II- INTRODUÇÃO: III- QUAL A ORIGEM DO VOCÁBULO BIBLIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "II- INTRODUÇÃO: III- QUAL A ORIGEM DO VOCÁBULO BIBLIA"

Transcrição

1 I- BÍBLIOLOGIA. Este é um assunto de grande importância, que nos leva a conhecer e entender as escrituras sagradas, nestes últimos dias satanás tem feito de tudo para distorcer, e enganar, ele usar até mesmo os meios de comunicação como uma das maiores ferramentas para negar a realidade que nela está escrita e fará de tudo para apagar do coração de muitos crentes a palavra de Deus. Reforçando este comentário no Salmo o Salmista diz para Deus escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti. Aproveite, não perca tempo se esforce e se dedique a palavra de Deus. II- INTRODUÇÃO: A Bíblia tem superado, a mais de 20 séculos, inúmeras investidas, de certos tiranos e opositores. Ela tem sido o livro mais lido no mundo, a doutrina bíblica reside no fato de precisarmos ser auxiliados para uma boa percepção dos acontecimentos bíblicos. Embora Deus seja o autor da Bíblia, ele usou homens santos, e inspirado-os a escreverem o que os homens precisavam saber. A Bíblia tem resposta para tudo o que o homem precisa saber sobre Deus, anjos, a origem e o destino do homem; a origem do pecado e suas conseqüências; a realidade da salvação; a divindade do Espírito Santo e sua atuação; a existência da igreja etc. é dever do verdadeiro cristão, não só SABER, mas, ENTENDER e mais ainda, CONHECER a doutrina das escrituras. III- QUAL A ORIGEM DO VOCÁBULO BIBLIA Em parte alguma da Bíblia encontraremos o nome Bíblia. É um termo de origem grega, que é derivado do nome que os gregos davam á folha de papiro quando preparada para a escritura. O nome dado era Bíblos ; Um rolo já preparado era denominado bíblion ; quando juntavam vários bíblions, então chamavam de Bíblia. Portanto literalmente a palavra Bíblia quer dizer coleção de livros pequenos. 1. No Antigo Testamento: IV- NOMES E TÍTULOS DADO A BÍBLIA O LIVRO Um dos títulos mais singelos e objetivos. A partir de Moisés, a vida religiosa dos judeus foi organizada. Toda a vida do povo foi orientada por leis e ordenanças escrita num livro para memória e obediência, (Êx 17.14; Dt 28.58; 29.20,27). Ás vezes aparece como o livro do concerto (Êx 24.7); o livro da lei (Dt 28.61; 29.21; Is 1.8; 23.6; 1 Rs 22.8); o Rolo do livro (Sl 40.7); as palavras do livro (Is 29.18); livro do Senhor (Is 34.16); Os livros (Dn 9.2). ESCRITURAS- O termo escrituras não é meramente um titulo dado a bíblia, mas refere-se ao que está escrito, ao que está na bíblia (Êx 32.16; Dn 10.21). PALAVRA DO SENHOR ou PALAVRA DE DEUS- 1são títulos bem conhecidos e aparecem em varias partes da bíblia, sempre fererindo-se ao que Deus falou (Jr 2.31; 22.29).

2 A LEI DO SENHOR ou A LEI-designação feita especialmente para referi-se á LEI dada ao povo de Israel através de Moisés (Js 1.7,8; 24.25,26; Sl 1.1-3; 1 Rs 2.3; 2 Cr ; Ne 8.3,4,18). 2. No Novo Testamento: A LEI E OS PROFETAS- esse titulo é citado no Novo Testamento em referência ao Antigo Testamento (Mt 7.12; ; Lc24. 44; Jo 12.34). V- A ORIGEM DA BIBLIA Antes de haver a revelação divina escrita, Deus revela-se verbalmente. Desde Adão até Moisés, passaram-se anos aproximadamente. A revelação verbal de Deus foi transmitida inicialmente por Adão, que viveu 930 anos, e este passou as gerações seguintes até chegar a Moisés. Não há evidência de que houvesse alguma revelação escrita antes de Moisés, por isto Deus lhe ordenou: Escreve isto para memorial num livro (Êx 17.14). Escritores da Bíblia. A bíblia foi escrita num período de anos aproximadamente por 40 autores distintos. Esses não formaram uma comissão especial para produzirem juntos uma bíblia. Pelo contrario a maioria dos autores nem ao menos se conheceu e nem planejou formar uma coleção de 66 livros, que mais tarde foi denominada bíblia. Um fato interessante acerca dos autores da bíblia é a diferença de cultura entre eles. Moisés, Lucas e Paulo eram homens cultos. Porem outros foram reis, pastores de ovelhas, fazendeiros, médicos, copeiros. Soldados, lavradores e viveram em épocas distantes uns dos outros, em ambientes variados. Porem há algo que se destaca em tudo isso. Deus fez uso desses homens distintos entre si, para entregarem ao mundo uma só revelação. VI- AS LIGUAS DE ESCRITA DA BIBLIA A bíblia, por ser um livro de procedência israelita, foi escrita nas línguas faladas pelo povo israelita. Devido á sua história acidentada pelas guerras, exílios e submissões aos domínios de outros povos, o povo judeu, sem perder suas características essenciais, sofreu enormes mudanças no seu sistema de vida política e religiosa. As línguas originais da bíblia são o hebraico e o grego, com algumas partes, no Antigo Testamento, escritas em aramaico. Principais materiais de escrita VII- MATERIAIS DE ESCRITA DA BIBLIA PAPIRO - É o nome de uma planta aquática própria das margens alagadiças do rio Nilo, na África, especialmente, no Egito. Os antigos egípcios utilizavam o material dessa planta, entre outras coisas, para a fabricação de uma espécie de papel. PERGAMINHO - esse material foi usado pelos egípcios e pelos babilônicos. Era feito de peles curtidas e amaciadas de cabras, ovelhas e de bezerros. Os

3 pergaminhos eram preparados de tal modo que podiam resistir muito mais que o papiro. Paulo usou pergaminhos para escrever suas cartas (2 Tm 4.13). A TINTA era feita de carvão vegetal, goma e água. VIII- AS SEÇÕES DA BÍBLIA Os dois Testamentos. Duas partes formam a estrutura da Bíblia: O Antigo Testamento com 39 livros e o Novo Testamento com 27 livros. Há um entrelaçamento entre os Testamentos que os tornam inseparáveis. Há mais de mil citações do Antigo Testamento no Novo Testamento. a. O Antigo Testamento. É dividido Em cinco grupos, Vejamos: Livros do Antigo Testamento 1º - A Lei (Torá ou Pentateuco) - 5 livros Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio. 2º - Livros Históricos - 12 livros Josué, Juízes, Rute, I Samuel, II Samuel, I Reis, II Reis, I Crônicas, II Crônicas, Esdras, Neemias, Ester. 3º - Livros Poéticos - 5 livros Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares de Salomão. Profetas 4º - Maiores 5 livros Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel, Daniel. 5º - Menores 12 livros Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias. a. O Novo Testamento. É dividido Em quatro grupos de assuntos, vejamos: 1º Evangelhos - 4 livros Mateus, Marcos, Lucas, João. 2º Livro Histórico 1 livro Atos dos Apóstolos Livros do Novo Testamento 3º Cartas (Epístolas) 21 livros Romanos, I Coríntios, II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I Tessalonicenses, II Tessalonicenses, I Timóteo, II Timóteo, Tito, Filemon, Hebreus, Tiago, I Pedro, II Pedro, I João, II João, III João, Judas. 4º Livro Profético 1 livro Apocalipse (Revelação)

4 IX- LIVROS APÓCRIFOS A palavra apócrifo significa literalmente escondido, oculto isto em referência a livros que tratavam de coisas secretas, misteriosas, ocultas. No sentido religioso, o termo significa não genuíno, desde sua copilação por Jerônimo. Os apócrifos foram escritos entre Malaquias e Mateus, ou seja, numa época em que cessara por completo a revelação divina. Os 7 livros apócrifos constantes das bíblias de edição católica romana são: 1 Esdras, Tobias, Judite, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico, Baruque, 1 Macabeu e 2 Macabeu. A igreja romana aprovou os livros apócrifos em 18 de abril de 1546, para combater o movimento da reforma protestante. O cardeal Pallavacini, em sua história eclesiástica, declara em pleno concílio, 40 bispos, dos 49 presentes, travavam uma batalha corporal, agarrados ás barbas e batinas uns dos outros... Foi nesse ambiente espiritual que os apócrifos foram aprovados! A primeira edição da Bíblia Romana com os apócrifos deu-se em 1592, com autorização do papa Clemente VIII. Há informação de que existem uns 50 evangelhos além de muitos atos e epístolas a grande parte desses escritos fizeram a igreja primitiva ver quanto era importante distinguir entre o falso e o verdadeiro. X- PRINCIPIOS PARA O RECONHECIMENTO DA CANONIDADE DE UM LIVRO Como alguém poderia reconhecer um livro inspirado só por vê-lo? Era árdua a tarefa da comunidade cristã, chegara uma conclusão sobre quais livros seriam realmente de Deus, quando, inúmeros livros circulavam entre eles. Por representarem ameaça constante, fez-se necessário que o povo de Deus revisse cuidadosamente sua coleção de livros sagrados. Pelo menos cinco critérios básicos foram aplicados. a. O livro é autorizado? - afirma vir da parte de Deus? b. O livro é profético? foi escrito por um servo de Deus? c. O livro é digno de confiança? fala da verdade a cerca de Deus, do homem e etc. d. O livro é dinâmico? possui o poder de Deus que transforma vidas? e. O livro é aceito pelo povo de Deus para o qual foi originalmente escrito?- é reconhecido como proveniente de Deus. XI- O CÂNON DA BÍBLIA Quando dizemos Cânon ou escrituras canônicas, queremos dizer ou falar da coleção completa dos livros divinamente inspirados, que constituem a Bíblia Sagrada. Cânon é a palavra grega e significa, literalmente, vara reta de medir, encontramos o termo no original, em Ezequiel No sentido religioso, é aquilo que serve de norma, regra. No Novo Testamento, com este sentido, encontramos a palavra Cânon, em vários lugares. Por exemplo: Gl6. 16; 2 Co 10.13; 1 Co 10.15; Fl 3.16.

5 XII- A MENSAGEN DA BÍBLIA 1. A presenta Deus como criador e Senhor de tudo. (Gn 1.1; Sl 95.6; ; Is40. 26; Ef 3.9; Ap 10.6). De fato, a Bíblia é a real revelação de Deus. É o testemunho do que fez, faz e fará, e ao mesmo tempo, é a revelação da verdade de que toda criação está sujeita a ele e depende dele. Ele dirige todas as coisas com o fim de que tudo seja para sua glória. 2. Apresenta o problema do pecado. A Bíblia é a única fonte que revela a verdade sobre o pecado e seu caráter maligno. A Bíblia não alivia, nem filosofa sobre o pecado, mas o trata com clareza (Rm ; 3.23; 5.12). 3. Apresenta um plano de salvação. As religiões tentam salvar o homem pelos seus próprios méritos; porém a salvação só é possível a traves da solução apresentada pela Bíblia. (At 4.12; Lc 10.19; 1 Jo 2.2). XIII- ALGUNS FATOS INTERESANTES DA BÍBLIA A Bíblia foi escrita originalmente em forma de rolos, sendo cada livro um rolo. Com a invenção do papel no século II, pelos chineses e a do prelo de tipos de móveis, em 1450, pelo alemão Gutemberg, foi possível ter em mãos todos os livros da Bíblia, o que antes era impossível, no tempo dos apóstolos, um crente conduzir os livro da Bíblia em sua totalidade. Os rolos chegavam a medir uns 10 metros de extensão, por 20 a 25 cm de largura. Hoje, por questões tradicionais, os rolos sagrados das escrituras hebraicas continuam em uso nas sinagogas judaicas. As Bíblia mais antigas não eram divididas em capítulos e verciculos. O intuito das divisões foi pa facilitar a tarefa de citar as escrituras. No ano de 1227, um professor da Univercidade de paris e mais tarde arcebispo da Cantuária, Stephen (Estêvão) dividiu a Bíblia em capítuloss. Só em 1551, através de Robert, impressor parisiense, foi que a Bíblia teve a divisão em versículos. Robert publicou a primeira bíblia (Vulgata Latina). O AT tem 929 capítulos e versículos. O NT tem 260 capítulos e versículos. A Bíblia toda tem capítulos e versículos. O número de palavras e letras depende do idioma e da versão. O maior capítulo é o Salmo 119, e o menor o Salmo 117. O maior versículo está em Ester 8.9; o menor, em Êxodo (Isso, nas versões portuguesas e com exceção da chamada "Tradução Brasileira", onde o menor é Lucas 20.30). Em certas línguas, o menor é João Os livros de Ester e Cantares não contêm a palavra Deus, porém a presença de Deus é evidente nos fatos neles desenrolados, mormente em Ester. Há na Bíblia menções de Deus sob vários nomes divinos, e 177 menções do Diabo, sob seus vários nomes. A vinda do Senhor é referida direta e indiretamente vezes, sendo no AT e 318 no NT. Jesus é o tema central da Bíblia. Ele mesmo no-lo declara em Lucas e João (Ler também Atos 3.18; 10.43; Apocalipse 22.16). Se olharmos de perto, veremos que, em tipos, figuras, símbolos e profecias, Ele ocupa o lugar central das Escrituras, isto além da sua manifestação como está registrada em todo o Novo Testamento.

