ESTIMATIVA DA UNIFORMIDADE EM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESTIMATIVA DA UNIFORMIDADE EM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO"

Transcrição

1 ESTIMATIVA DA UNIFORMIDADE EM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO Denise de Jesus Lemos Ferreira 1, Mayra Gislayne Melo de Lima 2, Jordânio Inácio Marques 3 Delfran Batista dos Santos 4, Vera Lúcia Antunes de Lima Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Rua Aprigio Veloso, 882 Bairro Universitário Campina Grande - PB, mail.ufcg.edu.br, (83) Universidade Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Rua do Rouxinol, 115 Bairro Imbuí Salvador - BA, (71) RESUMO O presente trabalho visa investigar a uniformidade de distribuição de água em sistema de irrigação por gotejamento operando com água residuária tratada. O experimento foi conduzido em ambiente protegido pertencente ao Laboratório de Engenharia de Irrigação e Drenagem (LEID) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), localizado no município de Campina Grande- PB. A uniformidade de emissão foi obtida com 60 horas de funcionamento do sistema, operando com uma pressão de serviço de 100 kpa. Desse modo determinou-se a vazão dos gotejadores, em oito posições e em quatro linhas laterais mantendo-se sempre os mesmos gotejadores, como o sistema conta com quatro linhas todas as linhas foram avaliadas procedendo-se a seleção dos oito gotejadores (o primeiro, a 1/7, 2/7, 3/7, 4/7, 5/7, 6/7 e o último do comprimento da linha lateral). A partir do tratamento dos dados obteve-se um CUD de 97,4% e CV de 1,3%. Pôde-se verificar que o sistema de irrigação após 60 horas de operação com água residuária tratada manteve-se com uniformidade de irrigação excelente, demonstrando que o gotejador utilizado na pesquisa possui boa qualidade. PALAVRAS CHAVE: Água residuária, gotejador, vazão. ABSTRACT EVALUATION OF A DRIP IRRIGATION SYSTEM UNDER DIFFERENT PRESSURES OF SERVICE This study aims to investigate the uniformity of water distribution in drip irrigation system operating with treated wastewater. The experiment was conducted in greenhouse belonging to the Engineering Laboratory of Irrigation and Drainage (LEID) of the Federal University of Campina Grande (UFCG), located in Campina Grande-PB. The hydraulic parameters evaluated were obtained with 60 hours of operation of the system, operating at a pressure of 100 kpa service. Thus we determined the flow of drippers in eight locations and four lateral lines always keeping the same emitters, as the system has four lines all lines were evaluated proceeding to the selection of the eight emitters (the first, to 1/7, 2/7, 3/7, 4/7, 5/7, 6/7 and the last the length of the lateral line). From the processing of the data yielded a cud 97.4% and RC 1.3%. It was verified that the irrigation system after 60 hours of operation with treated wastewater remained with excellent uniformity of irrigation, demonstrating that the drippers used in the study has good quality.

2 KEYWORDS: Wastewater, dripper, flow 9 CONGRESSO DE EDUCAÇÃO AGRÍCOLA SUPERIOR INTRODUÇÃO A água residuária de origem doméstica (efluente doméstico) quando lançada aos corpos hídricos sem o tratamento adequado reduz o oxigênio dissolvido e aumenta a produção de algas provocando a morte de peixes, além de aumentar o número de coliformes totais nos cursos de água. Diante dessa realidade, é necessário buscar aporte para o tratamento da água visando sua reutilização de maneira adequada. A irrigação localizada está se expandindo no mercado devido apresentar vantagens como a economia de água, visto que ela aplica água no solo de forma pontual e supri de forma satisfatória as culturas. Porém a qualidade da água utilizada nesse método de irrigação requer cuidados, pela possível presença de elementos que podem causar obstruções nos emissores, comprometendo a sua uniformidade. Em virtude dos pequenos diâmetros de orifício, o entupimento dos emissores configura-se como um dos principais problemas relacionados ao método (BATISTA et al., 2006). Ferreira et al. (2014), afirma que a avaliação de um sistema de irrigação por gotejamento é feita monitorando-se seus parâmetros hidráulicos e a principal ferramenta de avaliação é estimar a uniformidade de distribuição da água, a qual irá demonstrar no campo se o sistema está sendo eficiente ou não de acordo com o projeto pré-estabelecido. Portanto, o presente trabalho visa investigar a uniformidade de distribuição de água em sistema de irrigação por gotejamento operando com água residuária tratada. MATERIAL E MÉTODOS O experimento foi instalado e conduzido, em ambiente protegido, pertencente ao Laboratório de Engenharia de Irrigação e Drenagem (LEID) da Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O sistema de irrigação por gotejamento avaliado é composto de um tubo gotejador TalDrip da marca Naandanjain 1, emissores são espaçados entre si 0,20 m, com vazão nominal de 1,7 L h -1. O sistema foi montado em bancada de testes, com 0,6 m de largura e 4,40 m de comprimento, com 4 linhas laterais espaçadas entre si de 0,15 m. A avaliação dos gotejadores foi realizada com 60

3 horas de funcionamento do sistema de irrigação com água residuária tratada, com a finalidade de observar a uniformidade de emissão do sistema operando com uma pressão de serviço de 100 kpa. A avaliação das vazões dos gotejadores foi realizada pela metodologia proposta por Denículi et al. (1980). A vazão foi obtida a partir da coleta do volume dos emissores selecionados, com o auxílio de copos descartáveis de 300 ml e medidos em uma proveta graduada de 100 ml. Por meio dos dados coletados, pode-se realizar os cálculos do Coeficiente de Uniformidade de Distribuição (CUD) (Equação 1) e do Coeficiente de Variação (CV) (Equação 2). q CUD 100 Eq. (1) 25% q m em que: CUD Coeficiente de Uniformidade de Distribuição (%); q25%- vazão média dos 25% menores valores de vazão observada (L h -1 ); qm vazão média dos emissores (L h -1 ). CV Eq. (2) x em que: CV- Coeficiente de Variação (%); δ desvio padrão; x vazão média dos emissores. Os dados obtidos foram tabulados e processados por meio de planilhas eletrônicas do Excel. RESULTADOS E DISCUSSÃO A partir do tratamento dos dados obteve-se um CUD de 97,4% e CV de 1,3%, sendo assim, como o resultado do CUD foi superior a 90%, de acordo com Bralts (1986), o sistema é classificado como excelente. Para uma boa uniformidade de distribuição é a qualidade dos emissores utilizados, e esta, é estimada através do CV que pela norma ABNT NBR ISO 9261 (2006), não deve exceder 7%, assim, para todos as pressões aplicadas observou-se que CV não ultrapassou este limite, classificando-o como um emissor bom. Na Figura 1, é possível visualizar o gráfico das vazões dos gotejadores ao longo da linha lateral, bem como, a vazão de catálogo do gotejador estudado. A partir da Figura 1, nota-se que as vazões calculadas apresentaram valores próximos a vazão de catálogo, sendo ligeiramente inferior o que pode ter acorrido devido as horas de funcionamento do sistema, como também por o gotejador estudado não ser auto-compensante.

4 Figura 1. Gráfico vazão versus posicionamento dos gotejadores CONCLUSÃO A partir dos resultados pôde-se verificar que o sistema de irrigação após 60 horas de operação com água residuária tratada manteve-se com uniformidade de irrigação excelente, demonstrando que o gotejador utilizado na pesquisa possui boa qualidade. Quanto a vazão ao longo da linha lateral observa-se que a mesma manteve-se muito proxima a vazão apresentada no catálogo. Salienta-se que para manter uma boa uniformidade de distribuição de água dentro de uma área irrigada deve-se realizar avaliações periódicas do sistema de irrigação. REFERÊNCIAS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS ABNT NBR ISO Equipamentos de irrigação agrícola Emissores e tubos emissores Especificação e métodos de ensaio. Rio de Janeiro. 17p. BATISTA, R. O.; SOARES, A. A.; MATOS, A. T.; MANTOVANI, E. C. Influência da aplicação de esgoto sanitário tratado no desempenho de um sistema de irrigação por gotejamento montado em campo. Acta Scientiarum. Technoogyl, v. 28, n. 2, p , DENÍCULI, W.; BERNARDO, S.; THIÉBAUT, J.T.L.; SEDIYAMA, G.C. Uniformidade de distribuição de água, em condições de campo num sistema de irrigação por gotejamento. Revista Ceres, Viçosa-MG, v. 27, n. 150, p , 1980.

