Qualificação para os Profissionais da Saúde 2013/2014

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Qualificação para os Profissionais da Saúde 2013/2014"

Transcrição

1 Cursos com financiamento aprovado pelo POPH Programa Operacional Potencial Humano: Cursos com financiamento aprovado pelo POPH Programa Operacional Potencial Humano: Projeto n.º /2013/36 da Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa/Universidade Fernando Pessoa, Tipologia de Intervenção 3.6 Qualificação para os Profissionais da Saúde Qualificação para os Profissionais da Saúde 2013/2014 Enquadramento O objectivo central das formações ora apresentadas prende-se com o desenvolvimento das competências, científicas e comportamentais, necessárias a um desempenho profissional, por parte dos ativos vinculados a instituições do sector da saúde, compatível com as exigências decorrentes do sistema de saúde, em áreas de intervenção fundamentais como os cuidados continuados integrados, a formação no domínio da saúde mental, a formação incluída na estratégia nacional para a qualificação em saúde, a formação no domínio da saúde oral, a violência e maus tratos a pessoas vulneráveis, o programa nacional para a provação da alimentação saudável plataforma contra a obesidade, formação no âmbito da abordagem a pessoas com problemas ligados ao álcool e dependências e formação dirigida aos assistentes operacionais. Nos cursos que apresentamos, considerou-se uma adaptação temática e metodológica que visa conjugar quatro vertentes: - a prestação de cuidados de saúde, mediante a escolha de ações de formação eminentemente práticas, vocacionadas para o acompanhamento e para a intervenção ativa junto dos utentes; - a modernização e inovação dos serviços prestadores de saúde, recorrendo ao aconselhamento de técnicas avançadas nas práticas de cuidados de saúde e no controlo e gestão dos serviços especializados; - os conhecimentos e competências verificáveis à posteriori na formação em contexto de trabalho; - os sistemas de informação específicos do sector da saúde, através do conhecimento e aplicação de metodologias de análise e tratamento estatístico de Indicadores de Saúde, atendendo às necessidades sentidas pelos profissionais de saúde na sua atividade e local de trabalho. Destinatários Ativos com vínculo laboral a instituições e organismos públicos do sector da saúde, nomeadamente Coordenadores de USF e outras unidades CSP, Conselhos Técnicos de USF (Médicos e Enfermeiros), representantes/coordenadores de secretariado técnico/clínico, médicos de clínica geral e de família, médicos dentistas, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais da área da saúde, outros técnicos superiores, assistentes técnicos e assistentes operacionais em saúde. Coordenação do Projeto Coordenador Geral: Prof. Doutor Manuel Cardoso de Oliveira.

2 Coordenador Pedagógico: Prof. Doutor Rui Leandro Maia Cursos Os cursos vão ao encontro do estabelecido pelo atual Plano Nacional de Saúde e pelo Plano Nacional de Saúde Mental , estão diretamente relacionados com a prestação de cuidados de saúde e visam a aquisição de conhecimentos e de competências essenciais à modernização, inovação e humanização dos serviços de saúde. Cursos C1: Segurança do doente Abordagens no tratamento das feridas 1. Introdução 2. Anatomofisiologia da Pele 3. Processo de cicatrização 4. Avaliação da pessoa com feridas 5. Infecção em feridas 6. Princípios gerais de tratamento de feridas 7. Opções de tratamento em feridas complexas 8. Apresentação e discussão de casos clínicos. Renato Pinto. Enfermeiros. C3: Feridas A Úlcera de Perna 1. Anatomofisiologia do sistema vascular e linfático. 2. Fisiopatologia da Úlcera de Perna 3. Definição e critérios de diferenciação da Úlcera de Perna 4. Avaliação Vascular e segurança nos procedimentos para o tratamento da Úlcera de Perna 5. Opções terapêuticas no tratamento local: 6. Terapia compressiva. 7. Critérios de segurança na abordagem do edema Venoso e do edema Linfático. 8. A adesão terapêutica como fator determinante no sucesso terapêutico e na capacitação do doente. 9. Nutrição, exercício físico e prevenção de recorrências. 10. Apresentação e discussão de casos clínicos. Renato Pinto. Enfermeiros. Aulas Presenciais 2013/ : : C4: Feridas Úlceras de pressão 1. Úlceras de pressão 2. Prevenção de úlceras de pressão3. Tratamento de úlceras 4. Qualidade de cuidados e úlceras de pressão 5. Apresentação e discussão de casos clínicos. Renato Pinto. Enfermeiros :

3 C6: Dinamização de grupos em saúde mental 1. Introdução à dinâmica de grupos; 2. Origem, formação e desenvolvimento de grupos; 3. Aspectos técnicos do trabalho com grupos: Frequência, duração, local; Composição do grupo; O papel do animador do grupo; O processo do grupo; Fases do processo de grupo. 4. Jogos psicológicos; 5. Intervenções psicoterapêuticas em grupo 6. Aspectos históricos (Carl Rogers, Moreno, ) 7. Grupos de Ajuda Mútua; 8. Dinâmica de grupo/prática. José Manuel Santos. Doutor em Ciências Sociais Psicologia, Mestre em Ciências de Enfermagem, Pós-Graduado em Administração de Serviços de Enfermagem, Licenciado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, Bacharel em Enfermagem. Enfermeiros : C7: Promoção da saúde mental infantil Práticas parentais positivas 1. Psicologia positiva centrada na família: fundamentos conceptuais 2. Programas de promoção de práticas parentais positivas 3. Intervenientes nos programas. Prof.ª Doutora Carla Fonte. Professora Auxiliar, Psicóloga, Investigadora em questões da psicologia positiva aplicadas ao desenvolvimento de crianças e adolescentes. Médicos de Clínica Geral e de Família, Enfermeiros, Nutricionistas, Psicólogos ligados à saúde, Técnicos de Serviço Social ligados à saúde : C9: Ações de melhoria na área da qualidade em saúde 1. Impacto dos sistemas e complexidade na gestão dos cuidados de saúde 2. Exemplos práticos 3. Consequências. Prof. Doutor Cardoso de Oliveira, Professor Catedrático, responsável pela Pós-Graduação : C10: Boas práticas para segurança dos doentes 1. Introdução. Conceitos gerais. 2. Medicina baseada na evidência e medicina criando evidência. 3. Exemplos de boas práticas. Prof. Doutor Cardoso de Oliveira, Professor Catedrático, responsável pela Pós-Graduação : C11: Cultura de segurança do doente 1.Cultura organizacional e cultura de segurança 2. Cultura de segurança: dimensões e desenvolvimento 3. Gestão da mudança e avaliação :

4 Prof. Doutor Cardoso de Oliveira, Professor Catedrático, responsável pela Pós-Graduação C13: Gestão do risco clínico 1. Risco geral e risco clínico. 2. Segurança do doente e gestão do risco. 3. Prevenção dos riscos. Prof. Doutor Cardoso de Oliveira, Professor Catedrático, responsável pela Pós-Graduação : C14: Qualidade em saúde: Estratégia nacional 1. Conceitos, atributos e dimensões 2. Ferramentas para avaliação Prof. Doutor Cardoso de Oliveira, Professor Catedrático, responsável pela Pós-Graduação : C17: Segurança do doente: Aprendizagem com as notificações 1. A segurança dos doentes como um atributo da qualidade 2. Estratégia perante os erros em saúde 3. Mecanismos de prevenção Prof. Doutor Cardoso de Oliveira, Professor Catedrático, responsável pela Pós-Graduação : C19: Sistemas de notificação de incidentes e eventos adversos 1. Sistema nacional de notificação de incidentes e eventos adversos 2. Gestão de risco e segurança dos doentes Prof. Doutor Aguiar Coelho, especialista em Administração Hospitalar e em Ciências Jurídico- Económicas : C20: Saúde oral por grupos etários 1. Saúde Oral na Pediatria 2. Saúde Oral na Adolescência 3. Saúde Oral na População Adulta 4. Saúde Oral na População Geriátrica Prof.ª Doutora Augusta Silveira, Professora Auxiliar, especialista em Medicina Dentária e Oncologia :

