4ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CARREIRAS TÍPICAS DE ESTADO. DIREITOS DO TRABALHADOR DO SERVIÇO PÚBLICO Brasília, 17 de junho de 2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "4ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CARREIRAS TÍPICAS DE ESTADO. DIREITOS DO TRABALHADOR DO SERVIÇO PÚBLICO Brasília, 17 de junho de 2015"

Transcrição

1 STANLEY GACEK OFICIAL ENCARREGADO - OIT BRASIL 4ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CARREIRAS TÍPICAS DE ESTADO DIREITOS DO TRABALHADOR DO SERVIÇO PÚBLICO Brasília, 17 de junho de 2015

2 TRAJETO NORMATIVO DA OIT DIREITOS SINDICAIS NO SETOR PÚBLICO É muito importante começar com a norma que é considerada a Carta Magna da liberdade sindical, a Convenção 87 adotada por uma maioria avassaladora na CIT de A Convenção 87 reconhece e protege o direito de organização sindical sem a ingerência do Estado tanto para os trabalhadores do setor público, quanto para os trabalhadores do setor privado, inclusive todos os servidores públicos, inclusive na administração pública, pois o Artigo 2 da Convenção estipula que os trabalhadores e as entidades patronais, sem distinção de qualquer espécie, têm o direito, sem autorização prévia, de constituírem organizações da sua escolha, assim como o de se filiarem nessas organizações...

3 TRAJETO NORMATIVO DA OIT DIREITOS SINDICAIS NO SETOR PÚBLICO Segundo o Artigo 9º da C. 87, apenas a polícia e os militares nas forças armadas podem ser excluídos das aquelas garantias, conforme a legislação nacional.

4 TRAJETO NORMATIVO DA OIT DIREITOS SINDICAIS NO SETOR PÚBLICO Para complementar e reforçar os princípios da Convenção 87, a Conferência de 1949 adotou a Convenção 98 sobre o Direito de Organização Sindical e de Negociação Coletiva. A proibição da discriminação sindical contra o indivíduo, a proibição da ingerência das organizações dos empregadores nas organizações dos trabalhadores, e vice versa, e as garantias de negociação coletiva, são inteiramente aplicáveis aos setores público e privado, com a ressalva do Artigo 6º da Convenção, que estipula:

5 TRAJETO NORMATIVO DA OIT DIREITOS SINDICAIS NO SETOR PÚBLICO A presente Convenção não trata da situação dos servidores públicos na administração do Estado, mas não deverá ser interpretada, de modo algum, em prejuízo dos seus direitos ou de seus estatutos. (A Convenção 98 foi ratificada pelo Brasil em 1952.)

6 TRAJETO NORMATIVO DA OIT DIREITOS SINDICAIS NO SETOR PÚBLICO No entanto, o Comitê de Peritos deixa bem claro que os outros empregados públicos não envolvidos na administração do Estado têm todas as proteções da Convenção 98. (Ver: General Survey on the Fundamental Conventions concerning Rights at Work in Light of the 2008, Declaration on Social Justice for a Fair Globalization, ILC, 101 st Session, 2012)

7 TRAJETO NORMATIVO DA OIT DIREITOS SINDICAIS NO SETOR PÚBLICO Convenção 151, nos artigos 4º e 5º, reforça os requerimentos contra a discriminação e a ingerência antissindical que se constam na C. 98, e também protege os direitos civis e políticos essenciais dos servidores públicos como o exercício de liberdade sindical no artigo 9º.

8 TRAJETO NORMATIVO DA OIT DIREITOS SINDICAIS NO SETOR PÚBLICO O que é notável na Convenção 151 é a ausência de qualquer referência explícita à greve, e o resultado foi de propósito na elaboração da norma. (Ver: International Labour Conference, 64th Session, 1978, Record of Proceedings, p. 25/9, Report of the Committee on the Public Service, para 62, and as cited in General Survey Concerning Labour Relations and Collective Bargaining in the Public Service, ILC, 102nd Session, 2013)

9 TRAJETO NORMATIVO DA OIT DIREITOS SINDICAIS NO SETOR PÚBLICO Na verdade o direito de greve em termos da jurisprudência da OIT oriunda da Convenção 87 sobre liberdade sindical desde 1952 no caso do Comitê de Liberdade Sindical e desde 1959 no caso do Comitê de Peritos. Os dois órgãos de controle normativo da OIT consideram que o direito é implícito do Artigo 3º ( as organizações de trabalhadores...terão o direito...de organizar a gestão e a atividade dos mesmos e de formular seu programa de ação ) e do Artigo 10º da Convenção ( na presente Convenção, o termo `organização significa qualquer organização de trabalhadores...que tenha por fim promover e defender os interesses dos trabalhadores... ). (Ver: General Survey on the Fundamental Conventions Concerning Rights atwork, ILC, 101 st Session, 2012)

10 TRAJETO NORMATIVO DA OIT DIREITOS SINDICAIS NO SETOR PÚBLICO Quanto à questão da negociação coletiva na administração pública, a Convenção 151 estipula o seguinte no artigo 7º : Deverão ser adotadas, sendo necessárias, medidas adequadas às condições nacionais para estimular e fomentar o pleno desenvolvimento e utilização de procedimentos de negociação entre as autoridades públicas competentes e as organizações de empregados públicos sobre as condições de emprego, ou de quaisquer outros métodos que permitam aos representantes dos empregados públicos participarem na determinação de tais condições.

11 TRAJETO NORMATIVO DA OIT DIREITOS SINDICAIS NO SETOR PÚBLICO E o Artigo 8º da Convenção estipula que: A solução dos conflitos que se apresentem por motivo da determinação das condições de emprego tratar-se-á de conseguir...por meio da negociação entre as partes ou mediante procedimentos independentes e imparciais, tais como a mediação, a conciliação e a arbitragem.. Nos termos literais da Convenção 151, o direito de negociação coletiva na administração pública obviamente está reconhecido, mas também ela é uma medida opcional, com a referência na Convenção as quaisquer outros métodos...

12 TRAJETO NORMATIVO DA OIT DIREITOS SINDICAIS NO SETOR PÚBLICO Portanto, segundo os Peritos, é muito importante ler e aplicar a Convenção 151 com a Convenção 154 adotada pela CIT em 1981, e que promove a negociação coletiva em todos os ramos da economia, tanto no setor público quanto no setor privado, inclusive na administração do Estado. Uma leitura do Artigo 7º da Convenção 151 com a Convenção 154 significa claramente a prioridade da negociação coletiva para resolver as questões coletivas e individuais na administração pública. Este país ratificou a Convenção 154 em 1992, 21 anos atrás, portanto, fazendo uma leitura e uma aplicação conjunta das duas convenções será absolutamente viável e fundamentada no Brasil.

13 CONVENÇÃO 154 E A NEÇOCIAÇÃO COLETIVA A Convenção 154 sobre o Fomento à Negociação Coletiva foi adotada pela OIT em 1981 para especificar com mais precisão como o direito deveria ser promovido. O Artigo 4º da Convenção 98 fala sobre a promoção dos meios em prol da negociação coletiva voluntária, mas sem muito norteamento. Também a Recomendação 163 sobre a Promoção da Negociação Coletiva foi adotada em 1981 para complementar a Convenção 154 no intuito de mais especificidade. (Ver: Promoting Collective Bargaining Convention No. 154, ILO Dialogue and ILO Normes, Geneva, 2011).

