Reformas, Endividamento Externo e o Milagre Econômico ( ) GIAMBIAGI; VILLELA CASTRO; HERMANN (2011 cap. 3 e 4)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Reformas, Endividamento Externo e o Milagre Econômico ( ) GIAMBIAGI; VILLELA CASTRO; HERMANN (2011 cap. 3 e 4)"

Transcrição

1 Reformas, Endividamento Externo e o Milagre Econômico ( ) GIAMBIAGI; VILLELA CASTRO; HERMANN (2011 cap. 3 e 4)

2 Passagem de um sistema democrático para um regime militar autoritário. Entre houve três mandatos de presidentes militares: marechal Humberto Castello Branco ( ), general Arthur da Costa e Silva ( ) e general Emílio Garrastazu Médici ( ). Após 1963 o país passou a enfrentar a primeira grande crise econômica em sua fase industrial: queda dos investimentos e da taxa de crescimento da renda; inflação acelerada.

3 Indicadores ( )

4 Crise dos anos 1960 Conjunturais Instabilidade Políticas Política econômica recessiva de combate a inflação Estruturais Crise do populismo Estagnação pelo resultado do PSI (reserva de mercado) Crise endógena típica de uma economia em fase de industrialização. Inadequação institucional.

5 Golpe militar de 1964 (1967) Autoritarismo Marechal Castello Branco 2cf6ea5ddab95b a4a0.jpg Plano de Ação Econômica do Governo (PAEG) Mentores: Roberto Campos e Octavio Gouvea Bulhões

6 PAEG ( ): Cenário Diagnóstico Econômico e Estratégia de Estabilização De 1963 e até o início de 1964, a economia brasileira operou em verdadeiro estado de estagflação estagnação da atividade econômica, acompanhada de aumento da inflação. Entre 1957 e 1962 houve um crescimento real médio do PIB brasileiro foi de 8,8% aa. Em 1963 o PIB cresceu apenas 0,6% enquanto a inflação (IGP) elevou-se da média de 32,5% aa. para 79,9% nesse mesmo ano (1963). Desafio: debelar a inflação e retomar o crescimento por meio de uma reforma estrutural (fiscal e financeira). PAEG Programa de Ação Econômica do Governo

7 PAEG ( ): Diagnóstico e Estratégia de Estabilização Diagnóstico inflacionário PAEG 1. Os déficits públicos. 2. A expansão do crédito às empresas. 3. Os aumentos salariais por cima dos ganhos de produtividade. Estes elementos provocariam a expansão dos meios de pagamento, causando, dessa forma, a propagação da inflação (PAEG, 1964, p. 28).

8 Principais Medidas PAEG 1. Ajuste fiscal com base em metas de aumento da receita e de contenção de gastos governamentais. 2. Orçamento monetário prevendo taxas decrescentes de expansão dos meios de pagamentos. 3. Política de contenção do crédito do setor privado. 4. Mecanismo de correção salarial. Indicador METAS DO PAEG Receita da União 15% 58% - Despesas da União -27% 42% - Déficit da União -62% 3% - M1 e crédito privado 70% 30% 15% Inflação 70% 25% 10% Crescimento PIB - - 6%

9 Objetivos do PAEG 1. Acelerar o ritmo de desenvolvimento econômico. 2. Conter o processo inflacionário. 3. Atenuar os desequilíbrios setoriais. 4. Aumentar o investimento e o emprego. 5. Corrigir a tendência de desequilíbrio externo.

10 (a)medidas de combate a inflação do PAEG i. Medidas gradualistas no sentido de atenuála ao longo de três anos. evitar uma crise de estabilização. (b) Reformas Institucionais do PAEG i. Reforma tributária. ii. Reforma monetária-financeira. iii. Reforma da política externa.

11 os militares assumiram o poder em 1964 com a missão de salvar o país do caos econômico e político. O PAEG era parte da estratégia de estabilização

12 Reformas estruturais ( ) Em 1964 foi criado o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço FGTS, que substituiu o regime de estabilidade de emprego, então vigente, entendido como um entrave institucional ao aumento do emprego e do crescimento econômico. anos,12484,0.htm

13 A Reforma Tributária Aumento da arrecadação do governo (via aumento da carga tributária da economia) e a racionalização do sistema tributário. Estratégia: redução dos custos operacionais da arrecadação eliminando os impostos de pouca relevância financeira, e definir uma estrutura tributária capaz de incentivar o crescimento econômico. O êxito pode ser atribuído ao ambiente político da época, onde a sociedade não manifestou resistência.

14 Medidas da Reforma Tributária 1. Arrecadação dos impostos pela rede bancária. 2. Extinção dos impostos sobre profissões e diversões públicas. 3. Criação do ISS (municipal). 4. Implementação do ICMS. 5. Ampliação da base de incidência do IR da PF. 6. Mecanismos de insenção e incentivos a atividades consideradas prioritárias pelo governo aplicações financeiras para estimular a poupança e investimentos em capital fixo em regiões e setores específicos. 7. Criação do Fundo de Participação dos Estados e Municípios.

15 Impactos da Reforma Tributária 1. Crescimento passou de 16% PIB (1963) para 21% em Beneficiou as classes de renda mais alta (poupadores) 3. Maior parte da arrecadação veio dos impostos indiretos penalizando as classes mais baixas. 4. Limitado o direito dos estados e municípios de legislarem sobre a tributação.

16 Reforma Financeira Até 1960 o SFB era constituído por bancos comerciais privados e financeiras, caixas econômicas federais e estaduais e bancos públicos. segmento de longo prazo. Objetivo central: dotar o SFB de fontes e mecanismos de financiamento para sustentar o processo de industrialização em curso sem gerar inflação. Arranjo institucional com a criação do Banco Central do Brasil (BACEN) como executor da política monetária e do Conselho Monetário Nacional (CMN) com funções normativa e reguladora do SFB.

17 Modelo de Financiamento Bancos de investimento provendo financiamento de longo prazo, intermediários na colocação de títulos no mercado de capitais e emprestadores finais em menor escala. Bancos públicos crédito no longo prazo. Criação de mecanismos de proteção do retorno real dos ativos, bem como incentivo a demanda, durante o período de transição da baixa inflação. Ampliação do grau de abertura da economia ao capital externo, capital de risco e empréstimos.