5 Médicos Dentistas, Médicos de Clínica Geral e de Família, Enfermeiros, Nutricionistas, Psicólogos ligados à saúde, Técnicos de Serviço Social ligados à saúde. C21: Atuação em saúde perante casos de violência e maus tratos 1. Violência e Maus-Tratos 2. Indicadores de Abuso em Pessoas Vulneráveis 3. Mapeamento da Intervenção Multidisciplinar Luís Santos. Doutor em Psicologia. Mestre em Psicologia, Licenciado em Serviço Social. Profissionais de saúde: médicos, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos : C22: Competências psicossociais e prevenção da violência 1. O papel da perspectiva comunitária na prevenção da violência. 2. Programas de prevenção da violência 3. A eficácia dos programas de prevenção da violência. Glória Jólluskin. Doutora em Psicologia, Professora Auxiliar, Psicóloga, Investigadora em questões relacionadas com a violência, criminalidade e reinserção social. Médicos de Clínica Geral e de Família, Enfermeiros, Nutricionistas, Psicólogos ligados à saúde, Técnicos de Serviço Social ligados à saúde : C23: Intervenção na família e prevenção do comportamento antissocial 1. A perspectiva comunitária, a prevenção primária e os programas de intervenção na família. 2. Programas de prevenção parentais do comportamento antissocial 3. A eficácia dos programas parentais de prevenção do comportamento antissocial. Glória Jólluskin. Doutora em Psicologia, Professora Auxiliar, Psicóloga, Investigadora em questões relacionadas com a violência, criminalidade e reinserção social. Médicos de Clínica Geral e de Família, Enfermeiros, Nutricionistas, Psicólogos ligados à saúde, Técnicos de Serviço Social ligados à saúde. C24: Estilos de vida saudáveis: prevenção e tratamento da obesidade 1. Importância da comunicação centrada no doente na promoção da adesão terapêutica da obesidade e excesso de peso 2. Estratégias práticas de entrevista motivacional na prevenção e tratamento da obesidade e excesso de peso. Isabel Silva. Doutora em Psicologia e Licenciada em Psicologia. Médicos de Clínica Geral e de Família, Enfermeiros, Nutricionistas, Psicólogos ligados à saúde, Técnicos de Serviço Social ligados à saúde. C26: Rede Nacional de Cuidados de Saúde 1. Perspectiva histórica da Rede Nacional de Cuidados de Saúde 2. A Política de saúde 3. Sistema, subsistemas e seguros de saúde 4. Serviços e estabelecimentos do Sistema Nacional de Saúde em Portugal 5. Outros prestadores que intervêm no domínio da Saúde 6. Ambiente e cultura organizacional: noções gerais nas instituições de saúde : : : Quinta e Sextas-feiras: 19h00-21h00

6 Mário Pinto. Licenciado em Medicina. (nível 3) C27: Atividade Profissional do/a Técnico/a 1. O/A Técnico/a 2. Conceitos de moral ética e bioética 3. As implicações éticas no desempenho das funções do/a Técnico/a 4. Direito de trabalho 5. O sistema de avaliação de desempenho 6. Convenção Colectiva de Trabalho (CCT) para a área da Saúde Joana Teixeira. (nível 3) C31: Prevenção e Controlo da Infecção na Prestação de Cuidados de Saúde 1. Noções básicas de Microbiologia 2. Epidemiologia da infecção cadeia epidemiológica 3. Princípios da prevenção e controlo da infecção, medidas e recomendações 4. Conceitos básicos associados à infecção 5. Exposição a risco biológico 6. Potenciais alvos da infecção 7. Situações de risco potenciadoras da infecção 8. Precauções básicas e o equipamento de proteção individual 9. Tarefas que em relação a esta temática se encontram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Fernanda Vieira. (nível 3) C32: Prevenção e Controlo da Infecção na Higienização de Roupas, Espaços, Materiais e Equipamentos 1. Conceitos associados à lavagem, desinfecção e esterilização 2. Tipologia de produtos, aplicação e recomendações associadas 3. Roupas 4. Limpeza e higienização de instalações/ superfícies 5. Materiais 6. Equipamentos 7. Materiais e equipamentos 8. O tratamento de resíduos 9. Tarefas que em relação a esta temática se encontram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a. Fernanda Vieira. (nível 3) C33: Prevenção e controlo da infecção: esterilização 1. Tipologia de material clínico A recolha e transporte de material clínico contaminado As fases do processo de esterilização do material clínico A Preparação e empacotamento de Kits de material clínico Armazenamento e conservação de material clínico no Serviço/unidade de esterilização Tarefas que em relação a esta temática se encontram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a : Quinta e Sextas-feiras: 19h00-21h : : :

7 Fernanda Vieira. (nível 3) C34: Noções gerais sobre células, imunidade, tecidos e órgãos Sistemas osteoarticular e muscular 1. Os principais sistemas do corpo humano: conceitos e funções 2. Noções sobre o Sistema Imunitário 3. Sistemas ósteo-articular e muscular 4. Tarefas que em relação a esta temática se encontram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Paulo Amado. Mestre em Medicina Desportiva. Licenciado em Medicina. (nível 3) : C40: Técnicas de Posicionamento, Mobilização, Transferência e Transporte 1. A consequência da imobilidade nos sistemas orgânicos 2. Técnicas de mobilização 3. Técnicas de transferência 4. Transporte na cama, maca e cadeira de rodas 5. Os Posicionamentos 6. A ergonomia e a sua aplicação na área dos posicionamentos 7. Ajudas técnicas de apoio à mobilização e marcha e suas funções 8. Tarefas que em relação a esta temática se encontram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a. Paulo Amado. Mestre em Medicina Desportiva. Licenciado em Medicina. (nível 3) : C41: Higiene, segurança e saúde no trabalho no sector da saúde 1. Definições associadas à segurança, higiene e saúde no trabalho 2. Tipologia de riscos profissionais 3. Medidas de prevenção, proteção e tipos de atuação no âmbito SHST 4. Ergonomia 5. Principais doenças profissionais 6. Tarefas que em relação a esta temática se encontram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Carla Barros. Doutora em Psicologia, Mestre em Psicologia e Licenciada em Psicologia. (nível 3) : C42: Qualidade na saúde 1. Introdução à qualidade 2. A implementação da Qualidade Sistemas de Qualidade 3. A Qualidade na saúde 4. A Qualidade na saúde 5. O papel do profissional de saúde na avaliação da qualidade e melhoria contínua 6. Tarefas que em relação a esta temática se encontram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Manuel Cardoso Oliveira. Doutor em Medicina e Cirurgia. Licenciado em Medicina. (nível 3) :