6 Há outros casos assim na estrutura da Bíblia. Isso jamais poderia ser obra do acaso. A frase "não temas" ocorre 365 vezes em toda a Bíblia, o que dá uma para cada dia do ano! O capítulo 19 de 2 Reis é idêntico ao 37 de Isaías. O AT encerra citando a palavra "maldição"; o NT encerra citando a expressão: "a graça do Nosso Senhor Jesus Cristo." A Bíblia foi o primeiro livro impresso no mundo após a invenção do prelo; isso deu-se em 1452, em Mogúncia, Alemanha. O nome de Jesus consta do primeiro e do último versículos do NT. As traduções da Bíblia (toda ou em parte) até 1984, atingiram a 1796 línguas e dialetos. Restam ainda cerca de línguas em que ela precisa ser traduzida. As Bíblia hoje existem em diversas versões, as versões são resultante de atualizações de uma tradução. A tradução significa passar tudo o que foi escrito de um idioma para outro, tradução principal utilizada no Brasil, e a de João Ferreira de almeida. XIV- ABREVIATURAS Em índices e citações bíblicas, é comum o uso de abreviaturas para se referir aos Textos. Um dos formatos convencionados segue o padrão abaixo: O ponto (. ) separam o capítulo dos versos; O hífen ( - ) indica uma faixa contínua de versos; A vírgula (, ) indica uma sequência não contínua de versos; O ponto-e-vírgula ( ; ) inicia um novo capítulo do mesmo livro ou não, se seguido de nova abreviação. Gn = Gênesis, capítulo 3, versículos 2 a 5. Lv 1.3,6; 2:2-4 = Levítico, capítulo 1, versículos 3 e 6, capítulo 2, versículos 2 a 4. Mt 1-12; Ap 2:1-7 = Mateus, capítulos 1 a 12, Apocalipse, capítulo 2, versículos 1 a 7. Antigo Testamento Gênesis Gn Eclesiastes Ec Êxodo Ex Cantares de Salomão Ct Levítico Lv Isaías Is Números Nm Jeremias Jr Deuteronômio Dt Lamentações Lm Josué Js Ezequiel Ez Juízes Jz Daniel Dn Rute Rt Oséias Os I Samuel I Sm Joel Jl II Samuel II Sm Amós Am I Reis I Rs Obadias Ob II Reis II Rs Jonas Jn I Crônicas I Cr Miquéias Mq II Crônicas II Cr Naum Na Esdras Ed Habacuque Hc Neemias Ne Sofonias Sf Ester Et Ageu Ag Jó Jó Zacarias Zc Salmos Sl Malaquias Ml

7 Provérbios Pv Novo Testamento Mateus Mt I Timóteo I Tm Marcos Mc II Timóteo II Tm Lucas Lc Tito Tt João Jo Filemon Fm Atos dos Apóstolos At Hebreus Hb Romanos Rm Tiago Tg I Coríntios I Co I Pedro I Pe II Coríntios II Co II Pedro II Pe Gálatas Gl I João I Jo Efésios Ef II João II Jo Filipenses Fp III João III Jo Colossenses Cl Judas Jd I Tessalonicenses I Ts Apocalipse (Revelação) Ap II Tessalonicenses II Ts XV- COMO USAR A BÍBLIA NO DIA-A-DIA 1. Leia a Bíblia diariamente. (Dt 17.19). Esta regra é excelente. Presumese que 90 % dos crentes não lêem a Bíblia diariamente: não é de admirar haver tantos crentes frios nas igrejas. Não somente frios mas anãos, raquíticos, mundanos, carnais, indiferentes. Sem crescimento espiritual, Deus não nos pode revelar suas verdades profundas (Mc 4.33; Jo 16.12; Hb 5.12). É de admirar haver pessoas na igreja que acham tempo para ler, ouvir e ver tudo, menos a Palavra de Deus. Motivo: Comem tanto outras coisas que perdem o apetite pelas coisas de Deus! É justo ler boas coisas, mas, é imprescindível tomar mais tempo com as Escrituras. Não basta assistir aos cultos, ouvir sermões e testemunhos, assistir a estudos bíblicos, ler boas obras de literatura cristã: é preciso a leitura bíblica individual, pessoal. Há crentes que só comem espiritualmente quando lhes dão comida na boca: é a colher do pastor, do professor da Escola Dominical, etc. Se ninguém lhes der comida eles morrerão. Você não deve usar a Bíblia só quando vai aos cultos, não de vemos limitar o uso dela somente a estes momentos, dessa forma o seu crescimento acontecerá lentamente o desejo de Deus é que você seja um adulto espiritual não uma criança 1 Co 13.11; e Ef 4.5. Manuseie a Bíblia todos os dias, não basta tê-la uma vez, ou só aqueles textos soltos mais conhecidos como Sl 23 e 91, Jo 3.16 e 1 Co 13. A Bíblia não se resume neles. 2. A memorização de versículos. O segundo passo que você deve dar para crescer espiritualmente é memorizar os textos bíblicos. Quando você memoriza os textos da bíblia, está guardando, escondendo e fazendo habitar em si a palavra de Deus. O que foi escrito na Bíblia, definitivamente, não foi para ficar só registrado em um livro. A leitura apenas lhe dar condições de se lembrar 15% do que leu, depois de 24 horas. Mas a memorização lhe permite lembrar 100%. 3. O estudo. Outro passo que precisa dar para crescer espiritualmente é estudar a palavra de Deus. Estudar é mais do que ler cuidadosamente. Ler é mais rápido que estudar, mas estudar ajuda a pensar e a lembrar.

8 Devem acompanhar você no estudo da Bíblia os seguintes materiais: a. A Bíblia. Se possível use varias versões existentes em português, para consulta comparativa. b. Uma concordância Bíblica. Ajuda a localizar palavras, livro por livro da Bíblia. c. Chave Bíblica. Traz esboços dos livros da Bíblia e também introdução, autores, história e datas. d. Dicionário Bíblico. Para explicação de palavras e assuntos bíblicos. e. Dicionário de português. Para saber das palavras pouco conhecidas por você f. Manual de temas Bíblicos. Traz assuntos Para estudos mais aprofundados. g. Um caderno. Para anotações das observações, correlações, interpretações e aplicações do seu estudo. 4. O momento de meditação. O ler diariamente a bíblia tentando entender os seus ensinamentos lhe ajudará a crescer espiritualmente, é ter um momento de meditação na palavra de Deus. Leia Sl 1.1-3e medite. É preciso que você se dedique á meditação diariamente. Escolha um lugar especial a sós com Deu.. A BIBLIA É: 1. O mapa do viajante. 2. O cajado do peregrino. 3. A mente de Deus. 4. A bússola do piloto. 5. O estado espiritual do homem. 6. A espada do soldado. 7. O caminho da salvação. 8. O paraíso restaurado. 9. A condenação dos pecadores. 10. O céu aberto. 11. A felicidade dos cristãos. 12. Alimento para sustentar. AS "ADIÇÕES" FEITAS À BÍBLIA

9 A Escritura que possuímos hoje é um pouco diferente daquela que foi produzida na antiguidade pelos profetas no Velho Testamento e depois pelos apóstolos judeus no Novo Testamento. Todas as citações abaixo não constam do texto original! Vejamos alguns exemplos de adições: AS PALAVRAS EM ITÁLICO Elas não constam no original e servem para complementar o sentido do texto. Seu objetivo é enfatizar e firmar algo que está sendo dito. PALAVRAS ENTRE PARÊNTESIS Enquanto as palavras adicionais aparecem em itálico em algumas versões, em outras isso ocorre através do uso de parêntesis. PALAVRAS NA MARGEM OU NO RODAPÉ Determinados trechos ou palavras encontrados na margem ou no rodapé de nossas Bíblias são a tradução ou explicação de um texto ou palavra duvidosa. DIVISÃO EM CAPÍTULOS E VERSÍCULOS Isso também não existe nos originais. Em alguns casos este tipo de divisão prejudica, pois "quebra" o texto e tira o sentido completo do mesmo, prejudicando assim a sua interpretação. DIVISÃO DO TEXTO EM PARÁGRAFOS Não existe no texto original, embora esta divisão seja muito útil para a compreensão da Escritura. REFERÊNCIAS DE RODAPÉ Em praticamente todas as Bíblias hoje encontramos notas de rodapé que correspondem à pequenos números que são inseridos no texto bíblico. Estes números trazem aquilo que chamamos de "referências cruzadas", ou seja, outras ocorrências daquelas palavras ou expressões, o que torna mais fácil encontrarmos determinadas palavras na Bíblia. VERSÕES BÍBLICAS Na atualidade temos uma série muito grande de versões dos textos originais. Isso indica que houveram traduções variadas, algumas vezes adaptando-se a linguagem mais popular, para facilitar o entendimento daqueles que leem. O texto original é único, sem variações e uniforme! 14 CURIOSIDADES ACERCA DA BÍBLIA I. NÚMEROS 1. Número Total de livros da Bíblia: 66 livros. a) 39 no Antigo Testamento, 27 no Novo Testamento. b) 66, 39 e 27 são todos múltiplos de 3, o número da perfeição.