18 Economia Brasileira [ ] O PAEG não cumpriu as metas estabelecidas de inflação que alcançou 92% em 1964; 34% em 1965 e 39% em O ajuste fiscal também não foi cumprido a risca. A política salarial foi restritiva: os salários reais só poderiam ser elevados pelo aumento da produtividade e aceleração do desenvolvimento. (*) Eliminar a instabilidade dos salários reais sem, todavia, elevar a média dos mesmos (PAEG, 1964, p. 34).

19 Resultados do PAEG As pressões inflacionárias foram combatidas por meio das políticas monetária, fiscal e salarial restritivas. Por outro lado, o sucesso do plano foi comprometido pelo aumento dos impostos, tarifas públicas, câmbio e juros (aperto monetário) criação da correção monetária (ativos e contratos em geral). O PAEG contribuiu para ajuste fiscal e das contas externas (cenário internacional favorável). O principal resultado da reforma financeira foi a criação de um mercado de dívida pública que financiou o déficit do governo sem emissão de moeda.

20 MILAGRE ECONÔMICO [ ] Nos governos Costa e Silva e Médici, e com o ministro da Fazendo Antônio Delfim Netto, o país obteve as maiores taxas de crescimento do PIB com relativa estabilidade de preços. A taxa de investimento, que ficou estagnada, em torno de 15% do PIB no período de , subiu para 19% em 1968 e encerrou o período do milagre em pouco mais de 20%. O crescimento do período de retomou e complementou o processo de difusão da produção e consumo de bens duráveis, iniciado com o Plano de Metas.

21 Indicadores Macroeconômicos ( ) e ( )

22 Gênese Delfim Netto na pasta da Fazenda: 1. Controle da inflação na componente custo. 2. Políticas de retomada do crescimento. 3. Estratégia de manter as diretrizes do PAEG Controles de preços Comissão Interministerial de Preços (tabelar preços públicos e privados). Os juros cobrados pelos bancos comerciais foram tabelados pelo BACEN Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico. Investimentos públicos em infra sem comprometer o ajuste fiscal em andamento (fontes de financiamento que não recursos orçamentários).

23

24 Restrições aos direitos e à liberdade dos cidadãos

25 Política Econômica no período do Milagre Economia durante o Milagre?

Reformas, Endividamento Externo e o Milagre Econômico ( ) Parte I

Reformas, Endividamento Externo e o Milagre Econômico ( ) Parte I Reformas, Endividamento Externo e o Milagre Econômico (1964-1973) Parte I José Luis Oreiro Professor Associado do Departamento de Economia da Universidade de Brasília Período 1964-1973 Presidentes: Humberto

Leia mais

Parte III: Abordagem Histórica da Economia Brasileira

Parte III: Abordagem Histórica da Economia Brasileira Parte III: Abordagem Histórica da Economia Brasileira Capítulo 15: Da Crise ao Milagre Parte III Capítulo 15 Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr. 2 Início dos anos 60 forte reversão da situação econômica

Leia mais

wwww.concursovirtual.com.b

wwww.concursovirtual.com.b ECONOMIA ECONOMIA BRASILEIRA PARTE 1 ECONOMIA BRASILEIRA 1 2 1 PERÍODO 1930 1980 PERÍODO 1930 1980 3 4 2 PERÍODO 1930 1980 PERÍODO 1930 1980 5 6 3 POPULAÇÃO BRASILEIRA PERÍODO 1930 1980 PERÍODO 1930 1980

Leia mais

EAE 0423-Economia Brasileira I. Prof. Dr. Guilherme Grandi

EAE 0423-Economia Brasileira I. Prof. Dr. Guilherme Grandi EAE 0423-Economia Brasileira I Prof. Dr. Guilherme Grandi CRISE E ESPERANÇA: 1974-1980 - DIONÍSIO DIAS CARNEIRO O capítulo está organizado em cinco seções: 1. Introdução 2. Condicionantes Externos e Internos

Leia mais

Reformas, Endividamento Externo e o Milagre Econômico Parte II

Reformas, Endividamento Externo e o Milagre Econômico Parte II Reformas, Endividamento Externo e o Milagre Econômico Parte II José Luis Oreiro Professor Associado do Departamento de Economia da UnB Pesquisador Nível IB do CNPq O Período 1968-1973: Recuperação e Milagre

Leia mais

Prof. Danilo Pastorelli Mestre em Economia UNESP Graduado em História UNESP Graduando em Pedagogia UNESP

Prof. Danilo Pastorelli Mestre em Economia UNESP Graduado em História UNESP Graduando em Pedagogia UNESP Prof. Danilo Pastorelli Mestre em Economia UNESP Graduado em História UNESP Graduando em Pedagogia UNESP prof.danilopastorelli@saojudas.br características gerais intenso crescimento do PIB intenso crescimento

Leia mais

ECO Economia Brasileira

ECO Economia Brasileira Federal University of Roraima, Brazil From the SelectedWorks of Elói Martins Senhoras Winter January 1, 2012 ECO 112 - Economia Brasileira Eloi Martins Senhoras Available at: http://works.bepress.com/eloi/130/

Leia mais

A Restrição Política ao Crescimento Econômico

A Restrição Política ao Crescimento Econômico A Restrição Política ao Crescimento Econômico Marcos de Barros Lisboa Insper O Desafio Fiscal Brasileiro A Restrição Imediata Em 2014, Brasil teve déficit primário de 0,6% do PIB. Estabilização da dívida

Leia mais

FABIO GIAMBIAGI, ANDRÉ VILLELA, LAVINIA BARROS DE CASTRO E JENNIFER HERMANN ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA [ ]

FABIO GIAMBIAGI, ANDRÉ VILLELA, LAVINIA BARROS DE CASTRO E JENNIFER HERMANN ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA [ ] FABIO GIAMBIAGI, ANDRÉ VILLELA, LAVINIA BARROS DE CASTRO E JENNIFER HERMANN ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA [1945-2010] 2 a Edição Cadastre-se em www.elsevier.com.br para conhecer nosso catálogo completo,

Leia mais

Sumário. Parte I Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceitos Básicos, 1

Sumário. Parte I Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceitos Básicos, 1 Sumário Prefácio à 8 a edição, xxiii Parte I Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceitos Básicos, 1 1 Aspectos Demográficos, 11 1.1 Transição demográfica brasileira, 16 1.2 Estrutura etária,

