PARTE I O CONCEITO DE PERCEPÇÃO INCONSCIENTE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PARTE I O CONCEITO DE PERCEPÇÃO INCONSCIENTE"

Transcrição

1 PARTE I O CONCEITO DE PERCEPÇÃO INCONSCIENTE Nesta Primeira Parte de nossa Dissertação procuraremos realizar uma análise preliminar acerca do conceito de percepção inconsciente, buscando compreender in abstrato, i.e., da maneira mais geral possível: a que ele se refere, qual a natureza dessa referência, e como pode ser definido. Com isso, nossa finalidade é a de ganharmos uma compreensão ampla do conceito de percepção inconsciente para que possamos, a seguir, analisar como Leibniz prova a existência real dessas percepções, e como elas efetivamente se inserem nos diferentes âmbitos temáticos em que o filósofo desenvolve seus argumentos no decorrer dos Novos Ensaios. Antes de tudo, porém, uma questão fundamental precisa ser esclarecida: Não existe o termo percepção inconsciente nos escritos de Leibniz. Se não existe o termo percepção inconsciente nos escritos de Leibniz, não existe o conceito de percepção inconsciente na filosofia de Leibniz?

2 16 INTRÓITO Tradicionalmente empregado por muitos estudiosos do pensamento leibniziano, tais como Russell, Adans, Jolley, Resher, McRae, Robinet, Deleuze, Ross, Ishiguro, entre outros, o termo percepção inconsciente não foi utilizado por Leibniz em nenhum de seus escritos. Em seu lugar o filósofo lançou mão de termos como percepção insensível, pequenas percepções, etc, afirmando que por meio dessas o ser humano não era capaz nem de apercepção, nem de reflexão: (...) existe uma série de indícios que nos autorizam a crer que existe a todo momento uma infinidade de percepções em nós, porém sem apercepção e sem reflexão (NE, Pref., p.41). Em vista disso, poder-se-ia interrogar acerca da validade de nossa pesquisa, dado que ela se propõe a examinar um conceito que aparentemente não existe. E pela mesma razão, poder-se-ia também questionar a validade do uso do termo percepção inconsciente por parte daqueles estudiosos citados. Contudo, apesar de ser terminologicamente correta, a crítica não pode ser estendida semanticamente ao pensamento de Leibniz, pois, de acordo com o filósofo, no que diz respeito aos seres humanos, apercepção é o mesmo que consciência: apercepções ou consciências (NE, II.xxvii. 23, p.190). De onde forçosamente se conclui que, se existem percepções sem apercepção, então existe o conceito de percepção sem consciência, e, portanto, existe o conceito de percepção inconsciente: O estado passageiro que envolve e representa uma multiplicidade na unidade ou na substância simples não é mais que a chamada percepção, que devemos distinguir com cuidado da apercepção ou consciência (Monad., 14, p.97). Quanto à manutenção do termo percepção inconsciente, poder-se-ia ainda alegar que Leibniz se utiliza de um outro bastante aproximado, inaperceptível (inaperceptible) 5, pelo qual poderíamos formar percepção inaperceptível, livrando o leitor de um excessivo e dispensável vocabulário técnico. Todavia, ainda que levando em conta sua razoabilidade, a crítica terminológica mais uma vez deve ser refutada, pois, de acordo com Leibniz, os animais também têm apercepção, apesar de não serem capazes de consciência. De onde se tira que apercepção não é sempre sinônimo de consciência, mas apenas enquanto referente aos seres humanos, e que o termo sugerido, percepção inaperceptível, não pode ser empregado sem equivocidade, sendo mais correto o emprego daquele que sugerimos percepção inconsciente.

3 17 Eis por que os animais não possuem entendimento, (...) se bem que tenham a faculdade de aperceber-se das impressões mais notáveis e mais distinguidas, assim como o javali apercebe uma pessoa que grita para ele e vai direto em direção à pessoa (NE, II.xxi. 5, p.136). Por fim, poder-se-ia ainda supor com justeza a possibilidade de Leibniz não ter se utilizado do termo inconsciente por força de deliberação, dado que nele poderia ter visto algum inconveniente. Todavia, Leibniz parece nunca ter se pronunciado sobre o assunto. De modo que podemos considerar, por exemplo, que ele não se utilizou do termo apenas porque o mesmo ainda não havia sido empregado conceitualmente por ninguém: Conceitualmente empregado em língua inglesa pela primeira vez em 1751(com a significação de inconsciência), pelo jurista escocês Henry Home Kames ( ), o termo inconsciente foi depois vulgarizado na Alemanha, no período romântico, e definido como um reservatório de imagens mentais e uma fonte de paixões cujo conteúdo escapa à consciencia. // Introduzido na língua francesa por volta de 1860 (com a significação de vida inconsciente) pelo escritor suiço Henri Amiel ( ) foi incluído no Dictionnaire de I`Académie Française em Assim, por conta desses argumentos, acredito termos limpado o terreno base de nossas investigações comprovando a existência do conceito de percepção inconsciente nos escritos de Leibniz. O que também nos autoriza ao emprego do termo relativo e nos coloca em acordo com a longa tradição de estudiosos que citamos acima. 5 Leibniz se utiliza do termo inaperceptível por três vezes no Novos Ensaios, para se referir àquilo que chama pequenas dores não notadas pela alma. Cf. NE: II.xx. 6, p.130; II.xxi. 36, p Disponível na Internet via WWW. URL: Arquivo consultado em 23 de dezembro de Referente ao verbete inconsciente do Dicionário de Psicanálise, de Elisabeth Roudinesco e Michel Plon: ROUDINESCO, E.; PLON, M. Dictionnaire de la psychanalyse. Editora Fayard: Paris, Traduzido para o português: Dicionário de Psicanálise. Trad. Vera Ribeiro e Lucy Magalhães. Jorge Zahar: Rio de Janeiro, 1998.

4 CAPÍTULO 1. A FACULDADE DE PERCEBER, A PERCEPÇÃO E OS OBJETOS DA PERCEPÇÃO Muito antigo e pouco alterado no longo transcurso que teve dentro da história da filosofia, o sentido do termo latino facultas (em português: faculdade) remonta às primeiras propostas de se distinguir algumas das atividades ou poderes específicos da alma e se refere a esses poderes. Platão, por exemplo, distinguia três tipos desses poderes: racional, concupiscente e irascível 7. Seguindo essa tradição, Leibniz também compreenderá as faculdades como os poderes que a alma 8 traz consigo mesma e pelos quais exerce suas ações específicas, ressaltando o fato de que não se pode aferir que as faculdades sejam entidades independentes da alma, como se pudessem atuar por si mesmas. De acordo com o filósofo, diz-se que as faculdades atuam apenas abusivamente, pois não são as faculdades que atuam, é a alma (ou substância) que atua através de suas faculdades: É um problema que desafiou as escolas filosóficas desde muito tempo: existe uma distinção real entre a alma e as suas faculdades? Uma faculdade é realmente distinta da outra? Os realistas responderam que sim, os nominalistas que não; a mesma questão foi ventilada acerca da realidade de vários seres abstratos, que devem seguir o mesmo destino. Não acredito, porém, que seja necessário aqui resolver este problema e afundar-se nestes espinhos, embora me recorde que Episcópios a considerou de uma importância tal que acreditou não poder salvar a liberdade do homem se as faculdades do homem não fossem seres reais. Entretanto, mesmo que fossem seres reais e distintos, não poderiam passar por agentes reais, a não ser falando abusivamente. Não são as faculdades ou qualidades que agem, mas as substâncias através das faculdades (NE, II.xxi. 6, p.136-7). Contudo, apesar de todas as faculdades terem em comum o fato de dependerem ontologicamente da alma a que pertencem, nem todas se ligam exclusivamente a ela, constando também de suas características uma certa relação de dependência para com o corpo orgânico ao qual a alma está ligada (por conta do que sofrem as conseqüências dessa relação, como veremos). São elas as faculdades de: reter (memória), aperceber (apercepção), refletir, entender (entendimento) e querer 7 PLATÃO. La république. In: Ouvres Complètes. Trad. Émile Chambry. Paris: Société d Edition Les Belles Lettres, 1949, IV, 440e. 8 Como veremos ao longo de toda essa Dissertação, Leibniz também designará as almas pelos termos substância, substância simples e mônada. Especificamente em relação às almas humanas, o filósofo ainda se utilizará do termo espírito. E ele também designará as almas pelo termo enteléquia : As enteléquias, isto é, as tendências primitivas ou substanciais, quando são acompanhadas de percepção são as almas (NE, II.xxi. 1, p.134).

