Relatório de EDUCAÇÃO FÍSICA 2º semestre/2016. Turma: 5º Ano Professora: Andrea Desiderio Coordenadora: Maria Aparecida de Lima Leme

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Relatório de EDUCAÇÃO FÍSICA 2º semestre/2016. Turma: 5º Ano Professora: Andrea Desiderio Coordenadora: Maria Aparecida de Lima Leme"

Transcrição

1 Relatório de EDUCAÇÃO FÍSICA 2º semestre/2016 Turma: 5º Ano Professora: Andrea Desiderio Coordenadora: Maria Aparecida de Lima Leme Voltamos das férias nos abraçando!!!!!! Agradeço e fico muito feliz com tal demonstração de carinho... ainda mais neste nosso ÚLTIMO SEMESTRE juntos. Fizemos um breve resgate dos acontecimentos de aula no primeiro semestre e retomamos a conversa sobre Esporte. Este ano, 2016, a cidade do Rio de Janeiro sediou os XXXI Jogos Olímpicos da Era Moderna e devido a este fato tão significativo para a área esportiva, decidimos estuda-lo com um pouco mais de profundidade. Fato marcante na cerimônia de abertura das Olimpíadas foi a presença de Vanderlei Cordeiro de Lima como atleta que acendeu a pira olímpica 1. O fato foi marcante para os alunos e alunas pois relembramos que estivemos com ele em uma saída de estudos que realizamos juntos no ano 2015 quando estudávamos atletismo. Estudando as Olimpíadas, fomos buscando respostas para as questões levantadas no primeiro semestre. Soubemos que estiveram presentes 208 países, atletas para competirem em 39 esportes diferentes. Este ano o golfe e o rugby de 7 foram os esportes iniciantes, mostrando que os Jogos Olímpicos também trazem novidades a cada edição, e já sabemos que para Tóqui, 2020 teremos: surfe, skate, basebol/softebol, escalada e karatê. Muitos alunos e alunas tiveram acesso a várias transmissões de jogos das Olimpíadas e isso sempre era comentado nas aulas. Viram novos países, tivemos um time de refugiados, com atletas da Síria, do Sudão do Sul, do Congo e da Etiópia, e pudemos conhecer esportes pouco presentes em nosso cotidiano ou cultura. 1 A pira olímpica é o local no qual é colocado o fogo olímpico, um símbolo olímpico desde a antiguidade que faz relação com a lenda de Prometeu, o qual entregou o fogo dos deuses gregos aos seres humanos e assim os aproximou. Provavelmente por isso, ouvimos que os atletas olímpicos também são deuses.

2 Ao conhecermos a lista de esportes fomos fazendo algumas seleções para definirmos quais estudaríamos: Atletismo, Basquete, Badminton, Boxe, Canoagem Slalon, Canoagem velocidade, Ciclismo BMX, Ciclismo estrada, Ciclismo de Pista, Ciclismo Mountains Bike, Esgrima, Futebol, Ginástica Artística, Ginástica de Trampolim, Ginástica Rítmica, Golfe, Handebol, Hipismo, Hóquei sobre grama, Judô, Levantamento de Peso, Luta Olímpica, Maratonas Aquáticas, Nado Sincronizado, Natação, Pentatlo Moderno, Pólo Aquático, Remo, Rugby de 7, Saltos Ornamentais, Taekwondo, Tiro com arco, Tiro esportivo, Triatlo, Tênis, Tênis de mesa, Vela, Voleibol, Vôlei de praia. Chegamos aos seguintes esportes: Atletismo, Handebol, Ginástica Rítmica e Artística, Esgrima e Badminton. Iniciamos por handebol, por ser o mais fácil de realizar na escola, devido aos materiais necessários, por ter sido escolhido por muitos e por ter pessoas ali que fazem handebol nas aulas extracurriculares aqui na escola e mostraram muito interesse em dividir o conhecimento com a turma. Parti das seguintes perguntas: Qual o princípio deste esporte? O que o caracteriza? As respostas tardaram um pouco em chegar, mas vieram e apresentaram dois princípios que denominamos como básicos: fazer gol/ponto e usar apenas as mãos na bola. Com estas ideias fomos a campo! Apresentei a área de gol e a desenhei no espaço. Fizemos pequenos grupos e dividimos nosso espaço em dois campos de handebol. Assim todos puderam vivenciar realmente o jogo e relataram isso ao final, pois puderam pegar na bola. Alguns se lembraram da similaridade com a brincadeira Passa 10, que fizemos em anos anteriores. O segundo esporte olímpico abordado foi o badminton. A grande maioria da turma fez esta opção e conseguimos vivenciar este esporte devido a uma ação coletiva entre as alunas e alunos do quinto, quarto e terceiro ano que trouxeram seus equipamentos para a escola e disponibilizaram para que as três turmas utilizassem. Partimos de perguntas bem similares as dos handebol. Qual o princípio deste esporte? O que o caracteriza? Fazer a peteca cair no campo da outra equipe. Essa resposta pareceu contemplar todo o jogo de badminton, porém ao apresentar uma situação problema várias outras explicações se juntaram a ela... usando essa raquete; por cima dessa rede; a rede tem que ser mais alta que o tênis.

3 Tudo vivenciado, experimentado corporalmente. Montamos quadras, tivemos zelo e cuidado com o material emprestado. Passamos literalmente correndo pelo Atletismo, pois o estudamos com maior profundidade em 2015 e neste ano demos ênfase às corridas (marcha atlética, corrida de revezamento, corrida de obstáculos e a maratona) e ao salto em distância. Adentramos no universo da conhecida Ginástica Olímpica e pudemos rever o motivo dela ter dois nomes, e talvez, por estarmos vivendo a Olimpíada, lembrarmos da mudança. Vale registrar aqui: Até a década de 1980, o que sabemos no Grupo de Pesquisa em Ginástica 2, é que o nome utilizado no Brasil era Ginástica Olímpica, porém por sugestão do presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) da época, professor Fernando Brochado, o nome foi modificado para Ginástica Artística pois era o termo utilizado internacionalmente. Esta modalidade gimníca também era única nas Olimpíadas até 1984, quando a Ginástica Rítmica também começou a fazer parte dos Jogos Olímpicos, havendo então a necessidade da diferenciação, pois as duas seriam ginásticas olímpicas. Da Ginástica Artística (GA) conseguimos vivenciar o solo, a trave de equilíbrio e o salto sobre a mesa e da Ginástica Rítmica (GR) a bola, a corda, o arco e a fita. Comentamos e relacionamos com as imagens das Olimpíadas e pudemos também conversar sobre gênero, uma vez que nestes dois esportes a questão de gênero é bem presente na execução dos aparelhos, por exemplo. Para gênero feminino, na GA temos: solo, trave de equilíbrio, paralela assimétrica e salto sobre a mesa, para gênero masculino temos: solo, barra fixa, cavalo com alças, argolas, paralelas simétricas e salto sobre a mesa. Já na GR temos: arco, bola, corda, fita e maças para gênero feminino e o masculino, que ainda não possui o reconhecimento da Federação Internacional de Ginástica (FIG), temos: bastão, corda, maças e aros. VOLEI Com as Paralimpíadas vieram também a curiosidade e a vontade de conhecermos os esportes paralímpicos e as deficiências dos jogadores e jogadoras. Começamos pelo vôlei sentado, o futebol de 5 e depois fizemos o golbol. 2 Grupo de Pesquisa em Ginástica é ligado a Faculdade de Educação Física da Unicamp e cadastrado no CNPq (Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico)