8 C43: Cuidados na higiene, conforto e eliminação 1. Noções gerais sobre necessidades humanas básicas 2. Cuidados de higiene e conforto a utentes que necessitam de ajuda parcial ou total 3. A Eliminação 4. Produtos de eliminação vesical e intestinal 5. Tarefas que em relação a esta temática se encontram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Susana Fernandes. Licenciada em Engenharia e Gestão da Qualidade. (nível 3) : C44: Cuidados na alimentação e hidratação 1. Os conceitos de alimentação, nutrição e dietética 2. A classificação dos alimentos 3. As necessidades nutricionais nas diferentes fases da vida 4. A desnutrição 5. As terapêuticas nutricionais 6. A qualidade e a higiene alimentar 7. A confecção de pequenas refeições 8. A hidratação 9. A prestação de cuidados na alimentação e hidratação oral do cliente 10. Conceito de outras vias de alimentação 11. Tarefas que em relação a esta temática se encontram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a. Cláudia Silva. Doutora em Biologia Humana. Licenciada em Ciências da Nutrição. (nível 3) C45: Cuidados na saúde do idoso 1. Análise demográfica 2. A problemática da prestação de cuidados ao idoso 3. Serviços de apoio à saúde do idoso emergente no mercado 4. O processo do envelhecimento 5. Alterações na saúde do idoso 6. Características das situações de doença mais frequentes na pessoa idosa 7. Acompanhamento do idoso nas atividades diárias, promovendo a autonomia / independência da pessoa idosa 8. Tarefas que em relação a esta temática se encontram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a. Mário Pinto. Licenciado em Medicina. (nível 3) C46: Cuidados na saúde infantil 1. Os direitos e deveres da criança 2. Marcos de crescimento esturo-ponderal e psicomotor dos 0 aos 3 anos com especial incidência para o primeiro ano de vida 3. A alimentação no primeiro ano de vida 4. Necessidades nutricionais específicas : : :

9 5. Sintomas comuns na infância 6. Criança doente e causas fisiológicas de maior susceptibilidade na 1ª infância 7. Conceito de morbilidade e mortalidade infantil 8. A prestação de cuidados de saúde infantil 9. Acompanhamento da criança nas atividades diárias 10. Tarefas que em relação a esta temática se encontram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de saúde. Rui Carrapato. Doutor em Medicina. Licenciado em Medicina e Cirurgia. (nível 3) C47: Cuidados na saúde materna 1. Noções sobre hereditariedade, reprodução e desenvolvimento embrionário 2. A Importância da vigilância da saúde materna 3. A Fisiologia normal do parto 4. Noções gerais sobre tipos de parto 5. Ambiente e emoções durante o parto 6. Os cuidados à puérpera 7. Lóquios (características normais e sinais de alerta) 8. Noções sobre algumas das complicações maternas no pós-parto 9. Tarefas que em relação a esta temática se encontram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de saúde. Maria de Fátima Cardoso. Amélia José. Mestre em Ciências da Enfermagem. Licenciado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. (nível 3) : C48: Cuidados na Saúde Mental 1. Saúde mental 2. Cuidar em saúde mental 3. Tarefas que em relação a esta temática se encontram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a José Manuel Santos. (nível 3) C49: Cuidados na Saúde a Populações Mais Vulneráveis 1.O alcoolismo 2. A toxicodependência 3. VIH/SIDA 4. Outras doenças infecciosas. Hepatite A, B, C, e Tuberculose 5. Negligência, violência e mal tratos 6. Aspectos específicos nos cuidados à pessoa em situação vulnerável 7. Tarefas que em relação a esta temática se encontram no âmbito de intervenção do/a Auxiliar e Saúde Mário Pinto. Licenciado em Medicina. (nível 3) : : Metodologia A aprendizagem, em todos os cursos, será centrada nos formandos, com privilégio para os

10 métodos participativos, promotores de aprendizagem e intercâmbio de experiências, de desenvolvimento de projetos e de técnicas de investigação-ação. A aprendizagem será baseada em análise de problemas e de práticas, partindo do diagnóstico individual e de equipa, visando a construção de compromissos e responsabilizando as equipas, nomeadamente das USF, na elaboração e implementação de planos de melhoria, havendo ainda oportunidade para consolidar a cultura da organizacional, aprofundar competências de comunicação, de trabalho em rede, de atendimento e de orientação de utentes, sempre que possível com o envolvimento e a participação dos DE, dos Conselhos Clínicos, da ERA e das Equipas de Contratualização. Os cursos, estando destinados a profissionais do sector da saúde em exercício em instituições e organismos públicos, regulam-se pela conjugação das seguintes modalidades de formação: - Sessões presenciais: estas sessões ocorrerão em sala de aula e serão teórico-práticas, contemplando casos de estudo. - Prática em contexto de trabalho: estas sessões ocorrerão em ambiente de trabalho das pessoas que frequentarem a formação e constituirão a base para a aplicação de modelos, para o levantamento de situações ou de problemas e para a realização de processos de formação-ação ou de investigação-ação. - Sessões assíncronas: estas sessões ocorrerão em ambiente virtual, pela Plataforma UFP-UV, e constituirão, simultaneamente, suporte às sessões presenciais e à prática em contexto de trabalho, pela produção de materiais de apoio, de textos e de casos de estudo associáveis a boas práticas. Sistema de Avaliação Os métodos de avaliação subscrevem o regime de avaliação contínua, através de exercícios, trabalhos e atividades práticas de aplicação dos conhecimentos e competências adquiridos. Duração 20 horas. Realização Entre novembro de 2013 e julho de 2014, em horário pós-laboral (10 horas presenciais / 5 horas de prática em contexto de trabalho / 5 horas assíncronas). P.f. consulte os cronogramas específicos no quadro acima. Certificação No final da formação, será atribuído um Certificado de Formação da UFP aos formandos que concluírem o Curso com aproveitamento. Custo Formação gratuita. Número de Formandos 8 formandos.

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A AUXILIAR DE SAÚDE

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A AUXILIAR DE SAÚDE PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A AUXILIAR DE SAÚDE Publicação e atualizações Publicado no Boletim do Trabalho do Emprego (BTE) nº 32 de 29 de Agosto de 2010 com entrada em vigor a 29 de Agosto de 2010. PERFIL

Leia mais

Planificação anual de Saúde - 12ºano 2016/2017

Planificação anual de Saúde - 12ºano 2016/2017 Agrupamento de Escolas Júlio Dantas 1515 Turmas: 1º K Professor: Olivério Sampaio Planificação anual de Saúde - 1ºano 01/01 1 - Estrutura e Finalidades da disciplina A disciplina de Saúde do Curso Técnico

Leia mais

PROJETO CURRICULAR DO ENSINO SECUNDÁRIO PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO 2015/2016

PROJETO CURRICULAR DO ENSINO SECUNDÁRIO PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO 2015/2016 PROJETO CURRICULAR DO ENSINO SECUNDÁRIO PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO 2015/2016 DISCIPLINA: SAÚDE 12º Ano CURSO: TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE OBJETIVOS TRANSVERSAIS Promoção da educação para a cidadania A língua

Leia mais

DGEstE Direção-GeraL dos Estabelecimentos Escolares DSRAI Direção de Serviços da Região Algarve Agrupamento de Escolas Júlio Dantas

DGEstE Direção-GeraL dos Estabelecimentos Escolares DSRAI Direção de Serviços da Região Algarve Agrupamento de Escolas Júlio Dantas CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE Planificação anual de Higiene, Segurança e Cuidados Gerais - 1.º ano 01/017 Turma: 1.º K Professora: Maria de Fátima Martinho 1 - Estrutura e Finalidades

Leia mais

CURSO DE AUXILIAR DE ACÇÃO MÉDICA / ASSISTENTE OPERACIONAL

CURSO DE AUXILIAR DE ACÇÃO MÉDICA / ASSISTENTE OPERACIONAL CURSO DE AUXILIAR DE ACÇÃO MÉDICA / ASSISTENTE OPERACIONAL O amor á profissão pode torná-lo um bom profissional, mas só um diploma pode formar um profissional completo 1. OBJECTIVOS GERAIS O curso Profissional

Leia mais

Nº DE TEMPOS (45MIN) / HORAS) 61 Desenvolvimento 60 Diagnóstico. Programático. Programático Desenvolvimento 60 Avaliação 4 Avaliação 4

