CULTURA ORGANIZACIONAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CULTURA ORGANIZACIONAL"

Transcrição

1 CULTURA ORGANIZACIONAL

2 CONCEITO DE CULTURA Aprendizado coletivo ou compartilhado, que uma unidade social ou qualquer grupo desenvolve enquanto sua capacidade para fazer face ao ambiente externo e lidar com suas questões internas. Shein.

3 CULTURA ORGANIZACIONAL Profª Drª. Sonia Romero

4 Elementos visíveis e conscientes. Valores. Percepções e interpretações; não tão conscientes. Pressupostos básicos. Sistema de valores, crenças, concepções, paradigmas; subconscientes.

5 CONCEITO DE C.O. É um conjunto de pressupostos básicos, que determinado grupo inventou, descobriu ou desenvolveu ao aprender a lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna. Uma vez que os pressupostos tenham funcionado bem o suficiente para serem considerados válidos, são ensinados aos demais membros como a maneira correta de perceber, pensar e sentir em relação a estes problemas.

6 CULTURA ORGANIZACIONAL Aqui as coisas funcionam assim! Você vai se acostumar... Você é novo, aqui não funciona assim! Com o tempo você aprende! Cuidado, aqui é diferente! Você é novo ainda!

7 Exemplo... (a questão dos paradigmas)

8 ELEMENTOS DA CULTURA 1. CRENÇAS E PRESSUPOSTOS; 2. VALORES; 3. RITOS, RITUAIS E CERIMÔNIAS; 4. ESTÓRIAS E MITOS; 5. TABUS; 6. HERÓIS; 7. NORMAS; ORGANIZACIONAL 8. SISTEMA DE COMUNICAÇÃO.

9 1. Crenças e Pressupostos Expressam aquilo que é tido como verdade na organização; São naturalizados e inquestionáveis; Vistos como processo evolutivo, mas que não muda as coisas já apreendidas; Possuem a função secundária da estabilidade.

10 2. Valores Os valores representam a essência da filosofia da organização para o alcance do sucesso, pois eles fornecem um senso de direção comum para todos os empregados e um guia para o comportamento diário.

11 Os valores são definições do que é importante para a organização atingir o sucesso e apesar das empresas tentarem personalizar seus valores, alguns podem ser considerados comuns a várias delas, como: importância do consumidor; busca da excelência e qualidade, motivação etc.

12 2. Valores Organizacionais São as crenças e conceitos básicos numa organização; Formam o coração da cultura; Definem o sucesso em termos concretos para os empregados; Estabelecem os padrões que devem ser alcançados na organização Indicam que questões são, prioritariamente, observadas; Determinam o quanto longe a pessoa pode ascender na organização; Comunicam ao mundo exterior o que ele pode esperar da organização.

13 3. Ritos, Rituais e Cerimônias Os Ritos, Rituais e Cerimônias são exemplos de atividades planejadas que têm conseqüências práticas e expressivas, tornando a cultura organizacional tangível e coesa. São visíveis e penetrantes; Lado criativo da cultura; Guiam o comportamento, o como jogar e divertir-se.

14 Ritos Organizacionais mais aplicados Integração (novos funcionários) Passagem (mudanças de posição ou status) Ritos Organizacionais Redução de conflitos Renovação (melhorias que estão sendo feitas) Degradação (demissões, aposentadorias) Reforço (celebrações do êxito)

15 4. Estórias e Mitos Estórias são narrativas baseadas em eventos ocorridos, são simbólicas e flexíveis: - informam sobre a organização; - reforçam comportamento existente; - enfatizam como este comportamento se ajusta ao ambiente organizacional. Mitos se referem a estórias condizentes com a organização, porém, não sustentadas por fatos.

16 Características das Estórias Concretas; Conhecimento comum; As pessoas acreditam nelas; São um tipo informal de Contrato Social ; Fáceis e rápidas de memorizar; Enfocam exemplos de políticas e práticas da GP;

17 5. Tabus Os tabus cumprem o papel organizacional de orientar o comportamento, demarcando áreas de proibições. Os tabus colocam em evidência o aspecto disciplinar da cultura com ênfase ao não permitido.

18 6. Heróis Personificam os valores organização; da Condensam a força da organização; São os responsáveis pela criação da organização; Têm coragem e persistência de fazer o que todos almejam, porém têm medo de tentar.

19 6. Heróis Tornam o sucesso atingível e humano; Fornecem modelos; Simbolizam a organização para o mundo exterior; Preservam o que há de especial; Estabelecem padrões de desempenho; Motivam os empregados, fornecendo uma influência duradoura.

20 7. Normas São os comportamentos esperados, aceitos e apoiados pelo grupo, fixados de modo formal ou informal, através dos quais as pessoas são recompensadas ou punidas, confrontadas ou encorajadas, ou postas em ostracismo quando violam as normas; A escolha das normas é guiada pelos pressupostos, valores, tabus; divulgadas através da comunicação, heróis, ritos, rituais, estórias e outros elementos.

21 7. Normas A escolha das normas é precedida pelos pressupostos, valores, tabus; São divulgadas através da comunicação, heróis, ritos, rituais, estórias e outros elementos. 21

22 8. Comunicação O Sistema de Comunicação através da interação social cria, sustenta, transmite e muda a cultura organizacional;

23 Papéis da Rede de Comunicação Organizacional 1. Contadores de Estórias; 2. Padres; 3. Confidentes; 4. Fofoqueiros; 5. Espiões; 6. Conspiradores.

24 Papéis da Rede de Comunicação Organizacional 1. Contadores de Estórias são pessoas poderosas, podem mudar a realidade (subjetividade da interpretação), têm acesso à grande volume de informações.