14 CONVENÇÃO 154 E A NEÇOCIAÇÃO COLETIVA Artigo 1º, inciso 3º da Convenção 154 é inteiramente afirmativo sobre a inclusão dos servidores envolvidos na administração do Estado, e falando das modalidades particulares do setor, em contraste ao Artigo 6º da Convenção 98 que não trata da situação dos servidores públicos.

15 CONVENÇÃO 154 E A NEÇOCIAÇÃO COLETIVA A OIT tem observado que as modalidades particulares da administração pública, obviamente distinta de uma empresa no setor privada, poderiam levar em consideração: O Congresso ou a autoridade governamental responsável pelo orçamento público poderia estabelecer o âmbito geral (com pisos e tetos) para a negociação dos salários, ou providenciar um pacote orçamentário que estabelece os parâmetros para a negociação da remuneração monetária dos servidores; Uma legislação que outorga às autoridades da fazenda o direito de comparecer na mesa da negociação coletiva; A criação de um sistema de negociação coletiva dentro um regime estatutário; Uma definição pela autoridade legislativa sobre os termos e condições a ser negociadas, sobre os níveis de negociação coletiva, e sobre os representantes, desde que haja uma consulta prévia e completa com as organizações sindicais dos servidores públicos. (Ver: Promoting Collective Bargaining Convention No. 154, ILO, Geneva, 2011)

16 SISTEMA DE CONTROLE NORMATIVO DA OIT EM RELAÇÃO AO BRASIL E A NEGOCIAÇÃO COLETIVA NO SETO PÚBLICO, CONV.ENÇÕES 98, 154 E 51 O Brasil em relação à Convenção 98 apareceu no Relatório do Comitê de Peritos da OIT (CEACR) para a 103ª CIT em 2014, e os Peritos perguntaram ao Governo sobre o progresso quanto à proposta legislativa (inclusive um PEC) para reconhecer e regulamentar a negociação coletiva para todos os empregados e funcionários públicos não envolvidos diretamente na administração do Estado.

17 SISTEMA DE CONTROLE NORMATIVO DA OIT EM RELAÇÃO AO BRASIL E A NEGOCIAÇÃO COLETIVA NO SETO PÚBLICO, CONV.ENÇÕES 98, 154 E 51 Quanto à Convenção 154, o Brasil recebeu o Requerimento Direito do Comitê dos Peritos em 2009, pedindo mais informações sobre o progresso necessário para conseguir todo o reconhecimento e toda a garantia legislativa/constitucional do direito de negociação coletiva para todos os servidores públicos (inclusive aqueles envolvidos na administração do Estado), e em todos os níveis: federal, estadual e municipal.

18 SISTEMA DE CONTROLE NORMATIVO DA OIT EM RELAÇÃO AO BRASIL E A NEGOCIAÇÃO COLETIVA NO SETO PÚBLICO, CONV.ENÇÕES 98, 154 E 151 Quanto à Convenção 151, o Brasil recebeu o Requerimento Direito dos Peritos em 2013 (publicado para a 103ª Sessão da CIT em 2014), que pediu o seguinte do Governo: tomar todas as medidas necessárias para adotar legislação que tipifica explicitamente as práticas antissindicais (no serviço público) com todos os remédios e com todas as penalidades com a força dissuasiva necessária; produzir todas as informações sobre a provisão de facilidades e de instalações necessárias (através de legislação, convenções coletivas ou de arbitragem) para que os servidores públicos possam conduzir suas atividades sindicais legítimas, (o desconto da folha do pagamento (autorizado) para contribuir ao custeio sindical, licença para atividades sindicais sem qualquer prejuízo aos salários e aos benefícios dos funcionários, acesso aos locais de trabalho sem atrasos e sem impedimento, e a provisão de espaço no local de trabalho, de equipamento e de infraestrutura necessária); o desenvolvimento de legislação para definitivamente reconhecer e regulamentar o direito de negociação coletiva para os servidores públicos ao nível federal, que também poderia orientar às autoridades estaduais e municipais.

19 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E NO SERVIÇO PÚBLICO O que os Peritos falam sobre a negociação coletiva na Administração Pública e no Serviço Público - uma observação inteiramente positiva O Comitê quer destacar que a negociação coletiva, longe de prejudicar a qualidade dos serviços públicos e o interesse geral (nacional), pode contribuir ao estabelecimento de relações de trabalho harmoniosas, contribuir à maior eficácia e efetividade dos serviços, e sobretudo, criar as condições de um trabalho decente, no qual se respeita a dignidade humana dos empregados públicos. De fato, os países que têm a negociação coletiva na administração pública demonstram também uma evolução positiva, que é reconhecida pelos próprios governos. (General Survey Concerning Labour Relations and Collective Bargaining in the Public Service, ILC, 102 nd Session, ILO Geneva, 2013)

20 SINDICALISMO PÚBLICO Uma palavra final sobre os desafios e as oportunidades para o sindicalismo público Há uma grande oportunidade para o sindicalismo público quanto ao processo de negociação coletiva na administração pública: enquanto o sindicalismo público tentar a negociação das suas próprias demandas e melhorias nas condições do trabalho, também ele poderá pautar ideias sobre melhorias na qualidade dos serviços públicos e mais investimentos e melhores instrumentos para efetuar políticas públicas básicas.

21 SINDICALISMO PÚBLICO É assim que o sindicalismo público poderia promover mais transparência e mais discussão sobre a aplicação dos investimentos públicos, ganhando também o apoio da sociedade em geral, mudando o senso comum que o sindicalismo público está pensando apenas nos próprios interesses corporativos.

22 SINDICALISMO PÚBLICO Mas os óbvios desafios e ameaças ao sindicalismo público de hoje têm tudo a ver com a crise econômica global, e com todas as pressões para cortar os orçamentos públicos com o objetivo de reduzir os enormes déficits fiscais. Agora é notória a grande ameaça ao sindicalismo público na Europa e ainda na América do Norte por conta dessa situação.

23 SINDICALISMO PÚBLICO E muito antes da grande eclosão da crise global em 2008, o sindicalismo público estava enfrentando os desafios de privatizações sistemáticas e da desregulamentação dos serviços públicos através dos acordos de livre comércio, como no caso do TLC entre EUA, Canada, e México, o NAFTA.

