Vias de conclusão do ensino secundário Decreto-Lei nº 357/2007

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Vias de conclusão do ensino secundário Decreto-Lei nº 357/2007"

Transcrição

1 Vias de conclusão do ensino secundário Decreto-Lei nº 357/2007

2 Objectivo? A quem se destina? Vias de Conclusão do Nível Secundário de Educação Que entidades? Como se operacionaliza?

3 Objectivo Criar uma resposta de conclusão e certificação adaptada a indivíduos com idade igual ou superior a 18 anos com percursos de ensino secundário incompletos, reforçando: a flexibilidade das soluções a sua acessibilidade.

4 A quem se destina A todos os candidatos que frequentaram cursos do ensino secundário com planos de estudo já extintos ou em processo de extinção. A todos os candidatos que pretendam concluir os seus cursos, completando as disciplinas em falta, até um máximo de seis disciplinas/ano com classificação inferior a 10 valores.

5 Cursos abrangidos Cursos complementares liceais e técnicos (diurnos e nocturnos) Cursos complementares por áreas de estudos 12.º ano via ensino 12.º ano via profissionalizante Cursos do ensino artístico especializado (diurnos e nocturnos) Cursos técnico-profissionais, incluindo póslaboral Cursos profissionais, incluindo pós-laboral Cursos gerais e cursos tecnológicos Cursos gerais, cursos técnicos, cursos tecnológicos e cursos artísticos especializados do ensino recorrente (unidades e blocos) Decreto-Lei n.º , de 10 de Março de 1967 Despacho Normativo n.º 140-A/78 Despacho Normativo n.º 135-A/79 Decreto-Lei n.º 240/80, de 19 de Julho Portaria n.º 684/81, de 11 de Agosto Decreto-Lei n.º 310/83, de 1 de Julho Decreto-Lei n.º 344/90, de 2 de Novembro Despacho Normativo n.º 194-A/83 Decreto-Lei n.º 26/89, de 21 de Janeiro Decreto-Lei n.º 70/93, de 10 de Março Decreto-Lei n.º 4/98, de 8 de Janeiro Decreto-Lei n.º 286/89, de 29 de Agosto Decreto-Lei n.º 74/91, de 9 de Fevereiro

6 Para que procura Estado Habilitações académicas Inscritos Em Reconhecimento Em Diagnóstico Total 11.º Ano Incompleto º Ano º Ano Incompleto º Ano Incompleto (1 disciplina em falta) º Ano Incompleto (2 disciplinas em falta) Total Fonte: Sigo, 12 de Novembro de 2007

7 Entidades associadas As entidades associadas à aplicação deste diploma são: Centros Novas Oportunidades Escolas públicas e privadas com cursos do ensino secundário Entidades formadoras que promovam UC/UFCD relativas aos referenciais de formação de nível secundário, inscritos no Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ).

8 Quem é quem Diagnóstico e Encaminhamento Escolas Centros Novas Oportunidades Respostas Escolas com ensino secundário Centros de Formação com Centro Novas Oportunidades Escolas e entidades que promovam UC/UFCD relativas aos referenciais de educação nível secundário, inscritos no Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ) Certificação Escolas Entidades Formadoras Nota: está em desenvolvimento um sistema informático para apoio ao registo

9 Operacionalização Candidato O que pode fazer? O que obtém? Limite máximo de seis disciplinas/ano: 1 Exame das disciplinas dos actuais planos de estudos (cursos científico-humanísticos e cursos profissionais) Diploma escolar ou de Dupla Certificação Com menção ao curso de origem e com classificação final 6 anuais 4 anuais + 1 bienal 3 anuais + 1 trienal 2 anuais + 2 bienais. 2 Exame de qualquer das disciplinas de uma bolsa de disciplinas dos actuais planos de estudos Diploma generalista de nível secundário com classificação final 3 Módulos correspondentes aos referenciais de formação inscritos no CNQ Diploma de nível secundário sem classificação final

10 Acolhe o candidato Responsabilidade do Centro Novas Oportunidades Realiza o diagnóstico e faz o encaminhamento Dependendo da opção do candidato, o encaminhamento será para: Escola com ensino secundário e Centro Novas Oportunidades Escola com ensino secundário recorrente e/ou cursos EFA Outras Escolas. Será criada uma rede de escolas para a realização de provas de exame a divulgar muito em breve, auscultadas as entidades regionais.

11 Acolhe o candidato Responsabilidade da escola Realiza o diagnóstico e faz o encaminhamento Se a opção estiver enquadrada por este diploma e for a de realização de exames, a escola: 1. Afixa matrizes e calendário de exames 2. Organiza o sistema de apoio aos candidatos 3. Elabora as provas de exame 4. Corrige as provas e afixa as pautas 5. Emite diplomas e certificados. Encaminha o candidato para entidade formadora que promova UC/UFCD correspondentes aos referenciais de formação de nível secundário inscritos no CNQ, no caso da escola não ter esta oferta formativa.

12 Responsabilidade da entidade formadora que promove UC/UFCD relativas aos referenciais de cursos de educação e formação de adultos de nível secundário Recebe os candidatos Organiza, de forma autónoma, os módulos de formação correspondentes às UC/UFCD relativas aos referenciais de nível secundário identificados para a conclusão da disciplina Integra os candidatos num percurso EFA, para a realização da(s) UC/UFCD identificadas para a conclusão da(s) disciplina(s) em falta

13 Casos tipo

14 Caso 1 Um candidato apresenta-se a uma entidade com o registo biográfico, em que se identifica que frequentou o Curso Complementar Liceal ao abrigo do Decreto-Lei nº 47587/67, cujo plano de estudos é o que se segue. Disciplina 1º Complementar 2º Complementar Exame Nota Final Português Filosofia Introdução à Política Disp. 14 Ciências Naturais Ciências Físico-Químicas Disp. 16 Matemática Educação Física

15 Este candidato, para concluir o nível secundário de educação, tem de acrescer às disciplinas/ano em falta no Curso Complementar Liceal que frequentou, o plano curricular de um 12.º ano, porque desde 1980/81, a Portaria n.º 240/80, de 19 de Julho, instituiu o ensino secundário composto por 3 anos. Considerando a afinidade com o curso de origem, este candidato terá que fazer o 12º ano via ensino 1º curso, constituído pelas disciplinas de: Matemática, Biologia e Química.

16 Quantas disciplinas/ano tem em falta? 6 disciplinas/ano em falta: Português 1º complementar 8 valores Português 2º complementar 8 valores Matemática - 2º complementar 7 valores Matemática - 12º ano via ensino s/classificação Biologia - 12º ano via ensino s/classificação Química - 12º ano via ensino s/classificação.