10 2. O Velho Testamento é cerca de três vezes e meia maior do que o Novo Testamento. a) Os livros de história cobrem metade do Velho Testamento b) Os livros de poesia cobrem um quinto do Velho Testamento c) O Pentateuco (os primeiros cinco livros escritos por Moisés) é quase do tamanho do Novo Testamento d) Capítulo mais curto da Bíblia: Salmo 117 e) Capítulo mais longo: Salmo 119 f) Versículo mais curto (versão Revisada): NT.: Jo 11:35 - Jesus chorou. AT.: Ex 20:13 - Não matarás. g) Versículo mais longo: Ester 8:9 h) Livros com somente um capítulo: Obadias, Filemon, 2ª e 3ª João e Judas. i) Livro com maior número de capítulos: Salmos - têm 150 capítulos J) Número de capítulos na Bíblia: 1189 k) Número de versículos na Bíblia: Edição Revisada II. PALAVRAS 1. Número de vezes que aparece a palavra: a) Deus: Bíblia Revisada de Acordo com os Melhores Textos em Hebraico e Grego (AMTGH). b) Senhor: Revisada (AMTGH). c) Lúcifer: 0 (nenhuma) d) Satanás: 54 - Revisada (AMTGH). III. LÍNGUA 1. Os Evangelhos ocupam quase a metade do Novo Testamento. 2. O Velho Testamento foi quase todo escrito em hebraico 3. O Novo Testamento foi todo escrito em grego. Tema central da Bíblia: A redenção do homem através de Jesus Cristo. IV. OUTRAS CURIOSIDADES 1. Os escritos antigos não tinham pontuação, parágrafos, capítulos, versículos, divisões, títulos. Eram escritos mais ou menos assim: portantoidefazeidiscipulosdetodasasnacoesbatizandoosemnomedopaiedofilhoedoespiritosanto

11 2. É claro que em Hebraico, Aramaico e Grego. Escreviam assim porque o material de escrita era excessivamente caro e raro. Sem espaços, letras maiúsculas ou minúsculas, pontuações ou parágrafos, economizavam mais espaço. Mas isto podia gerar erros de cópia e erros de tradução. 3. A frase: Não temas aparece na Bíblia 366 vezes. Uma para cada dia do ano e uma sobra para o ano bissexto. 4. A primeira citação da redondeza da terra foi feita por Galileu [ ]. Todavia bastava os descobridores conhecerem a Bíblia (Is 40:22). 5. A arca de Noé media 134 m de comprimento, 23 m de largura e 14 m de altura. Sendo área total nos três pisos era de m 2 e um volume total de m 3 aproximada-mente: o que a torna próxima das embarcações atuais (Gn 6:15-16). 6. O movimento ecológico começou por um alerta de Deus (Ex 23:28-29). 7. Noé passou na arca com sua família e com os animais 375 dias (Gn 7:11; 8:13-19). 8. Davi além de poeta, músico e cantor foi inventor de diversos instrumentos musicais (Am 6:5). 9. Davi foi ungido 3 vezes, obtendo uma gloriosa confirmação divina e humana (1Sm 16:1-13; 2Sm 2:4; 1Cr 11:1-3). 10. Salomão não era o único sábio haviam mais 4 sábios (1Rs 4:29-31). 11. O Antigo Testamento apresenta 332 profecias literalmente cumpridas em Cristo. 12. As melhores e maiores pregações de Jesus foram feitas por ele assentado (Mt 5:1-2; Lc 4:20-21; Lc 5:3). 13. O nome cristão só aparece três vezes na Bíblia (At 11:26; 26:28; 1Pe 4:16). 14. Paulo pregou o sermão mais longo descrito na Bíblia - até o romper da alva (At 20:7-11). 15. A idéia organizacional é bíblica e foi implantada por Moisés no deserto sob a orientação de um sacerdote (Ex 18:13-26). 16. O trânsito pesado e velozes, os cruzamentos aparecem descritos exatamente como hoje (Na 2:4). 17. A questão salarial e a responsabilidade trabalhista, são uma preocupação divina há tempos (Tg 5:4). 18. A mensagem através de out-door é uma citação bíblica detalhada (Hb 2:2). 19. O nome mais comprido e estranho de toda a Bíblia é: Maersalalhasbaz - filho de Isaías (Is 8:3-4). 20. Qual a primeira árvore que aparece na Bíblia? Figueira (Gn 3:7). 21. Como se chamava a mulher cuja idade é a única que registra a Bíblia? Sara (Gn 9:20).

12 22. Em que livros não é mencionado nem uma só vez o nome de Deus? No livro de Cantares ou Cântico dos Cânticos - versão Revista e Atualizada. E no livro de Ester - qualquer versão. 23. Em qual livro está escrito que Paulo tinha uma irmã? Em Atos (At 23:16) 24. Em que livro cita que Paulo não era casado? 1Co7.8: Paulo era viúvo ou solteiro, mais provavelmente viúvo, porque ele pertencia ao Sinédrio, Supremo Tribunal dos Judeus (At 26:10). E ao Sinédrio só era permitido ser membro quem fosse casado. 25. Em qual lugar da Bíblia é citado satanás pela primeira vez? Em 1Cr 21:1. Ou Jó 1, se este foi o primeiro livro a ser escrito (anterior até a Gênesis, segundo alguns autores). 26. Qual o capítulo que está na metade do NT.? O capítulo 8 de Romanos. 27. Qual o capítulo onde todos os versículos terminam com a mesma palavra? Salmo Quais os 2 salmos praticamente iguais? Os Salmos 14 e Quantos cânticos Salomão escreveu? 1005 (1Rs 4:32). 30. Quantos provérbios compôs Salomão? 3000 (1Rs 4:32). 31. Pedro era casado. Como sabemos disto? Porque Jesus curou a febre de sua Sogra (Mt 8:14-15). 32. Dos 4 evangelistas, quais não eram discípulos de Jesus? Marcos e Lucas 33. Qual o único capítulo que termina com 2 pontos (:)? Atos O que não falta no muito falar? A transgressão (Pv 10:19). 35. Quem aprendeu as Sagradas Escrituras desde a infância? Timóteo (2Tm 3:15). 36. Quem disse: Para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro? Paulo (Fp 1:21). 37. Qual foi um dos frutos que o martírio de Estevão produziu? A conversão de Saulo (At 22:20). 38. Quem nos ensina que devemos cumprir tudo o que prometemos a Deus? Salomão (Ec 5.4). 39. O que devemos dizer quando fazemos planos? Se o Senhor quiser faremos isto ou aquilo (Tg 4:15). 40. O que acontece a quem encobre seus pecados? Não Prosperará (Pv 28:13). 41. O que o crente não pode perder? O primeiro amor ao Senhor (Ap 2:4). 42. O que Paulo nos diz sobre o amor ao dinheiro? É a raiz de todos os males (1Tm 6:10). 43. O que a Bíblia diz sobre as aflições do justo? Que são muitas, mas o Senhor de todas o livra (Sl 34:19). 44. Que escritor bíblico faz referência ao papel e a tinta? João (2Jo 12). 45. Quem disse que nosso trabalho no Senhor não é em vão? Paulo (1Co 15:58). V. NOMES

13 1. Na época do Antigo Testamento, era fato comum as pessoas terem o nome mudado, isso para atender a determinadas circunstâncias. Entre os muitos casos de pessoas mencionadas na Bíblia, que tiveram seus nomes mudados, consta o do patriarca Abraão, que antes da mudança era Abrão. Os nomes do patriarca são muito semelhantes, porém têm significação diversa. Abrão quer dizer: pai elevado ou exaltado. Mas Abraão tem um significado muito mais amplo, pois significa: "Pai de muitas nações" (Gn17.5). 2. Outra pessoa, que também teve seu nome mudado, foi Jacó. O nome Jacó significa suplantador ou enganador; porém o novo nome que Jacó recebeu foi"israel, isto é, que luta com Deus". VI. O DESTINO DOS APÓSTOLOS Todos os que andavam com Jesus morreram como mártires (pessoas que sofreram muito, tormentos, sofrimentos), com exceção de dois: 1. Judas Iscariotes (12º) : que traiu Jesus e acabou se enforcando. 2. João (4º): Que após ser exilado na ilha de Patmos, obteve a liberdade e morreu de morte natural. 3. Paulo, que não era apóstolo oficialmente : Foi considerado apóstolo dos gentios por causa da sua grande obra missionária nos países gentílicos. Foi decapitado em Roma por ordem de Nero. 4. Matias : Que ficou no lugar de Judas Iscariotes, foi martirizado na Etiópia. 5. Simão (11º) : O zelote, foi crucificado. 6. Tadeu (10º) : Morreu como mártir pregando o evangelho na Síria e na Pérsia. 7. Tiago (9º): O mais jovem, pregou na Palestina e no Egito, sendo ali crucificado. 8. Mateus (8º): Morreu como mártir na Etiópia. 9. Tomé (7º) : Pregou na Pérsia e na Índia, sendo martirizado perto de Madras no monte de São Tomé. 10. Bartolomeu (6º) : Serviu como missionário na Armênia, sendo golpeado até a morte. 11. Filipe (5º): Pregou na Frígia e morreu como mártir em Hierápolis. 12. André (2º) : Pregou na Grécia e Ásia Menor. Foi crucificado em Acácia pelo procônsul Eges. Foi amarrado para sofrer mais. Ele foi crucificado em forma de X (crux decussata). 13. Tiago (3º) : O mais velho pregou em Jerusalém e na Judéia. Foi decapitado por Herodes. 14. Simão Pedro (1º): Pregou entre os judeus até a Babilônia, esteve em Roma, onde segundo a tradição, foi crucificado com a cabeça para baixo. Considerado indigno de sofrer como Jesus. CALVÁRIO

14 Calvário ou Gólgota. Ambas as palavras, a primeira derivada do latim e a segunda do Hebraico, significam "a caveira" ou o "lugar da caveira", e fazem referência ao lugar onde Cristo foi crucificado (Mt 27:33; Lc 23:33). Neste lugar havia um jardim e um sepulcro novo (Jo 19:41). Se o chamaram "o lugar da caveira" era porque se tratava de um local de execução (um lugar onde havia caveiras) ou porque era um lugar que se parecia com uma caveira, não se sabe ainda hoje. A localização exata do calvário é atualmente desconhecida devido ao fato de Tito ter destruído Jerusalém no ano 70 d.c. Durante uns 60 anos, a cidade permaneceu em total ruína. Poucos cristãos regressaram para viver ali, e os que o fizeram, certamente eram em menor número do que aqueles que fugiram da cidade e não tiveram condições de reconhecer nenhum lugar em meio à devastação total. Vários lugares têm sido sugeridos como a provável localização da sepultura, mas só dois deles são considerados com seriedade. Um é no interior da igreja do Santo Sepulcro, e o outro é o calvário de Gordon, com sua tumba do jardim. QUANTAS LETRAS TEM A BÍBLIA? A Bíblia contém cerca de letras, que constituem palavras. QUANTOS VERSÍCULOS TÊM A BÍBLIA? A Bíblia, na tradução de Almeida Revista e Corrigida, possui versículos (o maior é Et 8.9; QUANDO A BÍBLIA FOI DIVIDIDA EM CAPÍTULOS E POR QUEM? A Bíblia Sagrada foi dividida em capítulos no século XIII (entre 1234 e 1242), pelo teólogo Stephen Langhton, então Bispo de Canterbury, na Inglaterra, e professor da Universidade de Paris, na França. QUANDO A BÍBLIA FOI DIVIDIDA EM VERSÍCULOS E POR QUEM? A divisão do Antigo Testamento em versículos foi estabelecida por estudiosos judeus das Escrituras Sagradas, chamados de massoretas. Com hábitos monásticos e ascéticos, os massoretas dedicavam suas vidas à recitação e cópia das Escrituras, bem como à formulação da gramática hebraica e técnicas didáticas de ensino do texto bíblico. Foram eles que, entre os séculos IX e X primeiro dividiram o texto hebraico (do Antigo Testamento) em versículos. Influenciado pelo trabalho dos massoretas no Antigo Testamento, um impressor francês chamado Robert d'etiénne, dividiu o Novo Testamento em versículos no ano de D'Etiénne morava então em Gênova, na Itália. QUAL (IS) A(S) PRIMEIRA(S) BÍBLIA(S) COMPLETA(S) PUBLICADA(S) COM A DIVISÃO DE CAPÍTULOS E VERSÍCULOS? Até boa parte do século XVI, as Bíblias eram publicadas somente com os capítulos. Foi assim, por exemplo, com a Bíblia que Lutero traduziu para o Alemão, por volta de 1530.

