A TRIBUTAÇÃO SOBRE VENDAS DE BENS E SERVIÇOS NO BRASIL: PROBLEMAS E POSSÍVEIS SOLUÇÕES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A TRIBUTAÇÃO SOBRE VENDAS DE BENS E SERVIÇOS NO BRASIL: PROBLEMAS E POSSÍVEIS SOLUÇÕES"

Transcrição

1 A TRIBUTAÇÃO SOBRE VENDAS DE BENS E SERVIÇOS NO BRASIL: PROBLEMAS E POSSÍVEIS SOLUÇÕES José Teófilo Oliveira APRESENTAÇÃO CONSELHO EMPRESARIAL DE ASSUNTOS TRIBUTÁRIOS DA FIRJAN 09/07/2015

2 2

3 3

4 4 1. ICMS Principais problemas Base estreita (exclui o setor serviços) Legislação complexa (27 Estados + CONFAZ) Mistura tributação origem/destino Ausência de garantias para devolução dos créditos acumulados Guerra fiscal (compromete a alocação eficiente de recursos na economia) Adota o conceito de crédito físico e não de crédito financeiro Onera a aquisição de bens de capital (regra do 1/48) Está sendo transformado em um imposto monofásico (abuso no uso de substituição tributária) Falta de transparência (o imposto integra a base de cálculo) calculo por dentro

5 5 2. O regime de substituição tributária no âmbito do ICMS Instituída pelo Art. 155, XII, alínea b Regulamentada pela LC 87/96 (Lei Kandir) sem nenhum balizamento. Pelo contrário, deixaria à critério dos Estados, através do CONFAZ (Art. 69 e 9º) baixar normas Para corrigir as inúmeras distorções impostas pelo mecanismo da ST: Fixar em lei complementar o princípio de que o mecanismo da ST poderá ser aplicado apenas nos casos de produtos que tenham as seguintes características: Serem (quase) homogêneos nos quesitos preço/qualidade, produzidos em setores oligopolizados (com poucos produtores) e comercializados de modo pulverizado (muitos pontos de venda). E mais, estabelecer uma lista positiva para estes bens.

6 6 3. PIS/COFINS Principais problemas São impostos gerais sobre bens e serviços travestidos de contribuições sociais (não são partilhados com Estados e Municípios) Os chamados regimes cumulativos e não cumulativos são arbitrários e improvisados (método de subtração) Calculo por dentro Adoção de critério do crédito físico Onera as exportações (reintegra) MÉRITO: tem base ampla. Alcança todos os setores de atividade (indústria, comércio e serviços)

7 7 4. PIS/COFINS Alíquotas Regime cumulativo PIS = 0,65 % / COFINS = 3,0 % = 3,65 % Regime não cumulativo PIS = 1,65 % / COFINS = 7,6 % = 9,25 % Além dos regimes acima ultimamente foram instituídos os seguintes complicadores: substituição tributária, alíquotas reduzidas (zero inclusive), tributação por volume, incidência sobre importações e sobre receitas financeiras.

8 8 5. REINTEGRA Lei de 14/12/2011 (criação) Art. 1º - O REINTEGRA tem por objetivos ressarcir valores referentes a custos tributários federais residuais existentes nas suas cadeiras de produção. A alíquota será de zero a três por cento. Solução de consulta da Receita Federal nº 195 de 07/11/2012. Através desse normativo ficou esclarecido que a subvenção do REINTEGRA está sujeita a incidência do PIS/COFINS, IR e de CSLL. Lei de 19/07/2013 em seu Art. 13 estabelece que os valores ressarcidos no âmbito do REINTEGRA não serão incluídas na base de cálculo do PIS/COFINS. Mantém entretanto a incidência do IR e CSLL.

9 9 5. REINTEGRA - continuação Lei de 13/11/2014 em seu Art reinstitui o REINTEGRA segundo um percentual que varia de 0,1 % e 3,0 % admitindo diferenciação por bem. Essa lei estende a exclusão da base de cálculo do valor reintegrado para o IR e CSLL. O Decreto de 27/02/2015 regulamenta a Lei /2014 fixa a alíquota do REINTEGRA em 3,0 %, e que deverá ser implantada progressivamente nos anos 2015/2016 (1,0 %); 2017 (2,0 %) e 2018 (3,0 %). O Art. 2º, 8º é uma verdadeira pérola: Ato do Poder Executivo poderá rever as alíquotas de que trata o 7º, observada a evolução macroeconômica do país. O REINTEGRA consumiu 04 (quatro) anos para ser implementado, ainda que parcialmente, Deus sabe até quando.

10 10 6. IPI Principais problemas 1. Base estreita (alcança apenas o setor industrial e segmentos do comércio atacadista) 2. Complexidade (alíquota diferenciada por produto) 3. Onera a aquisição de bens do ativo imobilizado (não dá direito a crédito)

11 11 7. O IVA na União Europeia 1. Base ampla alcança (quase) todos os bens e serviços comercializados 2. É multifásico (mecanismo débito/crédito) 3. É auto lançado 4. Alíquota padrão é uniforme (ainda que admitida diferenciação de alíquotas internas sobre certos bens e serviços) 5. Princípio do destino, tanto nas relações entre países da EU quanto com países não membros (zero rating) 6. Creditamento pleno nas aquisições de bens de capital (crédito pela aquisição de M&Eq são exigidos no próximo período de apuração) 7. Pronta devolução, em dinheiro, dos créditos acumulados do imposto (exportações e BK)

12 12 8. Restituições de IVA em percentagem da arrecadação bruta 1 País % País % País % País % Eslováquia 53,9 Reino Unido 40,9 Ucrânia 24,1 El Salvador 9,6 Canadá 50,3 África do Sul 39,5 Argélia 24,3 Camarões 8,8 Países Baixos 50,0 Nova Zelândia 35,5 Bulgária 21,5 Quênia 7,2 Letônia 49,1 México 32,1 França 21,2 Marrocos 5,1 Suécia 48,6 Chile 28,8 Peru 19,8 Colômbia 4,1 Hungria 48,2 Irlanda 24,9 Indonésia 12,4 Camboja 2,8 Rússia 44,6 Romênia 24,7 Bolívia 10,4 Moçambique 2,7 Fonte: Harrison e Krelove VAT Refunds: A Review of Country Experience, IMF Working Paper 05/ Restituição média anual no período 1998 a 2001.

