ANÁLISE DE LACTATO PARA TÉCNICOS DE NATAÇÃO *

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ANÁLISE DE LACTATO PARA TÉCNICOS DE NATAÇÃO *"

Transcrição

1 ANÁLISE DE LACTATO PARA TÉCNICOS DE NATAÇÃO * VEIGA, W. Ramos Análise de Lactato tem sido usada por Campeões Olímpicos e por Recordistas mundiais por mais de 20 anos. Iremos agora explicar os métodos de análise de lactato e a interpretação dos seus resultados - provavelmente o menos entendido, e mais importante, aspecto da analise de lactato. Nossa intenção é suprir à vocês todas as informações e conhecimentos necessários para desenvolver, manter, e melhorar a performance de seus nadadores. POR QUE TESTAR? 1 Análise de lactato é o único meio prático de achar informações precisas sobre seu nadador! A informação obtida com a análise de lactato mostra a você a mudança de relação entre esforço e velocidade - em baixa intensidade a velocidade aumenta muito mais rápido do que os níveis de lactato; e em alta intensidade, os níveis de lactato mudam muito mais rápido que velocidade. Isto é o mesmo que trabalhando leve e receber uma grande gratificação, e então tendo que trabalhar muito, com muito mais esforço e receber menores e menores gratificações. O importante é que as gratificações são cumulativas - não importa quão pequenas elas possam ser, o total sempre vai aumentando, e você nada cada vez mais rápido. Testar não é uma Coisa Nova Técnicos sempre testaram seus nadadores. Tempo e distancia são monitorados e testados virtualmente em cada repetição, dia após dia nos treinamentos, freqüência cardíaca é regularmente e freqüentemente usada. Freqüência de braçadas e numero de braçadas são avaliadas; flexões de braço e abdominais também; número de movimentos com determinado peso na mesa de supino também são contados e anotados; características de sono, níveis de fatiga, dores musculares e estado de disposição são observados a fim de se evitar "over-training ". Padrão de uma Prova Um padrão lático de uma prova pode ser descrito assim: * Artigo Disponível on line via: 1 Artigo Disponível on line via:

2 Saída e metros iniciais - após o mergulho, desaceleração no inicio das primeiras braçadas, segurando ritmo com o mínimo nível de lactato possível. Meio de prova parte 1 - ritmo tão forte quanto possível usando metabolismo aeróbico predominantemente. Meio de prova - parte 2 - continue nadando rápido, acelerando, produzindo um aumento nos níveis de ácido lático. Parte final - aceleração, ou mínimo de desaceleração possível, mesmo fatigado, tolerando por certo tempo os altos níveis de ácido lático acumulado. Cada um destas partes da prova é atingida com num regime de treinamento. Cada uma delas pode ser testada para verificar seu estado, podendo então um programa de treinamento ser planejado através dos resultados. Os efeitos subseqüentes ao treinamento podem ser também aferidos com um re-teste. Análise da freqüência cardíaca não pode fazer isto: Os níveis de lactato aferido mostram a você o oxigênio utilizado onde ele realmente conta - nos músculos, em nível celular. Monitoramento da freqüência cardíaca não consegue, e não pode, fazer isto. Monitoramento da freqüência cardíaca pode mostrar a você o oxigênio requerido pelos músculos; o que não significa o oxigênio realmente utilizado. O oxigênio utilizado, não o oxigênio que chega aos músculos, é um fator limitante na velocidade de nado. Os Três Vitais Componentes da Performance Esportiva Com apropriados procedimentos de teste e simples análise no computador, informação pode ser obtida separadamente para todos os componentes da performance em natação. Para todas provas de natação Olímpica, os componentes fisiológicos que garantem sucesso são: 1. Endurance (resistência); o ritmo durante esforço, predominantemente aeróbico. 2. Os níveis de ácido lático em Máximo esforço. 3. A relação de Potência entre os dois primeiros componentes.

3 Aeróbico Em termos gerais, trabalho aeróbico significa resistência. Se o componente aeróbico é medido a níveis de intensidade adequados refletindo os requisitos aeróbicos da prova do nadador, então uma precisa indicação da capacidade de endurance pode ser mostrado. Muitos programas de treinamento tem usado 4 mm de lactato como sua marca limite para medir nível aeróbico. Se você escolher uma intensidade muito baixa, ou muito alta, seus resultados não iram refletir a capacidade aeróbica precisamente, então 4 mm é uma boa escolha e permite a você comparar seus resultados com outros resultados de inúmeros programas de treinamento. Para outros esportes, que não Natação, 4 mm podem ser inapropriados mas, para nós, ele está ok, entretanto você pode escolher qualquer valor que você deseje - somente seja coerente. Cientistas tendem a medir a velocidade a 4 mm, mas técnicos conversam mais confortavelmente sobre tempos do que velocidade, então o tempo a níveis de lactato em 4mM é mais significante. Podemos abreviar isso como sendo tv4. Diferentes níveis poderiam ser tv2 ou tv3, etc. AVALIAÇÕES DE RESISTÊNCIA Avaliar as capacidades de resistência de um nadador é uma das mais fáceis tarefas. Qualquer teste padrão ou tiro longo cronometrado irá fornecer informação sobre a resistência do nadador. Você irá saber a velocidade deles porém, não saberá se eles nadaram a esforço máximo, ou quanto de energia eles usaram para produzir tal velocidade. Se eles não nadaram a máximo esforço você irá saber muito pouco realmente. Análise de lactato durante um destes testes irá dizer a você o esforço precisamente, e igualmente se eles nadaram a uma velocidade sub-máxima. Níveis Máximos de Lactato Ácido Lático difundindo-se para fora dos músculos torna-se lactato quando ele entra na corrente sangüínea. Como os nadadores tentam colocar mais esforço para nadar cada vez mais rápido, nós podemos medir mais lactato. Se eles treinam para produzir grandes quantidades de lactato e controlam sua aplicação de potência, eles iram ser capazes de nadar cada vez mais rápido. Os níveis mais elevados de lactato conseguidos nos testes, portanto, são um importante parâmetro - eles correspondem à máxima velocidade. Nós podemos abrevia-lo como LaMáx.

4 A Relação Entre tv4 e LaMAX Em rápidas palavras, este relação descreve a habilidade do nadador de aumentar sua velocidade através da aplicação de potência e aplicar potência através de toda faixa de intensidade. Eu sempre leio esta sentença mais de uma vez - ela é importante. Não é possível medir esta potência na terra firme, porque é específica à natação. incluem: A relação é dependente de fatores individuais do nadador. Eles - Tipo de fibra, - Sessão transversa do músculo, - Total da área muscular Este componente é um dos mais freqüentemente ignorados, mal entendidos, ou mal interpretados por ambos fisiologistas e técnicos. Ele é o terceiro componente vital do sucesso esportivo e pode fazer extrema diferença para a performance na prova como tv4 e muito mais do que LaMax. Pela medição destes três vitais componentes nós podemos ver uma verdadeira fotografia virtual do nadador. Triunvirato Metabólico Todos três componentes vitais são inter-relacionados. Por exemplo, treinamento que é designado para produzir mudanças no condicionamento aeróbico irá, necessariamente, também mudar o LaMax e a relação entre condicionamento aeróbico e lactato máximo. O único modo de você ficar atento ao grau de mudança é através de análise de lactato. O único modo que você pode decidir o jeito de estruturar seu programa para produzir mudança, é através da análise de lactato. Todos os três componentes são integrantes da performance esportiva; você não pode ter um ou dois deles - todos os três são onipresentes e uma boa performance precisa do correto balanço entre os três. O único modo que você pode medir precisamente qualquer deles é através da análise de lactato. OUTROS TESTES Quase todos parâmetros de treinamento pode ser monitorado, testado e avaliado usando análise de lactato. Em adição aos três componentes vitais da performance esportiva, os mais importantes são: Eliminação de Lactato O lactato sangüíneo indica a eliminação de acido lactato nos músculos. Quanto mais rápido isso ocorre, mais rápido o músculo pode estar