15 A primeira Bíblia a ser publicada incluindo integralmente a divisão de capítulos e versículos foi a Bíblia de Genebra, lançada em 1560, na Suíça. Os primeiros editores da Bíblia de Genebra optaram pelos capítulos e versículos vendo nisto grande utilidade para a memorização, localização e comparação de passagens bíblicas. Hoje, as notas históricas dos estudiosos protestantes de Genebra agregadas a novas notas de estudo podem ser encontradas em um recente lançamento da Sociedade Bíblica do Brasil: a Bíblia de Estudo de Genebra. Em Português, já a primeira edição do Novo Testamento de João Ferreira de Almeida (1681) foi publicada com a divisão de capítulos e versículos. CRONOLOGIA BÍBLICA A cronologia Bíblica é quase toda incerta, aliás, toda a cronologia antiga. As datas eram contadas tomando-se por base eventos importantes da época, e isso dentro de cada povo. Não havia, é óbvio, uma base geral para cômputo do tempo. Quanto à Bíblia, seus escritores não tinham preocupação com datas. Apenas registravam os fatos. As datas, quando mencionadas, tinham por base eventos particulares, como construção de cidades, coroação de reis, etc. As descobertas arqueológicas e o estudo mourejante de dedicados eruditos no assunto, vêm melhorando e precisando a cronologia em geral, inclusive a bíblica. As datas que aparecem às margens de certas edições da Bíblia não pertencem ao texto original. Foram calculadas em 1650 pelo arcebispo anglicano Ussher ( ). É conhecida por Cronologia Aceita. A cronologia de Ussher vem enfrentando severa crítica. Há divergências quanto a muitas de suas datas, isso em face do progresso do estudo de assuntos orientais, através de contínuas pesquisas e descobertas arqueológicas. Quanto à Bíblia não se ocupar de um exato sistema de cronologia, lembremo-nos que ela é acima de tudo a revelação de Deus à humanidade, expondo o completo plano da redenção. A UTILIDADE DA CRONOLOGIA BÍBLICA Ela fornece pontos de referência na progressão da mensagem e fatos da Bíblia, situando-os no tempo. DIFICULDADES NO ESTUDO DA CRONOLOGIA BÍBLICA. Uma das dificuldades no estudo da cronologia bíblica está no próprio texto bíblico. Há, especialmente na época dos Juízes, do reino dividido, e dos profetas, muitos períodos coincidentes em parte, reinados associados, intervalos de anarquia, arredondamento de números, etc. Para a busca da solução dessas dificuldades é mister um profundo exame dos textos envolvidos. A ERA ANTES DE CRISTO (a Era AC.) A contagem do tempo que vai de Adão a Cristo é feita no sentido regressivo, isto é, o cômputo parte de Cristo para Adão, e não ao contrário. Noutras palavras, partindo de Adão para Cristo, os anos diminuem até chegarmos a 1 A.C.

16 Portanto, de Cristo para Adão (o normal), os anos aumentam até chegarmos ao ano 4004 AC, tido como o da Criação adâmica. É que Jesus é o centro de tudo. E também o marco divisório e central do tempo. Ver Hb 11.3, no gr. O ERRO EXISTENTE EM NOSSO CALENDÁRIO ATUAL O uso do calendário é tão antigo quanto a própria humanidade. Os primeiros povos a usar calendário foram os antigos egípcios. Há calendários diversos, O leitor moderno que só tenha noções do nosso calendário precisa aperceber-se disso ao estudar assuntos antigos. Nestas nossas concisas e incompletas notas, reportamo-nos unicamente ao calendário cristão, do qual, o calendário atual é uma continuação. Em 526 AD, o imperador romano do Oriente, Justiniano i, decidiu organizar um calendário original, entregando essa tarefa ao abade Dionísio Exiguus, o qual em seus cálculos cometeu um erro, fixando o ano 1 AD (o do nascimento de Cristo) com um atraso de 5 anos. Em seus cálculos ele tomou o calendário romano (o chamado "AUC") e fixou o ano 1 AD (o início da Era Cristã), como sendo 753 AUC, quando na realidade era o 749. Daí dizer-se que Jesus nasceu 5 anos antes da Era Cristã. O que é um absurdo se não for dada uma explicação. Nossos livros e tratados apenas declaram o fato do engano do abade, mas não o explicam. Portanto, as datas atuais estão atrasadas 5 anos. Estritamente falando, são quase cinco anos. Trata-se de arredondamento. Nota 1: O calendário atual chama-se Gregoriano, porque em 1582 o papa Gregório XIII alterou o calendário de Dionísio, subtraindo-lhe dez dias, a fim de corrigir a diferença advinda do acúmulo de minutos a partir de 46 AC, quando Júlio César reformou o calendário então existente. Nota 2. A palavra calendário vem do latim "calenda" = 1º dia de cada mês entre os romanos. AS DIVISÕES DO TEMPO O dia: Entre os judeus e romanos era dividido em 12 horas, isto é, o período em que há luz. Entre os judeus, o dia ia de um por de sol a outro. Entre os romanos, ia de uma meia-noite a outra. As horas do dia e da noite eram contadas separadamente, isto é, doze e doze; isto entre judeus e romanos. Ver Jo 11.9 e At Entre os judeus a Hora Primeira do dia era às seis da manhã. O mesmo ocorria em relação à noite. A semana: Entre os hebreus, os dias da semana não tinham nomes e sim números, com exceção do 6º e 7º dias, que também tinha nomes, Lc Os meses: Eram lunares. A lua nova marcava o início de cada mês, sendo esse dia festivo e santificado, Nm ; I Sm 20.5; I Cr 23.31; II Rs 4.23; S181.3; Is 1.13; Cl Tinham 29 e 30 dias alternadamente. Antes do exílio babilônico eram designados por números. Depois disso, passaram a ter nomes e números. Os anos : Tinham 12 meses de 29 e 30 dias alternadamente, perfazendo 354 dias. Os judeus observavam dois diferentes anos: o sagrado, começando em Abibe (mais ou menos o nosso abril), e o civil, começando em Tisri (mais ou menos o nosso outubro.) Os séculos : Sua computação.

17 . Século I. Compreende os anos 1 a 100 AD.. Século II. Compreende os anos 101 a 200 AD.. Século III. Anos 201 a 300, e assim por diante. CRONOLOGIA RESUMIDA DOS PRINCIPAIS FATOS E EVENTOS BÍBLICOS Fato Duração Período O mundo antediluviano 1600 anos AC Do Dilúvio a Abraão 400 anos AC Os patriarcas Abraão, Isaque, Jacó 200 anos AC Israel no Egito 400 anos AC Período dos Juízes 300 anos AC A monarquia Israelita (Saul, Davi, Salomão) 120 anos AC O Reino dividido 350 anos AC Queda do Reino do Norte (Samaria) AC O exílio babilônico (Judá) 70 anos AC Restauração da Nação Israelita 100 anos AC Ministérios dos profetas literários 400 anos AC

18 Nascimento de Jesus AC Ministério de João Batista - 29 AD Ministério de Jesus 3 anos AD Conversão de Paulo - 35 AD Fundação das igrejas da Ásia Menor e Europa, por Paulo 15 anos AD Início da revolta dos judeus contra os romanos - 66 AD Destruição do Templo de Jerusalém - 70 AD Escrito o Apocalipse (o último Livro da Bíblia, por João, o Apóstolo) - 96 AD Morte de João, o Apóstolo AD Nota 1: Profeta Literário é o que deixou escritos seus. Nota 2: O Templo ao ser destruído no ano 70 AD, tinha apenas seis anos de terminada sua construção (64 AD.) CRONOLOGIA DOS IMPÉRIOS MUNDIAIS Isto é, a fase em que exerceram supremacia sobre o mundo conhecido. Egito AC Assíria AC Babilônia (o neo-império) AC Pérsia AC Grécia AC Roma 146 AC AD

19 SUMÁRIO DA BÍBLIA ANTIGO TESTAMENTO LIVRO ABREV. CAPS. LIVRO ABREV. CAPS. LIVRO ABREV. CAPS. Gênesis Gn 50 2 Crônicas 2Cr 36 Daniel Dn 12 Êxodo Ex 40 Esdras Ed 10 Oséias Os 14 Levítico Lv 27 Neemias Ne 13 Joel Jl 3 Números Nm 36 Ester Et 10 Amós Am 9 Deuteronômio Dt 34 Jó Jó 42 Obadias Ob 1 Josué Js 24 Salmos Sl 150 Jonas Jn 4 Juízes Jz 21 Provérbios Pv 31 Miquéias Mq 7 Rute Rt 4 Eclesiastes Ec 12 Naum Na 3 1 Samuel 1Sm 31 Cantares Ct 8 Habacuque Hb 3 2 Samuel 2Sm 24 Isaias Is 66 Sofonias Sf 3 1 Reis 1Rs 22 Jeremias Jr 52 Ageu Ag 2 2 Reis 2Rs 25 Lamentações Lm 5 Zacarias Zc 14 1 Crônicas 1Cr 29 Ezequiel Ez 48 Malaquias Ml 4 NOVO TESTAMENTO LIVRO ABREV. CAPS. LIVRO ABREV. CAPS. LIVRO ABREV. CAPS. Mateus Mt 28 Efésios Ef 6 Hebreus Hb 13 Marcos Mc 16 Filipenses Fp 4 Tiago Tg 5

20 Lucas Lc 24 Colossenses Cl 4 1 Pedro 1Pe 5 João Jo 21 1 Tessalonicenses 1Ts 5 2 Pedro 2Pe 3 Atos At 28 2 Tessalonicenses 2Ts 3 1 João 1Jo 5 Romanos Rm 16 1 Timóteo 1Tm 6 2 João 2Jo 1 1 Coríntios 1Co 16 2 Timóteo 2Tm 4 3 João 3Jo 1 2 Coríntios 2Co 13 Tito Tt 3 Judas Jd 1 Gálatas Gl 6 Filemon Fl 1 Apocalpse Ap 22 CONCLUSÕES ACERCA DA BIBLIOLOGIA Se Deus não tivesse se dado a conhecer, nós jamais o conheceríamos. Revelação é, portanto, o processo pelo qual Deus se mostra e se comunica ao Homem. A possibilidade do estudo do Deus verdadeiro se deve ao fato dele ter permitido que os homens o conheçam. Esta possibilidade do conhecimento, do caráter, vontade, desígnios e verdade de Deus se chama Revelação. O propósito de Deus ter-se revelado ao homem foi que o Homem O conheça, e aceite o plano dele para sua vida, a Revelação Especial que é Jesus Cristo. Seu Deus não tomasse a iniciativa de se revelar ou manifestar ao homem, a criatura jamais conheceria seu Criador, e eternamente longe e perdido dele andaria. A Revelação, no entanto, pode ser tanto geral como especial. A Natureza da Bíblia: Ela é superior a qualquer outro livro do mundo. O mundo, com sua sabedoria e vasto acúmulo de conhecimento nunca foi capaz de produzir um livro que chegue perto de se comparar a Bíblia. É um livro honesto, pois, revela fatos sobre a corrupção humana, fatos que a natureza humana teria interesse em acobertar. A harmonia da Bíblia: É um livro harmonioso, embora tenha sido escrito por uns quarenta autores diferentes, por um período de aproximadamente anos, ela revela ser um livro único que expressa um só sistema doutrinário e um só padrão moral, coerentes e sem contradições. A influência da Bíblia: O Alcorão, o Livro dos Mórmons, os Clássicos de Confúncio, todos tiveram influência no mundo. Estes, porém, conduziram a uma ideia apagada de Deus e do pecado, ao ponto de ignorá-los. A Bíblia, porém, tem produzido altos resultados em todas as

