VERSÃO RESPOSTAS PROVA DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "VERSÃO RESPOSTAS PROVA DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PROCESSO SELETIVO MESTRADO - TURMA 2012 PROVA DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Instruções para realização da prova 1. Este caderno contém 20 questões objetivas. 2. Para cada questão só há UMA ALTERNATIVA CORRETA. 3. A folha de resposta definitiva (gabarito) encontra-se na última página deste caderno de questões e não poderá ser rasurada, apagada por borracha ou corretivo, ou conter qualquer marcação fora dos campos destinados às respostas, pois existindo qualquer das situações especificadas acima tornará nula a questão. 4. Utilize apenas caneta esferográfica azul ou preta para preenchimento da folha de respostas (gabarito), a utilização de lápis implicará na anulação da prova e eliminação do candidato. 5. A duração da prova é de 1 (uma) hora. 6. Escreva somente o número de seu CPF em cada uma das páginas. Não escreva seu nome, nem faça qualquer identificação. 7. O candidato somente poderá retirar-se do local de aplicação da prova após 30 (trinta) minutos de seu início, levando consigo apenas esta página na qual se encontra a tira de gabarito ao lado para futura conferência. 8. É permitido o uso de calculadora para esta prova, exceto do modelo HP 48GX ou similares e calculadora de celular. Instruções de conduta durante a prova 1. Não faça perguntas durante a prova, caso necessite de esclarecimento, levante o braço e aguarde ser atendido. 2. Não será permitido o uso de qualquer material de consulta. 3. O candidato NÃO poderá levar este caderno que será usado para correção da prova. 4. O candidato deverá entregar o caderno de prova até o término do horário permitido. Após este limite, todas as questões do candidato serão anuladas. Aguarde a ordem do fiscal para abrir este caderno. Boa prova! VERSÃO 1 RESPOSTAS

2 PROVA DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO 01. Observe as afirmações: I. A administração de produção é, acima de tudo, um assunto prático que trata de problemas reais. II. A função de produção na organização representa a reunião de recursos destinados à produção de seus bens e serviços. III. Qualquer operação produz bens ou serviços ou um misto do dois e faz isso por um processo de transformação. IV. Não existem oportunidades de melhoria nas fronteiras justapostas entre as funções da organização. Está correto o que se afirma em: a) Somente as afirmações I e IV estão corretas. b) Somente as afirmações I e II estão corretas. c) Somente as afirmações I e III estão corretas. d) Somente as afirmações I, II e III estão corretas. e) todas as afirmações estão corretas. 02. Observe as frases: I. Existem três razões principais para a ocorrência de falhas em operações: problemas nos bens e serviços que são fornecidos a produção, algo que acontece dentro da operação em razão de falha do projeto ou falha humana ou ainda por quebra de equipamentos e problemas com os consumidores que manuseiam de forma inadequada o bem ou serviço. II. Existem três maneiras de se medir as falhas: confiabilidade, disponibilidade e taxas de falhas. III. Introduzir redundância em uma produção significa ter sistemas ou componentes de reserva em caso de falhas. IV. O conceito de prevenção de falhas surgiu com a introdução dos métodos japoneses de melhoramento de produção e recentemente esse conceito passou a ser utilizado em aplicações de serviços. Está correto o que se afirma em: a) Somente a afirmação I está correta. b) Somente a afirmações I e II estão corretas c) Somente a afirmações I e III estão corretas d) Somente as afirmações I e IV estão corretas e) todas as afirmações estão corretas 03. Observe as frases: I. Diagrama de causa-efeito é um método particularmente efetivo para ajudar a identificar as raízes de problemas utilizando as seguintes questões: o que, onde, como e por que. II. Os conceitos just in time, os fluxogramas de processos, o exame crítico no estudo de método, o gerenciamento de rede de operações e as operações focalizadas no consumidor, todos contribuem para o conceito de BPR (Business process re-engineering). III. Um dos principais princípios do BPR é buscar melhorias de desempenho drástico por meio de repensar radicalmente e reprojetar o processo. Está correto o que se afirma em: a) Somente a afirmação I está correta. b) Somente a afirmação II está correta. c) Somente a afirmações I e III estão corretas. d) Somente a afirmações I e II estão corretas. e) Todas as afirmações estão corretas.

3 04. Embora as operações sejam similares entre si na forma de transformar recursos de input em output de bens e serviços, apresentam diferenças importantes em quatro aspectos importantes exceto em: a) volume do output. b) variedade do output. c) variação da demanda do output. d) grau de visibilidade envolvido na produção do output. e) dimensão tempo. 05. Observe as frases: I. Para as empresas que concorrem diretamente em preço, o custo será seu principal objetivo de produção. II. As empresas que concorrem em outros aspectos que não preço não estarão interessadas em manter seus custos baixos. III. Internamente, o desempenho de custo é auxiliado pelo bom desempenho de outros objetivos de desempenho. Está correto apenas o que se afirma em: a) Somente as afirmações I e III estão corretas. b) Somente as afirmações II e III estão corretas. c) Somente as afirmações I e III estão corretas. d) Somente as afirmações I e II estão corretas. e) Todas as afirmações estão corretas 06. Assinale a alternativa incorreta: Com os temas de proteção ambiental tornando-se cada vez mais importantes, os projetistas devem considerar cada vez mais as questões verdes em seu trabalho. Esse interesse focalizou alguns aspectos fundamentais: a) As fontes de materiais usadas em um produto não devem usar trabalho infantil, minerais escassos e madeira ilegal. b) Quantidades e fontes de energia consumida no processo devem ser consideradas no projeto de processo. c) A quantidade e o tipo de material rejeitado que é gerado nos processos de manufatura. d) O tempo de vida do próprio produto. Argumenta-se que um produto de vida curta consumirá menos recursos e energia. e) O descarte do produto após sua vida útil deve ser de forma ecológica. 07. Observe as afirmações: I. Um bom projeto de produto ou serviço traduz as necessidades dos consumidores na forma de configuração do produto ou serviço e, assim, especifica as capacitações exigidas pela operação produtiva. II. O processo de tradução das necessidades do cliente inclui a formalização das seguintes questões: o conceito, o pacote e os relacionamentos envolvidos no projeto. III. A geração de um conceito identifica todas as peças, componentes do produto ou serviço e a forma como elas se encaixam. c) Somente a afirmações I e II são corretas d) Somente a afirmação III é correta Observe as afirmações: I. O método Taguchi tem como principal objetivo testar a robustez de um projeto para saber se o produto ou serviço consegue manter seu desempenho em condições adversas extremas. II. De acordo com o método Taguchi, os projetistas de produtos e serviços precisam identificar todas as situações possíveis e verificar se o produto e o serviço são capazes de lidar com aquelas que são consideradas necessárias a custos adequados.

