Cadernos de Letras da UFF Dossiê: Palavra e imagem n o 44, p ,

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Cadernos de Letras da UFF Dossiê: Palavra e imagem n o 44, p ,"

Transcrição

1 Cadernos de Letras da UFF Dossiê: Palavra e imagem n o 44, p , O VERBAL E O IMAGÉTICO NA CONSTRUÇÃO DAS METÁFORAS MULTIMODAIS Natália Elvira Sperandio RESUMO Este artigo possui a finalidade de demonstrar a forma pela qual diferentes modos, neste caso o verbal e o imagético, atuam na construção das chamadas metáforas multimodais e, consequentemente, no sentido do texto. Como resultado foi possível observar que a metáfora, como processo conceitual cognitivo, materializa-se não apenas no nível verbal, mas entre o verbal e o imagético na construção de sentidos. Introdução PALAVRAS-CHAVE: metáfora; multimodalidade; metáfora multimodal. Podemos observar que, em todas as esferas da vida social, houve uma crescente utilização de textos multimodais na produção de significados. De acordo com Kress e Van Leeuwen (1996) 1 as duas últimas décadas presenciaram uma mudança bastante abrangente na mídia e nos modos de comunicação. Um exemplo dessa mudança pode ser verificado nos periódicos da década de 60 que eram impressos em preto e branco, cobertos de caracteres escritos, e que a partir da década de 90 passam a obter cores, imagens e em muitos deles, principalmente no ocidente, os caracteres praticamente desapareceram de suas páginas. Mas os autores argumentam que a comunicação sempre foi multimodal, e o que está acontecendo, atualmente, apesar de não ser novo, 1 KRESS, Gunther; VAN LEEUWEM, Theo. Reading Images: grammar of visual designer. London: Routledge, 1996.

2 296 Sperandio, Natália Elvira. O verbal e o imagético na construção das metáforas multimodais é uma mudança significativa, já que hoje parece haver uma instância de um novo código de texto e imagem, em que a informação é transmitida pelos dois modos. Assim, os elementos verbais e não-verbais de um texto articulam-se na composição de seu sentido, sendo que o elemento visual não é visto como sendo dependente do verbal, mas com uma organização e estrutura independente. Esse contexto multimodal tem influenciado diversas áreas de estudos que têm mudado o foco sobre o texto exclusivamente verbal para discursos nos quais a linguagem é apenas um dos modos comunicativos. Seguindo essa linha de raciocínio, podemos considerar que não poderia ser diferente com os estudos propostos sobre a metáfora, como Forceville (2009) 2 advoga: a metáfora não pode ser considerada apenas uma questão de linguagem, mas como estrutura de nosso pensamento e ação, dessa forma, ela pode ocorrer em outros modos e não apenas no modo verbal. No entanto, podemos observar, a partir da vasta literatura produzida sobre a metáfora, que as expressões metafóricas têm sido estudadas de forma exaustiva no modo verbal, ou seja, como expressões linguísticas no nível superficial de modelos mentais estruturados metaforicamente, deixando os outros modos, como, por exemplo, o visual à margem. Diante dessa deficiência nos estudos dedicados à metáfora, este artigo possui a finalidade de demonstrar que as metáforas podem ser codificadas não apenas no modo verbal, mas também entre o modo verbal e o imagético. Para isso, iremos apresentar, a partir da proposta da metáfora multimodal, como que os diferentes modos, presentes em um texto, atuam na construção dessas metáforas. Dessa forma, iremos nos ater especificamente às metáforas que são compostas a partir da interação entre os modos verbais e imagéticos. 1. Teoria da metáfora conceiual Desde a antiguidade a metáfora tem oferecido subsídios, a filósofos e especialistas em retórica, para uma reflexão sobre a linguagem. Na tradição retórica, a metáfora era considerada um fenômeno de linguagem, ou seja, um ornamento linguístico. Era concebida como um desvio da linguagem usual, própria de determinados usos, como a linguagem poética e a persuasiva. 2 FORCEVILLE, Charles. Non-verbal and multimodal metaphor in a cognitivist framework: Agendas for research. In: FORCEVILLE, Charles e Urios-Aparisi. Applications of cognitive linguistics: Multimodal Metaphor. New York: Mouton de Gruyter, p

3 Cadernos de Letras da UFF Dossiê: Palavra e imagem n o 44, p , Mas a partir de 1970, uma mudança paradigmática com uma ruptura profunda do pressuposto objetivista possibilitou uma reformulação em nossa maneira de conceber a objetividade, a verdade, o sentido e a metáfora. A metáfora, dentro do novo paradigma, passa a ter seu valor cognitivo reconhecido, deixando de ser uma simples figura de retórica para uma operação cognitiva fundamental. Reddy (1979) 3 por meio de uma análise rigorosa de diversos enunciados procurou investigar a questão do problema da comunicação na língua inglesa. A metáfora do canal, proposta por ele, revela que a linguagem é concebida como um canal que transfere, corporeamente, os pensamentos de uma pessoa para outra, como se as pessoas inserissem seus pensamentos e sentimentos nas palavras, e essas fossem conduzidas de uma pessoa para outra e que, ao ouvirem ou lerem, extraem esses pensamentos e sentimentos novamente. A metáfora do canal está na base da concepção da linguagem como transmissão, em que se fundamenta a crença de que a comunicação é concebida como um tête-à-tête ideal: Segundo a qual as pessoas pensam e interagem, sem ter consciência dela, ou seja, ela constrói um quadro ilusório da comunicação e nós nos comunicamos regidos pela crença de que o fazemos de forma unívoca e transparente e não de que estamos construindo o sentido com base em nossas experiências e conhecimento de mundo. (REDDY apud ZANOTTO, 2002, p. 16) 4 Seguindo os passos de Reddy, Lakoff e Johnson, em 1980, lançam Metaphors we live by, traduzido para o português como Metáforas da Vida Cotidiana, que produz uma revolução nos estudos sobre metáfora, por assumir como tese central a pressuposição de que a metáfora é onipresente e essencial na linguagem e no pensamento. Os autores trabalharam, de forma mais explícita, a metáfora do canal proposta por Reddy e propuseram as metáforas 3 4 REDDY, Michael. The conduit metaphor - A case of frame conflict in our language about language. In. A. Ortony (Ed.), Metaphor and Thought. 1.ed. Cambridge: Cambridge University Press, 1979, p LAKOFF, George & JOHNSON, Mark. Metáforas da vida Cotidiana. (Coordenação da tradução: Mara Sophia Zanotto) Campinas. São Paulo: Mercado de Letras; São Paulo: Edpuc, 2002.p. 16.

4 298 Sperandio, Natália Elvira. O verbal e o imagético na construção das metáforas multimodais conceituais subjacentes às expressões linguísticas. Assim, nossas expressões linguísticas são governadas por generalizações: as metáforas conceituais ou conceitos metafóricos. (LAKOFF e JOHNSON, 2002, p.17) 5 A partir dessa tese, a compreensão de mundo passa a ser vinculada à concepção da metáfora, uma vez que grande parte de conceitos básicos, como tempo, quantidade, estado, ação etc., além dos conceitos emocionais, como raiva e amor, são compreendidos metaforicamente. Isso evidencia o importante papel da metáfora na compreensão do mundo, cultura e de nós mesmos. A metáfora passa a fazer parte do cotidiano das pessoas, não apenas na linguagem, mas também nas ações e no pensamento na medida em que todo sistema conceitual ordinário, sistema por meio do qual pensamos e agimos, passa a ser concebido como predominantemente metafórico por natureza. Como o próprio título em inglês demonstra são as metáforas que nos guiam, deixando claro que, como enfatiza Sardinha (2007): vivemos de acordo com as metáforas que existem na nossa cultura; praticamente não temos escolhas: se quisermos fazer parte da sociedade, interagir, ser entendidos, entender o mundo etc., precisamos obedecer, ( live by ) às metáforas que nossa cultura nos coloca à disposição. (SARDINHA, 2007, p.30) 6 Como, na maioria das vezes, pensamos e agimos automaticamente, uma das formas de descobrirmos o funcionamento desse sistema é por meio da linguagem, já que nossa comunicação é baseada no mesmo sistema que utilizamos para pensar e agir. A partir desse pressuposto, Lakoff e Johnson examinam expressões linguísticas buscando encontrar evidências da predominância metafórica de nosso sistema conceitual e, ao identificar metáforas que estruturam nossa maneira de agir, pensar e perceber, defendem essa categoria como uma forma de compreender e experienciar uma coisa em termos de outra. Nesse contexto, Lakoff e Johnson propõem um mapeamento sistemático entre dois domínios: o domínio-fonte, que é a fonte de inferências, e o domínio-alvo, o local de acordo com o qual as inferências serão aplicadas. Por exemplo, na me- 5 Id., Sardinha, Tony Berber. Metáfora. São Paulo: Parábola, p. 30.

