Coesão e coerência: fatores de textualidade.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Coesão e coerência: fatores de textualidade."

Transcrição

1 Coesão e coerência: fatores de textualidade. Quando lemos um texto, somos capazes de julgá-lo como coerente ou não. Ainda que não façamos uma análise linguística mais apurada, conhecemos a nossa língua suficientemente bem para identificar alguns recursos utilizados pelo produtor do texto para encadear as ideias, provocar algum efeito de sentido específico, promover a sequenciação do texto, retomar referentes já mencionados etc., mas o que faz um texto ser, de fato, um texto, e não uma simples sequência de palavras? Um texto só é um texto por causa da textualidade. É esse conjunto de características que faz com que tenhamos um texto, e não simplesmente um amontoado de palavras que não fazem sentido. Vimos, ao longo das aulas, dois fatores de textualidade importantes: a coesão e a coerência. A coesão está relacionada ao aspecto formal do texto e é construída a partir de mecanismos gramaticais e lexicais. Já a coerência relaciona-se ao sentido do texto. Vamos analisar a manchete abaixo à luz desses dois conceitos? Metrô para São Paulo Greve de 12 horas no metrô para São Paulo e provoca tumulto (Disponível em A análise da manchete leva o leitor a duas interpretações possíveis: metrô em direção a São Paulo e metrô parou São Paulo. O elemento linguístico que favoreceu essa ambiguidade foi o para, que pode ser entendido como preposição ou como verbo parar. Com o novo acordo ortográfico, o acento para distinguir o verbo parar, na terceira pessoa do singular terceira pessoa do singular do presente do indicativo, da preposição para foi abolido, o que acabou levando à ambiguidade do título principal da notícia. A ambiguidade que ocorre em um primeiro momento é desfeita após a leitura do título secundário da notícia. Desse modo, conseguimos entender que se trata do verbo parar. Percebemos também, a partir dessa análise, o papel do conectivo e que une informações sobre a greve no metrô: parou São Paulo e provocou tumulto. Além disso, quando lemos a manchete, acionamos uma série de conhecimentos que temos armazenados sobre a cidade de São Paulo e sobre o seu sistema de transporte. Nosso conhecimento de mundo nos possibilita entender o caos que se instaura em uma grande cidade quando o seu meio de transporte de massa principal apresenta algum problema. Ao ler ou ouvir textos, sempre esperamos que eles sejam coerentes. Por isso, tentamos estabelecer algum sentido até mesmo em um enunciado que, a princípio, possa ser considerado incoerente. Podemos citar como exemplo João é viúvo, mas vive bem com a mulher.. Ao analisá-lo, percebemos, incialmente, uma incoerência, não é mesmo? No entanto, ao ouvir/ler esse enunciado, usamos o nosso conhecimento de mundo e criamos um contexto comunicativo em que ele faça sentido (por exemplo, o interlocutor se referindo, provavelmente, à segunda mulher de João).

2 Foco na gramática: regência verbal e regência nominal. Quando falamos em regência, estamos nos referindo à complementação de verbos e nomes. Nesses casos, esses elementos precisam de um complemento para integrar o seu significado. Os verbos que precisam de um complemento são chamados de transitivos. Essa relação de regência entre o verbo e seu complemento pode apresentar ou não uma preposição. Desse modo, sem preposição, temos um verbo transitivo direto. Quando uma preposição é necessária para introduzir o complemento, temos um verbo transitivo indireto. PARA RECONHECER SE UM VERBO É TRANSITIVO OU INTRANSITIVO (cf. Bechara, 2009:417) Segundo Bechara (2009:416), há alguns recursos para identificarmos se o verbo é transitivo direto, ou seja, exige um complemento sem preposição. São eles: a) a troca do complemento direto pelos pronomes pessoais o, a, os e as. João não encontrou a Maria. João não a encontrou. b) a passagem da oração na voz ativa para a voz passiva. João encontrou a Maria. voz ativa A Maria foi encontrada pelo João. voz passiva Observe que verbos transitivos indiretos aqueles cujo complemento é preposicionado não podem ser passados para a voz passiva. Não seria possível, por exemplo, transformar a sentença Eu me preocupo com as crianças. para a voz passiva. c)o uso de sentenças interrogativas ( Quem é que...? O que é que...?) antes da sequência sujeito + verbo. Quem é que João encontrou? a Maria. O que é que João encontrou? um livro. d) a possibilidade de topicalizar o complemento para a esquerda do verbo. João encontrou a Maria. A Maria, João a encontrou. Vale ressaltar que, para o autor, devemos utilizar mais de uma estratégia na identificação do complemento direto.

3 Apesar de manuais e gramáticas apresentarem listas de verbos transitivos e intransitivos, a questão da transitividade não é um fato absoluto, pois um mesmo verbo, dependendo do contexto, pode ser classificado de modos diferentes. Por isso, não adianta decorar listas. O ideal é sempre observar o contexto de uso. Além disso, temos que refletir que, em alguns casos, essa variação na classificação em transitivo direto e em indireto pode envolver uma mudança no significado do verbo. Devemos também considerar a diferença entre o uso coloquial da língua e o uso formal, pois, em alguns contextos, é possível perceber alguns modos de usar os verbos que podem não estar de acordo com a prescrição. Não temos problemas com os transitivos diretos, ou seja, aqueles verbos que necessitam de um complemento sem preposição. Nosso foco será entender a complementação de verbos que precisam de um complemento preposicionado, pois o uso da preposição pode causar muita confusão, principalmente nos contextos de língua escrita. Na língua falada, na maioria das situações comunicativas, nosso interlocutor não percebe se trocamos uma preposição por outra, ou se deixamos de usá-la, mas, em contextos de língua escrita, nosso cuidado deve ser maior. Assim como determinados verbos, alguns nomes (substantivos, adjetivos e advérbios) também precisam de um complemento introduzido por preposição. É o que chamamos de regência nominal. Veremos isso mais adiante. Regência verbal Refere-se à relação entre o verbo (transitivo) e sua complementação. Com os verbos transitivos indiretos, o uso de preposição será fundamental (geralmente a, com, de, em, para e por). Os problemas mais frequentes no que se refere à regência são: a) o apagamento da preposição a ausência da preposição na introdução de complementos de verbos que a exigem; b) o acréscimo indevido da preposição a inserção de uma preposição para introduzir um complemento de um verbo que não a exige; c) a troca da preposição o uso de outra preposição para introduzir o complemento em lugar daquela exigida pelo verbo. VAMOS VER COMENTÁRIOS E EXEMPLOS DE CADA UMA DESSAS SITUAÇÕES x O APAGAMENTO DA PREPOSIÇÃO É frequente o apagamento inadequado da preposição a quando o verbo assistir tem o sentido de ver, presenciar : Ele assistiu o filme. Obedeceremos o regulamento.