5 FERREIRA, D. de J. L.; LIMA, V. L. A. de; SILVA, T. T. S.; FERREIRA FILHO, J. G. de A.; SANTOS, D.B. dos; REIS, C. F. Desempenho Hidráulico de um Sistema de Irrigação por Gotejamento. Anais do III Inovagri International meeting. Fortaleza CE, 2014.

DESEMPENHO DE TRÊS KITS DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO GRAVITACIONAL INSTALADOS EM ÁREAS E CULTURAS DISTINTAS 1

DESEMPENHO DE TRÊS KITS DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO GRAVITACIONAL INSTALADOS EM ÁREAS E CULTURAS DISTINTAS 1 DESEMPENHO DE TRÊS KITS DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO GRAVITACIONAL INSTALADOS EM ÁREAS E CULTURAS DISTINTAS 1 M. Valnir Júnior 2 ; C. M. de Carvalho 3 ; E. de O. Feitosa 4 ; R. da P. F. de Souza 4 ; M.

Leia mais

OBSTRUÇÃO DE EMISSORES UTILIZANDO ÁGUA DO RIO SÃO FRANCISCO COM FERTIRRIGAÇÃO PARA A CULTURA DO MELAO

OBSTRUÇÃO DE EMISSORES UTILIZANDO ÁGUA DO RIO SÃO FRANCISCO COM FERTIRRIGAÇÃO PARA A CULTURA DO MELAO OBSTRUÇÃO DE EMISSORES UTILIZANDO ÁGUA DO RIO SÃO FRANCISCO COM FERTIRRIGAÇÃO PARA A CULTURA DO MELAO D. R. Gonçalves 1,P. R. F. Medeiros 2,G. S. Santos 1, E.C.P.V.A. Teles 1,R. C.Nascimento 1 RESUMO:

Leia mais

Comportamento hidráulico de sistema de irrigação por gotejamento em função da pressão de serviço adotada

Comportamento hidráulico de sistema de irrigação por gotejamento em função da pressão de serviço adotada Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável V.12, Nº 1, p. 167-171, 2017 Pombal, PB, Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas http://www.gvaa.com.br/revista/index.php/rvads DOI: http://dx.doi.org/10.18378/rvads.v12i1.4047

Leia mais

Desempenho hidráulico em sistemas de irrigação por gotejamento utilizando efluente doméstico

Desempenho hidráulico em sistemas de irrigação por gotejamento utilizando efluente doméstico ISSN 0798 1015 HOME Revista ESPACIOS! ÍNDICES! A LOS AUTORES! Vol. 38 (Nº 22) Año 2017. Pág. 31 Desempenho hidráulico em sistemas de irrigação por gotejamento utilizando efluente doméstico Hydraulic performance

Leia mais

UNIFORMIDADE DEDISTRIBUIÇAO DO PERFIL DE APLICAÇÃO PARA MICROASPERSORES

UNIFORMIDADE DEDISTRIBUIÇAO DO PERFIL DE APLICAÇÃO PARA MICROASPERSORES UNIFORMIDADE DEDISTRIBUIÇAO DO PERFIL DE APLICAÇÃO PARA MICROASPERSORES R. C. NASCIMENTO 1, P. R. F. MEDEIROS 2, E. C. P. V. A. TELES 3, G. S. SANTOS 3, D. R. GONÇALVES 3 RESUMO: O objetivo deste trabalho

Leia mais

Efeito do uso de água residuária no desempenho de sistema de irrigação por gotejamento

Efeito do uso de água residuária no desempenho de sistema de irrigação por gotejamento ISSN 0798 1015 HOME Revista ESPACIOS! ÍNDICES! A LOS AUTORES! Vol. 38 (Nº 06) Año 2017. Pág. 21 Efeito do uso de água residuária no desempenho de sistema de irrigação por gotejamento Effect of using wastewater

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO HIDRÁULICA DE DIFERENTES MARCAS DE GOTEJADORES

CARACTERIZAÇÃO HIDRÁULICA DE DIFERENTES MARCAS DE GOTEJADORES CARACTERIZAÇÃO HIDRÁULICA DE DIFERENTES MARCAS DE GOTEJADORES Lucas Henrique Lara 1,4 ; Delvio Sandri 2,4 ; Oliver da Silva Porto Bernardes 3,4 1,4 PBIC-UEG, UnUCET 3,4 PVIC-UEG, UnUCET 2,4 Pesquisador

Leia mais

Kelly Nascimento Leite 1, Diego Natan Bonifacio Rodrigues 2, Eugenio Paceli de Miranda 3. Raimundo Nonato F. Monteiro 4

Kelly Nascimento Leite 1, Diego Natan Bonifacio Rodrigues 2, Eugenio Paceli de Miranda 3. Raimundo Nonato F. Monteiro 4 AVALIAÇÃO DA UNIFORMIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA EM UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO LOCALIZADA POR MICROTUBOS, SOB DIFERENTES FATORES: DISPOSIÇÃO EM CAMPO, PRESSÕES E TAMANHOS. Kelly Nascimento Leite 1, Diego

Leia mais

UNIFORMIDADE DE DISTRIBUIÇÃO EM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO OPERANDO COM EFLUENTE TRATADO

UNIFORMIDADE DE DISTRIBUIÇÃO EM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO OPERANDO COM EFLUENTE TRATADO UNIFORMIDADE DE DISTRIBUIÇÃO EM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO OPERANDO COM EFLUENTE TRATADO K. B. da Silva 1, D. C. L. Coelho 2, R. O. Batista 3, S. Q. de Freitas 4, A. L. da Silva 5, W. K. de Sousa 6. RESUMO:

Leia mais

EFICIÊNCIA E UNIFORMIDADE DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO NA CULTURA DO MILHO (Zea mays).

EFICIÊNCIA E UNIFORMIDADE DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO NA CULTURA DO MILHO (Zea mays). EFICIÊNCIA E UNIFORMIDADE DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO NA CULTURA DO MILHO (Zea mays). J. C. da SILVA 1 ; C.B. da SILVA 2 ; J. C.A. NETO 2 ; L.W. dos SANTOS 2 ; R. M. L. da CRUZ 2 ; A. L.S.

Leia mais

EVALUATION OF WATER APPLICATION UNIFORMITY ON DRIPPING IRRIGATION

EVALUATION OF WATER APPLICATION UNIFORMITY ON DRIPPING IRRIGATION AVALIAÇÃO DA UNIFORMIDADE DE APLICAÇÃO DE ÁGUA EM MANGUEIRA GOTEJADORA K. M. Ventura 1, R. D. S. Santos 2, J. T. S. Pereira 3, M. D. Gomes 4, M. H. C. Souza 5, R. M. Sánchez-Román 6 RESUMO: Para ser considerada

Leia mais

AVALIAÇÃO DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO GRAVITACIONAL EM CAMPO COM A CULTURA DA MELANCIA 1

AVALIAÇÃO DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO GRAVITACIONAL EM CAMPO COM A CULTURA DA MELANCIA 1 AVALIAÇÃO DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO GRAVITACIONAL EM CAMPO COM A CULTURA DA MELANCIA 1 M. Valnir Júnior 2 ; L. S. de Sousa 3 ; C. M. de Carvalho 4 ; N. de S. Luna 4 ; O. P. Araújo 4 ;

Leia mais

DESEMPENHO DE SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO APLICANDO ÁGUA RESIDUÁRIA DE AGROINDÚSTRIA

DESEMPENHO DE SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO APLICANDO ÁGUA RESIDUÁRIA DE AGROINDÚSTRIA DESEMPENHO DE SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO APLICANDO ÁGUA RESIDUÁRIA DE AGROINDÚSTRIA K. B. da Silva 1, D. da C. L. Coelho 2, R. O. Batista 3, W. K. de Sousa 4, A. L. da Silva 4, S. Q. de Freitas

Leia mais

IRRIGATION SYSTEM EVALUATION BY KELLER AND KARMELI AND BY DENÍCULI METHODOLOGIES, IN CITRUS BY DRIP IRRIGATION

IRRIGATION SYSTEM EVALUATION BY KELLER AND KARMELI AND BY DENÍCULI METHODOLOGIES, IN CITRUS BY DRIP IRRIGATION Revista Brasileira de Agricultura Irrigada v.6, nº. 2, p. 74-80, 2012 ISSN 1982-7679 (On-line) Fortaleza, CE, INOVAGRI http://www.inovagri.org.br DOI: 10.7127/rbai.v6n200085 Protocolo 085 24/01/2012 Aprovado

