LABORATÓRIO DE SISTEMAS E SINAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LABORATÓRIO DE SISTEMAS E SINAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA"

Transcrição

1 Manual do Programa de Aprendizado em Resposta em Frequência Fernando Velho Dutra

2 Introdução LABORATÓRIO DE SISTEMAS E SINAIS O Programa de Aprendizado em Resposta em Frequência¹ é um software construído em plataforma Matlab para auxiliar alunos da cadeira de sistemas e sinais na identificação de processos com base em sua resposta em frequência. Ele é composto de um conjunto de exercícios individualizados, nos quais cada aluno recebe um tipo de sistema, que é diferente de todos os outros e será utilizado durante todo o processo de avaliação. Basicamente, o programa é composto por duas etapas. A primeira tem o objetivo de verificar se o aluno está familiarizado com os conceitos básicos da matéria. A segunda etapa, por sua vez, consiste na identificação de um sistema com base em sua resposta em frequência. As instruções a seguir demonstram o funcionamento do programa e como ele deve ser utilizado. Instruções 1. Fazer o download, a partir da página da disciplina, do arquivo em formato rar, que contém os arquivos do programa. 2. Descompactá-los em um diretório como C:\bode (ou qualquer outra de sua preferência), utilizando algum programa de descompactação. Ex.: Winrar. 3. No Matlab, definir C:\bode (ou a pasta contendo os arquivos) como diretório corrente (ver Fig.1). Fig. 1 - Diretório Corrente 4. Iniciar o programa digitando no command window >>iniciar ¹ Programa desenvolvido pelo aluno Fernando Velho Dutra com base no artigo Computer-Assisted Evaluation of Undergraduate Courses in Frequency-Domain Techniques for System Control, de autoria de Luís Fernando Alves Pereira, José Felipe Haffner e Daniel Ferreira Coutinho.

3 Atenção: alguns computadores poderão levar certo tempo para que o programa seja carregado. 5. Clicar em Iniciar na tela de abertura para que a janela de inserção de parâmetros seja mostrada como na Fig.2. Fig. 2 - Inserção de Parâmetros Os itens a serem preenchidos são: Grandeza da menor frequência ordem de grandeza da menor frequência em que o Matlab irá calcular e plotar o diagrama de bode. Ex.: -1, 0, 1, etc; Grandeza da maior frequência ordem de grandeza da maior frequência em que o Matlab irá calcular e plotar o diagrama de bode. Ex.: 5, 6, 7, etc; Número de pontos do vetor frequência quantidade de pontos a serem plotados no diagrama de bode entre a menor e a maior frequência. Ex.: 1000; Tipo de sistema sistema que você recebeu do professor. Varia de 1 a 40; Turma turma que você recebeu. Ex.: Após inserir todos os parâmetros, clique em OK para que o programa carregue os exercícios da primeira etapa (aguarde, pois isso pode levar alguns segundos). A seguir serão descritas as duas etapas do programa, com uma breve explicação de cada exercício.

4 Primeira Etapa LABORATÓRIO DE SISTEMAS E SINAIS Exercício 1 Ganho DC Você receberá uma breve explicação sobre ganho DC junto com a plotagem do diagrama de bode e a resposta ao salto de seu sistema. Leia os textos e observe os gráficos. Clique em Responder Questão 1 para que a primeira pergunta apareça. Entre com o valor aproximado do ganho DC (absoluto) de seu sistema. Exercício 2 Grau Relativo Agora você deverá responder a mais 4 questões. Para isso, será necessário identificar o grau relativo e o número de pólos e zeros finitos de seu sistema. Clique no botão para responder as questões e insira as respostas conforme especificado. Exercício 3 Resposta à Entrada Senoidal Serão mostradas na tela as plotagens no tempo do sinal de entrada e do sinal de saída do sistema, porém ambos com período normalizado, ou seja, com período igual a 1 segundo. A partir da visualização desses sinais, você será capaz de determinar as relações de ganho e fase impostas nos sinais pelo sistema, e assim, visualizando o diagrama de bode, descobrir a frequência real dos sinais. Sabendo a frequência, você pode responder as duas questões do exercício. Exercício 4 Interpretação do Diagrama de Bode Neste exercício, dado um sinal de entrada, do qual é possível obter frequência e amplitude, você deverá descobrir qual a amplitude e a fase do sinal que aparecerá na saída de sistema. 7. Após responder todas as questões, o programa corrigirá suas respostas. Caso todas as respostas estejam corretas, a mensagem da Fig.3a aparecerá na tela. Os dados de seu sistema serão salvos na pasta corrente com o nome de dados_sistema. Este arquivo é a chave para que você possa realizar a segunda etapa do trabalho. No entanto, caso alguma das respostas estiver errada, a mensagem da Fig.3b aparecerá e você não receberá o arquivo contendo os dados de seu sistema. É necessário acertar todas as questões para poder prosseguir. Fig. 3a - Aprovado

5 Fig. 3b - Reprovado Segunda Etapa A segunda etapa do programa consiste na identificação da função de transferência do sistema, ou seja, na localização de seus pólos, zeros e ganho. 8. Para iniciar a segunda etapa, digite o comando >>iniciar( identificacao ) 9. Clique em OK na tela de abertura para selecionar e carregar o arquivo dados_sistema, como mostra a Fig. 4. Fig. 4 - Seleção do arquivo dados_sistema 10. Com seus dados carregados, você pode iniciar o processo de identificação do sistema. É conveniente escrever a função de transferência do sistema como

6 Observa-se que em, no caso de não existirem raizes em zero nos polinômios do numerador e do denominador, representará diretamente o ganho de na frequência ω=0, também conhecido como ganho DC da função resposta em frequência. Uma vez que a metodologia estabelecida para o traçado do diagrama de Bode baseia-se na resposta em frequência de cada um dos termos que compõe, interessa-nos separar a função de transferência em partes, com base no comportamento das três classes de termos dadas a seguir: Classe 1: Classe 2: Classe 3: A Fig.5 Mostra o ambiente de trabalho da segunda etapa. Fig. 5 - Ambiente de Trabalho da Segunda Etapa Como podemos ver, há uma série de botões divididos nas categorias Visualizações e Adicionar Singularidades. Os botões referentes à primeira abrem uma janela e plotam gráficos, enquanto os referentes à segunda multiplicam a função de transferência atual por um determinado termo a ser inserido. Vejamos detalhadamente qual a função de cada um deles.