5 19 (vontade). As duas primeiras estão presentes em todas as almas, animais e humanas, e as outras, presentes exclusivamente nas almas humanas. Diferindo dessas, e também discernidas por Leibniz, as faculdades de perceber e apetecer são caracterizadas pelo filósofo como os constituintes básicos de todas as almas. São as faculdades anímicas por excelência, correspondentes diretos das faculdades de Deus; que Nele são perfeitas e nas almas criadas variam em potência conforme seu grau de perfeição. Dentre as almas criadas, as mais perfeitas são as almas humanas, contando, por isso, com faculdades mais desenvolvidas do que a dos animais (tal como adiantamos acima). Há em Deus a Potência, origem de tudo; depois o Conhecimento, contendo as particularidades das idéias; por fim a Vontade, que provoca as mudanças ou produções segundo o princípio do melhor. É isso que corresponde ao que constitui, nas mônadas criadas, o sujeito ou a base isto é, a faculdade perceptiva e a faculdade apetitiva. Em Deus, no entanto, esses atributos são absolutamente infinitos e perfeitos, e, nas mônadas criadas ou nas enteléquias (ou perfectihablies, como Ermolau Bárbaro traduziu esta palavra), não passam de imitações proporcionais à perfeição nelas contida (Monad., 48, p.104). Nos Novos Ensaios, Leibniz considerará da mesma forma o caráter essencial das faculdades de perceber e apetecer, designando-as como os atributos da alma, i.e., aquilo que é o mais importante e permanente, chamando a atenção para o fato de não se poder confundi-las com suas ações específicas, que são meras modificações. A princípio, Leibniz designará a ação da faculdade de perceber pelo termo pensamento : Modificações devem ser distinguidas de atributos. As faculdades para ter percepção e para agir 9 (...), são atributos, i.e., os predicados mais importantes e permanentes; enquanto que pensamento [e] ímpeto (...) são modificações desses atributos (NE, Pref., p.48). Mais adiante, no mesmo Novos Ensaios, Leibniz retificará esse uso do termo pensamento, afirmando que ele se refere apenas à modificação específica da faculdade de perceber humana, sendo mais correto nos referirmos à ação da faculdade de perceber presente em todas as almas pelo termo percepção : Acredito que poderíamos utilizar um termo mais geral do que pensamento, a saber, percepção, atribuindo o pensamento apenas aos espíritos, ao passo que a percepção compete a todas as enteléquias. Isso, sem querer contestar a quem quer que 9 O termo agir, nesta passagem, se refere à faculdade de apetecer.

6 20 seja o direito de tomar o termo pensamento no mesmo sentido genérico. Eu mesmo talvez o tenha feito sem maior atenção (NE, II.xxi. 72, p.164). Relativa a uma das faculdades essenciais da alma, Leibniz assinalará, por fim, que a percepção também é essencial, i.e., uma ação essencial, presente em todas as almas. Ou seja, uma ação que nunca deixa de ocorrer. Logo, nenhuma alma se encontra sem percepção, e o ser humano nunca se encontra sem pensamentos: Sem dúvida, o pensamento é uma ação e não pode ser a essência: entretanto, é uma ação essencial, sendo que todas as substancias possuem tais ações essenciais (...). Não estamos nunca sem percepções, (NE, II.xix. 4, p.127) 10. Assim, temos discernidos: a faculdade de perceber, sua ação específica, e o fato de que esta ação nunca deixa de ocorrer, não existindo alma que esteja sem percepção. Todavia, resta avaliarmos o mais importante nisso tudo: O que exatamente é percebido pela alma? Ou seja, quais são os objetos da percepção? No que concerne aos animais e aos seres humanos, Leibniz nos diz que suas almas estão sempre percebendo o âmbito dos objetos externos e materiais, devido às afetações sensíveis que essas entidades por todo o tempo promovem no corpo orgânico ao qual estão ligadas. Todavia, não existe afetação do corpo sobre a alma, nem da alma sobre o corpo, pois não se pode explicar por meio da razão como uma entidade material pode afetar uma entidade imaterial e vice-versa: o espírito não pode operar imediatamente sobre o corpo (NE, II.xxiii. 13, p.171). Por exemplo: não se pode explicar como uma afetação sensível pode produzir as imagens dos corpos, que as almas animais trazem consigo, ou as idéias, pensadas pelas almas humanas: Não concordo com as noções vulgares, como se as imagens das coisas fossem transportadas até à alma. Com efeito, não se pode imaginar por que abertura ou por que veículo se pode fazer o transporte das imagens desde os órgãos até a alma. Essa noção da filosofia vulgar não é inteligível, como os novos cartesianos bem o mostraram. Não se saberia explicar como a substância imaterial é afetada pela matéria: e recorrer à quimérica noção escolástica de não sei quê espécies intencionais inexplicáveis, que passam dos órgãos para a alma, é sustentar uma coisa ininteligível. Esses cartesianos viram a dificuldade, mas não a resolveram (...) Eu, porém, acredito ter dado a verdadeira solução desse enigma (GP, VII, Correspondência com Clarke, 30, 83-4, p.410). 10 Para mim, que tenho razões para crer que a alma jamais está separada de todo corpo, acredito que se pode dizer absolutamente que o homem pensa e pensará sempre (NE, II.i. 19, p.93).

7 21 Para dar conta desta problemática da relação entre alma e corpo, Leibniz lançará mão de uma das teses mais importantes de seu pensamento, a saber, o princípio da harmonia preestabelecida entre alma e corpo. Por meio dela, o filósofo afirma que toda alma está sempre ligada a um corpo orgânico, e que essa ligação não implica em nenhuma influência direta de um sobre o outro, mas, sim, na existência de um paralelismo (correspondência) entre aquilo que acontece com o corpo e aquilo que acontece na alma e vice-versa: existe sempre uma correspondência exata entre corpo e alma (NE, II.i. 15, p.92), pois o corpo responde a todos os pensamentos da alma, racionais ou não (NE, II.i. 15, p.92), e as percepções da alma respondem sempre naturalmente à constituição do corpo (NE, II.i. 15, p.93): Existem ordem e conexão nos pensamentos, como existem nos movimentos, pois um corresponde perfeitamente ao outro, embora a determinação nos movimentos seja bruta e livre ou com escolha no ser que pensa (NE, II.xxi. 12, p.139). Desta forma, quando o corpo orgânico sofre alguma afetação sensível provinda de um objeto material qualquer, a imagem ou idéia que se forma na alma não é exatamente causada por esta afetação, mas, emerge do fundo da alma em paralelo com ela. O que não significa que a alma produza essas noções por si mesma, na medida em que seu corpo orgânico é afetado pelos entes materiais circundantes, mas que ela já traz consigo essas noções: Deus criou a alma, ou qualquer outra unidade real, de tal forma que tudo tem de surgir nela de sua própria natureza interior, com uma espontaneidade perfeita no que diz respeito a si mesma, e contudo em perfeita conformidade com as coisas fora dela (GP, IV, New system of nature, 14, p.484). Acertais [Locke] ao pensar que afirmarei que a matéria não pode produzir em nós prazer, dor ou sentimento. É a alma que produz em si mesma tais efeitos, conforme o que acontece na matéria (NE, IV.iii. 6, p.301). Porventura esquecestes como demonstrei que as idéias estão originariamente no nosso espírito, e que mesmo nossos pensamentos provêm do fundo de nós mesmos, sem que outras criaturas possam ter uma influência imediata sobre a alma? (NE, IV.iv. 5, p.309). Por isso, apesar de estarem sendo percebidos por todo o tempo, Leibniz afirmará que os objetos externos e sensíveis são apenas mediatos, não podendo agir imediatamente sobre as almas, animais e humanas: Os objetos externos sensíveis são apenas mediatos, pois não podem agir imediatamente sobre a alma (NE, II.i. 1, p.87). De onde se segue, também, que os seres humanos estão por todo o tempo pensando sobre esses elementos externos, dado que a percepção humana é pensamento.