4 III. O método de Taguchi utiliza procedimentos estatísticos para realizar relativamente poucos experimentos e, ao mesmo tempo, ser capaz de determinar a melhor combinação de fatores de projeto. c) Somente a afirmações I e II são corretas d) Somente a afirmação III é correta. 09. Considere as afirmações: I. A etapa de avaliação e melhoria do projeto tem o objetivo de considerar o projeto preliminar e verificar se pode ser melhorado antes que o produto ou serviço seja testado no mercado. II. A etapa de avaliação e melhoria pode ser desenvolvida por meio de diversas técnicas tais como: QFD (Quality Function Deployment), engenharia de valor e Método Taguchi. III. O QFD tem o objetivo principal do desdobramento da função qualidade para assegurar que o projeto final de um produto ou serviço realmente atenda às necessidades de seus clientes. IV. A matriz QFD é uma articulação formal de como a empresa vê o relacionamento do fornecedor (o quê) e as características de projeto do novo produto (como). c) Somente as afirmações I, II e III são corretas. d) Somente as afirmações I e III são corretas Qual das alternativas abaixo não é correta. A maioria dos arranjos físicos, na prática, deriva de apenas quatro tipos básicos de arranjo físico: a) Arranjo físico posicional; b) Arranjo físico por processo; c) Arranjo físico celular; d) Arranjo físico por produto; e) Arranjo físico em massa 11. Considere as seguintes afirmações: I. O arranjo físico por processo é assim chamado porque as necessidades e conveniências dos recursos transformadores que constituem o processo na operação dominam a decisão sobre o arranjo físico. II. No arranjo por processos, processos similares (ou processos com necessidades similares) são localizados juntos uns dos outros. III. Alterando-se a localização dos vários processos produtivos alterar-se-á o padrão de fluxo de tráfego na organização. c) Somente a afirmações I e II são corretas d) Somente a afirmação III é correta. 12. Considere as seguintes afirmações: I. Tecnologia de processo é o conjunto de máquinas, equipamentos ou dispositivos que ajudam as operações a transformar seus materiais, informações ou consumidores. II. Todos os processos produtivos utilizam tecnologia, desde o telefone barato e flexível até máquinas mais caras e especializadas.

5 III. Os gerentes de produção não se envolvem com a escolha da tecnologia e sim no gerenciamento, instalação e integração com outras tecnologias. IV. Algumas tecnologias são periféricas para a criação de bens e serviços, mas desempenham papel central, facilitando o processo. c) Somente a afirmações I e II são corretas d) Somente a afirmações I, II e IV são corretas. 13. Considere as seguintes afirmações: I. Os gerentes de produção fazem considerável uso de um Sistema de Informação Gerencial nas suas atividades de planejamento e controle. II. Uma transação feita em um sistema de suporte a decisão desencadeia outra, como a emissão de uma nota fiscal que por sua vez gera um lançamento no estoque e outro no módulo de contas a receber. III. Uma típica aplicação de um sistema de suporte a decisão seria ter a sua disposição os custos de produção associados com a fabricação de cada produto em todas as unidades alternativas da empresa, os custos envolvidos com transporte de produtos nos mercados mundiais, os custos e os lead-times envolvidos na construção e conversão de capacidade, e assim por diante. c) Somente a afirmações I e III são corretas d) As afirmações I, II e III são incorretas. 14. Considere as seguintes afirmações: I. Planejamento e controle é a conciliação do potencial da operação de fornecer produtos e serviços com a demanda de seus consumidores. II. Planejamento ou plano é a formalização do que é pretendido que aconteça em algum momento e controle é o processo de lidar com mudanças no plano de operação a ela relacionada. III. O planejamento usualmente opera dentro das limitações de recursos da operação mas faz intervenções na operação para corresponder às mudanças em circunstâncias de curto prazo. IV. Quanto maior a incerteza mais ênfase será dada ao planejamento e menos ênfase ao controle. c) Somente a afirmações I, II e IV são corretas d) As afirmações I, II e III são corretas. 15. Suponha que uma fábrica de aparelhos condicionadores de ar produza três modelos diferentes: o de luxo, o padrão e econômico. O modelo de luxo pode ser montado em 1,5 hora, o padrão em uma hora e o econômico, em 0,75 hora. A área de montagem da fábrica tem disponibilidade de 800 horas de pessoal de montagem por semana. Se a demanda para unidades de luxo, padrão e econômica estiver na proporção 2:3:2, o tempo necessário para montar 2+3+2=7 unidades será: a) 7,6 horas b) 7 horas c) 3,25 horas d) 4 horas e) nenhuma das alternativas

6 16. Se uma máquina opera 80 ciclos por minuto, mas possui uma velocidade projetada de 100 ciclos por minuto, sua taxa de desempenho é de 80%. Da mesma forma, se produz 90 peças boas de um total de 100 fabricadas possui uma taxa de qualidade de 90%. Se planejarmos fazer rodar o equipamento por 8 horas, mas ele para 2 horas (quebrado), sua disponibilidade é de 75%. A eficácia geral do equipamento é igual a: a) 54% b) 72% c) 67% d) 60% e) nenhuma das alternativas 17. Um banco deseja decidir quantas pessoas deve programar atender durante o período movimentado do horário do almoço. Suas investigações revelaram que durante esse período, os clientes chegam a uma taxa de nove por hora, e que as perguntas que fazem durante esse período (verificação de contas, abertura de novas contas, solicitação de empréstimos etc.) demoram, em média, 15 minutos. O gerente do banco sente que quatro pessoas deveriam trabalhar durante esse período, mas quer assegurar de que os clientes não esperem mais do que três minutos em média antes de serem atendidos. Qual o tempo médio em minutos que cada cliente esperará se manter a capacidade de quatro pessoas para o atendimento? λ = taxa de chegada µ = taxa de atendimentos η = número de atendentes Ls = número médio de clientes no sistema Lq = número médio de clientes em fila = Ls - ρ Wq = tempo médio que o cliente gasta na fila = Lq/ λ a) 2, 07 b) 2,94 c) 0,049 d) 0,034 e) Nenhuma das anteriores 18. Considere as seguintes afirmações: I. Planejamento e controle de capacidade é a forma como as operações organizam o nível de atividade de agregação de valor que elas podem alcançar em condições normais de produção em um período. II. Decisões tomadas em planejamento e controle da capacidade afetam a habilidade de gerar receitas e o volume de capital de giro empregado pela organização, assim como os objetivos de produção normais, como qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custos. III. A capacidade é medida pela disponibilidade de seus recursos de entrada ou pelos recursos de saída que são produzidos. c) Somente a afirmações I e III são corretas d) Somente as afirmações II e III são corretas. 19. Considere as seguintes afirmações: I. Gestão da cadeia de suprimentos é um conceito amplo que inclui a gestão de toda a cadeia de suprimentos desde o fornecedor de matéria-prima até o consumidor final. II. Gestão da cadeia de suprimentos é um conceito estratégico que inclui amplas considerações de longo prazo da posição da empresa na rede de suprimentos, como também o controle do fluxo de curto prazo através da cadeia de suprimentos. III. A gestão de materiais é um conceito que trata unicamente o lado da demanda da distribuição física de bens, geralmente, além dos consumidores imediatos através da cadeia de suprimentos até o consumidor final.

