Seminário Mensal da Área Fiscal 20 de setembro de José A. Fogaça Neto

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Seminário Mensal da Área Fiscal 20 de setembro de José A. Fogaça Neto"

Transcrição

1 Seminário Mensal da Área Fiscal 20 de setembro de 2013 Apresentadores: Fernanda Silva José A. Fogaça Neto

2 Venda fora do estabelecimento Operações internas

3 Venda fora do estabelecimento NF Remessa NF venda? NF Retorno

4 Venda fora do estabelecimento Conceito de estabelecimento Para a legislação do ICMS, estabelecimento é o local, construído ou não, mesmo que pertencente a terceiro, onde o contribuinte exerce toda ou parte de sua atividade, em caráter permanente ou temporário, ainda que se destine a simples depósito ou armazenagem de mercadorias ou bens relacionados com o exercício de sua atividade. Considera-se como estabelecimento autônomo o veículo utilizado na venda de mercadoria sem destinatário certo, em território paulista, por contribuinte de outra Unidade da Federação. ( RICMS-SP/2000, art. 14 e art. 16 )

5 Venda fora do estabelecimento Operações realizadas por contribuintes deste Estado Remessa das mercadorias Na saída de mercadoria remetida sem destinatário certo, por meio de veículo ou qualquer outro meio de transporte, para a realização de operações fora do estabelecimento, com emissão de Nota Fiscal no ato da entrega, será emitida Nota Fiscal para acompanhar a mercadoria, calculando-se o imposto mediante aplicação da alíquota vigente para as operações internas sobre o valor total da mercadoria. Referida nota fiscal será emitida com o CFOP 5.904, e deverá conter, além dos requisitos usualmente exigidos, a indicação dos números e das séries, se for o caso, dos documentos fiscais que serão emitidos por ocasião da entrega.

6 Venda fora do estabelecimento Escrituração da nota fiscal de remessa: a) será lançada no livro Registro de Saídas, consignando-se o valor das mercadorias apenas na coluna "Observações"; b) terá o valor do imposto consignado no livro Registro de Apuração do ICMS, no último dia do período de apuração, no quadro "Débito do Imposto - Outros Débitos" e a expressão "Remessa para venda fora do estabelecimento". c) E, depois do retorno do veículo, será lançada no último dia do período de apuração no livro Registro de Apuração do ICMS o mesmo valor no quadro "Crédito do imposto - Estornos de Débitos. ( RICMS-SP/2000, art. 434, caput, 1º).

7 Venda fora do estabelecimento Por ocasião das vendas efetivas: No momento da venda efetiva realizada fora do estabelecimento deverá ser emitida nota fiscal com o CFOP: ou 5.104, conforme o caso Venda de produção do estabelecimento, efetuada fora do estabelecimento (Redação dada pelo inciso XI do art. 1 do Decreto de ; DOE ; efeitos a partir de ) Classificam-se neste código as vendas efetuadas fora do estabelecimento, inclusive por meio de veículo, de produtos industrializados ou produzidos pelo próprio estabelecimento. (Convênio SINIEF s/nº, de , Anexo Único na redação do Ajuste SINIEF 07/01, com alteração do Ajuste SINIEF- 05/05) Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, efetuada fora do estabelecimento Classificam-se neste código as vendas efetuadas fora do estabelecimento, inclusive por meio de veículo, de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros para industrialização ou comercialização, que não tenham sido objeto de qualquer processo industrial no estabelecimento.

8 Lançamento no livro fiscal: Por ocasião do retorno do veículo, o estabelecimento deve lançar no livro Registro de Saídas, na coluna "ICMS - Valores Fiscais - Operações ou Prestações com Débito do Imposto", as notas fiscais emitidas por ocasião das entregas efetuadas nesta ou em outra Unidade da Federação. Produtos não vendidos, que retornam ao estabelecimento: Por ocasião do retorno do veículo, o contribuinte deverá: 1 - emitir Nota Fiscal, relativamente às mercadorias não entregues, mencionando, além dos demais requisitos, o número e a série, bem como a data da emissão e o valor da Nota Fiscal correspondente à remessa; 2 - escriturar essa Nota Fiscal no livro Registro de Entradas, consignando o respectivo valor na coluna "Observações";

9 O contribuinte que operar em conformidade com este artigo por intermédio de preposto, fornecerá a este documento comprobatório de sua condição. Artigo 434-A - O disposto nesta seção aplica-se, no que couber, às operações internas efetuadas por contribuintes optantes do Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte - Simples Nacional. (Artigo acrescentado pelo artigo 2º do Decreto , de ; DOE )

10 Venda fora do estabelecimento Port. CAT 162/08: Art.7...: 4º - Não se aplica a obrigatoriedade de emissão da NF-e:2 - prevista nos incisos I e II, à saída de mercadoria remetida sem destinatário certo para a realização de operação fora do estabelecimento, de que trata o artigo 434 do Regulamento do ICMS, desde que, cumulativamente: (Redação dada ao item, mantidas as suas alíneas, pela Portaria CAT-182/10, de ; DOE ; Retificação DOE ; Efeitos a partir de 1º de dezembro de 2010) à saída de mercadoria remetida sem destinatário certo para a realização de operação fora do estabelecimento, de que trata o artigo 434 do Regulamento do ICMS, desde que, cumulativamente: a) seja lavrado termo no livro Registro de Utilização de Documentos Fiscais e Termos de Ocorrência, modelo 6, informando que as operações praticadas enquadram-se nesta hipótese de dispensa de emissão de NF-e e indicando a série ou as séries que serão utilizadas para as Notas Fiscais, emitidas por ocasião das entregas efetuadas; b) sejam emitidas NF-e por ocasião da remessa da mercadoria para venda fora do estabelecimento e por ocasião do retorno do veículo, relativamente às mercadorias não entregues, nos termos do artigo 434, 1, 2º, e 4, do Regulamento do ICMS; c) quando emitida, no ato da entrega de mercadoria objeto de operação realizada fora do estabelecimento, Nota Fiscal modelo 1 ou 1-A, conste, entre os demais requisitos legais, no campo Informações Complementares, a série e o número da NF-e emitida conforme a alínea b ; 5º - na hipótese do 4º, o contribuinte deverá consignar no corpo da Nota Fiscal, no campo Informações Complementares a expressão Dispensado de emissão de NF-e - PCAT xxx/ artigo 7º - Hipótese -.

11 Venda fora do estabelecimento Artigo 16 - Nas operações de saída de mercadorias remetidas sem destinatário certo para a realização de operações fora do estabelecimento, de que trata o artigo 434 do Regulamento do ICMS, quando o contribuinte optar por emitir NF-e em cada venda ocorrida fora do estabelecimento, o DANFE poderá ser impresso em tamanho igual ou inferior ao A4 (210 X 297 mm), em qualquer tipo de papel, exceto papel jornal, caso em que será denominado DANFE Simplificado, devendo ser observado leiaute definido em Ato COTEPE.

12 ICMS/SP - Exposições, feiras de amostras ou eventos semelhantes

13 Remessa de exposição em feira Operação interna e interestadual Exposição em feira NF Remessa NF Retorno

14 Isenção do ICMS Artigo 33 (EXPOSIÇÕES/FEIRAS) - Saída de mercadoria com destino a exposições ou feiras para mostra ao público em geral, assim como o respectivo retorno, desde que a mercadoria retorne ao estabelecimento de origem no prazo de 60 (sessenta) dias, contado da data da saída (I Convênio do Rio de Janeiro, de , cláusula primeira, 8, Convênio de Cuiabá, de , Convênio ICMS-30/90, e ICMS-151/94, cláusula primeira, VI, "a"). Anexo I do RICMS.

