UNIDADE IV. A seguir podemos ver algumas definições da palavra Animação :

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIDADE IV. A seguir podemos ver algumas definições da palavra Animação :"

Transcrição

1 2013 UNIDADE IV A animação é uma passagem rápida de imagens em 2 ou 3D ou objetos posicionados de forma a criar uma ilusão de movimento. Muito antes do uso de papel tradicional, canetas, e qualquer tipo de brinquedo ou massinha, já tinham sido criados aspectos relacionados ao desenho animado. A animação mais antiga foi criada pelos homens das cavernas, onde o mesmo desenhava animais com mais patas do que realmente tinham. Era uma tentativa de mostrar uma ideia de movimento. A seguir podemos ver algumas definições da palavra Animação : ANIMAÇÃO: s.f. Ação de animar. / Vida, atividade: classe privada de animação. / Vivacidade, movimento, calor: falar com animação. / Alegria, entusiasmo. Dicionário Aurélio Animação... dar alma... anima; expressão criativa e dinâmica de um Universo próprio; terreno do absurdo, da fantasia, no qual se inventa a própria realidade; arte em movimento; gerando vida através de uma ilusão; imagens paradas, sobrepostas quadro a quadro, no tempo. Autor desconhecido 1. HISTÓRIA DA ANIMAÇÃO - PRIMÓRDIOS O culto as imagens é algo que existe desde os primórdios da humanidade, onde as mais antigas formas de expressão humana são representadas através de desenhos feitos em paredes de rocha, sobretudo em cavernas. Segundo Graça Proença (2005) o ser humano sempre procurou representar, por meio de imagens, a realidade em que vive pessoas, animais, objetos e elementos da natureza, etc. e os seres que imagina divindades, por exemplo. Com base nisso, os homens primitivos já apresentavam em suas produções aspectos relacionados a técnica de animação e até mesmo do cinema, a prova está no fato de muitas cenas representadas apresentarem uma sequência de movimentos de determinado personagem. Vejamos a seguir algumas inovações importantes: a.c. - Pinturas rupestres das grutas de Altamira, na Espanha, são consideradas os primórdios do cinema e da animação, pois já apresentavam um caráter narrativo e o excesso de movimento em algumas cenas. Javali com cerca de 8 patas O movimento de animais 6.000/1.500 a.c. - Foi achada no Egito uma espécie de estória em quadrinhos, que era constituída por imagens de lutadores em várias posições que permitiam imaginar uma espécie de movimento, ou até mesmo um demonstrativo de golpes ou técnicas que se usava na luta. Tal fato valoriza a ideia de que alguns povos já estudavam a decomposição do movimento. Vale salientar também que a câmara escura, de enorme importância para o desenvolvimento da fotografia, por ser à base do cinema, já é conhecida no Egito.

2 Lutadores egípcios a.c. - Projeções primitivas de figuras sobre fundo negro são realizadas pelos chineses. Idade Média - Em painéis medievais ocorre uma fragmentação e organização cronológica dos acontecimentos. 2. ESTUDOS IMPORTANTES No século II, o astrônomo, geógrafo e matemático grego Cláudio Ptolomeu passou a observar e estudar a persistência das impressões visuais na retina. Tal fenômeno indicava que uma imagem vista permanecia algum tempo (1/16 de segundo) na retina. Nesse intervalo de tempo outra imagem pode se sobrepor à primeira, gerando um fenômeno visual conhecido como persistência retiniana ou retínica. Veja o famoso exemplo a seguir: De um lado de um pedaço de papel é desenhado um pássaro e do outro uma gaiola. Ao girar rapidamente a estrutura vemos uma coisa só: um pássaro dentro de uma gaiola. Tal fato é explicado pela frequência do movimento, que é mais rápida do que o olho humano consegue captar, sobrepondo uma imagem na outra. Durante o século XIX algumas pessoas não se conformavam com o fato de que o movimento não podia ser capturado pelas técnicas vigentes. Havia o desejo reproduzir o próprio movimento e não apenas sugeri-lo. Mais precisamente no final do século surgiram aparatos que tinham como objetivo narrar histórias através da projeção de desenhos, que criavam a ilusão de movimento, sendo os principais: Taumatroscópio, Fenasquistoscópio, Zootrópico, Praxinoscópio, Zoopraxinoscópio, Cinetoscópio (criado por Thomas Edison) e o Cinematógrafo (invenção dos irmãos Lumiére). Esses aparelhos já tinham a capacidade de projetar o movimento a partir da sucessão de imagens (desenhos sequênciais). Essa decomposição do movimento desenhada por artistas só era possível após um minucioso trabalho de observação e compreensão do movimento. Observe alguns brinquedos ópticos importantes: Fenaquistoscópio (1832) Zootrópico (1834) Praxinoscópio (1877)

3 De todas as invenções podemos destacar o praxinoscópio, que aperfeiçoado pelo seu criador, o desenhista e inventor francês Emile Reynaud, ganhou o nome de Teatro Óptico. O instrumento era um tambor que girava; dentro dele, as tiras com seqüências de movimentos desenhados eram projetadas através de um jogo de espelhos na parede, o que criava a ilusão de uma cena em movimento. Nas primeiras projeções públicas as histórias eram bem simples, mas tinham música ao vivo e efeitos sonoros. Reynaud denominou esses espetáculos de Pantominas luminosas. O Teatro Óptico foi um grande sucesso até 1900, mas não sobreviveu ao cinema. Em 1868, uma técnica tradicional e usada até hoje foi criada e patenteada por John Barns Linnet, o Flip Book. Trata-se de um livro, ou de várias páginas juntas, em cada página um desenho e ao pegar esse livro ou caderno com o polegar, e saltar as folhas em uma velocidade constante, via-se a criação de uma animação. Em 1872, o fotógrafo Eadweard Muybridge, desafiado em uma aposta pelo governador da Califórnia, Leland Stanford, desenvolve uma experiência para provar que havia uma posição no galope do cavalo em que nenhuma das quatro patas do animal tocava o chão. Para isso, Muybridge, auxiliado pelo engenheiro John D. Isaac, utiliza-se de uma série de 24 câmaras escuras (cada qual com uma chapa emulsionada), que se abriam progressivamente à medida que passava o cavalo. Na sua corrida, este tocava sucessivamente em fios, devidamente esticados, para acionarem os obturadores das câmaras. Pelo notável resultado prático desta experiência, costuma-se atribuir a Stanford e Muybridge as honras da descoberta do processo de analisar o movimento fotograficamente. Fotografia seqüencial de Eadweard Muybridge Derby de Epson, Gericault A primeira sessão de cinema aconteceu em 1895, em Paris: 33 pessoas assistiram ao espetáculo dos irmãos Lumiére. Sobre uma pequena tela, uma fotografia projetada de repente ganhou vida. Carros, cavalos, pedestres começaram a andar. Essa invenção logo atraiu multidões e causou um enorme impacto sobre a produção cultural dos nossos tempos. UM FATO CURIOSO: Uma das cenas do filme dos irmãos Lumiére era a chegada de um trem na estação e quando ele começou a se aproximar a plateia entrou em desespero, pois muitos achavam que iriam ser atropelados pelo trem. O primeiro desenho animado que apresentava um personagem conhecido foi o do cartunista Winsor McCay, que fez 4 mil desenhos em um mês para dar vida ao Pequeno Nemo (Little Nemo), em Para realizar uma animação como essa foi necessário fazer 24 desenhos para cada segundo, o que significaria 1440 desenhos por minuto de filme. A animação explodiu comercialmente quando, em 1928, Walt Disney apresentou para um produtor americano o seu primeiro desenho animado. Nele, o ratinho Mickey Mouse cantava e tocava instrumentos. O filme durava sete minutos e meio e fez sucesso imediato.

