Direito Tributário João Marcelo Rocha 10.ª edição

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Direito Tributário João Marcelo Rocha 10.ª edição"

Transcrição

1 Capítulo 3 Empréstimos compulsórios e contribuições especiais Página 86, tópico Instituições financeiras e assemelhadas, final do terceiro parágrafo. O Plenário do STF, em 30/03/2016, no RE , em relação a fatos geradores posteriores à EC 20/1998, deu pela legitimidade da alíquota adicional de 2,5%, com base nos subprincípios da capacidade contributiva e da equidade no custeio da seguridade social. Página 95, tópico Inclusão do ICMS na base de cálculo da contribuição. O Plenário do STF, em 08/10/2014, concluiu o julgamento do RE , no qual fixou que o ICMS incidente sobre as operações dos contribuintes vendedores mercadorias e serviços não compõe a base de cálculo da Cofins devida por esses mesmos contribuintes. O referido caso começou a ser julgado em 24/08/2006 e, desde então, recebeu os votos dos Ministros, vários dos quais não mais compõem a Corte atualmente. Logo, a posição fixada no julgamento ora mencionado pode não refletir o pensamento da maioria dos atuais membros do Tribunal. Deve-se mencionar que o STF ainda deve julgar a ADC 18 e o RE (este com repercussão geral reconhecida), que versam sobre a mesma tese. Em relação ao ISS, o STJ (REsp SP, 1ª Seção, j. em 10/6/2015) fixou a compreensão de que seu valor não pode ser excluído da base de cálculo do PIS e da Cofins. Em suma, a Corte entende que o ISS (a exemplo do que entende sobre o ICMS) compõe o preço que é cobrado do tomador do serviço e, portanto, integra a receita ou faturamento. Página 102, tópico 3.3. Contribuições corporativas (CF, art. 149), final do segundo parágrafo. O STF, em 11/03/2015 editou a Súmula vinculante 40, que tem a mesma redação da Súmula 666.

2 Página 103, tópico 3.4. Contribuição para o custeio do serviço de iluminação pública (CF, art. 149-A), final do segundo parágrafo. O STF, em 11/03/2015 editou a Súmula vinculante 41, que tem a mesma redação da Súmula 670. Capítulo 5 Princípios constitucionais tributários Página 147, tópico 1.3. Anterioridade (CF, art. 150, III, b e c, e 1º), terceiro parágrafo. O STF, em 17/06/2015, editou a Súmula vinculante 50, com redação equivalente à da Súmula 669. Capítulo 6 Competência tributária Página 194, final do tópico Competência para legislar sobre direito tributário, antes da Síntese. O Plenário do STF, em 05/03/2015, no RE , acolheu a noção de que, a despeito do art. 24, VI, da Constituição (que se refere à matéria sobre meio ambiente), a competência legislativa concorrente da União e Estados/DF não exclui a municipal. O julgamento mencionado, a nosso ver, serve de diretiva para a interpretação do art. 24, I, da Constituição, que cuida da competência concorrente em matéria tributária. Capítulo 7 Os impostos em espécie Página 222, IR, final do tópico Irretroatividade, anterioridade e Súmula 584 do STF. O Plenário do STF, em 05/08/2015 (após 9 anos do início do julgamento), no RE , declarou a inconstitucionalidade da Lei 7.799/1989, publicada em 11/07/1989, no que promovia majoração do IRPJ para o próprio ano base de Os votos dos Ministros fixaram claramente que a majoração estabelecida pela Lei mencionada só poderia ser aplicável ao ano base de incidência de 1990, ou seja, o seguinte à publicação. Desse modo, o STF parece finalmente ter-se alinhado à doutrina majoritária e se afastado da orientação da sua antiga Súmula 584 (que não foi ainda formalmente cancelada).

3 Página 229, IPI, último parágrafo do tópico Fatos geradores do imposto. Sobre a imposição do IPI quando da venda interna (sem nova industrialização) do produto que fora importado, o STJ, após alguns desvios de percurso (EREsp , 1ª Seção, j. 11/06/2014), finalmente fixou-se pela legitimidade da incidência, tal como defendemos (EREsp , 1ª Seção, j. 14/10/2015) e previsto no CTN, arts. 46, II, e 51, II. Como já mencionamos, o importador, ao revender o que importou, é equiparado a industrial, a fim de que haja paridade de tratamento entre ele e o industrial nacional com o qual compete no mercado interno. Páginas 229/231, IPI, ao final do tópico Importação feita por consumidor final. O Plenário do STF, em 04/02/2016, no RE , modificou a sua jurisprudência para concluir que incide o IPI na importação de veículo automotor por pessoa natural, ainda que esta não desempenhe atividade empresarial e o faça para uso próprio, tal como defendíamos nessa passagem do nosso material. Página 241, ICMS, dois últimos parágrafos do tópico Regime de alíquotas. A EC 87/2015 alterou o regime de alíquotas do ICMS nas operações interestaduais. A atual redação do inciso VII do 2º do art. 155 da Constituição prevê que, em todas as operações tributadas que destinem bens e serviços a consumidor final localizado em outro Estado seja o destinatário contribuinte ou não do imposto, recolhe-se: (i) a alíquota interestadual ao Estado de origem e (ii) a diferença entre a alíquota interna do Estado de destino e a interestadual, ao Estado de destino. Essa modificação beneficiou os Estados destinatários (normalmente menos desenvolvidos), que passaram a sempre contar com o recolhimento da diferença de alíquotas, o que, no regime anterior, só ocorria quando a pessoa do destinatário era contribuinte do imposto. Com a EC 87, sempre haverá o recolhimento, em favor do Estado de destino, da diferença de alíquotas. Varia apenas de quem é a incumbência desse recolhimento: (i)

4 quando o destinatário da mercadoria ou serviço é contribuinte do imposto, cabe a ele; e (ii) quando o destinatário não é contribuinte do imposto, cabe ao remetente (CF, art. 155, 2º, VIII). Esse ganho em favor dos Estados de destino (que tocou as operações em que a pessoa do destinatário não é contribuinte do imposto), na prática, é gradual. O art. 99 do ADCT (acrescentado pela mesma EC 87) determinou uma regra de transição que vai até 2019, quando a disposição do inciso VII terá plena eficácia. Página 243, ICMS, tópico Concessão de isenções e outros incentivos fiscais, segundo parágrafo. O Plenário do STF, 11/03/2015, na ADIn 4.481, voltou a afirmar que o diferimento do pagamento do imposto pode ser instituído de modo unilateral por cada Estado ou DF, sem necessidade de convênio. Capítulo 10 Imunidade tributária hipóteses Página 366, último parágrafo da página (tópico Empresas públicas e sociedades de economia mista ). O Plenário do STF, em 26/11/2014, na ACO 879, também concluiu pela imunidade da ECT em relação ao IPVA. A mesma Corte, no AgRgACO 2.654, em 03/03/2016, reconheceu a imunidade da ECT quando ao ICMS potencialmente incidente sobre o serviço de transporte de encomendas, considerado também como serviço postal. Página 374, último parágrafo. O STF, em 18/06/2015, editou a Súmula vinculante 52 ( ainda quando alugado a terceiros, permanece imune ao IPTU o imóvel pertencente a qualquer das entidades referidas pelo art. 150, VI, c, da Constituição Federal, desde que o valor dos aluguéis seja aplicado nas atividades para as quais tais entidades foram constituídas ), que tem redação semelhante à da Súmula 724.