21 esferas da vida: na arte, na arquitetura, na literatura, na música, na política, na ciência e, principalmente na transformação do homem. 5. O argumento da Analogia: Os animais inferiores expressam entre si, com gestos e sons, seus diferentes sentimentos. Entre os racionais existe comunicação direta de um para o outro, quer por meio das expressões faciais e corporais, quer pela revelação de pensamentos e sentimentos. Consequentemente é de se esperar que exista, por analogia, uma revelação direta de Deus e o homem, uma vez que o homem é a imagem de Deus. Portanto, é natural supor que o Criador sustente relação pessoal com Suas criaturas racionais. 6. Argumento da Experiência: O homem é incapaz por sua própria força descobrir: a) que Precisa ser salvo; b) que Pode ser salvo; c) como pode ser salvo; d) se há salvação. Somente a revelação pode desvendar estes mistérios eternos. A experiência do homem tem demonstrado que a tendência da natureza humana é degenerar-se, e seu caminho ascendente se sustenta unicamente quando é voltado para cima em comunicação direta com a revelação de Deus. Argumento da Profecia Cumprida: Mais de 300 profecias a respeito de Cristo registradas nas Escrituras já se cumpriram integralmente. E dentre essas profecias, a mais próxima do nascimento de Cristo foi pronunciada 396 anos antes de seu cumprimento. Além disso, as profecias a respeito da dispersão de Israel também, se cumpriram (Dt.28;Jr.15:4;l6:13; Os.3:4 etc); da conquista de Samaria e preservação de Judá (Is.7:6-8; Os.1:6,7; 1Rs.14:15); do cativeiro babilônico sobre Judá e Jerusalém (Is.39:6; Jr.25:9-12); sobre a destruição final de Samaria (Mq 1:6-9); sobre a restauração de Jerusalém (Jr.29:10-14), etc. Reivindicações da Própria Escritura: A própria Bíblia expressa sua infalibilidade, reivindicando autoridade. Nenhum outro livro ousa fazê-lo. Encontramos essa reivindicação na seguintes expressões: "Disse o Senhor a Moisés" (Ex.14:1,15,26; 16:4; 25:1; Lv.1:1; 4:1; 11:1; Nm.4:1;13:1; Dt.32:48) "O Senhor é quem fala"(is.1:2); "Disse o Senhor a Isaías" (Is.7:3); "Assim diz o Senhor" (Is.43:1). Outras expressões semelhantes são encontradas: "Palavra que veio a Jeremias da parte do Senhor" (Jr.11:1); "Veio expressamente a Palavra do Senhor a Ezequiel" (Ez.1:3); "Palavra do Senhor que foi dirigida a Oséias" (Os.1:1); "Palavra do Senhor que foi dirigida a Joel" (Jl.1:1), etc. Expressões como estas são encontradas mais de vezes no Antigo Testamento. Portanto o A.T. afirma ser a revelação de Deus, e essa mesma reivindicação faz o Novo Testamento, 1Ts 2.13: Outra razão ainda temos nós para, incessantemente, dar graças a Deus: é que, tendo vós recebido a palavra que de nós ouvistes, que é de Deus, acolhestes não como palavra de homens, e sim como, em verdade é, a palavra de Deus, a qual, com efeito, está operando eficazmente em vós, os que credes ; 1Jo 5.10: Aquele que crê no Filho de Deus

22 tem, em si, o testemunho. Aquele que não dá crédito a Deus o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus dá acerca do seu Filho. A Bíblia é a revelação escrita de Deus e, como tal, abrange importantes aspectos: a) Ela é variada: Variada em seus temas, pois abrange aquilo que é doutrinário, devocional, histórico, profético e prático. b) Ela é parcial: As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre... (Dt.29:29). c) Ela é completa: Naquilo que já foi revelado (Cl.2:9,10); d) Ela é progressiva: (Mc.4:28). e) Ela é definitiva: (Jd.3). Por que era necessário um registro escrito? Deus, em sua grande sabedoria, nos fornece um registro escrito de sua revelação. O teólogo holandês Abraão Kuyper nota quatro vantagens de um registro escrito: 1 Ele dura. São eliminados erros de memória e erros de transmissão ( telefone sem fio ). 2 Pode ser divulgado universalmente através de traduções e reproduções. 3 Possui atributos de fixação e pureza. 4 Recebe uma finalidade normativa (legislativa) que outras formas de comunicação não conseguem alcançar. A BÍBLIA COMO REVELAÇÃO DE DEUS Deus usou homens santos para escreverem a Sua Palavra. 2Pe 2.20,21: Nenhuma profecia da Escritura provém da particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens (santos) falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo. Particular elucidação refere-se à origem das Escrituras, não à compreensão das mesmas. Ao longo do Antigo Testamento, os escritores referiram-se ao seu trabalho como a Palavra de Deus (Zc 7:12). O meio utilizado por Deus para comunicar a Sua Palavra foi o Espírito Santo e através dos homens. Deus garantiu que o que foi escrito pelos homens é exatamente o que Ele quis comunicar. A Bíblia é Deus revelando a Verdade para o Homem sendo suficiente para cada necessidade humana. Nada, no que diz respeito ao homem, é perfeito, nada é absoluto, nada é permanente. Com o passar dos anos, mudam-se as decisões, os costumes, os valores, a linguagem, os conceitos e até as mais obstinadas afirmações. Hoje o homem diz ; amanhã ele mesmo se contradiz. A criatura é assim, mas não o Criador! O Senhor, nosso Deus é perfeito, imutável e Suas Palavras permanecem para sempre.

23 Muitos se frustraram na insana tentativa de querer mudar, desacreditar, distorcer ou até deter a influência da Santa Palavra de Deus. Impossível! Não há como negá-la... não há como detê-la... e não há como ignorá-la! Voltaire, famoso filósofo e escritor francês ( ), bem que tentou desacreditá-la, afirmando pretensiosamente: A Bíblia é uma obra morta, e em menos de 100 anos cairá no mais completo esquecimento. Veja como são as coisas; passados pouco mais de 50 anos de sua morte, a própria residência de Voltaire se transformou na Sociedade Bíblica da França e sua imprensa particular passou a produzir tão somente Bíblias... Bíblias aos milhares. Afinal, que Livro é esse que tanto fascina a humanidade? Como pode uma obra tão antiga manter-se tão atual e relevante? E como explicar que o Livro mais lido e estudado na história tenha ainda tantas coisas novas a nos ensinar? Quero concluir esse módulo citando as palavras de Os 6.3: Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra e Mt 24:35: O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar. Pr. Ednaldo Fernandes

PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA

PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA Este plano de leitura foi planejado para a leitura completa da Palavra de Deus em um ano, entretanto, você pode ler no ritmo que desejar. Se tiver mais tempo diário, faça a leitura

Leia mais

Bíblia, sua importância em minha vida

Bíblia, sua importância em minha vida Bíblia, sua importância em minha vida Bíblia, sua importância em minha vida 2 Timóteo 3:16-17 16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação

Leia mais

Aula 02 1.8 Divisão da Bíblia e livros a) Como os livros foram reconhecidos e aceitos? padrão regra de fé II Pedro 3:15~16

Aula 02 1.8 Divisão da Bíblia e livros a) Como os livros foram reconhecidos e aceitos? padrão regra de fé II Pedro 3:15~16 1.8 Divisão da Bíblia e livros Velho Testamento 39 livros Novo Testamento 27 livros 40 escritores diferentes Período de 1600 anos para ser escrita a Bíblia, (aprox. entre 1500 a.c. e 100 d.c.) a) Como

Leia mais

Objetivo: Compreender o que é a Bíblia e como foi organizada.

Objetivo: Compreender o que é a Bíblia e como foi organizada. Capítulo 1: A Bíblia e Como ela foi Organizada Objetivo: Compreender o que é a Bíblia e como foi organizada. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção

Leia mais

INTRODUÇÃO À BÍBLIA Revisão aula 1

INTRODUÇÃO À BÍBLIA Revisão aula 1 I NTRODUÇÃO À BÍ BLI A Revisão aula 1 INTRODUÇÃO À BÍBLIA Revisão aula 1 A BÍBLIA... UM CONJUNTO DE 66 LIVROS, COMEÇOU A SER ESCRITO HÁ MAIS OU MENOS 3500 ANOS, DEMOROU QUASE 1600 ANOS PARA SER CONCLUÍDO,

Leia mais

PRIMEIRA SEQÜÊNCIA: INTRODUÇÃO À BÍBLIA. Obter um conhecimento geral dos fundamentos bíblicos

PRIMEIRA SEQÜÊNCIA: INTRODUÇÃO À BÍBLIA. Obter um conhecimento geral dos fundamentos bíblicos PRIMEIRA SEQÜÊNCIA: INTRODUÇÃO À BÍBLIA TEMPO NECESSÁRIO: Duas semanas OBJETIVO: Obter um conhecimento geral dos fundamentos bíblicos A Primeira Seqüência é para quem está começando a ler a Bíblia. Três

Leia mais

conheça sua Bíblia Estudos Panorâmicos no AT e NT TODA QUINTA-FEIRA - DAS 19H30 ÀS 21H - RUA JOSÉ ALVES GUEDES, 1332 - JD. SONIA JAGUARIÚNA/SP

conheça sua Bíblia Estudos Panorâmicos no AT e NT TODA QUINTA-FEIRA - DAS 19H30 ÀS 21H - RUA JOSÉ ALVES GUEDES, 1332 - JD. SONIA JAGUARIÚNA/SP TODA QUINTA-FEIRA - DAS 19H30 ÀS 21H - RUA JOSÉ ALVES GUEDES, 1332 - JD. SONIA JAGUARIÚNA/SP A! Uma grande biblioteca 66 livros Escritos por cerca de 40 homens Em um período de 1600 anos Livros agrupados

Leia mais

Ficha técnica 2010 por Igreja Batista Central de Fortaleza Proibida a reprodução por quaisquer meios, salvo em breves citações, com indicação de

Ficha técnica 2010 por Igreja Batista Central de Fortaleza Proibida a reprodução por quaisquer meios, salvo em breves citações, com indicação de Ficha técnica 2010 por Igreja Batista Central de Fortaleza Proibida a reprodução por quaisquer meios, salvo em breves citações, com indicação de fonte Supervisão editorial: Pr. José Edson Cardoso Coordenação

Leia mais

O CÂNON Sagrado compreende 46 Livros no ANTIGO TESTAMENTO e 27 Livros no NOVO TESTAMENTO.

O CÂNON Sagrado compreende 46 Livros no ANTIGO TESTAMENTO e 27 Livros no NOVO TESTAMENTO. Ao contrário do que parece à primeira vista, a Bíblia não é um livro único e independente, mas uma coleção de 73 livros, uma mini biblioteca que destaca o a aliança e plano de salvação de Deus para com

Leia mais

Eis que tudo se fez novo (aluno)

Eis que tudo se fez novo (aluno) Eis que tudo se fez novo (aluno) Índice 01 A Bíblia 02 O ser humano e seu relacionamento com Deus 03 A garantia da salvação 04 Quem é Jesus Cristo 05 O Espírito Santo 06 A Oração 07 As tentações e o pecado

Leia mais

Diferença entre a Bíblia Católica e a Protestante

Diferença entre a Bíblia Católica e a Protestante Diferença entre a Bíblia Católica e a Protestante Hugo Goes A Bíblia é formada por duas partes: o Antigo Testamento e o Novo Testamento. Em relação ao Novo Testamento, não há nenhuma diferença entre a

Leia mais

Lição 4. Usando a Bíblia. A importância da Bíblia na sua vida: É muito importante que um novo cristão estabeleça o

Lição 4. Usando a Bíblia. A importância da Bíblia na sua vida: É muito importante que um novo cristão estabeleça o Livro 1 página 28 Lição 4 Usando a Bíblia A importância da Bíblia na sua vida: É muito importante que um novo cristão estabeleça o hábito de ler regularmente a Bíblia. É uma fonte de bênção, inspiração,

Leia mais

2.6 Como ensinar às crianças a usar a Bíblia?

2.6 Como ensinar às crianças a usar a Bíblia? TREINADOR MASTER - Nível Internacional www.teachingforafrica.com 1 A igreja deseja que crianças aprendam a respeitar a Bíblia como uma autoridade que é capaz de lhes dizer como viver. Por esta razão não