4 3. PRINCIPAIS COLABORADORES Winsor MCcay - Foi o primeiro a transpor, em 1909, para a tela de cinema, personagens animados de seus cartoons : "Little Nemo" e "Gertie, the Trained Dinossaur". Em "Gertie", McCay alcançou um controle sobre a animação que durante muito tempo não foi alcançado por nenhum outro animador. Começou a desenvolver algumas técnicas de produção, como ciclos e repetições, que são elementos importantes no repertório de técnicas de animadores. Disseminou entre as platéias do mundo a idéia do desenho animado de curta metragem como parte da programação normal dos cinemas. Max e Dave Fleischer - Os irmãos Fleischer desenvolveram um estilo alternativo ao padrão Disney, como demonstra, por exemplo, o universo surreal de Betty Boop. No início do cinema sonoro, quando a plateia era em sua grande parte analfabeta, foram os Fleischer que introduziram a bolinha animada que acompanhava a letra das canções na tela. Os animadores em questão criaram também um conhecidíssimo personagem dos desenhos animados: o Popeye. Walt Disney - Mais precisamente Walter Elias Disney, nasceu em 5 de dezembro de 1901, em Chicago. O talento e o gosto pelo desenho, demonstrados desde a infância, levou-o a frequentar a Escola de Belas Artes nessa mesma cidade. Embora os esboços de Disney fossem marcantemente originais, nem sempre correspondiam à expectativa de seus professores. Aos dezesseis anos, tornou-se caricaturista da Tribuna. Em 1920, Walt firmou parceria com o desenhista e amigo Ub Iwerks para trabalharem juntos, e, assim, surgiu a Iwerks-Disney Commercial Artists. A sociedade durou pouco tempo e, no mesmo ano, Disney e Iwerks já estavam trabalhando na Kansas City Film Ad Company, onde puderam aprender as técnicas básicas do cinema e da animação, incluindo o stop-action (consiste em fotografar um quadro de filme e reorganizar rapidamente as figuras articuladas para produzir a ilusão de movimento). Disney, quanto mais aprendia, mais ficava fascinado com a capacidade do movimento de projetar a ação física e externar emoção. Aliás, essa ficou sendo a maior marca das animações Disney: os personagens de seus desenhos possuem características humanas como os sentimentos. Mickey, o personagem mais famoso de Disney, surgiu em Como era preciso produzir mais de duzentos metros de filme a cada quinze dias, o ideal era ter um personagem fácil de desenhar. Diz a lenda que para criar o ratinho, Walt se inspirou em um rato verdadeiro que vivia em seu escritório de Kansas. Assim ele conta: "Os ratos se juntavam em meu cesto de lixo quando eu trabalhava até tarde da noite. Eu os tirava de lá e os mantinha em pequenas gaiolas sobre minha escrivaninha. Um deles era meu amigo". William Hanna e Joseph Barbera Contribuíram imensamente para a história do entretenimento causando um grande impacto na vida de fãs dos desenhos animados em todo mundo. O primeiro trabalho que fizeram juntos foi "Puss Gets the Boot", onde apareciam pela primeira vez Tom e Jerry, cujas aventuras renderam aos animadores 7 prêmios da Academia. Quando a Hanna-Barbera Productions abriu suas portas em 1957, estes dois homens desenvolveram um processo de animação que iria revolucionar a maneira como os cartoons seriam produzidos, resultando num modo de produção mais rápido e barato.

5 Tim Burton Em 1982 enquanto trabalhava na Disney, resolveu trazer à tona uma bizarra idéia: fazer um curta de terror em Stop Motion para crianças. "Vincent" conta a história de um estranho garotinho que sonha ser como o seu ídolo, o famoso artista de filmes de terror Vincent Price. O boneco criado por Burton era anguloso, de formato desconfortável, bizarro. O filme foi feito todo em preto e branco com narração do próprio Vincent Price. Burton seguiu carreira fazendo filmes, mas uma idéia que ele tivera nos tempos que ainda trabalhava na Disney ainda o atormentava. Foi então que ele resolveu colocá-la em prática e começou a produzir o filme que hoje se tornou referência quando se fala em Stop-Motion: "O Estranho Mundo de Jack. A produção do filme "O Estranho Mundo de Jack" reuniu os melhores animadores Stop Motion da atualidade. Foi também o primeiro filme Stop Motion a ser distribuído no mundo todo. A construção dos assustadores personagens foi meticulosamente planejada para que eles realmente se parecessem com os rascunhos de Burton. Os sets eram elaborados com grotescas construções criando um mundo surreal, repleto de texturas estranhas. Foram feitos 227 bonecos, incluindo vampiros, fantasmas, lobisomens, múmias e muito mais. Muitos deles possuíam várias cabeças ou faces para serem substituídas durante o processo de animação. Pixar - No princípio a Pixar era uma companhia de hardware, com seu produto primário sendo o computador Pixar Image Computer. Um dos maiores compradores do computador era a Walt Disney Pictures, que mais tarde em colaboração com a Pixar desenvolveu o CAPS, um software que permitia colorizar animação tradicional no computador. O Image Computer nunca fez muito sucesso, e para tentar alavancar vendas, um dos empregados, John Lasseter, produzia curtas animados como Luxo Jr. que mostravam as capacidades do aparelho. Depois a divisão de animação passou a fazer comerciais. Em 1991, após demissões em massa a Pixar assinou um contrato com a Disney por US$ 26 milhões para fazer três longas animados, o primeiro sendo Toy Story, lançado nos cinemas em Todos os principais filmes da Pixar produzidos até hoje foram feitos em colaboração com a Walt Disney Pictures; a Pixar cuida de todos os aspectos de produção enquanto a Disney cuida de todos os aspectos da distribuição. 4. ANIMAÇÃO EM STOP MOTION É a técnica de animação na qual o animador trabalha fotografando objetos, fotograma por fotograma, ou seja, quadro a quadro. Entre um fotograma e outro, o animador muda um pouco a posição dos objetos. Quando o filme é projetado a 24 fotogramas por segundo, temos a ilusão de que os objetos estão se movimentando. Essa ilusão de movimento é devida à Persistência Retiniana, fenômeno que ocorre quando a retina dos seus olhos está excitada pela luz, enviando impulsos para o cérebro, que por sua vez, são interpretados como imagem pelo córtex cerebral. As células da retina continuam a enviar impulsos mesmo depois da luz ser removida. Isso continua por algumas frações de segundos, até as células da retina voltarem ao normal. Enquanto isso, o cérebro continua a receber estímulos da retina, e estes impulsos permanecem como uma imagem vinda da fonte luminosa. Por isso, se nesse intervalo de permanência da imagem nós sobrepusermos uma nova figura, tem-se a ilusão de movimento.