7 c) Somente a afirmações I e III são corretas d) Somente as afirmações II e III são corretas. 20. Considere as seguintes afirmações: I. Just in time é uma abordagem de operações que tenta atender à demanda instantaneamente, com a qualidade perfeita e nenhum desperdício. II. Just in time é uma abordagem que difere das práticas de operações tradicionais à medida que enfatiza a eliminação de desperdícios e tempo de atravessamento rápido contribuindo para estoques baixos. III. Os princípios e técnicas do Just in time são aplicáveis somente no contexto de manufatura. IV. Uma característica importante do Just in Time é que o fluxo entre cada estágio do processo de manufatura é empurrado pela demanda do estágio posterior. a) Somente a afirmação I, II e IV são corretas. c) Somente as afirmações I e III são corretas d) Somente as afirmações II e IV são corretas. e) Somente as afirmações I, II e III são corretas.

8 FOLHA DE RESPOSTAS DEFINITIVA PROVA DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Instruções de preenchimento: assinale com caneta esferográfica azul ou preta um X na alternativa que considere correta para cada questão conforme exemplo abaixo. Exemplo: A B C D E 01 X 02 X 03 X 04 X 05 X VERSÃO 1 RESPOSTAS A B C D E VERSÃO 1 RESPOSTAS A B C D E

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PROCESSO SELETIVO DOUTORADO - TURMA 2012 PROVA

Leia mais

VERSÃO RESPOSTAS PROVA DE MÉTODOS QUANTITATIVOS

VERSÃO RESPOSTAS PROVA DE MÉTODOS QUANTITATIVOS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PROCESSO SELETIVO DOUTORADO - TURMA 20 VERSÃO

Leia mais

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE MÉTODOS QUANTITATIVOS

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE MÉTODOS QUANTITATIVOS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PROCESSO SELETIVO MESTRADO-EDITAL FEA-RP-PPGAO

Leia mais

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PROCESSO SELETIVO DOUTORADO - TURMA 2011 PROVA

Leia mais

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE FINANÇAS

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE FINANÇAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PROCESSO SELETIVO MESTRADO-EDITAL FEA-RP-PPGAO

Leia mais

VERSÃO RESPOSTAS PROVA DE MÉTODOS QUANTITATIVOS

VERSÃO RESPOSTAS PROVA DE MÉTODOS QUANTITATIVOS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PROCESSO SELETIVO MESTRADO - TURMA 2012 PROVA

Leia mais

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE METODOLOGIA DA PESQUISA VERSÃO 1

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE METODOLOGIA DA PESQUISA VERSÃO 1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PROCESSO SELETIVO DOUTORADO - TURMA 2011 PROVA

Leia mais

VERSÃO RESPOSTAS PROVA DE FINANÇAS

VERSÃO RESPOSTAS PROVA DE FINANÇAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PROCESSO SELETIVO MESTRADO EDITAL 01/2011 PROVA

Leia mais

VERSÃO RESPOSTAS PROVA DE MARKETING

VERSÃO RESPOSTAS PROVA DE MARKETING UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PROCESSO SELETIVO MESTRADO - TURMA 202 Instruções

Leia mais

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE METODOLOGIA DA PESQUISA

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE METODOLOGIA DA PESQUISA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PROCESSO SELETIVO DOUTORADO - TURMA 2012 PROVA

Leia mais

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE ADMINISTRAÇÃO GERAL

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE ADMINISTRAÇÃO GERAL UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PROCESSO SELETIVO MESTRADO-EDITAL FEA-RP-PPGAO

Leia mais

VERSÃO RESPOSTAS PROVA DE MARKETING

VERSÃO RESPOSTAS PROVA DE MARKETING UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PROCESSO SELETIVO DOUTORADO - TURMA 2011 VERSÃO

Leia mais

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PROCESSO SELETIVO MESTRADO-EDITAL FEA-RP-PPGAO

Leia mais

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE FINANÇAS

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE FINANÇAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PROCESSO SELETIVO DOUTORADO TURMA 2012 PROVA

Leia mais

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE FINANÇAS

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE FINANÇAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PROCESSO SELETIVO DOUTORADO - TURMA 2011 PROVA

Leia mais

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE RECURSOS HUMANOS

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE RECURSOS HUMANOS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PROCESSO SELETIVO MESTRADO-EDITAL FEA-RP-PPGAO

Leia mais

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE RECURSOS HUMANOS

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE RECURSOS HUMANOS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PROCESSO SELETIVO DOUTORADO - TURMA 2011 PROVA

Leia mais

PROJETO DE PRODUTOS E SERVIÇOS

PROJETO DE PRODUTOS E SERVIÇOS PROJETO DE PRODUTOS E SERVIÇOS Aula 6 Profª. Ms. Eng. Aline Soares Pereira SISTEMAS PRODUTIVOS I PROJETO DE PRODUTOS E SERVIÇOS 1 Objetivo da aula Apresentar conceitos sobre o que é projeto de produtos

Leia mais

GESTÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA. Aula 3 Projeto de Processos

GESTÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA. Aula 3 Projeto de Processos GESTÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA Aula 3 Projeto de Processos Modelo Geral da Gestão de Operações RECURSOS A SEREM TRANSFORMADOS MATERIAIS INFORMAÇÕES CONSUMIDORES AMBIENTE ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO OBJETIVOS

Leia mais

Unidade I GESTÃO DAS OPERAÇÕES. Prof. Me. Livaldo dos Santos

Unidade I GESTÃO DAS OPERAÇÕES. Prof. Me. Livaldo dos Santos Unidade I GESTÃO DAS OPERAÇÕES PRODUTIVAS Prof. Me. Livaldo dos Santos Administração de operações produtivas, seus objetivos e estratégia Objetivos da unidade: Entender a função produção nas diversas organizações.