17 Quais as hipóteses de conclusão do ensino secundário? Como o curso de origem era vocacionado para o prosseguimento de estudos pode optar por: Conclusão e certificação de um curso prioritariamente orientado para o prosseguimento de estudos Conclusão e certificação generalista do nível secundário de educação Conclusão e certificação do nível secundário de educação através da realização de UC/UFCD dos referenciais de formação de nível secundário inscritos no CNQ.

18 Qual a via de conclusão mais adequada? Encaminhamento em função de: Expectativas Tempo de afastamento da escola Profissão/formações frequentadas Certificação pretendida. Exames a nível de escola ou nacionais (conforme opção do candidato) - Conclusão e certificação de um curso prioritariamente orientado para o prosseguimento de estudos.

19 Quais os exames a realizar? Componente de formação geral Componente de formação geral Português Português Tabela 1 Anexo A Decreto-lei nº 357/2007

20 Disciplinas/ano da componente de formação específica do curso de origem Disciplinas/ano da componente de formação específica dos actuais cursos científicohumanísticos Área de Formação específica Científico-Natural A(s) disciplina(s) escolhida(s) não podem ser homóloga(s) ou com os mesmos conteúdos de uma disciplina já concluída no curso de origem.

21 Matemática 2 anos em falta 2 anos de Matemática ou 1 disciplina bienal de entre a Economia A, ou a Geometria Descritiva A. 2 Disciplinas Anuais: 2 disciplinas de entre a Biologia, a Física, a Química, a Geologia, a Psicologia B ou as Aplicação Informáticas B As Disciplinas Bienais de Biologia e Geologia e Física e Química A são homólogas e têm os mesmos conteúdos das disciplinas de Ciências Naturais e Ciências Físico-Químicas já concluídas. Não podem ser usadas na substituição.

22 Biologia 1 ano em falta (Anual) Disciplinas Anuais: Biologia, ou 1 de entre a Física, a Química, a Geologia, a Psicologia B ou as Aplicações Informáticas B Química 1 ano em falta (Anual) Disciplinas Anuais: Química, ou 1 de entre a Biologia, a Física, a Geologia, a Psicologia B ou as Aplicações Informáticas B O mesmo exame (Biologia) não pode ser usado para substituir duas disciplinas em falta (Biologia e Química).

23 Conclusão e certificação generalista do nível secundário de educação Quais os exames a realizar? Português/Língua Portuguesa Português Componentes de formação: geral, específica, vocacional, Componentes de formação geral ou específica Tabela 1 Anexo B A(s) disciplina(s)/ano escolhida(s) não podem ser homólogas nem abranger os mesmos conteúdos de uma disciplina/ano já concluída no curso de origem e desde que respeitado o número exacto de disciplinas/ano em falta.

24 Assim, como o candidato tem 6 disciplinas/ano em falta, poderá fazer uma das seguintes opções: Português 2 anos Geografia A bienal Clássicos da Literatura - anual OU Ciência Política anual Português 2 anos Aplicações Informáticas B anual Clássicos da Literatura anual Direito anual Economia C anual

25 Caso 2 Um candidato apresenta-se a uma entidade com o registo biográfico, em que se identifica que frequentou o Curso complementar, Área D Estudos Humanísticos (Despacho Normativo nº 135-A/79) e o 12º ano via profissionalizante (Decreto-Lei n.º 240/80, de 19 de Julho e Portaria n.º 684/81, de 11 de Agosto), cujo plano de estudos é o que se segue. Componentes Disciplinas 10º ano 11º ano Português Geral Filosofia L.E. I (Inglês) Educação Física História 9 9 Específica L.E.II (Francês) Psicologia Sociologia 10 Vocacional Noções de Administração Pública Relações Públicas Técnicas de Tradução 11

26 Curso de Administração Pública Disciplinas Língua Portuguesa Administração Pública Economia Noções de Psicologia (Psicossociologia) Planificação e Orçamentologia Noções de Direito Económico e Social Contabilidade Pública Ano: 12º Class

27 Quais as hipóteses de conclusão do ensino secundário? Como o curso de origem era vocacionado prioritariamente para a inserção na vida activa pode optar por: Conclusão e certificação de um curso de natureza profissionalmente qualificante Conclusão e certificação generalista do nível secundário de educação Conclusão e certificação do nível secundário de educação através da realização de UC/UFCD correspondentes aos referenciais de formação inscritos no CNQ.

28 Disciplinas/ano da componente de formação específica do curso de origem Disciplinas/ano da componente de formação técnica do curso de origem Disciplinas/an o da componente de formação científica dos cursos profissionais Disciplinas da componente de formação técnica dos cursos profissionais Área de Formação 345 Gestão e Administração Tabelas II e III do Anexo A Área de Formação 345 Gestão e Administração Tabelas II e III do Anexo A A(s) disciplina(s) escolhida(s) não podem ser homólogas nem abranger os mesmos conteúdos de uma disciplina já concluída no curso de origem.

29 Disciplinas/ano em falta 4 disciplinas/ano Componente de formação específica História 10º ano História - 11º ano Componente de formação técnica (3 disciplinas de carga horária mais elevada do 12º ano via profissionalizante) Noções de Psicologia (Psicossociologia) já realizada Escolhe duas entre: Administração Pública Economia Planificação e Orçamentologia Noções de Direito Económico e Social Contabilidade Pública

30 Disciplinas ano em falta 4 disciplinas/ano Exames ao conjunto de módulos correspondentes à carga horária de cada uma das disciplinas em falta História 2 anos (4hx60=240h) 1ª disciplina 4hx30= 120h 2ª disciplina 4hx30= 120h Matemática Conjunto de módulos das disciplinas da formação técnica da área 345 (2x120h)

31 Caso 3 Disciplinas Português L.E.II (Inglês) Área Interdisciplinar Geografia História Economia Psicologia Unidades Capitalizou 13 unidades num total de 13 com nota final de 12 valores Capitalizou 10 unidades num total de 10 com nota final de 10 valores Capitalizou 4 unidades num total de 6 com nota final de Capitalizou 10 unidades num total de 14 com nota final de Capitalizou 12 unidades num total de 12 com nota final de 14 valores Capitalizou 15 unidades num total de 15 com nota final de 16 valores Capitalizou 3 unidades num total de 9 com nota final de Qual o curso frequentado? Curso Geral do Ensino Secundário Recorrente por Unidades Capitalizáveis (Decreto-Lei nº 74/91).

32 Quantas disciplinas/ano em falta? 4 disciplinas/ano em falta: Área Interdisciplinar 6:3= 2 Geografia 14:3 = 4,6= 5 Psicologia 9:3= 3 1 Disciplina/ano 1 Disciplina/ano 2 Disciplinas/ano

33 Quais as UC e/ou UFCD a realizar? Disciplina/ano em falta 4 disciplinas/ano em falta Tabela II Anexo B 50 horas de formação dos referenciais de formação inscritos no CNQ 200h de formação Combinatória de UC e/ou UFCD das formações de base e tecnológica O Centro Novas Oportunidades apoia a identificação das UC/UFCD necessárias para a conclusão da(s) disciplina(s) em falta a realizar em função do interesse e necessidade do candidato.

