Carta argumentativa. Carta aberta. Profa. Raquel Michelon

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Carta argumentativa. Carta aberta. Profa. Raquel Michelon"

Transcrição

1 Carta argumentativa Carta aberta Profa. Raquel Michelon

2

3 Quem ainda escreve carta? Assim como a língua molda-se às situações de uso, o gênero carta também sofreu suas mudanças para adaptar-se ao meio, digamos assim. , posts no facebook e twitter, internet como um todo.

4 Carta Argumentativa

5 Trata-se de um texto, igual aos outros que estudamos, em que o emissor deve convencer o interlocutor, a partir do seu ponto de vista, sobre determinada tese.

6

7

8

9

10 Linguagem da carta argumentativa: Como qualquer outra carta, a argumentativa precisa de um emissor, um receptor, um assunto claro - logo, a linguagem deve ser clara, coesa e objetiva.

11 Linguagem da carta argumentativa: Além disso, seu grau de formalidade dependerá do nível de intimidade estabelecido entre os interlocutores, portanto, assim como qualquer gênero textual argumentativo, que visa ao convencimento de um ponto de vista e à defesa de uma tese, considera-se o público-alvo e adapta-se a linguagem como forma de persuadilo.

12 Atenção! A expressão clichê Vimos por meio desta (carta) está em desuso.

13 Florianópolis, 25 de junho de Prezados senhores japoneses, Quero elogiar sua atitude apresentada em nosso país em dias de Copa. Já vi os senhores serem engrandecidos pela sua economia, cultura e, até mesmo, organização e poder de recuperação, mas sua atitude aqui no país, nada mais foi do que um exemplo, uns diriam ínfimo, eu diria louvável.

14 Estamos vivendo momentos difíceis, os senhores devem ter percebido, pois é notório e público, quem não sabe? Nosso povo tem manifestado nas ruas um descontentamento que não vem de hoje. Não queríamos a Copa, mas é nada contra ela, amamos futebol, queríamos a mesma dedicação dada a ela para os demais setores do nosso país. Nesse contexto, nosso povo não tem mostrado as melhores maneiras, anda quebrando tudo e piorando as coisas, vejam bem, sou do povo também, a favor das manifestações, não do quebraquebra. Fico com vergonha de ver os brasileiros destruindo o que é deles em nome de querer mais para eles. Muito feio.

15 Ao assistir a uma reportagem que mostrou os senhores juntando o lixo deixado por si, pois era em meio a sua torcida, percebi o sentido de cooperação mostrado - afinal, sabe-se lá quem deixou o lixo, isso pouco importou para quem o juntou. Senti um pouco mais vergonha do povo brasileiro, a quem falta o hábito de não jogar lixo no chão, não tem o de juntar o seu e muito menos é habituado a juntar o lixo do outro. Talvez seja porque a formação cultural e a educação de um povo se dão pelo exemplo que deveria vir de casa, mas a casa, muitas vezes, não o faz e, assim, lá sai a criança a comer bala e a jogar papel no chão, pois não aprendeu com ninguém que isso é errado.

16 Pois então, adversários japoneses, podemos até ser concorrentes na Copa, mas penso que não concorreríamos em educação, não no sentido que lhes apresentei. Já que nos falta um pouco de exemplo em casa neste momento, um pouco bagunçada, penso que encontrei uma outra razão para ter gostado da Copa, ter visto exemplar atitude, para mim louvável, a qual demonstrou que um país não se faz só com uma economia reforçada, mas com gente educada e que educa gente a qualquer momento.

17 Afinal, a educação que vem de casa estimula a que se faz na escola e na rua e elas, juntas, formam aqueles que fazem a economia, que não se reforça sozinha. Né? Arigatô, Brasileira envergonhada, mas grata.

18 Proposta 1 Os textos a seguir abordam a questão da mobilidade urbana no Brasil. Analise as informações e ideias neles apresentadas, para produzir um texto do gênero carta argumentativa, no qual você deverá mostrar reflexões, opiniões e argumentos sobre o assunto, dirigido ao atual golpista/presidente da República Michel Temer.

19

20

21 bilidade-urbana-o-grande-desafio.html

22 Carta Aberta

23 Disserta sobre um tema de relevância social; Trata necessariamente de assuntos cujo interesse é coletivo e, principalmente, há interesse do emissor em torná-la pública; Geralmente fala em nome de um grande público.

24

25

26 Carta aberta aos anti-copa Caro amigo insatisfeito com tudo o que ocorre no Brasil, espero que leia esta breve mensagem que passarei a você. Sei que o seu desejo é impedir a realização da Copa do Mundo em nosso país, porém, o tempo que tinha para exaltar este pedido já venceu, pois todos os 12 estádios já estão de pé e as 32 seleções brevemente chegarão a nossas terras para mais uma disputa do Mundial.

27 Porque, no longínquo ano de 2007, quando realizaram aquela festa com o anúncio da FIFA, você não reclamou que o seu salário, a saúde pública, a situação lastimável da educação ou a violência, deveria ter mais prioridade do que realizar uma Copa em nosso país? Porque não duvidou das palavras do Ricardo Teixeira, presidente da CBF na época, quando disse que não ia ter nenhum dinheiro público nas construções das arenas, já que você se passa por uma pessoa bem inteligente, sem nenhuma influência de algum grupo, não é mesmo?

28 Realmente, saiu tudo errado, obras não foram concluídas a tempo, estádios ainda em finalização faltando pouco mais de uma semana para a abertura, mas agora não adianta queimar bandeira do Brasil (o que, na minha visão, mostra o quanto você respeita a sua nação) e álbum de figurinhas da Copa, pois tem que ter Mundial, queira ou não. E outra, vai dizer que em nenhum momento da vida, mesmo que não goste de futebol, que você não foi contagiado pelo clima desta importante competição no planeta, como acordar nas madrugadas em 2002 para assistir o jogo do nosso país ou das decepções em 1998, 2006 e 2010?

