Rotina Técnica. Elementos Obrigatórios para Solo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Rotina Técnica. Elementos Obrigatórios para Solo"

Transcrição

1 FEDERAÇÃO AQUÁTICA DO RIO DE JANEIRO Regulamento Torneio de Rotina Técnica de Nado Sincronizado Categorias Principiante, Infantil, Juvenil, Junior e Sênior de julho de 2015 Das inscrições: 1. O Torneio de Rotina Técnica será regido por um regulamento especifico. 2. Este torneio destina-se a clubes do Rio de Janeiro de nível A, B e principiante. 3. Para participar do Torneio de Rotinas Técnicas, o clube tem que estar devidamente regulamentado na Federação, no ato da inscrição, com exceção feita à categoria Principiante. 4. As inscrições deverão ser enviadas até o dia 10/07/2015 para a FARJ e também através de inscrição eletrônica para o judiasgs@gmail.com. Qualquer modificação será permitida de feita com até 24 horas antes do dia programado para o sorteio da ordem de entrada das rotinas. 5. Este Torneio destina-se as nadadoras das categorias: Infantil, Juvenil, Junior e Principiante. Infantil com idades até 12 anos, nascidos até 2003 Juvenil com idades de 13, 14 e 15 anos, nascidos em 2002, 2001, Júnior com idades de 15, 16, 17 e 18 anos, nascidos em 2000, 1999, 1998, 1997, As rotinas serão julgadas com notas para elementos e impressão artística. Cada atleta deverá se inscrever apenas na sua categoria, com exceção do ultimo ano do juvenil. OBS: A atleta que estiver no último ano de sua categoria poderá se inscrever na categoria acima. 7. A atleta só poderá ser inscrita em apenas uma vez em solo, dueto e equipe, ou seja, não podendo participar em mais do que uma rotina em solo e uma rotina em dueto, por exemplo. Rotina Técnica abaixo listada. A rotina técnica será composta dos seguintes elementos obrigatórios que deverão ser executados na ordem Elementos Obrigatórios para Solo Categoria Principiante Infantil (menores de 12 anos)

2 1. Partindo da posição de abertura, realizar um parafuso de 180º juntando simetricamente as pernas para assumir uma posição de vertical no tornozelo, e nesta posição realizar um parafuso de 180º para o lado oposto. Em seguida é realizada uma Descida de Vertical. 2. Da Posição de Abertura, mantendo máxima altura, as pernas se elevam simetricamente e com velocidade para a Posição Vertical, em seguida é realizada uma Descida de Vertical. 3. Partindo da Posição de Costas e com movimento de propulsão em direção à cabeça, o dedo do pé corre pela linha lateral da perna estendida até que a coxa esteja perpendicular à superfície tomando uma Posição de Costas com Joelho Flexionado (veleiro), com o quadril o mais próximo da superfície com o corpo permanecendo em total extensão. A perna se extende para assumir a posição de cancã. É obrigatório o deslocamento. 4. Partindo da posição de vertical com o joelho flexionado (garça) um parafuso de 360º é executado ao mesmo tempo que a perna se extende para assumir uma posição de vertical no tornozelo. Em seguida é realizada uma descida de vertical. Categoria Infantil ( Menor que 12 anos) e Principiante de Juvenil (13/15) 1. Partindo da Posição de vertical, afastar as pernas simetricamente para assumir uma posição de abertura, realizar um parafuso de 360º juntando simetricamente as pernas para assumir uma posição de vertical no tornozelo, e nesta posição realizar um giro de 360º para o lado oposto. Em seguida é realizada uma Descida de Vertical. 2. Da Posição de Abertura, mantendo máxima altura, executa-se um giro rápido de 180º (twirl) ao mesmo tempo em que as pernas se elevam simetricamente e com velocidade para a Posição Vertical, em seguida é realizada uma Descida de Vertical. 3. Partindo da Posição de Costas e com movimento de propulsão em direção à cabeça, assumir uma (uma perna será elevada estendida para a )posição de Cancã, mantendo o nível da água, extensão, estabilidade e movimento isolado da perna, realizar a desenrolada para posição de cavaleiro 4. Partindo de uma posição de vertical com joelho flexionado (garça), executar um parafuso combinado de 360º, assim um parafuso descendente de 360º juntando as pernas para posição vertical no tornozelo seguido sem pausa

3 por um igual ascendente na mesma direção flexionando a mesma perna que anteriormente havia sido estendida até assumir novamente a posição vertical de joelho flexionado. Realizar uma descida de vertical desta posição (garça). Categoria Juvenil e Principiante Junior (15/18) 1. Partindo da Posição de vertical, realizar um giro de 180º ao mesmo tempo que as pernas simetricamente se afastam para assumir uma posição de abertura e sem pausa e para o mesmo lado, realizar um outro giro de 180º juntando simetricamente as pernas para assumir uma posição de vertical, e nesta posição realizar para o lado oposto, um parafuso contínuo de 720º (2 giros completos até o tornozelo) e continuar girando até submergir os pés. 2. Fig. 308 Barracuda com Abertura Aérea: Tomar uma posição carpada atrás com o nível da água logo acima dos dedos dos pés. Uma estocada se realiza para chegar a posição de abertura aérea. As duas pernas voltam rápida e simetricamente para a posição vertical e uma descida de vertical é realizada. 3. Fig. 150 Cavaleiro: Partindo da Posição de Costas e com movimento de propulsão em direção à cabeça, a figura Cavaleiro é executada até a posição de vertical com o joelho flexionado (garça). O deslocamento é permitido. 4. Partindo de uma posição de vertical, executar um giro de 360º na máxima altura seguido de um parafuso combinado de 360º na mesma direção (um parafuso de 360º (1 giro completo), em seguida continuar para a mesma direção e realizar um parafuso ascendente de 360º). Realizar uma descida de vertical Fig. 301d Barracuda parafuso 180º: Tomar uma Posição Carpada Atrás com o nível da água logo acima dos dedos dos pés. Uma estocada se realiza para chegar a Posição de Vertical, o parafuso 180º é realizado. Categoria Junior (15/18) Aqui os elementos serão iguais aos do sênior.

4 Elementos Obrigatórios para Dueto Categoria Principiante Infantil (menores de 12 anos) 1. Fig. 439 Oceanita: partindo da posição de costas a figura Oceanita é realizada. 2. com propulsão claramente visível na posição de costas, assumir uma posição de tina e realizar um giro de 360º. 3. Partindo da posição de rabo de peixe executar um parafuso de 180º ao mesmo tempo que a perna horizontal junta para posição de vertical no calcanhar e mais um parafuso de 180º é executado para submergir os pés. 4. Partindo da posição de carpada à frente executar uma subida para a vertical com joelho flexionado e logo após as pernas se afastam simetricamente para assumir uma posição de abertura. A rotina deve conter uma levantada ou um arremesso, que pode ser colocado em qualquer lugar dentro da rotina. Com exceção dos movimentos de borda e do arremesso ou levantada, todos os movimentos devem estar sincronizados e na mesma direção. Não é permitido movimento espelhado. Todos os movimentos devem ser executados simultaneamente e olhando para a mesma direção. Categoria Infantil (menores de 12 anos) e Principiante Juvenil (13/15 anos) 1. Fig. 439 Oceanita: partindo da posição de costas a figura Oceanita é realizada. A partir dai uma perna é flexionada para assumir a posição de vertical com o joelho flexionado (garça) e executa-se um parafuso descendente de 360º estendendo a perna flexionada (parafuso de 1 giro juntando até a vertical no tornozelo e continua girando até submergir os pés)

5 2. com propulsão claramente visível na posição de costas, elevar uma das pernas estendida até assumir a posição de cancã simples, em seguida flexionar a perna horizontal até assumir uma posição de flamingo. Nesta posição realizar um giro de 360º. 3. Partindo da posição de rabo de peixe executar um giro 180º nesta posição seguido de um parafuso de 180º ao mesmo tempo que a perna horizontal junta para posição de vertical nos tornozelos e mais um parafuso de 180º é executado para submergir os pés. 4. Partindo da posição de carpada à frente executar uma subida para a vertical com joelho flexionado e logo após as pernas se afastam simetricamente para assumir uma posição de abertura. A partir dai uma saída de passo à frente é realizada. A rotina deve conter uma levantada ou um arremesso, que pode ser colocado em qualquer lugar dentro da rotina. Com exceção dos movimentos de borda e do arremesso ou levantada, todos os movimentos devem estar sincronizados e na mesma direção. Não é permitido movimento espelhado. Todos os movimentos devem ser executados simultaneamente e olhando para a mesma direção. Categoria Juvenil (13/15 anos) e Principiante Junior (15/18) 1. Fig. 439 Oceanita: partindo da posição de costas a figura Oceanita é realizada. A partir dai um parafuso de 180º é realizado ao mesmo tempo que uma perna é flexionada para assumir a posição de vertical com o joelho flexionado (garça) e executa-se um parafuso contínuo de 720º estendendo a perna flexionada (parafuso de 2 giros juntando até a vertical no tornozelo e continua girando até submergir os pés) 2. com propulsão claramente visível na posição de costas, elevar uma das pernas estendida até assumir a posição de cancã simples, em seguida a outra perna sobe, também estendida, para assumir a posição de cancã duplo. Nesta posição realizar um giro de 180º. 3. Partindo da posição de rabo de peixe executar um giro 360º nesta posição seguido de um parafuso de 360º ao mesmo tempo que a perna horizontal junta para posição de vertical nos tornozelos e mais um parafuso de 180º é executado para submergir os pés.