5 Cadernos de Letras da UFF Dossiê: Palavra e imagem n o 44, p , táfora DISCUSSÃO É GUERRA, somos capazes de compreendê-la, porque temos um conhecimento já sistematicamente organizado, sobre o domínio conceitual GUERRA, no qual nos apoiamos para compreender o domínio conceitual DISCUSSÃO. Portanto, a metáfora conceitual é chamada dessa forma por conceituar algo que, nesse caso específico, é a discussão. Os autores representam as metáforas conceituais por meio de um mapeamento estruturado sistematicamente, destacando-as, em letra maiúscula: DOMÍNIO-ALVO É DOMÍNIO-FONTE. Assim, teremos: GUERRA DISCUSSÃO DOMINIO-FONTE DOMÍNIO-ALVO Porém, devemos destacar que mesmo com a afirmação de que a metáfora é onipresente na vida das pessoas não apenas em sua linguagem, mas no pensamento e nas ações, o que verificamos nos estudos propostos sobre a metáfora é que há um grande número de pesquisas que se voltam para as metáforas conceituais produzidas pelo modo verbal, deixando os outros modos à margem. Acreditamos que uma teoria da metáfora não pode basear-se apenas nas manifestações verbais, isso poderia resultar em uma visão parcial do que a constitui, ainda mais nos contextos atuais, nos quais, a partir dos estudos de Kress e Van Leeuwen (1996) 7, a dimensão multimodal dos sistemas semióticos tem impulsionado a interpretação dos elementos constitutivos de um texto em direção à complexidade das articulações entre verbal e o não-verbal. Diante disso, necessitamos de uma proposta que aborde as metáforas que são construídas não apenas pelo modo verbal, mas aquelas que são construídas entre os diferentes modos que constituem um texto multimodal. Essa proposta é encontrada nos trabalhos de Forceville sobre metáfora multimodal. 2. A proposta da metáfora multimodal Charles Forceville (2009) 8 recorre à Teoria da Metáfora Conceitual, acima exposta, para desenvolver sua proposta de metáfora multimodal. Para 7 8 Id., Id., 2009.

6 300 Sperandio, Natália Elvira. O verbal e o imagético na construção das metáforas multimodais o autor a conceitualização de Lakoff e Johnson (1980) 9 de que a metáfora consiste na compreensão e experiência de um tipo de coisa em outro evita a utilização das palavras verbal e linguística, mas essa teoria, de acordo com Forceville, reivindica a existência de metáforas conceituais detectáveis exclusivamente na forma verbal. Segundo o autor isso poderia nos levar a duas questões perigosas: 1) podemos ter o risco de um círculo vicioso, ou seja, a pesquisa desenvolvida pela linguística cognitiva sofre de um raciocínio circular, no qual ela inicia-se com uma análise da linguagem que infere algo sobre a mente e o corpo, os quais em retorno motivam diferentes aspectos da estrutura linguística e do comportamento; 2) a concentração exclusiva ou predominante sobre as manifestações verbais da metáfora corre o risco de cegar os pesquisadores com relação aos aspectos da metáfora que ocorrem apenas em representações não-verbais e multimodais. Diante dessa deficiência o autor nos propõe a metáfora multimodal. Faremos abaixo a sua apresentação e sua distinção das consideradas metáforas monomodais. 2.1 A metáfora multimodal e a metáfora monomodal Antes de distinguirmos a metáfora monomodal da multimodal devemos primeiro expor o que será entendido por modo nessa teoria. De acordo com Forceville (2009) 10 não é uma tarefa fácil, já que o modo é um complexo de vários fatores. A primeira aproximação a ser feita é de considerá-lo um sistema de signo interpretável por causa de um processo de percepção específico. A aceitação dessa abordagem relacionaria os modos um a um aos cinco sentidos, fazendo com que tivéssemos a seguinte lista: 1) o modo pictórico ou visual, 2) o modo sonoro, 3) o modo olfativo, 4) o modo gustativo e 5) o modo tátil. No entanto o autor advoga que seria uma categorização bruta, já que, por exemplo, o modo sonoro agruparia a língua falada, música e outros sons não- -verbais. Diante disso, ele propõe uma lista com nove tipos de modo: 1) signo pictórico, 2) signo escrito, 3) signo falado, 4) gestos, 5) sons, 6) música, 7) cheiro, 8) gosto e 9) toque Id., Id., 2009.

7 Cadernos de Letras da UFF Dossiê: Palavra e imagem n o 44, p , Agora podemos seguir com a definição das metáforas multimodal e monomodal, já que essas envolvem a utilização de um ou mais modos acima expostos. A metáfora monomodal é definida como aquela em que alvo e fonte são exclusivamente ou predominantemente processados em apenas um modo. A metáfora monomodal prototípica é a amostra verbal. Temos abaixo um exemplo de metáfora monomodal: A má distribuição de terra no Brasil tem razões históricas, e a luta pela reforma agrária envolve aspectos econômicos, políticos e sociais. A sentença acima, retirada da reportagem da revista Veja intitulada Sem terra e sem lei, pode ser considerada uma expressão metafórica da metáfora conceitual REFORMA AGRÁRIA É GUERRA. Nessa metáfora tanto a fonte, GUERRA, quanto o alvo, REFORMA AGRÁRIA, são construídos a partir de um único modo, o signo escrito. Segundo Forceville, um tipo de metáfora monomodal que tem despertado o interesse de alguns estudiosos é a visual. Apresentamos abaixo um exemplo dessa metáfora: Podemos observar na imagem da charge acima que há dois domínios em sua construção. Temos o domínio do Brasil, representado pela imagem da bandeira nacional; e o domínio do esgoto, do bueiro, representado pelo círculo que compõe a bandeira. Sabemos que os bueiros são valas por onde escoam as águas das chuvas, como também o lixo deixado nas ruas das cidades; assim, podemos inferir, a partir da imagem acima, que o Brasil é visto como

8 302 Sperandio, Natália Elvira. O verbal e o imagético na construção das metáforas multimodais um bueiro por onde escoa uma sujeira podre, como a imagem do líquido com moscas demonstra. Por outro lado, a metáfora multimodal é aquela em que alvo e fonte são representados exclusivamente ou predominantemente sobre diferentes modos. De acordo com Forceville (2009) 11 a qualificação exclusivamente ou predominantemente é necessária porque as metáforas não-verbais frequentemente possuem fontes e/ou alvos que são construídos sobre mais de um modo simultaneamente. Temos abaixo alguns exemplos de metáforas multimodais. No primeiro exemplo temos uma charge que possui como temática a política. Nela temos a imagem do congresso nacional em conjunto com a seguinte frase Limpe os pés antes de sair. Podemos inferir a partir do modo verbal e imagético a seguinte metáfora conceitual: A POLÍTICA BRASILEI- RA É SUJA/IMUNDA, na qual há o domínio da sujeira, do imundo, para conceitualizar o domínio da política brasileira. Assim, temos como domínio fonte, SUJA/IMUNDA, construído a partir do modo verbal e o domínio alvo, POLÍTICA, pelo modo visual, representada nesse caso pela imagem do congresso nacional. É interessante observarmos que em nosso cotidiano temos o hábito de limparmos nossos pés na entrada de casa, de um determinado estabelecimento, para não levarmos a sujeira da rua para dentro desses lugares; na charge temos o movimento contrário: é ao sair que se deve limpar os pés, já que a sujeira encontra-se dentro e não fora. 11 Id., 2009.