5 Página 385, tópico (xi) Da contribuição para a seguridade social relativa ao trabalhador aposentado ou pensionista. O Plenário do STF, em 04/03/2015, na ADIn 3.477, concluiu que é inconstitucional a lei estadual que pretendia conceder exoneração total da contribuição em favor do aposentado ou pensionista do serviço público que sejam portadores de doença incapacitante, ou seja, em patamares mais benéficos do que a imunidade constitucionalmente fixada no art. 40, 21 (até o dobro do limite máximo estabelecido para os benefícios do Regime Geral de Previdência Social). A decisão baseou-se no dever constitucional dos Estados, DF e Municípios de instituição e cobrança da contribuição social para custeio do regime previdenciário de seus servidores (parágrafo 1º do art. 149 da CF). Capítulo 17 Responsabilidade tributária Páginas 574 a 579, tópicos Sucessão empresarial (CTN, art. 132) e Adquirente de fundo de comércio ou estabelecimento profissional (CTN, art. 133). Os dois dispositivos em discussão (arts. 132 e 133 do CTN) prevêem a responsabilidade dos sucessores pelos tributos devidos pelos sucedidos. Eles não fazem referência às penalidades pecuniárias (multas moratórias ou multas aplicadas de ofício pela fiscalização), devidas pelos sucedidos até a época da operação de sucessão. Sobre o tema, o STJ, em 09/12/2015, editou a Súmula 554: na hipótese de sucessão empresarial, a responsabilidade da sucessora abrange não apenas os tributos devidos pela sucedida, mas também as multas moratórias ou punitivas referentes a fatos geradores ocorridos até a data da sucessão. A Corte compreendeu que essa conclusão decorre das seguintes premissas: (i) o art. 129 do CTN, que abre a Seção sobre a responsabilidade dos sucessores, faz referência a créditos tributários, o que abrange o tributo e também os juros e multas, sejam estas de que natureza for; (ii) a conclusão decorre da lógica de que as dívidas relativas às penalidades compõem o passivo, que é naturalmente assumido por esses sucessores; e (iii) que, em matéria tributária, a regra é a não personalização da penalidade, o que torna natural a sua transferência ao sucessor.

6 Embora a Súmula mencione apenas a hipótese de sucessão empresarial (o que nos remete aos casos dos arts. 132 e 133 do CTN), as razões adotadas pelo STJ e alguns precedentes referenciados pela Súmula (que também abrangem as hipóteses do art. 131) autorizam afirmar que a tese firmada pela Corte abarca todo o rol da responsabilidade dos sucessores (arts. 130 a 133). Por fim, ofereço minha colaboração sobre assunto, para destacar aspecto que os precedentes que fundaram a Súmula não tocaram. O CTN, no art. 137, cuida de hipóteses (que são exceções, mas, em tese, existem) em que a penalidade tributária é personificada e exigível apenas do agente infrator. Nesses casos, a nosso ver, aplica-se o art. 137 do CTN em detrimento do critério adotado pela Súmula. Página 590, ao final do primeiro parágrafo do tópico Pagamento do tributo e encargos. O STJ (EREsp RJ, 1ª Seção, j. em 28/10/2015) também estabeleceu a compreensão de que o depósito judicial integral do tributo devido e dos respectivos juros de mora, mesmo antes de qualquer procedimento do Fisco tendente à sua exigência, não configura denúncia espontânea. Mais uma vez, a Corte confirma a noção de que o benefício ao contribuinte decorrente da denúncia espontânea pressupõe o efetivo pagamento do que é devido, de modo que a Fazenda receba de logo seu crédito, sem qualquer necessidade de esforço adicional. O depósito do montante integral da dívida (modalidade de mera suspensão da exigibilidade, tema do Capítulo 20), realizado judicialmente, dá-se em um processo em que o sujeito passivo justamente discute a legitimidade do que seria devido. O depósito, portanto, não feito com a finalidade de pagamento, mas de discutir a dívida com a suspensão da exigibilidade. Logo, o ato de depósito é incompatível com o instrumento da denúncia espontânea. Capítulo 22 Extinção do crédito tributário II Pág. 696, tópico Outra hipótese excluída da regra especial, ao final. O tópico cuida da compreensão fixada na Súmula 219 do extinto TFR ( não havendo antecipação de pagamento, o direito de constituir o crédito previdenciário extingue-se decorridos cinco anos do primeiro dia do exercício seguinte àquele em que

7 ocorreu o fato gerador ). Ou seja, a ausência completa de pagamento antecipado no tributo submetido ao mecanismo da homologação faz com que a regra decadencial aplicável passe do art. 150, 4º, do CTN (regra especial), para a do art. 173, I, do CTN (regra geral). Pois bem, o STJ, diante da hipótese de tributo lançado por homologação em que o sujeito passivo tenha o dever de também entregar uma declaração com a discriminação do valor devido (declaração essa que, a princípio, funciona como sucedânea ao lançamento; ver pág. 636), por meio da Súmula 555 (de 09/12/2015), estabeleceu mais uma exceção à regra especial, ou seja, mais uma hipótese em que se deixa de aplicar o art. 150, 4º, para se aplicar o art. 173, I. Diz a Súmula: quando não houver declaração do débito, o prazo decadencial quinquenal para o Fisco constituir o crédito tributário conta-se exclusivamente na forma do art. 173, I, do CTN, nos casos em que a legislação atribui ao sujeito passivo o dever de antecipar o pagamento sem prévio exame da autoridade administrativa. A nosso ver, é natural que a ausência de entrega da declaração ocorra juntamente com a ausência de recolhimento, hipótese em que a solução do problema já era dada pela antiga Súmula 219 do extinto TFR. De todo modo, temos que a nova Súmula 555 do STJ presta-se a solucionar os casos em que no processo judicial em que se trava a discussão, não há informação a respeito da realização ou não de pagamentos, mas apenas a de que o crédito tributário em discussão não foi objeto da necessária declaração. Capítulo 23 Exclusão, garantias e privilégios do crédito tributário Páginas 735 a 736, tópico Indisponibilidade dos bens do devedor na execução fiscal (CTN, art. 185-A). O STJ, em 09/12/2015, editou a Súmula 560 ( a decretação da indisponibilidade de bens e direitos, na forma do art. 185-A do CTN, pressupõe o exaurimento das diligências na busca por bens penhoráveis, o qual fica caracterizado quando infrutíferos o pedido de constrição sobre ativos financeiros e a expedição de ofícios aos registros públicos do domicílio do executado, ao Denatran ou Detran ). A Corte expôs, portanto, sua compreensão a respeito da passagem da disposição legal, que oferece a