15 Perda do benefício O Regulamento do ICMS estabelece que o benefício fiscal que dependa de requisito a ser preenchido não prevalecerá se este não for satisfeito, considerando-se devido o tributo no momento em que tiver ocorrido a operação ou a prestação. Assim, o contribuinte deverá observar o prazo para o retorno das mercadorias ao abrigo da isenção (60 dias contados da data da remessa), pois, não satisfeita essa exigência, estará descaracterizada a operação ao amparo desse benefício, hipótese em que ela passará a ser tributada e o fato gerador considerado ocorrido na data da remessa original. Nesse caso, o contribuinte estará sujeito às sanções legais decorrentes do descumprimento das obrigações tributárias. Além disso, quando o contribuinte permanecer na área do evento por mais de 60 dias, a inscrição desse local no Cadastro de Contribuintes do ICMS será obrigatória. ( RICMS-SP/2000, art. 5º, caput, e Portaria CAT nº 116/1993, art 2º )

16 Suspensão do IPI A saída (e o retorno) de produtos do estabelecimento industrial ou equiparado a industrial destinada à exposição em feiras de amostras ou eventos semelhantes poderá ser realizada com a suspensão do IPI. Ressalta-se que, para prevalecer a suspensão, é necessário que a remessa seja destinada exclusivamente a exposição, vinculada, portanto, ao retorno da mercadoria, mesmo que simbólico, ao estabelecimento remetente. Em relação ao retorno da mercadoria ao remetente, observa-se que a legislação não prevê prazo específico para que ele ocorra, razão pela qual julgamos conveniente que o retorno seja efetuado tão logo se finalize o evento, uma vez que, após esse período, não há justificativa para que a mercadoria permaneça no local do evento. ( RIPI/2010, art. 43, II; Parecer Normativo CST nº 242/1972, item 5)

17 Remessa das mercadorias para o local do evento Para transportar mercadorias a serem expostas em feiras de mostra ao público em geral, o contribuinte deverá emitir nota fiscal sem destaque do ICMS, fundamentado no RICMS- SP/2000, Anexo I, art. 33, do RICMS, uma vez que os requisitos estão presentes. A nota fiscal será emitida com o nome e o endereço da própria empresa remetente, tendo como natureza da operação "Remessa de mercadoria para exposição (ou feira)", CFOP e, no campo "Informações Complementares", deve ser mencionado o endereço completo do local onde as mercadorias ficarão expostas, bem como: "Saída com suspensão do IPI - Art. 43, II, do RIPI/2010, se for o caso. (Resposta à Consulta nº 9.422/1976, Item 5)

18 Retorno das mercadorias Por ocasião do retorno das mercadorias, deverá ser emitida Nota Fiscal de Entrada, para acompanhar o transporte das mercadorias, conforme disposto no art. 136, I, "c", do RICMS- SP/2000. O campo "Destinatário" dessa nota fiscal deve ser preenchido com os dados da própria empresa. No campo "Informações Complementares" deverá ser indicado o fundamento legal da isenção (art. 33 do Anexo I do RICMS/2000), o número, a série e a data de emissão da nota fiscal de remessa, a circunstância de que se trata de retorno de mercadoria remetida para exposição em feira, bem como: "Retorno com suspensão do IPI - Art. 43, II do RIPI/2010, se for o caso. Observe-se que o benefício da isenção está condicionado a que haja o retorno da mercadoria no prazo de 60 dias, contados da data de sua saída. ( RICMS-SP/2000, art. 136, I, "c"; Anexo I, art. 33 )

19 19 Demonstração Mostruário

20 Demonstração Considera-se demonstração a operação pela qual o contribuinte remete mercadoria a terceiros, em quantidade necessária para se conhecer o produto, desde que retorne ao estabelecimento de origem no prazo de 60 (sessenta) dias contados a partir da data da remessa (art. 129-B do RICMS/SP). Operação Interna ICMS SUSPENSÃO - prazo de 60 dias para o retorno IPI Tributação normal Operação interestadual ICMS e IPI tributação normal. RICMS/SP: art. 129 B e arts. 319 a

21 Mostruário Considera-se: 1 - mostruário a amostra de mercadoria formada por peças únicas, ainda que o produto seja composto por mais de uma unidade com características idênticas; 2 - operação com mostruário a remessa de amostra de mercadoria com valor comercial a empregado ou representante, desde que retorne ao estabelecimento de origem no prazo de 90 (noventa) dias contados da data da remessa; Operação normalmente tributada pelo ICMS e IPI. RICMS/SP: 21

22 Declaração do Simples Nacional relativa à Substituição Tributária e ao Diferencial de Alíquota - STDA

23 Período de Apresentação Até 31 de outubro de 2013 Período das informações De 01/01/2012 até 31/12/2012

24 Manual - Preenchimento da STDA 1.1 Acesso Posto Fiscal Eletrônico da Secretaria da Fazenda de São Paulo em Serviços Eletrônicos ICMS; STDA 1.2 Apresentação Declaração das operações interestaduais realizadas por contribuintes do Simples Nacional, exceto MEI: Ajuste da carga tributária Artigo 115, XV-A do RICMS/SP Antecipação Tributária Artigo 426-A do RICMS/SP Operações internas - Substituição Tributária Artigo 268 do RICMS/SP As informações são prestadas por estabelecimento

25 Manual - Preenchimento da STDA 1.3 A quem se destina Destina-se a todos os contribuintes do Simples Nacional paulistas, exceto MEI contribuintes do ICMS, mesmo que a Inscrição Estadual tenha sido cancelada, o contribuinte tenha sido desenquadrado ou não tenha ocorrido movimentação, hipótese em que a referida declaração deverá ser preenchida com valores iguais a zero. 1.4 Como fazer o preenchimento No primeiro quadro devem ser colocadas, mensalmente, todas as operações sujeitas ao Diferencial de Alíquota, especificando no Campo Estado de Origem, o Estado de onde veio a mercadoria, o ativo permanente, o ativo imobilizado ou o material de uso e consumo, com o valor do ICMS recolhido.

26

27 Manual - Preenchimento da STDA No segundo quadro devem ser colocadas, mensalmente, todas as operações sujeitas à Antecipação Tributária na entrada do Território Paulista, com o respectivo valor do ICMS recolhido antecipadamente. Neste quadro também serão informados os valores recolhidos por GNRE conforme Portaria CAT nº 16/2008. Neste quadro não serão informados os valores de ICMS ST recolhidos quando há Protocolo ou Convênio ICMS entre o Estado de São Paulo e o remetente.

28

29 Manual - Preenchimento da STDA No terceiro quadro devem ser colocadas, mensalmente, todas as operações sujeitas à Substituição Tributária em operações internas em São Paulo, no caso do Simples Nacional ser o substituto tributário, com o respectivo valor do ICMS recolhido. Neste quadro também será lançado o ICMS ST devido e razão do levantamento de estoque.

30

31 Nas hipóteses acima, quando não há nenhuma operação a ser informada envie o formulário como ele parece preliminarmente na tela, não há necessidade de preenchêlos com zero para cada um dos Estados, pois o sistema o faz automaticamente.

32 STDA Substitutiva Correção de erros ou omissões após o preenchimento on-line da STDA Transmissão da Declaração Substitutiva é on-line Pagamento da Taxa de Serviços Eletrônicos dispensa Comunicado CAT 39/2010 Correção dos dados errados e repetição dos dados corretos Livros fiscais do período de referência podem ser solicitados

33 ISS Regras de Retenção

34 ISS Legislação principal Sorocaba Antes Decreto-Lei n.º 406/68 A partir de agosto/2003 LC n.º 116/2003 Em Sorocaba Lei 4.994/95 Alterada pelas leis n.º 6.954/03; 7.901/06, 8.183/07, 8.990/09, 9.695/11, 9.719/11, 9.798/11 e 9.985/12 Decreto nº 9.596/96 Regulamento ISS Decreto nº /10

35 Fato Gerador Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza - ISSQN Competência municipal As mercadorias empregadas em prestação sujeita ao ISS não se sujeitam ao ICMS, ressalvadas as exceções previstas na lista de serviços.

36 Sujeito Ativo Sujeito Ativo e Passivo Municípios e o Distrito Federal. Sujeito Passivo Sujeito passivo é o contribuinte, pessoa física ou jurídica, que realiza o fato gerador

37 Substituto tributário Sujeito Ativo e Passivo Terceira pessoa que não pratica o fato gerador, mas que possui relação indireta com este, e a legislação o nomeia como responsável pelo pagamento do imposto. Sorocaba - Artigos 8º e 8º-A da Lei n.º /95 e Decretos n.º /06 e /2010.

38 Alíquotas do ISS Mínima 2% - Art. 88 ADCT CF/88 Máxima 5% - Art. 8º, II LC n.º 116/03

39 I 2% (dois por cento) para os serviços: a) relativos ao item 8.01, exceto os serviços de ensino superior, da lista anexa; b) relativos aos serviços de saúde, prestados por hospitais; c) relativos aos serviços de saúde, assistência médica e congêneres, quando prestados por contribuinte prestador de atendimento ao Sistema único de Saúde SUS, devidamente comprovado no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde CNES, exclusive os itens 4.22 e 4.23 da lista anexa; e Nota: A Portaria SEF n.º 01/2011 estabelece regras para credenciamento para utilização da alíquota de 2% prevista para os serviços da área médica.