13 13 9. Calculando o IVA Método do débito / crédito Método da subtração (PIS/COFINS) Método da adição Imposto a recolher = t i v i - t j c j Se t i = t j = t então: = t (v i c j ) = tva

14 O que diz a teoria econômica? Um IVA com alíquotas uniformes e caso o mecanismo de débito e crédito funcione sem fricção (sem retardos e interrupções), desonere totalmente a aquisição de bens de capital e as exportações e tribute as importações à mesma alíquota: 1. É equivalente, em seus efeitos econômicos impacto sobre preços relativos e valor arrecadado a um imposto sobre vendas no varejo de bens e serviços de consumo, com igual alíquota. 2. Atende ao princípio da eficiência econômica na tributação (imposto neutro) e favorece o crescimento econômico (bens de capital não são onerados pelo imposto)

15 11. Distribuição de carga entre setores 15

16 Conclusão I A Tabela 3 evidencia que a distribuição de cargas dos impostos sobre vendas estão em desacordo com o princípio da neutralidade. As alíquotas entre setores são extremamente diferenciadas. Vale a pena observar que os dados sugerem grosso modo: Que a alíquota padrão do ICMS poderia ser de 7,5 %, caso o imposto fosse aplicado sobre uma base ampla, sobretudo se alcançasse o setor serviços. Uma alíquota de 4,0 % geraria igual receita no caso do PIS-COFINS, etc,; Que uma alíquota uniforme de 14,5 % sobre o valor adicionado, que alcançasse todos os setores, geraria igual receita que os atuais ICMS, PIS-COFINS, IPI e ISS; Que no país os impostos indiretos não são apenas usados em excesso, mas também que não se distribuem com uniformemente entre setores, violando, pois, o princípio da neutralidade.

17 Diante desse quadro o que propõe o Governo Federal? Apenas reformar o ICMS Como fazer a reforma do ICMS? Exposição do Ministro Joaquim Levy na CAE do Senado Federal em 31/03/2015 a) Convergência das alíquotas para o destino (através de Resolução do Senado): redução gradual das alíquotas interestaduais para 4,0 %, de modo a deslocar a tributação da origem para o destino b) Convalidação (CONFAZ): reconhecimento e remissão dos créditos tributários relacionados aos benefícios concedidos sem aprovação do CONFAZ e admissão da continuação da sua vigência por período definido c) Fundo de Compensações (Estados+OGU): estabelecimento de fundo temporário, com contrapartida da União, compatível com impacto em Estados e capacidade fiscal da União

18 Vantagens das alíquotas no destino, segundo o Ministro Levy 1. Superação da insegurança jurídica - Ok 2. Melhora das relações federativas não sei 3. Promoção da redistribuição de receita em favor das UF s consumidoras ( menos desenvolvidas ) não necessariamente 4. Apoio às exportações não vejo como 5. Recomposição da arrecadação tributária estadual - Ok 6. Destravamento dos investimentos - não necessariamente 7. Aprimoramento do sistema tributário nacional - não necessariamente

19 Estimativas dos impactos na arrecadação interestadual do ICMS* Distribuição Perdas x Ganhos de arrecadação por UF Perdas efetivas / valor total ICMS arrecadado (%) ESTIMATIVAS* - a valores de 2013 FONTE: Levy. J. Políticas para a retomada do crescimento econômico, apresentação CAE/SENADO em 31/03/2015)

20 A experiência internacional União Europeia (EU) 28 países Opera com IVAs nacionais harmonizados pela Diretiva VAT (2006) do Conselho da União Europeia + impostos seletivos (bebidas, fumo, derivados de petróleo) Estados Unidos Operam com impostos sobre vendas no varejo (estadual) + impostos seletivos (estado e federal) (bebidas, fumo, derivados de petróleo e outros)

21 O que fazer em nosso caso? 1 - Criar um IVA Federal nos moldes europeus em substituição ao PIS/COFINS e IPI. Essa é a maior prioridade numa perspectiva de médio e longo prazos. Esta solução se impõe pelo defeitos desses tributos, mas também pela única virtude do PIS-COFINS, sua base ampla (alcança todos os bens e serviços), diferentemente do ICMS e dos demais tributos sobre vendas Só falta vontade política A União precisa deixar de dar lições e passar a dar bons exemplos em matéria de tributação indireta 2 Aprofundar reformas do ICMS de modo a aproximá-lo do IVA europeu. Isso implicará: Na incorporação do setor serviços ao ICMS (fim do ISS) Remar contra a corrente fiscalista e autoritária hoje existente nos Estados Necessidade de indenização por perdas de receita dos Estado Que seja criado o Fundo de Desenvolvimento Regional pelo fim a guerra fiscal OU 3 Transformar o ICMS num imposto sobre vendas no varejo de bens e serviços (modelo americano)

22 Onde chegar? Com um IVA federal em pleno funcionamento poderemos evoluir para um: 1 - IVA compartilhado ou IVA dual PEC 175/95: Base comum federal e estadual Duas alíquotas estadual e federal Estados perdem poder de legislar exceto para fixar alíquotas internas OU 2 IVA federal + imposto sobre vendas de bens e serviços no varejo (estadual).

23 Obrigado 23

Proposta de Reforma do Modelo Brasileiro de Tributação de Bens e Serviços. Bernard Appy Diretor do Centro de Cidadania Fiscal - CCiF

Proposta de Reforma do Modelo Brasileiro de Tributação de Bens e Serviços. Bernard Appy Diretor do Centro de Cidadania Fiscal - CCiF Proposta de Reforma do Modelo Brasileiro de Tributação de Bens e Serviços Bernard Appy Diretor do Centro de Cidadania Fiscal - CCiF Introdução Distorções do Sistema Tributário Elevada litigiosidade Custo

Leia mais

Reforma Tributária. Antoninho Marmo Trevisan. Gramado,26 de agosto de 2008

Reforma Tributária. Antoninho Marmo Trevisan. Gramado,26 de agosto de 2008 Reforma Tributária Antoninho Marmo Trevisan Gramado,26 de agosto de 2008 Sistema Tributário e Desenvolvimento Pressão Tributária A complexidade e a falta de neutralidade do sistema tributário brasileiro

Leia mais

Reforma Tributária: - Diagnóstico - Objetivos da reforma - Proposta para debate

Reforma Tributária: - Diagnóstico - Objetivos da reforma - Proposta para debate Reforma Tributária: - Diagnóstico - Objetivos da reforma - Proposta para debate Abril - 2007 1 Sistema Tributário e Desenvolvimento A complexidade e a falta de neutralidade do sistema tributário brasileiro

Leia mais

Reforma Tributária: - Diagnóstico - Objetivos da reforma - Proposta para debate

Reforma Tributária: - Diagnóstico - Objetivos da reforma - Proposta para debate Reforma Tributária: - Diagnóstico - Objetivos da reforma - Proposta para debate Apresentação preparada para a reunião com os Governadores Março - 2007 1 Sistema Tributário e Desenvolvimento A complexidade

Leia mais

Competitividade Empresarial. Reforma Tributária ria e. Flávio Castelo Branco Reforma Tributária: ria: Reflexos sobre Empresas e Regiões

Competitividade Empresarial. Reforma Tributária ria e. Flávio Castelo Branco Reforma Tributária: ria: Reflexos sobre Empresas e Regiões Reforma Tributária ria e Competitividade Empresarial Flávio Castelo Branco Reforma Tributária: ria: Reflexos sobre Empresas e Regiões Workshop FEA/USP São Paulo, 27 de abril de 2009 Carga Tributária ria

Leia mais

DESENVOLVIMENTO REGIONAL REFORMA TRIBUTÁRIA RIA E. Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. Coordenador da Administração Tributária