Leia mais

Análise de Cenários Políticos e Econômicos

Análise de Cenários Políticos e Econômicos Análise de Cenários Políticos e Econômicos Aulas 7 e 8: Brasil profunda crise política e econômica do início da Nova República (1985-1992) prof.dpastorelli@usjt.br www.danilopastorelli.wordpress.com questão

Leia mais

Objetivos e instrumentos de política econômica, 1

Objetivos e instrumentos de política econômica, 1 Sumário Prefácio, xiii i Objetivos e instrumentos de política econômica, 1 1. Objetivo do estudo de economia, 2 2. Objetivos de política econômica, 3 2.1 Crescimento da produção e do emprego, 3 2.2 Controle

Leia mais

O SETOR EXTERNO DA ECONOMIA BRASILEIRA

O SETOR EXTERNO DA ECONOMIA BRASILEIRA 1968-1973 Características pré-1968 : flutuações bruscas da taxa de câmbio (ampla margem de especulação), inexistência de estímulos às exportações e restrições à capacidade de importar e garantir o desenvolvimento

Leia mais

Finanças Públicas Resultado Primário DÍVIDA PÚBLICA ENTENDER PARA AGIR. Prof. Moisés Ferreira da Cunha Colaboração: Prof. Everton Sotto Tibiriçá Rosa

Finanças Públicas Resultado Primário DÍVIDA PÚBLICA ENTENDER PARA AGIR. Prof. Moisés Ferreira da Cunha Colaboração: Prof. Everton Sotto Tibiriçá Rosa Finanças Públicas Resultado Primário DÍVIDA PÚBLICA ENTENDER PARA AGIR Prof. Moisés Ferreira da Cunha Colaboração: Prof. Everton Sotto Tibiriçá Rosa Os números que traduzem as finanças públicas decorrem

Leia mais

5. Política Fiscal e déficit público

5. Política Fiscal e déficit público 5. Política Fiscal e déficit público 5.1 Política fiscal (tributação e gastos) 5.2 conceito de déficit público 5.3 evolução do déficit público no Brasil 5.4 relação entre déficit público, taxa de juros

Leia mais

ECONOMIA BRASILEIRA * * Política Monetária e Fiscal ativa:

ECONOMIA BRASILEIRA * * Política Monetária e Fiscal ativa: *1985-1989* Política Monetária e Fiscal ativa: 1)Aumento das tarifas. 2)Cortes nos gastos do Governo. 3)Corte nos investimentos públicos. 4)Taxas de juros reais positivas. direcionamento do investimento

Leia mais

Economia Brasileira BNDES

Economia Brasileira BNDES Economia Brasileira BNDES Parte 2 Os Governos Militares PAEG (1964-1967) Milagre Econômico (1968-1973) Prof. Antonio Carlos Assumpção Revolução de 1964 31/3/64 Posse provisória de Pascoal Raniere Mazilli

Leia mais

Balanço 2016 Perspectivas PIB e Performance do Agronegócio

Balanço 2016 Perspectivas PIB e Performance do Agronegócio PIB e Performance do Agronegócio 15 16 Balanço 2016 Perspectivas 2017 Perspectivas 2017 MESMO COM A ECONOMIA BRASILEIRA VOLTANDO PARA OS EIXOS EM 2017, O AGRONEGÓCIO NOVAMENTE DEVERÁ SER O SETOR COM MAIOR

Leia mais

Economia Brasileira Ciclos do Pós-Guerra

Economia Brasileira Ciclos do Pós-Guerra Economia Brasileira Ciclos do Pós-Guerra Hildo Meirelles de Souza Filho Ciclos do crescimento 1947-1980, taxas de crescimento do PIB 15,0 10,0 5,0-1948 1950 1952 1954 1956 1958 1960 1962 1964 1966 1968

Leia mais

Análise sobre o Emprego durante a Ditadura Militar Brasileira

Análise sobre o Emprego durante a Ditadura Militar Brasileira Análise sobre o Emprego durante a Ditadura Militar Brasileira Teresa de A. Cavalcanti Orientador: Roberto de Góes Ellery Junior PET-Economia Universidade de Brasília 17 de Maio de 2011. 1 Introdução 2

Leia mais

Análise de Cenários Políticos e Econômicos

Análise de Cenários Políticos e Econômicos Análise de Cenários Políticos e Econômicos Aulas 7 e 8: Brasil profunda crise política e econômica do início da Nova República (1985-1992) prof.dpastorelli@usjt.br www.danilopastorelli.wordpress.com questão

Leia mais

Economia. Alternativas de Financiamento - Déficit. Professor Jacó Braatz.

Economia. Alternativas de Financiamento - Déficit. Professor Jacó Braatz. Economia Alternativas de Financiamento - Déficit Professor Jacó Braatz www.acasadoconcurseiro.com.br Economia ALTERNATIVAS DE FINANCIAMENTO DO DÉFICIT PÚBLICO Financiamento do déficit As formas que o

Leia mais

EAE 0423-Economia Brasileira I Estabilização e reforma ( )

EAE 0423-Economia Brasileira I Estabilização e reforma ( ) EAE 0423-Economia Brasileira I Estabilização e reforma (1964-67) Prof. Dr. Guilherme Grandi Bibliografia (leitura obrigatória) Affonso C. Pastore, A primeira tentativa bem-sucedida: o PAEG, in Inflação

Leia mais

Recessão brasileira: origens, determinantes e condições de saída

Recessão brasileira: origens, determinantes e condições de saída Recessão brasileira: origens, determinantes e condições de saída Fernando Ferrari Filho Professor Titular da UFRGS e Pesquisador do CNPq http://www.ppge.ufrgs.br/ferrari e ferrari@ufrgs.br e fernandoferrarifilho@gmail.com

Leia mais

PROJETO PROVEDOR DE INFORMAÇÕES SOBRE O SETOR ELÉTRICO

PROJETO PROVEDOR DE INFORMAÇÕES SOBRE O SETOR ELÉTRICO PROJETO PROVEDOR DE INFORMAÇÕES SOBRE O SETOR ELÉTRICO CENÁRIO PARA A ECONOMIA BRASILEIRA: 2010- Abril de 2010 Grupo de Conjuntura do Instituto de Economia da UFRJ PROJETO PROVEDOR DE INFORMAÇÕES ECONÔMICAS