6 Aproveitando-se dessa ilusão, foram criadas as mais diversas técnicas para fazer um filme de animação. Só na animação em Stop Motion já foram criadas animações com recortes, com bonecos, massinha, arame, objetos, etc. 5. O que é o Windows Movie Maker? Para a confecção das animações em formato de stop motion foi escolhido o programa Windows Movie Maker, devido a facilidade de manuseio e popularidade. O Windows Movie Maker é um software de edição de vídeos que permite fazer, editar e incrementar filmes caseiros, permitindo que os usuários criem efeitos nos seus vídeos além de poderem adicionar músicas as apresentações, efeitos, títulos, subtítulos, e outras técnicas visuais. Vejamos alguns recursos do programa: Barras de ferramentas: use as barras de ferramentas para executar tarefas comuns rapidamente como uma alternativa para o uso de menus. Área de coleções: use a área de coleções para organizar o conteúdo de áudio, vídeo e imagem importado. Monitor: usando o monitor, você pode visualizar o projeto antes de salvá-lo como um filme. Você também pode usar os botões de navegação para navegar por um clipe individual ou um projeto inteiro. Botões adicionais permitem executar funções como visualizar filme em 5 tela inteira. Storyboard: é a visualização padrão para o espaço de trabalho. Nessa visualização, você pode ver a sequência ou ordem dos clipes do projeto e reorganizá-las facilmente se necessário. Também é possível, de forma mais prática, adicionar os efeitos visuais e de transição. Diferentemente da visualização linha do tempo, os clipes de áudio e textos adicionados ao projeto atual não são mostrados nessa exibição. Linha do Tempo: por meio dela você pode visualizar seu projeto de forma cronológica, podendo revisar ou modificar o tempo dos clipes, ampliar ou reduzir a régua cronológica da linha do tempo e fazer a sincronização com os clipes de áudio e textos adicionados ao projeto.

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA EE Odilon Leite Ferraz PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA AULA 2 WINDOWS MOVIE MAKER WINDOWS MOVIE MAKER O que é? Interface do Windows Movie Maker Editando vídeos O QUE É? O Windows Movie Maker é um software

Leia mais

Profº Ritielle Souza

Profº Ritielle Souza Profº Ritielle Souza ANIMAÇÃO Animação provém do latin Animus/anima, que significa ar, respirar, vida, alma e mente. Animar é então dar a ilusão de vida no que está inanimado. Não existe nenhuma definição

Leia mais

Aula 11 Windows Movie Maker

Aula 11 Windows Movie Maker Novo Abrir Salvar Desfazer Refazer Mostrar ou Ocultar o Painel Tarefas de Vídeos Mostrar ou Ocultar o Painel Coleções Local Um nível acima Pasta Nova Coleção Modos de exibição COLÉGIO NOTRE DAME DE CAMPINAS

Leia mais

História da Animação

História da Animação História da Animação 1 Sombras Chinesas Originárias na China por volta de 5.000 a.c., foram disseminadas na Indonésia e depois da Europa do século XVII. Os teatros de sombras utilizam marionetes articulados,

Leia mais

Apostila de Windows Movie Maker

Apostila de Windows Movie Maker Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva 2 Índice Introdução ao Windows Movie Maker...03 O que é o Windows Movie Maker?...03

Leia mais

Cissa Nascimento Ciência Animada

Cissa Nascimento Ciência Animada Cissa Nascimento cecilia@mast.br Ciência Animada Ciência Animada O QUE É? É uma prática educacional de popularização da ciência que visa comunicar temas científicos para crianças, utilizando como estratégia

Leia mais

Animações. Você gosta deste tipo de linguagem? Sabe o que é? Você já viu esse desenho de animação?

Animações. Você gosta deste tipo de linguagem? Sabe o que é? Você já viu esse desenho de animação? Animações Você gosta deste tipo de linguagem? Sabe o que é? Você já viu esse desenho de animação? Animação em latim quer dizer alma, portanto o desenho animado é o desenho que parece ter vida, desenhos

Leia mais

Animação Digital. Luis Retondaro. CEFET/RJ Campus Petrópolis 1 / 25.

Animação Digital. Luis Retondaro. CEFET/RJ Campus Petrópolis 1 / 25. Animação Digital Luis Retondaro CEFET/RJ Campus Petrópolis 1 / 25 Apresentação Conteúdo Programático Agenda Avaliação 2 / 25 Conteúdo Programático Criação História e Roteiro Conceito e Arte Modelagem Geométrica

Leia mais

É possível conjugar uma sessão de cinema com uma oficina.

É possível conjugar uma sessão de cinema com uma oficina. 12 18 Anos ESTAS IMAGENS SÃO UM RODOPIO!/////////////////////////////////////// 3 CINEMA EM CASA!////////////////////////////////////////////////////////////////////// 4 BRINQUEDOS ÓPTICOS///////////////////////////////////////////////////////////////

Leia mais

É possível conjugar uma sessão de cinema com uma oficina.

É possível conjugar uma sessão de cinema com uma oficina. 7 12 Anos ESTAS IMAGENS SÃO UM RODOPIO!///////////////////// 3 CINEMA EM CASA!//////////////////////////////////////////////////// 4 QUE FEITIÇO É ESTE?/////////////////////////////////////////////////

Leia mais

Introdução a Programação

Introdução a Programação UnidadeA 1. Conceitos Iniciais Introdução a Programação para animação web Prezado(a) Aluno(a), Antes de começar a conversar sobre Programação para Animação Web, gostaria de lhe apresentar alguns sites.

