Unidade IV GESTÃO DA QUALIDADE. Profa. Ma. Maria Teresa Grimaldi Larocca

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Unidade IV GESTÃO DA QUALIDADE. Profa. Ma. Maria Teresa Grimaldi Larocca"

Transcrição

1 Unidade IV GESTÃO DA QUALIDADE Profa. Ma. Maria Teresa Grimaldi Larocca

2 Agenda 12 Programa 5S da Qualidade 13 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) 14 Resumo

3 12 Programa 5S da Qualidade É um método voltado para administrar mudanças comportamentais na organização. Fundamenta-se na conscientização das pessoas que, através de suas ações, criam um ambiente propício para uma melhor qualidade de vida pessoal e profissional.

4 12 Programa 5S da Qualidade O termo 5S refere-se a cinco palavras em japonês (o método foi desenvolvido no Japão) que começam com a letra s e sintetizam as cinco etapas do programa: seiri senso de utilização; seiton senso de ordenação seiso senso de limpeza; seiketsu senso de saúde; shitsuke senso de autodisciplina.

5 12 Programa 5S da Qualidade 12.1 seiri senso de utilização Aplicar o senso de utilização significa usar os recursos disponíveis com bom senso e equilíbrio, evitando desperdício, ociosidade e carência. A organização pode criar frases curtas e esclarecedoras para expressar o conceito de utilização. Por ex.: Use somente o necessário no trabalho.

6 12 Programa 5S da Qualidade O combate ao desperdício é o foco desse primeiro senso. Praticar o senso de utilização propicia, tanto à empresa quanto aos empregados, benefícios a curto, médio e longo prazo, como, por ex.: disponibilização de espaço, reciclagem de recursos, realocação de pessoas e de máquinas que não estão sendo utilizadas plenamente, combate ao excesso de burocracia etc.

7 12 Programa 5S da Qualidade 12.2 seiton senso de ordenação A ordem facilita a posterior utilização, diminuindo o tempo de busca. Tem como filosofia disponibilizar os recursos de forma sistemática por meio de um sistema de comunicação visual objetivo, que possibilite o rápido acesso quando for preciso, evitando a perda de tempo.

8 12 Programa 5S da Qualidade Para esse sistema de comunicação, a ordem é utilizar frases como: Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar ; Após usar, guarde onde você achou ; Você tem 30 segundos para achar o que precisa.

9 12 Programa 5S da Qualidade Os benefícios proporcionados pela ordenação são: economia de tempo; melhoria do fluxo de materiais e de pessoas; diminuição de estresse ocasionado por buscas malsucedidas; entre outras. Para se praticar a ordenação são necessárias algumas ações, como: otimizar o layout para facilitar os fluxos; dispor todos os itens necessários de acordo com a frequência de seu uso;

10 12 Programa 5S da Qualidade identificar recursos e locais por meio de rótulos, embalagens ou cores vivas de forma bem visível; padronizar os termos importantes para uma comunicação fácil; expor visualmente todos os pontos críticos, perigosos e onde se requer atenção especial; guardar os objetos semelhantes em locais próximos.

11 12 Programa 5S da Qualidade 12.3 seiso senso de limpeza Praticar a limpeza de forma habitual e rotineira, melhorar a aparência e o estado de conservação das coisas, além de não deixar sujar. Um item muito importante para ser discutido nessa etapa é o estado de limpeza e conservação de banheiros e áreas destinadas à limpeza e higienização. Esses ambientes têm impacto direto na qualidade de vida dos funcionários e na produção.

12 12 Programa 5S da Qualidade Manter limpos o ambiente e a si mesmos, acarreta um sentimento de bem-estar. Isso é importante para iniciar, pois transmite excelência aos clientes. Quanto às máquinas e aos equipamentos, devem estar sempre limpos e com a manutenção em dia para evitar acidentes ou desgaste exagerado.

13 12 Programa 5S da Qualidade Algumas ações devem ser implementadas para assegurar o senso de limpeza, como, por ex.: treinar todos os operários para fazer a manutenção em suas máquinas; distribuir recipientes para coleta de lixo em todas as áreas; criar áreas como modelo de limpeza, localizadas em ambientes de ampla circulação para que todos comprem a ideia e se motivem.

14 12 Programa 5S da Qualidade 12.4 seiketsu senso de saúde A empresa cria condições favoráveis à saúde física e mental de seus empregados. O objetivo é proporcionar p um ambiente saudável, livre de poluição e com boas condições sanitárias nas áreas que são comuns, como lavatórios, banheiros, cozinha, restaurante, entre outros.

15 12 Programa 5S da Qualidade Esta fase requer que os três sensos anteriores tenham sido alcançados com êxito e que sejam tomadas providências, de forma rotineira e habitual, de higiene, segurança no trabalho e saúde pessoal.

16 12 Programa 5S da Qualidade As frases utilizadas para motivar os funcionários para o senso de saúde: Mantenha um ambiente limpo, agradável e seguro ; Esporte = saúde, saúde = vida, logo: esporte = vida. Pratique esportes ; Esteja atento às condições de saúde e segurança.

17 12 Programa 5S da Qualidade O benefício é transformar a energia física e mental do empregado em bens e serviços. Cada dia não trabalhado ou trabalhado sem energia e entusiasmo produz perdas financeiras à empresa.

18 12 Programa 5S da Qualidade 12.5 shitsuke senso de autodisciplina Este senso busca ter todas as pessoas comprometidas com as normas técnicas e as condutas éticas para que ocorra a melhoria contínua em nível pessoal e profissional. A prática desse senso está intimamente relacionada à observação e à avaliação da rotina que foi estabelecida durante a implantação dos sensos de utilização, ordenação, limpeza e saúde.

19 12 Programa 5S da Qualidade Algumas frases que podem ser utilizadas nesse senso: Cumpra as normas e seja ético ; Pratique os 5S ; Melhore sempre. O êxito na implantação desse senso influi positivamente para a melhoria contínua da qualidade pela consolidação dos conceitos analisados e praticados no programa 5S.

20 Interatividade As frases Cumpra as normas e seja ético, Pratique os 5S, Melhore sempre, são utilizadas para motivar os funcionários e denota qual senso: a) Senso de utilização. b) Senso de ordenação. c) Senso de limpeza. d) Senso de saúde. e) Senso de autodisciplina. i

21 13 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) A década de 1990 foi marcante, porque se caracterizou pela difusão de métodos e ferramentas que resultassem na minimização dos custos de produção e na maximização da lucratividade. As exigências do mercado foram condicionantes para as empresas buscarem a superação da concorrência e traduzirem as melhorias obtidas em bens e serviços.

22 13 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) 13.1 Avaliação de conformidade É uma forma sistematizada para avaliar a adequação de produtos, serviços, processos ou profissionais às normas ou regulamentos técnicos que foram preestabelecidos para obter uma certificação.

23 13 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) Pode ser dividida em 3 partes caracterizadas por quem a realizará: 1ª parte: realizada pelo fabricante ou fornecedor; 2ª parte: realizada pelo comprador ou consumidor; 3ª parte: realizada por uma instituição independente em relação aos interesses de qualquer uma das partes.

24 13 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) Quando a avaliação é realizada por uma instituição independente, é necessário que ela seja credenciada para que avalie a conformidade dos produtos. O Inmetro é o órgão credenciador oficial no Brasil e os programas de avaliação de conformidade que são adotados obedecem às práticas internacionais fundamentadas em requisitos da ISO.