9 Cadernos de Letras da UFF Dossiê: Palavra e imagem n o 44, p , A próxima charge também constrói seu sentido a partir de uma metáfora multimodal. Neste caso, temos a metáfora FMI É UM PRESENTE DE GREGO. O domínio fonte, PRESENTE DE GREGO, é construído a partir da imagem de um cavalo, que nos remete ao cavalo de Troia; e o domínio alvo, FMI, representado pelo modo verbal. A partir dessa metáfora e do contexto social, podemos inferir que o FMI, Fundo Monetário Internacional, acabou virando um presente de grego para os trabalhadores da Grécia, já que, com a crise financeira de 2008, o governo grego precisou ser socorrido pelo FMI e com o socorro financeiro veio a necessidade do arrocho salarial e cortes brutais nos gastos públicos. Passemos agora para a análise de duas propagandas. Na primeira temos a imagem de uma moto com a seguinte frase: Honda, paixão tão grande como o futebol. Nessa propaganda temos a criação de dois domínios: o domínio do futebol e o domínio do produto, nesse caso, a moto Honda. Cada domínio é construído, como nos exemplos acima, a partir de modos diferentes: o domínio fonte, futebol, pelo modo verbal, e o domínio alvo, a moto Honda, pelo visual. Assim, constrói-se o sentido de que a paixão pela moto Honda é tão grande quanto pelo futebol, que é considerado a paixão nacional.

10 304 Sperandio, Natália Elvira. O verbal e o imagético na construção das metáforas multimodais Outro exemplo de metáfora multimodal pode ser verificado na propaganda abaixo. Nela temos o verbal com os dizeres Músculos de aço mesmo e a imagem do produto. Nesse caso há a utilização de dois domínios: o domínio da pessoa (de um ser animado), representado pela palavra músculo, e o domínio do produto, representado pela imagem do carro. Nesse caso, temos a personificação do produto, atribuindo a ele característica de seres animados. Assim, o produto, nesse caso o carro, é resistente, forte, já que possui músculos de aço.

11 Cadernos de Letras da UFF Dossiê: Palavra e imagem n o 44, p , Conclusão A partir dos exemplos acima procurou-se demonstrar, mesmo que de forma sucinta, como que os diferentes modos, presentes em um texto, podem atuar na construção das metáforas multimodais e, consequentemente, no sentido do texto. Focalizamos nossa atenção nas metáforas multimodais construídas a partir de domínios que tinham como fonte ou alvo o modo verbal ou imagético. A partir de nosso estudo, foi possível observarmos que a metáfora não se materializa apenas pelo plano verbal, mas entre o verbal e o imagético, ou seja, que a metáfora pode ser codificada a partir dos diferentes modos que compõem um determinado discurso multimodal. Acreditamos que a proposta da metáfora multimodal, como abordada por Forceville (2009), seja um caminho acadêmico promissor de como analisar outros aspectos do discurso multimodal, já que, como Kress (2000) 12 advoga, é impossível compreendermos os textos, até mesmo suas partes linguísticas, sem ter uma ideia clara de como esses e outros elementos contribuem para o seu significado. Dessa forma, a metáfora multimodal pode ser considerada uma forma de se analisar o texto multimodal, já que a partir dela podemos observar que a imagem não apenas completa o verbal, mas ela está conectada ao verbal na construção do sentido. Gostaríamos de ressaltar que ainda é necessária uma investigação mais aprofundada sobre a codificação das metáforas não apenas em outros níveis semióticos, como na imagem e nos gestos; mas também a codificação que possa ser feita entre esses diferentes níveis, como ocorreu nos exemplos acima. Assim, a metáfora multimodal é apenas o início dessa caminhada. 12 KRESS, Gunther. Multimodality: challenges to thinking about language. Disponível em: 17/08/2011

12 306 Sperandio, Natália Elvira. O verbal e o imagético na construção das metáforas multimodais THE VERBAL AND THE IMAGETIC IN CONSTRUCTION OF MULTIMODAL METAPHOR ABSTRACT This article has the purpose of demonstrating way in which different modes in this case the verbal and imagery, working in the construction of so-called multimodal metaphor and, consequently, the meaning of the text. As a result was observed that the metaphor as cognitive conceptual process, materialized not only in the verbal level, but between the verbal and imagery in the construction of meaning KEYWORDS: Metaphor; multimodality; multimodal metaphor. Recebido em: 25/09/11 Aprovado em: 26/05/12

METÁFORA E MULTIMODALIDADE: O SENTIDO RESULTANTE DA INTERAÇÃO VERBAL/IMAGÉTICO* 1

METÁFORA E MULTIMODALIDADE: O SENTIDO RESULTANTE DA INTERAÇÃO VERBAL/IMAGÉTICO* 1 METÁFORA E MULTIMODALIDADE: O SENTIDO RESULTANTE DA INTERAÇÃO VERBAL/IMAGÉTICO* 1 Autora: Natália Elvira Sperandio Universidade Federal de Minas Gerais RESUMO: Presenciamos, cada dia mais, textos que utilizam

Leia mais

MULTIMODALIDADE E PROCESSAMENTO METAFÓRICO EM UM TEXTO DIGITAL: ABORDANDO O SENTIDO A PARTIR DA INTERAÇÃO ENTRE O VERBAL E O IMAGÉTICO

MULTIMODALIDADE E PROCESSAMENTO METAFÓRICO EM UM TEXTO DIGITAL: ABORDANDO O SENTIDO A PARTIR DA INTERAÇÃO ENTRE O VERBAL E O IMAGÉTICO MULTIMODALIDADE E PROCESSAMENTO METAFÓRICO EM UM TEXTO DIGITAL: ABORDANDO O SENTIDO A PARTIR DA INTERAÇÃO ENTRE O VERBAL E O IMAGÉTICO RESUMO: Este artigo possui a finalidade de demonstrar a forma pela

Leia mais

A influência multimodal dos textos digitais na construção de sentido a partir da interação metafórica e metonímica

A influência multimodal dos textos digitais na construção de sentido a partir da interação metafórica e metonímica A influência multimodal dos textos digitais na construção de sentido a partir da interação metafórica e metonímica Natália Elvira Sperandio Universidade Federal de Minas Gerais RESUMO: Temos presenciado,

Leia mais

A INTERAÇÃO ENTRE OS PROCESSOS METAFÓRICO E METONÍMICO NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDO DA CHARGE ANIMADA OS LULASTONES. 1

A INTERAÇÃO ENTRE OS PROCESSOS METAFÓRICO E METONÍMICO NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDO DA CHARGE ANIMADA OS LULASTONES. 1 1 A INTERAÇÃO ENTRE OS PROCESSOS METAFÓRICO E METONÍMICO NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDO DA CHARGE ANIMADA OS LULASTONES. 1 Autora: Natália Elvira Sperandio (IFMG- Campus Muzambinho) Resumo: este trabalho tem

Leia mais

O USO DE RECURSOS METAFÓRICOS OU NÃO- CONGRUENTES NA LINGUAGEM EMPRESARIAL. Fátima Beatriz De Benedictis DELPHINO (PUCSP)

O USO DE RECURSOS METAFÓRICOS OU NÃO- CONGRUENTES NA LINGUAGEM EMPRESARIAL. Fátima Beatriz De Benedictis DELPHINO (PUCSP) O USO DE RECURSOS METAFÓRICOS OU NÃO- CONGRUENTES NA LINGUAGEM EMPRESARIAL Fátima Beatriz De Benedictis DELPHINO (PUCSP) Abstract:The aim of this paper is to analyse the metaphors that are common in the

Leia mais

O sentido resultante da interação metafórica e metonímica

O sentido resultante da interação metafórica e metonímica O sentido resultante da interação metafórica e metonímica Natália Elvira Sperandio Submetido em 11 de abril de 2012. Aceito para publicação em 20 de junho de 2012. Publicado em 30 de junho de 2012. Cadernos

Leia mais

APONTAMENTOS SOBRE O DISCURSO VEICULADO EM REVISTAS FEMININAS: METÁFORAS CONCEPTUAIS EM HORÓSCOPOS

APONTAMENTOS SOBRE O DISCURSO VEICULADO EM REVISTAS FEMININAS: METÁFORAS CONCEPTUAIS EM HORÓSCOPOS APONTAMENTOS SOBRE O DISCURSO VEICULADO EM REVISTAS FEMININAS: METÁFORAS CONCEPTUAIS EM HORÓSCOPOS Bruna Gabriela Corrêa Vicente Shirley Mattos. A linguagem midiática, hoje, se trata de uma das mais difundidas

