COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental 9 Ano Prof.º: Lauciene Lopes Disciplina Litertatura Aluno (a):. No.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental 9 Ano Prof.º: Lauciene Lopes Disciplina Litertatura Aluno (a):. No."

Transcrição

1 COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental 9 Ano Prof.º: Lauciene Lopes Disciplina Litertatura Aluno (a):. No. Trabalho de Recuperação Entrega: 14/07/ % Orientações: - Responder manuscrito; - Cópias de colegas, entrega com atraso, letra ilegível, deixar de responder alguma questão e o não cumprimento de orientações passadas pelo professor, acarretará no desconto de nota; - O trabalho deve conter capa com o tema: trabalho de recuperação, nome do aluno e disciplina; - O prazo para realização da primeira etapa da recuperação é o mesmo do recesso escolar (30 dias); - CÓPIAS DA INTERNET SERÃO DESCONSIDERADAS E SEU TRABALHO SERÁ ANULADO Questão 1 A respeito da poesia de Vinicius de Moraes, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada afirmação a seguir. ( ) Sob a forma de soneto, privilegia temáticas líricas, sobretudo o amor e sua múltiplas manifestações. ( ) Celebra a sensualidade com versos que apresentam imagens a respeito do sexo e do corpo. ( ) O cunho erótico dos poemas exclui a experiência mística do amor. A sequência correta é a) V - F - F. b) V - V - F. c) F - V - F. d) V - F - V. e) F - F - V. Questão 2 Leia o poema e marque Vou F: Rosa de Hiroshima Pensem nas crianças Mudas telepáticas Pensem nas meninas Cegas inexatas Pensem nas mulheres Rotas alteradas Pensem nas feridas Como rosas cálidas Mas, oh, não se esqueçam Da rosa da rosa Da rosa de Hiroshima A rosa hereditária A rosa radioativa Estúpida e inválida A rosa com cirrose A anti-rosa atômica Sem cor sem perfume Sem rosa, sem nada

2 Vinicius de Moraes a( ) O poema tem 20 estrofes e um verso. b( ) No poema é possível observar a referência sobre um tema, que causou comoção mundial. c ( ) Não é possível perceber a presença de rimas no poema. d ( ) No poema há uma única estrofe. e ( ) A estrofe do poema é classificada como irregular. Questão 3 Marque a V ou F, sobre a teoria do gênero poesia. a ) As estrofes de qualquer poesia podem se classificarem quanto ao número de versos. b ) Uma estrofe com cinco versos é classificada como quinta. c ) Uma estrofe com seis versos é uma sextilha. d ) Não existe poesia com apenas uma estrofe. e ) Uma estrofe com mais de 10 versos não é irregular. Questão 4 ( 4% ) Leia o poema da questão 2 e em seguida elabore uma parágrafo interpretativo, sobre o que foi possível compreender. Questão 5 Vinícius de Moraes é um poeta especialista em produzir sonetos. Todo soneto tem a mesma estrutura. Qual é a estrutura de todo soneto? Questão 6 Elabore um parágrafo explicando o que você entende que é Literatura.

3 ANÁLISE DA OBRA LITERÁRIA A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS Quando a Morte conta uma história, você deve parar para ler. Questão 1 Observe estes trechos retirados do livro A menina que roubava livros. A Alemanha nazista. Uma menina com um irmão morto. Um livro preto com letras prateadas. Neve. Dois pais de criação. A mulher com punhos de ferro. O enrolador de cigarros. Um judeu escondido no porão. Palavras......e bombas. As labaredas cor de laranja acenavam para a multidão, à medida que papel e tinta se dissolviam dentro delas. Palavras em chamas eram arrancadas de suas frases.

4 O cenário escolhido pelo autor de A menina que roubava livros é o da Alemanha Nazista, uma época marcada pela destruição, perseguição, pelo desespero e desamparo. Todos aqueles que viveram o período da Segunda Guerra Mundial tiveram suas vidas afetadas, direta ou indiretamente. Liesel Meminger, uma garota de apenas 10 anos, foi uma das poucas sobreviventes em meio a este tempo de dilaceramento da espécie humana. Em que sentido a Guerra afetou a vida da garota? Quais foram os fatores que contribuíram para que Leisel conseguisse, por fim, superar esta fase conturbada e de constantes transformações em sua vida? Questão 2 Observe o trecho a seguir com atenção: Ele era o maluco que se pintava de preto e derrotava o mundo inteiro. Ela era a roubadora de livros que não tinha palavras. Mas acredite, as palavras estavam a caminho, e, quando chegassem, ela as seguiria com as mãos feito nuvens, e as torceria como chuva. A narrativa de A menina que roubava livros, como o título já sugere, é marcada por sucessivos furtos, os quais fizeram parte da vida de Leisel durante toda a sua transição da infância para a adolescência. De que forma os livros roubados pela menina foram importantes no processo de adaptação a sua nova vida, bem como aos trágicos acontecimentos causados pela Segunda Guerra Mundial? Como as palavras interferiram na consolidação do caráter da roubadora de livros? Questão 3 O romance tem como personagem principal Leisel Meminger, uma menina que já encontrou a morte três vezes, e conseguiu escapar deste destino nas três. Desta forma, a Morte resolve contar a trajetória da roubadora de livros, após afeiçoar-se a menina e rastrear suas pegadas de 1939 a 1943.