24 SINDICALISMO PÚBLICO Para os trabalhadores da América, há apenas uma forma de negociação que serve ela se chama negociação coletiva. Clarence Darrow, advogado trabalhista americano e advogado de direitos civis,

Prefácio e Argumento Básico

Prefácio e Argumento Básico Palestra de Stanley Gacek Congresso Internacional de Direito Sindical, Fortaleza, Ceará Sindicalismo, Estado e Serviço Público Sindicalismo e Estado: A Visão da OIT 14 horas, 11 de abril do 2013 Introdução

Leia mais

II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE INTEGRAÇÃO DOS TRABALHADORES UNIVERSITÁRIOS A Importância dos Trabalhadores Universitários no Sindicalismo Internacional

II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE INTEGRAÇÃO DOS TRABALHADORES UNIVERSITÁRIOS A Importância dos Trabalhadores Universitários no Sindicalismo Internacional STANLEY GACEK DIRETOR ADJUNTO E OFICIAL A CARGO - OIT BRASIL II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE INTEGRAÇÃO DOS TRABALHADORES UNIVERSITÁRIOS A Importância dos Trabalhadores Universitários no Sindicalismo Internacional

Leia mais

Fomento à Negociação Coletiva

Fomento à Negociação Coletiva 1 CONVENÇÃO N. 154 Fomento à Negociação Coletiva I Aprovada na 67ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (Genebra 1981), entrou em vigor no plano internacional em 11.8.83. II Dados referentes

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Organização Internacional do Trabalho. Convenções da Organização Internacional do Trabalho Parte 2. Profª.

DIREITOS HUMANOS. Organização Internacional do Trabalho. Convenções da Organização Internacional do Trabalho Parte 2. Profª. DIREITOS HUMANOS Organização Internacional do Trabalho Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Trabalho Forçado (Convenção n. 29): - Todos os Membros da organização Internacional do trabalho que ratificam a presente

Leia mais

CONVENÇÃO N.º 151 CONVENÇÃO RELATIVA À PROTECÇÃO DO DIREITO DE ORGANIZAÇÃO E AOS PROCESSOS DE FIXAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO NA FUNÇÃO PÚBLICA.

CONVENÇÃO N.º 151 CONVENÇÃO RELATIVA À PROTECÇÃO DO DIREITO DE ORGANIZAÇÃO E AOS PROCESSOS DE FIXAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO NA FUNÇÃO PÚBLICA. CONVENÇÃO N.º 151 CONVENÇÃO RELATIVA À PROTECÇÃO DO DIREITO DE ORGANIZAÇÃO E AOS PROCESSOS DE FIXAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO NA FUNÇÃO PÚBLICA. A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho:

Leia mais

CARTA DE LIBERDADE SINDICAL. Sindicato das/os Trabalhadoras/es do Serviço Público da Saúde do Estado do Paraná

CARTA DE LIBERDADE SINDICAL. Sindicato das/os Trabalhadoras/es do Serviço Público da Saúde do Estado do Paraná CARTA DE LIBERDADE SINDICAL Sindicato das/os Trabalhadoras/es do Serviço Público da Saúde do Estado do Paraná QUEM SOMOS Greve de 1991 S omos trabalhadoras e trabalhadores da saúde pública e defendemos

Leia mais

CONVENÇÃO N.º 154 DA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO, RELATIVA À PROMOÇÃO DA NEGOCIAÇÃO COLETIVA

CONVENÇÃO N.º 154 DA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO, RELATIVA À PROMOÇÃO DA NEGOCIAÇÃO COLETIVA CONVENÇÃO N.º 154 DA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO, RELATIVA À PROMOÇÃO DA NEGOCIAÇÃO COLETIVA Adotada pela Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho na sua 67.ª sessão, em Genebra,

Leia mais

Também gostaria de reconhecer, como estrangeiro, o extraordinário compromisso do Brasil com o trabalho

Também gostaria de reconhecer, como estrangeiro, o extraordinário compromisso do Brasil com o trabalho Depoimento/Palestra de Stanley Gacek, Diretor Adjunto/Oficial Encarregado do Escritório da OIT no Brasil, sobre a PEC No. 18/2011, redução da idade mínima dos 16 para os 14 anos, 14 de julho de 2015, às

Leia mais

MINISTÉRIO PUBLICO DO TRABALHO

MINISTÉRIO PUBLICO DO TRABALHO NOTA TÉCNICA N. 3, de 14 de maio de 2019 MEDIDA PROVISÓRIA N. 873, DE 1º DE MARÇO DE 2019. 1. Em 1º de março de 2019, o Presidente da República editou a MP n. 873 (Medida Provisória) que alterou dispositivos

Leia mais

V Jornada Jurídica - CNTQ Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria Química. Prof. Gérson Marques

V Jornada Jurídica - CNTQ Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria Química. Prof. Gérson Marques V Jornada Jurídica - CNTQ Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria Química Prof. Gérson Marques Estado Empregadores Entidades associativas Dirigentes Outros (polícia, imprensa, pessoas físicas

Leia mais

Convenções coletivas transfronteiriças e diálogo social transnacional

Convenções coletivas transfronteiriças e diálogo social transnacional P7_TA(2013)0386 Convenções coletivas transfronteiriças e diálogo social transnacional Resolução do Parlamento Europeu, de 12 de setembro de 2013, sobre convenções coletivas transfronteiriças e diálogo

Leia mais

Convenção n.º 87 CONVENÇÃO SOBRE A LIBERDADE SINDICAL E A PROTECÇÃO DO DIREITO SINDICAL

Convenção n.º 87 CONVENÇÃO SOBRE A LIBERDADE SINDICAL E A PROTECÇÃO DO DIREITO SINDICAL Convenção n.º 87 CONVENÇÃO SOBRE A LIBERDADE SINDICAL E A PROTECÇÃO DO DIREITO SINDICAL A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho, convocada em S. Francisco pelo conselho de administração

Leia mais

Conheça a Convenção 87 da OIT. Uma das mais antigas reivindicações da CUT, a Convenção 87 da OIT versa sobre autonomia e liberdade sindical.

Conheça a Convenção 87 da OIT. Uma das mais antigas reivindicações da CUT, a Convenção 87 da OIT versa sobre autonomia e liberdade sindical. Conheça a Convenção 87 da OIT Uma das mais antigas reivindicações da CUT, a Convenção 87 da OIT versa sobre autonomia e liberdade sindical. Pelas diretrizes apontadas por esta convenção, os sindicatos

Leia mais

SUMÁRIO Questões de concursos... 73

SUMÁRIO Questões de concursos... 73 SUMÁRIO 1. Direito Coletivo do Trabalho: breve evolução histórica. Autonomia. Conceito, denominação e conteúdo. Função. Princípios especiais do Direito Coletivo do Trabalho... 17 1.1. Breve evolução histórica.