6 4. Partindo da posição de carpada à frente executar uma subida para a vertical e logo após as pernas se afastam simetricamente para assumir uma posição de abertura. A partir dai uma saída de passo à frente é realizada. A rotina deve conter uma levantada ou um arremesso, que pode ser colocado em qualquer lugar dentro da rotina. Com exceção dos movimentos de borda e do arremesso ou levantada, todos os movimentos devem estar sincronizados e na mesma direção. Não é permitido movimento espelhado. Todos os movimentos devem ser executados simultaneamente e olhando para a mesma direção. Categoria Junior (15/18) Os elementos serão iguais aos do sênior. Elementos Obrigatórios de Equipe Categoria Principiante Infantil (menores de 12 anos) 1. Fig. 301 Barracuda: Tomar uma Posição Carpada Atrás com o nível da água logo acima dos dedos dos 2. Fig. 435 Nova: Realizar a figura Nova até a posição de vertical com o joelho flexionado (garça), em seguida uma descida de vertical é realizada ao mesmo tempo que a perna flexionada se estende até alcançar a Posição Vertical no tornozelo ( descida de Neptunos). 3. Partindo de uma posição de vertical do tornozelo, afastam-se as pernas simetricamente para assumir uma posição de abertura, executar uma saída de passo à frente. 4. Partindo de uma posição de abertura, executar uma junção rápida das pernas para a posição de vertical em máxima altura. Realizar a descida de vertical.

7 5. Fig. 101 cancã simples: partindo da posição de costas e com claro deslocamento direção cabeça, realizar a figura cancã simples. A rotina deverá conter um arremesso direção cabeça e uma ação em cadeia que poderão ser colocados em qualquer lugar da rotina. Com exceção da parte de fora da água, da entrada na água, do lançamento e da ação em cadeia, todos os outros elementos deverão ser feitos simultaneamente e na mesma direção por todas as atletas. Variação de propulsão e de direção será permitida durante as trocas de formação e nas ações submersas. Não estão permitidas ações espelhadas. Categoria Infantil (menores de 12 anos) e Principiante Juvenil (13/15 anos) 1. Fig. 301 Barracuda: Tomar uma Posição Carpada Atrás com o nível da água logo acima dos dedos dos 2. Fig. 435 Nova: Realizar a figura Nova até a posição de vertical com o joelho flexionado (garça), em seguida é realizado um parafuso de 360º ao mesmo tempo que a perna flexionada se estende e assume uma posição de vertical no tornozelo. Sem pausa e para mesma direção um parafuso de 180º é realizado para submergir os pés. 3. Partindo de uma posição de carpada à frente, executa-se uma subida para vertical com joelho flexionado, em seguida afastam-se as pernas simetricamente para assumir uma posição de abertura e executar uma saída de passo à frente. 4. Partindo de uma posição de abertura, executar uma junção rápida das pernas para a posição de vertical em máxima altura. Realizar a descida de vertical. 5. Fig. 102 cancã alternado: partindo da posição de costas e com deslocamento direção cabeça, realizar o cancã e em seguida o flamingo. A rotina deverá conter um arremesso direção cabeça e uma ação em cadeia que poderão ser colocados em qualquer lugar da rotina. Com exceção da parte de fora da água, da entrada na água, do arremesso e da ação em cadeia, todos os outros elementos deverão ser feitos simultaneamente e olhando para a mesma direção por todas as atletas.

8 Variação de propulsão e de direção será permitida durante as trocas de formação e nas ações submersas. Não estão permitidas ações espelhadas. Categoria Juvenil (13/15 anos) e Principiante Junior (15/18) 1. Fig. 301 Barracuda: Tomar uma Posição Carpada Atrás com o nível da água logo acima dos dedos dos 2. Fig. 439 Oceanita: partindo da posição de costas a figura Oceanita é realizada até a posição de vertical, em seguida é realizado um parafuso contínuo de 720º. (2 giros completos até o tornozelo e continua girando até submergir os pés) 3. Partindo de uma posição de carpada à frente, executa-se uma subida para vertical com joelho flexionado, um giro de 360º é realizado nessa posição, em seguida afastam-se as pernas simetricamente para assumir uma posição de abertura e executar uma saída de passo à frente. 4. Fig. 308 Barracuda com Abertura Aérea: Tomar uma posição carpada atrás com o nível da água logo acima dos dedos dos pés. Uma estocada se realiza para chegar a Posição Vertical, mantendo máxima altura as pernas são abertas rapidamente para assumir uma Posição de Abertura Aérea e rejunta para uma Posição Vertical, seguida de uma rápida descida de vertical. 5. Partindo da posição de costas e com claro deslocamento direção cabeça, assumir uma posição de cancã, em seguida a perna horizontal flexiona para assumir uma posição de flamingo. A rotina deverá conter um arremesso direção cabeça e uma ação em cadeia que poderão ser colocados em qualquer lugar da rotina. Com exceção da parte de fora da água, da entrada na água, do arremesso e da ação em cadeia, todos os outros elementos deverão ser feitos simultaneamente e olhando para a mesma direção por todas as atletas. Variação de propulsão e de direção será permitida durante as trocas de formação e nas ações submersas. Não estão permitidas ações espelhadas. Categoria Junior Os elementos da categoria serão os mesmos do sênior.

9 Tempos da Rotina Técnica para este torneio estão abaixo designados: Solo Principiante Infantil: 1 30 Infantil/Principiante Juvenil: 1 40 Juvenil/Principiante Junior: 1 50 Junior: 2 Dueto Principiante Infantil: 1 50 Infantil/Principiante Juvenil: 2 Juvenil/Principiante Junior: 2 10 Junior: 2 20 Equipe Principiante Infantil: 2 20 Infantil/Principiante Juvenil: 2 30 Juvenil/Principiante Junior: 2 40 Junior: 2 50

Das inscrições: 16 de julho de 2016

Das inscrições: 16 de julho de 2016 FEDERAÇÃO AQUÁTICA DO RIO DE JANEIRO Regulamento Torneio de Rotina Técnica de Nado Sincronizado Categorias Principiante, Infantil, Juvenil, Junior e Sênior - 2016 16 de julho de 2016 Das inscrições: 1.

Leia mais

IV TORNEIO INTERFEDERATIVO DE NADO SINCRONIZADO 2017

IV TORNEIO INTERFEDERATIVO DE NADO SINCRONIZADO 2017 IV TORNEIO INTERFEDERATIVO DE NADO SINCRONIZADO 2017 Das inscrições Art. 1 o - O Torneio Interfederativo de Nado Sincronizado será regido pelas regras da FINA e pelo Regulamento específico do Torneio.