Leia mais

Crise fiscal: diagnóstico e desafios

Crise fiscal: diagnóstico e desafios Crise fiscal: diagnóstico e desafios Felipe Salto Diretor-Executivo da IFI São Paulo, 21 de setembro de 2017 FGV/EESP Sobre a IFI Comandada por Conselho Diretor, presidido por Diretor- Executivo Todos

Leia mais

Marco A.F.H.Cavalcanti (IPEA) XIII Workshop de Economia da FEA-RP Outubro de 2013

Marco A.F.H.Cavalcanti (IPEA) XIII Workshop de Economia da FEA-RP Outubro de 2013 Evolução recente e desafios da economia brasileira Marco A.F.H.Cavalcanti (IPEA) XIII Workshop de Economia da FEA-RP Outubro de 2013 A importância do crescimento Há vários anos, a economia brasileira tem

Leia mais

O desempenho dos principais indicadores da economia brasileira em 2008

O desempenho dos principais indicadores da economia brasileira em 2008 NIVEL DE ATIVIDADE, INFLAÇÃO E POLÍTICA MONETÁRIA O desempenho dos principais indicadores da economia brasileira em 2008 Guilherme R. S. Souza e Silva * RESUMO - O presente artigo tem o objetivo de apresentar

Leia mais

Cenário Macroeconômico 2019

Cenário Macroeconômico 2019 Cenário Macroeconômico 2019 CENÁRIO INTERNACIONAL A ECONOMIA GLOBAL SUGERE UM CRESCIMENTO MAIS FRACO PARA OS PRÓXIMOS ANOS, COM PEQUENA CHANCE DE RECESSÃO. A alta sustentável do PIB global depende da produtividade.

Leia mais

AEAMESP Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô Semana de Tecnologia Metroviária

AEAMESP Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô Semana de Tecnologia Metroviária AEAMESP Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô Semana de Tecnologia Metroviária Tendências estruturais da economia Apresentação em 24/9/4 Josef BARAT Copyright 24 by Josef Barat Direitos de reprodução

Leia mais

Governo e a Economia Brasileira nos anos 1960

Governo e a Economia Brasileira nos anos 1960 : O Programa de Ação Econômica do Governo : O Programa de Ação Econômica do Governo e a Economia Brasileira nos anos 1960 Matheus de M. de Assunção Orientador: Roberto de Góes Ellery Júnior PET-Economia

Leia mais

ECONOMIA E MERCADO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS PGCF PROF. JOÃO EVANGELISTA DIAS MONTEIRO

ECONOMIA E MERCADO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS PGCF PROF. JOÃO EVANGELISTA DIAS MONTEIRO ECONOMIA E MERCADO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS PGCF PROF. JOÃO EVANGELISTA DIAS MONTEIRO 1 OBJETIVOS DA AULA 3 Dinâmica dos Mercados em Macroeconomia Contas Nacionais - Quantificando o Desempenho da

Leia mais

BRASIL. Paulo André de Oliveira. Conjuntura Econômica JUROS. Ciclos de expansão da Economia 1. Ciclos de expansão da Economia 2

BRASIL. Paulo André de Oliveira. Conjuntura Econômica JUROS. Ciclos de expansão da Economia 1. Ciclos de expansão da Economia 2 UNESP FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS Paulo André de Oliveira Pós Graduação Energia na Agricultura Economista DÓLAR Conjuntura Econômica JUROS BRASIL CRISE FINANCEIRA SETOR INTERNO E EXTERNO Ciclos de

Leia mais

Parte III: Abordagem Histórica da Economia Brasileira

Parte III: Abordagem Histórica da Economia Brasileira Parte III: Abordagem Histórica da Economia Brasileira Capítulo 17: A saga dos planos heterodoxos: a economia brasileira de 1985 à 1994 Parte III Capítulo 17 Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr. 2 A Economia

Leia mais

Finanças Públicas. Dinâmica da Dívida Pública CAP. 9 GIAMBIAGI

Finanças Públicas. Dinâmica da Dívida Pública CAP. 9 GIAMBIAGI Finanças Públicas Dinâmica da Dívida Pública CAP. 9 GIAMBIAGI 1. INTRODUÇÃO Implicações econômicas: Como a dívida afeta o funcionamento da economia? Quais as consequências de políticas fiscais passadas

Leia mais

(em milhões) Confidencial

(em milhões) Confidencial O FUTURO DO CR VASCO DA GAMA Jun 2010 O tamanho da nossa responsabilidade (em milhões) Norte-sul, norte-sul desse país Principais evidências Déficit de caixa (despesas ordinárias + passivo) Receitas penhoradas

Leia mais

ECONOMIA E MERCADO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS PGCF PROF. JOÃO EVANGELISTA DIAS MONTEIRO

ECONOMIA E MERCADO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS PGCF PROF. JOÃO EVANGELISTA DIAS MONTEIRO ECONOMIA E MERCADO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS PGCF PROF. JOÃO EVANGELISTA DIAS MONTEIRO 1 OBJETIVOS DA AULA 3 Dinâmica dos Mercados em Macroeconomia Contas Nacionais - Quantificando o Desempenho da

Leia mais

Plano Real: Concepção e Prática. José Luis Oreiro Professor Associado do Departamento de Economia da Universidade de Brasília

Plano Real: Concepção e Prática. José Luis Oreiro Professor Associado do Departamento de Economia da Universidade de Brasília Plano Real: Concepção e Prática José Luis Oreiro Professor Associado do Departamento de Economia da Universidade de Brasília Fases do Plano Real Primeira fase: Ajuste fiscal Eliminação do que era visto

Leia mais

Luís Abel da Silva Filho

Luís Abel da Silva Filho PLANEJAMENTO ECONÔMICO E NOVAS POSSIBILIDADES: O MERCADO DE TRABALHO NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL Luís Abel da Silva Filho abeleconomia@hotmail.com Departamento de Economia Universidade Regional do Cariri

Leia mais

Seminário GVcev TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NO VAREJO

Seminário GVcev TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NO VAREJO Seminário GVcev TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NO VAREJO Cenário Macroeconômico Marcos Fernandes Gonçalves da Silva CENÁRIO 2004 1. RECUPERAÇÃO CÍCLICA a. Três Anos de Contração do Mercado Interno b. Redução na