5 apto a mais trabalho. Uma eliminação de lactato lenta ou atrasada é um indicador de over-training e uma análise do tempo de eliminação de lactato pode ser usado como prescrição de efetivas séries de soltura (nota do tradutor: utilizadas para promover uma agilização da eliminação de lactato, geralmente no final do treino, após uma prova ou série de alta intensidade) Reposição de energia alática Tiros curtos, de alta intensidade, entre 10 a 15 metros, usam basicamente o sistema alático de energia - literalmente " sem ácido lático". Se você prescreve uma série de alta intensidade onde você espera pouca produção de acido lático, então consequentemente deverá aparecer pouco lactato na corrente sangüínea. Se num teste, um nível baixo de lactato é obtido, isto confirma que a energia veio do sistema alático EFEITOS DO TREINAMENTO Durante qualquer série no treinamento, três diferentes aspectos podem coincidir: - O efeito que o técnico pretendia quando a série foi escrita. - O efeito que o técnico e o nadador estimam ter obtido, depois do esforço, pela observação, experiência, percepção e "feeling". - O efeito que a série realmente impõe às células musculares. Nadadores usualmente seguem as instruções dos técnicos de maneira razoável e bons técnicos tem um "excelente olho clínico" aos esforços e performance do nadador na série. Entretanto, nadadores podem melhorar ou piorar em grandes níveis sobre poucas semanas ou até poucos dias. Você nunca pode estar precisamente certo sobre o efeito de uma série em particular se não testar. O único método de verificar a intensidade ideal a cada fase de treinamento e série, é testar. EDUCAÇÃO Sobre alguns dos grandes nadadores tem se falado que: "conhecem mais sobre fisiologia do que parte dos técnicos." Consciência de treinamento Significa que os nadadores têm de entender os processos do treinamento em ordem de treinar concientemente; ou seja, treinar com consciência, e dando "feedback" ao seu treinador. Análise de lactato pode atuar como um excelente meio educacional, dando ao nadador informações precisas sobre o que esta realmente acontecendo em seus músculos quando

6 eles treinam, e capacitando eles a entender os efeitos das diferentes séries e a importância de controlar a relação entre os vários parâmetros de treino. Testar é o único meio de descobrir algumas destas informações e, análise de lactato, dentre vários testes, é o mais preciso, eficiente e efetivo modo. QUAIS SÃO OS NADADORES MAIS BENEFICIADOS ATRAVÉS DA ANÁLISE DE LACTATO? Como sempre, isto depende. Isto depende de você. Se você trabalha com iniciantes, nível regional, juvenis, nível Nacional ou nível Olímpico, os benefícios ganhos com análise de lactato estão nas suas mãos. Um programa de testes consistente, bem organizado, e sistematicamente administrado irá trazer os benefícios à qualquer nadador (independente de idade ou nível). COMO USAR * Análise de lactato dá a você uma instantânea referência do estado físico do atleta, igualmente em termos de uma performance física geral, como também um único parâmetro isolado. CARACTERÍSTICAS GERAIS DE PERFORMANCE (CGP) Esta é a linha básica de informações obtidas nos testes ou comparações com testes previamente executados para apurar os efeitos de treinamentos realizados. (para confundir você, CGP é chamada algumas vezes de Diagnóstico Completo de Performance, ou DCP) Parâmetros Isolados (PI) Estes são usualmente acessados por testes "instantâneos" durante séries de treinamento. * Artigo disponível on line via:

7 Ambos os aspectos podem ser usados como meios educacionais para ajudar o atleta melhor entender os processos de treinamento. O Padrão de uma Prova, previamente explicado em "Porquê usar", mostra a ordem em que os vários mecanismos de utilização de energia operam durante a prova. Os testes nos provêm de informação correspondente a cada parte da prova como segue: Saída e metros iniciais - Reposição alática de energia CGP - teste não disponível - PI - tiros curtos (10-15 m), velocidade máxima Meio de Prova - parte 1: - Reposição Aeróbica de energia CGP - teste de tiros progressivos, - PI - Teste padrão, ou tiro longo cronometrado Meio de Prova - parte 2: - Reposição Anaeróbica de energia CGP - teste de tiros progressivos - PI - Teste Padrão, ou série lactato máximo. Parte Final : - Reposição Anaeróbica de Energia CGP - teste de tiros progressivos - PI - Série de Tolerância de Lactato Recuperação após Prova: - Reposição Aeróbica de Energia (eliminação do lactato acumulado - pagamento do débito de oxigênio) CGP - Após Teste de Tiros Progressivos, análise do lactato após recuperação ativa ou passiva (Solto) - PI - teste não disponível OS TESTES Teste de Velocidade Máxima - 1 X 15m Em tiros curtos, de alta intensidade, a energia usada é alática literalmente, sem ácido lático. Se você prescreve um teste de alta intensidade onde você espera pouca produção de ácido lático, então deverá existir pouco lactato aparecendo no sangue. Se um baixo nível de lactato é obtido, isto confirma que a energia utilizada foi alática. Reposição alática ocorre somente por poucos segundos, então os tiros devem ser realmente curtos. Tiros de não mais de 15 metros são

8 recomendados. Apesar das séries de treinamento para desenvolver o sistema alático poderem incluir vários tiros, o teste deve ser restrito a somente um tiro. Saindo de baixo, toma-se o tempo após os pés deixarem a parede, e para-se o cronômetro à passagem da cabeça na marca de 15 metros; este é o mais consistente modo de administrar este teste. Inicialmente, amostras de sangue devem ser tomadas durante o primeiro, segundo e terceiro minutos, após o tiro. Com as características de produção e remoção de lactato do nadador se tornando-se conhecidas, você pode eventualmente tirar somente duas ou até mesmo uma amostra de sangue. O maior valor de lactato obtido, é o procurado.

9 Série de Tiros Progressivos - 5 x 200m Esta série de tiros, feita sistematicamente aumentando-se a velocidade (esforços progressivos) é sem sombra de dúvida, o mais valioso teste disponível para qualquer técnico de natação. Se realizada e interpretada corretamente, ela fornece informações sobre quase todos os aspectos da performance do nadador. Qualquer distância, ou combinação de distâncias, podem ser usadas, mas a maioria dos programas tem estabelecido série de tiros de 200, usualmente cinco, porém podem ser quatro, seis ou sete. O fator importante é obter dados através de toda seqüência de velocidades. Quanto mais tiros melhores dados, quanto menos tiros, mais feliz o nadador. Na Alemanha Oriental, onde o teste foi desenvolvido, era utilizado 8 x 100m, 8 x 200m ou 5 x 400m, dependendo da principal prova do nadador. A série de 400 usava 4 passos e a de 100 e 200 usavam cinco, como segue: PASSO Nadadores de 400 : 5 x 400m (livre e medley) TIRO No. MELHOR TEMPO MAIS (segundos) INTERV. APROX. DE DESCANSO (min) No DE AMOSTRAS DE SANGUE Max 3 Nado solto 1 PASSO TIRO No. NADADORES DE 100m : 8 x 100m MELHOR ESTILO MELHOR INTERV. APROX. TEMPO DE DESCANSO MAIS (min) (segundos) No DE AMOSTRAS DE SANGUE Max 3 Nado solto 1 O teste de 200 usava o mesmo formato do teste de 100m exceto que as intensidades estão entre aquelas do teste de 400m e do teste de 100m. Por exemplo, o primeiro passo deve usar um tempo de 200 que seja segundos mais lento que o melhor tempo.

10 PRÁTICA ATUAL Hoje em dia, a maioria dos programas poderia fazer um tiro a cada passo; isto salva tempo, dinheiro e "furos nos dedos ou orelha "! Faz sentido usar o mínimo número de tiros e amostras de sangue que irá lhe dar a informação que você precisa. Se o teste é realizado corretamente e consistente protocolo é utilizado de teste a teste, um só tiro a cada passo é adequado. É necessário que se realize o tiro com passagens iguais, controlada aplicação de esforço e iguais aumentos de velocidade, do primeiro tiro (mais fraco ) até o último ( esforço máximo). Não é um desastre se o nadador começa muito devagar, mas poderia ser um problema se ele começa muito rápido, igualmente se ele não mantém passagens iguais, ou se ele faz o primeiro tiro a uma alta intensidade, o que não proverá você de informações sobre níveis aeróbicos leves. Isto pode também causar um cansaço rápido do nadador, o que irá fazer com que ele não complete os outros passos (tiros) do teste corretamente, ou mostrando variações de velocidades muito apertadas (próximas), o que irá tornar dificultoso a análise dos dados colhidos Testes de Série Padrão (STP) Técnicos sempre tem uma série favorita que eles utilizam regularmente para aferir o estado de seus nadadores. Estas séries variam de 6 x 1000m, 10 x 200m, até 8 x 50m. Qualquer que seja a distância e repetição, se a mesma série é utilizada regularmente, então valiosa informação pode ser obtida. Se a série é longa e, portanto de baixa intensidade (ainda assim pode ser uma série de árduo esforço), então a informação obtida tem haver com o metabolismo aeróbico. Se a série é curta e de alta intensidade (8 x 50m), então teremos dados sobre o sistema anaeróbico. Os dados obtidos dos resultados da série escolhida deverá refletir as qualidades objetivadas em relação a prova do nadador. Tiros Longos Cronometrados T30 Tiro de 30 minutos O T30 (tiro de 30 minutos) tornou-se muito popular para propósitos de treinamento e teste. Popular entre técnicos! Se nadado a um honesto, máximo esforço, e com passagens iguais, ele fornece resultados que indicam a velocidade a limiar anaeróbico e o nível de lactato para a maioria dos nadadores. T Tiro de 2000m cronometrado Nos anos recentes está se direcionando o teste ao T2000m uma vez que o mesmo é mais fácil de se administrar. Nadadores não tem que parar no meio da piscina. Ele é mais curto que o T30 para a maioria dos nadadores e os