29 Amigo anti-copa, não sou petralha, tampouco da tucanada. Sou fã de Copa do Mundo e, neste momento, é hora de relaxar e curtir cada dia deste mundial realizado em nosso país, afinal, sabe-se lá quando a FIFA dará mais uma oportunidade para o nosso povo demonstrar o quanto gosta de futebol e deste torneio especial.

30 Sei que o país tem suas mazelas, mas o dia de protestar não é 12 de junho, mas 5 de outubro, nas urnas eletrônicas. É lá que você tem que demonstrar sua insatisfação com o político A, B ou C. Vamos curtir, fazer aquele churrasco, reunir família e amigos ou ir a campo assistir de perto craques do futebol mundial. Abraços e reflita sobre o que disse. VAI TER COPA! Fonte: Publicado em 03/06/2014

31 Proposta 2 Orientando-se pelas ideias expressas por meio dos conteúdos verbais e não verbais da charge, produza uma carta aberta, dirigida à população brasileira, na qual seja feita uma reflexão sobre o papel alienante da mídia televisiva em relação à corrupção.

32

33

34

35

Jornalista: E o Lula torcedor, vai estar no estádio em 2014? Presidente: Se Deus quiser. Se Deus quiser estarei lá com uma vuvuzela.

Jornalista: E o Lula torcedor, vai estar no estádio em 2014? Presidente: Se Deus quiser. Se Deus quiser estarei lá com uma vuvuzela. Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após cerimônia de início da jornada para a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 Johannesburgo-África do Sul, 08 de julho

Leia mais

Qual sua expectativa antes de embarcar para a Africa do Sul?

Qual sua expectativa antes de embarcar para a Africa do Sul? Em meio ao cenário étnico cultural instalado no Brasil por conta do horário político eleitoral, o ConversApócrifa conversou com o jornalista Lucas Passos Vieira da Costa. Lucas esteve na Copa do Mundo

Leia mais

O Poder da Sua Mente!

O Poder da Sua Mente! O Poder da Sua Mente! Se você acredita que pode, então você pode. Se você acredita que não pode, você está certa. Mary Kay Ash Quem sou eu? Juliana David Yamazaki Diretora Sênior de Vendas Independente

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Matemática

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Matemática COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Matemática Nome: Ano: 5º Ano 2º Etapa 2014 Área do Conhecimento: Matemática e suas tecnologias Colégio Nossa Senhora da Piedade

Leia mais

Gêneros Textuais Acadêmicocientíficos. 3/6/5AD836_1.jpg

Gêneros Textuais Acadêmicocientíficos.  3/6/5AD836_1.jpg Gêneros Textuais Acadêmicocientíficos http://images.quebarato.com.br/photos/thumbs/ 3/6/5AD836_1.jpg Olá, Pessoal, Vamos acompanhar mais uma aula da prof. Alessandra. Hoje falaremos sobre alguns gêneros

Leia mais

COMPOSITOR CÍCERO BAHIA

COMPOSITOR CÍCERO BAHIA SELEÇÃO BRASILEIRA O VERDE AMARELO DE QUATORZE PRA CÁ MOSTROU AO MUNDO INTEIRO QUE VEIO PRA GANHAR. EM CINQUENTA E OITO O TIME CAMPEÃO TROUXE O TROFÉU PRA NOSSA SELEÇÃO. MAIS UM BRASIL E NO MUNDO INTEIRO

Leia mais

O LABORATÓRIO DE PESQUISA DA UNICARIOCA

O LABORATÓRIO DE PESQUISA DA UNICARIOCA Na próxima quinta-feira, dia 12 de junho, será o primeiro jogo do Brasil na COPA DO MUNDO. Como o futebol sempre foi uma paixão nacional, o Laboratório de Pesquisa da UniCarioca e o jornal EXTRA foram

Leia mais

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado.

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado. TRABALHO 3 bim. 2017 Disciplina: P - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes O trabalho será composto por duas partes: A primeira parte do trabalho será composta por análise sintática e

Leia mais

No episódio de hoje...

No episódio de hoje... Redação 1/4 No episódio de hoje... Como é o modelo de redação da FATEC? 5 citações que você pode usar em sua redação Dicas práticas para escrever cada vez melhor COMO É O MODELO DE REDAÇÃO DA FATEC? Liiiii,

Leia mais

Viva Laduma! 2 Continuando... September 16, 2009

Viva Laduma! 2 Continuando... September 16, 2009 Viva Laduma! September 16, 2009 1 Introdução Laduma? O que é isso? Ah... se você não sabe o que Laduma significa, você não está preparado para o próximo ano. Mas, antes disso, vamos por partes [afinal,

Leia mais

COLÉGIO ADVENTISTA DE ALTAMIRA Ementa de Curso para Portfólio

COLÉGIO ADVENTISTA DE ALTAMIRA Ementa de Curso para Portfólio DISCIPLINA:. Língua Portuguesa SÉRIE/ TURMA:. 9º ano A/B BIMESTRE: 4º 1 e 2 - Texto Perder, ganhar, viver. Pag.( 230, 231 e 232) Leitura do texto; discussão; atividade escrita. Pag. ( 232 e 233) - Atividade

Leia mais

Na internet Leitura: atividades

Na internet Leitura: atividades Na internet Leitura: atividades 1. Com base no que você leu neste texto, enumere as vantagens e as desvantagens de se paquerar pelo computador. Você encontrou alguma dica nova ou diferente das que você