25 13 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) O que significa ISO? Referencia à palavra grega iso = igualdade. A International Organization for Standardization, ISO, é uma organização não governamental, de caráter internacional, com sede em Genebra, na Suíça. É composta por organismos de mais de cem países, sendo um representante de cada país.

26 13 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) Criada em 1947, a ISO tem como objetivo o desenvolvimento e a promoção de normas e padrões mundiais que possam traduzir o consenso entre os diferentes países do mundo. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a representante do Brasil na ISO, é responsável pela distribuição da norma NBR ISO 9000.

27 13 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) As avaliações de conformidade estão divididas em cinco modalidades: certificação; declaração do fornecedor; Inspeção; etiquetagem; ensaios.

28 13 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) Avaliação pode ser voluntária ou compulsória: Voluntária: quando é de iniciativa do solicitante. É caracterizada como uma medida de marketing como comprovação de conformidade de seus produtos às normas internacionais. Compulsória: quando é exigida ou solicitada por um organismo regulamentador.

29 13 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) A certificação é a mais solicitada pelas empresas e pode ser de 3 tipos: certificação de sistemas de gestão; certificação de produtos; certificação de sistema de pessoal.

30 13 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) 13.2 Certificação de sistemas de gestão (normas série ISO 9000) Essa certificação atesta que o modelo de gestão adotado por fabricantes está em conformidade com os requisitos normativos. Os mais procurados são os sistemas que tratam da gestão de qualidade (conforme as normas NBR ISO 9000), e os que tratam da gestão ambiental (baseados nas normas NBR ISO 14000).

31 13 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) Para obter a certificação é necessário comprovar a adoção dos padrões (o que não é tão simples). Uma avaliação é realizada periodicamente por instituições independentes, ou seja, que sejam imparciais. São auditorias que avaliam os sistemas da qualidade para assegurar a certificação.

32 Interatividade Sobre os conceitos apresentados, é falso afirmar: a) A ABNT é a representante do Brasil na ISO. b) A ISO tem como objetivo o desenvolvimento e a promoção de normas e padrões mundiais. c) ISO é uma organização não governamental, de caráter internacional. d) A avaliação é dita compulsória quando é de iniciativa do solicitante. e) Nenhuma das anteriores está incorreta.

33 13 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) As auditorias são realizadas por Organismos de Certificação Credenciados (OCCs). Os OCCs concedem a certificação de conformidade e são credenciados com base nos princípios adotados pelo Sistema Brasileiro de Certificação (SBC), e nos critérios, procedimentos e regulamentos estabelecidos pelo Inmetro.

34 13 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) As cinco normas que certificam a série ISO 9000 surgiram no ano de 1987 e estão relacionadas à gestão e garantia da qualidade, são elas: ISO 9000: diz respeito às normas da gestão da qualidade e à garantia da qualidade. Dá as diretrizes para a seleção.

35 13 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) ISO 9001: diz respeito aos sistemas da qualidade como modelo para a garantia da qualidade em projetos para desenvolvimento, produção, instalação e assistência técnica. ISO 9002: diz respeito aos sistemas da qualidade como modelo para a garantia da qualidade em produção e em instalação.

36 13 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) ISO 9003: diz respeito aos sistemas da qualidade como modelo para a garantia da qualidade em inspeção e em ensaios finais. ISO 9004: diz respeito à gestão da qualidade e das diretrizes do sistema da qualidade.

37 13 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) A NBR ISO 9000 está fundamentada em 8 princípios para a gestão da qualidade: foco no cliente; liderança; envolvimento das pessoas; abordagem do processo; abordagem sistêmica para a gestão; melhoria contínua; abordagem factual para a tomada de decisão; benefícios mútuos nas relações com fornecedor.

38 13 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) A implementação da ISO 9000 em uma empresa implica afirmar que a mesma produz de forma sistemática e focada na qualidade e que possui empregados capacitados, que sabem o que fazer para tal. Demonstra, também, que o sistema da qualidade da empresa está bem estruturado sob um padrão de ordem internacional (qualidade atestada internacionalmente).

39 13 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) 13.3 Certificação de produtos Atesta a fabricação do produto, e é voltada ao atendimento dos requisitos de uma norma ou de um regulamento técnico. Se um produto, por algum motivo, não estiver de acordo com os requisitos da norma ou puder afetar a saúde ou a segurança dos consumidores, o Inmetro pode exigir a certificação (compulsória).

40 13 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) 13.4 Certificação de pessoal A certificação de pessoal tem como característica a avaliação das habilidades e dos conhecimentos de certas ocupações profissionais. Pode exigir: Formação: a exigência de determinado nível de escolaridade assegura o nível de capacitação;

41 13 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) Experiência profissional: a experiência em um setor específico proporciona uma melhor compreensão dos processos envolvidos; Habilidades e conhecimentos teóricos e práticos: a capacidade de executar é essencial para a atuação e o próprio desenvolvimento na atividade.

42 13 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) A avaliação dessa certificação é de terceira parte, ou seja, feita por organismos independentes. É exigida a reciclagem dos conhecimentos e a experiência aplicada e comprovada anualmente por meio de declarações e testes.

43 13 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) No Brasil, as funções que são certificadas e reconhecidas pelo Inmetro são: de inspetores de soldagem; de auditores de sistemas da qualidade; de inspetores de ensaios não destrutivos.

44 Interatividade Na certificação dos produtos é correto afirmar: a) Certificação é de terceira parte, ou seja, feita por organismos independentes. b) É exigida a reciclagem dos conhecimentos. c) É voltada ao atendimento dos requisitos de uma norma ou de um regulamento técnico para a fabricação de um produto. d) Exige determinado nível de formação. e) Todas as alternativas são corretas.

45 14 Resumo Gestão da Qualidade é uma filosofia que prega o atendimento às necessidades dos clientes por meio de processos otimizados constantemente e de pessoas altamente motivadas para o alcance dos objetivos da organização.

46 14 Resumo Grandes personalidades destacaram-se como pensadores e práticos da Gestão da Qualidade Total; Philip Crosby e Armand Feigenbaum, pelo lado americano, e Kaoru Ishikawa, pelo lado japonês. Mas os fundadores da filosofia da Qualidade Total foram Edwards Deming e Joseph Juran. Ambos foram os responsáveis pelo milagre industrial nipônico na década de 1950.

47 14 Resumo A qualidade é definida de acordo com as exigências e as expectativas dos consumidores. Como estão em permanente mudança, as especificações de qualidade devem ser revistas constantemente.

48 14 Resumo Qualidade também pode ser definida segundo dois contextos: quanto aos resultados alcançados e quanto aos custos de produção. Quanto aos resultados alcançados, ou seja, quanto maior for a qualidade do produto, maior será a probabilidade de superar as expectativas dos consumidores, gerando receitas para a empresa, porém a um alto custo;

49 14 Resumo Quanto aos custos de produção, a alta qualidade implica ausência de erros, diminuição de retrabalho, logo, a empresa gasta menos dinheiro. Quando se fala sobre os custos da qualidade, é natural se pensar que para que uma empresa busque, por exemplo, uma certificação NBR 9000 ela deve fazer um investimento alto. Em primeira instância, existe um custo alto para a implementação de um sistema de Qualidade Total.