4 Nesses casos, apaga-se a preposição com verbos em que ela é obrigatória. Segundo a norma-padrão, o correto seria: Ele assistiu ao filme. Obedeceremos ao regulamento. O ACRÉSCIMO INDEVIDO DA PREPOSIÇÃO É comum o acréscimo indevido da preposição na introdução de complementos de verbos em que ela não seria exigida: Ela namorava com o João. A crise implica em demissões. A preposição é utilizada pelo indivíduo, mas ela não é uma exigência do verbo. Segundo a norma-padrão, teríamos: Ela namorava o João. A crise implica demissões. A TROCA DA PREPOSIÇÃO Usa-se a preposição, mas a incorreta. É comum a produção de: Eles residem à rua do Ouvidor. Elas chegaram em São Paulo agora. Preferiu a Coca-Cola do que o Guaraná. Teríamos os seguintes usos adequados ao padrão: Eles residem na rua do Ouvidor. Elas chegaram a São Paulo agora. Preferiu a Coca-Cola ao Guaraná x No que se refere à regência verbal, é preciso ter atenção aos seguintes casos: I- Há verbos com mais de uma regência e mais de um sentido: Ele aspirou ao cargo. (= almejar, desejar) Ele aspirou o perfume. (= cheirar, sorver) Ele assistiu ao filme. (= ver) Ele assistiu o doente. (= prestar auxílio, socorrer)*

5 Alguns gramáticos consideram que o verbo assistir com o sentido de prestar auxílio, socorrer pode ser usado como transitivo indireto ou direto, ou seja, com ou sem preposição. II- Há verbos com mais de uma regência e com o mesmo sentido: Ele não se lembrou do aniversário da mãe. (com o pronome átono, usa-se a preposição.) Ele não lembrou o aniversário. (sem o pronome átono, não se usa a preposição.) III- Deve-se ter atenção ao uso dos pronomes pessoais o e lhe. Os pronomes pessoais o, a, os, as funcionam como objetos diretos e, por isso, devem sempre acompanhar verbos transitivos diretos: Ele a viu. Nós o encontramos. O lhe funciona como objeto indireto: Enviei-lhe o dinheiro. / Enviei o dinheiro para João. O livro lhe foi entregue. / O livro foi entregue a João. IV- O pronome relativo virá acompanhado de preposição se for complemento de verbo transitivo indireto ou de termo que exija a preposição. A escola em que estudei é ótima. O filme a que assisti foi maravilhoso. V- Com verbos de movimento ir e chegar usa-se a preposição a (embora, na língua falada, os indivíduos estejam utilizando a preposição em ): A noiva chegou atrasada à igreja. Regência nominal Refere-se à relação entre o nome substantivo, adjetivo e advérbio e a sua complementação. Compare os exemplos abaixo: (1) Ele tem admiração por você. (2) Ficamos gratos a você. (3) Os deputados votaram favoravelmente ao projeto de lei. Em (1), temos o substantivo admiração acompanhado do complemento por você. É possível perceber, Em (2), o complemento a você para o adjetivo gratos. Em (3), temos o complemento ao projeto de lei para o advérbio favoravelmente. É válido observar que muitos nomes seguem a regência dos verbos correspondentes. Veja os exemplos abaixo:

6 Ela confia em Deus. (verbo confiar ) Ela tem confiança em Deus. (substantivo confiança ) VEJA ABAIXO A REGÊNCIA DE ALGUNS SUBSTANTIVOS E ADJETIVOS, SEGUNDO O PROFESSOR SÉRGIO NOGUEIRA DA SILVA. (SILVA, Sérgio Nogueira Duarte da. O português do dia a dia: como falar e escrever melhor. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2009.) Acessível a Acostumado a ou com Adequado a Alheio a Alusão a Análogo a Ansioso por Apologia de Apto a ou para Atenção a ou para Atento a ou em Ávido por Benéfico a Compatível com Consulta a Curioso de Desacostumado a ou com Desatento a Desejoso de Desfavorável a Desrespeito a Equivalente a Falta a Favorável a Fiel a Grato a Grudado a Guerra a

7 Hábil em Habituado a Hostil a Ida a Impotente para ou contra Impróprio para Inábil para Inacessível a Incapaz de ou para Incompatível com Ingrato com Intolerante com Invasão de Junto a ou de Leal a Maior de Morador em Natural de Necessário a Necessidade de Nocivo a Obediente a Oblíquo a Ódio a ou contra Odioso a ou para Oposto a Parecido a ou com Paralelo a Passível de Preferência a ou por Preferível a Prestes a ou para Pronto para ou em

8 Propensão para Próprio de ou para Próximo a ou de Querido de ou por Residente em Respeito a ou por Semelhante a Simpatia por Simpático a Sito em Situado em Superior a União com ou entre Útil a ou para Crase Já que o estudo da regência envolve o uso da preposição, vamos entender o que é o fenômeno da crase. Vamos à explicação de Silva (2009) sobre esse fenômeno: É a fusão de duas vogais iguais (a + a/as = à/às). O acento grave indicativo da crase deve ser usado sempre que houver a contração da preposição "a" com outro "a", que pode ser artigo definido, pronome ou a vogal inicial dos pronomes aquele(s), aquela(s) ou aquilo. (SILVA, Sérgio Nogueira Duarte da. O português do dia a dia: como falar e escrever melhor. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2009.) x VEJA ABAIXO UM ESQUEMA SOBRE A CRASE: CRASE = fusão de A 1 + A 2 A 1 = PREPOSIÇÃO

9 A 2 = pode ser: aquilo; os artigos definidos femininos a e as ; o a inicial dos pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), os pronomes demonstrativos a e as x Como reconhecer a existência do artigo feminino ou de um demonstrativo a(s) após a preposição a? Uma estratégia útil para identificar se há ou não a fusão é a troca por um complemento no masculino. Compare os exemplos abaixo: Entregue isso ao diretor. (ao = a preposição + o artigo) Entregue isso à diretora. (à = a preposição + a artigo) Outra boa estratégia de visualização do fenômeno da crase é identificar se a preposição aparece sozinha ou se está acompanhada de outro elemento: Voltei à sala de aula. à = a preposição + a artigo Voltei a essa sala de aula. a = apenas preposição Voltei para a sala de aula. para (preposição) + a (artigo) Voltei para essa sala de aula. para = apenas preposição Venho do Pará. do = de preposição + o artigo Venho da Paraíba. da = de preposição + a artigo Venho de São Paulo. de = apenas preposição Vou ao Pará. ao = a preposição + o artigo Vou à Paraíba. à = a preposição + a artigo Chegamos a São Paulo. a = apenas preposição Veja também que, ao trocar o termo regente acompanhado pela preposição a por outro acompanhado de uma preposição diferente (para, em, de, por, sob, sobre), é possível reconhecer se a preposição é ou não seguida de um a : Eu me refiro à nova aluna.