Leia mais

PESQUISA HELLO OPINION OS JOGOS NO BRASIL: Percepção & engajamento

PESQUISA HELLO OPINION OS JOGOS NO BRASIL: Percepção & engajamento PESQUISA HELLO OPINION OS JOGOS NO BRASIL: Percepção & engajamento Pela 1ª vez na história o maior evento esportivo do mundo acontece na AMÉRICA DO SUL A 150 dias dos jogos, qual a percepção do BRASILEIRO

Leia mais

Foto: Rafael Ribeiro / CBF. Copa do. Mundo

Foto: Rafael Ribeiro / CBF. Copa do. Mundo Foto: Rafael Ribeiro / CBF Copa do Mundo 2014 Apresentação Após 64 anos, o Brasil irá sediar novamente a Copa do Mundo de Futebol. O torneio será realizado em 12 capitais do país, entre os dias 12 de junho

Leia mais

5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Ortografia e Produção de Texto Nome:

5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Ortografia e Produção de Texto Nome: 5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Ortografia e Produção de Texto Nome: Leia este texto e resolva as questões 1 e 2. PÉS NO CHÃO Dos problemas que afligem o Brasil, a educação é o primeiro

Leia mais

PARTE 1. (3 a 16 de janeiro) Começe 2017 em ponto de bala!

PARTE 1. (3 a 16 de janeiro) Começe 2017 em ponto de bala! Começe 2017 em ponto de bala! PARTE 1 (3 a 16 de janeiro) 1. Sente-se confortavelmente e respire fundo algumas vezes, relaxando os ombros. Pense quais serão os seus planos pra esse novo ano. Responda abaixo

Leia mais

Real Brazilian Conversations #19 Premium PDF Guide Brazilian Portuguese Podcast, by RLP reallylearnportuguese.com

Real Brazilian Conversations #19 Premium PDF Guide Brazilian Portuguese Podcast, by RLP reallylearnportuguese.com Subjects on this conversation: The 2016 Olympic Games in Rio de Janeiro. Context: In this conversation André and Guilherme discuss some interesting topics about the Olympic Games in Brazil. André describes

Leia mais

Texto utilitário - A CARTA

Texto utilitário - A CARTA Texto utilitário - A CARTA A carta Intencionalidade comunicativa da carta Tipos de carta Estrutura da carta Sobrescrito. 1 A CARTA Instrumento de comunicação em que um EU específico se dirige a um TU,

Leia mais

Não Fale com Estranhos

Não Fale com Estranhos Não Fale com Estranhos Texto por: Aline Santos Sanches PERSONAGENS Cachorro, Gato, Lobo, Professora, Coelho SINOPSE Cachorro e Gato são colegas de classe, mas Gato é arisco e resolve falar com um estranho.

Leia mais

Comentários prova de redação ITA 2017 Prof. Dionisio

Comentários prova de redação ITA 2017 Prof. Dionisio Comentários prova de redação ITA 2017 Prof. Dionisio A prova de redação do ITA teve um caráter interpretativo, ou seja, dependia da leitura de textos motivadores da própria prova de português, sendo assim

Leia mais

Você já ouviu a história de uma tal "garota legal"? Bem, se não, deixeme contar uma história:

Você já ouviu a história de uma tal garota legal? Bem, se não, deixeme contar uma história: Você já ouviu a história de uma tal "garota legal"? Bem, se não, deixeme contar uma história: Uma garota legal é alguém que se dedica de alma e coração em um relacionamento. Ela é alguém que poderia esperar

Leia mais

Tais (risos nervosos) Tem muita gente ne? (Se assusta com alguém que esbarra na corda) as pessoas ficam todas se esbarrando

Tais (risos nervosos) Tem muita gente ne? (Se assusta com alguém que esbarra na corda) as pessoas ficam todas se esbarrando Não me leve a mal Começa a cena no meio de um bloco. Ao redor há confetes, purpurinas e latas de bebida para todo o lado. A música está alta. No centro há um grupo de foliões delimitados por uma corda

Leia mais

CONCURSO INTERNACIONAL DE CARTAS

CONCURSO INTERNACIONAL DE CARTAS CONCURSO INTERNACIONAL DE CARTAS Correios PARTICIPAÇÃO Estudantes até 15 anos de idade, aluno das redes pública e privada de ensino,por intermédio de sua escola; Para participar o estudante deverá passar

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa Nome: Ano: 5º Ano 2º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Códigos e Linguagens

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina: Língua Portuguesa Série: 1ª Professor (a): FELIPE AMARAL Turma: FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo

Leia mais

Guião da Lição 25 SOMOS A IGREJA QUE ELE FUNDOU

Guião da Lição 25 SOMOS A IGREJA QUE ELE FUNDOU Guião da Lição 25 SOMOS A IGREJA QUE ELE FUNDOU A família e os nossos amigos mais próximos, que são como uma família, são muito importantes para nós. Tratam-se todos, de uma comunidade de pessoas ligadas

Leia mais

apresenta: REDAÇÃO Receita de Bolo

apresenta: REDAÇÃO Receita de Bolo apresenta: REDAÇÃO Receita de Bolo Seus estão a um passo da sua. A importância da Redação no ENEM É a única área cuja nota varia entre 0 e 1000. A importância da Redação no ENEM É a única área cuja nota

Leia mais

ROTEIRO DE REDAÇÃO. Professor da Disciplina: Mª Cristina Peixoto Data: / /2017 2º TRIMESTRE Aluno (a): Nº: Nota:

ROTEIRO DE REDAÇÃO. Professor da Disciplina: Mª Cristina Peixoto Data: / /2017 2º TRIMESTRE Aluno (a): Nº: Nota: ROTEIRO DE REDAÇÃO Professor da Disciplina: Mª Cristina Peixoto Data: / /2017 2º TRIMESTRE Aluno (a): Nº: Nota: 9º ano [A ] [B] Ensino Médio Período: Matutino Conteúdo: Artigo de opinião O que é o artigo

