Professor Vinícius Vanir Venturini

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Professor Vinícius Vanir Venturini"

Transcrição

1 Agropecuária Sistemas agrícolas e pecuárias 1 (UNISA) Chamamos de sistemas agrícolas: a) As formas de divisão de glebas, em relação às culturas desenvolvidas. b) O sistema de distribuição dos cultivos, em relação ao solo e todos produtos agrícolas. c) As formas de financiamento da produção e da comercialização dos produtos agrícolas. d) Aos sistemas planejados de produção agrícola. e) Ao conjunto de técnicas empregadas para obtenção da produção agropastoril. CANÇÃO DOS SEM-TERRA A enxada sobe e desce na terra encharcada Sobe e desce A vontade do homem que a sustenta, de ser dono da terra lavrada, da terra tratada. A enxada sobe e desce no massapé moreno, Desde o nascer do sol ao cair do sereno. A enxada cortando e a terra cavando vai no homem plantando a noção da injustiça que faz dele um escravo. E a noção da injustiça lhe traz outra noção, Que a ele pertence o tesouro maior, A força do braço, a vontade do bravo, Os caminhos da terra. Então vai percebendo e daí entendendo uma nova noção, que os caminhos da terra conduzem eles a libertação. Extraído do Livro Crônicas do Milênio - Olival Honor de Brito Membro do Instituto Cultural do Cariri Coleção Itaytera Nº 25 2 (URCA) No texto acima, verificam-se tanto um alerta quanto à necessidade de uma reforma agrária quanto um fato evidenciado nos últimos anos, que é o da necessidade dos trabalhadores se organizarem para conquistar seus objetivos. As alternativas abaixo expressam corretamente os processos que envolvem as relações de trabalho e produção no campo brasileiro, EXCETO: a) O processo de modernização na agropecuária brasileira somente foi possível a partir da promulgação da Lei de Terras de 1850, onde a mesma permitiu uma lenta mas efetiva reforma agrária ao longo dos anos. b) Estudos da pastoral da Terra denunciam que o aumento dos conflitos no campo vêm crescendo de forma vertiginosa, e que os mesmos são decorrentes, por um lado, da ação histórica arbitrária e opressiva do Estado e, de outro, da ofensiva dos trabalhadores rurais sem-terra na ocupação dos latifúndios. c) O modelo agrícola de exportação brasileira é baseado na monocultura e apoiase na concentração da propriedade rural, como por exemplo o cultivo da monocultura soja. d) Mesmo com a mecanização e o avanço tecnológico, as atividades agrícolas estão sujeitas à forte influência dos fatores naturais. A interferência pode-se dar de várias maneiras, destacando-se, porém, os limites impostos pelo clima e solo.

2 e) Uma política consistente de soberania alimentar no Brasil passa, necessariamente, por uma Reforma Agrária ampla e massiva e por uma política agrícola de apoio às pequenas unidades de produção. 3 (UFRGS) A produção agrícola é diversificada mundialmente devido às distintas condições físicas, econômicas, tecnológicas e culturais das regiões geográficas. A seguir, no primeiro bloco, são citados quatro sistemas agrícolas. No segundo bloco, são apresentadas as caracterizações de três deles. Associe adequadamente as caracterizações aos respectivos sistemas. 1. Agricultura de jardinagem 2. Agricultura de "plantation" 3. Agricultura moderna 4. Agricultura ecológica (AA) Predomínio de pequenas ou médias propriedades especializadas na rizicultura, que adotam técnicas milenares de cultivo e utilizam mão de obra familiar. (AA) Produção obtida em médias e grandes propriedades altamente capitalizadas, que apresentam alta produtividade em decorrência, entre outros fatores, da seleção de sementes e da mecanização intensiva. (AA) Produção obtida em pequenas e médias propriedades com mão de obra familiar, com uso de técnicas de controle biológico e informacional, fertilizantes orgânicos e rotação de culturas. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é a) b) c) d) e) Os principais sistemas agrícolas mundiais são representados pela agricultura itinerante, plantation, agricultura de jardinagem e agricultura moderna. Com relação ao sistema de plantation, coloque V para a afirmativa verdadeira e F para afirmativa falsa. (AA) É um sistema típico dos países subdesenvolvidos, foi utilizado amplamente durante a colonização europeia na América Latina. (AA) Caracteriza-se pelo uso de sementes selecionadas e uso intensivo de máquinas e técnicas modernas. (AA) É um sistema praticado em regiões que possuem escassez de espaço para o plantio. (AA) Caracteriza-se, atualmente, por compreender o minifúndio e a monocultura. (AA) Utiliza-se de mão de obra barata, numerosa e desqualificada e destina-se à exportação. 4 (UFVJM) Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. A região do Oriente Médio vem protagonizando uma série de conflitos entre árabes e judeus. Os acordos assinados pelos líderes palestinos e israelenses não têm assegurado a paz e nem encontrado o apoio das populações que representam. Muitos desses entraves, deve-se à existência de grupos radicais de ambos os lados que não admitem a possibilidade de assinar um acordo de paz com o inimigo.

3 Com base nestes dados, ASSINALE a afirmativa INCORRETA. a) V, V, F, V, F b) F, F, V, V, F c) V, F, F, F, V d) F, V, F, F, V 5 (PUCRS) Quanto às práticas agrícolas, é correto afirmar que a) a agricultura itinerante é muito utilizada na Europa e tem como característica fundamental o emprego da tecnologia moderna. b) a agricultura de jardinagem é praticada em latifúndios na Ásia e caracteriza-se pela utilização de técnicas rudimentares. c) as empresas agrícolas, encontradas principalmente nos Estados Unidos da América do Norte e União Européia, apresentam alto emprego tecnológico. d) o sistema de plantations, encontrado em países tropicais, caracteriza-se pela prática da agricultura em pequenas propriedades. e) as lavouras de subsistência que abastecem de alimentos o mercado brasileiro são praticadas por sojicultores do sul do Brasil que optaram pelo plantio da soja transgênica. Associe a 2ª coluna com a 1ª e marque a opção que apresente a seqüência correta. (1) Plantation (2) Agricultura Socialista (3) Agricultura de jardinagem (4) Sistema de belts (5) Agricultura intensiva europeia (AA) Rotação de culturas (AA) Visa o mercado externo (AA) Cinturões agrícolas dos EUA (AA) Apropriação estatal da produção (AA) Pequena propriedade e mão-de-obra numerosa 6 (ULBRA) A sequência correta de cima para baixo é: a) 5, 1, 2, 4, 3 b) 5, 1, 3, 2, 4 c) 5, 1, 4, 2, 3 d) 1, 5, 4, 2, 3 e) 1, 5, 3, 2, 4 7 (UFRGS) Assinale a alternativa verdadeira com relação a sistemas agrícolas. a) A agricultura de plantations desenvolveu-se, com a expansão da agricultura tecnológica, substituindo os modelos agrícolas tradicionais, herdados da história colonial. b) A agricultura de subsistência caracteriza-se, sobretudo, por atividades de coleta, sendo praticada quase exclusivamente pelos habitantes das florestas equatoriais. c) Na América Latina, a agricultura de subsistência consiste na substituição gradual das culturas tradicionais por monoculturas de exportação, garantindo aos médios e pequenos produtores condições econômicas para se manterem, no qual quadro de modernização da agricultura.

4 d) A agricultura de plantations nasceu durante a expansão colonial européia. Os europeus foram os seus pioneiros, ao introduzirem a monocultura açucareira em grandes propriedades nas ilhas atlânticas de suas colônias e no litoral do Brasil. e) As plantations caracterizam, sobretudo, a agricultura empresarial associada ao processo de maximização da produtividade, através do incremento das culturas de rotação e do largo emprego de biotecnologia. (UFAL) A humanidade desenvolveu a agricultura em diferentes momentos e lugares. Considere as características do desenvolvimento agrícola em um determinado país: A partir da segunda metade do século XIX, a agricultura obteve um grande desenvolvimento que resultou do seu caráter competitivo no plano externo, combinado a diversos fatores internos como a presença de imigrantes, a expansão territorial, os solos férteis e a rápida modernização e mecanização da agricultura. O país é o principal representante da moderna agricultura de excedentes, especializada, especulativa e de mercados. 8 O texto refere-se à agricultura a) dos Estados Unidos. b) da Argentina. c) da Rússia. d) da Austrália. e) da Índia. (MACKENZIE) Espaço agrícola dos Estados Unidos Trigo - As áreas especializadas configuram dois cinturões, no médio vale do Rio Missouri (trigo de primavera) e nas pradarias centrais (trigo de inverno). Essas terras, mais baratas, estão ocupadas por grandes fazendas que alcançam elevados índices de produtividade. Milho - Os Estados Unidos produzem mais de 40% do milho colhido do mundo. O cultivo de milho, matéria-prima básica das indústrias de ração animal e de óleos vegetais, destina-se a abastecer tanto o mercado interno quanto o mercado mundial. A localização do cinturão especializado, no alto e médio vale do Rio Mississipi, facilita o abastecimento das áreas de pecuária leiteira intensiva dos Grandes Lagos. 9 Os produtos agrícolas trigo e milho estão representados no mapa, respectivamente, pelos números: a) 3 e 5. b) 2 e 7. c) 3 e 1. d) 4 e 1.

5 e) 5 e (UEL) Em relação à agricultura dos Estados Unidos, é INCORRETO afirmar: a) Caracteriza-se pela presença de cinturões agrícolas ou "belts". b) Apresenta um elevado grau de mecanização. c) Detém o maior índice de produtividade do planeta. d) Caracteriza-se pela agroindústria. e) Caracteriza-se por empregar a maior parte de sua população em atividades agrícolas. 11 (PUCRS) Quanto às práticas agrícolas, é correto afirmar que: a) a agricultura itinerante é muito utilizada na Europa e tem como característica fundamental o emprego da tecnologia moderna. b) a agricultura de jardinagem é praticada em latifúndios na Ásia e caracteriza-se pela utilização de técnicas rudimentares. c) as empresas agrícolas, encontradas principalmente nos Estados Unidos da América do Norte e União Europeia, apresentam alto emprego tecnológico. d) o sistema de plantations, encontrado em países tropicais, caracteriza-se pela prática da agricultura em pequenas propriedades. e) as lavouras de subsistência que abastecem de alimentos o mercado brasileiro são praticadas por sojicultores do sul do Brasil que optaram pelo plantio da soja transgênico. (UFJF) Leia, com atenção, o texto a seguir: Segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA, 2005), este tipo de agricultura produz hoje 40% da riqueza gerada no campo no Brasil, correspondente a aproximadamente R$ 57 bilhões. São cerca de quatro milhões de agricultores (84% dos estabelecimentos rurais brasileiros) que vivem em pequenas propriedades e produzem a maior parte da comida que chega à mesa dos brasileiros. Quase 70% do feijão vêm desta atividade, assim como 84% da mandioca, 58% da produção de suínos, 54% do leite bovino, 49% do milho e 40% das aves e ovos. Além disso, é um importante instrumento para manter os trabalhadores no campo. Em 2003, o PIB do setor cresceu 14,31% em relação ao ano anterior. Além de ser a base de importantes cadeias de produtos protéicos de origem animal, sendo majoritária no caso do PIB da Cadeia Produtiva dos Suínos (58,8% do PIB total desta cadeia), do Leite (56%) e das Aves (51%). Fonte: 12 Marque o conceito que adequa-se CORRETAMENTE às informações: a) Latifúndio de exploração b) Monocultura de subsistência c) Agricultura familiar d) Agricultura de plantation e) Agricultura de terraceamento 13 (MACKENZIE) A mobilização de abundante mão-de-obra em pequenas propriedades, geralmente irrigadas, e a utilização de intensa adubação orgânica caracterizam o sistema agrícola conhecido como: a) jardinagem oriental. b) roça tropical.