40 I 2% (dois por cento) para os serviços: d) relativos aos itens 4.22 e 4.23 da lista anexa, incidente sobre o total bruto do faturamento, vedadas quaisquer espécies de deduções na base de cálculo, por exclusiva opção do respectivo contribuinte como forma de simplificação na apuração do valor devido do imposto. e) relativos aos serviços de composição gráfica do item da lista anexa

41 II - 3% (três por cento) para os serviços constantes dos itens 7.02, 7.04 e 7.05 da lista de serviços; III - 4% (quatro por cento) para os serviços constantes dos itens 4.01 a 4.23 (exceto os serviços constantes das alíneas b e c, do inciso I), 5.01 a 5.09, 7.12 e da lista de serviços; IV - 5% (cinco por cento) para os demais itens constantes da lista de serviço.

42 Alíquotas do ISS Valor fixo Serviços relacionados no item da lista de serviços anexa à Lei n.º 4.994/95 a) Tabelião de Protesto de Letras e Títulos b) Oficial de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos c) Tabelionatos de Notas - Sede d) Oficial de Registro Civil Sede e) Tabelionatos de Notas e Registro Civil: e.1) Éden e.2) Brigadeiro Tobias

43 Alíquotas do ISS Valor fixo Os serviços relacionados nos itens I a IV do Artigo 23 da Lei 4.994/95, serão tributados anualmente por meio de alíquotas fixas, convertidas em moeda corrente nacional e atualizadas anualmente pelo IPCA-E/IBGE, ou outro índice que vier substituí-lo, não considerada a importância paga a título de remuneração do próprio trabalho.

44 Base de Cálculo A base de cálculo do imposto é preço do serviço, incluindo-se na base de cálculo todas as importâncias, despesas acessórias, juros, acréscimos, bonificações ou outras vantagens a qualquer título recebidas pelo contribuinte e que integrem o preço do serviço, excluídos os descontos ou abatimentos incondicionalmente concedidos. O montante do imposto é considerado parte integrante e indissociável do preço do serviço, constituindo o respectivo destaque nos documentos fiscais mera indicação de controle. (Artigo 19 e 21 da Lei n.º 4.994/95)

45 Prazo de Recolhimento O prazo de recolhimento do ISSQN decorrente das prestações de serviços realizadas por prestadores da cidade de Sorocaba está previsto no Decreto n.º /03 que fixa o recolhimento do ISSQN até o dia 10 do mês seguinte ao da ocorrência do fato gerador.

46 Local da Prestação e Recolhimento Artigo 3º da Lei Complementar n.º 116/03 REGRA: O imposto é devido no local do estabelecimento do prestador. INDEPENDENTEMENTE do local de prestação Art. 3º O serviço considera-se prestado e o imposto devido no local do estabelecimento prestador ou, na falta do estabelecimento, no local do domicílio do prestador, exceto nas hipóteses previstas nos incisos I a XXII, quando o imposto será devido no local

47 Local da Prestação e Recolhimento EXCEÇÃO 1: 19 itens indicados no Artigo 3º da LC n.º 116/03 Local de recolhimento será o local da prestação EXCEÇÃO 2: Item (17.05) indicado no Artigo 3º da LC n.º 116/03 local de recolhimento será do estabelecimento do tomador da mão-de-obra ou, na falta de estabelecimento, onde ele estiver domiciliado

48 Local da Prestação e Recolhimento I do estabelecimento do tomador ou intermediário do serviço ou, na falta de estabelecimento, onde ele estiver domiciliado, na hipótese de prestação proveniente do exterior; II da instalação dos andaimes, palcos, coberturas e outras estruturas, no caso dos serviços descritos no subitem 3.05 da lista de serviços; III da execução da obra, no caso dos serviços descritos no subitem 7.02 e 7.19 da lista de serviços; IV da demolição, no caso dos serviços descritos no subitem 7.04 da lista de serviços; V das edificações em geral, estradas, pontes, portos e congêneres, no caso dos serviços descritos no subitem 7.05 da lista de serviços; VI da execução da varrição, coleta, remoção, incineração, tratamento, reciclagem, separação e destinação final de lixo, rejeitos e outros resíduos quaisquer, no caso dos serviços descritos no subitem 7.09 da lista de serviços;

49 Local da Prestação e Recolhimento VII da execução da limpeza, manutenção e conservação de vias e logradouros públicos, imóveis, chaminés, piscinas, parques, jardins e congêneres, no caso dos serviços descritos no subitem 7.10 da lista de serviços; VIII da execução da decoração e jardinagem, do corte e poda de árvores, no caso dos serviços descritos no subitem 7.11 da lista de serviços; IX do controle e tratamento do efluente de qualquer natureza e de agentes físicos, químicos e biológicos, no caso dos serviços descritos no subitem 7.12 da lista de serviços; X do florestamento, reflorestamento, semeadura, adubação e congêneres, no caso dos serviços descritos no subitem 7.16 da lista de serviços; XI da execução dos serviços de escoramento, contenção de encostas e congêneres, no caso dos serviços descritos no subitem 7.17 da lista de serviços;

50 Local da Prestação e Recolhimento XII da limpeza e dragagem, no caso dos serviços descritos no subitem 7.18 da lista de serviços; XIII onde o bem estiver guardado ou estacionado, no caso dos serviços descritos no subitem da lista de serviços; XIV dos bens ou do domicílio das pessoas vigiados, segurados ou monitorados, no caso dos serviços descritos no subitem da lista de serviços; XV do armazenamento, depósito, carga, descarga, arrumação e guarda do bem, no caso dos serviços descritos no subitem da lista de serviços; XVI da execução dos serviços de diversão, lazer, entretenimento e congêneres, no caso dos serviços descritos nos subitens do item 12, exceto o 12.13, da lista de serviços;

51 Local da Prestação e Recolhimento XVII do Município onde está sendo executado o transporte, no caso dos serviços descritos pelo subitem da lista de serviços; XVIII do estabelecimento do tomador da mão-de-obra ou, na falta de estabelecimento, onde ele estiver domiciliado, no caso dos serviços descritos pelo subitem da lista de serviços; XIX da feira, exposição, congresso ou congênere a que se referir o planejamento, organização e administração, no caso dos serviços descritos pelo subitem da lista de serviço; XX do porto, aeroporto, ferroporto, terminal rodoviário, ferroviário ou metroviário, no caso dos serviços descritos pelo item 20 da lista de serviços.

52 Substituição Tributária Substituição da responsabilidade tributária Substituto Tomador de serviço Deve fazer a retenção Substituído Prestador de serviço LC 116/03 Art. 6º Substituição Tributária

53 Retenção ISS Decreto /2010 Novas regras as partir de 1º de Janeiro de 2010 Lista de contribuintes sorocabanos substitutos tributários Dispensa do recibo de retenção quando o prestador é emitente de NFS-e

54 São responsáveis pela retenção do ISSQN 1- órgãos da Administração Direta ou Indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, assim como suas Autarquias, Fundações, Empresas Públicas, Sociedades de Economia Mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, pelos Estados ou pelos Municípios, por todos os serviços tomados ou intermediados; 2 - tomador ou intermediário do serviço proveniente do exterior do País ou cuja prestação se tenha iniciado no exterior do País; 3 - instituições financeiras, por todos os serviços tomados ou intermediados; 4 - empresas seguradoras, por todos os serviços tomados ou intermediados;

55 5 - os promotores de eventos de diversão pública, quando contratar serviços de pessoas físicas ou jurídicas, cadastradas ou não no Município; 6 - as empresas de propaganda e publicidade pelos serviços contratados em nome do seu cliente e sob sua responsabilidade; 7- os serviços de registros públicos, cartorários e notariais, por todos os serviços tomados ou intermediados; 8 - as pessoas jurídicas listadas no Anexo Único do Decreto nº /10 em relação aos serviços tomados; 501 inscrições municipais de empresas da cidade, selecionadas pela Secretaria de Finanças do Município que foram eleitas como responsáveis tributárias em relação a todos os serviços tomados de prestadores localizados no Município de Sorocaba.