10 Preposição a + artigo a. Há a fusão. Desse modo, deve-se usar o acento grave para indicar a crase. Eu penso na nova aluna. Preposição em + artigo a. Ele foi punido por roubar. (apenas a preposição por, sem artigo) Ele cansou de roubar. (apenas a preposição de, sem artigo) Ele se acostumou a roubar. (apenas a preposição de, sem artigo. Por isso, não há crase.) Observações importantes: 1- Pode ou não haver crase antes de pronomes possessivos. Isso acontece, pois podemos usar o artigo junto à preposição ou não. Ele se referiu ao meu pai. / Ele se referiu à minha mãe. (junção da preposição a + artigo) Ele se referiu a meu pai. / Ele se referiu a minha mãe. (apenas a preposição a ) No entanto, quando o pronome possessivo aparecer sozinho, o acento grave para indicar a crase é obrigatório. Compare os exemplos abaixo: Ele se referiu à minha mãe e também à sua. no primeiro caso, temos a fusão da preposição a + artigo feminino a. No segundo, o acento é obrigatório, pois o pronome possessivo está sozinho. Ele se referiu a minha mãe e também à sua. no primeiro caso, temos apenas a preposição a. No segundo, o acento é obrigatório, pois o pronome possessivo está sozinho. 2- Com a palavra até, o uso da preposição é facultativo. Ele foi sozinho até a porta. Ele foi sozinho até à porta. 3- Podemos usar o artigo antes de nomes de próprios ou não. Por isso, teremos ou não a junção da preposição com o artigo. Observe os exemplos a seguir: O noivo de Maria chegou. Ele escreveu a Maria. (de/a = apenas preposições) O noivo da Maria chegou. Ele escreveu à Maria. (da = de preposição + a artigo / à = a preposição + a artigo) A noiva de João chegou. Ela escreveu a João. (de/a = apenas preposições)

11 A noiva do João chegou. Ela escreveu ao João. (do = de preposição + o artigo / ao = a preposição + o artigo) 4- O acento indicador de crase será utilizado em expressões ou locuções com palavras femininas: Ele está à toa. Ele saiu à noite. Ele comeu arroz à (moda) grega. No entanto, não haverá crase nas expressões formadas por palavras repetidas femininas ou masculinas: Ele ficou cara a cara com a verdade. Ele, passo a passo, ensinou a tarefa. SAIBA MAIS (AULA 4) Para ler mais sobre regência nominal e verbal, veja o livro Regência nominal e verbal sem segredo, disponível em al.pdf Que tal fazer mais exercícios sobre regência? Veja o site: /gramatica_sintaxe_reg_verbal_nom_2_fase_exercicios ACESSE O LINK ABAIXO, PARA VER A REGÊNCIA DE ALGUNS VERBOS. ntaxe/gramatica_sintaxe_reg_verbal_nom_2_fase

12 EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO DA AULA 4 Questão 1 Leia a propaganda abaixo: Disponível em A análise da propaganda apresentada possibilita dizer que I- ela utiliza como recurso os significados da expressão plano de saúde. II- a expressão plano de saúde pode se referir ao plano de seguro que cobre despesas médicas e de hospitalização; seguro-saúde. (cf. Aulete, disponível em e a um projeto de vida saudável. III- ela não faz sentido porque, na segunda frase, a expressão plano de saúde foi omitida. IV- os efeitos de sentido pretendidos com ela estão vinculados ao entendimento dos dois sentidos da expressão plano de saúde. Estão corretos os comentários feitos em: a) I, II, III. b) I, III, IV. c) II, III, IV. d) I, III, IV. e) I, II, IV. Gabarito comentado: Mesmo com a elipse da expressão plano de saúde, é possível compreender a propaganda. Vale lembrar que o jogo de palavras faz parte das propagandas em geral.

13 Questão 2 Leia o texto abaixo. "Não tenho dúvidas que a reportagem esteja à procura da verdade, mas é preciso ressalvar de que a história não pode ser escrita com base exclusivamente em documentos da polícia política." (Adaptado de O Estado de São Paulo, 30/08/93) É possível perceber, no texto, problemas em relação à regência (nominal e verbal). Assinale a alternativa que apresenta a reescritura adequada segundo a norma-padrão. a) Não tenho dúvidas de que a reportagem esteja à procura da verdade, mas é preciso ressalvar que a história não pode ser escrita com base exclusivamente em documentos da polícia política. b) Não tenho dúvidas de que a reportagem esteja à procura da verdade, mas é preciso ressalvar que a história não pode ser escrita com base exclusivamente em documentos da polícia política. c) Não tenho dúvidas sobre que a reportagem esteja à procura da verdade, mas é preciso ressalvar de que a história não pode ser escrita com base exclusivamente em documentos da polícia política d) Não tenho dúvidas que a reportagem esteja à procura da verdade, mas é preciso ressalvar de que a história não pode ser escrita com base exclusivamente em documentos da polícia política e) Não tenho dúvidas de que a reportagem esteja à procura da verdade, mas é preciso ressalvar como a história não pode ser escrita com base exclusivamente em documentos da polícia política Gabarito comentado: Há, no texto apresentado, dois problemas em relação à regência. No que se refere à regência nominal, temos o substantivo dúvidas, que está acompanhado de um complemento e exige o uso da preposição DE: dúvidas de que.... Também destacamos a regência do verbo ressalvar que, por ser um verbo transitivo direto quem ressalva ressalva algo, não admite a preposição de :...é preciso ressalvar que a história... Questão 3 Leia o texto abaixo: As tarefas nos obrigaram são aquelas o chefe se referiu. A alternativa que completa as lacunas adequadamente é: a) de que que b) a que a que c) a cujos cujo

14 d) de que de que e) que que Gabarito comentado: A preposição a é solicitada pelos verbos obrigar e referirse : obrigar alguém a algo ; referir-se a algo. Desse modo, em construções encaixadas, ela deve anteceder o pronome relativo. Questão 4 Analise as sentenças abaixo: I. Eu sempre pago minha empregada doméstica na data combinada. II. A professora não lhe ajudou ontem. João ficou triste com isso. III. Eles assistiram ao filme no domingo. IV. O ideal a que visavam os novos diretores era o lucro. Em relação à regência verbal, pode-se dizer que estão corretas as frases: a) I, II, III e IV. b) I, III e IV. c) I e IV. d) II e III. e) III e IV. Gabarito comentado: Em (I), o verbo pagar é transitivo direto e indireto. O complemento que se refere à pessoa (objeto indireto) deve vir regido pela preposição a ; o que se refere à coisa paga (objeto direto) não. Em (II), o verbo ajudar pede como complemento um objeto direto. Por isso, o pronome pessoal que deve ser utilizado é o : A professora não o ajudou ontem.". O pronome lhe deve ser usado com verbos que pedem preposição. Em (III), o verbo assistir é transitivo indireto com o sentido de ver, presenciar, ser espectador. Por isso, a preposição a foi utilizada adequadamente. Em (IV), o verbo visar no sentido de ter vista, objetivar é transitivo indireto com complemento regido pela preposição a. Desse modo, a sentença está adequada. Questão 5 Complete os espaços com a as às às. a) as à a a à b) às a a à à c) as a à a a d) às à à à a e) às a a a a I- Refiro-me seleções que serão feitas na próxima semana. II- Dirija-se senhora que está no balcão de atendimento. III- Ontem noite, fomos festa. IV- Maria é obesa. Ela vive comer.

15 Gabarito comentado: A preposição a é exigida pela regência do verbo referir-se (= quem se refere sempre se refere a alguma coisa) (I). Por isso, há crase em virtude do artigo definido as, que determina o substantivo seleções. O mesmo ocorre com o verbo dirigir-se, que apresenta crase com o artigo feminino que determina senhora (II). À noite é uma locução adverbial com palavra feminina. O verbo ir pede a preposição a (III). Não há crase antes de verbos (IV).

REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL

REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL Cuida especialmente das relações de dependência em que se encontram os termos na oração ou as orações entre si no período composto. VEJA: AGORA NOTE: Quando um termo REGENTE é

Leia mais

Colégio Social Madre Clélia

Colégio Social Madre Clélia Colégio Social Madre Clélia Professora ANA PAULA Língua Portuguesa / 2ºEM / 2º trimestre 2012 REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL Cuida especialmente das relações de dependência em que se encontram os termos na

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 45 Regências nominal e verbal

Bárbara da Silva. Português. Aula 45 Regências nominal e verbal Bárbara da Silva Português Aula 45 Regências nominal e verbal Regência nominal e verbal Dá-se o nome de regência à relação de subordinação que ocorre entre um verbo (ou um nome) e seus complementos. Ocupa-se

Leia mais

Prof. Jorge Viana de Moraes

Prof. Jorge Viana de Moraes Prof. Jorge Viana de Moraes Regência É a relação sintática que se estabelece entre um termo regente ou subordinante (que exige outro) e o termo regido ou subordinado (termo regido pelo primeiro) A regência

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade IV Ciência- O homem na construção do conhecimento 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis MÓDULO 13 SINTAXE V REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis MÓDULO 13 SINTAXE V REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL LÍNGUA PORTUGUESA Professora Rosane Reis MÓDULO 13 SINTAXE V REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL REGÊNCIA A REGÊNCIA PODE SER DIRETA, QUANDO A RELAÇÃO DE DEPENDÊNCIA É REALIZADA POR JUSTAPOSIÇÃO DE TERMOS, OU INDIRETA,

Leia mais

Patrícia Rocha Lopes

Patrícia Rocha Lopes Patrícia Rocha Lopes Regência Verbal Dá-se o nome de regência verbal à relação de subordinação que ocorre entre um verbo e seus complementos. Em alguns casos, a variação de regência provoca uma alteração

Leia mais

O QUE É A CRASE? (preposição exigida pelo verbo ir + artigo acompanha o substantivo cidade)

O QUE É A CRASE? (preposição exigida pelo verbo ir + artigo acompanha o substantivo cidade) CRASE O QUE É A CRASE? Crase é a união, a fusão de duas vogais iguais. A crase é representada pelo acento grave (`). Observe com atenção as construções abaixo: Ex.: Hoje você irá A + A cidade. (preposição

Leia mais

ATENÇÃO! Material retirado da Internet, que eu considero de fonte segura e confiável. Os endereços estão no fim de cada assunto. Regência verbal Regência verbal é a relação que existe entre os verbos e

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 14 O uso da crase I

Bárbara da Silva. Português. Aula 14 O uso da crase I Bárbara da Silva Português Aula 14 O uso da crase I A palavra crase é de origem grega e significa "fusão", "mistura". Na língua portuguesa, é o nome que se dá à "junção" de duas vogais idênticas. É de

Leia mais

REGÊNCIA NOMINAL e VERBAL

REGÊNCIA NOMINAL e VERBAL REGÊNCIA NOMINAL e VERBAL www.monsterconcursos.com.br pág. 1 REGÊNCIA NOMINAL É aquela em que o nome (substantivo ou adjetivo) pede um complemento nominal com preposição adequada. Esta preposição que introduz

Leia mais

Crase ENTENDENDO O CONCEITO DA CRASE (DE VERDADE) Observe a seguinte frase: "vou ao museu".

Crase ENTENDENDO O CONCEITO DA CRASE (DE VERDADE) Observe a seguinte frase: vou ao museu. Crase Hoje, Monster Guerreiros, nós vamos falar sobre a tal da crase, um assunto bem interessante e legal. Você não acha? (por favor, diga "sim" para eu não ficar sem graça). A crase não tem nada de misterioso

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves Regência A sintaxe de regência estuda as relações entre um nome ou um verbo e seus complementos. Há dois tipos de regência: Regência nominal; Regência verbal. Regência nominal Estuda as relações em que

Leia mais

CRASE. NUNCA SE USA CRASE USA-SE CRASE

CRASE.  NUNCA SE USA CRASE USA-SE CRASE CRASE GRAMÁTICA CRASE A crase é um acento grave: A (preposição) + A (artigo) = À. Lembre-se de que a crase está relacionada às questões de regência verbal e nominal, portanto é muito importante relembrar

Leia mais

PORTUGUÊS SEM FRESCURA PARA A PM-PE AULA 00 CRASE

PORTUGUÊS SEM FRESCURA PARA A PM-PE AULA 00 CRASE PORTUGUÊS SEM FRESCURA PARA A PM-PE AULA 00 CRASE Apresentação: Se você não dispõe de muito tempo para estudar, deseja um material barato e de excelente qualidade, este curso é ideal para você. O nosso

Leia mais

PORTUGUÊ S SEM FRESCURA AULA 00 PARA A PM-MS

PORTUGUÊ S SEM FRESCURA AULA 00 PARA A PM-MS PORTUGUÊ S SEM FRESCURA PARA A PM-MS AULA 00 CRASE Apresentação: Se você não dispõe de muito tempo para estudar, deseja um material barato e de excelente qualidade, este curso é ideal para você. O nosso

Leia mais

5 - Assinale a opção que apresenta a regência verbal incorreta, de acordo com a norma culta da língua: a) Os sertanejos aspiram a uma vida mais

5 - Assinale a opção que apresenta a regência verbal incorreta, de acordo com a norma culta da língua: a) Os sertanejos aspiram a uma vida mais 5 - Assinale a opção que apresenta a regência verbal incorreta, de acordo com a norma culta da língua: a) Os sertanejos aspiram a uma vida mais confortável. b) Obedeceu rigorosamente ao horário de trabalho

Leia mais

REGÊNCIA VERBAL PROF. OSMAR EDUARDO SENS

REGÊNCIA VERBAL PROF. OSMAR EDUARDO SENS REGÊNCIA VERBAL PROF. OSMAR EDUARDO SENS REGÊNCIA VERBAL Para se entender a regência verbal ou nominal é necessário conhecer as preposições. Por isso complete: 1. a) Preposição é uma palavra invariável

Leia mais

Português 3º ano João J. Regência

Português 3º ano João J. Regência Português 3º ano João J. Regência Regência Regência É a relação sintática que se estabelece entre um termo regente ou subordinante (que admite outro) e o termo regido ou subordinado (termo exigido pelo

Leia mais

É a relação de dependência existente entre um nome (substantivo, adjetivo, advérbio) e seu complemento:

É a relação de dependência existente entre um nome (substantivo, adjetivo, advérbio) e seu complemento: REGÊNCIA NOMINAL É a relação de dependência existente entre um nome (substantivo, adjetivo, advérbio) e seu complemento: A resolução dos exercícios será feita em sala de aula. subst. compl. nom. (regente)

Leia mais

CONCORDÂNCIA VERBAL E REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL

CONCORDÂNCIA VERBAL E REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL APOIO PEDAGÍGICO AO NÚCLEO COMUM CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL Tutora: Ariana de Carvalho CONCORDÂNCIA NOMINAL Ocorre entre o núcleo (normalmente um substantivo ou um

Leia mais

Este, esta, esse ou essa: como usar?

