Unidade 4 Século XIX: nacionalismo e expansionismo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Unidade 4 Século XIX: nacionalismo e expansionismo"

Transcrição

1 Sugestões de atividades Unidade 4 Século XIX: nacionalismo e expansionismo 8 HISTÓRIA

2 Globalização Leia o texto a seguir e responda às questões. Então, o fato maior do século XIX é a criação de uma economia global única, que atinge progressivamente as mais remotas paragens do mundo, uma rede cada vez mais densa de transações econômicas e movimentos de bens, dinheiro e pessoas ligando os países desenvolvidos entre si e ao mundo não desenvolvido. Sem isso, não haveria um motivo especial para que os Estados europeus tivessem um interesse algo mais que fugaz nas questões, digamos, da bacia do rio Congo, ou tivessem se empenhado em disputas diplomáticas em torno de algum atol do Pacífico. Essa globalização da economia não era nova, embora tivesse se acelerado consideravelmente nas décadas centrais do século. Ela continuou a crescer menos notavelmente em termos relativos, porém mais maciçamente em termos de volume e cifra, entre 1875 e As exportações europeias, de fato, tinham mais que quadruplicado entre 1848 e 1875, ao passo que entre esta última data e 1915 apenas duplicaram. Mas a navegação mercante mundial, entre 1840 e 1870, passou só de 10 a 16 milhões de toneladas, para dobrar nos quarenta anos seguintes, enquanto a rede ferroviária mundial passava de pouco mais de 200 mil quilômetros (1870) a mais de 1 milhão às vésperas da Primeira Guerra Mundial. Eric J. Hobsbawm. A era dos impérios. Rio de Janeiro: Paz e Terra, p O que significa globalização? Se necessário, pesquise. 2. De acordo com a resposta anterior e as informações do texto, podemos afirmar que, no século XIX, houve aumento contínuo da globalização? Justifique. 3. Hoje se fala muito em economias globalizadas, em globalização de maneira geral. Cite exemplos que mostrem que vivemos em uma era globalizada.

3 Ideologias políticas do século XIX Escreva na coluna da direita a sigla que identifica a ideologia política. 1. liberalismo (L) a) Saint-Simon, Charles Fourier e Robert Owen foram os principais expoentes dessa corrente de pensamento. ( ) 2. nacionalismo (N) b) Defesa da liberdade individual, econômica, política e de expressão de ideias. ( ) 3. socialismo utópico (SU) c) Rejeita qualquer forma de autoridade. ( ) 4. socialismo científico (SC) d) Explicação baseada em preceitos analíticos que teve repercussão com a publicação da obra Manifesto do Partido Comunista, em ( ) 5. anarquismo (A) e) Ligado ao sentimento de pertencimento, respeito às tradições, orgulho e lealdade. ( )

4 Ideais socialistas Leia o texto a seguir e responda às questões. Preâmbulo dos estatutos da Internacional Considerando que a emancipação da classe trabalhadora precisa ser obra da própria classe trabalhadora; que a luta em prol da emancipação da classe trabalhadora não constitui uma luta em prol de prerrogativas de monopólio de classe, mas antes uma luta em prol de direitos e deveres equitativos e de aniquilamento de qualquer domínio de classe; que a subjugação econômica do trabalhador a quem se privou dos meios para o trabalho, isto é, das fontes de vida, constitui a raiz da servidão sob todas as suas formas a miséria social, a atrofia mental e a dependência política; que, pois, a emancipação econômica da classe trabalhadora constitui o grande objetivo final, ao qual se há de subordinar, como objetivo final, qualquer movimento político; que todas as tentativas até agora empreendidas visando esse objetivo fracassaram por falta de acordo entre os múltiplos ramos do trabalho de cada país e pela ausência de uma união fraterna entre as classes trabalhadoras dos diversos países; que a emancipação da classe trabalhadora não constitui tarefa nem local nem nacional, mas é uma tarefa social que compreende todos os países em que existe a sociedade moderna e cuja solução depende da cooperação prática e teórica dos países mais adiantados; que o movimento que atualmente se renova, da classe trabalhadora nos países industriais da Europa, enquanto desperta novas esperanças, também representa uma solene advertência contra uma recaída dos antigos enganos e insta a uma congregação imediata dos movimentos ainda dispersos; por estes motivos foi fundada a Associação Internacional dos Trabalhadores. E declara: que todas as sociedades e indivíduos que a ela se filiarem reconhecem a verdade, a justiça e a moralidade como regra de seu comportamento recíproco e para com todos os homens, sem distinção de cor, crença ou nacionalidade. Considera que é dever de cada qual conquistar os direitos humanos e civis não apenas para si próprio, mas para todo aquele que cumpre o seu dever. Não há deveres sem direitos, não há direitos sem deveres. Wolfgang Abendroth. A história social do movimento trabalhista europeu.rio de Janeiro: Paz e Terra, p A Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT) foi criada em 1864, tendo entre seus fundadores Karl Marx. Quais são as ideias fundamentais dessa associação? 2. De acordo com a declaração final desse preâmbulo, quem sairia beneficiado com essa associação e por quê? 3. Explique a frase Não há deveres sem direitos, não há direitos sem deveres.

5 Anarquismo Assinale somente as afirmações incorretas sobre o anarquismo. 1. ( ) Na visão anarquista, o indivíduo deve rejeitar toda e qualquer autoridade, pois ela vai contra a natureza humana. 2. ( ) No ideal anarquista não há a intenção de utilizar métodos violentos para combater a organização social vigente. 3. ( ) De acordo com a visão anarquista, os governantes, na organização da sociedade futura, têm o importante papel de destruir com impiedade o atual sistema social e econômico. 4. ( ) A origem do anarquismo se relaciona com as lutas históricas dos sindicatos e movimentos sociais. 5. ( ) O movimento anarquista acreditava que, por meio da conscientização, o Estado distribuiria a riqueza de acordo com a necessidade de cada pessoa e com base na livre-iniciativa.

6 Primavera dos Povos A onda revolucionária de 1848 chamada de Primavera dos Povos repercutiu em outras partes do mundo além da França. Indique, nas alternativas abaixo, a afirmativa que contém características dessa onda. 1. ( ) Em 1845 e 1846, as colheitas foram péssimas, em razão de fatores ambientais, desencadeando uma crise de abastecimento em toda a Europa. 2. ( ) A indústria não foi atingida, não havendo, portanto, necessidade de cortar gastos com emprego. 3. ( ) Alta no custo de vida, provocando a fome em todo o continente. 4. ( ) Na França, a crise econômica gerou revoltas sociais, lideradas pela pequena burguesia e pelos trabalhadores, culminando numa revolução que levou à abdicação de Luís Filipe I. 5. ( ) Houve manifestações em Berlim e Viena, e em países como Hungria, Itália e Romênia. No Brasil, houve a Rebelião Praieira.

7 Comuna de Paris O Conselho da Comuna de Paris foi formado por conselheiros municipais, eleitos por sufrágio universal nos vários bairros da cidade. A maioria dos membros eram operários ou representantes reconhecidos da classe operária. Durante o curto período que estiveram no poder, os comunardos tomaram algumas medidas. Em relação a essas medidas, escreva V para verdadeiro e F para falso. 1. ( ) Fixação de remuneração mínima de trabalho. 2. ( ) Destruição de símbolos dos antigos regimes. 3. ( ) A igualdade jurídica e política entre os sexos não foi estabelecida. 4. ( ) Organização cooperativa de produção das empresas abandonadas por seus donos. 5. ( ) União entre Estado e Igreja. 6. ( ) Nacionalismo somente pessoas da mesma nacionalidade eram membros da Comuna. 7. ( ) Educação obrigatória, laica e gratuita. 8. ( ) Eleição obrigatória para o cargo de juiz. 9. ( ) Aumento da jornada de trabalho.