5 Redija um parágrafo comentando os motivos que levaram a Morte a escolher a história de Leisel para contar, destacando os pontos que revelam a importância da menina no processo de desenvolvimento da humanidade. Questão 4 No decorrer da narrativa, a figura paterna de Hans Hubermann torna-se essencial no processo que dá um novo sentido a existência de Leisel. O pai adotivo, sendo um pintor desempregado, passava longos períodos de tempo na companhia da garota, mostrando-se muito amável e bondoso. Explique de que forma Hans teve uma passagem determinante e significativa na vida de Leisel. Utilize trechos do livro para complementar a sua resposta. Questão 5. UMA ÚLTIMA NOTA DE SUA NARRADORA. Os seres humanos me assombram. O trecho acima foi retirado da passagem final do livro A menina que roubava livros. A história tem como narradora a Morte, que é louvada a contar a sua sina em meio a um período conturbado, marcado pelo horror de tantas vidas destroçadas. A morte acompanha Leisel Meminger ao longo dos anos e vê na garota um ícone para toda a humanidade. Indique a contradição existente entre a afirmação do trecho retirado do romance e o conceito de grande parte da população em relação à morte. Em seguida, explique em que sentido a narradora afirma que a humanidade a assombra, tendo como referência o período de guerra em que se passa o livro.

6 Questão 6 No decorrer da narrativa, a qual tem como plano de fundo a Segunda Guerra Mundial, é perceptível algumas alusões a temas muito comuns na atualidade, como a fome, a descriminação racial, a perseguição em massa e a violência. Indique ao menos 3 passagens do livro em que estas temáticas se fazem presentes e comente sobre a forma com a qual elas refletem nos dias atuais. Questão 7 Leisel ao longo da sua trajetória teve ao seu lado companheiros que a auxiliaram em sua busca constante pelo mundo das palavras, o qual reconcilia e grava a essência de sua existência. Sendo eles, entre outros, Rudy Steiner, seu amigo e enamorado; Max Vandenburg, um hóspede soterrado em traumas no porão de sua casa e a mulher do prefeito, que a fornecia muitos livros. Escolha um destes personagens e escreva um parágrafo comentando a sua importância para o desenvolvimento da narrativa, comprovando com trechos do livro. - Questão 8 Leia o trecho extraído do livro A menina que roubava livros: Sim, lembro-me dela com freqüência (Leisel) e, num de meu vasto sortimento de bolsos, guardei sua história para contar. É uma dentre a pequena legião que carrego, cada qual extraordinária por si só. Cada qual uma tentativa uma tentativa que é um salto gigantesco de me provar que você e a sua existência humana valem a pena. A protagonista da história, Leisel, no decorrer da mesma foi perseguida pela Morte, driblando-a, ilustrando-a, vivenciando-a e sobrevivendo. Afinal, a menina conseguiu provar para a narradora que ela e a sua existência humana realmente valem a pena. A partir desta análise, faça um pequeno texto argumentando sobre os aspectos essenciais que não poderiam se fazer ausentes na humanidade como um todo.

7 Questão 9 Elabore um resumo capítulo a capítulo dos seguintes Livros: A droga da Obediência;/ A Culpa é das estrelas. Os resumos devem ter: Muito capricho

8 Espera tu pelo Senhor; anima-te, e fortalece o teu coração; espera, pois, pelo Senhor. Salmos 27:14

1) Com base no heredograma a seguir, qual a característica dos indivíduos 2 e 3 da geração III?

1) Com base no heredograma a seguir, qual a característica dos indivíduos 2 e 3 da geração III? Aluno(a): nº: Turma: Nota Ano: 8º Ano E.F. Data: /12/2017 Trabalho Recuperação Professor(a): Gel Matéria: Ciências Valor: 30,0 Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não use corretivo.

Leia mais

COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental 6 Ano Prof.º: Lauciene Lopes Disciplina Literatura Aluno (a):. No.

COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental 6 Ano Prof.º: Lauciene Lopes Disciplina Literatura Aluno (a):. No. COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental 6 Ano Prof.º: Lauciene Lopes Disciplina Literatura Aluno (a):. No. Trabalho de Recuperação Entrega: 14/07/2014 30% Orientações: - Responder manuscrito; - Cópias de colegas,

Leia mais

A METÁFORA COMO ACONTECIMENTO EM A ROSA DE HIROXIMA

A METÁFORA COMO ACONTECIMENTO EM A ROSA DE HIROXIMA A METÁFORA COMO ACONTECIMENTO EM A ROSA DE HIROXIMA Isabel Cristina Ferreira Teixeira 1 Charlusa Camargo Montezano 2 Douglas Ferreira Soares 3 Larissa do Prado Martins 4 Maria Eduarda Osório Macedo 5 Resumo:

Leia mais

COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental 6 Ano Prof.º: Lauciene Lopes Disciplina REDAÇÃO Aluno (a):. No.

COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental 6 Ano Prof.º: Lauciene Lopes Disciplina REDAÇÃO Aluno (a):. No. COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental 6 Ano Prof.º: Lauciene Lopes Disciplina REDAÇÃO Aluno (a):. No. Trabalho de Recuperação Entrega: 14/07/2014 30% Orientações: - Responder manuscrito; - Cópias de colegas,

Leia mais

Francês 1 a 4 História 5 a 8 Geografia 9 a 12

Francês 1 a 4 História 5 a 8 Geografia 9 a 12 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso. Se, em qualquer outro local deste Caderno, você assinar,

Leia mais

Ensino Médio - Unidade Parque Atheneu Professor (a): Kellyda Martins de Carvalho Aluno (a): Série: 3ª Data: / / LISTA DE LITERATURA.

Ensino Médio - Unidade Parque Atheneu Professor (a): Kellyda Martins de Carvalho Aluno (a): Série: 3ª Data: / / LISTA DE LITERATURA. Ensino Médio - Unidade Parque Atheneu Professor (a): Kellyda Martins de Carvalho Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2016. LISTA DE LITERATURA Orientações: - A lista deverá ser respondida na própria folha impressa

Leia mais

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. Professor Eustáquio Vidigal

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. Professor Eustáquio Vidigal SEGUNDA GUERRA MUNDIAL Professor Eustáquio Vidigal www.centroestrategia.com.br Antecedentes da Segunda Guerra Tratado de Versalhes Liga das Nações Ditaduras Internacionais: ü Japão ü Itália ü Alemanha

Leia mais

REDAÇÃO I N S T R U Ç Õ E S

REDAÇÃO I N S T R U Ç Õ E S REDAÇÃO I N S T R U Ç Õ E S 1. Confira o número do(a) candidato(a), o local, o setor, o grupo e a ordem indicados na folha de redação, a qual NÃO deverá ser assinada. 2. Leia e observe atentamente as Propostas

Leia mais

COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental 8 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Geometria Aluno (a):. No.

COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental 8 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Geometria Aluno (a):. No. COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental 8 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Geometria Aluno (a):. No. Trabalho de Recuperação Data: / 12/2016 Valor: Orientações: -Responder manuscrito; -Cópias de colegas, entrega

Leia mais

A casa do Oscar era o sonho da família. Havia o terreno para os lados da Iguatemi, havia o anteprojeto, presente do próprio, havia a promessa de que

A casa do Oscar era o sonho da família. Havia o terreno para os lados da Iguatemi, havia o anteprojeto, presente do próprio, havia a promessa de que A casa do Oscar era o sonho da família. Havia o terreno para os lados da Iguatemi, havia o anteprojeto, presente do próprio, havia a promessa de que um belo dia iríamos morar na casa do Oscar. Cresci cheio

Leia mais

ALUNO (A): Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna PRODUÇÃO TEXTUAL.

ALUNO (A): Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna PRODUÇÃO TEXTUAL. PRODUÇÃO TEXTUAL 3. ANO 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna Você está recebendo o seu quarto CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Nele, você continuará registrando, de maneira

Leia mais

Data de entrega ª feira

Data de entrega ª feira A3 T.P. sobre Poema e Poesia 9º ano Prof.ª. Dricka 1 Nomes: 1. 2. 3. 4. 5. 6. Professora: Adriana ( Dricka ) Os Poemas Os poemas são pássaros que chegam não se sabe de onde e pousam no livro que lês. Quando

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA TEXTO 1. De onde vem a narradora e protagonista do texto? (0,4) 2. Para a autora o que apagava as lembranças de sua infância? (0,4) 3. Retire do texto dois

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE IVAIPORÃ-PR PROGRAMA INTERSETORIAL DE ENFRENTAMENTO ÀS SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIAS

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE IVAIPORÃ-PR PROGRAMA INTERSETORIAL DE ENFRENTAMENTO ÀS SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIAS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE IVAIPORÃ-PR PROGRAMA INTERSETORIAL DE ENFRENTAMENTO ÀS SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIAS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE IVAIPORÃ-PR Nova estratégia de gestão em redes em matéria

Leia mais

PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre

PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre Disciplina: Química Professor: Peterson Dias PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre - 2017 2015 1ª série E.M. Objetivo: Favorecer ao aluno nova oportunidade para superar as dificuldades apresentadas

Leia mais

Aluno (a): Para as questões de Ciências Exatas têm que ser apresentados os respectivos cálculos.

Aluno (a): Para as questões de Ciências Exatas têm que ser apresentados os respectivos cálculos. Educa teu filho no caminho que deve andar, e quando grande não se desviará dele Prov.22.6 Bateria de Exercícios Data: 17/06/2016 Turma: 9º Ano Área II Aluno (a): Prezado aluno caso prefira responder na

Leia mais

Matemática 1 a 4 História 5 a 8 Geografia 9 a 12

Matemática 1 a 4 História 5 a 8 Geografia 9 a 12 1 3 4 5 6 7 8 9 Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso. Se, em qualquer outro local deste Caderno, você assinar, rubricar,

Leia mais

COLÉGIO PENTÁGONO UNIDADE PARQUE NOME: 7 ANO TRABALHO DE RECUPERAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: KELLY ROSA

COLÉGIO PENTÁGONO UNIDADE PARQUE NOME: 7 ANO TRABALHO DE RECUPERAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: KELLY ROSA COLÉGIO PENTÁGONO UNIDADE PARQUE NOME: 7 ANO TRABALHO DE RECUPERAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: KELLY ROSA SANTO ANDRÉ 2017 INSTRUÇÕES Valor: 2,0 pontos. 1. Este trabalho contém 10 questões. Verifique

Leia mais

EXERCÍCIOS- HIROSHIMA- FUKUSHIMA

EXERCÍCIOS- HIROSHIMA- FUKUSHIMA EXERCÍCIOS- HIROSHIMA- FUKUSHIMA 1. (Upe 2014) Leia o texto a seguir: O terremoto e o Tsunami, que devastaram o Japão, em 11 de março de 2011, comprometeram o sistema de refrigeração dos reatores na usina

Leia mais

MODERNISMO 2ª FASE. Profa Giovana Uggioni Silveira

MODERNISMO 2ª FASE. Profa Giovana Uggioni Silveira MODERNISMO 2ª FASE Profa Giovana Uggioni Silveira CONTEXTO HISTÓRICO MUNDO: QUEDA DA BOLSA DE NOVA IORQUE FORTALECIMENTO DOS REGIMES TOTALITARISTAS 2ª GUERRA MUNDIAL BRASIL: FIM DA REPÚBLICA CAFÉ COM LEITE

Leia mais

Modernismo 2ª Fase - Poesia

Modernismo 2ª Fase - Poesia Modernismo 2ª Fase - Poesia Texto I O filho do século Nunca mais andarei de bicicleta Nem conversarei no portão Com meninas de cabelos cacheados Adeus valsa "Danúbio Azul" Adeus tardes preguiçosas Adeus

Leia mais

Os gêneros literários. Literatura Brasileira 3ª série EM Prof.: Flávia Guerra

Os gêneros literários. Literatura Brasileira 3ª série EM Prof.: Flávia Guerra Os gêneros literários Literatura Brasileira 3ª série EM Prof.: Flávia Guerra Os gêneros literários O termo gênero é utilizado para determinar um conjunto de obras que apresentam características semelhantes