DESENVOLVIMENTO REGIONAL REFORMA TRIBUTÁRIA RIA E. Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. Coordenador da Administração Tributária REFORMA TRIBUTÁRIA RIA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL Expositor: OTAVIO FINEIS JUNIOR Coordenador da Administração Tributária do Estado de São Paulo Distribuição Percentual da carga tributária entre 1990 e

Leia mais

Simplificação Tributária

Simplificação Tributária Simplificação Tributária Apresentação para o seminário Ambiente de Negócios: Segurança Jurídica, Transparência e Simplicidade Bernard Appy Setembro de 2016 2 Distorções do Sistema Tributário Brasileiro

Leia mais

Grupo de Discussão. Revista Capital Aberto

Grupo de Discussão. Revista Capital Aberto Grupo de Discussão Revista Capital Aberto Reforma Tributária Julho/2017 Visão Histórica Sistema Tributário Brasileiro Visão histórica Sistema tributário brasileiro Baseado na EC 18, fixa normas gerais

Leia mais

O modelo de IVA é o mais apropriado ao contexto brasileiro?

O modelo de IVA é o mais apropriado ao contexto brasileiro? O modelo de IVA é o mais apropriado ao contexto brasileiro? Apresentação para o GEP/FGV Bernard Appy Janeiro de 2018 Introdução O que é um bom sistema tributário? 2 As características de um bom sistema

Leia mais

REFORMA TRIBUTÁRIA: Análise da nova proposta de Governo Federal. FEDERASUL Meeting Jurídico Porto Alegre, 24 de abril de 2008

REFORMA TRIBUTÁRIA: Análise da nova proposta de Governo Federal. FEDERASUL Meeting Jurídico Porto Alegre, 24 de abril de 2008 REFORMA TRIBUTÁRIA: Análise da nova proposta de Governo Federal FEDERASUL Meeting Jurídico Porto Alegre, 24 de abril de 2008 Para que uma Reforma Tributária ria? simplificação do sistema tributário desoneração

Leia mais

Reforma Tributária: ria: a proposta do Executivo e a visão do setor empresarial

Reforma Tributária: ria: a proposta do Executivo e a visão do setor empresarial Reforma Tributária: ria: a proposta do Executivo e a visão do setor empresarial Brasília Fevereiro 2008 Reforma Tributária e crescimento A iniciativa do Executivo tem dois méritos: Recolocar o tema na

Leia mais

A proposta de Reforma Tributária à luz do. desenvolvimento regional. Relatório do 2º. Painel 27/04/2009 GRUPO DE DISCUSSÃO:

A proposta de Reforma Tributária à luz do. desenvolvimento regional. Relatório do 2º. Painel 27/04/2009 GRUPO DE DISCUSSÃO: Relatório do 2º. Painel A proposta de Reforma Tributária à luz do desenvolvimento regional 27/04/2009 GRUPO DE DISCUSSÃO: 1 Secretaria da Fazenda Estado de São Paulo Dr. Otavio Fineis Junior (1/2) Situação

Leia mais

Seminário Internacional sobre o Projeto de Reforma Tributária. Reforma Tributária PEC 233 e alterações

Seminário Internacional sobre o Projeto de Reforma Tributária. Reforma Tributária PEC 233 e alterações Seminário Internacional sobre o Projeto de Reforma Tributária Reforma Tributária PEC 233 e alterações Aspectos relativos aos tributos federais: a visão da RFB 1 PROBLEMAS DO SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO

Leia mais

Workshop da FEA/USP sobre a Proposta de Reforma do. Sistema Tributário Brasileiro. Reforma Tributária. Abril de São Paulo. Ministério da Fazenda

Workshop da FEA/USP sobre a Proposta de Reforma do. Sistema Tributário Brasileiro. Reforma Tributária. Abril de São Paulo. Ministério da Fazenda Reforma Tributária Workshop da FEA/USP sobre a Proposta de Reforma do Sistema Tributário Brasileiro São Paulo Abril de 2009 1 Objetivos da Reforma Tributária O objetivo do projeto de Reforma Tributária

Leia mais

Proposta de Reforma do Modelo Brasileiro de Tributação de Bens e Serviços

Proposta de Reforma do Modelo Brasileiro de Tributação de Bens e Serviços Proposta de Reforma do Modelo Brasileiro de Tributação de Bens e Serviços Julho de 2018 Introdução Modelo brasileiro vs IVA 2 Há um quase consenso de que o melhor modelo de tributação do consumo de bens

Leia mais

Proposta de Reforma do Modelo Brasileiro de Tributação de Bens e Serviços

Proposta de Reforma do Modelo Brasileiro de Tributação de Bens e Serviços Proposta de Reforma do Modelo Brasileiro de Tributação de Bens e Serviços Março de 2017 Introdução Distorções do Sistema Tributário 2 Elevada litigiosidade 23 - Custo para as empresas - Insegurança jurídica

Leia mais

A Evolução da Tributação do Valor Adicionado desde 1988 Os casos do Brasil, China e Índia

A Evolução da Tributação do Valor Adicionado desde 1988 Os casos do Brasil, China e Índia A Evolução da Tributação do Valor Adicionado desde 1988 Os casos do Brasil, China e Índia Seminário 30 Anos da Constituição: Federalismo Brasileiro em Perspectiva Ricardo Varsano 13 de dezembro de 2018

Leia mais

Novo Sistema Tributário. Síntese da Proposta

Novo Sistema Tributário. Síntese da Proposta 1 SENADO FEDERAL COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS (CAE) SUBCOMISSÃO TEMPORÁRIA DA REFORMA TRIBUTÁRIA (CAERT) Relatório Preliminar - Março de 2008 PRESIDENTE: Senador Tasso Jereissati - PSDB - CE VICE-PRESIDENTE:

Leia mais

Resumo Proposta de Reforma Tributária Deputado Luiz Carlos Hauly

Resumo Proposta de Reforma Tributária Deputado Luiz Carlos Hauly Resumo Proposta de Reforma Tributária Deputado Luiz Carlos Hauly 05 de setembro de 2017 2 Extinção de nove tributos: ICMS / ISS / IPI / IOF / Cofins / PIS-Pasep / CSLL CIDE-Combustíveis / Salário Educação

Leia mais

2.9 Tributação. Por que Tributação? Comparação Internacional

2.9 Tributação. Por que Tributação? Comparação Internacional 2.9 Tributação Por que Tributação? Um sistema tributário oneroso e complexo reduz a competitividade e desestimula investimentos. O Brasil tem uma das maiores cargas tributárias entre países em estágios

Leia mais

Proposta de Reforma do Modelo Brasileiro de Tributação de Bens e Serviços

Proposta de Reforma do Modelo Brasileiro de Tributação de Bens e Serviços Proposta de Reforma do Modelo Brasileiro de Tributação de Bens e Serviços Apresentação para o Fórum de Debates: Novo Regime Fiscal e Reforma Tributária: Efeitos na Saúde Bernard Appy Setembro de 2017 Introdução

