COELHO, F. A. S. Fármacos e quiralídade. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola, São Paulo, n. 3, maio 2001 (adaptado).

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COELHO, F. A. S. Fármacos e quiralídade. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola, São Paulo, n. 3, maio 2001 (adaptado)."

Transcrição

1 1. A talidomida é um sedativo leve e foi muito utilizado no tratamento de náuseas, comuns no início da gravidez. Quando foi lançada, era considerada segura para o uso de grávidas, sendo administrada como uma mistura racêmica composta pelos seus dois enantiômeros (R e S). Entretanto, não se sabia, na época, que o enantiômero S leva à malformação congênita, afetando principalmente o desenvolvimento normal dos braços e pernas do bebê. COELHO, F. A. S. Fármacos e quiralídade. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola, São Paulo, n. 3, maio 2001 (adaptado). Essa malformação congênita ocorre porque esses enantiômeros a) reagem entre si. b) não podem ser separados. c) não estão presentes em partes iguais. d) interagem de maneira distinta com o organismo. e) são estruturas com diferentes grupos funcionais. 2. Durante o processo de transpiração, o ser humano elimina secreções, ricas em proteínas e lipídeos, por intermédio das glândulas sudoríparas. Bactérias presentes nas axilas utilizam tais secreções como alimento e produzem compostos malcheirosos como o ácido 3-metil-hex-2-enoico. Assim, é correto afirmar que o ácido 3-metil-hex-2-enoico é uma substância química a) de cadeia carbônica insaturada e que apresenta um carbono quiral. b) que pode reagir com o etanol, em meio ácido, e formar um éter. c) que apresenta isomeria geométrica. 2 d) que possui 2 átomos de carbono híbridos sp. e) que apresenta ligações covalentes polares e iônicas. TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Leia o texto para responder à(s) questão(ões). O espectro solar que atinge a superfície terrestre é formado predominantemente por radiações ultravioletas (UV) ( nm), radiações visíveis ( nm) e radiações infravermelhas (acima de 800 nm). A faixa da radiaça o UV se divide em três regiões: UVA (320 a 400 nm), UVB (280 a 320 nm) e UVC (100 a 280 nm). Ao interagir com a pele humana, a radiação UV pode provocar reações fotoquímicas, que estimulam a produção de melanina, cuja manifestação é visível sob a forma de bronzeamento da pele, ou podem levar à produção de simples inflamações até graves queimaduras. Um filtro solar eficiente deve reduzir o acúmulo de lesões induzidas pela radiação UV por meio da absorção das radiações solares, prevenindo assim uma possível queimadura. São apresentados a seguir as fórmulas estruturais, os nomes e os espectros de absorção de três filtros solares orgânicos.

2 3. Dentre os três filtros solares orgânicos citados, apresentam tautomeria e isomeria óptica, respectivamente: a) PABA e octildimetilpaba. b) BMDM e PABA. c) BMDM e octildimetilpaba. d) PABA e BMDM. e) octildimetilpaba e BMDM. 4. Numere a coluna B, que contém compostos orgānicos, associando-os com a coluna A, de acordo com o tipo de isomeria que cada molécula orgānica apresenta. Coluna A Coluna B 1. Isomeria de compensaēćo ( ) ciclopropano 2. Isomeria geométrica ( ) etóxi-etano 3. Isomeria de cadeia ( ) bromo-cloro-fluoro-metano 4. Isomeria óptica ( ) 1,2-dicloro-eteno A sequźncia correta dos nśmeros da coluna B, de cima para baixo, é a) b) c) d) e) Dada a fórmula molecular C 3 H 4 Cl 2, apresente as fórmulas estruturais dos compostos de cadeia aberta que apresentam isomeria geométrica e dê seus respectivos nomes. 6. O resveratrol é uma substância orgânica encontrada em casca de uva vermelha, e é associada à redução da incidência de doenças cardiovasculares entre os habitantes de países nos quais ocorre consumo moderado de vinho tinto. Mais recentemente, foi encontrada outra substância com propriedades semelhantes, na fruta blueberry (conhecida no Brasil como mirtilo), substância esta denominada pterostilbeno. As fórmulas estruturais do resveratrol e do pterostilbeno são fornecidas a seguir. a) Escreva o nome de todas as funções químicas oxigenadas presentes no resveratrol e pterostilbeno. b) Identifique o tipo de isomeria e escreva as fórmulas estruturais dos isômeros que o pterostilbeno pode formar, considerando-se que as posições dos substituintes em seus anéis aromáticos não se alteram e que esses anéis não estejam ligados a um mesmo átomo de carbono. 7. Considere os compostos I, II, III e IV. ácido 2-hidroxipropanoico 2-bromopropano 2-bromopentano etanal I II III IV Pode-se afirmar que, dentre esses compostos, apresentam isômeros ópticos: a) I, apenas. b) II e III, apenas. c) I e III, apenas. d) I e IV, apenas. e) II e IV, apenas. 8. Uma espécie de besouro, cujo nome científico é Anthonomus grandis, destrói plantações de algodão, do qual se alimenta. Seu organismo transforma alguns componentes do algodão em uma mistura de quatro compostos, A, B, C e D, cuja função é atrair outros besouros da mesma espécie:

3 Considere as seguintes afirmações sobre esses compostos: I. Dois são alcoóis isoméricos e os outros dois são aldeídos isoméricos. II. A quantidade de água produzida na combustão total de um mol de B é igual àquela produzida na combustão total de um mol de D. III. Apenas as moléculas do composto A contêm átomos de carbono assimétricos. É correto somente o que se afirma em: a) I b) II c) III d) I e II e) I e III 9. O metilfenidato, estrutura química representada na figura, é uma substância utilizada como fármaco no tratamento de casos de transtorno de deficit de atenção e hiperatividade. Na estrutura do metilfenidato, o número de carbonos assimétricos e a sua fórmula molecular são, respectivamente, a) 1 e C 12 H 15 NO 2. b) 1 e C 13 H 17 NO 2. c) 1 e C 14 H 19 NO 2. d) 2 e C 13 H 17 NO 2. e) 2 e C 14 H 19 NO "Pesquisadores americanos acabam de constatar que o glutamato monossódico (GMS), substância presente em temperos usados para acentuar o sabor dos alimentos, leva ao aumento de peso. O estudo, assinado por pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, investigou mais de 750 chineses de ambos os sexos e com idade entre 40 e 59 anos. Cerca de 80% desses voluntários usavam o GMS nas refeições. O grupo, que ingeriu uma quantidade significativamente maior de GMS apresentou um sobrepeso quase três vezes maior do que os demais." Adaptado da revista "Saúde", 09/2008 A respeito do glutamato de sódio, de fórmula estrutural representada acima, são feitas as seguintes afirmações: I. é um sal sódico derivado de um aminoácido; II. possui enantiômeros; III. é pouco solúvel em solventes polares; IV. possui dois átomos de carbono com hibridização sp 2. Estão CORRETAS, a) somente I e III. b) somente I, II e III. c) somente II e IV. d) somente II, III e IV. e) somente I, II e IV.

4 11. A diferença nas estruturas químicas dos ácidos fumárico e maleico está no arranjo espacial. Essas substâncias apresentam propriedades químicas e biológicas distintas. Analise as seguintes afirmações: I. Os ácidos fumárico e maleico são isômeros geométricos. II. O ácido maleico apresenta maior solubilidade em água. III. A conversão do ácido maleico em ácido fumárico é uma reação exotérmica. As afirmativas CORRETAS são: a) I, II e III. b) I e II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) III, apenas. 12. O eugenol é uma substância presente no óleo de louro e no óleo de cravo. Sobre a estrutura da molécula do eugenol, pode-se afirmar que: I. Estão presentes as funções fenol e éster. II. Essa substância apresenta isômero geométrico. III. Essa substância não apresenta isômero óptico. Considera-se correto o que se afirma em: a) I. b) II. c) III. d) II e III. e) I e II. 13. A sacarose e a lactose são dois dissacarídeos encontrados na cana-de-açúcar e no leite humano, respectivamente. As estruturas simplificadas, na forma linear, dos monossacarídeos que os formam, são fornecidas a seguir. Os tipos de isomerias encontrados entre a molécula de glicose e as dos monossacarídeos frutose e galactose são, quando representadas na forma linear, respectivamente, a) de posição e de função. b) ótica e de função. c) de função e de função. d) ótica e de posição. e) de função e ótica.

