CMP coordena Solenidade de Substituição da Bandeira Nacional e realiza exposição temática

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CMP coordena Solenidade de Substituição da Bandeira Nacional e realiza exposição temática"

Transcrição

1 Informativo Mensal da 5ª Seção do Comando Militar do Planalto - Edição nº Julho 2015 Profissionalismo e Entusiasmo; da Tradição à Modernidade. CMP coordena Solenidade de Substituição da Bandeira Nacional e realiza exposição temática No dia 2 de agosto, o Exército Brasileiro conduziu a solenidade de substituição da Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, sob a coordenação do Comando Militar do Planalto. A cerimônia foi presidida pelo Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas. Os convidados e o público presente prestigiaram a exposição que teve como tema Exército Brasileiro Raízes, Valores e Tradições na área do Comando Militar do Planalto, mostrando materiais de emprego militar, uniformes e armamentos tradicionais, além de contar sobre a história do Exército na área do Planalto Central. Durante a solenidade, foi entregue a premiação aos vencedores do Concurso Literário 212º Aniversário de Caxias, promovido pelo CMP como parte das comemorações do Dia do Soldado, na Capital Federal. O Concurso foi dividido nas categorias: Oficiais; Subtenentes e Sargentos; Cabos e Soldados e alunos do Colégio Militar de Brasília.

2 CMP Notícias CMP coordena ações de segurança durante Cúpula do MERCOSUL O Comando Militar do Planalto (CMP) coordenou as ações de segurança e cerimonial militar durante a Reunião Ordinária do Conselho do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), ocorridas em Brasília, nos dias 16 e 17 de julho. A Operação MERCOSUL, assim batizada, ocorreu em um ambiente Interagências, com a participação das Forças Armadas, do Ministério das Relações Exteriores, da Polícia Federal, da Receita Federal, da Agência Brasileira de Inteligência, da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar do DF e do Departamento de Trânsito do DF. Durante a Operação foram realizadas escoltas de Chefes de Estado, Cerimonial Militar e Recepção das autoridades no Palácio do Itamaraty. Todas as ações foram monitoradas pelo sistema Olho da Águia, que transmitiu, em tempo real, imagens diretamente para o Centro de Operações do CMP, proporcionando aos representantes das agências o acompanhamento dos trabalhos e a intervenção oportuna.

3 Culto Ecumênico de Ação de Graças No dia 14 de julho, no Oratório do Soldado, foi realizado o 2º Culto Ecumênico de Ação de Graças. Essa atividade contou com a participação de todas as OMDS / CMP com sede na guarnição de Brasília. COpEsp Rio 2016: Reunião de Prevenção e Combate ao Terrorismo Na semana de 29 de junho a 3 de julho de 2015, o Comando de Operações Especiais - Goiânia/GO, sediou uma reunião com a finalidade de conduzir o planejamento operacional do COMANDO CON- JUNTO DE PREVENÇÃO E COM- BATE AO TERRORISMO (CCPCT) para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio O evento contou com a presença de militares do Ministério da Defesa, Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira, Comando de Operações Terrestres e 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear.

4 Páscoa dos Militares em Goiânia Em 3 de julho, o COpEsp realizou a Páscoa dos Militares com celebrações Católica, Evangélica e Espírita. A celebração Católica foi precedida por uma caminhada de 18km até a Basílica do Divino Pai Eterno, na cidade de Trindade/GO, e contou com a presença do Gen Bda Mauro Sinott Lopes, Comandante de Operações Especiais, e do Gen Bda R1 Antônio Marcos Moreira Santos, idealizador da atividade. Celebração Católica Celebração Evangélica Celebração Espírita 11ª RM Programa de Auditoria em Segurança Alimentar - PASA/2015 No período de 18 de junho a 28 de outubro, o Escalão Logístico do Comando da 11ª Região Militar é responsável pela condução do Programa de Auditoria em Segurança Alimentar PASA/2015. O PASA é um conjunto de medidas com a finalidade de promover melhorias na alimentação da Força Terrestre, por meio da padronização de procedimentos, técnicas e medidas administrativas.

5 CMP Notícias 1º RCG 5ª Copa Dragão de Salto Nos dias 03 e 04 de julho, nas instalações do Centro Hípico Dragões da Independência, no 1º RCG, foi realizada a 5ª Copa Dragão de Salto. A competição contou com a participação de militares do Regimento, de frequentadores do CHDI (Centro Hípico Dragões da Independência) e de militares das diversas Organizações Militares de Brasília. O evento contou com as seguintes provas: escolinha; preliminar; intermediária e principal.

6 6º GMF Atuação na Prevenção e Combate de Doenças em Formosa No período de 22 de junho a 2 de julho, o 6º Grupo de Mísseis e Foguetes - 6º GMF apoiou a Prefeitura Municipal de Formosa na prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue e da febre chikungunya, trabalhando de forma articulada com a Secretaria Municipal de Saúde, a fim de contribuir para o bem estar social da população de Formosa/GO. A equipe de apoio foi composta por trinta militares, que realizaram trabalhos de conscientização, distribuição de panfletos, sacos de lixo e sementes da planta crotalária. Exercício de Operação do Sistema ASTROS No período de 7 a 9 de julho, no Campo de Instrução de Formosa, o 6º GMF realizou o Exercício no Terreno do Estágio de Operação do Sistema ASTROS para Oficiais e Sargentos da Escola de Fogo de Instrução (EsFI). O objetivo do exercício foi praticar os procedimentos e conhecimentos adquiridos ao longo do estágio realizado no 6º Grupo de Mísseis e Foguetes, por intermédio do Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes. Na ocasião, ocorreu o desdobramento de uma Bateria de Mísseis e Foguetes no Terreno; o exercício de Reconhecimento, Escolha e Ocupação de Posição (REOP); e o lançamento de foguetes, no período diurno e noturno. Uma equipe de professores da Universidade Federal de Santa Maria, que trabalham no desenvolvimento do Sistema Integrado de Simulação ASTROS, acompanhou as atividades.

7 BPEB BPEB na Operação Mercosul Durante a Operação Mercosul (15 a 17 de julho), o Batalhão de Polícia do Exército de Brasília coordenou a segurança de área dos eventos realizados no Palácio do Itamaraty. Nessa operação, o BPEB instalou e operou a Central de Coordenação de Batedores para controlar as escoltas da Presidente da República, dos 08 (oito) Chefes de Estado e de autoridades estrangeiras que compareceram à Reunião de Cúpula. Foram empregados 108 (cento e oito) motociclistas de diversas OMs e Agências (BPEB, BGP, Gpto Fuz Nav, BINFAE, PRF, PMDF, FNS e DETRAN), que realizaram 87 (oitenta e sete) deslocamentos de escoltas de comboio. BGP Soldado do BGP é destaque na mídia Ao demonstrar honestidade, o Soldado Leandro Ramos, do Batalhão da Guarda Presidencial, foi destaque na mídia do Distrito Federal, no início do mês de agosto. No dia 4 de agosto, o Soldado encontrou uma carteira na rua com documentos e dinheiro quando voltava pra casa do irmão, em São Sebastião - Distrito Federal. Os documentos e uma quantia de R$ 650,00 pertenciam a Jonathan Rodrigues, operador de caixa, que perdeu a carteira a caminho de casa. No intuito de devolver o dinheiro e os documentos, o Soldado procurou a imprensa para divulgar a informação e achar o dono dos pertences, além de divulgar as informações nas redes sociais. Dois dias depois, Jonathan procurou o soldado, que devolveu a carteira e o dinheiro encontrado.