Leia mais

Depois de alguns meses de discussões, o movimento Bom Senso FC concluiu a

Depois de alguns meses de discussões, o movimento Bom Senso FC concluiu a Proposta do Bom Senso terá divisão com 430 clubes e estaduais por só um mês O movimento, que já conta com mais de mil jogadores de todas as divisões do futebol nacional, sugere a criação de uma Série E

Leia mais

01/09/2009. Entrevista do Presidente da República

01/09/2009. Entrevista do Presidente da República Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após cerimônia de encerramento do 27º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA) Vitória-ES, 1º de setembro de 2009

Leia mais

Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil

Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil Sugestão: estes exercícios devem ser feitos depois de estudar a Unidade 4 por completo do livrotexto Muito Prazer Unidade 4 I Verbos regulares no futuro do presente simples indicativo Estar Ser Ir Eu estarei

Leia mais

Aos Poetas. Que vem trazer esperança a um povo tristonho, Fazendo os acreditar que ainda existem os sonhos.

Aos Poetas. Que vem trazer esperança a um povo tristonho, Fazendo os acreditar que ainda existem os sonhos. Aos Poetas Venho prestar homenagem a uma grande nação, Que são os nossos poetas que escrevem com dedicação, Os poemas mais lindos e que por todos são bemvindos, Que vem trazer esperança a um povo tristonho,

Leia mais

IBGE / FGV Gramática

IBGE / FGV Gramática GRAN ONLINE IBGE / FGV Gramática Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE Analista e Tecnologista LÍNGUA PORTUGUESA: Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário

Leia mais

TRABALHO LAZER. Muitos jovens-ponte projetam no trabalho expectativas

TRABALHO LAZER. Muitos jovens-ponte projetam no trabalho expectativas TRABALHO LAZER Muitos jovens-ponte projetam no trabalho expectativas que vão muito além de atributos funcionais. Estabilidade, carreira e dinheiro são importantes, mas dividem espaço com outras motivações

Leia mais

CARAS Copa das Confederações

CARAS Copa das Confederações b a s t i d o r e s d o s j o g o s Realizada de 15 a 30 de junho, a Copa das Confede- 15 de junho, às 16h. A partida terá a presença da Sele- rações antecede a Copa do Mundo, que acontecerá no ção Brasileira

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol 1 Compre, compre, compre... Você já deve ter percebido a guerra que determinados anúncios ou

Leia mais

Prof. Paola C. Buvolini Freitas Prof. de Língua Portuguesa, Redação e expressão oral em LP 1 e 2

Prof. Paola C. Buvolini Freitas Prof. de Língua Portuguesa, Redação e expressão oral em LP 1 e 2 Prof. Paola C. Buvolini Freitas Prof. de Língua Portuguesa, Redação e expressão oral em LP 1 e 2 O QUE É DISSERTAR? é expor os conhecimentos que se tem sobre um assunto ou defender um ponto de vista sobre

Leia mais

Pai e Mãe, TALVEZ eu esteja viciado em games. TALVEZ eu precise de ajuda. Leia isso para entender melhor o meu TALVEZ problema. Isso pode fazer TODA

Pai e Mãe, TALVEZ eu esteja viciado em games. TALVEZ eu precise de ajuda. Leia isso para entender melhor o meu TALVEZ problema. Isso pode fazer TODA Pai e Mãe, TALVEZ eu esteja viciado em games. TALVEZ eu precise de ajuda. Leia isso para entender melhor o meu TALVEZ problema. Isso pode fazer TODA A DIFERENÇA em nossa relação. Talvez eu esteja viciado

Leia mais

DOIS A CADA TRÊS CAPIXABAS NÃO QUEREM DINHEIRO PÚBLICO NOS ESTÁDIOS DA COPA

DOIS A CADA TRÊS CAPIXABAS NÃO QUEREM DINHEIRO PÚBLICO NOS ESTÁDIOS DA COPA DOIS A CADA TRÊS CAPIABAS NÃO QUEREM DINHEIRO PÚBLICO NOS ESTÁDIOS DA COPA Dihego Pansini de Souza Falta pouco mais de dois anos para a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, pode parecer muito

Leia mais

EXERCÍCIOS REVISIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA 3º BIMESTRE

EXERCÍCIOS REVISIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA 3º BIMESTRE Nome: Nº.: Ano: 6 T.: Profª: Fabiana Almeida Data: 01/09/2015 EXERCÍCIOS REVISIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA 3º BIMESTRE 1) Reescreva as frases, substituindo as palavras sublinhadas pelo pronome pessoal correspondente:

Leia mais

Eu queria desejar a você toda a felicidade do mundo e Obrigado, vô.

Eu queria desejar a você toda a felicidade do mundo e Obrigado, vô. Parabéns para o Dan Tocou o telefone lá em casa. Meu pai atendeu na sala. Alô. Meu avô, pai do meu pai, do outro lado da linha, fez voz de quem não gostou da surpresa. Eu liguei pra dar parabéns ao Dan.

Leia mais

Revisão do Plano Estratégico

Revisão do Plano Estratégico WORKING DRAFT Revisão do Plano Estratégico Análise dos resultados da pesquisa IBOPE 14 de dezembro de 2011 CONFIDENCIAL E DE PROPRIEDADE EXCLUSIVA A utilização deste material sem a permissão expressa da

Leia mais

Mensagem do dia 02 de Março Suas escolhas. Mensagem do dia 02 de Março de 2013 Suas escolhas

Mensagem do dia 02 de Março Suas escolhas. Mensagem do dia 02 de Março de 2013 Suas escolhas Mensagem do dia 02 de Março Suas escolhas Mensagem do dia 02 de Março de 2013 Suas escolhas Acredite: você é aquilo que acredita ser. Você tem aquilo que acredita poder ter. Você recebe da vida aquilo

Leia mais

Parte A Leitura e Interpretação (4,0) Leia com atenção o texto abaixo. Em seguida, responda às questões de interpretação.