8 Marcha para o Oeste No processo de formação dos Estados Unidos, a Marcha para o Oeste teve papel de destaque. Nela, os estadunidenses tomaram posse, pouco a pouco, da faixa territorial a oeste das terras já ocupadas. Uma série de fatores contribuiu para essa expansão. A seguir assinale a opção que cita os principais. 1. ( ) Escassez de terras na faixa atlântica, conquista de áreas de pastagens, busca por ouro, busca por matérias-primas e a intenção de ter acesso ao Oceano Pacífico. 2. ( ) Abundância de terras na faixa atlântica, conquista de áreas de pastagens, busca por ouro, busca por matérias-primas e a intenção de ter acesso ao Oceano Pacífico. 3. ( ) Escassez de terras na faixa atlântica, ajuda de indígenas na conquista de pastagens, busca por ouro, busca por matérias-primas e a intenção de ter acesso ao Oceano Pacífico. 4. ( ) Escassez de terras na faixa atlântica, conquista de áreas de pastagens, falta de interesse pelo ouro, busca por matérias-primas e a intenção de ter acesso ao Oceano Pacífico. 5. ( ) Escassez de terras na faixa atlântica, conquista de áreas de pastagens, busca por ouro, auxílio dos indígenas na obtenção de matérias-primas e a intenção de ter acesso ao Oceano Pacífico.

9 Guerra de Secessão No final da Guerra de Secessão, a Constituição dos Estados Unidos sofreu uma emenda que aboliu a escravidão. Com isso, os brancos sulistas: 1. ( ) abatidos, emigraram em massa para não conviver com os negros em condições de igualdade política e social. 2. ( ) inconformados com a concessão de direitos aos negros, fortaleceram a segregação racial e criaram sociedades secretas que perseguiam os negros. 3. ( ) arruinados, tiveram suas terras submetidas a uma reforma agrária e distribuídas aos ex-escravos. 4. ( ) desanimados, abandonaram a agricultura e voltaram-se para a indústria a fim de se integrarem à prosperidade do capitalismo do norte. 5. ( ) recuperados, substituíram as plantações de algodão por café, contratando seus ex-escravos como assalariados.

10 Racismo no século XIX Leia o texto a seguir, da sociedade antropológica de Londres. [...] há boas razões para classificar o negro como uma espécie distinta da europeia; se levarmos em conta a inteligência, há maior diferença entre o negro e o anglo-saxão que entre o gorila e o chimpanzé. Que as semelhanças são maiores entre o negro e os macacos do que entre o europeu e os macacos. Que o negro é intelectualmente inferior ao europeu. Que o negro é mais humano em sua natural subordinação ao europeu. Que o negro só pode ser humanizado e civilizado pelos europeus. Que a civilização europeia não é adequada às necessidades e ao caráter do negro. Sessão da Sociedade Antropológica de Londres, 17 de novembro de In: M. E. Alonso et al. Historia: ei mundo contemporâneo Documentos y testimonios. Tradução nossa. Buenos Aires: Aique, p Qual é o tipo de preconceito expresso no texto? 2. Explique o texto no contexto imperialista. 3. Ideias como as do texto ainda são comuns? Exemplifique.

11 Imperialismo Complete o quadro sobre o estabelecimento do imperialismo. Nome dado ao grande avanço técnico ocorrido durante o século XIX Ideologia econômica que estava em vigor durante a fase de expansão imperialista Regiões conquistadas entre 1870 e 1914 pelos europeus e norte-americanos Função das regiões dominadas e colonizadas na visão dos imperialistas Justificativas utilizadas na legitimação da dominação imperialista sobre países pobres

12 Imperialismo na África O mapa a seguir mostra a divisão política do continente africano em Pinte-o de acordo com a legenda. Madeira Ceuta (ESP) EUROPA MARROCOS Melilla (ESP) TUNÍSIA Mar Mediterrâneo DAE/Sonia Vaz Ilhas Canárias RIO DE ORO ARGÉLIA TRÍPOLI (Otomana) EGITO Mar Vermelho ÁSIA GÂMBIA GUINÉ BISSAU SERRA LEOA LIBÉRIA OCEANO ATLÂNTICO N ÁFRICA OCIDENTAL FRANCESA COSTA DO OURO TOGO NIGÉRIA FERNANDO PÓ CAMARÕES SÃO TOMÉ GUINÉ GABÃO ESPANHOLA CABINDA ÁFRICA EQUATORIAL FRANCESA ESTADO LIVRE DO CONGO ANGOLA SUDÃO ANGLO- -EGÍPCIO RODÉSIA SETENTRIONAL UGANDA ÁFRICA ORIENTAL BRITÂNICA ÁFRICA ORIENTAL ALEMÃ ERITREIA ETIÓPIA NIASALÂNDIA RODÉSIA LESTE SUDOESTE MERIDIONAL AFRICANO AFRICANO PORTUGUÊS BECHUANALÂNDIA ZANZIBAR SOMÁLIA FRANCESA SOMÁLIA BRITÂNICA SOMÁLIA ITALIANA OCEANO ÍNDICO Equador MADAGASCAR km 1 cm 342 km Meridiano de Greenwich UNIÃO SUL-AFRICANA SUAZILÂNDIA BASUTOLÂNDIA Controle imperialista Alemão Belga Britânico Espanhol Francês Italiano Português Estados independentes

13 Imperialismo na China Leia o texto a seguir e responda às questões. A dominação imperialista na China É sobretudo para a China que converge a cobiça ocidental, alimentada pelo mito da inesgotável riqueza chinesa, ainda tão vivo na Europa desde Marco Polo. O governo chinês recusa abrir seu território ao comércio estrangeiro. Os negociantes ingleses e americanos entregam-se, pois, ao contrabando, que se expande entre Compram chá da China e em troca recebem ópio cultivado em Bengala pela Companhia das Índias. O confisco do ópio inglês pelo vice-rei de Cantão é o pretexto de que se serve a Inglaterra para atacar a China e impor, pelo Tratado de Nanquim (1842), a abertura de cinco portos no sudeste e a cessão de Hong Kong. Outros pretextos são utilizados pelos ingleses e franceses, para mais tarde, em 1856 e 1858, lançar novas operações [...] que levam à abertura de onze outros portos e ao estabelecimento de relações diplomáticas entre Pequim e os governos do Ocidente. Jean Chesneaux. A Ásia oriental nos séculos XIX e XX. São Paulo: Pioneira, p Qual era o interesse europeu na China? 2. Pesquise informações sobre o Tratado de Nanquim e os motivos da interferência inglesa na China.

14 Imperialismo na América Latina Assinale a alternativa correta. O imperialismo na América Latina: 1. ( ) não foi tão intenso como na África e na Ásia, porque o continente conseguiu a independência econômica ao longo do século XIX. 2. ( ) foi exercido pela Inglaterra e pelos Estados Unidos, com predominância da nação europeia, com base na política do Big Stick. 3. ( ) caracterizou-se pela intervenção apenas econômica, sem ocupações militares. 4. ( ) contribuiu para o amadurecimento das instituições políticas de todos os países do continente, com exceção do Brasil. 5. ( ) estabeleceu-se, também, por meio de subornos e pressões econômicas relacionadas a empréstimos e aplicações financeiras.

15 Imperialismo na Ásia Com relação ao processo imperialista na Ásia, escreva V para verdadeiro e F para falso. 1. ( ) Os britânicos desconsideravam a cultura local dos indianos. Prova disso foi a criação de um decreto que obrigava os soldados do exército indiano, trabalhando para os ingleses, a servirem no além-mar, o que contrariava o preceito hinduísta de não fazer viagens ao exterior. 2. ( ) No século XIX alguns países europeus passaram a rever a intervenção imperialista na Ásia e desistiram de algumas colônias em prol do povo asiático. 3. ( ) A primeira região asiática a sofrer intervenção estrangeira foi Macau. 4. ( ) A ocupação física dos imperialistas na América Latina sempre foi marco fundamental do domínio. 5. ( ) A política britânica era uma grande afronta aos indianos. Se, por exemplo, o príncipe indiano não tivesse herdeiro legítimo ou fosse considerado corrupto era destituído.

