Reordenamento Territorial e Viabilidade Municipal na Região de Integração Lago de Tucuruí.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Reordenamento Territorial e Viabilidade Municipal na Região de Integração Lago de Tucuruí."

Transcrição

1 Reordenamento Territorial e Viabilidade Municipal na Região de Integração Lago de Tucuruí. Andressa Cardoso Kzan Bolsista PIBIC/ CNPq do Núcleo de Pesquisas Ambientais da Amazônia. andressakzan1@gmail.com INTRODUÇÃO O governo em sua articulação administrativa concluiu através de estudos das regiões, dividi-las de forma diferente, por Região de Integração (RI), sendo estas 12 no estado do Pará. Neste relatório estaremos fazendo uma abordagem aos estudos desenvolvidos na Região de Integração Lago de Tucuruí na questão emancipacionista e de reordenamento territorial. A análise da viabilidade de emancipação dos municípios ao longo da Região de Integração Lago de Tucuruí vem sendo feita e discutida, pois, as reformas constitucionais propiciaram uma nova roupagem nesse desejo de várias comunidades que fazem parte da Região de Integração e estão vivenciando este processo emancipacionista, haja vista que o governo colocou certas barreiras legais das quais estão dispondo de vários suportes burocráticos para esta emancipação, a análise da viabilidade de fragmentação e construção de novas unidades político-administrativas faz parte desse suporte cobrado pelas autoridades públicas, visando o papel do município na fragmentação e reordenamento do território com um olhar ao novo contexto histórico de ordenamento territorial que se reconstrói, haja vista que a RI Lago de Tucuruí tem como principal município Tucuruí onde passa o médio rio Tocantins do qual dispôs de capacidade para implantação do projeto da usina hidrelétrica de Tucuruí construído no final da década de 70 e primeiros meados da década de 80, tendo influenciado diretamente à nova dinâmica populacional percebida na região de integração.

2 A lei de criação municipal no país é regida, atualmente, pelo disposto no art. 18, 4º, da Constituição Federal, com a redação dada pela Emenda Constitucional nº 15, de 1996, que assim dispõe: A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei. Em 2013 ouve votação no congresso em relação a esta lei, logo, definiu-se os critérios e tornou-se possível a criação de 188 novos municípios no país, porém, a presidenta Dilma Rousseff vetou integralmente o projeto de lei, tendo como bases argumentativas as análises elaboradas pelo Ministério da Fazenda que concluiu ser um risco potencial para os cofres do governo, estando congelada a criação de municípios até a definição de critérios nacionais. Vivenciamos a era da globalização e esse período histórico de construção das divisas político-administrativas sofrem influências diretas do atual período e independente das disposições referidas acima o estudo de viabilidade se faz necessário e está na lei, assim, estaremos direcionando o trabalho nessa vertente de análise. OBJETIVOS Analisar a dinâmica espaço-temporal dos processos de emancipação municipal na RI Lago de Tucuruí e o reordenamento territorial na região, através das análises demográficas dos municípios dispostos no entorno da Usina Hidrelétrica de Tucuruí e utilizando o mapeamento para contribuir aos estudos de viabilidade municipal no Estado do Pará. METODOLOGIAS

3 Na elaboração deste relatório utilizou-se principalmente a pesquisa bibliográfica com a finalidade de obter uma base teórico-conceitual. Para isso foram feitas leituras sobre o tema do projeto e os demais temas afins, além de analisar dados censitários disponíveis em sites oficiais. Utilizou-se, também, conhecimento prático de alguns sistemas de informação geográfica (SIG), tais como, o Arcgis 10 e o Arcview 3.2, tendo eles a finalidade de dar suporte na elaboração de mapas, os quais serão utilizados para melhor visualizar a localização da área de estudo, também foram utilizados recursos do Excel para elaboração de gráficos e tabelas que explicitarão melhor as dinâmicas ocorridas na região. RESULTADOS PRELIMINÁRES A RI do Lago de Tucuruí está localizada a Sudoeste do Estado do Pará, é composta pelos municípios de Breu Branco, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá,

4 Nova Ipixuna, Novo Repartimento e Tucuruí. A região possuía, de acordo com os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para o ano de 2007, uma população de habitantes distribuída em seus ,89 km². Assim representa 4,5% da população do Estado e em termos de área corresponde a 3,2% da área total do estado, o que lhe confere uma baixa densidade demográfica de 8,08 habitantes por quilômetro quadrado. Faz fronteira a Norte com a RI Tocantins, ao Leste com a RI do Rio Capim, ao Sul com a RI do Carajás, a Sudoeste com a RI Araguaia e ao Oeste com a RI do Xingu. Tabela 01 População Urbana e Rural dos Municípios da Região de Integração Censitária (1.000 Hab) Densidade Municípios Rural (2010) Urbano (2010) Total Área da Unidade Territorial (km 2 ) Demográfica (hab/km 2 ) Breu Branco ,93 13,32 Goianésia do Pará ,91 4,33 Itupiranga ,10 6,50 Jacundá ,31 25,57 Nova Ipixuna ,18 9,36 Novo Repartimento ,71 4,03 Tucuruí ,18 46,56

5 Total ,89 Média = 15,66 Fonte: IDESP/ IBGE dados Esses munícipios tiveram sua dinâmica populacional alterada com a construção do projeto da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, sendo afetados com o empreendimento, principalmente na questão da urbanização, nota-se que 85,71% da população está em áreas urbanas. Modificando e dinamizando a vida das cidades, percebe-se essa alteração quando se reflete que até antes da construção da Barragem a economia era prioritariamente de atividade rurais e tendo um contingente populacional relativamente maior na área rural. Com a vinda do projeto foram implantadas novas infraestruturas das quais fez alterar a organização territorial existe, no mapa acima identificamos a disposição das sedes municipais voltadas para perto das rodovias mostrando assa transição para a valorização da urbanização, pois as comunidades rurais são voltadas para o rio, tirando muitas vezes sua subsistência dele e é uma das principais opções de transportes.

6 No mapa da Evolução Político-Administrativa da RI Lago de Tucuruí podemos perceber que após a construção da Usina Hidrelétrica ( ) ocorreu à emancipação de 04 novos municípios, sendo mais da metade dos municípios já existentes. Este mapa tenta especificamente demonstrar uma análise espaço-temporal da dinamização da região. Dentro dos países, a repartição geográfica da população também muda. Certas regiões perdem população em proveito de outras, tornadas mais dinâmicas, (SANTOS, 2012). Através desta reflexão que Milton Santos faz em relação às regiões de atrações econômicas sulistas podemos considera-la a nossa vivencia trazida pela construção da barragem, que dinamizou o município de Tucuruí e seu entorno, a região tornou-se pólo indutor de contingentes demográficos advindos das diversas regiões do país em busca dos empregos ofertados. Esse aglomerado populacional que envolveu a construção da Usina Hidrelétrica de Tucuruí trouxe uma dinamização da região nunca antes vivenciada por ela.