6 c) rotação trienal. d) lavoura itinerante. e) "plantations". 14 (FGV) O sistema agrícola denominado Agricultura Irrigada ou Jardinagem, praticado principalmente no Sudeste da Ásia, apresenta: a) rizicultura nos vales dos rios e encostas/ mão-de-obra numerosa/ grande subdivisão das pequenas propriedades/ cuidados manuais com o solo e plantas. b) monocultura do chá nas planícies fluviais/ mecanização/ grande subdivisão das pequenas propriedades/ seleção de sementes e mudas. c) rizicultura nos vales dos rios e encostas/ mecanização/ seleção de sementes e mudas/ produção para o mercado externo. d) plantação de seringueiras nas planícies e encostas/ mão-de-obra numerosa/ grandes propriedades/ produção para o mercado externo. e) monocultura do chá nas planícies fluviais/ pequena mecanização/ grandes propriedades/ produção para o mercado interno e externo. 15 (UNESP) Apesar do intenso crescimento industrial, a agricultura ainda é importante para a economia chinesa. Indique a alternativa que caracteriza o tipo de clima da China Meridional e o principal produto agrícola ali cultivado. a) Equatorial; arroz. b) Temperado continental; café c) Subtropical; cana-de-açúcar. d) Tropical monçônico; arroz. e) Semi-árido; chá. 16 (MACKENZIE) Sobre a Lei de Terras, aprovada em 1850 sob o governo de D. Pedro II, e tão importante para se compreender a estrutura fundiária nacional ainda em nossos dias, é correto afirmar: a) Demonstrava o caráter democrático da monarquia brasileira, pois criava meios de acesso a pequenas propriedades para os indivíduos de menor posse. b) Indicava a crise do modelo agrário exportador brasileiro e procurava estimular a diversificação da produção agrícola, baseando-a na pequena propriedade. c) Estabelecia um mecanismo legal para se impedir a aquisição de terras por pequenos agricultores, como muitos dos imigrantes europeus que então afluíam ao Brasil. d) Resultou das lutas políticas do Segundo Império, entre liberais e conservadores, e representou a vitória dos primeiros em seu propósito de realizar uma reforma agrária de amplitude nacional. e) Pretendia canalizar para a nascente indústria nacional os trabalhadores imigrantes, restringindo-lhes o emprego nas fazendas, onde devia continuar a vigorar o trabalho escravo. 17 (FATECSP) Em 4 de setembro de 1850, foi sancionada no Brasil a Lei Eusébio de Queirós (ministro da Justiça), que abolia o tráfico negreiro em nosso país. Em decorrência dessa lei, o governo imperial brasileiro aprovou outra, a Lei de Terras. Dentre as alternativas abaixo, assinale a correta.

7 a) A Lei de Terras facilitava a ocupação de propriedades pelos imigrantes que passaram a chegar ao Brasil. b) A Lei de Terras dificultou a posse das terras pelos imigrantes, mas facilitou aos negros libertos o acesso a elas. c) O governo imperial, temendo o controle das terras pelo coronéis, inspirouse no Act Homesteade americano, para realizar uma distribuição de terras aos camponeses mais pobres. d) A Lei de Terras visava a aumentar o valor das terras e obrigar os imigrantes a vender sua força de trabalho para os cafeicultores. e) O objetivo do governo imperial, com esta lei, era proteger e regularizar a situação das dezenas de quilombos que existiam no Brasil. 18 (UFRGS) A sociedade brasileira, apesar de conviver com sinais de alta tecnologia em alguns setores, ainda mantém traços de uma sociedade patrimonialista que impede o desenvolvimento capitalista de mercado em seu ciclo completo. Um exemplo disso é a permanência do uso da terra com fins especulativos em detrimento da produção racional. A Lei de Terras, de 1850, e o Estatuto da Terra, de 1964, marcam dois momentos de alteração da posse e do uso do espaço agrário. Os textos dessas leis estabelecem, respectivamente, a) a permissão do uso da terra através de concessões do Governo Imperial; a Reforma Agrária. b) o acesso às terras devolutas através do instrumento de compra; a garantia do direito de propriedade independentemente do seu uso. c) o acesso às terras devolutas através do instrumento de compra; a elevação da base técnica da agricultura e a Reforma Agrária. d) a permissão do uso da terra através de concessões do Governo Imperial; a elevação da base técnica da agricultura. e) a permissão do uso da terra através de concessões do Governo Imperial; a garantia do direito de propriedade independentemente do seu uso. (PUCCAMPSP) Considere o conjunto das afirmações abaixo sobre um dos tipos de ocupação da terra no Brasil. Correspondem a apenas 4% do total de imóveis rurais no Brasil. Organizam-se tanto em pequenas como em grandes propriedades. Utilizam técnicas de produção modernas, com intensa divisão do trabalho. Abrangem cerca de 10% das terras ocupadas pela agropecuária. 19 No campo brasileiro, as características apresentadas referem-se a) às empresas rurais. b) às reservas extrativistas. c) ao latifúndio improdutivo. d) aos assentamentos do MST. e) aos sistemas agrícolas tradicionais. 20 (UFRGS) O Estatuto da Terra, elaborado em 1964, criou a unidade de medida o Módulo Rural. O imóvel rural com área superior a seiscentas vezes o módulo rural médio fixado para uma região denomina-se a) minifúndio. b) latifúndio por dimensão. c) latifúndio por exploração.

8 d) empresa rural. e) latifúndio por especulação. (UCS) ROPRIEDADE RURAL NO BRASIL Considere a categoria de imóvel rural descrita abaixo. Imóvel com área explorável inferior ao módulo fiscal fixado para a respectiva região e tipos de exploração nela ocorrentes (Lei 4504/64). Na prática, esta categoria é responsável pelo abastecimento do mercado interno de consumo, já que sua produção é, individualmente, obtida em pequenos volumes, o que inviabiliza economicamente a exportação. (MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia para o ensino médio. São Paulo: Scipione, p. 184.) 21 Assinale a alternativa que identifica a categoria de imóvel rural acima descrita. a) Latifúndio por exploração b) Empresa rural c) Latifúndio por dimensão d) Média propriedade e) Minifúndio (UCS) ESTRUTURA FUNDIÁRIA BRASILEIRA A questão da terra no Brasil é um foco de tensão. As leis criadas acabam por não contemplar o ponto principal, que é a distribuição de terras. O Estatuto da Terra de 1964 teve a intenção de regularizar a questão fundiária brasileira. Entre outras medidas, estabeleceu categorias de imóveis rurais. São categorias previstas pelo Estatuto:, imóvel rural de área e possibilidades inferiores às da propriedade familiar;, empreendimento de pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que explore econômica e racionalmente imóveis rurais, dentro da condição de rendimento econômico. 22 Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas. a) empresa rural minifúndio b) empresa rural latifúndio por dimensão c) minifúndio empresa rural d) minifúndio latifúndio por exploração e) empresa rural latifúndio 23 (UNESP) Com relação à estrutura fundiária e às relações de produção do meio rural brasileiro, é correto afirmar que: a) a Revolução Verde foi aplicada às pequenas propriedades para incentivar a agricultura voltada para o mercado interno. b) a introdução de parcerias está resolvendo a questão da concretização da reforma agrária. c) as unidades familiares adaptaram-se à dinâmica do mercado, levando-as a abandonar a produção voltada ao consumo externo. d) a maioria quase absoluta dos pequenos estabelecimentos controla pouca terra em todas as regiões brasileiras, exceto as regiões Sudeste e Sul. e) o modelo agrícola de exportação brasileira é baseado na monocultura e apoia-se na concentração da propriedade rural.

9 24 (URCA) Sobre a Questão Agrária no Brasil, é correto afirmar: a) Os conflitos de terras no Brasil envolvem somente posseiros e grileiros. b) No Brasil a estrutura fundiária não sofre concentração nas mãos de poucos, é inversamente proporcional a distribuição social de renda no Brasil. c) A estrutura fundiária no Brasil não deve se modificar, deve permanecer com a situação atual, pois somente assim não haverá mais conflitos nem mortes entre os envolvidos na luta pela terra. d) Entre as principais distorções encontradas nas questões agrárias no Brasil, estão a concentração de propriedades; situação precária dos posseiros e grileiros; produção de gêneros para exportação ou para transformação industrial. e) As questões agrárias são irrelevantes, pois se limitam apenas aos pequenos proprietários de terra e não apresentam um reflexo no contexto social brasileiro. 25 (UFPI) Acerca do processo histórico de apropriação do território brasileiro, a partir das grandes monoculturas como cana-de-açúcar, café e soja, é correto afirmar que elas: a) garantiram a preservação da biodiversidade. b) coibiram a exploração do trabalho pelo capital. c) favoreceram a predominância dos minifúndios. d) contribuíram para preservar o patrimônio natural. e) exigiram infraestrutura de transporte voltada à exportação. (UNESP) Observe o gráfico. 26 Utilizando seus conhecimentos geográficos, é possível inferir que, no Brasil: a) não há políticas agrícolas que incentivem a produção para o mercado externo. b) as políticas agrícolas adotadas incentivam a produção voltada tanto para o processo industrial quanto para o mercado externo, em detrimento dos cultivos alimentares básicos. c) os produtos destinados à alimentação básica da população são baratos e não precisam de incentivos. d) as políticas agrícolas adotadas incentivam igualmente a produção de cultivos alimentares básicos e daqueles voltados para o mercado externo. e) as políticas adotadas incentivam a produção de cultivos alimentares básicos, em detrimento dos cultivos voltados para o mercado externo.