Leia mais

REGULAMENTO PARA O NÍVEL PRINCIPIANTE NOS CAMPEONATOS E TORNEIOS BRASILEIROS

REGULAMENTO PARA O NÍVEL PRINCIPIANTE NOS CAMPEONATOS E TORNEIOS BRASILEIROS REGULAMENTO PARA O NÍVEL PRINCIPIANTE NOS CAMPEONATOS E TORNEIOS BRASILEIROS Art. 1º As mesmas regras que regem cada um dos Campeonatos/Torneios, será a que regerá o Campeonato/Torneio do nível Principiante

Leia mais

REGULAMENTO SELETIVA NACIONAL DE NADO ARTÍSTICO CATEGORIAS JUVENIL, JÚNIOR E SÊNIOR

REGULAMENTO SELETIVA NACIONAL DE NADO ARTÍSTICO CATEGORIAS JUVENIL, JÚNIOR E SÊNIOR REGULAMENTO SELETIVA NACIONAL DE NADO ARTÍSTICO CATEGORIAS JUVENIL, JÚNIOR E SÊNIOR - 2018 LOCAL: PARQUE AQUÁTICO MARIA LENK RIO DE JANEIRO 5-9 DE DEZEMBRO DE 2018 Art. 1º- Esta SELETIVA é regida pelas

Leia mais

IX CAMPEONATO BRASILEIRO DE CATEGORIAS DE NADO SINCRONIZADO. INFANTIL JUVENIL - JÚNIOR - NÍVEL A e B e PRICIPIANTE. SÊNIOR - NÍVEL A e B (BRASILEIRÃO)

IX CAMPEONATO BRASILEIRO DE CATEGORIAS DE NADO SINCRONIZADO. INFANTIL JUVENIL - JÚNIOR - NÍVEL A e B e PRICIPIANTE. SÊNIOR - NÍVEL A e B (BRASILEIRÃO) 2015 IX CAMPEONATO BRASILEIRO DE CATEGORIAS DE NADO SINCRONIZADO INFANTIL JUVENIL - JÚNIOR - NÍVEL A e B e PRICIPIANTE SÊNIOR - NÍVEL A e B (BRASILEIRÃO) 27 a 30 de Agôsto João Pessoa - PB Das inscrições

Leia mais

2.1- O clube de Nível A é aquele que já compete o Nado Sincronizado há mais de cinco (5) anos; e sua participação como Nível B não é permitida.

2.1- O clube de Nível A é aquele que já compete o Nado Sincronizado há mais de cinco (5) anos; e sua participação como Nível B não é permitida. 2015 CAMPEONATO ESTADUAL DE CATEGORIAS DE NADO SINCRONIZADO INFANTIL; JUVENIL; JÚNIOR E SÊNIOR - NÍVEL A e B e Principiante Das inscrições Art. 1 o - O Campeonato Estadual de Categorias será regido pelas

Leia mais

FEDERAÇÃO AQUÁTICA NORTERIOGRANDENSE CAMPEONATO ESTADUAL DE NADO SINCRONIZADO REGULAMENTO

FEDERAÇÃO AQUÁTICA NORTERIOGRANDENSE CAMPEONATO ESTADUAL DE NADO SINCRONIZADO REGULAMENTO FEDERAÇÃO AQUÁTICA NORTERIOGRANDENSE CAMPEONATO ESTADUAL DE NADO SINCRONIZADO REGULAMENTO - 2017 Art. 1 - O Campeonato Estadual de Nado Sincronizado será regido pelas Regras da FINA, Código de Nado Sincronizado

Leia mais

IV TORNEIO INTERFEDERATIVO DE NADO ARTÍSTICO 2018

IV TORNEIO INTERFEDERATIVO DE NADO ARTÍSTICO 2018 IV TORNEIO INTERFEDERATIVO DE NADO ARTÍSTICO 2018 Das inscrições Art. 1 o - O Torneio Interfederativo de Nado Artístico será regido pelas regras da FINA e pelo Regulamento específico do Torneio. Art. 2

Leia mais

REGULAMENTO 2018 CAMPEONATO BRASILEIRO INFANTIL, JUVENIL, JÚNIOR E SÊNIOR DE NADO ARTÍSTICO

REGULAMENTO 2018 CAMPEONATO BRASILEIRO INFANTIL, JUVENIL, JÚNIOR E SÊNIOR DE NADO ARTÍSTICO REGULAMENTO 2018 CAMPEONATO BRASILEIRO INFANTIL, JUVENIL, JÚNIOR E SÊNIOR DE NADO ARTÍSTICO Das inscrições Art. 1º - O Campeonato Brasileiro Infantil, Juvenil, Júnior e Sênior (Absoluto) de Nado Artístico

Leia mais

CAMPEONATO BRASILEIRO DE CATEGORIAS DE SINCRONIZADO. INFANTIL JUVENIL - JÚNIOR - NÍVEL A e B e Principiante. SÊNIOR - NÍVEL A e B (BRASILEIRÃO)

CAMPEONATO BRASILEIRO DE CATEGORIAS DE SINCRONIZADO. INFANTIL JUVENIL - JÚNIOR - NÍVEL A e B e Principiante. SÊNIOR - NÍVEL A e B (BRASILEIRÃO) CAMPEONATO BRASILEIRO DE CATEGORIAS DE NADO SINCRONIZADO INFANTIL JUVENIL - JÚNIOR - NÍVEL A e B e Principiante SÊNIOR - NÍVEL A e B (BRASILEIRÃO) De 16 a 20 de Novembro de 2016 Das inscrições Art. 1 o

Leia mais

REGULAMENTO CAMPEONATO BRASILEIRO DE NADO SINCRONIZADO INFANTIL JUVENIL - JÚNIOR - NÍVEL A

REGULAMENTO CAMPEONATO BRASILEIRO DE NADO SINCRONIZADO INFANTIL JUVENIL - JÚNIOR - NÍVEL A REGULAMENTO CAMPEONATO BRASILEIRO DE NADO SINCRONIZADO INFANTIL JUVENIL - JÚNIOR - NÍVEL A e B SÊNIOR - e PRINCIPIANTE (2017) Das inscrições Art. 1º - Os Campeonatos Brasileiros serão regidos pelas regras

Leia mais

REGULAMENTO SÃO PAULO OPEN DE NADO SINCRONIZADO 2017

REGULAMENTO SÃO PAULO OPEN DE NADO SINCRONIZADO 2017 REGULAMENTO SÃO PAULO OPEN DE NADO SINCRONIZADO 2017 Das inscrições: Art. 1 o - O SÃO PAULO OPEN DE NADO SINCRONIZADO será regido pelas regras da FINA e pelo Regulamento específico da Competição. Art.

Leia mais

REGULAMENTO SELETIVA NACIONAL DE NADO ARTÍSTICO CATEGORIAS JÚNIOR E SÊNIOR

REGULAMENTO SELETIVA NACIONAL DE NADO ARTÍSTICO CATEGORIAS JÚNIOR E SÊNIOR REGULAMENTO SELETIVA NACIONAL DE NADO ARTÍSTICO CATEGORIAS JÚNIOR E SÊNIOR - 2017 LOCAL: CLUBE PAINEIRAS DO MORUMBY DATA: DE 15 À 17/12/2017 Art. 1º- Esta SELETIVA é regida pelas regras da FINA, pelo código

Leia mais

APÊNDICE V GRUPOS DE FIGURAS. CATEGORIA INFANTIS 8 a 12 anos. Obrigatórias Perna de Ballet Passeio à frente 2.1

APÊNDICE V GRUPOS DE FIGURAS. CATEGORIA INFANTIS 8 a 12 anos. Obrigatórias Perna de Ballet Passeio à frente 2.1 APÊNDICE V GRUPOS DE FIGURAS CATEGORIA INFANTIS 8 a 12 anos 1. 101 Perna de Ballet 1.6 2. 360 Passeio à frente 2.1 3. 321 Mortal submarino 2.0 4. 315 Pontapé na lua de joelho flectido 1.6 3. 355 Marsopa

Leia mais

XXV CAMPEONATO BRASILEIRO JUVENIL 2015 DE NADO SINCRONIZADO NÍVEIS A, B e PRINCIPIANTE 20 a 22 de Novembro de 2015 JOÃO PESSOA - PB

XXV CAMPEONATO BRASILEIRO JUVENIL 2015 DE NADO SINCRONIZADO NÍVEIS A, B e PRINCIPIANTE 20 a 22 de Novembro de 2015 JOÃO PESSOA - PB XXV CAMPEONATO BRASILEIRO JUVENIL 2015 DE NADO SINCRONIZADO NÍVEIS A, B e PRINCIPIANTE 20 a 22 de Novembro de 2015 JOÃO PESSOA - PB Das inscrições Art. 1 o - O Campeonato Brasileiro Juvenil será regido