8 22 As idéias retidas na memória também são sempre percebidas por todas as almas, animais e humanas: Um ser imaterial ou espírito não pode ser despojado de toda percepção de sua existência passada. Ficam-lhe impressões de tudo o que lhe aconteceu, e terá pressentimentos de tudo aquilo que lhe acontecerá (NE, II.xxvii. 14, p.186). De maneira que as idéias retidas na memória nunca serão completamente apagadas, mas sempre estarão na alma, sendo percebidas por ela: permanece alguma coisa de todos os nossos pensamentos passados, sendo que nenhum deles jamais será completamente apagado (NE, II.i. 11, p.90). Diferentemente dos animais, que apenas percebem esses objetos externos e mediatos do âmbito material e suas reminiscências, Leibniz afirma que as almas humanas também percebem por todo tempo algumas idéias que já trazem consigo mesmas, e que não têm exatamente essa relação de correspondência direta com as afetações sensíveis sofridas pelos corpos aos quais estão ligadas. São as chamadas idéias, ou objetos inatos do entendimento puro, presentes na alma como inclinações, hábitos, instintos e virtualidades naturais, sempre imediatas ao entendimento. Quer dizer, sempre percebidas pela alma por meio do entendimento: não há nada na alma que não seja expresso no entendimento (NE, I.ii. 3, p.71). poder-se-á negar que existem muitas coisas inatas no nosso espírito, visto que somos, por assim dizer, inatos a nós mesmos? Poder-se-á negar que existe dentro de nós tudo isto: Ser, Unidade, Substância, Duração, Mudança, Ação, Percepção, Prazer e mil outros objetos das nossas idéias intelectuais? E se tais objetos são imediatos ao nosso entendimento e sempre presentes (...), por que admirar-se ante a afirmação de que tais idéias nos são inatas, juntamente com tudo o que delas depende? (NE, Pref., p.40). Sobre esses objetos inatos, Leibniz ainda afirma que eles são os correspondentes anímicos das idéias presentes no intelecto de Deus. Idéias relativas às verdades eternas de ordem moral e cognitiva (matemáticas, metafísicas e lógicas) que os espíritos trazem como que inscritas em si mesmos, e são percebidas por todo o tempo, devido à imediação que elas têm para com o entendimento: Todavia, perguntar-se-á ainda em que está fundada esta conexão [presente nas verdades eternas, ou verdades de razão, derivadas das idéias inatas da matemática, da moral etc], visto existir nela uma verdade que não engana. A resposta será que ela está na ligação das idéias. Entretanto, perguntar-se-á, replicando, onde estariam tais idéias, se não existisse nenhum espírito, e qual seria neste caso o fundamento real desta certeza das verdades eternas. Isto nos conduz finalmente ao último fundamento das verdades, isto é, a este Princípio supremo e universal que não pode deixar de existir, cujo entendimento é a região das verdades eternas, como Santo Agostinho o reconheceu e

9 23 o exprime de maneira muito viva. E, a fim de que não se pense ser desnecessário recorrer a Ele, cumpre considerar que essas verdades necessárias contêm a razão determinante e o princípio regulador das próprias existências, e, numa palavra, as leis do universo. Assim, uma vez que essas verdades necessárias são anteriores às existências dos seres contingentes, é necessário que elas estejam fundadas na existência de uma substância necessária. É ali que encontro o original das idéias e das verdades que estão gravadas nas nossas almas, não em forma de proposições, mas como fontes das quais a aplicação e as ocasiões darão origem a enunciados atuais (NE, IV.xi. 14, p.353). Em suma, três são os objetos percebidos pela alma: os entes materiais, percebidos pelas almas animais e humanas mediatamente a partir dos órgãos sensoriais dos corpos orgânicos aos quais estão ligadas; as idéias retidas na memória, percebidas imediatamente por ambas as almas; e os objetos inatos, percebidos exclusivamente pelos espíritos a partir da imediação que eles têm com o entendimento.

CAPÍTULO 1. A FACULDADE DE PERCEBER, A PERCEPÇÃO E OS OBJETOS DA PERCEPÇÃO

CAPÍTULO 1. A FACULDADE DE PERCEBER, A PERCEPÇÃO E OS OBJETOS DA PERCEPÇÃO CAPÍTULO 1. A FACULDADE DE PERCEBER, A PERCEPÇÃO E OS OBJETOS DA PERCEPÇÃO Muito antigo e pouco alterado no longo transcurso que teve dentro da história da filosofia, o sentido do termo latino facultas

Leia mais

O caráter não-ontológico do eu na Crítica da Razão Pura

O caráter não-ontológico do eu na Crítica da Razão Pura O caráter não-ontológico do eu na Crítica da Razão Pura Adriano Bueno Kurle 1 1.Introdução A questão a tratar aqui é a do conceito de eu na filosofia teórica de Kant, mais especificamente na Crítica da

Leia mais

INTRODUÇÃO: inconscientes

INTRODUÇÃO: inconscientes 9 INTRODUÇÃO: No Prefácio de seu Novos Ensaios Sobre o Entendimento Humano (1704), Leibniz afirma que existe uma série de percepções em nós, almas humanas, sem apercepção e sem reflexão, i.e., inconscientes,

Leia mais

CAPÍTULO 1. A PROVA DA EXISTÊNCIA DAS PERCEPÇÕES INCONSCIENTES

CAPÍTULO 1. A PROVA DA EXISTÊNCIA DAS PERCEPÇÕES INCONSCIENTES CAPÍTULO 1. A PROVA DA EXISTÊNCIA DAS PERCEPÇÕES INCONSCIENTES Se considerarmos, de acordo com Leibniz, que existe uma série de percepções em nós, seres humanos, das quais não nos damos conta, cabe interrogar:

Leia mais

CAPÍTULO 3. DA FRAGILIDADE DO CORPO ORGÂNICO E OS LIMITES DOS ÓRGÃOS SENSORIAIS

CAPÍTULO 3. DA FRAGILIDADE DO CORPO ORGÂNICO E OS LIMITES DOS ÓRGÃOS SENSORIAIS CAPÍTULO 3. DA FRAGILIDADE DO CORPO ORGÂNICO E OS LIMITES DOS ÓRGÃOS SENSORIAIS Examinados os conceitos de percepção e consciência, neste e no capítulo seguinte analisaremos os fatores que levam Leibniz

Leia mais

IDEALISMO ESPECULATIVO E A FENOMENOLOGIA DO ESPÍRITO CURSO DE EXTENSÃO 22/10/ Prof. Ricardo Pereira Tassinari

IDEALISMO ESPECULATIVO E A FENOMENOLOGIA DO ESPÍRITO CURSO DE EXTENSÃO 22/10/ Prof. Ricardo Pereira Tassinari IDEALISMO ESPECULATIVO E A FENOMENOLOGIA DO ESPÍRITO CURSO DE EXTENSÃO 22/10/2011 - Prof. Ricardo Pereira Tassinari TEXTO BASE 1 20 Se tomarmos o pensar na sua representação mais próxima, aparece, α) antes

Leia mais

CAPÍTULO 2. AS PERCEPÇÕES INCONSCIENTES E O CONHECIMENTO

CAPÍTULO 2. AS PERCEPÇÕES INCONSCIENTES E O CONHECIMENTO CAPÍTULO 2. AS PERCEPÇÕES INCONSCIENTES E O CONHECIMENTO Comprovada a existência das percepções inconscientes, i.e., que existem objetos inconscientemente percebidos, afetando o corpo e a própria alma,