10 (UELPR) No Brasil, apesar da pequena área de que dispõe, a agricultura familiar é fundamental para a produção de grande parte dos alimentos que compõe a dieta da população. Sobre a produção de alimentos realizada pela agricultura familiar, considere as afirmativas a seguir. I. Em função dos baixos rendimentos gerados pela agricultura familiar de pequena escala, parte das pessoas que a desenvolvem necessita buscar fontes alternativas de renda. II. Os chamados cinturões verdes, em função de sua localização, possibilitam aos agricultores familiares condições mais favoráveis de comercialização da produção. III. A dificuldade de acesso a técnicas agrícolas adequadas diminui a produtividade da agricultura familiar, o que interfere na sustentabilidade econômica e social dessa atividade. IV. A diversidade de produtos que caracteriza a agricultura familiar tradicional no Brasil atrelou o destino dessa produção ao mercado externo. 27 Estão corretas apenas as afirmativas: a) I e IV. b) II e III. c) III e IV. d) I, II e III. e) I, II, e IV. (UELPR) Leia o texto: "A partir de meados dos anos de 1980 assistimos ao surgimento de uma nova conformação do meio rural brasileiro, a exemplo do que já ocorre há tempos nos países desenvolvidos. Esse 'Novo Rural', como vem sendo denominado, compõe-se basicamente de três grandes grupos de atividades:" Fonte: SILVA, J. G; GROSSI, M. Del e CAMPANHOLA, C. O que há de realmente novo no rural brasileiro. "Cadernos de Ciência Tecnologia". Brasília, vol. 19, n. 1, p , jan/abr., Disponível em: Acessado em 10/10/2006. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as alternativas que se relacionam aos três grupos de atividades que compõem o "Novo Rural Brasileiro". I. O espaço rural em países como o Brasil, caracteriza-se pelo fato de que os habitantes do campo estão desvinculados da produção de atividades agrícolas. O censo 2000 constatou que, em nosso país, mais de 50% desse contingente populacional (cerca de pouco mais de 30 milhões de pessoas), vive em zonas consideradas rurais. II. Do ponto de vista espacial, o rural continua estabelecido fortemente de maneira independente do urbano e vice-versa. Do ponto de vista das formas de organização econômica, as cidades são identificadas como os locais onde se desenvolvem atividades industriais e, os campos, como as áreas onde se praticam atividades ligadas à agricultura e à pecuária. III. O traço comum entre o novo e o velho rural é a sua heterogeneidade, o que impede a generalização de situações locais específicas. Há novas formas de poluição e destruição da natureza associadas tanto às novas atividades agrícolas, como às não agrícolas. IV. Há aproximadamente 15 milhões de pessoas economicamente ativas no meio rural do país, mas cerca de 1/3 delas trabalham em ocupações nãoagrícolas, como é o caso de pedreiros, motoristas, caseiros, empregadas

11 domésticas etc. Se essa tendência se mantiver, por volta da metade da próxima década, a maioria da população rural brasileira estará ocupada em atividades não-agrícolas. 28 A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é: a) I e III. b) II e IV. c) III e IV. d) I, II e III. e) I, III e IV. (UFES) Analise a tabela e o texto que se seguem: (MOREIRA, I. "O Espaço Geográfico": Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Ática, Tabela adaptada) A área cultivada do país cresceu de 187 milhões para 250 milhões de hectares, um avanço de 34%. Nos últimos anos, a expansão tem acontecido nas novas fronteiras agrícolas, nas regiões Centro-Oeste e Norte. No Nordeste, principalmente no oeste da Bahia, no sudoeste do Piauí e no sul do Maranhão, tem-se verificado o aumento do número de núcleos agrícolas formados de grandes propriedades de agricultores sulistas voltados para a cultura de grãos. (MOREIRA, I. "O Espaço Geográfico": Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Ática, Texto adaptado) Estabelecendo-se correlações entre a tabela e o texto acima, pode-se afirmar que as novas fronteiras agrícolas I - atraem agricultores da região Sul devido ao esgotamento do mercado de terras naquela região. II - possuem terras planas, são servidas por rios e clima favoráveis ao aumento da produtividade agrícola. III - surgem nas regiões onde há disponibilidade de grandes extensões de terra à venda, fator que possibilita o aumento da produtividade agrícola. IV - tendem a possuir uma estrutura fundiária similar à da região Sul. 29 Somente é CORRETO o que se afirma em a) I, II e III b) II, III e IV c) I e II d) II e IV e) I e III 30 (UFGO) Os movimentos de luta pela terra no Brasil, oriundos da concentração da propriedade da terra, intensificaram-se na década de 1980 na porção sul do país, por causa a) do grande número de minifúndios. b) do intenso processo de modernização da agricultura. c) da expansão da fronteira agrícola.

12 d) da tradição camponesa dos imigrantes europeus. e) das ações organizadas pelas Ligas Camponesas. (UFJFMG) Leia, com atenção, o texto a seguir: "Segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA, 2005), este tipo de agricultura produz hoje 40% da riqueza gerada no campo no Brasil, correspondente a aproximadamente R$ 57 bilhões. São cerca de quatro milhões de agricultores (84% dos estabelecimentos rurais brasileiros) que vivem em pequenas propriedades e produzem a maior parte da comida que chega à mesa dos brasileiros. Quase 70% do feijão vêm desta atividade, assim como 84% da mandioca, 58% da produção de suínos, 54% do leite bovino, 49% do milho e 40% das aves e ovos. Além disso, é um importante instrumento para manter os trabalhadores no campo. Em 2003, o PIB do setor cresceu 14,31% em relação ao ano anterior. Além de ser a base de importantes cadeias de produtos protéicos de origem animal, sendo majoritária no caso do PIB da Cadeia Produtiva dos Suínos (58,8% do PIB total desta cadeia), do Leite (56%) e das Aves (51%)." Fonte: 31 Marque o conceito que adequa-se CORRETAMENTE às informações: a) Latifúndio de exploração b) Monocultura de subsistência c) Agricultura familiar d) Agricultura de 'plantation' e) Agricultura de terraceamento (UELPR) O processo de concentração fundiária caminha junto à industrialização da agropecuária com predomínio de capitais. Logo: I - O discurso de modernidade das elites tem contribuído para que a terra esteja concentrada nas mãos da grande maioria dos agricultores brasileiros. II - Os pequenos agricultores não conseguem competir e são forçados a abandonar suas lavouras de subsistência e vender suas terras. III - A intensa mecanização leva à redução do trabalho humano e à mudança nas relações de trabalho, com a especialização de funções e o aumento do trabalho assalariado e de diaristas. IV - As modificações na estrutura fundiária provocam desemprego no campo, intenso êxodo rural, além de aumentar o contingente de trabalhadores sem direito à terra e sua exclusão social. 32 Estão corretas a) Apenas as proposições I e IV b) Apenas as proposições I II e III c) Apenas as proposições II, III e IV d) Apenas as proposições II e III e) Todas as proposições

13 (ULBRARS) Assinale com V ou com F as proposições conforme sejam respectivamente Verdadeiras ou Falsas em relação à leitura da paisagem agrária mostrada na foto. (AA) A modernização do campo provoca a subordinação crescente do campo à cidade e à indústria, destino da produção agrícola e de onde recebe insumos e equipamentos. (AA) A modernização da agricultura torna as paisagens agrícolas homogeneizadas, através da especialização produtiva, para atender ao mercado urbano/industrial cada vez mais exigente. (AA) O campo torna-se cada vez mais autossuficiente em função de ser o espaço que mais rapidamente absorve as modernizações do meio técnico-científicoinformacional. (AA) A modernização do campo reduz a população rural, mas contribui para a formação de uma população agrária, que, além dos boias-frias, inclui agrônomos, tratoristas, mecânicos e outros profissionais qualificados, que, mesmo morando nas cidades, dedicam-se as atividades agrárias. 33 A sequência correta das assertivas é: a) F V V V b) F V V V c) V F F F d) V V F V e) V F F F (UEPB) O crescimento da economia brasileira desenvolveu-se sob o signo dos grandes e da concentração de renda. A da agricultura e a concentração produziram o acelerado, que se manifesta na formação das urbanas. No campo, os novos padrões de impostos pelos complexos continuam a provocar a ruína dos pequenos produtores, configurando um quadro de verdadeira tragédia social. 34 Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto. a) agroindustriais produtividade das periferias consumo favelas monopólios rurais. b) monopólios crise de terras crescimento franjas consumo urbanos. c) agronegócios produtividade de renda consumo massas investimentos industriais.

14 d) monopólios modernização fundiária êxodo rural periferias produtividade agroindustriais. e) capitalistas proletarização fundiária enriquecimento favelas modernização agroindustriais. (IFCE) O agronegócio, também conhecido por seu nome em inglês "agribusiness", cujas cadeias produtivas se baseiam na agricultura e na pecuária, apresenta um grande dinamismo econômico e pode fazer do Brasil um dos maiores produtores agropecuários do mundo. 35 Com relação ao agronegócio é verdadeiro afirmar-se que a) a soja, cultivo mecanizado e irrigado, foi a primeira lavoura moderna a se desenvolver no território brasileiro, onde é cultivada, principalmente, em áreas de terrenos litorâneos planos e baixos e próximos de rios e açudes. b) o agronegócio é o conjunto da cadeia produtiva ligado à agropecuária, incluindo todas as atividades de indústria e serviços de antes, durante e depois da produção. Essa cadeia movimenta a economia, ao empregar trabalhadores, gerar renda e pagar impostos. c) a expansão do agronegócio, no Brasil, não provocou mudanças no campo, mas gerou riquezas e contribuiu para a desconcentração de rendas e terras. Essa expansão diminuiu, recentemente, o êxodo rural. d) o café, a soja, o milho e a mandioca, juntamente com a pecuária, podem ser considerados as estrelas do agronegócio brasileiro. Esses produtos garantem um volume elevado na pauta de exportações no país. e) a expansão monocultora de árvores como o eucalipto, o pínus e a acácia, também tem contribuído para a fortificação do agronegócio brasileiro, uma vez que está comprovado que essa expansão não causará consequências socioambientais. (UFRRJ) O processo de modernização da agricultura brasileira, realizado nas últimas décadas do século XX, foi marcado pelo uso cada vez mais frequente de insumos industriais. Os equipamentos mecânicos utilizados nas grandes propriedades monocultoras e a aplicação de fertilizantes e agrotóxicos vêm provocando graves desequilíbrios ambientais. Sobre os problemas ambientais que resultaram da expansão da agricultura, analise as afirmativas a seguir. I - As constantes aplicações de agrotóxicos estão aumentando a incidência de pragas porque estão reduzindo a população de predadores naturais e tornando os seus vetores mais resistentes aos venenos aplicados. II - Os sulcos abertos pelos tratores na preparação do solo estão facilitando o escoamento superficial da água das chuvas, acelerando o processo de degradação dos solos. III O desmatamento indiscriminado, provocado pelo avanço da fronteira agrícola, tem alterado o armazenamento da água no solo, com graves repercussões no regime dos rios. IV O uso da queimada na preparação do solo vem aumentando a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera, fazendo com que a atmosfera retenha mais calor do que deveria em seu estado natural. 36 Assinale: a) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.