4 Volei sentado: modalidade parecida com o voleibol, no qual os participantes são amputados ou deficientes motores (de diferentes naturezas), o princípio é volear a bola no seu campo e colocá-la no chão do campo adversário passando por cima da rede. Os jogadores só podem tocar a bola se estiverem em contato com o chão. Foi interessante e divertido e preferimos fazê-lo em roda, pois vivenciamos a dificuldade de fazê-lo em time e quadra. Para o futebol de 5 iniciamos com algumas dinâmicas com olhos vendados, atividades que já havíamos realizado em outros anos também. Percebemos algumas diferenças significativas, principalmente ligadas a orientação espacial, quando excluímos a visão. Utilizamos uma bola com guizo dentro e o jogo foi muito desastroso e engraçado! O golbol é um jogo que qualquer pessoa pode jogar, mas somente os cegos ou com baixa visão podem participar dos Jogos Paralímpicos. Tivemos uma experiência interessante motivada pela vontade de conhecer um esporte totalmente novo e criado especificamente para deficientes. No golbol temos 2 times com 3 jogadores cada. Todos são atacantes e goleiros ao mesmo tempo. A seguir veja a planta baixa da quadra de golbol: As linhas vermelhas simbolizam o gol de cada campo/equipe, e as bolas azuis e verdes são os jogadores de cada time. Os jogadores devem lançar a bola com as mãos, e pelo chão, respeitando o limite da área de lançamento, em direção ao gol adversário. Caso acerte o gol o árbitro faz o som de dois apitos. Lembramos da similaridade da quadra de golbol com a quadra de ultimate frisbee.

5 Terminando o assunto Olimpíada e Paralimpíada visitamos outros dois esportes coletivos bastante conhecidos e divulgados, que são o volei e o basquete. Fizemos rapidamente, partindo dos princípios dos esportes e seguindo as perguntas já citadas anteriormente e desenvolvemos quatro aulas. Para o volei a turma foi criando situações de jogo que mantivessem a bola no ar utilizando as mãos e atravessando um obstáculo. Para o basquete criamos alvos em locais altos e nos deslocamos quicando a bola. Nos próximos anos estes esportes serão revisitados e estudos com mais profundidade. O último assunto de estudos foi o Circo. Como sempre, iniciei com algumas perguntas disparadoras e trago alguns diálogos iniciais para ilustrar as conversas que fomos tendo durante este mês. Qual a relação entre circo e esporte? A relação, eu não sei, mas a diferença é que o esporte é uma competição e o circo não. Existe relação? Existe sim...só não sei qual! O objetivo no esporte é vencer... mas no circo não! Tem programa de TV que faz competição de circo. O circo é para entreter as pessoas, para mostrar o que você sabe. O esporte também é para entreter. Sim, tem relação, os dois são atividade física, usam corpo. Tem, as regras de cada um. No circo eu posso dar uma estrela toda torta... No circo não tem regra, eu posso fazer o que quiser no espetáculo. Começamos vivenciando algumas acrobacias coletivas, presentes no circo e que também se esportivizaram, assim como algumas práticas de malabarismo que vimos como nosso último assunto do ano. Mais um ano se encerra, e dessa vez a despedida finda um encontro de 1 ou até 8 anos. Nos encontraremos daqui pra frente como amigos e parceiros de uma história construída conjuntamente. Agradeço a cada aluna e a cada aluno a colaboração de vocês no meu estar/ser professora. Em vocês busco motivos e questionamentos para seguir em frente. Andrea Desiderio

Entendendo o tamanho dos Jogos

Entendendo o tamanho dos Jogos Entendendo o tamanho dos Jogos COPA 32 nações 15 passaram pelo Rio 723 atletas 15.000 Voluntários Um esporte futebol 1 estádio Maracanã 7 jogos Em 7 dias alternados OLIMPÍADAS 206 nações todas no Rio 15.000

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO UNIFEB/BARRETOS-SP MANUAL DO ALUNO ATIVIDADES COMPLEMENTARES

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO UNIFEB/BARRETOS-SP MANUAL DO ALUNO ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO UNIFEB/BARRETOS-SP MANUAL DO ALUNO ATIVIDADES COMPLEMENTARES Este Manual visa esclarecer aos alunos do curso de Engenharia de Produção as possíveis dúvidas que podem ocorrer

Leia mais

Futebol nas Olimpíadas 2016 Autores: Antonio B, Rodrigo A, Gustavo S, Gustavo A, Lucas B Matheus G.

Futebol nas Olimpíadas 2016 Autores: Antonio B, Rodrigo A, Gustavo S, Gustavo A, Lucas B Matheus G. Futebol nas Olimpíadas 2016 Autores: Antonio B, Rodrigo A, Gustavo S, Gustavo A, Lucas B Matheus G. Oque são os jogos olímpicos Jogos Olímpicos são um evento multiesportivo mundial com modalidades de verão

Leia mais

PERFORMANCE RIO 2016 PAÍSES TOP 20 ANÁLISE

PERFORMANCE RIO 2016 PAÍSES TOP 20 ANÁLISE PERFORMANCE RIO 2016 PAÍSES TOP 20 ANÁLISE JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016 TOP 20 - COMPARATIVOS Estados Unidos Grã - Bretanha China Rússia 46 ouros / 37 pratas / 38 bronzes = 121 27 ouros / 23 pratas / 17 bronzes

Leia mais

Rio Ingressos disponíveis para venda direta (20/10/2015)

Rio Ingressos disponíveis para venda direta (20/10/2015) Rio 2016 - Ingressos disponíveis para venda direta (20/10/2015) Disciplina Data Horário Descrição da Sessão Código Atletismo 12/08/2016 09:30:00 13:10:00 Masculino e Feminino - Preliminares, Final AT001

Leia mais

LEI AGNELO PIVA CRITÉRIOS DE REPASSE DE RECURSOS PARA AS CONFEDERAÇÕES BRASILEIRAS

LEI AGNELO PIVA CRITÉRIOS DE REPASSE DE RECURSOS PARA AS CONFEDERAÇÕES BRASILEIRAS LEI AGNELO PIVA CRITÉRIOS DE REPASSE DE RECURSOS PARA AS CONFEDERAÇÕES BRASILEIRAS 2018-2020 Rio de Janeiro, 24 outubro 2017 PRINCIPAIS CONCEITOS 1 2 3 4 5 6 7 Reavaliação e AJUSTES nos CRITÉRIOS utilizados