56 Retenção ISS Prestador de outro município Os tomadores ou intermediários dos serviços descritos nos subitens 3.05, 7.02, 7.04, 7.05, 7.09, 7.10, 7.11, 7.12, 7.16, 7.17, 7.18, 7.19, 11.01, 11.02, 11.04, 12.01, 12.02, 12.03, 12.04, 12.05, 12.06, 12.07, 12.08, 12.09, 12.10, 12.11, 12.12, 12.14, 12.15, 12.16, 12.17, 16.01, 17.05, 17.10, 20.01, e da lista de serviços, quando realizados por prestador de serviço não estabelecido ou domiciliado no Município de Sorocaba.

57 IV na hipótese de a microempresa ou empresa de pequeno não informar a alíquota de que tratam os incisos I e II deste artigo no documento fiscal, aplicar-se-á a alíquota correspondente ao percentual de ISSQN referente à maior alíquota prevista nos Anexos III, IV ou V, da Lei Complementar Federal n.º 123, de 14 dezembro de Retenção ISS Simples Nacional Decreto /10 - Artigo 6º, I e IV: I a alíquota aplicável na retenção na fonte deverá ser informada no documento fiscal e corresponderá ao percentual de ISSQN previsto nos Anexos III, IV ou V da Lei Complementar Federal n.º 123, de 14 de dezembro de 2006, para a faixa de receita bruta a que a microempresa ou a empresa de pequeno porte estiver sujeita no mês anterior ao da prestação;

58 Prestações sem retenção Prestador Autônomo inscrito no Cadastro de Atividades Econômicas de Sorocaba, desde que apresente a Certidão de Cadastro da Inscrição Municipal (Artigo 4º, 3º - Decreto /10) Microempresa, empresa de pequeno porte ou microempreendedor individual, sujeitos à tributação do ISSQN no Simples Nacional por valores fixos mensais. (Artigo 6º, III Decreto /10)

59 Retenção ISS Prestador Sorocaba Regime Normal Simples Nacional Substituto tributário Autônomo Tomador Sorocaba Lista do Decreto /10 Retenção Empresa relacionada No Artigo 1º Decreto /10

60 Retenção ISS Prestador outro município Regime Normal Simples Nacional Tomador Sorocaba Retenção Serviços indicados no Artigo 3º da LC n.º 116/03 Artigo 1º, VIII Decreto /10

61 Valor da Retenção 1º Janeiro de 2012 cálculo do ISS Imposto devido = BC x ALQ

62 Valor Mínimo da Retenção Decreto nº /11, publicado no DOM 25/11/201 Retenção nas prestações acima de R$ 200,00 (Valor total da Nota Fiscal) Prestador e tomador estabelecidos em Sorocaba Prestador de outro município retenção independente do valor do documento O valor mínimo para retenção, estabelecido pelo Decreto n.º /11, vigora desde 1º de janeiro de 2012.

63 Momento da Retenção A retenção deverá ocorrer no ato do pagamento da prestação de serviço, fazendo-se o recolhimento do tributo até o dia 10 mês subsequente à retenção, em Documento de Arrecadação Municipal gerado pelo programa fornecido pela Prefeitura de Sorocaba (Artigo 7º - Decreto n.º /10)

ICMS/IPI Exposições e Feiras de Amostras

ICMS/IPI Exposições e Feiras de Amostras ICMS/IPI Exposições e Feiras de Amostras Apresentação: Samyr Qbar Conceito A operação de remessa de mercadorias para feiras de amostras ou exposição ocorre quando o contribuinte do ICMS remete mercadorias

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária de Segmentos Responsabilidade Tributária e Retenção do ISS Sorocaba/SP

Parecer Consultoria Tributária de Segmentos Responsabilidade Tributária e Retenção do ISS Sorocaba/SP 16/10/2015 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 3 3.1 Regra Geral ISS do Município do Prestador... 3 3.2 Exceção ISS Devido

Leia mais

LEI N.º 6.069, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2015.

LEI N.º 6.069, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2015. LEI N.º 6.069, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2015. Altera a redação da Lei n.º 4.856, de 22 de dezembro de 2010, que consolida a legislação tributária e institui o Código Tributário Municipal. O Prefeito Municipal

Leia mais

5.3 - LEI MUNICIPAL N. 714/2003

5.3 - LEI MUNICIPAL N. 714/2003 5.3 - LEI MUNICIPAL N. 714/2003 LEI 714, DE 30 DE OUTUBRO DE 2003. ( * ) Dispõe sobre o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza com base na Lei Complementar nº 116, de 31 de julho de 2003, e dá outras

Leia mais

Visando a correta emissão das notas de serviço e seus respectivos impostos, seguem as seguintes instruções:

Visando a correta emissão das notas de serviço e seus respectivos impostos, seguem as seguintes instruções: Circular 006/2011 Instruções para emissão de NF-em da PMJ com retenção de impostos Visando a correta emissão das notas de serviço e seus respectivos impostos, seguem as seguintes instruções: Preenchimento

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Antecipação tributária do imposto - entrada de mercadoria proveniente de outra UF - SP

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Antecipação tributária do imposto - entrada de mercadoria proveniente de outra UF - SP Segmentos mercadoria proveniente de outra UF - SP 11/05/2016 Título do documento Sumário 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 3.1 Antecipação Tributária...

Leia mais

A Prefeitura de São Caetano do Sul possui um regime de taxas e alíquotas bastante vantajosas para o desenvolvimento da atividade econômica na cidade.

A Prefeitura de São Caetano do Sul possui um regime de taxas e alíquotas bastante vantajosas para o desenvolvimento da atividade econômica na cidade. A Prefeitura de São Caetano do Sul possui um regime de taxas e alíquotas bastante vantajosas para o desenvolvimento da atividade econômica na cidade. Dependendo da atividade da empresa, incidem sobre ela

Leia mais

Especialização em Direito Tributário. ISS Parte II

Especialização em Direito Tributário. ISS Parte II Especialização em Direito Tributário ISS Parte II Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza Prof. Rafael Antonietti Matthes Doutorando e Mestre em Direito Ambiental - Especialista em Direito Tributário

Leia mais

I - O tomador ou intermediário de serviço proveniente do exterior do País ou cuja prestação se tenha iniciado em outro País;

I - O tomador ou intermediário de serviço proveniente do exterior do País ou cuja prestação se tenha iniciado em outro País; ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA DA CIDADE DE NOVA IGUAÇU GABINETE DO PREFEITO DECRETO Nº. 7.326, DE 02 DE FEVEREIRO DE 2006. Regulamenta a Responsabilidade pela Retenção na Fonte e Recolhimento do

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR N. 147, DE 22 DE AGOSTO DE 2017

LEI COMPLEMENTAR N. 147, DE 22 DE AGOSTO DE 2017 LEI COMPLEMENTAR N. 147, DE 22 DE AGOSTO DE 2017 Altera redação do artigo 15, da Lei Complementar nº 57, de 23 de dezembro de 2003, prevendo novas regras sobre o local de incidência do Imposto Sobre Serviços

Leia mais

Pergunte à CPA Decreto /2015

Pergunte à CPA Decreto /2015 Pergunte à CPA Decreto 61.084/2015 Alterações no artigo 132-A: Artigo 132-A - Ressalvado o disposto no artigo 132, nas demais hipóteses previstas na legislação, tais como não-obrigatoriedade de uso de

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos Remessa para venda fora do Estabelecimento sem destinatário Certo

Orientações Consultoria de Segmentos Remessa para venda fora do Estabelecimento sem destinatário Certo Remessa para venda fora do Estabelecimento sem destinatário Certo 29/05/2017 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3 Análise da Consultoria... 3 3.1 RCTE Anexo XII... 4 3.2 Direito

Leia mais

ICMS FRONTEIRA ANTECIPAÇÃO DO IMPOSTO ASPECTOS FISCAIS INSTRUTOR: MARCELO REOLON

ICMS FRONTEIRA ANTECIPAÇÃO DO IMPOSTO ASPECTOS FISCAIS INSTRUTOR: MARCELO REOLON ICMS FRONTEIRA ANTECIPAÇÃO DO IMPOSTO ASPECTOS FISCAIS INSTRUTOR: MARCELO REOLON CONCEITOS ANTECIPAÇÃO E DIFERENCIAL DIFERENCIAL DE ALÍQUOTAS: Art. 4 - Nas operações com mercadorias ou bens considera-se

Leia mais

https://www.iobonlineregulatorio.com.br/templates/coreonline/onlineho...

https://www.iobonlineregulatorio.com.br/templates/coreonline/onlineho... 1 de 16 07/02/2018 11:01 Agenda de Obrigações Estadual - São Paulo - Fevereiro/2018 Orientações IOB Esta agenda contém as principais obrigações a serem cumpridas nos prazos previstos na legislação em vigor.