7 Fonte: IDESP/ IBGE dados: censos de 1980, 1991, 2000 e 2010 por habitantes. Não somente a quantidade de municípios aumentou como também a população ao longo das décadas, sendo esse fluxo induzido pela criação de um fixo de grande porte, formando esse atrativo. Analisando o gráfico percebe-se que há uma crescente populacional da qual é afetada apenas no ano 2000 e nos municípios de Jacundá e Tucuruí, voltando em 2010 a continuar no processo de atração populacional como mostra o gráfico.

8 CONCLUSÃO Pós-criação do projeto da Usina Hidrelétrica de Tucuruí podemos compreender o recorte temporal da RI Lago de Tucuruí, estudando a partir da análise na emancipação municipal que hoje faz parte da RI Lago de Tucuruí, tendo em vista que a região sofreu mudanças acentuadas no contexto socioeconômico e político. Logo, para esta análise temos com ferramentas fundamentais os dados geográficos obtidos em sites como IBGE (Instituto Nacional de Geografia e Estatística), IDESP (Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará) e IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para poder desenvolver a visualização dos estudos através da cartografia com a utilização de mapas e de ferramentas como gráficos e tabelas, visualizando os resultados da pesquisa, e neste bojo de informações está o que no caso deste estudo corresponde ao foco principal que é o processo de emancipação municipal. Sempre analisando os processos que levaram a ocorrência desse fenômeno, valorizando as análises do comportamento demográfico para conseguir a abstração teórico-conceitual da atual realidade de desenvolvimento e de perspectivas da região, voltando o estudo de reordenamento e viabilidade de criação de novos municípios para dar suporte ao governo que necessita deste estudo para legitimar a criação de novos municípios na região.

9 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS SANTOS, Milton. Metamorfoses do Espaço Habitado: Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Geografia/ Milton Santos; em colaboração com Denise Elias. 6ª ed. reimp. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo (EDUSP), CENSO DEMOGRÁFICO 2010, sinopse do censo e resultados preliminares do universo, IBGE, DEMOGRAFIA Evolução da população residente censitária (1.000 habitantes), IDESP, ROCHA, G.M. A Construção Da Usina Hidrelétrica e a Redivisão Territorial na Área de Tucuruí (Pa). Tese de doutorado. Programa de pós graduação em Geografía humana. Universidade de São Paulo, 1999.

10 ROCHA, G. M. Todos Convergem para o Lago: Hidrelétricas, municipios e territórios na Amazônia. UFPA/NUMA, ROCHA, Gilberto Miranda. Aspectos recentes do crescimento e distribuição da população da Amazônia brasileira. In.: ARAGON, Luis E. (org.). Populações da Pan- Amazônia. Belém, NAEA, 2005, p

05/10/2015

05/10/2015 05/10/2015 www.aneel.gov.br/aplicacoes/cmpf/gerencial/ Retornar [COEFICIENTES DE DISTRIBUIÇÃO: SELECIONA NO MAPA REGIÕES OU UF] ESTADO PARÁ Município Área Km² Participação (%) UHE (empresa) Almeirim 17,99

Leia mais

AS DESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS URBANAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE CHAPECÓ: UMA ANÁLISE DAS PEQUENAS CIDADES DÉBORA WEBER DE SOUZA

AS DESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS URBANAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE CHAPECÓ: UMA ANÁLISE DAS PEQUENAS CIDADES DÉBORA WEBER DE SOUZA AS DESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS URBANAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE CHAPECÓ: UMA ANÁLISE DAS PEQUENAS CIDADES DÉBORA WEBER DE SOUZA Graduanda em Geografia, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Belém, PA 2014 ANÁLISE DE RELEVÂNCIA DA AGRICULTURA FAMILIAR NO ESTADO

Leia mais

Indicadores Econômicos e Fomento à Indústria

Indicadores Econômicos e Fomento à Indústria Edição 008 Setembro de 2018 Publicação do Sistema FIEMT elaborada pela área de Crescimento populacional de Mato Grosso em 2018 Pela estimativa populacional de 2018 divulgada pelo Instituto Brasileiro Geográfico

Leia mais

Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais

Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais Seminário Nacional com as Instituições Responsáveis por Limites Político-Administrativos Brasília - DF, 1 de Julho de 2008 Sumário Gestão Pública e

Leia mais

Impactos sócio-ambientais da construção da represa de Tucuruí, 20 anos depois : As Lições de uma Quimera Perversa

Impactos sócio-ambientais da construção da represa de Tucuruí, 20 anos depois : As Lições de uma Quimera Perversa Impactos sócio-ambientais da construção da represa de Tucuruí, 20 anos depois : As Lições de uma Quimera Perversa Estudo Sócio-ambiental da Represa de Tucuruí 2006/2007 Equipe Profa Dra Nírvia Ravena de

Leia mais

Um novo plano para banda larga abordagem demográfica MCTIC

Um novo plano para banda larga abordagem demográfica MCTIC Um novo plano para banda larga abordagem demográfica MCTIC Localidade Localidade Aglomerado rural Critérios demográficos atuais Toda parcela circunscrita do território nacional que possua um aglomerado

Leia mais

Palavras-Chave: Atividade Industrial, Humildes, Desenvolvimento, Urbanização.

Palavras-Chave: Atividade Industrial, Humildes, Desenvolvimento, Urbanização. DINÂMICA INDUSTRIAL E IMPLICAÇÕES SOCIOESPACIAIS EM HUMILDES, FEIRA DE SANTANA/BA: PROCESSOS E AÇÕES. Vanessa da Conceição Barbosa dos Anjos Graduanda em Geografia/UEFS. vanessa.124@hotmail.com Janio Santos

Leia mais

NÚMERO MÁXIMO DE VEREADORES POR MUNICÍPIO, NA ELEIÇÃO DE 2012, SEGUNDO OS DADOS DO CENSO 2010 PARÁ

NÚMERO MÁXIMO DE VEREADORES POR MUNICÍPIO, NA ELEIÇÃO DE 2012, SEGUNDO OS DADOS DO CENSO 2010 PARÁ NÚMERO MÁXIMO DE VEREADORES POR MUNICÍPIO, NA ELEIÇÃO DE 2012, SEGUNDO OS DADOS DO CENSO 2010 PARÁ François E. J. de Bremaeker Consultor da Associação Brasileira de Câmaras Municipais A eleição municipal