Leia mais

Direitos, integração e mobilidades: Desafios no mercado de trabalho

Direitos, integração e mobilidades: Desafios no mercado de trabalho Direitos, integração e mobilidades: Desafios no mercado de trabalho Stanley Gacek 1 Boa tarde a todos e todas. Antes de prosseguir com meus comentários, gostaria de cumprimentar os palestrantes ilustres

Leia mais

Capacitação de Lideranças Empresariais Sindicais. Módulo VI. Legislação Sindical

Capacitação de Lideranças Empresariais Sindicais. Módulo VI. Legislação Sindical 2009 Capacitação de Lideranças Empresariais Sindicais Módulo VI Legislação Sindical Iconografia: Conceitos e pontos de vista Organograma e Fluxograma Exemplos e exposições Comparação Atores e responsáveis

Leia mais

CONVENÇÃO N Liberdade Sindical e Proteção ao Direito de Sindicalização

CONVENÇÃO N Liberdade Sindical e Proteção ao Direito de Sindicalização CONVENÇÃO N. 87 1 Liberdade Sindical e Proteção ao Direito de Sindicalização Aprovada na 31ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (São Francisco 1948), entrou em vigor no plano internacional

Leia mais

PASSO A PASSO PARA AUTORIZAÇÃO DO DESCONTO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL À LUZ DA LEI N /2017

PASSO A PASSO PARA AUTORIZAÇÃO DO DESCONTO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL À LUZ DA LEI N /2017 PASSO A PASSO PARA AUTORIZAÇÃO DO DESCONTO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL À LUZ DA LEI N. 13.467/2017 A Consultoria jurídica Zilmara Alencar, em atenção à solicitação do FST - FÓRUM SINDICAL DOS TRABALHADORES

Leia mais

A CONVENÇÃO 151 DA OIT E TRABALHISTA BRASILEIRA AS LACUNAS DA LEGISLAÇÃO PROF. DRA. MARIA HEMÍLIA FONSECA

A CONVENÇÃO 151 DA OIT E TRABALHISTA BRASILEIRA AS LACUNAS DA LEGISLAÇÃO PROF. DRA. MARIA HEMÍLIA FONSECA A CONVENÇÃO 151 DA OIT E AS LACUNAS DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA BRASILEIRA PROF. DRA. MARIA HEMÍLIA FONSECA PROBLEMÁTICA DO ESTUDO i. Identificar como as disposições da Convenção nº 151 se repercutem na

Leia mais

CAMPANHA CONTRA AS PRÁTICAS ANTI-SINDICAIS DOCUM ENTO

CAMPANHA CONTRA AS PRÁTICAS ANTI-SINDICAIS DOCUM ENTO CAMPANHA CONTRA AS PRÁTICAS ANTI-SINDICAIS DOCUMENTO As práticas anti-sindicais O Brasil é signatário da Convenção 98 da OIT sobre a aplicação dos princípios do direito de sindicalização e de negociação

Leia mais

CONVENÇÃO N.º 98 DA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO, SOBRE A APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO DIREITO DE ORGANIZAÇÃO E DE NEGOCIAÇÃO COLECTIVA

CONVENÇÃO N.º 98 DA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO, SOBRE A APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO DIREITO DE ORGANIZAÇÃO E DE NEGOCIAÇÃO COLECTIVA CONVENÇÃO N.º 98 DA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO, SOBRE A APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO DIREITO DE ORGANIZAÇÃO E DE NEGOCIAÇÃO COLECTIVA Adotada pela Conferência Geral da Organização Internacional

Leia mais

Conferência Internacional do Trabalho

Conferência Internacional do Trabalho Conferência Internacional do Trabalho PROTOCOLO À CONVENÇÃO 29 PROTOCOLO À CONVENÇÃO SOBRE TRABALHO FORÇADO, 1930, ADOTADA PELA CONFERÊNCIA EM SUA CENTÉSIMA TERCEIRA SESSÃO, GENEBRA, 11 DE JUNHO DE 2014

Leia mais

Implementando Programas de Aprendizes de Alta Qualidade Não É Tão Difícil!

Implementando Programas de Aprendizes de Alta Qualidade Não É Tão Difícil! Implementando Programas de Aprendizes de Alta Qualidade Não É Tão Difícil! Michael Axmann Organização Internacional para Mão de Obra Departamento de Políticas de Emprego Curso eletivo 08 de agosto de 2016

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA NO LOCAL DE TRABALHO MAC INDÚSTRIA MECANICA

CÓDIGO DE CONDUTA NO LOCAL DE TRABALHO MAC INDÚSTRIA MECANICA PÁGINA 1 DE 6 Declaração da Política MAC Responsabilidade de todos os colaboradores. A Mac Indústria Mecânica pretende elevar o nível de satisfação na percepção de nossos clientes, colaboradores e acionistas.

Leia mais

NACIONAL DE TRABALHO DECENTE - PNTD

NACIONAL DE TRABALHO DECENTE - PNTD SEMINÁRIO SINDICAL SOBRE O PLANO NACIONAL DE TRABALHO DECENTE - PNTD Paulo Sergio Muçouçah Coordenador dos Programas de Trabalho Decente e Empregos Verdes Escritório da OIT no Brasil Roteiro da apresentação

Leia mais

CONGRESSO ADVOGADOS TRABALHISTAS AGETRA Jose Eymard Loguercio

CONGRESSO ADVOGADOS TRABALHISTAS AGETRA Jose Eymard Loguercio CONGRESSO ADVOGADOS TRABALHISTAS AGETRA Jose Eymard Loguercio Síntese 1. Oportunidade para uma justa Homenagem 2. Um brevíssimo clima geral 3. Temas específicos: resistir e agir Roberto Lyra Filho 1. Direito

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização do Poder Judiciário Tribunais Regionais do Trabalho e Juízes do Trabalho. Profª. Liz Rodrigues - A Justiça do Trabalho é uma justiça federal especializada, composta pelo

Leia mais

DIREITOS SINDICAIS DOS SERVIDORES PÚBLICOS. Direitos Sociais Constitucionais art. 39, 3º CF.

DIREITOS SINDICAIS DOS SERVIDORES PÚBLICOS. Direitos Sociais Constitucionais art. 39, 3º CF. DIREITOS SINDICAIS DOS SERVIDORES PÚBLICOS Direitos Sociais Constitucionais art. 39, 3º CF. DIREITOS SINDICAIS AS TRÊS DIMENSÕES QUE ESTRUTURAM A ATIVIDADE SINDICAL A associação sindical A negociação coletiva

Leia mais

Licença Remunerada para Estudos

Licença Remunerada para Estudos 1 CONVENÇÃO N. 140 Licença Remunerada para Estudos I Aprovada na 59ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (Genebra 1974), entrou em vigor no plano internacional em 23.9.76. II Dados referentes

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2012/01 DISCIPLINA: DIREITO DO II PROFESSOR: FRANCISCA JEANE PEREIRA DA SILVA MARTINS TURMAS: 8

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2014/01 DISCIPLINA: DO II PROFESSOR: FRANCISCA JEANE PEREIRA DA SILVA MARTINS TURMA: 8º DM / EN

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA NO LOCAL DE TRABALHO ELECTROLUX

CÓDIGO DE CONDUTA NO LOCAL DE TRABALHO ELECTROLUX CÓDIGO DE CONDUTA NO LOCAL DE TRABALHO ELECTROLUX Declaração da Política Electrolux A Electrolux pretende ser a melhor empresa de eletrodomésticos do mundo na percepção de nossos clientes, empregados e

Leia mais

Ações Reunião realizada nos dias 13 a 16 de outubro de 2014

Ações Reunião realizada nos dias 13 a 16 de outubro de 2014 R E L A Ç Õ E S I N T E R N A C I O N A I S Órgão Organização Internacional do Trabalho (OIT) Representação Eventual 18ª Reunião Regional Americana da OIT Representante Lidiane Duarte Nogueira Advogada

Leia mais

Violação à Convenção nº 98 da OIT: O Brasil deve permanecer na lista curta?