8 36º BI Mtz / 3ª Bda Inf Mtz 53º Aniversário do 36º BI Mtz Na semana em que o 36º Batalhão de Infantaria Motorizado comemorou seus 53 anos em Uberlândia, ocorreram as seguintes atividades: plantio de mudas de Pau-Brasil, no bosque da tradição; celebrações religiosas (missa católica, culto evangélico e reunião espírita); e concerto sinfônico da Banda de Música no Centro de Convenção do Shopping Center. A solenidade militar contou com a presença do Gen Bda Sérgio da Costa Negraes, Comandante da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada e autoridades civis e militares de Uberlândia. Na ocasião, personalidades foram agraciadas com o Diploma de Amigo do Batalhão. 3º Esqd C Mec / 3ª Bda Inf Mtz 3º Esqd C Mec recebe Guarda Mirim No dia 02 de julho, atendendo à solicitação da Escola IPEM - Cursos e Treinamentos de Guarda Mirim, de Taguatinga/DF, o 3 Esquadrão de Cavalaria Mecanizado recebeu 160 crianças e adolescentes. O objetivo principal da visita foi familiarizar essas crianças e adolescentes com o dia-a-dia de uma Organização Militar, bem como difundir os valores morais e cívicos cultuados pelo Exército Brasileiro. Nessa ocasião, os visitantes participaram de uma instrução de Ordem Unida e uma exposição das viaturas operacionais: Guarani, Cascavel e Viatura Tática Leve.

9 CMP Notícias 22º BI / 3ª Bda Inf Mtz CMP Notícias Aniversário de Porto Nacional/TO No dia 13 de julho de 2015, o 22º Batalhão de Infantaria participou do desfile cívico-militar em comemoração ao 154º Aniversário de Emancipação do Município de Porto Nacional. Na oportunidade, o Batalhão foi representado por sua Guarda à Bandeira, Estandarte Histórico, 3ª Companhia de Fuzileiros e Fanfarra. A atividade contou com desfile a pé e motorizado. 41º BI Mtz / 3ª Bda Inf Mtz O 41º Batalhão de Infantaria 41º BI Mtz realiza Encontro Motorizado promoveu, no dia 29 de julho de 2015, um encontro com os com Militares da Reserva militares da Reserva Ativa e pensionistas da Guarnição de Jataí/GO. Durante o hasteamento da Bandeira Nacional, ocorreu um encontro de gerações : o 1º Sgt R/1 Zeni (pai), pioneiro quando da instalação do 41º BI Mtz em 1975; o Ten Cel Zeni (filho), Comandante da Unidade; e o Cadete Zeni (neto), do 4º ano de Infantaria da AMAN e que realiza o Estágio de Corpo de Tropa na OM.

VISITA DO DIRETOR DA D MAT

VISITA DO DIRETOR DA D MAT Informativo do º Regimento de Cavalaria Blindado - Campo Grande-MS - Agosto de 13 - Ano 1 - Nº 7 VISITA DO DIRETOR DA D MAT No dia 1º de agosto, o º Regimento de Cavalaria Blindado recebeu a visita da

Leia mais

Informativo do Comando Militar do Planalto - Edição nº Novembro/Dezembro Passagem de Comando

Informativo do Comando Militar do Planalto - Edição nº Novembro/Dezembro Passagem de Comando CMP Informativo do Comando Militar do Planalto - Edição nº 018 - Novembro/Dezembro 2015 Passagem de Comando No dia 4 de dezembro, ocorreu a Solenidade Militar de Passagem de Comando do Comando Militar

Leia mais

Especial 27 anos da Aviação

Especial 27 anos da Aviação Especial 27 anos da Aviação do Exército: 2 BAvEx (Batalhão Guerreiro) O 2 BAvEx (Batalhão Guerreiro), foi recriado em 17 de agosto de 1993 e recebeu a denominação histórica Batalhão Casimiro Montenegro

Leia mais

Visita do Comandante Militar do Planalto ao Haiti. Profissionalismo e Entusiasmo. Informativo Eletrônico do Comando Militar do Planalto

Visita do Comandante Militar do Planalto ao Haiti. Profissionalismo e Entusiasmo. Informativo Eletrônico do Comando Militar do Planalto Informativo Eletrônico do Comando Militar do Planalto 16 a 31 de outubro - 2012 - ano III - edição 57 C M P Visita do Comandante Militar do Planalto ao Haiti Profissionalismo e Entusiasmo CMP Notícias

Leia mais

S a rg ento, elo funda m enta l entre o C o m a ndo e a T ro pa

S a rg ento, elo funda m enta l entre o C o m a ndo e a T ro pa 1º SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DA EASA ENSINO POR COMPETÊNCIAS 3º ESTÁGIO DE ATUALIZAÇÃO PEDAGÓGICA NÍVEL II /2011 Foi realizado, no período de 30 de agosto a 2 de setembro de 2011, o 1º SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO

Leia mais

S a rg ento, elo funda m enta l entre o C om a ndo e a Tropa

S a rg ento, elo funda m enta l entre o C om a ndo e a Tropa AVALIAÇÕES FINAIS DO 3º TURNO DO CAS 2011 No dia 17 de novembro, encerrando as atividades de instrução do 3º Turno do CAS 2011, foi realizada pelos Sargentos Alunos a 4ª Prova Formal Escrita (PFE4). Além

Leia mais

Dia da Vitória é comemorado no Comando Militar do Planalto. Profissionalismo e Entusiasmo; da Tradição à Modernidade.