Leia mais

1 INTRODUÇÃO: apresentando a Região de Integração do Lago de Tucuruí

1 INTRODUÇÃO: apresentando a Região de Integração do Lago de Tucuruí 119 RECONFIGURAÇÃO DOS TERRITORIOS E CIDADES DA REGIÃO DE INTEGRAÇÃO DO LAGO DE TUCURUÍ PA Autoria: Luana Soares Soares Mayara Quaresma RESUMO Este trabalho discute a relação entre as dinâmicas territoriais

Leia mais

DEFINIÇÕES DE RURAL E URBANO

DEFINIÇÕES DE RURAL E URBANO UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA DISCIPLINA: SOCIOLOGIA E ÉTICA Curso de Zootecnia DEFINIÇÕES DE RURAL E URBANO MAIO 2017 Definição sociológica de rural: é um espaço

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS INSTALAÇÕES PORTUÁRIAS PÚBLICAS DE PEQUENO PORTE (IP4) PARA AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DOS MUNICÍPIOS DO PARÁ

A IMPORTÂNCIA DAS INSTALAÇÕES PORTUÁRIAS PÚBLICAS DE PEQUENO PORTE (IP4) PARA AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DOS MUNICÍPIOS DO PARÁ A IMPORTÂNCIA DAS INSTALAÇÕES PORTUÁRIAS PÚBLICAS DE PEQUENO PORTE (IP4) PARA AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DOS MUNICÍPIOS DO PARÁ FURTADO, Carlos Gilmar Nascimento 1, KZAN, Andressa Cardoso 2, MORAES, Rita

Leia mais

EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO POR BAIRROS EM CORUMBÁ-MS. UFGD/FCBA Caixa Postal 533, 79, Dourados-MS,

EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO POR BAIRROS EM CORUMBÁ-MS. UFGD/FCBA Caixa Postal 533, 79, Dourados-MS, EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO POR BAIRROS EM CORUMBÁ-MS Graciela Gonçalves de Almeida 1 ; Ana Paula Vieira da Silva 1 ; Andressa Freire dos Santos 1 ; Joelson Gonçalves Pereira 2 UFGD/FCBA Caixa Postal 533, 79,804-970-Dourados-MS,

Leia mais

Salvador: Transformações Sociais e Demográficas

Salvador: Transformações Sociais e Demográficas Leitura de Bordo No. 06 (*) NOTA TEMÁTICA Salvador: Transformações Sociais e Demográficas Gilberto Corso (**) Em termos de densidade populacional, o estado da Bahia apresenta uma nítida concentração espacial

Leia mais

SER 300 Introdução ao Geoprocessamento

SER 300 Introdução ao Geoprocessamento SER 300 Introdução ao Geoprocessamento Explorando as dinâmicas de urbanização e de desmatamento na Amazônia Legal no período de 2000 e 2010 através de ferramentas de geoprocessamento. Ana Paula Dal Asta

Leia mais

SEMINÁRIO SOBRE A DIVISÃO DO ESTADO DO PARÁ A divisão do Pará em Debate

SEMINÁRIO SOBRE A DIVISÃO DO ESTADO DO PARÁ A divisão do Pará em Debate SEMINÁRIO SOBRE A DIVISÃO DO ESTADO DO PARÁ A divisão do Pará em Debate Subsídios à Discussão Prof. Me. José Queiroz de Miranda Neto Mestre em Geografia (Gestão do Planejamento Regional) Implicações da

Leia mais

Censo Demográfico de Primeiros resultados. População e Domicílios recenseados

Censo Demográfico de Primeiros resultados. População e Domicílios recenseados Censo Demográfico de 2010 Primeiros resultados População e Domicílios recenseados Eduardo Pereira Nunes Presidente do IBGE eduardo.nunes@ibge.gov.br Aracaju, 22 de Março de 2011 A DPA do Brasil e sua Dinâmica

Leia mais

República Conceitos básicos

República Conceitos básicos República Conceitos básicos Estado: e a formação de um povo. Território:, ou seja, representa a base física limitada por suas fronteiras. República Conceitos básicos Povo: é todo o, regulamentados por

Leia mais

COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 1.052, DE 2008

COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 1.052, DE 2008 COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 1.052, DE 2008 Redação final do Substitutivo ao Projeto de Lei do Senado nº 98, de 2002 - Complementar. A Comissão Diretora apresenta a redação final do Substitutivo ao Projeto

Leia mais

APLICAÇÃO DE UM MÉTODO MULTIVARIADO PARA GERAÇÃO DE SUPERFÍCIES DE DISTRIBUIÇÃO POPULACIONAL

APLICAÇÃO DE UM MÉTODO MULTIVARIADO PARA GERAÇÃO DE SUPERFÍCIES DE DISTRIBUIÇÃO POPULACIONAL APLICAÇÃO DE UM MÉTODO MULTIVARIADO PARA GERAÇÃO DE SUPERFÍCIES DE DISTRIBUIÇÃO POPULACIONAL ANDRÉ AUGUSTO GAVLAK Divisão de Processamento de Imagens - DPI Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE

Leia mais

REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO (conceitos)

REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO (conceitos) REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO (conceitos) REGIÃO Uma região pode ser qualquer área geográfica que forme uma unidade distinta em virtude de determinadas características. Em termos gerais, costumam,

Leia mais

ANÁLISE DA DINÂMICA DOS HOMICÍDIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DA VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE UTILIZANDO O GEOPROCESSAMENTO

ANÁLISE DA DINÂMICA DOS HOMICÍDIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DA VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE UTILIZANDO O GEOPROCESSAMENTO ANÁLISE DA DINÂMICA DOS HOMICÍDIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DA VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE UTILIZANDO O GEOPROCESSAMENTO RELATÓRIO FINAL DE PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC/CNPq/INPE) Priscilla

Leia mais

AMAZÔNIA BRASILEIRA: ANÁLISE DA MIGRAÇÃO DE RETORNO DE BRASILEIROS

AMAZÔNIA BRASILEIRA: ANÁLISE DA MIGRAÇÃO DE RETORNO DE BRASILEIROS AMAZÔNIA BRASILEIRA: ANÁLISE DA MIGRAÇÃO DE RETORNO DE BRASILEIROS 1. INTRODUÇÃO Jonatha Rodrigo de Oliveira Lira Programa de Pós-Graduação em Geografia - UFPa rodrrigao@hotmail.com Quando pensamos em

Leia mais

INDÍGENAS NO CENSO DEMOGRÁFICO 2010: UMA ANÁLISE DO QUESITO SE CONSIDERA NOS SETORES URBANOS DAS TERRAS INDÍGENAS NO NORDESTE