15 b) se apenas as afirmativas I, II e IV estiverem corretas. c) se apenas as afirmativas I, II e III estiverem corretas. d) se todas as afirmativas estiverem corretas. 37 (UFRN) Nas últimas duas décadas, têm sido cada vez mais frequentes noticiários destacando conflitos pela posse da terra em diversas regiões do Brasil. Dentre as causas responsáveis por tais conflitos, pode-se identificar: a) ampliação do mercado de terras, promovendo a sua desvalorização e a modernização do processo produtivo. b) expansão da agricultura familiar, tendo em vista as políticas de crédito agrícolas para a produção moderna de grãos destinados ao mercado externo. c) cumprimento da função social da terra, como resultante da expansão da fronteira agrícola e das relações não-capitalistas de produção. d) maior organização dos trabalhadores rurais, que buscam soluções para a questão da terra e para a concretização da reforma agrária. (ENEM) No século XIX, para alimentar um habitante urbano, eram necessárias cerca de 60 pessoas trabalhando no campo. Essa proporção foi se modificando ao longo destes dois séculos. Em certos países, hoje, há um habitante rural para cada dez urbanos. SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: EDUSP, O autor expõe uma tendência de aumento de produtividade agrícola por trabalhador rural, na qual menos pessoas produzem mais alimentos, que pode ser explicada: a) pela exigência de abastecimento das populações urbanas, que trabalham majoritariamente no setor primário da economia. b) pela imposição de governos que criam políticas econômicas para o favorecimento do crédito agrícola. c) pela incorporação homogênea dos agricultores às técnicas de modernização, sobretudo na relação latifúndio-minifúndio. d) pela dinamização econômica desse setor e utilização de novas técnicas e equipamentos de produção pelos agricultores. e) pelo acesso às novas tecnologias, o que fez com que áreas em altas latitudes, acima de 66, passassem a ser grandes produtoras agrícolas. (ENEM) A maioria das pessoas daqui era do campo. Vila Maria é hoje exportadora de trabalhadores. Empresários de Primavera do Leste, Estado de Mato Grosso, procuram o bairro de Vila Maria para conseguir mão de obra. É gente indo distante daqui 300, 400 quilômetros para ir trabalhar, para ganhar sete conto por dia. (Carlito, 43 anos, maranhense, entrevistado em 22/03/98). Ribeiro, H. S. O migrante e a cidade: dilemas e conflitos. Araraquara: Wunderlich, 2001 (adaptado). 39 O texto retrata um fenômeno vivenciado pela agricultura brasileira nas últimas décadas do século XX, consequência a) dos impactos sociais da modernização da agricultura. b) da recomposição dos salários do trabalhador rural. c) da exigência de qualificação do trabalhador rural. d) da diminuição da importância da agricultura. e) dos processos de desvalorização de áreas rurais.

16 Os últimos séculos marcam, para a atividade agrícola, com a humanização e a mecanização do espaço geográfico, uma considerável mudança em termos de produtividade: chegou-se, recentemente, à constituição de um meio técnicocientíficoinformacional, característico não apenas da vida urbana, mas também do mundo rural, tanto nos países avançados como nas regiões mais desenvolvidas dos países pobres. SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2004 (adaptado). 40 (ENEM) A modernização da agricultura está associada ao desenvolvimento científico e tecnológico do processo produtivo em diferentes países. Ao considerar as novas relações tecnológicas no campo, verifica-se que a: a) introdução de tecnologia equilibrou o desenvolvimento econômico entre o campo e a cidade, refletindo diretamente na humanização do espaço geográfico nos países mais pobres. b) tecnificação do espaço geográfico marca o modelo produtivo dos países ricos, uma vez que pretendem transferir gradativamente as unidades industriais para o espaço rural. c) construção de uma infraestrutura científica e tecnológica promoveu um conjunto de relações que geraram novas interações socioespaciais entre o campo e a cidade. d) aquisição de máquinas e implementos industriais, incorporados ao campo, proporcionou o aumento da produtividade, libertando o campo da subordinação à cidade. e) incorporação de novos elementos produtivos oriundos da atividade rural resultou em uma relação com a cadeia produtiva industrial, subordinando a cidade ao campo. Se, por um lado, o ser humano, como animal, é parte integrante da natureza e necessita dela para continuar sobrevivendo, por outro, como ser social, cada dia mais sofistica os mecanismos de extrair da natureza recursos que, ao serem aproveitados, podem alterar de modo profundo a funcionalidade harmônica dos ambientes naturais. ROSS, J. L. S. (Org.). Geografia do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2005 (adaptado). 41 (ENEM) A relação entre a sociedade e a natureza vem sofrendo profundas mudanças em razão do conhecimento técnico. A partir da leitura do texto, identifique a possível consequência do avanço da técnica sobre o meio natural. a) sociedade aumentou o uso de insumos químicos agrotóxicos e fertilizantes e, assim, os riscos de contaminação. b) O homem, a partir da evolução técnica, conseguiu explorar a natureza e difundir harmonia na vida social. c) As degradações produzidas pela exploração dos recursos naturais são reversíveis, o que, de certa forma, possibilita a recriação da natureza. d) O desenvolvimento técnico, dirigido para a recomposição de áreas degradadas, superou os efeitos negativos da degradação. e) As mudanças provocadas pelas ações humanas sobre a natureza foram mínimas, uma vez que os recursos utilizados são de caráter renovável.

17 Texto I A nossa luta é pela democratização da propriedade da terra, cada vez mais concentrada em nosso país. Cerca de 1% de todos os proprietários controla 46% das terras. Fazemos pressão por meio da ocupação de latifúndios improdutivos e grandes propriedades, que não cumprem a função social, como determina a Constituição de Também ocupamos as fazendas que têm origem na grilagem de terras públicas. Disponível em: Acesso em: 25 ago (adaptado). Texto II O pequeno proprietário rural é igual a um pequeno proprietário de loja: quanto menor o negócio mais difícil de manter, pois tem de ser produtivo e os encargos são difíceis de arcar. Sou a favor de propriedades produtivas e sustentáveis e que gerem empregos. Apoiar uma empresa produtiva que gere emprego é muito mais barato e gera muito mais do que apoiar a reforma agrária. LESSA, C. Disponível em: Acesso em: 25 ago (adaptado). 42 (ENEM) Nos fragmentos dos textos, os posicionamentos em relação à reforma agrária se opõem. Isso acontece porque os autores associam a reforma agrária, respectivamente, à a) redução do inchaço urbano e à crítica ao minifúndio camponês. b) ampliação da renda nacional e à prioridade ao mercado externo. c) contenção da mecanização agrícola e ao combate ao êxodo rural. d) privatização de empresas estatais e ao estímulo ao crescimento econômico. e) correção de distorções históricas e ao prejuízo ao agronegócio. 43 (UDESC) Sobre a Reforma Agrária no Brasil, é correto afirmar: a) O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) nasceu do interesse dos ruralistas descontentes com a política de subsídios para a agricultura. b) A Reforma Agrária é necessária no Brasil por causa da grande concentração de terras do país, e está prevista na Constituição de c) Posseiros e grileiros fazem parte do mesmo grupo de invasores de terras e são comandados por grandes fazendeiros, representantes da UDR (União Democrática Ruralista), que lutam pela Reforma Agrária. d) O módulo rural institui os latifúndios e minifúndios e facilita a exploração da terra. e) As empresas rurais diminuem a concentração de terras e são uma alternativa para o movimento dos sem-terra. 44 (UFPI) Sobre a estrutura fundiária e as relações de trabalho no campo brasileiro, assinale a alternativa correta: a) a estrutura fundiária apresenta acentuada concentração da propriedade decorrente das formas de apropriação das terras, desde o período colonial. b) a partir de 1850, com a Lei de Terras, todos os trabalhadores rurais passaram a ter acesso à terra. c) a modernização do campo proporcionou a extinção dos contratos de parceria em todas as regiões brasileiras. d) nas áreas de fronteiras agrícolas, todos os trabalhadores rurais possuem títulos de propriedade da terra. e) os boias-frias são assalariados que trabalham nas propriedades de forma permanente e com vínculo empregatício.

18 45 O gráfico representa a relação entre o tamanho e a totalidade dos imóveis rurais no Brasil. Que característica da estrutura fundiária brasileira está evidenciada no gráfico apresentado? a) A concentração de terras nas mãos de poucos. b) A existência de poucas terras agricultáveis. c) O domínio territorial dos minifúndios. d) A primazia da agricultura familiar. e) A debilidade dos plantations modernos. (PUCSP) Observe atentamente o mapa. Ele representa as áreas onde originalmente várias plantas alimentícias, que nos são muito familiares, foram domesticadas. Fonte: Richard B. PRIMACK, Efraim RODRIGUES. Biologia da Conservação. Londrina: E. Rodrigues, p Tendo em vista o mapa e os fluxos atuais de mercadorias agrícolas no mundo, justifica-se que: a) a China seja o maior produtor e o grande exportado para a Europa e os EUA dos grãos mais consumidos no mundo, o arroz e a soja.

19 b) a mais importante atividade econômica da América Latina seja a exportação agrícola, visto que várias plantas como o milho, a batata, feijão, etc., têm origem nessa região. c) algumas das frutas tenham origem na faixa intertropical do planeta. Isso explica por que elas não podem ser produtos importantes de exportação para as áreas mais frias do planeta. d) a maioria das plantas comestíveis tenham vindo de partes do mundo que estão entre os países menos desenvolvidos, mas isso não lhes garantiu a condição de maiores produtores agrícolas. e) o planeta seja dependente da Europa para o consumo do pão, visto que o trigo é uma planta somente adaptada nesse continente, que assim se torna a única área exportadora. (UERJ) A agricultura familiar, apesar das críticas quanto à sua viabilidade econômica, mantém-se como um segmento produtivo importante do setor primário brasileiro. Observe nos gráficos as proporções percentuais do número de estabelecimentos da agricultura familiar e da área ocupada por eles por macrorregião em relação ao total do país. 47 O tamanho médio das propriedades familiares é maior nas seguintes regiões brasileiras: a) Sul e Nordeste b) Nordeste e Norte c) Centro-Oeste e Sul d) Norte e Centro-Oeste Instrução: O mapa abaixo refere-se à questão de número 48.

20 (PUCRS) Associe os números que identifiquem as regiões apresentadas no mapa às diferentes áreas da organização do espaço econômico brasileiro. (AA) área pouco povoada, com economia estagnada (AA) áreas agropecuárias modernas (AA) áreas agropecuárias tradicionais (AA) área pouco povoada, com paisagens naturais pouco alteradas (AA) área de industrialização dinâmica e intensa urbanização 48 A seqüência numérica correta, de cima para baixo, é: a) ; b) ; c) ; d) ; e) ; (UFSM) A organização econômica de um determinado espaço é reflexo de sua evolução histórica, no entanto existem fatores atuais que tendem a transformar esse espaço. Com base nessa frase, assinale V (verdadeira) ou F (falsa) em cada afirmativa a seguir: (AA) Desde o Período Colonial, a Caatinga vem sendo ocupada com gado bovino. Com isso, o Sertão Nordestino se constitui em um espaço criatório para o abastecimento da Zona da Mata. (AA) A pecuária continua sendo, atualmente, a principal atividade econômica do Sertão Nordestino uma vez que os rebanhos adaptaram as duras condições ambientais dessa região. (AA) A atividade agrícola sempre se desenvolveu procurando atender, paralelamente, a agricultura de subsistência e a agricultura comercial. (AA) A Zona da Mata e o Sertão Nordestino apresentam, basicamente, na atualidade, a mesma econômica do período colonial. 49 A sequência correta é: a) V - V - F - V; b) V - F - F -V; c) F - V - V - F; d) F - F - V - F; e) F - V - V - V; (UFSM) Sobre a problemática socioeconômica da Região Sudeste, pode-se afirmar: I) Nessa região, como em todo o Brasil, a abolição da escravatura não pode ser comemorada, porque no Sudeste persistem focos de escravidão, percebidos pelas relações trabalhistas na agroindústria, na produção de carvão e no desmatamento. II) O vaivém da miséria é preocupante nessa região, pois milhares de indígenas são empurrados de cidade para cidade, em busca de melhores empregos. III) Os centros das capitais do Sudeste são o local privilegiado das classes sociais, as quais não permitem sua degradação por meio do vandalismo, do crime e da sujeira. 50 Está(ão) correta(s): a) apenas I;