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CÂMPUS DE ARARAQUARA FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CÂMPUS DE ARARAQUARA FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS Unidade: Curso: Disciplina: Faculdade de Ciências e Letras UNESP - Campus de Araraquara Pós-Graduação em Letras Linguística e Língua Portuguesa TÓPICOS DE GRAMÁTICA DO PORTUGUÊS SOB A ÓTICA FUNCIONALISTA-

Leia mais

A multimodalidade no processo metafórico: uma análise da construção das metáforas multimodais *

A multimodalidade no processo metafórico: uma análise da construção das metáforas multimodais * A multimodalidade no processo metafórico: uma análise da construção das metáforas multimodais * Natália Elvira Sperandio ** Resumo Presenciamos cada vez mais em nossa sociedade a produção dos denominados

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CÂMPUS DE ARARAQUARA FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CÂMPUS DE ARARAQUARA FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS Unidade: Faculdade de Ciências e Letras UNESP - Campus de Araraquara Curso: Pós-Graduação em Letras Linguística e Língua Portuguesa Disciplina: Responsável Colaborador Número de Créditos 08 Carga Horária

Leia mais

DESCREVENDO E ANALISANDO METÁFORAS COM VERBOS INCEPTIVOS E PONTUAIS DO PB E DO INGLÊS

DESCREVENDO E ANALISANDO METÁFORAS COM VERBOS INCEPTIVOS E PONTUAIS DO PB E DO INGLÊS DESCREVENDO E ANALISANDO METÁFORAS COM VERBOS INCEPTIVOS E PONTUAIS DO PB E DO INGLÊS Nome dos autores Leane da Silva Ferreira, Dieysa Kanyela Fossile. Aluna: Leane da Silva Ferreira 1 Orientadora: Dieysa

Leia mais

METÁFORA: ANALISANDO COMO A METAFORA É PRATICADA EM SALA DE AULA E COMO PODERIA SER TRABALHADA EM SALA DE AULA. COMPREENDENDO TEORIAS.

METÁFORA: ANALISANDO COMO A METAFORA É PRATICADA EM SALA DE AULA E COMO PODERIA SER TRABALHADA EM SALA DE AULA. COMPREENDENDO TEORIAS. METÁFORA: ANALISANDO COMO A METAFORA É PRATICADA EM SALA DE AULA E COMO PODERIA SER TRABALHADA EM SALA DE AULA. COMPREENDENDO TEORIAS. Nome dos autores: Leane da Silva Ferreira, Dieysa Kanyela Fossile.

Leia mais

Oi, Ficou curioso? Então conheça nosso universo.

Oi, Ficou curioso? Então conheça nosso universo. Oi, Somos do curso de Letras da Universidade Franciscana, e esse ebook é um produto exclusivo criado pra você. Nele, você pode ter um gostinho de como é uma das primeiras aulas do seu futuro curso. Ficou

Leia mais

PENSANDO A METÁFORA POR UM VIÉS COGNITIVO E CULTURAL.

PENSANDO A METÁFORA POR UM VIÉS COGNITIVO E CULTURAL. 1 PENSANDO A METÁFORA POR UM VIÉS COGNITIVO E CULTURAL. Natália Elvira Sperandio 1 Antônio Luiz Assunção 2 Resumo: Quando analisamos o percurso histórico dos estudos dedicados à metáfora percebemos que

Leia mais

AS METÁFORAS MULTIMODAIS: INDO ALÉM DO TIPO VERBO-VISUAL

AS METÁFORAS MULTIMODAIS: INDO ALÉM DO TIPO VERBO-VISUAL AS METÁFORAS MULTIMODAIS: INDO ALÉM DO TIPO VERBO-VISUAL Natália Elvira Sperandio 1 RESUMO Apesar do imenso número de pesquisas dedicados ao estudo da metáfora como processo conceitual, poucos são os trabalhos

Leia mais

METÁFORAS COM VERBOS PONTUAIS DO PB E DO INGLÊS: UMA ANÁLISE DESCRITIVA E COMPARATIVA.

METÁFORAS COM VERBOS PONTUAIS DO PB E DO INGLÊS: UMA ANÁLISE DESCRITIVA E COMPARATIVA. METÁFORAS COM VERBOS PONTUAIS DO PB E DO INGLÊS: UMA ANÁLISE DESCRITIVA E COMPARATIVA. Aluna: Luênnya Alves Clemente 1 Orientadora: Dieysa Kanyela Fossile 2 Nesta pesquisa, temos como objetivo (i) descrever

Leia mais

LEITURA MULTIMODAL NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

LEITURA MULTIMODAL NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA LEITURA MULTIMODAL NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA Clara Regina Rodrigues de SOUZA (UFCG/ POSLE/UEPB) clararegina.r.s@gmail.com Daniel Gouveia da Silva Graciano e LUZ (UFCG) dandan.craig.bonne@gmail.com Mariana

Leia mais

MULTILETRAMENTOS X O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA

MULTILETRAMENTOS X O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA MULTILETRAMENTOS X O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA Juliana Schinemann (ICV-UNICENTRO), Luciane Baretta (Orientador), e- mail: barettaluciane@gmail.com, Terezinha Marcondes Diniz Biazi (coorientador)

Leia mais

A METÁFORA NA REALIDADE NÃO-ESCOLARIZADA

A METÁFORA NA REALIDADE NÃO-ESCOLARIZADA A METÁFORA NA REALIDADE NÃO-ESCOLARIZADA Estêvão Domingos Soares de Oliveira (PIBIC/UFPB/CNPq) Jan Edson Rodrigues-Leite (UFPB/Orientador) 1. INTRODUÇÃO O debate em torno da relação entre linguagem e mundo

Leia mais

18 Introdução à. Semântica

18 Introdução à. Semântica 18 Introdução à Semântica 5 Introdução UNIDADE 1: O significado 9 1. Objectivos da Unidade 1 9 1.1. Em busca do sentido 13 1.2. A semiótica 22 1.3. A semântica 30 1.4. A semântica e a cognição UNIDADE

Leia mais

ANÁLISE DE ESQUEMAS IMAGÉTICOS NO DISCURSO DE MEMBROS DA FRENTE PARLAMENTAR EVANGÉLICA: UMA VISÃO COGNITIVA

ANÁLISE DE ESQUEMAS IMAGÉTICOS NO DISCURSO DE MEMBROS DA FRENTE PARLAMENTAR EVANGÉLICA: UMA VISÃO COGNITIVA 535 de 663 ANÁLISE DE ESQUEMAS IMAGÉTICOS NO DISCURSO DE MEMBROS DA FRENTE PARLAMENTAR EVANGÉLICA: UMA VISÃO COGNITIVA Maíra Avelar Miranda 171 (UESB) Bruno Pacheco de Souza 172 (UESB) Júlia Cardoso Soares

Leia mais

Análise do valor informacional em imagens de reportagens de capa da revista Superinteressante¹

Análise do valor informacional em imagens de reportagens de capa da revista Superinteressante¹ Análise do valor informacional em imagens de reportagens de capa da revista Superinteressante¹ Lauro Rafael Lima² Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS. Resumo O trabalho apresenta uma análise

Leia mais

Linguagem em (Dis)curso LemD, v. 9, n. 1, p , jan./abr. 2009

Linguagem em (Dis)curso LemD, v. 9, n. 1, p , jan./abr. 2009 Linguagem em (Dis)curso LemD, v. 9, n. 1, p. 187-191, jan./abr. 2009 RESENHA DE INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS DA LINGUAGEM: DISCURSO E TEXTUALIDADE [ORLANDI, E.P.; LAGAZZI- RODRIGUES, S. (ORGS.) CAMPINAS, SP:

Leia mais

METÁFORAS MULTIMODAIS NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS DO GÊNERO CHARGE: UM EXERCÍCIO DE ANÁLISE

METÁFORAS MULTIMODAIS NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS DO GÊNERO CHARGE: UM EXERCÍCIO DE ANÁLISE ISSN 2358-4793 LREVISTA DE ETRAS METÁFORAS MULTIMODAIS NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS DO GÊNERO CHARGE: UM EXERCÍCIO DE ANÁLISE Silvana Maria Calixto de Lima*, Marcos Helam Alves da Silva** RESUMO A obra Metaphor