Leia mais

Choaib, Paiva ejusto Advogados Associados

Choaib, Paiva ejusto Advogados Associados Choaib, Paiva ejusto Advogados Associados O CONTEÚDO DESTA APRESENTAÇÃO NÃO TEM O OBJETIVO DE SER RECOMENDAÇÃO TÉCNICA OU PARECER LEGAL SOBRE O ASSUNTO DISCUTIDO. RECOMENDAMOS QUE AS QUESTÕES LEGAIS RELACIONADAS

Leia mais

Desafios Tributários no Planejamento Logístico das Organizações: Estudo de Caso DESSIMONI & BLANCO ADVOGADOS

Desafios Tributários no Planejamento Logístico das Organizações: Estudo de Caso DESSIMONI & BLANCO ADVOGADOS Desafios Tributários no Planejamento Logístico das Organizações: Estudo de Caso DESSIMONI & BLANCO ADVOGADOS EMPRESA : NOT KILLERS (TUDO MAIÚSCULO) FABRICAÇÃO TRANSPORTE EMPRESA ARMAZENAGEM IMPORTAÇÃO

Leia mais

XIV Congresso Direito Tributário em Questão FESDT Matriz Tributária e o Impacto na Indústria Nacional

XIV Congresso Direito Tributário em Questão FESDT Matriz Tributária e o Impacto na Indústria Nacional XIV Congresso Direito Tributário em Questão FESDT Matriz Tributária e o Impacto na Indústria Nacional Luiz Antônio Bins Secretário-Adjunto da Fazenda Gramado, 25/06/2015 SUMÁRIO Introdução ICMS Considerações

Leia mais

Reforma Tributária. Bernard Appy Março de 2018

Reforma Tributária. Bernard Appy Março de 2018 Reforma Tributária Bernard Appy Março de 2018 Introdução: Desafios para o Crescimento do Brasil Introdução Desafios para o crescimento do Brasil O Brasil está saindo de uma das maiores recessões de sua

Leia mais

É hora da reforma da qualidade da tributação sobre o consumo

É hora da reforma da qualidade da tributação sobre o consumo É hora da reforma da qualidade da tributação sobre o consumo Artigo publicado no jornal eletrônico o JOTA, no dia 13 de abril de 2016. Bernard Appy, Eurico Marcos Diniz de Santi, Isaias Coelho e Nelson

Leia mais

1. Introdução: 1.1 Divisão do Sistema Tributário; 1.2 Origem da Arrecadação; 1.3 Distribuição da Carga Tributária; 1.4 Retorno para a sociedade.

1. Introdução: 1.1 Divisão do Sistema Tributário; 1.2 Origem da Arrecadação; 1.3 Distribuição da Carga Tributária; 1.4 Retorno para a sociedade. REFORMA TRIBUTÁRIA 1. Introdução: 1.1 Divisão do Sistema Tributário; 1.2 Origem da Arrecadação; 1.3 Distribuição da Carga Tributária; 1.4 Retorno para a sociedade. 2. Cenário atual: 2.1 Burocracia e complexidade;

Leia mais

ASPECTOS JURÍDICOS E TRIBUTÁRIOS NA COMPRA DE ENERGIA NO MERCADO LIVRE. Julho / 2005

ASPECTOS JURÍDICOS E TRIBUTÁRIOS NA COMPRA DE ENERGIA NO MERCADO LIVRE. Julho / 2005 ASPECTOS JURÍDICOS E TRIBUTÁRIOS NA COMPRA DE ENERGIA NO MERCADO LIVRE Julho / 2005 TRIBUTOS QUE PODERÃO INCIDIR SOBRE A ENERGIA ELÉTRICA Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Imposto

Leia mais

Imposto sobre Bens e Serviços - IBS. Vanessa Rahal Canado

Imposto sobre Bens e Serviços - IBS. Vanessa Rahal Canado Imposto sobre Bens e Serviços - IBS Vanessa Rahal Canado 2019 Introdução Distorções do Sistema Tributário 3 Para entender bem... Bases da tributação: consumo, renda, propriedade e folha de salários Consumo:

Leia mais

Unidade de Política Econômica

Unidade de Política Econômica Unidade de Política Econômica Brasília, 16 de junho de 2008. É preciso eliminar a sistemática de cobrança de tributos por dentro O atual sistema tributário brasileiro não deixa claro para os contribuintes

Leia mais

Alternativas para a saída organizada da guerra fiscal

Alternativas para a saída organizada da guerra fiscal Alternativas para a saída organizada da guerra fiscal Novembro de 2016 Guerra fiscal do ICMS Perda de funcionalidade 2 A guerra fiscal do ICMS tem se tornado cada vez mais disfuncional: Uso como instrumento

Leia mais

Tributos & Competitividade: O que há de novo?

Tributos & Competitividade: O que há de novo? Tributos & Competitividade: O que há de novo? José Roberto Afonso Pesquisador do IBRE. Seminários Os Desafios da Competitividade FGV, Rio, 28/06/2013 1 O que há de novo? Velhas distorções estruturais persistem:

Leia mais

ICMS PERSONALIZADO (ICMS-P)

ICMS PERSONALIZADO (ICMS-P) ICMS PERSONALIZADO (ICMS-P) Um imposto moderno, eficiente e equitativo JUNHO 2017 ORIGEM DOS IMPOSTOS SOBRE O CONSUMO Eram pouco utilizados até inicio século XX; Cenário muda após I Guerra Mundial Substituem

Leia mais

TRANSPARÊNCIA E OUTROS TEMAS TRIBUTÁRIOS

TRANSPARÊNCIA E OUTROS TEMAS TRIBUTÁRIOS TRANSPARÊNCIA E OUTROS TEMAS TRIBUTÁRIOS SENADO FEDERAL SUBCOMISSÃO DE AVALIAÇÃO PERMANENTE DO SISTEMA TRIBUTÁRIO Brasília, 9 de agosto de 2011 Everardo Maciel TRANSPARÊNCIA NO SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO:

Leia mais

ABCE COMITÊ TRIBUTÁRIO PEC

ABCE COMITÊ TRIBUTÁRIO PEC ABCE COMITÊ TRIBUTÁRIO PEC 233/08 Reforma Tributária Novo ICMS André Edelstein Brasília, 27 de maio de 2008 Principais Objetivos EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS Nº 16/08 - MF Simplificar o sistema tributário nacional

Leia mais

SIMPLES NACIONAL. Alterações trazidas pela LC nº 155/2016 e questões estaduais. Roberta Zanatta Martignago

SIMPLES NACIONAL. Alterações trazidas pela LC nº 155/2016 e questões estaduais. Roberta Zanatta Martignago SIMPLES NACIONAL Alterações trazidas pela LC nº 155/2016 e questões estaduais Roberta Zanatta Martignago Auditora-Fiscal da Receita Estadual do RS Membro da Secretaria-Executiva do CGSN 1 Simples Nacional

Leia mais

REFORMA DA QUALIDADE DO SISTEMA TRIBUTÁRIO: SEGURANÇA JURÍDICA, AMBIENTE DE NEGÓCIOS E O FUTURO DO BRASIL...

