfica. Além disso, essa abordagem nos permitirá visualizar como

Leia mais

Capítulo 5. Torção Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.

Capítulo 5. Torção Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. Capítulo 5 Torção slide 1 Deformação por torção de um eixo circular Torque é um momento que tende a torcer um elemento em torno de seu eixo longitudinal. Se o ângulo de rotação for pequeno, o comprimento

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL MECÂNICA DOS SÓLIDOS II

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL MECÂNICA DOS SÓLIDOS II UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL MECÂNICA DOS SÓLIDOS II Aula 01 Teoria das Tensões Eng. Civil Augusto Romanini

Leia mais

LOM Introdução à Mecânica dos Sólidos

LOM Introdução à Mecânica dos Sólidos LOM 3081 - CAP. ANÁLISE DE TENSÃO E DEFORMAÇÃO PARTE 1 ANÁLISE DE TENSÃO VARIAÇÃO DA TENSÃO COM O PLANO DE CORTE Seja por exemplo uma barra sujeita a um carregamento axial. Ao aplicar o MÉTODO DAS SEÇÕES,

Leia mais

Carregamentos Combinados Mecânica Dos Materiais II

Carregamentos Combinados Mecânica Dos Materiais II Carregamentos Combinados Mecânica Dos Materiais II Universidade de Brasília UnB Departamento de Engenharia Mecânica ENM Grupo de Mecânica dos Materiais GMM ÍNDICE Revisão sobre vigas Revisão de ropriedades

Leia mais

Tensão de Cisalhamento Máxima Absoluta

Tensão de Cisalhamento Máxima Absoluta - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA INDUSTRIAL METALÚRGICA DE VOLTA REDONDA PROFESSORA: SALETE SOUZA DE OLIVEIRA BUFFONI DISCIPLINA: RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS Tensão de Cisalhamento

Leia mais

Resistência dos Materiais 2003/2004 Curso de Gestão e Engenharia Industrial

Resistência dos Materiais 2003/2004 Curso de Gestão e Engenharia Industrial 1/1 Resistência dos Materiais 3/4 Curso de Gestão e Engenharia Industrial 4ª Aula Duração - Horas Data - de Outubro de 3 Sumário: Mudança de Eixos de Referência. Tensões Principais e Direcções Principais.

Leia mais

Mecânica dos Sólidos I Parte 3 Estado Plano de Tensão

Mecânica dos Sólidos I Parte 3 Estado Plano de Tensão Departamento de Engenharia Mecânica Parte 3 Estado Plano de Tensão Prof. Arthur M. B. Braga 15.1 Mecânica dos Sólidos Problema F 1 Corpo sujeito a ação de esforços eternos (forças, momentos, etc.) F 7

Leia mais

Capítulo 6 Círculo de Mohr para tensões

Capítulo 6 Círculo de Mohr para tensões Capítulo 6 Círculo de Mohr para tensões Resistência dos Materiais I SLIDES 07 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com 6.4 Círculo de Mohr - Tensão no plano Consiste na solução

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS 2

LISTA DE EXERCÍCIOS RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS 2 LISTA DE EXERCÍCIOS RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS 2 I) TRANSFORMAÇÃO DE TENSÕES 1) Uma única força horizontal P de intensidade de 670N é aplicada à extremidade D da alavanca ABD. Sabendo que a parte AB da

Leia mais

LOM Introdução à Mecânica dos Sólidos. Parte 3. Estado plano de tensão. Tensões em tubos e vasos de pressão de parede fina

LOM Introdução à Mecânica dos Sólidos. Parte 3. Estado plano de tensão. Tensões em tubos e vasos de pressão de parede fina LOM 3081 - Parte 3. Estado plano de tensão. Tensões em tubos e vasos de pressão de parede fina DEMAR USP Professores responsáveis: Viktor Pastoukhov, Carlos A.R.P. Baptista Ref. 1: F.P. BEER, E.R. JOHNSTON,

Leia mais

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I Curso de Eletromecânica

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I Curso de Eletromecânica Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina CEFET/SC Unidade Araranguá RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I Curso de Eletromecânica Prof. Fernando H. Milanese, Dr. Eng. milanese@cefetsc.edu.br Conteúdo

Leia mais

Torção. Deformação por torção de um eixo circular. Deformação por torção de um eixo circular. Capítulo 5:

Torção. Deformação por torção de um eixo circular. Deformação por torção de um eixo circular. Capítulo 5: Capítulo 5: Torção Adaptado pela prof. Dra. Danielle Bond Deformação por torção de um eixo circular Torque é um momento que tende a torcer um elemento em torno de seu eixo longitudinal: preocupação no

Leia mais

1) Qual propriedade de um material reproduz a lei de Hooke? Escrever a expressão que traduz a lei. 2) Um cilindro de 90,0 cm de comprimento (figura) está submetido a uma força de tração de 120 kn. Uma

Leia mais

Terceira Lista de Exercícios

Terceira Lista de Exercícios Universidade Católica de Petrópolis Disciplina: Resistência dos Materiais II Prof.: Paulo César Ferreira Terceira Lista de Exercícios 1. Para os estados de tensões abaixo, Pede-se: a) Componentes de tensão

Leia mais

Resistência dos Materiais Eng. Mecânica, Produção UNIME Prof. Corey Lauro de Freitas, Fevereiro, 2016.

Resistência dos Materiais Eng. Mecânica, Produção UNIME Prof. Corey Lauro de Freitas, Fevereiro, 2016. Resistência dos Materiais Eng. Mecânica, Produção UNIME 2016.2 Prof. Corey Lauro de Freitas, Fevereiro, 2016. 1 Introdução: O conceito de tensão Conteúdo Conceito de Tensão Revisão de Estática Diagrama

Leia mais

Introdução cargas externas cargas internas deformações estabilidade

Introdução cargas externas cargas internas deformações estabilidade TENSÃO Introdução A mecânica dos sólidos estuda as relações entre as cargas externas aplicadas a um corpo deformável e a intensidade das cargas internas que agem no interior do corpo. Esse assunto também

Leia mais

LISTA 3 - ANÁLISE DE TENSÃO E DEFORMAÇÃO

LISTA 3 - ANÁLISE DE TENSÃO E DEFORMAÇÃO LISTA 3 - ANÁLISE DE TENSÃO E DEFORMAÇÃO 3.1. Para os estados planos de tensão da figura abaixo, determinar: (a) componentes planas de tensão; (b) componentes de tensão num plano rotacionado a 35º no sentido

Leia mais

Estado duplo ou, Estado plano de tensões.

Estado duplo ou, Estado plano de tensões. Estado duplo ou, Estado plano de tensões. tensão que atua em um ponto é função do plano pelo qual se faz o estudo. Esta afirmação pode ficar mais clara quando analisa, por exemplo, um ponto de uma barra

Leia mais

Resistência dos Materiais. Aula 6 Estudo de Torção, Transmissão de Potência e Torque

Resistência dos Materiais. Aula 6 Estudo de Torção, Transmissão de Potência e Torque Aula 6 Estudo de Torção, Transmissão de Potência e Torque Definição de Torque Torque é o momento que tende a torcer a peça em torno de seu eixo longitudinal. Seu efeito é de interesse principal no projeto

Leia mais

Resistência dos Materiais

Resistência dos Materiais Resistência dos Materiais Prof. Antonio Dias Antonio Dias / Resistência dos Materiais 1 Flexão Diagramas de força cortante e momento fletor Elementos longos e retos que suportam cargas perpendiculares

Leia mais

Tensão. Introdução. Introdução

Tensão. Introdução. Introdução Capítulo 1: Tensão Adaptado pela prof. Dra. Danielle Bond Introdução A resistência dos materiais é um ramo da mecânica que estuda as relações entre as cargas externas aplicadas a um corpo deformável e

Leia mais

TENSÃO EM VASOS DE PRESSÃO DE PAREDES FINAS. Prof. POLLYANNA ALEXANDRE DA CRUZ

TENSÃO EM VASOS DE PRESSÃO DE PAREDES FINAS. Prof. POLLYANNA ALEXANDRE DA CRUZ TENSÃO EM VASOS DE PRESSÃO DE PAREDES FINAS Prof. POLLYANNA ALEXANDRE DA CRUZ Ano Novo Novos desafios e oportunidades! PLT(Programa do Livro Texto) BEER, F. P.; DEWOLF, John T.. Resistência dos Materiais.