34 Contactos personalizado:

Diploma DRE. Nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 198.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte: Artigo 1.º. Objecto

Diploma DRE. Nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 198.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte: Artigo 1.º. Objecto Diploma Regulamenta o processo de conclusão e certificação, por parte de adultos com percursos formativos incompletos, do nível secundário de educação relativo a planos de estudo já extintos Decreto-Lei

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Diário da República, 1.ª série N.º 208 29 de Outubro de 2007 7919 2 Em caso de extravio, destruição ou deterioração dos cartões, pode ser emitida uma segunda via, de que se fará indicação expressa. O Ministro

Leia mais

Para chegar a propostas concretas de encaminhamento, deverá percorrer o seguinte itinerário:

Para chegar a propostas concretas de encaminhamento, deverá percorrer o seguinte itinerário: Ficha 10 PERFIS-TIPO 7 para ENCAMINHAMENTO PREFERENCIAL O presente documento é um instrumento de apoio à etapa de Encaminhamento e tem como objectivo facilitar a tomada de decisão do/a Técnico/a de Diagnóstico

Leia mais

Gabinete do Secretário de Estado da Educação DESPACHO

Gabinete do Secretário de Estado da Educação DESPACHO DESPACHO O Decreto-Lei n.º 357/007, de 9 de Outubro, rectificado pela Declaração de Rectificação n.º 7/007, de 8 de Dezembro, aprovou os procedimentos e as condições de acesso à conclusão do nível secundário

Leia mais

ORIENTAÇÃO TÉCNICA 12 Condições de acesso aos Percursos Formativos EFA Tipo B e Tipo C (Actualizada em )

ORIENTAÇÃO TÉCNICA 12 Condições de acesso aos Percursos Formativos EFA Tipo B e Tipo C (Actualizada em ) Tendo em conta a existência de 3 percursos formativos para os cursos EFA, definidos de acordo com as habilitações escolares dos adultos: S- tipo A ( acesso com o 9º ano) S- tipo B ( acesso com o 10º ano)

Leia mais

O Agrupamento tem por missão formar os cidadãos autónomos, críticos, criativos, possuidores das competências necessárias a um

O Agrupamento tem por missão formar os cidadãos autónomos, críticos, criativos, possuidores das competências necessárias a um Oferta formativa O Agrupamento tem por missão formar os cidadãos autónomos, críticos, criativos, possuidores das competências necessárias a um bom desempenho pessoal, social e profissional, com vista ao

Leia mais

DESPACHO NORMATIVO. Gabinete do Secretário de Estado da Educação

DESPACHO NORMATIVO. Gabinete do Secretário de Estado da Educação DESPACHO NORMATIVO O Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março, rectificado pela Declaração de Rectificação n.º 44/2004, de 25 de Maio, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 24/2006, de 6 de

Leia mais

Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães Oferta Educativa

Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães Oferta Educativa Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães Oferta Educativa Agarra o futuro vem até à Fernão, a escolha é tua. Ensino Secundário Diurno _ Cursos Científico Humanísticos Ciências e Tecnologias Matemática

Leia mais

Sessão de Esclarecimento para Pais e Encarregados/as de Educação dos/as Alunos/as do 9º ano

Sessão de Esclarecimento para Pais e Encarregados/as de Educação dos/as Alunos/as do 9º ano AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CORONADO E CASTRO, TROFA Sessão de Esclarecimento para Pais e Encarregados/as de Educação dos/as Alunos/as do 9º ano Ano letivo 2014/2015 OFERTAS EDUCATIVAS APÓS O 9º ANO Cursos

Leia mais

oferta formativa após o 9º ano

oferta formativa após o 9º ano oferta formativa após o 9º ano alternativas possíveis Escola Secundária de Carregal do Sal cursos científicohumanísticos profissionais cursos científicohumanísticos Curso de Ciências e Tecnologias Curso

Leia mais

Sistema Educativo Português 2011/2012

Sistema Educativo Português 2011/2012 Sistema Educativo Português 011/01 Objectivos Promover a auto - exploração (interesses, capacidades e valores profissionais) Auto Conhecimento; Explorar o Mundo das Profissões; Explorar as oportunidades

Leia mais

Cursos gerais e Cursos tecnológicos (Decreto-Lei n.º 286/89, de 29 de Agosto)

Cursos gerais e Cursos tecnológicos (Decreto-Lei n.º 286/89, de 29 de Agosto) Este exame, ao nível do 1º ciclo, deverá consistir numa prova diagnóstico, tendo em consideração o nível de conhecimentos que um aluno português terá da língua portuguesa com aquela idade, devendo o aluno

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Título Estatísticas da Educação 2010/ Adultos

FICHA TÉCNICA. Título Estatísticas da Educação 2010/ Adultos FICHA TÉCNICA Título Estatísticas da Educação 2010/2011 - Adultos Autoria Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) Direção de Serviços de Estatísticas da Educação (DSEE) Divisão de Estatísticas

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Título Estatísticas da Educação 2009/ Adultos

FICHA TÉCNICA. Título Estatísticas da Educação 2009/ Adultos FICHA TÉCNICA Título Estatísticas da Educação 2009/2010 - Adultos Autoria Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE) Direcção de Serviços de Estatística Edição Gabinete de Estatística e Planeamento

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Título Estatísticas da Educação 2013/2014 Adultos

FICHA TÉCNICA. Título Estatísticas da Educação 2013/2014 Adultos FICHA TÉCNICA Título Estatísticas da Educação 2013/2014 Adultos Autoria Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) Direção de Serviços de Estatísticas da Educação (DSEE) Divisão de Estatísticas

Leia mais

Orientação Escolar e Profissional

Orientação Escolar e Profissional Orientação Escolar e Profissional O QUE É QUE O MEU FILHO QUER SER? Projeto de vida = Projeto profissional Que profissão pretende vir a ter? Tem condições para fazer o percurso escolar que o leve a essa

Leia mais

UM PROJETO EDUCATIVO A PENSAR EM SI

UM PROJETO EDUCATIVO A PENSAR EM SI UM PROJETO EDUCATIVO A PENSAR EM SI Cursos Científico Humanísticos Alunos que, tendo concluído o 9º ano de escolaridade, pretendam o prosseguimento de superior. estudos para o ensino 3 anos letivos, correspondentes

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Título Estatísticas da Educação 2011/2012 Adultos