Leia mais

fragmentos dos diálogos categorias e obras da exortativas interpretação aristóteles introdução, tradução e notas ricardo santos tradução ( universidad

fragmentos dos diálogos categorias e obras da exortativas interpretação aristóteles introdução, tradução e notas ricardo santos tradução ( universidad fragmentos dos diálogos categorias e obras da exortativas interpretação aristóteles introdução, tradução e notas ricardo santos tradução ( universidade e textos introdutórios de lisboa) antónio de castro

Leia mais

PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: FILOSOFIA CONTEÚDO: TEORIA DO CONHECIMENTO aula - 02

PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: FILOSOFIA CONTEÚDO: TEORIA DO CONHECIMENTO aula - 02 PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: FILOSOFIA CONTEÚDO: TEORIA DO CONHECIMENTO aula - 02 2 A EPISTEMOLOGIA: TEORIA DO CONHECIMENTO Ramo da filosofia que estuda a natureza do conhecimento. Como podemos conhecer

Leia mais

PROBLEMA DA ORIGEM DO CONHECIMENTO

PROBLEMA DA ORIGEM DO CONHECIMENTO PROBLEMA DA ORIGEM DO CONHECIMENTO Questão Problema: O conhecimento alcança-se através da razão ou da experiência? (ver página 50) Tipos de conhecimento acordo a sua origem Tipos de juízo de acordo com

Leia mais

Sócrates: após destruir o saber meramente opinativo, em diálogo com seu interlocutor, dava início ã procura da definição do conceito, de modo que, o

Sócrates: após destruir o saber meramente opinativo, em diálogo com seu interlocutor, dava início ã procura da definição do conceito, de modo que, o A busca da verdade Os filósofos pré-socráticos investigavam a natureza, sua origem de maneira racional. Para eles, o princípio é teórico, fundamento de todas as coisas. Destaca-se Heráclito e Parmênides.

Leia mais

TEORIA DO CONHECIMENTO Immanuel Kant ( )

TEORIA DO CONHECIMENTO Immanuel Kant ( ) TEORIA DO CONHECIMENTO Immanuel Kant (1724-1804) Obras de destaque da Filosofia Kantiana Epistemologia - Crítica da Razão Pura (1781) Prolegômenos e a toda a Metafísica Futura (1783) Ética - Crítica da

Leia mais

CAPÍTULO 4. OS GRAUS DA APERCEPÇÃO HUMANA EM RELAÇÃO ÀS IDÉIAS INATAS DO ENTENDIMENTO

CAPÍTULO 4. OS GRAUS DA APERCEPÇÃO HUMANA EM RELAÇÃO ÀS IDÉIAS INATAS DO ENTENDIMENTO CAPÍTULO 4. OS GRAUS DA APERCEPÇÃO HUMANA EM RELAÇÃO ÀS IDÉIAS INATAS DO ENTENDIMENTO Como vimos, a alma sempre se apercebe das idéias inatas de seu entendimento puro quando os órgãos sensoriais de seu

Leia mais

O INATISMO DE LEIBNIZ E O FUNDAMENTO DA MORAL

O INATISMO DE LEIBNIZ E O FUNDAMENTO DA MORAL O INATISMO DE LEIBNIZ E O FUNDAMENTO DA MORAL Rodrigo ANDIA 1 RESUMO Devido à importância do inatismo para a história da filosofia moderna em geral e para a metafísica em particular, os Novos ensaios sobre

Leia mais

Aristóteles, Ética a Nicômaco, X 7, 1177 b 33.

Aristóteles, Ética a Nicômaco, X 7, 1177 b 33. 91 tornar-se tanto quanto possível imortal Aristóteles, Ética a Nicômaco, X 7, 1177 b 33. 92 5. Conclusão Qual é o objeto da vida humana? Qual é o seu propósito? Qual é o seu significado? De todas as respostas

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br A Dúvida Metódica Em Descartes Antonio Wardison Canabrava da Silva* A busca pelo conhecimento é um atributo essencial do pensar filosófico. Desde o surgimento das investigações mitológicas,

Leia mais

A METAFÍSICA E A TEORIA DAS QUATRO CAUSAS

A METAFÍSICA E A TEORIA DAS QUATRO CAUSAS A METAFÍSICA E A TEORIA DAS QUATRO CAUSAS O que é a metafísica? É a investigação das causas primeiras de todas as coisas existentes e estuda o ser enquanto ser. É a ciência que serve de fundamento para

Leia mais

As provas da existência de Deus: Tomás de Aquino e o estabelecimento racional da fé. Colégio Cenecista Dr. José Ferreira

As provas da existência de Deus: Tomás de Aquino e o estabelecimento racional da fé. Colégio Cenecista Dr. José Ferreira As provas da existência de Deus: Tomás de Aquino e o estabelecimento racional da fé. Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Tomás de Aquino (1221-1274) Tomás de Aquino - Tommaso d Aquino - foi um frade dominicano

Leia mais

Trabalho sobre: René Descartes Apresentado dia 03/03/2015, na A;R;B;L;S : Pitágoras nº 28 Or:.Londrina PR., para Aumento de Sal:.

Trabalho sobre: René Descartes Apresentado dia 03/03/2015, na A;R;B;L;S : Pitágoras nº 28 Or:.Londrina PR., para Aumento de Sal:. ARBLS PITAGORAS Nº 28 Fundação : 21 de Abril de 1965 Rua Júlio Cesar Ribeiro, 490 CEP 86001-970 LONDRINA PR JOSE MARIO TOMAL TRABALHO PARA O PERÍODO DE INSTRUÇÃO RENE DESCARTES LONDRINA 2015 JOSE MARIO

Leia mais

O GRANDE RACIONALISMO: RENÉ DESCARTES ( )

O GRANDE RACIONALISMO: RENÉ DESCARTES ( ) O GRANDE RACIONALISMO: RENÉ DESCARTES (1596-1650) JUSTIFICATIVA DE DESCARTES: MEDITAÇÕES. Há já algum tempo que eu me apercebi de que, desde meus primeiros anos, recebera muitas falsas opiniões como verdadeiras,

Leia mais

O caminho moral em Kant: da transição da metafísica dos costumes para a crítica da razão prática pura

O caminho moral em Kant: da transição da metafísica dos costumes para a crítica da razão prática pura O caminho moral em Kant: da transição da metafísica dos costumes para a crítica da razão prática pura Jean Carlos Demboski * A questão moral em Immanuel Kant é referência para compreender as mudanças ocorridas

Leia mais

Filosofia e Religião.

Filosofia e Religião. Filosofia e Religião. Filosofia e Cristianismo. Santo Agostinho. (354 430) É considerado um dos introdutores do pensamento filosófico grego na doutrina cristã. Fortemente influenciado por Platão, concebia

Leia mais

Versão integral disponível em digitalis.uc.pt

Versão integral disponível em digitalis.uc.pt TEODORICO DE FREIBERG TRATADO SOBRE A ORIGEM DAS COISAS CATEGORIAIS LUÍS M. AUGUSTO * Introdução 1 3. Introdução Analítica às Diferentes Partes do Tratado 3.6. Capítulo 5 Após as longas digressões metafísicas

Leia mais

CORRENTES DE PENSAMENTO DA FILOSOFIA MODERNA

CORRENTES DE PENSAMENTO DA FILOSOFIA MODERNA CORRENTES DE PENSAMENTO DA FILOSOFIA MODERNA O GRANDE RACIONALISMO O termo RACIONALISMO, no sentido geral, é empregado para designar a concepção de nada existe sem que haja uma razão para isso. Uma pessoa

Leia mais

Kant e o Princípio Supremo da Moralidade

Kant e o Princípio Supremo da Moralidade Kant e o Princípio Supremo da Moralidade ÉTICA II - 2017 16.03.2018 Hélio Lima LEITE, Flamarion T. 10 Lições sobre Kant. Petrópolis: Vozes, 2013 O Sistema kantiano Estética Transcendental Experiência Lógica