5 14. A partir da hidrogenação parcial de óleos vegetais líquidos, contendo ácidos graxos poli-insaturados (contendo mais de uma dupla ligação), são obtidas as margarinas sólidas. Nos óleos vegetais originais, todas as duplas ligações apresentam configuração "cis". No entanto, na reação de hidrogenação parcial ocorre, também, isomerização de parte das ligações "cis", formando isômero "trans", produto nocivo à saúde humana. O ácido linoleico, presente em óleos e gorduras, é um ácido graxo que apresenta duas insaturações, conforme fórmula molecular representada a seguir. C 5 H 11 -CH=CH-CH 2 -CH=CH-(CH 2 ) 7 -COOH Escreva as fórmulas estruturais do isômero "cis" e do isômero "trans" que podem ser obtidos a partir da reação de hidrogenação da dupla ligação mais próxima do grupo carboxílico deste ácido. 15. São feitas as seguintes afirmações sobre o composto 3,5-dimetil-hepta-2-eno: I. A sua fórmula molecular é C 9 H 18. II. Apresenta um átomo de carbono com arranjo trigonal planar. III. Apresenta isômeros ópticos. IV. Apresenta isomeria geométrica. São corretas as afirmações contidas apenas em a) II e III. b) III e IV. c) I, II e III. d) I, II e IV. e) I, III e IV. 16. O gliceraldeído, que é o menor dos açúcares considerados aldoses, apresenta isomeria óptica. O seu nome químico é 2,3-dihidroxi-propanal. a) Usando sua fórmula molecular, escreva a equação química que representa a reação de combustão do gliceraldeído. b) Desenhe a sua fórmula estrutural e assinale com uma seta o carbono que justifica a existência da isomeria óptica. 17. Solubilidade, densidade, ponto de ebulição (P.E.) e ponto de fusão (P.F.) são propriedades importantes na caracterização de compostos orgânicos. O composto 1,2-dicloroeteno apresenta-se na forma de dois isômeros, um com P.E. 60 C e outro com P.E. 48 C. Em relação a esses isômeros, é correto afirmar que o isômero a) cis apresenta P.E. 60 C. b) cis é o mais solúvel em solvente não-polar. c) trans tem maior polaridade. d) cis apresenta fórmula molecular C 2 H 4 Cl 2. e) trans apresenta forças intermoleculares mais intensas. 18. As plantas necessitam se comunicar com insetos e mesmo com animais superiores na polinização, frutificação e maturação. Para isso, sintetizam substâncias voláteis que os atraem. Um exemplo desse tipo de substâncias é o 3- penten-2-ol, encontrado em algumas variedades de manga, morango, pêssego, maçã, alho, feno e até mesmo em alguns tipos de queijo como, por exemplo, o parmesão. Alguns dos seus isômeros atuam também como feromônios de agregação de certos insetos. a) Sabendo que o 3-penten-2-ol apresenta isomeria cistrans, desenhe a fórmula estrutural da forma trans. b) O 3-penten-2-ol apresenta também outro tipo de isomeria. Diga qual é, e justifique a sua resposta utilizando a fórmula estrutural. 19. Pesquisas recentes indicam que a relação entre o consumo moderado de vinho tinto e a diminuição da incidência de doenças cardiovasculares parece estar ligada à presença da substância resveratrol em vinho e suco de uva. Acredita-se que a atuação do resveratrol se deva à sua estrutura química, semelhante à do dietilestilbestrol (DES), um estrógeno sintético que atua sobre o nível de colesterol no sangue. As fórmulas estruturais das duas substâncias são fornecidas a seguir. Assinale a alternativa que contém a afirmação correta sobre essas substâncias. a) Ambas formam isômeros geométricos.

6 b) Ambas apresentam atividade ótica. c) Ambas apresentam a função álcool em sua estrutura. d) Ambas apresentam características básicas, pois contêm o grupo OH em suas estruturas. e) Pode-se obter os ésteres das duas substâncias por reação com ácidos carboxílicos. 20. Apresenta isomeria óptica: 21. Considere as fórmulas estruturais seguintes: I. CH 2 (OH) - CH 2 (OH) II. CH 3 - CH(OH) - CH 2 - CH 3 III. CH 2 (OH) - CH = CH - CH 3 IV. CH 2 (OH) - CH = CH 2 Há isômeros ópticos e isômeros geométricos, respectivamente, nos compostos representados por a) I e II b) I e IV c) II e III d) II e IV e) III e IV 22. Considere os seguintes compostos orgânicos: I. 2-Cloro-butano. II. Bromo-cloro-metano. III. 3, 4-Dicloro-pentano. IV. 1, 2, 4-Tricloro-pentano. Assinale a opção que apresenta as quantidades CORRETAS de carbonos quirais nos retrospectivos compostos anteriores: a) 0 em I; 1 em II; 2 em III; 3 em IV. b) 1 em I; 0 em II; 2 em III; 2 em IV. c) 0 em I; 0 em II; 1 em III; 3 em IV. d) 1 em I; 1 em II; 1 em III; 2 em IV. e) 1 em I; 0 em II; 1 em III; 2 em IV. 23. O adoçante artificial aspartame tem fórmula estrutural Sobre o aspartame, são feitas as seguintes afirmações: I - apresenta as funções éster e amida; II - não apresenta isomeria óptica; III - sua fórmula molecular é C 14 H 13 N 2 O 5. Das afirmativas apresentadas, a) apenas I é verdadeira. b) apenas I e II são verdadeiras. c) apenas I e III são verdadeiras. d) apenas II e III são verdadeiras. e) I, II e III são verdadeiras.

7 24. O ácido lático, um produto do metabolismo humano, apresenta as seguintes características: - fórmula molecular C 3 H 6 O 3 ; - é opticamente ativo; - é um composto que possui as funções álcool e ácido carboxílico. Escreva: a) a fórmula estrutural e o nome oficial do ácido lático. b) a fórmula estrutural e o nome do produto da reação do ácido lático com 1-propanol, catalisada por íons H Considere a nomenclatura IUPAC dos seguintes hidrocarbonetos. I. metil-ciclobutano. II. 3-metil-pentano. III. pentano. IV. ciclo-hexano. V. pent-2-eno. A alternativa que relaciona corretamente compostos isoméricos é a) I e III. b) III e V. c) I e V. d) II e IV. e) II e III. 26. As fórmulas estruturais de alguns componentes de óleos essenciais, responsáveis pelo aroma de certas ervas e flores, são: Dentre esses compostos, são isômeros: a) anetol e linalol. b) eugenol e linalol. c) citronelal e eugenol. d) linalol e citronelal. e) eugenol e anetol. 27. O ácido butanoico é formado a partir da ação de micro-organismos sobre moléculas de determinadas gorduras, como as encontradas na manteiga. Seu odor característico é percebido na manteiga rançosa e em alguns tipos de queijo. São isômeros do ácido butanoico as substâncias a) butanal, butanona e ácido 2-metilbutanoico. b) acetato de metila, etóxi etano e butan-2-ol. c) butan-1-ol, acetato de etila e etóxi etano. d) ácido metilpropanoico, butanona e ácido pentanoico. e) acetato de etila, ácido metilpropanoico e propanoato de metila. 28. Considere os seguintes pares de substâncias: I. metilbutano e butano II. 1-propanol e 2-propanol III. butanal e 2-butanol IV. ácido propanoico e etanoato de metila V. etanol e ácido etanoico São isômeros entre si somente os pares de substâncias indicados nos itens a) I, II e V. b) II e IV. c) III e V. d) II, III e IV. e) I e V.

8 29. Depois de voltar a se consolidar no mercado brasileiro de combustíveis, motivado pelo lançamento dos carros bicombustíveis, o álcool pode se tornar também matéria-prima para a indústria química, para substituir os insumos derivados do petróleo, cujos preços do barril alcançam patamares elevados no mercado internacional. Algumas empresas não descartam a possibilidade de utilizar, no futuro próximo, a alcoolquímica no lugar da petroquímica. As mais atrativas aplicações do álcool na indústria química, porém, serão voltadas à produção de compostos oxigenados, como o ácido acético, acetato de etila e butanol. Na tabela, são apresentadas algumas propriedades do 1-butanol e de certo álcool X. Os produtos da oxidação destes álcoois NÃO pertencem à mesma classe de compostos orgânicos. a) Forneça o tipo de isomeria que ocorre entre 1-butanol e o composto X. Dê a fórmula estrutural do composto Z. b) Escreva a equação balanceada da reação de oxidação do 1-butanol, sabendo-se que são produzidos ainda K 2 SO 4, MnSO 4 e H 2 O. 30. Substituindo-se dois átomos de H da molécula de benzeno, um deles por grupo - OH, e o outro por grupo - NO 2, podem ser obtidos três isômeros de posição. a) Escreva as fórmulas estruturais e os respectivos nomes oficiais desses isômeros de posição. b) Identifique o isômero que apresenta o menor ponto de fusão. Utilizando fórmulas estruturais, esquematize e classifique a interação molecular existente nesse isômero, que justifica seu menor ponto de fusão em relação aos dos outros dois isômeros. 31. "Pal -يomordn Diz-se da frase ou palavra que, ou se leia da esquerda para a direita, ou da direita para a esquerda, tem o mesmo sentido." Aurélio. Novo Dicionلrio da Lيngua Portuguesa, 2 a ed., 40 a imp., Rio de Janeiro, Ed. Nova Fronteira, 1986, p "Roma me tem amor" e "a nonanona" sمo exemplos de palيndromo. A nonanona é um composto de cadeia linear. Existem quatro nonanonas isômeras. a) Escreva a f rmula estrutural de cada uma dessas nonanonas. b) Dentre as f rmulas do item a, assinale aquela que poderia ser considerada um palيndromo. c) De acordo com a nomenclatura quيmica, podem-se dar dois nomes para o isômero do item b. Quais sمo esses nomes? 32. Sob aquecimento e ação da luz, alcanos sofrem reação de substituição na presença de cloro gasoso, formando um cloro alcano: luz CH 4 + Cl 2 CH 3 Cl + HCl calor Considere que, em condições apropriadas, cloro e propano reagem formando, principalmente, produtos dissubstituídos. O número máximo de isômeros planos de fórmula C 3 H 6 Cl 2 obtido é a) 5 b) 4 c) 3 d) 2 e) A seguir são apresentados alguns pares de estruturas:

9 Os pares de estruturas que são isômeros entre si são a) II, IV e VI. b) I, II e VI. c) I, II e IV. d) I, II, IV e V. e) II, IV, V e VI. 34. Dentre os compostos formulados a seguir, os que apresentam isomeria de função são: 35. Um composto de fórmula molecular C 4 H 9 Br, que apresenta isomeria ótica, quando submetido a uma reação de eliminação (com KOH alcoólico a quente), forma como produto principal um composto que apresenta isomeria geométrica (cis e trans). a) Escreva as fórmulas estruturais dos compostos orgânicos envolvidos na reação. b) Que outros tipos de isomeria pode apresentar o composto de partida C 4 H 9 Br? Escreva as fórmulas estruturais de dois dos isômeros. 36. Dois isômeros de fórmula molecular C 4 H 10 O, rotulados como compostos I e II, foram submetidos a testes físicos e químicos de identificação. O composto I apresentou ponto de ebulição igual a 83 C e o composto II igual a 35 C. Ao reagir os compostos com solução violeta de permanganato de potássio em meio ácido, a solução não descoloriu em nenhum dos casos. a) Que tipo de isomeria ocorre entre esses compostos? Por que o isômero I apresenta maior ponto de ebulição? b) Explique por que o isômero I não reagiu com a solução ácida de KMnO 4. Qual o nome IUPAC do composto I? 37.

10 Dos compostos I e II acima, é INCORRETO afirmar que: a) I é um aldeído. b) II é uma cetona. c) I e II são isômeros de cadeia. d) I e II são isômeros de função. e) o nome comercial de II é acetona. 38. O número máximo de isômeros de fórmula molecular C 5 H 12 é: a) 6 b) 5 c) 4 d) 3 e) Entre os compostos de fórmulas mostradas adiante tem-se isomeria: a) de cadeia. b) de posição. c) de função. d) cis-tras ou geométrica. e) de tautomeria. 40. A adição de HBr a um alceno pode conduzir a produtos diferentes caso, nessa reação, seja empregado o alceno puro ou o alceno misturado a uma pequena quantidade de peróxido. a) O 1-metilciclopenteno reage com HBr de forma análoga. Escreva, empregando fórmulas estruturais as equações que representam a adição de HBr a esse composto na presença e na ausência de peróxido. b) Dê as fórmulas estruturais dos metilciclopentenos isoméricos (isômeros de posição). c) Indique o metilciclopenteno do item b que forma, ao reagir com HBr, quer na presença, quer na ausência de peróxido, uma mistura de metilciclopentanos monobromados que são isômeros de posição. Justifique. 41. A fórmula simplificada representa um hidrocarboneto saturado. a) Escreva a fórmula estrutural do hidrocarboneto e dê seu nome oficial. b) Escreva a fórmula estrutural e dê o nome de um hidrocarboneto de cadeia linear, isômero do hidrocarboneto dado.

11 42. Considerando-se a posição dos grupos - CH 3 no anel aromático, o dimetilbenzeno possui a) 10 isômeros. b) 6 isômeros. c) 5 isômeros. d) 3 isômeros. e) 2 isômeros. 43. Substituindo-se dois átomos de hidrogênio da molécula do benzeno por dois grupos hidroxila, podem-se obter três isômeros de posição, que apresentam pontos de fusão diferentes. a) Escreva as fórmulas estruturais dos isômeros de posição. b) Qual isômero apresenta maior ponto de fusão? Justifique a resposta, esquematizando a interação molecular responsável pela propriedade observada para este isômero. 44. A alternativa que apresenta um par de isômeros planos é: a) pentanal e 2 - metil butanol. b) 3 - metil - pentano e 2,3 - dimetil - butano. c) 1,2 - dihidróxi - propano e ácido propanoico. d) trimetilamina e etildimetilamina. e) metóxi - metano e etano. 45. Têm a mesma fórmula molecular C 5 H 10 : a) n-pentano e metilciclobutano. b) penteno-1 e ciclopentano. c) pentino-2 e ciclopenteno. d) 2-metilbutano e dimetilciclopropano. e) 2,2-dimetilpropano e etilciclopropano. 46. Considere as afirmações a seguir: I. Ciclohexano não admite isômeros. II. Penta-cloro-benzeno admite cinco isômeros. III. O polímero polipropileno admite vários isômeros. IV. Di-flúor-eteno admite três formas isoméricas, das quais duas são polares e uma é apolar. Qual das opções a seguir contém apenas a(s) afirmação(ções) CORRETA(S)? a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) III e IV. e) IV. 47. Deseja-se saber se três hidrocarbonetos saturados I, II e III são isômeros entre si. Para tal, amostras desses hidrocarbonetos foram analisadas, determinando-se as quantidades de carbono e de hidrogênio presentes em cada uma delas. Os resultados obtidos foram os seguintes: Se desejar utilize massas molares (g/ mol): C... 12; H... 1 Com base nesses resultados pode-se afirmar que a) I não é isômero de II nem de III. b) I é isômero apenas de II. c) I é isômero apenas de III. d) II é isômero apenas de III. e) I é isômero de II e de III. 48. Esta questão se refere a derivados de ácido propiônico. a) Escreva as fórmulas estruturais dos isômeros que podem ser obtidos a partir do ácido propiônico, substituindo-se um átomo de hidrogênio ligado a carbono por um grupo -OH. b) Um dos isômeros obtidos no item a) apresenta também atividade óptica, e é conhecido como ácido lático. Com base nestas informações, escreva o nome oficial do ácido lático. 49. Considere as afirmações: I. Propanal é um isômero da propanona. II. Etil-metil-éter é um isômero do 2-propanol. III. 1-Propanol é um isômero do 2-propanol. IV. Propilamina é um isômero da trimetilamina.

12 Estão CORRETAS: a) Todas. b) Apenas I, II e III. c) Apenas I e II. d) Apenas II e IV. e) Apenas III e IV. 50. O número total de isômeros planos do 2-propanol é: a) 3 b) 1 c) 2 d) 4 e) 5

13 Gabarito: Resposta da questão 1: [D] [Resposta do ponto de vista da disciplina Biologia] A forma S da talidomida parece comprometer a formação dos vasos sanguíneos nos tecidos embrionários formadores de diversas estruturas humanas. Pode causar a morte embrionária por más formações renais, cardíacas e encefálicas. Se o modelo for correto, o medicamento, dessa forma, prejudica o desenvolvimento dos membros anteriores e(ou) posteriores dos sobreviventes. [Resposta do ponto de vista da disciplina Química] A respeito dos enantiômeros dextrogiro e levogiro, é possível afirmar: - Não reagem entre si. - Podem ser separados opticamente. - Podem estar presentes em partes iguais, 50 % do dextrogiro e 50 % do levogiro (mistura racêmica). - Interagem de maneira distinta com o organismo. - São estruturas que apresentam os mesmos grupos funcionais. Resposta da questão 2: [C] O ácido 3-metil-hex-2-enoico é uma substância química que apresenta isomeria geométrica (cis-trans). Resposta da questão 3: [C]

14 Resposta da questão 4: [B] Para cada um dos compostos mostrados, segue seu respectivo isômero ao lado:

15 Resposta da questão 5: Para a fórmula molecular C 3 H 4 Cl 2 podemos montar as seguintes representações estruturais com isomeria geométrica: Resposta da questão 6: a) Observe as funções oxigenadas: b) O tipo de isomeria e as fórmulas estruturais dos isômeros que o pterostilbeno pode formar (considerando-se que as posições dos substituintes em seus anéis aromáticos não se alteram e que esses anéis não estejam ligados a um mesmo átomo de carbono) é a isomeria geométrica ou cis-trans. Podemos observar que cada átomo de carbono da dupla ligação está ligado a dois ligantes diferentes entre si. Resposta da questão 7: [C] Para um composto apresentar isomeria óptica ele deve ter carbono quiral ou assimétrico (C * ), ou seja, um carbono ligado a quatro ligantes diferentes entre si. Isto acontece nos compostos I e III:

16 Resposta da questão 8: [E] Resolução: Teremos: I. A e B são alcoóis isoméricos, pois apresentam a mesma fórmula molecular: II. A quantidade de água produzida na combustão total de um mol de B NÃO é igual àquela produzida na combustão total de um mol de D. Observe: Para B temos 9 mols de produzida: C 10 H 18 O + 14 O 2 10 CO H 2 O Para D temos 8 mols de produzida: C 10 H 16 O + 13,5 O 2 10 CO H 2 O III. Apenas as moléculas do composto A contêm átomos de carbono assimétricos, observe: Resposta da questão 9: [E] Resposta da questão 10: [E] Resolução: Análise das afirmações: I. Afirmação correta. O glutamato de sódio é um sal sódico derivado de um aminoácido. Observe a seguir a fórmula do aminoácido. II. Afirmativa correta. O glutamato de sódio possui enantiômeros ou isômeros ópticos, pois tem carbono assimétrico (quiral):

17 III. Afirmativa incorreta. O glutamato de sódio é um composto iônico solúvel em solventes polares como a água. IV. Afirmativa correta. O glutamato de sódio possui dois átomos de carbono com hibridização sp 2. Observe estes carbonos assinalados na figura dada a seguir. Comentário: O estudo da hibridização não é muito aprofundado no ensino médio. A tendência é apenas o estudo da hibridização do carbono. Resposta da questão 11: [A] Resolução: Análise das afirmativas: I. Afirmativa correta. Os ácidos fumárico e maleico são isômeros geométricos. Observe: II. Afirmativa correta. O ácido maleico é mais polar do que o fumárico, logo é mais solúvel em água. III. Afirmativa correta. A conversão do ácido maleico em fumárico é uma reação exotérmica: Resposta da questão 12: [C] Resposta da questão 13: [E]

18 Resposta da questão 14: A hidrogenação é dada na figura 1 e os isômeros estão representados na figura 2. Resposta da questão 15: [E] Resposta da questão 16: a) C 3 H 6 O 3 + 3O 2 3CO 2 + 3H 2 O b) A isomeria óptica é justificada pelo carbono assimétrico (quiral) assinalado: Resposta da questão 17: [A] O isômero cis-1,2dicloroeteno é polar e o isômero trans-1,2dicloroeteno é apolar, logo, as forças intermoleculares (dipolo-dipolo) no cis são mais intensas do que no trans (dipolo induzido-dipolo induzido). Consequentemente a temperatura de ebulição do isômero cis é maior do que a do isômero trans. Resposta da questão 18:

19 Isometria óptica, pois, apresenta um carbono assimétrico (carbono ligado a quatro ligantes diferentes entre si). Resposta da questão 19: [A] Resposta da questão 20: [B] Resposta da questão 21: [C] Resposta da questão 22: [B] Resposta da questão 23: [A] Resposta da questão 24: a) O nome oficial do ácido lático é ácido 2-hidroxipropanoico e sua fórmula estrutural está esquematizada na figura I adiante. b) A reação de ácido carboxílico com álcool é uma esterificação como pode ser visto na figura II anterior. O nome do produto da reação é 2-hidroxipropanoato de propila. Resposta da questão 25: [C] [I] (metil-ciclobutano) e [V] (pent-2-eno) são isômeros de cadeia.

20 Resposta da questão 26: [D] Teremos as seguintes fórmulas estruturais e suas respectivas fórmulas moleculares: O linalol e citronelal são isômeros, pois possuem a mesma fórmula molecular ( C10H18 O). Resposta da questão 27: [E] A fórmula molecular do ácido butanoico é C4H8O 2.

21 Os isômeros do ácido butanoico possuem a mesma fórmula molecular, ou seja, C4H8O 2 e são eles: acetato de etila, ácido metilpropanoico e propanoato de metila. Resposta da questão 28: [B] Resposta da questão 29: a) O tipo de isomeria existente entre o 1-butanol e o composto X é de posição, logo o composto X é o 2-butanol. O composto Z é a butanona (figura 1): b) 1-butanol = C 4 H 10 O. Ácido butanoico = C 4 H 8 O 2. A equação pode ser representada por (figura 2): Resposta da questão 30: a) As fórmulas estruturais são as seguintes (figura 1):

22 b) No 2-nitrofenol ocorre ponte de hidrogênio intramolecular (figura 2), nos outros dois isômeros ocorrerão pontes de hidrogênio intermoleculares, o que provocará aumento do ponto de fusão. O 2-nitrofenol apresentará menor ponto de fusão. Resposta da questão 31: Observe as fórmulas a seguir c) Nonam-5-ona ou 5-nonanona. Resposta da questão 32: [B] Resposta da questão 33: [A] Resposta da questão 34: [E] Resposta da questão 35: a) A partir da informação do enunciado (um composto de fórmula molecular C 4 H 9 Br, que apresenta isomeria ótica, quando submetido a uma reação de eliminação (com KOH alcoólico a quente), forma como produto principal um composto que apresenta isomeria cis-trans), vem:

23 b) O composto de partida C 4 H 9 Br poderia apresentar isomeria de posição e de cadeia. Isomeria de posição: Isomeria de cadeia: Resposta da questão 36: a) Ocorre isomeria de função. O isômero I tem maior ponto de ebulição pois apresenta ponte de hidrogênio. b) O isômero I não reagiu com a solução ácida de KMnO 4, pois é um álcool terciário e não sofre oxidação. O nome oficial do composto é 2-metil-2-propanol. Resposta da questão 37: [C] Resposta da questão 38: [D] Resposta da questão 39: [A] Resposta da questão 40: Observe as fórmulas estruturais a seguir:

24 c) O metilciclopenteno que, ao reagir com HBr, quer na presença, quer na ausência de peróxido, forma uma mistura de metilciclopentanos monobromados isômeros de posição é o 3-metilciclopenteno. Esse fato pode ser justificado pela equação 3. A reação na presença de peróxido produzirá os mesmos isômeros de posição, porque os carbonos da dupla, onde ocorre a adição, são igualmente hidrogenados. Resposta da questão 41: b) H 2 C = CH - CH 2 - CH 2 - CH 3 1-penteno Resposta da questão 42: [D] Resposta da questão 43: a) Os isômeros de posição são mostrados na figura adiante. b) O maior ponto de fusão é apresentado pelo composto para-diidroxibenzeno por ser uma molécula mais simétrica, o que possibilita um maior número de pontes de hidrogênio intermoleculares. Resposta da questão 44: [B] Resposta da questão 45: [B] Resposta da questão 46: [D] Resposta da questão 47: [B] Resposta da questão 48: a) Observe as fórmulas estruturais a seguir:

25 b) O ácido lático é oficialmente denominado ácido 2-hidroxipropanoico. Resposta da questão 49: [A] Resposta da questão 50: [C]

Quí. Monitor: Marcos Melo

Quí. Monitor: Marcos Melo Quí. Professor: Xandão Monitor: Marcos Melo Específicas: Isomeria 11 dez EXERCÍCIOS DE AULA 1. O ciclo-propano e o éter etílico (etóxi-etano) foram muito utilizados, no passado, como anestésicos de inalação.

Leia mais

Isomeria h Quantas vezes caiu no ENEM. Complexidade. Tempo de estudo a dedicar. Videoaulas para estudar. Exercícios por resolver

Isomeria h Quantas vezes caiu no ENEM. Complexidade. Tempo de estudo a dedicar. Videoaulas para estudar. Exercícios por resolver TEMAS VESTIBULARES Q1 Isomeria Quantas vezes caiu no ENEM Complexidade Tempo de estudo a dedicar Videoaulas para estudar Exercícios por resolver 8 3 8h 10 20 Isomeria 05 out EXERCÍCIOS DE AULA 1. A isomerização

Leia mais

Roteiro de Estudos Prova de Recuperação 1 Trimestre. Setor A

Roteiro de Estudos Prova de Recuperação 1 Trimestre. Setor A Roteiro de Estudos Prova de Recuperação 1 Trimestre Nome: Ano: 3º E.M. Professor: Cassio Pacheco Setor A 1- A solubilidade do fluoreto de cálcio, a 18 C, é 2.10-5 mol/litro. Qual o produto de solubilidade

Leia mais

Funções Orgânicas, Isomeria e Propriedades

Funções Orgânicas, Isomeria e Propriedades Ensino Médio QUÍMICA Data: / / 2012 Atividade: Exercícios de Recuperação Paralela e Anual aula 3 Nome : n o Classe: 2 2MA Funções Orgânicas, Isomeria e Propriedades 1. (Espcex (Aman) 2013) A tabela abaixo

Leia mais

Exercícios Sobre ReaÇões Orgânicas: mecanismo da adição

Exercícios Sobre ReaÇões Orgânicas: mecanismo da adição Exercícios Sobre ReaÇões rgânicas: mecanismo da adição Enunciado dos exercícios de 01 a 24: Dê as equações químicas globais das reações orgânicas listadas a seguir. 01. H 2= + l 2 02. H 2= + Br 2 03. H

Leia mais

Exercícios sobre reações orgânicas de adição

Exercícios sobre reações orgânicas de adição Exercícios sobre reações orgânicas de adição Enunciado dos exercícios de 01 a 16: Dê as equações químicas globais das reações orgânicas listadas a seguir. bservação: a regra de Markovinikov, resumidamente,