25 2. Padres guardiões dos valores culturais, ouvem confissões e têm soluções para os dilemas éticos, mantêm o grupo junto, relacionam o passado com o presente. Profª Drª.

26 3. Confidentes detentores do poder trás do trono, hábeis em ler a mente do chefe e criar sistemas de contatos, para obter o que desejam.

27 4. Fofoqueiros sabem tudo, nomes, davas, eventos, dão um colorido especial aos eventos corriqueiros, são pessoas vistas como divertidas, podem ser utilizados pelo poder. 27 Profª Drª.

28 5. Espiões lealdade para com os chefes, acesso a diferentes pessoas, ouvindo e descobrindo quem está por trás das coisas. Comum em novos funcionários.

29 6. Conspiradores grupos de duas ou mais pessoas que se reúnem secretamente buscando um objetivo comum, geralmente relacionado com a autopromoção. 29

30 CARACTERÍSTICAS DA CULTURA ORGANIZACIONAL

31 As sete características são: O grau em que as decisões levam em consideração o efeito dos resultados sobre as pessoas dentro da organização.

32 O grau em que os funcionários são estimulados a serem inovadores e assumirem riscos.

33 O grau em que se espera que os funcionários demonstrem precisão, análise e atenção aos detalhes.

34 O grau em que os dirigentes focam os resultados mais do que as técnicas e os processos empregados para o alcance deles.

35 O grau em que as atividades de trabalho são organizadas mais em termos de equipes do que de indivíduos.

36 O grau em que as pessoas são competitivas e agressivas, em vez de dóceis e acomodadas.

37 O grau em que as atividades organizacionais enfatizam a manutenção do status quo em contraste ao crescimento.

38 A Cultura é... Sutil, intangível, implícita e sempre presente. Conjunto básico de premissas, convicções e regras implícitas que governam o comportamento no dia-a-dia do trabalho.

39 Referências Bibliográficas FLEURY, Maria Tereza Lene; FISCHER, Rosa Maria. Cultura e Poder nas Organizações. São Paulo: Atlas, 2 ed

CULTURA ORGANIZACIONAL

CULTURA ORGANIZACIONAL CULTURA ORGANIZACIONAL CONCEITO DE CULTURA Aprendizado coletivo ou compartilhado, que uma unidade social ou qualquer grupo desenvolve enquanto sua capacidade para fazer face ao ambiente externo e lidar

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão Estratégica. Clima e Cultura Organizacional Parte 1. Prof.ª Karen Estefan Dutra

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão Estratégica. Clima e Cultura Organizacional Parte 1. Prof.ª Karen Estefan Dutra ADMINISTRAÇÃO GERAL Gestão Estratégica Clima e Cultura Organizacional Parte 1 Prof.ª Karen Estefan Dutra Cultura -Um conjunto de premissas que um grupo aprendeu a aceitar, como resultado da solução de

Leia mais

Definição de cultura organizacional

Definição de cultura organizacional Definição de cultura organizacional Introdução Em um mundo de negócios caracterizado pela inovação tecnológica, globalização dos mercados e concorrência acirrada, é exigido que as organizações tenham uma

Leia mais

O que é clima organizacional?

O que é clima organizacional? O que é clima organizacional? Introdução: Para Champion (1994): Clima organizacional são as impressões gerais, as percepções dos colaboradores em relação ao seu ambiente de trabalho, embora nem todos os

Leia mais

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Cultura Organizacional Prof. Dra. Ana Carolina de Aguiar Rodrigues POR QUE ESTUDAR CULTURA ORGANIZACIONAL? Auxilia a compreender o que é oculto e complexo nos grupos, organizações

Leia mais

Desenvolvimento Organizacional. Cultura e Clima Organizacional

Desenvolvimento Organizacional. Cultura e Clima Organizacional Cultura e Clima Organizacional Atualizado em 01/03/2016 OBJETIVO: Compreender as implicações das novas configurações e alternativas que permeiam o trabalho no mundo contemporâneo; Compreender e analisar

Leia mais

O que veremos neste ponto?

O que veremos neste ponto? O que veremos neste ponto? Organização formal x Organização Informal Cultura e Clima Organizacional Tipos de Estrutura Organizacional Departamentalização Exercícios Organização = agrupamento de atividades,

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS IGEPP - ANAC. Aula 7

GESTÃO DE PESSOAS IGEPP - ANAC. Aula 7 Disciplina: Gestão de Pessoas Organizador: Prof. Márcio Cunha Concurso: ANAC Aula 7 Nota: Podem incidir erros de digitação, impressão ou dúvidas conceituais. Em qualquer dessas hipóteses, solicitamos a

Leia mais

CULTURA ORGANIZACIONAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA

CULTURA ORGANIZACIONAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA CULTURA ORGANIZACIONAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA Taís Evangelho Zavareze Assistente de pesquisa do Laboratório Fator Humano da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (Brasil) Email: taiszavareze@gmail.com

Leia mais

Gestão de Cultura e Clima Organizacional

Gestão de Cultura e Clima Organizacional Gestão de Cultura e Clima Organizacional Professor Douglas Pereira da Silva 1 Programa A1) Conceito de Cultura Organizacional A2) Características da cultura organizacional A3) Identificação da Cultura

Leia mais

Artigo Técnico Administrar bem, lucrar sempre. Desenvolvimento Organizacional: mudança planejada da cultura para atingir melhores resultados

Artigo Técnico Administrar bem, lucrar sempre. Desenvolvimento Organizacional: mudança planejada da cultura para atingir melhores resultados Publicado em 04/04/2011 por Leonora Duarte, administradora e gerente de atendimento ao cliente IDEAGRI Artigo Técnico Administrar bem, lucrar sempre. Desenvolvimento Organizacional: mudança planejada da

Leia mais

INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS. Lista de exercícios. Cultura e clima. Prof. Carlos Xavier.

INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS. Lista de exercícios. Cultura e clima. Prof. Carlos Xavier. INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Cultura e clima (CESPE/TCU/AUDITOR/2008) Uma empresa tem apresentado, nos últimos meses, perda de qualidade dos resultados, conflitos

Leia mais

ENG09046 Terça-feira, das 16h30 às 18h

ENG09046 Terça-feira, das 16h30 às 18h ENG09046 Terça-feira, das 16h30 às 18h10 2012 Definição de Cultura Conjunto de técnicas, memórias e informações compartilhadas e repassadas de geração em geração, desempenhando papel ativo no rearranjo

Leia mais

A Comunicação e a. Cultura Organizacional

A Comunicação e a. Cultura Organizacional A Comunicação e a Cultura Organizacional A relação entre comunicação e cultura A comunicação empresarial interna exerce papel estratégico na construção de um universo simbólico, que, aliado às políticas

Leia mais

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Aula 3: Fundamentos do comportamento humano nas organizações 1 Cultura organizacional Molda as relações humanas dentro das organizações Normas, valores e as crenças são componentes

Leia mais

Atividade CULTURA ORGANIZACIONAL. O Conceito de Cultura. Cultura. Cultura Organizacional. Cultura Organizacional 02/05/2016

Atividade CULTURA ORGANIZACIONAL. O Conceito de Cultura. Cultura. Cultura Organizacional. Cultura Organizacional 02/05/2016 Atividade O que é Cultura? O que é? O que é Clima Organizacional? Como as temáticas se relacionam com o Comportamento Organizacional? Prof. Dr. Leonardo Tonon CULTURA ORGANIZACIONAL Cultura O Conceito

Leia mais

Conceitos e Teorias de Cultura. for AFS & Friends. ...para o AFS e amigos do AFS

Conceitos e Teorias de Cultura. for AFS & Friends. ...para o AFS e amigos do AFS Conceitos e Teorias de Cultura...para o AFS e amigos do AFS Ilustração por Kevin Cornell A história é chamada de O homem cego e o elefante, originalmente desenvolvido no sul da Ásia, seis homens cegos

Leia mais

EAD COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Gestão da Cultura e Relações de Poder Prof. Joel Dutra aula de

EAD COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Gestão da Cultura e Relações de Poder Prof. Joel Dutra aula de ED 521 - COMPORTMENTO ORGNIZCIONL Gestão da Cultura e Relações de Poder Prof. Joel Dutra aula de 03.05.17 Objetivo Compreender a formação da cultura organizacional e como gerenciá-la. 2 Conteúdo Formação

Leia mais

CULTURA ORGANIZACIONAL. Angela Maria Chagas Villasuso Lago

CULTURA ORGANIZACIONAL. Angela Maria Chagas Villasuso Lago CULTURA ORGANIZACIONAL Angela Maria Chagas Villasuso Lago Resumo: O objetivo desde artigo é o de definir, explicar e dar subsídios ao aluno para entender o conceito de cultura, compreender suas inter-relações

Leia mais

Teste das Forças e Virtudes Pessoais

Teste das Forças e Virtudes Pessoais Teste das Forças e Virtudes Pessoais As Forças e Virtudes Pessoais são habilidades pré-existentes que quando utilizamos, nos sentimos vitalizados, com maior fluidez e melhor performance no que fazemos.

Leia mais

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Aula 5: Revisão para prova 1 Agenda Revisão para prova Trabalho parcial 1 2 Relembrando alguns conceitos REVISÃO PARA PROVA 3 Organização Grupo de pessoas que se constitui

Leia mais

Cultura Organizacional

Cultura Organizacional Faculdade de Psicologia Universidade de Lisboa (2015/2016) TEORIA ORGANIZACIONAL Cultura Organizacional O QUE É COMO SURGIU PARA QUE SERVE CULTURA ORGANIZACIONAL COMO SE FORMA QUE COMPOSIÇÃO Como surgiu

Leia mais

Engajamento & Cultura

Engajamento & Cultura Confidencial Somente para uso interno Engajamento & Cultura Eluard Moraes CHRO Prudential do Brasil Engajamento Confidencial Somente para uso interno O que é engajamento? Uma profunda e ampla conexão que

Leia mais

Construindo a cultura através da comunicação

Construindo a cultura através da comunicação Construindo a cultura através da comunicação Assessoria de Imprensa O que é Cultura Organizacional? Conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados

Leia mais

Cultura Organizacional

Cultura Organizacional Cultura Organizacional Curso de Especialização em Gestão da Comunicação Organizacional e Relações Públicas ECA/USP A tradição antropológica Sistemas Simbólicos Antropologia Social Antropologia Cultural

Leia mais

CULTURA ORGANIZACIONAL

CULTURA ORGANIZACIONAL CULTURA ORGANIZACIONAL Por que é importante o estudo da cultura organizacional? GESTÃO PESSOAS PAPEIS (ATRIBUIÇÕES) TECNOLOGIA (MODOS DE FAZER) Estudos de cultura e Gestão apoiar a implantação de sistemas

Leia mais

O L A. Questionário OLA. Avaliação de Liderança Organizacional. Versão Portuguesa. Instruções Gerais

O L A. Questionário OLA. Avaliação de Liderança Organizacional. Versão Portuguesa. Instruções Gerais O L A Questionário OLA Avaliação de Liderança Organizacional Versão Portuguesa Instruções Gerais O propósito deste instrumento é permitir que organizações descubram como suas práticas e crenças sobre liderança