INDÍGENAS NO CENSO DEMOGRÁFICO 2010: UMA ANÁLISE DO QUESITO SE CONSIDERA NOS SETORES URBANOS DAS TERRAS INDÍGENAS NO NORDESTE INDÍGENAS NO CENSO DEMOGRÁFICO 2010: UMA ANÁLISE DO QUESITO SE CONSIDERA NOS SETORES URBANOS DAS TERRAS INDÍGENAS NO NORDESTE Resumo No Censo Demográfico de 2010 houve um esforço por parte do IBGE na compatibilização

Leia mais

A definição de áreas rurais no Brasil SUBSÍDIOS AO PLANO NACIONAL DE SANEAMENTO RURAL

A definição de áreas rurais no Brasil SUBSÍDIOS AO PLANO NACIONAL DE SANEAMENTO RURAL A definição de áreas rurais no Brasil SUBSÍDIOS AO PLANO NACIONAL DE SANEAMENTO RURAL J O S É IRINEU R A N G E L R I G OT T I ( U F M G ) R E N ATO H A DAD (PUC-MINAS) DESAFIOS: País imenso, heterogêneo

Leia mais

15º Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental MAPEAMENTO DA VULNERABILIDADE NA SEDE URBANA DE SANTARÉM

15º Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental MAPEAMENTO DA VULNERABILIDADE NA SEDE URBANA DE SANTARÉM 15º Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental MAPEAMENTO DA VULNERABILIDADE NA SEDE URBANA DE SANTARÉM Milena Marília Nogueira de Andrade 1 ; Claudio Fabian Szlafsztein 2 Resumo O mapeamento

Leia mais

SISTEMATIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS DA REGIÃO NORTE-FLUMINENSE - RJ. (SIGNO)

SISTEMATIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS DA REGIÃO NORTE-FLUMINENSE - RJ. (SIGNO) Andreza Rohem Gualberto, Maurício Nunes Lamonica. Instituto Federal Fluminense- Campus Campos Centro, e-mail: andrezarohem@hotmail.com; lamonica@iff.edu.br SISTEMATIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS DA

Leia mais

Risco de Desmatamento

Risco de Desmatamento Márcio Sales, Carlos Souza Jr. Resumo Nesta edição, apresentamos o risco de desmatamento em Municípios, Áreas Protegidas, Assentamentos e áreas privadas, devolutas ou sob conflitos por posse, para o período

Leia mais

ESTUDO DA EVOLUÇÃO POPULACIONAL DA CIDADE DE PARACATU-MG, POR MEIO DE GEOPROCESSAMENTO PARA OS ANOS DE 2000 E 2010.

ESTUDO DA EVOLUÇÃO POPULACIONAL DA CIDADE DE PARACATU-MG, POR MEIO DE GEOPROCESSAMENTO PARA OS ANOS DE 2000 E 2010. ESTUDO DA EVOLUÇÃO POPULACIONAL DA CIDADE DE PARACATU-MG, POR MEIO DE GEOPROCESSAMENTO PARA OS ANOS DE 2000 E 2010. 1- INTRODUÇÃO Patrícia Soares Rezende Mestranda em Geografia Universidade Federal de

Leia mais

ANÁLISE CARTOGRÁFICA DO PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE POUSO ALEGRE/MG

ANÁLISE CARTOGRÁFICA DO PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE POUSO ALEGRE/MG ANÁLISE CARTOGRÁFICA DO PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE POUSO ALEGRE/MG Maria Itaiana Ferreira de Moraes 1 ; Thiago César Frediani Sant Ana 2 RESUMO: A vida social do homem está vinculada a ação de interação

Leia mais

A URBANIZAÇÃO PELA INDUSTRIALIZAÇÃO: MODIFICAÇÃO DO ESPAÇO PELA CRIAÇÃO DO DISTRITO INDUSTRIAL RENAULT EM SÃO JOSÉ DOS PINHAIS- BAIRRO BORDA DO CAMPO.

A URBANIZAÇÃO PELA INDUSTRIALIZAÇÃO: MODIFICAÇÃO DO ESPAÇO PELA CRIAÇÃO DO DISTRITO INDUSTRIAL RENAULT EM SÃO JOSÉ DOS PINHAIS- BAIRRO BORDA DO CAMPO. A URBANIZAÇÃO PELA INDUSTRIALIZAÇÃO: MODIFICAÇÃO DO ESPAÇO PELA CRIAÇÃO DO DISTRITO INDUSTRIAL RENAULT EM SÃO JOSÉ DOS PINHAIS- BAIRRO BORDA DO CAMPO. Helen Caroline Cunha BARBOSA Universidade Federal

Leia mais

Geografia. As Regiões Geoeconômicas do Brasil. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. As Regiões Geoeconômicas do Brasil. Professor Luciano Teixeira. Geografia As Regiões Geoeconômicas do Brasil Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia Aula XX AS REGIÕES GEOECONÔMICAS DO BRASIL A divisão regional oficial do Brasil é aquela

Leia mais

A EXPANSÃO URBANA DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DEL-REI: UMA NOTA

A EXPANSÃO URBANA DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DEL-REI: UMA NOTA A EXPANSÃO URBANA DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DEL-REI: UMA NOTA Jadna Téssia Oliveira 1 Márcio Toledo 2 891 INTRODUÇÃO Esta pesquisa analisa o crescimento urbano do município de São João del-rei levando em

Leia mais

Alysson Costa Silva 1 Rafaela N. P.O. Silveira 2. Eixo temático/área de conhecimento: Saneamento básico/resíduos sólidos, domésticos e industriais.

Alysson Costa Silva 1 Rafaela N. P.O. Silveira 2. Eixo temático/área de conhecimento: Saneamento básico/resíduos sólidos, domésticos e industriais. CENÁRIO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS E DOS RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL EM URBES AMAZÔNIDAS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA UTILIZANDO INDICADORES DE SANEAMENTO ENTRE DOIS MUNICÍPIOS, MARABÁ E TUCURUÍ, PARÁ.