Este, esta, esse ou essa: como usar? Este, esta, esse ou essa: como usar? Respondido por Reinaldo Passadori, do Instituto Passadori Educação Corporativa No mundo da informação é indiscutível que a língua escrita faz toda a diferença no momento

Leia mais

Emprego da crase. Cheirar à gasolina (feder a) Cheirar a gasolina (aspirar)

Emprego da crase. Cheirar à gasolina (feder a) Cheirar a gasolina (aspirar) Emprego da crase A palavra crase é de origem grega e significa "fusão", "mistura". Na língua portuguesa, é o nome que se dá à "junção" de duas vogais idênticas. É de grande importância a crase da preposição

Leia mais

QUERIDO ALUNO! Sumário CRASE... 3 Gabarito... 7

QUERIDO ALUNO! Sumário CRASE... 3 Gabarito... 7 QUERIDO ALUNO! Sumário CRASE... 3 Gabarito... 7 Este é um material de acompanhamento de Aulas Gratuitas transmitidas pelo AlfaCon em seu Canal Oficial no Youtube. Inscreva-se para receber o melhor conteúdo

Leia mais

Não exige complemento. Ex.: O pássaro cantou. O menino acordou. O bebê nasceu.

Não exige complemento. Ex.: O pássaro cantou. O menino acordou. O bebê nasceu. Retomada Não exige complemento. Ex.: O pássaro cantou. O menino acordou. O bebê nasceu. Obs.: O verbo intransitivo pode vir acompanhado de circunstâncias adverbiais. Ex.: O menino acordou cedo. O homem

Leia mais

Crase Preposição a + artigo feminino a

Crase Preposição a + artigo feminino a CRASE Crase Preposição a + artigo feminino a Vamos à piscina Quem vai, sempre vai a algum lugar. Piscina é um substantivo feminino antecedido do artigo do mesmo gênero. Portanto, neste caso constitui-se

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL

EXERCÍCIOS DE REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL EXERCÍCIOS DE REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL 1. (INAZ do Pará / CORE-PE Assistente Jurídico 2019) Na oração Vídeos e jogos permitem interações com as palavras de forma divertida o verbo é: A) Transitivo direto.

Leia mais

Capítulo 6: REGÊNCIA VERBAL

Capítulo 6: REGÊNCIA VERBAL Capítulo 6: REGÊNCIA VERBAL 1- Chegar/ ir deve ser introduzido pela preposição a e não pela preposição em. Ex.: Vou ao dentista./ Cheguei a Belo Horizonte. 2- Morar/ residir normalmente vêm introduzidos

Leia mais

Crase. Manoel Francisco Guaranha

Crase. Manoel Francisco Guaranha Crase Manoel Francisco Guaranha Crase: fusão da preposição mais: Refiro-me à mulher de azul Artigo feminino a Aquele(s) Refiro-me àquele(s) senhor(es). Refiro-me àquela(s) senhora(s) Aquela(s) Aquilo Refiro-me

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais UFMG Faculdade de Letras FALE. Oficina de Leitura e Produção de Textos

Universidade Federal de Minas Gerais UFMG Faculdade de Letras FALE. Oficina de Leitura e Produção de Textos Universidade Federal de Minas Gerais UFMG Faculdade de Letras FALE Oficina de Leitura e Produção de Textos Orientadora: Ana Cristina Fricke Matte Orientanda : Karlla Andrea Leal Cruz Crase A crase é a

Leia mais

Crase é a fusão de duas vogais iguais: A + A. Para marcar sua ocorrência, usamos o acento grave (` ). Casos em que o acento aparece: a + as = às

Crase é a fusão de duas vogais iguais: A + A. Para marcar sua ocorrência, usamos o acento grave (` ). Casos em que o acento aparece: a + as = às Crase Crase é a fusão de duas vogais iguais: A + A. Para marcar sua ocorrência, usamos o acento grave (` ). Casos em que o acento aparece: a + as = às (preposição + artigo) a + aquela(s) = àquela(s) (preposição

Leia mais

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos Aula 4 1 Regência Verbal e Nominal A REGÊNCIA VERBAL estuda

Leia mais

PROFESSORA: VERBENE LIMA

PROFESSORA: VERBENE LIMA PROFESSORA: VERBENE LIMA É a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo e o pronome demonstrativo

Leia mais

Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com o acento grave (`). Observe:

Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com o acento grave (`). Observe: CRASE Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com o acento grave (`). Observe: Obedecemos ao regulamento ( a + o ) Não há crase, pois o encontro ocorreu entre

Leia mais

CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 12/08/2016 DISCIPLINA PORTUGUÊS PROFESSOR RICARDO ERSE MONITOR LUCIANA FREITAS

CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 12/08/2016 DISCIPLINA PORTUGUÊS PROFESSOR RICARDO ERSE MONITOR LUCIANA FREITAS CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 12/08/2016 DISCIPLINA PORTUGUÊS PROFESSOR RICARDO ERSE MONITOR LUCIANA FREITAS AULA: 07 CONCORDÂNCIA Ementa Na aula de hoje serão abordados os seguintes

Leia mais

Como é necessário artigo feminino, só há crase antes de palavra feminina. Regra prática: trocar a palavra feminina por masculina e ver se aparece ao.

Como é necessário artigo feminino, só há crase antes de palavra feminina. Regra prática: trocar a palavra feminina por masculina e ver se aparece ao. CRASE Prof. Daniel Do grego krasis : mistura. É a fusão entre preposição a e artigo a : Fui a a praia = Fui à praia Fui a o mar = Fui ao mar Como é necessário artigo feminino, só há crase antes de palavra

Leia mais

TESTE FINAL. Eu bebo sim Eu tô vivendo, Tem gente que não bebe E tá morrendo.

TESTE FINAL. Eu bebo sim Eu tô vivendo, Tem gente que não bebe E tá morrendo. TESTE FINAL Questão 1 Leia o trecho da letra da música Eu bebo sim, de Luiz Antônio e João do Violão, reproduzido abaixo (Adaptada de Oliveira e Monnerat, 2005:98). Eu bebo sim Eu tô vivendo, Tem gente

Leia mais

Como é necessário artigo feminino, só há crase antes de palavra feminina. Regra prática: trocar a palavra feminina por masculina e ver se aparece ao.

Como é necessário artigo feminino, só há crase antes de palavra feminina. Regra prática: trocar a palavra feminina por masculina e ver se aparece ao. CRASE Prof. Daniel Do grego krasis : mistura. É a fusão entre preposição a e artigo a : Fui a a praia = Fui à praia Fui a o mar = Fui ao mar Como é necessário artigo feminino, só há crase antes de palavra

Leia mais

Língua Portuguesa Mara Rúbia

Língua Portuguesa Mara Rúbia Língua Portuguesa Mara Rúbia Regência nominal é o nome da relação existente entre um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) e os termos regidos por esse nome. Determina se os seus complementos são acompanhados

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA CRASE

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA CRASE A CRASE INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA CRASE Dizem que a crase não foi inventada para humilhar ninguém. No entanto, sabemos muito bem que seu uso adequado dá um certo trabalho a todos que escrevemos. O primeiro

Leia mais

Gêneros Textuais Acadêmicocientíficos. 3/6/5AD836_1.jpg

Gêneros Textuais Acadêmicocientíficos.  3/6/5AD836_1.jpg Gêneros Textuais Acadêmicocientíficos http://images.quebarato.com.br/photos/thumbs/ 3/6/5AD836_1.jpg Olá, Pessoal, Vamos acompanhar mais uma aula da prof. Alessandra. Hoje falaremos sobre alguns gêneros

Leia mais

Regência Verbal. É a relação de um verbo sobre seus complementos (OD, OI) e adjuntos adverbiais.