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico MBA: Gestão Empresarial IESI Planejamento Estratégico Planejamento estratégico: Visão integrada Alcance de objetivos Criar valor, diferencial e identidade Pensamento estratégico Planejamento Estratégico

Leia mais

INSTITUCIONALIZAÇÃO CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL

INSTITUCIONALIZAÇÃO CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL INSTITUCIONALIZAÇÃO CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL O SER EM SOCIEDADE EMBORA SEJA POSSÍVEL DIZER QUE O HOMEM TEM UMA NATUREZA É MAIS SIGNIFICATIVO DIZER QUE O HOMEM CONSTRÓI SUA PRÓPRIA NATUREZA... Peter

Leia mais

Cultura Organizacional

Cultura Organizacional Cultura Organizacional Questões mais comuns: Definições/Conceitos Características gerais Componentes - Elementos e Níveis Formação e desenvolvimento Tipos, Modelos e Indicadores Aplicação Mudanças Clima

Leia mais

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Prof. Ms. Marco A. Arbex marco.arbex@fatecourinhos.edu.br Introdução ARH (Administração de Recursos Humanos) é a função na organização que está relacionada

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE MARKETING PROFESSOR MARCOS SOLANO

CONCEITOS BÁSICOS DE MARKETING PROFESSOR MARCOS SOLANO CONCEITOS BÁSICOS DE MARKETING PROFESSOR MARCOS SOLANO PARA ALGUNS ESTUDIOSOS MARKETING SIGNIFICA: - Churchill e Paul J. Peter (2000, p. 04) definem marketing como um processo pelo qual se planeja e efetua

Leia mais

Construção da cultura de segurança do paciente: contribuições da psicologia

Construção da cultura de segurança do paciente: contribuições da psicologia Construção da cultura de segurança do paciente: contribuições da psicologia Organizações Organizações são entidades abstratas; no entanto elas são reais e podem, de fato, ser consideradas vivas. (Muchinsky,

Leia mais

ASSUNTOS DA DISCIPLINA COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

ASSUNTOS DA DISCIPLINA COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL ASSUNTOS DA DISCIPLINA COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Comportamento Micro organizacional (INDIVIDUOS) Personalidade; percepção; atitude; poder e política organizacional Administrando diversidades e diferenças

Leia mais

Comportamento Organizacional

Comportamento Organizacional Edital MPU 1 Noções de administração. 1.1 Abordagens clássica, burocrática e sistêmica da administração. 1.2 Evolução da administração pública no Brasil após 1930. 1.2.1 Reformas administrativas. 1.2.2

Leia mais

A organização afetando o comportamento das pessoas

A organização afetando o comportamento das pessoas Objetivos Definir as estruturas Organizacionais Diferenciar estruturas mecanicistas e orgânicas Conceituar Cultura Organizacional Apontar como as estruturas e principalmente a cultura organizacional afetam

Leia mais

Organização e cultura organizacional: tentativas epistemológicas 1

Organização e cultura organizacional: tentativas epistemológicas 1 Organização e cultura organizacional: tentativas epistemológicas 1 Profª Helaine Abreu Rosa Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul RESUMO Este trabalho tem como objetivo analisar as conceituações

Leia mais

Criatividade e Inovação na Atuação no Secretariado. Márcia Siqueira Assessora Técnico e Profissional da FENASSEC

Criatividade e Inovação na Atuação no Secretariado. Márcia Siqueira Assessora Técnico e Profissional da FENASSEC Criatividade e Inovação na Atuação no Secretariado Márcia Siqueira Assessora Técnico e Profissional da FENASSEC O que é velho? O CIRCO Números tradicionais com animais, palhaços pintados, trapezistas,

Leia mais

CULTURA ORGANIZACIONAL.

CULTURA ORGANIZACIONAL. CULTURA ORGANIZACIONAL http://w3.ualg.pt/~halmeida CULTURA ORGANIZACIONAL Processo Conteúdo CULTURA ORGANIZACIONAL É o padrão de pressupostos básicos inventado, descoberto ou desenvolvido por um grupo

Leia mais

Aula 4 Cultura e Sociedade

Aula 4 Cultura e Sociedade Sociologia e Antropologia em Administraçã ção Aula 4 Cultura e Sociedade Profa. Ms. Daniela Cartoni Leitura para a aula DIAS, Reinaldo. Sociologia Geral. Campinas: Alinea, 2008. PLT 254 Capítulo 2 CONCEITO

Leia mais

Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar..." Guimarães Rosa

Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar... Guimarães Rosa Clima organizacional Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar..." Guimarães Rosa Conceitos básicos Clima Organizacional é o potencial de energia disponível para alavancar resultados. Perfil

Leia mais

17/04/2017 ANDREA RIBAS GESTÃO DE PESSOAS TÉCNICO JUDICIÁRIO AREA ADMINISTRATIVA

17/04/2017 ANDREA RIBAS GESTÃO DE PESSOAS TÉCNICO JUDICIÁRIO AREA ADMINISTRATIVA ANDREA RIBAS GESTÃO DE PESSOAS TÉCNICO JUDICIÁRIO AREA ADMINISTRATIVA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Livro: Gestão de Pessoas para Concursos Ed. Alumnus. 4ª edição. Autores Andréia Ribas e Cassiano Salim Noções

Leia mais

Motivação. Prof. Carlos Xavier Prof. Carlos Xavier facebook.com/professorcarlosxavier