Leia mais

AVALIAÇÃO DA UNIFORMIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA DE MICROASPERSORES NOVOS E USADOS

AVALIAÇÃO DA UNIFORMIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA DE MICROASPERSORES NOVOS E USADOS AVALIAÇÃO DA UNIFORMIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA DE MICROASPERSORES NOVOS E USADOS Márcio Mesquita 1,5 ; Kady Salomão Espindola Bessa 2,5 ; Delvio Sandri 3,5 ; Lazaro Carlos Roberto Assis Prado 4,5 1

Leia mais

DESEMPENHO HIDRÁULICO DE ASPERSOR EM CINCO PRESSÕES DE OPERAÇÃO. M. A. L. dos Santos¹, N. S. Silva², C. A. Soares², S. Silva³

DESEMPENHO HIDRÁULICO DE ASPERSOR EM CINCO PRESSÕES DE OPERAÇÃO. M. A. L. dos Santos¹, N. S. Silva², C. A. Soares², S. Silva³ DESEMPENHO HIDRÁULICO DE ASPERSOR EM CINCO PRESSÕES DE OPERAÇÃO M. A. L. dos Santos¹, N. S. Silva², C. A. Soares², S. Silva³ RESUMO: A irrigação é uma técnica de fundamental importância para garantir altas

Leia mais

AVALIAÇÃO DA VAZÃO E UNIFORMIDADE DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR ASPERSÃO

AVALIAÇÃO DA VAZÃO E UNIFORMIDADE DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR ASPERSÃO AVALIAÇÃO DA VAZÃO E UNIFORMIDADE DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR ASPERSÃO S. Silva 1 ; M. A. L. Santos 1 ; P. L. V. S. Sarmento 1 ; R. A. S. Lima 1 ; L. A. Sá1, G. B. Lyra 2 RESUMO: O trabalho foi realizado

Leia mais

AVALIAÇÃO DO COEFICIENTE DE UNIFORMIDADE E VAZÃO EM FITAS POROSAS

AVALIAÇÃO DO COEFICIENTE DE UNIFORMIDADE E VAZÃO EM FITAS POROSAS AVALIAÇÃO DO COEFICIENTE DE UNIFORMIDADE E VAZÃO EM FITAS POROSAS F.C.G. Alvino 1, C.C. Aleman 2, E. C. Mantovani 3, R. D. Lourenço 4, R. G. Martins 5 RESUMO: O objetivo do trabalho foi avaliar o coeficiente

Leia mais

DESEMPENHO HIDRÁULICO DE UM GOTEJADOR MODELO STREAMLINE EM RELAÇÃO À VAZÃO EM DIFERENTES ALTURAS

DESEMPENHO HIDRÁULICO DE UM GOTEJADOR MODELO STREAMLINE EM RELAÇÃO À VAZÃO EM DIFERENTES ALTURAS DESEMPENHO HIDRÁULICO DE UM GOTEJADOR MODELO STREAMLINE 16060 EM RELAÇÃO À VAZÃO EM DIFERENTES ALTURAS J. C.da SILVA 1 ; A. P. C. da SILVA 2 ; C. B. da SILVA 2 ; L. W.dos SANTOS 2 ; S. M. de MENEZES 2

Leia mais

DESEMPENHO DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO GRAVITACIONAL EM CAMPO COM A CULTURA DA ABÓBORA 1

DESEMPENHO DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO GRAVITACIONAL EM CAMPO COM A CULTURA DA ABÓBORA 1 DESEMPENHO DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO GRAVITACIONAL EM CAMPO COM A CULTURA DA ABÓBORA 1 M. Valnir Júnior 2 ; L. S. de Sousa 3 ; C. M. de Carvalho 3 ; M. J.B. Ramos 3, N. de S. Luna 3 ;

Leia mais

AVALIAÇÃO DE SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO POR PIVÔ CENTRAL E GOTEJAMENTO, UTILIZADOS NA CAFEICULTURA DA REGIÃO OESTE DA BAHIA 1

AVALIAÇÃO DE SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO POR PIVÔ CENTRAL E GOTEJAMENTO, UTILIZADOS NA CAFEICULTURA DA REGIÃO OESTE DA BAHIA 1 AVALIAÇÃO DE SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO POR PIVÔ CENTRAL E GOTEJAMENTO, UTILIZADOS NA CAFEICULTURA DA REGIÃO OESTE DA BAHIA 1 Marcelo R. VICENTE 2 E mail: marcelo@irriga.com.br, Everardo C. MANTOVANI 2, André

Leia mais

DESEMPENHO HIDRÁULICO DE EMISSORES E REGULADORES DE PRESSÃO ANTIGOS UTILIZADOS EM ESTUFAS DE PRODUÇÃO DE CRISÂNTEMO

DESEMPENHO HIDRÁULICO DE EMISSORES E REGULADORES DE PRESSÃO ANTIGOS UTILIZADOS EM ESTUFAS DE PRODUÇÃO DE CRISÂNTEMO DESEMPENHO HIDRÁULICO DE EMISSORES E REGULADORES DE PRESSÃO ANTIGOS UTILIZADOS EM ESTUFAS DE PRODUÇÃO DE CRISÂNTEMO Fábio Ponciano de Deus 1, Márcio Mesquita 2, Roberto Testezlaf 3, Thomaz Penteado C.

Leia mais

AVALIAÇÃO DO COEFICIENTE DE UNIFORMIDADE, DE DIFERENTES SISTEMAS ARTESANAIS DE IRRIGAÇÃO LOCALIZADA.

AVALIAÇÃO DO COEFICIENTE DE UNIFORMIDADE, DE DIFERENTES SISTEMAS ARTESANAIS DE IRRIGAÇÃO LOCALIZADA. AVALIAÇÃO DO COEFICIENTE DE UNIFORMIDADE, DE DIFERENTES SISTEMAS ARTESANAIS DE IRRIGAÇÃO LOCALIZADA. Kelly Nascimento Leite 1, Raimundo Nonato F. Monteiro 2 ; Francisca Roberta M. dos Santos 2 ; Eugenio

Leia mais

DESEMPENHO DE TUBOS GOTEJADORES DE DIFERENTES ÉPOCAS DE PLANTIO 1

DESEMPENHO DE TUBOS GOTEJADORES DE DIFERENTES ÉPOCAS DE PLANTIO 1 http://dx.doi.org/10.12702/ii.inovagri.2014-a581 DESEMPENHO DE TUBOS GOTEJADORES DE DIFERENTES ÉPOCAS DE PLANTIO 1 L. S. DE S. LIMA 2, M.VALNIR JÚNIOR 3, N. DE S. LUNA 4, C. M. DE CARVALHO 5, T. B. ARAÚJO

Leia mais

COEFICIENTE DE UNIFORMIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE DIFERENTES SISTEMAS ARTESANAIS DE IRRIGAÇÃO LOCALIZADA

COEFICIENTE DE UNIFORMIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE DIFERENTES SISTEMAS ARTESANAIS DE IRRIGAÇÃO LOCALIZADA ARTIGO TÉCNICO COEFICIENTE DE UNIFORMIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE DIFERENTES SISTEMAS ARTESANAIS DE IRRIGAÇÃO LOCALIZADA Kelly Nascimento Leite 1 ; Raimundo Nonato Farias Monteiro 1 ; Francisca Roberta M.

Leia mais

UNIFORMIDADE EM UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO FAMILIAR POR GOTEJAMENTO SOB DIFERENTES CARGAS HIDRÁULICAS

UNIFORMIDADE EM UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO FAMILIAR POR GOTEJAMENTO SOB DIFERENTES CARGAS HIDRÁULICAS UNIFORMIDADE EM UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO FAMILIAR POR GOTEJAMENTO SOB DIFERENTES CARGAS HIDRÁULICAS F. L. Suszek 1 ; M. A. Vilas Boas 2 ; M. R. Klein 2 ; C. Reis 3 ; C. Ay Moré 4 ; F. D. Szekut 5 RESUMO.

Leia mais

UNIFORMIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA EM UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO, UTILIZADO EM CAFEICULTURA IRRIGADA 1

UNIFORMIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA EM UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO, UTILIZADO EM CAFEICULTURA IRRIGADA 1 UNIFORMIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA EM UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO, UTILIZADO EM CAFEICULTURA IRRIGADA 1 SOUZA, L.O.C. 2 ; MANTOVANI, E.C. 3 ; CORDEIRO, E.A. 4 ; MUDRIK, A.S. 5 e SIMÃO, F.R.