Leia mais

Sumário OBJETIVO DO CAPÍTULO. Parte I Administração de Produção e Operações fundamentos estratégicos, 1. Prefácio, xiii Agradecimentos, xvii

Sumário OBJETIVO DO CAPÍTULO. Parte I Administração de Produção e Operações fundamentos estratégicos, 1. Prefácio, xiii Agradecimentos, xvii OBJETIVO DO CAPÍTULO Prefácio, xiii Agradecimentos, xvii Parte I Administração de Produção e Operações fundamentos estratégicos, 1 1 Introdução e Evolução Histórica da Gestão de Produção e Operações, 3

Leia mais

04 Parte III - Planejamento e Controle

04 Parte III - Planejamento e Controle 04 Parte III - Planejamento e Controle Recursos a serem Transformados Materiais Informações Consumidores Ambiente Estratégia da produção Objetivos estratégicos da produção Papel e posição competitiva da

Leia mais

ORIENTAÇÃO. Leia o Guia Logístico de Avaliação UNITINS publicado no site

ORIENTAÇÃO. Leia o Guia Logístico de Avaliação UNITINS publicado no site !"#$%&"$!'!'"& '&()**+,(,-$%.!! /)(,-$'(),*0)**+ /'$/1'"%%!2%/! )**+, ORIENTAÇÃO Leia o Guia Logístico de Avaliação UNITINS publicado no site www.educon.br/unitins ATENÇÃO: 1. Verifique se a numeração

Leia mais

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE MARKETING

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE MARKETING UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PROCESSO SELETIVO MESTRADO-EDITAL FEA-RP-PPGAO

Leia mais

Aumentando a Produtividade e Reduzindo os Custos da Fábrica. Antonio Cabral

Aumentando a Produtividade e Reduzindo os Custos da Fábrica. Antonio Cabral Aumentando a Produtividade e Reduzindo os Custos da Fábrica Antonio Cabral acabral@maua.br Roteiro Desafio; Sistemas; O custo e o valor do controle de processo; Mapeamento; Principais indicadores usados

Leia mais

Unidade III. ADMINISTRAÇÃO DAS OPERAÇÕES PRODUTIVAS O planejamento e controle da produção. Prof. Fabio Uchôas

Unidade III. ADMINISTRAÇÃO DAS OPERAÇÕES PRODUTIVAS O planejamento e controle da produção. Prof. Fabio Uchôas Unidade III ADMINISTRAÇÃO DAS OPERAÇÕES PRODUTIVAS O planejamento e controle da produção Prof. Fabio Uchôas Planejamento e controle da produção Planejamento e controle Objetiva garantir que os processos

Leia mais

Parte I Administração de Produção e Operações fundamentos estratégicos, 1

Parte I Administração de Produção e Operações fundamentos estratégicos, 1 Sumário Prefácio, xv Agradecimentos, xxi Parte I Administração de Produção e Operações fundamentos estratégicos, 1 1 Introdução e Evolução Histórica da Gestão de Produção e Operações, 3 1.1 Introdução,

Leia mais

ADM 250 capítulo 8 - Slack, Chambers e Johnston

ADM 250 capítulo 8 - Slack, Chambers e Johnston ADM 250 capítulo 8 - Slack, Chambers e Johnston 1 Perguntas que se esperam respondidas ao final do capítulo 8 Que é tecnologia de processo? ecnologia de Processo Quais são as tecnologias de processamento

Leia mais

Aula 2 - Fundamentos da gestão de produção: modelo de transformação: inputs, processo de transformação e outputs. Tipos de Processo de Produção

Aula 2 - Fundamentos da gestão de produção: modelo de transformação: inputs, processo de transformação e outputs. Tipos de Processo de Produção Aula 2 - Fundamentos da gestão de produção: modelo de transformação: inputs, processo de transformação e outputs. Tipos de Processo de Produção Prof. Geronimo O que é administração da Produção? É a atividade

Leia mais

Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais

Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais Empresa Deve: Ser organizada: padronização administrativa (planejamento e controle) Ter qualidade: atender a necessidade dos consumidores (prazo, preço,

Leia mais

Capacidade produtiva e filas em unidades da rede de operações

Capacidade produtiva e filas em unidades da rede de operações Capacidade produtiva e filas em unidades da rede de operações Profa. Dra. Márcia Mazzeo Grande RAD1512 Administração: gestão e logística Ambiente Estratégia de operações Estratégia Recursos de entradas

Leia mais

AVALIAÇÃO UNIFICADA 2015/2 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO/4º PERÍODO NÚCLEO I CADERNO DE QUESTÕES

AVALIAÇÃO UNIFICADA 2015/2 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO/4º PERÍODO NÚCLEO I CADERNO DE QUESTÕES CADERNO DE QUESTÕES INSTRUÇÕES Você está recebendo o CADERNO DE QUESTÕES e a FOLHA DE RESPOSTA. 1º SEMESTRE - 2013 Para cada questão há somente uma alternativa correta. Assinale na folha de respostas a

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO Unidade III ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Profa. Lérida Malagueta Planejamento e Controle de Produção (PCP) O PCP é uma função de apoio da administração de produção. Desenvolve funções de planejar

Leia mais

TECNOLOGIA DE PROCESSO

TECNOLOGIA DE PROCESSO TECNOLOGIA DE PROCESSO Danillo Tourinho Sancho da Silva, MSc INTRODUÇÃO Tecnologia de processo são máquinas, equipamentos e dispositivos que ajudam a produção a transformar materiais, informações e consumidores

Leia mais

Sistemas de Informação na Empresa

Sistemas de Informação na Empresa Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Administração Tecnologia e Sistemas de Informação - 04 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

O DESEMPENHO OPERACIONAL

O DESEMPENHO OPERACIONAL O DESEMPENHO OPERACIONAL TIPOS DE OBJETIVOS DE DESEMPENHO OPERACIONAL PREÇO BAIXO, ALTAS MARGENS OU AMBOS ENTREGA RÁPIDA CUSTO ENTREGA CONFIÁVEL VELOCIDADE CICLO RÁPIDO ALTA PRODUTIVIDADE TOTAL OPERAÇÕES