Nº DE TEMPOS (45MIN) / HORAS) 61 Desenvolvimento 60 Diagnóstico. Programático. Programático Desenvolvimento 60 Avaliação 4 Avaliação 4 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOÃO DA SILVA CORREIA ANO LETIVO: 2016-2017 CURSO PROFISSIONAL DE NÍVEL SECUNDÁRIO TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE DISCIPLINA: HIGIENE, SEGURANÇA E CUIDADOS GERAIS 11º ANO TURMA F GESTÃO

Leia mais

PLANIFICAÇÃO - CURSO PROFISSIONAL DE NÍVEL SECUNDÁRIO

PLANIFICAÇÃO - CURSO PROFISSIONAL DE NÍVEL SECUNDÁRIO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOÃO DA SILVA CORREIA ANO LETIVO 2016-2017 PLANIFICAÇÃO - CURSO PROFISSIONAL DE NÍVEL SECUNDÁRIO TÉCNICO DE AUXILIAR DE SAÚDE DISCIPLINA: SAÚDE 12º ANO GESTÃO DO TEMPO: MÓDULO 8

Leia mais

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE Planificação anual de Higiene, Segurança e Cuidados Gerais- 10ºano

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE Planificação anual de Higiene, Segurança e Cuidados Gerais- 10ºano CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE Planificação anual de Higiene, Segurança e Cuidados Gerais- 10ºano Turmas: 10ºI Professora: Susana Borges 1 - Estrutura e Finalidades da disciplina A disciplina

Leia mais

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE Planificação anual de Higiene, Segurança e Cuidados Gerais (HSCG) - 11ºano 2018/2019

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE Planificação anual de Higiene, Segurança e Cuidados Gerais (HSCG) - 11ºano 2018/2019 CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE Planificação anual de Higiene, Segurança e Cuidados Gerais (HSCG) - 11ºano 2018/2019 Turma: 11º I2 Professora: Maria Luísa Silva 1 - Estrutura e Finalidades

Leia mais

Desenvolver competências na prestação de cuidados de saúde a populações vulneráveis.

Desenvolver competências na prestação de cuidados de saúde a populações vulneráveis. 1. OBJETIVOS GERAIS Desenvolver competências na prestação de cuidados de saúde a populações vulneráveis. 2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Este módulo visa dotar os formandos de capacidades nas seguintes linhas

Leia mais

CURSO DE TÉCNICO DE ACÇÃO GERIÁTRICA (24ª edição)

CURSO DE TÉCNICO DE ACÇÃO GERIÁTRICA (24ª edição) CURSO DE TÉCNICO DE ACÇÃO GERIÁTRICA (24ª edição) Atendendo ao envelhecimento crescente a que se assiste a nível mundial, é imprescindível os cuidadores, formais e informais, dispensarem a formação neste

Leia mais

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE NÍVEL Planificação Anual 2013-201

Leia mais

C O M P E T Ê N C I A S A D E S E N V O L V E R :

C O M P E T Ê N C I A S A D E S E N V O L V E R : AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOÃO DA SILVA CORREIA ANO LETIVO 2015-2016 CURSO PROFISSIONAL DE NÍVEL SECUNDÁRIO TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE DISCIPLINA: HIGIENE, SEGURANÇA E CUIDADOS GERAIS 10º ANO TURMA F DOCENTE:

Leia mais

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE Planificação anual de HSCG - 11ºano 2015/16

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE Planificação anual de HSCG - 11ºano 2015/16 CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE Planificação anual de HSCG - 11ºano 2015/16 Turma: K Professora: Maria de Fátima Martinho 1 - Estrutura e Finalidades da disciplina A disciplina de Higiene,

Leia mais

5.º Ano Ciências Naturais Ano Letivo 2017/2018

5.º Ano Ciências Naturais Ano Letivo 2017/2018 5.º Ano Ciências Naturais Ano Letivo 2017/2018 Início das aulas- 15 de setembro de 2017. Termo das aulas-15 de Junho de 2018. Nº de aulas (45 min.) previstas para cada turma: Turmas Período 1º Período

Leia mais

Informações aos encarregados de Educação do trabalho a realizar no:

Informações aos encarregados de Educação do trabalho a realizar no: Informações aos encarregados de Educação do trabalho a realizar no: 5.º Ano Ciências Naturais Ano Letivo 2018/2019 Termo das aulas-14 de Junho de 2019. 5º 1 5º2 5º3 37 38 38 40 38 38 21 23 23 A Terra,

Leia mais

TRATAMENTO DE FERIDAS E VIABILIDADE TECIDULAR (MAR 2016) PORTO

TRATAMENTO DE FERIDAS E VIABILIDADE TECIDULAR (MAR 2016) PORTO TRATAMENTO DE FERIDAS E VIABILIDADE TECIDULAR (MAR 2016) PORTO A gestão e tratamento de feridas é um processo complexo e exige a intervenção de uma equipa multidisciplinar. É essencial que os profissionais

Leia mais

ANEXO 3 CONHECIMENTOS GERAIS EM SAÚDE

ANEXO 3 CONHECIMENTOS GERAIS EM SAÚDE ANEXO 3 PROGRAMA CONHECIMENTOS GERAIS EM SAÚDE 1. Conhecimentos sobre o SUS - Legislação da Saúde: Constituição Federal de 1988 (Título VIII - capítulo II - Seção II); Lei 8.080/90 e Lei 8.142/90; Norma

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DA DISCIPLINA DE HSCG

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DA DISCIPLINA DE HSCG QUADRO I CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DOMÍNIOS DE APRENDIZAGEM CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DA DE HSCG CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO, 10º/11º/12º ANO OBJETO E DE APRENDIZAGEM / COMPETÊNCIAS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

Leia mais

Pós-graduações Cuidados Continuados e Paliativos

Pós-graduações Cuidados Continuados e Paliativos Duração Dois semestres (60 ECTS) Pós-graduações Cuidados Objetivos A Pós-graduação em Cuidados será conferida a quem demonstre: - Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão aprofundada na respetiva

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA RESIDENTES EDITAL Nº 04/2018 RETIFICAÇÃO

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA RESIDENTES EDITAL Nº 04/2018 RETIFICAÇÃO PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA RESIDENTES EDITAL Nº 04/2018 No quadro 2 do item 4 onde se lê: RETIFICAÇÃO Quadro 2 ESTRUTURA DA PROVA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PROFISSIONAL ENFERMAGEM PROVA Políticas Públicas

Leia mais

48 horas (18 horas/área comportamental + 18 horas/área da saúde+ 12 horas/ área jurídica)

48 horas (18 horas/área comportamental + 18 horas/área da saúde+ 12 horas/ área jurídica) Programa de Formação Código - Designação Ajudante de Acção Directa A atitude perante o idoso Local Campo Grande, Lisboa Projecto n.º: N/a Curso n.º: 1 Acção n.º: 2 Carga horária: 48 horas (18 horas/área

Leia mais

NOTA TÉCNICA N. º 1/ACSS-POPH/2013

NOTA TÉCNICA N. º 1/ACSS-POPH/2013 NOTA TÉCNICA N. º 1/ACSS-POPH/2013 Tipologias de Intervenção 3.6, 8.3.6 e 9.3.6 Qualificação dos Profissionais da Saúde I Prioridades a considerar na seleção de candidaturas para 2013 Concurso n.º13/2013

Leia mais

Formação com Prática em Contexto Real

Formação com Prática em Contexto Real 3ª Edição do Curso Avançado em Prevenção e Tratamento de Úlceras de Perna Formação com Prática em Contexto Real Entidade Promotora : Policlínica Santa Columba Lda Centro Especializado no Tratamento de

Leia mais

TRATAMENTO DE FERIDAS E VIABILIDADE TECIDULAR (NOV 2015) PORTO

TRATAMENTO DE FERIDAS E VIABILIDADE TECIDULAR (NOV 2015) PORTO TRATAMENTO DE FERIDAS E VIABILIDADE TECIDULAR (NOV 2015) PORTO A gestão e tratamento de feridas é um processo complexo e exige a intervenção de uma equipa multidisciplinar. É essencial que os profissionais

Leia mais

CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS

CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS Todo e qualquer cidadão deve possuir formação básica de primeiros socorros e saber como agir rapidamente em situações de emergência. ÁREA DE FORMAÇÃO 72 Saúde SUB-ÁREA DE FORMAÇÃO

Leia mais

http://www.egasmoniz.com.pt/ Missão Dedicada ao avanço do conhecimento, à aprendizagem e à educação dos seus estudantes, ao serviço da melhoria das condições de saúde da sociedade global, no século XXI.