Motivação. Prof. Carlos Xavier  Prof. Carlos Xavier facebook.com/professorcarlosxavier Motivação www. 1 Motivação. É o processo que move alguém em direção a algo, mediante uma ação. Possui três características intrínsecas: Intensidade: qual o esforço despendido; Direção: quais os objetivos

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS ESTÁGIO REMUNERADO PROVA DE ADMINISTRAÇÃO. Edital de abertura de inscrições n.o 02/2011 JULGAMENTO DE RECURSOS

PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS ESTÁGIO REMUNERADO PROVA DE ADMINISTRAÇÃO. Edital de abertura de inscrições n.o 02/2011 JULGAMENTO DE RECURSOS PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS ESTÁGIO REMUNERADO PROVA DE ADMINISTRAÇÃO Edital de abertura de inscrições n.o 02/2011 JULGAMENTO DE RECURSOS NATUREZA: RECURSOS CONTRA AS QUESTÕES DA PROVA OBJETIVA DE

Leia mais

Cultura Organizacional EAD0620 Fundamentos das Ciências Sociais Nov/2017

Cultura Organizacional EAD0620 Fundamentos das Ciências Sociais Nov/2017 Cultura Organizacional EAD0620 Fundamentos das Ciências Sociais Nov/2017 Origem O que é Cultura? E sua Origem? Todos seres humanos possuem Todas são legítimas, sem juízo de valor Hábitos, Costumes e Valores

Leia mais

Regional, Rua Expedicionário Ernesto Pereira, 225, Centro, Taubaté.

Regional, Rua Expedicionário Ernesto Pereira, 225, Centro, Taubaté. A PRODUÇÃO CIENTIFÍCA DE REVISTAS ELETRÔNICAS DE ADMINISTRAÇÃO SOBRE O TEMA CULTURA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DAS PALAVRAS- CHAVES RELACIONADAS AO TEMA. Julia Rossato Oliveira 1, Nancy Julieta Inocente

Leia mais

Cultura nas Organizações

Cultura nas Organizações Cultura Choque cultural: retirar uma pessoa do meio cultural ao qual está acostumada para viver em um outro, com valores, hábitos, tradições, formas de pensar e agir diferentes. Cultura nas Organizações

Leia mais

Cultura Organizacional: Estudo Em Uma Empresa De Distribuição

Cultura Organizacional: Estudo Em Uma Empresa De Distribuição Cultura Organizacional: Estudo Em Uma Empresa De Distribuição Patrícia Jerônimo de Amorim UVV Faculdade de Guaçuí guacui@uvv.br Marcos Ferreira Santos UVV Faculdade de Guaçuí marcos.santos@uvv.br Josélia

Leia mais

Balanced Scorecard (BSC)

Balanced Scorecard (BSC) O que não é medido não é gerenciado Introdução Balanced Scorecard (BSC) Chiavenato, 1999, descreve as etapas das organizações no decorrer do século XX, identificando três eras: a primeira, industrialização

Leia mais

TRANSFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL RH DISSEMINANDO A CULTURA DE VALORES

TRANSFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL RH DISSEMINANDO A CULTURA DE VALORES TRANSFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL RH DISSEMINANDO A CULTURA DE VALORES Contexto A mudança provoca relativo desconforto nas pessoas. Neste sentido os RH têm um papel fundamental no processo de transformação

Leia mais

CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL. Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura

CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL. Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura VELOCIDADE + ADAPTABILIDADE = AGILIDADE NOS NEGÓCIOS AMBIENTE DE UM SISTEMA EMPRESARIAL STAKEHOLDERS CLIENTES FUNCIONÁRIOS FORNECEDORES

Leia mais

INSTITUIÇÕES CONCEITOS INICIAIS REGINA CÉLIA FIORATI

INSTITUIÇÕES CONCEITOS INICIAIS REGINA CÉLIA FIORATI INSTITUIÇÕES CONCEITOS INICIAIS REGINA CÉLIA FIORATI Organizações, instâncias e/ou mecanismos sociais que controlam o funcionamento da sociedade e dos indivíduos Interesse social coesão da sociedade Controle

Leia mais

Os 5 Elementos do Ciclo do Sucesso. Por: Luiz Felipe Albuquerque

Os 5 Elementos do Ciclo do Sucesso. Por: Luiz Felipe Albuquerque Os 5 Elementos do Ciclo do Sucesso Por: Luiz Felipe Albuquerque Os 5 Elementos do Ciclo do Sucesso Crenças São as suas verdades que formam o pilar de seu mundo. Algo só pode acontecer na sua vida a partir

Leia mais

CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL

CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL PLANO DE AULA Contexto e Mudanças no Ambiente de Trabalho Conceito de Clima Organizacional Conceito de Cultura Organizacional Clima e Cultura Organizacional Indicadores de

Leia mais

Negociação Comercial

Negociação Comercial Negociação Comercial Aula 6-17/02/09 1 Negociação Comercial CONCEITOS BSC - BALANCE SCORECARD 2 O QUE É BALANCE SCORECARD O BSC é uma nova abordagem para administração estratégica, desenvolvida por Robert

Leia mais

2. As normas grupais. Os padrões implícitos e valores que envolvem o trabalho.

2. As normas grupais. Os padrões implícitos e valores que envolvem o trabalho. Módulo 5.Cultura Organizacional As definições de cultura organizacional são muitas e variam de autor para autor. De um modo geral, podemos chamar de cultura organizacional os valores partilhados pelo grupo

Leia mais

Conceito de Gestão de Pessoas

Conceito de Gestão de Pessoas Conceito de Gestão de Pessoas Conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho. Fisher e Fleury (1998)