Dia da Vitória é comemorado no Comando Militar do Planalto. Profissionalismo e Entusiasmo; da Tradição à Modernidade. Informativo Mensal do Comando Militar do Planalto - Edição nº 0011 - Maio 2015 Dia da Vitória é comemorado no Comando Militar do Planalto No dia 8 de maio, o Comando Militar do Planalto comemorou o Dia

Leia mais

Desfile Cívico e Militar de Sete de Setembro de 2016

Desfile Cívico e Militar de Sete de Setembro de 2016 Desfile Cívico e Militar de Sete de Setembro de 2016 Desfile Cívico e Militar de Sete de Setembro de 2014. Foto: Jose Cordeiro/ SPTuris. Evento em comemoração aos 194 anos da Independência do Brasil acontece

Leia mais

7ª Companhia de Comunicações

7ª Companhia de Comunicações 7ª Companhia de Comunicações O CURUMIM DO SERTÃO Informativo de Janeiro/Fevereiro/Março de 2015 PASSAGEM DE COMANDO Foi realizada no dia 16 de janeiro, a solenidade de Passagem de Comando da 7ª Companhia

Leia mais

Nosso Noticiário continua. A Substituição do BRABATT 2

Nosso Noticiário continua. A Substituição do BRABATT 2 Porto Príncipe, Haiti, 15 de setembro de 2010 15ª Edição A Substituição do BRABATT 2 Em 15 de agosto, o 2º Batalhão de Infantaria de Força de Paz do 13º Contingente Brasileiro da Missão das Nações Unidas

Leia mais

INFORMATIVO nº A CASA DO ADJUNTO De 1º a 15 de novembro de 2011

INFORMATIVO nº A CASA DO ADJUNTO De 1º a 15 de novembro de 2011 JORNADA CULTURAL 3º TURNO DO CAS 2011 Com a finalidade de proporcionar aos Sargentos Alunos e a seus familiares a oportunidade de conhecer os traços marcantes da Cultura Gaúcha, o Corpo de Alunos da EASA

Leia mais

Rio 2016: 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromovel) realizou treinamento para emprego durante as Olimpíadas

Rio 2016: 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromovel) realizou treinamento para emprego durante as Olimpíadas Rio 2016: 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromovel) realizou treinamento para emprego durante as Olimpíadas Posto de Comando Móvel integrado ao SISCOMIS Por Rubens Barbosa Filho Durante a realização dos

Leia mais

Rio Negro possui o quartel do Exército mais moderno do Brasil

Rio Negro possui o quartel do Exército mais moderno do Brasil Rio Negro possui o quartel do Exército mais moderno do Brasil Foto: Relações Públicas do 5º RCC Por Everton Lisboa Embora não esteja totalmente pronta, a nova instalação do 5º Regimento de Carros de Combate

Leia mais

CATÁLOGO COMERCIAL JUN 2017 BRASÍLIA BRASIL REALIZAÇÃO. uma divisão da Prospectare Brasil

CATÁLOGO COMERCIAL JUN 2017 BRASÍLIA BRASIL  REALIZAÇÃO. uma divisão da Prospectare Brasil CATÁLOGO COMERCIAL 20-22 JUN 2017 BRASÍLIA BRASIL WWW.CSTMEXPO.COM REALIZAÇÃO uma divisão da Prospectare Brasil 20-22 DE JUNHO DE 2017 BRASÍLIA BRASIL Em sua sexta edição, a Conferência de Simulação e

Leia mais

INFORMATIVO nº 1/13 - PROFESIONALISMO Y AMISTAD. 1º semestre de 2013 A MISSÃO DE COOPERAÇÃO

INFORMATIVO nº 1/13 - PROFESIONALISMO Y AMISTAD. 1º semestre de 2013 A MISSÃO DE COOPERAÇÃO 1º semestre de 2013 A MISSÃO DE COOPERAÇÃO Iniciada em 24 de fevereiro de 1995, a Missão de Cooperação Militar Brasil Guatemala (CMBG) está inserida no contexto do Acordo sobre Cooperação no Domínio da

Leia mais

Programa ASTROS 2020 incrementa artilharia do Exército Brasileiro 1

Programa ASTROS 2020 incrementa artilharia do Exército Brasileiro 1 Programa ASTROS 2020 incrementa artilharia do Exército Brasileiro 1 O Brasil avança na construção de um núcleo da artilharia e no desenvolvimento de tecnologias de armas de defesa dominadas por apenas

Leia mais

BRABATT 2 recebe Inspetores da ONU

BRABATT 2 recebe Inspetores da ONU Porto Príncipe, Haiti, 15 de outubro de 2010 18ª Edição BRABATT 2 recebe Inspetores da ONU Em 30 de setembro, o BRABATT 2 recebeu a visita de inspecionadores da ONU, chefiada pelo Coronel Paulo Eduardo,

Leia mais

Informativo do Comando Militar do Planalto - Edição nº junho Preparativos para os JO 2016 se iniciam

Informativo do Comando Militar do Planalto - Edição nº junho Preparativos para os JO 2016 se iniciam C M P CMP Notícias Informativo do Comando Militar do Planalto - Edição nº 021 - junho 2016. C M P Preparativos para os JO 2016 se iniciam Jornada de Sensibilização de Ameaça Terrorista No contexto da preparação

Leia mais

Desfile Cívico e Militar de Sete de Setembro terá apresentação de oito mil pessoas

Desfile Cívico e Militar de Sete de Setembro terá apresentação de oito mil pessoas Desfile Cívico e Militar de Sete de Setembro terá apresentação de oito mil pessoas São Paulo, 3 de setembro de 2015 A Prefeitura de São Paulo, por meio da São Paulo Turismo, realiza no próximo dia 7 de

Leia mais

MATÉRIA INSTRUÇÃO GERAL UNIDADE DIDÁTICA III FARDAMENTO. ASSUNTO Uniformes e Distintivos do Exército

MATÉRIA INSTRUÇÃO GERAL UNIDADE DIDÁTICA III FARDAMENTO. ASSUNTO Uniformes e Distintivos do Exército MATÉRIA INSTRUÇÃO GERAL UNIDADE DIDÁTICA III FARDAMENTO ASSUNTO Uniformes e Distintivos do Exército OBJETIVOS - Identificar o uso de cada uniforme. - Descrever a composição dos uniformes mais usados. -

Leia mais

Exército Brasileiro A simulação como ferramenta no adestramento da tropa 1

Exército Brasileiro A simulação como ferramenta no adestramento da tropa 1 Exército Brasileiro A simulação como ferramenta no adestramento da tropa 1 Equipamento ExpeditionDI para simulação e treinamento da infantaria A busca pelo incremento das atividades de adestramento, aprimoramento

Leia mais

Exércitos de Brasil e Argentina fortalecem laços com treinamento conjunto

Exércitos de Brasil e Argentina fortalecem laços com treinamento conjunto Exércitos de Brasil e Argentina fortalecem laços com treinamento conjunto As Forças Armadas da Argentina e do Brasil reforçaram os laços de cooperação ao participarem de exercícios de guerra simulada e

Leia mais

Brasil anuncia novos comandantes das Forças Armadas

Brasil anuncia novos comandantes das Forças Armadas Brasil anuncia novos comandantes das Forças Armadas A última quarta-feira foi de intensa movimentação no Palácio do Planalto para a definição dos novos comandantes das Forças Armadas. Ministério da Defesa