7 Adicionar Singularidades Pólo Complexo (par) serve para adicionar ao sistema um termo da classe 3 no denominador, ou seja, a função de transferência será multiplicada pelo termo Para fazer isso, basta clicar no botão, que a janela da Fig.6 aparecerá e você apenas precisa entrar com os valores de e. Fig. 6 - Inserção de Pólo Complexo Pólo Real adiciona ao sistema um termo da Classe 2 no denominador, ou seja, multiplica a função de transferência atual pelo termo Para realizar essa função, basta clicar no botão e entrar com a posição pólo, como mostra a Fig.7. do Fig. 7 - Inserção de Pólo Real Zero Complexo (par) similarmente ao Pólo Complexo (par), adiciona ao sistema um termo da Classe 3 no numerador, multiplicando-a por

8 Zero Real similarmente ao botão Pólo Real, adiciona um termo de Classe 2 no numerador, multiplicando a função de transferência atual por Ganho multiplica a função de transferência do sistema por um termo da Classe 1, com, ou seja, um escalar. Apenas clique no botão e entre com o valor do ganho, como mostra a Fig.8. Visualizações Diagrama Original abre uma nova janela e plota o diagrama de Bode de seu sistema original (aquele que você deve descobrir a função de transferência). Aproximação abre uma nova janela e plota o diagrama de Bode de sua função de transferência aproximada, ou seja, a função correspondente aos pólos, zeros e ganhos que você inseriu e que aparece no command window. Comparação abre uma nova janela e sobrepõe os diagramas original e aproximado. Erro abre uma nova janela e plota o erro, ou seja, a diferença entre a função de transferência original e a aproximada. Demais Botões Fig. 8 - Inserção de ganho Limpar Função limpa sua função de transferência aproximada, ou seja, faz Gerar Nota Corrige sua aproximação, mostrando sua nota e salvando na pasta corrente um arquivo contendo seus dados para que sejam enviados ao professor. É importante salientar que é possível continuar trabalhando em seu sistema após ter gerado a nota, e salvar novamente o arquivo várias vezes. Porém, para cada geração você deverá aguardar certo tempo, evitando assim o método de tentativa e erro. O exemplo a seguir ilustra o uso completo da segunda etapa do programa.

9 Exemplo: LABORATÓRIO DE SISTEMAS E SINAIS O método da obtenção experimental da resposta em frequência resume-se na análise dos pontos de quebra, das frequências de corte e das declividades dos gráficos de magnitude e fase da função em cada faixa de freqüência. O sistema utilizado neste exemplo é o da Fig.9 e é diferente de todos os sistemas distribuídos aos alunos. Fig. 9 - Diagrama de Bode do Processo Desconhecido 1º Passo: Análise do Diagrama de Bode do processo. Verificando o gráfico da fase na Fig.10 pode-se observar a presença de um pólo duplo ou um pólo complexo na freqüência de 5 rad/s, pois a fase varia de 0º a 180º em uma década. No gráfico de magnitude, o pico na curva de magnitude que ocorre na freqüência de 5.0 rad/s determina que o pólo é complexo e seu fator de amortecimento é calculado com base no valor do referido pico, isto é O pólo complexo pode ser representado pela seguinte função resposta em frequência:

10 Fig Identificação de um Pólo Complexo em w=5.0 rad/s Logo, a primeira aproximação da função resposta em frequência é feita adicionando um pólo complexo com e. Verifique a função de transferência que aparece no command window. Fig Função de Trasferência Atual no Command Window Veja na Fig.12 a comparação entre os diagramas de Bode da função original e aproximada e note que já existe certa similaridade entre as duas, provando que a inserção do pólo complexo foi coerente. 2ºPasso: Análise do diagrama do erro. Analisando agora o diagrama do erro (Fig. 13), percebe-se a existência de um pólo próximo a. Logo, deve-se adicionar um pólo real localizado em. A função de transferência aproximada atual será multiplicada por

11 Fig Comparação entre Diagrama original e aproximado com o pólo complexo Fig Diagrama do erro com o pólo complexo

12 A nova função de transferência aproximada será 3º Passo: Nova análise do diagrama do erro. Voltando-se novamente para o diagrama do erro (Fig.14), pode-se notar a presença de um pólo próximo a e um zero próximo a. Acrescentam-se então essas duas singularidades em nossa aproximação. Fig Novo diagrama de erro com dois pólos A nova função de transferência aproximada fica 4º Passo: Análise do diagrama de comparação. Analisando agora o diagrama de comparação entre a função de transferência aproximada e a original (Fig.15), vemos que a curva de fase de está muito semelhante ao processo, porém a curva de magnitude de está acima da original. Logo, precisamos reduzir alguns decibéis em nossa aproximação. Utilizando o mouse, verificamos que é preciso acrescentar um ganho de. Isso é feito utilizando o botão Ganho, com um valor de

13 Fig Diagrama de Comparação com todas as singularidades A função de transferência final fica então A Fig.16a mostra a grande semelhança entre e o processo. Podemos também constatar que o erro médio de magnitude e de fase é relativamente pequeno (Fig.16b). Portanto, pode ser considerada uma boa aproximação do processo. A título de comparação e validação do método proposto para a identificação da função resposta em frequência de sistemas LTI, é apresentada abaixo a função resposta em frequência do sistema.