Leia mais

UNIFORMIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DA LÂMINA E DE ÍONS ESPECÍFICOS PARA A CULTURA DA MANGA

UNIFORMIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DA LÂMINA E DE ÍONS ESPECÍFICOS PARA A CULTURA DA MANGA UNIFORMIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DA LÂMINA E DE ÍONS ESPECÍFICOS PARA A CULTURA DA MANGA Elton C. P. V. A. Teles 1, Pedro R. F. Medeiros 2, Dayane R. Gonçalves 3, Gabiane S. Santos 3, Roberto N. Castro 3,

Leia mais

BEHAVIOR OF THE FLOW OF A DRIP TAPE (NETAFIM STREAMLINE 16060) IN FUNCTION DIFFERENT OPERATING PRESSURES

BEHAVIOR OF THE FLOW OF A DRIP TAPE (NETAFIM STREAMLINE 16060) IN FUNCTION DIFFERENT OPERATING PRESSURES COMPORTAMENTO DA VAZÃO DE UMA FITA GOTEJADORA (NETAFIM STREAMLINE 16060) EM FUNÇÃO DE DIFERENTES PRESSÕES DE OPERAÇÃO. J. A. S. Barreto 1, F. de. A. Oliveira 2, T. F. Cirilo 3, R. M. Lima 4, T. S. da Silva

Leia mais

ENTUPIMENTO DE GOTEJADORES EM FUNÇÃO DO USO DA FERTIRRIGAÇÃO E CONTROLE COM ÁCIDO FOSFÓRICO

ENTUPIMENTO DE GOTEJADORES EM FUNÇÃO DO USO DA FERTIRRIGAÇÃO E CONTROLE COM ÁCIDO FOSFÓRICO ENTUPIMENTO DE GOTEJADORES EM FUNÇÃO DO USO DA FERTIRRIGAÇÃO E CONTROLE COM ÁCIDO FOSFÓRICO Gabiane S. Santos 1, Pedro R. F. de Medeiros 2, Elton C. P. V. A. Teles 3, Dayane R. Gonçalves 3, Roberto C.

Leia mais

Avaliação do sistema de irrigação por aspersão via catch3d

Avaliação do sistema de irrigação por aspersão via catch3d Avaliação do sistema de irrigação por aspersão via catch3d João Paulo Chaves Couto 1, Antônio Ramos Cavalcante 1, Neilon Duarte da Silva 1, Tatyana Keyty de Souza Borges 2 Resumo: A uniformidade de aplicação

Leia mais

UNIFORMIDADE DE APLICAÇÃO DE ÁGUA E EFICIENCIA DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO EM ÁREA CULTIVADA COM MELANCIA

UNIFORMIDADE DE APLICAÇÃO DE ÁGUA E EFICIENCIA DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO EM ÁREA CULTIVADA COM MELANCIA UNIFORMIDADE DE APLICAÇÃO DE ÁGUA E EFICIENCIA DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO EM ÁREA CULTIVADA COM MELANCIA E. M. Lopes 1, C. J. G. S. Lima 2, L. S. Pereira 3, T. L. Bandeira 4, P. C. A. Fernandes

Leia mais

MODELAGEM PARA O DIMENSIONAMENTO DE UM SISTEMA DE MICROIRRIGAÇÃO UTILIZANDO MICROTUBOS RAMIFICADOS 1

MODELAGEM PARA O DIMENSIONAMENTO DE UM SISTEMA DE MICROIRRIGAÇÃO UTILIZANDO MICROTUBOS RAMIFICADOS 1 MODELAGEM PARA O DIMENSIONAMENTO DE UM SISTEMA DE MICROIRRIGAÇÃO UTILIZANDO MICROTUBOS RAMIFICADOS 1 D. G. Alves 2 ; M. F. Pinto 3 ; C. A. Salvador 3 ; A. C. S. Almeida 3 ; C. D. G. C de Almeida 4 ; T.

Leia mais

AVALIAÇÃO DE SISTEMA DE IRRIGAÇÃO LOCALIZADA SOB DIFERENTES VAZÕES E COMPRIMENTO DE MICROTUBOS

AVALIAÇÃO DE SISTEMA DE IRRIGAÇÃO LOCALIZADA SOB DIFERENTES VAZÕES E COMPRIMENTO DE MICROTUBOS AVALIAÇÃO DE SISTEMA DE IRRIGAÇÃO LOCALIZADA SOB DIFERENTES VAZÕES E COMPRIMENTO DE MICROTUBOS Janielle Lima Fernandes 1, Monikuelly Mourato Pereira 2, Gerlange Soares da Silva 3, Gean Duarte da Silva

Leia mais

EVALUATION OF THE UNIFORMITY OF A DRIP IRRIGATION SYSTEM.

EVALUATION OF THE UNIFORMITY OF A DRIP IRRIGATION SYSTEM. AVALIAÇÃO DA UNIFORMIDADE DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO. M. H. C. Souza 1 ; R. D. S. Santos 1 ; L. H. Bassoi 2. RESUMO: Um sistema de irrigação eficiente, aliado ao manejo adequado, pode garantir

Leia mais

1 RESUMO VILAS BÔAS, M. A., MACEDO JUNIOR, E. K. HYDRAULIC CHARACTERIZATION OF MICROSPRINKLER DAN SPRINKLER - MODULATE GROUP 2 ABSTRACT

1 RESUMO VILAS BÔAS, M. A., MACEDO JUNIOR, E. K. HYDRAULIC CHARACTERIZATION OF MICROSPRINKLER DAN SPRINKLER - MODULATE GROUP 2 ABSTRACT CARACTERIZAÇÃO HIDRÁULICA DO MICROASPERSOR DAN SPRINKLERS GRUPO MODULAR Márcio Antônio Vilas Boas Eurides Kuster Macedo Junior Silvio César Sampaio Melânia Inês Valiati UNIOESTE - Universidade Estadual

Leia mais

DESEMPENHO DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR MICROASPERSÃO NA CULTURA DA MANGUEIRA (Mangifera indica L.) EM IGUATU-CE 1

DESEMPENHO DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR MICROASPERSÃO NA CULTURA DA MANGUEIRA (Mangifera indica L.) EM IGUATU-CE 1 DESEMPENHO DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR MICROASPERSÃO NA CULTURA DA MANGUEIRA (Mangifera indica L.) EM IGUATU-CE 1 G. P. Gomes 2 ; M. M. Pereira 3 ; E. P. Miranda 4 ; K. A. Duarte 5 ; M. G. Silva 1 ;

Leia mais

FILTRAÇÃO DE ESGOTO SANITÁRIO TRATADO DESTINADO À FERTIRRIGAÇÃO VIA SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO RESUMO

FILTRAÇÃO DE ESGOTO SANITÁRIO TRATADO DESTINADO À FERTIRRIGAÇÃO VIA SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO RESUMO FILTRAÇÃO DE ESGOTO SANITÁRIO TRATADO DESTINADO À FERTIRRIGAÇÃO VIA SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO Rafael Oliveira Batista 1 ; Antônio Alves Soares 2 ; Everardo Chartuni Mantovani 3 ; Antonio Teixeira

Leia mais

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO LOCALIZADO EM CONSÓRCIO DE GRAMINIA COM LEGUMINOSA

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO LOCALIZADO EM CONSÓRCIO DE GRAMINIA COM LEGUMINOSA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO LOCALIZADO EM CONSÓRCIO DE GRAMINIA COM LEGUMINOSA P. FREITAS ALCÂNTARA 1 ; F.T. de ALBUQUERQUE ARAGÃO 2 ; T. V. de ARAÚJO VIANA 3 ; S. ALVES DE SOUSA

Leia mais

PERDA DE CARGA EM MANGUEIRAS GOTEJADORAS NOVAS E USADAS

PERDA DE CARGA EM MANGUEIRAS GOTEJADORAS NOVAS E USADAS 329 ISSN 1808-3765 PERDA DE CARGA EM MANGUEIRAS GOTEJADORAS NOVAS E USADAS Jayme Laperuta Neto, Raimundo Leite Cruz, Jayme Laperuta Filho, Thalita Aparecida Pletsch Departamento de Engenharia Rural, Faculdade

Leia mais

UNIFORMIDADE DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO DESTINADO À AGRICULTURA FAMILIAR

UNIFORMIDADE DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO DESTINADO À AGRICULTURA FAMILIAR UNIFORMIDADE DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO DESTINADO À AGRIULTURA FAMILIAR F. D. Szekut 1 ; M. R. Klein 2 ;. F. Reis 3 ; F. L. Suszek 2 ; M. A. Vilas Boas 4 RESUMO: A irrigação é uma pratica

Leia mais

AVALIAÇÃO DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR MICROASPERSÃO NA CULTURA DO MARACUJÁ (Passiflora sp.)