11 resultados, em termos de mudanças no metabolismo aeróbico, são tão válidos quanto o T30. Para muitos nadadores a velocidade e, limiar lático, irá ser ligeiramente maior do que valores de limiar anaeróbico, mas sem grandes implicações. Os resultados iram indicar mudanças nas capacidades aeróbicas excelentemente uma vez que a reposição de energia irá ser predominantemente aeróbica. Séries de Lactato Máximo A habilidade de produzir grandes quantidades de ácido lático rapidamente é muito importante em provas rápidas. Alguns nadadores parecem "emperrar" em certos níveis de ácido lático e não conseguem atingir níveis mais altos. Isto pode ser um grande problema quando eles estão tentando atingir maiores esforços durante a performance. Uma série como 8 x 50m com 60 segundos de intervalo irá capacitar o nadador repetir tiros suficientemente velozes para forçar os músculos à produzir altos níveis de ácido lático. Se você muda a série para, digamos, 3 x 4 x 50m progressivos de 90 a 100%, com amostras de sangue sendo retiradas a cada tiro, você pode facilmente localizar pontos onde o nadador "emperra" na curva de lactato Série de Tolerância de Lactato Tolerância de lactato é relativa a tempo, e não somente a esforço. Muitos nadadores podem produzir grande quantidade de ácido lático, mas tendo a habilidade de continuar nadando, sobre controle, a máximo esforço; isto é o que seria tolerância de ácido lático. As séries de teste para tolerância, portanto, precisam ser designadas em relação ao tempo nadado em altos níveis de lactato, do que tão somente em relação a altos níveis de lactato. Para nadadores de 100m, uma série de 4 x75m, por exemplo, irá garantir que uma alta velocidade pode ser obtida, causando uma grande produção de ácido lático e, devido ao esforço ser repetido, a quantidade de ácido lático no músculo irá aumentar, causando desconforto e perda da eficiência de coordenação do nadador. O intervalo de descanso deverá ser suficientemente longo para o nadador manter a alta velocidade nos tiros, mas curto suficiente para garantir que os músculos continuem em acidose. Um minuto e meio, ou dois devem ser suficientes. Quando da última repetição o nadador deverá estar nadando todos os 75m com nível mais alto de ácido lático que ele iria encontrar quando está nos últimos 25 metros de uma prova de 100m! Os tiros podem ser prolongados para até 125m caso o nadador não consiga manter altas velocidades com o acúmulo de ácido láctico. O objetivo destas séries é sempre relativo ao tempo gasto em altos níveis de ácido lático não somente a produção de ácido lático.

12 Recuperação Após Prova ou Teste Eliminação de Lactato O aparecimento de lactato no sangue indica a eliminação de ácido lático dos músculos. Quanto mais rápido isto ocorre, mais rápido o músculo pode estar apto a mais trabalho! Eliminação lenta ou atrasada de lactato é rapidamente reconhecida como um indicador de over-training e o grau de eliminação sobre o tempo pode ser usado para prescrever efetivos protocolos de soltura (descanso ativo ). Ácido lático é removido dos músculos para o sangue durante o exercício, mas, em altas velocidades, ele não pode ser removido à mesma velocidade que ele é produzido. No fim da prova existe, portanto, grande quantidade de ácido lático retido nas células musculares. Esse ácido lático retido é removido após a prova e a taxa de remoção pode ser avaliada através de uma seqüência de amostras de sangue. É geralmente aceito que o lactato sangüíneo reflete o ácido lático muscular, mas a remoção não é tampouco instantânea nem linear. Como regra geral quanto mais veloz a prova e/ou mais treinado para provas rápidas é o nadador, mais tempo irá transcorrer antes de as taxas de ácido lático removido aproximem-se do pico de lactato sangüíneo ( máximo valor encontrado no sangue ). Nadadores fundistas executando um esforço sub-máximo podem alcançar um pico de lactato sangüíneo com um ou dois minutos depois da prova; um velocista pode levar dez ou mais minutos depois de um esforço máximo. O maior valor ( pico ) é o mais significante quando se analisa o tipo de prova do nadador, mas a taxa de remoção é mais significante quando se tem a recuperação como ponto de análise; então você precisa de amostras durante cada dois minutos, por vinte minutos ou mais para se localizar efetivamente taxas de remoção. "Avalie tudo que pode ser avaliado" Você pode formular um teste para abastece-lo de informação sobre qualquer qualidade você deseje. Qualquer protocolo de teste que você execute, é imperativo que você se prenda a ele, se você é capaz de usar os resultados efetivamente. Em qualquer teste, é um bom hábito sempre checar número e freqüência de braçadas, batimentos cardíacos, lactato, e tempo, assim qualquer mudança pode ser analisada acuradamente. Traduzido por W. Ramos Veiga, São Paulo 2 COMO TESTAR? Protocolo e técnicas. Esta sessão também cobre, o que testar - quais processos metabólicos iram revelar a informação que você necessita; aeróbico, anaeróbico, alático e, quando testar, qual parte dos ciclos de treinamentos dão a você melhores os resultados

13 3 INTERPRETAÇÃO? Explanação dos resultados - a desmistificação da analise de lactato! Como usar os resultados da análise em termos práticos na prescrição de treino - o mais mal entendido aspecto na análise de lactato. Informações simples e diagramas claros, levam você, passo a passo, através de testes simples e mais complexos, aos três vitais componentes da performance esportiva, e como velocistas e fundistas diferem entre si e... muito mais Sobre o Autor PROGRESSOS RELUTANTES A aceitação da analise de lactato tem sido muito lenta, em alguns países, por causa da : Sua associação com os métodos de treinamento da ex-alemanha Oriental, Custo ou, ultimamente, Medo de contaminação sangüínea. Nós iremos dirimir estas dúvidas e medos, e explicar as enormes vantagens que os dados, providos pela análise de lactato, podem trazer ao seu treinamento e sua eficácia nele. Nós iremos orienta-lo gradativamente através da, sempre confusa, interseção do treinamento cientifico e do treinamento como arte. Nós iremos colocar a informação a sua frente e capacita-lo a usar esta metodologia em sua vantagem. OS TRÊS COMPONENTES VITAIS DA PERFORMANCE ESPORTIVA Accusport Portable Lactate Analyzer (Analisador Portátil de Lactato) é um aparelho simples que capacita você obter informações precisas sobre seu nadador. Ele é pequeno, leve, fácil de usar, que pode ajudar você a tomar suas decisões técnicas mais eficientemente. Com ele você pode medir os três componentes vitais da performance esportiva. Comece sua jornada através das páginas agora e use os dados para desenvolver, estabilizar, acentuar, ou igualmente mudar as características da performance de seus nadadore

14 Índice POR QUE TESTAR?... 1 Testar não é uma Coisa Nova... 1 Padrão de uma Prova... 1 Saída e metros iniciais... 2 Meio de prova parte Meio de prova - parte Parte final... 2 Análise da freqüência cardíaca não pode fazer isto:... 2 Os Três Vitais Componentes da Performance Esportiva... 2 AVALIAÇÕES DE RESISTÊNCIA... 3 Níveis Máximos de Lactato... 3 A Relação Entre tv4 e LaMAX... 4 OUTROS TESTES... 4 EDUCAÇÃO... 5 COMO USAR... 6 Parâmetros Isolados (PI)... 6 Saída e metros iniciais... 7 Meio de Prova - parte 1:... 7 Meio de Prova - parte 2:... 7 Parte Final :... 7 Recuperação após Prova:... 7 OS TESTES... 7 Teste de Velocidade Máxima - 1 X 15m... 7 Série de Tiros Progressivos - 5 x 200m... 9 Testes de Série Padrão (STP) Tiros Longos Cronometrados T30 Tiro de 30 minutos T Tiro de 2000m cronometrado Séries de Lactato Máximo Série de Tolerância de Lactato Recuperação Após Prova ou Teste... 12

TEORIA DO TREINAMENTO DE NATAÇÃO

TEORIA DO TREINAMENTO DE NATAÇÃO Fontes energéticas ATP ATP - CP Carboidratos Glicose (Glicólise) Glicogênio Gordura TG (Lipólise) AGL Proteínas (Proteólise) AA SISTEMA ALÁTICO ATP: ± 3 CP: ± 10 Sistema ATP CP: ± 15 (primeiros 25 metros)

Leia mais

2 MÉTODO DE ESFORÇOS (OU RITMOS) VARIADOS

2 MÉTODO DE ESFORÇOS (OU RITMOS) VARIADOS MÉTODOS DE TREINAMENTO CONTÍNUOS NA NATAÇÃO 1 INTRODUÇÃO Os métodos contínuos são aqueles que envolvem a aplicação de cargas caracterizadas pelo predomínio do volume sobre a intensidade, trata-se de cargas

Leia mais

PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA SUA CORRIDA

PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA SUA CORRIDA PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA SUA CORRIDA ENTRE EM CONTATO E-mail: contato@mysportbox.com.br Twitter: @mysportboxclub Facebook: #materiais mysportboxclub exclusivos Instagram: para assinantes mysportboxclub

Leia mais

Exercícios Aquáticos. Princípios NATAÇÃO. Teste máximo de corrida realizado na água PROGRAMAÇÃO

Exercícios Aquáticos. Princípios NATAÇÃO. Teste máximo de corrida realizado na água PROGRAMAÇÃO Exercícios Aquáticos NATAÇÃO Natação Esportes aquáticos Hidroginástica Deep water Acqua jogger Hidrobike Hidroginástica Deep Water Teste máximo de corrida realizado na água PROGRAMAÇÃO Princípios do treinamento

Leia mais

28/10/2016.