Leia mais

XXIII CAMPEONATO BRASILEIRO ABSOLUTO DE DE NADO SINCRONIZADO 12 a 15 de Novembro de 2015 SÃO PAULO - SP

XXIII CAMPEONATO BRASILEIRO ABSOLUTO DE DE NADO SINCRONIZADO 12 a 15 de Novembro de 2015 SÃO PAULO - SP Das inscrições XXIII CAMPEONATO BRASILEIRO ABSOLUTO DE DE NADO SINCRONIZADO 12 a 15 de Novembro de 2015 SÃO PAULO - SP Art. 1 o - O Campeonato Brasileiro Absoluto será regido pelas regras da FINA e pelo

Leia mais

APÊNDICE III MOVIMENTOS BÁSICOS

APÊNDICE III MOVIMENTOS BÁSICOS APÊNDICE III MOVIMENTOS BÁSICOS 1 Execução de uma Perna de Ballet Partir da Posição Básica Dorsal. Um membro inferior mantém-se à superfície durante toda a execução. O pé do outro membro inferior desliza

Leia mais

2 Rosemary Brandão 330c 3,0 Aurora Twirl 3 Juliana Falcão 154 2,8 London 4 Tatiana Mattoso 5 Jaqueline Teixeira

2 Rosemary Brandão 330c 3,0 Aurora Twirl 3 Juliana Falcão 154 2,8 London 4 Tatiana Mattoso 5 Jaqueline Teixeira JUIZES AVALIADORES 308 2,8 Barracuda Aberta Aérea TTC 1 Luciana Reis 355g 2,6 Boto ½ Giro Parafuso Contínuo 2 Rosemary Brandão 330c 3,0 Aurora Twirl 3 Juliana Falcão 154 2,8 London FIGURA Júnior A 1 Maria

Leia mais

Prova de Seleção Nacional de Duetos Juniores e Absolutos e Campeonato Nacional de Figuras Natação Artística

Prova de Seleção Nacional de Duetos Juniores e Absolutos e Campeonato Nacional de Figuras Natação Artística Prova de Seleção Nacional de Duetos Juniores e Absolutos e Campeonato Nacional de Figuras Natação Artística Mealhada 1 e 2 Dezembro 2018 Programa de Provas DIA/ JORNADA 1 Dez 2018 1ª Jornada 1ª Sessão

Leia mais

APÊNDICE II POSIÇÕES BÁSICAS

APÊNDICE II POSIÇÕES BÁSICAS Em todas as Posições Básicas: APÊNDICE II POSIÇÕES BÁSICAS Federação Portuguesa de Natação a) A posição dos membros superiores é opcional; b) Pés em flexão plantar; c) Membros inferiores, tronco e pescoço

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA TORNEIO NACIONAL

REGULAMENTO TÉCNICO GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA TORNEIO NACIONAL REGULAMENTO TÉCNICO GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA TORNEIO NACIONAL GENERALIDADES PARTICIPANTES: É aberta a participação no TNGAF a qualquer entidade filiada à federação ou de alguma forma ligada a esta.

Leia mais

GUIA PARA REGULAMENTO DAS COMPETIÇÕES REGIONAIS

GUIA PARA REGULAMENTO DAS COMPETIÇÕES REGIONAIS GUIA PARA REGULAMENTO DAS COMPETIÇÕES REGIONAIS Regulamento de Provas Nacionais 1 Índice 1. Introdução... 2 2. Quadro Competitivo... 2 3. Participação... 2 4. Inscrições... 3 5. Datas de realização...

Leia mais

PREVINA OU ELIMINE A BARRIGA

PREVINA OU ELIMINE A BARRIGA PREVINA OU ELIMINE A BARRIGA OS EXERCÍCIOS ABDOMINAIS APRESENTADOS ABAIXO ESTÃO DIVIDIDOS DE ACORDOS COM SEU GRAU DE DIFICULDADE, ESTANDO CLASSIFICADOS COMO: EXERCÍCIOS LEVES EXERCÍCIOS INTERMEDIÁRIOS

Leia mais

05/11/2014. Técnicas dos nados Culturalmente determinados NADOS PEITO E BORBOLETA NADO PEITO. Nado Peito - Braçada

05/11/2014. Técnicas dos nados Culturalmente determinados NADOS PEITO E BORBOLETA NADO PEITO. Nado Peito - Braçada Técnicas dos nados Culturalmente determinados NADOS PEITO E BORBOLETA NADO PEITO Nado Peito - Braçada O movimento dos braços do nado peito são simultâneos e caracteriza-se por haver maior ênfase na lateralidade

Leia mais

III FESTIVAL DE NATAÇÃO CAMPEONATO DE FÉRIAS

III FESTIVAL DE NATAÇÃO CAMPEONATO DE FÉRIAS III FESTIVAL DE NATAÇÃO CAMPEONATO DE FÉRIAS Barra do Corda 2006 ÍNDICE 1 OBJETIVOS... 3 2 ORGANIZAÇÃO... 3 3 CATEGORIAS... 3 4 INSCRIÇÕES... 3 5 DO PAGAMENTO:... 4 6 PREMIAÇÃO E CONTAGEM DE PONTOS...

Leia mais

CAMPEONATO ZONAL DE FIGURAS

CAMPEONATO ZONAL DE FIGURAS ASSOCIAÇÃO DE NATAÇÃO DE LISBOA CAMPEONATO ZONAL DE (Zona I) Vila Franca de Xira, Regulamento do Campeonato Zonal de Figuras Zona I 1. ORGANIZAÇÃO 1.1. A competição é organizada pela Associação de Natação

Leia mais

FEDERAÇÃO DE GINÁSTICA DE SANTA CATARINA I COPA ESTADUAL DE GINÁSTICA ARTÍSTICA. Naipe masculino. Argolas - Barra Fixa - Salto - Solo

FEDERAÇÃO DE GINÁSTICA DE SANTA CATARINA I COPA ESTADUAL DE GINÁSTICA ARTÍSTICA. Naipe masculino. Argolas - Barra Fixa - Salto - Solo FEDERAÇÃO DE GINÁSTICA DE SANTA CATARINA I COPA ESTADUAL DE GINÁSTICA ARTÍSTICA 2018 Naipe masculino Argolas - Barra Fixa - Salto - Solo Regulamento Técnico Ginástica Artística Masculino 2 REGULAMENTO

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE GINÁSTICA

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE GINÁSTICA REGULAMENTO TÉCNICO GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA TORNEIO NACIONAL 2017 1. GENERALIDADES O Torneio Nacional é uma competição que tem como objetivo massificar a participação visando o nível de desenvolvimento

Leia mais

FEDERAÇÃO DE GINÁSTICA DE SANTA CATARINA I COPA ESTADUAL DE GINÁSTICA ARTÍSTICA. Naipe masculino. Argolas - Barra Fixa - Salto - Solo

FEDERAÇÃO DE GINÁSTICA DE SANTA CATARINA I COPA ESTADUAL DE GINÁSTICA ARTÍSTICA. Naipe masculino. Argolas - Barra Fixa - Salto - Solo FEDERAÇÃO DE GINÁSTICA DE SANTA CATARINA I COPA ESTADUAL DE GINÁSTICA ARTÍSTICA 2019 Naipe masculino Argolas - Barra Fixa - Salto - Solo Regulamento Técnico Ginástica Artística Masculino 2 REGULAMENTO

Leia mais

Federação Paulista de Ginástica

Federação Paulista de Ginástica Regulamento Específico 2010-2012 Ginástica Artística Feminina PRÉ - INFANTIL C IDADE em 2011: 07 a 10 anos (nascidas em 2001,2002,2003, 2004). COMPOSIÇÃO DA EQUIPE: Uma equipe poderá ser composta de no

Leia mais

POSIÇÃO, COORDENAÇÃO E RESPIRAÇÃO DE COSTAS *

POSIÇÃO, COORDENAÇÃO E RESPIRAÇÃO DE COSTAS * POSIÇÃO, COORDENAÇÃO E RESPIRAÇÃO DE COSTAS * Autor: Antônio Hernández Tradução: Leonardo de A. Delgado POSIÇÃO DO CORPO A cabeça se manterá de maneira que a superfície da água esteja ao nível da nuca