AVALIAÇÃO DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR MICROASPERSÃO NA CULTURA DO MARACUJÁ (Passiflora sp.) AVALIAÇÃO DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR MICROASPERSÃO NA CULTURA DO MARACUJÁ (Passiflora sp.) C. F. G. ALVES 1, J. C. B. LUCIO 2, S. M. de MENEZES 2, R. S. de ALMEIDA 2, F. B. da SILVA 2, J. C. da SILVA

Leia mais

AVALIAÇÃO DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO

AVALIAÇÃO DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO AVALIAÇÃO DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO V. M. Vidal 1 ; J. F. V. Bessa 1 ; J. S. Pedrosa 2 ; F. L. V.alério 3 ; F. A. L. Soares 4 ; M. B. Teixeira 4 RESUMO - Para determinar a uniformidade

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO HIDRÁULICA DO ASPERSOR SENNIGER

CARACTERIZAÇÃO HIDRÁULICA DO ASPERSOR SENNIGER CARACTERIZAÇÃO HIDRÁULICA DO ASPERSOR SENNIGER 4023-2 S. M. Cidrão; M. A. Ferreira; A. S. Teixeira RESUMO: O experimento foi desenvolvido no Laboratório de Hidráulica e Irrigação do Departamento de Engenharia

Leia mais

UNIFORMIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA EM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR ASPERSÃO EM DUAS ALTURAS E DOIS PERÍODOS DE APLICAÇÃO

UNIFORMIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA EM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR ASPERSÃO EM DUAS ALTURAS E DOIS PERÍODOS DE APLICAÇÃO UNIFORMIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA EM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR ASPERSÃO EM DUAS ALTURAS E DOIS PERÍODOS DE APLICAÇÃO A. L. de Paula 1, F.L. M. de Paula 2, J. A. Farias Filho 3, A. L. Gagstetter 4, J.

Leia mais

EFICIÊNCIA DE FILTRAGEM UTILIZANDO UM FILTRO ARTESANAL DE TELA EM FORMA DE DISCO

EFICIÊNCIA DE FILTRAGEM UTILIZANDO UM FILTRO ARTESANAL DE TELA EM FORMA DE DISCO EFICIÊNCIA DE FILTRAGEM UTILIZANDO UM FILTRO ARTESANAL DE TELA EM FORMA DE DISCO Jhon Lennon Bezerra da Silva¹, Eugênio Paceli de Miranda², Emanuele Victor de Oliveira³, Maria Zilda Quintino de Araújo

Leia mais

INFLUÊNCIA DO ESPAÇAMENTO ENTRE COTONETES NA UNIFORMIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA EM SISTEMA ALTERNATIVO DE IRRIGAÇÃO DE BAIXO CUSTO.

INFLUÊNCIA DO ESPAÇAMENTO ENTRE COTONETES NA UNIFORMIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA EM SISTEMA ALTERNATIVO DE IRRIGAÇÃO DE BAIXO CUSTO. XLIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2014 Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo - Campo Grande -MS 27 a 31 de julho de 2014 INFLUÊNCIA DO ESPAÇAMENTO ENTRE COTONETES

Leia mais

DESEMPENHO DE EMISSORES DE BAIXO CUSTO PARA USO EM IRRIGAÇÃO LOCALIZADA

DESEMPENHO DE EMISSORES DE BAIXO CUSTO PARA USO EM IRRIGAÇÃO LOCALIZADA http://dx.doi.org/10.12702/ii.inovagri.2014-a713 DESEMPENHO DE EMISSORES DE BAIXO CUSTO PARA USO EM IRRIGAÇÃO LOCALIZADA F. P. Santos 1, J. C. Texeira 1, E. F. Coelho 2, R. C. Oliveira¹, R. T. M. Araújo¹

Leia mais

HYDRAULIC CHARACTERIZATION OF EMITTERS SUBMITTED TO THE APPLICATION OF WATER WITH MACRO AND MICRONUTRIENTS

HYDRAULIC CHARACTERIZATION OF EMITTERS SUBMITTED TO THE APPLICATION OF WATER WITH MACRO AND MICRONUTRIENTS CARACTERIZAÇÃO HIDRÁULICA DE EMISSORES SUBMETIDOS A APLICAÇÃO DE ÁGUA COM MACRO E MICRONUTRIENTES C. C. dos Santos 1, C. R. Rodrigues 2, F. N. Cunha 3, W. A. Morais 4, F. R. Cabral Filho 5, F. H. F. Gomes

Leia mais

CUNHA; CUNHA & FREIRE (2010) AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO MICROASPERSOR AMANCO 63 L h -1 EM CONDIÇÕES DE CAMPO

CUNHA; CUNHA & FREIRE (2010) AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO MICROASPERSOR AMANCO 63 L h -1 EM CONDIÇÕES DE CAMPO AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO MICROASPERSOR AMANCO 63 L h -1 EM CONDIÇÕES DE CAMPO Maria Deluana da Cunha Estudante do curso técnico em agroecologia IFRN/Campus Ipanguaçu E-mail: deluanacunha@gmail.com Maria

Leia mais

AVALIAÇÃO DO ASPERSOR AGROPOLO SETORIAL MODELO NY-23 S

AVALIAÇÃO DO ASPERSOR AGROPOLO SETORIAL MODELO NY-23 S AVALIAÇÃO DO ASPERSOR AGROPOLO SETORIAL MODELO NY-23 S J. C. M. Deamo 1 ; A. C. Barreto 2 ; O. C. da Cruz 2 RESUMO: Esse trabalho teve por objetivo avaliar o CUC do aspersor Agropolo setorial modelo NY-23

Leia mais

CONTROLE DE QUALIDADE DA IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO COM ESGOTO DOMÉSTICO POR MEIO DE GRÁFICOS CUSUM

CONTROLE DE QUALIDADE DA IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO COM ESGOTO DOMÉSTICO POR MEIO DE GRÁFICOS CUSUM CONTROLE DE QUALIDADE DA IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO COM ESGOTO DOMÉSTICO POR MEIO DE GRÁFICOS CUSUM F. D. Szekut 1, C. A. V. Azevedo 2, M. A. Vilas Boas 3, M. D. Ribeiro 4, M. R. Klein 5, T. Zuculotto 6

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO HIDRÁULICA DE TUBO GOTEJADORES CARBODRIP SUBMETIDOS À PRECIPITAÇÃO QUÍMICA DE CÁLCIO

CARACTERIZAÇÃO HIDRÁULICA DE TUBO GOTEJADORES CARBODRIP SUBMETIDOS À PRECIPITAÇÃO QUÍMICA DE CÁLCIO CARACTERIZAÇÃO HIDRÁULICA DE TUBO GOTEJADORES CARBODRIP SUBMETIDOS À PRECIPITAÇÃO QUÍMICA DE CÁLCIO M.V.A.M. OLIVEIRA 1 ; N.S. DIAS 2 ; R.D.COELHO 3 L. H. DUENHAS 4 Escrito para apresentação no XIII Congresso

Leia mais

Revista Educação Agrícola Superior Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior - ABEAS - v.24, n.1,p.42-46, 2009.

Revista Educação Agrícola Superior Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior - ABEAS - v.24, n.1,p.42-46, 2009. Revista Educação Agrícola Superior Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior - ABEAS - v.24, n.1,p.42-46, 2009. RODUÇÃO DA BANANEIRA (MUSA S) IRRIGADA OR MICROASERSÃO SERRA DA IBIAABA/CE Epitácio

Leia mais

Modelagem para o dimensionamento de microtubos em irrigação localizada

Modelagem para o dimensionamento de microtubos em irrigação localizada Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v.8, n., p.-, Campina Grande, PB, DEAg/UFCG - http://www.agriambi.com.br Modelagem para o dimensionamento de microtubos em irrigação localizada Rodrigo

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA. Monitoramento tridimensional da hidrodinâmica na zona radicular do meloeiro em condições semiáridas.