Leia mais

GABARITO PSUB Questão Resposta 1 A 2 A 3 E 4 D 5 A 6 B 7 A 8 A 9 C 10 E 11 C 12 C 13 B 14 C 15 A 16 D

GABARITO PSUB Questão Resposta 1 A 2 A 3 E 4 D 5 A 6 B 7 A 8 A 9 C 10 E 11 C 12 C 13 B 14 C 15 A 16 D GABARITO PSUB 2013 Questão Resposta 1 A 2 A 3 E 4 D 5 A 6 B 7 A 8 A 9 C 10 E 11 C 12 C 13 B 14 C 15 A 16 D MAT2457 - Álgebra Linear para Engenharia I Prova Substitutiva - 26/06/2013 Nome: Professor: NUSP:

Leia mais

Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais I

Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais I Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais I Recursos e PRP (Processo de Realização do Produto) Prof. Marcos César Bottaro Os Recursos RECURSOS: é tudo que gera ou tem a capacidade de gerar riqueza

Leia mais

Conhecimentos Específicos

Conhecimentos Específicos PROCESSO SELETIVO 2017 Edital 24/2016 - NC Prova: 26/11/2016 INSCRIÇÃO TURMA NOME DO CANDIDATO ASSINO DECLARANDO QUE LI E COMPREENDI AS INSTRUÇÕES ABAIXO: CÓDIGO ORDEM INSTRUÇÕES Conhecimentos Específicos

Leia mais

PROCESSOS OPERACIONAIS Conceitos Básicos

PROCESSOS OPERACIONAIS Conceitos Básicos PROCESSOS OPERACIONAIS Conceitos Básicos Toda empresa é originada com a intenção de produzir um produto ou serviço final que tenha valor para o cliente. O objetivo das operações da empresa consiste em

Leia mais

Tecnologia de Processos. Todas operações usam algum tipo de tecnologia de processo, na esperança de obter alguma vantagem competitiva

Tecnologia de Processos. Todas operações usam algum tipo de tecnologia de processo, na esperança de obter alguma vantagem competitiva 11 Tecnologia de Processos Todas operações usam algum tipo de tecnologia de processo, na esperança de obter alguma vantagem competitiva O que é tecnologia de processo? São as máquinas, equipamentos e dispositivos

Leia mais

VERSÃO RESPOSTAS PROVA DE RECURSOS HUMANOS

VERSÃO RESPOSTAS PROVA DE RECURSOS HUMANOS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PROCESSO SELETIVO MESTRADO - TURMA 2012 PROVA

Leia mais

Gestão de Produção Aula2: (cont.) Conceitos e Fundamentos da Administração da Produção. Prof. Valdir Tavares de Lucena

Gestão de Produção Aula2: (cont.) Conceitos e Fundamentos da Administração da Produção. Prof. Valdir Tavares de Lucena Gestão de Produção Aula2: (cont.) Conceitos e Fundamentos da Administração da Produção Prof. Valdir Tavares de Lucena PRATICA 1 : Simulação de uma linha de montagem em sala, vivenciando: Produção empurrada

Leia mais

Modelo dos Critérios de Desempenho. 1. Qualidade 2. Velocidade 3. Confiabilidade 4. Flexibilidade 5. Custos

Modelo dos Critérios de Desempenho. 1. Qualidade 2. Velocidade 3. Confiabilidade 4. Flexibilidade 5. Custos Modelo dos Critérios de Desempenho 1. Qualidade 2. Velocidade 3. Confiabilidade 4. Flexibilidade 5. Custos Ganhadores de Pedidos: são aqueles que direta ou indiretamente contribuem para o ganho do negócio.

Leia mais

PREFE ITURA MUNICIPAL DE GUAJ ARÁ MIRIM

PREFE ITURA MUNICIPAL DE GUAJ ARÁ MIRIM Caderno de Questões PREFE ITURA MUNICIPAL DE GUAJ ARÁ MIRIM realização S18 - Médico Clínico Geral AT E N Ç Ã O 1. O caderno de questões contém 20 questões de múltipla-escolha, conforme distribuição abaixo,

Leia mais

Teoria da Administração (RAD 0111) Prof. Dr. Jorge Henrique Caldeira de Oliveira

Teoria da Administração (RAD 0111) Prof. Dr. Jorge Henrique Caldeira de Oliveira Teoria da Administração (RAD 0111) Prof. Dr. Jorge Henrique Caldeira de Oliveira Fundamentos da adm. de operações A administração de operações pode ser definida como o campo da administração responsável

Leia mais

Apostila de Treinamento UNIDADE IV KANBAN

Apostila de Treinamento UNIDADE IV KANBAN Apostila de Treinamento UNIDADE IV ABRIL DE 2018 HISTÓRIA DO PRATICANDO CÁLCULO EXERCÍCIO UNIDADE 4 TREINAMENTO HISTÓRIA DO COMO SURGIU O Como lidar com esses problemas? (Taiichi Ohno) Compra somente o

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I DIRECIONANDO A PRODUÇÃO, 2

SUMÁRIO PARTE I DIRECIONANDO A PRODUÇÃO, 2 SUMÁRIO PARTE I DIRECIONANDO A PRODUÇÃO, 2 1 Administração da produção, 3 Introdução, 3 O que é administração da produção?, 4 Por que a administração da produção é importante em todos os tipos de organização?,

Leia mais

Clovis Alvarenga-Netto

Clovis Alvarenga-Netto Escola Politécnica da USP Departamento de Engenharia de Produção Materiais e processos de produção IV Maio/2009 Prof. Clovis Alvarenga Netto Aula 10 Planejamento, programação e controle da produção e estoques

Leia mais

Conceito de ERP Vantagens e desvantagens do ERP Conceito de MRP Planejamento mestre da produção PMP

Conceito de ERP Vantagens e desvantagens do ERP Conceito de MRP Planejamento mestre da produção PMP Objetivos desta apresentação Planejamento de Recursos Aula 09 parte 1 Mauro Osaki Conceito de ERP Vantagens e desvantagens do ERP Conceito de Planejamento mestre da PMP TES/ESALQ-USP Pesquisador do Centro

Leia mais

Sumário. PARTE 1 Gestão logística da cadeia de suprimentos. Capítulo 2. Capítulo 1