Leia mais

Gestão Negócios OBJETIVO NESTA AULA. Gestão de resultados e desempenho - AULA 11

Gestão Negócios OBJETIVO NESTA AULA. Gestão de resultados e desempenho - AULA 11 de resultados e desempenho - OBJETIVO Propiciar o entendimento de teorias e métodos de avaliação de desempenho e resultados, identificando as competências essências do colaborador e as oportunidades de

Leia mais

UMA BREVÍSSIMA REFLEXÃO SOBRE VALORES NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL

UMA BREVÍSSIMA REFLEXÃO SOBRE VALORES NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL UMA BREVÍSSIMA REFLEXÃO SOBRE VALORES NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL Mirella Paiva e Flora Tucci O conhecimento dos valores de uma pessoa nos deveria permitir predizer como ela se comportará em situações experimentais

Leia mais

EMPREENDEDORISMO E LIDERANÇA

EMPREENDEDORISMO E LIDERANÇA EMPREENDEDORISMO E LIDERANÇA O que é empreender? Empreender é ter autonomia para usar as melhores competências para criar algo diferente e com valor, com comprometimento, pela dedicação de tempo e esforços

Leia mais

PERFIL DO ALUNO CONHECIMENTOS. CAPACIDADES. ATITUDES.

PERFIL DO ALUNO CONHECIMENTOS. CAPACIDADES. ATITUDES. PERFIL DO ALUNO CONHECIMENTOS. CAPACIDADES. ATITUDES. Educar para um Mundo em Mudança. Educar para Mudar o Mundo. Maria Emília Brederode Santos PERFIL DO ALUNO 2 INTRODUÇÃO As mudanças no mundo, hoje,

Leia mais

Cultura Organizacional em Instituições de Ensino Superior: uma visão discente. Resumo

Cultura Organizacional em Instituições de Ensino Superior: uma visão discente. Resumo Cultura Organizacional em Instituições de Ensino Superior: uma visão discente Resumo AUTORAS ANDRESSA MARIA FREIRE DA ROCHA Universidade do Grande Rio- UNIGRANRIO dessare@terra.com.br FERNANDA PEREIRA

Leia mais

Década de 1993 Década de 2000 Década de

Década de 1993 Década de 2000 Década de 2016 Nossa história Década de 1993 Início das atividades para atender demandas apenas de Curitiba e Região, com atuação mais focada em Recrutamento e Seleção e Outplacement Década de 2000 Cresceu e expandiu

Leia mais

Teoria e Análise das Organizações. Prof. Dr. Onofre R. de Miranda Setembro, 2014

Teoria e Análise das Organizações. Prof. Dr. Onofre R. de Miranda Setembro, 2014 Teoria e Análise das Organizações Prof. Dr. Onofre R. de Miranda Setembro, 2014 OBJETIVOS OBJETIVO GERAL: Ressaltar a organização enquanto objeto de estudo científico; OBJETIVOS ESPECÍFICOS: o Comparar

Leia mais

Sergio Luiz de Jesus. Vamos, neste artigo, analisar a motivação profissional, que, embora ligada aos fatores

Sergio Luiz de Jesus. Vamos, neste artigo, analisar a motivação profissional, que, embora ligada aos fatores Sergio Luiz de Jesus Ao longo de toda a nossa vida, buscamos alcançar objetivos, realizar sonhos, construir, progredir e ter a certeza de que o futuro será melhor do que o presente. Essa busca ocorre em

Leia mais

Diferença? Qual é a. você 17/9/2012. O que aconteceria se homens e mulheres gastassem mais de 75% Como transformar talento desempenho

Diferença? Qual é a. você 17/9/2012. O que aconteceria se homens e mulheres gastassem mais de 75% Como transformar talento desempenho 17/9/2012 Como transformar talento desempenho em de gerente a gestor escolar Alessandra assad opet 2012 Qual é a Diferença? O que aconteceria se homens e mulheres gastassem mais de 75% você sabia? do seu

Leia mais

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: QUESTÕES SOBRE A APRENDIZAGEM E A RELAÇÃO EDUCATIVA. Ariana Cosme

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: QUESTÕES SOBRE A APRENDIZAGEM E A RELAÇÃO EDUCATIVA. Ariana Cosme GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: QUESTÕES SOBRE A APRENDIZAGEM E A RELAÇÃO EDUCATIVA Ariana Cosme Questões estruturantes O que é que se entende por educar nas escolas? O que é que se entende

Leia mais

CONHECIMENTO E INOVAÇÃO NAS EMPRESAS. Renata Lèbre La Rovere, Professora e Pesquisadora do Grupo de Economia da Inovação - IE/UFRJ

CONHECIMENTO E INOVAÇÃO NAS EMPRESAS. Renata Lèbre La Rovere, Professora e Pesquisadora do Grupo de Economia da Inovação - IE/UFRJ CONHECIMENTO E INOVAÇÃO NAS EMPRESAS Renata Lèbre La Rovere, Professora e Pesquisadora do Grupo de Economia da Inovação - IE/UFRJ Estrutura da Aula O papel das Instituições Aprendizado nas Empresas 2 O

Leia mais

Dilema Moral, Comportamento Moral, Senso Moral e Consciência Moral Aula 3

Dilema Moral, Comportamento Moral, Senso Moral e Consciência Moral Aula 3 Dilema Moral, Comportamento Moral, Senso Moral e Consciência Moral Aula 3 ÉTICA E MORAL ÉTICA: a praxis da moral, a manifestação visível, através de comportamentos, hábitos, práticas, costumes de uma moral