Leia mais

Cenário Macroeconômico ECONOMIA BRASILEIRA

Cenário Macroeconômico ECONOMIA BRASILEIRA Cenário Macroeconômico ECONOMIA BRASILEIRA Marcos Fernandes Gonçalves da Silva FGV/Escola de Administração de Empresas de São Paulo FGV/Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas CENÁRIO

Leia mais

Modelo de Desenvolvimento do Brasil: Oportunidades e Desafios. Nelson Barbosa 28 de novembro de 2011

Modelo de Desenvolvimento do Brasil: Oportunidades e Desafios. Nelson Barbosa 28 de novembro de 2011 Modelo de Desenvolvimento do Brasil: Oportunidades e Desafios Nelson Barbosa 28 de novembro de 2011 1 Oportunidades para o Brasil Comércio e financiamento externo: aumento nos termos de troca puxado pela

Leia mais

NÍVEL DE ATIVIDADE, INFLAÇÃO E POLÍTICA MONETÁRIA A evolução dos principais indicadores econômicos do Brasil em 2007

NÍVEL DE ATIVIDADE, INFLAÇÃO E POLÍTICA MONETÁRIA A evolução dos principais indicadores econômicos do Brasil em 2007 NÍVEL DE ATIVIDADE, INFLAÇÃO E POLÍTICA MONETÁRIA A evolução dos principais indicadores econômicos do Brasil em 2007 Guilherme R. S. Souza e Silva * Introdução Este artigo pretende apresentar e discutir

Leia mais

Nota Informativa Efeito da reforma da previdência no crescimento do PIB

Nota Informativa Efeito da reforma da previdência no crescimento do PIB Especial O descontrole das contas públicas está na raiz da grave crise econômica pela qual o país vem passando. A deterioração fiscal é explicada principalmente pelo aumento dos gastos do governo com benefícios

Leia mais

Políticas públicas para a agricultura

Políticas públicas para a agricultura Políticas públicas para a agricultura Políticas Públicas Formas de intervenção do Estado, através de mecanismos de participação. Serve de orientação para instrumentalizar, regular e amparar a produção

Leia mais

1. Dívida externa origem e crescimento 3 2. Crise Fiscal 4 3. Questões Comentadas: questões do CESPE 6 4. Gabarito 9

1. Dívida externa origem e crescimento 3 2. Crise Fiscal 4 3. Questões Comentadas: questões do CESPE 6 4. Gabarito 9 AULA 01: A crise da divida externa no Brasil no início dos anos 80: ajuste externo e crise fiscal SUMÁRIO PÁGINA 1. Dívida externa origem e crescimento 3 2. Crise Fiscal 4 3. Questões Comentadas: questões

Leia mais

Uma estratégia para dobrar a renda per capita do Brasil em quinze anos

Uma estratégia para dobrar a renda per capita do Brasil em quinze anos Uma estratégia para dobrar a renda per capita do Brasil em quinze anos Marcio Holland Secretário de Política Econômica Ministério da Fazenda 10º. Fórum de Economia FGV, 30 de setembro de 2013 2 1º. Painel:

Leia mais

Economia Brasileira ( ) Plano Bresser

Economia Brasileira ( ) Plano Bresser Economia Brasileira (1985-1989) Plano Bresser TABELA 1 - Inflação - IPC (FIPE) - (% a.m.) JAN/1985 a dez/1989 Mês IPC (%) Mês IPC (%) 1987.01 13,75 1988.01 14,7 1987.02 11,28 1988.02 13,38 1987.03 11,97

Leia mais

Finanças Públicas. Dinâmica da Dívida Pública CAP. 9 GIAMBIAGI

Finanças Públicas. Dinâmica da Dívida Pública CAP. 9 GIAMBIAGI Finanças Públicas Dinâmica da Dívida Pública CAP. 9 GIAMBIAGI 1. INTRODUÇÃO Implicações econômicas: Como a dívida afeta o funcionamento da economia? Quais as consequências de políticas fiscais passadas

Leia mais

EAE 0423-Economia Brasileira I. Economia política do ajustamento brasileiro ( )

EAE 0423-Economia Brasileira I. Economia política do ajustamento brasileiro ( ) EAE 0423-Economia Brasileira I Economia política do ajustamento brasileiro (1974-1984) Análise sobre a política de ajustamento econômico do Brasil aos dois choques internacionais do preço do petróleo.

Leia mais

Anteriormente vimos várias intervenções do setor público (Estado) nas atividades econômicas, motivadas pelas IMPERFEIÇÕES DO SISTEMA DE MERCADO:

Anteriormente vimos várias intervenções do setor público (Estado) nas atividades econômicas, motivadas pelas IMPERFEIÇÕES DO SISTEMA DE MERCADO: Prof. Roberto Tomaoka O SETOR PÚBLICO Anteriormente vimos várias intervenções do setor público (Estado) nas atividades econômicas, motivadas pelas IMPERFEIÇÕES DO SISTEMA DE MERCADO: Políticas Fiscal Monetária

Leia mais

Noções (?) de Economia Concurso de Admissão à Carreira Diplomática. Alterações do Edital 2017

Noções (?) de Economia Concurso de Admissão à Carreira Diplomática. Alterações do Edital 2017 Noções (?) de Economia Concurso de Admissão à Carreira Diplomática Alterações do Edital 2017 Microeconomia Noções Preliminares/ Fundamentos da Oferta e Demanda/ Teoria do Consumidor 1.1 Demanda do Consumidor.

Leia mais

Economia Brasileira Contemporânea

Economia Brasileira Contemporânea Nilson Araújo de Souza Economia Brasileira Contemporânea De Getúlio a Lula 2- Edição Ampliada SAO PAULO EDITORA ATLAS S.A. - 2008 Sumário Prefácio, xi O Nacional-desenvolvimentísmo e a Industrialização,

Leia mais

Por que Dilma não faz um governo de esquerda? A economia política dos governos do PT

Por que Dilma não faz um governo de esquerda? A economia política dos governos do PT Por que Dilma não faz um governo de esquerda? A economia política dos governos do PT Marcelo Dias Carcanholo[1] Muitos se assustam com o caráter ortodoxo da política econômica aplicada pelo governo nestes

Leia mais

Democracia com Desenvolvimento: o governo JK ( ) José Luis Oreiro Professor Associado do Departamento de Economia da Universidade de Brasília

Democracia com Desenvolvimento: o governo JK ( ) José Luis Oreiro Professor Associado do Departamento de Economia da Universidade de Brasília Democracia com Desenvolvimento: o governo JK (1956-1961) José Luis Oreiro Professor Associado do Departamento de Economia da Universidade de Brasília Introdução Característica fundamental do governo JK:

Leia mais

9. Em Foco IBRE: A Desaceleração do Crescimento Chinês

9. Em Foco IBRE: A Desaceleração do Crescimento Chinês 9. Em Foco IBRE: A Desaceleração do Crescimento Chinês Como é bem sabido, entre 1978, quando foram iniciadas as reformas de Deng Xiaoping, e 12, o PIB chinês cresceu a uma taxa média de 1% ao ano (a.a.).