8 condicionante: não forem encontrados bens penhoráveis. A Súmula pressupõe a tentativa de: (i) bloqueio de ativos financeiros, por meio do sistema eletrônico Bacen Jud, operado pelo próprio Judiciário; (ii) expedição de ofício aos registros imobiliários locais; e (iii) consulta ao departamento de trânsito. Essa quantidade de exigências da Súmula, em verdade, enfraquece o mecanismo do art. 185-A do CTN, eis que pressupõe praticamente o exaurimento das possibilidades de busca. Capítulo 24 Administração tributária Pág. 757, final do tópico Fiscalização tributária e informações bancárias. O Plenário do STF, em 24/02/2016 nas ADIn 2.390, 2.386, e e no RE (acórdãos ainda não publicados) reverteu sua jurisprudência histórica e declarou a constitucionalidade do art. 6º da LC 105/2001, que oferece à Administração tributária a possibilidade de requisitar, diretamente (sem intervenção judicial) junto às instituições financeiras, as informações bancárias do contribuinte fiscalizado. Prevaleceu a tese de que há apenas transferência do sigilo das informações, da instituição financeira para a Administração tributária, eis que esta é também submetida ao dever de não divulgar as informações (CTN, art. 198). Bem assim, o Tribunal fixou que os Estados, o DF e os Municípios devem prover regulamentação do tema em moldes semelhantes aos do Decreto federal 3.724/2001, que concretiza uma série de garantias administrativas de manutenção do sigilo das informações. No mesmo RE , o Plenário também decidiu que a Lei /2001 que veio a permitir a utilização das informações relativas às movimentações bancárias pertinentes à CPMF para instaurar procedimento administrativo tendente a verificar a existência de crédito tributário relativo a impostos e contribuições e para lançamento, no âmbito do procedimento fiscal, do crédito tributário porventura existente poderia ser aplicada na fiscalização de fatos geradores anteriores à sua vigência. Ou seja, a Corte reconheceu a natureza meramente procedimental da Lei e deu inteira aplicação ao critério do 1º do art. 144 do CTN ( aplica-se ao lançamento a legislação que, posteriormente à ocorrência do fato gerador da obrigação, tenha instituído novos

9 critérios de apuração ou processos de fiscalização, ampliado os poderes de investigação das autoridades administrativas... ). Página 759, tópico Requisição por outro órgão da Administração Pública, para a apuração de prática de infração administrativa, ao final. O Plenário do STF, em 24/02/2016, nas ADIn 2.390, 2.386, e (acórdãos ainda não publicados), decidiu pela constitucionalidade do 1º, II, e o do 2º ao art. 198 do CTN. Prevaleceu também nesse tema a noção de que não há propriamente quebra do sigilo fiscal, mas mera transferência desse sigilo, que deverá ser igualmente guardado no órgão administrativo solicitante das informações fiscais do administrado. Coletânea das súmulas (páginas 849 e seguintes) novos enunciados 1. Direito tributário, definição de tributo e suas espécies. 1.1 Supremo Tribunal Federal STF Súmula vinculante 40 (de 11/03/2015) A contribuição confederativa de que trata o art. 8º, IV, da Constituição Federal, só é exigível dos filiados ao sindicato respectivo. Tem a mesma redação da Súmula 666. Súmula vinculante 41 (de 11/03/2015) O serviço de iluminação pública não pode ser remunerado mediante taxa. Tem a mesma redação da Súmula Princípios constitucionais, competência e imunidades 2.1 Supremo Tribunal Federal STF Súmula vinculante 50 (de 17/06/2015) Norma legal que altera o prazo de recolhimento de obrigação tributária não se sujeita ao princípio da anterioridade. Tem redação equivalente à da Súmula 669.

10 Súmula vinculante 52 (de 18/06/2015) Ainda quando alugado a terceiros, permanece imune ao IPTU o imóvel pertencente a qualquer das entidades referidas pelo art. 150, VI, "c", da Constituição Federal, desde que o valor dos aluguéis seja aplicado nas atividades para as quais tais entidades foram constituídas. Tem redação semelhante à da Súmula Impostos e contribuições em espécie. 3.1 Supremo Tribunal Federal STF Súmula vinculante 48 (de 27/05/2015) Na entrada de mercadoria importada do exterior, é legítima a cobrança do ICMS por ocasião do desembaraço aduaneiro. Tem a mesma redação da Súmula Superior Tribunal de Justiça STJ Súmula 516 (de 25/02/2015) A contribuição de intervenção no domínio econômico para o Incra (Decreto-Lei n /1970), devida por empregadores rurais e urbanos, não foi extinta pelas Leis ns /1989, 8.212/1991 e 8.213/1991, não podendo ser compensada com a contribuição ao INSS. Súmula 524 (de 22/04/2015) No tocante à base de cálculo, o ISSQN incide apenas sobre a taxa de agenciamento quando o serviço prestado por sociedade empresária de trabalho temporário for de intermediação, devendo, entretanto, englobar também os valores dos salários e encargos sociais dos trabalhadores por ela contratados nas hipóteses de fornecimento de mão de obra. Súmula 556 (de 09/12/2015) É indevida a incidência de imposto de renda sobre o valor da complementação de aposentadoria pago por entidade de previdência privada e

11 em relação ao resgate de contribuições recolhidas para referidas entidades patrocinadoras no período de 1º/1/1989 a 31/12/1995, em razão da isenção concedida pelo art. 6º, VII, b, da Lei n /1988, na redação anterior à que lhe foi dada pela Lei n / Obrigação tributária 5.1 Superior Tribunal de Justiça STJ Súmula 554 (de 09/12/2015) Na hipótese de sucessão empresarial, a responsabilidade da sucessora abrange não apenas os tributos devidos pela sucedida, mas também as multas moratórias ou punitivas referentes a fatos geradores ocorridos até a data da sucessão. 6. Crédito tributário 6.2 Superior Tribunal de Justiça STJ Súmula 523 (de 22/04/2015) A taxa de juros de mora incidente na repetição de indébito de tributos estaduais deve corresponder à utilizada para cobrança do tributo pago em atraso, sendo legítima a incidência da taxa Selic, em ambas as hipóteses, quando prevista na legislação local, vedada sua cumulação com quaisquer outros índices. Súmula 555 (de 09/12/2015) Quando não houver declaração do débito, o prazo decadencial quinquenal para o Fisco constituir o crédito tributário conta-se exclusivamente na forma do art. 173, I, do CTN, nos casos em que a legislação atribui ao sujeito passivo o dever de antecipar o pagamento sem prévio exame da autoridade administrativa. Súmula 560 (de 09/12/2015)

12 A decretação da indisponibilidade de bens e direitos, na forma do art. 185-A do CTN, pressupõe o exaurimento das diligências na busca por bens penhoráveis, o qual fica caracterizado quando infrutíferos o pedido de constrição sobre ativos financeiros e a expedição de ofícios aos registros públicos do domicílio do executado, ao Denatran ou Detran. 7. Administração tributária 7.2 Superior Tribunal de Justiça STJ Súmula 569 (de 27/04/2016) Na importação, é indevida a exigência de nova certidão negativa de débito no desembaraço aduaneiro, se já apresentada a comprovação da quitação de tributos federais quando da concessão do benefício relativo ao regime de drawback. 8. Processo tributário 8.1 Supremo Tribunal Federal STF Súmula vinculante 53 (de 18/06/2015) A competência da Justiça do Trabalho prevista no art. 114, VIII, da Constituição Federal alcança a execução de ofício das contribuições previdenciárias relativas ao objeto da condenação constante das sentenças que proferir e acordos por ela homologados. 8.2 Superior Tribunal de Justiça STJ Súmula 558 (de 09/12/2015) Em ações de execução fiscal, a petição inicial não pode ser indeferida sob o argumento da falta de indicação do CPF e/ou RG ou CNPJ da parte executada. Súmula 559 (de 09/12/2015) Em ações de execução fiscal, é desnecessária a instrução da petição inicial com o demonstrativo de cálculo do débito, por tratar-se de requisito não previsto no art. 6º da Lei n /1980.