28/10/2016. alexandre.personal@hotmail.com www.professoralexandrerocha.com.br 1 O exercício é um grade desafio para as vias energéticas! Exercício intenso: 15 a 25X o gasto energético em repouso Os músculos aumentam

Leia mais

Adaptações Metabólicas do Treinamento. Capítulo 6 Wilmore & Costill Fisiologia do Exercício e do Esporte

Adaptações Metabólicas do Treinamento. Capítulo 6 Wilmore & Costill Fisiologia do Exercício e do Esporte Adaptações Metabólicas do Treinamento Capítulo 6 Wilmore & Costill Fisiologia do Exercício e do Esporte Adaptações ao Treinamento Aeróbio Adaptações centrais e periféricas Realização do exercício submáximo

Leia mais

Testes Metabólicos. Avaliação do componente Cardiorrespiratório

Testes Metabólicos. Avaliação do componente Cardiorrespiratório Testes Metabólicos Avaliação do componente Cardiorrespiratório É a habilidade do organismo humano em suprir aerobicamente o trabalho muscular associado à capacidade dos tecidos em utilizar o oxigênio na

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS PARA O TRABALHO DAS ÁREAS FUNCIONAIS DA NATAÇÃO

CONCEITOS BÁSICOS PARA O TRABALHO DAS ÁREAS FUNCIONAIS DA NATAÇÃO CONCEITOS BÁSICOS PARA O TRABALHO DAS ÁREAS FUNCIONAIS DA NATAÇÃO Área funcional regenerativa: (R1 CÔMODA) É a que se emprega na recuperação do organismo, sua função fundamental consiste em obter um efeito

Leia mais

Ergoespirometria. Avaliação em Atividades Aquáticas

Ergoespirometria. Avaliação em Atividades Aquáticas Avaliação em Atividades Aquáticas Ergoespirometria Vo2 máximo (potência aeróbia) Limiar de lactato Equações de regressão Velocidade crítica F. Cardíaca PSE (Escala de Borg) % de esforço (melhor tempo de

Leia mais

A PREPARAÇÃO FÍSICA DO ÁRBITRO DE BASQUETEBOL SÉRGIO SILVA

A PREPARAÇÃO FÍSICA DO ÁRBITRO DE BASQUETEBOL SÉRGIO SILVA FÍSICA DO Sumário A Caracterização do esforço específico do Árbitro de Basquetebol Caracterização do teste físico realizado pelos Árbitros de Basquetebol Preparação física do Árbitro 2 O ESFORÇO ESPECÍFICO

Leia mais

FORMAS ESPECIAIS DE TREINAMENTO * Ernest Maglischo

FORMAS ESPECIAIS DE TREINAMENTO * Ernest Maglischo FORMAS ESPECIAIS DE TREINAMENTO * Ernest Maglischo O VO 2max (consumo máximo de oxigênio) e também o treinamento em ritmo de prova não foram incluídos entre as categorias descritas no Capítulo 5 porque

Leia mais

O TREINO DE UM(a) JOVEM MEIO- FUNDISTA

O TREINO DE UM(a) JOVEM MEIO- FUNDISTA O TREINO DE UM(a) JOVEM MEIO- FUNDISTA LEIRIA, 21/11/2009 plano da apresentação 1. Jovens meio-fundistas? 2. Que capacidades devem ser desenvolvidas por um jovem meiofundista? 3. Como desenvolver essas

Leia mais

Medidas e Avaliação. Prof. Dr. Carlos Cezar I. S. Ovalle

Medidas e Avaliação. Prof. Dr. Carlos Cezar I. S. Ovalle Medidas e Avaliação Prof. Dr. Carlos Cezar I. S. Ovalle Medidas e Avaliação MEDIDA: É uma determinação de grandeza e se constitui no primeiro instrumento para se obter informação sobre algum dado pesquisado.

Leia mais

TEORIA DO TREINAMENTO DE NATAÇÃO *

TEORIA DO TREINAMENTO DE NATAÇÃO * TEORIA DO TREINAMENTO DE NATAÇÃO * Ernest W. Maglischo, Ph.D. 1 INTRODUÇÃO A proposta deste artigo é apresentar um plano de treinamento dos sistemas de energia nas provas de natação. As informações serão

Leia mais

A partir do consumo de nutrientes, os mecanismos de transferência de energia (ATP), tem início e estes auxiliam os processos celulares.

A partir do consumo de nutrientes, os mecanismos de transferência de energia (ATP), tem início e estes auxiliam os processos celulares. A partir do consumo de nutrientes, os mecanismos de transferência de energia (ATP), tem início e estes auxiliam os processos celulares. A energia que precisamos para realização de processos celulares,

Leia mais

Prof. Dr. Bruno Pena Couto Teoria do Treinamento Desportivo. Encontro Multiesportivo de Técnicos Formadores Solidariedade Olímpica / COI

Prof. Dr. Bruno Pena Couto Teoria do Treinamento Desportivo. Encontro Multiesportivo de Técnicos Formadores Solidariedade Olímpica / COI Prof. Dr. Bruno Pena Couto Teoria do Treinamento Desportivo Encontro Multiesportivo de Técnicos Formadores Solidariedade Olímpica / COI Visão Geral - Princípios do Treinamento - Métodos de Treinamento

Leia mais

Como classificar um exercício em aeróbico ou anaeróbico?

Como classificar um exercício em aeróbico ou anaeróbico? Medicina do Exercício e do Esporte: conceitos fundamentais em bioenergética Dr. Claudio Gil Araújo Quais são as informações mais importantes para a atuação prática? CREMERJ Rio de Janeiro, RJ - 2008 Como

Leia mais

BIOENERGÉTICA PRODUÇÃO ATP

BIOENERGÉTICA PRODUÇÃO ATP FISIOLOGIA BIOENERGÉTICA PRODUÇÃO ATP Vias Bioquímicas e produção de ATP O ATP pode ser obtido por 3 vias:!! Anaeróbia aláctica, através da fosfocreatina. Anaeróbia láctica, através dos glúcidos (HC).!

Leia mais

PLANO DE TREINOS PARA SÉNIORES E SUB-23, PARA A ÉPOCA 2015/2016

PLANO DE TREINOS PARA SÉNIORES E SUB-23, PARA A ÉPOCA 2015/2016 LISTA DE DISTRIBUIÇÃO: CLUBES ASSOCIADOS Lisboa, 2015-09-25 Circular Nº 66/2015 Assunto: Equipas Nacionais, Época 2015/2016. Planeamento do Treino e Testes de Selecção Actualização. Exmos. Senhores, Na

Leia mais

I CLÍNICA OLÍMPICA DE NATAÇÃO MARISTA PARTE 2 TREINAMENTO 1 ASPECTOS GERAIS DO TREINAMENTO DESPORTIVO

I CLÍNICA OLÍMPICA DE NATAÇÃO MARISTA PARTE 2 TREINAMENTO 1 ASPECTOS GERAIS DO TREINAMENTO DESPORTIVO I CLÍNICA OLÍMPICA DE NATAÇÃO MARISTA PARTE 2 TREINAMENTO 1 ASPECTOS GERAIS DO TREINAMENTO DESPORTIVO 1.1 Treinamento No campo do esporte falamos de treinamento desportivo, e entendemos em geral pela preparação

Leia mais

Fases de uma Periodização 23/8/2010. Processo de Recuperação Fosfagênio Sist. ATP-CP. 1 Macrociclo = 6 meses Jan. Fev. Mar. Abr. Mai. Jun.