Leia mais

Introdução a Animação. Soraia Raupp Musse

Introdução a Animação. Soraia Raupp Musse Introdução a Animação Soraia Raupp Musse Histórico Fascinação por contar estórias com imagens em movimento http://trailers.apple.com/trailers/fox/avatar/ Histórico Fascinação por contar estórias com imagens

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. IPD / Digitação (04)

INFORMÁTICA BÁSICA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. IPD / Digitação (04) INFORMÁTICA BÁSICA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO IPD / Digitação (04) Conceitos de Hardware e Software; Uso correto do Teclado; Ensinar a operar software de digitação. Windows Conceitos de sistema operacional;

Leia mais

Stop Motion: Aplicações no Ensino. Prof. Msc. Almir Junior Universidade do Estado do Amazonas

Stop Motion: Aplicações no Ensino. Prof. Msc. Almir Junior Universidade do Estado do Amazonas Stop Motion: Aplicações no Ensino Prof. Msc. Almir Junior Universidade do Estado do Amazonas Formação Msc. em Ensino Tecnológico IFAM (2017) Especialização em Informática na Educação IFAM (2009) e Metodologia

Leia mais

Revenda Autorizada (11)

Revenda Autorizada  (11) Revenda Autorizada Tour pelo Produto Você não vai encontrar em nenhum outro lugar uma solução que inclua um conjunto completo de ferramentas para obter criatividade, controle e publicação de conteúdo,

Leia mais

Universidade Metodista de Piracicaba, São Paulo, SP

Universidade Metodista de Piracicaba, São Paulo, SP 1 STOP MOTION TUDO ACABA EM PIZZA 2 Cristiane dos santos PIMENTA 3 Adriana CABERLIN 4 Pedro PEREIRA 5 Rafael Alves GALDINO 6 Cairo SANTOS 7 Bruna Carolina Viana GAMBINI 8 Jefferson dos SANTOS 9 Fernando

Leia mais

Relatório Mensal FCTY-RTM-EDA Referência: Programa de Educação Ambiental Meu Primeiro Curta Metragem. Abril/2014

Relatório Mensal FCTY-RTM-EDA Referência: Programa de Educação Ambiental Meu Primeiro Curta Metragem. Abril/2014 Relatório Mensal FCTY-RTM-EDA-002-02-14 Referência: Programa de Educação Ambiental Meu Primeiro Curta Metragem. Abril/2014 At.: Gerência de Sustentabilidade FCTY Abril de 2014 1 APRESENTAÇÃO... 1 2 OBJETIVOS...

Leia mais

A IMAGEM DE TELEVISÃO

A IMAGEM DE TELEVISÃO STV 18 AGO 2008 1 A IMAGEM DE TELEVISÃO a televisão, basicamente, reproduz imagens estáticas a seqüência dessas imagens, em rápida sucessão, nos dá a sensação de movimento cada uma das imagens, ou quadro,

Leia mais

Ambiente de programação

Ambiente de programação EXPLORANDO O O que é o SCRATCH? O software Scratch é um ambiente para a criação de jogos, histórias e animações, usando raciocínio lógico. A partir desta ferramenta é possível exercitar conceitos de lógica

Leia mais

PROJETO TIM BURTON E OS CONTOS DE MISTÉRIO

PROJETO TIM BURTON E OS CONTOS DE MISTÉRIO PROJETO TIM BURTON E OS CONTOS DE MISTÉRIO E.E. Alfredo Paulino Professor(es) Apresentador(es): Margareth Alves Leite de Siqueira Bittencourt Maria Theresa Bologna Realização: Foco do Projeto Projeto do

Leia mais

Brincadeira científica - Cineminha

Brincadeira científica - Cineminha Brincadeira científica - Cineminha Você sabia que um filme projetado na tela do cinema não exibe uma imagem contínua em movimento, mas uma série de quadros, como se fossem várias fotografias, a cada segundo?

Leia mais

CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS DE CINEMATOGRAFIA

CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS DE CINEMATOGRAFIA Apostila de Cinematografia Prof. Filipe Salles 1 CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS DE CINEMATOGRAFIA O termo cinematografia vem de cinematógrafo, aparelho desenvolvido pelos irmãos Auguste e Louis Lumière na França,

Leia mais

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO ANIMAÇÃO 2D 3D. Planificação Anual

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO ANIMAÇÃO 2D 3D. Planificação Anual CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO ANIMAÇÃO 2D 3D Planificação Anual 2017-2018 Disciplina: Animação 10º K2 Professor: José Manuel da Costa Duarte 1 - Estrutura e finalidades da disciplina A disciplina de Animaçãoinsere-se

Leia mais

É possível conjugar uma sessão de cinema com uma oficina.

É possível conjugar uma sessão de cinema com uma oficina. 12 18 Anos ESTAS IMAGENS SÃO UM RODOPIO!/////////////////////////////////////// 3 CINEMA EM CASA!////////////////////////////////////////////////////////////////////// 4 BRINQUEDOS ÓPTICOS///////////////////////////////////////////////////////////////

Leia mais

Introdução a Animação. Soraia Raupp Musse

Introdução a Animação. Soraia Raupp Musse Introdução a Animação Soraia Raupp Musse Histórico Fascinação por contar estórias com imagens em movimento http://trailers.apple.com/trailers/fox/avatar/ Histórico Fascinação por contar estórias com imagens

Leia mais

ÍNDICE. A animação é uma maneira de se criar ilusão, dando vida a objetos inanimados. Conheça o projeto... Os motivos... Nossa equipe...

ÍNDICE. A animação é uma maneira de se criar ilusão, dando vida a objetos inanimados. Conheça o projeto... Os motivos... Nossa equipe... ÍNDICE A animação é uma maneira de se criar ilusão, dando vida a objetos inanimados. Perisic,1979 Conheça o projeto... Os motivos... Nossa equipe... Como são as oficinas... Experiências Animadas... Luz...

Leia mais

FOTOGRAFIA ESPELHO, MOLDURA; FRAGMENTOS E TÉCNICA. Introdução à história da fotografia.

FOTOGRAFIA ESPELHO, MOLDURA; FRAGMENTOS E TÉCNICA. Introdução à história da fotografia. FOTOGRAFIA ESPELHO, MOLDURA; FRAGMENTOS E TÉCNICA Introdução à história da fotografia. FOTOGRAFIA A história da fotografia tem diversas datas, vários inventores e muitas observações e pesquisas que propiciaram

Leia mais

Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação

Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação Universidade de São Paulo/Faculdade de Saúde Pública Curso de Saúde Pública Disciplina: HEP 147 Informática I Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação 1 Introdução ao Microsoft PowerPoint

Leia mais

da FOTOGRAFIA ao CINEMA

da FOTOGRAFIA ao CINEMA da FOTOGRAFIA ao CINEMA A fotografia foi determinante para o aparecimento do cinema não só por questões técnicas: a película é o suporte onde são registadas as imagens e a câmara fotográfica está na génese

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Ferramentas Multimídia a) Ferramentas Multimídia Multimídia: Multimídia é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de mídia estática

Leia mais

BANDA DESENHADA e CINEMA

BANDA DESENHADA e CINEMA BANDA DESENHADA e CINEMA Banda desenhada e Cinema de animação são linguagens diferentes, mas têm alguns pontos em comum. A banda desenhada é a forma de comunicação visual e a expressão gráfica mais cinematográfica.