Leia mais

Prof. Willyan Machado Giufrida. Torção Deformação por torção de um eixo circular

Prof. Willyan Machado Giufrida. Torção Deformação por torção de um eixo circular Torção Deformação por torção de um eixo circular Torque: É um movimento que tende a torcer um elemento em torno do seu eixo tangencial -Quando o torque é aplicado os círculos e retas longitudinais originais

Leia mais

4ª LISTA DE EXERCÍCIOS PROBLEMAS ENVOLVENDO ANÁLISE DE TENSÕES

4ª LISTA DE EXERCÍCIOS PROBLEMAS ENVOLVENDO ANÁLISE DE TENSÕES Universidade Federal da Bahia Escola Politécnica Departamento de Construção e Estruturas Disciplina: ENG285 - Resistência dos Materiais I-A Professor: Armando Sá Ribeiro Jr. www.resmat.ufba.br 4ª LISTA

Leia mais

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS Terceira Edição CAPÍTULO RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS Ferdinand P. Beer E. Russell Johnston, Jr. Análise de Tensões no Estado Plano Capítulo 6 Análise de Tensões no Estado Plano 6.1 Introdução 6. Estado Plano

Leia mais

Resistência dos Materiais

Resistência dos Materiais Aula 2 Tensão Normal Média e Tensão de Cisalhamento Média Tópicos Abordados Nesta Aula Definição de Tensão. Tensão Normal Média. Tensão de Cisalhamento Média. Conceito de Tensão Representa a intensidade

Leia mais

Deformação. - comportamento de um material quando carregado

Deformação. - comportamento de um material quando carregado Deformação - comportamento de um material quando carregado : tipos de deformação Deformação - deformação normal variação do comprimento de uma fibra em relação a uma direção. : tipos de deformação Deformação

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA. ) uma base ortonormal positiva de versores de V. Digamos que a lei de transformação do operador T seja dada por:

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA. ) uma base ortonormal positiva de versores de V. Digamos que a lei de transformação do operador T seja dada por: PME-00 - Mecânica dos Sólidos a ista de Exercícios Apresentar as unidades das seguintes grandezas, segundo o Sistema nternacional de Unidades (S..: a comprimento (l; i rotação (θ; b força concentrada (P;

Leia mais

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II TORÇÃO PARTE IV

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II TORÇÃO PARTE IV RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II TORÇÃO PARTE IV Prof. Dr. Daniel Caetano 2018-1 Objetivos Conceituar fluxo de cisalhamento Determinar distribuição de tensões de cisalhamento em tubos de paredes finas sob

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Centro de Engenharias. Resistência dos Materiais I. Capítulo 6 Flexão

Universidade Federal de Pelotas Centro de Engenharias. Resistência dos Materiais I. Capítulo 6 Flexão Capítulo 6 Flexão 6.1 Deformação por flexão de um elemento reto A seção transversal de uma viga reta permanece plana quando a viga se deforma por flexão. Isso provoca uma tensão de tração de um lado da

Leia mais

3ª LISTA DE EXERCÍCIOS PROBLEMAS ENVOLVENDO DIAGRAMA DE ESFORÇO NORMAL

3ª LISTA DE EXERCÍCIOS PROBLEMAS ENVOLVENDO DIAGRAMA DE ESFORÇO NORMAL Universidade Federal da Bahia Escola Politécnica Departamento de Construção e Estruturas Professor: Armando Sá Ribeiro Jr. Disciplina: ENG285 - Resistência dos Materiais I-A www.resmat.ufba.br 3ª LISTA

Leia mais

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II TORÇÃO PARTE III

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II TORÇÃO PARTE III RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II TORÇÃO PARTE III Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-2 Objetivos Conceituar e capacitar paa a resolução de problemas estaticamente indeterminados na torção Compreender as limitações

Leia mais

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II TORÇÃO PARTE III

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II TORÇÃO PARTE III RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II TORÇÃO PARTE III Prof. Dr. Daniel Caetano 2014-2 Objetivos Conceituar e capacitar para a resolução de problemas estaticamente indeterminados na torção Compreender as limitações

Leia mais

Momento torsor. Torção em Eixos de Seção Retangular. 26 de setembro de 2016

Momento torsor. Torção em Eixos de Seção Retangular. 26 de setembro de 2016 Torção em Eixos de Seção Retangular 26 de setembro de 2016 Torção em Eixos de Seção Retangular Quando um torque é aplicado a um eixo de seção transversal circular, as deforamções por cisalhamento variam

Leia mais

1.38. A luminária de 50 lb é suportada por duas hastes de aço acopladas por um anel em

1.38. A luminária de 50 lb é suportada por duas hastes de aço acopladas por um anel em 1.36. A luminária de 50 lb é suportada por duas hastes de aço acopladas por um anel em A. Determinar qual das hastes está sujeita à maior tensão normal média e calcular seu valor. Suponha que θ = 60º.