Regência Verbal. É a relação de um verbo sobre seus complementos (OD, OI) e adjuntos adverbiais. REGÊNCIA VERBAL Regência Verbal É a relação de um verbo sobre seus complementos (OD, OI) e adjuntos adverbiais. Em alguns casos, a variação de regência provoca uma alteração de sentido do verbo. A seguir,

Leia mais

MORFOLOGIA CLASSE GRAMATICAL. SUBSTANTIVO: é o que dá nome a todos os seres: vivos, inanimados, racionais, irracionais a fim de identificação.

MORFOLOGIA CLASSE GRAMATICAL. SUBSTANTIVO: é o que dá nome a todos os seres: vivos, inanimados, racionais, irracionais a fim de identificação. MORFOLOGIA CLASSE GRAMATICAL SUBSTANTIVO: é o que dá nome a todos os seres: vivos, inanimados, racionais, irracionais a fim de identificação. PREPOSIÇÃO É a classe de palavras que liga palavras entre si;

Leia mais

Existem casos difíceis de resolver. sujeito MAS: Havia casos difíceis de resolver. objeto Teve casos difíceis de resolver objeto

Existem casos difíceis de resolver. sujeito MAS: Havia casos difíceis de resolver. objeto Teve casos difíceis de resolver objeto 88 6ª ª UNIDADE: CONCORDÂNCIA / CRASE / REGÊNCIA 6. CONCORDÂNCIA: Problemas mais encontrados 6.1. Quando o do verbo é factual (não humano), há tendência a não efetuar a concordância do com o verbo porque

Leia mais

Por. Raphael Hormes Monitor: Bruna Saad

Por. Raphael Hormes Monitor: Bruna Saad Por. Professor: Fernanda Vicente Raphael Hormes Monitor: Bruna Saad Crase - casos particulares 19/21 jun RESUMO Existem casos que merecem bastante atenção em relação ao uso da crase. Vamos conferi-los?

Leia mais

Interpretação de texto

Interpretação de texto PORTUGUÊS Professora: Luana Porto ESQUEMA DA PROVA: Inferência Interpretação de texto Intencionalidade comunidade Tipologia textual Prova objetiva Ortografia Classes gramaticais Análise linguística Sintaxe

Leia mais

UDESC 2015/2 PORTUGUÊS. Gabarito do departamento de português sem resposta. Comentário

UDESC 2015/2 PORTUGUÊS. Gabarito do departamento de português sem resposta. Comentário PORTUGUÊS Gabarito do departamento de português sem resposta. a) Incorreta. As orações iniciadas pela partícula se são subordinadas substantivas objetivas diretas do verbo discutir. b) Correta. Todas as

Leia mais

Prof. Valber Freitas. Língua Portuguesa. Crase

Prof. Valber Freitas. Língua Portuguesa. Crase Prof. Valber Freitas Língua Portuguesa Crase Crase É a fusão da preposição A mais o artigo A; preposição A mais os pronomes demonstrativos A ou AS; ou ainda a preposição A mais as iniciais dos pronomes

Leia mais

Estudo de Crase Professor Bruno Luiz

Estudo de Crase Professor Bruno Luiz A crase possui uma importância enorme no entendimento do texto. Toda a interpretação de uma informação pode ser alterado com o uso (ou não) da crase. Veja: Exemplo 1: O menino cheira a gasolina. Exemplo

Leia mais

Regência Verbal e Nominal - Aula Completa Para Concursos

Regência Verbal e Nominal - Aula Completa Para Concursos Regência Verbal e Nominal - Aula Completa Para Concursos A REGÊNCIA é o campo da língua portuguesa que estuda as relações de concordância entre os verbos (ou nomes) e os termos que completam seu sentido.

Leia mais

Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa / 2 Ano Professora: Lusia Raquel REGÊNCIA VERBAL. Caicó RN 2018

Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa / 2 Ano Professora: Lusia Raquel REGÊNCIA VERBAL. Caicó RN 2018 Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa / 2 Ano Professora: Lusia Raquel REGÊNCIA VERBAL Caicó RN 2018 SINTAXE DE REGÊNCIA CUIDA DAS RELAÇÕES DE DEPENDÊNCIA EM QUE SE ENCONTRAM OS TERMOS

Leia mais

Soldado Polícia Militar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa

Soldado Polícia Militar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa Soldado Polícia Militar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa Questões 1 a 20 1. Alternativa E Comentário único: Devido à falta de emprego, o personagem se tornou miserável; por isso, a letra e é a

Leia mais

REGÊNCIA VERBAL. Profª Giovana Uggioni Silveira

REGÊNCIA VERBAL. Profª Giovana Uggioni Silveira REGÊNCIA VERBAL Profª Giovana Uggioni Silveira A professora escreveu no quadro. Os alunos estudaram o conteúdo. O aluno respondeu à pergunta da professora. 1- Chegar/ ir deve ser introduzido pela preposição

Leia mais

rase Profª.: Kalyne Varela Revorêdo

rase Profª.: Kalyne Varela Revorêdo rase Profª.: Kalyne Varela Revorêdo Crase É a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo

Leia mais

CRASE é a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos

CRASE é a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos CRASE é a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo e o pronome demonstrativo a. A crase

Leia mais

UNIDADE 17 - PARTE 01 INTERMEDIÁRIO - AVANÇADO

UNIDADE 17 - PARTE 01 INTERMEDIÁRIO - AVANÇADO UNIDADE 17 - PARTE 01 INTERMEDIÁRIO - AVANÇADO A partir desta unidade começamos uma nova etapa em nosso Curso de Português. Já estamos no nível Intermediário-Avançado, portanto, você aluno, deverá estar

Leia mais

Sumário PARTE 1. MORFOLOGIA Pronomes demonstrativos Pronomes relativos O relativo que O relativo qual O relativo quem...

Sumário PARTE 1. MORFOLOGIA Pronomes demonstrativos Pronomes relativos O relativo que O relativo qual O relativo quem... Sumário Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português...... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância

Leia mais

Por. Raphael Hormes Monitor: Bruna Saad

Por. Raphael Hormes Monitor: Bruna Saad Por. Professor: Eduardo Valladares e Raphael Hormes Monitor: Bruna Saad Crase - regras básicas 19/21 jun RESUMO sinalizada com o acento grave I. Regra Geral: Haverá crase quando for possível cumprir os

Leia mais

Quanto à regência verbal, os verbos podem ser: - Transitivo direto - Transitivo indireto - Transitivo direto e indireto - Intransitivo

Quanto à regência verbal, os verbos podem ser: - Transitivo direto - Transitivo indireto - Transitivo direto e indireto - Intransitivo Regência Verbal Dentre os estudos linguísticos inerentes à sintaxe, encontra-se a sintaxe de regência. Ela é responsável pelo estudo das relações de dependência que se estabelecem entre os termos da oração

Leia mais

7 - CESGRANRIO TRANSPETRO - Técnico de Enfermagem do Trabalho Considere a frase. O chefe de vários departamentos identifica a mudança no