Leia mais

Capacidade de Defesa Química do Exército Brasileiro

Capacidade de Defesa Química do Exército Brasileiro Capacidade de Defesa Química do Exército Brasileiro Por Cel Alexandre Marcos Carvalho de Vasconcelos Com a crescente industrialização, aliada à busca de novas tecnologias, formas inovadoras de produção

Leia mais

Encerramento do Estágio de Artilharia Antiaérea Para Pilotos Militares

Encerramento do Estágio de Artilharia Antiaérea Para Pilotos Militares Encerramento do Estágio de Artilharia Antiaérea Para Pilotos Militares No período de 7 à 11 NOV 16, a Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea realizou o Estágio de Artilharia Antiaérea voltado para os

Leia mais

Substituição da Bandeira Nacional

Substituição da Bandeira Nacional Informativo Eletrônico do Comando Militar do Planalto 1º a 15 de fevereiro - 2013 - ano IV - edição 64 C M Substituição da Bandeira Nacional P Profissionalismo e Entusiasmo CMP Notícias - nº 64-1º a 15

Leia mais

OS ARQUIVOS SECRETOS DA GUERRILHA DO ARAGUAIA. Total da documentação: 108 documentos 1197 páginas 2 A PERSEGUIÇÃO

OS ARQUIVOS SECRETOS DA GUERRILHA DO ARAGUAIA. Total da documentação: 108 documentos 1197 páginas 2 A PERSEGUIÇÃO OS ARQUIVOS SECRETOS DA GUERRILHA DO ARAGUAIA Total da documentação: 108 documentos 1197 páginas 2 A PERSEGUIÇÃO 2 A PERSEGUIÇÃO (Março a Setembro de 1972) 17 documentos 253 páginas 12 telex e avisos 12

Leia mais

4. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

4. CONSIDERAÇÕES INICIAIS MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO SECRETARIA-GERAL DO EXÉRCITO REGULAMENTO DO CONCURSO PARA A ESCOLHA DE UM DOBRADO DENOMINADO BRIGADEIRO SAMPAIO OU O COURAÇADO 1. FINALIDADE Regular o concurso

Leia mais

Apresentação ao COMDEFESA/FIERGS

Apresentação ao COMDEFESA/FIERGS Apresentação ao COMDEFESA/FIERGS Ten Cel Marcelo Ribeiro 01 Out 2013, Santa Maria, Brasil. OBJETIVO Apresentar o C I Bld e compreender as principais demandas da tropa blindada 1. Introdução 2. Nosso Centro

Leia mais

Defesa promove exercício conjunto de enfrentamento ao terrorismo*

Defesa promove exercício conjunto de enfrentamento ao terrorismo* Defesa promove exercício conjunto de enfrentamento ao terrorismo* Ascom Militares que integram as tropas de operações especiais das Forças Armadas e de diversos órgãos de segurança pública que atuarão

Leia mais

BRABAT 1/16 embarca para a Missão de Paz

BRABAT 1/16 embarca para a Missão de Paz Informativo Eletrônico do Comando Militar do Planalto 16 a 31 de março - 2012 - ano III - edição 43 C M BRABAT 1/16 embarca para a Missão de Paz P P r o f i s s i o n a l i s m o e E n t u s i a s m o

Leia mais

CMP COORDENA DESFILE DE 7 DE SETEMBRO EM BRASÍLIA

CMP COORDENA DESFILE DE 7 DE SETEMBRO EM BRASÍLIA Informativo do Comando Militar do Planalto - Edição nº 015 - Setembro15 CMP COORDENA DESFILE DE 7 DE SETEMBRO EM BRASÍLIA O desfile de 7 de setembro da Capital Federal é organizado pelo Exército Brasileiro,

Leia mais

RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 514, DE 06 DE JUNHO DE 2014.

RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 514, DE 06 DE JUNHO DE 2014. RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 514, DE 06 DE JUNHO DE 2014. Altera a Lei Complementar Estadual n.º 463, de 3 de janeiro de 2012, que Dispõe sobre o subsídio dos Militares do Estado, e dá outras

Leia mais

INFORMATIVO. Prezados leitores. Atividades de destaque 2015 "O ORGULHO DE PERTENCER AO 13! SEMPRE!"

INFORMATIVO. Prezados leitores. Atividades de destaque 2015 O ORGULHO DE PERTENCER AO 13! SEMPRE! INFORMATIVO Novembro e Dezembro 006/2015 Prezados leitores Chegamos ao final do ano de instrução de 2015 com todos os objetivos propostos pelo Escalão Superior e pelo Comando da Unidade cumpridos de forma

Leia mais

CURRICULUM VITAE GEN MOURA. General-de-Divisão ARTUR COSTA MOURA

CURRICULUM VITAE GEN MOURA. General-de-Divisão ARTUR COSTA MOURA CURRICULUM VITAE GEN MOURA General-de-Divisão ARTUR COSTA MOURA Nascido em 31 de maio de 1956, na cidade de Jequié, município brasileiro do Estado da Bahia, localizado a 365 Km da capital Salvador. É filho

Leia mais

RELATÓRIO BIENAL PERÍODO 2014 a 2016

RELATÓRIO BIENAL PERÍODO 2014 a 2016 ALIANÇA PRÓ CAPELANIA MILITAR EVANGÉLICA DO BRASIL Assembleia Geral Ordinária 05 de novembro de 2016 RELATÓRIO BIENAL PERÍODO 2014 a 2016 1. AMCF GI 2014 (Association of Military Christian Fellowships

Leia mais

Missão Cumprida! Aviação do Exército retorna da missão Rio 2016

Missão Cumprida! Aviação do Exército retorna da missão Rio 2016 Missão Cumprida! Aviação do Exército retorna da missão Rio 2016 Quinze helicópteros, dezenas de militares, toque da Vitória e muita emoção, marcaram o retorno da Aviação do Exército. Por Guilherme Wiltgen

Leia mais

COMISSÃO DE DESPORTOS DO EXÉRCITO 1º REGIMENTO DE CAVALARIA DE GUARDAS BRASÍLIA DRAGÕES DA INDEPENDÊNCIA 6º COPA DRAGÃO DE SALTO 2016 PROGRAMA

COMISSÃO DE DESPORTOS DO EXÉRCITO 1º REGIMENTO DE CAVALARIA DE GUARDAS BRASÍLIA DRAGÕES DA INDEPENDÊNCIA 6º COPA DRAGÃO DE SALTO 2016 PROGRAMA 6º COPA DRAGÃO DE SALTO 2016 PROGRAMA I INFORMAÇÕES GERAIS 1. DADOS SOBRE O EVENTO a. Evento: 6ª Copa Dragão de Salto b. Data: 23 a 25 de setembro de 2016. c. Local: Centro Hípico Dragões da Independência