Leia mais

OS GESTOS NO DOMÍNIO DISCURSIVO POLÍTICO- RELIGIOSO

OS GESTOS NO DOMÍNIO DISCURSIVO POLÍTICO- RELIGIOSO Página 331 de 498 OS GESTOS NO DOMÍNIO DISCURSIVO POLÍTICO- RELIGIOSO André Lisboa (FAPESB/UESB) Beatriz Graça (FAPESB/UESB) Maíra Avelar (PPGLing/UESB) RESUMO Nesta pesquisa, pretende-se analisar a ocorrência

Leia mais

Como analisar a multimodalidade no livro didático de Biologia baseado na teoria de Baldry e Thibault (2006)

Como analisar a multimodalidade no livro didático de Biologia baseado na teoria de Baldry e Thibault (2006) Como analisar a multimodalidade no livro didático de Biologia baseado na teoria de Baldry e Thibault (2006) Informações para professores de Ciências e Biologia Material desenvolvido pela mestranda Daniella

Leia mais

Tema: Hipertextos Multimodais (1) Objetivo: Estudar e analisar algumas relações entre texto e imagem em revistas e jornais digitais..

Tema: Hipertextos Multimodais (1) Objetivo: Estudar e analisar algumas relações entre texto e imagem em revistas e jornais digitais.. Tema: Hipertextos Multimodais (1) Objetivo: Estudar e analisar algumas relações entre texto e imagem em revistas e jornais digitais.. REVENDO O CONCEITO DE MULTIMODALIDADE O termo multimodalidade surgiu

Leia mais

Hibridismo formal: uma questão gráfica ou conceitual?

Hibridismo formal: uma questão gráfica ou conceitual? René Magritte Grafite anônimo Hibridismo formal: uma questão gráfica ou conceitual? Maurício Silva Gino O autor agradece aos componentes do Grupo de Estudos de Metáforas e Analogias na Tecnologia, na Educação

Leia mais

Introdução à perspectiva cognitivista da linguagem: visão geral. Sintaxe do Português II Prof. Dr. Paulo Roberto Gonçalves Segundo FFLCH-USP DLCV FLP

Introdução à perspectiva cognitivista da linguagem: visão geral. Sintaxe do Português II Prof. Dr. Paulo Roberto Gonçalves Segundo FFLCH-USP DLCV FLP Introdução à perspectiva cognitivista da linguagem: visão geral Sintaxe do Português II Prof. Dr. Paulo Roberto Gonçalves Segundo FFLCH-USP DLCV FLP O que é a Linguística Cognitiva (LC)? Para Croft & Cruse

Leia mais

RESENHA. Evanilton Gonçalves Gois da Crus 1

RESENHA. Evanilton Gonçalves Gois da Crus 1 RESENHA STREET, V. Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola, 2014, p. 240. Evanilton Gonçalves Gois da Crus 1 Os

Leia mais

Interculturalidade no ensino de línguas: uma análise do programa inglês sem fronteiras

Interculturalidade no ensino de línguas: uma análise do programa inglês sem fronteiras Interculturalidade no ensino de línguas: uma análise do programa inglês sem fronteiras Prof.Dra.Giselda Costa - giseldacosta@ifpi.edu.br Profa.Ms. Selma Cardoso selmacardoso@ifpi.edu.br Percurso da Apresentação

Leia mais

Alguns aspectos sobre as metáforas de Lakoff e Johnson

Alguns aspectos sobre as metáforas de Lakoff e Johnson Alguns aspectos sobre as metáforas de Lakoff e Johnson Ronaldo de Freitas Moreira EPCAR Especialista em Língua Inglesa - Tradução - UFMG Fone: (32)4101-1640 E-mail: ronaldorfm@yahoo.com.br Data de recepção:

Leia mais

BREVE HISTÓRIA DA SEMIOLOGIA: Abordagens de Saussure, Peirce, Morris e Barthes.

BREVE HISTÓRIA DA SEMIOLOGIA: Abordagens de Saussure, Peirce, Morris e Barthes. 1 BREVE HISTÓRIA DA SEMIOLOGIA: Abordagens de Saussure, Peirce, Morris e Barthes. BREVE HISTÓRIA DA SEMIOLOGIA (1) Período Clássico; (2) Período Medieval; (3) Racionalismo; (4) Empirismo Britânico; (5)

Leia mais

PERCEPÇÕES ACERCA DA LINGUAGEM NA FORMAÇÃO DOCENTE DO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO DE RONDONÓPOLIS

PERCEPÇÕES ACERCA DA LINGUAGEM NA FORMAÇÃO DOCENTE DO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO DE RONDONÓPOLIS DISSERTAÇÃO DE MESTRADO PERCEPÇÕES ACERCA DA LINGUAGEM NA FORMAÇÃO DOCENTE DO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO DE RONDONÓPOLIS Jordana Lenhardt jordana.uerj@gmail.com Mestra em Estudos de Linguagem Orientadora:

Leia mais

Tema: Abordagem sociossemiótica para leitura de imagem. Objetivo: Conhecer e utilizar alguns princípios da proposta de Kress & Van Leeuwen.

Tema: Abordagem sociossemiótica para leitura de imagem. Objetivo: Conhecer e utilizar alguns princípios da proposta de Kress & Van Leeuwen. Tema: Abordagem sociossemiótica para leitura de imagem. Objetivo: Conhecer e utilizar alguns princípios da proposta de Kress & Van Leeuwen. Prezados alunos, A proposta semiótica de Roland Barthes para

Leia mais

9 Referências Bibliográficas

9 Referências Bibliográficas 9 Referências Bibliográficas ARCARI, A. A Fotografia: as formas, os objetos, o homem. Lisboa : Martins Fontes, 1983. GOLDSTEIN, B. Framework Level 2. Student s Book. London: Richmond Publishing, 2003.

Leia mais

O QUE É A LINGÜÍSTICA TEXTUAL

O QUE É A LINGÜÍSTICA TEXTUAL O QUE É A LINGÜÍSTICA TEXTUAL O estudo da coesão textual tem sido predominantemente desenvolvido dentro do ramo da Lingüística a que se denomina Lingüística do Texto. Cabe, assim, inicialmente, dizer algumas

Leia mais

O GÊNERO FÁBULA E VALORES HUMANOS

O GÊNERO FÁBULA E VALORES HUMANOS O GÊNERO FÁBULA E VALORES HUMANOS INTRODUÇÃO Este plano foi criado para trabalhar com uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental, com alunos que possuem em torno de 7 a 8 anos de idade, para que se aprofundem

Leia mais

CRENÇAS E EXPRESSÕES METAFÓRICAS NOS DISCURSOS E PRÁTICAS AVALIATIVAS DE ALUNOS E PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA

CRENÇAS E EXPRESSÕES METAFÓRICAS NOS DISCURSOS E PRÁTICAS AVALIATIVAS DE ALUNOS E PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA Anais do VII Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras da UFF Estudos de Linguagem CRENÇAS E EXPRESSÕES METAFÓRICAS NOS DISCURSOS E PRÁTICAS AVALIATIVAS DE ALUNOS E PROFESSORES

Leia mais

Suely Aparecida da Silva

Suely Aparecida da Silva Estética da criação verbal SOBRAL, Adail. Estética da criação verbal. In: BRAIT, Beth. Bakhtin, dialogismo e polifonia. São Paulo: contexto, 2009. p. 167-187. Suely Aparecida da Silva Graduada em Normal

Leia mais

Módulo 01: As distintas abordagens sobre a linguagem: Estruturalismo, Gerativismo, Funcionalismo, Cognitivismo

Módulo 01: As distintas abordagens sobre a linguagem: Estruturalismo, Gerativismo, Funcionalismo, Cognitivismo Módulo 01: As distintas abordagens sobre a linguagem: Estruturalismo, Gerativismo, Funcionalismo, Cognitivismo Sintaxe do Português I 1º semestre de 2015 sim, ele chegou! Finalmente! Prof. Dr. Paulo Roberto

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA UFF DISCIPLINA: ANÁLISE DE DADOS PROFESSOR: HUMBERTO J. BORTOLOSSI

ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA UFF DISCIPLINA: ANÁLISE DE DADOS PROFESSOR: HUMBERTO J. BORTOLOSSI ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA UFF DISCIPLINA: ANÁLISE DE DADOS PROFESSOR: HUMBERTO J. BORTOLOSSI Aluno: Sandro G. V. Câmara A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO

Leia mais

Metáfora. Companion to the Philosophy of Language, Oxford, Blackwell, 1998, pp

Metáfora. Companion to the Philosophy of Language, Oxford, Blackwell, 1998, pp Metáfora Referências: Aristóteles, Retórica, Lisboa, INCM, 2005. Black, Max, More about metaphor, in Ortony, Andrew (ed.), Metaphor and Thought (2 nd ed.), Cambridge, Cambridge University Press, 1993,

Leia mais

CELM. Linguagem, discurso e texto. Professora Corina de Sá Leitão Amorim. Natal, 29 de janeiro de 2010

CELM. Linguagem, discurso e texto. Professora Corina de Sá Leitão Amorim. Natal, 29 de janeiro de 2010 CELM Linguagem, discurso e texto Professora Corina de Sá Leitão Amorim Natal, 29 de janeiro de 2010 A LINGUAGEM Você já deve ter percebido que a linguagem está presente em todas as atividades do nosso

Leia mais

A dimensão visual no livro didático de língua inglesa

A dimensão visual no livro didático de língua inglesa A dimensão visual no livro didático de língua inglesa Daiane Aline Kummer, Universidade Federal de Santa Maria Resumo O objetivo deste estudo é verificar como atividades de leitura de um livro didático

Leia mais

NOTAS DE AULA CONSTRUÇÃO DO MARCO TEÓRICO CONCEITUAL 1

NOTAS DE AULA CONSTRUÇÃO DO MARCO TEÓRICO CONCEITUAL 1 NOTAS DE AULA CONSTRUÇÃO DO MARCO TEÓRICO CONCEITUAL 1 Profa. Gláucia Russo Um projeto de pesquisa pode se organizar de diversas formas, naquela que estamos trabalhando aqui, a problematização estaria

Leia mais

SOBRE A IDENTIDADE DA METÁFORA LITERÁRIA Uma análise do romance d a pedra do reino e o príncipe do sangue do vai-e-volta

SOBRE A IDENTIDADE DA METÁFORA LITERÁRIA Uma análise do romance d a pedra do reino e o príncipe do sangue do vai-e-volta VIVIANE LUCY VILAR DE ANDRADE SOBRE A IDENTIDADE DA METÁFORA LITERÁRIA Uma análise do romance d a pedra do reino e o príncipe do sangue do vai-e-volta Dissertação apresentada como requisito parcial para

Leia mais

APONTAMENTOS SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA AUTORIA EM RESENHAS ACADÊMICAS

APONTAMENTOS SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA AUTORIA EM RESENHAS ACADÊMICAS 221 de 297 APONTAMENTOS SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA AUTORIA EM RESENHAS ACADÊMICAS Carla da Silva Lima (UESB) RESUMO Inscrito no campo teórico da Análise do Discurso francesa, o objetivo deste trabalho é defender

Leia mais

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA BLOCO I IDENTIFICAÇÃO. (não preencher) Topics on Language and Cognition Terça-feira 16h-18h

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA BLOCO I IDENTIFICAÇÃO. (não preencher) Topics on Language and Cognition Terça-feira 16h-18h CRSO DE GRADAÇÃO: Psicologia e Fonoaudiologia SÉRIE: SEMESTRE LETIVO DO ANO: ( ) 1º SEMESTRE ( X ) 2º SEMESTRE ( ) 1º e 2º SEMESTRES PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA BLOCO I IDENTIFICAÇÃO Código da Disciplina:

Leia mais

UMA PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA APLICADA COGNITIVA ACERCA DACONSTRUÇÃO DE UM TEXTO MULTIMODAL

UMA PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA APLICADA COGNITIVA ACERCA DACONSTRUÇÃO DE UM TEXTO MULTIMODAL UMA PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA APLICADA COGNITIVA ACERCA DACONSTRUÇÃO DE UM TEXTO MULTIMODAL Évelyn Coelho Paini Webber (UEMS) evelynmestraado2018@gmail.com RESUMO: Ao tomarmos a noção de multimodalidade

Leia mais

SIMPÓSIO: CONSTRUÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO E FORMAÇÃO DO PROFESSOR COMO AGENTE DE LETRAMENTO

SIMPÓSIO: CONSTRUÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO E FORMAÇÃO DO PROFESSOR COMO AGENTE DE LETRAMENTO SIMPÓSIO: CONSTRUÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO E FORMAÇÃO DO COORDENADORAS MARA SOPHIA ZANOTTO (PUC-SP) MARIA OTÍLIA GUIMARÃES NININ (UNIP/PUC-SP) O objetivo deste simpósio é abrir espaço para apresentação

Leia mais

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA BLOCO I IDENTIFICAÇÃO. (não preencher) Linguagem e cognição Quarta 16h-18h

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA BLOCO I IDENTIFICAÇÃO. (não preencher) Linguagem e cognição Quarta 16h-18h CRSO DE GRADAÇÃO: odos SÉRIE: odas SEMESRE LEIVO DO ANO: ( x ) 1º SEMESRE ( ) 2º SEMESRE ( ) 1º e 2º SEMESRES ANO: 2019 PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA BLOCO I IDENIFICAÇÃO Código da Disciplina: Nome da

Leia mais

Resenhado por Katiele Naiara Hirsch Universidade de Santa Cruz do Sul

Resenhado por Katiele Naiara Hirsch Universidade de Santa Cruz do Sul SOUSA, Lucilene Bender de; GABRIEL, Rosângela. Aprendendo palavras através da leitura. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2011. Resenhado por Katiele Naiara Hirsch Universidade de Santa Cruz do Sul Em Aprendendo

Leia mais

ENSINO MÉDIO INTEGRADO: Princípios, conceitos e relações com a pedagogia de multiletramentos

ENSINO MÉDIO INTEGRADO: Princípios, conceitos e relações com a pedagogia de multiletramentos ENSINO MÉDIO INTEGRADO: Princípios, conceitos e relações com a pedagogia de multiletramentos Janete Teresinha Arnt 1 Resumo: O presente trabalho trata do Ensino Médio Integrado à Educação profissional,

Leia mais

Aula 1 FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM

Aula 1 FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM Aula 1 FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM LANGACKER, Ronald W. A linguagem e sua estrutura: alguns conceitos fundamentais. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1972. cap. 1 (p. 11-19). MARTELOTTA, Mário Eduardo. Manual de

Leia mais

Souzana Mizan Universidade de São Paulo

Souzana Mizan Universidade de São Paulo A IDENTIDADE INDIGENA NO JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO: : A CONSTRUÇÃO VISUAL E VERBAL DE SENTIDOS Souzana Mizan Universidade de São Paulo souzana@usp.br A Mídia tem poder na vida das pessoas pode fortalecer

Leia mais

Mariane Moser Bach 2. Artigo elaborado para a disciplina Semântica e Pragmática do curso de Letras: Português e Inglês da UNIJUÍ.

Mariane Moser Bach 2. Artigo elaborado para a disciplina Semântica e Pragmática do curso de Letras: Português e Inglês da UNIJUÍ. CAMINHO PARA O SUCESSO: AS METÁFORAS ESPACIAIS EM TEXTOS PUBLICITÁRIOS DE CAMPANHAS DE VESTIBULAR 1 ROAD TO SUCCESS: THE USES OF SPATIAL METAPHOR IN COLLEGE ADMITION MARKETING Mariane Moser Bach 2 1 Artigo

Leia mais

STREET, Brian V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad.