Leia mais

Unidade IV. Unidade IV. Técnica do Nado Peito

Unidade IV. Unidade IV. Técnica do Nado Peito Técnica da pernada 1. A pernada de peito requer uma boa flexibilidade, Já que, para um bom posicionamento dos pés, no momento da flexão máxima das pernas e no decorrer da extensão, é necessário realizar

Leia mais

Resistência Muscular. Prof. Dr. Carlos Ovalle

Resistência Muscular. Prof. Dr. Carlos Ovalle Resistência Muscular Prof. Dr. Carlos Ovalle Resistência Muscular Resistência muscular é a capacidade de um grupo muscular executar contrações repetidas por período de tempo suficiente para causar a fadiga

Leia mais

2011/2012 FPN REGULAMENTO DE PROVAS DE NÍVEL. Regulamento de Provas Nacionais 1

2011/2012 FPN REGULAMENTO DE PROVAS DE NÍVEL. Regulamento de Provas Nacionais 1 2011/2012 FPN REGULAMENTO DE PROVAS DE NÍVEL Regulamento de Provas Nacionais 1 Índice 1. Âmbito... 2 2. Objectivo... 2 3. Caracterização... 2 4. Destinatários... 3 5. Níveis do Programa... 3 6. Sistema

Leia mais

PROGRAMA TÉCNICO CAMPEONATOS ESTADUAIS 2012

PROGRAMA TÉCNICO CAMPEONATOS ESTADUAIS 2012 PROGRAMA TÉCNICO CAMPEONATOS ESTADUAIS 2012 Diretores Técnicos José Luiz Luz e Lisiane Bergue PROGRAMA TÉCNICO CAMPEONATOS ESTADUAIS 2012 Este regulamento técnico definirá as séries que serão utilizadas

Leia mais

REGULAMENTO DE PROVAS DE SELEÇÃO

REGULAMENTO DE PROVAS DE SELEÇÃO REGULAMENTO DE PROVAS DE SELEÇÃO 2016/2017 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. LOCAL E DATA... 3 3. CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO... 3 4. INSCRIÇÕES... 3 5. PROCEDIMENTOS... 5 6. ACOMPANHAMENTO MUSICAL... 5 7. AVALIAÇÃO...

Leia mais

REGULAMENTO DE PROVAS DE NÍVEL. Regulamento de Provas Nacionais 1

REGULAMENTO DE PROVAS DE NÍVEL. Regulamento de Provas Nacionais 1 REGULAMENTO DE PROVAS DE NÍVEL Regulamento de Provas Nacionais 1 Índice 1. Âmbito... 2 2. Objectivo... 2 3. Caracterização... 2 4. Destinatários... 3 5. Níveis do Programa... 4 6. Sistema de Avaliação...

Leia mais

REGULAMENTO CAMPEONATO ZONAL DE FIGURAS ANNP 2013 / Regulamento de Provas Nacionais 1

REGULAMENTO CAMPEONATO ZONAL DE FIGURAS ANNP 2013 / Regulamento de Provas Nacionais 1 ANNP REGULAMENTO CAMPEONATO ZONAL DE FIGURAS 2013 / 2014 Regulamento de Provas Nacionais 1 1. Organização O presente documento aplica-se ao Campeonato Zonal de Figuras organizado pela Associação de Natação

Leia mais

JOGOS ESCOLARES TV SERGIPE REGULAMENTO ESPECÍFICO

JOGOS ESCOLARES TV SERGIPE REGULAMENTO ESPECÍFICO 1. GENERALIDADES JOGOS ESCOLARES TV SERGIPE REGULAMENTO ESPECÍFICO - 2018 As inscrições serão enviadas para a Organização dos Jogos Escolares e encaminhadas à Federação Sergipana de Ginástica. Será de

Leia mais

Unidade V. Técnica do Nado Borboleta

Unidade V. Técnica do Nado Borboleta Posicionamento do corpo O corpo permanece na horizontal em decubito ventral, e caracteriza-se por ações simultâneas de braços e pernas. Posicionamento da cabeça O rosto fica em contato com a água, mantendo-se

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO GINÁSTICA ACROBÁTICA TORNEIO NACIONAL CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE GINÁSTICA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE GINÁSTICA

REGULAMENTO TÉCNICO GINÁSTICA ACROBÁTICA TORNEIO NACIONAL CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE GINÁSTICA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE GINÁSTICA GENERALIDADES PARTICIPANTES: É aberta a participação no TNGAC a qualquer entidade filiada às Federações ou de alguma forma ligada a estas. Nos estados em que não houver Federação, as entidades estão isentas

Leia mais

FEDERAÇÃO DE GINÁSTICA DE SANTA CATARINA

FEDERAÇÃO DE GINÁSTICA DE SANTA CATARINA CAMPEONATO ESTADUAL DE GINÁSTICA RÍTMICA REGULAMENTO TÉCNICO CONJUNTO 2018 1 GENERALIDADES 1.1 A participação no Campeonato Estadual de Ginástica Rítmica é destinada aos clubes filiados a FGSC. 1.2 As

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO CATEGORIAS MIRIM GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA

REGULAMENTO TÉCNICO CATEGORIAS MIRIM GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA Federação de Ginástica Artística, Rítmica, Trampolim, Aeróbica e Acrobática do Rio Grande do Sul - FGRS. Filiada à Confederação Brasileira de Ginástica Fundada em 05 de novembro de 2013 REGULAMENTO TÉCNICO

Leia mais

Unidade II. Unidade II. Técnica do Nado Crawl

Unidade II. Unidade II. Técnica do Nado Crawl Posicionamento do corpo Permanece na horizontal em decubito ventral, realizando movimentos de rolamentos laterais, em seu eixo longitudinal. Posicionamento da cabeça O rosto fica em contato com a água,

Leia mais

2012/2013 REGULAMENTO DE PROVAS DE NÍVEL. Regulamento de Provas Nacionais 1

2012/2013 REGULAMENTO DE PROVAS DE NÍVEL. Regulamento de Provas Nacionais 1 2012/2013 FPN REGULAMENTO DE PROVAS DE NÍVEL Regulamento de Provas Nacionais 1 Índice 1. Âmbito... 2 2. Objectivo... 2 3. Caracterização... 2 4. Destinatários... 3 5. Níveis do Programa... 4 6. Sistema

Leia mais

Os Estilos de Nados Estilos e Características Gerais

Os Estilos de Nados Estilos e Características Gerais 12/10/2014 Os Estilos de Nados Estilos e Características Gerais Os Estilos Nado Livre (Crawl) Modalidade Olímpica Praticado bem antes do aparecimento da civilização O estilo mais utilizado e mais rápido

Leia mais

FEDERAÇÃO AQUÁTICA DO RIO DE JANEIRO CAMPEONATO ESTADUAL DE CATEGORIAS DE NADO SINCRONIZADO BOTAFOGO FUTEBOL E REGATAS 22 E 23 DE NOVEMBRO DE 2014

FEDERAÇÃO AQUÁTICA DO RIO DE JANEIRO CAMPEONATO ESTADUAL DE CATEGORIAS DE NADO SINCRONIZADO BOTAFOGO FUTEBOL E REGATAS 22 E 23 DE NOVEMBRO DE 2014 FEDERAÇÃO AQUÁTICA DO RIO DE JANEIRO CAMPEONATO ESTADUAL DE CATEGORIAS DE NADO SINCRONIZADO BOTAFOGO FUTEBOL E REGATAS 22 E 23 DE NOVEMBRO DE 2014 SÁBADO 22 DE NOVEMBRO (MANHÃ) PROVA DE FIGURAS JUNIOR,

Leia mais

JOGOS REGIONAIS E ABERTOS 2009

JOGOS REGIONAIS E ABERTOS 2009 JOGOS REGIONAIS E ABERTOS 2009 XXII - DA MODALIDADE DE GINÁSTICA ARTÍSTICA Artigo 121 - Serão realizadas provas nos seguintes aparelhos: a) Provas Femininas: Salto sobre Mesa - Categoria até 14 anos -

Leia mais

Sugestão para Regulamento Técnico 2017 GAM. Categoria Mirim 6 a 8 anos

Sugestão para Regulamento Técnico 2017 GAM. Categoria Mirim 6 a 8 anos Federação de Ginástica Artística, Rítmica, Trampolim, Aeróbica e Acrobática do Rio Grande do Sul - FGRS Aparelhos Informações gerais Filiada à Confederação Brasileira de Ginástica Fundada em 05 de novembro

Leia mais

CAMPEONATO VICÉLIA FLORENZANO. PARTICIPANTES É aberta às ginastas que não tenham participado de Campeonatos oficiais da CBG em 2009 ou anteriores.