14 Fig. 17a - Comparação Final Fig. 16b - Erro final

15 5º Passo: Geração da nota. Para gerar a nota deve-se apenas clicar no respectivo botão e informar seu nome e número de matrícula. Será também necessário aguardar um tempo para recebê-la, como mostra a Fig.17. Fig É necessário aguardar para receber a nota Depois de finalizado o tempo de espera, é salvo na pasta corrente o arquivo dados_nota. Além de conter sua nota, ele contém os dados de seu sistema, a fim de impossibilitar a utilização de um mesmo sistema por mais de um aluno. A nota é mostrada no ambiente de trabalho (como na Fig.18) e após fechado o programa, não é possível visualizá-la novamente. Isso se deve ao fato de os dados salvos serem criptografados, para que não seja possível modificá-los manualmente. Fig Divulgação da nota O arquivo dados_nota deve ser enviado ao professor.

Diagramas de Bode. Introdução

Diagramas de Bode. Introdução Diagramas de Bode Introdução Sistemas e Sinais Diagramas de Bode Escala Logarítmica de Amplitude Escala Logarítmica de Frequência Análise dos Termos das Funções de Resposta em Frequência Composição do

Leia mais

Manual de uso do software Agilent Intuilink Data Capture

Manual de uso do software Agilent Intuilink Data Capture Manual de uso do software Agilent Intuilink Data Capture W.K. - Março de 2013 Versão 0.3 Introdução Este é um manual de uso do software de captura de imagem e dados Agilent IntuiLink Data Capture (versão

Leia mais

FICHA 1. Processamento de dados (x,y,z) para gerar Curvas de Nível no Programa POSIÇÃO

FICHA 1. Processamento de dados (x,y,z) para gerar Curvas de Nível no Programa POSIÇÃO FICHA 1 Processamento de dados (x,y,z) para gerar Curvas de Nível no Programa POSIÇÃO 1. Criar nova Pasta de Trabalho No Windows Explore criar uma pasta "ALUNO" dentro do diretório C:\Posicao\Demos, onde

Leia mais

Trabalho de 2 DSP data limite de entrega: 27/09/2009

Trabalho de 2 DSP data limite de entrega: 27/09/2009 PROCEDIMENTOS: 1. CRIE UM ARQUIVO PDF COM OS NOMES DOS PARTICIPANTES (DUPLAS): pedrinho_joaozinho.rar 2. AS SOLUÇÕES DEVEM SER ORGANIZADAS EM ORDEM CONFORME ESTE DOCUMENTO. 3. ENVIE POR EMAIL PARA brusamarello.valner@gmail.com

Leia mais

Tutorial rápido CMAP TOOLS

Tutorial rápido CMAP TOOLS UFAL - Universidade Federal de Alagoas FEAC Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Tutorial rápido CMAP TOOLS Maceió 04 de Outubro de 2007 Sumário 1.0 Tela de Abertura do CMAP TOOLS... 3

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Engenharia. Aluno (a): Aula Laboratório 07 Cap 9 Resposta no Domínio do Tempo

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Engenharia. Aluno (a): Aula Laboratório 07 Cap 9 Resposta no Domínio do Tempo Escola de Engenharia Laboratório ENG 3503 Sistemas de Controle Prof: Filipe Fraga 07 Aluno (a): Aula Laboratório 07 Cap 9 Resposta no Domínio do Tempo 1- Considerações teóricas: A resposta de saída de

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.0 (a partir da versão )

Manual SAGe Versão 1.0 (a partir da versão ) Manual SAGe Versão 1.0 (a partir da versão 12.05.09) Submissão de Ata de Defesa Sumário Introdução... 2 Elaboração da Ata de Defesa... 3 Submissão da Ata de Defesa... 12 Operação Retornar para Elaboração...

Leia mais

Pré-requisitos. Para começar

Pré-requisitos. Para começar Pré-requisitos Windows Live Movie Maker; Arquivos de vídeo, fotos e músicas (o que você preferir). Para começar Abrir o Windows Live Movie Maker, clique no Botão INICIAR do seu computador Preparando o

Leia mais

Tutorial sobre o MineraFórum

Tutorial sobre o MineraFórum Tutorial sobre o MineraFórum I Conceito O MineraFórum é um minerador de textos para fóruns de discussão. A ferramenta extrai os principais conceitos abordados no debate e oferece a opção de calcular a

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME)

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 30 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf)

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

Desenho de fôrmas. Geração dos Desenhos de Formas

Desenho de fôrmas. Geração dos Desenhos de Formas Desenho de fôrmas Vamos criar o desenho de forma do pavimento "Superior". Além disso, teremos o acabamento final de uma planta, isto é, introduzir desenhos de corte, eixos de locação, cotas, etc. Geração

Leia mais

SCS Sistemas de Controle / Servomecanismos. Aula 04 Diagrama do lugar geométrico das raízes

SCS Sistemas de Controle / Servomecanismos. Aula 04 Diagrama do lugar geométrico das raízes Aula 04 Diagrama do lugar geométrico das raízes Definição: O lugar das raízes de um sistema é um gráfico que representa a trajetória das raízes de sua equação característica pólos da função de transferência

Leia mais

Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows LG MG320C

Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows LG MG320C Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows MANUAL DE INSTRUÇÃO INSTALAÇÃO DA LISTA TELEFÔNICA - AGECEL LG MG320C VIA CABO DE DADOS Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows 2/8 Introdução A

Leia mais

Manual de utilização do software A. R. - Análise Respirométrica

Manual de utilização do software A. R. - Análise Respirométrica Manual de utilização do software A. R. - Análise Respirométrica Prof. Dr. José Guilherme Chaui Berlinck jbcb@usp.br Ricardo Alves Martins ricardom@usp.br 1. Calibração 1.1 Leitura das curvas Ao entrar

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER)

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER) MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER) VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 21 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf)

Leia mais

CONHECENDO SUA SALA DE AULA VIRTUAL

CONHECENDO SUA SALA DE AULA VIRTUAL CONHECENDO SUA SALA DE AULA VIRTUAL Caro aluno, o caminho para sua SALA DE AULA VIRTUAL é através do site da Contec. Para acessá-la basta digitar o seguinte endereço contecead.com.br e inserir Login e