Leia mais

Forças Armadas do Chile: Uma década trabalhando pela paz no Haiti por meio da MINUSTAH

Forças Armadas do Chile: Uma década trabalhando pela paz no Haiti por meio da MINUSTAH Forças Armadas do Chile: Uma década trabalhando pela paz no Haiti por meio da MINUSTAH Há mais de 10 anos, 5.900 membros das Forças Armadas do Chile se esforçam para devolver segurança, autonomia e paz

Leia mais

As armas apreendidas no Estado do Rio de Janeiro e rastreadas até instituições do Estado

As armas apreendidas no Estado do Rio de Janeiro e rastreadas até instituições do Estado As armas apreendidas no Estado do Rio de Janeiro e rastreadas até instituições do Estado Deputado Raul Jungmann Subcomissão Especial de Controle de Armas e Munição (SUBCOMARM) Câmara dos Deputados Análise:

Leia mais

Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil capacita militares e civis

Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil capacita militares e civis Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil capacita militares e civis O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, com sede no Rio de Janeiro, prepara nacionais e estrangeiros para as missões da

Leia mais

CMP JDE 2018 SUMÁRIO

CMP JDE 2018 SUMÁRIO Este guia é dirigido a todos os componentes das delegações participantes dos JDE 2018, aos convidados e aos demais envolvidos na organização e execução desta importante competição desportiva realizada

Leia mais

PROGRAMAÇÃO 2 DE JULHO 2018

PROGRAMAÇÃO 2 DE JULHO 2018 PROGRAMAÇÃO 2 DE JULHO 2018 DIA 30/06 (sábado) 07:30 Saída do Fogo Simbólico da Cidade de Cachoeira, passando pelas cidades de Saubara, Santo Amaro da Purificação, São Francisco do Conde, Candeias, Simões

Leia mais

Cerimônias de Posse e Transmissão de Cargo de Presidente e Vice-Presidente da República

Cerimônias de Posse e Transmissão de Cargo de Presidente e Vice-Presidente da República Cerimônias de Posse e Transmissão de Cargo de Presidente e Vice-Presidente da República Carlos Takahashi Presidência da República Federativa do Brasil Brasília - DF 1º de Janeiro de 2011 Decreto Federal

Leia mais

ATUALIZAÇÃO DADOS DO GGI

ATUALIZAÇÃO DADOS DO GGI ESTADO DO CEARÁ SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL GABINETE DO SECRETÁRIO ATUALIZAÇÃO DADOS DO GGI GOVERNADOR NOME COMPLETO: Cid Ferreira Gomes UF CE SECRETÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA

Leia mais

Comemoração do Dia da Infantaria

Comemoração do Dia da Infantaria Informativo Eletrônico do Comando Militar do Planalto 1º a 15 de junho - 2012 - ano III - edição 48 C M P Comemoração do Dia da Infantaria Profissionalismo e Entusiasmo CMP Notícias - nº 48-1º a 15 junho

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA E JUSTIÇA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR GABINETE DO COMANDO

ESTADO DE GOIÁS SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA E JUSTIÇA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR GABINETE DO COMANDO 1 DIRETRIZ DE COMANDO nº 006/2004 G.C. 1. OBJETIVOS: a) Regular as atribuições da BM/3 e do 1º CRBM; b) Regular a subordinação do Centro de Operações do Corpo de Bombeiros; c) Regular o escalão de Comando

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO SEMINDE

APRESENTAÇÃO DO SEMINDE APRESENTAÇÃO DO SEMINDE Histórico: Em busca da ampliação e descentralização da Base Industrial de Defesa do Brasil, de acordo com a Estratégia Nacional de Defesa, lideranças civis e militares estão trabalhando

Leia mais

26 de agosto de 2014 Rio de Janeiro

26 de agosto de 2014 Rio de Janeiro 26 de agosto de 2014 Rio de Janeiro Informações Gerais: Tema: Fórum Nacional de T.I.C. na Segurança Pública 3ª edição Data: 26 de agosto de 2014 Local: Auditório do Centro Integrado de Comando e Controle

Leia mais

Companhia de Engenharia de Força de Paz - Haiti

Companhia de Engenharia de Força de Paz - Haiti Companhia Engenharia Força Paz - Haiti A Engenharia da Paz Informativo quinzenal da Cia E F Paz - Haiti 10º Contingente Porto Príncipe - Haiti, 1º Junho 10 - Ano V - Nr 70 Contingente recebe a medalha

Leia mais

Crónicas - II - Crónicas Militares Nacionais

Crónicas - II - Crónicas Militares Nacionais Crónicas - II - Crónicas Militares Nacionais Tenente-coronel Miguel Silva Machado Nova data para assinalar o Dia do Exército De acordo com o despacho n.º 48 do Chefe do Estado-Maior do Exército, datado

Leia mais

Comando Militar do Sul. A Elite do Combate Convencional

Comando Militar do Sul. A Elite do Combate Convencional Comando Militar do Sul A Elite do Combate Convencional Comando Militar do Sul REUNIÃO ALMOÇO CIC CAXIAS 10 JUL 17 Gen Ex Edson Leal Pujol A Elite do Combate Convencional COMANDO MILITAR DO SUL OBJETIVO

Leia mais

Exército recebe míssil RBS 70 MK2 da SAAB

Exército recebe míssil RBS 70 MK2 da SAAB Exército recebe míssil RBS 70 MK2 da SAAB Exército recebe oficialmente míssil RBS 70 da SAAB Por Roberto Caiafa Criado para recuperar a capacidade do Sistema Operacional Defesa Antiaérea a Baixa Altura

Leia mais

Gabinete de Relações Internacionais e Protocolo Divisão de Protocolo SESSÃO SOLENE COMEMORATIVA DO XXXVI ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL 10.

Gabinete de Relações Internacionais e Protocolo Divisão de Protocolo SESSÃO SOLENE COMEMORATIVA DO XXXVI ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL 10. Gabinete de Relações Internacionais e Protocolo Divisão de Protocolo SESSÃO SOLENE COMEMORATIVA DO XXXVI ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL 10.00 HORAS CERIMONIAL 1. Um batalhão, representando os três ramos das

Leia mais

Portões Abertos Base Aérea de Anápolis. Ten Cel Esp Arm De Lima

Portões Abertos Base Aérea de Anápolis. Ten Cel Esp Arm De Lima Portões Abertos Base Aérea de Anápolis Ten Cel Esp Arm De Lima Objetivo Apresentar a organização do evento Portões Abertos da Base Aérea de Anápolis. Roteiro Planejamento; Eventos aéreos; Eventos terrestres;

Leia mais

Ministro da Defesa conhece projetos estratégicos durante visita ao Quartel-General do Exército