Leia mais

LEI Nº DE 05 DE SETEMBRO DE 2017

LEI Nº DE 05 DE SETEMBRO DE 2017 (PROJETO DE LEI Nº. 101/2017 PMA) LEI Nº. 2.956 DE 05 DE SETEMBRO DE 2017 Súmula: Altera o Código Tributário Municipal, Lei Municipal nº 1.440, de 26 de Dezembro de 2002 e Lei Municipal nº 1.492, de 29

Leia mais

https://www.iobonlineregulatorio.com.br/templates/coreonline/onlineho...

https://www.iobonlineregulatorio.com.br/templates/coreonline/onlineho... 1 de 16 02/10/2017 17:25 Agenda de Obrigações Estadual - São Paulo - Outubro/2017 Orientações IOB Esta agenda contém as principais obrigações a serem cumpridas nos prazos previstos na legislação em vigor.

Leia mais

AGENDA TRIBUTÁRIA PAULISTA N 353

AGENDA TRIBUTÁRIA PAULISTA N 353 Comunicado CAT 16, de 26-12-2018 (DOE 27-12-2018) O Coordenador da Administração Tributária declara que as datas fixadas para cumprimento das OBRIGAÇÕES PRINCIPAIS E ACESSÓRIAS, do mês de JANEIRO de 2019,

Leia mais

Declaração do Simples Nacional relativa à Substituição Tributária e ao Diferencial de Alíquota STDA

Declaração do Simples Nacional relativa à Substituição Tributária e ao Diferencial de Alíquota STDA Declaração do Simples Nacional relativa à Substituição Tributária e ao Diferencial de Alíquota STDA O que é A STDA é uma Declaração das operações interestaduais realizadas por contribuintes paulistas do

Leia mais

Orientações Consultoria De Segmentos Valor tributável do IPI nas transferências para varejo

Orientações Consultoria De Segmentos Valor tributável do IPI nas transferências para varejo Orientações Consultoria De Segmentos Valor 07/11/2013 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 3.1 IPI... 3 3.2 ICMS... 5 4. Conclusão...

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Informações do ICMS retido de transporte na NF-e

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Informações do ICMS retido de transporte na NF-e Informações do ICMS retido de transporte na NF-e 15/10/2013 Título do documento Sumário Sumário... 2 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 4 3.1 Regulamento

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Venda Fora do Estabelecimento (Ambulante) - Tributação ICMS-IPI

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Venda Fora do Estabelecimento (Ambulante) - Tributação ICMS-IPI Venda Fora do Estabelecimento (Ambulante) - 28/05/2015 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 5 3.1 Método convencional das vendas

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 306, 23 DE DEZEMBRO DE

LEI COMPLEMENTAR Nº 306, 23 DE DEZEMBRO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 306, 23 DE DEZEMBRO DE 1993. 1 Institui hipótese de responsabilidade pelo pagamento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza - ISSQN e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL

Leia mais

DECRETO N 6003, de 02 de fevereiro de 2017.

DECRETO N 6003, de 02 de fevereiro de 2017. DECRETO N 6003, de 02 de fevereiro de 2017. REGULAMENTA O ARTIGO 303 DA LEI COMPLEMENTAR Nº110, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2003, QUE ESTABELECEU O CÓDIGO TRIBUTÁRIO MUNICIPAL. O Prefeito do Município de Rio

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos ICMS-SP obrigações acessórias GIA ficha apuração do ICMS- ST11

Parecer Consultoria Tributária Segmentos ICMS-SP obrigações acessórias GIA ficha apuração do ICMS- ST11 ICMS-SP obrigações acessórias GIA ficha apuração do ICMS- ST11 21/10/2013 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Análise da Consultoria... 3 2.1. ImpostoRetidoSt... 5 (Imposto Retido por ST)...

Leia mais

Comunicado CAT 14, de

Comunicado CAT 14, de Comunicado CAT 14, de 25 07 2016 (DOE 26 07 2016) O Coordenador da Administração Tributária declara que as datas fixadas para cumprimento das Obrigações Principais e Acessórias, do mês de AGOSTO de 2016,

Leia mais

Referência: Decreto Estadual-RJ nº /14 - Livros VI, VIII, IX e XIII - Regulamento do ICMS Alterações.

Referência: Decreto Estadual-RJ nº /14 - Livros VI, VIII, IX e XIII - Regulamento do ICMS Alterações. Rio de Janeiro, 09 de outubro de 2014. Of. Circ. Nº 334/14 Referência: Decreto Estadual-RJ nº 44.989/14 - Livros VI, VIII, IX e XIII - Regulamento do ICMS Alterações. Senhor(a) Presidente, Fazendo referência

Leia mais

Portaria CAT-46, de

Portaria CAT-46, de Portaria CAT-46, de 31-3- 2010 (DOE 01-04-2010) Altera a Portaria CAT-14/2010, de 10-2-2010, que disciplina o prévio reconhecimento da não incidência do imposto sobre as operações com papel destinado à

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Nota Fiscal Conjugada Rio Grande do Sul

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Nota Fiscal Conjugada Rio Grande do Sul Nota Fiscal Conjugada Rio Grande do Sul 02/12/2013 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 5 3.1. Definição... 7 3.2. Previsão

Leia mais

DECRETO Nº DE 29 DE MAIO DE 2013

DECRETO Nº DE 29 DE MAIO DE 2013 ANO 121 Nº 100 72 PÁG. - BELO HORIZONTE, QUINTA -FEIRA, 30 DE MAIO DE 2013 DECRETO Nº 46.248 DE 29 DE MAIO DE 2013 Altera o Regulamento do ICMS (RICMS), aprovado pelo Decreto nº 43.080, de 13 de dezembro

Leia mais

O PREFEITO MUNICIPAL DE GUAPIMIRIM, Estado do Rio de Janeiro, no uso de suas atribuições legais,

O PREFEITO MUNICIPAL DE GUAPIMIRIM, Estado do Rio de Janeiro, no uso de suas atribuições legais, Decreto N 1041 de 14 de maio de 2014 EMENTA: REGULAMENTA A DECLARAÇÃO ELETRÔNICA DO IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS - DEISS, INSTITUÍDA PELO ART. 01 DA LEI MUNICIPAL N 812 de 12 de maio de 2014. O PREFEITO MUNICIPAL

Leia mais

Exclusão do Protocolo 21/11 Emenda Constitucional 87/15.

Exclusão do Protocolo 21/11 Emenda Constitucional 87/15. Exclusão do Protocolo 21/11 Emenda Constitucional 87/15. ADIN Protocolo 21/11 O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4628

Leia mais

Seminário Mensal Departamento Fiscal. José A. Fogaça Neto

Seminário Mensal Departamento Fiscal. José A. Fogaça Neto Seminário Mensal Departamento Fiscal Apresentação: Fernanda Silva José A. Fogaça Neto 15/09/2017 CONSIGNAÇÃO INDUSTRIAL CONSIGNAÇÃO MERCANTIL Apresentação: Fernanda Silva CONSIGNAÇÃO INDUSTRIAL A operação

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos EFD-Contribuições Anulação de valor CT-e e Escrituração pela empresa tomadora do serviço ICMS-SP

Parecer Consultoria Tributária Segmentos EFD-Contribuições Anulação de valor CT-e e Escrituração pela empresa tomadora do serviço ICMS-SP EFD-Contribuições Anulação de valor CT-e e Escrituração pela empresa tomadora do serviço ICMS-SP 13/11/2015 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise

Leia mais

DECRETO Nº 3.699, De 09 de Novembro de 2016

DECRETO Nº 3.699, De 09 de Novembro de 2016 DECRETO Nº 3.699, De 09 de Novembro de 2016 REGULAMENTA A LEI Nº 3.870/2014 E INSTITUI A NOTA FISCAL AVULSA DE SERVIÇOS, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. CONSIDERANDO a instituição da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica

Leia mais

AGENDA TRIBUTÁRIA PAULISTA: FEVEREIRO DE COM. CAT Nº 2, DE 26/01/2017

AGENDA TRIBUTÁRIA PAULISTA: FEVEREIRO DE COM. CAT Nº 2, DE 26/01/2017 AGENDA TRIBUTÁRIA PAULISTA: FEVEREIRO DE 2017 - COM. CAT Nº 2, DE 26/01/2017 Declara as datas fixadas para cumprimento das obrigações principais e acessórias do mês de fevereiro de 2017. O Coordenador

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos ICMS/ST - Serviço de transporte rodoviário de cargas -MG

Parecer Consultoria Tributária Segmentos ICMS/ST - Serviço de transporte rodoviário de cargas -MG ICMS/ST - Serviço de transporte rodoviário de cargas -MG 15/09/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 4 3.1. Responsabilidade

Leia mais

Pergunte à CPA. Transferência de Mercadorias e Bens. Apresentação: José A. Fogaça Neto

Pergunte à CPA. Transferência de Mercadorias e Bens. Apresentação: José A. Fogaça Neto Pergunte à CPA Transferência de Mercadorias e Bens Apresentação: José A. Fogaça Neto 04/12/2014 Conceito Para efeitos da aplicação da legislação considera-se transferência, a operação que decorra a saída

Leia mais

PORTARIA CAT N 078, DE 30 DE AGOSTO DE (DOE de )

PORTARIA CAT N 078, DE 30 DE AGOSTO DE (DOE de ) PORTARIA CAT N 078, DE 30 DE AGOSTO DE 2017 (DOE de 31.08.2017) Altera a Portaria CAT-55, de 19-03-2009, que dispõe sobre a emissão do Conhecimento de Transporte Eletrônico - CT-e e do Documento Auxiliar

Leia mais

CAPÍTULO I DA EMISSÃO DA NOTA

CAPÍTULO I DA EMISSÃO DA NOTA DECRETO Nº 177/2015. Regulamenta a obrigatoriedade para emissão de nota fiscal de serviços eletrônica, instituída pela lei complementar nº. 107, de 08 de junho de 2015, para o Município de Nova Erechim

Leia mais

EMISSÃO E ESCRITURAÇÃO DOS DOCUMENTOS FISCAIS DE PRODUTOS SUJEITOS AO REGIME DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA PELO CONTRIBUINTE SUBSTITUTO

EMISSÃO E ESCRITURAÇÃO DOS DOCUMENTOS FISCAIS DE PRODUTOS SUJEITOS AO REGIME DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA PELO CONTRIBUINTE SUBSTITUTO EMISSÃO E ESCRITURAÇÃO DOS DOCUMENTOS FISCAIS DE PRODUTOS SUJEITOS AO REGIME DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA PELO CONTRIBUINTE SUBSTITUTO Matéria Elaborada com base na legislação vigente em 02.08.2010. SUMÁRIO:

Leia mais

PORTARIA N 129/2014-SEFAZ

PORTARIA N 129/2014-SEFAZ PORTARIA N 129/2014-SEFAZ - Altera a Portaria n 077/2013-SEFAZ, publicada em 18/03/2013, que dispõe sobre as condições, regras e procedimentos relativos à utilização da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica

Leia mais

DECRETO N.º DE 11 DE MAIO DE 2010.

DECRETO N.º DE 11 DE MAIO DE 2010. DECRETO N.º 32.250 DE 11 DE MAIO DE 2010. Dispõe sobre a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica- NFS-e - NOTA CARIOCA - e dá outras providências. O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições

Leia mais

INDUSTRIALIZAÇÃO POR CONTA E ORDEM DE TERCEIRO - PROCEDIMENTO FISCAL

INDUSTRIALIZAÇÃO POR CONTA E ORDEM DE TERCEIRO - PROCEDIMENTO FISCAL INDUSTRIALIZAÇÃO POR CONTA E ORDEM DE TERCEIRO - PROCEDIMENTO FISCAL Apresentação: Fábio M. Lopes José A. Fogaça Neto 24/08/2016 1 CONCEITO DE INDUSTRIALIZAÇÃO Art. 4 o Caracteriza industrialização qualquer

Leia mais

Decreto nº 37, de 29 de dezembro de D E C R E T A:

Decreto nº 37, de 29 de dezembro de D E C R E T A: Decreto nº 37, de 29 de dezembro de 2017. Regulamenta o art. 104 da Lei Complementar nº 7, de 30 de dezembro de 2002, e dá outras providências O Prefeito do Município de Imbuia, Estado de Santa Catarina,

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA NOTA-PORTUENSE

NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA NOTA-PORTUENSE PREFEITURA MUNICIPAL DE ASTOLFO DUTRA NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA NOTA-PORTUENSE MANUAL DO USUÁRIO Versão 2.0 2015 O que é a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica? A NFSe-Portuense, criada pela Lei Complementar

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Partilha do DIFAL nas operações por Conta e Ordem

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Partilha do DIFAL nas operações por Conta e Ordem Partilha do DIFAL nas operações por Conta e Ordem 25/05/2016 Sumário Título do documento Sumário... 1 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 2.2 RICMS-RS... 3 3. Análise da Legislação...

Leia mais

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 14 A 20 DE JUNHO DE 2018

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 14 A 20 DE JUNHO DE 2018 AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 14 A 20 DE JUNHO DE 2018 Até: Quinta-feira, dia 14 EFD - Contribuições Histórico: Entrega da EFD - Contribuições relativas aos fatos geradores ocorridos no mês de abril/2018 (Instrução

Leia mais

DECRETO Nº De 21 de Junho de 2011 D E C R E T A. CAPÍTULO I Da Nota Fiscal Eletrônica de Serviços - NF-e. SEÇÃO I Da Definição da NF-e

DECRETO Nº De 21 de Junho de 2011 D E C R E T A. CAPÍTULO I Da Nota Fiscal Eletrônica de Serviços - NF-e. SEÇÃO I Da Definição da NF-e DECRETO Nº 1434 De 21 de Junho de 2011 Dispõe sobre a instituição da Nota Fiscal Eletrônica de Serviços no âmbito da Administração Municipal de Araçoiaba da Serra e dá outras Providências. JOÃO FRANKLIN

Leia mais

ANO XXVII ª SEMANA DE AGOSTO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 31/2016

ANO XXVII ª SEMANA DE AGOSTO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 31/2016 ANO XXVII - 2016 1ª SEMANA DE AGOSTO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 31/2016 IPI IPI NA VENDA PARA ENTREGA FUTURA... Pág. 201 ICMS RS PREENCHIMENTO DA NF-e EM OPERAÇÕES DESTINADAS A NÃO CONTRIBUINTES... Pág.

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos ICMS Substituição Tributação por CNAE

Parecer Consultoria Tributária Segmentos ICMS Substituição Tributação por CNAE ICMS Substituição Tributação por CNAE 18/10/2013 Título do documento Sumário Sumário... 2 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 4. Conclusão... 6 5. Informações

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos Base de Cálculo Diferencial de Alíquota nas Aquisições de Ativos, Materiais de Uso e Consumo

Orientações Consultoria de Segmentos Base de Cálculo Diferencial de Alíquota nas Aquisições de Ativos, Materiais de Uso e Consumo Base de Cálculo Diferencial de Alíquota nas Aquisições de Ativos, Materiais de Uso e Consumo 29/06/2017 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3 Análise da Consultoria... 5 3.1

Leia mais

Prefeitura Municipal de Cocos BA Rua Presidente Juscelino, 115, Centro Cocos BA Cep Fone/Fax (77) CNPJ:

Prefeitura Municipal de Cocos BA Rua Presidente Juscelino, 115, Centro Cocos BA Cep Fone/Fax (77) CNPJ: 52 - Ano V - Nº 234 LEI Nº 648, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2013. Institui a Nota Fiscal Eletrônica de Serviços e dispõe sobre a Declaração Mensal do Imposto sobre a Prestação de Serviços de Qualquer Natureza.

