Jornalista da Revista Época faz matéria sobre o Mestrado Profissional

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Jornalista da Revista Época faz matéria sobre o Mestrado Profissional"

Transcrição

1 Edição nº º14 - Abril il/ Jornalista da Revista Época faz matéria sobre o Mestrado Profissional O Jornalista Rafael Barifouse, repórter da revista Época São Paulo, esteve no CAES, em 07 de abril de 2011, às 14h00, para entrevistar o Cel PM Marco Antonio Alves Miguel e conhecer melhor o que é e como funciona o Programa de Mestrado Profissional em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública. Dentre as informações recebidas, conheceu um pouco de alguns trabalhos monográficos que tiveram reconhecimento no exterior, como a monografia do Maj PM Paulo Barthasar Jr, defendida no Doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública (CSPI/10), que foi apresentada pelo seu orientador, Prof. João Chang Junior, da FEI, na Hong Kong University of Science and Technology. Chegada de Oficial e Despedida de Soldado Em 07 de abril o 1 Ten PM Zebelina apresentou-se no CAES, oriunda da Diretoria de Pessoal. A formação acadêmica foi fator preponderante para sua efetivação na Seção de Relações Públicas. O 1 Ten PM Zebelina é formado em Letras pela Universidade de Guarulhos. Por sua movimentação para a DP, o Sd PM Rodrigo Cardoso recebeu elogios e agradecimentos por seu trabalho na Seção de Telemática. Graças à sua colaboração efetiva, no primeiro trimestre de 2011 dedicou-se na implantação do SIAC Sistema Integrado de Apoio ao CAES trabalho que permitiu que toda a administração dos cursos pudessem ser realizada de maneira prática, facilitando acessos e consultas ao Corpo Discente e Efetivo/CAES. Por conta de sua capacidade intelectual e profissional, o CAES deu um salto tecnológico num curto espaço de tempo, pois há menos de três anos, não havia sequer rede integrada de computadores.

2 Agradecimento O CAES como forma de agradecimento entregou aos funcionários da Empresa Work Slim, prestadora de serviços de limpeza, uma cesta básica. Por terem contribuído com os serviços prestados quando da chegada dos oficiais-alunos do Mestrado e Doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública. Visita Ilustre Na manhã ensolarada de 8 de abril, o CAES recebeu a visita ilustre do Exmo. Desembargador Álvaro Lazzarini. O Cel PM Marco aproveitou a oportunidade e acompanhado do Maj PM Célio foram ver o andamento da reforma do prédio.

3 Colaboradores recebem ovos de Páscoa para seus filhos Em comemoração à Páscoa cristã, foram adquiridos ovos de páscoa pelo efetivo do CAES com propósito de entregá-los aos filhos das funcionários da Empresa Work Slim, prestadora de serviços de limpeza. A iniciativa da 2 Sgt PM Lilian foi bem aceita por todos que colaboraram e participaram da entrega dos ovos. Em suas palavras, o Cel PM Marco relembrou o verdadeiro espírito da Páscoa: Celebração à Vida. Participação no Campeonato Desportivo Interno da Corporação No dia 16 de abril na Escola de Educação Física da Polícia Militar aconteceu o Campeonato Desportivo Interno da Corporação-2011, Modalidade Xadrez. Participaram as seguintes unidades: CBM, 29º BPM/M, EEF/PM, 4º BPM/M, CPA/M-5, CPRV, 13º BPM/M, 15º BPM/M, APMBB, CPA/M-9, CPA/M-6, CPTRAN, CPAmb, CPChq, CPD, CAES, 49º BPM/M, CRPM, 46º BPM/M, 51º BPM/M, 25º BPM/M, 3º BPM/M, CPI-7, 19º GB, Correg PM, CPA/M-5, APMTJ, 37º BPM/M, 11º GB, 14º BPM/I, 11º BPM/M, 2º GB, CPI-9, CPI-6. No total foram 71 participantes. E o CAES foi representado pelo Cb PM Wanderley, que na classificação individual ficou em 52 lugar.

4 Polícia Militar terá óculos para identificação de criminosos O governo brasileiro está investindo bastante em tecnologias para garantir a segurança dos turistas que estiverem em terras brasileiras durante a Copa do Mundo de Futebol de Em São Paulo, por exemplo, começaram a ser testados alguns óculos especiais, dotados de um sistema de varreduras faciais para identificar criminosos que possam estar infiltrados em grandes aglomerações populacionais. Fabricado por uma empresa de Israel, este sistema acopla câmeras e transmissores a óculos especiais. Com o sistema, até 400 rostos em um raio de distância de 50 metros podem ser verificados. Cada rosto é rastreado com cerca de 46 mil pontos da face (garantindo que até mesmo irmãos gêmeos sejam identificados como pessoas diferentes). Em tempo real, os pontos da face da pessoa rastreada são enviados para uma central de banco de dados onde as informações são cruzadas. A PM paulista afirma que pretende adaptar o sistema para distâncias muito maiores e também que deve utilizá-lo em outros eventos, como shows e reuniões religiosas. Além de São Paulo, Amazonas, Rio de Janeiro e Acre também testarão a Biometria Facial. Fonte: Cel PM Marco concede entrevista O Prof. Antonio Alberto Brunetta compareceu no dia 18 de abril ao CAES para entrevistar o Cel PM Marco em sua pesquisa de doutorado intitulada A Reforma Intelectual da Polícia Militar. A pesquisa tem por objetivo contribuir com o debate acerca da participação da PMESP na consolidação democrática brasileira. A pesquisa do Prof. Brunetta busca analisar os processos de formação do profissional de segurança pública e o seu potencial de promoção de uma reforma intelectual, cujo resultado, após apresentação a banca correspondente, contribuirá também com as Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, na dinâmica de melhor desenvolver o ensino profissional pela demanda social contemporânea.

5 O CAES comemora 26 anos Comemoramos no dia 20 de abril o 26 aniversário do Centro de Altos Estudos de Segurança Cel PM Nelson Freire Terra CAES. Na composição da mesa estavam presentes o Cel PM Cláudio Antonio Rissotto, Diretor de Ensino e Cultura, o Cel PM Marco Antonio Alves Miguel, Comandante do CAES, o Cel PM Jean Charles Oliveira Diniz Serbeto, Comandante do CPRv, o Cel CBMPB Cícero Hermínio do N. Filho, aluno do Doutorado representando todos os alunos presentes (CSP e CAO) e o Ten Cel Luiz Carlos Fernandes, Subcmt do CAES. Impossibilitado de comparecer o Exmo Cel PM Álvaro Batista Camilo, Comandante-Geral enviou-nos uma mensagem, a qual foi lida para todos os presentes. Foram entregues ao efetivo do CAES um diploma de agradecimento e Láureas de Mérito Pessoal, pois estes policiais fazem a diferença! O Cel PM Cláudio Antonio Rissotto, Diretor de Ensino e Cultura e o Cel PM Marco Antonio Alves Miguel, Comandante do CAES fizeram a entrega de diplomas a equipe do P/4: Maj PM Célio, 2 Ten PM Boaz, 2 Sgt PM Meira e o Sd PM Temp Ariane.