Leia mais

ADMISSÕES A TECNOLOGIA DA MODA

ADMISSÕES A TECNOLOGIA DA MODA ADMISSÕES A TECNOLOGIA DA MODA Processo de Admissão para Tecnologia da Moda Visto que o nosso programa de tecnologia da moda será um programa do Perkins Capítulo 74, somos obrigados a seguir as diretrizes

Leia mais

AI LOG CNO TE - 2 0IS 1

AI LOG CNO TE - 2 0IS 1 1 2 1. Conceituar Tecnologia; 2. Entender o processo de produção de tecnologia; 3. Compreender por que é preciso transformar o conhecimento científico em tecnologia aplicada; 4. Entender o processo de

Leia mais

Conteúdo Datasoul: Visão geral e controles básicos Requisito mínimo Resumo... 2 (1) - Barra de Ferramentas Principal:...

Conteúdo Datasoul: Visão geral e controles básicos Requisito mínimo Resumo... 2 (1) - Barra de Ferramentas Principal:... Conteúdo Datasoul: Visão geral e controles básicos... 2 1. Requisito mínimo... 2 2. Resumo... 2 (1) - Barra de Ferramentas Principal:... 2 (2) - Culto:... 3 (3) - Biblioteca de Música:... 3 (4) - Exibir

Leia mais

Ana Gonçalves Área: CLC- Cultura Língua e Comunicação Módulo: CLC5- Cultura Língua Comunicação e Media Formador: Vítor Dourado

Ana Gonçalves Área: CLC- Cultura Língua e Comunicação Módulo: CLC5- Cultura Língua Comunicação e Media Formador: Vítor Dourado Área: CLC- Cultura Língua e Comunicação Módulo: CLC5- Cultura Língua Comunicação e Media Formador: Vítor Dourado A rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu para objectivos militares, servia para

Leia mais

Steamboat Willie. No fim de contas, Steamboat Willie foi uma realização pioneira no mundo cinematográfico.

Steamboat Willie. No fim de contas, Steamboat Willie foi uma realização pioneira no mundo cinematográfico. 21317 Steamboat Willie Sem dúvida que o desenho animado de 1928 da Disney Steamboat Willie representa uma série de significantes primeiros do ponto de vista cultural e histórico: o primeiro desenho animado

Leia mais

Criar vídeos em 3D no VideoWave O modo simples

Criar vídeos em 3D no VideoWave O modo simples Criar vídeos em 3D no VideoWave O modo simples O VideoWave pode produzir vídeos em 3D a partir de imagens capturadas por câmeras de vídeo de 3D, como a Fujifilm FinePix REAL 3D W1, ou convertendo a definição

Leia mais

CARTILHA STOP NAS ESCOLAS MOTION TEMA

CARTILHA STOP NAS ESCOLAS MOTION TEMA CARTILHA NAS ESCOLAS TEMA STOP MOTION NAS ESCOLAS ATIVIDADES 2015 EXPEDIENTE Autora: Marina Novais Revisão: Graciele Fonseca / Rafaela Lima Projeto Gráfico: Bruna Lubambo / Adaptação: Marco Chagas 2016

Leia mais

ANIMAÇÃO. autor Pedro Félix Agrupamento Vertical de Escolas Dra. Laura Ayres de Quarteira. Coordenação Graça Lobo Vítor Reia-Baptista

ANIMAÇÃO. autor Pedro Félix Agrupamento Vertical de Escolas Dra. Laura Ayres de Quarteira. Coordenação Graça Lobo Vítor Reia-Baptista ANIMAÇÃO autor Pedro Félix Agrupamento Vertical de Escolas Dra. Laura Ayres de Quarteira Coordenação Graça Lobo Vítor Reia-Baptista Í N D I C E 49 INTRODUÇÃO 2 PROCESSO DE EXECUÇÃO 6 TÉCNICAS TRADICIONAIS

Leia mais

DESCRITORES: D5 - Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso. D12 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

DESCRITORES: D5 - Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso. D12 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. DESCRITORES: D5 - Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso. D12 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. 2 3 As Histórias em Quadrinhos (HQs) normalmente estão associadas

Leia mais

Aluno: Marcos Paulo Moreti Orientador: Roberto M. Cesar Jr.

Aluno: Marcos Paulo Moreti Orientador: Roberto M. Cesar Jr. Aluno: Marcos Paulo Moreti Orientador: Roberto M. Cesar Jr. Introdução Animação facial (por computador) é uma área da computação gráfica que reúne técnicas para gerar e animar faces humanas virtuais. Vem

Leia mais

COMO FORMATAR UM ROTEIRO PARA HQ

COMO FORMATAR UM ROTEIRO PARA HQ COMO FORMATAR UM ROTEIRO PARA HQ A primeira coisa que você deve se lembrar é que um roteiro vai ser lido por alguém. Para ser mais exato, o seu roteiro será lido por um desenhista. E, creia-me, os desenhistas

Leia mais

DESENHO TÉCNICO ( AULA 01)

DESENHO TÉCNICO ( AULA 01) 1 INTRODUÇÃO DESENHO TÉCNICO ( AULA 01) Transmissão de um recado (mensagem, pensamento) Fala (linguagem), gestos e desenhos. O desenho é a representação gráfica da comunicação Essa representação gráfica

Leia mais

Ficha Informativa A banda desenhada

Ficha Informativa A banda desenhada Ficha Informativa A banda desenhada A banda desenhada é um modo de contar uma história com desenhos. Os desenhos vão-se seguindo uns aos outros, formando uma sequência. Podem ser acompanhados de texto

Leia mais

Ficha de trabalho nº6 Outubro de 2009

Ficha de trabalho nº6 Outubro de 2009 Estado Português Ficha de trabalho nº6 Outubro de 2009 Disciplina: Tecnologias da Informação e comunicação Curso CEF Sumário: Ambiente gráfico do Sistema operativo Windows XP/vista. Windows Movie Maker

Leia mais

SIMCAP Simpósio de Computação Aplicada A Computação no Show Business Animações 3D no cinema

SIMCAP Simpósio de Computação Aplicada A Computação no Show Business Animações 3D no cinema SIMCAP Simpósio de Computação Aplicada Carlos Alberto -2009037310 Flavia Nascimento - 2009014728 Francisca Maciel - 2009009740 Lucas Carvalho - 2009013527 Robson Roza - 2009039798 Guarulhos 2012 Modalidade:

Leia mais

Bem-vindo ao Picture Package DVD Viewer

Bem-vindo ao Picture Package DVD Viewer Manual do Picture Package DVD Viewer Bem-vindo ao Picture Package DVD Viewer Bem-vindo ao Picture Package DVD Viewer Iniciar e sair do Picture Package DVD Viewer Visualizando imagens Copiando imagens para