Leia mais

Olimpiadas. Callel duarte Nº 6, Eduardo Sanchez Nº 8, Bruno buschinelli Nº 4, rafael Dùrso Nº 28, felipe Paschoal Nº 9

Olimpiadas. Callel duarte Nº 6, Eduardo Sanchez Nº 8, Bruno buschinelli Nº 4, rafael Dùrso Nº 28, felipe Paschoal Nº 9 Olimpiadas Callel duarte Nº 6, Eduardo Sanchez Nº 8, Bruno buschinelli Nº 4, rafael Dùrso Nº 28, felipe Paschoal Nº 9 O que São os Jogos Olímpicos? Os Jogos Olímpicos são eventos com vários esportes mundiais

Leia mais

Jogos Olímpicos Rio 2016 GUIA DE INGRESSOS Março 2015

Jogos Olímpicos Rio 2016 GUIA DE INGRESSOS Março 2015 Jogos Olímpicos Rio 016 GUIA DE INGRESSOS Março 015 instalações olímpicas por região 6 N 1 9 7 8 10 Baía de Guanabara 11 Deodoro 14 15 13 18 Parque Estadual da Pedra Branca Parque Nacional da Tijuca Copacabana

Leia mais

Critério para escolha dos Melhores do Ano Jogos Escolares de Minas Gerais

Critério para escolha dos Melhores do Ano Jogos Escolares de Minas Gerais Critério para escolha dos Melhores do Ano Jogos Escolares de Minas Gerais Apresentação Critérios para escolha dos melhores do ano, em cada modalidade, módulo e naipe, será de acordo com o Regulamento Geral

Leia mais

Para atenuar os efeitos da inflação sobre a moeda, todos os valores foram corrigidos com o índice IGP-M, calculado entre dezembro do ano em questão a

Para atenuar os efeitos da inflação sobre a moeda, todos os valores foram corrigidos com o índice IGP-M, calculado entre dezembro do ano em questão a Para atenuar os efeitos da inflação sobre a moeda, todos os valores foram corrigidos com o índice IGP-M, calculado entre dezembro do ano em questão a dezembro de 2011. Aprovados Liberados Orçamento geral

Leia mais

LEI AGNELO/PIVA DEMONSTRAÇÃO TÉCNICA E FINANCEIRA DA APLICAÇÃO DOS RECURSOS DO COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO 2011

LEI AGNELO/PIVA DEMONSTRAÇÃO TÉCNICA E FINANCEIRA DA APLICAÇÃO DOS RECURSOS DO COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO 2011 LEI AGNELO/PIVA DEMONSTRAÇÃO TÉCNICA E FINANCEIRA DA APLICAÇÃO DOS RECURSOS DO COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO 2011 LEI AGNELO/PIVA ARRECADAÇÃO de janeiro a dezembro de 2011 LEI AGNELO/PIVA NORMAS DE APLICAÇÃO

Leia mais

As férias passam muito rápido! 1

As férias passam muito rápido! 1 Relatório de EDUCAÇÃO FÍSICA 2º semestre/2016 Turma: 4º Ano Professora: Andrea Desiderio Coordenadora: Maria Aparecida de Lima Leme As férias passam muito rápido! 1 Vou relatar aqui os dois primeiros dias

Leia mais

Todo tipo de atividade física sistematizada, cujos conteúdos variam desde as atividades como os jogos, o atletismo, as lutas e à preparação de

Todo tipo de atividade física sistematizada, cujos conteúdos variam desde as atividades como os jogos, o atletismo, as lutas e à preparação de Ginástica Todo tipo de atividade física sistematizada, cujos conteúdos variam desde as atividades como os jogos, o atletismo, as lutas e à preparação de soldados. A ginástica deve a sua história ao militarismo.

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA 1 ANO

EDUCAÇÃO FÍSICA 1 ANO EDUCAÇÃO FÍSICA 1 ANO PROF. KIM RAONE PROF. MARCUS MELO ENSINO MÉDIO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade IV Esporte e deficiência. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 11.2 Conteúdo Esportes adaptados aula II 3

Leia mais

Bem vindos! Bienvenido! Welcome!

Bem vindos! Bienvenido! Welcome! Bem vindos! Bienvenido! Welcome! A relação entre a Academia e os Treinadores Andre Rodacki Universidade Federal do Paraná - Departamento de Educação Física; CAPES Ministério da Educação Modelo SPLISS Sport

Leia mais

olimpíadas grupo: joão lucas nº16, lucca nº22 edimilson nº7, bruno furlan nº4 lucas yan nº21

olimpíadas grupo: joão lucas nº16, lucca nº22 edimilson nº7, bruno furlan nº4 lucas yan nº21 olimpíadas grupo: joão lucas nº16, lucca nº22 edimilson nº7, bruno furlan nº4 lucas yan nº21 O que são os jogos? É o maior evento esportivo do planeta. Como surgiram? Foram criadas a mais de 4000 anos

Leia mais

EDITAL DE RESULTADO DE RECURSOS DE GABARITOS DAS PROVAS OBJETIVAS E RETIFICAÇÃO DE GABARITOS DIVULGADOS CONCURSO PÚBLICO 002/2017

EDITAL DE RESULTADO DE RECURSOS DE GABARITOS DAS PROVAS OBJETIVAS E RETIFICAÇÃO DE GABARITOS DIVULGADOS CONCURSO PÚBLICO 002/2017 EDITAL DE DE RECURSOS DE GABARITOS DAS PROVAS OBJETIVAS E RETIFICAÇÃO DE GABARITOS DIVULGADOS CONCURSO PÚBLICO 002/2017 A Secretaria Municipal de Gestão e Finanças da Prefeitura do Município de Araraquara,

Leia mais

O Controle de Doping. nos Jogos Olimpicos e. Paralimpicos. Rio 2016

O Controle de Doping. nos Jogos Olimpicos e. Paralimpicos. Rio 2016 O Controle de Doping nos Jogos Olimpicos e Paralimpicos Rio 2016 1 Introdução Objetivos do controle Missão: Entregar nos Jogos Olímpicos um Programa de Controle de Doping efetivo e focado no atleta, contribuindo

Leia mais

Jogos Paraolímpicos. Profs. Bruno Crestani Calegaro e Eder Ferrari

Jogos Paraolímpicos. Profs. Bruno Crestani Calegaro e Eder Ferrari Jogos Paraolímpicos Profs. Bruno Crestani Calegaro e Eder Ferrari Jogos Paraolímpicos O que são? As Paraolimpíadas são o equivalente das Olimpíadas tradicionais porém ocorre a participação somente de atletas

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA DE APOIO AOS ATLETAS DO SISTEMA AABB

REGULAMENTO PROGRAMA DE APOIO AOS ATLETAS DO SISTEMA AABB REGULAMENTO PROGRAMA DE APOIO AOS ATLETAS DO SISTEMA AABB I. CONCEITO Art. 1º Programa que visa o desenvolvimento e a expansão do cenário desportivo do Sistema AABB, oferecendo apoio aos atletas vinculados

Leia mais

ESTRUTURA E PREPARAÇÃO DO TREINAMENTO RICARDO LUIZ PACE JR.