50 14 Resumo Os custos (ou investimentos) iniciais são incorporados ao valor do produto final, tornando-o um pouco mais caro, porém o produto deve refletir a qualidade que foi agregada para que o consumidor a perceba e não se sinta pagando mais caro por um mesmo produto. Com o passar do tempo, a empresa perceberá a otimização nos processos provocada pela qualidade implantada.

51 14 Resumo Os preços de seus produtos continuarão mais elevados, proporcionando uma lucratividade bem maior do que tinha antes da implementação da Qualidade Total. Deve-se analisar que uma produção com qualidade evita retrabalhos, perda de tempo, deslocamentos desnecessários, erros e perdas, falta de recursos materiais, máquinas ociosas e funcionários desmotivados.

52 14 Resumo Mas para que a qualidade seja realmente implementada é imprescindível a adesão e o envolvimento de todas as pessoas da organização. Há resistência das pessoas para a qualidade, pois se trata de uma mudança de rotina. O acolhimento, o envolvimento e a persuasão pela liderança, são fatores que superam as resistências, porque as pessoas não têm resistências às mudanças, mas sim ao que as mudanças poderão provocar.

53 14 Resumo A chegada de novas tecnologias também gera resistência dos funcionários. A modernização dos processos deve ser acompanhada de estímulos para o desenvolvimento humano. A empresa deve oferecer programas de capacitação, incentivar os funcionários a darem continuidade aos estudos e a buscarem uma formação. Tudo isso indica que a empresa se preocupa com seus empregados e procura oferecer qualidade de vida junto com a remuneração.

54 14 Resumo A formação de grupos facilita a viabilização e a melhoria do processo e cria oportunidades para a organização. Os chamados times da qualidade são compostos por pequenos grupos de funcionários que se organizam para viabilizar soluções para problemas vivenciados por eles, não com objetivo de otimizar um setor, mas a empresa como um todo.

55 14 Resumo O novo gestor tem papel fundamental no processo, pois é essencial para a mobilização e motivação geral. O gestor da qualidade deve desempenhar funções comuns a qualquer gestor, mas para garantir uma produção com qualidade na empresa ele deve ser um líder com capacidade de influenciar, motivar e conduzir pessoas em determinada direção.

56 14 Resumo Por último, a busca pela conformidade é essencial para quem busca espaço no mercado nacional e internacional. A avaliação da conformidade pode ser compulsória, quando é exigida, ou voluntária, quando é de iniciativa da própria empresa. Portanto, para uma organização que busca competitividade por meio da satisfação de clientes, é imprescindível adotar processos otimizados, ter funcionários competitivos e fazer a implementação do sistema de gestão da Qualidade Total.

57 Interatividade Quanto aos conceitos revisados sobre Qualidade, qual a alternativa incorreta? a) A busca pela conformidade é essencial para se competir em mercados nacionais e internacionais. b) Para que a qualidade seja implementada é imprescindível o envolvimento de todas as pessoas da organização. c) O gestor tem papel fundamental no processo de implantação da GQ para a mobilização e motivação geral. d) Qualidade é definida apenas segundo os custos de produção. e) Nenhuma das anteriores está incorreta.

58 ATÉ A PRÓXIMA!

Unidade IV. Limpeza. Seiso

Unidade IV. Limpeza. Seiso GESTÃO DA QUALIDADE Unidade IV 12 PROGRAMA S DA QUALIDADE Desenvolvido no Japão, após a Segunda Guerra Mundial, o Programa S (conhecido também como Housekeeping) é um método utilizado pelos pais para ensinar

Leia mais

INTRODUÇÃO A QUALIDADE

INTRODUÇÃO A QUALIDADE INTRODUÇÃO A QUALIDADE Profª Teresa Cristina Castilho Gorayeb - 2011 A P Definir as metas e os meios para atingi-los Treinar e educar o pessoal, e colocar o plano em ação AGIR VERIFICAR PLANEJAR

Leia mais

Responsável: Gerente de Projetos e TI Revisado em:

Responsável: Gerente de Projetos e TI Revisado em: Responsável: Revisado em: Abrangência/Aplicação Área de Vendas: Todos os cargos. Área Técnica: Todos os cargos. Serviços Compartilhados: Todos os cargos. Objetivos Estabelecer critérios, responsabilidades,

Leia mais

OS CINCOS SENSOS O termo 5 S origina-se de palavras que em japonês começam com a letra S. SEIRI - senso de utilização ou de descarte

OS CINCOS SENSOS O termo 5 S origina-se de palavras que em japonês começam com a letra S. SEIRI - senso de utilização ou de descarte Desvendando o 5S... 2 OS CINCOS SENSOS O termo 5 S origina-se de palavras que em japonês começam com a letra S. SEIRI - senso de utilização ou de descarte SEITON - senso de ordenação ou de arrumação SEISO

Leia mais

Housekeeping 5S. Gestão e otimização da produção. Gestão e Otimização da Produção. Marco Antonio Dantas de Souza

Housekeeping 5S. Gestão e otimização da produção. Gestão e Otimização da Produção. Marco Antonio Dantas de Souza Gestão e otimização da produção Housekeeping 5S Marco Antonio Dantas de Souza MSc. Engenharia de Produção Engenheiro de Segurança do Trabalho 1 Fonte: www.tpfeurope.com/en_5sinfo.html 2 1 O é uma filosofia

Leia mais

Vale destacar: VERDADEIRO SENTIDO DO PROGRAMA 5S. O objetivo é mudar atitudes e comportamentos, com foco na eliminação de desperdícios.

Vale destacar: VERDADEIRO SENTIDO DO PROGRAMA 5S. O objetivo é mudar atitudes e comportamentos, com foco na eliminação de desperdícios. VERDADEIRO SENTIDO DO PROGRAMA 5S É a porta de entrada para qualquer programa de qualidade; É o ambiente da qualidade; A maior virtude do programa não é alcançada pela maioria das pessoas; O 5S não se

Leia mais

Programa 5S. Profa. Reane Franco Goulart

Programa 5S. Profa. Reane Franco Goulart Programa 5S Profa. Reane Franco Goulart 1 Real Conceito do Programa 5S Devido ao novo cenário econômico mundial intensificado pela globalização fica mais intenso o código de defesa do consumidor em função

Leia mais

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Gestão Aplicada a SST Segurança e Saúde do Trabalho AULA 2

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Gestão Aplicada a SST Segurança e Saúde do Trabalho AULA 2 FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho Módulo de Gestão Aplicada a SST Segurança e Saúde do Trabalho AULA 2 COMPETÊNCIAS QUE TRABALHAREMOS NESTA AULA Os fundamentos do 5S e 8S ; Princípios de Gestão

Leia mais

MOTIVAÇÃO PARA A QUALIDADE

MOTIVAÇÃO PARA A QUALIDADE MOTIVAÇÃO PARA A QUALIDADE Irene Szyszka 07/11/2002 Lucem Sistemas Integrados de Gestão - Direitos Reservados 1 O QUE É MOTIVAÇÃO? MOTIVOS PARA AÇÃO??? Segundo Michaelis: Ato de motivar. Espécie de energia

Leia mais

12 Meses 12 Temas. Metodologia 5 S. SST Setembro de 2018

12 Meses 12 Temas. Metodologia 5 S. SST Setembro de 2018 12 Meses 12 Temas Metodologia 5 S SST Setembro de 2018 O que é? ( ) a metodologia 5S é assim chamada devido à primeira letra de 5 palavras japonesas: Seiri (Classificação), Seiton (Ordem), Seiso (limpeza),