16 Proclamação da República Em 15 de novembro de 1889, a forma de governo no Brasil tornou-se republicana. Essa mudança foi resultado do desgaste pelo qual a monarquia passou e da propaganda republicana, que ganhou cada vez mais adeptos, principalmente após Identifique abaixo as afirmativas corretas a respeito desse processo. 1. ( ) Os escravocratas estavam insatisfeitos, por isso, defenderam a república como forma de protesto contra as decisões da monarquia. 2. ( ) Militares estavam descontentes, queriam melhor tratamento e melhores salários. 3. ( ) Contentamento dos oficiais com as promoções por apadrinhamento. 4. ( ) A causa republicana não tinha adeptos entre os industriais, a classe média urbana, os intelectuais e estudantes. 5. ( ) Vários fazendeiros deixaram de apoiar D. Pedro II e reivindicaram mais autonomia política para as províncias.

17 Organização do sistema republicano brasileiro Informe o que se pede. 1. Forma de governo adotada na primeira Constituição republicana: 2. Modo como o sistema eleitoral foi organizado:. 3. Modo como os poderes foram divididos:. 4. Organização em formato federalista:..

18 Brasil Republicano Procure no diagrama os termos que se relacionam corretamente com as afirmações abaixo. 1. Herói nacional mineiro criado para promover o imaginário republicano. 2. Problema gerado pelo excesso de dinheiro emitido durante o encilhamento. 3. Primeiro presidente do Governo Constitucional. 4. Lugar onde ocorreu a Segunda Revolta da Armada. 5. Nome da guerra civil ocorrida entre forças gaúchas. Í O R E V O L U Ç Ã O F E D E R A L I S T A N R N A B U R G H Í L C G A A H G I L V N U L C I H E I V D B M U F B F V T D Í V B C E F D N Í N C L Ç Ã G O A G D M A Ç S G A U R N V L T B F A I B F H D U O Í A C V Ã M G Í V A I H A L U V E G D L E G M D H A F N O T C V S M G D Ç E L E C N H R U L G C A I D R U M E B F L E U Ã V B H M B M A R E C H A L D E O D O R O D A F O N S E C A C B L D O U D N V V G H T C R V G U R R U G T U N U E V R T Í B S H V U M N T N F D L N F V Í R Ç Ã O B F U O D B O I L A O I G I L Ç E U H T O I V H Í D N E U T L R F T N R V T N Ã Ç Ã O A G E L C U B T C D M O Í G A V A U S U O T M U T O S O A U G S B L E H U M S N D B M V S D V Í N V N H Ç Ã O H Ç T B N M F U O E M A E T N R U U D C L I U N T Ã U E A C M D M N U T R M O V A G T Í G E B A M O N B E T S A O T N O V A U B U M N O V F U E I C U E N V M Í U E M B M O M Ç Ã O V L D H L O Í G D T A U O N G S B T S V G T D U T

19 Gabarito Globalização 1. Fase do capitalismo que se consolidou na década de 1990, com profundas implicações políticas e sociais, possibilitadas pela facilidade de comunicação entre os países, em razão da abertura dos mercados nacionais e do avanço da tecnologia, levando à formação de grandes blocos econômicos e ao acirramento da competição entre as empresas. 2. Sim. A integração e o relacionamento mais estreito entre os países foram se tornando cada vez mais expressivos. O mundo foi se tornando cada vez mais globalizado à medida que as transações econômicas e sociais chegavam às áreas mais remotas do planeta. 3. Espera-se que o aluno cite, como exemplos, a rede mundial de computadores (internet); o aumento das importações e as interações comerciais entre os diversos países; os meios de transporte e de comunicação, que, cada vez mais avançados, encurtam distâncias. Ideologias políticas do século XIX a) SU b) L c) A d) SC e) N Ideais socialistas 1. O aluno deverá elencar as principais ideias, como emancipação econômica dos trabalhadores e união de todos como único meio de alcançar seus objetivos; além disso, os benefícios deveriam ser extensivos à classe trabalhadora do mundo todo. 2. Os trabalhadores do mundo todo, sem distinção alguma. 3. Significa que todos os membros de uma sociedade têm direitos e deveres, e ninguém é mais importante que o outro no exercício da cidadania. Anarquismo Afirmativas 2, 3 e 5. Primavera dos Povos Afirmativa 2. Comuna de Paris 1. V 2. V 3. F Marcha para o Oeste Alternativa V 5. F 6. F 7. V 8. V 9. F 1

20 Guerra de Secessão Alternativa 2. Racismo no século XIX 1. Preconceito étnico-racial. 2. Os europeus justificavam o domínio de outros povos pela superioridade étnica que julgavam ter. 3. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam "sim". Eles podem citar ditados racistas, piadas etc. Imperialismo Nome dado ao grande avanço técnico ocorrido durante o século XIX Ideologia econômica que estava em vigor durante a fase de expansão imperialista Regiões conquistadas entre 1870 e 1914 pelos europeus e norte-americanos Função das regiões dominadas e colonizadas na visão dos imperialistas Justificativas utilizadas na legitimação da dominação imperialista sobre países pobres Segunda Revolução Industrial. Liberalismo, ou seja, a livre concorrência comercial. África, Ásia e América Latina. Oferecer matérias-primas baratas e consumir os manufaturados produzidos pelos países imperialistas. Civilizar países menos desenvolvidos por meio da implantação do modelo ocidental de vida e consumo. Imperialismo na África Madeira Ilhas Canárias RIO DE ORO Ceuta (ESP) EUROPA MARROCOS Melilla (ESP) ARGÉLIA TUNÍSIA Mar Mediterrâneo TRÍPOLI (Otomana) EGITO Mar Vermelho DAE/Sonia Vaz ÁSIA GÂMBIA GUINÉ BISSAU SERRA LEOA LIBÉRIA OCEANO ATLÂNTICO ÁFRICA OCIDENTAL FRANCESA COSTA DO OURO CAMARÕES FERNANDO PÓ SÃO TOMÉ GUINÉ GABÃO ESPANHOLA CABINDA Meridiano de Greenwich TOGO NIGÉRIA ÁFRICA EQUATORIAL FRANCESA ESTADO LIVRE DO CONGO SUDÃO ANGLO- -EGÍPCIO UGANDA ERITREIA ÁFRICA ORIENTAL BRITÂNICA ÁFRICA ORIENTAL ALEMÃ ETIÓPIA ZANZIBAR OCEANO ÍNDICO Equador ANGOLA RODÉSIA NIASALÂNDIA SETENTRIONAL RODÉSIA LESTE SUDOESTE MERIDIONAL AFRICANO AFRICANO PORTUGUÊS MADAGASCAR BECHUANALÂNDIA SUAZILÂNDIA UNIÃO BASUTOLÂNDIA SUL-AFRICANA SOMÁLIA FRANCESA SOMÁLIA BRITÂNICA SOMÁLIA ITALIANA Controle imperialista Alemão Belga Britânico Espanhol Francês Italiano Português Estados independentes 2

21 Imperialismo na China 1. Os europeus interessavam-se pelas riquezas descritas por Marco Polo. 2. O Tratado de Nanquim foi assinado em 1842 para pôr fim à Guerra do Ópio, que envolveu Inglaterra e China. Por esse tratado, a China era obrigada a pagar pesadas multas de guerra, abrir cinco portos para o comércio e ceder Hong Kong aos britânicos. Usando essa prerrogativa, os ingleses expandiram seus domínios para a China. Imperialismo na América Latina Alternativa 5. Imperialismo na Ásia 1. V 2. F Proclamação da República Afirmativas 1, 2 e V 4. F 5. V Organização do sistema republicano brasileiro 1. presidencialismo. 2. apenas podiam votar os cidadãos maiores de 21 anos, alfabetizados e do sexo masculino. Os soldados, mendigos e membros de ordens religiosas, assim como os analfabetos, não tinham direito ao voto, que era aberto. 3. Executivo exercido pelo Presidente da República e pelos ministros de Estado; Legislativo constituído pela Câmara dos Deputados e pelo Senado; e Judiciário tinha como órgão máximo o Supremo Tribunal Federal. 4. as antigas províncias se tornaram estados-membros da Federação; tinham suas próprias constituições, as quais deveriam se adequar à Constituição Federal, e podiam eleger governantes e deputados estaduais. 3