Fases de uma Periodização 23/8/2010. Processo de Recuperação Fosfagênio Sist. ATP-CP. 1 Macrociclo = 6 meses Jan. Fev. Mar. Abr. Mai. Jun. Sistemas Energéticos Recuperação pós-exercício Processo de Recuperação Fosfagênio Sist. ATP-CP Glicogênio Muscular após ativ. intervalada Glicogênio muscular após ativ. contínuas e prolongadas Remoção

Leia mais

MOVE NATAÇÃO. Treino 1 intermediário. Objetivo: Condicionamento cardiorrespiratório e controle da respiração. 400 metros sendo:

MOVE NATAÇÃO. Treino 1 intermediário. Objetivo: Condicionamento cardiorrespiratório e controle da respiração. 400 metros sendo: MOVE NATAÇÃO Treino 1 iniciante Treino 1 intermediário Treino 1 avançado Condicionamento cardiorrespiratório e controle da respiração 75 metros crawl 25 metros perna de crawl 4x Condicionamento cardiorrespiratório

Leia mais

CAPACIDADES FÍSICAS CAPACIDADE

CAPACIDADES FÍSICAS CAPACIDADE CAPACIDADES FÍSICAS CAPACIDADE = latim Capacitate, que significa qualidade que pessoa ou coisa tem de satisfazer para um determinado fim; habilidade; aptidão Segundo Gundlach (1968), as Capacidades Motoras

Leia mais

FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO. Profa. Ainá Innocencio da Silva Gomes

FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO. Profa. Ainá Innocencio da Silva Gomes Profa. Ainá Innocencio da Silva Gomes CONCEITOS BÁSICOS ESPORTISTA - Praticante de qualquer atividade física com o intuito da melhoria da saúde ou de lazer, sem se preocupar com alto rendimento. ATLETA

Leia mais

COMO É UM TREINO DE CORRIDA BEM PLANEJADO. Entenda os princípios que não podem faltar na planilha de quem quer evoluir com a corrida:

COMO É UM TREINO DE CORRIDA BEM PLANEJADO. Entenda os princípios que não podem faltar na planilha de quem quer evoluir com a corrida: COMO É UM TREINO DE CORRIDA BEM PLANEJADO Entenda os princípios que não podem faltar na planilha de quem quer evoluir com a corrida: Você já ouviu falar que a corrida é um dos esportes mais democráticos

Leia mais

TRABALHO PESADO. Apostila 09

TRABALHO PESADO. Apostila 09 TRABALHO PESADO Apostila 09 Trabalho pesado: qualquer atividade que exige grande esforço físico e é caracterizada por um alto consumo de energia e grandes exigências do coração e dos pulmões. OBS: mecanização

Leia mais

DISCIPLINA: TREINAMENTO ESPORTIVO II Professor: Paulo César Neves

DISCIPLINA: TREINAMENTO ESPORTIVO II Professor: Paulo César Neves DISCIPLINA: TREINAMENTO ESPORTIVO II Professor: Paulo César Neves 2012 PLANEJAMENTO DE TRABALHO PERIODIZAÇÃO Periodização é o planejamento geral do tempo disponível para o treinamento, de acordo com as

Leia mais

Limiar Anaeróbio. Prof. Sergio Gregorio da Silva, PhD. Wasserman & McIlroy Am. M. Cardiol, 14: , 1964

Limiar Anaeróbio. Prof. Sergio Gregorio da Silva, PhD. Wasserman & McIlroy Am. M. Cardiol, 14: , 1964 Limiar Anaeróbio Prof. Sergio Gregorio da Silva, PhD Wasserman & McIlroy Am. M. Cardiol, 14:844-852, 1964 Introdução do termo Limiar de Metabolismo Anaeróbio Definido como a taxa de trabalho ou VO2 a partir

Leia mais

RESISTÊNCIA MÉTODOS DE TREINO

RESISTÊNCIA MÉTODOS DE TREINO RESISTÊNCIA MÉTODOS DE TREINO CONTÍNUOS POR INTERVALOS UNIFORME VARIADO PAUSA INCOMPLETA PAUSA COMPLETA INTERVALADO REPETIÇÕES RESISTÊNCIA MÉTODOS DE TREINO CONTÍNUOS POR INTERVALOS UNIFORME VARIADO PAUSA

Leia mais

Medidas e Avaliação da Atividade Motora

Medidas e Avaliação da Atividade Motora Escola de Educação Física e Esporte da USP Tema da aula: Conceitos Básicos Medidas e Avaliação da Atividade Motora Objetivos da aula: Conceituar: medida, teste, avaliação Compreender as etapas do processo

Leia mais

Mais em forma, mais veloz, mais forte, mais alongado: Programa de Desenvolvimento de Cárdio Precor

Mais em forma, mais veloz, mais forte, mais alongado: Programa de Desenvolvimento de Cárdio Precor Mais em forma, mais veloz, mais forte, mais alongado: Programa de Desenvolvimento de Cárdio Precor O Programa de Desenvolvimento de Cárdio Precor é um programa de treinamento em 3 fases que orienta progressivamente

Leia mais

O TREINAMENTO DA VELOCIDADE PARA AS CORRIDAS DE FUNDO: CONSIDERAÇÃO SOBRE O MÉTODO FARTLEK *

O TREINAMENTO DA VELOCIDADE PARA AS CORRIDAS DE FUNDO: CONSIDERAÇÃO SOBRE O MÉTODO FARTLEK * O TREINAMENTO DA VELOCIDADE PARA AS CORRIDAS DE FUNDO: CONSIDERAÇÃO SOBRE O MÉTODO FARTLEK * Prof. Marcelo Augusti Técnico em Corridas de Fundo Especialização em Fisiologia do Exercício e Treinamento Desportivo

Leia mais

Prof. Esp. Ricardo de Barros

Prof. Esp. Ricardo de Barros Prof. Esp. Ricardo de Barros Riccardo Rambo Potencial motor do organismo humano Sistema nervoso central, sistema neuromuscular e sistema de abastecimento energético Estrutura morfo-funcionalespecializada

Leia mais

Miologia. Tema C PROCESSOS ENERGÉTICOS NO MÚSCULO ESQUELÉTICO

Miologia. Tema C PROCESSOS ENERGÉTICOS NO MÚSCULO ESQUELÉTICO PROCESSOS ENERGÉTICOS NO MÚSCULO ESQUELÉTICO 1 Necessidades energéticas da fibra muscular 2 Papel do ATP 3 Processos de ressíntese do ATP 3.1 Aeróbico 3.2 Anaeróbico alático e lático 4 Interação dos diferentes

Leia mais

PREPARAÇÃO FÍSICA. Qualidades físicas e métodos de treinamento. 30/09/2014 Anselmo Perez

PREPARAÇÃO FÍSICA. Qualidades físicas e métodos de treinamento. 30/09/2014 Anselmo Perez PREPARAÇÃO FÍSICA Qualidades físicas e métodos de treinamento PREPARAÇÃO FÍSICA ou Treinamento Físico Conceito: componente que compreende os meios utilizados para o desenvolvimento das qualidades físicas

Leia mais

Orientações para o Treino da Resistência no Montanhismo

Orientações para o Treino da Resistência no Montanhismo Orientações para o Treino da Resistência no Montanhismo Vantagens da Adequação do Treino aos Objectivos Desempenho aumento da capacidade física e rendimento; Eficiência melhoria da relação entre o esforço

Leia mais

E TREINAMENTO DE FORÇA BRIEF-REVIEW

E TREINAMENTO DE FORÇA BRIEF-REVIEW E TREINAMENTO DE FORÇA BRIEF-REVIEW 2017 Mundo 36.9 milhões Pessoas vivendo com HIV +14% Em relação a 2010 2017 Mundo 36.9 milhões Pessoas vivendo com HIV - 18% Novas infecções anuais relativas a 2010-34%

Leia mais

Avaliação do VO²máx. Teste de Esforço Cardiorrespiratório. Avaliação da Função Cardíaca; Avaliação do Consumo Máximo de O²;

Avaliação do VO²máx. Teste de Esforço Cardiorrespiratório. Avaliação da Função Cardíaca; Avaliação do Consumo Máximo de O²; Teste de Esforço Cardiorrespiratório Avaliação da Função Cardíaca; Avaliação do Consumo Máximo de O²; Avaliação Cardiorrespiratória 1 Teste de Esforço Cardiorrespiratório Avaliação do Consumo Máximo de

Leia mais

Antes de iniciar qualquer atividade física, o aluno deverá realizar todos os exames médicos para que a prática da atividade física descrita nesse

Antes de iniciar qualquer atividade física, o aluno deverá realizar todos os exames médicos para que a prática da atividade física descrita nesse Antes de iniciar qualquer atividade física, o aluno deverá realizar todos os exames médicos para que a prática da atividade física descrita nesse plano de treinamento seja liberada. 1ª 2ª 3ª 4ª 5ª 6ª 7ª