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Centro de Engenharias. Resistência dos Materiais II. Capítulo 2 Torção

Universidade Federal de Pelotas Centro de Engenharias. Resistência dos Materiais II. Capítulo 2 Torção Capítulo 2 Torção 2.1 Revisão Torque é um momento que tende a torcer um elemento em torno de seu eixo longitudinal. Se o ângulo de rotação for pequeno, o comprimento e o raio do eixo permanecerão inalterados.

Leia mais

Capítulo 6 Transformação de tensão no plano

Capítulo 6 Transformação de tensão no plano Capítulo 6 Transformação de tensão no plano Resistência dos Materiais I SLIDES 06 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com Objetivos do capítulo Transformar as componentes de tensão

Leia mais

Flexão. Tensões na Flexão. e seu sentido é anti-horário. Estudar a flexão em barras é estudar o efeito dos momentos fletores nestas barras.

Flexão. Tensões na Flexão. e seu sentido é anti-horário. Estudar a flexão em barras é estudar o efeito dos momentos fletores nestas barras. Flexão Estudar a flexão em barras é estudar o efeito dos momentos fletores nestas barras. O estudo da flexão que se inicia, será dividido, para fim de entendimento, em duas partes: Tensões na flexão; Deformações

Leia mais

Resistência dos Materiais

Resistência dos Materiais Resistência dos Materiais Eng. Mecânica, Produção UNIME 2016.1 Lauro de Freitas, Maio, 2016. 5 Análise e projeto de vigas em flexão Conteúdo Introdução Diagramas de Força Cortante e Momento Fletor Problema

Leia mais

Resistência dos Materiais AULA 1-2: TENSÃO

Resistência dos Materiais AULA 1-2: TENSÃO Resistência dos Materiais AULA 1-2: TENSÃO PROF.: KAIO DUTRA Bibliografia Resistência dos Materiais HIBBELER, R.C. Introdução A resistência dos materiais é um ramo da mecânica que estuda as relações entre

Leia mais

1 Introdução 3. 2 Estática de partículas Corpos rígidos: sistemas equivalentes SUMÁRIO. de forças 67. xiii

1 Introdução 3. 2 Estática de partículas Corpos rígidos: sistemas equivalentes SUMÁRIO. de forças 67. xiii SUMÁRIO 1 Introdução 3 1.1 O que é a mecânica? 4 1.2 Conceitos e princípios fundamentais mecânica de corpos rígidos 4 1.3 Conceitos e princípios fundamentais mecânica de corpos deformáveis 7 1.4 Sistemas

Leia mais

Pressão Interna + Momento Fletor e Esforço Axial.

Pressão Interna + Momento Fletor e Esforço Axial. 3 Método Anaĺıtico Este capítulo apresenta o desenvolvimento analítico para determinação das tensões atuantes no tubo da bancada de ensaios descrita anteriormente, causadas pelos carregamentos de pressão

Leia mais

Capítulo 7 Transformação de deformação no plano

Capítulo 7 Transformação de deformação no plano Capítulo 7 Transformação de deformação no plano Resistência dos Materiais I SLIDES 08 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com Objetivos do capítulo Transformar as componentes

Leia mais

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II TORÇÃO PARTE IV

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II TORÇÃO PARTE IV RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II TORÇÃO PARTE IV Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-2 Objetivos Conceituar fluxo de cisalhamento Determinar distribuição de tensões de cisalhamento em tubos de paredes finas sob

Leia mais

para a = 110 cm, o momento torçor e a tensão no trecho A-B é dada por:

para a = 110 cm, o momento torçor e a tensão no trecho A-B é dada por: Lista de torção livre Circular Fechada - Valério SA. - 2015 1 1) a. Determinar a dimensão a de modo a se ter a mesma tensão de cisalhamento máxima nos trechos B-C e C-D. b. Com tal dimensão pede-se a máxima