Leia mais

PROJETO CURRICULAR DO ENSINO SECUNDÁRIO PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO 2015/2016

PROJETO CURRICULAR DO ENSINO SECUNDÁRIO PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO 2015/2016 PROJETO CURRICULAR DO ENSINO SECUNDÁRIO PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO 15/16 DISCIPLINA: GOSCS 12º Ano CURSO: TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE OBJETIVOS TRANSVERSAIS Promoção da educação para a cidadania A língua

Leia mais

Mestrado Integrado em Psicologia. Ano Letivo 2013/2014. Calendário de Avaliações - Época Especial

Mestrado Integrado em Psicologia. Ano Letivo 2013/2014. Calendário de Avaliações - Época Especial Mestrado Integrado em Psicologia Ano Letivo 2013/2014 Calendário de Avaliações - 1º Ano Bases Biológicas do Comportamento 9 julho11.00h Estatística I 7 julho 11.00h História, Epistemologia da Psicologia

Leia mais

REFERENCIAL DE RVCC PROFISSIONAL

REFERENCIAL DE RVCC PROFISSIONAL REFERENCIAL DE RVCC PROFISSIONAL Código e Designação da Qualificação 762319 - Técnico/a Apoio Familiar e Apoio à Comunida Nível qualificação do QNQ: 4 Nível qualificação do QEQ: 4 Unidas Competencia (UC)

Leia mais

DIABETES: ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR (NOV 2016) - PORTO

DIABETES: ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR (NOV 2016) - PORTO DIABETES: ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR (NOV 2016) - PORTO A Diabetes Mellitus é uma doença crónica, cujos índices de incidência e prevalência aumentam a cada ano. Para poderem prestar cuidados de saúde globais

Leia mais

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE NÍVEL Planificação Anual 2012-2013

Leia mais

Planificação anual de Saúde- 10ºano 2017/2018

Planificação anual de Saúde- 10ºano 2017/2018 CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE Turma: 10ºI2 Professora: Paula Banza Planificação anual de Saúde- 10ºano 2017/2018 1 - Estrutura e Finalidades da disciplina A disciplina de Saúde do Curso

Leia mais

Plano de Formação Profissional 2018 Plano de Formação Profissional

Plano de Formação Profissional 2018 Plano de Formação Profissional Plano de Profissional 2018 Plano de Profissional 5.1.1. Ações Propostas no Âmbito da Candidatura ao Programa Operacional CRESC Algarve 2020 Designação do Curso/ de 15.1 Curso Prático de Comunicação em

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE PORTO BELO

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE PORTO BELO CONHECIMENTOS GERAIS (10 QUESTÕES): SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CONCURSO PÚBLICO ESF EDITAL Nº 001/2019 ANEXO I PROGRAMA DE PROVA SISTEMA UNICO DE SAÚDE Legislação do SUS Participação da Comunidade e

Leia mais

domiciliário e comunitário mais vulneráveis dependência física e funcional acompanhamento próximo

domiciliário e comunitário mais vulneráveis dependência física e funcional acompanhamento próximo Um dia com O que é? A UCC de Paranhos é uma unidade funcional que presta cuidados de saúde e apoio psicológico e social de âmbito domiciliário e comunitário, especialmente às pessoas, famílias e grupos

Leia mais

Programa BIP/ZIP 2012

Programa BIP/ZIP 2012 Programa BIP/ZIP 2012 FICHA DE CANDIDATURA Refª: 098 Gabinete Saude Marvila Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 1100-060 Lisboa

Leia mais

(CAAD) - Coordenação de Ajudantes de Acção Directa - Responsabilidades e Desafios

(CAAD) - Coordenação de Ajudantes de Acção Directa - Responsabilidades e Desafios Programa de Formação Código - Designação (CAAD) - Coordenação de Ajudantes de Acção Directa - Responsabilidades e Desafios Local Centro Social Paroquial do Campo Grande, Campo Grande, 244, 1700-094 LISBOA

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR - CURSO DE NUTRIÇÃO INGRESSANTES A PARTIR DE 2016

MATRIZ CURRICULAR - CURSO DE NUTRIÇÃO INGRESSANTES A PARTIR DE 2016 BACHARELADO EM MATRIZ CURRICULAR - CURSO DE INGRESSANTES A PARTIR DE 2016 PRIMEIRO PERÍODO / 1 O ANO CIÊNCIAS SOCIAIS, HUMANAS E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Sociologia, Antropologia e Filosofia 2-40

Leia mais

CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMIA DO SISTEMA LOCOMOTOR Terminologia Anatômica. Sistema Esquelético. Sistema Articular. Sistema Muscular. DISCIPLINA: SISTEMAS BIOLÓGICOS

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR - CURSO DE NUTRIÇÃO CARGA HORÁRIA EM HORA-AULA DURAÇÃO DE 50 MINUTOS

MATRIZ CURRICULAR - CURSO DE NUTRIÇÃO CARGA HORÁRIA EM HORA-AULA DURAÇÃO DE 50 MINUTOS BACHARELADO EM MATRIZ CURRICULAR - CURSO DE EM HORA-AULA DURAÇÃO DE 50 MINUTOS PRIMEIRO PERÍODO / 1 O ANO CIÊNCIAS SOCIAIS, HUMANAS E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Sociologia, Antropologia e Filosofia

Leia mais

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO Frequência Gratuita FORMAÇÃO MODULAR CERTIFICADA A Formação Modular Certificada, que tem por base as Unidades de Formação de Curta Duração de 25 ou 50 horas constantes do Catálogo Nacional de Qualificações,

Leia mais

Aconselhamento Psicológico em Contextos de Saúde

Aconselhamento Psicológico em Contextos de Saúde Aconselhamento Psicológico em Contextos de Saúde APRESENTAÇÃO Este curso pretende constituir-se como um contributo para o desenvolvimento e atualização das competências dos futuros profissionais a trabalhar

Leia mais

Proposta de Criação da Qualificação do Técnico/a de Apoio Psicossocial

Proposta de Criação da Qualificação do Técnico/a de Apoio Psicossocial PARECER OPP Proposta de Criação da Qualificação do Técnico/a de Apoio Psicossocial # Categoria # Autoria # Documento Pareceres Gabinete de Estudos OPP Abril 2019 Lisboa Parecer OPP Proposta de Criação

Leia mais

Perfil de Saúde e Plano Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo Um ponto de situação. Reunião de Delegados de Saúde Caldas da Rainha

Perfil de Saúde e Plano Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo Um ponto de situação. Reunião de Delegados de Saúde Caldas da Rainha Perfil de Saúde e Plano Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo Reunião de Delegados de Saúde Caldas da Rainha 25.02.2010 Plano da sessão Objectivo: Efectuar um ponto de situação relativamente àelaboração