Leia mais

Ética. Objectivos. Fins justificam os meios? Como medir? Visão Objectivos Perfil

Ética. Objectivos. Fins justificam os meios? Como medir? Visão Objectivos Perfil Ética #6 Objectivos Fins justificam os meios? Como medir? Visão Objectivos Perfil Visão Visão do futuro Onde queremos chegar? Ideologia central Por que caminho é que vamos? BHAG Visão do futuro Entusiasma

Leia mais

A CULTURA ORGANIZACIONAL NAS ORGANIZAÇÕES

A CULTURA ORGANIZACIONAL NAS ORGANIZAÇÕES A CULTURA ORGANIZACIONAL NAS ORGANIZAÇÕES Ana Paula Vasconsellos PACHÚ 1 Luiz Eduardo PEREIRA 2 Ronaldo MANCINI 3 RESUMO: O presente artigo tem como objetivo principal mostrar as diferenças culturais dentro

Leia mais

FORMAÇÃO DO TRABALHADOR E O DESENVOLVIMENTO DO SEU CONHECIMENTO. Resumo

FORMAÇÃO DO TRABALHADOR E O DESENVOLVIMENTO DO SEU CONHECIMENTO. Resumo FORMAÇÃO DO TRABALHADOR E O DESENVOLVIMENTO DO SEU CONHECIMENTO Carolina Vivian da Cunha-UNISC GE: Memórias, Trajetórias e Experiência na Educação. Resumo A formação dos trabalhadores é um assunto a ser

Leia mais

III - Entendendo o Comportamento de Compra do Produtor Rural

III - Entendendo o Comportamento de Compra do Produtor Rural III - Entendendo o Comportamento de Compra do Produtor Rural Roberto Fava Scare Leonardo Silva Antolini A produção agropecuária, sendo uma atividade econômica que visa o processamento de insumos e não

Leia mais

GLOSSÁRIO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

GLOSSÁRIO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO GLOSSÁRIO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO AÇÕES ESTRATÉGICAS Ações que objetivam, basicamente, o aproveitamento das oportunidades, e potencialidades, bem como a minimização do impacto das ameaças e fragilidades.

Leia mais

AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT

AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT PROF. Carlos Alberto OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS A NATUREZA DOS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS Objetivo organizacional é uma meta

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CENTROS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL CLIMA ESCOLAR. Professora: Mª da Conceição C. Branco Leite

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CENTROS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL CLIMA ESCOLAR. Professora: Mª da Conceição C. Branco Leite FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CENTROS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL CLIMA ESCOLAR Professora: Mª da Conceição C. Branco Leite 06.02.2018 É na escola que se aprende a conviver e, um dos lugares onde

Leia mais

Pós GRADUAÇÃO. Marketing Industrial. Gestão inovadora da empresa gráfica. Introdução ao Marketing Industrial. Prof.

Pós GRADUAÇÃO. Marketing Industrial. Gestão inovadora da empresa gráfica. Introdução ao Marketing Industrial. Prof. Pós GRADUAÇÃO Marketing Industrial Introdução ao Marketing Industrial Prof. Alexandre Marques Gestão inovadora da empresa gráfica Marketing Industrial Introdução e Conceitos Fundamentais Uma forma de entender

Leia mais

Módulo 7: O Papel da Cultura Organizacional na Implementação da GC

Módulo 7: O Papel da Cultura Organizacional na Implementação da GC Módulo 7: O Papel da Cultura Organizacional na Implementação da GC 1 Módulo 7. O Papel da Cultura Organizacional. Objetivos 1. Definir cultura organizacional 2. Descrever a relação entre cultura organizacional

Leia mais

Rodada #1 Noções de Gestão de Pessoas

Rodada #1 Noções de Gestão de Pessoas Rodada #1 Noções de Gestão de Pessoas Professor Renato Fenili Assuntos da Rodada NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS: Modelos de Gestão de Pessoas Evolução dos modelos de gestão de pessoas. Fatores condicionantes

Leia mais

Conhecimento Específico

Conhecimento Específico Conhecimento Específico Trabalho em Equipe Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimento Específico TRABALHO EM EQUIPE Grupo é um conjunto de pessoas que podem ou não ter objetivos

Leia mais

Concepções sistêmicas da confiabilidade e da segurança. Organizações de alta confiabilidade (HRO)

Concepções sistêmicas da confiabilidade e da segurança. Organizações de alta confiabilidade (HRO) Concepções sistêmicas da confiabilidade e da segurança. Organizações de alta confiabilidade (HRO) Ildeberto Muniz de Almeida Depto de Saúde Pública Faculdade de Medicina de Botucatu -Unesp Teoria das Organizações

Leia mais

SOCIOLOGIA UNIDADE 5: SOCIALIZAÇÃO

SOCIOLOGIA UNIDADE 5: SOCIALIZAÇÃO SOCIOLOGIA UNIDADE 5: SOCIALIZAÇÃO CONTEÚDO DA UNIDADE # Socialização # Teorias de socialização infantil # Agentes de socialização #Ressocialização #Papéis Sociais # Socialização ao longo da vida SOCIALIZAÇÃO

Leia mais

Jairo Mancilha M.D. Ph.D. Master Trainer Internacional em Neurolingüística e Coaching, Diretor do INAp-Instituto de Neurolingüística Aplicada e do

Jairo Mancilha M.D. Ph.D. Master Trainer Internacional em Neurolingüística e Coaching, Diretor do INAp-Instituto de Neurolingüística Aplicada e do Jairo Mancilha M.D. Ph.D. Master Trainer Internacional em Neurolingüística e Coaching, Diretor do INAp-Instituto de Neurolingüística Aplicada e do InCoaching-Instituto Internacional de Coaching A GENIALIDADE

Leia mais

O que é PROSPERIDADE?