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS ÁREA 1. Disciplina: Mecânica dos Sólidos MECSOL34 Semestre: 2016/02

LISTA DE EXERCÍCIOS ÁREA 1. Disciplina: Mecânica dos Sólidos MECSOL34 Semestre: 2016/02 LISTA DE EXERCÍCIOS ÁREA 1 Disciplina: Mecânica dos Sólidos MECSOL34 Semestre: 2016/02 Prof: Diego R. Alba 1. O macaco AB é usado para corrigir a viga defletida DE conforme a figura. Se a força compressiva

Leia mais

Exercícios de Resistência dos Materiais A - Área 3

Exercícios de Resistência dos Materiais A - Área 3 1) Os suportes apóiam a vigota uniformemente; supõe-se que os quatro pregos em cada suporte transmitem uma intensidade igual de carga. Determine o menor diâmetro dos pregos em A e B se a tensão de cisalhamento

Leia mais

Conteúdo. Resistência dos Materiais. Prof. Peterson Jaeger. 3. Concentração de tensões de tração. APOSTILA Versão 2013

Conteúdo. Resistência dos Materiais. Prof. Peterson Jaeger. 3. Concentração de tensões de tração. APOSTILA Versão 2013 Resistência dos Materiais APOSTILA Versão 2013 Prof. Peterson Jaeger Conteúdo 1. Propriedades mecânicas dos materiais 2. Deformação 3. Concentração de tensões de tração 4. Torção 1 A resistência de um

Leia mais

Sumário e Objectivos. 2007/2008 Lúcia M.J.S.Dinis. Mecânica dos Sólidos 2ªAula

Sumário e Objectivos. 2007/2008 Lúcia M.J.S.Dinis. Mecânica dos Sólidos 2ªAula Sumário e Objectivos Sumário: Equações de Equilíbrio de Forças e Momentos. Mudança de Eixos de Referência. Tensões Principais e Direcções Principais. Invariantes das Tensões. Tensor Hidrostático ou Isotrópico.

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL MECÂNICA DOS SÓLIDOS II

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL MECÂNICA DOS SÓLIDOS II UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL MECÂNICA DOS SÓLIDOS II Aula 04 Teoria das deformações Eng. Civil Augusto Romanini

Leia mais

Resistência dos Materiais

Resistência dos Materiais Capítulo 3: Tensões em Vasos de Pressão de Paredes Finas Coeficiente de Dilatação Térmica Professor Fernando Porto Resistência dos Materiais Tensões em Vasos de Pressão de Paredes Finas Vasos de pressão

Leia mais

Sumário. Introdução O conceito de tensão 1. Tensão e deformação Carregamento axial 49

Sumário. Introdução O conceito de tensão 1. Tensão e deformação Carregamento axial 49 1 Introdução O conceito de tensão 1 Introdução 2 1.1 Um breve exame dos métodos da estática 2 1.2 Tensões nos elementos de uma estrutura 4 1.3 Tensão em um plano oblíquo sob carregamento axial 25 1.4 Tensão

Leia mais

Torção Deformação por torção de um eixo circular

Torção Deformação por torção de um eixo circular Torção Deformação por torção de um eixo irular Torque é um momento que tende a torer um elemento em torno de seu eixo longitudinal. Se o ângulo de rotação for pequeno, o omprimento e o raio do eixo permaneerão

Leia mais

Resistência dos Materiais

Resistência dos Materiais Aula 7 Estudo de Torção, Ângulo de Torção Ângulo de Torção O projeto de um eixo depende de limitações na quantidade de rotação ou torção ocorrida quando o eixo é submetido ao torque, desse modo, o ângulo

Leia mais

Resistência dos Materiais I

Resistência dos Materiais I Resistência dos Materiais I Luciano Pessanha Moreira, D.Sc. Professor Associado Departamento de Engenharia Mecânica Escola de Engenharia Metalúrgica Industrial de Volta Redonda Universidade Federal Fluminense

Leia mais

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II TORÇÃO PARTE II

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II TORÇÃO PARTE II RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II TORÇÃO PARTE II Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-2 Objetivos Calcular deformações (rotações) por torção Capacitar para o traçado de diagramas de momento torçor em barras Material

Leia mais

1. Inverta a relação tensão deformação para materiais elásticos, lineares e isotrópicos para obter a relação em termos de deformação.