Leia mais

Manual de Cadastro no SNM

Manual de Cadastro no SNM Manual de Cadastro no SNM 1 Versão Data da modificação Modificado por Comentários 1.0 14/9/2009 Daniele Sousa Versão Inicial 2.0 2/12/2009 Daniele Sousa 1 Release 2 a. Todos os direitos reservados. Todos

Leia mais

TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE MATEUS GERWING KOCHEM

TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE MATEUS GERWING KOCHEM TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE MATEUS GERWING KOCHEM SUMÁRIO 1 ACESSANDO A PLATAFORMA... 02 2 DISCIPLINAS... 07 3 PERSONALIZANDO O SEU PERFIL... 09 4 PARTICIPANTES DA

Leia mais

ES015 - Projeto de Estruturas Assistido por Computador: Cálculo e Detalhamento

ES015 - Projeto de Estruturas Assistido por Computador: Cálculo e Detalhamento Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundações ES015 - Projeto de Estruturas Assistido por Computador: Cálculo e Detalhamento Prof. Túlio Nogueira

Leia mais

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor / 33 Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor 2/ 33 Manual Coleção Interativa ACESSAR A COLEÇÃO INTERATIVA...

Leia mais

Ajuda Inicial do Programa SIGI

Ajuda Inicial do Programa SIGI Ajuda Inicial do Programa SIGI Agradecemos sua preferência por nosso software! Os softwares da SN Systems são muito práticos e fáceis de operar, siga este tutorial para ter uma noção rápida de como utilizar

Leia mais

Edição de plantas e plotagem

Edição de plantas e plotagem Edição de plantas e plotagem O funcionamento deste Editor é simples: Selecionam-se os desenhos que estarão na planta; Inseri-se uma moldura/folha; Distribuem-se os desenhos sobre a folha; Atribui-se um

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA DE BONIFICAÇÃO POR RESULTADOS 2016

MANUAL DO SISTEMA DE BONIFICAÇÃO POR RESULTADOS 2016 MANUAL DO SISTEMA DE BONIFICAÇÃO POR RESULTADOS 2016 LINKS DISPONÍVEIS: HOME Retorna para página inicial. DOWNLOADS Passe o mouse por cima do link para abrir as opções: 1. MANUAL Ao clicar neste link a

Leia mais

ANEXO V TUTORIAL: SOFTWARE EDUCACIONAL VAMOS ESCREVER!: PROJETOS DE ESCRITA INTERATIVA

ANEXO V TUTORIAL: SOFTWARE EDUCACIONAL VAMOS ESCREVER!: PROJETOS DE ESCRITA INTERATIVA ANEXO V TUTORIAL: SOFTWARE EDUCACIONAL VAMOS ESCREVER!: PROJETOS DE ESCRITA INTERATIVA DOWNLOAD DO SOFTWARE: FAÇA O DOWNLOAD DO SOFTWARE VAMOS ESCREVER NO BANCO INTERNACIONAL DE OBJETOS EDUCACIONAIS DISPONÍVEL

Leia mais

CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE OURO PRETO 2014 1 SUMÁRIO 1 ACESSANDO A PLATAFORMA... 03 2 DISCIPLINAS... 08 3 PERSONALIZANDO

Leia mais

1 Instalar navegador Google Chrome através deste link https://www.google.com/chrome?hl=pt-br (clique)

1 Instalar navegador Google Chrome através deste link https://www.google.com/chrome?hl=pt-br (clique) DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE SÃO VICENTE Núcleo Pedagógico Formação continuada de professores coordenadores TUTORIAL PARA USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS APRENDIDOS NOS DOIS PRIMEIROS ENCONTROS PARA BAIXAR

Leia mais

Sistemas de Controle 2

Sistemas de Controle 2 Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Engenharia Sistemas de Controle 2 Cap.10 Técnicas de Resposta em Frequência Prof. Dr. Marcos Lajovic Carneiro 10. Técnicas de Resposta de Frequência

Leia mais

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens:

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Lápis: Apenas mantenha pressionado o botão do mouse sobre a área em branco, e arraste para desenhar. Pincel: Tem a mesma função do

Leia mais

Prof. Paulo Borges. ao lado do campo Proprietário, clique no botão Novo e preencha os dados, conforme tela abaixo, em seguida clique em Salvar e OK.

Prof. Paulo Borges. ao lado do campo Proprietário, clique no botão Novo e preencha os dados, conforme tela abaixo, em seguida clique em Salvar e OK. Aula 01 Criando Novo Projeto, Introdução Manual de Dados na Caderneta de Campo, Importação de Arquivos Textos e Arquivos Brutos de Estações Totais, Cálculo de Poligonal Fechada. 1º Passo: Após abrir o

Leia mais

Sidicom S4. Tutorial: atualização do sistema e troca de versão do banco de dados

Sidicom S4. Tutorial: atualização do sistema e troca de versão do banco de dados Sidicom S4 Tutorial: atualização do sistema e troca de versão do banco de dados A importância da atualização do sistema Atualizar o seu sistema é crucial para o bom funcionamento de sua empresa. Nossa

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA TUTORIAL OPEN WATCOM: CRIANDO O PRIMEIRO PROGRAMA

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA TUTORIAL OPEN WATCOM: CRIANDO O PRIMEIRO PROGRAMA LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA TUTORIAL OPEN WATCOM: CRIANDO O PRIMEIRO PROGRAMA Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-1 Visão Geral 1 Instalando o Open Watcom 2 Criando um Projeto 3 Continuando um Projeto

Leia mais

Tutorial de instalação e configuração do Software Giga VMS

Tutorial de instalação e configuração do Software Giga VMS Tutorial de instalação e configuração do Software Giga VMS Passo 1 Execute o instalador do Software Giga VMS. Passo 2 Marque a opção Português (br). Passo 3 Clique em Próximo. Passo 4 Aguarde a instalação

Leia mais

CURSO DE TUTORIAL 2 DE 5. Robson Santos da Silva

CURSO DE TUTORIAL 2 DE 5. Robson Santos da Silva CURSO DE TUTORIAL 2 DE 5 Espero que você tenha gostado do Tutorial 1. Mas... Caso queira saber ainda mais sobre o Moodle e seu potencial quando utilizado com diferentes recursos que a Web 2.0 oferece gratuitamente...