Leia mais

APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 1º BIMESTRE

APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 1º BIMESTRE Nome: nº: Bimestre: 1º Ano/série: 3ª série Ensino: Médio Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda Data: / / APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 1º BIMESTRE TEORIA 16 ISOMERIA GEOMÉTRICA (CIS-TRANS)

Leia mais

FUNÇÕES ORGÂNICAS E ISOMERIA

FUNÇÕES ORGÂNICAS E ISOMERIA 1. (Espcex) A tabela abaixo cria uma vinculação de uma ordem com a fórmula estrutural do composto orgânico, bem como o seu uso ou característica: Ordem Composto Orgânico Uso ou Característica 1 Produção

Leia mais

Isomeria. Profº Jaqueline Química Kapa Tarde. Resposta da questão 1: [D]

Isomeria. Profº Jaqueline Química Kapa Tarde. Resposta da questão 1: [D] Resposta da questão 1: [D] [Resposta do ponto de vista da disciplina Biologia] A forma S da talidomida parece comprometer a formação dos vasos sanguíneos nos tecidos embrionários formadores de diversas

Leia mais

Quí. Monitor: Gabriel Pereira

Quí. Monitor: Gabriel Pereira Quí. Professor: Xandão Monitor: Gabriel Pereira Reação orgânica: Reação de eliminação (exercícios) 09 out EXERCÍCIOS DE AULA 1. Quando o -bromopentano sofre reação de eliminação, os produtos A e B, abaixo,

Leia mais

3 o EM. Lista de Isomeria QUÍMICA

3 o EM. Lista de Isomeria QUÍMICA 3 o EM QUÍMIA Lista de Isomeria Lista de isomeria plana, geométrica e ótica. Plana 1) A tabela mostra as propriedades de duas substâncias A e B. Propriedades A B Estado físico nas condições ambientes líquido

Leia mais

Alfa Química Série 23 Reações de adição. Propano. 2-cloropropano. 1-bromopropano. Propano-2-ol

Alfa Química Série 23 Reações de adição. Propano. 2-cloropropano. 1-bromopropano. Propano-2-ol 01 Propano 2-cloropropano 1-bromopropano Propano-2-ol 1 02 But-1-eno Butano 1,2-dibromobut-1-eno 2-bromobut-1-eno Butanona 2 03 I. II. Resposta: D 3 04 O esquema apresentado corresponde à reação de hidrogenação

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS III TRIMESTRE. Hidrocarbonetos

ROTEIRO DE ESTUDOS III TRIMESTRE. Hidrocarbonetos RTEIR DE ESTUDS III TRIMESTRE Nome: nº: Ano: 2º E.M. Professor: assio Pacheco 1- Dê a nomenclatura dos compostos orgânicos. Hidrocarbonetos H Álcool H Enol H Fenol Aldeído H H H etona H3 Ácidos arboxílicos

Leia mais

Exercícios de Isomeria

Exercícios de Isomeria Exercícios de Isomeria 1. Cientistas brasileiros definem como transgênico um "organismo cujo genoma foi alterado pela introdução de DNA exógeno, que pode ser derivado de outros indivíduos da mesma espécie,

Leia mais

Quí. Monitor: Victor Pontes

Quí. Monitor: Victor Pontes Professor: Allan e Xandão Monitor: Victor Pontes Isomeria plana: função, posição, cadeia, metameria e tautomeria 12 set RESUMO Isomeria É o fenômeno quando dois ou mais compostos apresentam a mesma fórmula

Leia mais

Química. Xandão e Allan Rodrigues (Aline Costa) Isomeria Plana

Química. Xandão e Allan Rodrigues (Aline Costa) Isomeria Plana Isomeria Plana Isomeria Plana 1. Na natureza, várias substâncias possuem isômeros, que podem ser classificados de várias maneiras, sendo uma delas a isomeria funcional. Assinale a opção que apresenta um

Leia mais

Lista de Exercícios Prova Trimestral. Hidrocarbonetos

Lista de Exercícios Prova Trimestral. Hidrocarbonetos Lista de Exercícios Prova Trimestral Nome: nº: Ano: 2º E.M. Professor: assio Pacheco 1- Dê a nomenclatura dos compostos orgânicos. Hidrocarbonetos H Álcool H H H H H H H H Unidade I: Av. Mascote, 913 -

Leia mais

PROFESSOR: José Augusto NOME SÉRIE 3º ANO LISTA DE EXERCÍCIOS

PROFESSOR: José Augusto NOME SÉRIE 3º ANO LISTA DE EXERCÍCIOS Instituto Santa Teresa PROFESSOR: José Augusto NOME SÉRIE 3º ANO LISTA DE EXERCÍCIOS 01- CESGRANRIO-RJ) A respeito da isomeria nos compostos orgânicos, considere o esquema a seguir: Apresente os produtos

Leia mais

Reações Orgânicas - 1

Reações Orgânicas - 1 Ensino Médio QUÍMICA Exercícios Complementares - Recuperação Paralela Classe: 2 2 a série Reações Orgânicas - 1 1. (Fuvest 1995) O composto A, B e C são alcenos em que os átomos ou grupos de átomos estão

Leia mais

Química D Superintensivo

Química D Superintensivo GABARIT Superintensivo Exercícios 0) 9 02) B 03) A 0. erta. Devido à propriedade de encadeamento do carbono, o número de compostos orgânicos é muito grande, com grande variação no arranjo dos átomos das

Leia mais

Reações Orgânicas - Adição e Eliminação

Reações Orgânicas - Adição e Eliminação Reações Orgânicas - Adição e Eliminação Reações Orgânicas - Adição e Eliminação 1. São apresentados, abaixo, quatro compostos pertencentes a várias funções orgânicas: CH 3OH CH 3NH 2 CH 2 = CH 2 A alternativa

Leia mais

GRUPO DE ESTUDO

GRUPO DE ESTUDO GRUP DE ESTUD - 2012 QUÍMIA I PRFESSR SUZA 13/08/2012 ISMERIA Isomeria é a propriedade em que compostos diferentes apresentam fórmulas moleculares iguais mais diferentes fórmulas estruturais diferentes.

Leia mais

Lista de exercícios - Bloco 3 - Aula 15 - Isomeria Plana 1. (Fac. Santa Marcelina - Medicin 2016) Quando há falta de insulina e o corpo não consegue usar a glicose como fonte de energia, as células utilizam

Leia mais

Química E Extensivo V. 5

Química E Extensivo V. 5 Química E Extensivo V. 5 Exercícios 01) a) b) 02) F V V F a) Errada. Existem séries homólogas em qualquer função. b) Certa. Na série homóloga, cada membro tem um CH 2 a mais. Massa molecular: 14µ. c) Certa.

Leia mais

Disciplina: QUÍMICA Data: 24/ 08/ 2018 Ensino Médio Ano/Série: 3 Turma: JC Valor: 5,0 Média: 3,0 Assunto: ESTUDO DIRIGIDO PARA A PROVA DE RECUPERAÇÃO

Disciplina: QUÍMICA Data: 24/ 08/ 2018 Ensino Médio Ano/Série: 3 Turma: JC Valor: 5,0 Média: 3,0 Assunto: ESTUDO DIRIGIDO PARA A PROVA DE RECUPERAÇÃO Disciplina: QUÍMICA Data: 24/ 08/ 2018 Ensino Médio Ano/Série: 3 Turma: JC Valor: 5,0 Média: 3,0 Assunto: ESTUDO DIRIGIDO PARA A PROVA DE RECUPERAÇÃO 2ª Etapa Aluno(a): Nº: Nota: Professor(a): Flávia Alves

Leia mais

DISCIPLINA: Química Orgânica SÉRIE: 3 Ano. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

DISCIPLINA: Química Orgânica SÉRIE: 3 Ano. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2017 PROFESSOR:Taynara DISCIPLINA: Química Orgânica SÉRIE: 3 Ano ALUNO(a): Data entrega: /10/2017 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes

Leia mais

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRE: 1º

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRE: 1º C O L É G I O K E N N E D Y / R E D E P I T Á G O R A S PLANO DE ESTUDO TRIMESTRE: 1º PLANO DE ESTUDO Nº 03 PROFESSORA: Rose Barbosa DATA DA AVALIAÇÃO: 27/04/2018 DISCIPLINA : Química ANO/SÉRIE: 3º ANO

Leia mais

HIDROCARBONETOS FUNÇÕES ORGÂNICAS

HIDROCARBONETOS FUNÇÕES ORGÂNICAS HIDROCARBONETOS FUNÇÕES ORGÂNICAS FUNÇÕES ORGÂNICAS O átomo de carbono: Apresenta capacidade singular de compartilhar elétrons com outros átomos de carbono formando ligações carbono-carbono estáveis. Permite

Leia mais

Química D Semiextensivo V. 3

Química D Semiextensivo V. 3 GABARIT Química D Semiextensivo V 3 Exercícios 01) B 02) B 03) E omposto A: éter omposto B: fenol omposto : álcool Fórmula molecular dos três compostos: 7 8 éter fenol 2 álcool ompostos de mesma fórmula

Leia mais

Exercíciosde Funções Orgânicas 1) Identifique as funções químicas presentes em cada uma das estruturas seguintes. Faça um círculo e dê o nome da

Exercíciosde Funções Orgânicas 1) Identifique as funções químicas presentes em cada uma das estruturas seguintes. Faça um círculo e dê o nome da Exercíciosde Funções Orgânicas 1) Identifique as funções químicas presentes em cada uma das estruturas seguintes. Faça um círculo e dê o nome da função. REVISÃO DE ISOMERIA PLANA E GEOMETRICA 1) Indique

Leia mais

Carbonos Hidrogênios Oxigênios C 2 H 6 O

Carbonos Hidrogênios Oxigênios C 2 H 6 O Prof. Edson Cruz ISOMERIA Carbonos Hidrogênios Oxigênios H H H C C O H H C O C H H H H H H H C 2 H 6 O C 2 H 6 O Os compostos H 3 C CH 2 OH e H 3 C O CH 3 são ISÔMEROS. ISÔMEROS são compostos diferentes

Leia mais

Funções orgânicas oxigenadas e nitrogenadas.