1. Inverta a relação tensão deformação para materiais elásticos, lineares e isotrópicos para obter a relação em termos de deformação. Mecânica dos Sólidos I Lista de xercícios III Tensões, Deformações e Relações Constitutivas.. Inverta a relação tensão deformação para materiais elásticos, lineares e isotrópicos para obter a relação em

Leia mais

Resistência dos Materiais

Resistência dos Materiais Resistência dos Materiais Eng. Mecânica, Produção UNIME 2016.1 Lauro de Freitas, Março, 2016. 3 Torção Conteúdo Introdução Cargas de Torção em Eixos Circulares Torque Puro Devido a Tensões Internas Componentes

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Centro de Engenharias. Resistência dos Materiais I. Capítulo 1 Tensão

Universidade Federal de Pelotas Centro de Engenharias. Resistência dos Materiais I. Capítulo 1 Tensão Capítulo 1 Tensão 1.1 - Introdução Resistência dos materiais é um ramo da mecânica que estuda as relações entre as cargas externas aplicadas a um corpo deformável e a intensidade das forças internas que

Leia mais

São as vigas que são fabricadas com mais de um material.

São as vigas que são fabricadas com mais de um material. - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA INDUSTRIAL METALÚRGICA DE VOLTA REDONDA PROFESSORA: SALETE SOUZA DE OLIVEIRA BUFFONI DISCIPLINA: RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS Tensões em Vigas Tópicos

Leia mais

Resistência dos Materiais

Resistência dos Materiais - Flexão Acetatos e imagens baseados nos livros: - Mechanics of Materials - Beer & Jonhson - Mecânica e Resistência dos Materiais V. Dias da Silva - Resistência dos Materiais, R.C. Hibbeler Índice Flexão

Leia mais

Nota de aula 8 - Estado Plano de Tensões - Resistência dos Materiais II

Nota de aula 8 - Estado Plano de Tensões - Resistência dos Materiais II Nota de aula 8 - Estado Plano de Tensões - Resistência dos Materiais II Flávia Bastos (retirado da apostila do Prof. Elson Toledo) MAC - Faculdade de Engenharia - UFJF o. semestre de 011 Flávia Bastos

Leia mais

Disciplina: Resistência dos Materiais Unidade V - Flexão. Professor: Marcelino Vieira Lopes, Me.Eng.

Disciplina: Resistência dos Materiais Unidade V - Flexão. Professor: Marcelino Vieira Lopes, Me.Eng. Disciplina: Resistência dos Materiais Unidade V - Flexão Professor: Marcelino Vieira Lopes, Me.Eng. http://profmarcelino.webnode.com/blog/ Referência Bibliográfica Hibbeler, R. C. Resistência de materiais.

Leia mais

LISTA DE EXERCICIOS RM - TORÇÃO

LISTA DE EXERCICIOS RM - TORÇÃO PROBLEMAS DE TORÇÃO SIMPLES 1 1) Um eixo circular oco de aço com diâmetro externo de 4 cm e espessura de parede de 0,30 cm está sujeito ao torque puro de 190 N.m. O eixo tem 2,3 m de comprimento. G=83

Leia mais

MECÂNICA APLICADA II

MECÂNICA APLICADA II Escola Superior de Tecnologia e Gestão MECÂNICA APLICADA II Engenharia Civil 2º ANO EXERCICIOS PRÁTICOS Ano lectivo 2004/2005 MECÂNICA APLICADA II I - Teoria do estado de tensão I.1 - Uma barra, com a

Leia mais

6 TORÇÃO SIMPLES. Equação 6.1. Ou, uma vez que df = da, com sendo a tensão de cisalhamento do elementos de área da, Equação 6.2

6 TORÇÃO SIMPLES. Equação 6.1. Ou, uma vez que df = da, com sendo a tensão de cisalhamento do elementos de área da, Equação 6.2 6 TORÇÃO SIMPLES Torção simples ocorre quando a resultante na seção for um binário cujo plano de ação é o da própria seção. Considerando a barra de seção circular AB submetida em A e B a toques iguais