6 O Cel PM Cláudio Antonio Rissotto, Diretor de Ensino e Cultura, o Cel PM Marco Antonio Alves Miguel, Comandante do CAES e o Cel CBMPB Cícero Hermínio do N. Filho, aluno do Doutorado fizeram a entrega de diplomas à equipe da seção de coordenação: Maj PM Edno, Cap PM Eliana, 1 Ten PM Gil, 3 Sgt PM Roque, Cb PM França, Sd PM Sesztak, Sd PM Machado e o Sd PM Temp Cristina. O Cel PM Cláudio Antonio Rissotto, Diretor de Ensino e Cultura, o Cel PM Marco Antonio Alves Miguel, Comandante do CAES e o Cel CBMPB Cícero Hermínio do N. Filho, aluno do Doutorado fizeram a entrega de diplomas aos Sd PM Temp Ana Barão e Sd PM Temp Jeanne ambas do P/5, juntamente com Neemias funcionário civil da seção de telemática. O Sd PM Rodrigo Cardoso recebeu sua Láurea de Mérito Pessoal em 3 Grau das mãos do Cel PM Jean Charles Oliveira Diniz Serbeto, Comandante do CPRv. O Cb PM França recebeu sua Láurea de Mérito Pessoal em 3 Grau das mãos do Cel PM Marco Antonio Alves Miguel, Comandante do CAES.

7 O 1 Ten PM Aparecida recebeu sua Láurea de Mérito Pessoal em 2 Grau das mãos do Cel PM Cláudio Antonio Rissotto, Diretor de Ensino e Cultura. O Sd PM Elda recebeu sua Láurea de Mérito Pessoal em 2 Grau das mãos do Cel CBMPB Cícero Hermínio do N. Filho, aluno do Doutorado. No final do evento foi oferecido um coquetel a todos os presentes, onde também cantamos parabéns ao CAES. Polícia e Sociedade No dia 26 de abril de 2011 no auditório Desembargador Prof. Álvaro Lazzarini, na Base Tiradentes, na Academia de Polícia Militar do Barro Branco foi realizado um seminário/debate com o Tema: Polícia e Sociedade: Perspectiva do Sistema de Persecução. Na composição da mesa estavam presentes o Exmo Sr. Ulysses de Oliveira Gonçalves Junior, Juiz da Vara de execuções criminais da Capital e Corregedor dos Presídios da Capital, o Cel PM Carlos Alberto de Camargo, o Sr. Lourival Gomes, Secretário de Estado de Administração Penitenciaria, o Cel PM Marco Antonio Alves Miguel, Comandante do CAES e o Deputado Estadual Maj PM Sergio Olimpio Gomes.

8 Comemorações do Mês de Abril Na manhã do dia 28 de abril, foi realizado o café para os aniversariantes. Foram homenageados os aniversariantes: Cel PM Marco, 1 Ten PM Aparecida, 2 Sgt PM Meira, Sd PM Temp Ana Barão. Também foram homenageados os policiais escolhidos como destaque do mês de Março: 3º Sgt PM Costa, do P/1, e do mês de Abril: Sd PM Dario, do P/4. O 3º Sgt PM Rodrigo Padovani COSTA, do Setor de Apoio Administrativo, foi eleito PM do mês, relativo ao mês de Março. É possuidor de vasto conhecimento em sua área de atuação, demonstrando comprometimento, fidelidade e respeito aos padrões de trabalho e sempre apresentando excelentes resultados em todas as ações realizadas. O Sd PM DARIO Teixeira Vieira, da Seção de Material, foi eleito PM do mês, relativo ao mês de Abril. É responsável pelo controle de materiais permanente / consumo. Desempenha cada etapa de seu trabalho com dedicação, presteza e esmero. É um policial inteligente e interessado, que busca conhecer e aprimorar-se dos assuntos atinentes à Seção. Acesse ao site do CAES na Internet - Elaboração: Setor de Relações Públicas do CAES Dúvidas, Críticas e Sugestões: - caesrelpublicas@policiamilitar.sp.gov.br

Que Deus continue a guardar e fortalecer Vossa caminhada de sucesso e conquistas! Ten Cel Enicodemos Lopes do Nascimento

Que Deus continue a guardar e fortalecer Vossa caminhada de sucesso e conquistas! Ten Cel Enicodemos Lopes do Nascimento O Ten Cel PM Enicodemos Lopes do Nascimento ingressou na Academia de Polícia Militar de Minas Gerais em fevereiro de 1988. Já serviu no 3º BPM de Diamantina, foi Chefe da Seção de Apoio Logístico do Centro

Leia mais

PUBLICAÇÕES NO DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO SOBRE A POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO: 31 DE MAIO DE 2008 (SÁBADO)

PUBLICAÇÕES NO DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO SOBRE A POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO: 31 DE MAIO DE 2008 (SÁBADO) PUBLICAÇÕES NO DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO SOBRE A POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO: 31 DE MAIO DE 2008 (SÁBADO) POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DIRETORIA DE PESSOAL Portarias do Diretor De 26-5-2008 Promovendo,

Leia mais

www.pucrs.br/pos *AVALIAÇÃO CAPES POR QUE A PUCRS?

www.pucrs.br/pos *AVALIAÇÃO CAPES POR QUE A PUCRS? A Pós-Graduação da PUCRS é a porta de entrada para um novo momento da sua vida profissional e acadêmica. Você pode ampliar habilidades, fomentar ideias e adquirir conhecimento com experiências inovadoras

Leia mais

LOGOMARCA DO PROADES E DA UFJF

LOGOMARCA DO PROADES E DA UFJF LOGOMARCA DO PROADES E DA UFJF Pró-Reitoria de Recursos Humanos Coordenação de Avaliação e Movimentação de Pessoas Relatório do Desempenho das Unidades de Avaliação da Universidade Federal de Juiz de Fora

Leia mais

III SEMANA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CULTURA - SECITEC

III SEMANA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CULTURA - SECITEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS CÂMPUS JUIZ DE FORA DIRETORIA DE ENSINO DIRETORIA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DIRETORIA DE EXTENSÃO E RELAÇÕES COMUNITÁRIAS

Leia mais

CVSP E VOLUNTARIADO NA CIDADE DE SÃO PAULO. Aniversário de 18 anos do CVSP e você faz parte dessa história. Comemore este dia conosco!