Leia mais

Bem-vindo ao Picture Package DVD Viewer. Iniciar e sair do Picture Package DVD Viewer. Visualizando imagens. Copiando imagens para o computador

Bem-vindo ao Picture Package DVD Viewer. Iniciar e sair do Picture Package DVD Viewer. Visualizando imagens. Copiando imagens para o computador Bem-vindo ao Picture Package DVD Viewer Iniciar e sair do Picture Package DVD Viewer Visualizando imagens Copiando imagens para o computador Editando imagens copiadas Editando partes desnecessárias dos

Leia mais

imagens em movimento projectadas numa tela branca, através de uma máquina de madeira.

imagens em movimento projectadas numa tela branca, através de uma máquina de madeira. Os Irmãos Lumière 1 Irmãos Lumière Auguste (1862-1954) Louis (1864-1948) O Nascimento de uma nova Arte A 28 de Setembro de 1985, em Paris, o público esperava ansioso pela primeira exibição de um espectáculo

Leia mais

ESCOLA ANIMADA. O QUE É. Crianças e jovens estão cada vez mais inseridos de alguma forma no universo da animação,

ESCOLA ANIMADA. O QUE É. Crianças e jovens estão cada vez mais inseridos de alguma forma no universo da animação, APRESENTAÇÃO Uma sala de aula, independentemente do perfil de estudantes que a ocupa, representa um universo inesgotável de possibilidades de ensino. É possível que, por exemplo, assim como livros, pincéis

Leia mais

Aplicações Informáticas B 12º Ano

Aplicações Informáticas B 12º Ano Aplicações Informáticas B 12º Ano Prof. Adelina Maia 2010/2011 AIB_U4C 1 TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO EM COMPUTADOR A animação por computador pode ser definida como a produção do movimento de imagens utilizando

Leia mais

ANIMAÇÃO E PROGRAMAÇÃO EM JOGOS ELETRÔNICOS. Salustiano Rodrigues de Oliveira

ANIMAÇÃO E PROGRAMAÇÃO EM JOGOS ELETRÔNICOS. Salustiano Rodrigues de Oliveira ANIMAÇÃO E PROGRAMAÇÃO EM JOGOS ELETRÔNICOS Salustiano Rodrigues de Oliveira O QUE É UMA ANIMAÇÃO? Animação é o processo de criar a ilusão de movimento e mudança de forma a mostrar uma sequência de imagens

Leia mais

Magix - Vídeos, Música e Apresentações como um Profissional

Magix - Vídeos, Música e Apresentações como um Profissional Magix - Vídeos, Música e Apresentações como um Profissional Date : 22 de Fevereiro de 2011 Quem nunca teve aquela colecção de vídeos e fotografias das férias, de um passeio de fim-desemana ou de um jantar

Leia mais

Sistema Operativo Multitarefa

Sistema Operativo Multitarefa Evolução do Windows Sistema Operativo Multitarefa Um sistema operacional Multitarefa permite repartir a utilização do processador entre várias tarefas aparentemente simultâneas. Windows 1 A primeira versão

Leia mais

IV EXPO PEP Exposição de Trabalhos de Pesquisa, de Extensão e de Grupos PET 07 e 08 de novembro de 2014 SESC - Campina Grande, PB

IV EXPO PEP Exposição de Trabalhos de Pesquisa, de Extensão e de Grupos PET 07 e 08 de novembro de 2014 SESC - Campina Grande, PB Uma Máquina de calcular com pedaços de papel: os bastões de Lucas-Genaille Área: Ciências Exatas Modalidade: Grupo PET RESUMO Apresentaremos neste trabalho a criativa e inteligente máquina de calcular

Leia mais

Empreendedorismo Juvenil

Empreendedorismo Juvenil Empreendedorismo Juvenil Bem-vindo ao Empreendedorismo! Esta palavra vai acompanhar-te por algum tempo e esperamos que te acompanhe pela tua vida fora! Não é uma palavra fácil de se pronunciar, mas é uma

Leia mais

Aline Paz Erika Ernani Gustavo Valéria Alonso

Aline Paz Erika Ernani Gustavo Valéria Alonso Aline Paz Erika Ernani Gustavo Valéria Alonso O empreendedor é aquele que faz acontecer, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização José Dornelas (2001) Assim foi Walt D isney durante

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO) 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO) Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br

Leia mais

Protagonismo investigativo: (re) leituras socioambientais por meio de lentes fotográficas em seus múltiplos sentidos.

Protagonismo investigativo: (re) leituras socioambientais por meio de lentes fotográficas em seus múltiplos sentidos. Oficina de fotografia Protagonismo investigativo: (re) leituras socioambientais por meio de lentes fotográficas em seus múltiplos sentidos. Cuiabá-MT, 03 e 04 de setembro de 2015 Toda fotografia é um certificado

Leia mais

ANIMAÇÃO DE IMAGENS. Como dar vida às ideias.

ANIMAÇÃO DE IMAGENS. Como dar vida às ideias. ANIMAÇÃO DE IMAGENS Como dar vida às ideias. O que se entende por Cinema Cinema, abreviação de cinematógrafo, é a técnica de projetar fotogramas de forma rápida e sucessiva (24 fotogramas por segundo)

Leia mais

TUTORIAL WINDOWS MOVIE MAKER. Encontre o Windows Movie Maker no seu computador assim:

TUTORIAL WINDOWS MOVIE MAKER. Encontre o Windows Movie Maker no seu computador assim: TUTORIAL WINDOWS MOVIE MAKER Por Elaine Flores Encontre o Windows Movie Maker no seu computador assim: PARA INSERIR IMAGENS: - Arquivo - Selecionar as imagens (Assim, as imagens vão aparecer na pasta coleções.)

Leia mais

Aprender os conceitos de sistemas multimídia Conhecer os elementos multimídia Desenvolver projetos multimídia

Aprender os conceitos de sistemas multimídia Conhecer os elementos multimídia Desenvolver projetos multimídia Prof. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com (66) 9953-7642 Aprender os conceitos de sistemas multimídia Conhecer os elementos multimídia Desenvolver projetos multimídia

Leia mais

Pré-requisitos. Para começar

Pré-requisitos. Para começar Pré-requisitos Windows Live Movie Maker; Arquivos de vídeo, fotos e músicas (o que você preferir). Para começar Abrir o Windows Live Movie Maker, clique no Botão INICIAR do seu computador Preparando o

Leia mais

1. Justificativa. 2. Introdução

1. Justificativa. 2. Introdução PROJETO DE PROCESSO COGNITIVO E COMPUTAÇÃO GRÁFICA Adriiano Ghellller Bruschii 981638-0 Fabriiciio Apareciido Breve 981648-9 Adriano Gheller Bruschi 981638-0 Fabricio Aparecido Breve 981648-9 Projeto de

Leia mais

Animação. Animação História da Animação (Instrumentos óticos) Algumas técnicas Stop Motion

Animação. Animação História da Animação (Instrumentos óticos) Algumas técnicas Stop Motion Animação Animação História da Animação (Instrumentos óticos) Algumas técnicas Stop Motion O que é animar? Significa alma, sopro de vida Animar é : Dar vida Ação Movimento A história da animação vai desde

Leia mais

O aprendiz de investigador

O aprendiz de investigador O aprendiz de investigador Criar um filme com o Movie Maker literacia digital L i t e r a c i a s n a e s c o l a : f o r m a r o s p a r c e i r o s d a b i b l i o t e c a O que é? O é um software de

Leia mais

Imagem 1 disponível em: Imagem 2 disponível em: HTTP.www.folha.uol.com.br. Acesso em 07/02/2014.