22 Brasil Republicano 1. Tiradentes 2. inflação 3. Marechal Deodoro da Fonseca 4. Baía de Guanabara 5. Revolução Federalista Í O R E V O L U Ç Ã O F E D E R A L I S T A N R N A B U R G H Í L C G A A H G I L V N U L C I H E I V D B M U F B F V T D Í V B C E F D N Í N C L Ç Ã G O A G D M A Ç S G A U R N V L T B F A I B F H D U O Í A C V Ã M G Í V A I H A L U V E G D L E G M D H A F N O T C V S M G D Ç E L E C N H R U L G C A I D R U M E B F L E U Ã V B H M B M A R E C H A L D E O D O R O D A F O N S E C A C B L D O U D N V V G H T C R V G U R R U G T U N U E V R T Í B S H V U M N T N F D L N F V Í R Ç Ã O B F U O D B O I L A O I G I L Ç E U H T O I V H Í D N E U T L R F T N R V T N Ã Ç Ã O A G E L C U B T C D M O Í G A V A U S U O T M U T O S O A U G S B L E H U M S N D B M V S D V Í N V N H Ç Ã O H Ç T B N M F U O E M A E T N R U U D C L I U N T Ã U E A C M D M N U T R M O V A G T Í G E B A M O N B E T S A O T N O V A U B U M N O V F U E I C U E N V M Í U E M B M O M Ç Ã O V L D H L O Í G D T A U O N G S B T S V G T D U T 4

justificativa: missão civilizatória

justificativa: missão civilizatória fase da 2ª Rev. Industrial crescimento da concorrência: redução dos custos ampliação de mercados justificativa: missão civilizatória antigo colonialismo (séc. XVI) neocolonialismo (séc. XIX) Portugal e

Leia mais

Os Imperialismos. Prof. Thiago História 1 Aula 35

Os Imperialismos. Prof. Thiago História 1 Aula 35 Os Imperialismos Prof. Thiago História 1 Aula 35 TECNOLOGIA x TRABALHADORES DIMINUIÇÃO DO CUSTO MENOR Nº DE TRABALHADORES MENOS CONSUMO 1ª GRANDE DEPRESSÃO DO CAPITALISMO SOLUÇÕES PARA CRISE A) Concentração

Leia mais

1.2- Novas tecnologias: motor a combustão; aço; energia elétrica; indústria química(petróleo);indústria de máquinas;

1.2- Novas tecnologias: motor a combustão; aço; energia elétrica; indústria química(petróleo);indústria de máquinas; IMPERIALISMO 1- SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: 1.1- Segunda metade do século XIX; 1.2- Novas tecnologias: motor a combustão; aço; energia elétrica; indústria química(petróleo);indústria de máquinas; 1.3-

Leia mais

A ERA DO IMPERIALISMO

A ERA DO IMPERIALISMO A ERA DO IMPERIALISMO 1 Revolução Industrial (Inglaterra, França) Fonte de energia/maquinha: Máquina a vapor, Carvão Mineral 2 Revolução Industrial(EUA, Alemanha e URSS) Linhas de Produção Energia: Petróleo

Leia mais

HISTÓRIA. aula Mundo Contemporâneo I

HISTÓRIA. aula Mundo Contemporâneo I HISTÓRIA aula Mundo Contemporâneo I Revolução Chinesa (1949) Após a Segunda Guerra, disputas políticas e militares na China entre: Partido Nacionalista Liderança de Chiang Kai-shek (apoio dos EUA) X Mao

Leia mais

EUROPA SÉCULO XIX. Revoluções Liberais e Nacionalismos

EUROPA SÉCULO XIX. Revoluções Liberais e Nacionalismos EUROPA SÉCULO XIX Revoluções Liberais e Nacionalismos Contexto Congresso de Viena (1815) Restauração do Absolutismo Princípio da Legitimidade Santa Aliança Equilíbrio Europeu -> Fim Sacro I. Romano Germânico

Leia mais

Imperialismo e Neocolonialismo ( ) Professor Bernardo Constant

Imperialismo e Neocolonialismo ( ) Professor Bernardo Constant Imperialismo e Neocolonialismo (1850-1945) Professor Bernardo Constant IMPERIALISMO NA ÁFRICA Até a década de 1870, alguns países europeus possuíam acordos econômicos com reinos africanos ou controle parcial

Leia mais

IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO

IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO Resultado da 2ª Revolução Industrial CONTEXTO: 2ª Revolução Industrial; Necessidade de novos mercados; Nacionalismo; Produção de armas; O CAPITALISMO MONOPOLISTA Setor industrial

Leia mais

IMPERIALISMO NA ÁFRICA E NA ÁSIA

IMPERIALISMO NA ÁFRICA E NA ÁSIA CAPÍTULO 25 IMPERIALISMO NA ÁFRICA E NA ÁSIA Contexto do imperialismo na África e na Ásia n O imperialismo foi o processo de expansão colonial promovido pelos Estados europeus industrializados na África

Leia mais

IDADE CONTEMPORÂNEA IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO

IDADE CONTEMPORÂNEA IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL, ALE, ITA, JAP, EUA, RUS). Momento Histórico: 2ª REV. INDUSTRIAL 1860 1914 ALE, ITA, RUS, EUA, JAP

Leia mais

Planejamento das Aulas de História º ano (Prof. Leandro)

Planejamento das Aulas de História º ano (Prof. Leandro) Planejamento das Aulas de História 2016 8º ano (Prof. Leandro) Fevereiro Aula Programada (As tensões na Colônia) Páginas Tarefa 1 As tensões na Colônia 10 e 11 Mapa Mental 2 A viradeira 12 Exerc. 1 a 5

Leia mais

A ERA DO IMPERIALISMO

A ERA DO IMPERIALISMO A ERA DO IMPERIALISMO 1 Revolução Industrial (Inglaterra, França) Fonte de energia/maquinha: Máquina a vapor, Carvão Mineral 2 Revolução Industrial(EUA, Alemanha e URSS) Linhas de Produção Energia: Petróleo

Leia mais

IMPERIALISMO. Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL, ALE, ITA, JAP, EUA, RUS).

IMPERIALISMO. Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL, ALE, ITA, JAP, EUA, RUS). IMPERIALISMO Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL, ALE, ITA, JAP, EUA, RUS). Onde? África e Ásia (Neocolonialismo) e América (Imperialismo).

Leia mais

Imperialismo Marco Abreu dos Santos.

Imperialismo Marco Abreu dos Santos. Imperialismo Marco Abreu dos Santos marcoabreu@live.com www.professormarco.wordpress.com Conceito Imperialismo foi a disputa entre as potências capitalistas por colônias ou áreas de influência na Ásia,

Leia mais

Curriculum Guide 11 th grade / História

Curriculum Guide 11 th grade / História Curriculum Guide 11 th grade / História Tema Conteúdo Habilidades Essential Questions 1) Era das Revoluções 1.1) Império Napoleônico 1.1a)Compreender o período napoleônico como uma época de consolidação

Leia mais

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR CAPITALISMO X SOCIALISMO Economia de mercado lei da oferta e procura; Propriedade privada dos meios de produção; Obtenção de lucro; Sociedade dividida em classes sociais; Trabalho

Leia mais

Imperialismo ou Neocolonialismo (XIX-XX)

Imperialismo ou Neocolonialismo (XIX-XX) Imperialismo ou Neocolonialismo (XIX-XX) Colégio Pedro II São Cristóvão II 9º ano Professora: Robertha Triches Explicando o conceito e o fenômeno No século XIX, países industrializados como Grã-Bretanha,

Leia mais

Sociedade Civil Organizada Global. Prof. Diego Araujo Azzi BRI/CECS

Sociedade Civil Organizada Global. Prof. Diego Araujo Azzi BRI/CECS Sociedade Civil Organizada Global Prof. Diego Araujo Azzi BRI/CECS 2018.3 Aula 5 (01/10) Internacionalismo proletário, pacifismo e nacionalismo Leitura base: MARX, Karl. Estatutos Gerais da Associação

Leia mais

HISTÓRIA. aula Imperialismo e Neocolonialismo no século XIX

HISTÓRIA. aula Imperialismo e Neocolonialismo no século XIX HISTÓRIA aula Imperialismo e Neocolonialismo no século XIX Origens do imperialismo Resultado da 2ª Revolução Industrial na Europa e nos EUA Características gerais: Novidades tecnológicas Aumento da produção

Leia mais

Voltando ao Século XVIII

Voltando ao Século XVIII Voltando ao Século XVIII Viva o Iluminismo... Iluminismo para quem??? 111 Por meio da enciclopédia, os ideais iluministas chegaram na América Porém, esses ideais, foram utilizados pelas elites de acordo

Leia mais

PROFESSORA: KEURELENE CAMPELO DISCIPLINA: HISTÓRIA GERAL CONTEÚDO: REVISANDO

PROFESSORA: KEURELENE CAMPELO DISCIPLINA: HISTÓRIA GERAL CONTEÚDO: REVISANDO PROFESSORA: KEURELENE CAMPELO DISCIPLINA: HISTÓRIA GERAL CONTEÚDO: REVISANDO 2 A descolonização da África ocorreu durante no século XX quando as populações dos territórios africanos ocupados conseguiram

Leia mais

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO.