Leia mais

Análise populacional da Região Metropolitana de Belém e do Estado do Pará,

Análise populacional da Região Metropolitana de Belém e do Estado do Pará, Análise populacional da Região Metropolitana de Belém e do Estado do Pará, 2000-2010 Responsáveis: Ana Paula Bastos Simaia Mercês Colaboração: João Ricardo Sena Rosetta Mammarella Juciano Martins Rodrigues

Leia mais

GEOGRAFIA MÓDULO 9. Urbanização I. redes urbanas, o processo de urbanização, o espaço das cidades e especulação imobiliária. Professor Vinícius Moraes

GEOGRAFIA MÓDULO 9. Urbanização I. redes urbanas, o processo de urbanização, o espaço das cidades e especulação imobiliária. Professor Vinícius Moraes GEOGRAFIA Professor Vinícius Moraes MÓDULO 9 Urbanização I redes urbanas, o processo de urbanização, o espaço das cidades e especulação imobiliária O processo de urbanização apresenta diferentes dimensões,

Leia mais

GEOGRAFIA DO MATO GROSSO

GEOGRAFIA DO MATO GROSSO GEOGRAFIA DO MATO GROSSO EDITAL Nº 1 PJC/MT, DE 16 DE MARÇO DE 2017 DELEGADO DE POLÍCIA CIVIIL - MT Prof. Kanduka Oliveira Redes Sociais kanduka.oliveira@facebook.com Instagram: @professorkanduka Periscope:

Leia mais

SEMINÁRIO PAN- AMAZÔNICO DE PROTEÇÃO SOCIAL

SEMINÁRIO PAN- AMAZÔNICO DE PROTEÇÃO SOCIAL SEMINÁRIO PAN- AMAZÔNICO DE PROTEÇÃO SOCIAL Heitor Pinheiro Coordenador do Núcleo Pará Social 28 DE MARÇO DE 2017 Belém-PA OS DESAFIOS DA OFERTA DE POLÍTICAS SOCIAIS NA AMAZÔNIA PONTOS FOCAIS DOS DESAFIOS

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 7 o - Ensino Fundamental Professora: Cristiane Mattar Geografia Atividades para Estudos Autônomos Data: 8 / 5 / 2018 Aluno(a):

Leia mais

RECORTES. A mancha da violência. #violência. nas pequenas cidades brasileiras. Outubro/2017

RECORTES. A mancha da violência. #violência. nas pequenas cidades brasileiras. Outubro/2017 RECORTES Outubro/2017 Um olhar sobre os homicídios em cada região do Brasil A mancha da violência nas pequenas cidades brasileiras Análise espacial e comparativa do comportamento da taxa de homicídios

Leia mais

TODO O PAPEL DA CIDADE MÉDIA PARA A PEQUENA CIDADE: ESTUDO DE CASO DOS CONJUNTOS HABITACIONAIS DO MUNICÍPIO DE GLÓRIA DE DOURADOS - MS

TODO O PAPEL DA CIDADE MÉDIA PARA A PEQUENA CIDADE: ESTUDO DE CASO DOS CONJUNTOS HABITACIONAIS DO MUNICÍPIO DE GLÓRIA DE DOURADOS - MS 1 TODO O PAPEL DA CIDADE MÉDIA PARA A PEQUENA CIDADE: ESTUDO DE CASO DOS CONJUNTOS HABITACIONAIS DO MUNICÍPIO DE GLÓRIA DE DOURADOS - MS Graciele da Silva Neiva 1 ; Prof. Dr. Marcos Kazuo Matushima 2 Área

Leia mais

O status atual da divisão político-administrativa nacional

O status atual da divisão político-administrativa nacional GEONORDESTE 2017 O status atual da divisão político-administrativa nacional Diretoria de Geociências - Coordenação de Estruturas Territoriais Gerencia da Divisão Territorial Brasileira Jose Henrique da

Leia mais

Regionalização e Planejamento regional

Regionalização e Planejamento regional Regionalização e Planejamento regional O que é regionalização? Entende-se por regionalização, a divisão de um espaço ou território em unidades de área que apresentam características que as individualizam.

Leia mais

/ ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO

/ ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Geografia / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 25 / 8 / 2017 Assunto: Regiões Brasileiras.

Leia mais

A EXPANSÃO URBANA NA REGIÃO LESTE DA CIDADE DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA (SP) E A FORMAÇÃO DE NOVAS CENTRALIDADES

A EXPANSÃO URBANA NA REGIÃO LESTE DA CIDADE DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA (SP) E A FORMAÇÃO DE NOVAS CENTRALIDADES 47 A EXPANSÃO URBANA NA REGIÃO LESTE DA CIDADE DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA (SP) E A FORMAÇÃO DE NOVAS CENTRALIDADES Nathália Oliveira Silva Costa 1 ; Alexandre Carvalho de Andrade 2. 1 nathaliacosta40@hotmail.com;

Leia mais

Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental da Região de Integração Xingu. Eduardo Costa Diretor-Presidente da FAPESPA

Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental da Região de Integração Xingu. Eduardo Costa Diretor-Presidente da FAPESPA Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental da Região de Integração Xingu Eduardo Costa Diretor-Presidente da FAPESPA OBJETIVO Apresentar um diagnóstico socioeconômico e ambiental da Região de Integração do

Leia mais

ANEXO III: ESTUDO POPULACIONAL ANEXO III: ESTUDO POPULACIONAL

ANEXO III: ESTUDO POPULACIONAL ANEXO III: ESTUDO POPULACIONAL ANEXO III: ESTUDO POPULACIONAL Sumário 1 INTRODUÇÃO... 3 2 ESTUDO POPULACIONAL... 4 2.1 PROJEÇÕES POPULACIONAIS DO MUNICÍPIO... 5 Folha 2 1 INTRODUÇÃO Este Anexo visa apresentar o estudo populacional elaborado

Leia mais

Geografia. Demografia - CE. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. Demografia - CE. Professor Luciano Teixeira. Geografia Demografia - CE Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia DEMOGRAFIA - CE O povo cearense foi formado pela miscigenação de indígenas catequizados e aculturados após

Leia mais

TÍTULO DO TRABALHO: PROCESSO DE PERIFERIALIZAÇÃO DE PALMAS TO: AS CONDIÇÕES DE MORADIA NO SETOR SANTO AMARO

TÍTULO DO TRABALHO: PROCESSO DE PERIFERIALIZAÇÃO DE PALMAS TO: AS CONDIÇÕES DE MORADIA NO SETOR SANTO AMARO 25 a 28 de novembro de 2014 Câmpus de Palmas TÍTULO DO TRABALHO: PROCESSO DE PERIFERIALIZAÇÃO DE PALMAS TO: AS CONDIÇÕES DE MORADIA NO SETOR SANTO AMARO Nome do Aluno: Maria Jozeane Nogueira 1 ; Nome do

Leia mais

A Geografia de referência do Ficheiro Nacional de Alojamentos

A Geografia de referência do Ficheiro Nacional de Alojamentos 2013 Ano Internacional da Estatística «A Geografia de referência do Ficheiro Nacional de Alojamentos Bart-Jan Schoenmakers bart.schoen@ine.pt INE DMSI/SGEO Ana M. Santos ana.msantos@ine.pt INE DMSI/SGEO

Leia mais

Jussara Rafael Angelo ENSP/Fiocruz

Jussara Rafael Angelo ENSP/Fiocruz MODELAGEM ESPACIAL DINÂMICA DOS DETERMINANTES SOCIAIS E AMBIENTAIS DA MALÁRIA E SIMULAÇÃO DE CENÁRIOS 2020 PARA O MUNICÍPIO DE PORTO VELHO - RONDÔNIA Jussara Rafael Angelo ENSP/Fiocruz Carlos Afonso Nobre