FICHA TÉCNICA. Título Estatísticas da Educação 2011/2012 Adultos FICHA TÉCNICA Título Estatísticas da Educação 2011/2012 Adultos Autoria Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) Direção de Serviços de Estatísticas da Educação (DSEE) Divisão de Estatísticas

Leia mais

9.º ano, o ano antes da grande mudança! O que ter em conta antes de escolher! Maio, 2014

9.º ano, o ano antes da grande mudança! O que ter em conta antes de escolher! Maio, 2014 9.º ano, o ano antes da grande mudança! O que ter em conta antes de escolher! Maio, 2014 Percursos possíveis para o ensino secundário O Cursos científico-humanísticos Vocacionados para o prosseguimento

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Título Estatísticas da Educação 2012/2013 Adultos

FICHA TÉCNICA. Título Estatísticas da Educação 2012/2013 Adultos FICHA TÉCNICA Título Estatísticas da Educação 2012/2013 Adultos Autoria Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) Direção de Serviços de Estatísticas da Educação (DSEE) Divisão de Estatísticas

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Título Estatísticas da Educação 2014/2015 Adultos

FICHA TÉCNICA. Título Estatísticas da Educação 2014/2015 Adultos FICHA TÉCNICA Título Estatísticas da Educação 2014/2015 Adultos Autoria Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) Direção de Serviços de Estatísticas da Educação (DSEE) Divisão de Estatísticas

Leia mais

PLANOS CURRICULARES Ano Letivo

PLANOS CURRICULARES Ano Letivo 1 PLANOS CURRICULARES 2 PLANOS CURRICULARES Curso de PROFIJ - Nível II Tipo 2 Acompanhante de Crianças Componentes de Formação Áreas de Competência Línguas, Cultura e Comunicação Domínios de Formação 1

Leia mais

CALENDÁRIO DE PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA ª FASE. 30 de junho 3 de julho 4 de julho 5 de julho. 2.ª feira 3.ª feira 2.

CALENDÁRIO DE PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA ª FASE. 30 de junho 3 de julho 4 de julho 5 de julho. 2.ª feira 3.ª feira 2. 1.º CICLO CALENDÁRIO DE PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA - 2017 30 de junho 3 de julho 4 de julho 5 de julho 6.ª feira 2.ª feira 3.ª feira 4.ª feira 9h30 Português (41) Inglês (45) Matemática (42) Estudo

Leia mais

Orientação Escolar e Profissional. 9.º Ano e Agora. Serviço de Psicologia e Orientação. Psicóloga Eduarda Seabra

Orientação Escolar e Profissional. 9.º Ano e Agora. Serviço de Psicologia e Orientação. Psicóloga Eduarda Seabra Orientação Escolar e Profissional 9.º Ano e Agora Serviço de Psicologia e Orientação Psicóloga Eduarda Seabra Dossier Informação Escolar e Profissional Pág.1 1 Natureza dos Cursos Científico-Humanísticos

Leia mais

Oferta Educativa no Ensino Secundário. Que opções tenho para o secundário?

Oferta Educativa no Ensino Secundário. Que opções tenho para o secundário? Oferta Educativa no Ensino Secundário Que opções tenho para o secundário? Ela bora do por Lisboa fev 2014 Índice 1 Que tipo de cursos existem?... 3 A. Cursos Científico-humanísticos... 3 Curso de Ciências

Leia mais

EFA CURSO DE EDUCAÇÃO FORMAÇÃO DE ADULTOS

EFA CURSO DE EDUCAÇÃO FORMAÇÃO DE ADULTOS EFA CURSO DE EDUCAÇÃO FORMAÇÃO DE ADULTOS Os Cursos de Educação e de Adultos (Cursos EFA) são uma oferta de educação e formação para adultos que pretendam elevar as suas qualificações. Estes cursos desenvolvem-se

Leia mais

CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS

CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS ESCOLA SECUNDÁRIA SEBASTIÃO DA GAMA Setúbal CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS Informações Gerais Os Cursos de Educação e de Adultos (Cursos EFA) são uma oferta de educação e formação para adultos

Leia mais

Oferta Formativa Ensino Secundário

Oferta Formativa Ensino Secundário Oferta Formativa 2012017 Ensino Secundário Que caminho seguir Cursos gerais Cursos profissionais INTERESSES APTIDÕES EMPREGABILIDDAE O teu futuro profissional começa agora Faz uma escolha ponderada e consciente

Leia mais

Colóquio 9º ano e Agora???? Escolhas Vocacionais

Colóquio 9º ano e Agora???? Escolhas Vocacionais Colóquio 9º ano e Agora???? Escolhas Vocacionais As Escolhas no Ensino Secundário: Cursos Científico Humanísticos Cursos Profissionais Cursos Artísticos Especializados Cursos Científico Humanísticos Cursos

Leia mais

Vou entrar no Ensino Secundário. E agora? Que via escolher?

Vou entrar no Ensino Secundário. E agora? Que via escolher? Vou entrar no Ensino Secundário. E agora? Que via escolher? O Ensino Secundário concretiza-se num ciclo de três anos de escolaridade (10.º, 11.º e 12.º anos), tal como é definido na Lei de Bases do Sistema

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 9204 Diário da República, 2.ª série N.º 46 5 de Março de 2008 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Gabinete do Secretário de Estado da Educação Despacho n.º 6260/2008 O Decreto -Lei n.º 357/2007, de 29 de Outubro, rectificado

Leia mais

Áreas disciplinares de frequência obrigatória 1.º ano 2.º ano 3.º ano 4.º ano. Português Matemática Inglês

Áreas disciplinares de frequência obrigatória 1.º ano 2.º ano 3.º ano 4.º ano. Português Matemática Inglês Matriz curricular Ensino básico 1.º ciclo Carga horária semanal (60min) Áreas disciplinares de frequência obrigatória 1.º ano 2.º ano 3.º ano 4.º ano Português 7 7 7 7 Matemática 7 7 7 7 Inglês --------

Leia mais

Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente. Programa de Orientação Escolar e Profissional. Psicólogas Dra. Cláudia Almeida Dra.

Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente. Programa de Orientação Escolar e Profissional. Psicólogas Dra. Cláudia Almeida Dra. Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente Programa de Orientação Escolar e Profissional Psicólogas Dra. Cláudia Almeida Dra. Joana Teles Quais são as tuas opções de progressão de estudos após o 9.ºano?