Leia mais

Plataforma Contra a Obesidade

Plataforma Contra a Obesidade Plataforma Contra a Obesidade 02 Enquadramento Finalidade Diminuir a incidência e a prevalência da pré-obesidade e da obesidade através da adopção de medidas integradas de prevenção primária, prevenção

Leia mais

Especialização Técnica no Tratamento de Feridas

Especialização Técnica no Tratamento de Feridas Curso Especialização Técnica no Tratamento de Feridas PORTO CURSO ESPECIALIZAÇÃO TÉCNICA NO TRATAMENTO DE FERIDAS O Curso que se propõe, desenvolvido em parceria com a ELCOS- Sociedade Portuguesa de Feridas,

Leia mais

Nível 2 120h FPCT/Estágio

Nível 2 120h FPCT/Estágio AUXILIAR AÇÃO MÉDICA Área Duração Regime Nível da formação 729- Saúde 150h Presencias Pós Laboral Nível 2 120h FPCT/Estágio ENQUADRAMENTO E OBJETIVOS GERAIS O/A Técnico/a Auxiliar de Saúde é o/a profissional

Leia mais

Ficha de Curso SEGURANÇA E QUALIDADE ALIMENTAR DESIGNAÇÃO DURAÇÃO. Percurso de 75 Horas DESTINATÁRIOS

Ficha de Curso SEGURANÇA E QUALIDADE ALIMENTAR DESIGNAÇÃO DURAÇÃO. Percurso de 75 Horas DESTINATÁRIOS DESIGNAÇÃO SEGURANÇA E QUALIDADE ALIMENTAR DURAÇÃO Percurso de 75 Horas DESTINATÁRIOS Activos empregados, com idade igual ou superior a 18 anos, detentores de, pelo menos, o 9.º ano de escolaridade e que

Leia mais

MATRICULE-SE com desconto chama no WhatsApp (99)

MATRICULE-SE com desconto chama no WhatsApp (99) 94 FACULDADE ÚNICA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR EM ONCOLOGIA 1 Fundamentos em Oncologia 2 Biologia do Câncer 3 4 Farmacologia Oncológica 5 6 ANÁLISES CLÍNICAS E BIOTECNOLOGIA 1 2 3 4 Bacteriologia e Diagnósticos

Leia mais

(CAAD) - Coordenação de Ajudantes de Ação Direta - Responsabilidades e Desafios

(CAAD) - Coordenação de Ajudantes de Ação Direta - Responsabilidades e Desafios Programa de Formação Código - Designação (CAAD) - Coordenação de Ajudantes de Ação Direta - Responsabilidades e Desafios Local Centro Paroquial S. Vicente de Paulo, Rua da Igreja, nº 1, Bro da Serafina,

Leia mais

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE Planificação anual de Gestão e Organização dos Serviços e Cuidados de Saúde - 1.º ano 01/017 Turma: 1.º K Professora: Maria de Fátima Martinho 1 - Estrutura

Leia mais

No final do curso os formandos deverão realizar a gestão de uma IPSS, promovendo a sustentabilidade da instituição.

No final do curso os formandos deverão realizar a gestão de uma IPSS, promovendo a sustentabilidade da instituição. 1. OBJETIVOS GERAIS No final do curso os formandos deverão realizar a gestão de uma IPSS, promovendo a sustentabilidade da instituição. 2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Descrever a orgânica das Instituições Sociais;

Leia mais

PROCESSO SELETIVO RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONHECIMENTOS GERAL

PROCESSO SELETIVO RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONHECIMENTOS GERAL PROCESSO SELETIVO RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA 2007-2009 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONHECIMENTOS GERAL SAÚDE COLETIVA/ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA Políticas de Saúde: Constituição Federal

Leia mais

Plano de Formação Profissional 2019

Plano de Formação Profissional 2019 5.1.1. Ações Propostas no Âmbito da Candidatura ao Programa Operacional CRESC Algarve 2020 Ano 2019 2.2 Cuidados Paliativos - Curso básico Março 3 21 6 20 3.2 Cuidados Paliativos - Aperfeiçoar a comunicação

Leia mais

1/23. Informações aos Encarregados de Educação do trabalho a realizar no: 5º Ano Ciências Naturais Ano Letivo 2016/2017

1/23. Informações aos Encarregados de Educação do trabalho a realizar no: 5º Ano Ciências Naturais Ano Letivo 2016/2017 5º Ano Ciências Naturais Ano Letivo 2016/2017 Início das aulas- 16 de setembro. Termo das aulas- 16 de junho Nº de aulas ( 45 min. ) previstas para cada turma. Turma 5º 1 5º2 5º3 Período 1º Período 38

Leia mais

CURSO ESPECIALIZAÇÃO TÉCNICA NO TRATAMENTO DE FERIDAS

CURSO ESPECIALIZAÇÃO TÉCNICA NO TRATAMENTO DE FERIDAS CURSO ESPECIALIZAÇÃO TÉCNICA NO TRATAMENTO DE FERIDAS Porto 4, 5, 6 e 19 e 20 de Maio Curso Especialização Técnica no Tratamento de Feridas O Curso de Especialização Técnica no Tratamento de Feridas, desenvolvido

Leia mais

CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR EMENTA:

CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR EMENTA: CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS - 2017.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR Introdução ao estudo anatômico. Posição Anatômica. Termos de Posição Anatômica. Anatomofisiologia dos Sistemas

Leia mais

O Papel dos Psicólogos no Envelhecimento

O Papel dos Psicólogos no Envelhecimento CATEGORIA AUTORIA JUNHO 15 Revisão de Dados Gabinete de Estudos e Literatura Científica Técnicos O Papel dos Psicólogos no Envelhecimento Sugestão de Citação Ordem dos Psicólogos Portugueses (2015). O

Leia mais

ESCALA EUROPEIA DE COMPARABILIDADE DE CLASSIFICAÇÕES

ESCALA EUROPEIA DE COMPARABILIDADE DE CLASSIFICAÇÕES 7/8 CLE3 Curso de Licenciatura em Enfermagem 75 [ - 5] ão atribuíd [ - ] [3-3] [ - ] UIDADE CURRICULAR UC36 Anatomia 8 [ - 6] [5-3] [ - ] [ - ] ão atribuíd UC Bioquímica e microbiologia 8 [ - 8] [7-5]

Leia mais

No final do curso os formandos deverão realizar a gestão de uma IPSS, promovendo a sustentabilidade da instituição.

No final do curso os formandos deverão realizar a gestão de uma IPSS, promovendo a sustentabilidade da instituição. 1. OBJETIVOS GERAIS No final do curso os formandos deverão realizar a gestão de uma IPSS, promovendo a sustentabilidade da instituição. 2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Descrever a orgânica das Instituições Sociais;

Leia mais

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISAS ATÉ 2018

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISAS ATÉ 2018 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISAS ATÉ 2018 Área de Concentração: Abordagens Quantitativas em Saúde Linhas de Pesquisa: Avaliação bioquímica, molecular, sensóriomotora e nutricional das doenças

Leia mais

O Perfil do Psicólogo na Administração Local

O Perfil do Psicólogo na Administração Local CATEGORIA AUTORIA JANEIRO 15 Perfis do Psicólogo Gabinete de Estudos Técnicos O Perfil do Psicólogo na Administração Local Sugestão de Citação Ordem dos Psicólogos Portugueses (2015). O Perfil do Psicólogo

Leia mais

Despacho nº 04/2016. O Despacho n.º 6401/2016, do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, de 11 de maio,

Despacho nº 04/2016. O Despacho n.º 6401/2016, do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, de 11 de maio, Despacho nº 04/2016 O Despacho n.º 6401/2016, do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, de 11 de maio, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 94, de 16 de maio, determinou o desenvolvimento,

Leia mais

PREVENÇÃO E CONTROLO DE INFEÇÃO EM UNIDADES DE CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS

PREVENÇÃO E CONTROLO DE INFEÇÃO EM UNIDADES DE CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS INFEÇÕES ASSOCIADAS AOS CUIDADOS DE SAÚDE PREVENÇÃO E CONTROLO DE INFEÇÃO EM UNIDADES DE CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS 12 DE NOVEMBRO DE 2013 CRISTINA SOUSA ECR ALENTEJO REDE NACIONAL DE CUIDADOS CONTINUADOS

Leia mais

MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 370/2010

MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 370/2010 MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 370/2010 EMENTA: Estabelece o Currículo do Curso de Graduação em Enfermagem e Licenciatura - Rio das Ostras O CONSELHO

Leia mais

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO NUTROLOGIA PEDIÁTRICA

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO NUTROLOGIA PEDIÁTRICA PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO NUTROLOGIA PEDIÁTRICA 1. JUSTIFICATIVA PARA SOLICITAÇÃO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO NUTROLOGIA PEDIÁTRICA As limitações

Leia mais

SESAP-RN PRÉ-EDITAL.