Imagem 1 disponível em:  Imagem 2 disponível em: HTTP.www.folha.uol.com.br. Acesso em 07/02/2014. 6º Fabiana Unidade I História Leia a letra da música de Lulu Santos: Como uma onda. Após a leitura dedicada, utilize a letra da música como ponto de reflexão para responder as questões 01 e 02. Pontuação

Leia mais

AULA: BrOffice Impress segunda parte

AULA: BrOffice Impress segunda parte AULA: BrOffice Impress segunda parte Objetivos Ter uma visão geral do BrOffice Impress; Aprender a trabalhar com o modo de exibição dos slides; Saber utilizar cores ou textura em segundo plano; Aprender

Leia mais

Linhas de Exploração do Quadro de Competências da Disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) 1º Ciclo do Ensino Básico

Linhas de Exploração do Quadro de Competências da Disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) 1º Ciclo do Ensino Básico Escola Básica e Secundária de Velas Linhas de Exploração do Quadro de Competências da Disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) 1º Ciclo do Ensino Básico 1 Conceitos Básicos No final

Leia mais

1 ª SEMACINE. Semana de Cineclubismo, Cinema e Educação de Campo Grande/MS. Ministrante: Thiago Moraes Dias 21,22 e 23 de fevereiro de 2013

1 ª SEMACINE. Semana de Cineclubismo, Cinema e Educação de Campo Grande/MS. Ministrante: Thiago Moraes Dias 21,22 e 23 de fevereiro de 2013 1 ª SEMACINE Semana de Cineclubismo, Cinema e Educação de Campo Grande/MS Oficina Introdução a Animação 2D Ministrante: Thiago Moraes Dias 21,22 e 23 de fevereiro de 2013 www.semacine.wordpress.com Um

Leia mais

TEORIA DO DESIGN. Aula 03 Composição e a História da arte. Prof.: Léo Diaz

TEORIA DO DESIGN. Aula 03 Composição e a História da arte. Prof.: Léo Diaz TEORIA DO DESIGN Aula 03 Composição e a História da arte Prof.: Léo Diaz O QUE É ARTE? Definição: Geralmente é entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética ou comunicativa,

Leia mais

F.A.Q. Ficou com alguma dúvida? Vamos ajudá-lo a resolver!

F.A.Q. Ficou com alguma dúvida? Vamos ajudá-lo a resolver! F.A.Q. Ficou com alguma dúvida? Vamos ajudá-lo a resolver! O que o QUANTA ESTÚDIO faz? O QUANTA ESTÚDIO é uma empresa dedicada à prestação de serviços nas áreas da Ilustração, seja ela editorial, voltada

Leia mais

Professor Roberson Calegaro

Professor Roberson Calegaro Elevar? Libertar? O que é arte? Do latim ars, significando técnica e/ou habilidade) pode ser entendida como a atividade humana ligada às manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada por meio

Leia mais

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress 1 Apostila Impress 01 Partes da Janela Principal do Impress A janela principal do Impress tem três partes: - o Painel de Slides; - Área de Trabalho; - e Painel de Tarefas. Adicionalmente, diversas barras

Leia mais

As estratégias da Disney para um atendimento de excelência

As estratégias da Disney para um atendimento de excelência As estratégias da Disney para um atendimento de excelência Índice Capítulo 1: Como tudo começou: a história de Walt Disney Capítulo 2: Storytelling segundo a Disney Capítulo 3: Como a Disney faz Liderança

Leia mais

94% Prof. Fabiano Taguchi 05/06/2015. Sentido Porcentagem Gosto 1% Tato 1,5% Olfato 3,5% Audição 11% Visão 83%

94% Prof. Fabiano Taguchi 05/06/2015. Sentido Porcentagem Gosto 1% Tato 1,5% Olfato 3,5% Audição 11% Visão 83% Prof. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com Sentido Porcentagem Gosto 1% Tato 1,5% Olfato 3,5% Audição 11% Visão 83% 94% 1 O computador é um sistema de processamento

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Software de apresentação Prof. Jonatas Bastos Power Point p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção

Leia mais

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXI Prêmio Expocom 2014 Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXI Prêmio Expocom 2014 Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação Campanha de Adoção Pedigree 1 Pedro GUSMÃO 2 Aline COSTA 3 Alex RAMIREZ 4 Centro Universitário Metodista, Porto Alegre, RS RESUMO O conteúdo é uma propaganda institucional realizada na cadeira Fotografia

Leia mais

I Encontro de Pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Artes do Estado do Rio de Janeiro --- Processos Artisticos Contemporâneos

I Encontro de Pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Artes do Estado do Rio de Janeiro --- Processos Artisticos Contemporâneos I Encontro de Pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Artes do Estado do Rio de Janeiro --- Processos Artisticos Contemporâneos Eliane Gordeeff PPGAV - EBA - UFRJ 2010/2 Cinema e Animação A imagem

Leia mais

Trabalhando com Stop Motion: uma forma animada de ver conteúdos de ciências

Trabalhando com Stop Motion: uma forma animada de ver conteúdos de ciências Trabalhando com Stop Motion: uma forma animada de ver conteúdos de ciências Alcides Geraldo Hack e Marcelo Ximenes Bizerril anexos disponíveis clique aqui para baixar volume 9, 2014 5 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Leia mais

OBJETIVOS: Esta apostila apresenta de forma simples, objetiva e eficiente alguns recursos de uma ferramenta para Apresentações Multimídia.

OBJETIVOS: Esta apostila apresenta de forma simples, objetiva e eficiente alguns recursos de uma ferramenta para Apresentações Multimídia. OBJETIVOS: Esta apostila apresenta de forma simples, objetiva e eficiente alguns recursos de uma ferramenta para Apresentações Multimídia. TEXTO: A idéia é facilitar o aprendizado através das telas capturadas,

Leia mais

MOSTRAS AUDIOVISUAIS E PRODUÇÃO DE VÍDEOS. Com colaboração da Msc Anna Claudia Thinen

MOSTRAS AUDIOVISUAIS E PRODUÇÃO DE VÍDEOS. Com colaboração da Msc Anna Claudia Thinen MOSTRAS AUDIOVISUAIS E PRODUÇÃO DE VÍDEOS Com colaboração da Msc Anna Claudia Thinen Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental Surge em 1999, Goiás. Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira

Leia mais

Copyright by Monica Alvarez Rimoli, Dados para Catalogação. Alvares Rimoli, Monica. Microsoft PowerPoint Campinas: Editora Komedi, 2008.