Leia mais

«Artigo 9.º Adoção de percurso formativo próprio no ensino secundário

«Artigo 9.º Adoção de percurso formativo próprio no ensino secundário Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular Despacho n.º 5908/2017, publicado no Diário da República, n.º 128/2017, Série II, de 5 de julho de 2017 Informação conjunta Permutas e substituições O Despacho

Leia mais

OFERTA FORMATIVA

OFERTA FORMATIVA OFERTA FORMATIVA 2016-17 OFERTA FORMATIVA (ensino diurno) Ensino Secundário: Parte I - Cursos Científico-Humanísticos *Ciências e Tecnologias; *Ciências Socioeconómicas; *Línguas e Humanidades; *Artes

Leia mais

9º ano e Agora???? Escolhas Vocacionais

9º ano e Agora???? Escolhas Vocacionais 9º ano e Agora???? Escolhas Vocacionais É necessário alterar comportamentos e modos de pensar!!!!! No 10º ano é indispensável ter um Método de Estudo e Hábitos de Trabalho Diários. Para concluir o Ensino

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Diário da República, 1.ª série N.º 70 8 de Abril de 2011 2097 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DecretoLei n.º 50/2011 de 8 de Abril O presente decreto lei estabelece os princípios orientadores da organização e da

Leia mais

PLANOS CURRICULARES Ano Letivo OFERTA FORMATIVA PLANOS CURRICULARES

PLANOS CURRICULARES Ano Letivo OFERTA FORMATIVA PLANOS CURRICULARES OFERTA FORMATIVA 1 2 Curso PROFIJ - Nível II Tipo 2 Assistente Familiar e Apoio à Comunida Formação Tecnológica Áreas Competência Línguas, Cultura e Comunicação Cidadania e Socieda Ciências Aplicadas Tecnologias

Leia mais

RELAÇÃO DOS LIVROS A ATRÍBUIR AOS ALUNOS COM SUBSÍDIO DE A.S.E / 2017

RELAÇÃO DOS LIVROS A ATRÍBUIR AOS ALUNOS COM SUBSÍDIO DE A.S.E / 2017 RELAÇÃO DOS LIVROS A ATRÍBUIR AOS ALUNOS COM SUBSÍDIO DE A.S.E. 2016 / 2017 CEF Empregado Comercial 1º Ano 0 Matemática Aplicada, Língua Portuguesa, Inglês. 1 Matemática Aplicada, Língua Portuguesa, Inglês.

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Título Estatísticas da Educação 08/09 - Jovens

FICHA TÉCNICA. Título Estatísticas da Educação 08/09 - Jovens FICHA TÉCNICA Título Estatísticas da Educação 08/09 - Jovens Autoria Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE) Direcção de Serviços de Estatística Edição Gabinete de Estatística e Planeamento

Leia mais

TABELA A: EXAMES E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO SECUNDÁRIO 2016

TABELA A: EXAMES E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO SECUNDÁRIO 2016 ANEXO IX EXAMES NACIONAIS, PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA, PROVAS DE INGRESSO E CURSOS DO ENSINO SECUNDÁRIO TABELA A: EXAMES E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO SECUNDÁRIO 2016 A1. EXAMES

Leia mais

3638 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-B N. o de Abril de 2002

3638 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-B N. o de Abril de 2002 3638 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-B N. o 86 12 de Abril de 2002 sente diploma, tenham iniciado cursos de formação pós- -secundária não superior, devidamente homologados pelo ministro da tutela da área formativa

Leia mais

Cursos Científico Humanísticos

Cursos Científico Humanísticos Cursos Científico Humanísticos Para os jovens que pretendem prosseguir estudos no ensino superior, será possível escolher de entre quatro cursos Científico Humanísticos, os quais se encontram estruturados

Leia mais

SPO Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama

SPO Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama 1 9ºANO E AGORA? SPO Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama 2 Cursos Vocacionais CET TESP Escolha consciente 3 Orientação Escolar Interesses Aptidões Percurso Escolar CURSOS DE NÍVEL SECUNDÁRIO 4 CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS

Leia mais

DISCIPLINAS DE OPÇÃO DO 12º ANO 2016/2017

DISCIPLINAS DE OPÇÃO DO 12º ANO 2016/2017 DISCIPLINAS DE OPÇÃO DO 12º ANO 2016/2017 Portaria nº 24/2012 de 10 de Agosto SPO AEV Artigo 5.º Gestão do currículo 2 A escolha e combinação das disciplinas bienais e anuais da componente de formação

Leia mais

O currículo próprio da Escola Portuguesa de Macau aprovada pelo Ministério da Educação subordina-se aos seguintes princípios orientadores:

O currículo próprio da Escola Portuguesa de Macau aprovada pelo Ministério da Educação subordina-se aos seguintes princípios orientadores: O currículo próprio da Escola Portuguesa de Macau aprovada pelo Ministério da Educação subordina-se aos seguintes princípios orientadores: 1. Consubstanciar os planos de estudo agora criados na oferta

Leia mais

TABELA A: EXAMES E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO SECUNDÁRIO 2016

TABELA A: EXAMES E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO SECUNDÁRIO 2016 ANEXO IX EXAMES NACIONAIS, PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA, PROVAS DE INGRESSO E CURSOS DO ENSINO SECUNDÁRIO TABELA A: EXAMES E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO SECUNDÁRIO 2016 A1. EXAMES

Leia mais

Cursos do Ensino Secundário. Rede escolar 2017/2018

Cursos do Ensino Secundário. Rede escolar 2017/2018 Cursos do Ensino Secundário Rede escolar 2017/2018 CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS > Ciências e Tecnologias > Ciências Socioeconómicas > Línguas e Humanidades > Artes Visuais CURSOS PROFISSIONAIS > Técnico

Leia mais

Oferta Educativa. Curso Científico - Humanísticos. Cursos EFA. CEF Pastelaria / Panificação. 3º ciclo do Ensino Básico. Cursos Profissionais

Oferta Educativa. Curso Científico - Humanísticos. Cursos EFA. CEF Pastelaria / Panificação. 3º ciclo do Ensino Básico. Cursos Profissionais OFERTA CURRICULAR 3º ciclo do Ensino Básico Cursos Profissionais Curso Científico - Humanísticos Oferta Educativa Cursos EFA Centro Novas Oportunidades CEF Pastelaria / Panificação F.Pessoal e social A.