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO CONCELHO DE PONTA DELGADA

APRESENTAÇÃO DO CONCELHO DE PONTA DELGADA APRESENTAÇÃO DO CONCELHO DE PONTA DELGADA GEOGRAFIA O concelho Ponta Delgada está situado no extremo sudoeste da maior ilha do arquipélago dos Açores (S. Miguel). A sua área é 231,89 Km 2 que se encontram

Leia mais

AS FAVELAS DA GRANDE ARACAJU

AS FAVELAS DA GRANDE ARACAJU AS FAVELAS DA GRANDE ARACAJU Ricardo Lacerda 1 O IBGE publicou na semana passada o relatório Censo Demográfico 2010- Aglomerados Subnormais- Informações Territoriais. Trata-se de um amplo estudo sobre

Leia mais

TEMA I. A POPULAÇÃO, UTILIZADORA DE RECURSOS E ORGANIZADORA DE ESPAÇOS

TEMA I. A POPULAÇÃO, UTILIZADORA DE RECURSOS E ORGANIZADORA DE ESPAÇOS 1.1. A população: evolução e diferenças regionais 1.1.1. A evolução da população na 2ª metade do século XX Preparação para exame nacional Geografia A 1/8 Síntese: Evolução demográfica da população portuguesa

Leia mais

Censo Demográfico de 2010 Primeiros resultados População e Domicílios recenseados

Censo Demográfico de 2010 Primeiros resultados População e Domicílios recenseados Censo Demográfico de 2010 Primeiros resultados População e Domicílios recenseados Eduardo Pereira Nunes Presidente do IBGE Eduardo.nunes@ibge.gov.br Data 9/12/2010 A DPA do Brasil e sua Dinâmica 70 anos

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Geografia Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 67 h (80 aulas)

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Geografia Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 67 h (80 aulas) DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Geografia Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 67 h (80 aulas) Docente Responsável: Jose Eduardo Nunes do Nascimento

Leia mais

Anexo I - Estudo Populacional ANEXO I: ESTUDO POPULACIONAL

Anexo I - Estudo Populacional ANEXO I: ESTUDO POPULACIONAL ANEXO I: ESTUDO POPULACIONAL ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 6 2. ESTUDO POPULACIONAL... 7 3. PROJEÇÕES POPULACIONAIS... 8 Folha 2 FIGURAS Figura 1 - Distribuição da população por sexo e idade conforme censos

Leia mais

A EVOLUÇÃO ESPACIAL DA POPULAÇÃO DA MICRORREGIÃO DE ALTAMIRA, NO ESTADO DO PARÁ

A EVOLUÇÃO ESPACIAL DA POPULAÇÃO DA MICRORREGIÃO DE ALTAMIRA, NO ESTADO DO PARÁ A EVOLUÇÃO ESPACIAL DA POPULAÇÃO DA MICRORREGIÃO DE ALTAMIRA, NO ESTADO DO PARÁ Suzane Christine Luz Fernandes 1, Maria Suely Margalho do Vale 2, Edson Aparecida de Araujo Querido Oliveira 3, Nelson Wellausen

Leia mais

2º ano do Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia

2º ano do Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia 2º ano do Ensino Médio Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia Complexo Regional da Amazônia (processo de ocupação) Século XVII - XVIII Drogas do Sertão Final do século XIX - início do século XX

Leia mais

USINAS HIDRELÉTRICAS NA AMAZÔNIA: a relação de afetividade dos atingidos com os lugares impactados pela UHE Belo Monte na cidade de Altamira/PA

USINAS HIDRELÉTRICAS NA AMAZÔNIA: a relação de afetividade dos atingidos com os lugares impactados pela UHE Belo Monte na cidade de Altamira/PA USINAS HIDRELÉTRICAS NA AMAZÔNIA: a relação de afetividade dos atingidos com os lugares impactados pela UHE Belo Monte na cidade de Altamira/PA Bruno Alves dos Santos Graduado em Geografia pela Universidade

Leia mais

Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado do Acre PROACRE

Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado do Acre PROACRE Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado do Acre PROACRE 0 0'0" Localização Geográfica 0 0'0" 10 0'0"S 70 0'0"W 60 0'0"W 50 0'0"W Venezuela Suriname Guiana Francesa

Leia mais

A EVOLUÇÃO ECONÔMICA NO SETOR TERCIÁRIO NA CIDADE ALFENAS-MG ENTRE 2005 E 2014

A EVOLUÇÃO ECONÔMICA NO SETOR TERCIÁRIO NA CIDADE ALFENAS-MG ENTRE 2005 E 2014 42 A EVOLUÇÃO ECONÔMICA NO SETOR TERCIÁRIO NA CIDADE ALFENAS-MG ENTRE 2005 E 2014 Rafaela Santos Costa de Figueiredo Graduanda em Geografia Bacharelado UNIFAL-MG Bolsista pela de Iniciação Cientifica FAPEMIG

Leia mais

População. Categoria: Médio Tejo

População. Categoria: Médio Tejo A densidade populacional consiste na relação entre o número de habitantes de uma determinada área territorial e a superfície desse território. Considerando os 247.330 habitantes distribuídos pelos 3.344

Leia mais

Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II Ensino Fundamental II Valor: 2.0 Nota: Data: /abril/2019 Professor: Giovani Disciplina: Geografia Nome: n o : Ano: 7º 1º bimestre Trabalho de Recuperação de Geografia Orientações: Leia atentamente as questões

Leia mais

Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental da Região de Integração Rio Capim

Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental da Região de Integração Rio Capim Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental da Região de Integração Rio Capim Eduardo Costa Diretor-Presidente da FAPESPA Geovana Pires Diretora Socioeconomia da FAPESPA OBJETIVO Apresentar um diagnóstico socioeconômico

Leia mais

Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental da Região de Integração do Carajás. Eduardo Costa Diretor-Presidente da FAPESPA

Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental da Região de Integração do Carajás. Eduardo Costa Diretor-Presidente da FAPESPA Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental da Região de Integração do Carajás Eduardo Costa Diretor-Presidente da FAPESPA OBJETIVO Apresentar um diagnóstico socioeconômico e ambiental da Região de Integração

Leia mais

Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental da Região de Integração do Marajó. Eduardo Costa Diretor-Presidente da FAPESPA

Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental da Região de Integração do Marajó. Eduardo Costa Diretor-Presidente da FAPESPA Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental da Região de Integração do Marajó Eduardo Costa Diretor-Presidente da FAPESPA OBJETIVO Apresentar um diagnóstico socioeconômico e ambiental da Região de Integração