REFORMA DA QUALIDADE DO SISTEMA TRIBUTÁRIO: SEGURANÇA JURÍDICA, AMBIENTE DE NEGÓCIOS E O FUTURO DO BRASIL... REFORMA DA QUALIDADE DO SISTEMA TRIBUTÁRIO: SEGURANÇA JURÍDICA, AMBIENTE DE NEGÓCIOS E O FUTURO DO BRASIL... Lina Santin & Eurico M. D de Santi Núcleo de Estudo Fiscais OBSERVATÓRIO DA REFORMA TRIBUTÁRIA

Leia mais

Carga tributária brasileira por setores

Carga tributária brasileira por setores Esta publicação contempla os seguintes temas: Novembro/2016 Carga tributária brasileira por setores A carga tributária brasileira é equivalente à de países desenvolvidos e muito superior à de outros países

Leia mais

Teoria da Tributação

Teoria da Tributação Teoria da Tributação Tributação sobre o Consumo Prof. Luís Eduardo Schoueri 2017/2º Semestre Warm up: retomando a aula anterior A inclusão de um tributo em uma economia de mercado competitivo altera o

Leia mais

G E T A P GRUPO DE ESTUDOS TRIBUTÁRIOS APLICADOS

G E T A P GRUPO DE ESTUDOS TRIBUTÁRIOS APLICADOS G E T A P GRUPO DE ESTUDOS TRIBUTÁRIOS APLICADOS Principais preocupações dos contribuintes podem ser divididas em dois grupos: 1 2 Garantir a remissão/anistia e a convalidação dos incentivos fiscais existentes,

Leia mais

Guia de. Tributação GUIA DA FARMÁCIA

Guia de. Tributação GUIA DA FARMÁCIA Guia de Tributação A tributação tem sido um campo não muito amigável de muitos empresários no Brasil, mas é preciso dominar o assunto, para que a saúde do negócio não fique comprometida. Veja a seguir

Leia mais

CAE-SENADO. Audiência Pública: Sistema Tributário Brasileiro: Investimentos. Clóvis Panzarini

CAE-SENADO. Audiência Pública: Sistema Tributário Brasileiro: Investimentos. Clóvis Panzarini CAE-SENADO Audiência Pública: Sistema Tributário Brasileiro: Investimentos Clóvis Panzarini 05-07-2011 www.cpconsultores.com.br 1 Nosso Frankenstein Tributário Complexo; Injusto, regressivo; Ineficiente,

Leia mais

Contabilidade e Legislação Tributária Aula 6

Contabilidade e Legislação Tributária Aula 6 Contabilidade e Legislação Tributária Aula 6 Prof. Gustavo Gonçalves Vettori SELETIVIDADE 1 ALÍQUOTA Seletividade Como implementar tributação progressiva do consumo? Alíquota deve ser diminuir conforme

Leia mais

REFORMA TRIBUTÁRIA ICMS PROGRAMA PARANÁ COMPETITIVO. Gilberto Calixto

REFORMA TRIBUTÁRIA ICMS PROGRAMA PARANÁ COMPETITIVO. Gilberto Calixto i REFORMA TRIBUTÁRIA ICMS PROGRAMA PARANÁ COMPETITIVO Gilberto Calixto REFORMA TRIBUTÁRIA ASPECTOS GERAIS REFORMA TRIBUTÁRIA ABRANGENTE X FATIADA CONSTITUIÇÃO DE 1988 LEI KANDIR 1996 CRÉDITOS E DESONERAÇÃO

Leia mais

A Proposta de Emenda Constitucional nº 45, de 2019

A Proposta de Emenda Constitucional nº 45, de 2019 A Proposta de Emenda Constitucional nº 45, de 2019 Junho de 2019 Introdução Padrão internacional de tributação do consumo 2 Há um quase consenso de que o melhor modelo de tributação do consumo de bens

Leia mais

PALESTRA ANEFAC - IBRACON. Tema: Medida Provisória 627/13 - PIS/COFINS

PALESTRA ANEFAC - IBRACON. Tema: Medida Provisória 627/13 - PIS/COFINS PALESTRA ANEFAC - IBRACON Tema: Medida Provisória 627/13 - PIS/COFINS Até 1998 PIS e COFINS incidiam sobre o faturamento à 2,65%; Era cumulativo; Poucas exceções; Legislação relativamente simples; Ônus

Leia mais

Palestra do Projeto Saber Contábil PIS e COFINS e o Sistema Monofásico de Tributação

Palestra do Projeto Saber Contábil PIS e COFINS e o Sistema Monofásico de Tributação Palestra do Projeto Saber Contábil PIS e COFINS e o Sistema Monofásico de Tributação Josefina do Nascimento Pinto 23 de outubro de 2018 Conteúdo programático 1 Tributação Monofásica de PIS e Cofins 2 Lei

Leia mais

Sumário. Parte I SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO, CONTABILIDADE E CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA Tributo e Sistema Tributário Brasileiro...

Sumário. Parte I SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO, CONTABILIDADE E CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA Tributo e Sistema Tributário Brasileiro... Parte I SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO, CONTABILIDADE E CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA... 1 1 Tributo e Sistema Tributário Brasileiro... 3 1.1 Definição de tributo... 4 1.2 Conceito de Sistema Tributário Brasileiro...

Leia mais

Inconstitucionalidades na Guerra Fiscal. Andrea Calabi Secretário da Fazenda 13 de Abril de 2012

Inconstitucionalidades na Guerra Fiscal. Andrea Calabi Secretário da Fazenda 13 de Abril de 2012 Inconstitucionalidades na Guerra Fiscal Andrea Calabi Secretário da Fazenda 13 de Abril de 2012 AGENDA 1. SITUAÇÃO ATUAL: GUERRA FISCAL 1.1. Antecedentes 1.2. Formas de concessão de benefícios 1.3. Modalidades

Leia mais

Prof. Fernando Mattos

Prof. Fernando Mattos Prof. Fernando Mattos 1 Apresentação Prof. MSc. Fernando Mattos Mestre em Ciências Contábeis pela UFRJ. Pós-Graduado em Administração e Contabilidade pela Avec e Especialista em Contabilidade pela Fundação

Leia mais

PIS/COFINS SOBRE RECEITAS FINANCEIRAS: alcance e inconstitucionalidade do Decreto 8.426/2015

PIS/COFINS SOBRE RECEITAS FINANCEIRAS: alcance e inconstitucionalidade do Decreto 8.426/2015 1 2 PIS/COFINS SOBRE RECEITAS FINANCEIRAS: alcance e inconstitucionalidade do Decreto 8.426/2015 Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil 18 de junho de 2015 1. Introdução 3 Lei 10.637/02 e 10.833/03