Leia mais

CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS

CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS OFERTA FORMATIVA ANO LETIVO 2018 / 2019 CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS CIÊNCIAS SOCIOECONÓMICAS LÍNGUAS E HUMANIDADES ARTES VISUAIS Os Cursos Científico-Humanísticos são vocacionados

Leia mais

OFERTA FORMATIVA 2015 / 2016

OFERTA FORMATIVA 2015 / 2016 OFERTA FORMATIVA 2015 / 2016 CURSOS CIENTÍFICOS HUMANÍSTICOS CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS CIÊNCIAS SOCIOECONÓMICAS ARTES VISUAIS LÍNGUAS E HUMANIDADES CURSOS PROFISSIONAIS / Diploma de Nível 4 TÉCNICO DE ANÁLISE

Leia mais

Orientação Vocacional

Orientação Vocacional Orientação Vocacional Sessão de Esclarecimento e Entrega de Relatório de Orientação Vocacional Diretora de Turma: Prof.ª Júlia / Prof.ª Isabel Psicóloga: Catarina Coelho. PERGUNTAS FUNDAMENTAIS 1- O QUE

Leia mais

ENSINO SECUNDÁRIO Caracterização dos examinandos 2010

ENSINO SECUNDÁRIO Caracterização dos examinandos 2010 ENSINO SECUNDÁRIO Caracterização dos examinandos 2010 Total de exames Para Aprov Interno Para Melhoria Para Ingresso Tem Interno Sexo Idade (Média) Sim Não Sim Não Sim Não Sim Não Sim Não Fem Masc 517

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR

ESTRUTURA CURRICULAR ESTRUTURA CURRICULAR O 2º Ciclo do Ensino Secundário Constitui-se simultaneamente como um fecho da formação geral e uma preparação básica para a futura carreira de estudos ou profissional. No artigo 19º

Leia mais

Iniciativa Novas Oportunidades. Julho de Av. 24 de Julho, nº Lisboa Telf.: Fax:

Iniciativa Novas Oportunidades. Julho de Av. 24 de Julho, nº Lisboa Telf.: Fax: Iniciativa Novas Oportunidades Julho de 2010 1 Índice A. Iniciativa Novas Oportunidades...3 B. A rede nacional de Centros Novas Oportunidades...4 C. Protocolos de cooperação no âmbito da Iniciativa Novas

Leia mais

Orientação Técnica nº 2/2010. Inscrições simultâneas em Centros Novas Oportunidades e modalidades de Educação Formação de Adultos

Orientação Técnica nº 2/2010. Inscrições simultâneas em Centros Novas Oportunidades e modalidades de Educação Formação de Adultos Orientação Técnica nº 2/2010 Inscrições simultâneas em Centros Novas Oportunidades e modalidades de Educação Formação de Adultos Orientações e Procedimentos a adoptar - Maio de 2010 - A. Enquadramento

Leia mais

SUPLEMENTO II SÉRIE ÍNDICE. Ministério da Educação e Ciência PARTE C. Terça-feira, 5 de fevereiro de 2013 Número 25

SUPLEMENTO II SÉRIE ÍNDICE. Ministério da Educação e Ciência PARTE C. Terça-feira, 5 de fevereiro de 2013 Número 25 II SÉRIE Terça-feira, 5 de fevereiro de 2013 Número 25 ÍNDICE SUPLEMENTO PARTE C Ministério da Educação e Ciência Gabinete do Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário: Despacho n.º 2162-A/2013:

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PONTE DA BARCA SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PONTE DA BARCA SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PONTE DA BARCA SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS Os Cursos Científico-Humanísticos são vocacionados para o prosseguimento de estudos de nível superior,

Leia mais

9º Ano E agora? PRINCIPAIS PERCURSOS POSSÍVEIS

9º Ano E agora? PRINCIPAIS PERCURSOS POSSÍVEIS 9º Ano E agora? PRINCIPAIS PERCURSOS POSSÍVEIS 9º Ano E agora? 1 - CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS Vocacionados para o prosseguimento de estudos Duração de 3 anos 10º, 11º e 12ºanos Sujeitos a 4 eames nacionais:

Leia mais

AVALIAÇÃO DOS ALUNOS - LEGISLAÇÃO EM VIGOR

AVALIAÇÃO DOS ALUNOS - LEGISLAÇÃO EM VIGOR 0 1 AVALIAÇÃO DOS ALUNOS - LEGISLAÇÃO EM VIGOR Decreto-Lei nº139/2012, de 5 de julho, (Princípios orientadores da organização e da gestão dos currículos dos ensinos básico e secundário, da avaliação dos

Leia mais

REGIÕES EM NÚMEROS 2012/2013 V o l u m e V - Alg a r v e

REGIÕES EM NÚMEROS 2012/2013 V o l u m e V - Alg a r v e REGIÕES EM NÚMEROS 2012/2013 V o l u m e V - Alg a r v e Lisboa, 2014 FICHA TÉCNICA Título Regiões em números 2012/2013 Algarve Volume V Autoria Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC)

Leia mais

REGIÕES EM NÚMEROS 2013/2014 V o l u m e V - Alg a r v e

REGIÕES EM NÚMEROS 2013/2014 V o l u m e V - Alg a r v e REGIÕES EM NÚMEROS 2013/2014 V o l u m e V - Alg a r v e Lisboa, 2015 FICHA TÉCNICA Título Regiões em números 2013/2014 Algarve Volume V Autoria Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC)

Leia mais

Foram ouvidos os órgãos de governo próprio das Regiões Autónomas.

Foram ouvidos os órgãos de governo próprio das Regiões Autónomas. DL 621/2007 O Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março, rectificado pela Declaração de Rectificação n.º 44/2004, de 25 de Maio, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 24/2006, de 6 de Fevereiro,

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA JOSÉ SARAMAGO - MAFRA RESULTADOS ESCOLARES

ESCOLA SECUNDÁRIA JOSÉ SARAMAGO - MAFRA RESULTADOS ESCOLARES ESCOLA SECUNDÁRIA JOSÉ SARAMAGO - MAFRA RESULTADOS ESCOLARES SETEMBRO DE 2017 Índice I. Resultados Escolares dos Cursos Científico-Humanísticos (CCH)... 3 Resultados Escolares por Disciplina... 4 Resultados

Leia mais

DELIBERAÇÃO N.º 3/2008

DELIBERAÇÃO N.º 3/2008 DELIBERAÇÃO N.º 3/2008 Ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 21.º do Decreto-Lei n.º 296-A/98, de 25 de Setembro, alterado pelos Decretos-Lei n. os 99/99, de 30 de Março, 26/2003, de 7 de Fevereiro,

Leia mais

1.Organização do Sistema Educativo-Formativo Português 3. 2.Modalidades de educação e formação para jovens 4

1.Organização do Sistema Educativo-Formativo Português 3. 2.Modalidades de educação e formação para jovens 4 Índice: 1.Organização do Sistema Educativo-Formativo Português 3 2.Modalidades de educação e formação para jovens 4 2.1. Cursos de Educação e Formação (CEF) 5 2.2. Cursos Profissionais 7 2.3. Sistemas

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MEM MARTINS ES MEM MARTINS (ESCOLA- SEDE)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MEM MARTINS ES MEM MARTINS (ESCOLA- SEDE) AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MEM MARTINS ES MEM MARTINS (ESCOLA- SEDE) SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO DA ESCOLA SEDE ALTERNATIVAS DE ESTUDOS NO ENSINO SECUNDÁRIO 2016-2017 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO VOCACIONAL