Leia mais

A BÍBLIA. Leituras - 2 Tm 3.10-17; Sl 19, 119.105-112; Is 40.1-11

A BÍBLIA. Leituras - 2 Tm 3.10-17; Sl 19, 119.105-112; Is 40.1-11 A BÍBLIA Leituras - 2 Tm 3.10-17; Sl 19, 119.105-112; Is 40.1-11 DIVISÃO E CONTEÚDO A palavra "bíblia" vem do grego bíblia, plural de biblion, que traduzido quer dizer "grupo de "livros". Desta forma a

Leia mais

A SAGRADA ESCRITURA. Por Marcelo Rodolfo da Costa

A SAGRADA ESCRITURA. Por Marcelo Rodolfo da Costa A SAGRADA ESCRITURA Por Marcelo Rodolfo da Costa A palavra bíblia é de origem grega do termo "biblion" que no plural significa "livros". Logo a bíblia é uma coleção de livros. Ela surge no meio de um oriente,

Leia mais

Introdução à Bíblia e ao Novo Testamento

Introdução à Bíblia e ao Novo Testamento Introdução à Bíblia e ao Novo Testamento A palavra Bíblia deriva do grego: ta biblía; plural de: ton biblíon. E significa "livros" Logo descobrimos que a Bíblia é uma coleção de livros! Nós, cristãos,

Leia mais

A BÍBLIA. Bíblia: do grego Biblion = Livro, Livro por excelência

A BÍBLIA. Bíblia: do grego Biblion = Livro, Livro por excelência Conhecendo a Bíblia A BÍBLIA Bíblia: do grego Biblion = Livro, Livro por excelência Divisão em capítulos: Stephen Langton, em 1227 e Cardeal Hugo de Sancto Caro, por volta de 1260. Divisão por versículos:

Leia mais

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula IV - Introdução ao Novo Testamento e o caráter Literário dos evangelhos A ORIGEM DO NOME A expressão traduzida

Leia mais

Uma biblioteca composta de 66 livros. 1.1 O significado da Palavra Bíblia

Uma biblioteca composta de 66 livros. 1.1 O significado da Palavra Bíblia Aula 1 10/09/2014 Uma biblioteca composta de 66 livros 39 antigo testamento 27 novo testamento 1.1 O significado da Palavra Bíblia Grego = Livros ou coleção de pequenos livros João Crisostomos disseminação

Leia mais

Panorama do Antigo Testamento. Escola Bíblica IECI 1º Semestre de 2015 Aula 6

Panorama do Antigo Testamento. Escola Bíblica IECI 1º Semestre de 2015 Aula 6 Panorama do Antigo Testamento Escola Bíblica IECI 1º Semestre de 2015 Aula 6 Divisão Mais Usual PENTATEUCO HISTÓRICOS POÉTICOS Maiores PROFÉTICOS Menores Gn Ex Lv Nm Dt Js Jz Rt 1 Sm 2 Sm 1 Re 2 Re 1 Cr

Leia mais

Introdução. à Bíblia

Introdução. à Bíblia Introdução à Bíblia Pr. Kenneth Eagleton Escola Teológica Batista Livre (ETBL) Campinas, SP 2012 1 Quarta Lição Estrutura da Bíblia A Bíblia é, na verdade, mais que um só livro: é uma coleção de 66 livros

Leia mais

Panorama do Antigo Testamento. Escola Bíblica IECI 1º Semestre de 2015 Aula 7

Panorama do Antigo Testamento. Escola Bíblica IECI 1º Semestre de 2015 Aula 7 Panorama do Antigo Testamento Escola Bíblica IECI 1º Semestre de 2015 Aula 7 RECAPITULAÇÃO - AT RECAPITULAÇÃO - AT RECAPITULAÇÃO - AT CRONOLOGIA DO AT CRONOLOGIA DO AT 1. Da criação a Abraão (criação 2000

Leia mais

PLANO ANUAL DE LEITURA DA BÍBLIA. Por que ler a Bíblia e orar é algo tão importante para cada cristão?

PLANO ANUAL DE LEITURA DA BÍBLIA. Por que ler a Bíblia e orar é algo tão importante para cada cristão? PLANO ANUAL DE LEITURA DA BÍBLIA Por que ler a Bíblia e orar é algo tão importante para cada cristão? Bem, a resposta mais óbvia e direta é que precisamos cultivar relacionamento com Deus, e estes meios

Leia mais

ASSEMBLÉIA DE DEUS MINISTÉRIO DE MADUREIRA Cristologia

ASSEMBLÉIA DE DEUS MINISTÉRIO DE MADUREIRA Cristologia ASSEMBLÉIA DE DEUS MINISTÉRIO DE MADUREIRA Cristologia Pr. Erivelton Rodrigues Nunes Tema Indo Jesus para as bandas de Cesaréria de Felipe, perguntou a seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho do

Leia mais

Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens. (1 Timóteo 2:1)

Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens. (1 Timóteo 2:1) Ministério de Intercessão A Intercessão e a Batalha Espiritual Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens. (1 Timóteo 2:1) O que é Intercessão?

Leia mais

(3ª AULAS) - A BÍBLIA COMO UM LIVRO II - As divisões das Escrituras E S T U D A N D O A L I Ç Ã O!!!

(3ª AULAS) - A BÍBLIA COMO UM LIVRO II - As divisões das Escrituras E S T U D A N D O A L I Ç Ã O!!! (3ª AULAS) - A BÍBLIA COMO UM LIVRO II - As divisões das Escrituras TEMA: OBJETIVO: MEMORIZAR: REFLEXÃO: ABORDAGEM DO ALUNO A ORGANIZAÇÃO DOS LIVROS DA BÍBLIA Que o aluno se familiarize com as divisões

Leia mais

A Palavra de Deus. - É na Palavra de Deus que o homem encontra o conhecimento a respeito da Vida, de onde viemos e onde vamos viver a eternidade.

A Palavra de Deus. - É na Palavra de Deus que o homem encontra o conhecimento a respeito da Vida, de onde viemos e onde vamos viver a eternidade. A Palavra de Deus 2 Timóteo 3:16-17 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. 17 E isso

Leia mais

Como sugestão para o melhor aproveitamento do material, indica-se:

Como sugestão para o melhor aproveitamento do material, indica-se: INTRODUÇÃO O estudo do Antigo Testamento é essencial para a compreensão da revelação dos propósitos de Deus no decorrer da historia da humanidade, por isso, Síntese do Antigo Testamento é um material que

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

A Unidade de Deus. Jesus Cristo é o Único Deus. Pai Filho Espírito Santo. Quem é Jesus? Como os Apóstolos creram e ensinaram? O que a Bíblia diz?

A Unidade de Deus. Jesus Cristo é o Único Deus. Pai Filho Espírito Santo. Quem é Jesus? Como os Apóstolos creram e ensinaram? O que a Bíblia diz? A Unidade de Deus Quem é Jesus? Como os Apóstolos creram e ensinaram? O que a Bíblia diz? Vejamos a seguir alguns tópicos: Jesus Cristo é o Único Deus Pai Filho Espírito Santo ILUSTRAÇÃO Pai, Filho e Espírito

Leia mais

DESENVOLVENDO MEMBROS MADUROS

DESENVOLVENDO MEMBROS MADUROS DESENVOLVENDO MEMBROS MADUROS Movendo Pessoas da Congregação para os Comprometidos para que não mais sejamos como meninos Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.

Leia mais

Introdução e visão geral da História de Israel e dos textos do Antigo Testamento. Jörg Garbers Ms. de Teologia

Introdução e visão geral da História de Israel e dos textos do Antigo Testamento. Jörg Garbers Ms. de Teologia Introdução e visão geral da História de Israel e dos textos do Antigo Testamento Jörg Garbers Ms. de Teologia 26.10.2013 08:00-09:30 Profetas e profetismo na história de Israel 09:50-11:50 A ressurreição

Leia mais

18 Estudos Bíblicos para Evangelismo e Discipulado

18 Estudos Bíblicos para Evangelismo e Discipulado LIÇÃO 1 - EXISTE UM SÓ DEUS 18 Estudos Bíblicos para Evangelismo e Discipulado A Bíblia diz que existe um único Deus. Tiago 2:19, Ef. 4 1- O Deus que Criou Todas as coisas, e que conduz a sua criação e

Leia mais

CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO

CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO ETERNIDADE DEUS PAI LOGUS ESPIRITO SANTO A TRINDADE 1Jo.5.7 LOGUS QUER DIZER PALAVRA OU VERBO SE REFERE AO FILHO NA ETERNIDADE I - SUA PRÉ-EXISTÊNCIA 1 - SUA EXISTÊNCIA

Leia mais

Para onde vou Senhor?

Para onde vou Senhor? Para onde vou Senhor? Ex 40:33-38 "Levantou também o pátio ao redor do tabernáculo e do altar e pendurou a coberta da porta do pátio. Assim, Moisés acabou a obra. Então a nuvem cobriu a tenda da congregação,

Leia mais

Como a Bíblia foi composta? Escrito por Felipe de Aquino

Como a Bíblia foi composta? Escrito por Felipe de Aquino Os textos da Bíblia começaram a ser escritos desde os tempos anteriores a Moisés (1200 ac). Escrever era uma arte rara e cara, pois se escrevia em tábuas de madeira, papiro, pergaminho (couro de carneiro).

Leia mais

Panorama do Antigo Testamento INTRODUÇÃO. Aula 1 IBCU

Panorama do Antigo Testamento INTRODUÇÃO. Aula 1 IBCU Panorama do Antigo Testamento INTRODUÇÃO Aula 1 IBCU Estrutura do Curso 1. Introdução (09.03) 2. O Pentateuco (16.03) 3. Livros Históricos Parte 1 (23.03) 4. Livros Históricos Parte 2 (30.03) 5. Livros

Leia mais

O ANTIGO TESTAMENTO ENTRE PASSADO E ATUALIDADE

O ANTIGO TESTAMENTO ENTRE PASSADO E ATUALIDADE Jörg Garbres Ms. De Teologia O ANTIGO TESTAMENTO ENTRE PASSADO E ATUALIDADE Introdução ao AT e sua importância Introdução O AT faz parte do Cânon da cristandade! O AT abrange 4/5 da Bíblia! O AT é testemunho

Leia mais

LIÇÃO 1 - COMEÇANDO A VIDA CRISTÃ

LIÇÃO 1 - COMEÇANDO A VIDA CRISTÃ 2015 MDA REDE JOVEM Tornar-se um cristão espiritualmente maduro é a ação de maior valor que podemos fazer por nós mesmos. LIÇÃO 1 - COMEÇANDO A VIDA CRISTÃ Jesus foi maior evangelista que o mundo já viu.

Leia mais

Uma leitura apressada dos Atos dos Apóstolos poderia nos dar a impressão de que todos os seguidores de Jesus o acompanharam da Galileia a Jerusalém,

Uma leitura apressada dos Atos dos Apóstolos poderia nos dar a impressão de que todos os seguidores de Jesus o acompanharam da Galileia a Jerusalém, Uma leitura apressada dos Atos dos Apóstolos poderia nos dar a impressão de que todos os seguidores de Jesus o acompanharam da Galileia a Jerusalém, lá permanecendo até, pelo menos, pouco depois de Pentecostes.

Leia mais

Predestinação. Aula 15/06/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Predestinação. Aula 15/06/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Aula 15/06/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira S S O homem é pecador Romanos 3:9-18 S Pecadores merecem a morte Genesis 2:17, Romanos 6:23 S Portanto, se é para Deus ser justo e dar somente o que

Leia mais

Esperança em um mundo mal Obadias 1-21. Propósito: Confiar em Cristo independente do mundo em que vivemos.

Esperança em um mundo mal Obadias 1-21. Propósito: Confiar em Cristo independente do mundo em que vivemos. Esperança em um mundo mal Obadias 1-21 Propósito: Confiar em Cristo independente do mundo em que vivemos. Introdução Obadias É o livro mais curto do Antigo Testamento. Quase nada se sabe sobre o autor.

Leia mais

Apostila de Fundamentos. Arrependimento. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados...