Sumário. PARTE 1 Gestão logística da cadeia de suprimentos. Capítulo 2. Capítulo 1 Sumário PARTE 1 Gestão logística da cadeia de suprimentos Capítulo 1 Cadeias de suprimentos no século xxi... 2 A revolução da cadeia de suprimentos... 4 Integração gera valor... 6 Modelo geral de cadeia

Leia mais

Professor: Flávio Fernandes Aula 4 Projeto em Gestão da Produção Vide capítulo 4 do livro base

Professor: Flávio Fernandes Aula 4 Projeto em Gestão da Produção Vide capítulo 4 do livro base Professor: Flávio Fernandes Aula 4 Projeto em Gestão da Produção Vide capítulo 4 do livro base Livro Base: SLACK, Nigel e outros. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 2009. Flávio Fernandes aula4

Leia mais

22/08/2014. Planejamento e Controle da Produção: Conceito, Finalidades, Funções e Princípios. Conceito de Planejamento. Conceito de Controle

22/08/2014. Planejamento e Controle da Produção: Conceito, Finalidades, Funções e Princípios. Conceito de Planejamento. Conceito de Controle Planejamento e Controle da Produção: Conceito, Finalidades, Funções e Princípios Conceito de Planejamento É a função administrativa que determina antecipadamente quais os objetivos a serem atingidos e

Leia mais

CADEIA DE SUPRIMENTOS

CADEIA DE SUPRIMENTOS CADEIA DE SUPRIMENTOS Supply Chain Management (SCM) TÉCNICO EM LOGÍSTICA - 2019 CADEIA DE SUPRIMENTOS Supply Chain Management (SCM) OBJETIVO DO ESTUDO Esse trabalho tem como objetivo apresentar o conceito,

Leia mais

Unidade I PROCESSOS ORGANIZACIONAIS. Prof. Léo Noronha

Unidade I PROCESSOS ORGANIZACIONAIS. Prof. Léo Noronha Unidade I PROCESSOS ORGANIZACIONAIS Prof. Léo Noronha Introdução aos processos organizacionais Qualquer tamanho de empresa, até as informais ou do terceiro setor. Visão moderna de gestão organizacional,

Leia mais

Fundamentos de Teste de Software

Fundamentos de Teste de Software Núcleo de Excelência em Testes de Sistemas Fundamentos de Teste de Software Módulo 2- Teste Estático e Teste Dinâmico Aula 5 Técnicas de Especificação SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 TÉCNICAS PARA PROJETO DE CASOS

Leia mais

Missão e objetivos da empresa X X X X X. Objetivos por área X X Qualidade das informações X X X X X Integração dos orçamentos por área

Missão e objetivos da empresa X X X X X. Objetivos por área X X Qualidade das informações X X X X X Integração dos orçamentos por área Visão por meio das atividades de valor) Preço Prazo Assistência Técnica Modelo de gestão Análise de aspectos políticos governamentais, econômicos e legais Planejamento estratégico Orçamento empresarial

Leia mais

PROCESSO DE DESENVOLIMENTO DE PRODUTO

PROCESSO DE DESENVOLIMENTO DE PRODUTO PROCESSO DE DESENVOLIMENTO DE PRODUTO VISÃO GERAL DAS ABORDAGENS DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS Desenvolvimento Seqüencial Metodologia de projeto Engenharia e análise de valores Prototipagem rápida Engenharia

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2010

PROCESSO SELETIVO 2010 PROCESSO SELETIVO 2010 Prova: 06/12/2009 Início: 14h00 Duração: 4 horas Caderno de Questões Nome do(a) candidato(a): Nº de inscrição: ATENÇÃO: Antes de iniciar a prova, leia atentamente as instruções a

Leia mais

Mauro Osaki. Fone: Fax: Input Recursos a serem transformados

Mauro Osaki. Fone: Fax: Input Recursos a serem transformados Objetivos desta apresentação Definição de PCC; Planejamento e Controle de Capacidade Aula 7 Parte 1 Mauro Osaki TES/ESALQ-USP Pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada Cepea/ESALQ/USP

Leia mais

ADM 250 capítulo 15 - Slack, Chambers e Johnston

ADM 250 capítulo 15 - Slack, Chambers e Johnston ADM 250 capítulo 15 - Slack, Chambers e Johnston 20030917 Adm250 Administração da Produção 1 Planejamento e Controle Recursos de entrada a serem transformados Materiais Informação Consumidores AMBIENTE

Leia mais

Just in Time e Kanban. Prof.ª Rosana Abbud

Just in Time e Kanban. Prof.ª Rosana Abbud Just in Time e anban Prof.ª Rosana Abbud Just in Time Just in Time SURGIMENTO Japão Década de 70 Toyota Motor CONCEITO Administração Qualidade Organização Cada processo deve ser abastecido com os itens

Leia mais

Just in Time e Kanban. Prof.ª Rosana Abbud

Just in Time e Kanban. Prof.ª Rosana Abbud Just in Time e anban Prof.ª Rosana Abbud Just in Time Just in Time SURGIMENTO Japão Década de 70 Toyota Motor CONCEITO Administração Qualidade Organização Cada processo deve ser abastecido com os itens

Leia mais

05/09/2013. Ciclo de vida de um Sistema de Informação

05/09/2013. Ciclo de vida de um Sistema de Informação Ciclo de vida de um Sistema de Informação Objetivos dessa aula: 1. O conceito de ciclo de vida de um projeto 2. As características do ciclo de vida do projeto clássico 3. As diferenças entre projetos clássicos

Leia mais

EEL - USP. Aula 2 Projeto do Produto, do processo e planejamento da produção. Prof. Dr. Geronimo

EEL - USP. Aula 2 Projeto do Produto, do processo e planejamento da produção. Prof. Dr. Geronimo EEL - USP Aula 2 Projeto do Produto, do processo e planejamento da produção Prof. Dr. Geronimo O processo de planejamento de instalações voltadas para a produção de montagem pode ser listado: 1. Definir

Leia mais

Sistemas de Informação Gerenciais

Sistemas de Informação Gerenciais Sistemas de Informação Gerenciais Seção 1.2 Conceitos e perspectivas em SI Seção 1.3 Classificação dos SI 1 EMPRESA E TECNOLOGIA 2 Contexto Já perceberam que as empresas no mundo moderno estão relacionadas

Leia mais

Logística: gerenciando a cadeia de suprimentos. Prof Annibal Affonso Neto Doutor em Estratégia Competitiva

Logística: gerenciando a cadeia de suprimentos. Prof Annibal Affonso Neto Doutor em Estratégia Competitiva Logística: gerenciando a cadeia de suprimentos Prof Annibal Affonso Neto Doutor em Estratégia Competitiva Objetivo Esta palestra tratou do gerenciamento logístico e da cadeia de suprimentos. Logística:

Leia mais

Mais controle. Maior rendimento

Mais controle. Maior rendimento Mais controle Maior rendimento REdUção de custos com FERRaMEntaS EM até 30% 60% MaiS RáPido na LocaLização de FERRaMEntaS MEnoR tempo PaRa SoLicitaR FERRaMEntaS MEnoR tempo de implantação do MERcado Atualmente

Leia mais

É o termo usado para as atividades, decisões e responsabilidade dos gerentes de produção.