Leia mais

GUIA DIÁRIO DE ALTERAÇÕES

GUIA DIÁRIO DE ALTERAÇÕES GUIA DIÁRIO DE ALTERAÇÕES 15.12.2015 1. ICMS Santa Catarina PORTARIA SEF N 413/2015 Dispõe sobre o processamento dos pedidos de restituição de tributos. Desta forma, o pedido de restituição será formalizado

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Transferência entre filiais ou Remessa à Armazém Geral e/ou Depósito Fechado 30/06/16

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Transferência entre filiais ou Remessa à Armazém Geral e/ou Depósito Fechado 30/06/16 e/ou Depósito Fechado 30/06/16 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 2.1 RICMS GO Decreto 4852/97... 3 3. Análise da Consultoria... 4 3.1 RICMS GO Decreto

Leia mais

ESTADO DE RONDÔNIA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE BURITIS GABINETE DO PREFEITO

ESTADO DE RONDÔNIA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE BURITIS GABINETE DO PREFEITO DECRETO Nº 7459/GAB/PMB/2017 Buritis, 02 de agosto de 2017. Institui a Declaração Eletrônica de Serviços - DES, e da outras providências. CONSIDERANDO a necessidade de manter em registro as informações

Leia mais

AS TRÊS FACES DO DIFAL

AS TRÊS FACES DO DIFAL AS TRÊS FACES DO DIFAL Centro de Estudos e Debates Fisco Contábeis Josefina do Nascimento Pinto 23-11-2017 O ICMS ICMS Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de

Leia mais

Pergunte à CPA. ISS Regras Gerais

Pergunte à CPA. ISS Regras Gerais 05/08/2014 Pergunte à CPA ISS Regras Gerais Apresentação: Samyr Henrique Muniz Qbar ISS Legislação básica Art. 156, III da C.F./88 Lei Complementar 116/2003 (lista de serviços) Lei Ordinária de cada município

Leia mais

DEVOLUÇAO DE COMPRA DE MERCADORIAS PARA REVENDA

DEVOLUÇAO DE COMPRA DE MERCADORIAS PARA REVENDA DEVOLUÇAO DE COMPRA DE MERCADORIAS PARA REVENDA É comum que no dia-a-dia das empresas comerciais ocorram problemas, principalmente na operação de aquisição de mercadorias, dentre eles destacamos: Desacordo

Leia mais

Guia do IPI: Industrialização de produtos destinados a uso e/ou consumo do encomendante

Guia do IPI: Industrialização de produtos destinados a uso e/ou consumo do encomendante Guia do IPI: Industrialização de produtos destinados a uso e/ou consumo do encomendante Resumo: Examinaremos no presente Roteiro de Procedimentos o tratamento fiscal dispensado pela legislação do Imposto

Leia mais

Portaria CAT 53, de

Portaria CAT 53, de Publicado no D.O.E. (SP) de 25/05/2013 Portaria CAT 53, de 24-05-2013 Disciplina a atribuição, por regime especial, da condição de sujeito passivo por substituição tributária, conforme inciso VI do artigo

Leia mais

INDUSTRIALIZAÇÃO POR ENCOMENDA- PROCEDIMENTO FISCAL. Apresentação: Fábio M. Lopes Helen Mattenhauer

INDUSTRIALIZAÇÃO POR ENCOMENDA- PROCEDIMENTO FISCAL. Apresentação: Fábio M. Lopes Helen Mattenhauer INDUSTRIALIZAÇÃO POR ENCOMENDA- PROCEDIMENTO FISCAL Apresentação: Fábio M. Lopes Helen Mattenhauer 22/10/2014 CONCEITO DE INDUSTRIALIZAÇÃO Art. 4 o Caracteriza industrialização qualquer operação que modifique

Leia mais

Consultoria Tributária - SFI

Consultoria Tributária - SFI Escrituração Fiscal Digital EFD PIS/Cofins Prestação de Serviços Para cumprimento das determinações impostas pela IN RFB nº 1.052/2010 (http://www.receita.fazenda.gov.br/legislacao/ins/2010/in10522010.htm),

Leia mais

Page 1 of 8 ICMS/SP - Principais operações - Venda para entrega futura 28 de Janeiro de 2011 Em face da publicação do novo Regulamento do IPI, aprovado pelo Decreto nº 7.212/2010, este procedimento foi

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº 1106/09, de 29 de dezembro de 2009.

LEI MUNICIPAL Nº 1106/09, de 29 de dezembro de 2009. LEI MUNICIPAL Nº 1106/09, de 29 de dezembro de 2009. Altera a Lei Complementar nº 001/06 de 13 de fevereiro de 2006, Código Tributário Municipal de Camocim e determina outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL

Leia mais

Pergunte à CPA. Substituição Tributária entre os Estados de SP e RJ

Pergunte à CPA. Substituição Tributária entre os Estados de SP e RJ 21/07/2014 Pergunte à CPA Substituição Tributária entre os Estados de SP e RJ Apresentação: Helen Mattenhauer Convênio e Protocolos CONVÊNIO: Constitui um acordo entre os Estados, cujo elaboração tem por

Leia mais

TABELA DE OPERAÇÕES FISCAIS

TABELA DE OPERAÇÕES FISCAIS TABELA DE OPERAÇÕES FISCAIS Operações amparadas ou beneficiadas com tratamento diferenciado - Roteiro prático Todas as operações que envolvam mercadorias devem estar acobertadas por documento idôneo emitido

Leia mais

ANO XXV ª SEMANA DE JULHO DE 2014 BOLETIM INFORMARE Nº 27/2014

ANO XXV ª SEMANA DE JULHO DE 2014 BOLETIM INFORMARE Nº 27/2014 ANO XXV - 2014 1ª SEMANA DE JULHO DE 2014 BOLETIM INFORMARE Nº 27/2014 IPI SAÍDA DE ATIVO FIXO - ASPECTOS TRIBUTÁRIOS QUANTO AO IPI... Pág. 496 ICMS DF/GO/TO ICMS NA IMPORTAÇÃO - BASE DE CÁLCULO E CÁLCULO

Leia mais

CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO CONTABILIDADE E Prof. Cássio Marques da Silva 2016 ISSQN IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS DE QUALQUER NATUREZA ISSQN O Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) é um imposto de competência municipal e

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Cálculo do ICMS Órgãos Públicos - SP

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Cálculo do ICMS Órgãos Públicos - SP Cálculo do ICMS Órgãos Públicos - SP 18/06/2015 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 3 4. Conclusão... 5 5. Informações Complementares...

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Retorno de industrialização

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Retorno de industrialização Retorno de 01/09/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 4 3.1. RICMS SP... 5 4. Conclusão... 7 5. Referências... 7 6. Histórico

Leia mais

PORTARIA CAT N 158, DE 28 DE DEZEMBRO DE (DOE de )

PORTARIA CAT N 158, DE 28 DE DEZEMBRO DE (DOE de ) PORTARIA CAT N 158, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2015 (DOE de 29.12.2015) Estabelece disciplina para o ressarcimento do imposto retido por sujeição passiva por substituição e dispõe sobre procedimentos correlatos

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos Consignação Mercantil

Orientações Consultoria de Segmentos Consignação Mercantil 14/10/2016 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 2.1 Conteúdo... 4 3 Análise da Consultoria... 6 3.1 Conteúdo... 6 3.2 Lei No 10.406, De 10 De Janeiro De 2002.... 7 3.3 RICMS SP...

Leia mais

Decreto Nº 3916-R DE 22/12/2015

Decreto Nº 3916-R DE 22/12/2015 Decreto Nº 3916-R DE 22/12/2015 Publicado no DOE em 23 dez 2015 Introduz alterações no RICMS/ES, aprovado pelo Decreto nº 1.090-R, de 25 de outubro de 2002. O Governador do Estado do Espírito Santo, no

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO I SOBRE O REGIME DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA - INFORMAÇÕES BÁSICAS 1. INTRODUÇÃO... 19

SUMÁRIO CAPÍTULO I SOBRE O REGIME DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA - INFORMAÇÕES BÁSICAS 1. INTRODUÇÃO... 19 SUMÁRIO LIVRO I - PARTE TEÓRICA CAPÍTULO I SOBRE O REGIME DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA - INFORMAÇÕES BÁSICAS 1. INTRODUÇÃO... 19 2. BASE LEGAL... 20 2.1. Substituição Tributária nas Operações Internas...

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Recolhimento de ICMS ST sobre a operação de frete

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Recolhimento de ICMS ST sobre a operação de frete 09/02/2015 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 4 3.1 Alíquota prevista para a operação... 7 4. Conclusão... 10 5. Referências...

Leia mais

Na pratica estão sendo restabelecidos os percentuais previstos no Convênio ICMS 52/91, que haviam sido alterados na edição do Decreto anterior.