Violação à Convenção nº 98 da OIT: O Brasil deve permanecer na lista curta? Violação à Convenção nº 98 da OIT: O Brasil deve permanecer na lista curta? LUCIANA PAULA CONFORTI Diretora de Formação e Cultura e membro da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da ANAMATRA lucianapaulaconforti@gmail.com

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Direito Coletivo do Trabalho. Prof. Hermes Cramacon

DIREITO DO TRABALHO. Direito Coletivo do Trabalho. Prof. Hermes Cramacon DIREITO DO TRABALHO Direito Coletivo do Trabalho Prof. Hermes Cramacon Conceito: complexo de institutos, princípios e regras jurídicas que regulam as relações laborais de empregados e empregadores e outros

Leia mais

Convenção Relativa à Liberdade Sindical e à Proteção do Direito de Sindicalização

Convenção Relativa à Liberdade Sindical e à Proteção do Direito de Sindicalização Convenção Relativa à Liberdade Sindical e à Proteção do Direito de Sindicalização Convenção nº 87/OIT A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho: Convocada em São Francisco pelo Conselho

Leia mais

Lidiane Duarte Nogueira Advogada Divisão Sindical da CNC

Lidiane Duarte Nogueira Advogada Divisão Sindical da CNC RELAÇÕES INTERNACIONAIS Órgão Organização Internacional do Trabalho (OIT) Representação Eventual 105ª Conferência Internacional do Trabalho Representante Lidiane Duarte Nogueira Advogada Divisão Sindical

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Organização Internacional do Trabalho. Direito Internacional do Trabalho parte 1. Profª. Liz Rodrigues

DIREITOS HUMANOS. Organização Internacional do Trabalho. Direito Internacional do Trabalho parte 1. Profª. Liz Rodrigues DIREITOS HUMANOS Organização Internacional do Trabalho Direito Internacional do Trabalho parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Direito Internacional do Trabalho é o ramo do Direito Internacional Público que visa

Leia mais

TEMA 3 TRABALHO DESIGUAL? NOVAS FORMAS DE DESIGUALDADE E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

TEMA 3 TRABALHO DESIGUAL? NOVAS FORMAS DE DESIGUALDADE E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO TEMA 3 TRABALHO DESIGUAL? NOVAS FORMAS DE DESIGUALDADE E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO O TRABALHO DIGNO, A JUSTIÇA SOCIAL E O FUTURO DO TRABALHO OIT: MISSÃO Desenvolve o seu trabalho no âmbito da redução da

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA DO GRUPO DE PESQUISA DE DIREITO DO TRABALHO DO IDP

PROJETO DE PESQUISA DO GRUPO DE PESQUISA DE DIREITO DO TRABALHO DO IDP PROJETO DE PESQUISA DO GRUPO DE PESQUISA DE DIREITO DO TRABALHO DO IDP COORDENADORES: Min. Gilmar Ferreira Mendes, do STF e Presidente do TSE (Mestre pela UnB e Doutor por Münster) Min. Ives Gandra da

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2011

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2011 Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2011 DISCIPLINA: DIREITO DO II PROFESSOR: MARCELLO MANCILHA TURMA: 3º ANO INTEGRAL UNIDADES CONTEÚDOS

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA RESISTIR, MUDAR E AVANÇAR. XVII CONFUP Salvador, 05 de agosto de 2017

REFORMA TRABALHISTA RESISTIR, MUDAR E AVANÇAR. XVII CONFUP Salvador, 05 de agosto de 2017 REFORMA TRABALHISTA RESISTIR, MUDAR E AVANÇAR XVII CONFUP Salvador, 05 de agosto de 2017 Contextualização Desmonte do papel social do Estado Reforma da Previdência Altera as regras de acesso e remuneração

Leia mais

Convenção nº 87 SOBRE A LIBERDADE SINDICAL E A PROTEÇÃO DO DIREITO SINDICAL*

Convenção nº 87 SOBRE A LIBERDADE SINDICAL E A PROTEÇÃO DO DIREITO SINDICAL* Convenção nº 87 SOBRE A LIBERDADE SINDICAL E A PROTEÇÃO DO DIREITO SINDICAL* A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho: Convocada em São Francisco pelo Conselho de Administração do Secretariado

Leia mais

22 de Fevereiro de Formação a Técnicos Autárquicos

22 de Fevereiro de Formação a Técnicos Autárquicos 22 de Fevereiro de 2013 Formação a Técnicos Autárquicos Contratação Pública Socialmente Responsável O que é? (...é sobre a definição de um modelo e influenciar o mercado local. Ao promover SRPP, as autoridades

Leia mais

Reforma Trabalhista (Lei n /2017): NEGOCIAÇÃO COLETIVA. Gisela R. M. de Araujo e Moraes Desembargadora do Trabalho

Reforma Trabalhista (Lei n /2017): NEGOCIAÇÃO COLETIVA. Gisela R. M. de Araujo e Moraes Desembargadora do Trabalho Reforma Trabalhista (Lei n 13.467/2017): NEGOCIAÇÃO COLETIVA Gisela R. M. de Araujo e Moraes Desembargadora do Trabalho PANORAMA EXISTENTE Sociedade altamente litigiosa (1 ação para cada 2 habitantes)

Leia mais

O IMPACTO DAS MUDANÇAS NA REFORMA TRABALHISTA NO DIA A DIA DAS RELAÇÕES DE TRABALHO DOS CLUBES

O IMPACTO DAS MUDANÇAS NA REFORMA TRABALHISTA NO DIA A DIA DAS RELAÇÕES DE TRABALHO DOS CLUBES O IMPACTO DAS MUDANÇAS NA REFORMA TRABALHISTA NO DIA A DIA DAS RELAÇÕES DE TRABALHO DOS CLUBES LEI Nº 13.467 DE 13 DE JULHO DE 2017 Altera a Consolidação das Leis do Trabalho aprovada pelo Decreto- Lei

Leia mais

Direito Constitucional TJ/RJ Prof. Carlos Andrade

Direito Constitucional TJ/RJ Prof. Carlos Andrade Direito Constitucional TJ/RJ Prof. Carlos Andrade 19. Segundo a Constituição Federal, os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional,

Leia mais

Série: 8/ 10 VERÁSQUEUMFILHOTEUNÃOFOGEÀLUTA NEGOCIAÇÃO COLETIVA E O CUSTEIO SINDICAL

Série: 8/ 10 VERÁSQUEUMFILHOTEUNÃOFOGEÀLUTA NEGOCIAÇÃO COLETIVA E O CUSTEIO SINDICAL Série: 8/ 10 VERÁSQUEUMFILHOTEUNÃOFOGEÀLUTA NEGOCIAÇÃO COLETIVA E O CUSTEIO SINDICAL A Zilmara Alencar Consultoria Jurídica - ZAC em continuidade à Série ZAC Verás que um filho teu não foge à luta, disponibiliza

Leia mais

ABRIL DE Apoio

ABRIL DE Apoio PROPOSTA DE TRABALHO CAMPANHA CONTRA AS PRÁTICAS ANTI-SINDICAIS ABRIL DE 2008 Apoio I. IDENTIFICAÇÃO DO PROJ ETO Título: Campanha Sindical contra as Práticas Anti-Sindicais (PAS) Duração do Projeto: 24