CVSP E VOLUNTARIADO NA CIDADE DE SÃO PAULO. Aniversário de 18 anos do CVSP e você faz parte dessa história. Comemore este dia conosco! CVSP E VOLUNTARIADO NA CIDADE DE SÃO PAULO Aniversário de 18 anos do CVSP e você faz parte dessa história. Comemore este dia conosco! FUNDAÇÃO DO CVSP O CVSP foi criado em 6 de maio de 1997, por um grupo

Leia mais

II O contato com culturas distintas constitui-se em um importante instrumento de formação intelectual dos estudantes da IES;

II O contato com culturas distintas constitui-se em um importante instrumento de formação intelectual dos estudantes da IES; CONSIDERANDO QUE: I É de interesse da IES aprimorar o ensino, propiciando aos seus estudantes, estabelecer e desenvolver relações com instituições de ensino localizadas em países distintos através da participação

Leia mais

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO MESTRADO SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO Justificativa A equipe do mestrado em Direito do UniCEUB articula-se com a graduação, notadamente, no âmbito dos cursos de

Leia mais

CincoPontoCinco. Diretoria de Comunicação Organizacional - Edição 07-10 de dezembro de 2014

CincoPontoCinco. Diretoria de Comunicação Organizacional - Edição 07-10 de dezembro de 2014 Jornal Eletrônico CincoPontoCinco CincoPontoCinco Diretoria de Comunicação Organizacional - Edição 07-10 de dezembro de 2014 MEIO AMBIENTE Cuidar do meio ambiente é dever de todos nós. Num momento em que

Leia mais

IF Sudeste campus São João del-rei. Aula de acolhimento - 27-07-2010

IF Sudeste campus São João del-rei. Aula de acolhimento - 27-07-2010 IF Sudeste campus São João del-rei Aula de acolhimento - 27-07-2010 Começou no dia 27 de julho as aulas do segundo semestre de 2010 para os estudantes do Instituto Federal Sudeste de Minas campus São João

Leia mais

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados.

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados. O Deputado Jovair Arantes (PTB-GO) faz o seguinte pronunciamento na sessão de 06 de maio de 2008: Itumbiara Esporte Clube, Campeão Goiano de 2008. Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados. Com muito orgulho,

Leia mais

Ensino Fundamental - EFI

Ensino Fundamental - EFI CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES DAS ETAPAS / 2015 4º e 5º anos Ensino Fundamental - EFI Coordenadora responsável: Maria da Conceição Santana de Castro Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes.

Leia mais

POLÍCIA MILITAR DO PIAUÍ QUARTEL DO COMANDO GERAL DIRETORIA DE ENSINO, INSTRUÇÃO E PESQUISA - DEIP

POLÍCIA MILITAR DO PIAUÍ QUARTEL DO COMANDO GERAL DIRETORIA DE ENSINO, INSTRUÇÃO E PESQUISA - DEIP A P R O V O Em / / V I S T O Em / / CMT GERAL/PMPI Diretor da DEIP/PMPI POLÍCIA MILITAR DO PIAUÍ QUARTEL DO COMANDO GERAL DIRETORIA DE ENSINO, INSTRUÇÃO E PESQUISA - DEIP PLANO DO 2º CURSO TEÓRICO E PRÁTICO

Leia mais

Para facilitar a realização do

Para facilitar a realização do Para facilitar a realização do sugerimos 10 passos que consideramos primordiais para o sucesso da ação. Este livreto traz um resumo desse percurso. A versão completa da Cartilha dos 10 passos está disponível

Leia mais

Ficha Técnica. Apresentação

Ficha Técnica. Apresentação Ficha Técnica Apresentação O Curso Materiais Didáticos para Educação a Distância foi elaborado com o objetivo de proporcionar o conhecimento de base sobre o desenvolvimento didático dos materiais na modalidade

Leia mais

Instituto de Pesquisas Tecnológicas Coordenadoria de Ensino Tecnológico. Manual do usuário do Sistema de Acompanhamento à Dissertação

Instituto de Pesquisas Tecnológicas Coordenadoria de Ensino Tecnológico. Manual do usuário do Sistema de Acompanhamento à Dissertação Instituto de Pesquisas Tecnológicas Coordenadoria de Ensino Tecnológico Manual do usuário do Sistema de Acompanhamento à Dissertação São Paulo Setembro/2008 2 SUMÁRIO Descrição ---------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

A experiência da Assessoria de Comunicação dos grupos de Educação Tutorial na UFJF 1

A experiência da Assessoria de Comunicação dos grupos de Educação Tutorial na UFJF 1 A experiência da Assessoria de Comunicação dos grupos de Educação Tutorial na UFJF 1 Isabela LOURENÇO 2 Caio Cardoso de QUEIROZ 3 Francisco José Paoliello PIMENTA 4 Universidade Federal de Juiz de Fora,

Leia mais

FACULDADE DE VIÇOSA I MOSTRA ACADEMICA E CIENTÍFICA DA FDV

FACULDADE DE VIÇOSA I MOSTRA ACADEMICA E CIENTÍFICA DA FDV I MOSTRA ACADEMICA E CIENTÍFICA DA FDV A Faculdade de Viçosa e os Centros Acadêmicos convidam seus estudantes da graduação, pós-graduação e professores para participarem da Mostra Acadêmica 2008, evento

Leia mais

medida. nova íntegra 1. O com remuneradas terem Isso é bom

medida. nova íntegra 1. O com remuneradas terem Isso é bom Entrevista esclarece dúvidas sobre acúmulo de bolsas e atividadess remuneradas Publicada por Assessoria de Imprensa da Capes Quinta, 22 de Julho de 2010 19:16 No dia 16 de julho de 2010, foi publicada

Leia mais

DIREITO. Pós-Graduação

DIREITO. Pós-Graduação DIREITO Pós-Graduação QUEM SOMOS PARA PESSOAS QUE TÊM COMO OBJETIVO DE VIDA ATUAR LOCAL E GLOBALMENTE, SER EMPREENDEDORAS, CONECTADAS E BEM POSICIONADAS NO MERCADO, PROPORCIONAMOS UMA FORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA,