Parte A Leitura e Interpretação (4,0) Leia com atenção o texto abaixo. Em seguida, responda às questões de interpretação. Nome: Nº: Disciplina: PORTUGUÊS Prova: MENSAL - TARDE Parte A Leitura e Interpretação (4,0) Leia com atenção o texto abaixo. Em seguida, responda às questões de interpretação. As bruxinhas Data: / /2007

Leia mais

b) Ao longo de todo Tutorial existem setas vermelhas indicando os pontos críticos a serem selecionados.

b) Ao longo de todo Tutorial existem setas vermelhas indicando os pontos críticos a serem selecionados. Tutorial para Submissão de Resumos Expandidos na Jornada Científica do ITPAC ATENÇÃO: A) Ressaltamos que todas as regras sobre a submissão e normativas sobre o Resumo Expandido, além de datas e valores,

Leia mais

1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome:

1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome: 1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome: De quatro em quatro anos, seleções de futebol de diversos países do mundo se reúnem para disputar a Copa do Mundo de Futebol. A competição foi criada pelo francês

Leia mais

PREZADO DENTISTA, Talles Quinderé

PREZADO DENTISTA, Talles Quinderé PREZADO DENTISTA, Todos sabem que o Facebook é uma ótima oportunidade para aproximar empresas de possíveis e atuais clientes. Por causa disso, é compreensível que uma chuva de marcas que buscam freneticamente

Leia mais

Elementos da comunicação

Elementos da comunicação Reforço escolar Português Elementos da comunicação Dinâmica 1 2ª Série 2º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE conceitos objetivo Língua Portuguesa 2ª de Ensino Médio Elementos da comunicação. Identificar os elementos

Leia mais

Entre banjo e Bieber há mais coisas do que uma vã discografia pode comportar. Será?

Entre banjo e Bieber há mais coisas do que uma vã discografia pode comportar. Será? Mumford & Sons: guitarrista promete show dançante e se diz fã de Bieber \'Se não conseguir fazer brasileiros dançarem, largo a música\', diz sobre Lolla. Winston Marshall diz que próximo álbum vai ter

Leia mais

Informações gerais sobre o Facebook

Informações gerais sobre o Facebook Informações gerais sobre o Facebook Fundamentos > Facebook no Brasil Veja alguns dados de desempenho do Facebook no Brasil 91 milhões 62 milhões 72 milhões 46 milhões Pessoas acessam mensalmente Pessoas

Leia mais

Texto utilitário - A CARTA

Texto utilitário - A CARTA Texto utilitário - A CARTA A carta Intencionalidade comunicativa da carta Tipos de carta Estrutura da carta Sobrescrito A CARTA Instrumento de comunicação em que um EU específico se dirige a um TU, também

Leia mais

Mídia Kit Digital 2017

Mídia Kit Digital 2017 Mídia Kit Digital 2017 Visão Geral Adoramos todos os esportes e somos apaixonados pelo mundo da bola. A VE trabalha todos os dias para deixar todos os leitores como o maior número de informações do seu

Leia mais

Análise de Discursos Textuais e Aspectos Linguísticos

Análise de Discursos Textuais e Aspectos Linguísticos Análise de Discursos Textuais e Aspectos Linguísticos Com base na imagem, responda às questões (1) e (2): 1. Na charge, além da crítica à arte moderna presente na fala do personagem, é possível identificar

Leia mais

Sonha o Oratório! Vamos construir uma casa. Como Dom Bosco queria Preparados? https://www.youtube.com/watch?v=op1yipjyabq

Sonha o Oratório! Vamos construir uma casa. Como Dom Bosco queria Preparados? https://www.youtube.com/watch?v=op1yipjyabq 2ª feira, 25 de janeiro: Uma casa que acolhe Estamos na última semana do mês de Janeiro. Este mês, SONHÁMOS, com a vida de São João Bosco. Dom Bosco gostava que os seus colégios (como o nosso) deviam ser

Leia mais

ELEMENTOS DE TEXTUALIDADE

ELEMENTOS DE TEXTUALIDADE ELEMENTOS DE TEXTUALIDADE NOÇÃO DE TEXTO Texto ou discurso é uma ocorrência linguística falada ou escrita, de qualquer extensão. Para ser considerada um texto, uma ocorrência linguística precisa ser percebida

Leia mais

MODELO Nº 01 DE UMA BOA. Prof. Joaquim Bispo

MODELO Nº 01 DE UMA BOA. Prof. Joaquim Bispo MODELO Nº 01 DE UMA BOA REDAÇÃO Prof. Joaquim Bispo Prof. Joaquim Bispo Tema: A SINTOMÁTICA DA VIOLÊNCIA E A SENSAÇÃO DE INSEGURANÇA É sabido que, a violência e a insegurança reafirmam o grande desafio

Leia mais

Turma: 3º ano FG e TI

Turma: 3º ano FG e TI COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 3ª Etapa 2012 Disciplina: Português Ano: 2012 Professor (a): Felipe Turma: 3º ano FG e TI Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de

Leia mais

OBJETIVOS Ao fi nal desta aula, o aluno deverá: reconhecer situações didáticas que enfatizem (ou não) a funcionalidade do gênero.

OBJETIVOS Ao fi nal desta aula, o aluno deverá: reconhecer situações didáticas que enfatizem (ou não) a funcionalidade do gênero. A FUNCIONALIDADE DOS GÊNEROS Aula 3 META Esta aula enfatiza a abordagem funcional que deve predominar nas aulas sobre gêneros. Traz exemplos do cotidiano escolar que suscitam uma discussão sobre a efi

Leia mais

Os 4 Passos do Processo Persuasivo Infalível IMPACTO PERSUASIVO. ATENÇÃO: Não está autorizada a cópia ou distribuição deste arquivo.