Leia mais

I INTRODUÇÃO CAPÍTULO I NOÇÕES BÁSICAS CAPÍTULO II O DIREITO DO TRABALHO ATUAL CAPÍTULO III EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO DIREITO DO TRABALHO

I INTRODUÇÃO CAPÍTULO I NOÇÕES BÁSICAS CAPÍTULO II O DIREITO DO TRABALHO ATUAL CAPÍTULO III EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO DIREITO DO TRABALHO DIREITO DO TRABALHO 1º O trabalho 2º O Direito do trabalho 3º O laboralismo no sistema jurídico I INTRODUÇÃO CAPÍTULO I NOÇÕES BÁSICAS 4º Velhos e novos problemas 5º Bibliografia CAPÍTULO II O DIREITO

Leia mais

Plano Nacional de Trabalho Decente -

Plano Nacional de Trabalho Decente - Plano Nacional de Trabalho Decente - PNTD Ministério do Trabalho e Emprego Setembro de 2009 Trabalho Decente Contar com oportunidades de um trabalho produtivo com retribuição digna, segurança no local

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 14, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2011

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 14, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2011 RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 14, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2011 Dispõe sobre o Programa de Reassentamento Brasileiro. O COMITÊ NACIONAL PARA OS REFUGIADOS - CONARE, no uso de suas atribuições previstas no art. 12,

Leia mais

Regimento Interno Prof. Alexandre Magno

Regimento Interno Prof. Alexandre Magno Regimento Interno Prof. Alexandre Magno Regimento Interno www.concursovirtual.com.br 1 SÃO VEDADOS: Das Vedações e Restrições I O INÍCIO DE PROGRAMA OU PROJETO NÃO INCLUÍDOS DA LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL;

Leia mais

Tratamento Especial e Diferenciado (S&DT) no TFA

Tratamento Especial e Diferenciado (S&DT) no TFA Tratamento Especial e Diferenciado (S&DT) no TFA Oficina nacional 2, 3 e 4 de Fevereiro de 2015, Praia, Cabo Verde Aplicação do acordo de facilitação do comércio (TFA) da OMC ... Perspetivas da Decisão

Leia mais

LIBERDADE SINDICAL E REPRESENTATIVIDADE

LIBERDADE SINDICAL E REPRESENTATIVIDADE LIBERDADE SINDICAL E REPRESENTATIVIDADE NASCIMENTO, Vanessa Moreira do Resumo A presente pesquisa busca analisar o problema da representatividade sindical associada ao conceito de representação inserido

Leia mais

Democratização do Estado e negociação coletiva. Senador José Pimentel 4/4/2014

Democratização do Estado e negociação coletiva. Senador José Pimentel 4/4/2014 Democratização do Estado e negociação coletiva Senador José Pimentel 4/4/2014 Efeitos da DITADURA sobre os trabalhadores As dificuldades de organização Repressão aos movimentos reivindicatórios Perdas

Leia mais

INFORMATIVO JURÍDICO Nº 13/2018

INFORMATIVO JURÍDICO Nº 13/2018 EMENTA: REFORMA TRABALHISTA. CONTRIBUIÇÃO SINDICAL. ART. 545 CLT. NÃO OBRIGATORIEDADE. NECESSIDADE DE AUTORIZAÇÃO PELO EMPREGADO. PROCEDIMENTO. Serve o presente para que seja esclarecido a respeito da

Leia mais

22 de Setembro: Paralisação Nacional contra as reformas trabalhista e da Previdência

22 de Setembro: Paralisação Nacional contra as reformas trabalhista e da Previdência 22 de Setembro: Paralisação Nacional contra as reformas trabalhista e da Previdência Em plenária realizada na manhã desta sexta-feira (16) na sede da Fetrafi, os representantes no Estado das principais

Leia mais

MP altera artigos da CLT e proíbe descontos de contribuição sindical do salário

MP altera artigos da CLT e proíbe descontos de contribuição sindical do salário MEDIDA PROVISÓRIA 873 MP altera artigos da CLT e proíbe descontos de contribuição sindical do salário Nova medida de Bolsonaro exige autorização individual para cobrança, que deverá ser feita por meio

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Interpretação de texto. Argumentação. Pressupostos e subentendidos. Níveis de linguagem. Articulação do texto: coesão e coerência... 3 Termos da oração. Processos de coordenação e subordinação...

Leia mais

PROJETO DE LEI N 022/2017.

PROJETO DE LEI N 022/2017. PROJETO DE LEI N 022/2017. Dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Turismo COMTUR e do Fundo Municipal de Turismo - FUMTUR, e dá outras providências. Art. 1º. Fica criado o Conselho Municipal de

Leia mais

Boas Práticas para o desenvolvimento e implementação de Sistemas Nacionais de Notificação e Registro

Boas Práticas para o desenvolvimento e implementação de Sistemas Nacionais de Notificação e Registro Boas Práticas para o desenvolvimento e implementação de Sistemas Nacionais de Notificação e Registro Objetivos Um Sistema Nacional de Registro e Notificação de Acidentes e Doenças Ocupacionais visa: Fornecer

Leia mais

CONSIDERAÇÕES SOBRE PL 6.787/2016: UMA ANÁLISE INSTITUCIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO. Ronado Curado Fleury Procurador-Geral do Trabalho

CONSIDERAÇÕES SOBRE PL 6.787/2016: UMA ANÁLISE INSTITUCIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO. Ronado Curado Fleury Procurador-Geral do Trabalho CONSIDERAÇÕES SOBRE PL 6.787/2016: UMA ANÁLISE INSTITUCIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO Ronado Curado Fleury Procurador-Geral do Trabalho REFORMA TRABALHISTA TRARÁ EMPREGOS E CRESCIMENTO ECONÔMICO?

Leia mais

Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Rio Grande do Sul

Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Rio Grande do Sul Sindicato dos Médicos Veterinários do Estado do Rio Grande do Sul 513332-4383 Rua Ramiro Barcelos, 1793/603 Bom Fim Porto Alegre/RS simvetrs.com.br simvetrs@simvetrs.com.br Sindicato dos Médicos Veterinários

Leia mais

Trabalho Noturno Publicado no site: OIT - Organização Internacional do Trabalho - Escritório no Brasil (http://www.oitbrasil.org.

Trabalho Noturno Publicado no site: OIT - Organização Internacional do Trabalho - Escritório no Brasil (http://www.oitbrasil.org. Trabalho Noturno [1]CONVENÇÃO N. 171 I Aprovada na 77ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (Genebra 1990), ao iniciar-se o ano de 1994 ainda não havia entrado em vigor no plano internacional.