Leia mais

Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental da Região de Integração do Baixo Amazonas. Eduardo Costa Diretor-Presidente da FAPESPA

Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental da Região de Integração do Baixo Amazonas. Eduardo Costa Diretor-Presidente da FAPESPA Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental da Região de Integração do Baixo Amazonas Eduardo Costa Diretor-Presidente da FAPESPA OBJETIVO Apresentar um diagnóstico socioeconômico e ambiental da Região de Integração

Leia mais

MUNICÍPIO DE LONDRINA Plano Municipal de Saneamento Básico Relatório de Diagnóstico da Situação do Saneamento

MUNICÍPIO DE LONDRINA Plano Municipal de Saneamento Básico Relatório de Diagnóstico da Situação do Saneamento 2 CARACTERIZAÇÃO GERAL DO MUNICÍPIO 2.1 INSERÇÃO DE LONDRINA NO CONTEXTO REGIONAL Londrina está localizada na Macrorregião Sul do Brasil, na mesorregião Norte Central Paranaense em uma posição geoeconômica

Leia mais

REUNIÃO DE AVALIAÇÃO PROJETO AIFO

REUNIÃO DE AVALIAÇÃO PROJETO AIFO Secretaria de Estado de Saúde Pública Governo do Estado do Pará Sistema Único de Saúde Secretaria de Estado de Saúde Pública Diretoria Técnica / Departamento de Atenção à Saúde Coordenação Estadual de

Leia mais

Novos Cadernos NAEA. v. 16, n. 1, p , jun. 2013, ISSN

Novos Cadernos NAEA. v. 16, n. 1, p , jun. 2013, ISSN Novos Cadernos NAEA v. 16, n. 1, p. 211-228, jun. 2013, ISSN 1516-6481 A dinâmica territorial da malha político-administrativa municipal da Região Norte do Brasil (1988-2010) The territorial dynamics of

Leia mais

PERCURSO 14 Região Norte: a construção de espaços geográficos. Prof. Gabriel Rocha 7º ano - EBS

PERCURSO 14 Região Norte: a construção de espaços geográficos. Prof. Gabriel Rocha 7º ano - EBS PERCURSO 14 Região Norte: a construção de espaços geográficos. Prof. Gabriel Rocha 7º ano - EBS 1 A construção do espaço geográfico de 1500 a 1930 A ocupação da Amazônia não despertava tanto interesse

Leia mais

Anexo I - Estudo Populacional ANEXO I: ESTUDO POPULACIONAL

Anexo I - Estudo Populacional ANEXO I: ESTUDO POPULACIONAL ANEXO I: ESTUDO POPULACIONAL ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ESTUDO POPULACIONAL... 4 3. PROJEÇÕES POPULACIONAIS... 5 Folha 2 1. INTRODUÇÃO Este Anexo visa apresentar o estudo populacional elaborado com vistas

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL. 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir:

LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL. 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir: LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir: I. ( ) A Linha do Equador não exerce função sobre os sistemas de localização, sendo

Leia mais

MAPAS/ DIVISÃO REGIONAL DO BRASIL

MAPAS/ DIVISÃO REGIONAL DO BRASIL MAPAS/ DIVISÃO REGIONAL DO BRASIL MAPA MUNDI MAPA MUNDI MAPA MUNDI O BRASIL NO MAPA MÚNDI ESTADOS BRASILEIROS ESTADOS BRASILEIROS ESTADOS BRASILEIROS - SIGLAS CAPITAIS BRASILEIRAS BRASIL: REGIÕES DO IBGE

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 3ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA QUESTÕES ABERTAS Aluno(a): Nº Ano: 7º Turma: Data: 06/11/2017 Nota: Professor: Edvaldo de Oliveira Valor da Prova:

Leia mais

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS E MARCAS COLETIVAS

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS E MARCAS COLETIVAS SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS E MARCAS COLETIVAS Tópico 1: Indicações Geográficas e Marcas Coletivas qual o papel de cada entidade? O PAPEL DO IBGE João Bosco de Azevedo Diretoria de

Leia mais

PRESENÇA DE ASSENTAMENTOS RURAIS NA MESORREGIÃO CENTRO-OCIDENTAL DO PARANÁ

PRESENÇA DE ASSENTAMENTOS RURAIS NA MESORREGIÃO CENTRO-OCIDENTAL DO PARANÁ 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 PRESENÇA DE ASSENTAMENTOS RURAIS NA MESORREGIÃO CENTRO-OCIDENTAL DO PARANÁ Juliana Paula Ramos 1, Maria das Graças de Lima 2 RESUMO: O presente estudo

Leia mais

Os mananciais hídricos

Os mananciais hídricos Os mananciais hídricos Água, abundância e desperdício Água, abundância e desperdício Água e Economia Água Subterrânea Guarani, Mercosul ou Botucatu Guarani, Mercosul ou Botucatu Guarani x Alter do Chão

Leia mais

Anexo I - Estudo Populacional ANEXO I: ESTUDO POPULACIONAL

Anexo I - Estudo Populacional ANEXO I: ESTUDO POPULACIONAL ANEXO I: ESTUDO POPULACIONAL ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ESTUDO POPULACIONAL... 4 3. PROJEÇÕES POPULACIONAIS... 5 Folha 2 1. INTRODUÇÃO Este Estudo visa apresentar ao município de São José do Vale do

Leia mais

CASA REGIONAL DE MEMÓRIA: UM COMPLEXO MUSEÓLOGICO NA TRANSXINGU

CASA REGIONAL DE MEMÓRIA: UM COMPLEXO MUSEÓLOGICO NA TRANSXINGU CASA REGIONAL DE MEMÓRIA: UM COMPLEXO MUSEÓLOGICO NA TRANSXINGU Denise Targino Villar Casa Regional de Memória -Fadesp denise.targino@hotmail.com A Casa Regional de memória está localizada no município

Leia mais

DIFERENCIAL SISTEMA DE ENSINO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE GOIÁS PROF. RICARDO ARRUDA

DIFERENCIAL SISTEMA DE ENSINO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE GOIÁS PROF. RICARDO ARRUDA DIFERENCIAL SISTEMA DE ENSINO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE GOIÁS PROF. RICARDO ARRUDA As afirmativas abaixo correspondes a diversos aspectos e dimensões/fases da História e Geografia de Goiás. Assinale V ou

Leia mais

NOTAS TECNICAS A G O S T O D E N º 0 5 SEPLAN

NOTAS TECNICAS A G O S T O D E N º 0 5 SEPLAN NOTAS TECNICAS A G O S T O D E 2 0 1 4 N º 0 5 RESUMO: Estimativas da população dos municípios brasileiros, 2014 - IBGE. Organiza dores: LAURA REGIN A CARNEIRO EDUARD O CELESTIN O CORDEIRO SEPLAN PREFEITURA