ESTRUTURA E PREPARAÇÃO DO TREINAMENTO RICARDO LUIZ PACE JR. ESTRUTURA E PREPARAÇÃO DO TREINAMENTO RICARDO LUIZ PACE JR. Todo planejamento deve iniciar-se através da identificação das variáveis intervenientes no processo de preparação da estrutura do treinamento.

Leia mais

Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016: Planejamento, Gestão e Legado. 20 de maio de 2015

Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016: Planejamento, Gestão e Legado. 20 de maio de 2015 Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016: Planejamento, Gestão e Legado 20 de maio de 2015 INTRODUÇÃO 1ª Olimpíada da América do Sul 2 de outubro de 2009 LEGADO OPORTUNIDADES RESULTADOS JOGOS OLÍMPICOS

Leia mais

ALMANAQUE OLIMPÍADAS Leticia/Bruna 9A

ALMANAQUE OLIMPÍADAS Leticia/Bruna 9A ALMANAQUE OLIMPÍADAS Leticia/Bruna 9A BOXE Introdução Na antiguidade, antes mesmo das civilizações grega e romana, há indícios arqueológicos que indicam que o homem praticava lutas usando as mãos, desferindo

Leia mais

PREFÊRENCIA E ADESÃO À PRÁTICA DE MODALIDADES ESPORTIVAS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

PREFÊRENCIA E ADESÃO À PRÁTICA DE MODALIDADES ESPORTIVAS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL 5ª Jornada Científica e Tecnológica e 2º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 06 a 09 de novembro de 2013, Inconfidentes/MG PREFÊRENCIA E ADESÃO À PRÁTICA DE MODALIDADES ESPORTIVAS DE ESTUDANTES DO

Leia mais

LUTA CONTRA A DOPAGEM -DADOS ESTATÍSTICOS CONSELHO NACIONAL ANTIDOPAGEM

LUTA CONTRA A DOPAGEM -DADOS ESTATÍSTICOS CONSELHO NACIONAL ANTIDOPAGEM LUTA CONTRA A DOPAGEM -DADOS ESTATÍSTICOS 2004- CONSELHO NACIONAL ANTIDOPAGEM Conselho Nacional AntiDopagem NÚMERO DE AMOSTRAS RECOLHIDAS DE 1976 A 2004 ANO 2004 2002 2000 1998 1996 1994 1992 1990 1988

Leia mais

CMT Colégio Militar Tiradentes. Ficha de Inscrição

CMT Colégio Militar Tiradentes. Ficha de Inscrição MODALIDADE: FUTSAL Nº Nome Completo do Atleta MODALIDADE: FUTSAL Nº Nome Completo do Atleta Brasília, de Junho de 25. MODALIDADE: Voleibol CMT Colégio Militar Tiradentes Nº Nome Completo do Atleta 11 12

Leia mais

COMISSÃO DO ESPORTE DILIGÊNCIA

COMISSÃO DO ESPORTE DILIGÊNCIA COMISSÃO DO ESPORTE DILIGÊNCIA VISITA TÉCNICA PARA ACOMPANHAR OS EVENTOS TESTE AQUECE RIO 2015 DE CANOAGEM SLALOM E DE HÓQUEI COMPLEXO DE DEODORO RIO DE JANEIRO. 27 DE NOVEMBRO DE 2015 Apresentação No

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DA ZONA LESTE

FACULDADE DE TECNOLOGIA DA ZONA LESTE FACULDADE DE TECNOLOGIA DA ZONA LESTE EDILTON JUNIOR SILVA JOÃO PEDRO MARQUES JULIANA NÓBREGA JATOBÁ JOGOS OLÍMPICOS 2016 Patrocínio e Lei de Incentivo ao Esporte Orientadora: Profª. Drª. Rosângela M.

Leia mais

Centros de Iniciação ao Esporte

Centros de Iniciação ao Esporte MINISTÉRIO DO ESPORTE SECRETARIA NACIONAL DE ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO DEPARTAMENTO DE INFRAESTRUTURA DE ESPORTE Centros de Iniciação ao Esporte Alexandre Fernandes Ono Coordenador Geral do Departamento

Leia mais

NOTA OFICIAL Nº 03/2016

NOTA OFICIAL Nº 03/2016 NOTA OFICIAL Nº 03/06 Prezados filiados, Campo Grande MS, 03 de Abril de 06. A Federação Escolar de Esportes de Mato Grosso do Sul vêm informar das seletivas para a Gymnasiade, que será realizada no período

Leia mais

Comissão de Atletas Olímpicos

Comissão de Atletas Olímpicos Comissão de Atletas Olímpicos Semana Olímpica 2010 O Projecto Para Todos Para os Atletas Operacionalização Contactos Semana Olímpica Complexo Desportivo do Jamor Semana Olímpica Escolas e comunidade em

Leia mais

Referências para o Esporte Olímpico e Paralímpico Brasileiro

Referências para o Esporte Olímpico e Paralímpico Brasileiro Referências para o Esporte Olímpico e Paralímpico Brasileiro Ministério do Esporte - Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Educação Física

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ESPORTE - EEFEUSP - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

DEPARTAMENTO DE ESPORTE - EEFEUSP - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO GEPETIJ GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM ESPORTE E TREINAMENTO INFANTO-JUVENIL GEPAE GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM GESTÃO DO ESPORTE DEPARTAMENTO DE ESPORTE - EEFEUSP - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE

Leia mais

Eletiva: Somando Medalhas

Eletiva: Somando Medalhas Eletiva: Somando Medalhas E.E.E.I. Olímpio Catão Professor(es) Apresentador(es): Cristina Lucas Costa Silvia Helena Zonzini Realização: Foco do Projeto Experimentação de práticas esportivas. Conhecimento

Leia mais

PLANEJAMENTO Série: 9º ano Professor: Cassio Lima 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação física

PLANEJAMENTO Série: 9º ano Professor: Cassio Lima 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação física PLANEJAMENTO - 209 Série: 9º ano Professor: Cassio Lima ª UNIDADE 28/0/209 a 0/05/209 DISCIPLINA: Educação física PERÍODO 28/0 a 0/02 NÚMEROS DE AULAS CONTEÚDOS HABILIDADE ESTRATÉGIAS Acolhimento sem material