21 b) Apenas III; c) Apenas I e II; d) Apenas II e III; e) I, II e III; 51 (FUVESTSP) Assinale a alternativa que associa, de forma correta, a área do Centro-Oeste com a atividade mais importante aí praticada: a) Chapada dos Guimarães/coleta de babaçu. b) Sul de Mato Grosso do Sul/mineração de quartzo. c) Serra dos Parecis/extração de manganês. d) Planície do Pantanal/criação extensiva de gado. e) Espigão Mestre/extração de látex. 52 (FURG) A regionalização da produção agrária brasileira tem um novo arranjo desde a década de Entre as novas culturas pode-se citar a) a cultura de algodão no Oeste catarinense. b) a fruticultura no Sertão nordestino. c) a triticultura no Vale do Jequitinhonha. d) a cafeicultura no Planalto Paulista. e) a sojicultura no Vale do Trombetas. 53 (PUCRS) Considerando a organização espacial do Brasil em termos de desenvolvimento agrícola, é correto afirmar que a) a área de lavouras é maior que a área de pastagem no território brasileiro. b) os minifúndios rurais, responsáveis pelo abastecimento interno, predominam nas franjas meridionais e orientais da Amazônia. c) o aumento de bóias-frias está relacionado ao crescimento do trabalho permanente nas lavouras familiares. d) a maior criação extensiva de bovinos do país encontra-se na Região Sul, devido ao crescente desmatamento. e) os estados que mais produzem cana-de-açúcar e café são, respectivamente, São Paulo e Minas Gerais. 54 (FURG) O advento da modernização no campo a partir da segunda metade da década de 60, trouxe a integração de setores urbano-industriais com a agricultura a montante e a jusante. Isso originou o que se chama de a) formação de silos e armazéns. b) CEASA. c) complexo agroindustrial. d) mecanização das regiões Norte e Nordeste. e) mecanização das regiões Centro-Oeste e Nordeste. (FURG) No Brasil, a divisão territorial do trabalho na agricultura, mostra que: II) O espaço agrário brasileiro tem seu maior aproveitamento na região Centro-Sul, notadamente no sudeste. III) O estado do Rio Grande do Sul caracteriza-se por ser produtor de fumo, trigo e Uva. IV) A Zona da Mata caracteriza -se pelo plantio de cana-de-açúcar.

22 V) O Planalto Meridional é um dos poucos espaços que ainda pratica a agricultura comercial tradicional. VI) O Sudeste é a região de maior destaque, principalmente devido a existência de solos de massapê. 55 Estão corretas apenas as afirmativas: a) I, II, III e IV. b) IV, I e II. c) I, II e III. d) II e V. e) IV e V. 56 (FURG) O desenvolvimento econômico de uma nação é resultante de uma relação diferenciada entre a população e os recursos naturais. Assinale a alternativa que indica a atividade econômica predominante no litoral oriental nordestino durante o século XVIII, constituindo-se, ainda, uma atividade produtiva do Nordeste. a) Extrativismo mineral. b) Extrativismo vegetal. c) Extração salineira. d) Exploração de afloramentos auríferos. e) Cultivo da cana de açúcar. (UNESP) Observe o gráfico. 57 Utilizando seus conhecimentos geográficos, é possível inferir que, no Brasil: a) não há políticas agrícolas que incentivem a produção para o mercado externo. b) as políticas agrícolas adotadas incentivam a produção voltada tanto para o processo industrial quanto para o mercado externo, em detrimento dos cultivos alimentares básicos. c) os produtos destinados à alimentação básica da população são baratos e não precisam de incentivos. d) as políticas agrícolas adotadas incentivam igualmente a produção de cultivos alimentares básicos e daqueles voltados para o mercado externo. e) as políticas adotadas incentivam a produção de cultivos alimentares básicos, em detrimento dos cultivos voltados para o mercado externo.

23 (PUCRS) Responder à questão 58 com base no mapa. 58 Após a leitura do mapa, conclui-se que a) a área 3 é grande produtora de café e cacau, graças a seu solo tipo massapé. b) a área 2 constitui uma faixa de transição, produzindo, milho, arroz, feijão e mandioca. c) na área 4, ocorre a produção de cana-de-açúcar e também a extração do látex. d) todas as áreas numeradas no mapa pertencem ao Polígono da Seca, que tem como principal característica fisiográfica a existência de desertos. e) a área 1 produz uvas de excelente qualidade, concorrendo diretamente com as castas viníferas do Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul. (UFSCARSP) Cada número, no mapa, situa-se sobre a área de maior produção de um determinado produto agrícola, segundo a safra colhida em Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a correlação correta. a) soja cacau cana trigo arroz. b) arroz manga laranja café soja. c) milho algodão tomate soja trigo. d) algodão cana café milho maçã. e) sorgo tabaco amendoim arroz milho. 60 (UCS) AGRICULTURA As principais lavouras brasileiras têm seus produtos destinados à exportação ou à transformação industrial. Em São Paulo, por exemplo, os municípios de Limeira, Bebedouro e Araraquara detêm 76% da produção nacional de:

Aula Ao Vivo(18/04/2013) - Geografia Agrária do Brasil

Aula Ao Vivo(18/04/2013) - Geografia Agrária do Brasil Aula Ao Vivo(18/04/2013) - Geografia Agrária do Brasil IFCE 1 - O agronegócio, também conhecido por seu nome em inglês "agribusiness", cujas cadeias produtivas se baseiam na agricultura e na pecuária,

Leia mais

Geografia. Rebecca Guimarães

Geografia. Rebecca Guimarães Geografia Rebecca Guimarães 01 -(FGV) CANÇÃO DOS SEM-TERRA A enxada sobe e desce na terra encharcada Sobe e desce A vontade do homem que a sustenta, de ser dono da terra lavrada, da terra tratada. A enxada

Leia mais

Exercícios Revolução Verde

Exercícios Revolução Verde Exercícios Revolução Verde 1. Considerando os conhecimentos sobre o espaço agrário brasileiro e os dados apresentados no gráfico, é correto afirmar que, no período indicado, *Soja, Trigo, Milho, Arroz

Leia mais

a) Entre A e F o que aconteceu com o tempo destinado ao pousio (tempo de espera sem cultivos) do solo? (0,25)

a) Entre A e F o que aconteceu com o tempo destinado ao pousio (tempo de espera sem cultivos) do solo? (0,25) 1) Observe o esquema: a) Entre A e F o que aconteceu com o tempo destinado ao pousio (tempo de espera sem cultivos) do solo? (0,25) b) Cite e explique 2 fatores que estão vinculados à mudança demonstrada

Leia mais

O ESPAÇO AGROPECUÁRIO BRASILEIRO

O ESPAÇO AGROPECUÁRIO BRASILEIRO O ESPAÇO AGROPECUÁRIO BRASILEIRO ATIVIDADES AGRÁRIAS OU PRIMÁRIAS AGRICULTURA: PRODUÇÃO DE GRÃOS E HORTIFRUTIGRANJEIROS. 2 PECUÁRIA CRIAÇÃO DE REBANHOS PARA PRODUÇÃO DE CARNE, OVOS, LEITE E SEUS DERIVADOS

Leia mais

Equipe de Geografia GEOGRAFIA

Equipe de Geografia GEOGRAFIA Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 7R Ensino Médio Equipe de Geografia Data: GEOGRAFIA 1. Agricultura no Brasil: Breve histórico - Brasil Colônia: monocultura da cana se destacava como produto principal,

Leia mais

Agricultura Brasileira 1 9 / 0 8 /

Agricultura Brasileira 1 9 / 0 8 / Agricultura Brasileira 1 9 / 0 8 / 2 0 1 5 Sistemas Agrícolas Intensivo: Maior importância à mecanização e/ou trabalho Altos índices de produtividade Natureza deixada em segundo plano Extensivo: Elementos

Leia mais

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 08 GEOGRAFIA AGRÁRIA: CONCEITOS E EVOLUÇÃO

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 08 GEOGRAFIA AGRÁRIA: CONCEITOS E EVOLUÇÃO GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 08 GEOGRAFIA AGRÁRIA: CONCEITOS E EVOLUÇÃO Como pode cair no enem (FGV) O sistema agrícola denominado Agricultura Irrigada ou Jardinagem, praticado principalmente no Sudeste

Leia mais

ECONOMIA SETOR PRIMÁRIO NO BRASIL E NO MUNDO

ECONOMIA SETOR PRIMÁRIO NO BRASIL E NO MUNDO ECONOMIA SETOR PRIMÁRIO NO BRASIL E NO MUNDO 1 - O Setor Primário reúne todas as atividades do Meio Rural, ou seja, da agropecuária (agricultura e pecuária) e atividades do extrativismo simples. 2 - O

Leia mais

Concentração fundiária brasileira Passado histórico colonial. Lei de terras de 1850 (estabelecia a compra como a única forma de acesso à terra). Forte

Concentração fundiária brasileira Passado histórico colonial. Lei de terras de 1850 (estabelecia a compra como a única forma de acesso à terra). Forte AGRICULTURA BRASILEIRA Concentração fundiária Relações de trabalho no campo A fronteira agrícola Principais produtos agrícolas Concentração fundiária brasileira Passado histórico colonial. Lei de terras

Leia mais

O ESPAÇO AGROPECUÁRIO BRASILEIRO

O ESPAÇO AGROPECUÁRIO BRASILEIRO O ESPAÇO AGROPECUÁRIO BRASILEIRO ATIVIDADES AGRÁRIAS OU PRIMÁRIAS AGRICULTURA: PRODUÇÃO DE GRÃOS E HORTIFRUTIGRANJEIROS. 2 PECUÁRIA CRIAÇÃO DE REBANHOS PARA PRODUÇÃO DE CARNE, OVOS, LEITE E SEUS DERIVADOS

Leia mais

ORIGEM DA AGRICULTURA E DA PECUÁRIA

ORIGEM DA AGRICULTURA E DA PECUÁRIA ORIGEM DA AGRICULTURA E DA PECUÁRIA PRIMEIROS CAMPONESES Os primeiros camponeses foram caçadores e coletores, ou seja, eram somente extrativistas: retiravam os alimentos da natureza, sem qualquer controle

Leia mais

Meio Rural X Meio Agrário:

Meio Rural X Meio Agrário: Introdução Rural X Urbano: Urbano: presença de construções (casas, prédios, comércio, escolas, hospitais, etc.); Rural: presença maior da natureza e atividades agrárias; Meio Rural X Meio Agrário: Rural:

Leia mais

BAIXA DENSIDADE ATIVIDADES PRIMÁRIAS CONCENTRADO HABITAT RURAL DISPERSO A REVOLUÇÃO DA AGRICULTURA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL RESULTADO:

BAIXA DENSIDADE ATIVIDADES PRIMÁRIAS CONCENTRADO HABITAT RURAL DISPERSO A REVOLUÇÃO DA AGRICULTURA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL RESULTADO: BAIXA DENSIDADE ATIVIDADES PRIMÁRIAS HABITAT RURAL A REVOLUÇÃO DA AGRICULTURA CONCENTRADO DISPERSO REVOLUÇÃO INDUSTRIAL RESULTADO: MÉTODOS/TÉCNICAS AUMENTO DA PRODUTIVIDADE ISTO É: INVESTIMENTO DE CAPITAL