PROJETO DE PESQUISA. Monitoramento tridimensional da hidrodinâmica na zona radicular do meloeiro em condições semiáridas. PROJETO DE PESQUISA Monitoramento tridimensional da hidrodinâmica na zona radicular do meloeiro em condições semiáridas. x Mestrado Doutorado Discente: Orientador (a): Coorientador (a): Coorientador (a):

Leia mais

AVALIAÇÃO DA UNIFORMIDADE DE APLICAÇÃO DE ÁGUA EM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR MICROASPERSÃO

AVALIAÇÃO DA UNIFORMIDADE DE APLICAÇÃO DE ÁGUA EM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR MICROASPERSÃO AVALIAÇÃO DA UNIFORIDADE DE APLICAÇÃO DE ÁGUA E SISTEA DE IRRIGAÇÃO POR ICROASPERSÃO André de oura Andrade 1 ; Rui da Silva Andrade 2. 1 Aluno do Curso de Engenharia Ambiental; Campus de Palmas; e-mail:

Leia mais

DESEMPENHO HIDRÁULICO E PERFIL DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA DO MICROASPERSOR TWISTER EM DUAS POSIÇÕES DE INSTALAÇÃO 1

DESEMPENHO HIDRÁULICO E PERFIL DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA DO MICROASPERSOR TWISTER EM DUAS POSIÇÕES DE INSTALAÇÃO 1 http://dx.doi.org/10.12702/ii.inovagri.2014-a126 DESEMPENHO HIDRÁULICO E PERFIL DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA DO MICROASPERSOR TWISTER EM DUAS POSIÇÕES DE INSTALAÇÃO 1 C. A. Soares 2, J. R. Zanini 3, N. S. Silva

Leia mais

AVALIAÇÃO DO COEFICIENTE DE UNIFORMIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR ASPERSÃO PARA FINS PAISAGÍSTICOS

AVALIAÇÃO DO COEFICIENTE DE UNIFORMIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR ASPERSÃO PARA FINS PAISAGÍSTICOS AVALIAÇÃO DO COEFICIENTE DE UNIFORMIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR ASPERSÃO PARA FINS PAISAGÍSTICOS João Paulo Barreto Cunha 1 ; Michael Silveira Thebaldi 2 ; Marco Sathler da Rocha

Leia mais

GRÁFICOS DE SHEWHART NO PROCESSO DE APLICAÇÃO DE ÁGUA DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO FAMILIAR POR GOTEJAMENTO

GRÁFICOS DE SHEWHART NO PROCESSO DE APLICAÇÃO DE ÁGUA DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO FAMILIAR POR GOTEJAMENTO GRÁFICOS DE SHEWHART NO PROCESSO DE APLICAÇÃO DE ÁGUA DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO FAMILIAR POR GOTEJAMENTO M. R. Klein ; F. D. Szekut 2 ; C. F. Reis ; S. B. Bonemberger 2 ; F. L. Suszek 4 ; M. A. Vilas

Leia mais

COMPARAÇÃO DE CUSTOS PARA DIFERENTES SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO EMPREGADOS NA CAFEICULTURA IRRIGADA EM ÁREAS DE CERRADO DE MINAS GERAIS 1

COMPARAÇÃO DE CUSTOS PARA DIFERENTES SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO EMPREGADOS NA CAFEICULTURA IRRIGADA EM ÁREAS DE CERRADO DE MINAS GERAIS 1 Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil COMPARAÇÃO DE CUSTOS PARA DIFERENTES SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO EMPREGADOS NA CAFEICULTURA IRRIGADA EM ÁREAS DE CERRADO DE MINAS GERAIS 1 Robson BONOMO 2, Everardo C.

Leia mais

EFICIÊNCIA DE FILTRAGEM UTILIZANDO DOIS FILTROS ARTESANAIS DE TELA

EFICIÊNCIA DE FILTRAGEM UTILIZANDO DOIS FILTROS ARTESANAIS DE TELA EFICIÊNCIA DE FILTRAGEM UTILIZANDO DOIS FILTROS ARTESANAIS DE TELA E. P. de Miranda 1 ; E. V. Oliveira 2 ; J. L. B. Silva 2 ; M..G. Silva 2 ; J. M. P. Lavor 2 ; F. E. F. Gomes 2 RESUMO: O objetivo desse

Leia mais

EFEITO DA CONTRAPRESSÃO NA HIDRÁULICA DE EMISSORES EM GOTEJAMENTO SUBSUPERFICIAL

EFEITO DA CONTRAPRESSÃO NA HIDRÁULICA DE EMISSORES EM GOTEJAMENTO SUBSUPERFICIAL XLIV Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2015 Hotel Fazenda Fonte Colina Verde - São Pedro - SP 13 a 17 de setembro de 2015 EFEITO DA CONTRAPRESSÃO NA HIDRÁULICA DE EMISSORES EM GOTEJAMENTO

Leia mais

AVALIAÇÃO DO DESGASTE DE VÁLVULAS REGULADORAS DE PRESSÃO UTILIZADAS EM PIVÔ CENTRAL

AVALIAÇÃO DO DESGASTE DE VÁLVULAS REGULADORAS DE PRESSÃO UTILIZADAS EM PIVÔ CENTRAL Revista Brasileira de Agricultura Irrigada v.9, nº.4, p. 211-217, 2015 ISSN 1982-7679 (On-line) Fortaleza, CE, INOVAGRI http://www.inovagri.org.br DOI: 10.7127/rbai.v9n400328 Protocolo 328.15 19/05/2015

Leia mais

QUANTIFICAÇÃO DO ERRO NA DETERMINAÇÃO DA PERDA DE CARGA CONTÍNUA EM TUBOS DE POLIETILENO 1

QUANTIFICAÇÃO DO ERRO NA DETERMINAÇÃO DA PERDA DE CARGA CONTÍNUA EM TUBOS DE POLIETILENO 1 QUANTIFICAÇÃO DO ERRO NA DETERMINAÇÃO DA PERDA DE CARGA CONTÍNUA EM TUBOS DE POLIETILENO 1 O. Rettore Neto 2 ; M. F. Pinto 2 ; A. P. Camargo 2 ; J. A. Frizzone 3 ; T. A. Botrel 3 RESUMO: A indústria de

Leia mais

ANALYSIS OF APPLICATION UNIFORMITY COEFFICIENT OF THE MICROSPRINKLERS

ANALYSIS OF APPLICATION UNIFORMITY COEFFICIENT OF THE MICROSPRINKLERS http://dx.doi.org/10.12702/ii.inovagri.2014-a400 ANÁLISE DOS COEFICIENTES DE UNIFORMIDADE DE APLICAÇÃO DE MICROASPERSORES L. F. Palaretti 1, J. R. Zanini 1, D. A. Vechiato 2, A. B. Dalri 1, R. T. de Faria

Leia mais

UNIFORMIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE IRRIGAÇÃO VIA ASPERSÃO EM ESPAÇEMENTO TRIANGULAR

UNIFORMIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE IRRIGAÇÃO VIA ASPERSÃO EM ESPAÇEMENTO TRIANGULAR UNIFORMIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE IRRIGAÇÃO VIA ASPERSÃO EM ESPAÇEMENTO TRIANGULAR M. A. L. Santos 1 ; S. Silva 1 ; P. L. V. S. Sarmento 1 ; A. E. Q. Rocha 1 ; R. A. S. Lima 1 ; I. Teodoro 2 RESUMO: O presente

Leia mais

Palavras-chave: café, manejo, fertirrigação, produtividade, uniformidade de distribuição.

Palavras-chave: café, manejo, fertirrigação, produtividade, uniformidade de distribuição. EFEITO COMPARATIVO DE DIFERENTES DOSES DE N E K 2 O APLICADOS VIA FERTIRRIGAÇÃO NA PRODUTIVIDADE DO CAFEEIRO, NO CRESCIMENTO DOS RAMOS E NA UNIFORMIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA E NUTRIENTES 1 VIEIRA, G.H.S.