7 - CESGRANRIO TRANSPETRO - Técnico de Enfermagem do Trabalho Considere a frase. O chefe de vários departamentos identifica a mudança no 7 - CESGRANRIO - 2011 - TRANSPETRO - Técnico de Enfermagem do Trabalho Considere a frase. O chefe de vários departamentos identifica a mudança no cenário da informática. A palavra identifica pode ser substituída,

Leia mais

Sumário. Edital sistematizado Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português PARTE 1

Sumário. Edital sistematizado Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português PARTE 1 Sumário Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância

Leia mais

CRASE 3 EXERCÍCIOS DE TREINAMENTO

CRASE 3 EXERCÍCIOS DE TREINAMENTO SUMÁRIO CRASE 3 EXERCÍCIOS DE TREINAMENTO 9 2 CRASE CRASE é um fenômeno fonético e sintático; fonético, porque simboliza a soma de dois sons iguais (A + A), sintático, porque sua ocorrência depende da

Leia mais

REGÊNCIA VERBAL. Profª Giovana Uggioni Silveira

REGÊNCIA VERBAL. Profª Giovana Uggioni Silveira REGÊNCIA VERBAL Profª Giovana Uggioni Silveira A professora escreveu no quadro. Os alunos estudaram o conteúdo. O aluno respondeu à pergunta da professora. 1- Chegar/ ir deve ser introduzido pela preposição

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 54 Predicado II

Bárbara da Silva. Português. Aula 54 Predicado II Bárbara da Silva Português Aula 54 Predicado II Predicado Nominal Apresenta as seguintes características: a) Possui um nome (substantivo ou adjetivo) como núcleo; b) É formado por um verbo de ligação mais

Leia mais

USO DA CRASE. Bruna Camargo

USO DA CRASE. Bruna Camargo USO DA CRASE Bruna Camargo Conceito Fusão entre duas vogais idênticas. A + A = À Justificativa Sua correta utilização é, sobretudo, sinal de competência linguística em regência nominal e verbal, em se

Leia mais

Crase. Prof. Dr. Alexandre D. S. Feldman

Crase. Prof. Dr. Alexandre D. S. Feldman Crase Prof. Dr. Alexandre D. S. Feldman Vamos estudar a crase sem crise de niervos! Oh, não! Crase!! Nãaooo! Aaaahhh!!! O Grito O grito (1893), obra do norueguês Edvar Munch, é uma das mais importantes

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves PRONOMES PRONOMES INDEFINIDOS Os pronomes indefinidos são palavras que se referem a 3ª pessoa gramatical de modo vago, sem precisão, indeterminado. Alguém telefonou para você. Algumas pessoas tumultuaram

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA com DUDA NOGUEIRA Comentários da prova BANCO do BRASIL Aplicada 15/03/2015

LÍNGUA PORTUGUESA com DUDA NOGUEIRA Comentários da prova BANCO do BRASIL Aplicada 15/03/2015 1 PROVA Escriturário BANCO DO BRASIL - aplicada 15/03/2015 LÍNGUA PORTUGUESA Alunos nossos, como foi comentado no curso SÓ BB (http://www.sobb.com.br/), a prova foi muito tranquila e não há possibilidade

Leia mais

Crase. Professora Raysa

Crase. Professora Raysa Crase Professora Raysa Conceito Processo de contração entre a preposição a e o artigo definido feminino a. Exemplo: Vou à festa. Casos Obrigatórios 1. Em locuções adverbiais femininas: O culto ecumênico

Leia mais

SEDF / CESPE Gramática

SEDF / CESPE Gramática GRAN ONLINE SEDF / CESPE Gramática EMPREGO DO SINAL INDICATIVO DE CRASE Fusão de duas vogais idênticas. Representa-se a crase graficamente por meio do acento grave. -Pediu à mãe que o ajudasse. -Referiu-se

Leia mais

ESTÁGIO EM ENSINO DE ANÁLISE LINGUÍSTICA

ESTÁGIO EM ENSINO DE ANÁLISE LINGUÍSTICA ESTÁGIO EM ENSINO DE ANÁLISE LINGUÍSTICA AULA 04: PROPOSTAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ANÁLISE LINGUÍSTICA LIÇÃO 1 REGÊNCIA (Adaptada de uma atividade elaborada para alunos do 9º

Leia mais

REGÊNCIA. A sintaxe de regência estuda as relações entre um nome ou um verbo e seus complementos. Há dois tipos de regência:

REGÊNCIA. A sintaxe de regência estuda as relações entre um nome ou um verbo e seus complementos. Há dois tipos de regência: REGÊNCIA A sintaxe de regência estuda as relações entre um nome ou um verbo e seus complementos. Há dois tipos de regência: Regência nominal; Regência verbal. É a relação de um verbo sobre seus complementos

Leia mais

CASOS EM QUE OCORRE A CRASE

CASOS EM QUE OCORRE A CRASE CASOS EM QUE OCORRE A CRASE A crase ocorre, obrigatoriamente, em três casos: 1º) O termo regente deve exigir complemento regido da preposição a, e o termo regido deve admitir o artigo feminino a(s): Pedi

Leia mais

Crase - Emprego e Casos crase acento grave

Crase - Emprego e Casos crase acento grave Crase Crase - Emprego e Casos A crase é uma palavra com origem grega que denota "fusão". O sinal indicador deste fenômeno gramático é o acento grave. A crase ocorre quando a preposição "a" fundese com:

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 47 Transitividade verbal II

Bárbara da Silva. Português. Aula 47 Transitividade verbal II Bárbara da Silva Português Aula 47 Transitividade verbal II Verbos Transitivos Diretos ou Indiretos Há verbos que admitem duas construções, uma transitiva direta, outra indireta, sem que isso implique

Leia mais

Sumário PARTE 1. Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português... 23

Sumário PARTE 1. Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português... 23 Sumário... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português...... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância nominal)

Leia mais

Crase. Condições para ocorrência de crase

Crase. Condições para ocorrência de crase Profº FCO Holanda Crase É a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo e o pronome demonstrativo

Leia mais

INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA

INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO FRASE: todo enunciado de sentido completo capaz de estabelecer comunicação. Pode ser nominal ou verbal. Nominal: não possui verbo Exemplos:

Leia mais

Termos ligados ao nome. adnominal e aposto) e o vocativo. Apostila 2, Capítulo 4 Unidades 21 a 24 (pág. 407 a 417) Professora Simone

Termos ligados ao nome. adnominal e aposto) e o vocativo. Apostila 2, Capítulo 4 Unidades 21 a 24 (pág. 407 a 417) Professora Simone Termos ligados ao nome (complemento nominal, adjunto adnominal e aposto) e o vocativo Apostila 2, Capítulo 4 Unidades 21 a 24 (pág. 407 a 417) Professora Simone 2 Regência Nominal Designa a relação existente

Leia mais

Português. Crase. Professor Arthur Scandelari.