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTO ANDRÉ

ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTO ANDRÉ ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTO ANDRÉ Cursos Científico Humanísticos Cursos Profissionais EFA Educação e Formação de Adultos (Ensino Noturno) Oferta Formativa 2017/18 Entrada da escola Exterior Bloco C Claustro

Leia mais

EXAMES FINAIS NACIONAIS DO ENSINO SECUNDÁRIO E ACESSO AO ENSINO SUPERIOR

EXAMES FINAIS NACIONAIS DO ENSINO SECUNDÁRIO E ACESSO AO ENSINO SUPERIOR GUIAGERALDE EXAMES2013 FICHA TÉCNICA Título: Guia Geral de Exames 2013 Exames Finais Nacionais do Ensino Secundário e Acesso ao Ensino Superior Composição: Direção-Geral do Ensino Superior e Direção-Geral

Leia mais

SPO Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama

SPO Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama 1 9ºANO E AGORA? SPO Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama 2 Cursos Vocacionais CET TESP Escolha consciente 3 Orientação Escolar Interesses Aptidões Percurso Escolar CURSOS DE NÍVEL SECUNDÁRIO 4 CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS

Leia mais

MINISTÉRIOS DO TRABALHO E DA SOLIDARIEDADE SOCIAL E DA EDUCAÇÃO Diário da República, 1.ª série N.º de Agosto de 2010

MINISTÉRIOS DO TRABALHO E DA SOLIDARIEDADE SOCIAL E DA EDUCAÇÃO Diário da República, 1.ª série N.º de Agosto de 2010 3154 Diário da República, 1.ª série N.º 149 3 de Agosto de 2010 Na indústria têxtil, nomeadamente têxteis -lar, considerando que todas as convenções existentes são celebradas por associações de empregadores

Leia mais

9ºANO E AGORA? SPO. Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama

9ºANO E AGORA? SPO. Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama 9ºANO E AGORA? SPO Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama CT TESP Escolha consciente Orientação Escolar Interesses Aptidões Percurso Escolar Papel dos Pais no processo de DECISÃO Incentivar a tomar uma

Leia mais

Guia de Oferta Formativa 2017/18

Guia de Oferta Formativa 2017/18 Guia de Oferta Formativa 2017/18 GLOSSÁRIO Formação CEF Para quem tem entre 15 e 25 anos, e está numa situação de risco de abandono/absentismo escolar, pretendendo recuperar défices de qualificação escolar

Leia mais

Agrupamento de Escolas Júlio Dantas

Agrupamento de Escolas Júlio Dantas Agrupamento de Escolas Júlio Dantas Proposta de Oferta Formativa 2016/2017* Largo Prof Egas Moniz, Apartado 302 8601 904 Lagosl Telefone: 282 770 990 Email: info @ aejd.pt http://www.aejd.pt/ * A abertura

Leia mais

Curso científico-humanístico de Ciências e Tecnologias. Alunos do 11º Ano -Turmas 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13*

Curso científico-humanístico de Ciências e Tecnologias. Alunos do 11º Ano -Turmas 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13* Curso científico-humanístico de Ciências e Tecnologias Alunos do 11º Ano -Turmas 1,, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 1 e 13* Carga horária,5 Matemática A 3,5 Opções 1) Conj.de opções a): Biologia ) Geologia

Leia mais

Exames Nacionais e de Equivalência à Frequência Ano Letivo 2016/2017

Exames Nacionais e de Equivalência à Frequência Ano Letivo 2016/2017 Exames Nacionais e de Equivalência à Frequência Ano Letivo 2016/2017 I - PROVAS FINAIS E DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO BÁSICO 1.As provas finais de Português/PLNM/PL2 e de Matemática realizamse

Leia mais

Cursos Profissionais - Nível 4. - Técnico de Múltimédia. - Técnico de Comunicação. O que são?

Cursos Profissionais - Nível 4. - Técnico de Múltimédia. - Técnico de Comunicação. O que são? Cursos Profissionais - Nível 4 - Técnico de Múltimédia - Técnico de Comunicação O que são? Um dos percursos do nível secundário de educação, caracterizado por uma forte ligação com o mundo. pr Tendo em

Leia mais

REGIÕES EM NÚMEROS 2012/2013 V o l u m e I I I - L i s b o a

REGIÕES EM NÚMEROS 2012/2013 V o l u m e I I I - L i s b o a REGIÕES EM NÚMEROS 2012/2013 V o l u m e I I I - L i s b o a Lisboa, 2014 FICHA TÉCNICA Título Regiões em números 2012/2013 Lisboa Volume III Autoria Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência

Leia mais

Ensino Secundário 2012/2013

Ensino Secundário 2012/2013 OFERTA FORMATIVA Ensino Secundário 01/01 Cursos CientíficoHumanístico Ciências e Tecnologias Ciências Socioeconómicas Línguas e Humanidades Artes Visuais Cursos Profissionais Técnico de Eletrónica, Automação

Leia mais

REGIÕES EM NÚMEROS 2013/2014 V o l u m e I I I - L i s b o a

REGIÕES EM NÚMEROS 2013/2014 V o l u m e I I I - L i s b o a REGIÕES EM NÚMEROS 2013/2014 V o l u m e I I I - L i s b o a Lisboa, 2015 FICHA TÉCNICA Título Regiões em números 2013/2014 Lisboa Volume III Autoria Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência

Leia mais

1. Avaliação dos alunos Legislação em vigor Português Língua Não Materna Esclarecimento Português Língua Não Materna Esclarecimento...

1. Avaliação dos alunos Legislação em vigor Português Língua Não Materna Esclarecimento Português Língua Não Materna Esclarecimento... 0 indice 1. Avaliação dos alunos Legislação em vigor... 2 Ensino Básico...2 Português Língua Não Materna Esclarecimento... 3 Ensino Secundário...3 Português Língua Não Materna Esclarecimento... 3 Cursos

Leia mais

REGIÕES EM NÚMEROS 2011/2012 V o l u m e V - Alg a r v e

REGIÕES EM NÚMEROS 2011/2012 V o l u m e V - Alg a r v e REGIÕES EM NÚMEROS 2011/2012 V o l u m e V - Alg a r v e Lisboa, 2013 FICHA TÉCNICA Título Regiões em números 2011/2012 Algarve Volume V Autoria Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC)

Leia mais

Anexos da Portaria n.º 278/2016, de 21 de julho. Mapa I

Anexos da Portaria n.º 278/2016, de 21 de julho. Mapa I 5 SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO Portaria n.º 278/2016 de 21 de julho Com vista à satisfação das necessidades permanentes e não permanentes do sistema educativo regional impõese proceder a uma adequação