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO. Instruções ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos do 8º Ano 3º/4º Bimestre 2017 Trabalho de Dependência Nome: N. o : Turma: Professor(a): Giselly Data: / /2017 Unidade: Cascadura Mananciais Méier Taquara Geografia

Leia mais

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA NO SÉCULO XIX. Prof. Lincoln Marques

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA NO SÉCULO XIX. Prof. Lincoln Marques ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA NO SÉCULO XIX Prof. Lincoln Marques ORIGENS COLONIAIS INTRODUÇÃO A primeira metade do século XIX para os EUA foi marcada: pela conquista de territórios em direção ao Oceano Pacífico,

Leia mais

O ensino de Historia no Ensino Médio tem por finalidade o desenvolvimento e. a construção do saber histórico, procurando promover o resgate e o

O ensino de Historia no Ensino Médio tem por finalidade o desenvolvimento e. a construção do saber histórico, procurando promover o resgate e o DISCIPLINA: História A - EMENTA O ensino de Historia no Ensino Médio tem por finalidade o desenvolvimento e a construção do saber histórico, procurando promover o resgate e o conhecimento de saberes construídos

Leia mais

Renascimento, Reformas, Grandes Navegações, Mercantilismo e Colonialismo

Renascimento, Reformas, Grandes Navegações, Mercantilismo e Colonialismo Renascimento, Reformas, Grandes Navegações, Mercantilismo e Colonialismo Renascimento e Reformas 1. As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a

Leia mais

IDADE CONTEMPORÂNEA IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO IMPERIALISMO

IDADE CONTEMPORÂNEA IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO IMPERIALISMO IMPERIALISMO Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL, ALE, ITA, JAP, EUA, RUS). Onde? África e Ásia (Neocolonialismo) e América (Imperialismo).

Leia mais

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS DISSERTATIVOS. História Prof. Guilherme

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS DISSERTATIVOS. História Prof. Guilherme RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS DISSERTATIVOS História Prof. Guilherme Questão 7 Fuvest 2012 Leia este texto, que se refere à dominação europeia sobre povos e terras africanas. "Desde o século XVI, os portugueses

Leia mais

Nesta unidade. Formação do território africano. Colonização e independência. Clima e vegetação. População e economia. Regiões. p.

Nesta unidade. Formação do território africano. Colonização e independência. Clima e vegetação. População e economia. Regiões. p. Frente B Unidade 4 África Nesta unidade Formação do território africano. Colonização e independência. Clima e vegetação. População e economia. Regiões. p. 86 Prof. Luiz Gustavo - Profão Capítulo 2 África:

Leia mais

IDADE CONTEMPORÂNEA A ERA NAPOLEÔNICA

IDADE CONTEMPORÂNEA A ERA NAPOLEÔNICA ERA NAPOLEÔNICA (1799 1815) Prof. João Gabriel da Fonseca joaogabriel_fonseca@hotmail.com 1 - O CONSULADO (1799 1804): Pacificação interna e externa. Acordos de paz com países vizinhos. Acordo com a Igreja

Leia mais

Sugestões de avaliação. História 9 o ano Unidade 2

Sugestões de avaliação. História 9 o ano Unidade 2 Sugestões de avaliação História 9 o ano Unidade 2 5 Nome: Data: Unidade 2 1. Veja um dos artigos da Constituição de 1891: Art 1º - A Nação brasileira adota como forma de Governo, sob o regime representativo,

Leia mais

HISTÓRIA. aula Era Napoleônica, Congresso de Viena e Revoluções Liberais

HISTÓRIA. aula Era Napoleônica, Congresso de Viena e Revoluções Liberais HISTÓRIA aula Era Napoleônica, Congresso de Viena e Revoluções Liberais Era Napoleônica Do Golpe do 18 Brumário (nov/1799) até a Queda de Napoleão (jun/1815) Três fases: Consulado (1799-1804) Império (1804-1815)

Leia mais

AS ORIGENS DO SUBDESENVOLVIMENTO

AS ORIGENS DO SUBDESENVOLVIMENTO AS ORIGENS DO SUBDESENVOLVIMENTO 1. A TEORIA LIBERAL Os Países pobres são pobres porque não atingiram ainda a eficiência produtiva e o equilíbrio econômico necessário à manutenção de um ciclo de prosperidade

Leia mais

História. Imperialismo e colonialismo do século XIX Parte 3. Profª. Eulália Ferreira

História. Imperialismo e colonialismo do século XIX Parte 3. Profª. Eulália Ferreira História Imperialismo e colonialismo do século XIX Parte 3 Profª. Eulália Ferreira Conflitos de Resistência contra a dominação Imperialista E... disputas imperialistas no século XIX Disputa: 1- Grã- Bretanha

Leia mais

IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO

IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO Resultado da 2ª Revolução Industrial 1. CONTEXTO: 2ª Revolução Industrial; Necessidade de novos mercados; Nacionalismo; Produção de armas; Capitalismo Monopolista: Setor

Leia mais

R.: R.: R.: R.: R.: R.: R.:

R.: R.: R.: R.: R.: R.: R.: PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 8º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= 01- Leia o texto e responda. No

Leia mais

O Nacionalismo e as Unificações Conceituação

O Nacionalismo e as Unificações Conceituação O Nacionalismo e as Unificações Conceituação O indivíduo deve lealdade e devoção ao Estado nacional compreendido como um conjunto de pessoas unidas num mesmo território por tradições, língua, cultura,

Leia mais

Banda Larga - Definià à o Tecnica

Banda Larga - Definià à o Tecnica Banda Larga - Definià à o Tecnica O que e Banda Larga? (Broadband) Banda Larga refere-se à telecomunicação que fornece múltiplos canais de dados por cima de um meio de comunicações único, tipicamente usando

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA HISTÓRIA 5.º ANO/EF 2018

ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA HISTÓRIA 5.º ANO/EF 2018 ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA HISTÓRIA 5.º ANO/EF 2018 Caro(a) aluno(a), É tempo de rever os conteúdos estudados no ano letivo e esclarecer suas dúvidas. Com o estudo diário e a realização de exercícios,

Leia mais

Uma visão de mundo renovada (Renascimento Cultural);

Uma visão de mundo renovada (Renascimento Cultural); do 3 e 4 períodos 6º ano História 3 período O mundo grego As origens da sociedade grega Esparta e Atenas A cultura grega O período helenístico Roma: Formação e expansão A formação de Roma A República romana

Leia mais

ÁFRICA: DA COLONIZAÇÃO A INDEPENDÊNCIA. Módulo 28 - Frente 03 (segunda parte) página 194 a 196 ( segunda parte)

ÁFRICA: DA COLONIZAÇÃO A INDEPENDÊNCIA. Módulo 28 - Frente 03 (segunda parte) página 194 a 196 ( segunda parte) ÁFRICA: DA COLONIZAÇÃO A INDEPENDÊNCIA Módulo 28 - Frente 03 (segunda parte) página 194 a 196 ( segunda parte) Desde o século XVI, devido ao tráfico de escravos, os europeus já conheciam e exploravam algumas

Leia mais

EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD

EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD CANOAS, JULHO DE 2015 DISCIPLINA PRÉ-HISTÓRIA Código: 103500 EMENTA: Estudo da trajetória e do comportamento do Homem desde a sua origem até o surgimento do Estado.