Os 4 Passos do Processo Persuasivo Infalível IMPACTO PERSUASIVO. ATENÇÃO: Não está autorizada a cópia ou distribuição deste arquivo. Os 4 Passos do Processo Persuasivo Infalível IMPACTO PERSUASIVO ATENÇÃO: Não está autorizada a cópia ou distribuição deste arquivo. Olá, Este relatório contém o funcionamento do método que vamos trabalhar

Leia mais

Observe a canção a seguir. Para ouvi-la, vá ao endereço eletrônico logo após a letra.

Observe a canção a seguir. Para ouvi-la, vá ao endereço eletrônico logo após a letra. UNIDADE: Tomara... / Brasil SITUAÇÃO DE USO Discussão sobre planos e desejos para o futuro. EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - Compreender textos orais e escritos. - Produção de texto oral. - Reconhecer formas

Leia mais

Respeito. Respeito - NÃO: Respeito - SIM:

Respeito. Respeito - NÃO: Respeito - SIM: Exercitando o Caráter 4 a 6 anos Respeito Como você quer que as pessoas lhe tratem? Provavelmente é da mesma maneira como as outras pessoas também querem ser tratadas. Pessoas boas demonstram respeito

Leia mais

Queridos alunos, aproveitem esta oportunidade de recordar o que estudamos durante este ano. Boa sorte! (Cada questão vale 1 ponto)

Queridos alunos, aproveitem esta oportunidade de recordar o que estudamos durante este ano. Boa sorte! (Cada questão vale 1 ponto) DISCIPLINA: Redação PROFESSORAS: Fernanda / Andréa / Marianna DATA: /12/2014 ASSUNTO: Trabalho de recuperação SÉRIE/ANO: 6º TURMA: NOME COMPLETO: Nº: Queridos alunos, aproveitem esta oportunidade de recordar

Leia mais

SITUAÇÃO DE USO Escolha de atividades físicas e aconselhamento e discussão sobre elas.

SITUAÇÃO DE USO Escolha de atividades físicas e aconselhamento e discussão sobre elas. UNIDADE: Quero perder uns quilinhos / Brasil SITUAÇÃO DE USO Escolha de atividades físicas e aconselhamento e discussão sobre elas. EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - Reconhecer o recurso argumentação em propagandas

Leia mais

10 DIAS DE ORAÇÃO E 10 HORAS DE JEJUM (Material para menores)

10 DIAS DE ORAÇÃO E 10 HORAS DE JEJUM (Material para menores) Texto e Atividade 1 Frutos O que a Bíblia me diz : Eu sou a videira; vocês são os ramos. [...] Sem Mim vocês não podem fazer coisa alguma (João 15:5). Você já viu uma plantação de uva? Para dar certo,

Leia mais

MELHORANDO A COMUNICAÇÃO

MELHORANDO A COMUNICAÇÃO MELHORANDO A COMUNICAÇÃO VOCÊ É O QUE VOCÊ ESCREVE! DICAS RÁPIDAS PARA TORNAR SEU TRABALHO AINDA MELHOR! QUAL A IMPORTÂNCIA DE SE ESCREVER BEM UM E-MAIL? Você transmite credibilidade e profissionalismo,

Leia mais

PAUTA - ASSEMBLÉIA BRASILEIRO LISO Calendário 2014/2015 e Locais das competições:

PAUTA - ASSEMBLÉIA BRASILEIRO LISO Calendário 2014/2015 e Locais das competições: PAUTA - ASSEMBLÉIA BRASILEIRO LISO 2013 1 Calendário 2014/2015 e Locais das competições: 1.1 Brasileiro Liso 20/11 até 23/11/14 Aracaju-SE 1.2 Copa do Brasil Liso 01/05 até 04/05/14 Vitória-ES 1.3 Centro

Leia mais

Conheça agora as melhores formas de investimento com retorno garantido; O Cota Mil tem a opção certa para a sua empresa conquistar ainda mais

Conheça agora as melhores formas de investimento com retorno garantido; O Cota Mil tem a opção certa para a sua empresa conquistar ainda mais Conheça agora as melhores formas de investimento com retorno garantido; O Cota Mil tem a opção certa para a sua empresa conquistar ainda mais resultados positivos; Conteúdos únicos que podem ser adaptados

Leia mais

Quanto custa morar em Madrid?

Quanto custa morar em Madrid? Quanto custa morar em Madrid? (ATUALIZADO EM OUTUBRO/2015) Muita gente me pergunta quanto custa morar em Madrid, quanto seria o suficiente para passar um mês na cidade, se Madrid é uma cidade cara ou barata,

Leia mais

Paulinho, o maior artilheiro

Paulinho, o maior artilheiro Paulinho, o maior artilheiro Quem foi o maior craque de todos os tempos no Uberaba Sport Club? É, questões como essa são sempre controversas. São épocas diferentes, é difícil opinar sem ter visto o jogador

Leia mais

TEMAS E INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO

TEMAS E INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO TEMAS E INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO Seguem-se três temas os quais você deverá ler e analisar. Selecione um deles e use o número de seu tema como título para a criação de um texto dissertativo. No final proceda

Leia mais

Infraestrutura para a Copa do Mundo: moradores das cidades-sede dão boas notas para estádios, bares e restaurantes, aeroportos, hotéis e turismo, mas reprovam transporte e saúde. Até o dia 27 de junho,

Leia mais

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos Aula 4 1 Regência Verbal e Nominal A REGÊNCIA VERBAL estuda

Leia mais

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão.

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO Código Entrevista: 3 Data: 18/10/2010 Hora: 19h00 Duração: 22:25 Local: Casa de Santa Isabel DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS Idade

Leia mais

Subjects on this conversation: Nathanael s first contact with Portuguese and his experience living in Brazil.