Leia mais

Exames Nacionais Provas de Equivalência à Frequência Ensino Secundário

Exames Nacionais Provas de Equivalência à Frequência Ensino Secundário 2016 Exames Nacionais Provas de Equivalência à Frequência Ensino Secundário DECRETO-LEI N.º 139/2012 [PLANO DE ESTUDOS] PORTARIA N.º 243/2012 [AVALIAÇÃO] DESPACHO N.º 7104-A/2015 [CALENDÁRIO DE EXAMES]

Leia mais

oferta educativa e formativa (a aguardar confirmação)

oferta educativa e formativa (a aguardar confirmação) oferta educativa e formativa (a aguardar confirmação) 2017 2018 ENSINO BÁSICO/3º ciclo ENSINO SECUNDÁRIO anos da escolaridade: 10º, 11º e 12º CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS* - Ciências e Tecnologias -

Leia mais

COMISSÃO NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR DELIBERAÇÃO

COMISSÃO NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR DELIBERAÇÃO DELIBERAÇÃO Ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 21.º do Decreto-Lei n.º 296-A/98, de 25 de Setembro, alterado pelos Decretos-Lei n. os 99/99, de 30 de Março, 26/2003, de 7 de Fevereiro, 76/2004, de

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE INFIAS - VIZELA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE INFIAS - VIZELA Matriz curricular -.º Ciclo (2015/ 2017) Componentes de Formação Total de horas anuais efetivas (60 ) Geral Português 110 Matemática 110 Inglês 65 Educação Física 65 Subtotal 50 Complementar Ciências Sociais

Leia mais

Vias de Conclusão e Certificação do Ensino Secundário

Vias de Conclusão e Certificação do Ensino Secundário Vias de Conclusão e Certificação do Ensino Secundário Decreto-Lei n.º 357/2007, de 29 de Outubro Roteiro para a Acção Dezembro de 2007 Índice Capítulo I Objecto e Âmbito 3 1. Enquadramento 2. Destinatários

Leia mais

REGIÕES EM NÚMEROS 2011/2012 V o l u m e I I I - L i s b o a

REGIÕES EM NÚMEROS 2011/2012 V o l u m e I I I - L i s b o a REGIÕES EM NÚMEROS 2011/2012 V o l u m e I I I - L i s b o a Lisboa, 2013 FICHA TÉCNICA Título Regiões em números 2011/2012 Lisboa Volume III Autoria Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência

Leia mais

Catálogo Nacional de Qualificações

Catálogo Nacional de Qualificações Catálogo Nacional de Qualificações Sessão de Apresentação...Para uma oferta relevante e certificada 18 de Junho de 2007 INDICE 1. O Catálogo: enquadramento e objectivos 2. O Catálogo hoje 3. O Catálogo

Leia mais

ENSINO SECUNDÁRIO. Cursos Profissionais

ENSINO SECUNDÁRIO. Cursos Profissionais ENSINO SECUNDÁRIO Cursos Científico Humanísticos Cursos do Ensino Artístico Especializado Cursos Profissionais Cursos com Planos Próprios Cursos de Aprendizagem (IEFP) Ensino Superior CET Cursos de Especialização

Leia mais

Escola Secundária José Saramago Mafra. Plano Estratégico

Escola Secundária José Saramago Mafra. Plano Estratégico Escola Secundária José Saramago Mafra Plano Estratégico 2014/2015 Preâmbulo O Plano Estratégico para 2014/2015 visa dar cumprimento ao disposto no artigo 15º do despacho normativo nº 6/2014, de 26 de maio.

Leia mais

EXAMES NACIONAIS E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

EXAMES NACIONAIS E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VIEIRA DE ARAÚJO EB/S VIEIRA DE ARAÚJO VIEIRA DO MINHO EXAMES NACIONAIS E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO SECUNDÁRIO 2018 Legislação de Referência: Decreto-Lei nº 139/2012,

Leia mais

Exames Nacionais do Ensino Secundário e Provas Finais Nacionais do 9º Ano 2019

Exames Nacionais do Ensino Secundário e Provas Finais Nacionais do 9º Ano 2019 Exames Nacionais do Ensino Secundário e Provas Finais Nacionais do 9º Ano 2019 Prazo de Inscrição de 28 de fevereiro a 18 de março de 2019 Horário para inscrição nos exames nacionais nos Serviços Administrativos

Leia mais

Ensino básico geral 1.º Ciclo (a)

Ensino básico geral 1.º Ciclo (a) Cidadania e Desenvolvimento (f) TIC (f) Ensino básico geral 1.º Ciclo (a) Obrigatória. Carga horária semanal (b) (horas) Componentes de currículo 1.º e 2.º anos 3.º e 4.º anos Português 7 7 Matemática

Leia mais

REGIÕES EM NÚMEROS 2014/2015 V o l u m e I I I - Á r e a M e t r o p o l i t a n a d e L i s b o a

REGIÕES EM NÚMEROS 2014/2015 V o l u m e I I I - Á r e a M e t r o p o l i t a n a d e L i s b o a REGIÕES EM NÚMEROS 2014/2015 V o l u m e I I I - Á r e a M e t r o p o l i t a n a d e L i s b o a Lisboa, 2016 FICHA TÉCNICA Título Regiões em números 2014/2015 Área Metropolitana de Lisboa Volume III

Leia mais

DELIBERAÇÃO N.º 9/2006

DELIBERAÇÃO N.º 9/2006 DELIBERAÇÃO N.º 9/2006 Ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 21.º do Decreto-Lei n.º 296-A/98, de 25 de Setembro, alterado pelos Decretos-Leis n. os 99/99, de 30 de Março, 26/2003, de 7 de Fevereiro,

Leia mais

Sistema Educativo de Portugal

Sistema Educativo de Portugal Departamento de Ciências da Educação Curso de 1.º Ciclo em Ciências da Educação Unidade Curricular: Educação Comparada Ano lectivo - 2009/2010 2.ºAno 1.º Semestre Sistema Educativo de Portugal Investigação

Leia mais

Boas práticas. Vias de Conclusão e Certificação do Ensino Secundário

Boas práticas. Vias de Conclusão e Certificação do Ensino Secundário Jornadas de Formação Profissional Boas práticas Região Autónoma da Madeira Vias de Conclusão e Certificação do Ensino Secundário (Decreto lei nº 357/2007 de 29 de Outubro) Os melhores RUMOS para os Cidadãos

Leia mais

Decreto-Lei nº. No quadro das grandes linhas da reforma do ensino secundário enunciadas

Decreto-Lei nº. No quadro das grandes linhas da reforma do ensino secundário enunciadas Decreto-Lei nº No quadro das grandes linhas da reforma do ensino secundário enunciadas no Programa do XV Governo Constitucional, estabelece-se através do presente diploma os princípios orientadores da

Leia mais