Leia mais

1. Conhece e interpreta os indicadores que caracterizam a Aptidão Física, nomeadamente: baixos valores de frequência respiratória e cardíaca, rápida

1. Conhece e interpreta os indicadores que caracterizam a Aptidão Física, nomeadamente: baixos valores de frequência respiratória e cardíaca, rápida Área dos conhecimentos 1º período 7º ano 1. Conhece e interpreta os indicadores que caracterizam a Aptidão Física, nomeadamente: baixos valores de frequência respiratória e cardíaca, rápida recuperação

Leia mais

Métodos de Treino da Resistência. António Graça

Métodos de Treino da Resistência. António Graça Métodos de Treino da Resistência António Graça 3 - Métodos de Treino da Resistência Características dos Métodos de Treino; Métodos de Treino; Métodos Contínuos Métodos Intervalados (extensivo e intensivo)

Leia mais

Personalizando seu treinamento. Educação WKO4 Prof. Dr. Fabiano Araujo, médico do esporte

Personalizando seu treinamento. Educação WKO4 Prof. Dr. Fabiano Araujo, médico do esporte Personalizando seu treinamento Educação WKO4 Prof. Dr. Fabiano Araujo, médico do esporte Um pouco de embasamento 2 Evolução dos dados Tempo / Pace Frequência cardíaca Potência Segue Segue Conduz 3 Medida

Leia mais

ESTRUTURA FREQUÊNCIA CARDÍACA 09/06/2013. O número de batimentos cardíacos por unidade de tempo, geralmente expresso em batimentos por minuto (bpm).

ESTRUTURA FREQUÊNCIA CARDÍACA 09/06/2013. O número de batimentos cardíacos por unidade de tempo, geralmente expresso em batimentos por minuto (bpm). Revisar alguns conceitos da fisiologia cardiovascular; Revisar alguns conceitos da fisiologia do exercício do sistema cardiovascular; Estudar as adaptações do treinamento aeróbico e de força no sistema

Leia mais

Processo para o ensino e desenvolvimento do futebol e futsal: ESTÁGIOS DE INICIANTES, AVANÇADOS E DE DOMÍNIO

Processo para o ensino e desenvolvimento do futebol e futsal: ESTÁGIOS DE INICIANTES, AVANÇADOS E DE DOMÍNIO Processo para o ensino e desenvolvimento do futebol e futsal: ESTÁGIOS DE INICIANTES, AVANÇADOS E DE DOMÍNIO Processo para o ensino do futebol/ futsal A metodologia para o ensino do futebol até a especialização

Leia mais

Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos

Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos 1 Qualidades Físicas As qualidades físicas podem ser definidas como todas as capacidades treináveis de um organismo. As qualidades são: resistência, força, velocidade,

Leia mais

Capítulo 4 Prescrição de exercícios aeróbios

Capítulo 4 Prescrição de exercícios aeróbios Capítulo 4 Prescrição de exercícios aeróbios Objetivos de aprendizagem: Ø Descrever a importância dos exercícios aeróbios Ø Descrever sua prescrição de exercícios aeróbios Ø Seguir sua prescrição de exercícios

Leia mais

CURSO PREPARADOR FÍSICO CURSO METODÓLOGO DO TREINO CURSO TREINADOR GUARDA- REDES MÓDULO I: FISIOLOGIA

CURSO PREPARADOR FÍSICO CURSO METODÓLOGO DO TREINO CURSO TREINADOR GUARDA- REDES MÓDULO I: FISIOLOGIA CURSO PREPARADOR FÍSICO CURSO METODÓLOGO DO TREINO CURSO TREINADOR GUARDA- REDES MÓDULO I: FISIOLOGIA Formador: Alberto Carvalho Alto Rendimento 961923009 / 228331303 www.altorendimento.net info@altorendimento.net

Leia mais

O que você precisa saber antes de treinar seu novo cliente. P r o f ª M s. A n a C a r i n a N a l d i n o C a s s o u

O que você precisa saber antes de treinar seu novo cliente. P r o f ª M s. A n a C a r i n a N a l d i n o C a s s o u O que você precisa saber antes de treinar seu novo cliente P r o f ª M s. A n a C a r i n a N a l d i n o C a s s o u O que poderia melhorar no meu trabalho atual como Treinadora Pessoal para prestar um

Leia mais

TESTES DE 30 MINUTOS CONTÍNUO E RELAÇÕES COM O LIMIAR DE LACTATO DE 4 mmol/l EM NADADORES DE ELITE JUVENIS * Leonice Aparecida. Doimo

TESTES DE 30 MINUTOS CONTÍNUO E RELAÇÕES COM O LIMIAR DE LACTATO DE 4 mmol/l EM NADADORES DE ELITE JUVENIS * Leonice Aparecida. Doimo TESTES DE 30 MINUTOS CONTÍNUO E RELAÇÕES COM O LIMIAR DE LACTATO DE 4 mmol/l EM NADADORES DE ELITE JUVENIS * Leonice Aparecida. Doimo ladoimo@ufv.br RESUMO O objetivo do estudo foi verificar o comportamento

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT Alongamento é o exercício para preparar e melhorar a flexibilidade muscular, ou seja,

Leia mais

Antes de iniciar qualquer atividade física, o aluno deverá realizar todos os exames médicos para que a prática da atividade física descrita nesse

Antes de iniciar qualquer atividade física, o aluno deverá realizar todos os exames médicos para que a prática da atividade física descrita nesse Antes de iniciar qualquer atividade física, o aluno deverá realizar todos os exames médicos para que a prática da atividade física descrita nesse plano de treinamento seja liberada. PLANO POLÍCIA MILITAR

Leia mais

Apontamentos da prelecção de Miguel Escalona Expósito sobre o treino de Natalia Rodríguez Martínez na época de 2004/2005

Apontamentos da prelecção de Miguel Escalona Expósito sobre o treino de Natalia Rodríguez Martínez na época de 2004/2005 Apontamentos da prelecção de Miguel Escalona Expósito sobre o treino de Natalia Rodríguez Martínez na época de 2004/2005 XII Jornadas Técnicas de Escola Nacional de Treinadores Espanhóis, realizada em

Leia mais

TESTE FÍSICO PROTOCOLAR - ÁRBITROS

TESTE FÍSICO PROTOCOLAR - ÁRBITROS TESTE FÍSICO PROTOCOLAR - ÁRBITROS O teste oficial protocolar para árbitros de futebol é dividido em duas partes. A primeira prova é o (RSA, por sua sigla em Inglês), que mede a capacidade do árbitro para

Leia mais

Na ESGB, os testes utilizados para avaliar a força são: força abdominal; flexões/extensões de braços.

Na ESGB, os testes utilizados para avaliar a força são: força abdominal; flexões/extensões de braços. Agrupamento de Escolas D. Maria II Escola Básica e Secundária de Gama Barros Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos 10º Ano Qualidades Físicas As qualidades físicas podem ser definidas como todas

Leia mais

FORÇA TIPOS DE FORÇA. Fatores que influenciam a FORÇA. Fatores que influenciam a FORÇA. Fatores que influenciam a FORÇA 25/02/2014

FORÇA TIPOS DE FORÇA. Fatores que influenciam a FORÇA. Fatores que influenciam a FORÇA. Fatores que influenciam a FORÇA 25/02/2014 TIPOS DE ELAINE DALMAN MILAGRE Parcela da Musculatura envolvida -Geral -Local Formas de Exigência Motora Envolvida -Força Máxima -Força Rápida -Resistência de Força Tipo de Trabalho do Músculo -Dinâmico

Leia mais

Associação de Futebol da Guarda

Associação de Futebol da Guarda Cronograma: Curso de Treinadores de Futsal 1º Nível Aulas Teóricas Dezembro/08 Janeiro/09 As Capacidades Motoras 17 / Janeiro 19 / Janeiro 21 / Janeiro Avaliação Teórica Avaliação Prática 04 / Fevereiro

Leia mais

Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra Ano Lectivo 2010/2011. Unidade Curricular de BIOQUÍMICA II Mestrado Integrado em MEDICINA 1º Ano

Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra Ano Lectivo 2010/2011. Unidade Curricular de BIOQUÍMICA II Mestrado Integrado em MEDICINA 1º Ano Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra Ano Lectivo 2010/2011 Unidade Curricular de BIOQUÍMICA II Mestrado Integrado em MEDICINA 1º Ano ENSINO PRÁTICO E TEORICO-PRÁTICO 7ª AULA TEÓRICO-PRÁTICA

Leia mais

Como evitar os riscos e aumentar os benefícios??