Leia mais

Lei n.º 21-D/92 de 28 de Agosto - Lei Sindical

Lei n.º 21-D/92 de 28 de Agosto - Lei Sindical Lei n.º 21-D/92 de 28 de Agosto - Lei Sindical e-mail: geral@info-angola.com portal: www.info-angola.com Página 1 / 15 Considerando as importantes transformações que se operam em Angola, nos domínios político,

Leia mais

Art. 1º O Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, passa a vigorar com as seguintes alterações:

Art. 1º O Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, passa a vigorar com as seguintes alterações: Art. 1º O Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943 - Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, passa a vigorar com as seguintes alterações: Art. 612-A. A Contribuição de Negociação Coletiva, decorrente

Leia mais

DIREITO COLETIVO. *Princípio do direito coletivo Princípio da liberdade sindical art. 8º, CF

DIREITO COLETIVO. *Princípio do direito coletivo Princípio da liberdade sindical art. 8º, CF *Organização sindical: DIREITO COLETIVO Sindicato art. 511, CLT, art. 8º, III e VI, CF pactuar acordos e convenções coletivos, atuar como substituto processual e representante. Federação art. 534, CLT

Leia mais

Objetivos da apresentação

Objetivos da apresentação REFORMA TRABALHISTA & ESTRATÉGIAS SINDICAIS/ CONGRESSO - CONTEE Objetivos da apresentação I. Visão panorâmica da Reforma Trabalhista II. Impactos III. Estratégias sindicais Contexto pré-impeachment Reforma

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO

DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO Pós em Direito CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO INFORMAÇÕES BÁSICAS ÁREA: Direito do Trabalho e Processo do Trabalho COORDENADORES: Otávio Calvet INÍCIO MÓDULO I: 16/03/2018

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos

DIREITOS HUMANOS. Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos DIREITOS HUMANOS Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos Pacto Intern. sobre Direitos Econ., Sociais e Culturais Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Aberto às ratificações em

Leia mais

A visão da OIT sobre o Trabalho Decente

A visão da OIT sobre o Trabalho Decente Boletim Econômico Edição nº 61 maio de 2015 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico A visão da OIT sobre o Trabalho Decente 1 1. CONCEITO DE TRABALHO DECENTE O conceito de Trabalho

Leia mais

Esclareça as dúvidas mais freqüentes sobre o recolhimento da Contribuição Sindical Patronal

Esclareça as dúvidas mais freqüentes sobre o recolhimento da Contribuição Sindical Patronal E-mail: sindicomita@yahoo.com.br Site: http://www.sindicomitabuna.com.br/ Esclareça as dúvidas mais freqüentes sobre o recolhimento da Contribuição Sindical Patronal 1. O que é Contribuição Sindical Definição

Leia mais

EXPERIÊNCIA PRÁTICA DO APRENDIZ - NOVAS ALTERAÇÕES Decreto nº de DOU de

EXPERIÊNCIA PRÁTICA DO APRENDIZ - NOVAS ALTERAÇÕES Decreto nº de DOU de Data do boletim informativo Volume 1, Edição 1 Di Informativo 08/2016 EXPERIÊNCIA PRÁTICA DO APRENDIZ - NOVAS ALTERAÇÕES Decreto nº 8.740 de 04.05.2016 - DOU de 05.05.2016 Foi publicado no Diário Oficial

Leia mais

Está prevista no art. 149 da Constituição Federal e no artigo 578 e seguintes, da Consolidação das Leis do Trabalho CLT.

Está prevista no art. 149 da Constituição Federal e no artigo 578 e seguintes, da Consolidação das Leis do Trabalho CLT. CONTRIBUIÇÃO SINDICAL PATRONAL 2018 Perguntas Frequentes 1) O que é Contribuição Sindical? A Contribuição Sindical é o mais importante instrumento de atuação das entidades sindicais para o exercício de

Leia mais

NIVELAMENTO PARA PÓS GRADUAÇÃO. - Direito Individual do Trabalho - (aula 08/11)

NIVELAMENTO PARA PÓS GRADUAÇÃO. - Direito Individual do Trabalho - (aula 08/11) NIVELAMENTO PARA PÓS GRADUAÇÃO - Direito Individual do Trabalho - (aula 08/11) CUSTÓDIO NOGUEIRA Advogado militante especializado em Direito Civil e Processo Civil; Sócio da Tardem e Nogueira Assessoria

Leia mais

BLOCO 10 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL

BLOCO 10 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL BLOCO 10 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 PARTE I CUSTEIO SINDICAL ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL Emenda: 416 e 560 Autor: Tipo de emenda: Deputado João Daniel

Leia mais

MEDIDA PROVISÓRIA nº 873/2019. Nota preliminar sobre as alterações promovidas no sistema de financiamento sindical

MEDIDA PROVISÓRIA nº 873/2019. Nota preliminar sobre as alterações promovidas no sistema de financiamento sindical MEDIDA PROVISÓRIA nº 873/2019 Nota preliminar sobre as alterações promovidas no sistema de financiamento sindical 1. No dia 1º de março de 2019, em edição extraordinária do Diário Oficial da União, o Poder

Leia mais

MINISTÉRIO PUBLICO DO TRABALHO

MINISTÉRIO PUBLICO DO TRABALHO NOTA TÉCNICA n. 02, de 26 de outubro de 2018 CONTRIBUIÇÃO ESTABELECIDA EM ACORDO OU COVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO I - CUSTEIO SINDICAL E REFORMA TRABALHISTA 1. A Lei n. 13.467/17 afastou a compulsoriedade

Leia mais

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Relações de Trabalho no Serviço Público. As Relações de Trabalho no Serviço Público. Sérgio Mendonça SRT/MP

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Relações de Trabalho no Serviço Público. As Relações de Trabalho no Serviço Público. Sérgio Mendonça SRT/MP As Relações de Trabalho no Serviço Público Sérgio Mendonça SRT/MP Fortaleza/CE, 26/9/2012 O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Protocolo de 16-6-2003 = compromisso

Leia mais

BLOCO 04 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL

BLOCO 04 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL BLOCO 04 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 PARTE I CUSTEIO SINDICAL ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL Emenda: 254 Autor: Deputado Pedro Uczai Tipo de emenda: Aditiva

Leia mais

CONVENÇÃO N 98 SOBRE A APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO DIREITO DE SINDICALIZAÇÃO E DE NEGOCIAÇÃO COLETIVA

CONVENÇÃO N 98 SOBRE A APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO DIREITO DE SINDICALIZAÇÃO E DE NEGOCIAÇÃO COLETIVA CONVENÇÃO N 98 SOBRE A APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO DIREITO DE SINDICALIZAÇÃO E DE NEGOCIAÇÃO COLETIVA A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho: Convocada em Genebra pelo Conselho de

Leia mais

DISCRIMINAÇÃO EM MATÉRIA DE EMPREGO E PROFISSÃO CONVENÇÃO 111

DISCRIMINAÇÃO EM MATÉRIA DE EMPREGO E PROFISSÃO CONVENÇÃO 111 DISCRIMINAÇÃO EM MATÉRIA DE EMPREGO E PROFISSÃO DECRETO N o 62.150, DE 19 DE JANEIRO DE 1968. Promulga a Convenção nº 111 da OIT sobre discriminação em matéria de emprego e profissão. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA,

Leia mais

Versão consolidada provisória do Tratado que estabelece uma Constituição para a Europa