CAMPEONATO VICÉLIA FLORENZANO. PARTICIPANTES É aberta às ginastas que não tenham participado de Campeonatos oficiais da CBG em 2009 ou anteriores. CAMPEONATO VICÉLIA FLORENZANO PARTICIPANTES É aberta às ginastas que não tenham participado de Campeonatos oficiais da CBG em 2009 ou anteriores. FAIXA ETÁRIA - 07 e 08 anos, completos no ano da competição

Leia mais

Federação de Ginástica Artística, Rítmica, Trampolim, Aeróbica e Acrobática do Rio Grande do Sul - FGRS.

Federação de Ginástica Artística, Rítmica, Trampolim, Aeróbica e Acrobática do Rio Grande do Sul - FGRS. REGULAMENTO TÉCNICO CATEGORIAS MIRIM E MINI-MIRIM A ginasta deverá optar por apenas um nível em todos os aparelhos NÍVEL 1 DESCRIÇÃO VALOR SALTO VD = 1,00 pontos DOIS SALTOS IGUAIS - VALE O Salto de extensão

Leia mais

REGULAMENTO DE PROVAS DE NÍVEL. Regulamento de Provas Nacionais 1

REGULAMENTO DE PROVAS DE NÍVEL. Regulamento de Provas Nacionais 1 REGULAMENTO DE PROVAS DE NÍVEL Regulamento de Provas Nacionais 1 Índice 1. Âmbito... 2 2. Objectivo... 2 3. Caracterização... 2 4. Destinatários... 3 5. Níveis do Programa... 4 6. Sistema de Avaliação...

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA PRÉ-INFANTIL A

REGULAMENTO TÉCNICO GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA PRÉ-INFANTIL A REGULAMENTO TÉCNICO GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA PRÉ-INFANTIL A Faixa etária - 9 e 10 anos, completos no ano da competição. Provas a) Salto (altura da mesa 1,20 metro); b) Paralelas Assimétricas; c) Trave;

Leia mais

FEDERAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO DE GINÁSTICA

FEDERAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO DE GINÁSTICA CATEGORIAS: - Mirim: 7 e 8 anos, completos no ano da competição. - Pré-infantil: 9 e 10 anos, completos no ano da competição. - Infantil: 11 e 12 anos, completos no ano da competição. - Juvenil: 13 a 15,

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE GINÁSTICA

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE GINÁSTICA Página1 REGULAMENTO TÉCNICO CAMPEONATO BRASILEIRO INDIVIDUAL - 2018 GINÁSTICA RÍTMICA Este Regulamento é regido pelo Código de Pontuação de Ginástica Rítmica da FIG e baseado nos Regulamentos Específicos

Leia mais

REGULAMENTO DO CAMPEONATO BRASILEIRO INTERCLUBES INFANTIL E JUVENIL DE NADO SINCRONIZADO VÁLIDO PARA OS ANOS DE 2017/ 2018 / 2019 / 2020

REGULAMENTO DO CAMPEONATO BRASILEIRO INTERCLUBES INFANTIL E JUVENIL DE NADO SINCRONIZADO VÁLIDO PARA OS ANOS DE 2017/ 2018 / 2019 / 2020 REGULAMENTO DO CAMPEONATO BRASILEIRO INTERCLUBES INFANTIL E JUVENIL DE NADO SINCRONIZADO VÁLIDO PARA OS ANOS DE 2017/ 2018 / 2019 / 2020 Das inscrições Art. 1 o - O Campeonato Brasileiro Interclubes Infantil

Leia mais

Ginástica aeróbica no contexto da ginástica Geral. Prof. Dra. Bruna Oneda

Ginástica aeróbica no contexto da ginástica Geral. Prof. Dra. Bruna Oneda Ginástica aeróbica no contexto da ginástica Geral Prof. Dra. Bruna Oneda Ginástica aeróbica Uma combinação da ginástica clássica com a dança. Esta modalidade não pertence ao calendário olímpico, porém,

Leia mais

COPA MAIRA AVRUCH GA-GNU REGULAMENTO TÉCNICO CATEGORIA ESTREANTES FEMININO NÍVEL 1 DESCRIÇÃO VALOR

COPA MAIRA AVRUCH GA-GNU REGULAMENTO TÉCNICO CATEGORIA ESTREANTES FEMININO NÍVEL 1 DESCRIÇÃO VALOR COPA MAIRA AVRUCH GA-GNU REGULAMENTO TÉCNICO CATEGORIA ESTREANTES FEMININO NÍVEL 1 DESCRIÇÃO VALOR SALTO VD = pontos DOIS SALTOS IGUAIS - VALE O Salto de extensão com MELHOR SALTO trampolim. Aterrissagem

Leia mais

FEDERAÇÃO DE GINÁSTICA DE SANTA CATARINA I COPA ESTADUAL DE GINÁSTICA ARTÍSTICA. Naipe feminino. Salto - Paralelas Assimétricas Trave - Solo

FEDERAÇÃO DE GINÁSTICA DE SANTA CATARINA I COPA ESTADUAL DE GINÁSTICA ARTÍSTICA. Naipe feminino. Salto - Paralelas Assimétricas Trave - Solo FEDERAÇÃO DE GINÁSTICA DE SANTA CATARINA I COPA ESTADUAL DE GINÁSTICA ARTÍSTICA 2019 Naipe feminino Salto - Paralelas Assimétricas Trave - Solo Regulamento Técnico Ginástica Artística Feminina 2 REGULAMENTO

Leia mais

TÉCNICA: BRAÇOS DE COSTAS *

TÉCNICA: BRAÇOS DE COSTAS * TÉCNICA: BRAÇOS DE COSTAS * Autor: Antonio Hernández Tradução: Leonardo de Arruda Delgado A braçada de costas consta de quatro varreduras e uma recuperação: A AÇÃO DOS BRAÇOS Fase Aquática Entrada da Mão

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE GINÁSTICA

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE GINÁSTICA REGULAMENTO TÉCNICO 2018 GINÁSTICA ARTÍSTICA MASCULINA TORNEIO NACIONAL GENERALIDADES PARTICIPANTES: A participação no TORNEIO NACIONAL de GINÁSTICA ARTÍSTICA MASCULINA (TNGAM) é aberta a qualquer entidade

Leia mais

TÉCNICAS E EXERCÍCIOS DO ESTILO COSTAS * Autor: Antonio Hernández Tradução: Leonardo de Arruda Delgado

TÉCNICAS E EXERCÍCIOS DO ESTILO COSTAS * Autor: Antonio Hernández Tradução: Leonardo de Arruda Delgado TÉCNICAS E EXERCÍCIOS DO ESTILO COSTAS * Autor: Antonio Hernández Tradução: Leonardo de Arruda Delgado Neste artigo você encontrará o índice das técnicas e exercícios disponíveis para o estilo costas.

Leia mais

REGULAMENTO DE PROVAS DE NÍVEL. Regulamento de Provas Nacionais 1

REGULAMENTO DE PROVAS DE NÍVEL. Regulamento de Provas Nacionais 1 REGULAMENTO DE PROVAS DE NÍVEL Regulamento de Provas Nacionais 1 Índice 1. Âmbito... 3 2. Objectivo... 3 3. Caracterização... 3 4. Destinatários... 3 5. Níveis do Programa... 4 6.Sistema de Avaliação...

Leia mais

REGULAMENTO DE PROVAS DE NÍVEL. Regulamento de Provas Nacionais 1

REGULAMENTO DE PROVAS DE NÍVEL. Regulamento de Provas Nacionais 1 REGULAMENTO DE PROVAS DE NÍVEL Regulamento de Provas Nacionais 1 Índice 1. Âmbito... 3 2. Objectivo... 3 3. Caracterização... 4 4. Destinatários... 4 5. Níveis do Programa... 5 6.Sistema de Avaliação...

Leia mais

REGULAMENTO DE COMPETIÇÕES NACIONAIS

REGULAMENTO DE COMPETIÇÕES NACIONAIS REGULAMENTO DE COMPETIÇÕES NACIONAIS 2018/2019 1 ÍNDICE DISPOSIÇÕES GERAIS... 3 1. INTRODUÇÃO... 3 2. QUADRO COMPETITIVO E DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO... 3 3. PARTICIPAÇÃO... 3 4. PARTICIPANTES... 4 5. CATEGORIAS...