Como evitar os riscos e aumentar os benefícios?? Como evitar os riscos e aumentar os benefícios?? RISCOS BENEFÍCIOS RISCO DE MORTE POR DOENÇAS 100 % CARDIOVASCULARES 80 Diminuição de 34% 66% 60 40 20 0 AGITA São Paulo Sedentário Pouco Ativo Ativo Muito

Leia mais

TIPOS DE PESQUISA. Pesquisa Direta. Tipos de Pesquisas. Métodos de Pesquisa Direta 22/03/2014. Pesquisa de Campo (aplicada)

TIPOS DE PESQUISA. Pesquisa Direta. Tipos de Pesquisas. Métodos de Pesquisa Direta 22/03/2014. Pesquisa de Campo (aplicada) Direta TIPOS DE PESQUISA de Campo (aplicada) Prof.ª Andrea Vanzelli de Laboratório (básica) Direta Tipos de s s de Direta Descritivo Não interfere na realidade Indireta Experimental Há manipulação da realidade

Leia mais

Capítulo 7 Treinamento e Desenvolvimento de Funcionários

Capítulo 7 Treinamento e Desenvolvimento de Funcionários Capítulo 7 Treinamento e Desenvolvimento de Funcionários slide 1 Objetivos de aprendizagem 1. Resumir o propósito e o processo de orientação dos funcionários. 2. Listar e explicar, brevemente, cada uma

Leia mais

ANÁLISE DE RESISTÊNCIA CARDIOVASCULAR A PARTIR DE TESTE DE LEGÊR EM ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA ULBRA-SM

ANÁLISE DE RESISTÊNCIA CARDIOVASCULAR A PARTIR DE TESTE DE LEGÊR EM ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA ULBRA-SM ANÁLISE DE RESISTÊNCIA CARDIOVASCULAR A PARTIR DE TESTE DE LEGÊR EM ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA ULBRA-SM Autora: SCHALEMBERGUER, Jordana Prunzel. Coautores: SCHALEMBERGUER, Aline Sarturi;

Leia mais

Metabolismo muscular. Sarcômero: a unidade funcional do músculo Músculo cardíaco de rato. Músculo esquelético de camundongo

Metabolismo muscular. Sarcômero: a unidade funcional do músculo Músculo cardíaco de rato. Músculo esquelético de camundongo Metabolismo muscular Sarcômero: a unidade funcional do músculo Músculo cardíaco de rato Músculo esquelético de camundongo Tipos de fibras musculares: Músculo liso: este tipo contrai em resposta a impulsos

Leia mais

Capítulo 18 Progressão do seu programa de exercícios

Capítulo 18 Progressão do seu programa de exercícios Capítulo 18 Progressão do seu programa de exercícios Objetivos de aprendizagem: Ø Definir avanços no seu programa de exercícios e explicar por que isso é importante Ø Identificar quando é seguro avançar

Leia mais

Metabolismo do exercício e Mensuração do trabalho, potência e gasto energético. Profa. Kalyne de Menezes Bezerra Cavalcanti

Metabolismo do exercício e Mensuração do trabalho, potência e gasto energético. Profa. Kalyne de Menezes Bezerra Cavalcanti Metabolismo do exercício e Mensuração do trabalho, potência e gasto energético Profa. Kalyne de Menezes Bezerra Cavalcanti Natal/RN Fevereiro de 2011 Metabolismo do exercício Durante o exercício físico

Leia mais

Bioquímica Aplicada ao Exercício Físico e Princípios do Treinamento

Bioquímica Aplicada ao Exercício Físico e Princípios do Treinamento Universidade de São Paulo Escola de Educação Física e Esporte Bioquímica Aplicada ao Exercício Físico e Princípios do Treinamento André Casanova Silveira João Lucas Penteado Gomes Ago/2016 Referência Bibliografia

Leia mais

Função dos Exercícios Localizados

Função dos Exercícios Localizados Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Função dos Exercícios Localizados São utilizados para manter e desenvolver a força e a resistência

Leia mais

QUALIDADES FÍSICAS RELACIONADAS A APTIDÃO FÍSICA. BASES DO TREINAMENTO CORPORAL I

QUALIDADES FÍSICAS RELACIONADAS A APTIDÃO FÍSICA. BASES DO TREINAMENTO CORPORAL I QUALIDADES FÍSICAS RELACIONADAS A APTIDÃO FÍSICA. BASES DO TREINAMENTO CORPORAL I Conceitos As atividades corporais envolvem pelas suas características conceitos fundamentais para a área da Educação Física:

Leia mais

Administração das Escalas Bayley de Desenvolvimento Infantil - Segunda Edição *

Administração das Escalas Bayley de Desenvolvimento Infantil - Segunda Edição * Anexos 143 Administração das Escalas Bayley de Desenvolvimento Infantil - Segunda Edição * A administração das Escalas Bayley de Desenvolvimento Infantil - Segunda Edição (1993) é similar à das Escalas

Leia mais

9 exercícios para um abdômen trincado

9 exercícios para um abdômen trincado 9 exercícios para um abdômen trincado Aqui * Os melhores exercícios para definir o abdômen. * Exercícios para queimar a gordura localizada. Definir o abdômen é muito fácil, basta fazer os exercícios certos

Leia mais

VELOCIDADE E ESTAFETAS III

VELOCIDADE E ESTAFETAS III VELOCIDADE E ESTAFETAS III 1. O Treino da Velocidade com Jovens Quando falamos de Velocidade é importante em primeiro lugar conhecer o conceito de movimento ciclíco, que correcponde a um movimento que

Leia mais

Curso de Graduação em Administração. Administração da Produção e Operações I

Curso de Graduação em Administração. Administração da Produção e Operações I Curso de Graduação em Administração Administração da Produção e Operações I 14º e 15º Encontro 09 e 13/04/2012 18:50 às 20:30h COMO SERÁ NOSSO ENCONTRO HOJE? - ABERTURA - ESTUDO DE TEMPOS E MÉTODOS (Introdução)

Leia mais

Exercícios para uma vida saudável

Exercícios para uma vida saudável Exercícios para uma vida saudável Exercícios para uma vida saudável A falta de atividade física associada a maus hábitos de vida, como alimentação inadequada, estresse, tabagismo, entre outros, é o caminho

Leia mais

CONCEITOS DA TEORIA DO TREINO

CONCEITOS DA TEORIA DO TREINO CONCEITOS DA TEORIA DO TREINO 1. A Sessão de Treino A Sessão de Treino é a unidade estrutural que serve de base para toda a organização do treino. O treinador deve individualizar o treino, adaptando a

Leia mais

Resistência Muscular. Prof. Dr. Carlos Ovalle

Resistência Muscular. Prof. Dr. Carlos Ovalle Resistência Muscular Prof. Dr. Carlos Ovalle Resistência Muscular Resistência muscular é a capacidade de um grupo muscular executar contrações repetidas por período de tempo suficiente para causar a fadiga

Leia mais

Processos de software

Processos de software Processos de software 1 Processos de software Conjunto coerente de atividades para especificação, projeto, implementação e teste de sistemas de software. 2 Objetivos Introduzir modelos de processos de

Leia mais

Unidade II. Unidade II. Técnica do Nado Crawl

Unidade II. Unidade II. Técnica do Nado Crawl Posicionamento do corpo Permanece na horizontal em decubito ventral, realizando movimentos de rolamentos laterais, em seu eixo longitudinal. Posicionamento da cabeça O rosto fica em contato com a água,

Leia mais

ESTRUTURA E PREPARAÇÃO DO TREINAMENTO RICARDO LUIZ PACE JR.

ESTRUTURA E PREPARAÇÃO DO TREINAMENTO RICARDO LUIZ PACE JR. ESTRUTURA E PREPARAÇÃO DO TREINAMENTO RICARDO LUIZ PACE JR. Todo planejamento deve iniciar-se através da identificação das variáveis intervenientes no processo de preparação da estrutura do treinamento.

Leia mais

Antes de iniciar qualquer atividade física, o aluno deverá realizar todos os exames médicos para que a prática da atividade física descrita nesse

Antes de iniciar qualquer atividade física, o aluno deverá realizar todos os exames médicos para que a prática da atividade física descrita nesse Antes de iniciar qualquer atividade física, o aluno deverá realizar todos os exames médicos para que a prática da atividade física descrita nesse plano de treinamento seja liberada. PLANO POLÍCIA CIVIL

Leia mais

III FESTIVAL DE NATAÇÃO CAMPEONATO DE FÉRIAS

III FESTIVAL DE NATAÇÃO CAMPEONATO DE FÉRIAS III FESTIVAL DE NATAÇÃO CAMPEONATO DE FÉRIAS Barra do Corda 2006 ÍNDICE 1 OBJETIVOS... 3 2 ORGANIZAÇÃO... 3 3 CATEGORIAS... 3 4 INSCRIÇÕES... 3 5 DO PAGAMENTO:... 4 6 PREMIAÇÃO E CONTAGEM DE PONTOS...