Leia mais

RELAÇÃO VAZÃO PRESSÃO DE UM TUBO GOTEJADOR SUBMETIDO À CONDIÇÃO SUBSUPERFICIAL

RELAÇÃO VAZÃO PRESSÃO DE UM TUBO GOTEJADOR SUBMETIDO À CONDIÇÃO SUBSUPERFICIAL XLII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2014 Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo - Campo Grande -MS 27 a 31 de julho de 2014 RELAÇÃO VAZÃO PRESSÃO DE UM TUBO GOTEJADOR

Leia mais

UNIFORMIDADE DE APLICAÇÃO DE ÁGUA COM FONTES DE NITROGÊNIO EM SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO

UNIFORMIDADE DE APLICAÇÃO DE ÁGUA COM FONTES DE NITROGÊNIO EM SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO UNIFORMIDADE DE APLICAÇÃO DE ÁGUA COM FONTES DE NITROGÊNIO EM SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO G. S. Moraes 1, L. N. S. dos Santos 2, F. N. Cunha 3, I. O. F. Silva 4, E. S. Cunha 5, R. T. Manso 6

Leia mais

Desempenho de sistema de irrigação por gotejamento operando com diluições de água residuária doméstica tratada

Desempenho de sistema de irrigação por gotejamento operando com diluições de água residuária doméstica tratada ISSN 0798 1015 HOME Revista ESPACIOS! ÍNDICES! A LOS AUTORES! Vol. 38 (Nº 43) Año 2017. Pág. 10 Desempenho de sistema de irrigação por gotejamento operando com diluições de água residuária doméstica tratada

Leia mais

MODELOS EMPÍRICOS DA IRRIGAÇÃO LOCALIZADA COM ESGOTO SANITÁRIO TRATADO

MODELOS EMPÍRICOS DA IRRIGAÇÃO LOCALIZADA COM ESGOTO SANITÁRIO TRATADO MODELOS EMPÍRICOS DA IRRIGAÇÃO LOCALIZADA COM ESGOTO SANITÁRIO TRATADO Rafael Oliveira Batista 1 ; Antônio Alves Soares ; José Antonio Rodrigues de Souza 3 ; Raquel Oliveira Batista 4 RESUMO Este trabalho

Leia mais

DESEMPENHO DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR MICROASPERSÃO EM CULTIVO DA MACAUBEIRA

DESEMPENHO DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR MICROASPERSÃO EM CULTIVO DA MACAUBEIRA DESEMPENHO DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR MICROASPERSÃO EM CULTIVO DA MACAUBEIRA F. G. B dos Santos 1 ; L. G. C. Veras 2, A. N. Cardoso 3 ; P. I. Figueiredo 4, F. S. Lima 4, F. I. A. Frutuoso 4 RESUMO:

Leia mais

DIMENSIONAMENTO DE LINHA LATERAL DE IRRIGAÇÃO LOCALIZADA UTILIZANDO FERRAMENTAS CAD

DIMENSIONAMENTO DE LINHA LATERAL DE IRRIGAÇÃO LOCALIZADA UTILIZANDO FERRAMENTAS CAD ARTIGO TÉCNICO DIMENSIONAMENTO DE LINHA LATERAL DE IRRIGAÇÃO LOCALIZADA UTILIZANDO FERRAMENTAS CAD E. P. de FREITAS 1 ; R.O.C. MONTEIRO 2 RESUMO: A potencialidade das ferramentas CAD, os fundamentos de

Leia mais

IRRIGAÇÃO POR GOTEJO EM MORANGO*

IRRIGAÇÃO POR GOTEJO EM MORANGO* IRRIGAÇÃO POR GOTEJO EM MORANGO* ANTONIO FERNANDO OLITTA** KEIGO M I N A M I * * * INTRODUÇÃO O método de irrigação por gotejo foi desenvolvido em termos de uma agricultura intensiva e altamente produtiva,

Leia mais

CRESCIMENTO DE PLANTAS DE GIRASSÓIS ORNAMENTAIS IRRIGAÇÃO COM ÁGUA RESIDUÁRIA 1

CRESCIMENTO DE PLANTAS DE GIRASSÓIS ORNAMENTAIS IRRIGAÇÃO COM ÁGUA RESIDUÁRIA 1 CRESCIMENTO DE PLANTAS DE GIRASSÓIS ORNAMENTAIS IRRIGAÇÃO COM ÁGUA RESIDUÁRIA 1 L. O. Andrade 2 ; R. G. Nobre 3 ; H. R. Gheyi 4 ; N. S. Dias 5 ; E. C. S. Nascimento 6 ; H. S. Medeiros 7 RESUMO: Buscou-se,

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias Mestradoe Doutorado

Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias Mestradoe Doutorado UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas NEAS - Núcleo de Engenharia de Água e Solo Campus Universitário de Cruz das Almas, Bahia Programa de Pós-Graduação

Leia mais

MODELO MATEMÁTICO APLICADO À IRRIGAÇÃO LOCALIZADA COM MICROTUBOS SOB REGIME DE ESCOAMENTO TURBULENTO 1

MODELO MATEMÁTICO APLICADO À IRRIGAÇÃO LOCALIZADA COM MICROTUBOS SOB REGIME DE ESCOAMENTO TURBULENTO 1 MODELO MATEMÁTICO APLICADO À IRRIGAÇÃO LOCALIZADA COM MICROTUBOS SOB REGIME DE ESCOAMENTO TURBULENTO 1 WANDERLEY DE J. SOUZA 2, TARLEI A. BOTREL 3, ALEXSANDRO C. DOS S. ALMEIDA 4, CRISTINA B. CORREA 5

Leia mais

AVALIAÇÃO DE SISTEMA SEMI-FIXO DE ASPERSÃO ESPAÇADO DE 15 EM 15 METROS NO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO

AVALIAÇÃO DE SISTEMA SEMI-FIXO DE ASPERSÃO ESPAÇADO DE 15 EM 15 METROS NO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO AVALIAÇÃO DE SISTEMA SEMI-FIXO DE ASPERSÃO ESPAÇADO DE 15 EM 15 METROS NO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO V. D. B. ARAUJO 1, G. BARROS JUNIOR², D. V. LOPES³, J. de O. ALVES³, M. das G. R. SÁ³, R. T. de S. DUQUE

Leia mais

ENTUPIMENTO DE TUBOS GOTEJADORES CONVENCIONAIS COM APLICAÇÃO DE CLORETO DE POTÁSSIO (BRANCO E VERMELHO) VIA DUAS QUALIDADES DE ÁGUA

ENTUPIMENTO DE TUBOS GOTEJADORES CONVENCIONAIS COM APLICAÇÃO DE CLORETO DE POTÁSSIO (BRANCO E VERMELHO) VIA DUAS QUALIDADES DE ÁGUA ENTUPIMENTO DE TUBOS GOTEJADORES CONVENCIONAIS COM APLICAÇÃO DE CLORETO DE POTÁSSIO (BRANCO E VERMELHO) VIA DUAS QUALIDADES DE ÁGUA PABBLO A. DE A. RIBEIRO 1, RUBENS D. COELHO 2, MARCONI B. TEIXEIRA 3

Leia mais

DETERMINAÇÕES DE PERDA DE CARGA EM CONEXÃO DE EMISSOR ON- LINE

DETERMINAÇÕES DE PERDA DE CARGA EM CONEXÃO DE EMISSOR ON- LINE DETERMINAÇÕES DE PERDA DE CARGA EM CONEXÃO DE EMISSOR ON- LINE Gabriel Greco de Guimarães Cardoso 1 ; Marcelo Jhonata Sirqueira de Sá ; João Eduardo Pereira da Silva 3 ; Nathielle Camargo 4 1 Coordenador

Leia mais

TEMPORAL VARIABILITY OF UNIFORMITY IN DISTRIBUTION SYSTEM DRIP

TEMPORAL VARIABILITY OF UNIFORMITY IN DISTRIBUTION SYSTEM DRIP Revista Brasileira de Agricultura Irrigada v.7, nº. 4, p. 248-257, 2013 ISSN 1982-7679 (On-line) Fortaleza, CE, INOVAGRI http://www.inovagri.org.br DOI: 10.7127/rbai.v7n400177 Protocolo 177.13 10/07/2013

Leia mais

Avaliação da eficiência do sistema de pivô central e sua uniformidade de aplicação de lâmina d água

Avaliação da eficiência do sistema de pivô central e sua uniformidade de aplicação de lâmina d água Avaliação da eficiência do sistema de pivô central e sua uniformidade de aplicação de lâmina d água Tiago PARCA¹, ²; José CORDEIRO NETO¹, ²; Diorge de OLIVEIRA¹; Flávio GODINHO³ ¹Estudante de Agronomia.