Súmulas do STF e STJ organizadas por assunto

Súmulas do STF e STJ organizadas por assunto Atualização 26: para ser juntada na pág. 1577 do Livro Principais Julgados 2014 Súmulas do STF e STJ organizadas por assunto Novas súmulas aprovadas após a edição do Livro. Vale ressaltar que todos esses

Leia mais

Sumário Capítulo 1 Direito tributário Capítulo 2 Espécies de tributo Capítulo 3 Empréstimos compulsórios e contribuições especiais

Sumário Capítulo 1 Direito tributário Capítulo 2 Espécies de tributo Capítulo 3 Empréstimos compulsórios e contribuições especiais Sumário Capítulo 1 Direito tributário... 1 1.1. Direito... 1 1.2. Direito público e direito privado... 1 1.3. Direito tributário... 2 1.4. Direito tributário e os demais ramos do Direito... 4 1.5. Estado...

Leia mais

Sumário CAPÍTULO 3 EMPRÉSTIMOS COMPULSÓRIOS E CONTRIBUIÇÕES ESPECIAIS

Sumário CAPÍTULO 3 EMPRÉSTIMOS COMPULSÓRIOS E CONTRIBUIÇÕES ESPECIAIS Sumário CAPÍTULO 1 DIREITO TRIBUTÁRIO 1. Direito 2. Direito público e direito privado 3. Direito tributário 4. Direito tributário e os demais ramos do Direito 5. Estado 6. Receitas do Estado 7. Definição

Leia mais

CAPÍTULO 1 TRIBUTO. CONCEITO E ESPÉCIES...19 CAPÍTULO 2 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA...21 CAPÍTULO 3 PRINCÍPIOS DO DIREITO TRIBUTÁRIO...

CAPÍTULO 1 TRIBUTO. CONCEITO E ESPÉCIES...19 CAPÍTULO 2 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA...21 CAPÍTULO 3 PRINCÍPIOS DO DIREITO TRIBUTÁRIO... SUMÁRIO PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL CAPÍTULO 1 TRIBUTO. CONCEITO E ESPÉCIES...19 CAPÍTULO 2 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA...21 2.1 Repartição das receitas tributárias... 23 2.2 Exercício da competência tributária...

Leia mais

Ação de Repetição do indébito

Ação de Repetição do indébito Ação de Repetição do indébito RUBENS KINDLMANN O que é? A Ação de Repetição do indébito está prevista no art. 165 do CTN e é cabível toda vez que o sujeito passivo tiver realizado um pagamento indevido

Leia mais

Sumário. Capítulo I Direito Tributário, tributo e suas espécies... 17

Sumário. Capítulo I Direito Tributário, tributo e suas espécies... 17 Sumário Capítulo I Direito Tributário, tributo e suas espécies... 17 1. Breve introdução ao Direito Tributário... 17 2. Tributo... 18 3. Espécies tributárias... 20 3.1. Impostos... 21 3.2. Taxas... 23

Leia mais

SUMÁRIO DIREITO TRIBUTÁRIO, TRIBUTO E SUAS ESPÉCIES... 23

SUMÁRIO DIREITO TRIBUTÁRIO, TRIBUTO E SUAS ESPÉCIES... 23 SUMÁRIO CAPÍTULO I DIREITO TRIBUTÁRIO, TRIBUTO E SUAS ESPÉCIES... 23 1. Breve introdução ao Direito Tributário... 23 2. Tributo... 25 3. Espécies tributárias... 27 3.1. Impostos... 28 3.2. Taxas... 30

Leia mais

SUMÁRIO DIREITO TRIBUTÁRIO, TRIBUTO E SUAS ESPÉCIES... 23

SUMÁRIO DIREITO TRIBUTÁRIO, TRIBUTO E SUAS ESPÉCIES... 23 SUMÁRIO CAPÍTULO I DIREITO TRIBUTÁRIO, TRIBUTO E SUAS ESPÉCIES... 23 1. Breve introdução ao Direito Tributário... 23 2. Tributo... 24 3. Espécies tributárias... 26 3.1. Impostos... 28 3.2. Taxas... 29

Leia mais

Sumário. Apresentação... 15

Sumário. Apresentação... 15 Sumário Apresentação... 15 Capítulo 1 Considerações iniciais... 17 1. Breves considerações sobre o direito financeiro... 17 2. Direito tributário. Noção conceptual... 20 2.1. Autonomia do direito tributário...

Leia mais

Sumário. ABREVIATURAS Capítulo 1 TRIBUTO: CONCEITO E ESPÉCIES COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA... 45

Sumário. ABREVIATURAS Capítulo 1 TRIBUTO: CONCEITO E ESPÉCIES COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA... 45 ABREVIATURAS... 11 Capítulo 1 TRIBUTO: CONCEITO E ESPÉCIES... 13 1. Conceito de tributo...13 1.1. Prestação pecuniária, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir...13 1.2. Prestação compulsória...14

Leia mais

Sumário. Apresentação... 15

Sumário. Apresentação... 15 Sumário Apresentação... 15 Capítulo 1 Considerações iniciais... 17 1. Breves considerações sobre o direito financeiro... 17 2. Direito tributário. Noção conceptual... 20 2.1. Autonomia do Direito Tributário...

Leia mais

Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL CAPÍTULO 1 TRIBUTO. CONCEITO E ESPÉCIES CAPÍTULO 2 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA... 19

Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL CAPÍTULO 1 TRIBUTO. CONCEITO E ESPÉCIES CAPÍTULO 2 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA... 19 Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL CAPÍTULO 1 TRIBUTO. CONCEITO E ESPÉCIES... 17 CAPÍTULO 2 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA... 19 2.1 Repartição das receitas tributárias... 21 2.2 Exercício da competência

Leia mais

CURSO JURÍDICO FMB CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DOS MÓDULOS

CURSO JURÍDICO FMB CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DOS MÓDULOS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DOS MÓDULOS Sumário DIREITO TRIBUTÁRIO... DIREITO TRIBUTÁRIO PROFS. GUILHERME ADOLFO DOS SANTOS MENDES E DIMAS MONTEIRO DE BARROS MÓDULO I Direito Tributário - Conceito; Tributo -

Leia mais

Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL CAPÍTULO 1 TRIBUTO. CONCEITO E ESPÉCIES CAPÍTULO 2 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA... 19

Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL CAPÍTULO 1 TRIBUTO. CONCEITO E ESPÉCIES CAPÍTULO 2 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA... 19 Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL CAPÍTULO 1 TRIBUTO. CONCEITO E ESPÉCIES... 17 CAPÍTULO 2 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA... 19 2.1 Repartição das receitas tributárias... 21 2.2 Exercício da competência

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 DIREITO TRIBUTÁRIO

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 DIREITO TRIBUTÁRIO SUMÁRIO CAPÍTULO 1 DIREITO TRIBUTÁRIO... 1 1. Direito... 1 2. Direito público e direito privado... 2 3. Direito tributário... 4 4. Direito tributário e os demais ramos do Direito... 6 5. Estado... 7 6.