Leia mais

Profa. Margarita María Dueñas Orozco

Profa. Margarita María Dueñas Orozco Profa. Margarita María Dueñas Orozco SGA: a parte do sistema de gestão global que inclui estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos

Leia mais

Sensibilizando para Organização e Limpeza

Sensibilizando para Organização e Limpeza Sensibilizando para Organização e Limpeza Origens 1 9 5 0 Kaoru Ishikawa Japão Pós-Guerra Também conhecido como Housekeeping... promove uma revolução dentro das empresas Objetivos Melhorar a qualidade

Leia mais

Prof.ª: Suziane Antes Jacobs

Prof.ª: Suziane Antes Jacobs Prof.ª: Suziane Antes Jacobs Introdução Filosofia de qualidade originária do Japão Objetivo: elevar a organização a um nível superior de qualidade Japonês Seiri Seiton Seiso Seiketsu Shitshuke Português

Leia mais

Qualider Consultoria e Treinamento. Instrutor: José Roberto

Qualider Consultoria e Treinamento. Instrutor: José Roberto Qualider Consultoria e Treinamento Instrutor: José Roberto 5 S Introdução PROGRAMA 5 S Surgiu no Japão final da década de 60 - É a visão sistêmica de todos os agentes envolvidos no processo produtivo,

Leia mais

Aula 03 Conceitos Atuais de Manutenção

Aula 03 Conceitos Atuais de Manutenção TPM. (Total Productive Maintenance): O TPM consiste em um procedimento de administração da manutenção que teve início por volta dos anos 50 e apresentou resultados expressivos na economia Japonesa na década

Leia mais

Sistema da Gestão da Qualidade. Agradecimentos ao Prof. Robson Gama pela criação da apresentação original

Sistema da Gestão da Qualidade. Agradecimentos ao Prof. Robson Gama pela criação da apresentação original Sistema da Gestão da Qualidade Agradecimentos ao Prof. Robson Gama pela criação da apresentação original 1 CONCEITO QUALIDADE O que é Qualidade? 2 Qualidade Conjunto de características de um objeto ou

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PARA CONSTRUÇÃO CIVIL

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PARA CONSTRUÇÃO CIVIL UNIFEBE Centro Universitário de Brusque Engenharia Civil Construção Civil II SISTEMA DE GESTÃO DA DEFESA CIVIL/SC 300 CASAS QUALIDADE PARA CONSTRUÇÃO CIVIL Prof. Diogo Visconti GESTÃO DA QUALIDADE NORMALIZAÇÃO

Leia mais

Os 5 sensos da qualidade. Mestrando: Rodrigo Andreo Santos Orientador: Fernando Miranda de Vargas Junior

Os 5 sensos da qualidade. Mestrando: Rodrigo Andreo Santos Orientador: Fernando Miranda de Vargas Junior Os 5 sensos da qualidade Mestrando: Rodrigo Andreo Santos Orientador: Fernando Miranda de Vargas Junior Principal objetivo da Técnica dos 5S Melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, diminuindo os

Leia mais

Gestão da Qualidade e 5S s. Gestão da Qualidade e 5S s SECRETARIA DE ESTADO DE SANEAMENTO E ENERGIA

Gestão da Qualidade e 5S s. Gestão da Qualidade e 5S s SECRETARIA DE ESTADO DE SANEAMENTO E ENERGIA SECRETARIA DE ESTADO DE SANEAMENTO E ENERGIA O instrumento de gestão documental que autoriza a eliminação de documentos públicos ou determina a sua preservação é a TABELA DE TEMPORALIDADE DE DOCUMENTOS,

Leia mais

SISTEMA 5S. Centro Universitário Estadual da Zona Oeste UEZO Curso Superior de Tecnologia em Construção Naval CoTCN

SISTEMA 5S. Centro Universitário Estadual da Zona Oeste UEZO Curso Superior de Tecnologia em Construção Naval CoTCN Centro Universitário Estadual da Zona Oeste UEZO Curso Superior de Tecnologia em Construção Naval CoTCN SISTEMA 5S Sâmara Pinto Souza, 3 Período Matrícula: 1011367282 Rio de Janeiro 2011 SISTEMA 5S Trabalho

Leia mais

Unidade II ADMNISTRAÇÃO INTEGRADA. Prof. Flavio Martin

Unidade II ADMNISTRAÇÃO INTEGRADA. Prof. Flavio Martin Unidade II ADMNISTRAÇÃO INTEGRADA Prof. Flavio Martin Objetivos da unidade Importância da adoção de mecanismos de padronização. Conhecimento das normas dos sistemas de gestão. família ISO 9000 família

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Novas Abordagens da Administração Soluções Emergentes - Parte 3. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Novas Abordagens da Administração Soluções Emergentes - Parte 3. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Novas Abordagens da Administração Soluções Emergentes - Parte 3 Prof. Fábio Arruda Observação: Tanto a melhoria contínua como a qualidade total são abordagens incrementais para se obter

Leia mais

Técnicas e Ferramentas da Qualidade. Apresentação da Professora. Aula 1. Contextualização. Organização da Aula. Função e Objetivos da Qualidade

Técnicas e Ferramentas da Qualidade. Apresentação da Professora. Aula 1. Contextualização. Organização da Aula. Função e Objetivos da Qualidade Técnicas e Ferramentas da Qualidade Aula 1 Apresentação da Professora Profa. Rosinda Angela da Silva Organização da Aula Visão geral da área de Qualidade A importância do uso de Ferramentas Qualificação

Leia mais

Capacitação - Monitores. Organização e funcionalidade interna da Comunidade Terapêutica ( 5S )

Capacitação - Monitores. Organização e funcionalidade interna da Comunidade Terapêutica ( 5S ) Capacitação - Monitores Organização e funcionalidade interna da Comunidade Terapêutica ( 5S ) Capacitação Monitores Gramado, RS - 2017 Capacitação Monitores Organização e funcionalidade O 5s é uma prática

Leia mais

Responsável: Supervisor Emissão e Processos Revisado em: 31/10/2016

Responsável: Supervisor Emissão e Processos Revisado em: 31/10/2016 Responsável: Revisado em: 31/10/2016 Objetivos Estabelecer critérios, responsabilidades, regras e procedimentos aos colaboradores na execução das suas atividades profissionais dentro da metodologia do

Leia mais

EITON EIRI EISO EIKETSU HITSUKE. Programa que melhora a qualidade de vida do ser humano.

EITON EIRI EISO EIKETSU HITSUKE. Programa que melhora a qualidade de vida do ser humano. EITON EIRI EISO EIKETSU HITSUKE Programa que melhora a qualidade de vida do ser humano. O Programa 5S é um conceito que foi trazido do oriente para melhorar a qualidade de qualquer ambiente de trabalho,

Leia mais

Prof. Linduarte Vieira da Silva Filho

Prof. Linduarte Vieira da Silva Filho Unidade II SISTEMA DE QUALIDADE Prof. Linduarte Vieira da Silva Filho Sistemas e Ferramentas de Gestão da Qualidade Estudaremos neste módulo técnicas e metodologias trabalhadas na área da administração

Leia mais

RSQM-DO DECLARAÇÃO_DOCUMENTADA_PROCESSO_DE_CERTIFICAÇÃO-ELETRODOMÉSTICOS

RSQM-DO DECLARAÇÃO_DOCUMENTADA_PROCESSO_DE_CERTIFICAÇÃO-ELETRODOMÉSTICOS Processo de Certificação Eletrodomésticos e Similares O que é OCC? Organismos de Certificação Credenciado (Acreditado) pelo INMETRO Conduzem e concedem a certificação de conformidade, com base em normas

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO 5S E GESTÃO DE ESTOQUES DE ITENS PARA AULA PRÁTICA: EXPERIÊNCIA NO CAMPUS EXPERIMENTAL DE ITAPEVA.