Leia mais

Calendário de Provas Rio 2016 Portugal

Calendário de Provas Rio 2016 Portugal Calendário de Provas Rio 2016 Portugal Modalidade Prova Fase Atleta Local Dia Hora de Inicio BR Hora de Inicio PT Hora de Fim BR Hora de Fim PT Cerimónias Cerimónia de Hastear da Bandeira Aldeia Olímpica

Leia mais

Articulação Vertical de Expressão Motora/ Educação Física

Articulação Vertical de Expressão Motora/ Educação Física 1 de Expressão Motora/ Educação Física Expressão Motora Pré-Escolar 1º Ciclo 2º Ciclo 3º Ciclo Conteúdos Conteúdos Conteúdos Conteúdos Perícia e Manipulação Realizar várias habilidades motoras básicas:

Leia mais

Participação gaúcha nos Jogos Olímpicos: garimpando memórias, reconstruindo histórias 3

Participação gaúcha nos Jogos Olímpicos: garimpando memórias, reconstruindo histórias 3 Participação gaúcha nos Jogos Olímpicos: garimpando memórias, reconstruindo histórias 3 Christiane Garcia Macedo 4 Silvana Vilodre Goellner 5 Em 2016, um dos maiores e mais importante evento esportivo

Leia mais

DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS. 6 Ano

DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS. 6 Ano DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS 6 Ano 7 Ano 8º Ano 9º Ano Favorecer aos estudantes a aquisição dos conhecimentos básicos dos esportes de forma prazerosa. Desenvolver relações equilibradas e construtivas

Leia mais

Ginástica Artística. Prof. Dra. Bruna Oneda. Aula 1

Ginástica Artística. Prof. Dra. Bruna Oneda. Aula 1 Ginástica Artística Prof. Dra. Bruna Oneda Aula 1 2018 Denominação Ginástica Artística A Ginástica Artística também é conhecida no Brasil por: Ginástica Olímpica, Ginástica de Aparelhos, Ginástica de Solo

Leia mais

Muito além do futebol Estudo sobre esportes no Brasil

Muito além do futebol Estudo sobre esportes no Brasil Muito além do futebol Estudo sobre esportes no Brasil Setembro de 2011 Agenda Contexto e metodologia da pesquisa Perfil dos respondentes Principais conclusões Panorama dos esportes no Brasil Percepções

Leia mais

Ginástica Artística. Prof. Dra. Bruna Oneda. Aula 1

Ginástica Artística. Prof. Dra. Bruna Oneda. Aula 1 Ginástica Artística Prof. Dra. Bruna Oneda Aula 1 2017 Denominação Ginástica Artística A Ginástica Artística também é conhecida no Brasil por: Ginástica Olímpica, Ginástica de Aparelhos, Ginástica de Solo

Leia mais

PAUTA DA APRESENTAÇÃO

PAUTA DA APRESENTAÇÃO PAUTA DA APRESENTAÇÃO RESUMO VI OLIMPÍADAS 2012 APRESENTAÇÃO VII OLIMPÍADAS 2013 ORGANIZAÇÃO DA COMPETIÇÃO PARTICIPAÇÕES NÚMERO DE PARTICIPAÇÕES POR COMPETIÇÃO MAS FEM TOTAL 49.489 36.781 86.270 1 PARTICIPAÇÕES

Leia mais

Ginástica Artística. Prof. Dra. Bruna Oneda. Aula 1

Ginástica Artística. Prof. Dra. Bruna Oneda. Aula 1 Ginástica Artística Prof. Dra. Bruna Oneda Aula 1 2017 Denominação Ginástica Artística A Ginástica Artística também é conhecida no Brasil por: Ginástica Olímpica, Ginástica de Aparelhos, Ginástica de Solo

Leia mais

GABARITO DO CADERNO DE ALUNO PARA O PROFESSOR

GABARITO DO CADERNO DE ALUNO PARA O PROFESSOR GABARITO DO CADERNO DE ALUNO PARA O PROFESSOR Prezado Professor O Caderno do Aluno é mais um instrumento para servir de apoio ao seu trabalho e ao aprendizado do aluno. Elaborado a partir do Caderno do

Leia mais

CALENDÁRIO OFICIAL DE PROVAS

CALENDÁRIO OFICIAL DE PROVAS CALENDÁRIO OFICIAL DE PROVAS Actualizado 21/07/2010 2010 2011 1. PROVAS NACIONAIS 2010/11 CAMPEONATOS NACIONAIS UNIVERSITÁRIOS CNU s NACIONAL / NCS modalidade zona/região prova data org. local local inscr.

Leia mais

Calendário/ FEEMG

Calendário/ FEEMG Calendário/2017 - FEEMG Modalidades Categorias Início Fim Evento Local Adulto 11/3/2017 30/6/2017 Copa SAAE/MG de Reunião Filiados 17/3/2017 17/3/2017 Reunião Técnica dos Campeonatos Metropolit Auditório

Leia mais

1 os Jogos Olímpicos da Juventude. Singapura 2010

1 os Jogos Olímpicos da Juventude. Singapura 2010 1 os Jogos Olímpicos da Juventude Singapura 2010 BOLETIM 2-24 de Julho de 2010 Mensagem do Presidente do Comité Olímpico de Portugal BOLETIM 2-24 de Julho de 2010 A vinte e um dias da Cerimónia de Abertura

Leia mais

LUTA CONTRA A DOPAGEM - DADOS ESTATÍSTICOS CONSELHO NACIONAL ANTIDOPAGEM

LUTA CONTRA A DOPAGEM - DADOS ESTATÍSTICOS CONSELHO NACIONAL ANTIDOPAGEM LUTA CONTRA A DOPAGEM - DADOS ESTATÍSTICOS 2006 - CONSELHO NACIONAL ANTIDOPAGEM Conselho Nacional AntiDopagem NÚMERO DE AMOSTRAS RECOLHIDAS DE 1976 A 2006 ANO 2006 2004 2002 2000 1998 1996 1994 1992 1990

Leia mais

Página 2 - Pentatlo Moderno - (Leticia Tormente) Página 3 e 4 - Polo Aquático - (Isabelly do Patrocinio) Página 6 - Remo - (Bianca Almeida)

Página 2 - Pentatlo Moderno - (Leticia Tormente) Página 3 e 4 - Polo Aquático - (Isabelly do Patrocinio) Página 6 - Remo - (Bianca Almeida) Almanaque Olímpico Sumário Página 2 - Pentatlo Moderno - (Leticia Tormente) Página 3 e 4 - Polo Aquático - (Isabelly do Patrocinio) Página 5 - Natação - (Julia Ultz) Página 6 - Remo - (Bianca Almeida)