Leia mais

Substituição Tributária, Tributação Monofásica

Substituição Tributária, Tributação Monofásica Receitas decorrentes da venda de mercadorias industrializadas NÃO SUJEITAS a substituição tributária, a tributação concentrada em uma única etapa (monofásica) e, com relação ao ICMS, a antecipação tributária

Leia mais

NO ANO DE 2016 O BRASILEIRO TRABALHARÁ ATÉ O DIA 01 DE JUNHO SÓ PARA PAGAR TRIBUTOS

NO ANO DE 2016 O BRASILEIRO TRABALHARÁ ATÉ O DIA 01 DE JUNHO SÓ PARA PAGAR TRIBUTOS NO ANO DE 2016 O BRASILEIRO TRABALHARÁ ATÉ O DIA 01 DE JUNHO SÓ PARA PAGAR TRIBUTOS 24 de maio de 2016. O contribuinte brasileiro trabalha até o dia 01 de junho, somente para pagar os tributos (impostos,

Leia mais

Atualizações sobre ICMS - Propostas de Reformas V AVISULAT

Atualizações sobre ICMS - Propostas de Reformas V AVISULAT Atualizações sobre ICMS - Propostas de Reformas V AVISULAT Luiz Antônio Bins Secretário-adjunto da Fazenda Porto Alegre, 22 de novembro de 2016 SUMÁRIO Reforma Tributária Propostas em Andamento Guerra

Leia mais

Subsídios à Formulação de Estratégias para a Reforma Tributária

Subsídios à Formulação de Estratégias para a Reforma Tributária Subsídios à Formulação de Estratégias para a Reforma Tributária Grupo de Estudos Politica Tributaria GEP/FGV Sao Paulo, 18 de Abril de 2018 Ernesto Lozardo Adolfo Sachsida Melina Rocha Lukic Carlos Wagner

Leia mais

Seminário: Cidadania Fiscal para uma nova ordem social Painel 1: "Reforma Tributária e justiça fiscal

Seminário: Cidadania Fiscal para uma nova ordem social Painel 1: Reforma Tributária e justiça fiscal Seminário: Cidadania Fiscal para uma nova ordem social Painel 1: "Reforma Tributária e justiça fiscal Profº Chico Marcelo Economista pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Mestre e Doutorando em Economia

Leia mais

GESTÃO DOS TRIBUTOS NA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

GESTÃO DOS TRIBUTOS NA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA GESTÃO DOS TRIBUTOS NA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Silvério das Neves Graduado em Contabilidade e Administração pela Universidade Mackenzie. MBA Executivo em Gestão de Negócios pelo INPG. Participou da

Leia mais

EIRELI SOCIEDADE EMPRESÁRIA

EIRELI SOCIEDADE EMPRESÁRIA MEI PESSOA FÍSICA RESP. ILIMITADA INDIVIDUAL EI PESSOA FÍSICA RESP. ILIMITADA ATIVIDADE EMPRESÁRIA EIRELI PESSOA JURÍDICA Art. RESP LIMITADA COLETIVA SOCIEDADE EMPRESÁRIA PESSOA JURÍDICA Art. 44 RESP LIMITADA

Leia mais

Distorções do Sistema tributário Brasileiro. VII Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto Natal, 18 de Outubro de 2017

Distorções do Sistema tributário Brasileiro. VII Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto Natal, 18 de Outubro de 2017 Distorções do Sistema tributário Brasileiro. VII Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto Natal, 18 de Outubro de 2017 Roteiro Distorções do Sistema Tributário 2 Carga Tributária

Leia mais

Novo Imposto sobre Bens e Serviços - IBS. Nelson Machado

Novo Imposto sobre Bens e Serviços - IBS. Nelson Machado Novo Imposto sobre Bens e Serviços - IBS Nelson Machado Belo Horizonte, 16 de Agosto de 2018 Diretivas para a Reforma Tributação do consumo de bens e serviços Distorções do modelo atual Proposta de Reforma

Leia mais

DECRETO N 8.415, DE 27 DE FEVEREIRO DE Edição Extra (*) (DOU de )

DECRETO N 8.415, DE 27 DE FEVEREIRO DE Edição Extra (*) (DOU de ) DECRETO N 8.415, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2015 - Edição Extra (*) (DOU de 27.02.2015) Regulamenta a aplicação do Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras - Reintegra.

Leia mais

www.celulaquattro.com.br PIS E COFINS INCIDÊNCIA CUMULATIVA A BC é a Receita Bruta da PJ. Exclui da Receita Bruta: (art. 3º. Lei 9718/98) 1. As vendas canceladas, os descontos incondicionais concedidos,

Leia mais

Reforma Tributária e Seguridade Social

Reforma Tributária e Seguridade Social Reforma Tributária e Seguridade Social Audiência da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados Brasília 31 de março de 2009 1 Objetivos da Reforma Tributária ria Econômicos Sociais

Leia mais

Operação Tributável (base de cálculo = quantidade vendida x alíquota por unidade de produto)

Operação Tributável (base de cálculo = quantidade vendida x alíquota por unidade de produto) 1. Finalidade do CST Para a elaboração dos arquivos digitais da Escrituração Fiscal Digital (EFD), bem como para a geração do conteúdo das Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), foram instituídos através da

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos em Federais Contribuições para a Seguridade Social - PIS/COFINS Parte - III. Prof. Marcello Leal. Prof.

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos em Federais Contribuições para a Seguridade Social - PIS/COFINS Parte - III. Prof. Marcello Leal. Prof. DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos em Federais Contribuições para a Seguridade Social - PIS/COFINS Parte - III PIS/PASEP Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público - PIS/PASEP

Leia mais

Código de Situação Tributária

Código de Situação Tributária Código de Situação O código da situação tributária será composto de três dígitos, onde o 1 dígito indicará a origem da mercadoria, com base na Tabela A e os dois últimos dígitos a tributação pelo ICMS,

Leia mais

Fatores para o cálculo do preço de exportação

Fatores para o cálculo do preço de exportação Fatores para o cálculo do preço de exportação No cálculo do preço de exportação devem ser levados em conta, entre outros fatores: IPI - IMUNIDADE do Imposto sobre Produtos Industrializados, na saída de

Leia mais

MODELAGEM FISCAL E TRIBUTOS OPORTUNIDADES E DESAFIOS. Alessandro Dessimoni

MODELAGEM FISCAL E TRIBUTOS OPORTUNIDADES E DESAFIOS. Alessandro Dessimoni MODELAGEM FISCAL E TRIBUTOS OPORTUNIDADES E DESAFIOS Alessandro Dessimoni Temas abordados 1. Alta carga tributária; 2. A burocracia e entraves da legislação; 3. Interpretação restritiva do Fisco sobre

Leia mais

REFORMA TRIBUTÁRIA A Proposta da FEBRAFITE

REFORMA TRIBUTÁRIA A Proposta da FEBRAFITE SEMINÁRIO INTERNACIONAL TRIBUTO AO BRASIL A Reforma que Queremos São Paulo, 30 de maio de 2017 REFORMA TRIBUTÁRIA A Proposta da FEBRAFITE Luiz Antônio Bins Sumário Considerações Gerais A Proposta FEBRAFITE