Leia mais

Revista Filosofia Capital ISSN Vol. 1, Edição 2, Ano BREVE ANÁLISE FILOSÓFICA DA PESSOA HUMANA DO PERÍODO CLÁSSICO AO CONTEMPORÂNEO

Revista Filosofia Capital ISSN Vol. 1, Edição 2, Ano BREVE ANÁLISE FILOSÓFICA DA PESSOA HUMANA DO PERÍODO CLÁSSICO AO CONTEMPORÂNEO 30 BREVE ANÁLISE FILOSÓFICA DA PESSOA HUMANA DO PERÍODO CLÁSSICO AO CONTEMPORÂNEO Moura Tolledo mouratolledo@bol.com.br Brasília-DF 2006 31 BREVE ANÁLISE FILOSÓFICA DA PESSOA HUMANA DO PERÍODO CLÁSSICO

Leia mais

Aula Véspera UFU Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Professor Uilson Fernandes Uberaba 16 Abril de 2015

Aula Véspera UFU Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Professor Uilson Fernandes Uberaba 16 Abril de 2015 Aula Véspera UFU 2015 Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Professor Uilson Fernandes Uberaba 16 Abril de 2015 NORTE DA AVALIAÇÃO O papel da Filosofia é estimular o espírito crítico, portanto, ela não pode

Leia mais

RESOLUÇÃO FILOSOFIA SEGUNDA FASE UFU SEGUNDO DIA

RESOLUÇÃO FILOSOFIA SEGUNDA FASE UFU SEGUNDO DIA RESOLUÇÃO FILOSOFIA SEGUNDA FASE UFU SEGUNDO DIA 1) Para Parmênides o devir ou movimento é uma mera aparência provocada pelos enganos de nossos sentidos. A realidade é constituída pelo Ser que é identificado

Leia mais

RESUMO. Filosofia. Psicologia, JB

RESUMO. Filosofia. Psicologia, JB RESUMO Filosofia Psicologia, JB - 2010 Jorge Barbosa, 2010 1 Saber se o mundo exterior é real e qual a consciência e o conhecimento que temos dele é um dos problemas fundamentais acerca do processo de

Leia mais

Racionalismo. René Descartes Prof. Deivid

Racionalismo. René Descartes Prof. Deivid Racionalismo René Descartes Prof. Deivid Índice O que é o racionalismo? René Descartes Racionalismo de Descartes Nada satisfaz Descartes? Descartes e o saber tradicional Objetivo de Descartes A importância

Leia mais

Origem do conhecimento

Origem do conhecimento 1.2.1. Origem do conhecimento ORIGEM DO CONHECIMENTO RACIONALISMO (Racionalismo do século XVII) EMPIRISMO (Empirismo inglês do século XVIII) Filósofos: René Descartes (1596-1650) Gottfried Leibniz (1646-1716)

Leia mais

Kant e a filosofia crítica. Professora Gisele Masson UEPG

Kant e a filosofia crítica. Professora Gisele Masson UEPG Kant e a filosofia crítica Programa de Pós-Graduação em Educação Professora Gisele Masson UEPG Immanuel Kant (1724-1804) Principais obras Crítica da razão pura - 1781 Fundamentação da Metafísica dos Costumes

Leia mais

Locke ( ) iniciou o movimento chamado de EMPIRISMO INGLÊS. Material adaptado, produzido por Cláudio, da UFRN, 2012.

Locke ( ) iniciou o movimento chamado de EMPIRISMO INGLÊS. Material adaptado, produzido por Cláudio, da UFRN, 2012. Locke (1632-1704) iniciou o movimento chamado de EMPIRISMO INGLÊS. Material adaptado, produzido por Cláudio, da UFRN, 2012. Racionalismo x Empirismo O que diz o Racionalismo (Descartes, Spinoza, Leibiniz)?

Leia mais

O verdadeiro conhecimento ética utilitarista procede da razão

O verdadeiro conhecimento ética utilitarista procede da razão CONTEÚDO FILOSOFIA Avaliação Mensal Professora Célia Reinaux 6º ANO Módulo Unidade 3 A sombra na madrugada Páginas 34 até 39 Um obstáculo na trilha Páginas 40 até 46 Filósofos trabalhados: René Descartes

Leia mais

Razão e fé. Filosofia MedievaL. Douglas Blanco

Razão e fé. Filosofia MedievaL. Douglas Blanco Razão e fé Filosofia MedievaL Douglas Blanco CRISTIANO PALAZZINI/SHUTTERSTOCK Aspectos gerais Correntes da filosofia medieval e principais representantes: Patrística (séc. II-V), com Agostinho de Hipona,

Leia mais

A origem do conhecimento

A origem do conhecimento A origem do conhecimento O Empirismo Empirismo experiência A única fonte de conhecimento humano é a experiência. (HESSEN, 1925, pg 68) O espírito humano está por natureza, vazio. (HESSEN, 1925, pg 68)

Leia mais

Conhecimentos Específicos

Conhecimentos Específicos PROCESSO SELETIVO 2013 10/12/2012 INSTRUÇÕES 1. Confira, abaixo, o seu número de inscrição, turma e nome. Assine no local indicado. 2. Aguarde autorização para abrir o caderno de prova. Antes de iniciar

Leia mais

FILOSOFIA MODERNA (XIV)

FILOSOFIA MODERNA (XIV) FILOSOFIA MODERNA (XIV) CORRENTES EPSTEMOLÓGICAS (I) Racionalismo Inatismo: existem ideias inatas, ou fundadoras, de onde se origina todo o conhecimento. Ideias que não dependem de um objeto. Idealismo:

Leia mais

TEORIA DO CONHECIMENTO O QUE É O CONHECIMENTO? COMO NÓS O ALCANÇAMOS?

TEORIA DO CONHECIMENTO O QUE É O CONHECIMENTO? COMO NÓS O ALCANÇAMOS? TEORIA DO CONHECIMENTO O QUE É O CONHECIMENTO? COMO NÓS O ALCANÇAMOS? Tem como objetivo investigar a origem, a natureza, o valor e os limites do conhecimento Vários filósofos se preocuparam em achar uma

Leia mais

I g o r H e r o s o M a t h e u s P i c u s s a

I g o r H e r o s o M a t h e u s P i c u s s a Filosofia da Ciência Realidade Axioma Empirismo Realismo cientifico Instrumentalismo I g o r H e r o s o M a t h e u s P i c u s s a Definição Filosofia da ciência é a área que estuda os fundamentos e

Leia mais

filosofia, 2, NORMORE, C. Some Aspects of Ockham s Logic, p. 34.

filosofia, 2, NORMORE, C. Some Aspects of Ockham s Logic, p. 34. Introdução Na Idade Média, a lógica foi concebida como a ciência da razão (scientia rationalis) ou como a ciência do discurso (scientia sermocinalis). Em geral, a primeira concepção distingue-se por identificar

Leia mais

Aula 08 Terceiro Colegial.