Apostila de Fundamentos. Arrependimento. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados... Apostila de Fundamentos Arrependimento Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados... (Atos 3:19) A r r e p e n d i m e n t o P á g i n a 2 Arrependimento É muito importante

Leia mais

Programa Grant Horner de leitura bíblica

Programa Grant Horner de leitura bíblica Programa Grant Horner de leitura bíblica O programa de leitura da Bíblia do Professor Grant Horner é incomum, desafiador e vai mudar sua vida. É diferente de qualquer outro programa que você já viu. Experimente-o

Leia mais

Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund*

Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund* 1 Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund* 1. Suporte para lideranças Discuta que ajuda os líderes podem necessitar para efetuar o seu papel efetivamente. Os seguintes podem fornecer lhe algumas idéias:

Leia mais

Todos Batizados em um Espírito

Todos Batizados em um Espírito 1 Todos Batizados em um Espírito Leandro Antonio de Lima Podemos ver os ensinos normativos a respeito do batismo com o Espírito Santo nos escritos do apóstolo Paulo, pois em muitas passagens ele trata

Leia mais

A Palavra PENTATEUCO vem do grego e significa cinco livros. São os cinco primeiros livros da Bíblia. Esses livros falam da formação do mundo, da

A Palavra PENTATEUCO vem do grego e significa cinco livros. São os cinco primeiros livros da Bíblia. Esses livros falam da formação do mundo, da O Pentateuco A Palavra PENTATEUCO vem do grego e significa cinco livros. São os cinco primeiros livros da Bíblia. Esses livros falam da formação do mundo, da humanidade, do povo escolhido. As histórias

Leia mais

O povo da Bíblia HEBREUS

O povo da Bíblia HEBREUS O povo da Bíblia HEBREUS A FORMAÇÃO HEBRAICA Os hebreus eram pastores nômades que se organizavam em tribos lideradas por chefes de família denominado patriarca. Principais patriarcas: Abraão, Jacó e Isaac.

Leia mais

Ciclo de Seminários Não Técnicos 2010

Ciclo de Seminários Não Técnicos 2010 Ciclo de Seminários Não Técnicos 2010 Introdução à Bíblia Segundo a Igreja Católica Márcio Saraiva (marcio@dsc.ufcg.edu.br) 1 AVISO!!! Deixe o celular com o bluetooth ligado! 2 Agenda Motivação Introdução

Leia mais

CONHECENDO A BÍBLIA APOSTILA DA CLASSE DE NOVOS MEMBROS. Volume 01 de 07

CONHECENDO A BÍBLIA APOSTILA DA CLASSE DE NOVOS MEMBROS. Volume 01 de 07 CONHECENDO A BÍBLIA APOSTILA DA CLASSE DE NOVOS MEMBROS Volume 01 de 07 2 A Bíblia é a Palavra de Deus. É através dela que Deus fala aos nossos corações. A Bíblia também é conhecida como As Escrituras

Leia mais

O SENHOR JESUS CRISTO

O SENHOR JESUS CRISTO O SENHOR JESUS CRISTO I. SUA EXISTÊNCIA A) Provada pelo Antigo Testamento: (Mq 5.2; Is 9:6 Pai da Eternidade ) B) Provada pelo Novo Testamento: 1) João 1.1, em comparação com o versículo 14. 2) Jo 8.58

Leia mais

Há Harmonia Entre os Evangelhos?

Há Harmonia Entre os Evangelhos? Há Harmonia Entre os Evangelhos? Mar/Abr/2015 Vlademir Hernandes HARMONIZAÇÃO E ELUCIDAÇÃO AULA 6 05/04/2015 CITAÇÕES DO ANTIGO TESTAMENTO Textos Complicados Tipos de Citações do AT No NT há várias formas

Leia mais

O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO

O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO Vós ouviste o que vos disse: Vou e retorno a vós. Se me amásseis, ficaríeis alegres por eu ir para o Pai, porque o Pai é maior do que eu. João

Leia mais

O líder influenciador

O líder influenciador A lei da influência O líder influenciador "Inflenciar é exercer ação psicológica, domínio ou ascendências sobre alguém ou alguma coisa, tem como resultado transformações físicas ou intelectuais". Liderança

Leia mais

O Calendário Judaico. Cronologia. Cronologia HARMONIZAÇÃO CRONOLÓGICA O ANO DO NASCIMENTO DE JESUS. Mt 2:1-23 Época do Nascimento:

O Calendário Judaico. Cronologia. Cronologia HARMONIZAÇÃO CRONOLÓGICA O ANO DO NASCIMENTO DE JESUS. Mt 2:1-23 Época do Nascimento: Há Harmonia Entre os Evangelhos? Mar/Abr/2015 Vlademir Hernandes AULA 3 15/3/2015 Recapitulação A importância dos Evangelhos Por que 4 evangelhos Bibliografia A necessidade de harmonização Exercícios sobre

Leia mais

Assunto: Estudo das várias leis que estavam em operação no tempo de Cristo. 1) Lei Romana = Lei que os cidadãos obedeciam

Assunto: Estudo das várias leis que estavam em operação no tempo de Cristo. 1) Lei Romana = Lei que os cidadãos obedeciam Lição 1 Leis no tempo de Cristo Assunto: Estudo das várias leis que estavam em operação no tempo de Cristo 1) Lei Romana = Lei que os cidadãos obedeciam 2) Lei Civil do A.T. = Tinha a ver com os costumes

Leia mais

PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA e SÃO LOURENÇO Em obediência à vossa palavra, lançarei as redes (Lc 5,5b)

PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA e SÃO LOURENÇO Em obediência à vossa palavra, lançarei as redes (Lc 5,5b) Evangelho A palavra Evangelho significa: Boas Novas. Portando, não temos quatro evangelhos, mas quatro evangelistas que escreveram, cada um, conforme sua visão, as boas-novas de salvação, acerca do Senhor

Leia mais

Nos Estados Unidos da América estima-se que aproximadamente 12. crianças americanas influenciam compras que totalizam

Nos Estados Unidos da América estima-se que aproximadamente 12. crianças americanas influenciam compras que totalizam Nos Estados Unidos da América estima-se que aproximadamente 12 bilhões de dólares por ano sejam gastos com anúncios para as crianças, já que as crianças americanas influenciam compras que totalizam 500

Leia mais

Estudo 17 Testemunhar a Cristo: um desafio diário. Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406

Estudo 17 Testemunhar a Cristo: um desafio diário. Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Estudo 17 Testemunhar a Cristo: um desafio diário Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Roteiro 1- Introdução 2- Fundamento Bíblico 3- Conclusão 1. Introdução Voce entende por que é importante

Leia mais

A Bíblia realmente afirma que Jesus

A Bíblia realmente afirma que Jesus 1 de 7 29/06/2015 11:32 esbocandoideias.com A Bíblia realmente afirma que Jesus Cristo é Deus? Presbítero André Sanchez Postado por em: #VocêPergunta Muitas pessoas se confundem a respeito de quem é Jesus

Leia mais

A morte física é o resultado final da vida nesse mundo decaído. 1 Jo 5:19

A morte física é o resultado final da vida nesse mundo decaído. 1 Jo 5:19 1 Todos Morrem! Pessoas morrem diariamente, seja por acidente ou de câncer, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, ou como vítimas de quaisquer das numerosas outras doenças. Alguns chegam a morrer

Leia mais

Um Catecismo Batista Livre

Um Catecismo Batista Livre Um Catecismo Batista Livre Paul V. Harrison* A palavra mais comum no Novo Testamento traduzida como ensinar é a palavra grega didasko, do qual se deriva a palavra didática. Outra palavra grega traduzida

Leia mais

Roteiro 5 Os apóstolos de Jesus. A missão dos doze apóstolos.

Roteiro 5 Os apóstolos de Jesus. A missão dos doze apóstolos. FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro 1 Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo Roteiro 5 Os apóstolos de Jesus. A missão dos doze apóstolos. 1 2 3 4 5

Leia mais

Poderá interromper e dialogar com o grupo; montar perguntas durante a exibição; montar grupos de reflexão após a exibição, e assim por diante.

Poderá interromper e dialogar com o grupo; montar perguntas durante a exibição; montar grupos de reflexão após a exibição, e assim por diante. O Catequista, coordenador, responsável pela reunião ou encontro, quando usar esse material, tem toda liberdade de organizar sua exposição e uso do mesmo. Poderá interromper e dialogar com o grupo; montar

Leia mais

Poderá interromper e dialogar com o grupo; montar perguntas durante a exibição; montar grupos de reflexão após a exibição, e assim por diante.

Poderá interromper e dialogar com o grupo; montar perguntas durante a exibição; montar grupos de reflexão após a exibição, e assim por diante. O Catequista, coordenador, responsável pela reunião ou encontro, quando usar esse material, tem toda liberdade de organizar sua exposição e uso do mesmo. Poderá interromper e dialogar com o grupo; montar

Leia mais

PAGINA 1 BÍBLIA PASSO A PASSO NOVO TESTAMENTO

PAGINA 1 BÍBLIA PASSO A PASSO NOVO TESTAMENTO PAGINA 1 BÍBLIA PASSO A PASSO NOVO TESTAMENTO 11. PERÍODOS DA VIDA DE JESUS 28 E a fama de Jesus se espalhou depressa por toda a região da Galiléia. Jesus cura a sogra de Pedro: 29 Logo depois, Jesus,

Leia mais

Lição 01 O propósito eterno de Deus

Lição 01 O propósito eterno de Deus Lição 01 O propósito eterno de Deus LEITURA BÍBLICA Romanos 8:28,29 Gênesis 1:27,28 Efésios 1:4,5 e 11 VERDADE CENTRAL Deus tem um propósito original e eterno para minha vida! OBJETIVO DA LIÇÃO Que eu

Leia mais

Pr. Patrick Robert Briney Mission Boulevard Baptist Church. A Série das Verdades do Evangelho (caderno 4) God is the Answer

Pr. Patrick Robert Briney Mission Boulevard Baptist Church. A Série das Verdades do Evangelho (caderno 4) God is the Answer Pr. Patrick Robert Briney Mission Boulevard Baptist Church Deus é a Resposta A Série das Verdades do Evangelho (caderno 4) God is the Answer Tradução Pr. Anastácio Pereira de Sousa Primeira Igreja Batista

Leia mais

Educação de Filhos de 0 a 5 anos. Edilson Soares Ribeiro Cláudia Emília Ribeiro 31/03/2013

Educação de Filhos de 0 a 5 anos. Edilson Soares Ribeiro Cláudia Emília Ribeiro 31/03/2013 Educação de Filhos de 0 a 5 anos Edilson Soares Ribeiro Cláudia Emília Ribeiro 31/03/2013 Bom dia! Aula 4 Nosso Objetivos Educando Filhos segundo a Vontade de Deus Desenvolvimento da criança Influências

Leia mais

Classe Adultos. Esperança e Glória para os Salvos

Classe Adultos. Esperança e Glória para os Salvos Classe Adultos Esperança e Glória para os Salvos OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Explicar o real significado da Escatologia Bíblica. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Após esta aula, o aluno deverá estar apto a: I. Definir

Leia mais

Estes capítulos introduzem a última série de visões de Ezequiel, nas quais ele vê

Estes capítulos introduzem a última série de visões de Ezequiel, nas quais ele vê Lição 14 Ezequiel Mede o Templo Restaurado (Ezequiel 40:1-42:20) Estes capítulos introduzem a última série de visões de Ezequiel, nas quais ele vê o templo restaurado. Nesta lição, vamos considerar alguns

Leia mais

ESCRITOS & POESIA HEBRAICA

ESCRITOS & POESIA HEBRAICA Jörg Garbers ESCRITOS & POESIA HEBRAICA INTRODUÇÃO 1 INTRODUÇÃO Os escritos formam a última parte do cânon do AT. Na Bíblia evangélica pertencem aos escritos os seguintes livros: Jó Salmos Provérbios Eclesiastes

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS ESCRITURAS Conforme registra, por exemplo, o salmo 19.1-6, é através da Criação

A IMPORTÂNCIA DAS ESCRITURAS Conforme registra, por exemplo, o salmo 19.1-6, é através da Criação 1 LIÇÃO 1 A IMPORTÂNCIA DAS ESCRITURAS Conforme registra, por exemplo, o salmo 19.1-6, é através da Criação que Deus tem Se revelado ao homem. Deus revela-se também através da Palavra Escrita, a Bíblia

Leia mais

PÁSCOA (Lv. 23:5) 1. O que é a Páscoa: 2. O Dia da Páscoa: Calendário Lunar Judaico e seus meses correspondentes no Calendário Solar ou Juliano

PÁSCOA (Lv. 23:5) 1. O que é a Páscoa: 2. O Dia da Páscoa: Calendário Lunar Judaico e seus meses correspondentes no Calendário Solar ou Juliano PÁSCOA (Lv. 23:5) 1. O que é a Páscoa: Páscoa no hebraico é pessach que significa passagem ou passar por cima: "...é a páscoa do Senhor" (Ex.12:11), "Porque o Senhor passará para ferir os egípcios..."