Leia mais

Distorções do Sistema Tributário e propostas de Reforma

Distorções do Sistema Tributário e propostas de Reforma Distorções do Sistema Tributário e propostas de Reforma Natal, 18 de Maio de 2018 Sumário Diretivas para a Reforma Tributação do consumo de bens e serviços Tributação da Renda 2 Sistema tributário brasileiro

Leia mais

REFORMAS TRIBUTÁRIAS: PROPOSTAS EM DEBATE

REFORMAS TRIBUTÁRIAS: PROPOSTAS EM DEBATE REFORMAS TRIBUTÁRIAS: PROPOSTAS EM DEBATE Celso de Barros Correia Neto José Evande Carvalho Araujo (Consultores Legislativos Área III) 13/6/2019 Que é uma reforma tributária? Reforma Tributária: noção

Leia mais

Administração Tributária, IVA Nacional & Federação IX Seminário Nacional de Gestão Fiscal Municipal

Administração Tributária, IVA Nacional & Federação IX Seminário Nacional de Gestão Fiscal Municipal Administração Tributária, IVA Nacional & Federação IX Seminário Nacional de Gestão Fiscal Municipal 26.05.2017 Flavio Rubinstein Sumário 1. Introdução 2. IVA Nacional e Federação 3. Desafios de Administração

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 2 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 207 - Data 5 de agosto de 2015 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: NORMAS DE ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA REINTEGRA - NÃO INCLUSÃO DO BENEFÍCIO

Leia mais

Proposta de Reforma do Modelo Brasileiro de Tributação de Bens e Serviços

Proposta de Reforma do Modelo Brasileiro de Tributação de Bens e Serviços Proposta de Reforma do Modelo Brasileiro de Tributação de Bens e Serviços Seminário ANAFISCO: Reforma Tributária em Debate Bernard Appy e Eurico de Santi Agosto de 2018 Introdução O que é um bom sistema

Leia mais

A agenda que está na mesa: Reforma do ICMS e do PIS/COFINS. José Roberto R. Afonso

A agenda que está na mesa: Reforma do ICMS e do PIS/COFINS. José Roberto R. Afonso A agenda que está na mesa: Reforma do ICMS e do PIS/COFINS José Roberto R. Afonso Debate Como Avançar na Agenda da Tributação Agência Estado, São Paulo, 09/10/2012 Opiniões exclusivamente pessoais. 1 Síntese

Leia mais

SISTEMA PUBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL - SPED

SISTEMA PUBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL - SPED SISTEMA PUBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL - SPED OUT/2010 REGIME NÃO-CUMULATIVO REGIME CUMULATIVO TRIBUTAÇÃO MONOFÁSICA SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA VENDAS COM SUSPENSÃO VENDAS A ALÍQUOTA ZERO VENDAS COM ISENÇÃO

Leia mais

CANALENERGIA. 27 de maio de 2008, Brasília

CANALENERGIA. 27 de maio de 2008, Brasília CANALENERGIA IMPACTO DA REFORMA TRIBUTÁRIA RIA PARA O SETOR ELÉTRICO TEMA: 27 de maio de 2008, Brasília - DF A UNIFICAÇÃO DOS TRIBUTOS FEDERAIS E OS REFLEXOS NO SETOR ELÉTRICO PEC 233/08 Apresentação:

Leia mais

CIRCULAR Nº 011. REFORMA TRIBUTÁRIA Emenda Constitucional nº 42/03 - Resumo

CIRCULAR Nº 011. REFORMA TRIBUTÁRIA Emenda Constitucional nº 42/03 - Resumo São Paulo, 05 de Fevereiro de 2.004. DE: ASSESSORIA JURÍDICA PARA: ASSOCIADOS> CIRCULAR Nº 011 REFORMA TRIBUTÁRIA Emenda Constitucional nº 42/03 - Resumo Em resumo, a Emenda Constitucional nº 42, de 19

Leia mais

Sublimite para o ICMS e ISS e suas consequências

Sublimite para o ICMS e ISS e suas consequências Sublimite para o ICMS e ISS e suas consequências Yukiharu Hamada o Auditor Fiscal da Receita Estadual do Paraná o Gerente do Simples Nacional na SEFA/PR o Coordenador do GT 38 Simples Nacional/COTEPE o

Leia mais

SIMPLES NACIONAL. Robson Maia Lins. Doutor e Mestre PUC/SP Gramado/RS

SIMPLES NACIONAL. Robson Maia Lins. Doutor e Mestre PUC/SP Gramado/RS SIMPLES NACIONAL Robson Maia Lins Doutor e Mestre PUC/SP (robsonmaia@barroscarvalho.com.br) Gramado/RS /RS,, 26 de junho de 2010 SUBTEMAS ESCOLHIDOS A evolução do tratamento diferenciado e favorecido às

Leia mais

Unidade I Teoria Geral dos Tributos. Capítulo 1 Conceito de Tributo e suas Espécies...3. Capítulo 2 Os Impostos Capítulo 3 As Taxas...

Unidade I Teoria Geral dos Tributos. Capítulo 1 Conceito de Tributo e suas Espécies...3. Capítulo 2 Os Impostos Capítulo 3 As Taxas... S u m á r i o Unidade I Teoria Geral dos Tributos Capítulo 1 Conceito de Tributo e suas Espécies...3 1.1. Conceito de Tributo... 3 1.2. As Espécies Tributárias... 8 Capítulo 2 Os Impostos... 18 2.1. Teoria

Leia mais

ICMS: GUERRA FISCAL A CONCESSÃO IRREGULAR DE BENEFÍCIOS FISCAIS

ICMS: GUERRA FISCAL A CONCESSÃO IRREGULAR DE BENEFÍCIOS FISCAIS ICMS: GUERRA FISCAL A CONCESSÃO IRREGULAR DE BENEFÍCIOS FISCAIS ICMS Traços característicos - imposto de consumo - plurifásico e não-cumulativo - ênfase na seletividade - caráter nacional - representatividade

Leia mais

Benefícios fiscais de ICMS: Os reflexos da Lei Complementar 160/17

Benefícios fiscais de ICMS: Os reflexos da Lei Complementar 160/17 Benefícios fiscais de ICMS: Os reflexos da Lei Complementar 160/17 Osvaldo Santos de Carvalho Doutor PUC/SP e Diretor da Consultoria Tributária-SEFAZ/SP TÓPICOS DA APRESENTAÇÃO A Lei Complementar nº 160/2017

Leia mais

Agenda tributária para a competitividade industrial. Confederação Nacional da Indústria Agosto de 2012

Agenda tributária para a competitividade industrial. Confederação Nacional da Indústria Agosto de 2012 Agenda tributária para a competitividade industrial Confederação Nacional da Indústria Agosto de 2012 Sumário Objetivo da proposta ICMS (e questões federativas) Tributos federais ISS Impactos das medidas

Leia mais

SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL E GUERRA FISCAL FEBRAFITE

SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL E GUERRA FISCAL FEBRAFITE SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL E GUERRA FISCAL FEBRAFITE OSVALDO SANTOS DE CARVALHO Secretaria da Fazenda de São Paulo 20 de junho de 2011 ICMS e Federação 1 Agenda RECEITAS E A AUTONOMIA DOS ENTES FEDERATIVOS

Leia mais

A UNANIMIDADE NO CONFAZ.