Subjects on this conversation: Nathanael s first contact with Portuguese and his experience living in Brazil. Subjects on this conversation: Nathanael s first contact with Portuguese and his experience living in Brazil. Context: In this conversation André talks to his friend Nathanael, who has lived in Brazil

Leia mais

Sugestão de Atividade / Redação / 8ª Série (9ºAno)

Sugestão de Atividade / Redação / 8ª Série (9ºAno) Sugestão de Atividade / Redação / 8ª Série (9ºAno) COMPONENTE CURRICULAR: Redação INTERDISCIPLINARIDADE: Língua Portuguesa SÉRIE: 8ª Série / 9º Ano CONTEÚDOS: Eixo Temático IV: 01: Produção de Textos Eixo

Leia mais

2) Existem três suspeitos de um assalto a banco, que podem ou não ter agido em. (A) Lenin e Rasputin não existiram. (B) Lenin não existiu.

2) Existem três suspeitos de um assalto a banco, que podem ou não ter agido em. (A) Lenin e Rasputin não existiram. (B) Lenin não existiu. www.exatasconcursos.mat.br 1) Se Rasputin não tivesse existido, Lenin também não existiria. Lenin existiu. Logo, (A) Lenin e Rasputin não existiram. (B) Lenin não existiu. (C) Rasputin existiu. (D) Rasputin

Leia mais

A CORRIDA DOS ANIMAIS

A CORRIDA DOS ANIMAIS Matheus Luiz Pereira de Souza A CORRIDA DOS ANIMAIS Editora BPA Biblioteca Popular de Afogados Texto e Pesquisa de Ilustrações Matheus Luiz Pereira De Souza A CORRIDA DOS ANIMAIS RECIFE PE NOV/2006 Coordenação

Leia mais

FUNÇÕES DA LINGUAGEM

FUNÇÕES DA LINGUAGEM FUNÇÕES DA LINGUAGEM O estudo das funções da linguagem depende de seus fatores principais. Destacamos cada um deles em particular: *emissor quem fala ou transmite uma mensagem a alguém *receptor (ou interlocutor)

Leia mais

ESPM 2014 GABARITO OFICIAL

ESPM 2014 GABARITO OFICIAL MODELO DE PROVA: PROVA E 01 e 02 c 03 b 04 d 05 c 06 d 07 a 08 d 09 b 10 e 11 e 12 c 13 c 14 e 15 d 16 a 17 e 18 d 19 b 20 b 21 e 22 d 23 a 24 a 25 d 26 b 27 c 28 c 29 a 30 e 31 b 32 c 33 d 34 b 35 e 36

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/Letras Escola Estadual Prof.

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/Letras Escola Estadual Prof. Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/Letras Escola Estadual Prof. José Fernandes Machado Professor Supervisor: Ladmires Carvalho Bolsistas:

Leia mais

INF: DOC: INF: DOC: INF: DOC:

INF: DOC: INF: DOC: INF: DOC: Ficha Social nº 40 Informante: M.A.S. Sexo: Feminino Idade: 34 anos Escolaridade: + de 11 anos Profissão: Professora Localidade: Crato Documentador: Christiane Maria Correia Lopes Transcritora: Raquel

Leia mais

Você sabe de quem são as histórias de fada, bruxa e duende? Será que YAHUVAH gosta dessas coisas? Vamos ver?

Você sabe de quem são as histórias de fada, bruxa e duende? Será que YAHUVAH gosta dessas coisas? Vamos ver? Você sabe de quem são as histórias de fada, bruxa e duende? Será que YAHUVAH gosta dessas coisas? Vamos ver? Como foi a aula hoje, filha? Eu gostei muito, mamãe! Hoje nós tivemos aula de boas maneiras!

Leia mais

É HORA DE MUDAR. 12 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. "Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora

É HORA DE MUDAR. 12 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora É HORA DE MUDAR 12 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação "Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir." 1 / 5 (Mateus 25:13) É isso aí amados! Hoje é

Leia mais

Alice Aline da Silva Alves

Alice Aline da Silva Alves Alice Aline da Silva Alves Editora BPA Biblioteca Popular de Afogados Coordenação e Realização Márcia C. Miranda Lyra mlira@ladjanebandeira.org PROJETO FORMAÇÃO DE LEITOR O PROGRAMA FORMAÇÃO DE LEITOR

Leia mais

TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO. Professor Marlos Pires Gonçalves

TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO. Professor Marlos Pires Gonçalves TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO 1 DISSERTAR é um ato que desenvolvemos todos os dias, quando: procuramos justificativas: para a elevação dos preços; para o aumento da violência; para os descasos com a

Leia mais

CURSO PREPARATÓRIO - INTENSIVO 1º SIMULADO/2014-1ª ETAPA MATEMÁTICA

CURSO PREPARATÓRIO - INTENSIVO 1º SIMULADO/2014-1ª ETAPA MATEMÁTICA .1. CURSO PREPARATÓRIO - INTENSIVO 1º SIMULADO/2014-1ª ETAPA MATEMÁTICA Nome do(a) Aluno(a): Turma: RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES 01) Verifique o total de folhas (09) deste Simulado. Ele contém 04 (quatro)

Leia mais

Queremos saber sua opinião sobre a RadioAcademia!