Funções orgânicas oxigenadas e nitrogenadas. Funções orgânicas oxigenadas e nitrogenadas Funções que possuem ou derivam do grupo funcional hidroxila ( OH) Ex: a) Etanol Álcool b) Prop 2 en 1 ol Ex:... estiver ligado a um carbono saturado...... estiver

Leia mais

RESPOSTAS DAS TAREFAS 2ª SÉRIE. Química - Setor A. Aula 25. Aulas 27 e 28. Aula 27. Aula 26 ENSINO MÉDIO. 2. Função : H 3 C CH 2 CH 2 CH 2 C

RESPOSTAS DAS TAREFAS 2ª SÉRIE. Química - Setor A. Aula 25. Aulas 27 e 28. Aula 27. Aula 26 ENSINO MÉDIO. 2. Função : H 3 C CH 2 CH 2 CH 2 C ENSIN MÉDI RESPSTAS DAS TAREFAS 2ª SÉRIE 13 Química - Setor A Aula 25 1. Substâncias diferentes com a mesma fórmula molecular. 2. a) metilpropano e butano b) propano e propano c) ciclopropano e propeno

Leia mais

PROPRIEDADES FÍSICAS DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS

PROPRIEDADES FÍSICAS DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS PROPRIEDADES FÍSICAS DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS As propriedades físicas dos compostos orgânicos podem ser interpretadas, e muitas vezes até previstas, a partir do conhecimento das ligações químicas que unem

Leia mais

Exercícios sobre isomeria espacial geométrica

Exercícios sobre isomeria espacial geométrica Exercícios sobre isomeria espacial geométrica 01. (UFRGS) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem. cis-1,2-dicloroeteno é uma molécula,

Leia mais

Entregar no dia da prova de recuperação.

Entregar no dia da prova de recuperação. Ciências da Natureza Química Flávia Alves Ramalho Trabalho de Recuperação Final Química I 3ª 35 pts 22,7 pts 12 18 3º A / B PROGRAMA DA PROVA DE RECUPERAÇÃO: Entregar no dia da prova de recuperação. Ligação

Leia mais

Exercícios Sobre Isomeria Plana

Exercícios Sobre Isomeria Plana Exercícios Sobre Isomeria Plana 01. (UERJ) A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos diversos que apresenta, dentre outros, os seguintes componentes: 3 3 3 3 2 3 3 2 3 3 2 2 2 3 3 3 3 3 3 I II III s

Leia mais

Revisão III Unidade Isomeria

Revisão III Unidade Isomeria 1 Revisão III Unidade Isomeria 1) Em relação ao ácido lático, cujas fórmulas espaciais estão representadas abaixo, estão corretas as opções, exceto: a) Possui átomo de carbono assimétrico. b) Possui atividade

Leia mais

H 2 C OCH 3 H 2 C OH EXERCÍCIOS DE CLASSE

H 2 C OCH 3 H 2 C OH EXERCÍCIOS DE CLASSE EXERCÍCIOS DE CLASSE 1- De um modo geral, o ponto de ebulição dos compostos orgânicos cresce com o aumento do peso molecular, o que não acontece com os compostos do quadro abaixo: COMPOSTO PESO MOLECULAR

Leia mais

1. A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos diversos que apresenta, dentre outros, os seguintes componentes:

1. A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos diversos que apresenta, dentre outros, os seguintes componentes: Isomeria Tipos de Isomeria Isomeria Plana De cadeia De posição Metameria De função Tautomeria Isomeria Espacial Geométrica (Cis-Trans) Ótica 1. A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos diversos que

Leia mais

Gabaritos Resolvidos Energia Química Semiextensivo V4 Frente E

Gabaritos Resolvidos Energia Química Semiextensivo V4 Frente E 01) D A preferência de substituição obedece a ordem: C terciário C secundário C primário. A halogenação de um alcano se dá por substituição de um átomo de hidrogênio por um halogênio, resultando em um

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Química 3º. Trimestre

Atividades de Recuperação Paralela de Química 3º. Trimestre Atividades de Recuperação Paralela de Química 3º. Trimestre 2ª série Ensino Médio Conteúdo para estudos:. SETOR B: - Isomeria Plana - Isomeria Geométrica - Isomeria Óptica - Nomenclatura e identificação

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Química A/B

Atividades de Recuperação Paralela de Química A/B Atividades de Recuperação Paralela de Química A/B 2ª série Ensino Médio 3 Trimestre/2018 SETOR A: Conteúdo para estudos:. Livro-texto 4 Capítulo 8 Equilíbrios químicos I Compreender que as reações reversíveis

Leia mais

EXERCÍCIOS DE ISOMERIA

EXERCÍCIOS DE ISOMERIA EXERCÍCIOS DE ISOMERIA Questões: 01. (PUC-SP) Os dois compostos 3 C O e 3 C C 2 O demonstram que caso de Isomeria? a) cadeia b) posição c) composição d) função e) tautomeria 02. (FMU) O equilíbrio 3 C

Leia mais

Química D Extensivo V. 5

Química D Extensivo V. 5 Química D Extensivo V. 5 Exercícios 01) D H 3 C O 02) D éter H 3 C OH álcool C 2 H 6 O (isômeros) Funções diferentes isomeria de função. 06) D I. C 3 O P III. C 3 H 6 O O II. C 3 O P IV. C 3 O P Isômeros

Leia mais

2. Explique o que acontece com o ponto de ebulição dos hidrocarbonetos à medida que aumenta o tamanho de suas moléculas.

2. Explique o que acontece com o ponto de ebulição dos hidrocarbonetos à medida que aumenta o tamanho de suas moléculas. FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS, FCAV UNESP Jaboticabal CURSO: Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) DISCIPLINA: Química Orgânica DOCENTE RESPONSÁVEL: Prof a. Dr a. Luciana Maria

Leia mais

CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA 3º ano Profª Adriana Strelow

CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA 3º ano Profª Adriana Strelow IÊNIAS DA NATUREZA - QUÍMIA 3º ano - 2016 Profª Adriana Strelow Lista de Exercícios - Isomeria ISMERIA PLANA 1) (PU) álcool propan-1-ol é um exemplo de um dos isômeros de fórmula 3 8. número total de isômeros

Leia mais

Pré UFSC Química. Química Orgânica. Alcinos. Funções Orgânicas. Alcadienos. Hidrocarbonetos. Alcanos. Cicloalcanos. Alcenos.

Pré UFSC Química. Química Orgânica. Alcinos. Funções Orgânicas. Alcadienos. Hidrocarbonetos. Alcanos. Cicloalcanos. Alcenos. Química Orgânica Estuda as propriedades e composição dos compostos que apresentam o carbono como principal elemento químico. Alcinos São hidrocarbonetos acíclicos contendo uma única ligação tripla entre

Leia mais

Entregar dia: 14/12/2018

Entregar dia: 14/12/2018 Assunto: Roteiro de Recuperação Final - QUÍMICA Tipo: A Data: 14/12/2018 Ensino Médio Ano/Série: 3º Turma: JC Valor: 20,0 Média: 12,0 Nome: Nº Nota: Professor: Flávia Alves Ramalho Ass. Do Responsável:

Leia mais

QUÍMICA ORGÂNICA AULA 09 ISOMERIA ESTRUTURAL (PLANA)

QUÍMICA ORGÂNICA AULA 09 ISOMERIA ESTRUTURAL (PLANA) Prof. Sandro Lyra 1. O QUE É ISOMERIA ESTRUTURAL? Vejamos o exemplo: QUÍMICA ORGÂNICA AULA 09 ISOMERIA ESTRUTURAL (PLANA) Esse é o fenômero chamado de isomeria estrutural, ou seja, compostos de mesma fórmula

Leia mais

- TEMPERATURA DE EBULIÇÃO - SOLUBILIDADE

- TEMPERATURA DE EBULIÇÃO - SOLUBILIDADE PROPRIEDADES FÍSICAS DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS - TEMPERATURA DE EBULIÇÃO - SOLUBILIDADE TEMPERATURA DE EBULIÇÃO Depende do tipo de -LIGAÇÃO INTERMOLECULAR e do - TAMANHO DAS MOLÉCULAS LIGAÇÕES INTERMOLECULARES

Leia mais

Química D Superintensivo

Química D Superintensivo GABARIT Superintensivo Exercícios 0) 9 02) B 03) A 0. erta devido à propriedade de encadeamento do carbono, o número de compostos orgânicos é muito grande, com grande variação no arranjo dos átomos das

Leia mais

Química Orgânica. Aldeídos e cetonas. Professora: Ms. Fernanda Cristina Ferrari.