Leia mais

Sobre a Universidade Banco Central do Brasil (UniBacen)

Sobre a Universidade Banco Central do Brasil (UniBacen) Sobre a Universidade Banco Central do Brasil (UniBacen) Histórico A UniBacen é um departamento vinculado diretamente ao Diretor de Administração do Banco Central do Brasil (BCB), conforme sua estrutura

Leia mais

Caderneta de Acompanhamento

Caderneta de Acompanhamento TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Caderneta de Acompanhamento FACULDADE PITÁGORAS DE DIVINÓPOLIS CURSO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DISCIPLINA: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I IDENTIFICAÇÃO ACADÊMICA Nome: RA:

Leia mais

PROCESSO SELETIVO Nº 001/2015-DP/4

PROCESSO SELETIVO Nº 001/2015-DP/4 ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO DIRETORIA DE PESSOAL Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n, Calhau, CEP.: 65.074-220, Fone: (98) 3227-4088 PROCESSO SELETIVO

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO NÚCLEO DE AVALIAÇÃO COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL

MANUAL DE ORIENTAÇÃO NÚCLEO DE AVALIAÇÃO COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL ESTÁGIO PROBATÓRIO MANUAL DE ORIENTAÇÃO NÚCLEO

Leia mais

Manual do Candidato 2013

Manual do Candidato 2013 Manual do Candidato 2013 Bio Jr. USP O QUE É EMPRESA JÚNIOR? Empresa júnior é uma associação civil formada por alunos matriculados em pelo menos um curso de graduação em institutos de ensino superior.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL COMISSÃO PERMANENTE DO PROCESSO SELETIVO DÚVIDAS FREQUENTES

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL COMISSÃO PERMANENTE DO PROCESSO SELETIVO DÚVIDAS FREQUENTES DÚVIDAS FREQUENTES A UFFS abre mais de um Processo Seletivo no mesmo ano? Não. Há apenas um Processo Seletivo por ano. Nele, você pode optar por cursos que começam no primeiro ou no segundo semestre, mas

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Guia de Estudos Metodologias Jovem de Futuro

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Guia de Estudos Metodologias Jovem de Futuro Guia de Estudos Metodologias Jovem de Futuro Precisamos reinventar a forma de ensinar e aprender, presencial e virtualmente, diante de tantas mudanças na sociedade e no mundo do trabalho. Os modelos tradicionais

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE INFRA-ESTRUTURA E LOGÍSTICA DEPARTAMENTO AUTÔNOMO DE ESTRADAS DE RODAGEM EDITAL N 001/2009

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE INFRA-ESTRUTURA E LOGÍSTICA DEPARTAMENTO AUTÔNOMO DE ESTRADAS DE RODAGEM EDITAL N 001/2009 Anexo IV Da classificação e da tabela de pontuação A) Para os cargos de Técnico em Assuntos Rodoviários e Técnico em Assuntos Administrativos: TEMPO DE FORMAÇÃO NA PROFISSÃO: Comprovação através de Diploma

Leia mais

Câmpus de Carmo de Minas e Três Corações

Câmpus de Carmo de Minas e Três Corações Câmpus de Carmo de Minas e Três Corações Instituto Federal Sul de Minas anuncia implantação de dois novos câmpus avançados nas cidades de Três Corações e Carmo de Minas O Instituto Federal de Educação,

Leia mais

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA A concepção que fundamenta os processos educacionais das Instituições da Rede Federal de Educação

Leia mais

Direito Civil (Parte Geral e Obrigações) Direito Civil (Teoria Geral dos Contratos) Direito Civil (Contratos em Espécie)

Direito Civil (Parte Geral e Obrigações) Direito Civil (Teoria Geral dos Contratos) Direito Civil (Contratos em Espécie) A Universidade Candido Mendes tem como mantenedora a Sociedade Brasileira de Instrução, a mais antiga instituição particular de ensino superior do país, fundada em 1902 pelo Conde Candido Mendes de Almeida,

Leia mais

SEGURANÇA MUNICIPAL EM GUARULHOS DIAGNÓSTICO E PROJETOS

SEGURANÇA MUNICIPAL EM GUARULHOS DIAGNÓSTICO E PROJETOS SEGURANÇA MUNICIPAL EM GUARULHOS DIAGNÓSTICO E PROJETOS INTRODUÇÃO PROPOSTA ELABORAÇÃO DE UM DIAGNÓSTICO REALISTA. MATERIAL ESTATÍSTICAS, MAPEAMENTO DO CRIME MAPEAMENTO DA CONDIÇÃO SOCIAL ENTREVISTAS COM

Leia mais

Dossier Liga Escolhas 2014/15

Dossier Liga Escolhas 2014/15 A Liga Escolhas é uma atividade desenvolvida no âmbito do Projeto Espaço Jovem de Quinta do Lavrado E5G promovido pela Fundação de Solidariedade Social Aragão Pinto, e financiado pelo Programa Escolhas

Leia mais

EDITAL N.º 37/2014. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/UNISANTOS)

EDITAL N.º 37/2014. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/UNISANTOS) EDITAL N.º 37/2014 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/UNISANTOS) A Pró-Reitora de Graduação da Universidade Católica de Santos - UNISANTOS, no uso de suas atribuições estatutárias

Leia mais

PATRÍCIA SANTOS COUTO UFRPE/LACAPE JOSINALVA ESTACIO MENEZES UFRPE/LACAPE jomene@ufrpe.br

PATRÍCIA SANTOS COUTO UFRPE/LACAPE JOSINALVA ESTACIO MENEZES UFRPE/LACAPE jomene@ufrpe.br UMA EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DE JOGOS E MATERIAL CONCRETO EM CAPACITAÇÕES COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM PERNAMBUCO: INTERDISCIPLINARIDADE, REFLEXOS E PERSPECTIVAS PATRÍCIA

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES (937Q)

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES (937Q) REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES (937Q) ENGENHARIA CIVIL GOIÂNIA/GO 1. ATIVIDADES COMPLEMENTARES As Atividades Complementares são componentes curriculares enriquecedores e complementadores do

Leia mais

P-1 BOLETIM INTERNO N.º 225. Mossoró/RN, em 01 de Dezembro de 2014. (Segunda-feira)