Leia mais

Localizador de Defeitos

Localizador de Defeitos Manual de Instalação Rev. 4 Índice Índice...2 1 - Software...3 1.1 - Instalação...3 2 - Driver de comunicação...5 2.1 - Windows XP...5 2.2 - Windows Vista...7 2.3 - Windows 7...10 2.4 - Windows 8...13

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas

Leia mais

Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula

Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula Célula é uma Ferramenta de Autoria para o padrão Ginga. Auxilia no processo de criação da interatividade na TV Digital e é

Leia mais

Guia de Peticionamento SEI! - Como abrir um processo eletrônico? Usuário Estudante

Guia de Peticionamento SEI! - Como abrir um processo eletrônico? Usuário Estudante Guia de Peticionamento SEI! - Como abrir um processo eletrônico? Usuário Estudante Universidade Federal de Goiás Sumário Apresentação... 2 1. Como acessar o sistema?... 3 2. Ambiente do Usuário Externo...

Leia mais

Manual do Sistema Assinador Livre

Manual do Sistema Assinador Livre Manual do Usuário Manual do Sistema Assinador Livre ASSINADORLIVRE Template Versão 1.1 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Download... 5 3. Instalação... 6 4. Utilização... 9 5. Assinatura de Documento com Certificado

Leia mais

Antes de preparar a sala de videotutoria, é importante conhecer alguns termos usados na ferramenta.

Antes de preparar a sala de videotutoria, é importante conhecer alguns termos usados na ferramenta. Antes de preparar a sala de videotutoria, é importante conhecer alguns termos usados na ferramenta. Dentre os participantes de uma videotutoria temos: hosts (administradores da sala função em que se enquadram

Leia mais

MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM

MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Ana Amélia de Souza Pereira Christien Lana Rachid Maio/2017 LISTA DE FIGURA Figura 1 - Página

Leia mais

Manual Telemetria - Odômetro

Manual Telemetria - Odômetro Sumário Apresentação... 2 Home... 2 Definição do Idioma... 3 Telemetria Odômetro... 4 Componentes... 5 Faixas Odômetro... 5 Configura Faixa... 13 Detalhado Período... 22 Consolidado Dia... 25 Consolidado

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA TUTORIAL OPEN WATCOM: CRIANDO O PRIMEIRO PROGRAMA

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA TUTORIAL OPEN WATCOM: CRIANDO O PRIMEIRO PROGRAMA LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA TUTORIAL OPEN WATCOM: CRIANDO O PRIMEIRO PROGRAMA Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-1 Visão Geral 1 Instalando o Open Watcom 2 Criando um Projeto 3 Continuando um Projeto

Leia mais

Captura de Processos Programa Captura. Programa Captura Orientações

Captura de Processos Programa Captura. Programa Captura Orientações Programa Captura Orientações Elaborado por: Julio Cesar Cavalheiro PÁG. 1/13 Índice 1. Objetivo... 3 2. Instalação do Produto Captura Web... 3 3. Parametrização... 6 4. Andamentos Capturados... 9 5. Tela

Leia mais

1 GLOSSÁRIO Área de TI Catálogo de serviços de TI Solicitante Chamado Formulário...

1 GLOSSÁRIO Área de TI Catálogo de serviços de TI Solicitante Chamado Formulário... Pág.: 1 de 21 SUMÁRIO 1 GLOSSÁRIO... 3 1.1 Área de TI... 3 1.2 Catálogo de serviços de TI... 3 1.3 Solicitante... 3 1.4 Chamado... 3 1.5 Formulário... 3 1.6 Situação do Chamado... 3 2 CATALOGO DE SERVIÇOS

Leia mais

Fazendo uma cópia de segurança de seu curso em Moodle

Fazendo uma cópia de segurança de seu curso em Moodle Cópias de segurança Fazendo uma cópia de segurança de seu curso em Moodle Cópia completa do curso Uma cópia completa do curso em que você é tutor é um arquivo em formato zip (compactado) contendo todas

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL E CONCEITUAL - Orientações sobre cadastro de atividades no SIGA Extensão

MANUAL OPERACIONAL E CONCEITUAL - Orientações sobre cadastro de atividades no SIGA Extensão MANUAL OPERACIONAL E CONCEITUAL - Orientações sobre cadastro de atividades no SIGA Extensão ÍNDICE ACESSO AO SIGA EXTENSÃO... 03 CADASTRO DOCENTE... 08 CADASTRO DE ATIVIDADE... 12 COMO VINCULAR ATIVIDADES...

Leia mais

BROFFICE MALA DIRETA CONFIGURAÇÃO Por Erico R. Silva, junho 2007

BROFFICE MALA DIRETA CONFIGURAÇÃO Por Erico R. Silva, junho 2007 BROFFICE MALA DIRETA CONFIGURAÇÃO Por Erico R. Silva, junho 2007 DESCRIÇÃO Este documento explica todos os passos necessários para criar uma mala direta através do BrOffice Writer, e como resolver os principais

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO Av. Fernando Correa da Costa, nª 2367 Cidade Universitária - 78060-900 - MT TUTORIAL COMO SUBMETER RESUMO NA IX MOSTRA DE EXTENSÃO Av. Fernando Correa da Costa, nª 2367 Cidade Universitária - 78060-900

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE BELAS ARTES CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE ARTES VISUAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE BELAS ARTES CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE ARTES VISUAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE BELAS ARTES CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE ARTES VISUAIS PREZADO(A) ALUNO(A), ROTEIRO PARA ACESSO E PARTICIPAÇÃO NOS FÓRUNS OS FÓRUNS SÃO ESPAÇOS DE

Leia mais

Cadastro da Matriz Curricular - GOES

Cadastro da Matriz Curricular - GOES Cadastro da Matriz Curricular - GOES Acesse a Secretaria Escolar Digital: https://sed.educacao.sp.gov.br Vá até a opção Matriz Curricular Cadastro da Matriz Curricular - GOES Aparecerá a tela com a caixa