Leia mais

SUMÁRIO Direito Tributário...2 O Direito Tributário e as demais ciências jurídicas...5 O Direito Tributário e os Limites ao Poder de Tributar...

SUMÁRIO Direito Tributário...2 O Direito Tributário e as demais ciências jurídicas...5 O Direito Tributário e os Limites ao Poder de Tributar... SUMÁRIO Direito Tributário...2 Conceito...2 Polos...2 Receitas públicas...2 Natureza...3 Exemplos de receitas derivadas...3 Exemplos de receitas originárias...4 O Direito Tributário e o Direito Público...4

Leia mais

SumáriO Direito tributário...2 O Direito tributário e as demais Ciências Jurídicas...5 O Direito tributário e os Limites ao poder de tributar...

SumáriO Direito tributário...2 O Direito tributário e as demais Ciências Jurídicas...5 O Direito tributário e os Limites ao poder de tributar... sumário Direito Tributário...2 Conceito...2 Polos...2 Receitas Públicas...2 Natureza...3 Exemplos de receitas derivadas...3 Exemplos de receitas originárias...4 O Direito Tributário e o Direito Público...4

Leia mais

MANUAL DE DIREITO TRIBUTÁRIO

MANUAL DE DIREITO TRIBUTÁRIO MARCELO ALEXANDRINO Auditor Fiscal da Receita Federal desde 1997, exerce suas atribuições na Divisão de Tributação da Superintendência da Receita Federal, no Rio Grande do Sul. Professor de Direito Tributário

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1. Introdução ao estudo do Direito Tributário, 21

SUMÁRIO. Capítulo 1. Introdução ao estudo do Direito Tributário, 21 SUMÁRIO Capítulo 1. Introdução ao estudo do Direito Tributário, 21 1.1. NOÇÕES INAUGURAIS, 21 1.2. ESPÉCIES DE RECEITAS FINANCEIRAS, 23 1.3. A IMPORTÂNCIA DAS RECEITAS TRIBUTÁRIAS, 26 1.4. A RELAÇÃO TRIBUTÁRIA

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO...

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 13 INTRODUÇÃO... 15 1. A organização do Estado... 15 1.1. As necessidades coletivas... 15 1.2. A atividade financeira do Estado... 16 1.2.1. Atividades financeira e econômica

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO TRIBUTÁRIO... 1

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO TRIBUTÁRIO... 1 SUMÁRIO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO TRIBUTÁRIO... 1 1.1 Noções inaugurais... 1 1.2 Espécies de receitas financeiras... 2 1.3 A importância das receitas tributárias... 5 1.4 A relação tributária

Leia mais

SUMÁRIO. Abreviaturas... 13

SUMÁRIO. Abreviaturas... 13 SUMÁRIO Abreviaturas... 13 Capítulo 1 Tributo: Conceito e Espécies... 15 1. Conceito de tributo... 15 1.1. Prestação pecuniária, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir... 15 1.2. Prestação compulsória...

Leia mais

ATUALIZAÇÃO ATUALIZAÇÃO

ATUALIZAÇÃO ATUALIZAÇÃO ATUALIZAÇÃO 1 Obra: Resumos Gráficos de Direito Tributário Autor: Eduardo Sabbag Página 12 Súmula Vinculante n o 50 do STF: Norma legal que altera o prazo de recolhimento da obrigação tributária não se

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 5

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 5 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 5 CAPÍTULO 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS... 19 1. Breves considerações sobre o direito financeiro... 19 2. Direito tributário. Noção conceptual... 22 2.1. Autonomia do Direito Tributário...

Leia mais

SÚMULAS STJ. 1 Adicional de Tarifa Portuária

SÚMULAS STJ. 1 Adicional de Tarifa Portuária 1 Adicional de Tarifa Portuária SÚMULAS STJ Súmula 50 SUPERADA - O Adicional de Tarifa Portuária incide apenas nas operações realizadas com mercadorias importadas ou exportadas, objeto do comércio de navegação

Leia mais

sumário 1 Histórico, 1 1 Introdução, 1 2 Histórico, 1 2 O Direito, 7 1 Etimologia, 7 2 Denominação, 7 3 Conceito, 7

sumário 1 Histórico, 1 1 Introdução, 1 2 Histórico, 1 2 O Direito, 7 1 Etimologia, 7 2 Denominação, 7 3 Conceito, 7 STJ00088638 sumário Nota do autor, xxi 1 Histórico, 1 1 Introdução, 1 2 Histórico, 1 Verificação de aprendizagem, 6 2 O Direito, 7 1 Etimologia, 7 2 Denominação, 7 3 Conceito, 7 Verificação de aprendizagem,

Leia mais

Revisão de casos práticos

Revisão de casos práticos Revisão de casos práticos RUBENS KINDLMANN Em janeiro de 2018, a pessoa jurídica Decoramais Ltda., com sede no Município de São Paulo, prestou serviço de decoração e jardinagem no Município Diadema e não

Leia mais

SUMÁRIO 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS...

SUMÁRIO 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS... SUMÁRIO Capítulo 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS... 21 1. Breves considerações sobre o direito financeiro... 21 2. Direito tributário. Noção conceptual... 24 2.1. Autonomia do Direito Tributário... 24 2.2. Relação

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO CONSIDERAÇÕES INICIAIS...

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO CONSIDERAÇÕES INICIAIS... SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 5 Capítulo 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS... 19 1. Breves considerações sobre o direito financeiro... 19 2. Direito tributário. Noção conceptual... 22 2.1. Autonomia do Direito Tributário...

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO Definição... 21

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO Definição... 21 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 11 Capítulo I Direito Tributário... 13 1. Definição... 13 2. Relação com outros ramos do direito... 13 3. Fontes do direito tributário... 14 4. Legislação tributária... 20 Capítulo

Leia mais

Ação de Repetição do indébito

Ação de Repetição do indébito Ação de Repetição do indébito RUBENS KINDLMANN O que é? A Ação de Repetição do indébito está prevista no art. 165 do CTN e é cabível toda vez que o sujeito passivo tiver realizado um pagamento indevido

Leia mais

Temas Repetitivos STJ (últimos) Matéria: Execução Fiscal Prof. Mauro Luís Rocha Lopes

Temas Repetitivos STJ (últimos) Matéria: Execução Fiscal Prof. Mauro Luís Rocha Lopes Temas Repetitivos STJ (últimos) Matéria: Execução Fiscal Prof. Mauro Luís Rocha Lopes IPVA Prescrição Termo Inicial REsp 1320825 / RJ Relator(a) Ministro GURGEL DE FARIA (1160) Data do Julgamento: 10/08/2016

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XXIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XXIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA - PEÇA PROFISSIONAL O partido político XYZ, cuja sede está no Município Alfa (capital do Estado X ), tem quatro imóveis localizados no mesmo município, dos quais um é utilizado para

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 5

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 5 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 5 CAPÍTULO 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS... 19 1. Breves considerações sobre o direito financeiro... 19 2. Direito tributário. Noção conceptual... 22 2.1. Autonomia do Direito Tributário...