Leia mais

BOLETIM GERAL PROGRAMAÇÃO

BOLETIM GERAL PROGRAMAÇÃO 28 A 30 DE JUNHO DE 2018 BOLETIM GERAL PROGRAMAÇÃO 2 COMISSÃO DE HONRA ROGÉRIO LUIS KERBER Diretor Geral SIRLEI DE FÁTIMA ALBINO Diretora de Desenvolvimento Educacional RODRIGO PEREIRA DE SOUZA Coordenador

Leia mais

Ginástica Artística. Prof. Dra. Bruna Oneda 2016 /2

Ginástica Artística. Prof. Dra. Bruna Oneda 2016 /2 Ginástica Artística Prof. Dra. Bruna Oneda 2016 /2 Ementa Fundamentos da Ginástica Artística, conhecimento das habilidades motoras exigidas na modalidade. Ginástica de solo e suas progressões. Organização

Leia mais

Jogos olímpicos. João Izzi, Henrique, Enzo, Rafael Felipe 9ºC

Jogos olímpicos. João Izzi, Henrique, Enzo, Rafael Felipe 9ºC Jogos olímpicos João Izzi, Henrique, Enzo, Rafael Felipe 9ºC Jogos olímpicos O que são os jogos olímpicos: Jogos Olímpicos são um evento multiesportivo global com modalidades de verão e de inverno, em

Leia mais

REGULAMENTO CONCURSO CULTURAL E RECREATIVO SESC EM MINAS

REGULAMENTO CONCURSO CULTURAL E RECREATIVO SESC EM MINAS REGULAMENTO CONCURSO CULTURAL E RECREATIVO SESC EM MINAS 1 OBJETO E PRAZO DO CONCURSO 1.1 O concurso cultural e recreativo Sesc nas Olimpíadas da Vida, doravante denominado concurso, é realizado pelo Serviço

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016 Aluno: _ Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua ocorre durante

Leia mais

Edital 7 - Fundamentos

Edital 7 - Fundamentos EDITAL 7/2017 2/17 Edital 7 - Fundamentos Expansão da política de formação esportiva; Incentivo e consolidação de calendário de competições esportivas nacionais; Aumento de competições de abrangência nacional;

Leia mais

Interpretação de texto 3 ano para imprimir

Interpretação de texto 3 ano para imprimir Interpretação de texto 3 ano para imprimir Interpretação de texto 3 ano para imprimir Atividades de interpretação de texto 3 ano do ensino fundamental para imprimir que possibilita a leitura e a compreensão

Leia mais

OLIMPÍADAS CONHECER PARA RECONHECER. Alunos da UME Dr. José Carlos de Azevedo Júnior SP

OLIMPÍADAS CONHECER PARA RECONHECER. Alunos da UME Dr. José Carlos de Azevedo Júnior SP OLIMPÍADAS CONHECER PARA RECONHECER Alunos da UME Dr. José Carlos de Azevedo Júnior SP Santos - Introdução A cada quatro anos, atletas de centenas de países se reúnem num país sede para disputarem um conjunto

Leia mais

Documento Orientador da IV Gala do Desporto Amadora 2018

Documento Orientador da IV Gala do Desporto Amadora 2018 Documento Orientador da IV Gala do Desporto Amadora 2018 Considerando a inegável importância sociocultural do Desporto em todas as suas vertentes e dimensões, entende-se importante encontrar um espaço

Leia mais

Nas férias de julho, Museu do Futebol traz programação especial Atividades ligadas ao tema olímpico serão realizadas ao longo do mês

Nas férias de julho, Museu do Futebol traz programação especial Atividades ligadas ao tema olímpico serão realizadas ao longo do mês Nas férias de julho, Museu do Futebol traz programação especial Atividades ligadas ao tema olímpico serão realizadas ao longo do mês O Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DO INTERCAMPI 2018

ORGANIZAÇÃO DO INTERCAMPI 2018 ORGANIZAÇÃO DO INTERCAMPI 2018 MODALIDADE LOCAL PARTICIPANTES FORMATO COMPETIÇÃO ATLETISMO SANTOS DUMONT/RECIFE 5 CAMPUS CLASSIFICATÓRIO 24 PROVAS BADMINTON MASCULINO: 10 ALUNOS FEMININO: 8 ALUNAS TORNEIO

Leia mais

Jogos Olímpicos Vôlei. Jelena Bozovic, Ana Carolina Russo, Fernanda Verde, Carolina Bellato, Noemi da Silva, Rafaela Murbach

Jogos Olímpicos Vôlei. Jelena Bozovic, Ana Carolina Russo, Fernanda Verde, Carolina Bellato, Noemi da Silva, Rafaela Murbach Jogos Olímpicos Vôlei Jelena Bozovic, Ana Carolina Russo, Fernanda Verde, Carolina Bellato, Noemi da Silva, Rafaela Murbach O que são os Jogos Olímpicos? Jogos Olímpicos é o nome dado a um evento que reúne

Leia mais

Aproveite o melhor do Rio de Janeiro nas Olimpíadas

Aproveite o melhor do Rio de Janeiro nas Olimpíadas DINO - Divulgador de Notícias Aproveite o melhor do Rio de Janeiro nas Olimpíadas Bairros e modalidades esportivas, fique de olho e marque seu local preferido 28/04/2016 15:44:04 As Olimpíadas reunirão

Leia mais

Disciplina - Desporto

Disciplina - Desporto AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AMADORA OESTE Ano Letivo 2014/2015 Planificação Anual Disciplina - Desporto Cursos Vocacionais de 2º Ciclo A- Planificação da Área Curricular de Desporto Tendo em conta as Competências

Leia mais

Disciplina - 1º e 2º ano

Disciplina - 1º e 2º ano AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AMADORA OESTE Ano Letivo 2014/2015 Planificação Bianual Disciplina - 1º e 2º ano Cursos Vocacionais de 3º Ciclo A- Planificação da Área Curricular de Desporto Tendo em conta as Competências

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA FUNDAMENTAL PROF.ª FRANCISCA AGUIAR 7 ANO PROF.ª JUCIMARA BRITO

EDUCAÇÃO FÍSICA FUNDAMENTAL PROF.ª FRANCISCA AGUIAR 7 ANO PROF.ª JUCIMARA BRITO EDUCAÇÃO FÍSICA 7 ANO PROF.ª JUCIMARA BRITO FUNDAMENTAL PROF.ª FRANCISCA AGUIAR CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade II Cultura: A pluralidade na expressão humana. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 6.1 Conteúdo

Leia mais

Série. 1º ano. MAT. Disciplina: ED. FÍSICA Professor: Rogério Toscano. O Movimento Olímpico

Série. 1º ano. MAT. Disciplina: ED. FÍSICA Professor: Rogério Toscano. O Movimento Olímpico Polícia Militar do Estado de Goiás CPMG Nader Alves dos Santos Ano Letivo - 2016 Série 1º ano ATIVIDADES TURMA (S) B Valor da Lista R$ MAT. Disciplina: ED. FÍSICA Professor: Rogério Toscano Data: / / 2016.