Leia mais

Marco Abreu dos Santos

Marco Abreu dos Santos Módulo 07 Capítulo 2 As paisagens rurais e os sistemas agrários Marco Abreu dos Santos marcoabreu@live.com www.professormarco.wordpress.com Organização do espaço agrário Quase todos os países do planeta

Leia mais

CAPÍTULO 3 - AGROPECUÁRIA E AGRONEGÓCIO PROFESSOR LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ 7º ANO

CAPÍTULO 3 - AGROPECUÁRIA E AGRONEGÓCIO PROFESSOR LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ 7º ANO CAPÍTULO 3 - AGROPECUÁRIA E AGRONEGÓCIO PROFESSOR LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ 7º ANO QUEM SÃO OS TRABALHADORES BRASILEIROS E ONDE DESENVOLVEM SUAS ATIVIDADES ECONÔMICAS P. 37 PEA do Brasil: 100 milhões

Leia mais

Lembro a todos que estes slides não servem como embasamento TOTAL para a prova. Prof. Matheus

Lembro a todos que estes slides não servem como embasamento TOTAL para a prova. Prof. Matheus Lembro a todos que estes slides não servem como embasamento TOTAL para a prova Prof. Matheus Agropecuária Prof. Matheus Agronegócio e Economia Modernização Agrária no Brasil: Séc. XX: diversificação e

Leia mais

Agricultura no Brasil. Luciano Teixeira

Agricultura no Brasil. Luciano Teixeira LUCIANO TEIXEIRA Agricultura no Brasil Luciano Teixeira Agricultura Extensiva Caracterizada geralmente pelo uso de técnicas rudimentares ou tradicionais na produção. Normalmente é utilizada para mercado

Leia mais

PROMILITARES 24/08/2018 GEOGRAFIA. Professor Leandro Almeida AGROPECUÁRIA DO BRASIL

PROMILITARES 24/08/2018 GEOGRAFIA. Professor Leandro Almeida AGROPECUÁRIA DO BRASIL GEOGRAFIA Professor Leandro Almeida NA AULA DE HOJE, FALAREMOS SOBRE... TRANSGÊNICOS E ORGÂNICOS CARACTERÍSTICAS DO AGRONEGÓCIO CONSEQUÊNCIAS E IMPACTOS DA MODERNIZAÇÃO AGRÍCOLA CONFLITOS RURAIS E LUTA

Leia mais

RUI MANGIERI A AGROPECUÁRIA NO MUNDO

RUI MANGIERI A AGROPECUÁRIA NO MUNDO RUI MANGIERI A AGROPECUÁRIA NO MUNDO A agropecuária na América Anglo- Saxônica I- Os norte-americanos são os principais representantes da agropecuária comercial no mundo,com cultivos e criações intensamente

Leia mais

A organização do espaço Rural

A organização do espaço Rural A organização do espaço Rural Campo x Cidade A evolução da atividade agrícola Coloque na ordem essa evolução. Recursos da natureza Renovável Não renovável inesgotável Tipos de extrativismo Indústria extrativa

Leia mais

Geografia. Agricultura e Pecuária. Prof.: Rita Martins.

Geografia. Agricultura e Pecuária. Prof.: Rita Martins. Geografia Agricultura e Pecuária. Prof.: Rita Martins. A transformação do espaço natural em espaço geográfico iniciou-se com a agricultura. Revolução Neolítica. As transformações ocorridas na agricultura

Leia mais

o Espaço Agrário nos países em desenvolvimento Prof. Lucas Gonzaga

o Espaço Agrário nos países em desenvolvimento Prof. Lucas Gonzaga o Espaço Agrário nos países em desenvolvimento Prof. Lucas Gonzaga o legado das plantation Atender as necessidades das metrópoles europeias durante o período colonial. Foi implementado nas colônias de

Leia mais

Atividade Agrária no Brasil e no mundo. Prof. Andressa Carla

Atividade Agrária no Brasil e no mundo. Prof. Andressa Carla Atividade Agrária no Brasil e no mundo Prof. Andressa Carla Solo- toda camada da litosfera, formada por rochas onde se desenvolve a vida microbriana. Clima- influencia no tipo de cultivo. O uso de tecnologia

Leia mais

GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 33 OS ELEMENTOS AGRÍCOLAS E OS SISTEMAS DE CULTIVO

GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 33 OS ELEMENTOS AGRÍCOLAS E OS SISTEMAS DE CULTIVO GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 33 OS ELEMENTOS AGRÍCOLAS E OS SISTEMAS DE CULTIVO Como pode cair no enem Um sistema agrícola singular é caracterizado pela existência de pequenas comunidades de agricultores,

Leia mais

5. O PAPEL DAS REGIÕES BRASILEIRAS NA ECONOMIA DO PAÍS

5. O PAPEL DAS REGIÕES BRASILEIRAS NA ECONOMIA DO PAÍS GEOGRAFIA 5. O PAPEL DAS REGIÕES BRASILEIRAS NA ECONOMIA DO PAÍS 1. Observe os mapas: Mapa 1 Fonte: IBGE. Atlas geográfico escolar. 6. ed. Rio de Janeiro, 2012. Adaptação. Parte integrante do livro didático

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE AGROPECUÁRIA MUNDIAL

LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE AGROPECUÁRIA MUNDIAL LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE AGROPECUÁRIA MUNDIAL 1) Tomates de amadurecimento lento, frutas cítricas resistentes à geada, soja resistente à herbicida e com mais proteína, batatas maiores e com polpa mais

Leia mais

ESPAÇO RURAL E MODERNIZAÇÃO DO CAMPO

ESPAÇO RURAL E MODERNIZAÇÃO DO CAMPO ESPAÇO RURAL E MODERNIZAÇÃO DO CAMPO COMO ENTENDER A SITUAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL? COMO ENTENDER A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS NO BRASIL E NO MUNDO? Tipos de agropecuária: intensiva e extensiva Principais modelos

Leia mais

Ciências Humanas e suas Tecnologias - Geografia 1ª Série Ensino Médio A Estrutura Agrária do Brasil

Ciências Humanas e suas Tecnologias - Geografia 1ª Série Ensino Médio A Estrutura Agrária do Brasil Ciências Humanas e suas Tecnologias - Geografia 1ª Série Ensino Médio A Estrutura Agrária do Brasil AGRICULTURA Conceito: técnica de plantio e uso do solo. Objetivos: alimentação, matéria-prima;. FATORES

Leia mais

Prof.: Anderson José Soares (Unama) A Região Nordeste apresenta aspectos bem diferenciados no seu espaço geográfico, como...

Prof.: Anderson José Soares (Unama) A Região Nordeste apresenta aspectos bem diferenciados no seu espaço geográfico, como... GOIÂNIA, / / 2015 No Anhanguera você é Prof.: Anderson José Soares DISCIPLINA: Geografia SÉRIE:7º ALUNO (a): + Enem Lista de atividades P2 Bimestre:2 01 - O Nordeste é a região que possui a maior quantidade

Leia mais

Curso Técnico em Agricultura AGRICULTURAS I

Curso Técnico em Agricultura AGRICULTURAS I Curso Técnico em Agricultura AGRICULTURAS I Milena Mendes Barra da Estiva Julho / 2015 AGRICULTURA I - Ementa Origem, histórico e evolução; Aspectos morfológicos e fisiológicos; Distribuição Geográfica;

Leia mais

GEOGRAFIA. Agropecuária 2 Sistemas agrícolas. Prof. João Felipe

GEOGRAFIA. Agropecuária 2 Sistemas agrícolas. Prof. João Felipe GEOGRAFIA Agropecuária 2 Prof. João Felipe TIPOS DE AGRICULTURA 1- INTINERANTE DE SUBSISTÊNCIA É uma agricultura descapitalizada, realizada nos países periféricos, com utilização de mão - de -obra familiar

Leia mais

A ATIVIDADE AGRÍCOLA

A ATIVIDADE AGRÍCOLA A ATIVIDADE AGRÍCOLA AGRICULTURA Atividade que consiste no plantio de sementes e na colheita de vegetais. PECUÁRIA Atividade que consiste na criação de rebanhos. AGROPECUÁRIA Junção das atividades rurais:

Leia mais

Abordagem Sobre o Agrário

Abordagem Sobre o Agrário Abordagem Sobre o Agrário 1. (UERJ) Material de apoio para Monitoria A região do pampa, no Rio Grande do Sul, reflete a realidade rural brasileira e suas mazelas. Identifique o processo socioespacial que

Leia mais

1ª Série do Ensino Médio

1ª Série do Ensino Médio 1ª Série do Ensino Médio 16. Leia os itens e assinale a alternativa que melhor se relaciona ao tipo de agricultura e ao sistema agrícola, respectivamente: I _ Grande densidade da população, obrigada a

Leia mais

GEOGRAFIA AGRÁRIA GERAL

GEOGRAFIA AGRÁRIA GERAL GEOGRAFIA AGRÁRIA GERAL ORIGENS DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA Período Neolítico ( 12 mil anos antes de Cristo) foi o momento da constituição das primeiras técnicas e ferramentas utilizadas na domesticação e e cultivo

Leia mais

Crescimento demográfico da América Anglo-Saxônica e da América Latina

Crescimento demográfico da América Anglo-Saxônica e da América Latina Respostas das sugestões de avaliação Unidade 4 1. a) A população americana se distribui de maneira irregular pelo seu território; ou seja, algumas regiões são mais povoadas que outras. b) Essa distribuição

Leia mais

BRASIL: ESPAÇO AGRÁRIO E PROBLEMAS SÓCIOAMBIENTAIS

BRASIL: ESPAÇO AGRÁRIO E PROBLEMAS SÓCIOAMBIENTAIS BRASIL: ESPAÇO AGRÁRIO E PROBLEMAS SÓCIOAMBIENTAIS AGRICULTURA: HISTÓRICO Os primeiros camponeses (habitantes do campo) foram caçadores e coletores, ou seja, eram somente extrativistas: retiravam os alimentos

Leia mais

1) (FGV-SP) Analise o mapa.

1) (FGV-SP) Analise o mapa. Aula ao vivo de geografia 19/03/2014 Revolução Verde e a questão agrária no Brasil 1) (FGV-SP) Analise o mapa. O produto destacado no mapa é: a) a cana-de-açúcar. b) o algodão. c) o café. d) o feijão.

Leia mais

Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão

Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão O ESPAÇO RURAL E A PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA PROFº CLAUDIO F GALDINO - GEOGRAFIA AGRICULTURA É o cultivo de espécies de plantas FINALIDADES: Produção de: ALIMENTOS

Leia mais

Prof. Clésio Farrapo

Prof. Clésio Farrapo Prof. Clésio Farrapo Podemos dividir a área agrícola em dois tipos de Iavoura: cultura permanente e cultura temporária. No primeiro caso, as culturas Ievam mais de um ano para produzir; podem ser retiradas

Leia mais

Interbits SuperPro Web

Interbits SuperPro Web 1. (Col.Naval 2014) Leia o trecho a seguir. Um dos graves problemas que o Brasil vem enfrentando desde 2001 é a crise de energia com ameaças dos apagões. Para minimizar tal preocupação, muito se fala na

Leia mais

CAPÍTULO 27 O MEIO RURAL E SUAS TRANSFORMAÇÕES

CAPÍTULO 27 O MEIO RURAL E SUAS TRANSFORMAÇÕES Disciplina - Geografia 2 a Série Ensino Médio CAPÍTULO 27 O MEIO RURAL E SUAS TRANSFORMAÇÕES Professor: Gelson Alves Pereira 1- INTRODUÇÃO Revolução Neolítica Importância Em primeiro plano fornecer alimentos.