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Art. 151 Suspendem a exigibilidade do crédito tributário: I - moratória; II - o depósito do seu montante integral;

Leia mais

AÇÃO DE REPETIÇÃO DO INDÉBITO. Rubens Kindlmann

AÇÃO DE REPETIÇÃO DO INDÉBITO. Rubens Kindlmann AÇÃO DE REPETIÇÃO DO INDÉBITO Rubens Kindlmann O que é? A Ação de Repetição do indébito está prevista no art. 165 do CTN e é cabível toda vez que o sujeito passivo tiver realizado um pagamento indevido

Leia mais

Planejamento Tributário Empresarial

Planejamento Tributário Empresarial Planejamento Tributário Empresarial 21/02/2016 Profa. Silvia Bertani M O M E N T O D E R E F L E X Ã O 21/02/2016 Profa. Silvia Bertani 21/02/2016 Profa. Silvia Bertani Planejamento Tributário atividade

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO Responsabilidade Tributária Art. 138 A responsabilidade é excluída pela denúncia espontânea da infração, acompanhada, se for o caso, do pagamento do tributo

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Tatiana Scaranello 28/11/2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Tatiana Scaranello 28/11/2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Tatiana Scaranello 28/11/2017 E-mail: tributario@legale.com.br tatiana.saranello@gmail.com AULA 24 DECADÊNCIA - Decadência é

Leia mais

Revisão de Direito Tributário Prof. Fábio Dutra XXI EXAME DA OAB

Revisão de Direito Tributário Prof. Fábio Dutra XXI EXAME DA OAB Revisão de Direito Tributário Prof. Fábio Dutra XXI EXAME DA OAB CF/88: Arts. 145 a 162 Estudo para Reta Final XXI Exame da OAB CTN: Arts. 3º, 4º, 7º, 16, 19, 23, 29, 32, 43, 46 e 63; Arts. 77, 81, 96,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 26/09/2017 PRINCIPIO DA IRRETROATIVIDADE

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 26/09/2017 PRINCIPIO DA IRRETROATIVIDADE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 26/09/2017 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 08 Princípios Tributários PRINCIPIO DA IRRETROATIVIDADE O princípio

Leia mais

Lançamento Tributário. Pré Aula Prof. Ramiru Louzada

Lançamento Tributário. Pré Aula Prof. Ramiru Louzada Lançamento Tributário Pré Aula Prof. Ramiru Louzada Lançamento Tributário Art. 123, CTN. Salvo disposições de lei em contrário, as convenções particulares, relativas à responsabilidade pelo pagamento de

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Professor: Mauro Moreira

DIREITO TRIBUTÁRIO. Professor: Mauro Moreira DIREITO TRIBUTÁRIO Professor: Mauro Moreira 1 RACIOCÍNIO JURÍDICO TRIBUTÁRIO CONSTITUIÇÃO -Princípios -Imunidades -Espécies Tributárias - I M P O S T O S T A X A S - C O N T R I B U IÇ Ã O D E M E L H

Leia mais

Elementos do 12ª edição 2015

Elementos do 12ª edição 2015 Eduardo Sabbag Elementos do 12ª edição 2015 Elementos do direito tributário_iniciais_cap.1_001_098.indd 3 05/08/2015 08:09:16 SUMÁRIO Apresentação... 21 1. Direito Tributário... 23 1.1. Introdução... 23

Leia mais

Prefácio à 4a Edição, xiii

Prefácio à 4a Edição, xiii Prefácio à 4a Edição, xiii LIVRO I - Parte Geral, 1 1 Obrigação tributária, 3 1.1 Definição e espécies, 3 1.2 Elementos da obrigação tributária, 4 1.2.1 Lei, 4 1.2.2 Fato gerador, 4 1.2.2.1 Elemento objetivo

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XXI EXAME DE ORDEM UNIFICADO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XXI EXAME DE ORDEM UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA - PEÇA PROFISSIONAL A União, por não ter recursos suficientes para cobrir despesas referentes a investimento público urgente e de relevante interesse nacional, instituiu, por meio da

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Obrigação Tributária. Denúncia espontânea. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Obrigação Tributária. Denúncia espontânea. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Obrigação Tributária Previsão legal CTN, Art. 138. A responsabilidade é excluída pela denúncia espontânea da infração, acompanhada, se for o caso, do pagamento do tributo devido E dos

Leia mais

Direito Tributário para o Exame de Ordem

Direito Tributário para o Exame de Ordem Direito Tributário para o Exame de Ordem 3 Conceito de Tributo. 4 Legislação Tributária. 5 Obrigação Tributária. 6 Crédito Tributário. (1a. Parte: Conceito, Constituição) Sergio Karkache http://sergiokarkache.blogspot.com

Leia mais

Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL CAPÍTULO 1 TRIBUTO CAPÍTULO 2 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA... 41

Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL CAPÍTULO 1 TRIBUTO CAPÍTULO 2 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA... 41 Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL CAPÍTULO 1 TRIBUTO... 19 1.1 CONCEITO E ESPÉCIES... 19 1.2 ESPÉCIES TRIBUTÁRIAS... 22 1.2.1 Taxas... 22 1.2.2 Contribuição de Melhoria... 26 1.2.3 Empréstimo Compulsório...

Leia mais

Sumário. Apresentação da coleção Capítulo 2. Introdução... 15

Sumário. Apresentação da coleção Capítulo 2. Introdução... 15 Apresentação da coleção... 13 Capítulo 1 Introdução... 15 Capítulo 2 Sistema Tributário Nacional... 17 2.1. Poder de Tributar... 17 2.1.1. Poder de tributar e competência tributária... 18 2.1.2. Modalidades

Leia mais

Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL

Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL CAPÍTULO 1 TRIBUTO... 19 1.1 Conceito e espécies... 19 1.2 Espécies tributárias... 22 1.2.1 Taxas... 22 1.2.2 Contribuição de Melhoria... 26 1.2.3 Empréstimo Compulsório...

Leia mais

Tropa de Elite Delegado Federal Direito Previdenciário

Tropa de Elite Delegado Federal Direito Previdenciário Tropa de Elite Delegado Federal Direito Previdenciário Seguridade Social André Studart 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Conceito de Seguridade Social Art. 194.

Leia mais

INICIAÇÃO À ADVOCACIA TRIBUTÁRIA

INICIAÇÃO À ADVOCACIA TRIBUTÁRIA INICIAÇÃO À ADVOCACIA TRIBUTÁRIA RUBENS KINDLMANN Contatos Professor Rubens Kindlmann @kindlmann rubens@kindlmann.com.br Quantos dias o brasileiro trabalha para pagar impostos? E nos outros países?