Química Orgânica. Aldeídos e cetonas. Professora: Ms. Fernanda Cristina Ferrari. Química Orgânica Aldeídos e cetonas Professora: Ms. Fernanda Cristina Ferrari Aldeídos São compostos que possuem o grupo: C O R C O H H Cetonas São compostos que possuem o grupo: R C O C O R' Não confunda

Leia mais

Gabaritos Resolvidos Energia Química Semiextensivo V3 Frente D

Gabaritos Resolvidos Energia Química Semiextensivo V3 Frente D 01) B Composto A: éter Composto B: fenol Composto C: álcool Fórmula molecular dos 3 compostos: C 7 H 8 O Compostos de mesma fórmula molecular e função química diferente isomeria de função. 02) B I. Álcool

Leia mais

Quí. Monitor: Victor Pontes

Quí. Monitor: Victor Pontes Professor: Allan Rodrigues Monitor: Victor Pontes Isomeria Plana: Função, posição, cadeia, metameria e tautomeria 05 set RESUMO Isomeria É o fenômeno quando dois ou mais compostos apresentam a mesma fórmula

Leia mais

1.1. Indica a fórmula de estrutura e o nome de cada um dos compostos (de acordo com as regras da IUPAC).

1.1. Indica a fórmula de estrutura e o nome de cada um dos compostos (de acordo com as regras da IUPAC). Escola Secundária de Lagoa Química 12º Ano Paula Melo Silva 1. onsidera os seguintes compostos: (A) (H 3) 3OH (B) H 3HH 3H 2OH () H 3H 2H 2H 2OH Ficha de Trabalho 13 ombustíveis, Energia e Ambiente 1.1.

Leia mais

APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 3º BIMESTRE

APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 3º BIMESTRE Nome: nº: Bimestre: 3º Ano/série: 3ª série Ensino: Médio Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda Data: / / APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 3º BIMESTRE TEORIA 22 OZONÓLISE EM ALCENOS A ozonólise

Leia mais

Exercício de revisão do 3º Ano Ensino Médio 3ª UNIDADE

Exercício de revisão do 3º Ano Ensino Médio 3ª UNIDADE Exercício de revisão do 3º Ano Ensino Médio 3ª UNIDADE 1. O propeno e o ciclopropano são representados, respectivamente, pelas fórmulas. Pela análise dessas substâncias, pode-se afirmar que: a) são polares.

Leia mais

AULA Com a fórmula molecular C7H8O existem vários compostos aromáticos, como, por exemplo,

AULA Com a fórmula molecular C7H8O existem vários compostos aromáticos, como, por exemplo, AULA 13 1.. Considere os compostos orgânicos: (I) 1-butanol, (II) metóxi-propano, (III) ácido butanóico, (IV) butanal e (V) 2-butanona. O etanoato de etila é isômero do composto a) I. b) II. c) III. d)

Leia mais

Química Orgânica 2016

Química Orgânica 2016 Gabarito: Resposta da questão 1: [E] [Resposta do ponto de vista da disciplina de Química] As cenouras de coloração laranja podem ter sido trazidas a Pernambuco durante a invasão holandesa e contêm um

Leia mais

Prof. Willame Bezerra

Prof. Willame Bezerra 1. Os feromônios são compostos emitidos por animais para atrair outros da mesma espécie e sexo oposto. Um dos tipos de feromônios são os chamados atraentes sexuais de insetos, que facilitam sua reprodução.

Leia mais

Lista de Exercícios Prova Mensal

Lista de Exercícios Prova Mensal Lista de Exercícios Prova Mensal Nome: nº: Ano: 3º A E.M. Professor: Cassio Pacheco Oxidação de Álcoois 1- (Vunesp-SP) Considere o seguinte arranjo experimental: 2- (Fuvest-SP) Para distinguir o butan-1-ol

Leia mais

GOIÂNIA, / / ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: LISTA DE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO

GOIÂNIA, / / ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: LISTA DE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR:Taynara DISCIPLINA: Química Orgânica SÉRIE: 3 Ano ALUNO(a): Data entrega: / /2016 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes

Leia mais

EXERCÍCIOS DE QUÍMICA ORGÂNICA RECUPERAÇÃO FINAL ª SÉRIE. 1º) Escreva as fórmulas estruturais dos seguintes hidrocarbonetos:

EXERCÍCIOS DE QUÍMICA ORGÂNICA RECUPERAÇÃO FINAL ª SÉRIE. 1º) Escreva as fórmulas estruturais dos seguintes hidrocarbonetos: EXERCÍCIOS DE QUÍMICA ORGÂNICA RECUPERAÇÃO FINAL 2016 3ª SÉRIE 1º) Escreva as fórmulas estruturais dos seguintes hidrocarbonetos: a. Propano b. Heptano c. 1-penteno d. 3-hexino e. Ciclopentano f. Ciclopenteno

Leia mais

Quí. Xandão. Monitora: Thamiris Gouvêa

Quí. Xandão. Monitora: Thamiris Gouvêa Quí. Professores: Allan Rodrigues Xandão Monitora: Thamiris Gouvêa Isomeria espacial: geométrica 19 set RESUMO O estudo da isomeria plana esclareceu-nos muito a respeito do motivo pelo qual compostos de

Leia mais

Resumo das Funções orgânicas oxigenadas.

Resumo das Funções orgânicas oxigenadas. SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR NADER ALVES DOS SANTOS SÉRIE/ANO: 3º anos TURMA(S):

Leia mais

Apostila de Química (3º bimestre-2009) Professor: Eduardo Mesquita 3º ano Ensino Médio. Química Orgânica

Apostila de Química (3º bimestre-2009) Professor: Eduardo Mesquita 3º ano Ensino Médio. Química Orgânica Apostila de Química (3º bimestre-2009) Professor: Eduardo Mesquita 3º ano Ensino Médio Química Orgânica 1- PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo A carvona é o componente ativo principal

Leia mais

FCAV/UNESP. DISCIPLINA: Química Fisiológica. ASSUNTO: Noções de Química Orgânica

FCAV/UNESP. DISCIPLINA: Química Fisiológica. ASSUNTO: Noções de Química Orgânica FCAV/UNESP DISCIPLINA: Química Fisiológica ASSUNTO: Noções de Química Orgânica 1 QUÍMICA ORGÂNICA Química Orgânica é a área da Química que estuda os compostos que contêm carbono, chamados de compostos

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá Programa de Integração Estudantil PROINTE Preceptoria de Química Geral QUIG Cursos de Agronomia e Zootecnia

Universidade Estadual de Maringá Programa de Integração Estudantil PROINTE Preceptoria de Química Geral QUIG Cursos de Agronomia e Zootecnia Universidade Estadual de Maringá Programa de Integração Estudantil PROINTE Preceptoria de Química Geral QUIG Cursos de Agronomia e Zootecnia Exercícios: 1) Conceitue substâncias orgânicas e dê alguns exemplos.

Leia mais

Solução Comentada Prova de Química

Solução Comentada Prova de Química 34. A histamina, estrutura mostrada abaixo, é uma substância orgânica que provoca inchaço e coceira, e que é liberada pelas células de defesa, quando somos picados por insetos. N NH 2 N H Se quisermos

Leia mais

FCAV/UNESP. DISCIPLINA: Química Fisiológica. ASSUNTO: Noções de Química Orgânica

FCAV/UNESP. DISCIPLINA: Química Fisiológica. ASSUNTO: Noções de Química Orgânica FCAV/UNESP DISCIPLINA: Química Fisiológica ASSUNTO: Noções de Química Orgânica 1 QUÍMICA ORGÂNICA Química Orgânica é a área da Química que estuda os compostos que contêm carbono, chamados de compostos

Leia mais

Prova 3 Química QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 4

Prova 3 Química QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 4 Prova 3 QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. UEM Comissão Central do Vestibular Unificado QUÍMICA 01 Assinale a alternativa incorreta.