UTILIZAÇÃO DO 5S E GESTÃO DE ESTOQUES DE ITENS PARA AULA PRÁTICA: EXPERIÊNCIA NO CAMPUS EXPERIMENTAL DE ITAPEVA. UTILIZAÇÃO DO 5S E GESTÃO DE ESTOQUES DE ITENS PARA AULA PRÁTICA: EXPERIÊNCIA NO CAMPUS EXPERIMENTAL DE ITAPEVA. MELHORES PRÁTICAS DE GESTÃO UNESP ÁGUAS DE LINDÓIA/SP SETEMBRO/2010 Introdução O entendimento

Leia mais

Organização e funcionalidade interna da Comunidade Terapêutica ( 5S )

Organização e funcionalidade interna da Comunidade Terapêutica ( 5S ) Capacitação - Monitores Organização e funcionalidade interna da Comunidade Terapêutica ( 5S ) Capacitação Monitores 1 Capacitação Monitores Organização e funcionalidade O 5s é uma prática desenvolvida

Leia mais

Sistemas de Gestão da Qualidade

Sistemas de Gestão da Qualidade Sistemas de Gestão da Qualidade Normas da série ISO 9000 Foram lançadas pela ISO (International Organization for Standardization) Entidade não governamental criada em 1947, com sede em Genebra - Suíça.

Leia mais

GOP. Professor: Flávio Fernandes UNIP Administração Capítulo 20. Livro Base: SLACK, Nigel e outros. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 2009.

GOP. Professor: Flávio Fernandes UNIP Administração Capítulo 20. Livro Base: SLACK, Nigel e outros. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 2009. GOP Professor: Flávio Fernandes UNIP Administração Capítulo 20 Livro Base: SLACK, Nigel e outros. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 2009. Flávio Fernandes capítulo 20 1 Cap. 20 ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

PROGRAMA DE QUALIDADE 5S. Stefan A. Rohr. Patos de Minas MG

PROGRAMA DE QUALIDADE 5S. Stefan A. Rohr. Patos de Minas MG PROGRAMA DE QUALIDADE 5S Stefan A. Rohr Patos de Minas MG OBJETIVO Esta aula permite que os alunos implementem o programa de qualidade 5S em uma granja, uma vez que fornece a base teórica para tal. O QUE

Leia mais

GRUPO SPEEDY PROGRAMA 5S

GRUPO SPEEDY PROGRAMA 5S PROGRAMA 5S 1 PROGRAMA 5S SPEEDY FILM Implementar programas internos de Segurança, Ordem, Limpeza e OPA(Observar, Planejar e Agir) 2 Qual o objetivo do 5S? GRUPO SPEEDY Melhoria no ambiente de trabalho;

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas. Módulo: Gestão da Qualidade. Profa. Maria do Carmo Calado

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas. Módulo: Gestão da Qualidade. Profa. Maria do Carmo Calado FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo: Gestão da Qualidade Profa. Maria do Carmo Calado Aula 2 A Era da Qualidade Total Objetivos: Possibilitar a compreensão das características, princípios

Leia mais

9º ENTEC Encontro de Tecnologia: 23 a 28 de novembro de 2015

9º ENTEC Encontro de Tecnologia: 23 a 28 de novembro de 2015 PROJETO DE CONSULTORIA EMPRESARIAL CendyVenancio de Resende¹; Fabiana Roberta Santos²; Isabelle Bisinoto Alves da Silva³, Roberto Saito 4 ; Yago Vieira Castanheira 5 ; Wagner Cardoso 6 ; 1,2,3,4,5,6 Universidade

Leia mais

Certificação Inmetro dos vidros temperados

Certificação Inmetro dos vidros temperados Certificação Inmetro dos vidros temperados Certificação É um conjunto de atividades para avaliação do processo produtivo e realização de ensaios periódicos do produto. É executada por uma organização independente,

Leia mais

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000)

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) Ao longo do tempo as organizações sempre buscaram, ainda que empiricamente, caminhos para sua sobrevivência, manutenção e crescimento no mercado competitivo.

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE RESPONSÁVEIS TÉCNICOS E AUDITORES DA PRODUÇÃO INTEGRADA DE FRUTAS. Campinas, 08 de novembro de 2011

CURSO DE FORMAÇÃO DE RESPONSÁVEIS TÉCNICOS E AUDITORES DA PRODUÇÃO INTEGRADA DE FRUTAS. Campinas, 08 de novembro de 2011 CURSO DE FORMAÇÃO DE RESPONSÁVEIS TÉCNICOS E AUDITORES DA PRODUÇÃO INTEGRADA DE FRUTAS Campinas, 08 de novembro de 2011 Avaliação da Conformidade Nívea Maria Vicentini, DSc. Pesquisadora Embrapa Gado de

Leia mais

MÓDULO 16 Programa 5S da Qualidade

MÓDULO 16 Programa 5S da Qualidade MÓDULO 16 Programa 5S da Qualidade Desenvolvido no Japão, pós Segunda Guerra Mundial, o Programa 5S (conhecido também como Housekeeping) era um método utilizado pelos pais para ensinar a seus filhos os

Leia mais

APOSTILA SEIKETSU: Senso de Higiene e Saúde

APOSTILA SEIKETSU: Senso de Higiene e Saúde APOSTILA SEIKETSU: Senso de Higiene e Saúde Apostila criada para o desenvolvimento do projeto 5S, da Universidade Federal do Pampa, tendo como objetivo auxiliar na aplicação da ferramenta nos laboratórios

Leia mais

QUALIDADE TOTAL NAS EMPRESAS

QUALIDADE TOTAL NAS EMPRESAS QUALIDADE TOTAL NAS EMPRESAS PREFÁCIO O Programa 5S surgiu, no início da década de 1960, quando a equipe do Prof. Kaoru Ishikawa lançou um método de combate aos desperdícios visando otimizar os parcos

Leia mais

FERRAMENTAS DE MELHORIA CONTÍNUA

FERRAMENTAS DE MELHORIA CONTÍNUA FERRAMENTAS DE MELHORIA CONTÍNUA PROCESSO DE MELHORIA CONTÍNUA O se baseia em cinco passos aparentemente muito simples para embasar o desenvolvimento da qualidade. São eles: organização, arrumação, limpeza,

Leia mais

Qualidade. Qualidade é a Satisfação do Cliente com produtos ou serviços!