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN HISTÓRIA DA AMÉRICA II. Prof.º Me. Halyson Oliveira

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN HISTÓRIA DA AMÉRICA II. Prof.º Me. Halyson Oliveira UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN HISTÓRIA DA AMÉRICA II. Prof.º Me. Halyson Oliveira 2014.2. A M A R C H A PA R A O O E S T E E A G U E R R A D E S E C E S S Ã O N O RT E - A M E R I

Leia mais

ONU (1945) - estimular a autodeterminação dos Povos, difusão de ideais nacionalistas e oposição as metrópoles. Movimentos nacionalistas - formação de

ONU (1945) - estimular a autodeterminação dos Povos, difusão de ideais nacionalistas e oposição as metrópoles. Movimentos nacionalistas - formação de HISTÓRICO E CONTEXTO Conferencia de Berlim (1884/5) Imperialismo e Neocolonialismo (Século XIX): Potencias Europeias impõe seu domínio sobre África e Ásia. ONU (1945) - estimular a autodeterminação dos

Leia mais

CAPÍTULO 2 O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO PROF. LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE 8º ANO

CAPÍTULO 2 O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO PROF. LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE 8º ANO CAPÍTULO 2 O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO PROF. LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE 8º ANO O MUNDO DIVIDIDO P. 23 Existem vários critérios para regionalizar um território. Critério ideológico:

Leia mais

FORMAÇÃO DAS NAÇÕES AFRICANAS

FORMAÇÃO DAS NAÇÕES AFRICANAS FORMAÇÃO DAS NAÇÕES AFRICANAS Grande exploração por parte dos países europeus Divisão do território feita pelos europeus O continente africano fornecia mão de obra escrava, produtos agrícolas e minerais

Leia mais

UDESC 2017/2 HISTÓRIA. Comentário

UDESC 2017/2 HISTÓRIA. Comentário HISTÓRIA Essa questão apresenta no enunciado a data incorreta (1931) da abdicação de Dom Pedro I, que ocorreu em 1831. Dessa forma, aguardamos o parecer da banca. Erros das demais: Revoltas no período

Leia mais

1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria.

1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria. 1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria. O texto diz: Duas infâncias. Na URSS (parte superior) crianças são

Leia mais

UNICAMP IMPERIALISMO HISTÓRIA GEAL

UNICAMP IMPERIALISMO HISTÓRIA GEAL 1. (Unicamp 95) Ao exaltar o imperialismo inglês, Rudyard Kipling escreveu em um de seus poemas: "Aceitai o fardo do homem branco, Enviai os melhores dos vossos filhos, Condenai vossos filhos ao exílio,

Leia mais

2ª Revolução Industrial

2ª Revolução Industrial IMPERIALISMO 2ª Revolução Industrial Taylorismo Fredericrk W. Taylor (1856-1915) Os trabalhadores deveriam ser organizados de forma hierarquizada e sistematizada (especialização do trabalho) No taylorismo,

Leia mais

Organização política (1776)

Organização política (1776) Professor Eustáquio Organização política (1776) Duas tendências Republicana Thomas Jefferson Maior autonomia para os Estados Partido Democrata Federalista Alexandre Hamilton Forte governo central Partido

Leia mais

O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL COLÉGIO PEDRO II PROFESSOR: ERIC ASSIS

O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL COLÉGIO PEDRO II PROFESSOR: ERIC ASSIS O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL 1820-1822 COLÉGIO PEDRO II PROFESSOR: ERIC ASSIS O 7 DE SETEMBRO: A INDEPENDÊNCIA FOI SOMENTE O GRITO DO IPIRANGA? OS SIGNIFICADOS DA INDEPENDÊNCIA Emancipação ou

Leia mais

PRIMEIRO REINADO ( )

PRIMEIRO REINADO ( ) PRIMEIRO REINADO (1822 1831) 7 de setembro de 1822 Independência ou morte? O grito do Ipiranga. Pedro Américo. 1888. A proclamação da Independência. François- René Moreaux. 1844. Os desafios após a independência

Leia mais

PERCURSO 26 A África e o imperialismo europeu. Prof. Gabriel Rocha 8º ano - EBS

PERCURSO 26 A África e o imperialismo europeu. Prof. Gabriel Rocha 8º ano - EBS PERCURSO 26 A África e o imperialismo europeu. Prof. Gabriel Rocha 8º ano - EBS 1 O início da apropriação de territórios pelos europeus Durante as Grandes Navegações, a América, a Ásia e a África foram

Leia mais

UDESC 2017/1 HISTÓRIA. Comentário

UDESC 2017/1 HISTÓRIA. Comentário HISTÓRIA Apesar da grande manifestação em São Paulo, no ano de 1984, com a presença de políticos como Ulisses Guimarães, a emenda Dante de Oliveira, que restabelecia as eleições presidenciais diretas,

Leia mais

A CRISE DO ANTIGO REGIME A INDEPENDÊNCIA DOS EUA

A CRISE DO ANTIGO REGIME A INDEPENDÊNCIA DOS EUA Definição: movimento que inspirado nos princípios iluministas determinou o fim do domínio da Inglaterra sobre as chamadas 13 colônias americanas (atualmente EUA); Quando: 1776; Antecedentes/causas: EUA

Leia mais

REVOLUÇÕES SÉCULO XIX. 8 º A N O P R O F. ª B I A N C A H I S T Ó R I A

REVOLUÇÕES SÉCULO XIX. 8 º A N O P R O F. ª B I A N C A H I S T Ó R I A REVOLUÇÕES LIBERAIS DO SÉCULO XIX. 8 º A N O P R O F. ª B I A N C A H I S T Ó R I A INÍCIO OséculoXIXfoinaEuropaumperíododerevoltaserevoluções.Cadaumdessesmomentos OséculoXIXfoinaEuropaumperíododerevoltaserevoluções.Cadaumdessesmomentos

Leia mais

UNIDADE: DATA: 02 / 12 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 8.º ANO/EF

UNIDADE: DATA: 02 / 12 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 8.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 02 / 2 / 206 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 8.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

CAPÍTULO 1: Segunda Revolução Industrial e Imperialismo Segunda Revolução Industrial Segunda metade do século XIX; Grande desenvolvimento econômico;

CAPÍTULO 1: Segunda Revolução Industrial e Imperialismo Segunda Revolução Industrial Segunda metade do século XIX; Grande desenvolvimento econômico; CAPÍTULO 1: Segunda Revolução Industrial e Imperialismo Segunda Revolução Industrial Segunda metade do século XIX; Grande desenvolvimento econômico; Inglaterra, França, Estados Unidos, Bélgica, Alemanha

Leia mais

2- POR QUE a família real portuguesa se mudou, em 1808, para sua colônia na

2- POR QUE a família real portuguesa se mudou, em 1808, para sua colônia na Atividade de Estudo Geo/História 5º ano Nome: 1- LIGUE os itens abaixo corretamente. 2- POR QUE a família real portuguesa se mudou, em 1808, para sua colônia na América? 3- ASSINALE as afirmativas erradas

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar

Leia mais

A ocupação africana e suas consequências

A ocupação africana e suas consequências A ocupação africana e suas consequências Introdução Contato europeus X africanos: século XV (criação de entrepostos comerciais no litoral, áreas de descanso e atracadouro). Período marcado pelo povoamento

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral EF2

Plano de Recuperação Semestral EF2 Série/Ano: 9º ANO Geografia Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o semestre nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para

Leia mais

DISCIPLINA DE HISTÓRIA OBJETIVOS: 1ª Série

DISCIPLINA DE HISTÓRIA OBJETIVOS: 1ª Série DISCIPLINA DE HISTÓRIA OBJETIVOS: 1ª Série Compreender o comportamento dos agentes históricos classes sociais, instituições políticas e religiosas, grupos econômicos e organizações representativas da sociedade