Na pratica estão sendo restabelecidos os percentuais previstos no Convênio ICMS 52/91, que haviam sido alterados na edição do Decreto anterior. DECRETO Nº 1353/2012 Dispõe sobre o retorno do beneficio do diferimento do diferencial de alíquota, no período citado, nas aquisições de máquinas e equipamentos industriais previstos no Convênio ICMS 52/91.

Leia mais

LEI Nº1972, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2007.

LEI Nº1972, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2007. LEI Nº1972, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2007. Institui O Gerenciamento Eletrônico Do ISSQN, Imposto Sobre Serviços De Qualquer Natureza, A Escrituração Econômico- Fiscal E A Emissão De Guia De Recolhimento Por

Leia mais

Lei nº 5147 de DOE de

Lei nº 5147 de DOE de Lei nº 5147 de 06.12.2007 DOE de 07.12.2007 DISPÕE SOBRE A APLICAÇÃO DO ESTATUTO NACIONAL DA MICROEMPRESA E DA EMPRESA DE PEQUENO PORTE, DE QUE TRATA A LEI COMPLEMENTAR FEDERAL Nº 123, DE 14 DE DEZEMBRO

Leia mais

superior a 40% (quarenta por cento). Não se aplica a alíquota de 4% (quatro por cento) nas operações interestaduais

superior a 40% (quarenta por cento). Não se aplica a alíquota de 4% (quatro por cento) nas operações interestaduais 1 COMPARATIVO ENTRE AS CLÁUSULAS DO AJUSTE SINIEF 19/12 E DO CONVÊNIO ICMS 38/13 Cláusula Ajuste SINIEF 19/12 Convênio ICMS 38/13 Primeira A tributação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e sobre

Leia mais

Edson Nogueira Fernandes Junior Auditor Fiscal de Tributos Municipais

Edson Nogueira Fernandes Junior Auditor Fiscal de Tributos Municipais Edson Nogueira Fernandes Junior Auditor Fiscal de Tributos Municipais Art. 1º. - O Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, de competência dos Municípios e do Distrito Federal, tem como fato gerador

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Diferencial de Alíquota mercadoria com ICMS-ST/São Paulo

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Diferencial de Alíquota mercadoria com ICMS-ST/São Paulo Diferencial 26/12/2013 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 3 3.1. Mercadoria sujeita a Substituição Tributária... 4 3.2. ICMS

Leia mais

Pergunte à CPA. Regras da aplicação das ST dos Novos Protocolos entre São Paulo e Rio de Janeiro a partir de

Pergunte à CPA. Regras da aplicação das ST dos Novos Protocolos entre São Paulo e Rio de Janeiro a partir de 27/11/2014 Pergunte à CPA Regras da aplicação das ST dos Novos Protocolos entre São Paulo e Rio de Janeiro a partir de 27.11.2014 Apresentação: Helen Mattenhauer Convênio e Protocolos CONVÊNIO: Constitui

Leia mais

ICMS/MG - Crédito do Imposto - Alteração do RICMS

ICMS/MG - Crédito do Imposto - Alteração do RICMS ICMS/MG - Crédito do Imposto - Alteração do RICMS Decreto nº 47.530, de 12.11.2018 - DOE MG de 13.11.2018 Altera o Regulamento do ICMS - RICMS -, aprovado pelo Decreto nº 43.080, de 13 de dezembro de 2002,

Leia mais

Gestão Tributária- Escrituração Fiscal- Prof.Ademir Macedo de Oliveira Senac São Paulo- Unidade 24 de Maio

Gestão Tributária- Escrituração Fiscal- Prof.Ademir Macedo de Oliveira Senac São Paulo- Unidade 24 de Maio 1 CST: ICMS - IPI PIS - COFINS e Quadro sinótico das fiscais e tratamento tributário com base nas Legislações: ICMS- RICMS-SP DECRETO 45.490/2000 IPI- LEGISLAÇÃO FEDERAL Tabelas: I- II III da Instrução

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos. Nota Fiscal de devolução com ICMS por ST no papel de Substituído Tributário - PR

Orientações Consultoria de Segmentos. Nota Fiscal de devolução com ICMS por ST no papel de Substituído Tributário - PR Nota Fiscal 30/11/2017 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3 Análise da Consultoria... 5 3.1 Contribuinte Substituto... 5 3.2 Contribuinte Substituído... 5 4 Conclusão... 6 5

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br ISS: análise da nova Lei Complementar nº 116/2003 Carlos Eduardo Garcia Ashikaga* O Imposto sobre Serviços da Qualquer Natureza (ISS ou ISSQN) é um tributo de competência municipal

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE TREMEDAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE TREMEDAL DECRETO Nº 039/2018 "Regulamenta e institui a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) no Município de Tremedal e dá outras providências". MÁRCIO FERRAZ DE OLIVEIRA, Prefeito do Município de Tremedal,

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Federais IRPJ Parte XI. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Federais IRPJ Parte XI. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos Federais IRPJ Parte XI Prof. Marcello Leal 1 Lucro Real Lucro Real Anual antecipação mensal Lei 9.430/96, Art. 2o A pessoa jurídica sujeita a tributação com base no lucro real

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos IN 1.298/16 Alteração das Regras para Substituição Tributária no Serviço de Transportes Interestadual ICMS/GO

Orientações Consultoria de Segmentos IN 1.298/16 Alteração das Regras para Substituição Tributária no Serviço de Transportes Interestadual ICMS/GO IN 1.298/16 Alteração das Regras para Substituição Tributária no Serviço de Transportes Interestadual ICMS/GO 06/09/2017 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 2.1 Conteúdo... 4

Leia mais

Página 2 de 7 c.10) o valor das deduções previstas pela legislação; c.11) o valor do imposto a recolher ou o do saldo credor a transportar para o perí

Página 2 de 7 c.10) o valor das deduções previstas pela legislação; c.11) o valor do imposto a recolher ou o do saldo credor a transportar para o perí Página 1 de 7 Em face da publicação da Portaria CAT nº 115, de 09.09.2008 - DOE SP de 10.09.2008, este tópico foi atualizado. ICMS/SP - Centralização da apuração e do recolhimento do imposto Resumo: Este

Leia mais

ANO XXVII ª SEMANA DE JUNHO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 26/2016

ANO XXVII ª SEMANA DE JUNHO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 26/2016 ANO XXVII - 2016-4ª SEMANA DE JUNHO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 26/2016 IMPOSTO DE RENDA PESSOA JURÍDICA DECLARAÇÃO SOBRE A OPÇÃO DE TRIBUTAÇÃO DE PLANOS PREVIDENCIÁRIOS DPREV 2016 INFORMAÇÕES GERAIS...

Leia mais

ISS na Construção Civil

ISS na Construção Civil ISS na Construção Civil Cadastro de Obras de Construção Civil & SISCON Sistema Eletrônico da Construção Civil (Emissão de NFS-e com deduções legais na base de cálculo dos serviços de construção civil)

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos ICMS-MG Procedimento emissão da NF-e com Ressarcimento do ICMS-ST

Orientações Consultoria de Segmentos ICMS-MG Procedimento emissão da NF-e com Ressarcimento do ICMS-ST ICMS-MG Procedimento emissão da NF-e com Ressarcimento do ICMS-ST 13/06/2017 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3 Análise da Consultoria... 4 3.1 RICMS-MG... 4 3.2 Orientação

Leia mais

ANO XXVII ª SEMANA DE ABRIL DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 16/2016

ANO XXVII ª SEMANA DE ABRIL DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 16/2016 ANO XXVII - 2016 3ª SEMANA DE ABRIL DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 16/2016 TRIBUTOS FEDERAIS IMPOSTO DE RENDA RETIDO NA FONTE - PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE TERCEIROS PESSOA JURÍDICA X PESSOA JURÍDICA... Pág.

Leia mais

21:24:15]

21:24:15] ICMS/SP - Antecipação tributária do imposto na entrada de mercadoria proveniente de outra Unidade da Federação 2 de Maio de 2012 Em face da publicação da 43/2012 - DOE SP de 14.04.2012; 47/2012 - DOE SP

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Como considerar o campo Tributação de uma NFS-e para serviços prestados fora do país 02/10/14

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Como considerar o campo Tributação de uma NFS-e para serviços prestados fora do país 02/10/14 serviços prestados fora do país 02/10/14 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 2.1 Lei Complementar 116 de 2003... 3 3. Análise da Consultoria... 5 3.1 Lei

Leia mais