Leia mais

Tensões associadas a esforços internos

Tensões associadas a esforços internos Tensões associadas a esforços internos Refs.: Beer & Johnston, Resistência dos ateriais, 3ª ed., akron Botelho & archetti, Concreto rmado - Eu te amo, 3ª ed, Edgard Blücher, 00. Esforços axiais e tensões

Leia mais

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II TORÇÃO PARTE I

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II TORÇÃO PARTE I RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II TORÇÃO PARTE I Prof. Dr. Daniel Caetano 2013-1 Objetivos Compreender o que é a deformação por torção Compreender os esforços que surgem devido à torção Determinar distribuição

Leia mais

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II TORÇÃO PARTE I

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II TORÇÃO PARTE I RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II TORÇÃO PARTE I Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-2 Objetivos Compreender o que é a deformação por torção Compreender os esforços que surgem devido à torção Determinar distribuição

Leia mais

Problema resolvido 4.2

Problema resolvido 4.2 Problema resolvido 4.2 A peça de máquina de ferro fundido é atendida por um momento M = 3 kn m. Sabendo-se que o módulo de elasticidade E = 165 GPa e desprezando os efeitos dos adoçamentos, determine (a)

Leia mais

5 CISALHAMENTO SIMPLES

5 CISALHAMENTO SIMPLES 5 CISALHAMENTO SIMPLES Conforme visto anteriormente, sabe-se que um carregamento transversal aplicado em uma viga resulta em tensões normais e de cisalhamento em qualquer seção transversal dessa viga.

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. PME3210 Mecânica dos Sólidos I Primeira Prova 07/04/2015. Resolução. 50 N(kN)

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. PME3210 Mecânica dos Sólidos I Primeira Prova 07/04/2015. Resolução. 50 N(kN) PME3210 Mecânica dos Sólidos I Primeira Prova 07/04/2015 Resolução 1ª Questão (4,0 pontos) barra prismática da figura tem comprimento L=2m. Ela está L/2 L/2 engastada em e livre em C. seção transversal

Leia mais

PME-2350 MECÂNICA DOS SÓLIDOS II AULA #7: VASOS DE PRESSÃO DE PAREDE ESPESSA 1

PME-2350 MECÂNICA DOS SÓLIDOS II AULA #7: VASOS DE PRESSÃO DE PAREDE ESPESSA 1 PME-2350 MECÂNICA DOS SÓLIDOS II AULA #7: VASOS DE PRESSÃO DE PAREDE ESPESSA 1 7.1. Introdução e hipóteses gerais Vimos na aula anterior as equações necessárias para a solução de um problema geral da Teoria

Leia mais

PME Mecânica dos Sólidos I 4 a Lista de Exercícios

PME Mecânica dos Sólidos I 4 a Lista de Exercícios ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA PME-300 - Mecânica dos Sólidos I 4 a Lista de Eercícios 1) Seja o tensor das deformações em um dado ponto de um sólido

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL MECÂNICA DOS SÓLIDOS II

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL MECÂNICA DOS SÓLIDOS II UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL MECÂNICA DOS SÓLIDOS II Aula 06 TORÇÃO Augusto Romanini Sinop - MT 2017/1 AULAS

Leia mais

1) Determine a energia de deformação (energia interna) da estrutura abaixo. Rigidez flexional = 4200 knm²

1) Determine a energia de deformação (energia interna) da estrutura abaixo. Rigidez flexional = 4200 knm² CE2 ESTABILIDADE DAS CONSTRUÇÕES II LISTA DE EXERCÍCIOS PREPARATÓRIA PARA O ENADE 1) Determine a energia de deformação (energia interna) da estrutura abaixo. Rigidez flexional 42 knm² Formulário: equação

Leia mais

Professor: José Junio Lopes

Professor: José Junio Lopes Lista de Exercício Aula 3 TENSÃO E DEFORMAÇÃO A - DEFORMAÇÃO NORMAL 1 - Ex 2.3. - A barra rígida é sustentada por um pino em A e pelos cabos BD e CE. Se a carga P aplicada à viga provocar um deslocamento

Leia mais

1ª Lista de Exercícios

1ª Lista de Exercícios Universidade do Estado de Mato Grosso Engenharia Elétrica Mecânica dos Sólidos Prof. MSc. Letícia R. Batista Rosas 1ª Lista de Exercícios 01) A coluna está sujeita a uma força axial de 8 kn aplicada no

Leia mais