Ministro da Defesa conhece projetos estratégicos durante visita ao Quartel-General do Exército Ministro da Defesa conhece projetos estratégicos durante visita ao Quartel-General do Exército Por Adriana Fortes Ascom MD Durante visita nesta quinta-feira (13) ao Quartel-General do Exército, em Brasília

Leia mais

Índice: Organização e Caraterização da força Treino Operacional da Recce Coy Missão da Recce Coy Conceito de Emprego

Índice: Organização e Caraterização da força Treino Operacional da Recce Coy Missão da Recce Coy Conceito de Emprego Índice: 1. Organização e Caraterização da força 2. Treino Operacional da Recce Coy 3. Missão da Recce Coy 4. Conceito de Emprego 5. Possibilidades e Capacidades 6. Resenha Biográfica do Comandante da Recce

Leia mais

ESTADO DO PARANÁ POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ COMANDO DO CORPO DE BOMBEIROS 4º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS

ESTADO DO PARANÁ POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ COMANDO DO CORPO DE BOMBEIROS 4º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS ESTADO DO PARANÁ POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ COMANDO DO CORPO DE BOMBEIROS 4º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS HISTÓRICO DO POSTO DE BOMBEIROS COMUNITÁRIOS ASSIS CHATEAUBRIAND 1 OBJETIVO O presente trabalho objetiva

Leia mais

Presidente. Considerada de Utilidade Pública pelo Decreto n , publicado no DOU de 27 de Julho de 1989

Presidente. Considerada de Utilidade Pública pelo Decreto n , publicado no DOU de 27 de Julho de 1989 SBMV- 0735/2013 Á Sua Excelência o Senhor General de Exército ENZO MARTINS PERI Comandante do Exército Brasília, 5 de setembro de 2013. Excelentíssimo Senhor Comandante do Exército: Tenho o prazer de convidar

Leia mais

Informativo do 10º Batalhão Logístico

Informativo do 10º Batalhão Logístico Batalhão Marquês de Alegrete MANTER SUPRIR TRANSPORTAR SALVAR Editorial Quartel em Alegrete, RS, 30 de setembro de 2014. O Informativo se propõe a ser um veículo de comunicação das atividades do 10º Batalhão

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO 13ª BRIGADA DE INFANTARIA MOTORIZADA (BRIGADA BARÃO DE MELGAÇO)

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO 13ª BRIGADA DE INFANTARIA MOTORIZADA (BRIGADA BARÃO DE MELGAÇO) MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO 13ª BRIGADA DE INFANTARIA MOTORIZADA (BRIGADA BARÃO DE MELGAÇO) Quartel-General em CUIABÁ-MT, 29 de outubro de 2013 - (3ª Feira) 01 ADITAMENTO Nº 051-E4 AO BOLETIM

Leia mais

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 62 da Constituição, adota a seguinte Medida Provisória, com força de lei:

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 62 da Constituição, adota a seguinte Medida Provisória, com força de lei: MEDIDA PROVISÓRIA Nº 1.283, DE 12 DE JANEIRO DE 1996 Cria a Gratificação de Condição Especial do trabalho - GCET, para os servidores militares federais das forças Armadas, e dá outras providências. O PRESIDENTE

Leia mais

SENADO FEDERAL. PROJETO DE LEI DA CÂMARA Nº 37, DE 2016 (nº 4.255/2015, na Câmara dos Deputados)

SENADO FEDERAL. PROJETO DE LEI DA CÂMARA Nº 37, DE 2016 (nº 4.255/2015, na Câmara dos Deputados) SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DA CÂMARA Nº 37, DE 2016 (nº 4.255/2015, na Câmara dos Deputados) Altera o soldo e o escalonamento vertical dos militares das Forças Armadas, constantes da Lei nº 11.784,

Leia mais

PARECER Nº, DE nos termos do art. 123, da Constituição Federal, por 20 votos favoráveis.

PARECER Nº, DE nos termos do art. 123, da Constituição Federal, por 20 votos favoráveis. PARECER Nº, DE 2007 DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre a Mensagem (SF) nº 81, de 2007, que submete à apreciação do Senado Federal o nome do General-de-Exército RENALDO QUINTAS MAGIOLI,

Leia mais

Press Kit 2ºBIMEC/KTM/TACRES/KFOR

Press Kit 2ºBIMEC/KTM/TACRES/KFOR Press Kit 2ºBIMEC/KTM/TACRES/KFOR PAÍS ORGANIZAÇÃO RAMOS KOSOVO NATO EXÉRCITO ANO INÍCIO 1999 ANO FIM OBSERVAÇÕES EM CURSO Força Militar liderada pela NATO, tendo por base a Resolução nº 1244 do Conselho

Leia mais

PORTARIA Nº 49 - DEP, DE 05 DE JUNHO DE 2006

PORTARIA Nº 49 - DEP, DE 05 DE JUNHO DE 2006 MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE ENSINO E PESQUISA ( Insp G Ens Ex / 1937 ) PORTARIA Nº 49 - DEP, DE 05 DE JUNHO DE 2006 Aprova as Instruções Reguladoras para a Inscrição, Seleção

Leia mais

GRUPO DE MONITORES INTERAMERICANOS NA COLÔMBIA/GMI-CO

GRUPO DE MONITORES INTERAMERICANOS NA COLÔMBIA/GMI-CO GRUPO DE MONITORES INTERAMERICANOS NA COLÔMBIA/GMI-CO INFORMATIVO NR 09, SETEMBRO DE 2012 VÍTIMAS DE MINAS ANTI-PESSOAL NA COLÔMBIA Fonte: Programa Presidencial de Asistencial Integral Contra Minas Anti-pessoal-

Leia mais

Informativo do Batalhão da Guarda Presidencial

Informativo do Batalhão da Guarda Presidencial Ano 2015 - Edição N 01 O Informativo do Batalhão da Guarda Presidencial ''Batalhão Duque de Caxias'' Granadeiro Eventos significativos Caros leitores, EDITORIAL O Comandante do BGP e seus integrantes têm

Leia mais

Resumo Reforma da Previdência dos Militares PL 1645/2019 Poder Executivo

Resumo Reforma da Previdência dos Militares PL 1645/2019 Poder Executivo Resumo Reforma da Previdência dos Militares PL 1645/2019 Poder Executivo Legislação Alterada O Projeto de Lei 1645/2019, de autoria do Poder Executivo, altera 5 leis dos Militares (Forças Armadas, Policiais

Leia mais

INÍCIO DA PREPARAÇÃO DO BRABATT 2/14 BRABATT 2/14 REALIZA O EPCOEM NO CCOPAB

INÍCIO DA PREPARAÇÃO DO BRABATT 2/14 BRABATT 2/14 REALIZA O EPCOEM NO CCOPAB Pelotas, RS, 8 de janeiro de 2011 Edição Especial INÍCIO DA PREPARAÇÃO DO BRABATT 2/14 Brasília - DF. No período de 5 a 9 de julho de 2010 ocorreu, no Ministério da Defesa, o estágio para comandantes e