Leia mais

PROVA DE GEOGRAFIA 1 o TRIMESTRE DE 2015

PROVA DE GEOGRAFIA 1 o TRIMESTRE DE 2015 PROVA DE GEOGRAFIA 1 o TRIMESTRE DE 2015 PROF. MÁRCIO NOME Nº 7º ANO A prova deve ser feita com caneta azul ou preta. É terminantemente proibido o uso de corretor. Respostas com corretor serão anuladas.

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2016 2ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 2ª Turma: Data: 06/08/2016 Nota: Professor(a): Edvaldo De Oliveira Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL

AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL Critérios para a Classificação dos Condados Norte-Americanos segundo o Rural-Urban Continuum Code Condados Metropolitanos 0 1 2 3 Condados centrais de áreas metropolitanas

Leia mais

Conflitos no Campo Brasileiro

Conflitos no Campo Brasileiro Conflitos no Campo Brasileiro 1. A luta pela terra no Brasil é marcada por diversos aspectos que chamam a atenção. Entre os aspectos positivos, destaca-se a perseverança dos movimentos do campesinato e,

Leia mais

A agricultura: Atividade económica do setor primário; A palavra agricultura significa a cultura do campo;

A agricultura: Atividade económica do setor primário; A palavra agricultura significa a cultura do campo; A agricultura A agricultura: Atividade económica do setor primário; A palavra agricultura significa a cultura do campo; Paisagem agrária: É a forma de cultivo e a divisão dos campos; É condicionada por

Leia mais

GEOGRAFIA AGRÁRIA CACD. Professor Rodolfo Visentin.

GEOGRAFIA AGRÁRIA CACD. Professor Rodolfo Visentin. GEOGRAFIA AGRÁRIA CACD Professor Rodolfo Visentin. QUE É GEOGRAFIA AGRÁRIA A estrutura agrária reúne as condições sociais e fundiárias de um espaço, envolvendo aspectos referentes á legalidade das terras,

Leia mais

AS REGIÕES DO BRASIL: REGIÃO NORDESTE

AS REGIÕES DO BRASIL: REGIÃO NORDESTE AS REGIÕES DO BRASIL: REGIÃO NORDESTE APRESENTAÇÃO DA REGIÃO NORDESTE NORDESTE: BREVE HISTÓRICO Compreende uma área que equivale a 18,3% do território nacional, onde vivem mais de 55 milhões de habitantes

Leia mais

Aspectos físicos da região Nordeste

Aspectos físicos da região Nordeste Região Nordeste Aspectos físicos da região Nordeste Formada por 9 estados; Área 1 558 196 km² População 53 591 197 hab IBGE/2009 Área 18,25% do território nacional; Diferentes paisagens; Temperaturas elevadas;

Leia mais

16- A inserção de tecnologias e de sistemas mecanizados no âmbito da produção agrícola vem ocasionando profundas transformações no espaço geográfico

16- A inserção de tecnologias e de sistemas mecanizados no âmbito da produção agrícola vem ocasionando profundas transformações no espaço geográfico 16- A inserção de tecnologias e de sistemas mecanizados no âmbito da produção agrícola vem ocasionando profundas transformações no espaço geográfico do Brasil e do mundo. Entre essas transformações, podemos

Leia mais

COMO AS TERRAS ESTÃO DISTRIBUÍDAS. NO BRASIL OCORRE UMA CONCENTRAÇÃO DE TERRAS, OU SEJA, ESTÃO DISTRIBUIDAS IRREGULARMENTE. DESDE O PERÍODO COLONIAL:

COMO AS TERRAS ESTÃO DISTRIBUÍDAS. NO BRASIL OCORRE UMA CONCENTRAÇÃO DE TERRAS, OU SEJA, ESTÃO DISTRIBUIDAS IRREGULARMENTE. DESDE O PERÍODO COLONIAL: AGROPECUÁRIA COMO AS TERRAS ESTÃO DISTRIBUÍDAS. NO BRASIL OCORRE UMA CONCENTRAÇÃO DE TERRAS, OU SEJA, ESTÃO DISTRIBUIDAS IRREGULARMENTE. DESDE O PERÍODO COLONIAL: SESMARIAS E CAPITANIAS HEREDITÁRIAS. A

Leia mais

ATIVIDADES ECONÔMICAS NO ESPAÇO RURAL

ATIVIDADES ECONÔMICAS NO ESPAÇO RURAL ATIVIDADES ECONÔMICAS NO ESPAÇO RURAL FATORES QUE INFLUENCIAM NA CONFIGURAÇÃO SOCIOESPACIAL E NA SUSTENTABILIDADE DO MEIO RURAL Aspectos físicos e ambientais Condições socioeconômicas Capitalização e a

Leia mais

a) Setor Primário - b) Setor Secundário - c) Setor Terciário -

a) Setor Primário - b) Setor Secundário - c) Setor Terciário - PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= 01- Caracterize os setores da economia

Leia mais

A ESTRUTURA FUNDIÁRIA E A REFORMA AGRÁRIA

A ESTRUTURA FUNDIÁRIA E A REFORMA AGRÁRIA A ESTRUTURA FUNDIÁRIA E A REFORMA AGRÁRIA Estrutura fundiária é a forma como as propriedades agrárias de uma área ou país estão organizadas, isto é, seu número, tamanho ou distribuição social. Um dos grandes

Leia mais

A ESTRUTURA FUNDIÁRIA E A REFORMA AGRÁRIA ESTRUTURA FUNDIÁRIA É A FORMA COMO AS PROPRIEDADES AGRÁRIAS DE UMA ÁREA OU PAÍS ESTÃO ORGANIZADAS, ISTO É,

A ESTRUTURA FUNDIÁRIA E A REFORMA AGRÁRIA ESTRUTURA FUNDIÁRIA É A FORMA COMO AS PROPRIEDADES AGRÁRIAS DE UMA ÁREA OU PAÍS ESTÃO ORGANIZADAS, ISTO É, A ESTRUTURA FUNDIÁRIA E A REFORMA AGRÁRIA ESTRUTURA FUNDIÁRIA É A FORMA COMO AS PROPRIEDADES AGRÁRIAS DE UMA ÁREA OU PAÍS ESTÃO ORGANIZADAS, ISTO É, SEU NÚMERO, TAMANHO E DISTRIBUIÇÃO SOCIAL. UM DOS GRANDES

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia Atividades de Recuperação Paralela de Geografia 7º ano Ensino Fundamental II 1 Trimestre/2019 Orientações de Estudo: Reveja os conceitos dados no caderno e no livro, destacando as ideias principais; Faça

Leia mais

Economia Rural: Agricultura

Economia Rural: Agricultura Economia Rural: Agricultura Desenvolvimento da Agricultura Período Neolítico surgimento da agricultura Crescente Fértil: uma das primeiras áreas agrícolas do mundo Primeiros cultivos ocorreram onde as

Leia mais

AGROPECUÁRIA MUNDIAL Prof ª Gustavo Silva de Souza

AGROPECUÁRIA MUNDIAL Prof ª Gustavo Silva de Souza AGROPECUÁRIA MUNDIAL Prof ª Gustavo Silva de Souza CONCEITO Atividade econômica que tem por objetivo o cultivo de plantas e a criação de animais para o consumo alimentar das populações e a produção industrial.

Leia mais

PARTICIPAÇÃO DO AGRONEGÓCIO NO PIB

PARTICIPAÇÃO DO AGRONEGÓCIO NO PIB AGROPECUÁRIA BRASILEIRA O papel do agronegócio na economia brasileira PARTICIPAÇÃO DO AGRONEGÓCIO NO PIB 38,60% PIB-Agronegócio (2003): R$ 508,27 bilhões 61,40% PIB-Brasil (2003): R$ 1.314 bilhões Fonte:

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2017 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2017 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2017 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES Nome Nº Turma 2º ano Data / / Nota Disciplina GEOGRAFIA Prof. Rodrigo Carvalho e Giulia Beraldo Valor 30 Roteiro

Leia mais

Brasil: diversidades regionais. Brasil Divisão regional segundo o IBGE A REGIÃO SUDESTE

Brasil: diversidades regionais. Brasil Divisão regional segundo o IBGE A REGIÃO SUDESTE REGIÃO SUDESTE Brasil Divisão regional segundo o IBGE A REGIÃO SUDESTE A REGIÃO SUDESTE 10,8% do território nacional 80,3 milhões de habitantes 42,1% da população brasileira Concentra a maior parte da

Leia mais

Disciplina - Geografia 3 a Série Ensino Médio Professor: Gelson Alves Pereira

Disciplina - Geografia 3 a Série Ensino Médio Professor: Gelson Alves Pereira Disciplina - Geografia 3 a Série Ensino Médio Professor: Gelson Alves Pereira O processo de modernização subordinou a agropecuária às necessidades do capital urbanoindustrial. Os velhos complexos rurais

Leia mais

Data: /12/2014 Bimestre: 4. Nome: 8 ANO Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo

Data: /12/2014 Bimestre: 4. Nome: 8 ANO Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Data: /12/2014 Bimestre: 4 Nome: 8 ANO Nº Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Valor da Prova / Atividade: 2,0 (DOIS) Nota: GRUPO 9 1- (0,5) Ao lado da agricultura moderna, com técnicas avançadas,

Leia mais

Revolução Verde É o nome dado ao desenvolvimento de um conjunto de técnicas e tecnologias agrícolas que fizeram com que houvesse uma parcial

Revolução Verde É o nome dado ao desenvolvimento de um conjunto de técnicas e tecnologias agrícolas que fizeram com que houvesse uma parcial PRINCIPAIS TEMAS ESPAÇO RURAL Revolução Verde É o nome dado ao desenvolvimento de um conjunto de técnicas e tecnologias agrícolas que fizeram com que houvesse uma parcial modernização da agricultura em

Leia mais

Geografia. As Regiões Geoeconômicas do Brasil. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. As Regiões Geoeconômicas do Brasil. Professor Luciano Teixeira. Geografia As Regiões Geoeconômicas do Brasil Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia Aula XX AS REGIÕES GEOECONÔMICAS DO BRASIL A divisão regional oficial do Brasil é aquela

Leia mais

2. ((UFMG) Analise este trecho de música, em que se retratam condições socioambientais das grandes cidades brasileiras: A Cidade

2. ((UFMG) Analise este trecho de música, em que se retratam condições socioambientais das grandes cidades brasileiras: A Cidade 1. (Puccamp) "Nos Estados Unidos, a região das Planícies Centrais tem apresentado grande evolução agrícola: no Corn Belt, o milho está cada vez mais associado à beterraba e à soja; no antigo Cotton Belt

Leia mais

3. (G1 - ifsp 2012) Leia o texto a seguir. 1. (Uerj 2013)