Leia mais

- ATOMÍSTICA Folha 03 João Roberto Mazzei

- ATOMÍSTICA Folha 03 João Roberto Mazzei 01- (UFRJ 2005) Um professor decidiu decorar seu laboratório com um "relógio de Química" no qual, no lugar das horas, estivessem alguns elementos, dispostos de acordo com seus respectivos números atômicos,

Leia mais

Luiz Gonzaga. Chuva e sol Poeira e carvão Longe de casa Sigo o roteiro Mais uma estação E a alegria no coração. 2º Bimestre 2018 Português/Jhonatta

Luiz Gonzaga. Chuva e sol Poeira e carvão Longe de casa Sigo o roteiro Mais uma estação E a alegria no coração. 2º Bimestre 2018 Português/Jhonatta Português/Jhonatta Minha vida é andar por este país Pra ver se um dia descanso feliz Guardando as recordações Das terras onde passei Andando pelos sertões E dos amigos que lá deixei Chuva e sol Poeira

Leia mais

COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental 9 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Matemática Aluno (a):. No.

COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental 9 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Matemática Aluno (a):. No. COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental 9 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Matemática Aluno (a):. No. Trabalho de Recuperação Data: / 12/2016 Valor: Orientações: -Responder manuscrito; -Cópias de colegas, entrega

Leia mais

Serão avaliados: identificação das atividades (títulos e subtítulos), letra legível, paragrafação, consistência e clareza nas respostas.

Serão avaliados: identificação das atividades (títulos e subtítulos), letra legível, paragrafação, consistência e clareza nas respostas. Nome: Ano: 6 ANO Disciplina: P. textos Nº: Data: Professor: Valdeci Lopes 1. Organizar registros do caderno ( trazer o caderno para visto) Dica: como referencia para a proposta 1 - procure um amigo da

Leia mais

Questão 7 FGV O número de anagramas da palavra ECONOMIA que não começam nem terminam com a letra O é:

Questão 7 FGV O número de anagramas da palavra ECONOMIA que não começam nem terminam com a letra O é: COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental 2 Ano Prof.º: kaká Disciplina Matemática Aluno (a):. No. Trabalho de Recuperação Entrega Na data da prova Nota: Orientações: - Responder manuscrito; - Cópias de colegas,

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3º BIMESTRE AUTORIA CHARLES MACEDO DE FREITAS Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I SONETO LXXII Cláudio Manuel da Costa Já rompe,

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome: Nº 7º ano Data: / /2017 Professor: Fernanda/ Iuri 1º bimestre Nota: (valor: 1,0) a) Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou

Leia mais

Projeto Pedagógico Qual caminho deve seguir para obter uma infância feliz? Como fazer para compreender a vida em seu momento de choro e de riso?

Projeto Pedagógico Qual caminho deve seguir para obter uma infância feliz? Como fazer para compreender a vida em seu momento de choro e de riso? Projeto de Leitura Título: Maricota ri e chora Autor: Mariza Lima Gonçalves Ilustrações: Andréia Resende Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação O livro apresenta narrativa em versos

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA TAREFÃO - 1 1º BIMESTRE / º Ano do ENSINO MÉDIO. (Professor: Leandro Cocicov)

LÍNGUA PORTUGUESA TAREFÃO - 1 1º BIMESTRE / º Ano do ENSINO MÉDIO. (Professor: Leandro Cocicov) LÍNGUA PORTUGUESA TAREFÃO - 1 1º BIMESTRE / 2018 1º Ano do ENSINO MÉDIO (Professor: Leandro Cocicov) Critérios do Tarefão : a) O Tarefão é composto de 20 questões que podem ser retiradas do material de

Leia mais

1. Observe o seguinte trecho do Sermão da Sexagésima de Padre Antônio Vieira:

1. Observe o seguinte trecho do Sermão da Sexagésima de Padre Antônio Vieira: 3º EM Literatura Renata Romero Av. Dissertativa 20/05/15 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos.

Leia mais

Gêneros Literários OBRAS LITERÁRIAS: QUANTO À FORMA = VERSO & PROSA QUANTO AO CONTEÚDO = GÊNEROS LITERÁRIOS

Gêneros Literários OBRAS LITERÁRIAS: QUANTO À FORMA = VERSO & PROSA QUANTO AO CONTEÚDO = GÊNEROS LITERÁRIOS GÊNEROS LITERÁRIOS Gêneros Literários OBRAS LITERÁRIAS: QUANTO À FORMA = VERSO & PROSA QUANTO AO CONTEÚDO = GÊNEROS LITERÁRIOS Gêneros Literários GÊNERO ÉPICO (NARRATIVO) = Quando é contada uma história.

Leia mais

Análise de textos poéticos. Texto 1. Infância

Análise de textos poéticos. Texto 1. Infância GOIÂNIA, / / 2017. PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Português SÉRIE: 9 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem P1-3 BIMESTRE Análise de textos poéticos Texto 1 Infância Meu pai montava a cavalo, ia para

Leia mais

Texto Meu Bebê pequeno:

Texto Meu Bebê pequeno: PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PRODUÇÃO TEXTUAL - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= Texto 1 Meu

Leia mais

Prova Escrita Código 19 / 1ª Fase Versão 1. Identifica, claramente, na folha de respostas, a versão do teste a que respondes.

Prova Escrita Código 19 / 1ª Fase Versão 1. Identifica, claramente, na folha de respostas, a versão do teste a que respondes. Prova de equivalência à frequência INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA História Prova Escrita Código 19 / 1ª Fase Versão 1 3º Ciclo do Ensino Básico 9º ano de escolaridade Ano letivo de 2014

Leia mais

COLÉGIO ARNALDO 2014

COLÉGIO ARNALDO 2014 COLÉGIO ARNALDO 2014 CADERNO DE ATIVIDADES REDAÇÃO Aluno (a): 2º ano: Turma: Professora: Valor: 20 pontos Nota: Conteúdo Programático Unidade 1 Construção de frases Unidade 2 Convite Unidade 3 Tirinha

Leia mais

A CIGARRA E A FORMIGA

A CIGARRA E A FORMIGA COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE PORTUGUÊS/ HISTÓRIA - 2 ano Semana de 17 a 21 de junho de 2013. Troca do livro 2º ano A, B, C e D terça-feira Segunda-feira Curitiba, 17 de junho de 2013. Leia a

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION. Lições de Matemática e de Ciências 3º ano. Semana de 11 a 15 de março.