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO Legislação Tributária Art. 96 A expressão "legislação tributária" compreende as leis, os tratados e as convenções internacionais, os decretos e as normas complementares

Leia mais

IMPOSTOS (SÃO CASAIS) ITCMD (Móveis)(Imóveis)(Títulos)(Créditos) ICMS (Mercadorias)(Transp. Interestaduais e Intermunicipais)(Comunicação)

IMPOSTOS (SÃO CASAIS) ITCMD (Móveis)(Imóveis)(Títulos)(Créditos) ICMS (Mercadorias)(Transp. Interestaduais e Intermunicipais)(Comunicação) REVISÃO DA NP2 DE TRIBUTOS EM ESPÉCIES (ORIENTADOR: TIAGO OLIVEIRA) 25/05/2019 IMPOSTOS (SÃO CASAIS) Estaduais e DF ITCMD (Móveis)(Imóveis)(Títulos)(Créditos) ICMS (Mercadorias)(Transp. Interestaduais

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES POR EDITAL

CADERNO DE QUESTÕES POR EDITAL CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Tributário Questão 1: CESPE - Def PF//2015 Assunto: Demais Impostos Federais - IOF, ITR, IGF, II e IR (CF/1988 e CTN) A respeito das limitações ao poder

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XXV EXAME DE ORDEM UNIFICADO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XXV EXAME DE ORDEM UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA - PEÇA PROFISSIONAL Por ocasião da importação de equipamentos eletrônicos realizada pela pessoa jurídica PJ, a União entendeu que o recolhimento do Imposto sobre Produtos Industrializados

Leia mais

Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL

Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL CAPÍTULO 1 TRIBUTO... 19 1.1 Conceito e espécies... 19 1.2 Espécies tributárias... 22 1.2.1 Taxas... 22 1.2.2 Contribuição de Melhoria... 26 1.2.3 Empréstimo Compulsório...

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO CLAUDIO CARNEIRO. Blog: claudiocarneiroadv.blogspot.com.br. Site: Facebook: CLAUDIO CARNEIRO II

DIREITO TRIBUTÁRIO CLAUDIO CARNEIRO. Blog: claudiocarneiroadv.blogspot.com.br. Site:  Facebook: CLAUDIO CARNEIRO II 2012 DIREITO TRIBUTÁRIO CLAUDIO CARNEIRO Blog: claudiocarneiroadv.blogspot.com.br Site: www.claudiocarneiro.com.br Facebook: CLAUDIO CARNEIRO II IMPOSTOS: FEDERAIS: II, IE, IR, IPI, IOF, ITR, IGF, Extraordinário

Leia mais

Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL

Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL CAPÍTULO 1 TRIBUTO... 19 1.1 Conceito e espécies... 19 1.2 Espécies tributárias... 22 1.2.1 Taxas... 22 1.2.2 Contribuição de Melhoria... 26 1.2.3 Empréstimo Compulsório...

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 21/11/2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 21/11/2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 21/11/2017 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 22 Responsabilidade Tributária O município poderia isentar

Leia mais

PRIMEIRA PARTE CONCEITOS FUNDAMENTAIS

PRIMEIRA PARTE CONCEITOS FUNDAMENTAIS SUMÁRIO Prefácio (da 32 a edição) Apresentação (da 1 a edição) PRIMEIRA PARTE CONCEITOS FUNDAMENTAIS CAPÍTULO I O Estado e o Poder de Tributar 1. O Estado e sua atividade financeira 2. O poder de tributar

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Espécies Tributárias Impostos dos Estados, Municípios e do Distrito Federal. Prof.ª Luciana Batista

DIREITO TRIBUTÁRIO. Espécies Tributárias Impostos dos Estados, Municípios e do Distrito Federal. Prof.ª Luciana Batista DIREITO TRIBUTÁRIO Espécies Tributárias Impostos dos Estados, Municípios e do Distrito Federal Prof.ª Luciana Batista IMPOSTOS DOS ESTADOS/ DISTRITO FEDERAL (art. 155, CF/88). ITCD : transmissão causa

Leia mais

CAPÍTULO 1 Tributo: Conceito e Classificações... 17

CAPÍTULO 1 Tributo: Conceito e Classificações... 17 SUMÁRIO CAPÍTULO 1 Tributo: Conceito e Classificações... 17 1. Receitas originárias e receitas derivadas... 17 2. O conceito constitucional de tributo... 18 3. Análise do conceito do art. 3º do CTN...

Leia mais

RECENTES DECISÕES TRIBUTÁRIAS DE GRANDE IMPACTO

RECENTES DECISÕES TRIBUTÁRIAS DE GRANDE IMPACTO RECENTES DECISÕES TRIBUTÁRIAS DE GRANDE IMPACTO IPI REVENDA DE IMPORTADOS IPI REVENDA DE IMPORTADOS Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI Constituição Federal: Outorga à União a competência para

Leia mais

Estudo de Caso: Direito Tributário e Previdenciário

Estudo de Caso: Direito Tributário e Previdenciário Estudo de Caso: Direito Tributário e Previdenciário Monitora: Carla Arruda www.masterjuris.com.br CASO 01 QUESTÃO 4 - FCC - Analista Judiciário (TRF 3ª Região)/Judiciária/"Sem Especialidade"/2014 Empresa

Leia mais

GARANTIAS E PRIVILÉGIOS DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO

GARANTIAS E PRIVILÉGIOS DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO GARANTIAS E PRIVILÉGIOS DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO SUJEITO PASSIVO SUJEITO ATIVO Jurisprudência... Súmula 614 - STJ O locatário não possui legitimidade ativa para discutir a relação jurídico-tributária de IPTU

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 07/03/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 07/03/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 05 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 07/03/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 04 Apresentação e Conceito de Tributo. 1 A cobrança é um tributo?

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rafael Matthes 28/02/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rafael Matthes 28/02/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 05 Aula Ministrada pelo Prof. Rafael Matthes 28/02/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 02 Conceito de Tributo. A Constituição Federal atribui o poder

Leia mais

Direito Tributário. Aula 20. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Direito Tributário. Aula 20. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Direito Tributário Aula 20 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia

Leia mais

Contabilidade e Legislação Tributária Aula 11 Crédito Tributário e Lançamento

Contabilidade e Legislação Tributária Aula 11 Crédito Tributário e Lançamento Contabilidade e Legislação Tributária Aula 11 Crédito Tributário e Lançamento Prof. Gustavo Gonçalves Vettori + 1. Crédito tributário e lançamento 1 OT vs. CT Art. 139, CTN: O crédito tributário decorre

Leia mais

JOSÉ ALEXANDRE ZAPATEIRO Advogado militante na área de Direito Tributário Consultor jurídico empresarial Mestrando em Direito Tributário

JOSÉ ALEXANDRE ZAPATEIRO Advogado militante na área de Direito Tributário Consultor jurídico empresarial Mestrando em Direito Tributário JOSÉ ALEXANDRE ZAPATEIRO Advogado militante na área de Direito Tributário Consultor jurídico empresarial Mestrando em Direito Tributário TEORIA E PRÁTICA DE DIREITO TRIBUTÁRIO E EXECUÇÃO FISCAL Atualizada

Leia mais

SUMÁRIO. PARTE I Finanças Públicas no Sistema Tributário... 1

SUMÁRIO. PARTE I Finanças Públicas no Sistema Tributário... 1 SUMÁRIO PARTE I Finanças Públicas no Sistema Tributário... 1 Capítulo 1 Finanças Públicas e Tributação... 3 1.1. Estado, atividade financeira, Direito Financeiro e Tributário... 3 1.2. Evolução das finanças