Aula 08 Terceiro Colegial. Aula 08 Terceiro Colegial Cristianismo: Entre a Fé e a Razão Busca por uma base racional para sustentar a fé Formulações filosóficas se estendendo por mais de mil anos Cristianismo Palavra de Jesus, que

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2011

PROCESSO SELETIVO 2011 PROCESSO SELETIVO 2011 Anos 06/12/2010 INSTRUÇÕES 1. Confira, abaixo, o seu número de inscrição, turma e nome. Assine no local indicado. 2. Aguarde autorização para abrir o caderno de prova. Antes de iniciar

Leia mais

IDEALISMO ESPECULATIVO, FELICIDADE E ESPÍRITO LIVRE CURSO DE EXTENSÃO 24/10/ Prof. Ricardo Pereira Tassinari

IDEALISMO ESPECULATIVO, FELICIDADE E ESPÍRITO LIVRE CURSO DE EXTENSÃO 24/10/ Prof. Ricardo Pereira Tassinari IDEALISMO ESPECULATIVO, FELICIDADE E ESPÍRITO LIVRE CURSO DE EXTENSÃO 24/10/2011 - Prof. Ricardo Pereira Tassinari TEXTO BASE 1 PSICOLOGIA: O ESPÍRITO 440 ( ) O Espírito começa, pois, só a partir do seu

Leia mais

Introdução a Filosofia

Introdução a Filosofia Introdução a Filosofia Baseado no texto de Ludwig Feuerbach, A essência do homem em geral, elaborem e respondam questões relacionadas a este tema. 1- Quem foi Feuerbach? PERGUNTAS 2- Qual é a diferença

Leia mais

Descartes filósofo e matemático francês Representante do racionalismo moderno. Profs: Ana Vigário e Ângela Leite

Descartes filósofo e matemático francês Representante do racionalismo moderno. Profs: Ana Vigário e Ângela Leite Descartes filósofo e matemático francês 1596-1650 Representante do racionalismo moderno Razão como principal fonte de conhecimento verdadeiro logicamente necessário universalmente válido Inspiração: modelo

Leia mais

Sócrates, Sofistas, Platão e Aristóteles (ética) Séc. III e IV a. C

Sócrates, Sofistas, Platão e Aristóteles (ética) Séc. III e IV a. C Sócrates, Sofistas, Platão e Aristóteles (ética) Séc. III e IV a. C Nunca deixou nada escrito Patrono da Filosofia Sh As principais fontes: Platão, Xenofonte e Aristóteles Questões Antropológicas O início

Leia mais

CANAL ESBOÇO DE LEITURAS SIMPLES APREENSÃO. CANAL ESBOÇO DE LEITURAS. A lógica formal ou dialética

CANAL ESBOÇO DE LEITURAS SIMPLES APREENSÃO.   CANAL ESBOÇO DE LEITURAS. A lógica formal ou dialética ap SIMPLES APREENSÃO A lógica formal ou dialética OPERAÇÕES INTELECTUAIS APREENSÃO (Termo) JUÍZO (Proposição) RACIOCÍNIO (Argumento) 1 Conceito de apreensão Apreender é o ato pelo qual a inteligência concebe

Leia mais

INSTITUTO DE TREINAMENTO E PESQUISA EM GESTALT TERAPIA DE GOIÂNIA-ITGT TEORIA DO CONHECIMENTO

INSTITUTO DE TREINAMENTO E PESQUISA EM GESTALT TERAPIA DE GOIÂNIA-ITGT TEORIA DO CONHECIMENTO TEORIA DO CONHECIMENTO - Embora os filósofos da Antiguidade e da Idade Média tratassem de questões referentes ao conhecimento, não se pode dizer que a teoria do conhecimento existisse enquanto disciplina

Leia mais

Professora Gisele Masson Professora Patrícia Marcoccia PPGE - UEPG

Professora Gisele Masson Professora Patrícia Marcoccia PPGE - UEPG Professora Gisele Masson Professora Patrícia Marcoccia PPGE - UEPG Filósofo inglês, ideólogo do liberalismo e um dos principais teóricos contratualistas. Difundiu a noção de tábula rasa: a mente humana

Leia mais

Estudaremos o papel da razão e do conhecimento na filosofia de Immanuel Kant; Hegel e o idealismo alemão.

Estudaremos o papel da razão e do conhecimento na filosofia de Immanuel Kant; Hegel e o idealismo alemão. Estudaremos o papel da razão e do conhecimento na filosofia de Immanuel Kant; Hegel e o idealismo alemão. Kant e a crítica da razão Nós s e as coisas Se todo ser humano nascesse com a mesma visão que você

Leia mais

FILOSOFIA - ENADE 2005 PADRÃO DE RESPOSTAS QUESTÕES DISCURSIVAS

FILOSOFIA - ENADE 2005 PADRÃO DE RESPOSTAS QUESTÕES DISCURSIVAS FILOSOFIA - ENADE 2005 PADRÃO DE RESPOSTAS QUESTÕES DISCURSIVAS QUESTÃO - 36 Esperava-se que o estudante estabelecesse a distinção entre verdade e validade e descrevesse suas respectivas aplicações. Item

Leia mais

A argumentação desenvolvida por Santo Anselmo no segundo e no terceiro capítulos de seu

A argumentação desenvolvida por Santo Anselmo no segundo e no terceiro capítulos de seu A argumentação desenvolvida por Santo Anselmo no segundo e no terceiro capítulos de seu Proslogion veio a ser conhecida como uma das mais famosas instâncias do tipo de prova da existência de Deus denominada

Leia mais

ARISTÓTELES ( )

ARISTÓTELES ( ) ARISTÓTELES (384 322) Nascido em Estagira; Juntamente com seu mestre Platão, é considerado um dos fundadores da filosofia ocidental; Professor de Alexandre O Grande. METAFÍSICA Uma das principais obras

Leia mais

DAVID HUME ( )

DAVID HUME ( ) DAVID HUME (1711-1776) * Filósofo, historiador e ensaísta britânico, nasceu em Edimburgo, na Escócia, e se tornou célebre por seu empirismo radical e seu ceticismo filosófico. *Hume opôs-se particularmente

Leia mais

Revista Filosofia Capital ISSN Vol. 1, Edição 1, Ano PASSADO É PRESENÇA A IMPORTÂNCIA DO PASSADO NA CONSTRUÇÃO DO SER PRESENTE

Revista Filosofia Capital ISSN Vol. 1, Edição 1, Ano PASSADO É PRESENÇA A IMPORTÂNCIA DO PASSADO NA CONSTRUÇÃO DO SER PRESENTE 64 PASSADO É PRESENÇA A IMPORTÂNCIA DO PASSADO NA CONSTRUÇÃO DO SER PRESENTE Raquel Silva de Brito kelsb10@hotmail.com Brasília-DF 2006 65 PASSADO É PRESENÇA A IMPORTÂNCIA DO PASSADO NA CONSTRUÇÃO DO SER

Leia mais

ARISTÓTELES I) TEORIA DO CONHECIMENTO DE ARISTÓTELES

ARISTÓTELES I) TEORIA DO CONHECIMENTO DE ARISTÓTELES AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que foram interpretados por estudiosos dos temas expostos. Todo exemplo citado em aula é, meramente,

Leia mais

Filosofia. IV Conhecimento e Racionalidade Científica e Tecnológica 1. DESCRIÇÃO E INTERPRETAÇÃO DA ACTIVIDADE COGNOSCITIVA JOÃO GABRIEL DA FONSECA

Filosofia. IV Conhecimento e Racionalidade Científica e Tecnológica 1. DESCRIÇÃO E INTERPRETAÇÃO DA ACTIVIDADE COGNOSCITIVA JOÃO GABRIEL DA FONSECA Filosofia IV Conhecimento e Racionalidade Científica e Tecnológica 1. DESCRIÇÃO E INTERPRETAÇÃO DA ACTIVIDADE COGNOSCITIVA JOÃO GABRIEL DA FONSECA 1.2 Teorias Explicativas do Conhecimento René Descartes

Leia mais

CENÁRIO FILOSÓFICO DA GRÉCIA CLÁSSICA I

CENÁRIO FILOSÓFICO DA GRÉCIA CLÁSSICA I CENÁRIO FILOSÓFICO DA GRÉCIA CLÁSSICA I A ideia de que a finalidade da política não é o exercício do poder, mas a realização da justiça para o bem comum da cidade; A ideia de que o homem livre (e somente

Leia mais

PLATÃO E O MUNDO IDEAL

PLATÃO E O MUNDO IDEAL Introdução: PLATÃO E O MUNDO IDEAL - A importância do pensamento de Platão se deve justamente por conseguir conciliar os mundos: dos Pré-Socráticos, com suas indagações sobre o surgimento do Cosmo (lê-se:

Leia mais

O CONHECIMENTO NA TERRA SÃO SOMBRAS PLATÃO (C A.C.)