SESAP-RN PRÉ-EDITAL. SESAP-RN PRÉ-EDITAL 1 Plano de Estudo com base no último edital da SESAP/RN Saiba como encontrar cada assunto do edital no Curso Completo de Enfermagem. CURSO COMPLETO DE ENFERMAGEM ENFERMEIRO DISCIPLINA:

Leia mais

A Farmácia no Sistema de Saúde

A Farmácia no Sistema de Saúde A Farmácia no Sistema de Saúde João Silveira 24 de Abril de 2008 A Farmácia O Farmacêutico O Medicamento O Doente Farmacêuticos - Competências 1. I&D, fabrico, qualidade, registo, distribuição e dispensa

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Forte da Casa Ano Letivo de

Agrupamento de Escolas de Forte da Casa Ano Letivo de Agrupamento de Escolas de Forte da Casa Ano Letivo de 2017-2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL DE GOSCS Curso Profissional Técnico auxiliar de Saúde Modulo 1 Unidade didática Conteúdos Programáticos Objetivos Específicos/Competências

Leia mais

Adenda ao PCAH 3ª Ed. (Saúde Mental)

Adenda ao PCAH 3ª Ed. (Saúde Mental) 11 Serviços Clínicos Internamento Serviços Clínicos Internamento 110 Cuidados Continuados Integrados Cuidados Continuados Integrados 110 01 Cuidados Continuados Integrados Unidades De Convalescença 110

Leia mais

DATA/TURNO CANDIDATO TEMAS DIA 05/11/12. - Processo de trabalho em enfermagem/registros. - Crescimento e desenvolvimento na criança até 2 anos.

DATA/TURNO CANDIDATO TEMAS DIA 05/11/12. - Processo de trabalho em enfermagem/registros. - Crescimento e desenvolvimento na criança até 2 anos. DATA/TURNO CANDIDATO TEMAS DIA 05/11/12 MANHÃ RENATA MARIA MEDEIROS FREITAS BARBOSA ANDRÉA CLÁUDIA CAMPÊLO MACIEL TERESA KARINY PONTES BARROSO GIRLIANE SILVA DE SOUSA VANESSA DIAS DA SILVA RITA VIANA GOMES

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DE SAÚDE ESCOLAR 2016/2017

PLANO DE ATIVIDADES DE SAÚDE ESCOLAR 2016/2017 PLANO DE ATIVIDADES DE SAÚDE ESCOLAR Centro de Saúde de Freixo de Espada à Cinta Agrupamento de Escolas de Freixo de Espada à Cinta Setembro 2016 1 Equipa de Saúde Escolar: Matilde Chiote (Professora/Coordenadora)

Leia mais

CENTRO DE SAÚDE DE SERPA DIA NACIONAL DE COMBATE À OBESIDADE 19/5/2007

CENTRO DE SAÚDE DE SERPA DIA NACIONAL DE COMBATE À OBESIDADE 19/5/2007 CENTRO DE SAÚDE DE SERPA DIA NACIONAL DE COMBATE À OBESIDADE 19/5/2007 Maio 2007 1-Problema A Obesidade é um importante problema de Pública e uma doença crónica, com génese multifactorial, que requer esforços

Leia mais

A Direcção-Geral da Saúde e o SUCH cooperam no Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Infecção Associada aos Cuidados de Saúde

A Direcção-Geral da Saúde e o SUCH cooperam no Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Infecção Associada aos Cuidados de Saúde A Direcção-Geral da Saúde e o SUCH cooperam no Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Infecção Associada aos Cuidados de Saúde Lisboa, 1 de Julho 2008 A Direcção-Geral da Saúde e o SUCH Serviço de

Leia mais

ESCALA EUROPEIA DE COMPARABILIDADE DE CLASSIFICAÇÕES

ESCALA EUROPEIA DE COMPARABILIDADE DE CLASSIFICAÇÕES CLE3 Curso de Licenciatura em Enfermagem 73 [ - 5] ão atribuíd [ - ] [3-3] [ - ] UIDADE CURRICULAR UC36 Anatomia 786 [ - 5] [ - 3] [ - ] [ - ] ão atribuíd UC Bioquímica e microbiologia 86 [ - 8] [7-5]

Leia mais

FORMULÁRIO DE SUBMISSÃO

FORMULÁRIO DE SUBMISSÃO TÍTULO DO CAMPO Data de submissão NOME DA ORGANIZAÇÃO AUTORA DO COMPROMISSO TÍTULO DO COMPROMISSO SUMÁRIO DO COMPROMISSO 2017 Unidade de Tratamento Intensivo de Toxicodependências e Alcoolismo (UTITA)

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA U MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM Disciplinas do primeiro período Créditos Requisitos Departamento 5014-Estudos Integrados sobre o núcleo Fundamentos da Gerontologia 2 (2T) 50120-Introdução

Leia mais

Levantamento de projetos locais no âmbito da alimentação saudável e atividade física

Levantamento de projetos locais no âmbito da alimentação saudável e atividade física Levantamento de projetos locais no âmbito da alimentação saudável e atividade física Concelho Nome do projeto Identificação da instituição promotora Equipa de trabalho/ dinamizadora Parceiros Enquadramento/

Leia mais

Portfolio FORMAÇÃO CONTÍNUA

Portfolio FORMAÇÃO CONTÍNUA Portfolio FORMAÇÃO CONTÍNUA Elaboramos soluções de formação customizadas de acordo com as necessidades específicas dos clientes. Os nossos clientes são as empresas, organizações e instituições que pretendem

Leia mais

OFERTA DE DISCIPLINAS PROGRAMA DE MONITORIA INSTITUCIONAL E VOLUNTÁRIA Centro de Ciências da Saúde -CCS

OFERTA DE DISCIPLINAS PROGRAMA DE MONITORIA INSTITUCIONAL E VOLUNTÁRIA Centro de Ciências da Saúde -CCS OFERTA DE DISCIPLINAS - 2019 PROGRAMA DE MONITORIA INSTITUCIONAL E VOLUNTÁRIA Centro de Ciências da Saúde -CCS CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA * Avaliação e Treinamento Desportivo R664 01 * Ginásticas I R616

Leia mais

PARNAMIRIM-RN

PARNAMIRIM-RN PARNAMIRIM-RN 1 Enfermeiro: 50 vagas Cargos e Vagas Enfermeiro ESF: 65 vagas Técnico em Enfermagem: 201 vagas Técnico em Enfermagem ESF: 61 vagas Banca organizadora: Comperve (UFRN) Inscrições: 16 de julho

Leia mais

CURSO Suplementação na perda de peso e no desporto. 23 e 24 de novembro de 2018 Lisboa