A UNANIMIDADE NO CONFAZ. A UNANIMIDADE NO CONFAZ. Há movimentação em Brasília para que haja alteração do quorum para decisões do CONFAZ (reunião de todos os secretários de Estado da Fazenda) na concessão de incentivos, objetivando

Leia mais

O elevado grau de litigiosidade tributária no Brasil: diagnóstico e medidas de encaminhamento

O elevado grau de litigiosidade tributária no Brasil: diagnóstico e medidas de encaminhamento O elevado grau de litigiosidade tributária no Brasil: diagnóstico e medidas de encaminhamento Lorreine Messias Apresentação elaborada para o Seminário O Aumento do Passivo Tributário Causas e Soluções,

Leia mais

TRATAMENTO DIFERENCIADO E FAVORECIDO ÀS MPES LIMITES AO USO DA SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA E À COBRANÇA DE DIFERENÇA DE ALÍQUOTA

TRATAMENTO DIFERENCIADO E FAVORECIDO ÀS MPES LIMITES AO USO DA SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA E À COBRANÇA DE DIFERENÇA DE ALÍQUOTA BRUNO QUICK ENGENHEIRO CIVIL FORMADO PELA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MINAS GERAIS/ESCOLA KENNEDY, COM ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE TRÁFEGO; ENGENHEIRO DE PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO; ESPECIALISTA EM POLÍTICAS

Leia mais

ANALISTA FISCAL E TRIBUTÁRIO. Conhecimentos e Práticas Tributárias e Fiscais

ANALISTA FISCAL E TRIBUTÁRIO. Conhecimentos e Práticas Tributárias e Fiscais ANALISTA FISCAL E TRIBUTÁRIO Conhecimentos e Práticas Tributárias e Fiscais Objetivos do Workshop 1 Conhecer e Atualizar os Conhecimentos acerca da Legislação Tributária e Fiscal Vigente 2 Adotar Procedimentos

Leia mais

Direito Tributário

Direito Tributário Direito Tributário 01. Sobre a competência Tributária, compete privativamente a União, exceto, a instituição dos tributos: a) Contribuição de Melhoria, decorrente de obra pública b) importação de produtos

Leia mais

Aspectos do Novo ICMS Fernando C. Maia

Aspectos do Novo ICMS Fernando C. Maia Aspectos do Novo ICMS Fernando C. Maia DIRETOR TÉCNICO E REGULATÓRIO DA ABRADEE Proposta de Reforma Tributária PEC 233 Objetivos Principais da Proposta, segundo a Exposição de Motivos n o 16/MF: simplificar

Leia mais

SUMÁRIO. PARTE GERAL Noções Fundamentais da Legislação Tributária e Empresarial

SUMÁRIO. PARTE GERAL Noções Fundamentais da Legislação Tributária e Empresarial SUMÁRIO PARTE GERAL Noções Fundamentais da Legislação Tributária e Empresarial 1 Introdução ao Estudo da Legislação Tributária, 15 1.1 Fontes do Direito, 15 1.2 Fontes Principais do Direito, 16 1.2.1 Lei,

Leia mais

FESDT XIII Congresso de Direito Tributário em Questão Simples Nacional: Perspectivas à Equalização da Substituição Tributária do ICMS

FESDT XIII Congresso de Direito Tributário em Questão Simples Nacional: Perspectivas à Equalização da Substituição Tributária do ICMS FESDT XIII Congresso de Direito Tributário em Questão Simples Nacional: Perspectivas à Equalização da Substituição Tributária do ICMS Porto Alegre, outubro de 2014 André Luiz Barreto de Paiva Filho Simples

Leia mais

TRIBUTAÇÃO E ORÇAMENTO

TRIBUTAÇÃO E ORÇAMENTO TRIBUTAÇÃO E ORÇAMENTO Organização Normativa Título VI Da Tributação e do Orçamento Do Sistema Tributário Nacional Princípios Gerais Das Limitações do Poder de Tributar Dos impostos da União Dos impostos

Leia mais

Alíquota única do IBS

Alíquota única do IBS Alíquota única do IBS 10 de março de 2017 1. Introdução O Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) é imposto geral sobre o consumo. Do tipo IVA (imposto sobre o valor adicionado), deve incidir sobre a generalidade

Leia mais

ICMS e Federação. Comissão Finanças e Tributação Câmara dos Deputados - DF. Andrea Calabi Secretário da Fazenda de São Paulo 12 de maio de 2011

ICMS e Federação. Comissão Finanças e Tributação Câmara dos Deputados - DF. Andrea Calabi Secretário da Fazenda de São Paulo 12 de maio de 2011 ICMS e Federação Comissão Finanças e Tributação Câmara dos Deputados - DF Andrea Calabi Secretário da Fazenda de São Paulo 12 de maio de 2011 ICMS e Federação 1 Agenda RECEITAS E A AUTONOMIA DOS ENTES

Leia mais

Minérios Abrangidos Bauxita Caulim Carvão Mineral Cobre Ferro Fosfato Manganês. Níquel Ouro. Potássio Rochas Ornamentais Zinco

Minérios Abrangidos Bauxita Caulim Carvão Mineral Cobre Ferro Fosfato Manganês. Níquel Ouro. Potássio Rochas Ornamentais Zinco !"# Avaliar a tributação do setor mineral, comparando a carga tributária global do Brasil com a dos países concorrentes na produção de minérios 21 países abrangidos / 12 tipos de minério Minérios Abrangidos

Leia mais

NOVA CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP

NOVA CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP NOVA CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP Não cumulatividade plena Dezembro/2015 PRINCÍPIOS ORIENTADORES 1. SIMPLIFICAÇÃO DA APURAÇÃO DO TRIBUTO 2. TRIBUTAÇÃO DO VALOR AGREGADO EM CADA ETAPA ECONÔMICA 3. NEUTRALIDADE

Leia mais

Planejamento Tributário: PIS/Cofins - Importação e Disposições Legais. Editora Saraiva São Paulo 2006

Planejamento Tributário: PIS/Cofins - Importação e Disposições Legais. Editora Saraiva São Paulo 2006 Cândido Henrique de Campos Cândido Campos é advogado especialista em Direito Tributário, principalmente em Planejamento Tributário, com larga experiência em empresas multinacionais é vários anos de trabalho

Leia mais

Reforma do PIS/Cofins Questões para discussão

Reforma do PIS/Cofins Questões para discussão Reforma do PIS/Cofins Questões para discussão Apresentação para Fórum Nacional da Indústria Centro de Cidadania Fiscal- CCiF Bernard Appy 14/08/2015 A propostado Governo Propostado governo Pontosque estãomaisclaros

Leia mais