Qualidade. Qualidade é a Satisfação do Cliente com produtos ou serviços! Qualidade é a Satisfação do Cliente com produtos ou serviços! Breve Histórico O Japão evoluiu muito o conceito de qualidade, mas na verdade ela vem da época dos artesãos. A revolução industrial introduziu

Leia mais

5S Aplicação. na Gestão

5S Aplicação. na Gestão 5S Aplicação na Gestão Praticamos?? Metodologia de trabalho 5S é uma metodologia de trabalho que usa uma lista de cinco palavras japonesas: Seiri utilização, seleção Seiton arumação ão,, ordem Seiso -

Leia mais

Escola Politécnica da USP Curso de Engenharia Ambiental

Escola Politécnica da USP Curso de Engenharia Ambiental Escola Politécnica da USP Curso de Engenharia Ambiental SISTEMAS DE QUALIDADE E GESTÃO AMBIENTAL Professor: Mierzwa Sistemas da Qualidade Série ISO 9.000 de normas; Experiência de países como Inglaterra,

Leia mais

DPS1036 SISTEMAS DA QUALIDADE I. Aula 24 Programa 5S

DPS1036 SISTEMAS DA QUALIDADE I. Aula 24 Programa 5S DPS1036 SISTEMAS DA QUALIDADE I Aula 24 Programa 5S Origem 2 No Japão pós-guerra faltava tudo: Alimentos, roupas, Moradia, trabalhadores, Máquinas, equipamentos, Materiais, métodos de gestão. Não podia

Leia mais

QUALIDADE TOTAL NAS EMPRESAS

QUALIDADE TOTAL NAS EMPRESAS QUALIDADE TOTAL NAS EMPRESAS PREFÁCIO O Programa 5S surgiu, no início da década de 1960, quando a equipe do Prof. Kaoru Ishikawa lançou um método de combate aos desperdícios visando otimizar os parcos

Leia mais

Introdução SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE. Sistemas. Sistemas. Gestão da Qualidade e Certificação - Prof. Marco Arbex

Introdução SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE. Sistemas. Sistemas. Gestão da Qualidade e Certificação - Prof. Marco Arbex Introdução SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE Gestão da Qualidade e certificação Prof. Marco Arbex marcoarbex@gmail.com O Objetivo dessa aula é abordar sistemas de gestão de qualidade que tem como base a

Leia mais

APOSTILA SEISO: Senso de Limpeza

APOSTILA SEISO: Senso de Limpeza APOSTILA SEISO: Senso de Limpeza Apostila criada para o desenvolvimento do projeto 5S, da Universidade Federal do Pampa, tendo como objetivo auxiliar na aplicação da ferramenta nos laboratórios e demais

Leia mais

OS 5S INTRODUÇÃO OS 5S VSTREAM.WORDPRESS.PT

OS 5S INTRODUÇÃO OS 5S  VSTREAM.WORDPRESS.PT OS 5S INTRODUÇÃO OS 5S WWW.VALUESTREAM.PT VSTREAM.WORDPRESS.PT 1 OS 5S Seiri ( 整理 ) Seiton ( 整頓 ) Seiso ( 清掃 ) Seiketsu ( 清潔 ) Shitsuke ( 躾 ) Senso de Utilização Senso de Ordenação Senso de Limpeza Senso

Leia mais

Código de Hamurabi (2150 a.c)

Código de Hamurabi (2150 a.c) Profª Esp. Mônica Suely G. de Araujo Código de Hamurabi (2150 a.c) Se um construtor negociasse um imóvel que não fosse sólido o suficiente para atender a sua finalidade e desabasse, o construtor seria

Leia mais

Adriana Almeida Barreiros e Marina Yamashita

Adriana Almeida Barreiros e Marina Yamashita Adriana Almeida Barreiros e Marina Yamashita Quantas vezes não olhou para sua mesa e pensou: preciso fazer uma arrumação... Adriana Almeida Barreiros e Marina Yamashita Você pensou no 5s Origens do 5S

Leia mais

Consultorias. Ensaios Laboratoriais. Cursos in Company. Apoio Tecnológico

Consultorias. Ensaios Laboratoriais. Cursos in Company. Apoio Tecnológico Consultorias Ensaios Laboratoriais Apoio Tecnológico Cursos in Company ÁREA DE GESTÃO E ALIMENTOS E BEBIDAS Consultoria em Planejamento e Controle dos Processos Produtivos; Consultoria para Atendimento

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO III Aula 6 TÓPICOS ESPECIAIS EM. Dr. Alexandre Silva de Oliveira. Material desenvolvido por Prof. Ms.

ADMINISTRAÇÃO III Aula 6 TÓPICOS ESPECIAIS EM. Dr. Alexandre Silva de Oliveira. Material desenvolvido por Prof. Ms. Dr. Alexandre Silva de Oliveira TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO III Aula 6 Material desenvolvido por Prof. Ms. Alexandre Abicht Os Sistemas de Gestão Conceitua-se Sistemas de Gestão (SGA) como um conjunto

Leia mais

O PROGRAMA 5 S. Prof.ª Ghislaine Bonduelle, Drª UFPR

O PROGRAMA 5 S. Prof.ª Ghislaine Bonduelle, Drª UFPR O PROGRAMA 5 S Prof.ª Ghislaine Bonduelle, Drª UFPR SUMÁRIO O PROGRAMA 5 S (PROGRAMA 8 S) O PROGRAMA 8 S IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA 5 S / 8 S MANUTENÇÃO DO PROGRAMA 5 S / 8 S A EDUCAÇÃO E O 5 S / 8 S CONCLUSÃO

Leia mais

Workshop de Contratação Sustentável Módulo Execução: Elaboração do Termo de Referência

Workshop de Contratação Sustentável Módulo Execução: Elaboração do Termo de Referência Workshop de Contratação Sustentável Módulo Execução: Elaboração do Termo de Referência 25 de novembro de 2015 Centro de Formação, Capacitação e Treinamento - CEFOR da Câmara dos Deputados OBJETIVOS Geral:

Leia mais

O sistema ideal para Agilizar e Modernizar as área de SST, Meio Ambiente e Gestão da Qualidade

O sistema ideal para Agilizar e Modernizar as área de SST, Meio Ambiente e Gestão da Qualidade O sistema ideal para Agilizar e Modernizar as área de SST, Meio Ambiente e Gestão da Qualidade Infepi Soluções em Proteção Ltda. A empresa Infepi Soluções em Proteção Ltda é uma empresa de tecnologia da

Leia mais

Nova Cadeia de Produção de Petróleo e Gás Natual - Volume II Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora)

Nova Cadeia de Produção de Petróleo e Gás Natual - Volume II Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora) 4067 - Nova Cadeia de Produção de Petróleo e Gás Natual - Volume II Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 Capítulo 1 - Diretrizes e Ações 1.1. Diretrizes Estabelecidas... 19 1.1.1. Liderança

Leia mais

HISTÓRICO E ABORDAGENS CONCEITUAIS SOBRE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE

HISTÓRICO E ABORDAGENS CONCEITUAIS SOBRE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE AULA Nº 1 QUALIDADE DOS SERVIÇOS EM SAÚDE HISTÓRICO E ABORDAGENS CONCEITUAIS SOBRE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior 1 Histórico da Qualidade; AGENDA DA AULA Conceituando

Leia mais

AUDITORIA AMBIENTAL NAS ORGANIZAÇÕES

AUDITORIA AMBIENTAL NAS ORGANIZAÇÕES AUDITORIA AMBIENTAL NAS ORGANIZAÇÕES INTRODUÇÃO Na exigência cada vez maior do mercado por organizações que adotem um modelo de gestão sustentável, tem levado às empresas a uma busca pela melhoria nos

Leia mais

Introdução - Família ISO 9000

Introdução - Família ISO 9000 Introdução - Família ISO 9000 A ENTIDADE ISO (International Organization for Standardization) É uma Organização Internacional com sede em Genebra, na Suiça, que orienta quanto à normalização em nível mundial.

Leia mais

CERTIFICAR OU NÃO CERTIFICAR?