Copyright by Monica Alvarez Rimoli, Dados para Catalogação. Alvares Rimoli, Monica. Microsoft PowerPoint Campinas: Editora Komedi, 2008. Microsoft PowerPoint 2007 K O M E D I Copyright by Monica Alvarez Rimoli, 2008 Dados para Catalogação Alvares Rimoli, Monica Microsoft PowerPoint 2007 PPTC1.0 Campinas: Editora Komedi, 2008. 94 p. Diretor:

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO EXCEL NAS EMPRESAS E SUA UTILIZAÇÃO PELOS PROFISSIONAIS DE RH

A IMPORTÂNCIA DO EXCEL NAS EMPRESAS E SUA UTILIZAÇÃO PELOS PROFISSIONAIS DE RH A IMPORTÂNCIA DO EXCEL NAS EMPRESAS E SUA UTILIZAÇÃO PELOS PROFISSIONAIS DE RH O Microsoft Excel foi lançado em 1985 e cresceu para se tornar, sem dúvida, o programa de computador mais importante em locais

Leia mais

Edição. - orientações para edição de filme - Tecnologia Educacional Ensino Médio

Edição. - orientações para edição de filme - Tecnologia Educacional Ensino Médio Edição - orientações para edição de filme - O imovie O imovie é um programa de edição de vídeos da Apple, que permite criar, editar e compartilhar filmes e trailers a partir de seu Mac ou ios. Sua interface,

Leia mais

Sumário. Apresentações básicas. 1 Como explorar o PowerPoint Parte 1

Sumário. Apresentações básicas. 1 Como explorar o PowerPoint Parte 1 Introdução...xiii A quem este livro se destina... xiii Como o livro está organizado... xiii Como baixar os arquivos de prática... xiv Suporte técnico... xvii Parte 1 Apresentações básicas 1 Como explorar

Leia mais

Serão avaliados: identificação das atividades (títulos e subtítulos), letra legível, paragrafação, consistência e clareza nas respostas.

Serão avaliados: identificação das atividades (títulos e subtítulos), letra legível, paragrafação, consistência e clareza nas respostas. Nome: Ano: 6 ANO Disciplina: P. textos Nº: Data: Professor: Valdeci Lopes 1. Organizar registros do caderno ( trazer o caderno para visto) Dica: como referencia para a proposta 1 - procure um amigo da

Leia mais

Windows 8 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora)

Windows 8 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) 5235 - Windows 8 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Windows 8 1.1. Novidades da Versão.........21 1.2. Tela de Bloqueio.........21 1.2.1. Personalizar a Tela de

Leia mais

Lista de Perguntas Frequentes

Lista de Perguntas Frequentes 1- Como colocar o meu vídeo a concurso? Em cada fase os vídeos deverão ser enviados para o e-mail: coolworking@cataa-cei.pt. Após este passo, o júri irá visualizar o vídeo e colocá-lo no site: http://coolworking.cataa-cei.pt.

Leia mais

STOP MOTION: UMA FERRAMENTA LÚDICA NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO DAS LIGAÇÕES QUÍMICAS. Apresentação: Pôster

STOP MOTION: UMA FERRAMENTA LÚDICA NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO DAS LIGAÇÕES QUÍMICAS. Apresentação: Pôster STOP MOTION: UMA FERRAMENTA LÚDICA NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO DAS LIGAÇÕES QUÍMICAS Apresentação: Pôster Nairy Rodrigues de Oliveira 1 ; Adriana dos Santos Carvalho 2 ; Quêmele Braga de Amorim

Leia mais

POWERPOINT O PowerPoint é um software de apresentação multimídia. As apresentações elaboradas por ele, podem ser diretamente exibidas no monitor de vídeo de um computador ou projetadas através de dispositivos

Leia mais

Ciências da Computação Disciplina:Computação Gráfica

Ciências da Computação Disciplina:Computação Gráfica Ciências da Computação Disciplina:Computação Gráfica Professora Andréia Freitas 2013 7 semestre Aula 06 MEMORIA, F. Design para a Internet. 1ª Edição. Rio de Janeiro: Campus, 2005. ALVES, W. P. Crie, anime

Leia mais

EXPLORANDO A HISTÓRIA E A CULTURA NA LINGUAGEM DE CINEMA DE ANIMAÇÃO COM O SOFTWARE PIVOT

EXPLORANDO A HISTÓRIA E A CULTURA NA LINGUAGEM DE CINEMA DE ANIMAÇÃO COM O SOFTWARE PIVOT EXPLORANDO A HISTÓRIA E A CULTURA NA LINGUAGEM DE CINEMA DE ANIMAÇÃO COM O SOFTWARE PIVOT Giselle Maria Carvalho da Silva Lima Utec Gregório Bezerra Prefeitura do Recife. gisamcmary@gmail.com. Introdução

Leia mais

EDITOR DE APRESENTAÇÃO

EDITOR DE APRESENTAÇÃO Governo do Estado do Pará Secretaria de Estado de Educação Secretaria Adjunta de Ensino Diretoria de Educação para Diversidade, Inclusão e Cidadania Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação Núcleo

Leia mais

Literatura digital, um novo gênero de literatura?

Literatura digital, um novo gênero de literatura? Literatura digital, um novo gênero de literatura? As novas tecnologias têm influenciado sobremaneira a forma como o homem vive e se relaciona em vários campos da vida. Os bits produzem uma nova forma de

Leia mais

Treinamento em BrOffice.org Impress

Treinamento em BrOffice.org Impress Treinamento em BrOffice.org Impress 1 Índice I. CONCEITOS...3 II. BARRA DE FERRAMENTAS DESENHO...4 III. PREENCHIMENTOS...5 IV. RÉGUAS E GUIAS...6 V. MODOS DE VISUALIZAÇÃO...7 1. Modo Normal...7 2. Modo

Leia mais

GUIA DE ESTUDOS 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I /2015 Semana de 02/11 a 06/11

GUIA DE ESTUDOS 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I /2015 Semana de 02/11 a 06/11 Língua Portuguesa Temas: Leitura, compreensão e interpretação textual Para: 03/11 (terça-feira) Fazer no caderno de Português 1 Exercício nº1 do anexo. Para: 04/11 (quarta-feira) Fazer no caderno de Português

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice Índice Capítulo 16 Apresentações de Slides... 2 Criando e executando apresentações de slides... 2 Adicionando transições a uma apresentação de slides... 2 Configurando as apresentações... 3 Definindo intervalos

Leia mais