Versão consolidada provisória do Tratado que estabelece uma Constituição para a Europa CONFERÊNCIA DOS REPRESENTANTES DOS GOVERNOS DOS ESTADOS-MEMBROS Bruxelas, 25 de Junho de 2004 CIG 86/04 Assunto: CIG 2003/2004 Versão consolidada provisória do Tratado que estabelece uma Constituição para

Leia mais

OS DESAFIOS DO CONGRESSO PARA 2017 LEGISLAÇÃO TRABALHISTA HÉLIO ZYLBERSTAJN FEA/USP E FIPE

OS DESAFIOS DO CONGRESSO PARA 2017 LEGISLAÇÃO TRABALHISTA HÉLIO ZYLBERSTAJN FEA/USP E FIPE HÉLIO ZYLBERSTAJN FEA/USP E FIPE Brasília 08/02/2017 1. Introdução 2. Terceirização (PL da Câmara 30/2015) 3. Trabalho Intermitente (PL do Senado 218/2016 4. Programa Seguro-Emprego (MP 761/2016) 5. Reforma

Leia mais

A Regulamentação do Artigo 192: desenvolvimento e cidadania

A Regulamentação do Artigo 192: desenvolvimento e cidadania A Regulamentação do Artigo 192: desenvolvimento e cidadania Banco Central: função de Estado, autonomia e controle social São Paulo, 30 de abril de 2010 Ricardo Patah Presidente da União Geral dos Trabalhadores

Leia mais

Jornal Oficial nº L 225 de 12/08/1998 p

Jornal Oficial nº L 225 de 12/08/1998 p Directiva 98/59/CE do Conselho de 20 de Julho de 1998 relativa à aproximação das legislações dos Estados-membros respeitantes aos despedimentos colectivos Jornal Oficial nº L 225 de 12/08/1998 p. 0016-0021

Leia mais

Convenção 187 Convenção sobre o Quadro Promocional para a Segurança e Saúde no Trabalho. A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho,

Convenção 187 Convenção sobre o Quadro Promocional para a Segurança e Saúde no Trabalho. A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho, Convenção 187 Convenção sobre o Quadro Promocional para a Segurança e Saúde no Trabalho A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho, Convocada em Genebra pelo Conselho de Administração

Leia mais

Estatutos do Centro de Arbitragem Comercial 1

Estatutos do Centro de Arbitragem Comercial 1 Estatutos do Centro de Arbitragem Comercial 1 Artigo 1.º 1 O Centro de Arbitragem da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa é a instituição de arbitragem através da qual a Câmara de Comércio e Indústria

Leia mais

DECRETO Nº 5.005, DE 8 DE MARÇO DE 2004

DECRETO Nº 5.005, DE 8 DE MARÇO DE 2004 DECRETO Nº 5.005, DE 8 DE MARÇO DE 2004 Promulga a Convenção nº 171 da Organização Internacional do Trabalho relativa ao Trabalho Noturno. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere

Leia mais

Regimento Interno Prof. Alexandre Magno

Regimento Interno Prof. Alexandre Magno Regimento Interno Prof. Alexandre Magno www.concursovirtual.com.br 1 DOS VICE-PRESIDENTES SUBSTITUIR O PRESIDENTE NA ÓRDEM. SE SUBSTITUÍREM NA ÓRDEM. ASSUMEM A PLENITUDE DO CARGO NOS CASOS DE IMPEDIMENTO

Leia mais

Negociação Coletiva de Trabalho

Negociação Coletiva de Trabalho NEGOCIAÇÃO Coletiva de Trabalho Negociação Coletiva de Trabalho A Lei da Modernização Trabalhista, Lei nº 13.467/2017, trouxe maior equilíbrio na relação de trabalho, conferindo um protecionismo mais

Leia mais

BLOCO 03 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL

BLOCO 03 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL BLOCO 03 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 PARTE I CUSTEIO SINDICAL ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL Emenda: 29 Autor: Deputado Marco Maia Tipo de emenda: Aditiva

Leia mais

Suplente Roberto Luis Lopes Nogueira Advogado Divisão Sindical da CNC. Ações Reunião Ordinária realizada nos dias 5 e 6 de abril de 2016.

Suplente Roberto Luis Lopes Nogueira Advogado Divisão Sindical da CNC. Ações Reunião Ordinária realizada nos dias 5 e 6 de abril de 2016. RELAÇÕES DO TRABALHO Órgão Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) Representação Efetiva Comissão Tripartite de Revisão do Plano Nacional de Emprego e Trabalho Decente (PNETD) Representantes

Leia mais

XIV JORNADA NACIONAL DE DEBATES

XIV JORNADA NACIONAL DE DEBATES XIV JORNADA NACIONAL DE DEBATES CAMPANHAS SALARIAIS NO PÓS REFORMA TRABALHISTA RESISTIR, MUDAR E AVANÇAR São Paulo, 27 de julho de 2017 Contextualização Desmonte do papel social do Estado Reforma da Previdência

Leia mais

DECRETO Nº , DE 4 DE JANEIRO DE 2017.

DECRETO Nº , DE 4 DE JANEIRO DE 2017. DECRETO Nº 19.651, DE 4 DE JANEIRO DE 2017. Institui o Comitê para Gestão de Despesas de Pessoal (CGDEP). O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE, no uso de suas atribuições legais, na forma do artigo 94,

Leia mais

Promulga a Convenção Nº 161, da Organização Internacional do Trabalho - OIT, relativa aos serviços de saúde do trabalho.

Promulga a Convenção Nº 161, da Organização Internacional do Trabalho - OIT, relativa aos serviços de saúde do trabalho. DECRETO Nº 127, de 22/05/1991 Promulga a Convenção Nº 161, da Organização Internacional do Trabalho - OIT, relativa aos serviços de saúde do trabalho. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando da atribuição que

Leia mais

Estatutos do Comitê Internacional da Cruz Vermelha

Estatutos do Comitê Internacional da Cruz Vermelha Estatutos do Comitê Internacional da Cruz Vermelha Artigo 01 DE JANEIRO DE 2018 Adotados em 21 de dezembro de 2017 e em vigor desde 1º de janeiro de 2018. Faça o download dos Estatutos do CICV O Comitê

Leia mais

Organização das Nações Unidas - ONU

Organização das Nações Unidas - ONU Organização das Nações Unidas - ONU Profa. Alice Rocha Contextualização Os vitoriosos da 2GM (EUA, Reino Unido, União Soviética e China) buscavam um sistema de defesa coletiva multinacional. ONU criada

Leia mais

CÓDIGO DO TRABALHO. CAPÍTULO I - Fontes do direito do trabalho CAPÍTULO II - Aplicação do direito do trabalho. CAPÍTULO I - Disposições gerais

CÓDIGO DO TRABALHO. CAPÍTULO I - Fontes do direito do trabalho CAPÍTULO II - Aplicação do direito do trabalho. CAPÍTULO I - Disposições gerais CÓDIGO DO TRABALHO Lei n.º 7/2009, de 12 de Fevereiro LIVRO I - Parte geral TÍTULO I - Fontes e aplicação do direito do trabalho CAPÍTULO I - Fontes do direito do trabalho CAPÍTULO II - Aplicação do direito

Leia mais