Leia mais

Encontro de veículos militares No forte de Copacabana - RJ

Encontro de veículos militares No forte de Copacabana - RJ M4A1 Encontro de veículos militares No forte de Copacabana - RJ O evento realizado nos dias 8, 9, 10 e 11/09/2011 reuniu 81 viaturas nos quatro dias de exposição além de várias atrações para o público

Leia mais

19 de abril - Dia do Exército. Centro de Comunicação Social do Exército

19 de abril - Dia do Exército. Centro de Comunicação Social do Exército OBJETIVOS Conhecer o Exército Brasileiro Identificar as características da Profissão Militar Apresentar as principais ações do Exército no País Conhecer as formas de Ingresso na Força MISSÃO DO EXÉRCITO

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO SEMINDE

APRESENTAÇÃO DO SEMINDE APRESENTAÇÃO DO SEMINDE Histórico: Em busca da ampliação e descentralização da Base Industrial de Defesa do Brasil, de acordo com a Estratégia Nacional de Defesa, lideranças civis e militares estão trabalhando

Leia mais

ANEXO REGULAMENTO INTERNO DA BANDA DA ARMADA. CAPÍTULO I Disposições gerais

ANEXO REGULAMENTO INTERNO DA BANDA DA ARMADA. CAPÍTULO I Disposições gerais ANEXO (a que se refere o artigo 1.º do Despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada n.º 28/2016, de 26 de abril) REGULAMENTO INTERNO DA BANDA DA ARMADA CAPÍTULO I Disposições gerais Artigo 1.º

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COMANDO MILITAR DO PLANALTO 11a REGIÃO MILITAR (Cmdo Mil de Bsb/1960) REGIÃO TENENTE-CORONEL LUIZ CRULS

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COMANDO MILITAR DO PLANALTO 11a REGIÃO MILITAR (Cmdo Mil de Bsb/1960) REGIÃO TENENTE-CORONEL LUIZ CRULS MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COMANDO MILITAR DO PLANALTO 11a REGIÃO MILITAR (Cmdo Mil de Bsb/1960) REGIÃO TENENTE-CORONEL LUIZ CRULS RELAÇÃO DOS CANDIDATOS DO PROCESSO SELETIVO 2015/2016 PARA

Leia mais

1.ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO

1.ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO NOTAS BIOGRÁFICAS MGEN FERNANDO PEREIRA DOS SANTOS AGUDA 1.ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO -Data de Nascimento 1946/01/31; -Naturalidade S. Sebastião da Pedreira, Lisboa; -Estado Civil Casado; -Filhos Um Filho;

Leia mais

BRABATT 2 realizou operação conjunta com a UNPOL

BRABATT 2 realizou operação conjunta com a UNPOL Porto Príncipe, Haiti, 30 de setembro de 2010 17ª Edição BRABATT 2 realizou operação conjunta com a UNPOL Em 09 de setembro, a Força Tarefa 4º Esquadrão de Força de Paz realizou uma operação conjunta com

Leia mais

Exército Brasileiro Comando Militar da Amazônia Centro de Instrução de Guerra na Selva SEMINÁRIO DE BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO

Exército Brasileiro Comando Militar da Amazônia Centro de Instrução de Guerra na Selva SEMINÁRIO DE BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO Exército Brasileiro Comando Militar da Amazônia Centro de Instrução de Guerra na Selva SEMINÁRIO DE BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO OBJETIVOS 1. Apresentar o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS); e 2.

Leia mais

INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE DE

INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE DE INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE DE 2015 5º BIL na operação anhanguera-2015 2 EDITORIAL Nesta edição do nosso Informativo O Itororó apresentaremos as principais atividades realizadas pelo 5º Batalhão de Infantaria

Leia mais

INFORMATIVO. saiba o que aconteceu nesta semana Corpo de Bombeiros do Paraná. Por uma vida todo sacrifício é dever

INFORMATIVO. saiba o que aconteceu nesta semana Corpo de Bombeiros do Paraná. Por uma vida todo sacrifício é dever Corpo de Bombeiros do Paraná Por uma vida todo sacrifício é dever Pesquisa de Opinião Nível de Escolaridade INFORMATIVO saiba o que aconteceu nesta semana 18.05.2018 1ºEncontro de cobianos é realizado

Leia mais

MINISTERIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DIRETORIA DE EDUCAÇAO TECNICA MILITAR (C APERF ESP DO REALENGO/1945)

MINISTERIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DIRETORIA DE EDUCAÇAO TECNICA MILITAR (C APERF ESP DO REALENGO/1945) MINISTERIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DIRETORIA DE EDUCAÇAO TECNICA MILITAR (C APERF ESP DO REALENGO/1945) Quartel Palácio Duque de Caxias-RJ, 14 de Junho de 2016. ADITAMENTO DO BOLETIM INTERNO S/Nr

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO SECRETARIA - GERAL DO EXÉRCITO COMISSÃO DE CERIMONIAL MILITAR DO EXÉRCITO

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO SECRETARIA - GERAL DO EXÉRCITO COMISSÃO DE CERIMONIAL MILITAR DO EXÉRCITO MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO SECRETARIA - GERAL DO EXÉRCITO COMISSÃO DE CERIMONIAL MILITAR DO EXÉRCITO Vade-Mécum de Cerimonial Militar do Exército Honras Fúnebres (VM 09) 1ª Edição 2002 PORTARIA

Leia mais

PLANO DE OBTENÇÃO DE CAPACIDADES MATERIAIS (PCM)(PEEx )

PLANO DE OBTENÇÃO DE CAPACIDADES MATERIAIS (PCM)(PEEx ) Boletim Especial do Exército PLANO ESTRATÉGICO DO EXÉRCITO (PEEx) 2016-2019 1 Helicóptero de Ataque A129 Mangusta Este boletim é muito abrangente, por esta razão, vamos abordar alguns pontos que destacamos

Leia mais

O TUIUTI. 150 anos da 1ª Batalha de Tuiuti 400 anos da fundação de Belém do Pará. ANO 2016 Novembro N 200

O TUIUTI. 150 anos da 1ª Batalha de Tuiuti 400 anos da fundação de Belém do Pará. ANO 2016 Novembro N 200 1 O TUIUTI ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO DAS ATIVIDADES DA ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL/RIO GRANDE DO SUL (AHIMTB/RS) - ACADEMIA GENERAL RINALDO PEREIRA DA CÂMARA - E DO INSTITUTO DE HISTÓRIA

Leia mais

A origem da Aviação do Exército tem como cenário os campos de batalha de Humaitá e Curupaiti, na Guerra da Tríplice Aliança.