Leia mais

ECO Economia Brasileira

ECO Economia Brasileira Federal University of Roraima, Brazil From the SelectedWorks of Elói Martins Senhoras Winter January 1, 2012 ECO 112 - Economia Brasileira Eloi Martins Senhoras Available at: http://works.bepress.com/eloi/132/

Leia mais

PROVA DE SELEÇÃO DE TUTORES NA MODALIDADE À DISTÂNCIA

PROVA DE SELEÇÃO DE TUTORES NA MODALIDADE À DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI NÚCLEO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PROVA DE SELEÇÃO DE TUTORES NA MODALIDADE À DISTÂNCIA GRUPO: ECONOMIA DATA: HORÁRIO:

Leia mais

QUESTÕES DE ECONOMIA - TCU. Prof. Daniel da Mata

QUESTÕES DE ECONOMIA - TCU. Prof. Daniel da Mata QUESTÕES DE ECONOMIA - TCU Prof. Daniel da Mata XI. O financiamento do setor público no Brasil 1. (CESPE DPU Economista 2010 - modificada). Acerca dos conceitos relativos ao déficit e à dívida públicos,

Leia mais

Paulo Rabello de Castro. Setembro 2014

Paulo Rabello de Castro. Setembro 2014 Tributos e Gastos Públicos: Proposta para Simplificar o País Paulo Rabello de Castro Setembro 2014 Produção Industrial Estagnou stagnou... 106 103 100 Índice Índice Geral - Variação anual + 0,4% - 2,3%

Leia mais

RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO

RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO - 20 1. Ambiente Macroeconômico O ano de 20 foi marcado por uma das piores crises da economia mundial. Com epicentro no sistema financeiro norteamericano, a crise se alastrou

Leia mais

Plano Cruzado,Plano Bresser Plano Verão,Plano Real. Planos Econômicos

Plano Cruzado,Plano Bresser Plano Verão,Plano Real. Planos Econômicos Plano Cruzado,Plano Bresser Plano Verão,Plano Real Planos Econômicos Plano Cruzado Ano 1985 (Colégio Eleitoral) Tancredo Neves 75 anos (Morte 21 de Abril de 1985) 22 de Abril de 1985 Instituído Oficialmente

Leia mais

Retomada do Crescimento e Reformas Estruturais

Retomada do Crescimento e Reformas Estruturais Retomada do Crescimento e Reformas Estruturais Henrique Meirelles Ministro da Maio, 2017. Crescimento de Curto Prazo 2 nov-14 dez-14 jan-15 fev-15 mar-15 abr-15 mai-15 jun-15 jul-15 ago-15 set-15 out-15

Leia mais

Trabalho de Economia Brasileira Contemporânea Prof. Damaris Bento O. de Oliveira 4º Fase de Economia Observações Gerais:

Trabalho de Economia Brasileira Contemporânea Prof. Damaris Bento O. de Oliveira 4º Fase de Economia Observações Gerais: Trabalho de Economia Brasileira Contemporânea Prof. Damaris Bento O. de Oliveira 4º Fase de Economia Observações Gerais: Todas as questões que forem falsas ou incorretas devem ser justificadas; O trabalho

Leia mais

Agenda Brasil 2022: Resolver os Desequilíbrios Macroeconômicos e a Disfuncionalidade Institucional do Regime de Política Macroeconômica no Brasil

Agenda Brasil 2022: Resolver os Desequilíbrios Macroeconômicos e a Disfuncionalidade Institucional do Regime de Política Macroeconômica no Brasil Agenda Brasil 2022: Resolver os Desequilíbrios Macroeconômicos e a Disfuncionalidade Institucional do Regime de Política Macroeconômica no Brasil José Luis Oreiro Professor do Departamento de Economia

Leia mais

PANORAMA E DESAFIOS PARA A ECONOMIA BRASILEIRA. Bruno Leonardo

PANORAMA E DESAFIOS PARA A ECONOMIA BRASILEIRA. Bruno Leonardo PANORAMA E DESAFIOS PARA A ECONOMIA BRASILEIRA Bruno Leonardo PANORAMA E DESAFIOS PARA A ECONOMIA BRASILEIRA 1 Nível de atividade Econômica: Estamos saindo da recessão? Quais as perspectivas para os próximos

Leia mais

Estabilização, Reformas e Desequilíbrios Macroeconômicos: Os anos FHC (Primeira Parte)

Estabilização, Reformas e Desequilíbrios Macroeconômicos: Os anos FHC (Primeira Parte) Estabilização, Reformas e Desequilíbrios Macroeconômicos: Os anos FHC (Primeira Parte) José Luis Oreiro Professor Associado do Departamento de Economia da Universidade de Brasília O Governo FHC Eleições

Leia mais

PERSPECTIVAS PARA A ECONOMIA BRASILEIRA EM 2019

PERSPECTIVAS PARA A ECONOMIA BRASILEIRA EM 2019 PERSPECTIVAS PARA A ECONOMIA BRASILEIRA EM 2019 ROTEIRO A Situação Atual do País: Atividade e Inflação O Desempenho do Comércio e Serviços em 2018 As Perspectivas para 2019 2017-2018: recuperação lenta

Leia mais

Brasil Crescer Mais Com Estabilidade

Brasil Crescer Mais Com Estabilidade O Que É Necessário Para o Brasil Crescer Mais Com Estabilidade Yoshiaki Nakano Escola de Economia de São Paulo Fundação Getulio Vargas 30 de Agosto de 2010 O Que É Necessário Para o Brasil Crescer Mais