É o termo usado para as atividades, decisões e responsabilidade dos gerentes de produção. Apostila 01 - Introdução Administração da Produção (ou de operação) É o termo usado para as atividades, decisões e responsabilidade dos gerentes de produção. Trata da maneira pela qual as organizações

Leia mais

ADM 250 capítulo 10 - Slack, Chambers e Johnston

ADM 250 capítulo 10 - Slack, Chambers e Johnston ADM 250 capítulo 10 - Slack, Chambers e Johnston ADM 250 Adm Produção 1 Planejamento e Controle Recursos de entrada a serem transformados Materiais Informação Consumidores AMBIENTE ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES

Leia mais

MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC

MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC Quais indicadores podem ser utilizados para avaliar um sistema operacional? Alguns Exemplos de Indicadores Qualidade; Eficiência Operacional; Grau de Inovação; Superávit;

Leia mais

Perguntas que se esperam respondidas ao final do capítulo 6

Perguntas que se esperam respondidas ao final do capítulo 6 Perguntas que se esperam respondidas ao final do capítulo 6 Por que uma empresa deve adotar a perspectiva de rede de suprimento total? rojeto da rede de operações produtivas O que está implícito na configuração

Leia mais

Como podemos medir a produtividade de uma empresa? E de seus processos?

Como podemos medir a produtividade de uma empresa? E de seus processos? Como podemos medir a produtividade de uma empresa? E de seus processos? Por que produtividade é importante? Como podemos medir produtividade nas empresas? Produção x Estratégia Competitiva Flexibilidade

Leia mais

EDITAL Nº 10, DE 10 DE OUTUBRO DE 2017 I SIMULADO ABERTO DO INSTITUTO DOM BARRETO

EDITAL Nº 10, DE 10 DE OUTUBRO DE 2017 I SIMULADO ABERTO DO INSTITUTO DOM BARRETO EDITAL Nº 10, DE 10 DE OUTUBRO DE 2017 I SIMULADO ABERTO DO INSTITUTO DOM BARRETO O INSTITUTO DOM BARRETO torna pública a realização do seu I Simulado Aberto como mais um recurso na sua preparação para

Leia mais

03 Continuação de 02. O papel estratégico e objetivos da Produção

03 Continuação de 02. O papel estratégico e objetivos da Produção 03 Continuação de 02 O papel estratégico e objetivos da Produção Cobertos neste capítulo Objetivos estratégicos das operações Ambiente Estratégia de operações O papel e a posição competitiva das operações

Leia mais

Prof. Marcelo Mello. Unidade IV GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS

Prof. Marcelo Mello. Unidade IV GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS Prof. Marcelo Mello Unidade IV GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS Gerenciamento de serviços Nas aulas anteriores estudamos: 1) Importância dos serviços; 2) Diferença entre produtos x serviços; 3) Composto de Marketing

Leia mais

Localização e arranjo físico de unidades da rede de operações

Localização e arranjo físico de unidades da rede de operações Localização e arranjo físico de unidades da rede de operações Profa. Dra. Márcia Mazzeo Grande RAD1512 Administração: gestão e logística Ambiente Estratégia de operações Estratégia Recursos de entradas

Leia mais

1. Fundamentos do Sistema de Informação. Objetivos do Módulo 1

1. Fundamentos do Sistema de Informação. Objetivos do Módulo 1 Objetivos do Módulo 1 Explicar por que o conhecimento dos sistemas de informação é importante para os profissionais das empresas e identificar as cinco áreas dos sistemas de informação que esses profissionais

Leia mais

Professor: Flávio Fernandes Aula 5 Projeto de Produtos e Serviços Vide capítulo 5 do livro base

Professor: Flávio Fernandes Aula 5 Projeto de Produtos e Serviços Vide capítulo 5 do livro base Professor: Flávio Fernandes Aula 5 Projeto de Produtos e Serviços Vide capítulo 5 do livro base Livro Base: SLACK, Nigel e outros. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 2009. Flávio Fernandes aula5

Leia mais

RASCUNHO Nº DE INSCRIÇÃO. PROVA ESCRITA OBJETIVA CARGO: ELETROTÉCNICO DATA: 20/03/2016 HORÁRIO: 9h às 11h

RASCUNHO Nº DE INSCRIÇÃO. PROVA ESCRITA OBJETIVA CARGO: ELETROTÉCNICO DATA: 20/03/2016 HORÁRIO: 9h às 11h PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEDUC FOLHA DE ANOTAÇÃO DO GABARITO - ATENÇÃO: Esta parte somente deverá ser destacada pelo fiscal da sala, após o término da prova. RASCUNHO PROVA ESCRITA OBJETIVA CARGO:

Leia mais

Engenharia de Materiais e Manufatura SISTEMAS DE MANUFATURA

Engenharia de Materiais e Manufatura SISTEMAS DE MANUFATURA Engenharia de Materiais e Manufatura SISTEMAS DE MANUFATURA Tópicos da Aula 1. Introdução 2. Arquiteturas dos Sistemas de Manufatura 3. Flexibilidade na Manufatura e sua Importância 4. Tipos de Flexibilidade

Leia mais

Agenda da aula. 1 Indicadores de desempenho. 2 Desenvolvendo indicadores de desempenho para toda a empresa

Agenda da aula. 1 Indicadores de desempenho. 2 Desenvolvendo indicadores de desempenho para toda a empresa Agenda da aula 1 Indicadores de desempenho 2 Desenvolvendo indicadores de desempenho para toda a empresa Quais seriam os indicadores de Desempenho para o Departamento de Administração? Número de alunos