Leia mais

Prova 3 Química QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 1

Prova 3 Química QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 1 Prova 3 QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. UEM Comissão Central do Vestibular Unificado QUÍMICA 01 A quantidade de Na 2 CO 3.10H 2

Leia mais

Prova 3 Química QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 2

Prova 3 Química QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 2 Prova 3 QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. UEM Comissão Central do Vestibular Unificado QUÍMICA 01 Considere que, a 25 o C, temos

Leia mais

Prof. Rafa - Química Isomeria. Lista de exercícios

Prof. Rafa - Química Isomeria. Lista de exercícios Prof. Rafa - Química Isomeria Lista de exercícios 01. (FURG) A fórmula 4 8 O pode representar dois isômeros funcionais como: a) metoxipropano e 1-butanol. b) butanona e butanal. c) butan-1-ol e butan-2-ol.

Leia mais

Prova 3 Química QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 3

Prova 3 Química QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 3 Prova 3 QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. UEM Comissão Central do Vestibular Unificado QUÍMICA 01 Assinale a alternativa correta.

Leia mais

Relembrando as reações de substituição

Relembrando as reações de substituição Relembrando as reações de substituição Uma reação de substituição ocorre em cadeias saturadas e se caracteriza pela saída de um único elemento para entrar outro. Quando o composto orgânico é um hidrocarboneto,

Leia mais

SOLUÇÃO COMECE DO BÁSICO

SOLUÇÃO COMECE DO BÁSICO SOLUÇÃO OMEE DO BÁSIO SOLUÇÃO B1. [B] Adolf Von Baeyer (1835-1917), diz que: quanto maior a diferença entre o ângulo real e o teórico (afastamento em relação ao ângulo de estabilidade) de um ciclano, maior

Leia mais

LOUCOS POR QUÍMICA. Prof. Neif Nagib

LOUCOS POR QUÍMICA. Prof. Neif Nagib LUS PR QUÍMIA Prof. Neif Nagib São dois ou mais compostos orgânicos diferentes que apresentam a mesma fórmula molecular. 3 2 Etanol 2 6 3 Metoximetano A isomeria se divide em: Isomeria Plana ou onstitucional.

Leia mais

Questões das provas de 2010 e 2011

Questões das provas de 2010 e 2011 Questões das provas de 2010 e 2011 1. (UERJ-modificada) - O cravo-da-índia e a noz-moscada são condimentos muito utilizados na culinária, e seus principais constituintes são, respectivamente, o eugenol

Leia mais

carbonos hidrogênios oxigênio C 2 H 6 O

carbonos hidrogênios oxigênio C 2 H 6 O ISOMERIA carbonos hidrogênios oxigênio O O 2 6 O 2 6 O Os compostos 3 2 O e 3 O 3 são ISÔMEROS ISÔMEROS são compostos diferentes que possuem a mesma fórmula molecular A este fenômeno damos o nome de ISOMERIA

Leia mais

DISCIPLINA: Química Fisiológica ASSUNTO: Fundamentos de Química Orgânica

DISCIPLINA: Química Fisiológica ASSUNTO: Fundamentos de Química Orgânica Universidade Estadual Paulista UNESP Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV DISCIPLINA: Química Fisiológica ASSUNTO: Fundamentos de Química Orgânica 1 1ª Semana 21/02/2019: Composição e estrutura

Leia mais

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PC1. [E] D possui cadeia aberta e heterogênea. A reação entre A e B, em meio ácido, forma o éster butanoato de secbutila. B e D são isômeros de função. O composto C possui

Leia mais

GOIÂNIA, / / ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: LISTA DE EXERCÍCIOS RECUPERAÇÃO

GOIÂNIA, / / ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: LISTA DE EXERCÍCIOS RECUPERAÇÃO GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR:Taynara DISCIPLINA: Química Orgânica SÉRIE: 2 Ano ALUNO(a): Data entrega: / /2016 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes

Leia mais

Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias Disciplina de Física e Química A 10ºAno

Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias Disciplina de Física e Química A 10ºAno Agrupamento de Escolas João da Silva Correia DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXPERIMENTAIS Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias Disciplina de Física e Química A 10ºAno FICHA DE TRABALHO

Leia mais

LISTA I Reações orgânicas.

LISTA I Reações orgânicas. LISTA I Reações orgânicas. QUESTÃO 01. Um composto orgânico X reage na proporção de 1:1 mols com HCl gerando uma mistura dos seguintes produtos: Cis-2-cloro-pent-2-eno. Trans-2-cloro-pent-2-eno. Cis-3-cloro-pent-2-eno.

Leia mais

Exercícios de Química Orgânica

Exercícios de Química Orgânica Exercícios de Química Orgânica Exercício 1: (PUC-RIO 2010) O oseltamivir, representado na figura ao lado, é o princípio ativo do antiviral Tamiflu que é utilizado no tratamento da gripe A (H1N1). Assinale

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO QUESTÕES. Escolha 12 exercícios dos mostrados abaixo e responda-os.

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO QUESTÕES. Escolha 12 exercícios dos mostrados abaixo e responda-os. 3º EM Química A Wesley Av. Dissertativa 19/10/16 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta

Leia mais

AULA DE RECUPERAÇÃO PROF. NEIF NAGIB

AULA DE RECUPERAÇÃO PROF. NEIF NAGIB AULA DE RECUPERAÇÃO PROF. NEIF NAGIB 1ª QUESTÃO O aspartame, estrutura representada a seguir, é uma substância que tem sabor doce ao paladar. Pequenas quantidades dessa substância são suficientes para

Leia mais

O que veremos hoje? Voltados para a Orgânica! Revisão de: Polaridade Forças intermoleculares: Dipolo-dipolo Dipolo induzido-dipolo induzido

O que veremos hoje? Voltados para a Orgânica! Revisão de: Polaridade Forças intermoleculares: Dipolo-dipolo Dipolo induzido-dipolo induzido O que veremos hoje? Revisão de: Polaridade Forças intermoleculares: Dipolo-dipolo Dipolo induzido-dipolo induzido Dipolo-dipolo induzido Ligação de Hidrogênio Voltados para a Orgânica! Intensidade das

Leia mais

Química E Semiextensivo V. 4

Química E Semiextensivo V. 4 GABARIT Química E Semiextensivo V. 4 Exercícios 01) D A preferência de substituição obedece à ordem: terciário > secundário > primário. A halogenação de um alcano se dá por substituição de um átomo de

Leia mais

ISOMERIA. Mestranda: Daniele Potulski Disciplina: Química da Madeira I

ISOMERIA. Mestranda: Daniele Potulski Disciplina: Química da Madeira I ISOMERIA Mestranda: Daniele Potulski Disciplina: Química da Madeira I Conceito Podem existir substâncias diferentes com a mesma fórmula molecular fenômeno chamado isomeria; Iso: igual; meros: parte; Portanto,

Leia mais

Estrutura de moléculas orgânicas e biológicas

Estrutura de moléculas orgânicas e biológicas Hidrocarbonetos Os hidrocarbonetos são compostos orgânicos formados exclusivamente por átomos de carbono e hidrogénio, ligados por ligações covalentes simples (C H e C C), duplas (C = C) ou triplas (C

Leia mais

DISCIPLINA: Química Orgânica SÉRIE: 3 Ano. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

DISCIPLINA: Química Orgânica SÉRIE: 3 Ano. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2017 PROFESSOR:Taynara DISCIPLINA: Química Orgânica SÉRIE: 3 Ano ALUNO(a): Data entrega: 04/12/2017 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes

Leia mais

Química Orgânica. Química orgânica: Estrutura das moléculas. Grupos funcionais. Estereoquímica. Reatividade..

Química Orgânica. Química orgânica: Estrutura das moléculas. Grupos funcionais. Estereoquímica. Reatividade.. Química Orgânica X Química orgânica: Estrutura das moléculas. Grupos funcionais. Estereoquímica. Reatividade.. Química Orgânica Os compostos orgânicos são as substâncias químicas que contêm carbono e hidrogénio,

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS, FCAV UNESP

FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS, FCAV UNESP 1 FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS, FCAV UNESP Jaboticabal CURSO: Medicina Veterinária DISCIPLINA: Química Fisiológica DOCENTE: Prof a. Dr a. Luciana Maria Saran ASSUNTO: Noções de Química

Leia mais

Ano: 3º EM. Recursos para Estudo / Atividades. Conteúdo. 2ª Etapa Unidades de Estudo conceitos e habilidades. Caderno

Ano: 3º EM. Recursos para Estudo / Atividades. Conteúdo. 2ª Etapa Unidades de Estudo conceitos e habilidades. Caderno Rede de Educação Missionárias Servas do Espírito Santo Colégio Nossa Senhora da Piedade Av. Amaro Cavalcanti, 2591 Encantado Rio de Janeiro / RJ CEP: 20735042 Tel: 2594-5043 Fax: 2269-3409 E-mail: cnsp@terra.com.br

Leia mais

QUÍMICA ORGÂNICA I. ISOMERIA GEOMÉTRICA

QUÍMICA ORGÂNICA I. ISOMERIA GEOMÉTRICA Prof. Sandro Lyra QUÍMICA ORGÂNICA AULA 10 - ISOMERIA ESPACIAL OU ESTEREOISOMERIA A estereoisomeria aborda dois diferentes fenômenos da isomeria espacial. I. Isomeria geométrica (Cis / Trans ou Z/E) II.

Leia mais