CURSO Suplementação na perda de peso e no desporto. 23 e 24 de novembro de 2018 Lisboa CURSO Suplementação na perda de peso e no desporto 23 e 24 de novembro de 2018 Lisboa N.º ação: 01/2018 Curso Suplementação na perda de peso e no desporto 23 e 24 de novembro de 2018 Lisboa Os suplementos

Leia mais

EIXO 1 SAÚDE DE POPULAÇÕES ESPECÍFICAS E VULNERÁVEIS

EIXO 1 SAÚDE DE POPULAÇÕES ESPECÍFICAS E VULNERÁVEIS RESULTADO FINAL DA OFICINA DE SELEÇÃO DE PRIORIDADES DE PESQUISA EM SAÚDE PARA A EDIÇÃO 2015/2016 DO PROGRAMA PESQUISA PARA O SUS: GESTÃO COMPARTILHADA EM SAÚDE (PPSUS) DO ESTADO DE ALAGOAS (AL) A Fundação

Leia mais

Enfermagem em Saúde Ambiental 2-40 CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS. Leitura e Produção de Texto Anatomia Descritiva e Topográfica I

Enfermagem em Saúde Ambiental 2-40 CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS. Leitura e Produção de Texto Anatomia Descritiva e Topográfica I CENTRO UNFICADO DE EDUCAÇÃO BARRETOS LTDA. CURSO BACHARELADO - PRIMEIRO PERÍODO / 1 O ANO em Saúde Ambiental 2-40 CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Iniciação à Pesquisa em 4-80 Leitura e Produção de Texto

Leia mais

DISCIPLINA PEDIATRIA ESTÁGIO (MED 02008) SEMINÁRIOS SOBRE TEMAS PRIORITÁRIOS EM ATENÇÃO PRIMÁRIA EM PEDIATRIA PROGRAMAÇÃO 2018/2

DISCIPLINA PEDIATRIA ESTÁGIO (MED 02008) SEMINÁRIOS SOBRE TEMAS PRIORITÁRIOS EM ATENÇÃO PRIMÁRIA EM PEDIATRIA PROGRAMAÇÃO 2018/2 DISCIPLINA PEDIATRIA ESTÁGIO (MED 02008) SEMINÁRIOS SOBRE TEMAS PRIORITÁRIOS EM ATENÇÃO PRIMÁRIA EM PEDIATRIA PROGRAMAÇÃO 2018/2 Público Alvo: alunos do 8º semestre do Curso de Medicina da UFRGS Período:

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Matosinhos PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE

Agrupamento de Escolas de Matosinhos PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE Agrupamento de Escolas de Matosinhos PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE Ano lectivo 2008/2009 Equipa responsável Susana Santos (Escola E. B. 2,3 de Matosinhos) Coordenadora do Projecto Educadora Regina Ferreira

Leia mais

ORGANIZAÇÃO. ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE LISBOA - ESTeSL

ORGANIZAÇÃO. ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE LISBOA - ESTeSL 4 www.estesl.ipl.pt ORGANIZAÇÃO ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE LISBOA - ESTeSL A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) é uma instituição pública de ensino superior, que integrada

Leia mais

Trabalhamos para a manutenção da sua autonomia!

Trabalhamos para a manutenção da sua autonomia! mais Cuidado Cuidados domiciliários com a maior cobertura do país Fazemos mais por Si, pela sua Saúde e pelo seu Bem-estar! Trabalhamos para a manutenção da sua autonomia! A OldCare... A OldCare é uma

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 82/2005

RESOLUÇÃO Nº 82/2005 MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO Nº 82/2005 EMENTA: Estabelece o Currículo do Curso de Graduação em Enfermagem e Licenciatura. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA

Leia mais

CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMO FISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR

CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMO FISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS 2019.1 1 PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMO FISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR Introdução ao estudo anatômico. Posição Anatômica. Termos de Posição Anatômica. Anatomofisiologia dos Sistemas

Leia mais

1 - Projeto de Intervenção Serviço de Ortopedia ULSN Unidade de Macedo de Cavaleiros.

1 - Projeto de Intervenção Serviço de Ortopedia ULSN Unidade de Macedo de Cavaleiros. 1 - Projeto de Intervenção Serviço de Ortopedia ULSN Unidade de Macedo de Cavaleiros. Prótese articular sem infeção vida melhor 1.1. Âmbito O projeto Prótese articular sem infeção vida melhor visa identificar

Leia mais

caf.pt CAF - CONSULTORIA E FORMAÇÃO Horas INFANTADO Av. Vasco da Gama, 36.A, Infantado Loures T:

caf.pt CAF - CONSULTORIA E FORMAÇÃO Horas INFANTADO Av. Vasco da Gama, 36.A, Infantado Loures T: O curso de Técnico de Geriatria centra-se numa área onde existe cada vez mais uma grande necessidade de profissionais competentes e certificados e onde são gerados significativos postos de trabalho. O

Leia mais

CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR

CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS 2018.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR Introdução ao estudo anatômico. Posição Anatômica. Termos de Posição Anatômica. Anatomofisiologia dos Sistemas

Leia mais

Portfolio FORMAÇÃO CONTÍNUA

Portfolio FORMAÇÃO CONTÍNUA Portfolio FORMAÇÃO CONTÍNUA Elaboramos soluções de formação customizadas de acordo com as necessidades específicas dos clientes. Os nossos clientes são as empresas, organizações e instituições que pretendem

Leia mais

Desafios: Contexto. Desafios: Atores. Desafios: Actividades. Desafios: Contratualização

Desafios: Contexto. Desafios: Atores. Desafios: Actividades. Desafios: Contratualização USF CONSELHO CLÍNICO GOVERNANCIA CLÍNICA UCSP USP UCC Diretor Executivo CONSELHO DA COMUNIDADE URAP SAÚDE PÚBLICA SAÚDE COMUNITÁRIA - PERSPETIVA MACROSSISTÉMICA POPULAÇÃO; DA - PERSPETIVA MESOSSISTÉMICA

Leia mais

Sumário. FUNDAMENTOS DA PRÁTICA DE ENFERMAGEM 32 Capítulo 1 Introdução à Enfermagem 34. Capítulo 6 Valores, Ética e Defesa de Direitos 114

Sumário. FUNDAMENTOS DA PRÁTICA DE ENFERMAGEM 32 Capítulo 1 Introdução à Enfermagem 34. Capítulo 6 Valores, Ética e Defesa de Direitos 114 Sumário UNIDADE I FUNDAMENTOS DA PRÁTICA DE ENFERMAGEM 32 Capítulo 1 Introdução à Enfermagem 34 Perspectivas históricas da enfermagem 35 Definições da enfermagem 37 Objetivos da enfermagem 38 Enfermagem

Leia mais

Programa BIP/ZIP 2018

Programa BIP/ZIP 2018 Programa BIP/ZIP 218 FICHA DE CANDIDATURA Refª: 3 CRESCER Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 11-6 Lisboa Telefone: 21 322 73 6

Leia mais

Biossíntese Crianças e Jovens

Biossíntese Crianças e Jovens Biossíntese Crianças e Jovens CURSO DE FORMAÇÃO AVANÇADA 20 18 OBJETIVOS O que pretendemos com esta formação avançada? COMPETÊNCIAS O que vai adquirir com esta formação avançada? PLANO DE FORMAÇÃO Conteúdos

Leia mais

As atribuições dos profissionais das Equipes de Saúde da Família, de saúde bucal e de acs

As atribuições dos profissionais das Equipes de Saúde da Família, de saúde bucal e de acs Anexo I As atribuições dos profissionais das Equipes de Saúde da Família, de saúde bucal e de acs As atribuições globais abaixo descritas podem ser complementadas com diretrizes e normas da gestão local.

Leia mais