Leia mais

REGULAMENTOS DOS TORNEIOS GAÚCHOS DE PATINAÇÃO ARTÍSTICA 2016:

REGULAMENTOS DOS TORNEIOS GAÚCHOS DE PATINAÇÃO ARTÍSTICA 2016: REGULAMENTOS DOS TORNEIOS GAÚCHOS DE PATINAÇÃO ARTÍSTICA 2016: TORNEIO GAUCHO de INICIANTES TORNEIO ESTADUAL de ASPIRANTES: NÍVEL1 E NIVEL2 (CBHP) REGULAMENTO BÁSICO Os atletas que competiram nos Campeonatos

Leia mais

UM PROGRAMA DE GINÁSTICA PARA CORONARIOPATAS Coletânea de Exercícios Sugeridos*

UM PROGRAMA DE GINÁSTICA PARA CORONARIOPATAS Coletânea de Exercícios Sugeridos* UM PROGRAMA DE GINÁSTICA PARA CORONARIOPATAS Coletânea de Exercícios Sugeridos* Heinz Liesen** UNITERMOS: Ginástica especial. Cardiopatas. Os exercícios sâo organizados de maneira a trabalhar as diversas

Leia mais

REGULAMENTO DE COMPETIÇÕES NACIONAIS 2019/2020

REGULAMENTO DE COMPETIÇÕES NACIONAIS 2019/2020 REGULAMENTO DE COMPETIÇÕES NACIONAIS 2019/2020 1 ÍNDICE DISPOSIÇÕES GERAIS... 4 1. INTRODUÇÃO... 4 2. QUADRO COMPETITIVO E DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO... 4 3. PARTICIPAÇÃO... 4 4. PARTICIPANTES... 5 5. CATEGORIAS...

Leia mais

LIGA DE GINÁSTICA ARTÍSTICA ESCOLAR - LGE 2019 REGULAMENTO ESPECÍFICO

LIGA DE GINÁSTICA ARTÍSTICA ESCOLAR - LGE 2019 REGULAMENTO ESPECÍFICO Objetivo Incentivar e divulgar a prática da Ginástica Artística, orientando para um trabalho de base, mantendo um intercâmbio e motivando as crianças das equipes participantes. Organização A Liga de Ginástica

Leia mais

REGULAMENTO DE PROVAS DE NÍVEL. Regulamento de Provas Nacionais 1

REGULAMENTO DE PROVAS DE NÍVEL. Regulamento de Provas Nacionais 1 REGULAMENTO DE PROVAS DE NÍVEL Regulamento de Provas Nacionais 1 Índice 1. Âmbito... 3 2. Objectivo... 3 3. Caracterização... 3 4. Destinatários... 3 5. Níveis do Programa... 4 6.Sistema de Avaliação...

Leia mais

REGULAMENTO DE PROVAS DE NÍVEL. Regulamento de Provas Nacionais 1

REGULAMENTO DE PROVAS DE NÍVEL. Regulamento de Provas Nacionais 1 REGULAMENTO DE PROVAS DE NÍVEL Regulamento de Provas Nacionais 1 Índice 1. Âmbito... 3 2. Objectivo... 3 3. Caracterização... 3 4. Destinatários... 3 5. Níveis do Programa... 4 6.Sistema de Avaliação...

Leia mais

PATINAÇÃO ARTÍSTICA. TORNEIO GAÚCHO de INICIANTES TORNEIO ESTADUAL de ASPIRANTES: NÍVEL1 E NIVEL2 (CBHP) REGULAMENTO TÉCNICO

PATINAÇÃO ARTÍSTICA. TORNEIO GAÚCHO de INICIANTES TORNEIO ESTADUAL de ASPIRANTES: NÍVEL1 E NIVEL2 (CBHP) REGULAMENTO TÉCNICO PATINAÇÃO ARTÍSTICA TORNEIO GAÚCHO de INICIANTES TORNEIO ESTADUAL de ASPIRANTES: NÍVEL1 E NIVEL2 (CBHP) REGULAMENTO TÉCNICO VÁLIDO PARA A TEMPORADA 2017 Página 1 de 6 REGULAMENTOS DOS TORNEIOS GAÚCHOS

Leia mais

TAÇA BRASIL DE GINÁSTICA RÍTMICA 2018

TAÇA BRASIL DE GINÁSTICA RÍTMICA 2018 TAÇA BRASIL DE GINÁSTICA RÍTMICA 2018 DATA: 08 e 09/09/2018 LOCAL: São Paulo Futebol Clube Regulamento Geral OBJETIVOS: - Difundir e estimular a prática da Ginástica Rítmica, no Brasil, para um nível de

Leia mais

[Type text] [Type text] [Type text] FPN 9º FESTIVAL DE ESTRELAS DO MAR 7 E 8 DE JUNHO CORUCHE CADERNO DE ENCARGOS FESTIVAL DE ESTRELAS 1

[Type text] [Type text] [Type text] FPN 9º FESTIVAL DE ESTRELAS DO MAR 7 E 8 DE JUNHO CORUCHE CADERNO DE ENCARGOS FESTIVAL DE ESTRELAS 1 [Type text] [Type text] [Type text] FPN 9º FESTIVAL DE ESTRELAS DO MAR 7 E 8 DE JUNHO CORUCHE CADERNO DE ENCARGOS FESTIVAL DE ESTRELAS 1 REGULAMENTO ÂMBITO O presente regulamento aplica-se ao 9º Festival

Leia mais

ASPECTOS TÉCNICOS DO NADO CRAWL

ASPECTOS TÉCNICOS DO NADO CRAWL ASPECTOS TÉCNICOS DO NADO CRAWL MÉTODOS DE ENSINO OBJETIVOS É indispensável que o professor apresente recursos didáticos, e contemplados nos métodos de ensino. Assim o professor conduz a aprendizagem com

Leia mais

Anexo ao documento orientador do MS Fichas Técnicas explicativas das provas.

Anexo ao documento orientador do MS Fichas Técnicas explicativas das provas. ANEXOS Anexo ao documento orientador do MS 2018 1 Tabelas de referência; 2 - Fichas Técnicas explicativas das provas. 2 Tabela de Referência Mega Sprinter (40 metros) FEMININO MASCULINO INFANTIS A INFANTIS

Leia mais

REGULAMENTO DE COMPETIÇÕES NACIONAIS

REGULAMENTO DE COMPETIÇÕES NACIONAIS REGULAMENTO DE COMPETIÇÕES NACIONAIS 2018/2019 1 ÍNDICE DISPOSIÇÕES GERAIS... 3 1. INTRODUÇÃO... 3 2. QUADRO COMPETITIVO E DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO... 3 3. PARTICIPAÇÃO... 3 4. PARTICIPANTES... 4 5. CATEGORIAS...

Leia mais

[Type text] [Type text] [Type text] FESTIVAL ESTRELAS DO MAR 10 E 11 DE JUNHO 2017 FPN CADERNO DE ENCARGOS FESTIVAL DE ESTRELAS 1

[Type text] [Type text] [Type text] FESTIVAL ESTRELAS DO MAR 10 E 11 DE JUNHO 2017 FPN CADERNO DE ENCARGOS FESTIVAL DE ESTRELAS 1 [Type text] [Type text] [Type text] FPN FESTIVAL ESTRELAS DO MAR 10 E 11 DE JUNHO 2017 CADERNO DE ENCARGOS FESTIVAL DE ESTRELAS 1 REGULAMENTO ÂMBITO O presente regulamento aplica-se ao 12º Festival de

Leia mais

REGULAMENTO DE COMPETIÇÕES NACIONAIS

REGULAMENTO DE COMPETIÇÕES NACIONAIS 2012/2013 FPN REGULAMENTO DE COMPETIÇÕES NACIONAIS Regulamento de Provas Nacionais 1 Índice DISPOSIÇÕES GERAIS... 2 1. Introdução... 2 2. Quadro Competitivo... 2 3. Participação... 2 4. Inscrições... 3

Leia mais

Fernando Navarro descreve muito bem em seu livro "Para o Domínio da Natação" uma série de regras básicas.