O CONHECIMENTO NA TERRA SÃO SOMBRAS PLATÃO (C A.C.) O CONHECIMENTO NA TERRA SÃO SOMBRAS PLATÃO (C.427-347 A.C.) Em 399 a.c., o mentor de Platão, Sócrates, foi condenado à morte como Sócrates não havia deixado nada escrito, Platão assumiu a responsabilidade

Leia mais

Preocupações do pensamento. kantiano

Preocupações do pensamento. kantiano Kant Preocupações do pensamento Correntes filosóficas Racionalismo cartesiano Empirismo humeano kantiano Como é possível conhecer? Crítica da Razão Pura Como o Homem deve agir? Problema ético Crítica da

Leia mais

Filosofia Prof. Frederico Pieper Pires

Filosofia Prof. Frederico Pieper Pires Filosofia Prof. Frederico Pieper Pires Teoria do conhecimento em Descartes Objetivos Compreender as principais escolas da teoria do conhecimento da modernidade. Abordar a epistemologia cartesiana. Introdução

Leia mais

Vocabulário Filosófico Dr. Greg L. Bahnsen

Vocabulário Filosófico Dr. Greg L. Bahnsen 1 Vocabulário Filosófico Dr. Greg L. Bahnsen Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto / felipe@monergismo.com GERAL Razão: capacidade intelectual ou mental do homem. Pressuposição: uma suposição elementar,

Leia mais

Empirismo. Principais ideias e autores

Empirismo. Principais ideias e autores Empirismo Principais ideias e autores EMPIRISMO Empeiria (grego): forma de saber derivado da experiência sensível e de dados acumulados com base nessa experiência. Nada esta no intelecto que não tenha

Leia mais

TEMPO, MEMÓRIA E FILOSOFIA

TEMPO, MEMÓRIA E FILOSOFIA TEMPO, MEMÓRIA E FILOSOFIA Leonardo Guedes Ferreira Aluno do Curso de Filosofia Universidade Mackenzie Introdução A Idade Média é marcada na história principalmente pela grande influência da Igreja perante

Leia mais

Anjos: uma aproximação filosófica por Tomás de Aquino!

Anjos: uma aproximação filosófica por Tomás de Aquino! Anjos: uma aproximação filosófica por Tomás de Aquino! Bruno Guimarães de Miranda/IFTSSJ O livro De Substantiis Separatis (As substâncias separadas) de Santo Tomás de Aquino, traduzido por Luiz Astorga

Leia mais

A noção agostiniana de Tempo. Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Filosofia Professor Uilson Fernandes

A noção agostiniana de Tempo. Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Filosofia Professor Uilson Fernandes A noção agostiniana de Tempo. Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Filosofia Professor Uilson Fernandes Tempo como sucessão... A ideia de tempo surge a partir da distinção entre passado presente e futuro.

Leia mais

Revista Eletrônica de Filosofia da UESB

Revista Eletrônica de Filosofia da UESB O PAPEL DA EXPERIÊNCIA NA TEORIA DO CONHECIMENTO DE LEIBNIZ Fábio Pereira Barros Mestrando em Ensino na Educação Básica na Universidade Federal do Espírito Santo UFES E-mail: fabiosaojose2000@hotmail.com

Leia mais

Teoria do Conhecimento:

Teoria do Conhecimento: Teoria do Conhecimento: Investigando o Saber O que sou eu? Uma substância que pensa. O que é uma substância que pensa? É uma coisa que duvida, que concebe, que afirma, que nega, que quer, que não quer,

Leia mais

Filosofia Iluminista. Profª Karina Oliveira Bezerra Unidade 01. Capítulo 04: p Unidade 08. Capítulo 05: pg

Filosofia Iluminista. Profª Karina Oliveira Bezerra Unidade 01. Capítulo 04: p Unidade 08. Capítulo 05: pg Filosofia Iluminista Profª Karina Oliveira Bezerra Unidade 01. Capítulo 04: p.57-58 Unidade 08. Capítulo 05: pg. 442-446 Filosofia da Ilustração ou Iluminismo (meados do século XVIII ao começo do século

Leia mais

Sobre este trecho do livro VII de A República, de Platão, é correto afirmar.

Sobre este trecho do livro VII de A República, de Platão, é correto afirmar. O que é o mito da caverna? O que levou Platão a se decepcionar com a política? 3) Mas quem fosse inteligente (...) lembrar-se-ia de que as perturbações visuais são duplas, e por dupla causa, da passagem

Leia mais

Faculdade de ciências jurídicas. e sociais aplicadas do Araguaia Carolina e Maria Rosa

Faculdade de ciências jurídicas. e sociais aplicadas do Araguaia Carolina e Maria Rosa Faculdade de ciências jurídicas e sociais aplicadas do Araguaia Carolina e Maria Rosa TEORIA GERAL DO CONHECIMENTO 06/47 20/03 Formas do Conhecimento SENSAÇÃO PERCEPÇÃO IMAGINAÇÃO MEMÓRIA LINGUAGEM RACIOCÍNIO

Leia mais

Resolução de Questões Específicas de Filosofia e Sociologia Aula 2

Resolução de Questões Específicas de Filosofia e Sociologia Aula 2 Resolução de Questões Específicas de Filosofia e Sociologia Aula 2 Resolução de Questões Específicas de Filosofia e Sociologia Aula 2 (UFPR 2007) As questões 1, 2 e 3 referem-se ao texto a seguir. bem

Leia mais

Da Matéria ao Espírito

Da Matéria ao Espírito Vós sois deuses, porém vos tendes esquecido. Sto. Agostinho Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os Deuses. Assim falou o iniciado cristão Santo Agostinho. Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa

Leia mais

percepção vital não está localizada num órgão específico (por exemplo, o sentimento de fadiga corporal, pois esse está no corpo próprio do vivente,

percepção vital não está localizada num órgão específico (por exemplo, o sentimento de fadiga corporal, pois esse está no corpo próprio do vivente, 88 5 Conclusão Procuramos agora ver se nossa hipótese inicial pode ser aceita. Perguntamonos se o fenômeno da simpatia, como apresentado dentro do pensamento de Max Scheler, pode ter sua fundamentação

Leia mais

FÉ E RAZÃO MUNDO MEDIEVAL

FÉ E RAZÃO MUNDO MEDIEVAL FÉ E RAZÃO MUNDO MEDIEVAL Santo Agostinho séc. IV São Tomás de Aquino séc. XIII PATRÍSTICA e ESCOLÁSTICA Platão séc. IV a.c. Aristóteles séc. III a.c A RELAÇÃO ENTRE FÉ E RAZÃO Questões fundamentais para

Leia mais

3 Tempo e Espaço na Estética transcendental

3 Tempo e Espaço na Estética transcendental 3 Tempo e Espaço na Estética transcendental 3.1. Exposição metafísica dos conceitos de tempo e espaço Kant antecipa então na Dissertação alguns argumentos que serão posteriormente, na Crítica da razão

Leia mais

Aristóteles. 4

Aristóteles. 4 Aristóteles 4 causas @yamaelice professorayamaelice @yamaelice O que nos distingue como seres racionais é a capacidade de conhecer "Nada está no intelecto sem antes ter passado pelos sentidos Para Aristóteles,

Leia mais

Fundamentação da ética

Fundamentação da ética Fundamentação da ética Objeto da ética Problemas: O que é a ética? Que tipo de problemas ela tenta resolver? Por que o ser humano deve ser guiado pela ética e não pelos instintos? Que elemento nos distingue

Leia mais

Sobre o Artigo. Searle, John, R. (1980). Minds, brains and programs. Behavioral and Brain Sciences 3(3):

Sobre o Artigo. Searle, John, R. (1980). Minds, brains and programs. Behavioral and Brain Sciences 3(3): Sobre o Artigo Searle, John, R. (1980). Minds, brains and programs. Behavioral and Brain Sciences 3(3): 417-457 Searle John Rogers Searle (Denven, 31 de julho de 1932) é um filósofo e escritor estadunidense,

Leia mais

A ÉTICA NA HISTÓRIA DO PENSAMENTO

A ÉTICA NA HISTÓRIA DO PENSAMENTO SOFISTAS Acreditavam num relativismo moral. O ceticismo dos sofistas os levava a afirmar que, não existindo verdade absoluta, não poderiam existir valores que fossem validos universalmente. A moral variaria