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION. Lições de Matemática e de Ciências 3º ano. Semana de 11 a 15 de março. COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Lições de Matemática e de Ciências 3º ano Semana de 11 a 15 de março. Segunda-feira Curitiba, 11 de março de 2013. Pinte o desenho do Coelho Branco, personagem da história

Leia mais

1. Considere o poema abaixo:

1. Considere o poema abaixo: 1º EM Literatura Carolina Aval. Subs. / Opt. 19/04/12 1. Considere o poema abaixo: ISTO Dizem que finjo ou minto Tudo que escrevo. Não. Eu simplesmente sinto Com a imaginação. Não uso o coração. (Fernando

Leia mais

7 o ANO. Tema de Redação FTD Ensino Fundamental 2. Poema narrativo. A borboleta

7 o ANO. Tema de Redação FTD Ensino Fundamental 2. Poema narrativo. A borboleta Porfia: luta; persiste. Trazendo uma borboleta, Volta Alfredo para casa. Como é linda! é toda preta, Com listas douradas na asa. Tonta, nas mãos de criança, Batendo as asas, num susto, Quer fugir, porfia,

Leia mais

Recuperação. Nome: Nº 8º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina(s): Português

Recuperação. Nome: Nº 8º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina(s): Português TIPO DE AVALIAÇÃO: Lista de Exercícios Recuperação Nome: Nº 8º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina(s): Português Data: Professor(a): Érica Beatriz Nota: Leia o texto de Clarice Lispector e veja

Leia mais

ROTEIRO DE ATIVIDADES 1º bimestre da 3ª Série do Ensino Médio: 2º CICLO EIXO BIMESTRAL: POESIA E ROMANCE NO MODERNISMO / MANIFESTO

ROTEIRO DE ATIVIDADES 1º bimestre da 3ª Série do Ensino Médio: 2º CICLO EIXO BIMESTRAL: POESIA E ROMANCE NO MODERNISMO / MANIFESTO ROTEIRO DE ATIVIDADES 1º bimestre da 3ª Série do Ensino Médio: 2º CICLO EIXO BIMESTRAL: POESIA E ROMANCE NO MODERNISMO / MANIFESTO PALAVRAS-CHAVE: MODERNISMO; CARLOS DRUMMOND; PONTUAÇÃO; MANIFESTO TEXTO

Leia mais

COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 1 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Física Aluno (a):. No.

COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 1 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Física Aluno (a):. No. COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 1 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Física Aluno (a):. No. Trabalho de Recuperação Data: 05/08/2015 Valor: Orientações: -Responder manuscrito; -Cópias de colegas, entrega com atraso,

Leia mais

QUESTÕES OBSERVE, REFLITA E LEIA OS TEXTOS A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES.

QUESTÕES OBSERVE, REFLITA E LEIA OS TEXTOS A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES. 3º EM Literatura Klaus Av. Dissertativa 09/03/16 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta

Leia mais

Felicidade Clandestina. Clarice Lispector

Felicidade Clandestina. Clarice Lispector Felicidade Clandestina Clarice Lispector FELICIDADE CLANDESTINA Autor: Clarice Lispector Escola literária: Terceira Geração Modernista (1945 / 1960) Principais características: 1. Temática intimista: o

Leia mais

Projeto Quero Ler Fundamental 2. Coleguium/2017

Projeto Quero Ler Fundamental 2. Coleguium/2017 Projeto Quero Ler Fundamental 2 Coleguium/2017 O que é o PQL? É a construção de um conto a partir da leitura feita pelo aluno de um livro escolhido por ele e supervisionado pela professora da turma. Instruções

Leia mais

Ensino Médio - Unidade Parque Atheneu Professor (a): Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2015. LISTA DE LITERATURA

Ensino Médio - Unidade Parque Atheneu Professor (a): Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2015. LISTA DE LITERATURA Ensino Médio - Unidade Parque Atheneu Professor (a): Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2015. LISTA DE LITERATURA Orientações: - A lista deverá ser respondida na própria folha impressa ou em folha de papel

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA ANA GABRIELA ALVES DA SILVA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I. POESIA NO SIMBOLISMO / CANÇÃO O Assinalado. Tu

Leia mais

Quando o objetivo é ler e apreciar poesia

Quando o objetivo é ler e apreciar poesia Prática Pedagógica Quando o objetivo é ler e apreciar poesia Um leitor deve reconhecer a complexidade e a beleza dos textos e saber argumentar sobre eles Wellington Soares Beatriz Santomauro NOVA ESCOLA

Leia mais

COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIA 1º SEMESTRE

COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIA 1º SEMESTRE Colégio Amorim Santa Teresa Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Regular. Rua Lagoa Panema, 466 Vila Guilherme Fone: 2909-1422 Diretoria de Ensino Região Centro Língua Portuguesa 8º ano

Leia mais

PROVA DE SELEÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA. Candidato (a):

PROVA DE SELEÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA. Candidato (a): PROVA DE SELEÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA SÉRIE: 7º ANO Data: 21/11/2015 Candidato (a): Valor: 10 Obtido: Leia estes quadrinhos de Angeli. Angeli. Ozzy 1, Caramba! Mas que garoto rabugento! São Paulo: Companhia

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

LISTA DE EXERCÍCIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA Nome: nº 8º ano Orientações: utilize a teoria do caderno, a teoria das apostilas 1 e 2 e a gramática para ajudá-lo na realização dos exercícios desta lista. Pesquise! Leia o texto a seguir: LISTA DE EXERCÍCIOS