Fernando Navarro descreve muito bem em seu livro Para o Domínio da Natação uma série de regras básicas. TERCEIRA PARTE: ESTILO PEITO * O estilo de braça ou braça de peito, como era chamado antes, é o mais antigo dos estilos de natação. É, ademais o mais conhecido também, já que era associado ao nado da rã.

Leia mais

ANEXO VII NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA REALIZAÇÃO DAS PROVAS DA AVALIAÇÃO FÍSICA - TAF

ANEXO VII NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA REALIZAÇÃO DAS PROVAS DA AVALIAÇÃO FÍSICA - TAF ANEXO VII NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA REALIZAÇÃO DAS PROVAS DA AVALIAÇÃO FÍSICA - TAF PROVA DE FLEXÃO DE BRAÇO NA BARRA FIXA BARRA (SOMENTE PARA O SEXO MASCULINO) Os procedimentos a serem adotados pelo

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO FEST GYM GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA

REGULAMENTO TÉCNICO FEST GYM GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA Federação de Ginástica Artística, Rítmica, Trampolim, Aeróbica e Acrobática do Rio Grande do Sul - FGRS. Filiada à Confederação Brasileira de Ginástica Fundada em 05 de novembro de 2013 REGULAMENTO TÉCNICO

Leia mais

08 a 10 setembro de 2017 Local: GINÁSIO MUNICIPAL ARMANDO CUNHA Av. das Américas, 550 Casqueiro Cubatão/SP

08 a 10 setembro de 2017 Local: GINÁSIO MUNICIPAL ARMANDO CUNHA Av. das Américas, 550 Casqueiro Cubatão/SP Patrocínio 08 a 10 setembro de 2017 Local: GINÁSIO MUNICIPAL ARMANDO CUNHA Av. das Américas, 550 Casqueiro Cubatão/SP Apoio Realização ARTIGO I Nome: ARTIGO I Nome: Copa Metropolitana de Ginástica Artística

Leia mais

NÍVEIS DE ENSINO. - retirar eventuais receios do contacto com a. O aluno: água;

NÍVEIS DE ENSINO. - retirar eventuais receios do contacto com a. O aluno: água; NÍVEIS DE ENSINO OBJETIVOS GERAIS E CRITÉRIOS DE ÊXITO Nível de Aprendizagem Objetivos Gerais Critérios de êxito - retirar eventuais receios do contacto com a * aceita a água na cara, cabeça e ouvidos;

Leia mais

Fundamentos do Futebol

Fundamentos do Futebol Fundamentos do Futebol Sumário Apresentação Capítulo 1 O passe 1.1 Passe Simples 1.2 Passe Peito do pé 1.3 Passe com a lateral externa do pé 1.4 Passe de cabeça 1.5 Passe de Calcanhar 1.6 Passe de bico

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO 2017 GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA PROGRAMA COMPETITIVO CATEGORIA PRÉ-INFANTIL

REGULAMENTO TÉCNICO 2017 GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA PROGRAMA COMPETITIVO CATEGORIA PRÉ-INFANTIL REGULAMENTO TÉCNICO 2017 GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA PROGRAMA COMPETITIVO CATEGORIA PRÉ-INFANTIL Ginastas nascidos em 2008, 2007 e 2006. Bases Técnicas PROGRAMA OBRIGATÓRIO Séries 01, 02 e 03 Aparelhos

Leia mais

UNIDADE DIDÁCTICA DE ATLETISMO

UNIDADE DIDÁCTICA DE ATLETISMO ESCOLA BÁSICA DO 2º E 3º CICLOS MARQUÊS DE POMBAL EDUCAÇÃO FÍSICA UNIDADE DIDÁCTICA DE ATLETISMO DOCUMENTO DE APOIO 6º ANO Caracterização da Modalidade O atletismo pode ser dividido em cinco sectores:

Leia mais

[Type text] [Type text] [Type text] FESTIVAL ESTRELAS DO MAR 16 E 17 DE JUNHO 2018 FPN CADERNO DE ENCARGOS FESTIVAL DE ESTRELAS 1

[Type text] [Type text] [Type text] FESTIVAL ESTRELAS DO MAR 16 E 17 DE JUNHO 2018 FPN CADERNO DE ENCARGOS FESTIVAL DE ESTRELAS 1 [Type text] [Type text] [Type text] FPN FESTIVAL ESTRELAS DO MAR 16 E 17 DE JUNHO 2018 CADERNO DE ENCARGOS FESTIVAL DE ESTRELAS 1 REGULAMENTO ÂMBITO O presente regulamento aplica-se ao 13º Festival de

Leia mais

LANÇAMENTO DO PESO Técnica Rectilínea Sequência Completa

LANÇAMENTO DO PESO Técnica Rectilínea Sequência Completa LANÇAMENTO DO PESO Técnica Rectilínea Sequência Completa PREPARATION GLIDE DELIVERY RECOVERY DESCRIÇÃO DAS VÁRIAS FASES A Técnica Rectilínea do Lançamento do Peso está dividida nas seguintes fases:,, e.

Leia mais

REGULAMENTO. Difundir, democratizar e incentivar a prática da natação; Proporcionar o desenvolvimento do desporto nas diferentes faixas etárias.

REGULAMENTO. Difundir, democratizar e incentivar a prática da natação; Proporcionar o desenvolvimento do desporto nas diferentes faixas etárias. 30 de junho de 2013 Realização: Centro Universitário Univates Rua Avelino Tallini, 171 Bairro Universitário CEP 95900-000 Lajeado RS Brasil Telefone: (51) 3714-7000 Ramal: 5805 www.univates.br///esportes/natacao

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO TORNEIO ESTADUAL GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA

REGULAMENTO TÉCNICO TORNEIO ESTADUAL GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA Federação de Ginástica Artística, Rítmica, Trampolim, Aeróbica e Acrobática do Rio Grande do Sul - FGRS. Filiada à Confederação Brasileira de Ginástica Fundada em 05 de novembro de 2013 REGULAMENTO TÉCNICO

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE GINÁSTICA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE GINÁSTICA TORNEIO NACIONAL GENERALIDADES. Regulamento Geral - ART.

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE GINÁSTICA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE GINÁSTICA TORNEIO NACIONAL GENERALIDADES. Regulamento Geral - ART. 1. GENERALIDADES TORNEIO NACIONAL 2018 O Torneio Nacional é uma competição que tem como objetivo difundir a prática da Ginástica Artística a nível nacional, oferecendo a oportunidade de participação, independente

Leia mais

REGULAMENTO TORNEIO AGA DE GINÁSTICA ACROBÁTICA

REGULAMENTO TORNEIO AGA DE GINÁSTICA ACROBÁTICA ASSOCIAÇÃO DE GINÁSTICA DO ALGARVE REGULAMENTO TORNEIO AGA DE GINÁSTICA ACROBÁTICA Parceiro: 2019 Associação Algarvia de Pais e Amigos de Crianças Diminuídas Mentais 1 Regulamento para o Torneio AGA de

Leia mais

O corpo em repouso somente entra em movimento sob ação de forças Caminhada em bipedia = pêndulo alternado A força propulsiva na caminhada é a força

O corpo em repouso somente entra em movimento sob ação de forças Caminhada em bipedia = pêndulo alternado A força propulsiva na caminhada é a força O corpo em repouso somente entra em movimento sob ação de forças Caminhada em bipedia = pêndulo alternado A força propulsiva na caminhada é a força de reação exercida pelo piso sobre os pés. Um corpo em

Leia mais

2. Existe uma categoria aberta na Women s Physique Master (idade acima de 35 anos) em competições mundiais.

2. Existe uma categoria aberta na Women s Physique Master (idade acima de 35 anos) em competições mundiais. A categoria Women's Physique foi oficialmente reconhecida como uma nova disciplina esportiva pelo Conselho Executivo da IFBB e o Congresso da IFBB em 11 de novembro de 2012 (Guayaquil-Equador). A categoria

Leia mais

LIGA DE GINÁSTICA ARTÍSTICA ESCOLAR - LGE REGULAMENTO ESPECÍFICO 2017

LIGA DE GINÁSTICA ARTÍSTICA ESCOLAR - LGE REGULAMENTO ESPECÍFICO 2017 Objetivo Incentivar e divulgar a prática da Ginástica Artística, orientando para um trabalho de base, mantendo um intercâmbio e motivando as crianças das equipes participantes. Organização A Liga de Ginástica

Leia mais