Leia mais

Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental da Região de Integração Metropolitana. Eduardo Costa Diretor-Presidente da FAPESPA

Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental da Região de Integração Metropolitana. Eduardo Costa Diretor-Presidente da FAPESPA Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental da Região de Integração Metropolitana Eduardo Costa Diretor-Presidente da FAPESPA OBJETIVO Apresentar um diagnóstico socioeconômico e ambiental da Região de Integração

Leia mais

S E T E M B R O D E N º

S E T E M B R O D E N º S E T E M B R O D E 2 0 1 6 N º 0 6 RESUMO: Estimativas da população dos municípios brasileiros, 2016 - IBGE. Organiza dores: LAURA REGIN A CARNEIRO VÂNIA CRISTIN A O. COELHO WILSON FRANÇA RIBEIRO FILHO

Leia mais

Plano Estadual de Habitação de Interesse Social do Estado do Pará

Plano Estadual de Habitação de Interesse Social do Estado do Pará Plano Estadual de Habitação de Interesse Social do Estado do Pará Governo Federal Ministério das Cidades Secretaria Nacional de Habitação Governo do Estado do Pará SEINFRA SEDURB Encontro Técnico sobre

Leia mais

DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA

DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA DIVISÃO REGIONAL O termo região é extremamente utilizado, principalmente na ciência geográfica que representa uma das categorias da Geografia. A palavra região pode ser utilizada

Leia mais

Sistemas de Monitoramento do Desmatamento

Sistemas de Monitoramento do Desmatamento RESUMO» Este é o primeiro número do boletim Transparência Florestal do, uma iniciativa do Imazon, cujo objetivo é divulgar amplamente a situação do desmatamento nas áreas florestais do Estado. Neste boletim,

Leia mais

Termo de Adesão. 1. Informações da IES. 2. Cursos e vagas. Local de Oferta: IFPA - Campus Belém (Belém, PA)

Termo de Adesão. 1. Informações da IES. 2. Cursos e vagas. Local de Oferta: IFPA - Campus Belém (Belém, PA) Termo de Adesão 1. Informações da IES Nome: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ Sigla: IFPA Código: 1813 CNPJ: 10.763.998/0001-30 Unidade Administrativa: Pública Federal Categoria

Leia mais

Acesse as apresentações e vídeos do evento em:

Acesse as apresentações e vídeos do evento em: Acesse as apresentações e vídeos do evento em: www.ggp.uerj.br. Iniciativas e desafios da integração das políticas públicas e ações técnicas: Geotecnologias como ferramenta para Saúde Renata Gracie gracie.renata@gmail.com

Leia mais

Transição urbana e demográfica no Brasil: inter-relações e trajetórias

Transição urbana e demográfica no Brasil: inter-relações e trajetórias RESUMO Transição urbana e demográfica no Brasil: inter-relações e trajetórias As transformações demográficas se intensificaram na segunda metade do século XX em todo o país e se encontram em curso nas

Leia mais

ANÁLISE DO RENDIMENTO DOMICILIAR POR BAIRRO NA CIDADE DE CORUMBÁ-MS RESUMO

ANÁLISE DO RENDIMENTO DOMICILIAR POR BAIRRO NA CIDADE DE CORUMBÁ-MS RESUMO ANÁLISE DO RENDIMENTO DOMICILIAR POR BAIRRO NA CIDADE DE CORUMBÁ-MS Ana Paula Vieira da Silva 1 ; Daniella de Souza Masson 1 ; Orlando Marcos Santos Veroneze 1 ; Joelson Gonçalves Pereira 2 UFGD/FCBA Caixa

Leia mais

Regionalização Brasileira Divisão Político - Administrativa

Regionalização Brasileira Divisão Político - Administrativa Regionalização Brasileira Divisão Político - Administrativa Divisão Político - Administrativa O Brasil está dividido em cinco Regiões. Essa configuração foi proposta pelo IBGE desde 1970, com uma alteração

Leia mais

A regionalização do território brasileiro

A regionalização do território brasileiro A regionalização do território brasileiro A regionalização tem vários objetivos: Conhecer com detalhes as partes de um todo (o mundo, um país, um estado, um município). Perceber as semelhanças e diferenças

Leia mais

Mapeamento dos indicadores educacionais e escolares de Caarapó-MS 1

Mapeamento dos indicadores educacionais e escolares de Caarapó-MS 1 Mapeamento dos indicadores educacionais e escolares de Caarapó-MS 1 SOUZA, Luana Santos 2 VIEIRA, Alexandre Bergamin 3 Palavras chaves a) indicadores educacionais e escolares b) Caarapó c) Mapeamento d)

Leia mais

Dados Demográficos: Grandes Regiões, Estados e Municípios. Boletim Técnico Gonçalves & Associados Edição 04 - Maio/2013.

Dados Demográficos: Grandes Regiões, Estados e Municípios. Boletim Técnico Gonçalves & Associados Edição 04 - Maio/2013. Estudo de Perfil do Consumidor Potencial Brasil - Dados Demográficos: Grandes Regiões, Estados e Municípios Boletim Técnico Gonçalves & Associados Edição 04 - Maio/ Edição 2009 www.goncalvesassociados.com

Leia mais

O programa de saúde da família: evolução de sua implantação no Brasil. Instituto de Saúde Coletiva - Universidade Federal da Bahia

O programa de saúde da família: evolução de sua implantação no Brasil. Instituto de Saúde Coletiva - Universidade Federal da Bahia Título do Estudo: O programa de saúde da família: evolução de sua implantação no Brasil Instituição executora: Instituto de Saúde Coletiva - Universidade Federal da Bahia Instituição financiadora: Ministério

Leia mais

demografia 26 Direcção Municipal de Administração do Território Departamento de Planeamento Divisão de Ordenamento e Estratégia

demografia 26 Direcção Municipal de Administração do Território Departamento de Planeamento Divisão de Ordenamento e Estratégia Coimbra, com uma população residente em 2001, de 148 443 habitantes e uma área de 319,4 km2, evidencia-se na rede dos municípios portugueses, como município de dimensão demográfica destacada. É o único

Leia mais

O USO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS (SIG) PARA SUBSIDIAR POLÍTICAS PÚBLICAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL

O USO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS (SIG) PARA SUBSIDIAR POLÍTICAS PÚBLICAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL P á g i n a 15 O USO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS (SIG) PARA SUBSIDIAR POLÍTICAS PÚBLICAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL Larissa da Silva Ferreira Professora Me do CGE/CAMEAM/UERN larissaferreira@uern.br

Leia mais