Leia mais

1 EU - PESSOA. Meu corpo muda e se constrói minha identidade. Na construção do amor

1 EU - PESSOA. Meu corpo muda e se constrói minha identidade. Na construção do amor Meu corpo muda e se constrói minha identidade Quando eu era criança, falava como uma criança ( ) Quando me tornei um homem, terminei com as coisas de criança. 1 Cor 13,11 1 Quando eu era criança, falava

Leia mais

COLÉGIO PEDRO II MEC Exame de Seleção e Classificação 1ª Série do Ensino Médio Integrado Técnico em Instrumento Musical 2014

COLÉGIO PEDRO II MEC Exame de Seleção e Classificação 1ª Série do Ensino Médio Integrado Técnico em Instrumento Musical 2014 COLÉGIO PEDRO II MEC Exame de Seleção e Classificação 1ª Série do Ensino Médio Integrado Técnico em Instrumento Musical 2014 Texto I MÚSICA E POESIA Luciano Cavalcanti 10 1 A relação entre música e poesia

Leia mais

ROTEIRO DE ATIVIDADES 1º bimestre da 3ª Série do Ensino Médio: 2º CICLO EIXO BIMESTRAL: POESIA E ROMANCE NO MODERNISMO / MANIFESTO

ROTEIRO DE ATIVIDADES 1º bimestre da 3ª Série do Ensino Médio: 2º CICLO EIXO BIMESTRAL: POESIA E ROMANCE NO MODERNISMO / MANIFESTO ROTEIRO DE ATIVIDADES 1º bimestre da 3ª Série do Ensino Médio: 2º CICLO PALAVRAS-CHAVE: Modernismo; Carlos Drummond de Andrade; concordância nominal; manifesto. EIXO BIMESTRAL: POESIA E ROMANCE NO MODERNISMO

Leia mais

Que tal ilustrar a capa do seu caderno?

Que tal ilustrar a capa do seu caderno? PRODUÇÃO TEXTUAL 3. ANO 1 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna, Você está recebendo o seu terceiro CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Nele, você continuará registrando, de maneira

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 9º Hitória Rafael Av. Mensal 24/03/16 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova contém

Leia mais

COLÉGIO PEDRO II MEC Exame de Seleção e Classificação ao 6º ano do Ensino Fundamental 2008 Prova de Português. Texto II

COLÉGIO PEDRO II MEC Exame de Seleção e Classificação ao 6º ano do Ensino Fundamental 2008 Prova de Português. Texto II COLÉGIO PEDRO II MEC Exame de Seleção e Classificação ao 6º ano do Ensino Fundamental 2008 Prova de Português Texto I CONVITE Poesia é brincar com palavras como se brinca com bola, papagaio, pião. Só que

Leia mais

Características Não-usuário Usuário Sexo Masculino 50% 50% Feminino 50% 50%

Características Não-usuário Usuário Sexo Masculino 50% 50% Feminino 50% 50% QUESTÕES DISCURSIVAS 1) Leia, com atenção, a tabela modificada abaixo, publicada na Revista Saúde Pública, vol. 39, nº. 4, São Paulo, em agosto de 2005, sobre os dados sociodemográficos dos grupos de nãousuários

Leia mais

HISTÓRIA. Questões de 01 a 04

HISTÓRIA. Questões de 01 a 04 HIS. 1 HISTÓRIA Questões de 01 a 04 01. Em meados do século XX, o Brasil vivenciou formas de organização das instituições políticas e do Estado conhecidas como populismo. Identifique o mais importante

Leia mais

Língua Portuguesa 9º Ano

Língua Portuguesa 9º Ano Língua Portuguesa 9º Ano Aluno: ; Turma: ; Nº: Duração da prova: 60 minutos Objectivo deste teste: avaliar O conto (U. T. 1), a morfologia/sintaxe e a escrita. Atenção: Não respondas sem leres todas as

Leia mais

SUBSÍDIOS À ELABORAÇÃO DE PROVAS ENSINO FUNDAMENTAL I LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ANO 1º Bimestre

SUBSÍDIOS À ELABORAÇÃO DE PROVAS ENSINO FUNDAMENTAL I LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ANO 1º Bimestre Por_3º ano_1º bi_2013 1 SUBSÍDIOS À ELABORAÇÃO DE PROVAS ENSINO FUNDAMENTAL I LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ANO 1º Bimestre - 2013 Apresentação Com a intenção de contribuir de forma mais efetiva para a elaboração

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2013 Disciplina: Língua Portuguesa Ano: 2013 Professor (a): Felipe Amaral Turma:3º ano FG/ADM Caro aluno, você está recebendo

Leia mais

SUPLEMENTO DE ATIVIDADES

SUPLEMENTO DE ATIVIDADES SUPLEMENTO DE ATIVIDADES NOME: N O : ESCOLA: SÉRIE: 1 Honoré de Balzac ficou mundialmente famoso por sua enorme A comédia humana, obra que reúne quase cem romances e constitui um grande painel da sociedade

Leia mais

Escola Básica 2/3 Dr. Vieira de Carvalho. Unidade 0 Diagnóstico e observação do manual. Unidade 1 Texto Narrativo e Outros textos 1º e 2º períodos

Escola Básica 2/3 Dr. Vieira de Carvalho. Unidade 0 Diagnóstico e observação do manual. Unidade 1 Texto Narrativo e Outros textos 1º e 2º períodos Escola Básica 2/3 Dr. Vieira de Carvalho Planificação por Unidades de Língua Portuguesa - 8º Ano - Ano Lectivo 2011/ 2012 Unidade 0 Diagnóstico e observação do manual Observação do manual Conhecer a realidade

Leia mais

LETRAS JAPONÊS LICENCIATURA (NOTURNO)