P-1 BOLETIM INTERNO N.º 225. Mossoró/RN, em 01 de Dezembro de 2014. (Segunda-feira) RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DA DEFESA SOCIAL POLÍCIA MILITAR QUARTEL DO COMANDO GERAL 12º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR 01 P-1 BOLETIM INTERNO N.º 225 Mossoró/RN, em 01

Leia mais

NOTÍCIAS DO CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE CONSELHEIRO LAFAIETE PROFESSOR DO CES-CL PARTICIPA DE PROGRAMA DA REDE GLOBO

NOTÍCIAS DO CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE CONSELHEIRO LAFAIETE PROFESSOR DO CES-CL PARTICIPA DE PROGRAMA DA REDE GLOBO NOTÍCIAS DO CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE CONSELHEIRO LAFAIETE PROFESSOR DO CES-CL PARTICIPA DE PROGRAMA DA REDE GLOBO O Prof. Msc. Marlon Silva, do CES-CL, participou ativamente do Programa Terra de Minas

Leia mais

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Avaliação desenvolvida por Mónica Galiano e Kenn Allen, publicado originalmente no livro The Big Tent: Corporate Volunteering in the Global Age. Texto

Leia mais

PROPOSTA E ROTEIRO DO VÍDEO INSTITUCIONAL DA UNEB/COITÉ

PROPOSTA E ROTEIRO DO VÍDEO INSTITUCIONAL DA UNEB/COITÉ PROPOSTA E ROTEIRO DO VÍDEO INSTITUCIONAL DA UNEB/COITÉ 1. PROPOSTA DO VIDEO: Mostrar como se organiza o campus XIV/UNEB em seus diversos setores, e além de enfatizar a importância da Universidade para

Leia mais

NORMAS E PROCEDIMENTOS

NORMAS E PROCEDIMENTOS NORMAS E PROCEDIMENTOS PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2014 CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: NORMAS E PROCEDIMENTOS I Das Condições Específicas De acordo com a Resolução CNE/CES no. 1 de 8 de Julho de 2007,

Leia mais

PLANO DE AÇÃO E MELHORIA DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALPENDORADA 1. INTRODUÇÃO

PLANO DE AÇÃO E MELHORIA DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALPENDORADA 1. INTRODUÇÃO 1. INTRODUÇÃO A Lei nº 31/2012, de 20 de Dezembro, veio aprovar o sistema de avaliação dos estabelecimentos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, definindo orientações para a autoavaliação

Leia mais

Edital de Candidatura

Edital de Candidatura PROCESSO SELETIVO DE Membros EDITAL N.º 03/2014 Edital de Candidatura Processo Seletivo de Membros - 2º Semestre de 2014 Considerações iniciais A Estat Júnior - Estudos Aplicados à Estatística Consultoria

Leia mais

Palavras Chaves: material didático, cartografia, bacias hidrográficas, lugar.

Palavras Chaves: material didático, cartografia, bacias hidrográficas, lugar. DIAGNOSTICO DA UTILIZAÇÃO DOS FASCÍCULOS DE CARTOGRAFIA E BACIAS HIDROGRÁFICAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE GOIÂNIA GO Manoel Victor Peres ARAUJO Graduando em Geografia

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR DE SELEÇÃO DISCENTE ESTUDANTES VOLUNTÁRIOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA GRUPOS DE PESQUISA (GPs) COM PROJETOS EM ANDAMENTO

EDITAL COMPLEMENTAR DE SELEÇÃO DISCENTE ESTUDANTES VOLUNTÁRIOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA GRUPOS DE PESQUISA (GPs) COM PROJETOS EM ANDAMENTO EDITAL COMPLEMENTAR DE SELEÇÃO DISCENTE ESTUDANTES VOLUNTÁRIOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA GRUPOS DE PESQUISA (GPs) COM PROJETOS EM ANDAMENTO N.º 07/2015 A Direção Acadêmica da FADERGS Faculdade de Desenvolvimento

Leia mais

Relatório de Sustentabilidade 2014

Relatório de Sustentabilidade 2014 1 Relatório de Sustentabilidade 2014 2 Linha do Tempo TAM VIAGENS 3 Política de Sustentabilidade A TAM Viagens uma Operadora de Turismo preocupada com a sustentabilidade, visa fortalecer o mercado e prover

Leia mais

A Estruturação dos Processos Gerenciais para Obtenção de Resultados de Produção Mais Limpa: Um Estudo no Setor de Transformação de Plásticos

A Estruturação dos Processos Gerenciais para Obtenção de Resultados de Produção Mais Limpa: Um Estudo no Setor de Transformação de Plásticos A Estruturação dos Processos Gerenciais para Obtenção de Resultados de Produção Mais Limpa: Um Estudo no Setor de Transformação de Plásticos DALTON BUCCELLI Universidade Paulista - UNIP PEDRO LUIZ DE OLIVEIRA

Leia mais

que será realizada pelo Governo a partir do próximo dia 23. Ainda este ano, o Estado vai anunciar as outras duas fases do recadastramento de ativos,

que será realizada pelo Governo a partir do próximo dia 23. Ainda este ano, o Estado vai anunciar as outras duas fases do recadastramento de ativos, Governo da Bahia vai recadastrar servidores ativos da Sesab, SEC, SSP, PM, Bombeiros e Universidades Estaduais O Governo da Bahia vai recadastrar os servidores públicos ativos ocupantes de cargos efetivos

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES ORGANIZAÇÃO EU PENSO NO FUTURO ABRIL/2011

RELATÓRIO DE ATIVIDADES ORGANIZAÇÃO EU PENSO NO FUTURO ABRIL/2011 RELATÓRIO DE ATIVIDADES ORGANIZAÇÃO EU PENSO NO FUTURO ABRIL/2011 INÍCIO DAS AULAS DO 9º ANO No dia 16 de Abril, foi dado início as atividades educacionais do 9º ano com a realização de uma aula inaugural

Leia mais

IDEÁRIO DA INSTITUIÇÃO

IDEÁRIO DA INSTITUIÇÃO IDEÁRIO DA INSTITUIÇÃO I Princípios Básicos - Todos os homens, têm direito a uma educação adequada e à cultura, segundo a capacidade de cada um, em igualdade de oportunidades e em relação a todos os níveis

Leia mais

[A CARTA DE APRESENTAÇÃO] Projecto CLDS Guarda + Social. Gabinete de Empregabilidade e Inserção

[A CARTA DE APRESENTAÇÃO] Projecto CLDS Guarda + Social. Gabinete de Empregabilidade e Inserção 2011 Projecto CLDS Guarda + Social Gabinete de Empregabilidade e Inserção [A CARTA DE APRESENTAÇÃO] É uma carta simples e breve que deve acompanhar o Curriculum Vitae. CLDS Guarda + Social Carta de Apresentação