Queremos saber sua opinião sobre a RadioAcademia! 11/02/2016 13:48:45 Geral Nome da pesquisa Queremos saber sua opinião sobre a RadioAcademia! Autor Ana Carolina - RadioAcademia Idioma Português Brasileiro URL da pesquisa http://www.survio.com/survey/d/u7j6w9u5l2i1o6x7t

Leia mais

Barueri, de de Nome: nº 3ºAno Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA 1ª POSTAGEM

Barueri, de de Nome: nº 3ºAno Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA 1ª POSTAGEM Barueri, de de 2009. Nome: nº 3ºAno Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA 1ª POSTAGEM ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA - 3º S ANOS A e B Querido aluno, Neste momento de expectativa de volta as aulas pedimos a você,

Leia mais

TABUADA DAS OBJEÇÕES

TABUADA DAS OBJEÇÕES TABUADA DAS OBJEÇÕES Você já sentiu acuada, sem palavras ao ouvir alguma objeção de sua potencial iniciada!? As pessoas que você vai abordar são tão especiais quanto você e se elas disserem não, lembre-se

Leia mais

PESQUISATEC BLOG COMO PESQUISAR E COMO USAR TECNOLOGIA A FAVOR DA PESQUISA ADRIAN SGARBI POSTAGENS SOBRE PESQUISATEC SIGA PESQUISATEC BUSCA

PESQUISATEC BLOG COMO PESQUISAR E COMO USAR TECNOLOGIA A FAVOR DA PESQUISA ADRIAN SGARBI POSTAGENS SOBRE PESQUISATEC SIGA PESQUISATEC BUSCA 1 de 7 12/6/2013 08:32 PESQUISATEC BLOG COMO PESQUISAR E COMO USAR TECNOLOGIA A FAVOR DA PESQUISA ADRIAN SGARBI POSTAGENS SOBRE PESQUISATEC SIGA PESQUISATEC BUSCA O QUE ESPERAR E O QUE NÃO ESPERAR DE UM

Leia mais

Moacyr Scliar. Um país chamado infância. São Paulo, Ática, 1995.

Moacyr Scliar. Um país chamado infância. São Paulo, Ática, 1995. PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 5 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== Texto 1 OS CRAQUES DO FUTURO

Leia mais

115º ANIVERSÁRIO DO SÃO CRISTÓVÃO DE FUTEBOL E REGATAS FOTOGRAFIAS TIRADAS POR LAÉRCIO BECKER EM 2013

115º ANIVERSÁRIO DO SÃO CRISTÓVÃO DE FUTEBOL E REGATAS FOTOGRAFIAS TIRADAS POR LAÉRCIO BECKER EM 2013 115º ANIVERSÁRIO DO SÃO CRISTÓVÃO DE FUTEBOL E REGATAS FOTOGRAFIAS TIRADAS POR LAÉRCIO BECKER EM 2013 Em 2013, tive a grata felicidade de poder participar do 115º aniversário do glorioso São Cristóvão

Leia mais

Competências globais a serem adquiridas na série

Competências globais a serem adquiridas na série PLANO DE ENSINO - 2016 Disciplina: Língua Portuguesa 9º ANO Professor: Ricardo Andrade Competências globais a serem adquiridas na série.fundamentar uma aprendizagem significativa, desenvolvendo múltiplas

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Terça-feira da 4ª Semana da Páscoa Concedei, ó

Leia mais

UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NOS MOLDES DE DOLZ, SCHNEUWLY E NOVERRAZ

UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NOS MOLDES DE DOLZ, SCHNEUWLY E NOVERRAZ UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NOS MOLDES DE DOLZ, SCHNEUWLY E NOVERRAZ Felipe Grespan Rettore (UNIOESTE)1 Ellen Mariany da Silva Dias (Orientadora - UNIOESTE)2 Resumo: o presente trabalho tem como

Leia mais

a) Qual das formas verbais destacadas nas frases transmite a ideia de uma ação completamente concluída?

a) Qual das formas verbais destacadas nas frases transmite a ideia de uma ação completamente concluída? VERBO CONTINUAÇÃO III FLEXÃO DE TEMPO TEMPOS VERBAIS A) Modo Indicativo Leia esta piada: Chovia há três dias sem parar e o campo de futebol estava completamente inundado. Era domingo e sem futebol o pessoal

Leia mais

AS MELHORES PRÁTICAS PARA ATRAIR CLIENTES PARA O SEU NEGÓCIO

AS MELHORES PRÁTICAS PARA ATRAIR CLIENTES PARA O SEU NEGÓCIO AS MELHORES PRÁTICAS PARA ATRAIR CLIENTES PARA O SEU NEGÓCIO João Carlos Nunes INTRODUÇÃO Não interessa se você tem uma academia, um estúdio ou mesmo se é um treinador pessoal, o seu negócio não teria

Leia mais

LETRAMENTO EM MARKETING ou A FORMAÇÃO DE LEITORES-CONSUMIDORES CRÍTICOS NAS ESCOLAS. Instância textual. PÚBLICO-ALVO da ação. Instância discursiva

LETRAMENTO EM MARKETING ou A FORMAÇÃO DE LEITORES-CONSUMIDORES CRÍTICOS NAS ESCOLAS. Instância textual. PÚBLICO-ALVO da ação. Instância discursiva LETRAMENTO EM MARKETING ou A FORMAÇÃO DE LEITORES-CONSUMIDORES CRÍTICOS NAS ESCOLAS L E I T U R A abc Instância textual OBJETIVOS da ação de comunicação PÚBLICO-ALVO da ação Instância discursiva Estratégias

Leia mais

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1 Entrevista G1.1 Entrevistado: E1.1 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 51 anos Masculino Cabo-verde 40 anos em Portugal: Escolaridade: Imigrações prévias : São Tomé (aos 11 anos) Língua materna:

Leia mais

Aprenda definitivamente a usar a vírgula com 4 regras simples

Aprenda definitivamente a usar a vírgula com 4 regras simples Aprenda definitivamente a usar a vírgula com 4 regras simples André Gazola A vírgula é um dos elementos que causam mais confusão na Língua Portuguesa. Pouca gente sabe, ao certo, onde deve e onde não deve

Leia mais