Leia mais

CIRCUITO FUNCIONAL CONTOURS

CIRCUITO FUNCIONAL CONTOURS CIRCUITO FUNCIONAL CONTOURS São Paulo, 27 de Junho de 2017 PROF. MS. PAULO COSTA AMARAL 1. Tecnologias Vestíveis (aparelhos que permite uma maior interação do usuário). 2. Body Weight Training (treinamento

Leia mais

DICAS E SUGESTÕES PARA O SEU TREINO DE BRAÇO

DICAS E SUGESTÕES PARA O SEU TREINO DE BRAÇO DICAS E SUGESTÕES PARA O SEU TREINO DE BRAÇO Introdução Como todos sabemos o braço é dividido em 3 partes principais: Bíceps, tríceps e antebraço. Vamos deixar claro que neste guia foi deixado de lado

Leia mais

Prof. MSc. Paulo José dos Santos de Morais

Prof. MSc. Paulo José dos Santos de Morais Prof. MSc. Paulo José dos Santos de Morais AVALIAÇÃO FÍSICA: Testes de Aptidão em Escolares ( 7 17 anos) O Proesp-BR Considerando: a) Carência de estrutura física das escolas brasileiras em sua estrutura

Leia mais

Modelo para nadar: os segredos da pele de tubarão

Modelo para nadar: os segredos da pele de tubarão Science in School Edição 41: Outono de 2017 1 Modelo para nadar: os segredos da pele de tubarão Traduzido por Rita Campos. Um tubarão branco, Carcharodon carcharias. Cortesia da imagem de Stefan Pircher/Shutterstock

Leia mais

Crescimento e Desenvolvimento Humano

Crescimento e Desenvolvimento Humano Crescimento e Desenvolvimento Humano Capacidades física e Motoras durante o processo de crescimento e Desenvolvimento Humano Desenvolvimento e Crescimento Humano Para se entender o processo de desenvolvimento

Leia mais

Agrupamento Escolas de Figueiró dos Vinhos

Agrupamento Escolas de Figueiró dos Vinhos Agrupamento Escolas de Figueiró dos Vinhos Disciplina de Estudo do Movimento Professor Ricardo Ramos Ano letivo 2014/2015 Módulo 4 Qualidades Físicas Técnico de Apoio à Gestão Desportiva Aluno: N.º : Classificação:

Leia mais

Auditório das Piscinas do Jamor 20 e 21 de Outubro. Fisiologia da Corrida

Auditório das Piscinas do Jamor 20 e 21 de Outubro. Fisiologia da Corrida Auditório das Piscinas do Jamor 20 e 21 de Outubro Fisiologia da Corrida Fisiologia da Corrida Objetivo: abordar a fisiologia básica e partir para a forma como o corpo se adapta ao esforço da corrida.

Leia mais

Ergonomia. Prof. Izonel Fajardo

Ergonomia. Prof. Izonel Fajardo Ergonomia Prof. Izonel Fajardo Ergonomia Biomecânica II Biomecânica Ocupacional II Biomecânica ocupacional Estuda os movimentos corporais e as forças relacionadas ao trabalho; Preocupa-se com a interação

Leia mais

Comprando equipamentos de ginástica

Comprando equipamentos de ginástica Exercício Comprando equipamentos de ginástica Os equipamentos de ginástica são uma ótima opção para dias em que o clima está muito quente ou muito frio, ou ainda quando não é possível exercitar-se ao ar

Leia mais

Os Benefícios da Atividade Física no Tratamento da Dependência Química. Benefícios Fisiológicos

Os Benefícios da Atividade Física no Tratamento da Dependência Química. Benefícios Fisiológicos Os Benefícios da Atividade Física no Tratamento da Dependência Química Fisioterapeuta Jussara Lontra Atividade Física expressão genérica que pode ser definida como qualquer movimento corporal, produzido

Leia mais

AVALIAÇÃO DO CAVALO ATLETA EM TESTES A CAMPO

AVALIAÇÃO DO CAVALO ATLETA EM TESTES A CAMPO AVALIAÇÃO DO CAVALO ATLETA EM TESTES A CAMPO Professor Guilherme de Camargo Ferraz guilherme.de.ferraz@terra.com.br INTRODUÇÃO Mercado Nacional de Eqüinos: Inter-relações Complexo Agronegócio Cavalo Esporte

Leia mais

Bases Metodológicas do Treinamento Desportivo

Bases Metodológicas do Treinamento Desportivo Bases Metodológicas do Treinamento Desportivo Unidade I Princípios do Treinamento Prof. Esp. Jorge Duarte Princípios do Treinamento A teoria e a metodologia do treinamento desportivo possuem princípios

Leia mais

Medidas e Avaliação em Educação Física

Medidas e Avaliação em Educação Física Medidas e Avaliação em Educação Física Unidade I Fundamentos em Avaliação Prof. Esp. Jorge Duarte Fundamentos em Avaliação A) Introdução à Avaliação Moderna Teste e Termos Relacionados; Objetivos das Medidas

Leia mais

Antes de iniciar qualquer atividade física, o aluno deverá realizar todos os exames médicos para que a prática da atividade física descrita nesse

Antes de iniciar qualquer atividade física, o aluno deverá realizar todos os exames médicos para que a prática da atividade física descrita nesse Antes de iniciar qualquer atividade física, o aluno deverá realizar todos os exames médicos para que a prática da atividade física descrita nesse plano de treinamento seja liberada. PLANO MARINHA (12 s).

Leia mais

25/4/2011 MUSCULAÇÃO E DIABETES. -Estudos epidemiológicos sugerem redução de 30% a 58% o risco de desenvolver diabetes

25/4/2011 MUSCULAÇÃO E DIABETES. -Estudos epidemiológicos sugerem redução de 30% a 58% o risco de desenvolver diabetes MUSCULAÇÃO E DIABETES -Estudos epidemiológicos sugerem redução de 30% a 58% o risco de desenvolver diabetes -Alguns trabalhos demonstram que os exercícios de força (3 a 6 séries semanais, 10-15 repetições

Leia mais

Faculdade de Motricidade Humana Unidade Orgânica de Ciências do Desporto TREINO DA RESISTÊNCIA

Faculdade de Motricidade Humana Unidade Orgânica de Ciências do Desporto TREINO DA RESISTÊNCIA Faculdade de Motricidade Humana Unidade Orgânica de Ciências do Desporto TREINO DA RESISTÊNCIA A capacidade do organismo de resistir à fadiga numa actividade motora prolongada. Entende-se por fadiga a

Leia mais

3.Resistência Anaeróbia

3.Resistência Anaeróbia Treinamento de Valências Físicas e Modelo Tridimensional Valências Físicas 1. 2.Resistência Aeróbia 3.Resistência Anaeróbia 1 Valências Físicas 1. É a quantidade máxima de força que um músculo ou grupamento

Leia mais

RESUMO O Fisiologista do exercício e o controle da carga

RESUMO O Fisiologista do exercício e o controle da carga RESUMO O Fisiologista do exercício e o controle da carga O papel do fisiologista é monitorar as variáveis fisiológicas que cercam o treinamento, permitindo avaliar o estado do atleta e realizar prognósticos

Leia mais

TREINAMENTO Processo repetitivo e sistemático composto de exercícios progressivos que visam o aperfeiçoamento da performance.

TREINAMENTO Processo repetitivo e sistemático composto de exercícios progressivos que visam o aperfeiçoamento da performance. TREINAMENTO Processo repetitivo e sistemático composto de exercícios progressivos que visam o aperfeiçoamento da performance. TREINAMENTO FÍSICO Repetição sistemática de exercícios que produz fenômenos

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DE SÉRIES DE TRANSIÇÃO NO TRABALHO DE BASE DA NATAÇÃO. Palavras-Chave: séries de transição, aeróbio, volume, intensidade

A UTILIZAÇÃO DE SÉRIES DE TRANSIÇÃO NO TRABALHO DE BASE DA NATAÇÃO. Palavras-Chave: séries de transição, aeróbio, volume, intensidade 1 A UTILIZAÇÃO DE SÉRIES DE TRANSIÇÃO NO TRABALHO DE BASE DA NATAÇÃO Resumo Rodrigo Ribeiro da Silva O trabalho de base na Natação vem passando por alterações nos últimos anos em função de novas metodologias

Leia mais

Modelos de Regressão Linear Simples - parte I

Modelos de Regressão Linear Simples - parte I Modelos de Regressão Linear Simples - parte I Erica Castilho Rodrigues 19 de Agosto de 2014 Introdução 3 Objetivos Ao final deste capítulo você deve ser capaz de: Usar modelos de regressão para construir

Leia mais