Leia mais

Tutorial SQL Server 2014 Express

Tutorial SQL Server 2014 Express Tutorial SQL Server 2014 Express Tutorial para o download: Passo 1: Faça o download do SQL Server 2014 Express acessando o link : https://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=42299. Passo 2:

Leia mais

Criando uma mala direta com o Microsoft Word e Excel

Criando uma mala direta com o Microsoft Word e Excel Criando uma mala direta com o Microsoft Word e Excel É possível usar o recurso "Mala direta" no Microsoft Word para criar e imprimir etiquetas para envio em massa usando os dados de uma planilha do Microsoft

Leia mais

Manual da Turma Virtual: LANÇAR NOTAS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:

Manual da Turma Virtual: LANÇAR NOTAS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: Manual da Turma Virtual: LANÇAR NOTAS Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU ALUNOS LANÇAR NOTAS Essa operação tem como finalidade possibilitar o cadastro

Leia mais

ES015 - Projeto de Estruturas Assistido por Computador: Cálculo e Detalhamento

ES015 - Projeto de Estruturas Assistido por Computador: Cálculo e Detalhamento Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundações ES015 - Projeto de Estruturas Assistido por Computador: Cálculo e Detalhamento Prof. Túlio Nogueira

Leia mais

Manual de Fatura de Exames

Manual de Fatura de Exames Manual de Fatura de Exames Estrutura do arquivo.zip 1. A estrutura dos arquivos deverá ser: Arquivo.ZIP > Pasta(Número da Guia) > Arquivos Obs.: Não será validado os arquivos fora desse padrão. Opções

Leia mais

MTG-PR OFFLINE PASSO A PASSO PARA BAIXAR O MTG-PR OFFLINE

MTG-PR OFFLINE PASSO A PASSO PARA BAIXAR O MTG-PR OFFLINE MTG-PR OFFLINE PASSO A PASSO PARA BAIXAR O MTG-PR OFFLINE Sumário 1-Acesso ao sistema... 3 2-Painel Administrativo do sistema... 4 3-Efetuar o download (baixar) o programa MTG-PR OffLine... 5 4-Abrir programa

Leia mais

Tutorial 133 DUO Criação de telas e utilização do teclado

Tutorial 133 DUO Criação de telas e utilização do teclado Tutorial 133 DUO Criação de telas e utilização do teclado Este documento é propriedade da ALTUS Sistemas de Informática S.A., não podendo ser reproduzido sem seu prévio consentimento. Altus Sistemas de

Leia mais

Unimed de Araraquara Coop. De Trabalho Médico Manual XML TISS Unimedara

Unimed de Araraquara Coop. De Trabalho Médico Manual XML TISS Unimedara 1. Acesso ao Sistema Em seu navegador web digite: http://www.unimedara.com.br e clique no ícone do portal TISS como segue a imagem abaixo ou acesse http://tiss.unimedara.com.br:28081/htz/pages/welcome/welcome.jsf.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE BELAS ARTES CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE ARTES VISUAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE BELAS ARTES CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE ARTES VISUAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE BELAS ARTES CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE ARTES VISUAIS PREZADO(A) ALUNO(A), ROTEIRO PARA ACESSO E PARTICIPAÇÃO NAS TAREFAS AS TAREFAS SÃO DISPONIBILIZADAS

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA TUTORIAL OPENWATCOM: CRIANDO O PRIMEIRO PROGRAMA

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA TUTORIAL OPENWATCOM: CRIANDO O PRIMEIRO PROGRAMA LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA TUTORIAL OPENWATCOM: CRIANDO O PRIMEIRO PROGRAMA Prof. Dr. Daniel Caetano 2011-2 Visão Geral 1 Instalando o OpenWatcom 2 Criando um Projeto 3 Continuando um Projeto

Leia mais

Atendimento. Acesso ao Sistema Atendimento. O usuário acessa o Sistema Atendimento pelo endereço:

Atendimento. Acesso ao Sistema Atendimento. O usuário acessa o Sistema Atendimento pelo endereço: Atendimento Acesso ao Sistema Atendimento O usuário acessa o Sistema Atendimento pelo endereço: http://atendimento.unip.br/setores/autenticacao Digitando o endereço acima, aparecerá a HOME PAGE do Sistema

Leia mais

Tutorial de Instalação - Emissor NFe 4G

Tutorial de Instalação - Emissor NFe 4G Tutorial de Instalação - Emissor NFe 4G Passo 1 - Faça o download do Emissor NFe - ACAI informática; Passo 2 - Vá para a pasta onde foi baixado o instalador do AcaiEmissorNF-e, clique sobre o mesmo com

Leia mais

DIRECTSUBMIT. SafeAssign AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. DirectSubmit. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima

DIRECTSUBMIT. SafeAssign AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. DirectSubmit. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima TUTORIAL DO DIRECTSUBMIT AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SafeAssign DirectSubmit Autor(es) Natália Regina de Souza Lima 1 SUMÁRIO 1. O que é DirectSubmit. 2. Acessando ao DirectSubmit. 3. Enviando Trabalhos

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR Versão 2.2.15 Sumário 1. INICIALIZANDO NO SISTEMA... 2 2. ACESSANDO O SISTEMA... 3 3. MENSAGEM ENCAMINHADA PELO SISTEMA.... 4 4. CADASTRANDO SUAS MERCADORIAS...

Leia mais

Tutorial para Primeiro Acesso e Recuperação de Senha (Moodle de Extensão) Autores: Tiago Mazzutti Mauricio Oliveira Haensch

Tutorial para Primeiro Acesso e Recuperação de Senha (Moodle de Extensão) Autores: Tiago Mazzutti Mauricio Oliveira Haensch Tutorial para Primeiro Acesso e Recuperação de Senha (Moodle de Extensão) Autores: Tiago Mazzutti Mauricio Oliveira Haensch 06 de Outubro de 2009 Lista de Figuras 1.1 Elipse.........................................