CERTIFICAR OU NÃO CERTIFICAR? 1º Edição CERTIFICAR OU NÃO CERTIFICAR? CERTIFICAR OU NÃO CERTIFICAR? RESPONDA Rápido, caro leitor! com a nbr ISO 9001... quem recebe o certificado? é o produto......ou a organização? qual a diferença

Leia mais

Engenharia da Qualidade I Aula 3

Engenharia da Qualidade I Aula 3 Engenharia da Qualidade I Aula 3 A Gestão pela Qualidade Total Prof. Geronimo Virginio Tagliaferro Visão sistêmica de processos Os processos de uma empresa são genericamente classificados como processos

Leia mais

Por Constantino W. Nassel

Por Constantino W. Nassel NORMA ISO 9000 SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001:2000 REQUISITOS E LINHAS DE ORIENTAÇÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO Por Constantino W. Nassel CONTEÚDOS O que é a ISO? O que é a ISO 9000? Histórico Normas

Leia mais

MELHORIA CONTÍNUA. 5 S: fundamental para enfrentar os momentos de crise

MELHORIA CONTÍNUA. 5 S: fundamental para enfrentar os momentos de crise MELHORIA CONTÍNUA 5 S: fundamental para enfrentar os momentos de crise Eliminação de desperdícios, otimização do espaço e criação de um ambiente de trabalho agradável. Estes são alguns dos benefícios da

Leia mais

APOSTILA SEISO: Senso de Limpeza

APOSTILA SEISO: Senso de Limpeza APOSTILA SEISO: Senso de Limpeza Apostila criada para o desenvolvimento do projeto 5S, da Universidade Federal do Pampa, tendo como objetivo auxiliar na aplicação da ferramenta nos laboratórios e demais

Leia mais

Gestão da Qualidade. Profº Emerson Oliveira Técnico em Mecânica. Gestão da Qualidade

Gestão da Qualidade. Profº Emerson Oliveira Técnico em Mecânica. Gestão da Qualidade Profº Emerson Oliveira emerson.oliveira@ifsc.edu.br O que é qualidade? O termo qualidade tem sido confundido com luxo, beleza, virtudes, etiquetas, preço alto ou baixo, entre outros. Não que cada um desses

Leia mais

Elaboração: Professor José Silvino Filho Consultor de Projetos em Sistemas de Gestão da Qualidade e Documentação

Elaboração: Professor José Silvino Filho Consultor de Projetos em Sistemas de Gestão da Qualidade e Documentação Elaboração: Professor José Silvino Filho Consultor de Projetos em Sistemas de da Qualidade e Documentação e-mail: silvino.qualidade@gmail.com Telefone: (61) 3877-9576, 9631-3707 Sumário SGQ Princípios

Leia mais

Inovação: vamos colocar essa ideia no papel. Soluções Sebraetec para a Indústria Gráfica

Inovação: vamos colocar essa ideia no papel. Soluções Sebraetec para a Indústria Gráfica Inovação: vamos colocar essa ideia no papel Soluções Sebraetec para a Indústria Gráfica PARA O SEU NEGÓCIO CRESCER AINDA MAIS: INOVAÇÃO No mercado atual, com consumidores cada vez mais exigentes e concorrentes

Leia mais

APOSTILA SEITON: Senso de Ordenação

APOSTILA SEITON: Senso de Ordenação APOSTILA SEITON: Senso de Ordenação Apostila criada para o desenvolvimento do projeto 5S, da Universidade Federal do Pampa, tendo como objetivo auxiliar na aplicação da ferramenta nos laboratórios e demais

Leia mais

Relembrando o conceito da Filosofia 5S

Relembrando o conceito da Filosofia 5S Desvendando o 5S... Relembrando o conceito da Filosofia 5S A filosofia dos 5S busca promover, através da consciência e responsabilidade de todos, disciplina, segurança e produtividade no ambiente de trabalho.

Leia mais

Definição. Sistema de Gestão Ambiental (SGA):

Definição. Sistema de Gestão Ambiental (SGA): Definição Sistema de Gestão Ambiental (SGA): A parte de um sistema da gestão de uma organização utilizada para desenvolver e implementar sua política ambiental e gerenciar seus aspectos ambientais. Item

Leia mais

- Certificação Ambiental - - Rotulagem-

- Certificação Ambiental - - Rotulagem- - Certificação Ambiental - - Rotulagem- Fabricio Gomes Gonçalves Certificação Ambiental: Comprovação para quem produz Comprovação para quem se utiliza do meio ambiente para produzir (6.938/81) deixando-o

Leia mais

GESTÃO DA QUALIDADE. Aula 7 ISO 9.000

GESTÃO DA QUALIDADE. Aula 7 ISO 9.000 GESTÃO DA QUALIDADE Aula 7 ISO 9.000 ISO International Organization for Standardization CONCEITO A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade

Leia mais

MARCOS ANTÔNIO MENDES MAURO CÉSAR TAVARES DE SOUZA CRE ITAÇÃO OSPITALAR. Uma proposta pedagógica para o ensino de Nível Médio

MARCOS ANTÔNIO MENDES MAURO CÉSAR TAVARES DE SOUZA CRE ITAÇÃO OSPITALAR. Uma proposta pedagógica para o ensino de Nível Médio MARCOS ANTÔNIO MENDES MAURO CÉSAR TAVARES DE SOUZA CRE ITAÇÃO OSPITALAR Uma proposta pedagógica para o ensino de Nível Médio 2015 Marcos Antônio Mendes Mauro César Tavares de Souza ACREDITAÇÃO HOSPITALAR:

Leia mais

Certificado. Missão da Rosenberger. Visão da Rosenberger. Missão e Visão

Certificado. Missão da Rosenberger. Visão da Rosenberger. Missão e Visão Missão e Visão Missão da Rosenberger O cliente está no centro nosso pensar e agir Pensamento orientado à inovação para o benefício de nossos clientes Garantia de empregos seguros em um ambiente de trabalho

Leia mais

Trabalho aceito para apresentação no. 1 er Congreso Latinoamericano de Ingeniería Biomédica. 11 al 14 noviembro de

Trabalho aceito para apresentação no. 1 er Congreso Latinoamericano de Ingeniería Biomédica. 11 al 14 noviembro de Trabalho aceito para apresentação no 1 er Congreso Latinoamericano de Ingeniería Biomédica 11 al 14 noviembro de 1998-08-13 Mazatlán, Sinaloa, México A CERTIFICAÇÃO DE EQUIPAMENTOS ELETROMÉDICOS NO BRASIL

Leia mais

5S é um programa da Qualidade Total que trata dos sensos de utilização, organização, limpeza, higiene e ordem mantida, com o intuito de gerar uma

5S é um programa da Qualidade Total que trata dos sensos de utilização, organização, limpeza, higiene e ordem mantida, com o intuito de gerar uma APOSTILA Comitê 5S Apostila criada para o desenvolvimento do projeto 5S, da Universidade Federal do Pampa, tendo como objetivo auxiliar na aplicação da ferramenta nos laboratórios e demais locais pertinentes

Leia mais

Programa 5S s UDESC/CCT/GQL

Programa 5S s UDESC/CCT/GQL Programa 5S s UDESC/CCT/GQL Prof. Alan Schmitt 1 O que é o Programa dos 5s? É um programa de melhoria comportamental, cuja principal característica é a simplicidade. Seus conceitos são bastante profundos

Leia mais

O papel do INMETRO e os Requisitos de Avaliação da Conformidade para a Produção Integrada Agropecuária PI Brasil

O papel do INMETRO e os Requisitos de Avaliação da Conformidade para a Produção Integrada Agropecuária PI Brasil O papel do INMETRO e os Requisitos de Avaliação da Conformidade para a Produção Integrada Agropecuária PI Brasil Aline Cristine Garcia de Oliveira Pesquisadora-Tecnologista do Inmetro Agenda Sobre o Inmetro

Leia mais

RAD1504-Gestão da Qualidade. Modelos Normatizados: ISO 9000; ISO Profa. Dra. Márcia Mazzeo Grande Prof. Dr.