Leia mais

APPGG - SÃO PAULO - CRONOGRAMA GESTÃO GOVERNAMENTAL

APPGG - SÃO PAULO - CRONOGRAMA GESTÃO GOVERNAMENTAL ANEXO GESTÃO GOVERNAMENTAL Professor 1. Avaliação e monitoramento de políticas públicas. Maria das Graças Rua 30/09 13. Serviços públicos no município, qualidade no serviço público, modalidades de execução:

Leia mais

BRASIL: ESTAGNAÇÃO SOVIÉTICA OU PASSAPORTE PARA O MUNDO RICO? Mailson da Nóbrega. São Paulo, 14 de abril de 2011

BRASIL: ESTAGNAÇÃO SOVIÉTICA OU PASSAPORTE PARA O MUNDO RICO? Mailson da Nóbrega. São Paulo, 14 de abril de 2011 BRASIL: ESTAGNAÇÃO SOVIÉTICA OU PASSAPORTE PARA O MUNDO RICO? Mailson da Nóbrega São Paulo, 14 de abril de 2011 As bases da crise dos anos 1980 nasceram antes Nacional desenvolvimentismo: modelo de industrialização

Leia mais

PEC n 241. o novo regime fiscal e seus possíveis impactos SINDPD - RJ

PEC n 241. o novo regime fiscal e seus possíveis impactos SINDPD - RJ PEC n 241 o novo regime fiscal e seus possíveis impactos SINDPD - RJ 19 de Outubro de 2016 Contexto Estabelece o Novo Regime Fiscal ; Obedece as iniciativas de ajuste fiscal de curto prazo propostas pelo,

Leia mais

Brasil 2015 SETOR PÚBLICO

Brasil 2015 SETOR PÚBLICO Brasil 2015 CENÁRIOS ECONÔMICOS PARA NEGOCIAÇÃO NO SETOR PÚBLICO Roteiro da Apresentação Conjuntura Econômica Geral Economia do Setor Público Orçamento 2015 Desafios 2015 Conjuntura Econômica Geral O QUE

Leia mais

Indicadores de Desempenho

Indicadores de Desempenho PANORAMA CONJUNTURAL FIEA Abril de 2016 Publicado em Junho de 2016 PIB do 1º Trimestre de 2016: Fundo do Poço à Vista? A evolução do PIB brasileiro no primeiro trimestre de 2016, conforme dados publicados

Leia mais

Conselho de Administração do FMI Conclui a Consulta do Artigo IV de 2008 com o Brasil

Conselho de Administração do FMI Conclui a Consulta do Artigo IV de 2008 com o Brasil Nota de Informação ao Público (PIN) No. 08/103 PARA DIVULGAÇÃO IMEDIATA 08 de Agosto de 2008 Fundo Monetário Internacional 700 19 th Street, NW Washington, D. C. 20431 EUA Conselho de Administração do

Leia mais

Teoria Macroeconômica II - G3 - PUC-Rio

Teoria Macroeconômica II - G3 - PUC-Rio Teoria Macroeconômica II - G3 - PUC-Rio Professor: Márcio Garcia Monitores: Raphael Vasconcelos e Tamir Einhorn 2018.1 Instruções: (i) Nenhum tipo de consulta será tolerado; (ii) A prova tem duração de

Leia mais

Retomada do Crescimento e Reformas Estruturais

Retomada do Crescimento e Reformas Estruturais Retomada do Crescimento e Reformas Estruturais Henrique Meirelles Ministro da Maio, 2017. Crescimento de Curto Prazo 2 Economia retomando crescimento 3 No primeiro trimestre, já há sinais claros de crescimento.

Leia mais

Gasto Social Federal: prioridade macroeconômica no período

Gasto Social Federal: prioridade macroeconômica no período Gasto Social Federal: prioridade macroeconômica no período 1995-2010 Jorge Abrahão de Castro Diretor da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc) do IPEA Brasília, 04 de setembro de 2012 Política

Leia mais

MACROECONOMIA. O problema é que às vezes alguns pormenores importantes são omitidos.

MACROECONOMIA. O problema é que às vezes alguns pormenores importantes são omitidos. MACROECONOMIA Estuda a economia como um todo determinação e o comportamento de grandes agregados: renda e produtos nacionais, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de s, taxas de juros,

Leia mais

Curso para Jornalistas: Questões Fiscais Vilma da Conceição Pinto* 17 de Março de 2017

Curso para Jornalistas: Questões Fiscais Vilma da Conceição Pinto* 17 de Março de 2017 Curso para Jornalistas: Questões Fiscais Vilma da Conceição Pinto* 17 de Março de 2017 * Vilma da Conceição Pinto é Economista, Pesquisadora da FGV/IBRE. Especialista em Política Fiscal. Sumário Orçamento

Leia mais

O Brasil no Sistema Monetário Internacional

O Brasil no Sistema Monetário Internacional O Brasil no Sistema Monetário Internacional Roteiro da Apresentação O Brasil no Padrão-Ouro e no sistema de Bretton Woods. A Dívida Externa e as Crises de Balanço de Pagamentos. A Abertura Financeira dos

Leia mais

PAINEL DE ECONOMIA DE ONDE VIEMOS E PARA ONDE VAMOS...

PAINEL DE ECONOMIA DE ONDE VIEMOS E PARA ONDE VAMOS... 22º. ENCONTRO DE LIDERES DO MERCADO SEGURADOR PAINEL DE ECONOMIA DE ONDE VIEMOS E PARA ONDE VAMOS... PROF. LUIZ ROBERTO CUNHA (PUC-RIO) FLORIANÓPOLIS 3 DEZEMBRO 2016 90 80 70 60 50 40 GRAFICO DE UM 'DOENTE

Leia mais

Políticas Económicas e Sociais

Políticas Económicas e Sociais Políticas Económicas e Sociais Conjunto de medidas implementadas pelo Estado, nas áreas económica e social, recorrendo a diferentes instrumentos, tendo como finalidade alcançar objectivos previamente traçados.

Leia mais

Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias Miriam Belchior Ministra de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão Abril de 2014

Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias Miriam Belchior Ministra de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão Abril de 2014 Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias 2015 Miriam Belchior Ministra de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão Abril de 2014 1 Cenário Econômico para 2015 Fim da crise financeira internacional

Leia mais

O crescimento brasileiro é sustentável?