STREET, Brian V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. STREET, Brian V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. 115 Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2014. Ariane Alhadas Cordeiro * alhadas.ariane@gmail.com

Leia mais

Considerações finais

Considerações finais Considerações finais Ana Carolina Sperança-Criscuolo SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros SPERANÇA-CRISCUOLO, AC. Considerações finais. In: Funcionalismo e cognitismo na sintaxe do português: uma

Leia mais

A concepção do evento em verbos icônicos representativos na língua de sinais brasileira (Libras)

A concepção do evento em verbos icônicos representativos na língua de sinais brasileira (Libras) A concepção do evento em verbos icônicos representativos na língua de sinais brasileira (Libras) Bruno Gonçalves CARNEIRO; Christiane Cunha de OLIVEIRA PG / FL / UFG. Email: brunotoca@yahoo.com.br Palavras-chave:

Leia mais

6. Conclusão. Contingência da Linguagem em Richard Rorty, seção 1.2).

6. Conclusão. Contingência da Linguagem em Richard Rorty, seção 1.2). 6. Conclusão A escolha de tratar neste trabalho da concepção de Rorty sobre a contingência está relacionada ao fato de que o tema perpassa importantes questões da reflexão filosófica, e nos permite termos

Leia mais

Agenealogia dos Estudos Culturais é objeto de dissenso

Agenealogia dos Estudos Culturais é objeto de dissenso Cinqüentenário de um discurso cultural fundador WILLIAMS, R. Culture and society 1780-1950. [Londres, Longman, 1958]. Cultura e sociedade. São Paulo, Cia. Editora Nacional, 1969. Agenealogia dos Estudos

Leia mais

Linguagem, Língua, Linguística. Apoio Pedagógico: Estudos Linguísticos I Tutor: Frederico Cavalcante (POSLIN)

Linguagem, Língua, Linguística. Apoio Pedagógico: Estudos Linguísticos I Tutor: Frederico Cavalcante (POSLIN) Linguagem, Língua, Linguística Apoio Pedagógico: Estudos Linguísticos I Tutor: Frederico Cavalcante (POSLIN) e-mail: fredericoa4@gmail.com Encontro 1 Linguagem Linguagem: a capacidade humana de utilizar

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 1ª ETAPA 1ª SÉRIE PROFESSORA: Elise Avelar DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Semiótica aplicada ao projeto de design

Semiótica aplicada ao projeto de design Semiótica aplicada ao projeto de design A ocorrência de um produto é resultante e expressão de um cenário político, econômico, social e cultural, dentro das dimensões histórica e geográfica. O produto

Leia mais

RESUMÃO DAS NORMAS ABNT NBR:

RESUMÃO DAS NORMAS ABNT NBR: RESUMÃO DAS NORMAS ABNT NBR: 6023: Informação e documentação: Referências: Elaboração; e ABNT NBR: 10520: Informação e documentação: Citações em documentos: Apresentação. Rio de Janeiro, 2002. 1 Profa.

Leia mais

O PAPEL DAS CRENÇAS NA ORGANIZAÇÃO DO PENSAMENTO HUMANO

O PAPEL DAS CRENÇAS NA ORGANIZAÇÃO DO PENSAMENTO HUMANO O PAPEL DAS CRENÇAS NA ORGANIZAÇÃO DO PENSAMENTO HUMANO Cristina Satiê de Oliveira Pátaro Resumo: O presente trabalho é fruto de Dissertação de Mestrado desenvolvida junto à Faculdade de Educação da Unicamp,

Leia mais

Multimodalidade e linguagem

Multimodalidade e linguagem Multimodalidade e linguagem Resumo Anna Maria de Oliveira Marques 1 Estudos recentes usam a complexidade das diversas formas de linguagens em sua comunicação em diferentes escalas que formam um imenso

Leia mais

AQUISIÇÃO DA ESCRITA: A EMERGÊNCIA DE CONSTRUÇÕES METAFÓRICAS

AQUISIÇÃO DA ESCRITA: A EMERGÊNCIA DE CONSTRUÇÕES METAFÓRICAS AQUISIÇÃO DA ESCRITA: A EMERGÊNCIA DE CONSTRUÇÕES METAFÓRICAS IÊDA CRISTINA GONTIJO ARRIEL* RESUMO Apresentam-se, nesse artigo, as considerações sobre resultados da pesquisa desenvolvida a respeito da

Leia mais

INTRODUÇÃO À LINGUÍSTICA COGNITIVA, DE LILIAN FERRARI: UM GUIA PRÁTICO PARA ESTUDANTES BRASILEIROS

INTRODUÇÃO À LINGUÍSTICA COGNITIVA, DE LILIAN FERRARI: UM GUIA PRÁTICO PARA ESTUDANTES BRASILEIROS ISSN 1806-9509 INTRODUÇÃO À LINGUÍSTICA COGNITIVA, DE LILIAN FERRARI: UM GUIA PRÁTICO PARA ESTUDANTES BRASILEIROS INTRODUÇÃO À LINGUÍSTICA COGNITIVA, BY LILIAN FERRARI: A PRACTICAL GUIDE FOR BRAZILIAN

Leia mais

DISCURSO IMAGÉTICO. Por Claudio Alves BENASSI DAS TRANSMUTAÇÕES POÉTICAS/SEMÂNTICAS PARA O

DISCURSO IMAGÉTICO. Por Claudio Alves BENASSI DAS TRANSMUTAÇÕES POÉTICAS/SEMÂNTICAS PARA O DAS TRANSMUTAÇÕES POÉTICAS/SEMÂNTICAS PARA O DISCURSO IMAGÉTICO Por Claudio Alves BENASSI m dos recursos muito utilizados na Língua de U Sinais (LS) e que mais comove seus usuários é, sem dúvida, a interpretação

Leia mais

Modelo de ensino, aprendizagem e da formação por abordagem e competências José Carlos Paes de Almeida Filho 1 Marielly Faria 2

Modelo de ensino, aprendizagem e da formação por abordagem e competências José Carlos Paes de Almeida Filho 1 Marielly Faria 2 Modelo de ensino, aprendizagem e da formação por abordagem e competências José Carlos Paes de Almeida Filho 1 Marielly Faria 2 Essa é uma descrição sobre o funcionamento do modelo global de ensino, aprendizagem

Leia mais

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010 MATRIZES E SUAS CERCANIAS: UM ESTUDO HISTÓRICO A PARTIR DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA Tatiane Tais Pereira da Silva Universidade Estadual Paulista UNESP Bauru tatisilva@fc.unesp.br Resumo: Essa investigação

Leia mais

Semiótica. Prof. Veríssimo Ferreira

Semiótica. Prof. Veríssimo Ferreira Semiótica Prof. Veríssimo Ferreira Natureza e Cultura Domínio da Natureza Universo das coisas naturais. Domínio da Cultura Universo das práticas sociais humanas. Cultura Fazer humano transmitido às gerações

Leia mais

Comunicação. Troca de informações: envio e recebimento de símbolos com mensagens atreladas a eles.

Comunicação. Troca de informações: envio e recebimento de símbolos com mensagens atreladas a eles. Comunicação Troca de informações: envio e recebimento de símbolos com mensagens atreladas a eles. Processo fundamental nas organizações; Envolve ambiente interno e externo; Mão-dupla: sucesso depende de

Leia mais

Castro (2008, p.7) define a palavra ontologia de forma mais simplificada:

Castro (2008, p.7) define a palavra ontologia de forma mais simplificada: Recuperação de Informação baseada em Castro (2008, p.7) define a palavra ontologia de forma mais simplificada: Ela é o resultado da junção de dois termos gregos onta (entes) e logos (teoria, discurso,

Leia mais

A ORALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE O USO DOS GÊNEROS ORAIS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

A ORALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE O USO DOS GÊNEROS ORAIS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA A ORALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE O USO DOS GÊNEROS ORAIS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA Marcela Guimarães Alves marcelaguimaraespb@hotmail.com UEPB Resumo: Ramon do Nascimento Oliveira

Leia mais

sintaticamente relevante para a língua e sobre os quais o sistema computacional opera. O resultado da computação lingüística, que é interno ao

sintaticamente relevante para a língua e sobre os quais o sistema computacional opera. O resultado da computação lingüística, que é interno ao 1 Introdução A presente dissertação tem como tema a aquisição do modo verbal no Português Brasileiro (PB). Tal pesquisa foi conduzida, primeiramente, por meio de um estudo dos dados da produção espontânea

Leia mais

Linguagem. Prof. Veríssimo Ferreira

Linguagem. Prof. Veríssimo Ferreira Linguagem Prof. Veríssimo Ferreira Linguagem Sistema de sinais convencionais que permite a realização de atos comunicativos. Linguagem Capacidade humana de articular significados coletivos e compartilhá-los.