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE LETRAS DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E TRADUÇÃO NÚCLEO DE ESTUDOS INSTITUTO CONFÚCIO DE BRASÍLIA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE LETRAS DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E TRADUÇÃO NÚCLEO DE ESTUDOS INSTITUTO CONFÚCIO DE BRASÍLIA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE LETRAS DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E TRADUÇÃO NÚCLEO DE ESTUDOS INSTITUTO CONFÚCIO DE BRASÍLIA EDITAL N o 002 / 2018, DE 04 DE OUTUBRO DE 2018 EXAME ESCRITO

Leia mais

QFD - O DESDOBRAMENTO DA FUNÇÃO QUALIDADE

QFD - O DESDOBRAMENTO DA FUNÇÃO QUALIDADE 1 CURSO: GERÊNCIA DE PROJETOS COM ÊNFASE ÀS PRÁTICAS DO PMI DISCIPLINA: GERÊNCIA DA QUALIDADE PROFESSOR: NELSON ROSAMILHA DATA: 19/12/2009 GRUPO: FLAVIO DEMETRIO JILVERSOM JOÃO ALAVARCE QFD - O DESDOBRAMENTO

Leia mais

Medir o Rendimento: O padrão ISO para rendimento de toners para impressoras

Medir o Rendimento: O padrão ISO para rendimento de toners para impressoras RENDIMENTOS DOS SUPRIMENTOS Medir o Rendimento: O padrão ISO para rendimento de toners para impressoras Impressões Monocromáticas: Os clientes desejam estar bem informados quando tomam decisões sobre a

Leia mais

Arranjo Físico (Layout) Arranjo Físico 1

Arranjo Físico (Layout) Arranjo Físico 1 Arranjo Físico (Layout) Arranjo Físico 1 Projeto do Arranjo Físico (Layout) Projetar um arranjo físico é decidir onde colocar todas as instalações, máquinas, equipamentos e pessoal de produção. O arranjo

Leia mais

Wconsulting Garantia de excelência nos projetos desenvolvidos!

Wconsulting Garantia de excelência nos projetos desenvolvidos! A utilização do método de análise e solução de problemas O MASP é uma excelente ferramenta utilizada para análise e solução de problemas. Permite identificar de forma assertiva as causas de um determinado

Leia mais

EXAME DE PROFICIÊNCIA DE LINGUA CHINESA HSK

EXAME DE PROFICIÊNCIA DE LINGUA CHINESA HSK UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE LETRAS DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E TRADUÇÃO PROGRAMA PERMANENTE DE EXTENSÃO UnB IDIOMAS NÚCLEO DE ESTUDOS INSTITUTO CONFÚCIO DE BRASÍLIA EXAME DE PROFICIÊNCIA

Leia mais

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO - 2

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO - 2 Hierarquia do sistema de produção A maioria das áreas de produção é formada por várias unidades ou departamentos que funcionam como partes da operação global da organização. Todas as macro-operações são

Leia mais

Prova de Habilitação para Professores e Licenciandos em Matemática

Prova de Habilitação para Professores e Licenciandos em Matemática Prova de Habilitação para Professores e Licenciandos em Matemática 10 de setembro de 016 INStRUÇÕES 1. Verifi que se os seus dados informados no quadro abaixo estão corretos. Caso as informações não estejam

Leia mais

Diagramação de Processos com o Software Bizagi Gabriela Musse Branco

Diagramação de Processos com o Software Bizagi Gabriela Musse Branco Diagramação de Processos com o Software Bizagi Gabriela Musse Branco ESCRITÓRIO DE PROCESSOS - DGI - PROPLAN Programa Objetivo: capacitar os participantes a entender a gestão por processos e diagramar

Leia mais

Modelagem de Problemas Gerenciais Gerenciamento da Capacidade

Modelagem de Problemas Gerenciais Gerenciamento da Capacidade Pesquisa Operacional II Professor: Roberto César Atividade que lida com o descompasso entre a demanda sobre uma operação e sua habilidade para suprir. Ex.:Operaçãodeumhoteldeluxo Antecipar-se às necessidades

Leia mais

Product Integration. INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS - INPE Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia Espaciais - ETE.

Product Integration. INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS - INPE Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia Espaciais - ETE. INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS - INPE Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia Espaciais - ETE Título: Product Integration Autores: Gustavo Pereira Coelho Lucas Alves Salles 12/09/2018 CSE-300-4

Leia mais

PROFNIT Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação

PROFNIT Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação Pg. 1/7 AVALIAÇÃO NACIONAL DA DISCIPLINA DE CONCEITOS E APLICAÇÕES DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA CADERNO DE QUESTÕES 1. Esta prova contém 16 (Dezesseis questões), cada uma com 4 (quatro) alternativas.

Leia mais

Nome: Assinatura: A ser preenchido pelo examinador. Questão TOTAL. Nota. Pagina 1 de 9

Nome: Assinatura: A ser preenchido pelo examinador. Questão TOTAL. Nota. Pagina 1 de 9 Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa de Pós Graduação em Matemática Aplicada e Estatística Exame de Seleção 2015.2 Tópicos em Probabilidade 20/07/2015 Nome: Assinatura: 1. Durante a prova,

Leia mais

Sumário. Prefácio, 15

Sumário. Prefácio, 15 Sumário Prefácio, 15 1 A ERA DOS SERVIÇOS, 23 Importância dos serviços na economia, 23 Serviços na economia brasileira, 26 Serviços como atividades internas de apoio, 28 Questão fundamental dos negócios:

Leia mais

Teste de Proficiência

Teste de Proficiência Teste de Proficiência Curso: Bacharelado em Administração Turma: Administração A Nome: Data: 21/09/2017 RECOMENDAÇÕES 1. A resolução do teste deve ser a CANETA AZUL ou PRETA; 2. O teste é INDIVIDUAL e

Leia mais

208 TÉCNICO EM ELETRÔNICA

208 TÉCNICO EM ELETRÔNICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE BRASÍLIA CONCURSO PÚBLICO NÍVEL MÉDIO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO 208 TÉCNICO EM ELETRÔNICA INSTRUÇÕES Verifique atentamente se este caderno

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS MESTRADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROVA ESCRITA PROCESSO

Leia mais

123 Engenharia de Produção

123 Engenharia de Produção UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional Coordenação de Políticas de Acesso e Permanência Unidade de Ocupação de Vagas Remanescentes PROCESSO DE OCUPAÇÃO DE VAGAS

Leia mais