Leia mais

P-1 BOLETIM INTERNO N.º 049. Mossoró/RN, em 16 de março de 2015. (Segunda-feira)

P-1 BOLETIM INTERNO N.º 049. Mossoró/RN, em 16 de março de 2015. (Segunda-feira) RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DA DEFESA SOCIAL POLÍCIA MILITAR QUARTEL DO COMANDO GERAL 12º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR 01 P-1 BOLETIM INTERNO N.º 049 Mossoró/RN, em 16

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE UM BLOG COMO APOIO DIDÁTICO PARA AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO SUBPROJETO DE QUÍMICA DO PIBID-UEMS

UTILIZAÇÃO DE UM BLOG COMO APOIO DIDÁTICO PARA AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO SUBPROJETO DE QUÍMICA DO PIBID-UEMS UTILIZAÇÃO DE UM BLOG COMO APOIO DIDÁTICO PARA AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO SUBPROJETO DE QUÍMICA DO PIBID-UEMS Camila Cristina Zanetti França 1, Ana Claudia Rocha Cabral 2, Keila Batista Dias 3, Marileide

Leia mais

Dia 01 de outubro de 2011 aulas gratuitas do projeto Capoeira na Comunidade apoio, Base Comunitária de Segurança São José e Cb BM Tavares, as aulas

Dia 01 de outubro de 2011 aulas gratuitas do projeto Capoeira na Comunidade apoio, Base Comunitária de Segurança São José e Cb BM Tavares, as aulas POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO COMANDO REGIONAL V REGIONAL LESTE 2º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR BASE COMUNITÁRIA DE SEGURANÇA SÃO JOSÉ BASE MÓVEL DA POLÍCIA COMUNITÁRIA RELATÓRIO OUTUBRO 2011

Leia mais

ESTA PARCERIA TEM CONTRIBUIDO SIGNIFICATIVAMENTE PARA O DESENVOLVIMENTO DO UNILASALLE E DA PROPRIA CIDADE, EM VÁRIOS SEGMENTOS.

ESTA PARCERIA TEM CONTRIBUIDO SIGNIFICATIVAMENTE PARA O DESENVOLVIMENTO DO UNILASALLE E DA PROPRIA CIDADE, EM VÁRIOS SEGMENTOS. SENHORAS E SENHORES BOA NOITE: 1. SAÚDO O MINISTRO DA EDUCAÇÃO, PROF. HENRIQUE PAIM. AO SAUDÁ-LO, AGRADEÇO SUA PRESENÇA E O APOIO QUE TEM PRESTADO À REDE LA SALLE, PARTICULARMENTE AO UNILASALLE. 2. SAÚDO

Leia mais

SETEMBRO Visita do governador do Estado - Ceará

SETEMBRO Visita do governador do Estado - Ceará SETEMBRO Visita do governador do Estado - Ceará No dia 04, ocorreu na Casa Cardeal Guarino, em Madalena um evento do governo do Estado do Ceará, o qual consistiu na entrega de uma cisterna de nº 500 mil,

Leia mais

Novos negócios no Ceará

Novos negócios no Ceará ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Novos negócios no Ceará No DR Ceará, as oficinas de Estratégia de

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS NA CONSTRUÇÃO DE PROJETOS MUSEOGRÁFICOS VOLTADOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA

A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS NA CONSTRUÇÃO DE PROJETOS MUSEOGRÁFICOS VOLTADOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS NA CONSTRUÇÃO DE PROJETOS MUSEOGRÁFICOS VOLTADOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA Pedro Henrique Gomes Ferreira. phgferreira.ufvjm@gmail.com. Wederson Marcos Alves. wederson.alves@ufvjm.edu.br.

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA EDITAL DE CHAMADA PARA SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS/DISTÂNCIA CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU em Gestão em Saúde, Gestão Pública e Gestão Pública Municipal. A Universidade

Leia mais

---------- 23. - Presente à reunião proposta do Vereador José Maria Magalhães do seguinte teor:

---------- 23. - Presente à reunião proposta do Vereador José Maria Magalhães do seguinte teor: - Conselho Municipal de Educação de Vila Real - Proposta de Regulamento ---------- 23. - Presente à reunião proposta do Vereador José Maria Magalhães do seguinte teor: A Lei de Bases do Sistema Educativo

Leia mais

Ministério da Educação. Primavera 2014. Atualização do Redesenho do Currículo

Ministério da Educação. Primavera 2014. Atualização do Redesenho do Currículo Ministério da Educação Primavera 2014 Atualização do Redesenho do Currículo Em 2010, o Ministério da Educação começou a transformar o sistema educacional de British Columbia, Canadá, Ensino Infantil Médio

Leia mais

Trabalho de Conclusão do Curso (TCC)

Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) CURSO DE ENFERMAGEM Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) O Trabalho de Conclusão de Curso ou Monografia constitui um instrumento que possibilita ao acadêmico a oportunidade de demonstrar o grau de habilidade

Leia mais

e das pessoas; conceitos e informações socialmente responsável funcionais e institucionais; estimular o comportamento divulgar aos colaboradores

e das pessoas; conceitos e informações socialmente responsável funcionais e institucionais; estimular o comportamento divulgar aos colaboradores Levar todas as informações decisivas da empresa, de forma rápida e simples; jornalmural divulgar aos colaboradores conceitos e informações funcionais e institucionais; reconhecer o trabalho das áreas e

Leia mais

COMITÊ NACIONAL DA QUALIDADE ABES CNQA. Ata da 50ª Reunião do CNQA

COMITÊ NACIONAL DA QUALIDADE ABES CNQA. Ata da 50ª Reunião do CNQA COMITÊ NACIONAL DA QUALIDADE ABES CNQA ATA de Reunião Ata da 50ª Reunião do CNQA Local: Estação Business School - Curitiba - Paraná. Data: 23/01//2014 Horário: 14h00minh às 18h00min Coordenação: Carlos

Leia mais

Projeto Universitários Lassalistas em Missão

Projeto Universitários Lassalistas em Missão Projeto Universitários Lassalistas em Missão Apresentação O projeto Universitários Lassalistas em Missão surge como proposta aos Centro Universitários e Faculdades Lassalistas para oferecer aos acadêmicos

Leia mais

Pesquisa de Satisfação

Pesquisa de Satisfação Pesquisa de Satisfação Anualmente a Visão Prev realiza uma Pesquisa de Satisfação com seus participantes. A ação é uma das ferramentas utilizadas pela Entidade para ouvir a opinião dos participantes e