Leia mais

Voltar. Público: 6º ano ao Ensino Médio. Público: 2º ano ao Ensino Médio

Voltar. Público: 6º ano ao Ensino Médio. Público: 2º ano ao Ensino Médio Atletismo O Atletismo é um conjunto de esportes constituído por três modalidades: corrida, lançamento e salto. De modo geral, o Atletismo desenvolve a força nas extremidades inferiores, resistência física

Leia mais

Pré- Escolar 1.º Ciclo 2018/2019

Pré- Escolar 1.º Ciclo 2018/2019 Pré- Escolar 1.º Ciclo 2018/2019 Planeta Terra, a Nossa Casa Temos estado a pesquisar sobre as modalidades desportivas que se podem realizar nas áreas envolventes das dunas. Com a ajuda do Dr. Joaquim

Leia mais

RIO 2016! É a vez do Brasil nas Olimpíadas. E SE NÃO FOSSE NO BRASIL? RIO DE JANEIRO AS OLIMPÍADAS #1

RIO 2016! É a vez do Brasil nas Olimpíadas. E SE NÃO FOSSE NO BRASIL? RIO DE JANEIRO AS OLIMPÍADAS #1 ÍNDICE 4 5 6 8 10 12 13 14 17 18 RIO 2016! É a vez do Brasil nas Olimpíadas. E SE NÃO FOSSE NO BRASIL? Em que outros lugares poderiam ser as Olimpíadas? RIO DE JANEIRO Curiosidades sobre a cidade maravilhosa.

Leia mais

CALENDÁRIO OFICIAL - SEME JANEIRO 2 a 25 XLII Copa São Paulo de Futebol Junior Sede Capital 9 a 30 Ônibus Brincalhão e/ou Tenda do Brincar 9 a

CALENDÁRIO OFICIAL - SEME JANEIRO 2 a 25 XLII Copa São Paulo de Futebol Junior Sede Capital 9 a 30 Ônibus Brincalhão e/ou Tenda do Brincar 9 a CALENDÁRIO OFICIAL - SEME - 2011 JANEIRO 2 a 25 XLII Copa São Paulo de Futebol Junior Sede Capital 9 a 30 Ônibus Brincalhão e/ou Tenda do Brincar 9 a 30 Super Férias no Clube Escola (de 3ªs feiras a domingo)

Leia mais

Introdução à ginástica artística

Introdução à ginástica artística Introdução à ginástica artística A GA foi a primeira modalidade de competição da FIG e a primeira dos Jogos Olímpicos. Presente desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, realizada em

Leia mais

I FECAPS. Regulamento. Associação Paulista Sul

I FECAPS. Regulamento. Associação Paulista Sul I FECAPS 2012 Regulamento Associação Paulista Sul OBJETIVO GERAL Promover o intercâmbio entre alunos, professores e funcionários, integrando as Unidades Escolares pertencentes à Associação Paulista Sul,

Leia mais

Endereço da página: Publicado em NOVA ESCOLA Edição 27, 07 de Outubro 2016

Endereço da página: Publicado em NOVA ESCOLA Edição 27, 07 de Outubro 2016 Endereço da página: https://novaescola.org.br/conteudo/7491/o-corpo-e-a-cultura Publicado em NOVA ESCOLA Edição 27, 07 de Outubro 2016 Educação Física Reportagens O corpo e a cultura Cabe ao professor

Leia mais

TIRAR RECURSOS DO ESPORTE É TIRAR DINHEIRO DA EDUCAÇÃO, DA SAÚDE E DA SEGURANÇA PÚBLICA.

TIRAR RECURSOS DO ESPORTE É TIRAR DINHEIRO DA EDUCAÇÃO, DA SAÚDE E DA SEGURANÇA PÚBLICA. TIRAR RECURSOS DO ESPORTE É TIRAR DINHEIRO DA EDUCAÇÃO, DA SAÚDE E DA SEGURANÇA PÚBLICA. O setor esportivo, representado por atletas, entidades esportivas e organizações da sociedade civil, vem manifestar-se

Leia mais

Alto Rendimento Desportivo, Projeto Olímpico e Paralímpico Rio 2016 e desafios para os próximos Ciclos Olímpicos

Alto Rendimento Desportivo, Projeto Olímpico e Paralímpico Rio 2016 e desafios para os próximos Ciclos Olímpicos Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto Alto Rendimento Desportivo, Projeto Olímpico e Paralímpico Rio 2016 e desafios para os próximos Ciclos Olímpicos Jorge Vilela de Carvalho IPDJ, I.P.

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Teoria e Metodologia da Ginástica Código: FIS01 Professor: Déborah Crystina de Souza e Silva e-mail: deborah.crystina@fasete.edu.br

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA 2º CICLO. 5º Ano

EDUCAÇÃO FÍSICA 2º CICLO. 5º Ano Agrupamento de Escolas Vila Flor ESCOLA BÁSICA e SECUNDÁRIA de VILA FLOR CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS EDUCAÇÃO FÍSICA 2º CICLO 5º Ano Ano Letivo 2017/ 2018 2 Conteúdos Programáticos 5º ano Composição Curricular

Leia mais

INFORMAÇÕES GERAIS MODALIDADES EXTRACURRICULARES

INFORMAÇÕES GERAIS MODALIDADES EXTRACURRICULARES INFORMAÇÕES GERAIS O início das atividades será no dia 02/02/2015. A ficha de inscrição e o pagamento deverão ser entregues diretamente no departamento de esportes, até o dia 27/02/2015. A taxa de inscrição

Leia mais

BOLETIM N 20 JOGOS ESCOLARES TV SERGIPE 16ª EDIÇÃO. Aracaju, SE, SEGUNDA-FEIRA, 28 de maio de 2018 QUADRO DE MODALIDADES INDIVIDUAIS

BOLETIM N 20 JOGOS ESCOLARES TV SERGIPE 16ª EDIÇÃO. Aracaju, SE, SEGUNDA-FEIRA, 28 de maio de 2018 QUADRO DE MODALIDADES INDIVIDUAIS BOLETIM N 20 JOGOS ESCOLARES TV SERGIPE 16ª EDIÇÃO Aracaju, SE, SEGUNDA-FEIRA, 28 de maio de 2018 QUADRO DE MODALIDADES INDIVIDUAIS MODALIDADE DATA DA COMPETIÇÃO LOCAL DA COMPETIÇÃO CONGRESSO TÉCNICO LOCAL

Leia mais

AEC Atividade Física e Desportiva. Orientações pedagógicas. 1.º Ciclo do Ensino Básico