Leia mais

LISTA DE CONTEÚDOS PARA RECUPERAÇÃO FINAL Professor: Airton José Müller Componente Curricular: Filosofia

LISTA DE CONTEÚDOS PARA RECUPERAÇÃO FINAL Professor: Airton José Müller Componente Curricular: Filosofia LISTA DE CONTEÚDOS PARA RECUPERAÇÃO FINAL - 2015 Professor: Airton José Müller Componente Curricular: Filosofia 7º Ano Filósofos Clássicos. A filosofia clássica. Sócrates de Atenas: o poder das perguntas

Leia mais

A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1

A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1 A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1 Sirlane de Jesus Damasceno Ramos Mestranda Programa de Pós-graduação Educação Cultura e Linguagem PPGEDUC/UFPA.

Leia mais

USO DE FERRAMENTAS SÍNCRONAS PARA ANÁLISE DA INTERAÇÃO SOCIAL EM SUJEITOS COM AUTISMO: UM ESTUDO DE CASO

USO DE FERRAMENTAS SÍNCRONAS PARA ANÁLISE DA INTERAÇÃO SOCIAL EM SUJEITOS COM AUTISMO: UM ESTUDO DE CASO USO DE FERRAMENTAS SÍNCRONAS PARA ANÁLISE DA INTERAÇÃO SOCIAL EM SUJEITOS COM AUTISMO: UM ESTUDO DE CASO Liliana M. Passerino liliana@pgie.ufrgs.br FEEVALE/RedEspecial Lucila M. C. Santarosa lucila.santarosa@ufrgs.br

Leia mais

A importância da decodificação de palavras para a compreensão leitora. Por Renata Taborda

A importância da decodificação de palavras para a compreensão leitora. Por Renata Taborda A importância da decodificação de palavras para a compreensão leitora Por Renata Taborda Atualmente a ciência da leitura vem nos fornecendo informações preciosas sobre como aprendemos a ler e escrever.

Leia mais

LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL

LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL Existem várias formas de comunicação. Quando o homem A! se utiliza da palavra, ou seja, da linguagem oral ou escrita,dizemos que ele está utilizando uma linguagem verbal,

Leia mais

Teorias do Texto: Enunciação, Discurso e Texto 1º semestre de 2017 Prof. Dr. Paulo Roberto Gonçalves Segundo (FFLCH-USP)

Teorias do Texto: Enunciação, Discurso e Texto 1º semestre de 2017 Prof. Dr. Paulo Roberto Gonçalves Segundo (FFLCH-USP) 2. Introdução aos estudos crítico-discursivos: o interdiscurso discursos (representações), gêneros (ações) e estilos (identidades) e o intertexto; relações externas e internas à linguagem; ideologia. Teorias

Leia mais

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO TEORIAS DA COMUNICAÇÃO Prof. André Aparecido da Silva www.oxnar.com.br/2015/profuncionario 1 ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO As informações para serem trocadas precisam ser produzidas. Fonte é o produtor da informação:

Leia mais

RESENHA. Protesto: uma abordagem culturalista. Suelen de Aguiar Silva. Universidade Metodista de São Paulo

RESENHA. Protesto: uma abordagem culturalista. Suelen de Aguiar Silva. Universidade Metodista de São Paulo Suelen de Aguiar Silva Doutoranda em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo RESENHA Protesto: uma abordagem culturalista 355 356 JASPER, James M. Protesto: uma introdução aos movimentos

Leia mais

Práticas Pedagógicas: Língua Portuguesa - Usos e formas, língua oral, escrita e gêneros textuais

Práticas Pedagógicas: Língua Portuguesa - Usos e formas, língua oral, escrita e gêneros textuais Práticas Pedagógicas: Língua Portuguesa - Usos e formas, língua oral, escrita e gêneros textuais Aula: 17/05/2019 Prof.: José Neres www.joseneres.com Alguns conceitos básicos nos estudos atuais da linguagem

Leia mais

Psicologia Cognitiva I

Psicologia Cognitiva I 1 Psicologia Cognitiva I 1. Resumo descritivo 1.1. Elementos básicos Curso Unidade Curricular Área Científica Ano / Semestre ECTS Horas de Contacto Professores responsáveis Docentes 1.2. Síntese descritiva

Leia mais

1.1 Os temas e as questões de pesquisa. Introdução

1.1 Os temas e as questões de pesquisa. Introdução 1 Introdução Um estudo de doutorado é, a meu ver, um caso de amor, e em minha vida sempre houve duas grandes paixões imagens e palavras. Escolhi iniciar minha tese com o poema apresentado na epígrafe porque

Leia mais

Metodologia do Trabalho Científico

Metodologia do Trabalho Científico Metodologia do Trabalho Científico Teoria e Prática Científica Antônio Joaquim Severino Grupo de pesquisa: Educação e saúde /enfermagem: políticas, práticas, formação profissional e formação de professores

Leia mais

Comunicação Visual. Introdução

Comunicação Visual. Introdução Comunicação Visual Introdução Comunicar é a capacidade de partilhar, pôr em comum, o que pensamos ou sentimos; é transmitir uma determinada mensagem. Para que a comunicação exista é necessária a existência

Leia mais

AULA 2. Texto e Textualização. Prof. Daniel Mazzaro Vilar de Almeida 2013/1º

AULA 2. Texto e Textualização. Prof. Daniel Mazzaro Vilar de Almeida 2013/1º AULA 2 Texto e Textualização Prof. Daniel Mazzaro Vilar de Almeida 2013/1º daniel.almeida@unifal-mg.edu.br O QUE É TEXTO? Para Costa Val, texto = discurso. É uma ocorrência linguística falada ou escrita,

Leia mais

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: a Literatura no Enem. Literatura Brasileira 3ª série EM Prof.: Flávia Guerra

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: a Literatura no Enem. Literatura Brasileira 3ª série EM Prof.: Flávia Guerra Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: a Literatura no Enem Literatura Brasileira 3ª série EM Prof.: Flávia Guerra Competência de área 4 Compreender a arte como saber cultural e estético gerador de significação

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 2ª ETAPA 2ª SÉRIE PROFESSORA: Elise Avelar DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

O uso ideológico de metáforas multimodais pelo Jornal Nacional em matérias sobre Petrobrás

O uso ideológico de metáforas multimodais pelo Jornal Nacional em matérias sobre Petrobrás Http://online.unisc.br/seer/index.php/signo ISSN on-line: 1982-2014 Doi: 10.17058/signo.v44i79.12836 Recebido em 15 de novembro de 2018 Aceito em 15 de janeiro de 2019 Autor para contato: tsilv097@uottawa.ca

Leia mais

EMOÇÕES HUMANAS: UMA INTRODUÇÃO

EMOÇÕES HUMANAS: UMA INTRODUÇÃO EMOÇÕES HUMANAS: UMA INTRODUÇÃO Prof. Julian Dutra 7ª série Ensino Fundamental II Filosofia Colégio João Paulo I Unidade Sul 7 EMOÇÕES PRIMÁRIAS MEDO RAIVA NOJO DESPREZO SURPRESA TRISTEZA ALEGRIA Estas

Leia mais

GRAVIDADE E A METÁFORA DO (RE)NASCIMENTO: LETRAMENTO VISUAL E MULTIMODALIDADE *

GRAVIDADE E A METÁFORA DO (RE)NASCIMENTO: LETRAMENTO VISUAL E MULTIMODALIDADE * GRAVIDADE E A METÁFORA DO (RE)NASCIMENTO: LETRAMENTO VISUAL E MULTIMODALIDADE * Marina Morena dos Santos e Silva (Universidade Federal de Minas Gerais) RESUMO: Este trabalho consiste em uma análise da

Leia mais

MTBI Myers Briggs Type Indicator Katehrine Cook Briggs and Isabel Briggs Myers tipologia de Jung Quatro dimensões: Extroversão Introversão Sensação

MTBI Myers Briggs Type Indicator Katehrine Cook Briggs and Isabel Briggs Myers tipologia de Jung Quatro dimensões: Extroversão Introversão Sensação MTBI Myers Briggs Type Indicator Katehrine Cook Briggs and Isabel Briggs Myers tipologia de Jung Quatro dimensões: Extroversão Introversão Sensação Intuição Pensamento Sentimento Julgamento Percepção E

Leia mais