Leia mais

Os primeiros anos da República no Brasil MCC

Os primeiros anos da República no Brasil MCC Os primeiros anos da República no Brasil MCC blogs.estadao.com.br A Província de São Paulo, 15 de novembro de 1889. Glorioso centenário da grande revolução. Proclamação da República Brazileira. Recebemos

Leia mais

DISCIPLINA DE HISTÓRIA

DISCIPLINA DE HISTÓRIA DISCIPLINA DE HISTÓRIA OBJETIVOS: 6º ano Estabelecer relações entre presente e passado permitindo que os estudantes percebam permanências e mudanças nessas temporalidades. Desenvolver o raciocínio crítico

Leia mais

GEOGRAFIA 8ª Série Ensino Fundamental Prof. José Gusmão Nome: Nº.: Turma:

GEOGRAFIA 8ª Série Ensino Fundamental Prof. José Gusmão Nome: Nº.: Turma: GEOGRAFIA 8ª Série Ensino Fundamental Prof. José Gusmão Nome: Nº.: Turma: REVISANDO CONHECIMENTOS PARA O EXAME FINAL SOBRE A NOVA ORDEM MUNDIAL: (caderno + capítulo 12) 1. Explique o que devemos entender

Leia mais

Atividade: Professor: INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DO TRABALHO COMPLEMENTAR

Atividade: Professor: INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DO TRABALHO COMPLEMENTAR Colégio Menino Jesus Instituição de Ensino: Disciplina: História Atividade: TRABALHO COMPLEMENTAR Colégio Menino Jesus - Geo Pombal Professor: Delzymar Dias Turma: Terceiro Ano Conteúdo: Ideologias/Neocolonialismo/Imperialismo

Leia mais

a) substituição das intervenções militares pelo uso da diplomacia internacional.

a) substituição das intervenções militares pelo uso da diplomacia internacional. 1-(Cesgranrio 94) A industrialização acelerada de diversos países, ao longo do século XIX, alterou o equilíbrio e a dinâmica das relações internacionais. Com a Segunda Revolução Industrial emergiu o Imperialismo,

Leia mais

O DIREITO CONSTITUCIONAL NO BRASIL E NA CHINA: ANÁLISE COMPARATIVA

O DIREITO CONSTITUCIONAL NO BRASIL E NA CHINA: ANÁLISE COMPARATIVA São Paulo Rio de Janeiro Brasília Curitiba Recife B.Horizonte C.Grande Londres Lisboa Shanghai Miami Buenos Aires Johannesburg Nova Delhi O DIREITO CONSTITUCIONAL NO BRASIL E NA CHINA: ANÁLISE COMPARATIVA

Leia mais

CONTEÚDO 7ª SÉRIE 8º ANO 1º SEMESTRE 2012 COORDENAÇÃO FUNDAMENTAL II

CONTEÚDO 7ª SÉRIE 8º ANO 1º SEMESTRE 2012 COORDENAÇÃO FUNDAMENTAL II CONTEÚDO 7ª SÉRIE 8º ANO 1º SEMESTRE 2012 COORDENAÇÃO FUNDAMENTAL II Atenção: Cuidado para não perder o conteúdo do 1º semestre, em caso de perda, solicitar emprestado com o seu colega e providenciar cópia.

Leia mais

DESCOLONIZAÇÃO AFRICANA

DESCOLONIZAÇÃO AFRICANA DESCOLONIZAÇÃO AFRICANA ANTECEDENTES: A ÁFRICA NO SÉCULO XIX Século XIX = neocolonialismo. Europa busca recolonizar África e Ásia. > PRINCIPAL MOTIVO => INDEPENDÊNCIA DOS PAÍSES DA AMÉRICA Conferencia

Leia mais

BRASIL NA PRIMEIRA REPÚBLICA

BRASIL NA PRIMEIRA REPÚBLICA CAPÍTULO 26 BRASIL NA PRIMEIRA REPÚBLICA Primeiros tempos da república n 15 de novembro de 1889: a república foi proclamada no Brasil por meio de um golpe liderado por militares. O marechal Deodoro da

Leia mais

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 1 o bimestre

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 1 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao primeiro bimestre escolar ou à Unidade 1 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê História 5 o ano Avaliação 1 o bimestre 1 Avaliação História NOME: ESCOLA:

Leia mais

6 - INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA INGLESA

6 - INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA INGLESA 6 - INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA INGLESA Antecedentes históricos Inglaterra durante os séculos XVI e XVII Disputas religiosas (anglicanos x puritanos) e cercamentos de terras (enclosures) Motivaram as minorias

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA NÍVEL ENSINO MÉDIO

MATRIZ DE REFERÊNCIA NÍVEL ENSINO MÉDIO MATRIZ DE REFERÊNCIA NÍVEL ENSINO MÉDIO Conteúdo Programático de História Conteúdo Competências e Habilidades I. Antiguidade clássica: Grécia e Roma. 1. Conhecer as instituições políticas gregas e romanas,

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ HISTÓRIA PRISE - 2ª ETAPA EIXOS TEMÁTICOS: I MUNDOS DO TRABALHO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ HISTÓRIA PRISE - 2ª ETAPA EIXOS TEMÁTICOS: I MUNDOS DO TRABALHO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ HISTÓRIA PRISE - 2ª ETAPA EIXOS TEMÁTICOS: I MUNDOS DO TRABALHO Competências - Identificar e analisar as relações de trabalho compulsório em organizações sociais, culturais

Leia mais

HISTÓRIA Professor Marcelo Lameirão PROVAS ESA

HISTÓRIA Professor Marcelo Lameirão PROVAS ESA HISTÓRIA Professor Marcelo Lameirão PROVAS ESA QUESTÃO 01 2016/2017 A Revolta dos Malês foi um movimento de escravos africanos, muitos dos quais eram muçulmanos, ocorrido em 1835 na seguinte província:

Leia mais

Entre 1871 e 1914 a sociedade européia - liberal e capitalista, passou por uma das fases de maior prosperidade devido ao desenvolvimento industrial

Entre 1871 e 1914 a sociedade européia - liberal e capitalista, passou por uma das fases de maior prosperidade devido ao desenvolvimento industrial 1914-1918 Entre 1871 e 1914 a sociedade européia - liberal e capitalista, passou por uma das fases de maior prosperidade devido ao desenvolvimento industrial que trouxe conforto e a ciência e a técnica

Leia mais

ANTES DE VOCÊ CONFERIR OS ASSUNTOS QUE MAIS CAEM, QUERO APRESENTAR PRA VOCÊ DUAS COISAS...

ANTES DE VOCÊ CONFERIR OS ASSUNTOS QUE MAIS CAEM, QUERO APRESENTAR PRA VOCÊ DUAS COISAS... DE 2009 até 2018 ANTES DE VOCÊ CONFERIR OS ASSUNTOS QUE MAIS CAEM, QUERO APRESENTAR PRA VOCÊ DUAS COISAS... A PRIMEIRA, TALVEZ VOCÊ ATÉ SAIBA, É O CRONOGRAMA ENEM 2019 QUE EU DESENVOLVI GRATUITAMENTE PARA

Leia mais

07 - MERCANTILISMO E EXPANSÃO MARÍTIMA

07 - MERCANTILISMO E EXPANSÃO MARÍTIMA 07 - MERCANTILISMO E EXPANSÃO MARÍTIMA Mercantilismo Surgimento intervenção das monarquias absolutistas na área econômica expandir o comércio aumentar as reservas financeiras se tornarem governos fortes

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO educação do jeito que deve ser

COLÉGIO XIX DE MARÇO educação do jeito que deve ser COLÉGIO XIX DE MARÇO educação do jeito que deve ser 2016 2 a PROVA PARCIAL DE HISTÓRIA Aluno(a): Nº Ano: 8º Turma: Data: 06/08/2016 Nota: Professor(a): Ivana Cavalcanti Riolino Valor da Prova: 40 pontos

Leia mais

A inserção dos negros na sociedade estadunidense

A inserção dos negros na sociedade estadunidense A inserção dos negros na sociedade estadunidense Guerra de Secessão (1861-1865) Norte / Nordeste - Região industrializada, com trabalho assalariado. Defendia o protecionismo alfandegário para poder concorrer

Leia mais

REGIONALIZAÇÃO DA ÁSIA. DIVISÃO EM CINCO REGIÕES POR CRITÉRIOS DE SEMELHANÇAS CULTURAIS E SOCIAIS. ORIENTE MÉDIO.