A origem da Aviação do Exército tem como cenário os campos de batalha de Humaitá e Curupaiti, na Guerra da Tríplice Aliança. 3 de setembro: 30 anos da Aviação do Exército Brasileiro 1 A Aviação do Exército constitui-se num orgulho para todo o coração verde-oliva, pois trata-se de um centro de referência em eficiência e modernidade,

Leia mais

GABINETE DO COMANDANTE PORTARIA Nº 452, DE 15 DE JULHO DE 2009.

GABINETE DO COMANDANTE PORTARIA Nº 452, DE 15 DE JULHO DE 2009. GABINETE DO COMANDANTE PORTARIA Nº 452, DE 15 DE JULHO DE 2009. Aprova a Diretriz para as Comemorações do Bicentenário de Nascimento do Brigadeiro Antonio de Sampaio Patrono da Arma de Infantaria. O COMANDANTE

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE ENSINO E PESQUISA ( Insp G Ens do Ex / 1937 ) PORTARIA Nº 007-DEP, DE 21 DE JANEIRO DE 2003.

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE ENSINO E PESQUISA ( Insp G Ens do Ex / 1937 ) PORTARIA Nº 007-DEP, DE 21 DE JANEIRO DE 2003. MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE ENSINO E PESQUISA ( Insp G Ens do Ex / 1937 ) PORTARIA Nº 007-DEP, DE 21 DE JANEIRO DE 2003. Diretriz para premiação de concludentes de cursos militares

Leia mais

Portaria Nº 806, de 17 de dezembro de 1998

Portaria Nº 806, de 17 de dezembro de 1998 Imprimir Portaria Nº 806, de 17 de dezembro de 1998 Aprova o Regulamento de Uniformes do Exército (R-124) O MINISTRO DE ESTADO DO EXÉRCITO, no uso da competência que lhe confere o Decreto nº 88.161, de

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 4276, DE 27 DE SETEMBRO DE

RESOLUÇÃO Nº 4276, DE 27 DE SETEMBRO DE RESOLUÇÃO Nº 4276, DE 27 DE SETEMBRO DE 2.013. Altera a Resolução nº 4251, de 09 de maio de 2013, que dispõe sobre a jornada de trabalho na Polícia Militar e dá outras providências. O CORONEL PM COMANDANTE-GERAL

Leia mais

«Portaria 2221 A Preparação do Serviço de Saúde do Exército Brasileiro» Ten Cel PAULO MONTEIRO

«Portaria 2221 A Preparação do Serviço de Saúde do Exército Brasileiro» Ten Cel PAULO MONTEIRO «Portaria 2221 A Preparação do Serviço de Saúde do Exército Brasileiro» Ten Cel PAULO MONTEIRO Sumário 1. Introdução 2. Apoio de Saúde nos Grandes Eventos - como organizar - como equipar - como executar

Leia mais

ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO DAS ATIVIDADES DA ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL/RIO GRANDE DO SUL (AHIMTB/RS)

ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO DAS ATIVIDADES DA ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL/RIO GRANDE DO SUL (AHIMTB/RS) 1 O TUIUTI ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO DAS ATIVIDADES DA ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL/RIO GRANDE DO SUL (AHIMTB/RS) - ACADEMIA GENERAL RINALDO PEREIRA DA CÂMARA - E DO INSTITUTO DE HISTÓRIA

Leia mais

Excelentíssima Senhora Presidente da Câmara Municipal de Constância,

Excelentíssima Senhora Presidente da Câmara Municipal de Constância, ALOCUÇÃO DE SUA EXCELÊNCIA O GENERAL CHEFE DO ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO POR OCASIÃO DA CERIMÓNIA COMEMORATIVA DO DIA DO COMANDO DAS FORÇAS TERRESTRES E DA BRIGADA MECANIZADA Excelentíssima Senhora Presidente

Leia mais

Flotilha do Amazonas recebe lanchas colombianas LPR-40

Flotilha do Amazonas recebe lanchas colombianas LPR-40 Flotilha do Amazonas recebe lanchas colombianas LPR-40 A Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 9º Distrito Naval, realizou, no dia 11 de março, a Cerimônia de Entrega de duas Lanchas-Patrulha

Leia mais

Remunerações 2009-Corpos Especiais Não Revistos 1 de 13

Remunerações 2009-Corpos Especiais Não Revistos 1 de 13 CORPOS ESPECIAIS NÃO REVISTOS BOMBEIROS MUNICIPAIS (1) Cargos de Comando (Corpo de Bombeiros tipos CB1 e CB2) Comandante de Bombeiros Municipais - (100% de Chefe de Divisão Municipal) 2.613,84 2º Comandante

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA ENSINO MCA 37-2

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA ENSINO MCA 37-2 MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA ENSINO MCA 37-2 PROGRAMA DE ATIVIDADES ESCOLARES DO CENTRO DE PREPARAÇÃO DE OFICIAIS DA RESERVA DA AERONÁUTICA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - CPORAER-SJ 2017 MINISTÉRIO

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA O ANIVERSÁRIO DE 293 ANOS DE CUIABÁ. DATA: 30/03 (Sexta-Feira) 18h00min Bairro São Gonçalo Beira Rio Coxipó.

PROGRAMAÇÃO PARA O ANIVERSÁRIO DE 293 ANOS DE CUIABÁ. DATA: 30/03 (Sexta-Feira) 18h00min Bairro São Gonçalo Beira Rio Coxipó. PROGRAMAÇÃO PARA O ANIVERSÁRIO DE 293 ANOS DE CUIABÁ. DATA: 30/03 (Sexta-Feira) 18h00min Bairro São Gonçalo Beira Rio Coxipó. PROGRAMAÇÃO: Abertura da 6ª Festa Rota do Peixe e início das comemorações dos

Leia mais

ALOCUÇÃO DE SUA EXCELÊNCIA O GENERAL CHEFE DO ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO POR OCASIÃO DA CERIMÓNIA COMEMORATIVA DO DIA DO REGIMENTO DE PARAQUEDISTAS

ALOCUÇÃO DE SUA EXCELÊNCIA O GENERAL CHEFE DO ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO POR OCASIÃO DA CERIMÓNIA COMEMORATIVA DO DIA DO REGIMENTO DE PARAQUEDISTAS ALOCUÇÃO DE SUA EXCELÊNCIA O GENERAL CHEFE DO ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO POR OCASIÃO DA CERIMÓNIA COMEMORATIVA DO DIA DO REGIMENTO DE PARAQUEDISTAS Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de

Leia mais

a. Cursos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) 1) Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército (CPEAEx) (1)

a. Cursos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) 1) Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército (CPEAEx) (1) PORTARIA Nº 135-EME, DE 2 DE JULHO DE 2013. Altera dispositivos da Portaria nº 040-EME, de 3 de abril de 2013, que fixou o total de vagas do Planejamento dos Cursos e Estágios Gerais no Exército Brasileiro

Leia mais