Leia mais

EBRcart2 digital cart machine

EBRcart2 digital cart machine EBRcart2 digital cart machine Limpa os cartuchos Abre um arquivo de roteriro.rot Salva um arquivo de roteiro.rot Salva com o mesmo nome Configura ções Mostra registro de reproduções Seleciona as páginas

Leia mais

Serão listadas as disciplinas de sua responsabilidade no período selecionado

Serão listadas as disciplinas de sua responsabilidade no período selecionado Lançamento de Frequências e Notas 1. Para acessar o SISTEMA ACADÊMICO, abra o navegador Mozilla Firefox ou Google Chrome. 2. Digite na barra de endereços: acadêmico.unemat.br Após aperte a tecla

Leia mais

WINRAR COMPACTADOR E DESCOMPACTADOR DE ARQUIVOS

WINRAR COMPACTADOR E DESCOMPACTADOR DE ARQUIVOS 1 Instalando Logo após a instalação do WinRAR, você define quais tipos de arquivos devem ser associados a ele, ou seja, aqueles arquivos que automaticamente executam o WinRAR após serem executados. Você

Leia mais

MANUAL DE USO DO COMUNICADOR INSTANTÂNEO

MANUAL DE USO DO COMUNICADOR INSTANTÂNEO MANUAL DE USO DO COMUNICADOR INSTANTÂNEO Página 1 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 ACESSANDO O SPARK...4 3 INICIANDO UMA CONVERSAÇÃO...6 4 TRANSFERÊNCIA DE ARQUIVOS...8 5 CONFERÊNCIA...10 6 PERSONALIZANDO SUA

Leia mais

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO TUTORIAL WIRECAST 6 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO TUTORIAL DE INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E TRANSMISSÃO COM WIRECAST 6 OBS: Este tutorial tem como intuito auxiliar os clientes da SiteHosting, a fazerem a instalação

Leia mais

Atualizar o firmware da câmera SLR digital

Atualizar o firmware da câmera SLR digital Atualizar o firmware da câmera SLR digital Obrigado por escolher um produto Nikon. Este guia descreve como executar esta atualização do fi r m w a re.se você não tiver certeza de que possa executar a atualização

Leia mais

Tutorial: como funciona o SysBackup

Tutorial: como funciona o SysBackup Tutorial: como funciona o SysBackup Assim que o Sistema Operacional for iniciado, será exibida a tela abaixo com a seguinte pergunta: ABRIR O SISTEMA DE BACKUP? Clique no botão SIM. ATENÇÃO: Caso o botão

Leia mais

Departamento de Engenharia Química e de Petróleo UFF. Disciplina: TEQ102- CONTROLE DE PROCESSOS. Diagrama de Bode. Outros Processos de Separação

Departamento de Engenharia Química e de Petróleo UFF. Disciplina: TEQ102- CONTROLE DE PROCESSOS. Diagrama de Bode. Outros Processos de Separação Departamento de Engenharia Química e de Petróleo UFF Disciplina: TEQ1- CONTROLE DE PROCESSOS custo Diagrama de Bode Outros Processos de Separação Prof a Ninoska Bojorge Informação Papel Bode 1 3 Papel

Leia mais

Tutorial sobre o MineraFórum I. Introdução

Tutorial sobre o MineraFórum I. Introdução Tutorial sobre o MineraFórum I. Introdução O MineraFórum é um minerador de textos para fóruns de discussão. A ferramenta realiza um mapeamento dos principais conceitos relacionados ao tema em debate, calculando

Leia mais

Molduras. Definição e Criação de Molduras

Molduras. Definição e Criação de Molduras Molduras Nessa mensagem darei algumas dicas para criar novas molduras para plotagem no TQS. Ainda nesse mesmo texto, lembrarei a todos sobre um recurso interessante que pode auxiliá-los na criação de carimbos

Leia mais

G5 CONTROL MÓDULO HUNTER

G5 CONTROL MÓDULO HUNTER G5 CONTROL MÓDULO HUNTER Módulo Hunter Download Automático de NFE Para que o Download da Nfe seja automático é necessário efetuar as configurações abaixo: Acesse o Menu Preferências, clique sobre a Aba

Leia mais

APRESENTAÇÃO... 3 IGEO... 3 ACESSO AO SISTEMA... 4 MANUAL DO USUÁRIO... 4 FUNCIONALIDADES... 5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA... 5 MANIPULAÇÃO DE CAMADAS...

APRESENTAÇÃO... 3 IGEO... 3 ACESSO AO SISTEMA... 4 MANUAL DO USUÁRIO... 4 FUNCIONALIDADES... 5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA... 5 MANIPULAÇÃO DE CAMADAS... Sumário APRESENTAÇÃO... 3 IGEO... 3 FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS E ADMINISTRADOR ACESSO AO SISTEMA... 4 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB... 4 MANUAL DO USUÁRIO... 4 FUNCIONALIDADES... 5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA...

Leia mais

SISTEMA COD CONFIGURAÇÃO DE ACESSO

SISTEMA COD CONFIGURAÇÃO DE ACESSO PASSOS DA CONFIGURAÇÃO 1. FIREFOX PORTABLE...3 1.1 FAZENDO DOWNLOAD FIREFOX...3 1.2 WINRAR E EXTRAIR O ARQUIVO DO Firefox Portable...4 1.3 CONFIGURANDO FIREFOX PARA NÃO RECEBER ATUALIZAÇÕES...4 2. JAVA...5

Leia mais

Sistema de Atendimento Telefônico Automático. Manual do Usuário

Sistema de Atendimento Telefônico Automático. Manual do Usuário Monitor Intelicon Sistema de Atendimento Telefônico Automático Manual do Usuário Del Grande Informática www.delgrande.com.br Copyright 2008 :: Del Grande Comércio e Representações Ltda :: Todos os direitos

Leia mais

Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES

Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Recebi o convite de Certificação E AGORA? Sua empresa foi convidada a participar do processo de certificação, momento em que deverão