Leia mais

e a intencionalidade da consciência na Fenomenologia

e a intencionalidade da consciência na Fenomenologia Consciência transcendental e a intencionalidade da consciência na Fenomenologia do Direito André R. C. Fontes* A noção de consciência na Filosofia emerge nas obras contemporâneas e sofre limites internos

Leia mais

Teoria do conhecimento de David Hume

Teoria do conhecimento de David Hume Hume e o empirismo radical Premissas gerais empiristas de David Hume ( que partilha com os outros empiristas ) Convicções pessoais de David Hume: Negação das ideias inatas A mente é uma tábua rasa/folha

Leia mais

Metafísica & Política

Metafísica & Política Aristóteles (384-322 a.c.) Metafísica & Política "0 homem que é tomado da perplexidade e admiração julga-se ignorante." (Metafisica, 982 b 13-18). Metafísica No conjunto de obras denominado Metafísica,

Leia mais

CRÍTICA DE HEIDEGGER A DESCARTES

CRÍTICA DE HEIDEGGER A DESCARTES CRÍTICA DE HEIDEGGER A DESCARTES Guilherme Devequi Quintilhano Orientador: Prof. Dr. Eder Soares Santos RESUMO Nesta comunicação será apresentada uma crítica de Martin Heidegger, filósofo contemporâneo,

Leia mais

Nesta aula discutiremos sobre Linguagem e seus aspectos. -Oqueélinguagem. - Tipos de linguagem. - Artifícios humanos.

Nesta aula discutiremos sobre Linguagem e seus aspectos. -Oqueélinguagem. - Tipos de linguagem. - Artifícios humanos. LINGUAGEM PROFESSOR NICHOLAS GABRIEL MINOTTI LOPES FERREIRA Nesta aula discutiremos sobre Linguagem e seus aspectos -Oqueélinguagem. - A exclusividade id d humana. - Tipos de linguagem. - Artifícios humanos.

Leia mais

ARISTÓTELES: BASES DO PENSAMENTO LÓGICO E CIENTÍFICO

ARISTÓTELES: BASES DO PENSAMENTO LÓGICO E CIENTÍFICO ARISTÓTELES: BASES DO PENSAMENTO LÓGICO E CIENTÍFICO Nasceu por volta de 384 a.c e faleceu por volta de 322 a.c). Natural de Estagira, na Macedônia, era filho de Nicômaco, médico do rei da Macedônia. Aos

Leia mais

Afirma que a realidade mais fundamental é composta de ideias ou formas abstratas. Para Platão, estas ideias ou formas são objetos do verdadeiro

Afirma que a realidade mais fundamental é composta de ideias ou formas abstratas. Para Platão, estas ideias ou formas são objetos do verdadeiro Afirma que a realidade mais fundamental é composta de ideias ou formas abstratas. Para Platão, estas ideias ou formas são objetos do verdadeiro conhecimento. Elas residem no mundo inteligível e sua natureza

Leia mais

Aristóteles, Protrético, fr. 2.

Aristóteles, Protrético, fr. 2. 9 (...) se se deve filosofar, deve-se filosofar, deve-se igualmente filosofar; em qualquer caso, portanto, deve-se filosofar; se de fato, a filosofia existe, somos obrigados de qualquer modo a filosofar,

Leia mais

IMMANUEL KANT ( ) E O CRITICISMO

IMMANUEL KANT ( ) E O CRITICISMO AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se RUBENS aos pensamentos RAMIRO JR (TODOS emitidos DIREITOS pelos próprios RESERVADOS) autores que foram interpretados por estudiosos dos temas expostos.

Leia mais

NODARI, Paulo César. Sobre ética: Aristóteles, Kant e Levinas. Caxias do Sul: Educs, 2010

NODARI, Paulo César. Sobre ética: Aristóteles, Kant e Levinas. Caxias do Sul: Educs, 2010 NODARI, Paulo César. Sobre ética: Aristóteles, Kant e Levinas. Caxias do Sul: Educs, 2010 12 Daniel José Crocoli * A obra Sobre ética apresenta as diferentes formas de se pensar a dimensão ética, fazendo

Leia mais

Link para animação do mito da caverna. https://www.youtube.com/watch?v=xswmnm _I7bU

Link para animação do mito da caverna. https://www.youtube.com/watch?v=xswmnm _I7bU Link para animação do mito da caverna https://www.youtube.com/watch?v=xswmnm _I7bU A DOUTRINA DAS IDEIAS OU TEORIA DOS DOIS MUNDOS Para Platão existem, literalmente, dois mundos O mundo das ideias O mundo

Leia mais

Pensamento e Sentimento

Pensamento e Sentimento Pensamento e Sentimento Pensar - Sentir - Fazer Espiritualidade e Evolução Amor-sabedoria Verdade -- Justiça A Conexão com a Consciência Superior Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa Pensamento e Sentimento

Leia mais

O conhecimento e a incerteza do ponto de vista do ceticismo

O conhecimento e a incerteza do ponto de vista do ceticismo O conhecimento e a incerteza do ponto de vista do ceticismo IF UFRJ Mariano G. David Mônica F. Corrêa 1 O conhecimento e a incerteza do ponto de vista do ceticismo Aula 1: O conhecimento é possível? O

Leia mais

Aula 09. Gente... Que saudade!!!! Filosofia Medieval Patrística Sto. Agostinho

Aula 09. Gente... Que saudade!!!! Filosofia Medieval Patrística Sto. Agostinho Aula 09 Gente... Que saudade!!!! Filosofia Medieval Patrística Sto. Agostinho Filosofia Patrística (séc. I ao VII) Inicia-se com as Epístolas de São Paulo e o Evangelho de São João. Foi obra não só desses

Leia mais

26/08/2013. Gnosiologia e Epistemologia. Prof. Msc Ayala Liberato Braga GNOSIOLOGIA: TEORIA DO CONHECIMENTO GNOSIOLOGIA: TEORIA DO CONHECIMENTO

26/08/2013. Gnosiologia e Epistemologia. Prof. Msc Ayala Liberato Braga GNOSIOLOGIA: TEORIA DO CONHECIMENTO GNOSIOLOGIA: TEORIA DO CONHECIMENTO Gnosiologia e Epistemologia Prof. Msc Ayala Liberato Braga Conhecimento filosófico investigar a coerência lógica das ideias com o que o homem interpreta o mundo e constrói sua própria realidade. Para a

Leia mais

Trabalho 2 da UC Teoria do Conhecimento I Camila Cardoso Diniz 9 de maio de 2008

Trabalho 2 da UC Teoria do Conhecimento I Camila Cardoso Diniz 9 de maio de 2008 Camila Cardoso Diniz Universidade Federal De São Paulo Unifesp -Campus Guarulhos A verdade é índice de si mesma e do falso. UC Teoria do Conhecimento Prof. Dr. Fernando Dias Andrade. Guarulhos, 27 de junho

Leia mais

A criação da filosofia está ligada ao pensamento racional. Discutir, pensar e refletir para descobrir respostas relacionadas à vida.

A criação da filosofia está ligada ao pensamento racional. Discutir, pensar e refletir para descobrir respostas relacionadas à vida. A criação da filosofia está ligada ao pensamento racional. Discutir, pensar e refletir para descobrir respostas relacionadas à vida. Os filósofos gregos deixaram de lado os deuses e os mitos e tentaram

Leia mais

DESCARTES E A FILOSOFIA DO. Programa de Pós-graduação em Educação UEPG Professora Gisele Masson

DESCARTES E A FILOSOFIA DO. Programa de Pós-graduação em Educação UEPG Professora Gisele Masson DESCARTES E A FILOSOFIA DO COGITO Programa de Pós-graduação em Educação UEPG Professora Gisele Masson René Descartes (1596 1650) 1650) Ponto de partida - Constatação da crise das ciências e do saber em

Leia mais