Português. Crase. Professor Arthur Scandelari. Português Crase Professor Arthur Scandelari www.acasadoconcurseiro.com.br Português CRASE PARTE 1 1. (CESPE TCE-PA 2016) O verdadeiro problema é a dificuldade do setor público de adaptar suas despesas

Leia mais

COLÉGIO ADVENTISTA DE ITAJAÍ

COLÉGIO ADVENTISTA DE ITAJAÍ COLÉGIO ADVENTISTA DE ITAJAÍ Exercícios Aluno: Número: Prof.:Tunas Regência Verbal A regência verbal estuda a relação de dependência que se estabelece entre os verbos e seus complementos. Na realidade

Leia mais

PORTUGUÊS. aula Regência verbal II

PORTUGUÊS. aula Regência verbal II PORTUGUÊS aula Regência verbal II V. T. D. ESQUECER / LEMBRAR V. T. I. PREPOSIÇÃO DE VAMOS ESQUECER O QUE ACONTECEU E PARTIR. VAMOS NOS ESQUECER DO QUE ACONTECEU E PARTIR. O PEDIDO QUE EU LEMBREI ERA O

Leia mais

CRASE PROFESSOR JAILTON

CRASE PROFESSOR JAILTON CRASE PROFESSOR JAILTON WWW.PROFESSORJAILTON.COM.BR CRASE Fusão --- Mistura Preposição a + artigo a (visita à praia) Preposição a + pronome aquele (superior àquele) Preposição a + demonstrativo a (voz

Leia mais

Minicurso Pronomes Clíticos

Minicurso Pronomes Clíticos 1 Minicurso Pronomes Clíticos Tabela Pronomes Pessoais, extraído de < https://portugues.uol.com.br/gramatica/pronomes-pessoais-obliquos.ht ml >. Acesso em 25 set. 2018. Pronome: classe gramatical que desempenha

Leia mais

Língua Portuguesa. Fusão de duas vogais. É representada pelo acento grave ( ` ). Refiro-me àquelas garotas.

Língua Portuguesa. Fusão de duas vogais. É representada pelo acento grave ( ` ). Refiro-me àquelas garotas. Língua Portuguesa Polícia DIREITO Militar SP Prof. Pablo Alex L. Gomes CONSTITUCIONAL Fusão de duas vogais. É representada pelo acento grave ( ` ). Preposição + Artigo A + A = À Irei a cidade. - Irei a

Leia mais

19/01/2019. Objetivos: Regência verbal e nominal (revisão) Usos da crase Concordância verbal e nominal

19/01/2019. Objetivos: Regência verbal e nominal (revisão) Usos da crase Concordância verbal e nominal Objetivos: Regência verbal e nominal (revisão) Usos da crase Concordância verbal e nominal a) Bem sabes que eu quero muito meus pais. b) Eles perceberam que ela jamais perdoará a seus algozes. c) Eles

Leia mais

REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL

REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL GRAMÁTICA REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL REGÊNCIA VERBAL A regência verbal é a relação entre o verbo e seu complemento, além do uso ou não de algumas preposições. Cuidado com o SENTIDO

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves Termos Integrantes da Oração Introdução São termos que servem para complementar o sentido de certos verbos ou nomes, pois seu significado só se completa com a presença de tais termos. Os termos integrantes

Leia mais

1- Assinale a opção que completa corretamente a sequência de lacunas no texto abaixo.

1- Assinale a opção que completa corretamente a sequência de lacunas no texto abaixo. Comentadas pela professora: Verônica Ferreira Língua Portuguesa 1- Assinale a opção que completa corretamente a sequência de lacunas no texto abaixo. a) a - a - à A b) à - há - à - A c) à - a - à - Há

Leia mais

Aula 10 Pronomes: relativos, indefinidos e interrogativos. Professor Guga Valente

Aula 10 Pronomes: relativos, indefinidos e interrogativos. Professor Guga Valente Aula 10 Pronomes: relativos, indefinidos e interrogativos Professor Guga Valente Na frase do escritor brasileiro Monteiro Lobato, a palavra quem é usada em quatro orações e, em cada uma delas, ela faz

Leia mais

COMENTÁRIO: O verbo visar, no sentido de almejar, é transitivo indireto, exigindo a preposição a.

COMENTÁRIO: O verbo visar, no sentido de almejar, é transitivo indireto, exigindo a preposição a. EXERCÍCIOS 1. Assinale a alternativa em que a regência verbal este em desacordo com a norma culta: a) A iniciativa da acusação desagradou ao cliente. b) Os familiares da vítima aspiram a um resultado justo.

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Prof. Albert Iglésia

LÍNGUA PORTUGUESA. Prof. Albert Iglésia LÍNGUA PORTUGUESA Regência Nominal Relação entre um adjetivo, advérbio ou substantivo abstrato transitivo e seu complemento, por meio de preposição. 1. Os cursos do Ponto têm sido úteis a muitos candidatos.

Leia mais

LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA

LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA 1. Observe o seguinte excerto retirado do texto: Quando os pais usam sanções que não sejam físicas ou humilhantes (...) e assinale a alternativa correta com relação à formação

Leia mais

Português. Aula 05. Professor: Ulisses Coelho Blog:

Português. Aula 05. Professor: Ulisses Coelho   Blog: Português Aula 05 Professor: Ulisses Coelho Email: ulisses.1986@hotmail.com Blog: http://entre-palavras-e-acordes.webnode.com/ Pronomes Substantivos: Eu sou professor. Adjetivos: Minha prima chega hoje

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV PARECER

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV PARECER Questão 24 A questão 24 aborda sintaxe. O candidato deve identificar a frase em que o pronome oblíquo de 1ª pessoa me pode ser substituído pelo pronome de terceira pessoa lhe, noutras palavras, a frase

Leia mais

Lista 6 - Língua Portuguesa 1

Lista 6 - Língua Portuguesa 1 Lista 6 - Língua Portuguesa 1 Períodos compostos LISTA 6 - LP 1 - PERÍODOS COMPOSTOS Períodos compostos Em listas anteriores, vimos alguns conceitos sintáticos importantes para o domínio da norma culta

Leia mais

Hoje vamos aprender um pouquinho sobre Regência Verbal, já que em muitos casos a língua espanhola difere muito da portuguesa.

Hoje vamos aprender um pouquinho sobre Regência Verbal, já que em muitos casos a língua espanhola difere muito da portuguesa. Introdução Hoje vamos aprender um pouquinho sobre Regência Verbal, já que em muitos casos a língua espanhola difere muito da portuguesa. Entretanto, antes de passarmos a analisar a regência de alguns verbos,

Leia mais

Português Prof.ª Paula Barreto. Aula 7 : Crase

Português Prof.ª Paula Barreto. Aula 7 : Crase Português Prof.ª Paula Barreto Aula 7 : Crase EMENTA PORTUGUÊS 1. Acentuação gráfica. 2. Pontuação. 3. Estrutura e Formação de Palavras. 4. Classes de Palavras. 5. Frase, Oração e Período. 6. Termos da

Leia mais

PORTUGUÊS. aula. Crase II

PORTUGUÊS. aula. Crase II PORTUGUÊS aula Crase II Casos facultativos a) Antes de pronome possessivo feminino (singular): Ela pagou o curso a minha secretária. Ela pagou o curso à minha secretária. Casos facultativos b) Nomes de

Leia mais

Regência. O estabelecimento de relações de sentido

Regência. O estabelecimento de relações de sentido Regência O estabelecimento de relações de sentido Leia: Ele é acostumado a roubar. acostumado= adjetivo(a) Ele está acostumado com a pobreza. acostumado= adjetivo(com) verbo aspirar No sentido sorver,

Leia mais