Leia mais

Tributação Brasileira do Comércio Exterior e Competitividade do Brasil

Tributação Brasileira do Comércio Exterior e Competitividade do Brasil V SIMPÓSIO DE DIREITO ADUANEIRO Tributação Brasileira do Comércio Exterior e Competitividade do Brasil Dra. Liziane Angelotti Meira Doutora em Direito (PUC/SP) Mestre (Harvard Law School) Auditora Fiscal

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XX EXAME DE ORDEM UNIFICADO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XX EXAME DE ORDEM UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA - PEÇA PROFISSIONAL - C006060 Em 1º de janeiro de 2014, a União publicou lei ordinária instituindo Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico (CIDE) incidente sobre as receitas

Leia mais

Sumário PARTE GERAL FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS DO DIREITO TRIBUTÁRIO

Sumário PARTE GERAL FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS DO DIREITO TRIBUTÁRIO Sumário PARTE GERAL FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS DO DIREITO TRIBUTÁRIO 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO TRIBUTÁRIO 1.1 Introdução 1.1.1 Sistema jurídico-tributário 1.2 Finalidade do Estado 1.3 Atividade financeira

Leia mais

Crédito Tributário e Suas Formas de Lançamento art. 139 a 150 CTN

Crédito Tributário e Suas Formas de Lançamento art. 139 a 150 CTN CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann AULA 23 31/05/17 CRÉDITO TRIBUTÁRIO E SUAS FORMAS DE LANÇAMENTO Crédito Tributário e Suas Formas de Lançamento

Leia mais

Tributação do e-commerce

Tributação do e-commerce Tributação do e-commerce Alterações realizadas por meio da Emenda Constitucional 87/15 Tatiana Martines SEFAZ/SP EC 87/2015: Características principais O que é? A EC 87/2015 altera a sistemática de cobrança

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I DIREITO FINANCEIRO 1 INTRODUÇÃO 2 DIREITO FINANCEIRO 3 DESPESAS PÚBLICAS 4 RECEITAS PÚBLICAS

SUMÁRIO PARTE I DIREITO FINANCEIRO 1 INTRODUÇÃO 2 DIREITO FINANCEIRO 3 DESPESAS PÚBLICAS 4 RECEITAS PÚBLICAS SUMÁRIO PARTE I DIREITO FINANCEIRO 1 INTRODUÇÃO 1.1 Conceito de atividade financeira do Estado 1.2 Fins da atividade financeira 1.2.1 Serviços públicos 1.2.2 Poder de polícia 1.2.3 Intervenção no domínio

Leia mais

Introdução ao direito tributário

Introdução ao direito tributário Capítulo 1 - Introdução ao direito tributário 1.1. Considerações iniciais 17 1.2. Conceito de tributo 19 1.3. Tipos de tributo.. 20 1.3.1. Imposto.... 20 1.3.2. Taxas..25 1.3.2.1. Diferenças entre taxa

Leia mais

OS ASPECTOS MATERIAIS DO DIREITO TRIBUTÁRIO

OS ASPECTOS MATERIAIS DO DIREITO TRIBUTÁRIO OS ASPECTOS MATERIAIS DO DIREITO TRIBUTÁRIO Aula 01 Camila Campos Vergueiro VOCÊ JÁ PENSOU SOBRE: a regra jurídica? a obrigação tributária? o crédito tributário? O CICLO DE VIDA DA OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA?

Leia mais

Contabilidade: A estratégia para o sucesso.

Contabilidade: A estratégia para o sucesso. ASPECTOS DA EXCLUSÃO DA BASE DE CÁLCULO PIS/COFINS CENTRO DE ESTUDOS E DEBATES FISCO- CONTÁBEIS DEZEMBRO 2018 Julgado em 24 de abril de 2008, a repercussão geral da questão constitucional relativa à inclusão

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 2 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 237 - Data 16 de maio de 2017 Processo Interessado CNPJ/CPF Assunto: Normas Gerais de Direito Tributário INCLUSÃO DO ICMS E DAS PRÓPRIAS

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 A SEGURIDADE SOCIAL... 19

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 A SEGURIDADE SOCIAL... 19 SUMÁRIO S CAPÍTULO 1 A SEGURIDADE SOCIAL... 19 1. Origem e evolução legislativa no Brasil... 19 Questões comentadas de concursos públicos... 29 Questões de concursos... 30 CAPÍTULO 2 A SEGURIDADE SOCIAL

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XXII EXAME DE ORDEM UNIFICADO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XXII EXAME DE ORDEM UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA - PEÇA PROFISSIONAL Caio era empregado da pessoa jurídica X há mais de 10 anos. No entanto, seu chefe o demitiu de forma vexatória, diante de outros empregados, sem o devido pagamento

Leia mais

CIRCULAR Nº 011. REFORMA TRIBUTÁRIA Emenda Constitucional nº 42/03 - Resumo

CIRCULAR Nº 011. REFORMA TRIBUTÁRIA Emenda Constitucional nº 42/03 - Resumo São Paulo, 05 de Fevereiro de 2.004. DE: ASSESSORIA JURÍDICA PARA: ASSOCIADOS> CIRCULAR Nº 011 REFORMA TRIBUTÁRIA Emenda Constitucional nº 42/03 - Resumo Em resumo, a Emenda Constitucional nº 42, de 19

Leia mais

Questão 01 FGV/Fiscal de Tributos-Niterói/2015

Questão 01 FGV/Fiscal de Tributos-Niterói/2015 Questão 01 FGV/Fiscal de Tributos-Niterói/2015 Um contribuinte do Município, inconformado com a imposição de um auto de infração do ISS, decide discutir em juízo a incidência ou não do tributo, ingressa

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 12/12/2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 12/12/2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 12/12/2017 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 28 Exclusão do Crédito Tributário Exclusão do crédito tributário

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos em Federais Contribuições para a Seguridade Social - PIS/COFINS Parte - III. Prof. Marcello Leal. Prof.

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos em Federais Contribuições para a Seguridade Social - PIS/COFINS Parte - III. Prof. Marcello Leal. Prof. DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos em Federais Contribuições para a Seguridade Social - PIS/COFINS Parte - III PIS/PASEP Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público - PIS/PASEP

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Federais Contribuições para a Seguridade Social PIS/COFINS Parte I. Prof. Marcello Leal. Prof.

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Federais Contribuições para a Seguridade Social PIS/COFINS Parte I. Prof. Marcello Leal. Prof. DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos Federais Contribuições para a Seguridade Social PIS/COFINS Parte I CRFB/88, Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Professor Victor Alves Aula dia 14/03/2017

DIREITO TRIBUTÁRIO. Professor Victor Alves Aula dia 14/03/2017 DIREITO TRIBUTÁRIO Professor Victor Alves Aula dia 14/03/2017 Conceito de Tributo: Art. 3º do CTN - Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Federais IPI Parte 2. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Federais IPI Parte 2. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos Federais IPI Parte 2 Será que o STF manteve o entendimento do STJ? "Conforme bem esclarecido por Marco Aurélio Greco (.) a fabricação das embalagens é "evento que se encontra

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XXI EXAME DE ORDEM UNIFICADO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XXI EXAME DE ORDEM UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA - PEÇA PROFISSIONAL A União, por não ter recursos suficientes para cobrir despesas referentes a investimento público urgente e de relevante interesse nacional, instituiu, por meio da

Leia mais