AEC Atividade Física e Desportiva. Orientações pedagógicas. 1.º Ciclo do Ensino Básico ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LETIVO 2016/2017 AEC Atividade Física e Desportiva Orientações pedagógicas 1.º Ciclo do Ensino Básico A proposta de trabalho que se segue resulta de uma adaptação

Leia mais

CONFRONTOS ETAPA FINAL JUFPI /2017

CONFRONTOS ETAPA FINAL JUFPI /2017 BASQUETE MASCULINO CONFRONTOS ETAPA FINAL JUFPI /2017 x x 3ª POSIÇÃO SERÁ O 3º COLOCADO 2 MELHORES REALIZAM A FINAL x BOM JESUS BASQUETE FEMININO NÃO HÁ INSCRITOS PARA ESTA MODALIDADE FUTSAL MASCULINO

Leia mais

Gabarito do Caderno do Aluno para o professor

Gabarito do Caderno do Aluno para o professor Gabarito do Caderno do Aluno para o professor Prezado(a) Professor(a), O Caderno do Aluno é mais um instrumento para servir de apoio ao seu trabalho e ao aprendizado do aluno. Elaborado a partir do Caderno

Leia mais

Os Jogos Olímpicos Feito por Vasco Marques nº 28 7º2ª

Os Jogos Olímpicos Feito por Vasco Marques nº 28 7º2ª Prof.ª: Carla Mendes Março de 2018 Educação Física Escola: Roque Gameiro Os Jogos Olímpicos Feito por Vasco Marques nº 28 7º2ª Hoje venho falar sobre os jogos Olímpicos: o que são? O que significam os

Leia mais

TABELÃO V - INTERCEPES

TABELÃO V - INTERCEPES TABELÃO V - INTERCEPES - 2012 CHAVE A A - CEPE MACAÉ B - REGIÃO SUL C - REGIÃO SUDESTE I CHAVE B D - REGIÃO NORDESTE II E - REGIÃO SUDESTE II F - REGIÃO NORDESTE I FUTEBOL SOCIETY NOVOS OBS: SERÃO UTILIZADOS

Leia mais

DESCRIÇÃO Com foco em esportes olímpicos tais como a corrida, a natação e a ginástica, este

DESCRIÇÃO Com foco em esportes olímpicos tais como a corrida, a natação e a ginástica, este TÍTULO: O GRANDE ATLETA DURAÇÃO: 50 GRAU: 6-8, 9-12 MATÉRIAS: EDUCAÇÃO FÍSICA, PSICOLOGIA E SOCIOLOGIA DESCRIÇÃO Com foco em esportes olímpicos tais como a corrida, a natação e a ginástica, este programa

Leia mais

Esporte, Olimpíada e Olimpismo

Esporte, Olimpíada e Olimpismo Congregação das Filhas do Amor Divino Colégio Nossa Senhora das Neves Natal/ RN. Serviço de educação física Esporte, Olimpíada e Olimpismo Ao longo das décadas, o esporte tem assumido um papel de grande

Leia mais

12º - O aluno do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, fica obrigado a utilizar a camiseta dos Jogos Salesianos, nos jogos coletivos e individuais.

12º - O aluno do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, fica obrigado a utilizar a camiseta dos Jogos Salesianos, nos jogos coletivos e individuais. Venha jogar conosco! Estão abertas as inscrições para os Pais, Mães e os Ex-Alunos nos Jogos Salesianos 2017!!! Lembrando que as inscrições estarão abertas até dia 21/09, quinta-feira, às 15h! Abaixo os

Leia mais

Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais

Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais QUEM SOMOS A Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais, fundada em agosto de 2000, em Belo Horizonte, nasceu de uma proposta ousada de incentivar

Leia mais

MASC. Juvenil FEM. FEM. 5º AO 8º ANO INTEGRAL

MASC. Juvenil FEM. FEM. 5º AO 8º ANO INTEGRAL Guia Esportivo VOLEIBOL O vôlei foi criado em 9 de fevereiro de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos. O vôlei ajuda em sua coordenação motora, te dá mais equilíbrio e reflexo, além de estimular

Leia mais

Jogos Olímpicos: o Judô

Jogos Olímpicos: o Judô Jogos Olímpicos: o Judô O que são as Olimpíadas? Origem Cerca de 2500 a.c., os gregos realizavam festivais esportivos em honra a Zeus, no santuário de Olímpia, o que originou o termo olimpíada. As Olimpíadas

Leia mais

CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS

CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS 2016 2017 Atualizado a 23-01-2017 1 EVENTOS NACIONAIS a amarelo estão identificadas as alterações mais recentes Prazos Limite Inscrição modalidade género prova data inicio

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1. ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ-REQUISITO

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1. ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ-REQUISITO MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA SERIADO ANUAL - MATUTINO/NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS

Leia mais

CAPÍTULO Transportar a bola. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes

CAPÍTULO Transportar a bola. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5 CAPÍTULO Capacidades táticas Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5.1.2 Transportar a bola cap5.1.2.indd 1 27/05/13 18:06 cap5.1.2.indd 2 27/05/13 18:06 APRENDIZAGEM TÁTICA

Leia mais

Perfil sociodemográfico Real delivery Painel IR % Total painelistas: ,0% Sexo Homem 4.954

Perfil sociodemográfico Real delivery Painel IR % Total painelistas: ,0% Sexo Homem 4.954 1 / 6 Painel de Esportes Portugal Características Tamanho painel (ISO): 32.637 Pessoas perfiladas (ISO): 6.527 Taxa de resposta estimada (ISO): 46% Atualizado: 15/12/2014 Tamanho (ISO): o número de participantes

Leia mais

BOLETIM GERAL Nº 02 09/11/2016

BOLETIM GERAL Nº 02 09/11/2016 BOLETIM GERAL Nº 02 09/11/2016 GERÊNCIA DE OPERAÇÕES COORDENAÇÃO DE SEGURANÇA Informo-vos as Delegacias da Polícia Civil aptas ao atendimento de ocorrência que envolvam participantes dos Jogos Escolares

Leia mais

BOLETIM N 19 JOGOS ESCOLARES TV SERGIPE 16ª EDIÇÃO. Aracaju, SE, DOMINGO, 27 de maio de 2018 QUADRO DE MODALIDADES INDIVIDUAIS

BOLETIM N 19 JOGOS ESCOLARES TV SERGIPE 16ª EDIÇÃO. Aracaju, SE, DOMINGO, 27 de maio de 2018 QUADRO DE MODALIDADES INDIVIDUAIS BOLETIM N 19 JOGOS ESCOLARES TV SERGIPE 16ª EDIÇÃO Aracaju, SE, DOMINGO, 27 de maio de 2018 QUADRO DE MODALIDADES INDIVIDUAIS MODALIDADE DATA DA COMPETIÇÃO LOCAL DA COMPETIÇÃO TÉCNICO LOCAL DO HORÁRIO

Leia mais