Leia mais

EDITAL Nº 001/2014 SELEÇÃO PARA TUTOR PRESENCIAL DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA À DISTÂNCIA DOS POLOS PB

EDITAL Nº 001/2014 SELEÇÃO PARA TUTOR PRESENCIAL DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA À DISTÂNCIA DOS POLOS PB UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE ENSINO MÉDIO, TÉCNICO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA À DISTÂNCIA DOS POLOS PB EDITAL

Leia mais

FÓRUM DAS ESTATAIS PELA EDUCAÇÃO Diálogo para a Cidadania e Inclusão

FÓRUM DAS ESTATAIS PELA EDUCAÇÃO Diálogo para a Cidadania e Inclusão FÓRUM DAS ESTATAIS PELA EDUCAÇÃO Diálogo para a Cidadania e Inclusão 1. OBJETIVO DO FÓRUM O Fórum das Estatais pela Educação tem a coordenação geral do Ministro Chefe da Casa Civil, com a coordenação executiva

Leia mais

2009: ANO DE CONQUISTAS E REALIZAÇÕES

2009: ANO DE CONQUISTAS E REALIZAÇÕES n.07 2009: ANO DE CONQUISTAS E REALIZAÇÕES O treinamento esteve entre as prioridades da Service Premium em 2009 Iniciamos em 2008 uma parceria que se consolidou e foi fortalecida ao longo de 2009: Aymoré

Leia mais

CBA. Certification in Business Administration

CBA. Certification in Business Administration CBA Pós - Graduação QUEM SOMOS PARA PESSOAS QUE TÊM COMO OBJETIVO DE VIDA ATUAR LOCAL E GLOBALMENTE, SEREM EMPREENDEDORAS, CONECTADAS E BEM POSICIONADAS NO MERCADO, PROPORCIONAMOS UMA FORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA

Leia mais

Editorial. Stella Cintra Diretora-presidente

Editorial. Stella Cintra Diretora-presidente Editorial Dezembro, em função das festas de final de ano, foi um mês de poucas atividades no Instituto. Na maioria das turmas dos projetos tivemos o início do recesso de final de ano com a paralisação

Leia mais

RELATÓRIO DA PESQUISA ONLINE: Avaliação dos educadores Multiplicadores

RELATÓRIO DA PESQUISA ONLINE: Avaliação dos educadores Multiplicadores RELATÓRIO DA PESQUISA ONLINE: Avaliação dos educadores Multiplicadores APRESENTAÇÃO A SaferNet Brasil é uma associação civil de direito privado, com atuação nacional, sem fins lucrativos ou econômicos,

Leia mais

Curso de Especialização em GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR

Curso de Especialização em GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR Curso de Especialização em GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração e Saúde. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Gestão e Logística Hospitalar.

Leia mais

Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório

Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório Recursos Humanos Coordenação de Gestão de Pessoas Pesquisa de Clima Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório Introdução No dia 04 de Agosto de 2011, durante a reunião de Planejamento, todos os

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 01/2014-PPGG/M.C.Rondon CAPÍTULO I DA COMISSÃO DE BOLSAS. Art. 1º A Comissão de Bolsas é composta pelo:

RESOLUÇÃO Nº 01/2014-PPGG/M.C.Rondon CAPÍTULO I DA COMISSÃO DE BOLSAS. Art. 1º A Comissão de Bolsas é composta pelo: RESOLUÇÃO Nº 01/2014-PPGG/M.C.Rondon CAPÍTULO I DA COMISSÃO DE BOLSAS Art. 1º A Comissão de Bolsas é composta pelo: I - Presidente Coordenador do Programa; II- Um docente permanente do Programa; IV- Um

Leia mais

QUADRO DE RESPOSTAS PESQUISA DE OPINIÃO - UO. Aprovado por: Paulo Roberto de Souza

QUADRO DE RESPOSTAS PESQUISA DE OPINIÃO - UO. Aprovado por: Paulo Roberto de Souza Elaborado por: 1/6 /Sugestões e Reclamações Iete e Paulo bastante prestativos, educados e simpáticos. Atendimento qualificado, gentil e prestativo, em especial do serventuário Paulo de Oliveira. Excelente

Leia mais

Ednei Nunes de Oliveira - Candidato a Diretor. Por uma EaD focada no aluno e na qualidade com inovação: crescer com justiça e humanização.

Ednei Nunes de Oliveira - Candidato a Diretor. Por uma EaD focada no aluno e na qualidade com inovação: crescer com justiça e humanização. PROGRAMA DE TRABALHO PARA O QUADRIÊNIO 2015-2019 DOS CANDIDATOS À DIREÇÃO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS Ednei Nunes de Oliveira - Candidato a Diretor

Leia mais

FORÇA INVICTA Associação dos Oficiais da Polícia Militar da Bahia Criada em 18 de Setembro de 2004 CNPJ n.º 07.139.638.0001-57

FORÇA INVICTA Associação dos Oficiais da Polícia Militar da Bahia Criada em 18 de Setembro de 2004 CNPJ n.º 07.139.638.0001-57 FORÇA INVICTA Associação dos Oficiais da Polícia Militar da Bahia Criada em 18 de Setembro de 2004 CNPJ n.º 07.139.638.0001-57 Fé na Vida, Fé no Homem, Fé no que Virá... (Gonzaguinha) RELATÓRIO 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

MANUAL DE UTILIZADOR/A. mwba.montemor.jeec an.pt mwba.viseu.jeec an.pt

MANUAL DE UTILIZADOR/A. mwba.montemor.jeec an.pt mwba.viseu.jeec an.pt MANUAL DE UTILIZADOR/A mwba.montemor.jeec an.pt mwba.viseu.jeec an.pt Síntese Este manual está estruturado tendo em conta, numa primeira fase, o acesso às redes interempresariais criadas, nomeadamente

Leia mais

Senhoras e Senhores Parlamentares; está desenvolvendo a frente desta Casa, onde tem. demostrado uma postura séria e coerente, ajudando o nosso

Senhoras e Senhores Parlamentares; está desenvolvendo a frente desta Casa, onde tem. demostrado uma postura séria e coerente, ajudando o nosso Discurso proferido pelo Deputado Federal Capitão Wayne, dia 28/06/2005, por ocasião da Sessão Solene em Homenagem aos Bombeiros Militares. Senhor Presidente; Senhores Comandantes Geral do Bombeiro Militar;