REGIONALIZAÇÃO DA ÁSIA. DIVISÃO EM CINCO REGIÕES POR CRITÉRIOS DE SEMELHANÇAS CULTURAIS E SOCIAIS. ORIENTE MÉDIO. REGIONALIZAÇÃO DA ÁSIA. DIVISÃO EM CINCO REGIÕES POR CRITÉRIOS DE SEMELHANÇAS CULTURAIS E SOCIAIS. ORIENTE MÉDIO. ORIENTE MÉDIO. UMA DAS PRIMEIRAS PARTES DA ÁSIA A SEREM OCUPADAS. CHAMA A ATENÇÃO DO MUNDO

Leia mais

BRASIL IMPÉRIO PRIMEIRO REINADO

BRASIL IMPÉRIO PRIMEIRO REINADO BRASIL IMPÉRIO PRIMEIRO REINADO PRIMEIRO REINADO Portugueses em várias províncias tentaram resistir à independência: Bahia Pará Cisplatina apareceram camadas populares para derrotar resistências portuguesas

Leia mais

História Rafael Av. Trimestral 09/04/14 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

História Rafael Av. Trimestral 09/04/14 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 9º História Rafael Av. Trimestral 09/04/14 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova

Leia mais

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS REDE JURIS DIREITO CONSTITUCIONAL PROF. BRUNO PONTES PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS TÍTULO I DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (arts. 1º ao 4º) TÍTULO II DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS (arts. 5º ao 17) Capítulo

Leia mais

Preparatório EsPCEx História Geral. Aula 13 - Independência das 13 colônias inglesas

Preparatório EsPCEx História Geral. Aula 13 - Independência das 13 colônias inglesas Preparatório EsPCEx História Geral Aula 13 - Independência das 13 colônias inglesas A formação dos EUA (I) Inglaterra nos séculos XV e XVI Fortalecimento Absolutismo Implantação política mercantilista

Leia mais

Consequência. Contexto. Motivo. Mercantilismo. Dificuldades. Inovações. Viagens MAPA 01 MAPA 02 MAPA 03. Exercício

Consequência. Contexto. Motivo. Mercantilismo. Dificuldades. Inovações. Viagens MAPA 01 MAPA 02 MAPA 03. Exercício Contexto Consequência Motivo Mercantilismo Dificuldades Inovações Viagens MAPA 01 MAPA 02 MAPA 03 Exercício a) Tempo Histórico: Idade Moderna Período: Séc. XV XVII Europa CONTEXTO b) Burguesia (comerciantes)

Leia mais

5ª AVALIAÇÃO TRADICICIONAL 5ª AVALIAÇÃO TRADICIONAL/2017 3ª SÉRIE / PRÉ-VESTIBULAR PROVA DISCURSIVA DE HISTÓRIA RESOLUÇÃO ATENÇÃO!

5ª AVALIAÇÃO TRADICICIONAL 5ª AVALIAÇÃO TRADICIONAL/2017 3ª SÉRIE / PRÉ-VESTIBULAR PROVA DISCURSIVA DE HISTÓRIA RESOLUÇÃO ATENÇÃO! 5ª AVALIAÇÃO TRADICIONAL/2017 3ª SÉRIE / PRÉ-VESTIBULAR PROVA DISCURSIVA DE HISTÓRIA RESOLUÇÃO ATENÇÃO! Duração total das provas discursivas + REDAÇÃO: 5 horas 1 1ª Questão (Adelarmo) a) A partir da análise

Leia mais

Conteúdo Programático Ciências Humanas e suas tecnologias

Conteúdo Programático Ciências Humanas e suas tecnologias Conteúdo Programático Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia 1. Mitologia e Pré-socráticos 2. Sócrates, sofistas 3. Platão 4. Aristóteles 5. Epistemologia racionalismo e empirismo 6. Ética aristotélica

Leia mais

História Campo de possibilidades

História Campo de possibilidades ENEM 2016 HISTÓRIA Fernand Braudel A História nada mais é do que uma constante indagação dos tempos passados em nome dos problemas e curiosidades - ou mesmo das inquietações e das angústias - do tempo

Leia mais

ATIVIDADES ONLINE 8º ANO

ATIVIDADES ONLINE 8º ANO ATIVIDADES ONLINE 8º ANO 1) Observe a charge a seguir. Que característica do capitalismo está sendo retratada na imagem? Cite outras duas características desse sistema político-econômico. 2) Leia atentamente:

Leia mais

Larissa Nunes Andrade Quadros.

Larissa Nunes Andrade Quadros. Larissa Nunes Andrade Quadros. I PARTE Cemitério francês da Primeira Guerra Mundial Para refletir! Por que esse título de Primeira Guerra Mundial? Motivos: 1. Mesmo sendo um conflito europeu, foi uma guerra

Leia mais

REDE EDUCACIONAL ADVENTISTA Ementa de Curso

REDE EDUCACIONAL ADVENTISTA Ementa de Curso REDE EDUCACIONAL ADVENTISTA Ementa de Curso DISCIPLINA: HISTÓRIA SÉRIE/ TURMA: 1º ANO MÉDIO ABC BIMESTRE: 4º NÚMERO 1. Módulo 16 - Política e economia no Antigo Introdução do módulo, com aula em slides

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplinas: História Ano: 9º - Ensino Fundamental Professora: Regina Belisário

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplinas: História Ano: 9º - Ensino Fundamental Professora: Regina Belisário Área de Ciências Humanas Disciplinas: Ano: 9º - Ensino Fundamental Professora: Regina Belisário Atividades para Estudos Autônomos Data: 8 / 3 / 2019 Nome: Nº Turma: Para resolver essa atividade, consulte

Leia mais

A FORMAÇÃO DO CAPITALISMO E SUAS FASES MÓDULO 02

A FORMAÇÃO DO CAPITALISMO E SUAS FASES MÓDULO 02 A FORMAÇÃO DO CAPITALISMO E SUAS FASES MÓDULO 02 Sistema político econômico que tem como principal foco a acumulação de capitais, ou seja, moedas, recursos ou produtos que de alguma forma representem o

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo I Teoria da Constituição...1

SUMÁRIO. Capítulo I Teoria da Constituição...1 SUMÁRIO Capítulo I Teoria da Constituição...1 1. Constituição...1 1.1 Conceito...1 1.2. Classificação das Constituições...1 1.3. Interpretação das Normas Constitucionais...3 1.4. Preâmbulo Constitucional...5

Leia mais

História. Revoluções Liberais na Europa : ondas de 1820, 1830 e 1848 Parte 3. Profª. Eulália Ferreira

História. Revoluções Liberais na Europa : ondas de 1820, 1830 e 1848 Parte 3. Profª. Eulália Ferreira História Revoluções Liberais na Europa : ondas de 1820, 1830 e 1848 Parte 3 Profª. Eulália Ferreira Movimentos de 1848 Primavera dos Povos Fatores Defesa do liberalismo pela burguesia, contrário às limitações

Leia mais

As 13 Colônias Inglesas da América do Norte, processo de Independência e EUA no. Professor Leopoldo Gollner

As 13 Colônias Inglesas da América do Norte, processo de Independência e EUA no. Professor Leopoldo Gollner As 13 Colônias Inglesas da América do Norte, processo de Independência e EUA no século XIX Professor Leopoldo Gollner A Colonização Inglesa na América do Norte Início do século XVII fundação da colônia

Leia mais

Evolução do capitalismo

Evolução do capitalismo Evolução do capitalismo EVOLUÇÃO DO CAPITALISMO Prof. JÚLIO CÉSAR GABRIEL http://br.groups.yahoo.com/group/atualidadesconcursos Modo de produção Maneira como o seres humanos se organizam para produzirem

Leia mais