LETRAS JAPONÊS LICENCIATURA (NOTURNO) assinatura do(a) candidato(a) ADMISSÃO PARA PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR 2.ª DCS/2011 LETRAS JAPONÊS LICENCIATURA (NOTURNO) LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO. Prova Dissertativa 1 Ao receber

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 2º - Ensino Fundamental Aluno(a): Turma: Data: 8 / 5 / 2018 CONTEÚDO DE ESTUDO: Leitura, interpretação, elaboração

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Ciências / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 5º - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: 15

Leia mais

5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Ortografia e Produção de Texto Nome:

5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Ortografia e Produção de Texto Nome: 5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Ortografia e Produção de Texto Nome: Leia este texto e resolva as questões 1 e 2. PÉS NO CHÃO Dos problemas que afligem o Brasil, a educação é o primeiro

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: MÊS: DOMINGO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO

ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: MÊS: DOMINGO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO PREENCHA O CALENDÁRIO ABAIXO: MÊS: DOMINGO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO AGORA, RESPONDA: A) QUANTOS DIAS TÊM NO MÊS? B) QUE DIA DA SEMANA COMEÇOU O MÊS? C) QUE DIA DA SEMANA TERMINOU O MÊS?

Leia mais

COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 2 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Física Aluno (a):. No.

COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 2 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Física Aluno (a):. No. COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 2 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Física Aluno (a):. No. Trabalho de Recuperação Data: 03/08/2015 Valor: Orientações: -Responder manuscrito; -Cópias de colegas, entrega com atraso,

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA SOURANE ALMEIDA DUARTE Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I ISMÁLIA ALPHONSUS DE GUIMARAENS Quando Ismália enlouqueceu,

Leia mais

Os nomes de alguns personagens da tragédia com a sua função no drama estão conforme leitura do texto.

Os nomes de alguns personagens da tragédia com a sua função no drama estão conforme leitura do texto. RESOLUÇÃO DA PROVA DE LITERATURA UFRGS 2019 Comentário Geral A prova de Literatura edição de 2019 manteve o estilo de questões que privilegia os alunos com domínio das obras de leituras obrigatórias em

Leia mais

INSTRUÇÕES. Esta prova contém 5 (cinco) questões. Para resolvê-las, fique atento às seguintes instruções e critérios que se seguem:

INSTRUÇÕES. Esta prova contém 5 (cinco) questões. Para resolvê-las, fique atento às seguintes instruções e critérios que se seguem: INSTRUÇÕES Esta prova contém 5 (cinco) questões. Para resolvê-las, fique atento às seguintes instruções e critérios que se seguem: 1 - As respostas deverão ser redigidas, obrigatoriamente, a TINTA AZUL

Leia mais

DATA: 26 / 09 / 2014 II ETAPA AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EM ALUNO(A): Nº: TURMA:

DATA: 26 / 09 / 2014 II ETAPA AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EM ALUNO(A): Nº: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 26 / 09 / 2014 1 UNIDADE: II ETAPA AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EM ALUNO(A): Nº: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

Roteiro de Estudo para a Recuperação Semestral GRAMÁTICA 2º EM

Roteiro de Estudo para a Recuperação Semestral GRAMÁTICA 2º EM Roteiro de Estudo para a Recuperação Semestral GRAMÁTICA 2º EM NOME: IMPRIMA AS FOLHAS. RESOLVA AS QUESTÕES DISSERTATIVAS EM FOLHA DE PAPEL ALMAÇO OU FOLHA DE FICHÁRIO; OS TESTES PODERÃO SER RESPONDIDOS

Leia mais

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA. Programa de Recuperação Final

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA. Programa de Recuperação Final COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Programa de Recuperação Final 3ª Etapa 2010 Disciplina: Professor (a): Carlos Kalani Aluno (a): Valor: 10 pontos Ano: 2 Turma: 2AD-FG Nota: Caro aluno, você está recebendo

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa e Metas Curriculares

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa e Metas Curriculares Disciplina: português /Ano de escolaridade: 2º Ano Página 1 de 16 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa e Metas Curriculares 1. Oralidade Leitura e Escrita Compreensão e expressão Informação

Leia mais

Divisores de um número natural

Divisores de um número natural Lista de matemática e interpretação de texto 5 o ano 20 a 24/06/2016 O Senhor será a tua luz perpétua (Isaías 60:20) Segunda-feira- 20/06 Divisores de um número natural Divisor Observe: 8 : 1 = 8 8 : 4

Leia mais

( ) A literatura brasileira da fase colonial é autônoma em relação à Metrópole.

( ) A literatura brasileira da fase colonial é autônoma em relação à Metrópole. 3º EM Literatura Carolina Aval. Subs. / Opt. 23/04/12 1. Sobre o Quinhentismo brasileiro, assinale V para verdadeiro e F para falso. Em seguida, explicite o erro das afirmações julgadas falsas. (Os itens

Leia mais

PÉTALAS E SANGUE. De: Batista Mendes

PÉTALAS E SANGUE. De: Batista Mendes PÉTALAS E SANGUE De: Batista Mendes 1 Editoração e capa: Batista Mendes Revisão: Batista Mendes Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste livro pode ser reproduzida ou armazenada, sob qualquer

Leia mais

LITERATURA: GÊNEROS E MODOS DE LEITURA - EM PROSA E VERSOS; - GÊNEROS LITERÁRIOS; -ELEMENTOS DA NARRATIVA. 1º ano OPVEST Mauricio Neves

LITERATURA: GÊNEROS E MODOS DE LEITURA - EM PROSA E VERSOS; - GÊNEROS LITERÁRIOS; -ELEMENTOS DA NARRATIVA. 1º ano OPVEST Mauricio Neves LITERATURA: GÊNEROS E MODOS DE LEITURA - EM PROSA E VERSOS; - GÊNEROS LITERÁRIOS; -ELEMENTOS DA NARRATIVA. 1º ano OPVEST Mauricio Neves EM VERSO E EM PROSA Prosa e Poesia: qual a diferença? A diferença