Leia mais

Introdução ao Epi Info - Versão Windows

Introdução ao Epi Info - Versão Windows Universidade de São Paulo/Faculdade de Saúde Pública Curso de Saúde Pública Disciplina: HEP 147 Informática I Introdução ao Epi Info - Versão Windows Apresentação do Software Criar Ficha (Make View) Cria

Leia mais

Manual para emissão e configuração de Certificados Digitais tipo 3. para utilização em MAC OS Snow Leopard

Manual para emissão e configuração de Certificados Digitais tipo 3. para utilização em MAC OS Snow Leopard Manual para emissão e configuração de Certificados Digitais tipo 3 para utilização em MAC OS Snow Leopard Manual para emissão e configuração de Certificados Digitais tipo 3 Sumário Certificação Digital

Leia mais

Programa. eecfc. Guia para leitura de dados de usuário de ECFs Sweda com MFD (Atualizado com a versão eecfc 3.12)

Programa. eecfc. Guia para leitura de dados de usuário de ECFs Sweda com MFD (Atualizado com a versão eecfc 3.12) Programa eecfc Guia para leitura de dados de usuário de ECFs Sweda com MFD (Atualizado com a versão eecfc 3.12) Introdução O programa eecfc foi desenvolvido pela Epson do Brasil S/A e gentilmente cedido

Leia mais

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal Na 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, os textos selecionados pela Comissão Julgadora Municipal deverão ser enviados para a etapa estadual

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE SERVICE DESK

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE SERVICE DESK MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE SERVICE DESK Novembro de 2015 Objetivo: Esse manual, baseado no manual GLPI, tem como objetivo principal instruir os usuários quanto à utilização do Service Desk GLPI,

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE FORMAS DE ACESSO AO AMBIENTE EAD... 2 O AMBIENTE EAD... 2 TERMO DE COMPROMISSO... 3 CONHECENDO A HOME PAGE DO TREINAMENTO EAD... 3 ETAPAS

Leia mais

SINACOR GUIA CONCILIADOR

SINACOR GUIA CONCILIADOR SINACOR GUIA CONCILIADOR Classificação das Informações 6/6/2016 Confidencial [ ] Uso Interno [ X ] Uso Público ÍNDICE 1 Introdução... 3 2 Interface Visual... 4 3 LOGIN / Acesso... 5 4 Modulo de ordens

Leia mais

Esse tutorial irá explicar como plotar um desenho, desde a inserção de folhas.

Esse tutorial irá explicar como plotar um desenho, desde a inserção de folhas. Todos os direitos reservados Bentley Systems - 2016 Introdução Esse tutorial irá explicar como plotar um desenho, desde a inserção de folhas. Para ilustrar melhor esse tutorial, iremos gerar um arquivo

Leia mais

VÍDEO-TUTORIAL: SAIBA COMO SER AVISADO TODA VEZ QUE NOVOS S CHEGAREM EM SUA CAIXA DE ENTRADA DO G- MAIL

VÍDEO-TUTORIAL: SAIBA COMO SER AVISADO TODA VEZ QUE NOVOS  S CHEGAREM EM SUA CAIXA DE ENTRADA DO G- MAIL VÍDEO-TUTORIAL: SAIBA COMO SER AVISADO TODA VEZ QUE NOVOS E-MAILS CHEGAREM EM SUA CAIXA DE ENTRADA DO G- MAIL PRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO: Jânio Oliveira Olá, neste vídeo-tutorial vamos aprender a baixar,

Leia mais

Manual de instruções. Requisito de sistema:

Manual de instruções. Requisito de sistema: Manual de instruções Requisito de sistema: Windows XP / Windows Vista / Windows 7 / Windows 8 (OS) 1 Porta USB (1.1 / 2.0) livre 30 MB disponíveis em disco Instalação: Primeiramente, conecte o mouse na

Leia mais

Inserindo arquivo ao projeto Ao localizar o selo desejado no computador, deve arquivo. Em seguida, será emitida uma mensagem, para que o QiCAD copie o

Inserindo arquivo ao projeto Ao localizar o selo desejado no computador, deve arquivo. Em seguida, será emitida uma mensagem, para que o QiCAD copie o Aplica-se às versões: QCv3, QCv4 Assunto Gostaria de utilizar meus próprios selos no proj os dados automaticamente? Artigo O QiCAD, a partir da versão V3, possui um gerenc edição e organização das pranchas.

Leia mais

Utilização do Sistema Foundation Saúde

Utilização do Sistema Foundation Saúde Utilização do Sistema Foundation Saúde Versão 1 - ABR/2015 1 SUMÁRIO 1. Site...3 2. Trocar a senha...4 3. Menu Foundation...5 4.Envio de arquivos...6 5. Impressão do Protocolo...8 6. Erros...9 7. Consultar

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Ultimamente o ensino a distância tem ganhado grande destaque em todo pais, por proporcionar capacitação a pessoas que não tem acesso ao ensino presencial. Esta proposta

Leia mais

Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES

Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Portal Governança de Cadastro GUIA PRÁTICO CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Recebi o convite de Certificação E AGORA? Sua empresa foi convidada a participar do processo de certificação, momento em que deverão

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Fazendo Escalas e Medidas no Sistema de Captura de Imagens Q Capture Pró

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Fazendo Escalas e Medidas no Sistema de Captura de Imagens Q Capture Pró 01 de 08 PROCEDIMENTO 1. Abrir o software QCAPPRO51. O ícone está localizado na área de trabalho. 2. Clique no 1º ícone (abrir pasta) para abrir uma imagem feita neste programa de captura. 3. Com a imagem

Leia mais

Manual de Geração de Arquivos para o SIB versão 3.0

Manual de Geração de Arquivos para o SIB versão 3.0 Manual de Geração de Arquivos para o SIB versão 3.0 Para a versão 3.0 do Sistema de Informações de Beneficiários (SIB), o sistema K2 conta com uma série de ferramentas para possibilitar um envio mais simples

Leia mais