3. (G1 - ifsp 2012) Leia o texto a seguir. 1. (Uerj 2013) 1. (Uerj 2013) A agricultura norte-americana é organizada de acordo com o modelo empresarial, o que torna o espaço agropecuário do país fortemente vinculado à lógica econômica. O principal fator locacional

Leia mais

ESTADOS UNIDOS: superpotência mundial. Capítulo 9 Educador: Franco Augusto

ESTADOS UNIDOS: superpotência mundial. Capítulo 9 Educador: Franco Augusto ESTADOS UNIDOS: superpotência mundial Capítulo 9 Educador: Franco Augusto Alguns significados: fonte: http://www.significados.com.br Hegemonia significa preponderância de alguma coisa sobre outra. É a

Leia mais

Recursos Minerais GEOGRAFIA DO BRASIL

Recursos Minerais GEOGRAFIA DO BRASIL GEOGRAFIA DO BRASIL Recursos Minerais Anos 50 Anos 55-65 Aumento do uso de insumos modernos, basicamente, por meio de importações Implantação de indústrias no Brasil permitiu a implantação de indústrias

Leia mais

Sustentabilidade na Amazônia

Sustentabilidade na Amazônia ABIOVE Sustentabilidade na Amazônia ABAG Associação Brasileira de Agribusiness Carlo Lovatelli Presidente Alemanha 10 de Julho de 2006 Europa 6.4% sendo 90% na Rússia R América Tropical 34% Brasil 34%

Leia mais

O AGRONEGÓCIO EM MATO GROSSO

O AGRONEGÓCIO EM MATO GROSSO O AGRONEGÓCIO EM MATO GROSSO Sistema Famato Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso. Criada em 1965, é a representante máxima da estrutura que compõe o Sistema Sindical Rural do Estado

Leia mais

Divisão Geoeconômica

Divisão Geoeconômica Divisão Geoeconômica Essa divisão (ou regionalização) foi proposta pelo geógrafo em 1967 (a do IBGE atual se baseia na de 1969). Nela o Brasil é dividido em três regiões econômicas: Amazônia, Nordeste

Leia mais

GEOGRAFIA MÓDULO II do PISM (triênio )

GEOGRAFIA MÓDULO II do PISM (triênio ) QUESTÕES OBJETIVAS GEOGRAFIA MÓDULO II do PISM (triênio 2004-2006) 01. Um determinado município, representado na figura a seguir, precisa definir um local para instalação de seu aterro sanitário. III I

Leia mais

Espaço Agrário Lista de Exercícios 2ºEM Colégio Mauá

Espaço Agrário Lista de Exercícios 2ºEM Colégio Mauá Espaço Agrário Lista de Exercícios 2ºEM Colégio Mauá 1) A exportação de café e de cacau é o objetivo dos países produtores. Analise os gráficos que apresentam as principais produções mundiais de café e

Leia mais

O espaço rural e a produção agropecuária

O espaço rural e a produção agropecuária O espaço rural e a produção agropecuária O campo e a cidade são realidades históricas em transformação tanto em si próprias quanto em suas inter-relações. Raymond Williams (1921-1988), escritor britânico.

Leia mais

Exercícios Complementares de Ciências Humanas Geografia Ensino Fundamental. Regiões Brasileiras

Exercícios Complementares de Ciências Humanas Geografia Ensino Fundamental. Regiões Brasileiras de Geografia Exercícios Complementares Regiões Brasileiras 1. O mapa mostra a divisão do Brasil entre as cinco regiões do IBGE. Identifique-as e, na sequência, relacione as características listadas a seguir

Leia mais

Arthur Santos nº 03 Giovanna Macedo nº11 Gustavo Tinen nº13 João Pedro Oliveira nº17 Maria Eduarda de Godoi nº24 Matheus Souza nº25

Arthur Santos nº 03 Giovanna Macedo nº11 Gustavo Tinen nº13 João Pedro Oliveira nº17 Maria Eduarda de Godoi nº24 Matheus Souza nº25 Arthur Santos nº 03 Giovanna Macedo nº11 Gustavo Tinen nº13 João Pedro Oliveira nº17 Maria Eduarda de Godoi nº24 Matheus Souza nº25 Os Estados Unidos possuem uma grande extensão territorial, e grande parte

Leia mais

6.4 O CONSUMO DOS RECURSOS NATURAIS E OS SEUS IMPACTOS

6.4 O CONSUMO DOS RECURSOS NATURAIS E OS SEUS IMPACTOS 6.4 O CONSUMO DOS RECURSOS NATURAIS E OS SEUS IMPACTOS O consumo dos recursos naturais e os seus impactos A crescente pressão sobre o consumo é provocada por: Aumento populacional Exigência dos padrões

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Lista de atividade P1 Bimestre III Data da prova: 23/09/2016

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Lista de atividade P1 Bimestre III Data da prova: 23/09/2016 zx GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:7º ALUNO(a): Lista de atividade P1 Bimestre III Data da prova: 23/09/2016 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a

Leia mais

Percursos 27 e 28 Expedições Geográficas - 6ºano Profª Bruna Andrade

Percursos 27 e 28 Expedições Geográficas - 6ºano Profª Bruna Andrade AGRICULTURA E PECUÁRIA Percursos 27 e 28 Expedições Geográficas - 6ºano Profª Bruna Andrade AGRICULTURA CONDIÇÕES NATURAIS: Apesar do grande desenvolvimento técnico e científico ela ainda depende do solo,

Leia mais

GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2ª ETAPA 2017

GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2ª ETAPA 2017 GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2ª ETAPA 2017 ENSINO FUNDAMENTAL II ANO: 7º PROFESSORA: MÁRCIA SANTI ALUNO(A): Nº: TURMA: ABCDE I INTRODUÇÃO Este roteiro tem como objetivo orientá-lo nos estudos de recuperação

Leia mais

GEOGRAFIA REVISÃO 1 REVISÃO 2. Aula 25.1 REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE IV

GEOGRAFIA REVISÃO 1 REVISÃO 2. Aula 25.1 REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE IV Aula 25.1 REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE IV Complexos Regionais Amazônia: Baixa densidade demográfica e grande cobertura vegetal. 2 3 Complexos Regionais Nordeste: Mais baixos níveis de desenvolvimento

Leia mais

ESTRUTURA FUNDIÁRIA BRASILEIRA

ESTRUTURA FUNDIÁRIA BRASILEIRA ESTRUTURA FUNDIÁRIA BRASILEIRA Estrutura Fundiária A estrutura fundiária corresponde ao modo como as propriedades rurais estão dispersas pelo território e seus respectivos tamanhos, que facilita a compreensão

Leia mais

NORDESTE. by Your User Name

NORDESTE. by Your User Name NORDESTE by Your User Name Clima Semiárido Baixas médias de pluviosidade anual, com altas temperaturas. Clima semiárido A existência desse clima se deve a dois fatores: 1. A barreira orográfica

Leia mais

Agricultura Familiar e Comercial nos Censos. Agropecuários de 1996 e Carlos Otávio de Freitas Erly Cardoso Teixeira

Agricultura Familiar e Comercial nos Censos. Agropecuários de 1996 e Carlos Otávio de Freitas Erly Cardoso Teixeira XXII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICA ECONÔMICA POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA 27 e 28-10-2010 Agricultura Familiar e Comercial nos Censos Agropecuários de 1996

Leia mais

BRASIL: CAMPO E CIDADE

BRASIL: CAMPO E CIDADE BRASIL: CAMPO E CIDADE URBANIZAÇÃO E INDUSTRIALIZAÇÃO Urbanização? DO BRASIL De 1940 a 1970, houve um aumento de 30% para 55% da população vivendo nas cidades. Brasil: rápido processo de urbanização Taxa

Leia mais

Jimboê. Geografia. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 2 o bimestre

Jimboê. Geografia. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 2 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou à Unidade 2 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Geografia 4 o ano Avaliação 2 o bimestre 1 Avaliação Geografia NOME: ESCOLA:

Leia mais

NORDESTE: BREVE HISTÓRICO

NORDESTE: BREVE HISTÓRICO REGIÃO NORDESTE REGIÃO NORDESTE NORDESTE: BREVE HISTÓRICO Compreende uma área que equivale a 18,3% do território nacional, onde vivem mais de 55 milhões de habitantes Região onde mais se percebe traços

Leia mais

Ambiente de Gerenciamento do PRONAF e Programas de Crédito Fundiário

Ambiente de Gerenciamento do PRONAF e Programas de Crédito Fundiário Ambiente de Gerenciamento do PRONAF e Programas de Crédito Fundiário Julho - 2011 Banco do Nordeste Apoio à Agricultura Familiar Programa Nacional de Fortalecimento Da Agricultura Familiar OBJETIVO Fortalecer

Leia mais

Aulas 05 e 06: Estrutura fundiária brasileira e industrialização. Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida (Platão)

Aulas 05 e 06: Estrutura fundiária brasileira e industrialização. Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida (Platão) Aulas 05 e 06: Estrutura fundiária brasileira e industrialização. Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida (Platão) O comércio mundial de alimentos. Commodity: valor que um

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS - GEOGRAFIA - 1 BIMESTRE

LISTA DE EXERCÍCIOS - GEOGRAFIA - 1 BIMESTRE LISTA DE EXERCÍCIOS - GEOGRAFIA - 1 BIMESTRE ALUNO (A): nº CIANORTE, MARÇO DE 2011 1. (UFMT) Em relação ao processo de urbanização brasileiro, no período de 1940 a 2000, analise a tabela abaixo. (MENDES,

Leia mais

UECEVest TD DE GEOGRAFIA (Prof. Elvis Sampaio 21/10/17) Geografia Agrária

UECEVest TD DE GEOGRAFIA (Prof. Elvis Sampaio 21/10/17) Geografia Agrária UECEVest TD DE GEOGRAFIA (Prof. Elvis Sampaio 21/10/17) Geografia Agrária 1) A partir da segunda metade do século XX, vários países do mundo, inclusive o Brasil, implantaram um pacote de medidas que recebeu

Leia mais

UNIDADE: DATA: 03 / 12 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 7.º ANO/EF

UNIDADE: DATA: 03 / 12 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 7.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 03 / 2 / 205 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 7.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

PERCURSO 27 A agricultura. Prof. Gabriel Rocha 6º ano - EBS

PERCURSO 27 A agricultura. Prof. Gabriel Rocha 6º ano - EBS PERCURSO 27 A agricultura. Prof. Gabriel Rocha 6º ano - EBS Agricultura 1 A agricultura e as condições naturais Embora a agricultura possa, atualmente, beneficiar-se do grande desenvolvimento técnico e

Leia mais

A FORMAÇÃO HISTÓRICA DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

A FORMAÇÃO HISTÓRICA DO TERRITÓRIO BRASILEIRO A FORMAÇÃO HISTÓRICA DO TERRITÓRIO BRASILEIRO Brasil: a produção do território A história do território brasileiro é, a um só tempo, una e diversa, pois é também a soma e a síntese das histórias de suas

Leia mais

espaço rural AGRICULTURA R O C H A

espaço rural AGRICULTURA R O C H A espaço rural AGRICULTURA R O C H A Contextualizações Histórica e Geográfica dos primeiros vestígios de prática agrícola no Mundo A agricultura surgiu há cerca de 12 mil anos (Período Neolítico) no Crescente

Leia mais