Leia mais

Pérola de Grande Valor é um volume de escrituras

Pérola de Grande Valor é um volume de escrituras C A P Í T U L O 3 8 Pérola de Grande Valor Pérola de Grande Valor é um volume de escrituras escrito por profetas. Há cinco partes em Pérola de Grande Valor: o livro de Moisés, o livro de Abraão, Joseph

Leia mais

LIÇÃO TRIMESTRE 2015 ISRAEL OS ÚLTIMOS5REIS. Preparado por: Pr. Wellington Almeida

LIÇÃO TRIMESTRE 2015 ISRAEL OS ÚLTIMOS5REIS. Preparado por: Pr. Wellington Almeida OS ÚLTIMOS5REIS DE ISRAEL 0 IV TRIMESTRE 2015 Preparado por: Pr. Wellington Almeida OS ÚLTIMOS CINCO REIS DE ISRAEL INTRODUÇÃO Nunca tinha sido intenção de Deus dar um rei a Israel. Um após outro, esses

Leia mais

Nesta nova série Os Discursos de Jesus vamos aprofundar as Palavras de Jesus :- seus discursos, suas pregações e sermões. Ele falou aos seus

Nesta nova série Os Discursos de Jesus vamos aprofundar as Palavras de Jesus :- seus discursos, suas pregações e sermões. Ele falou aos seus Nesta nova série Os Discursos de Jesus vamos aprofundar as Palavras de Jesus :- seus discursos, suas pregações e sermões. Ele falou aos seus apóstolos na intimidade, falou a um grupo maior que se aproximava

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI Bíblia para crianças apresenta O SÁBIO REI SALOMÃO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

Apêndice 2. Instruções para Manejar Bem a Palavra da Verdade

Apêndice 2. Instruções para Manejar Bem a Palavra da Verdade APÊNDICE 2 259 Apêndice 2 Instruções para Manejar Bem a Palavra da Verdade Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade (2

Leia mais

Lembrança da Primeira Comunhão

Lembrança da Primeira Comunhão Lembrança da Primeira Comunhão Jesus, dai-nos sempre deste pão Meu nome:... Catequista:... Recebi a Primeira Comunhão em:... de... de... Local:... Pelas mãos do padre... 1 Lembrança da Primeira Comunhão

Leia mais

PERGUNTAS & RESPOSTAS - FONTE ESTUDOS BÍBLICOS 2015

PERGUNTAS & RESPOSTAS - FONTE ESTUDOS BÍBLICOS 2015 PERGUNTAS & RESPOSTAS - FONTE ESTUDOS BÍBLICOS 2015 1) A Cruz era um instrumento de execução. Para os romanos, que tipo de pessoa era executado na cruz? E para os judeus? Resposta: Os romanos a usavam

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA A IMPORTÂNCIA DAS OBRAS DE FÉ William Soto Santiago Cayey Porto Rico 16 de Março de 2011 Reverendo William Soto Santiago, Ph. D. CENTRO DE DIVULGAÇÃO DO EVANGELHO DO REINO http://www.cder.com.br E-mail:

Leia mais

Daniel fazia parte de uma grupo seleto de homens de Deus. Ele é citado pelo profeta Ezequiel e por Jesus.

Daniel fazia parte de uma grupo seleto de homens de Deus. Ele é citado pelo profeta Ezequiel e por Jesus. Profeta Daniel Daniel fazia parte de uma grupo seleto de homens de Deus. Ele é citado pelo profeta Ezequiel e por Jesus. O livro de Daniel liga-se ao livro do Apocalipse do Novo Testamento, ambos contêm

Leia mais

Introdução à Bíblia lição 7. VII. compilação

Introdução à Bíblia lição 7. VII. compilação Introdução à Bíblia lição 7 VII. compilação Esta é uma "Introdução à Bíblia," por favor, saibam que estamos apenas brevemente mencionando várias áreas de estudo que poderiam ser desenvolvidas e investigadas.

Leia mais

A CRIAÇÃO DO MUNDO-PARTE II

A CRIAÇÃO DO MUNDO-PARTE II Meditação Crianças de 10 a 11 anos NOME: DATA: 03/03/2013 PROFESSORA: A CRIAÇÃO DO MUNDO-PARTE II Versículos para decorar: 1 - O Espírito de Deus me fez; o sopro do Todo-poderoso me dá vida. (Jó 33:4)

Leia mais

São Paulo ganha dos companheiros. São atribuías a S.Paulo 14 cartas. Umas são dele mesmo: Romanos, 1 e 2 aos Corintios, a Filemom, aos Gálatas, aos

São Paulo ganha dos companheiros. São atribuías a S.Paulo 14 cartas. Umas são dele mesmo: Romanos, 1 e 2 aos Corintios, a Filemom, aos Gálatas, aos No Antigo Testamento são citadas algumas cartas, como no 2ºMacabeus, capi.1º. Mas é no Novo Testamento que muitas cartas foram conservadas como parte integrante da revelação de Deus. No Novo Testamento

Leia mais

Grandes coisas fez o Senhor!

Grandes coisas fez o Senhor! Grandes coisas fez o Senhor! Sl 126:3 "Grandes coisas fez o Senhor por nós, e, por isso, estamos alegres." Este Salmo é um cântico cheio de alegria que se refere ao retorno do povo judeu do cativeiro babilônico,

Leia mais

Aula 5.1 Conteúdo: As grandes Religiões de matriz ocidental Judaísmo Cristianismo Islamismo ENSINO RELIGIOSO CONTEÚDO E HABILIDADES

Aula 5.1 Conteúdo: As grandes Religiões de matriz ocidental Judaísmo Cristianismo Islamismo ENSINO RELIGIOSO CONTEÚDO E HABILIDADES CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula 5.1 Conteúdo: As grandes Religiões de matriz ocidental Judaísmo Cristianismo Islamismo 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO

Leia mais

Livros Históricos. Introdução

Livros Históricos. Introdução Livros Históricos Introdução Em nosso Cânon, os livros históricos são doze: Josué, Juízes, Rute, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas, Esdras, Neemias e Ester. Cânon Judaico: Josué, Juízes, 1 e 2 Samuel,

Leia mais

O seu conceito das religiões é como o seguinte quadro?

O seu conceito das religiões é como o seguinte quadro? ...as religiões? Sim, eu creio que sim, pois não importa a qual religião pertença. O importante é apoiar a que tem e saber levá-la. Todas conduzem a Deus. Eu tenho minha religião e você tem a sua, e assim

Leia mais

10.7 Pedro e a pedra; início das profecias sobre a Igreja

10.7 Pedro e a pedra; início das profecias sobre a Igreja 10.7 Pedro e a pedra; início das profecias sobre a Igreja Aula 53 A primeira vez que a Igreja é profetizada diretamente, está em Mateus: Mateus 16:13~18;... edificarei a minha igreja. V.18; no original

Leia mais

Catequese sobre José O pai adoptivo de Jesus

Catequese sobre José O pai adoptivo de Jesus Catequese sobre José O pai adoptivo de Jesus S. José modelo e protector de todos os pais materialdecatequese.webnode.pt 1 A terra de José (Mapa) O seu país era a Palestina e a aldeia onde morava chamava-se

Leia mais

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM GRAÇA ARANHA-MA

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM GRAÇA ARANHA-MA "Abre os meus olhos para que eu contemple as maravilhas da tua Lei". Sl.119.18 PLANO DE LEITURA BÍBLICA ANUAL - JANEIRO 01 Gn 1-3 Sl 1 02 Gn 4-7 Sl 2 03 Gn 8-10 Sl 3 04 Gn 11-13 Sl 4 05 Gn 14-17 Sl 5 06

Leia mais

Excursionista Nome: Unidade: Geral 1. Ter no mínimo 14 anos de idade. Cole aqui sua copia de identidade. Excursionista. Desbravador Unidade 1

Excursionista Nome: Unidade: Geral 1. Ter no mínimo 14 anos de idade. Cole aqui sua copia de identidade. Excursionista. Desbravador Unidade 1 Excursionista Nome: Unidade: Geral 1. Ter no mínimo 14 anos de idade. Cole aqui sua copia de identidade 2. Ser membro ativo do Clube de Desbravadores. Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez R

Leia mais

Lição 10. Como entender a realidade da morte? Texto Bíblico: 1Coríntios 15.20-28; 43-58

Lição 10. Como entender a realidade da morte? Texto Bíblico: 1Coríntios 15.20-28; 43-58 Lição 10 Como entender a realidade da morte? Texto Bíblico: 1Coríntios 15.20-28; 43-58 Introdução: O Apóstolo Paulo estava trabalhando algumas discrepâncias doutrinárias na Igreja de Corinto e, especificamente,

Leia mais

ESTUDO SOBRE A DISPENSAÇÃO DA LEI (1.718 Anos) Ex 3:1-10 Ex 12:37-38 Lc 16:16 Mt 3:1-3

ESTUDO SOBRE A DISPENSAÇÃO DA LEI (1.718 Anos) Ex 3:1-10 Ex 12:37-38 Lc 16:16 Mt 3:1-3 ESTUDO SOBRE A DISPENSAÇÃO DA LEI (1.718 Anos) Ex 3:1-10 Ex 12:37-38 Lc 16:16 Mt 3:1-3 Definição de Dispensação: período de tempo durante o qual a humanidade é moralmente responsável diante de Deus em

Leia mais

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESTUDO 4 A PESCA MILAGROSA

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESTUDO 4 A PESCA MILAGROSA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESTUDO 4 A PESCA MILAGROSA A PESCA MILAGROSA LUCAS 5:1-11; JOÃO 21:1-17 A PRIMEIRA PESCA MARAVILHOSA JÁ ESTÁ TUDO PAGO! NÃO DEVO + Porque estudar os milagres de Jesus? Jesus nos

Leia mais

Jo 15.2 = Toda vara em mim que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.

Jo 15.2 = Toda vara em mim que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. A Responsabilidade dos Filhos de Deus Texto Base: 1º João 2.6 = Aquele que diz que está nele também deve andar como ele andou. Introdução: O nosso dever é andar como Ele (Jesus) andou.. Todos que O aceitam

Leia mais

1ª Leitura - Gn 2,7-9; 3,1-7

1ª Leitura - Gn 2,7-9; 3,1-7 1ª Leitura - Gn 2,7-9; 3,1-7 Criação e pecado dos primeiros pais. Leitura do Livro do Gênesis 2,7-9; 3,1-7 7 O Senhor Deus formou o homem do pó da terra, soprou-lhe nas narinas o sopro da vida e o homem

Leia mais

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS 11. Já vimos que Jesus Cristo desceu do céu, habitou entre nós, sofreu, morreu, ressuscitou e foi para a presença de Deus. Leia João 17:13 e responda: Onde está Jesus Cristo agora? Lembremo-nos que: Jesus

Leia mais