Leia mais

UNIFORMIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA EM UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO COM O USO DE ASPERSORES SETORIAIS

UNIFORMIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA EM UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO COM O USO DE ASPERSORES SETORIAIS UNIFORMIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA EM UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO COM O USO DE ASPERSORES SETORIAIS W. M. Queiroz 1 ; M. Simeão 2 ; A. R. B. Santos 2 ; F. E. P. Mousinho 3 RESUMO: O trabalho teve como objetivo

Leia mais

DESEMPENHO HIDRÁULICO E MANEJO DA IRRIGAÇÃO EM SISTEMA IRRIGADO POR MICROASPERSÃO

DESEMPENHO HIDRÁULICO E MANEJO DA IRRIGAÇÃO EM SISTEMA IRRIGADO POR MICROASPERSÃO 39 Revista Brasileira de Agricultura Irrigada v.3, n.1, p.39 45, 2009 ISSN 1982-7679 (On-line) Fortaleza, CE, INOVAGRI http://www.inovagri.org.br Protocolo 013.09 04/03/2009 Aprovado em 27/05/2009 DESEMPENHO

Leia mais

AVALIAÇÃO DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO EM AMBIENTE PROTEGIDO

AVALIAÇÃO DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO EM AMBIENTE PROTEGIDO AVALIAÇÃO DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO EM AMBIENTE PROTEGIDO H. F. de Araújo 1 ; D. L. Ferrari 2 ; P. A. M. Leal 3 RESUMO: Em condições de ambiente protegido a avaliação dos sistemas de irrigação

Leia mais

DESEMPENHO DE SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO COM APLICAÇÃO DA ÁGUA SALINA DRIP IRRIGATION SYSTEM PERFORMANCE WITH SALINE WATER APPLICATION

DESEMPENHO DE SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO COM APLICAÇÃO DA ÁGUA SALINA DRIP IRRIGATION SYSTEM PERFORMANCE WITH SALINE WATER APPLICATION DESEMPENHO DE SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO COM APLICAÇÃO DA ÁGUA SALINA DRIP IRRIGATION SYSTEM PERFORMANCE WITH SALINE WATER APPLICATION Cleiton Fernando Barbosa Brito 1, Varley Andrade Fonseca

Leia mais

VERIFICAÇÃO DE BULBO MOLHADO EM SOLO ARGILOSO PELO MÉTODO DA TRINCHEIRA EM IGUATU-CE

VERIFICAÇÃO DE BULBO MOLHADO EM SOLO ARGILOSO PELO MÉTODO DA TRINCHEIRA EM IGUATU-CE VERIFICAÇÃO DE BULBO MOLHADO EM SOLO ARGILOSO PELO MÉTODO DA TRINCHEIRA EM IGUATU-CE R. M. S. Lima 1 ; P. C. Viana 1 ; M. M. Pereira 2 ; K. A. Duarte 3 ; J. M. de Souza 3 RESUMO: A técnica de estudo de

Leia mais

Irrigação por gotejamento com água residuária tratada da indústria da castanha de caju sob pressões de serviço

Irrigação por gotejamento com água residuária tratada da indústria da castanha de caju sob pressões de serviço DOI: 10.5433/1679-0359.2014v35n2p695 Irrigação por gotejamento com água residuária tratada da indústria da castanha de caju sob pressões de serviço Drip irrigation with treated wastewater from cashew nut

Leia mais

EFEITO DA ESPESSURA DA PAREDE NO DESEMPENHO HIDRÁULICO DE MANGUEIRAS GOTEJADORAS 1 RESUMO

EFEITO DA ESPESSURA DA PAREDE NO DESEMPENHO HIDRÁULICO DE MANGUEIRAS GOTEJADORAS 1 RESUMO 139 ISSN 1808-3765 EFEITO DA ESPESSURA DA PAREDE NO DESEMPENHO HIDRÁULICO DE MANGUEIRAS GOTEJADORAS JOÃO CARLOS CURY SAAD 1 E ANA PAULA RUSSO ASSUMPÇÃO SCHIMIDT JEFERY 2 1 Engenheiro Agrônomo, Prof. Doutor,

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias Mestradoe Doutorado

Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias Mestradoe Doutorado UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas NEAS - Núcleo de Engenharia de Água e Solo Campus Universitário de Cruz das Almas, Bahia Programa de Pós-Graduação

Leia mais

AVALIAÇÃO DE SISTEMA ANTI-GOTAS EM MICROASPERSORES PARA AMBIENTE PROTEGIDO

AVALIAÇÃO DE SISTEMA ANTI-GOTAS EM MICROASPERSORES PARA AMBIENTE PROTEGIDO AVALIAÇÃO DE SISTEMA ANTI-GOTAS EM MICROASPERSORES PARA AMBIENTE PROTEGIDO 1 MÁRCIO MESQUITA 1 ; KADY SALOMÃO ESPINDOLA BESSA 2 ; LAZARO CARLOS ROBERTO ASSIS PRADO 3 ; DELVIO SANDRI 4. Aluno de Gradação

Leia mais

PROGRAMAÇÃO MATEMÁTICA LINEAR NA DETERMINAÇÃO DA CARGA HIDRÁULICA SOB DIFERENTES UNIFORMIDADES DE EMISSÃO * F. F. N. MARCUSSI 1, J. C. C.

PROGRAMAÇÃO MATEMÁTICA LINEAR NA DETERMINAÇÃO DA CARGA HIDRÁULICA SOB DIFERENTES UNIFORMIDADES DE EMISSÃO * F. F. N. MARCUSSI 1, J. C. C. PROGRAMAÇÃO MATEMÁTICA LINEAR NA DETERMINAÇÃO DA CARGA HIDRÁULICA SOB DIFERENTES UNIFORMIDADES DE EMISSÃO * F. F. N. MARCUSSI 1, J. C. C. SAAD 2 RESUMO: Diferentes combinações de uniformidade de emissão,

Leia mais

Ocorrência de entupimento de origem biológica em sistema de irrigação por gotejamento

Ocorrência de entupimento de origem biológica em sistema de irrigação por gotejamento 156 Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v.5, n.1, p.156-160, 001 Campina Grande, PB, DEAg/UFPB - http://www.agriambi.com.br Ocorrência de entupimento de origem biológica em sistema de

Leia mais

CURVAS DE DESEMPENHO DE VÁLVULAS REGULADORAS DE PRESSÃO COM DIFERENTES TEMPOS DE UTILIZAÇÃ0 1

CURVAS DE DESEMPENHO DE VÁLVULAS REGULADORAS DE PRESSÃO COM DIFERENTES TEMPOS DE UTILIZAÇÃ0 1 CURVAS DE DESEMPENHO DE VÁLVULAS REGULADORAS DE PRESSÃO COM DIFERENTES TEMPOS DE UTILIZAÇÃ0 1 S.C.R.V.LlMA 2, J. A. FRlZZONE 3, R.N.T.COSTA 4, F. de SOUZA 5, A.S. PERElRA 6, C.C.MACHAD0 7 I Escrito para

Leia mais

USO DE CARBONATO, ÓXIDO E SULFATO DE CÁLCIO EM ALTA CONCENTRAÇÃO EM TUBOS GOTEJADORES

USO DE CARBONATO, ÓXIDO E SULFATO DE CÁLCIO EM ALTA CONCENTRAÇÃO EM TUBOS GOTEJADORES Revista Brasileira de Agricultura Irrigada v.10, nº.4, p. 787-798, 2016 ISSN 1982-7679 (On-line) Fortaleza, CE, INOVAGRI http://www.inovagri.org.br DOI: 10.7127/rbai.v10n400436 Protocolo 436.16 10/07/2016

Leia mais

COEFFICIENT OF UNIFORMITY IN DRIP IRRIGATION SYSTEM

COEFFICIENT OF UNIFORMITY IN DRIP IRRIGATION SYSTEM Revista Brasileira de Agricultura Irrigada v., nº.6, p.444-454, 2014 ISSN 192-7679 (On-line) Fortaleza, CE, INOVAGRI http://www.inovagri.org.br DOI: 10.7127/rbai.vn600254 Protocolo 254.14 31/05/2014 Aprovado

Leia mais

Aplicação de cloro orgânico no tratamento de tubogotejador utilizado na irrigação com água ferruginosa

Aplicação de cloro orgânico no tratamento de tubogotejador utilizado na irrigação com água ferruginosa DOI: 0.4025/actasciagron.v32i.589 Aplicação de cloro orgânico no tratamento de tubogotejador utilizado na irrigação com água ferruginosa Cristiani Campos Martins *, Antônio Alves Soares, Márcio Mota Ramos

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO HIDRAULICA DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJO

CARACTERIZAÇÃO HIDRAULICA DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJO CARACTERIZAÇÃO HIDRAULICA DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJO V. M. Vidal 1 ; J. F. V. Bessa 1 ; J. S. Pedrosa 2 ; F. L. V.alério 3 ; F. A. L. Soares 4 ; M. B. Teixeira 4 RESUMO - A irrigação é um método

Leia mais

Giuliani do Prado 1 & Alberto Colombo 2

Giuliani do Prado 1 & Alberto Colombo 2 Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental v.17, n.4, p.355 361, 013 Campina Grande, PB, UAEA/UFCG http://www.agriambi.com.br Protocolo 037.1 8/0/01 Aprovado em 11/01/013 Interpolação de perfis

Leia mais