Leia mais

Processo Seletivo 1.º Semestre Prova Dissertativa

Processo Seletivo 1.º Semestre Prova Dissertativa Processo Seletivo 1.º Semestre 2012 002. Prova Dissertativa Técnico Integrado ao Ensino Médio Instruções Confira seu nome e número de inscrição impressos na capa deste caderno. Assine apenas no local indicado

Leia mais

A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer

A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer Português/Jhonatta CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer Que a poesia me carregue para dentro

Leia mais

Colégio Mauricio Salles de Mello

Colégio Mauricio Salles de Mello Colégio Mauricio Salles de Mello Brasília, de de 20 Professor(a): Aluno(a): Ano: Turma: TERÇA-FEIRA: 29/08/2017 PLANO SEMANAL 5º ANO Semana de 29/08 a 11/09/2017 O amor não se vê com os olhos, mas com

Leia mais

Queridos alunos, aproveitem esta oportunidade de recordar o que estudamos durante este ano. Boa sorte! (Cada questão vale 1 ponto)

Queridos alunos, aproveitem esta oportunidade de recordar o que estudamos durante este ano. Boa sorte! (Cada questão vale 1 ponto) DISCIPLINA: Redação PROFESSORAS: Fernanda / Andréa / Marianna DATA: /12/2014 ASSUNTO: Trabalho de recuperação SÉRIE/ANO: 6º TURMA: NOME COMPLETO: Nº: Queridos alunos, aproveitem esta oportunidade de recordar

Leia mais

Os Docentes: Luís Magalhães, Adélia Silvestre, Anabela Campos e Patrícia Lima PLANIFICAÇÃO ANUAL 10.º ANO DE ESCOLARIDADE OBJETIVOS GERAIS

Os Docentes: Luís Magalhães, Adélia Silvestre, Anabela Campos e Patrícia Lima PLANIFICAÇÃO ANUAL 10.º ANO DE ESCOLARIDADE OBJETIVOS GERAIS A planificação que se apresenta é uma adaptação da que acompanha o manual O Caminho das Palavras. Servirá de matriz a todos os professores que estão a leccionar o 10º, sendo adaptada e reajustada de acordo

Leia mais

2.ª DCS/2011 HISTÓRIA LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO.

2.ª DCS/2011 HISTÓRIA LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO. assinatura do(a) candidato(a) ADMISSÃO PARA PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR.ª DCS/0 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO. Prova Dissertativa Ao receber este caderno, confira atentamente se os dados

Leia mais

ENGENHARIA FLORESTAL

ENGENHARIA FLORESTAL assinatura do(a) candidato(a) Admissão por Transferência Facultativa. a Transferência Facultativa/0 Prova Dissertativa LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO. Confira atentamente se os dados pessoais transcritos

Leia mais

TEMAS/DOMÍNIOS Conteúdos Objectivos Tempos Avaliação Textos dos domínios transacional e

TEMAS/DOMÍNIOS Conteúdos Objectivos Tempos Avaliação Textos dos domínios transacional e Ano Letivo 2017/2018 Ciclo de Formação: 2016-2019 Nº DO PROJETO: POCH-01-5571-FSE-001158 CURSO PROFISSIONAL 11ºANO PORTUGUÊS PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa de Português dos Cursos

Leia mais

Avaliação Bimestral de História

Avaliação Bimestral de História HISTÓRIA DÉBORA 06 / 04 / 2015 5º ano 1º. Bimestre Abril / 2015 valor 10 pontos Avaliação Bimestral de História Lembre-se que esta avaliação tem o valor de 10 (dez) pontos. Preencha o cabeçalho com letra

Leia mais

1. A língua portuguesa é viva. Palavras e expressões surgem, outras são esquecidas e algumas até somem.

1. A língua portuguesa é viva. Palavras e expressões surgem, outras são esquecidas e algumas até somem. NOME: TURMA: UNIDADE: NOTA: DATA DE ENTREGA: 15 / 06 / 2016 TEXTO I MEU AMIGO MAIS ANTIGO Meu pai e minha mãe acreditavam que presente bom para o filho era livro. Meus colegas de grupo escolar era assim

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Português do Ensino Básico; Metas Curriculares de Português- 1º Ciclo 1º CICLO

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Formação Humana e Cristã Ano: 7º Ensino Fundamental Professores: Gabriela e Álisson Atividades para Estudos Autônomos Data: 3 / 12 / 2018 Aluno(a):

Leia mais

Que tal ilustrar a capa do seu caderno?

Que tal ilustrar a capa do seu caderno? PRODUÇÃO TEXTUAL 2. ANO 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna Você está recebendo o seu quarto CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Nele, você continuará registrando, de maneira

Leia mais

COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 6ª Ano. Profº: Viviane Marques Disciplina: REDAÇÃO Aluno (a):. No. PROVA DE RECUPERAÇÃO AVALIAÇÃO FINAL

COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 6ª Ano. Profº: Viviane Marques Disciplina: REDAÇÃO Aluno (a):. No. PROVA DE RECUPERAÇÃO AVALIAÇÃO FINAL COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 6ª Ano 65 Profº: Viviane Marques Disciplina: REDAÇÃO Aluno (a):. No. RECUPERAÇÃO Data: / / Nota: PROVA DE RECUPERAÇÃO AVALIAÇÃO FINAL Questão 1. Leia o texto e responda a questão:

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II

ENSINO FUNDAMENTAL II ENSINO FUNDAMENTAL II Valor da prova/atividade: 2,0 Nota: Data: / /2017 Professor: Walkyria Disciplina: Língua Portuguesa Nome: n o : Ano: 8º 2º bimestre TRABALHO DE RECUPERAÇÃO DE PORTUGUÊS ORIENTAÇÕES:

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa Nome: Ano: 5º Ano 2º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Códigos e Linguagens

Leia mais