RAD1504-Gestão da Qualidade. Modelos Normatizados: ISO 9000; ISO Profa. Dra. Márcia Mazzeo Grande Prof. Dr. RAD1504-Gestão da Qualidade Modelos Normatizados: ISO 9000; ISO 14000 Profa. Dra. Márcia Mazzeo Grande Prof. Dr. Erasmo José Gomes Econômica Modelo de negócio sustentável Social Ambiental Triple Bottom

Leia mais

APOSTILA. Implantação do Programa 5S

APOSTILA. Implantação do Programa 5S APOSTILA Implantação do Programa 5S Apostila criada para o desenvolvimento do projeto 5S, da Universidade Federal do Pampa, tendo como objetivo auxiliar na aplicação da ferramenta nos laboratórios e demais

Leia mais

PROGRAMA 5S. Alessandra Cristina Toledo Miranda

PROGRAMA 5S. Alessandra Cristina Toledo Miranda PROGRAMA 5S Alessandra Cristina Toledo Miranda Realidade e Percepção Os nossos sentidos e os nossos valores podem nos confundir. Quando isso ocorre, deixamos de ver a bagunça, o desperdício, e todo tipo

Leia mais

O Programa 5S nasceu em Maio de 1950 no Japão. O seu objetivo inicial era combater perdas e desperdícios.

O Programa 5S nasceu em Maio de 1950 no Japão. O seu objetivo inicial era combater perdas e desperdícios. PROGRAMA 5S INTRODUÇÃO O Programa 5S nasceu em Maio de 1950 no Japão. O seu objetivo inicial era combater perdas e desperdícios. É fundamentado em 5 regras básicas que promovem intensa mobilização e educação

Leia mais

Atuar no planejamento e execução das Auditorias da Qualidade. Estabelecer lista de verificação para auditoria;

Atuar no planejamento e execução das Auditorias da Qualidade. Estabelecer lista de verificação para auditoria; Página 1 de 9 AUDITORIAS DA QUALIDADE ETAPA 1. Objetivo geral: Atuar no planejamento e execução das Auditorias da Qualidade. Desempenho esperado: Estabelecer programa anual de auditorias; Elaborar agenda

Leia mais

Carga Horária : 80 horas

Carga Horária : 80 horas Carga Horária : 80 horas Sumário 1- A Metodologia 8S 2- Seiri (Utilização) 3- Seiton (Ordem, Arrumação) 4- Seiso (Limpeza) 5- Seiketsu (Padronização) 6- Shitsuke (Disciplina) 7- Shido (Capacitação) 8-

Leia mais

APOSTILA SEITON: Senso de Ordenação

APOSTILA SEITON: Senso de Ordenação APOSTILA SEITON: Senso de Ordenação Apostila criada para o desenvolvimento do projeto 5S, da Universidade Federal do Pampa, tendo como objetivo auxiliar na aplicação da ferramenta nos laboratórios e demais

Leia mais

Porque mudar é preciso!!

Porque mudar é preciso!! 5S Porque mudar é preciso!! COMO SURGIU: Após a Segunda Guerra (1950), o Japão, sem recursos, reuniu engenheiros japoneses e americanos para criar um método de combate ao desperdício Nosso Hospital SEIRI

Leia mais

5S é um programa da Qualidade Total que trata dos sensos de utilização, organização, limpeza, higiene e ordem mantida, com o intuito de gerar uma

5S é um programa da Qualidade Total que trata dos sensos de utilização, organização, limpeza, higiene e ordem mantida, com o intuito de gerar uma APOSTILA Comitê 5S Apostila criada para o desenvolvimento do projeto 5S, da Universidade Federal do Pampa, tendo como objetivo auxiliar na aplicação da ferramenta nos laboratórios e demais locais pertinentes

Leia mais

Manual de Políticas Internas RSC ENGENHARIA

Manual de Políticas Internas RSC ENGENHARIA Manual de Políticas Internas RSC ENGENHARIA Sumário 1 INTRODUÇÃO...3 2- DEFINIÇÃO...3 3- OBJETIVO...3 4 - PROVIMENTO DE PESSOAL...4 4.1 PRINCÍPIOS...4 5 REMUNERAÇÃO E BENEFICIOS...4 5.1 PRINCIPIOS...5

Leia mais

Ciências do Ambiente

Ciências do Ambiente Universidade Federal do Paraná Engenharia Civil Ciências do Ambiente Aula 12 Gestão Ambiental Profº Cristovão Fernandes 1 Normas da Sério ISSO 14.000 ISO 14000 tem como principal foco a gestão ambiental

Leia mais

ESTRUTURA ISO 9.001:2015

ESTRUTURA ISO 9.001:2015 Sistema de Gestão Qualidade (SGQ) ESTRUTURA ISO 9.001:2015 ESTRUTURA ISO 9.001:2015 Objetivos: Melhoria da norma existente; Melhoria do entendimento e facilidade de uso; Compatibilidade com a ISO 14001:2015;

Leia mais

O R I G E N S JAPÃO DO PÓS-GUERRA KAORU ISHIKAWA. Treinamento

O R I G E N S JAPÃO DO PÓS-GUERRA KAORU ISHIKAWA. Treinamento O R I G E N S 1 9 5 0 JAPÃO DO PÓS-GUERRA KAORU ISHIKAWA O B J E T I V O S Preparar uma empresa, ou qualquer espaço físico para uma intervenção de melhoria no ambiente. OBJETIVOS ESPECÍFICOS ü Melhorar

Leia mais

A Rotulagem Ambiental e as Compras Públicas Sustentáveis

A Rotulagem Ambiental e as Compras Públicas Sustentáveis 06/11/12 A Rotulagem Ambiental e as Compras Públicas Sustentáveis A importância desta certificação para as Compras Públicas Sustentáveis Seminário Internacional A Rotulagem Ambiental e as Compras Públicas

Leia mais

Gerencial Industrial ISO 9000

Gerencial Industrial ISO 9000 Gerencial Industrial ISO 9000 Objetivo: TER UMA VISÃO GERAL DO UM SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE: PADRÃO ISO 9000 Qualidade de Processo Qualidade do produto não se atinge de forma espontânea. A qualidade

Leia mais

CAPÍTULO 1 NORMALIZAÇÃO TÉCNICA

CAPÍTULO 1 NORMALIZAÇÃO TÉCNICA CAPÍTULO 1 NORMALIZAÇÃO TÉCNICA 1. INTRODUÇÃO E HISTÓRICO RESUMIDO Passado: - mão de obra barata - Abundância de matérias-primas Atualidade: - Modernização - Competitividade - Qualidade - Produtividade

Leia mais

PROGRAMA 5S Ferramenta para gestão da rotina

PROGRAMA 5S Ferramenta para gestão da rotina UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição PROGRAMA 5S Ferramenta para gestão da rotina Comissão de Gestão da Qualidade

Leia mais