O crescimento brasileiro é sustentável? O crescimento brasileiro é sustentável? Adalmir Marquetti * RESUMO - O presente texto discute as condições necessárias para a continuidade da retomada do crescimento nos próximos anos. Aponta-se que há

Leia mais

INFLAÇÃO: TEORIA E EXPERIÊNCIA BRASILEIRA Bibliografia: capítulo 8 de Bacha (2004), p. 215 a 223; 240 a 243

INFLAÇÃO: TEORIA E EXPERIÊNCIA BRASILEIRA Bibliografia: capítulo 8 de Bacha (2004), p. 215 a 223; 240 a 243 INFLAÇÃO: TEORIA E EXPERIÊNCIA BRASILEIRA Bibliografia: capítulo 8 de Bacha (2004), p. 215 a 223; 240 a 243 1 INFLAÇÃO: DEFINIÇÃO E ABRANGÊNCIA DESSE FENÔMENO Inflação é a situação de aumentos contínuos

Leia mais

Perspectivas Alexandre Schwartsman

Perspectivas Alexandre Schwartsman Perspectivas 2014 Alexandre Schwartsman Desaceleração cíclica ou estrutural? Fonte: IBGE Pistas do mercado de trabalho 14% 12% 10% 8% 6% 4% 2% 0% Taxa de desemprego anual 2003 2004 2005 2006 2007 2008

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Demonstrativos Fiscais Prof. Cláudio Alves ANEXO DE METAS FISCAIS De acordo com o que preconiza o disposto na Lei Complementar no 101, de 4 de maio de 2000, Lei de Responsabilidade

Leia mais

X. Japão: do crescimento acelerado à recessão internacionalizada

X. Japão: do crescimento acelerado à recessão internacionalizada X. Japão: do crescimento acelerado à recessão internacionalizada 1. A economia japonesa após a guerra - Esforço de guerra destruiu a indústria local pela falta de estoques de reposição e investimentos

Leia mais

ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA MESTRADO PROFISSIONAL PROCESSO SELETIVO (2019) NOME: ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA 1.

Leia mais

O PIB BRASILEIRO EM 2018

O PIB BRASILEIRO EM 2018 PANORAMA CONJUNTURAL O PIB BRASILEIRO EM 2018 Janeiro de 2019 Publicado em Março de 2019 A economia brasileira em 2018, como pode ser observado no gráfico n 1, manteve o ritmo lento de recuperação apresentado

Leia mais

Pesquisa FEBRABAN de Projeções e Expectativas de Mercado Realizada entre os dias 12 e 13 de junho de 2008 Divulgada em 17 de junho de 2008

Pesquisa FEBRABAN de Projeções e Expectativas de Mercado Realizada entre os dias 12 e 13 de junho de 2008 Divulgada em 17 de junho de 2008 Pesquisa FEBRABAN de Projeções e Expectativas de Mercado Realizada entre os dias 12 e 13 de junho de 2008 Divulgada em 17 de junho de 2008 Os bancos ampliaram o teto de taxa de juros para 2008. Os resultados

Leia mais

Ambiente de Negócios e Reformas Institucionais no Brasil

Ambiente de Negócios e Reformas Institucionais no Brasil Ambiente de Negócios e Reformas Institucionais no Brasil Fernando Veloso IBRE/FGV Seminário IBRE Armadilha da Renda Média: Visões do Brasil e da China Rio de Janeiro, 22 de Novembro de 2013 Desafios da

Leia mais

IGEPP--ANAC ª Fase Prof. Waldery Rodrigues Jr. Finanças Públicas. Dissertação de Finanças Públicas

IGEPP--ANAC ª Fase Prof. Waldery Rodrigues Jr. Finanças Públicas. Dissertação de Finanças Públicas Dissertação de Finanças Públicas Texto I O Ajuste Inevitável - ou o país que ficou velho antes de se tornar desenvolvido - Mansueto Almeida Jr., Marcos de Barros Lisboa e Samuel Pessoa Folha de São Paulo

Leia mais

Resumo do Relatório de Política Monetária

Resumo do Relatório de Política Monetária Resumo do Relatório de Política Monetária Produto Interno Bruto real cresceu 3,9% em 2016. Previsão para 2017 aponta para o intervalo entre 3% e 4%, de acordo com o Relatório de Política Monetária do Banco

Leia mais

PESQUISA FEBRABAN DE PROJEÇÕES MACROECONÔMICAS E EXPECTATIVAS DE MERCADO

PESQUISA FEBRABAN DE PROJEÇÕES MACROECONÔMICAS E EXPECTATIVAS DE MERCADO PESQUISA FEBRABAN DE PROJEÇÕES MACROECONÔMICAS E EXPECTATIVAS DE MERCADO Realizada entre os dias 28 de janeiro e 02 de fevereiro de 2016 Analistas consultados: 25 PROJEÇÕES E EXPECTATIVAS DE MERCADO FEBRABAN

Leia mais

PESQUISA FEBRABAN DE PROJEÇÕES MACROECONÔMICAS E EXPECTATIVAS DE MERCADO

PESQUISA FEBRABAN DE PROJEÇÕES MACROECONÔMICAS E EXPECTATIVAS DE MERCADO PESQUISA FEBRABAN DE PROJEÇÕES MACROECONÔMICAS E EXPECTATIVAS DE MERCADO Realizada entre os dias 14 e 20 de setembro de 2016 Instituições respondentes: 22 DESTAQUES DESTA EDIÇÃO Principais alterações nas

Leia mais

Curso de Extensão: Noções de Macroeconomia para RI (PIB)

Curso de Extensão: Noções de Macroeconomia para RI (PIB) Federal University of Roraima, Brazil From the SelectedWorks of Elói Martins Senhoras Winter January 1, 2008 Curso de Extensão: Noções de Macroeconomia para RI (PIB) Eloi Martins Senhoras Available at:

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE ECONOMIA MONOGRAFIA DE FINAL DE CURSO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE ECONOMIA MONOGRAFIA DE FINAL DE CURSO 0 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE ECONOMIA MONOGRAFIA DE FINAL DE CURSO PAEG E AS REFORMAS ESTRUTURAIS: A CONSTRUÇÃO INSTITUCIONAL DO MILAGRE ECONÔMICO Aluno: Nikolau

Leia mais