O que é PROSPERIDADE? PROSPERIDADE O que é PROSPERIDADE? A palavra prosperidade vem do latim prosperitate que significa estado ou qualidade de próspero, feliz, abastado, que está em plena ascensão, é um conjunto de situações

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ISABEL DANTAS MOURA EXPRESSÃO DA CULTURA ORGANIZACIONAL

Leia mais

NOSSOS PRINCÍPIOS, NOSSOS VALORES, NOSSA ATITUDE.

NOSSOS PRINCÍPIOS, NOSSOS VALORES, NOSSA ATITUDE. CÓDIGO DE CONDUTA NOSSOS PRINCÍPIOS, NOSSOS VALORES, NOSSA ATITUDE. Mensagem do presidente. Quando criamos a Heads Propaganda, em 1989, partíamos de um princípio: fazer uma agência que oferecesse comunicação

Leia mais

Teoria da Administração

Teoria da Administração Teoria da Administração RAD-0111 Bibliografia Filipe Sobral, Alketa Peci. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro, cap.7 Direção Objetivos da aula Definir os conceitos de direção e de comportamento

Leia mais

MPE FORMULÁRIO PARA REDAÇÃO DOS COMENTÁRIOS DA VISITA

MPE FORMULÁRIO PARA REDAÇÃO DOS COMENTÁRIOS DA VISITA PARTE IV QUESTIONÁRIO DESTAQUE DE INOVAÇÃO EMPRESA: CNPJ: CATEGORIA: 1. A empresa realiza esforços para Inovar? a. Não são realizados esforços para Inovar. b. Existem alguns esforços para inovar, mas são

Leia mais

S A I B A + Um desafio coletivo onde a eficácia da equipe supera o talento individual

S A I B A + Um desafio coletivo onde a eficácia da equipe supera o talento individual S A I B A + Um desafio coletivo onde a eficácia da equipe supera o talento individual O que você vai encontrar aqui: O que é o Game Jam? Como funciona? Conheça alguns possíveis participantes do seu time

Leia mais

Learning Organization Learning Organization ou Organizações que aprendem...

Learning Organization Learning Organization ou Organizações que aprendem... TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE RH LEARNING ORGANIZATION ( ORGANIZAÇÕES QUE APRENDEM) Learning Organization ou Organizações que aprendem...... São organizações que têm capacidade de aprender, renovar

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão estratégica. Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe Parte 1. Prof.ª Karen Estefan Dutra

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão estratégica. Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe Parte 1. Prof.ª Karen Estefan Dutra ADMINISTRAÇÃO GERAL Gestão estratégica Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe Parte 1 Prof.ª Karen Estefan Dutra Comportamento Organizacional É um estudo da dinâmica das organizações e como

Leia mais

Ações Psicopedagógicas no contexto sócio-educacional e familiar

Ações Psicopedagógicas no contexto sócio-educacional e familiar Quézia Bombonatto Associação Brasileira de Psicopedagogia www.abpp.com.br queziabombonatto@abpp.com.br Ações Psicopedagógicas no contexto sócio-educacional e familiar O que se espera deste conversa: Refletir

Leia mais

Princípios de Relacionamento

Princípios de Relacionamento Princípios de Relacionamento Apresentação Os Princípios de Relacionamento Natura trazem nossas Crenças, Razão de Ser e Visão para a vida cotidiana, para que possamos inspirar nossas atitudes e orientar

Leia mais

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. A Geografia Levada a Sério

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA.  A Geografia Levada a Sério SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA 1 A educação é a mais poderosa arma pela qual se pode mudar o mundo. Nelson Mandela 2 Aquarela Toquinho Vinícius de Moraes M.

Leia mais

Oportunidades para construção de uma atuação em rede. Novembro 2013

Oportunidades para construção de uma atuação em rede. Novembro 2013 Oportunidades para construção de uma atuação em rede Novembro 2013 Quem somos Associação sem fins lucrativos, com título de OSCIP, criada pela Vale S.A. em 2009, como parte de sua estratégia de sustentabilidade.

Leia mais

Profª Valéria Castro V

Profª Valéria Castro V Profª Valéria Castro Críticas Sistemas tradicionais de mensuração de desempenho devido ao foco em medidas financeiras de curto prazo. Dificultam a criação de valor econômico para o futuro. BSC propõe o

Leia mais

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FORMAÇÃO INICIAL, FORMAÇÃO CONTINUADA E PRINCIPAIS REFERENCIAIS TEÓRICOS

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FORMAÇÃO INICIAL, FORMAÇÃO CONTINUADA E PRINCIPAIS REFERENCIAIS TEÓRICOS REVISÃO BIBLIOGRÁFICA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FORMAÇÃO INICIAL, FORMAÇÃO CONTINUADA E PRINCIPAIS REFERENCIAIS TEÓRICOS Guilherme Liguori Departamento de Ciências Naturais Universidade Federal de São

Leia mais

As fases de desenvolvimento das empresas de família

As fases de desenvolvimento das empresas de família EMPRESA FAMILIAR As fases de desenvolvimento das empresas de família 1. Empresa familiar; 2. Empresa de Gestão Familiar; 3. Empresa com Governança Familiar; 4. Família Empresária. As fases de desenvolvimento

Leia mais

Volume 2 Fascículo 2 Filosofia Unidade 3

Volume 2 Fascículo 2 Filosofia Unidade 3 Atividade extra Volume 2 Fascículo 2 Filosofia Unidade 3 Questão 1 A ideia de que, pela Ciência e pela técnica, o homem se converterá em senhor e possuidor da natureza está presente no pensamento do filósofo

Leia mais