Leia mais

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Prof. André Luiz Perin 2 Semestre de 2012 Pastoral Universitária e Escolar Núcleo de Artes e Cultura 1 Palavra da FACET Prof. Carlos Eduardo Santi Diretor

Leia mais

Gestão Financeira. Caixa e Fluxo de Caixa. Diálogo Empresarial. Manual do Participante

Gestão Financeira. Caixa e Fluxo de Caixa. Diálogo Empresarial. Manual do Participante Gestão Financeira Caixa e Fluxo de Caixa Diálogo Empresarial Manual do Participante Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae Unidade de Capacitação Empresarial MANUAL DO PARTICIPANTE

Leia mais

PRODAM - Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Mun. SP DIT- Diretoria de Infraestrutura e Tecnologia CPI - Comissão de Planejamento e

PRODAM - Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Mun. SP DIT- Diretoria de Infraestrutura e Tecnologia CPI - Comissão de Planejamento e PRODAM - Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Mun. SP DIT- Diretoria de Infraestrutura e Tecnologia CPI - Comissão de Planejamento e Implantação 1. Objetivo Esta cartilha tem o objetivo

Leia mais

2 Previdência com Qualidade criando um estado de excelência.

2 Previdência com Qualidade criando um estado de excelência. 2 Previdência com Qualidade criando um estado de excelência. GOVERNADOR Cid Ferreira Gomes VICE-GOVERNADOR Francisco José Pinheiro SECRETÁRIA DO PLANEJAMENTO E GESTÃO Silvana Maria Parente Neiva Santos

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA Pessoa Física

TERMOS DE REFERÊNCIA Pessoa Física TERMOS DE REFERÊNCIA Pessoa Física Coordenação Campanha Pequim+20 Localização: Prazo para candidatura: Tipo de contrato Nível do Posto Idioma(s) necessário: Data esperada de início: Data esperada de fim:

Leia mais

VIDEOCONFERÊNCIA É REALIDADE NA PM

VIDEOCONFERÊNCIA É REALIDADE NA PM VIDEOCONFERÊNCIA É REALIDADE NA PM Comodidade, conforto, agilidade, economia. Estes são alguns dos benefícios que os policiais militares passam a contar a partir de agora. É que ontem, 10, a Polícia Militar,

Leia mais

PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Gestão e Relações Internacionais

PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Gestão e Relações Internacionais PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Gestão e Relações Internacionais IDENTIFICAÇÃO DO CURSO Curso de Especialização em Gestão e Relações Internacionais Área de Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Leia mais

Estratégias de e-learning no Ensino Superior

Estratégias de e-learning no Ensino Superior Estratégias de e-learning no Ensino Superior Sanmya Feitosa Tajra Mestre em Educação (Currículo)/PUC-SP Professora de Novas Tecnologias da Anhanguera Educacional (Jacareí) RESUMO Apresentar e refletir

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO ALUNO BOLSISTA SUBPROJETO DE 2011. 2 Semestre de 2011

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO ALUNO BOLSISTA SUBPROJETO DE 2011. 2 Semestre de 2011 Ministério da Educação Secretaria de Educação Média e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - FAINTVISA NÚCLEO DE PESQUISA - NUPEQ EDITAL Nº 01/2014 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - FAINTVISA NÚCLEO DE PESQUISA - NUPEQ EDITAL Nº 01/2014 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - FAINTVISA NÚCLEO DE PESQUISA - NUPEQ EDITAL Nº 01/2014 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 1 - APRESENTAÇÃO As Faculdades Integradas da Vitória

Leia mais

Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados,

Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, Discurso do Deputado Darci Coelho (PP-TO) sobre a inauguração do campus da Faculdade Católica no Tocantins, proferido na sessão de 02/03/2005. Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, A inauguração,

Leia mais

COMUNICAÇÃO INTERNA. Empresa reúne colaboradores para marcar os 115 anos de fundação. fundação. - Apresentação Desafio 120

COMUNICAÇÃO INTERNA. Empresa reúne colaboradores para marcar os 115 anos de fundação. fundação. - Apresentação Desafio 120 1 COMUNICAÇÃO INTERNA Recursos Humanos Empresa reúne colaboradores para marcar os 115 anos de fundação. Ano I, Edição 3 Março/2013 Nos dias 28/02 e 01/03 a liderança da Usina Ester reuniu Nesta edição:

Leia mais

OUVIDORIA. A Ouvidoria da UNISC em 2014

OUVIDORIA. A Ouvidoria da UNISC em 2014 OUVIDORIA Ouvidora: Ana Claudia de Almeida Pfaffenseller Localização: Sala 105 A, Bloco 1 Telefone: (51) 3717-7313 E-mail: ouvidoria@unisc.br A Ouvidoria da UNISC em 2014 Sumário: 1. Caracterização Geral...2

Leia mais

(MEC) 2005/2006 PROJETO MANCHETE

(MEC) 2005/2006 PROJETO MANCHETE PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO RIO DE JANEIRO Relatório do Ministério de Educação Cristã (MEC) 2005/2006 PROJETO MANCHETE Relatores: Clare Victoria Cato Daniel Antunes de Oliveira Ernestina Alencar (Coordenadora

Leia mais

PROGRAMAS LOCAIS. # # Diretoria Comercial - / Produtos Marketing / 28.08.12

PROGRAMAS LOCAIS. # # Diretoria Comercial - / Produtos Marketing / 28.08.12 PROGRAMAS LOCAIS O SBT EM BRASÍLIA # PERFIL DA EMISSORA Cobrindo Brasília e todas as demais Regiões Administrativas, o SBT Brasília alcançou em uma média de 187 mil pessoas e 137 mil domicílios sintonizaram

Leia mais

Data: / / Local: Documento de Origem:

Data: / / Local: Documento de Origem: POLÍCIA MILITAR DA BAHIA SUBCOMANDO GERAL COORDENAÇÃO DE CERIMONIAL SOLENIDADE DE FORMATURA DO CURSO ESPECIAL DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS POLICIAIS MILITARES PM Data: / / Local: Documento de Origem: 1º ATO

Leia mais

Renovação de Credenciamento do curso de pós-graduação em Economia (Mestrado e Doutorado).

Renovação de Credenciamento do curso de pós-graduação em Economia (Mestrado e Doutorado). UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Renovação de Credenciamento do curso de pós-graduação em Economia (Mestrado e Doutorado). Arnaldo Niskier 1 - RELATÓRIO O curso de pós-graduação em Economia nas áreas de Teoria

Leia mais